1º mar oeste 2014

12
JANEIRO 2014

Upload: tres-a-zero

Post on 09-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Festival de Cinema Ambiental e Cultura do Mar | São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil

TRANSCRIPT

JANEIRO 2014

Arte do projeto feita a partir de trabalhos criativos realizados nas oficinas de bordado com mulheres do projeto ‘Maria Vem

com As Outras’ no litoral oeste.

Este projeto trata da realização do 1º MAR OESTE - Festival de Cinema e Cultura do Mar, que exibirá mostra competitiva internacional de filmes relacionados à eco-cidadania e cultura do mar. Terá também mostras especiais de esportes do mar, mostras educativas ambientais e relacionadas aos direitos humanos. E ainda, uma mostra educativa ambiental que alcançará as 23 escolas municipais e mais de sete mil alunos da rede escolar de São Gonçalo do Amarante. Totalizando uma média de 40 filmes.

O 1º MAR OESTE acontecerá no Pecém, localidade da costa oeste do estado do Ceará no município de São Gonçalo do Amarante, a 42 Km da capital Fortaleza.

Além das mostras de filmes, o festival terá oficinas de arte educação ambiental, capacitação audiovisual, apresentações de grupos de cultura popular, feirinha de artesanato e culinária local e programação voltada para estimular o empreendedorismo jovem e o turismo eco-cultural e sustentável na região.

APRESENTAÇÃO

O Pecém é um distrito costeiro do litoral oeste do estado do Ceará localizado no município de São Gonçalo do Amarante, a 42 Km da capital, Fortaleza,onde se abriga o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, e que vem passando por grandes mudanças sociais e ambientais, ocasionadas pelas novas formas de ocupação do seu território. Um processo de transformação dessa magnitude, torna urgente a implantação de uma cadeia de ações educativas que contribuam para construção de uma cultura que conjugue preservação e sustentabilidade, onde a comunidade envolvida se reconheça como parte do processo e possa se preparar para a tarefa cotidiana de preservar e de educar para a preservação.

A resolução das questões que estão postas neste processo implica em trabalhar para que todos tenham respeitados seus direitos sociais, suas diferenças culturais e individuais em harmonia com os ecossistemas. E isso só é possível através da educação ambiental.

O cinema, com suas histórias de ficção ou real, drama ou comédia, emociona, aproxima e faz pensar, e tem sido um forte aliado na educação ambiental e na promoção dos direitos humanos.

O I MAR OESTE – Festival de Cinema e Cultura do Mar, nasce com a missão permanente de expor e debater todas essas questões, através da arte, com conteúdos relacionados a ecologia, aos direitos humanos e a esportes do mar, buscando incentivar ações de promoção da ecocidadania. O festival dará à comunidade do Pecém e localidades do entorno a oportunidade de oferecer o seu aporte em suas diferentes manifestações artísticas e culturais durante o evento, nos intervalos entre os filmes. Além disso oportunizará capacitações voltadas para a preservação e o fortalecimento das tradições culturais locais.

O Festival oferecerá capacitação em diversas funções técnicas e artísticas necessárias à realização e divulgação do festival para os jovens da região. Para a toda a comunidade, do Pecém e entorno, serão ofertadas sensibilizações em eco-cidadania e oficinas de educação ambiental, sempre tratadas pelo viés da arte e da economia criativa.

ATIVIDADES DO FESTIVAL MAR OESTE - mostras competitivas internacional de filmes (ficção e documentário) com temas relacionados à eco-cidadania, cultura e esportes do mar, além de mostras especiais, totalizando 5 horas de filmes por dia e uma média de 60 filmes exibidos.

- Oficinas de Arte Educação Ambiental.- Oficinas de Empreendedorismo Jovem– Programação voltada para estimular o turismo eco-cultural e sustentável na região.

- Feirinha de artesanato e culinária local.

- Apresentações de grupos de cultura popular do Pecém e Região.

- Apresentações de Teatro

- Apresentações de Música

- Apresentações de Dança

OFICINAS DE FORMAÇÃO DA EQUIPE DO FESTIVAL MAR OESTE

O Mar Oeste pretende implementar através da arte, ações educativas que contemplem o conteúdo das políticas de direitos humanos, ecologia e inclusão social para jovens do Pecém e região, oferecendo a eles a

As oficinas acontecerão a partir de quatro núcleos de formação: Audiovisual, Comunicação, Produção de eventos e Arte Educação Ambiental e capacitará jovens em cursos livres preparando-os para atuar nas áreas de produção, rádio e web TV, fotografia, câmera, edição, cenografia, figurino, animação, e criação de produtos audiovisuais de diferentes gêneros e formatos.

Os jovens participantes da experiência estarão aptos a atuar na produção e divulgação de eventos, na perspectiva de venham a assumir funções técnicas necessárias à realização e continuidade do Mar Oeste.

oportunidade de adquirir conhecimento técnico para colocar em prática seus talentos e vocações, estimulando o pensamento crítico e criativo e o empreendedorismo sustentável.

Oficina de Produção Audiovisual - Direção, assistência de direção, produção, direção de fotografia, cenografia, desenho sonoro, direção de arte.

Oficina de câmera, iluminação e captação – Capacitação técnica em operação de câmeras, som direto para câmeras DSLR e iluminação de set.

Oficina de edição de imagem e som – Edição, corte, efeitos, correção de cor e finalização. Resultado destas oficinas: Realização de seis filmes abordando temática ambiental e de direitos humanos, que serão exibidos durante o festival.

Oficina de Animação Para Crianças - A oficina proporciona uma visão geral sobre o cinema de animação através de aulas teóricas e práticas de técnicas de animação. Resultado: Realização de cinco filmes de animação com temática ambiental e de direitos humanos, que serão exibidos durante o festival.

Oficina de Cineclubismo – Operação de projetores de imagens, equipamentos de som para projeção, história do cinema.

Resultado: implantação do cineclube Mar Oeste, que semanalmente exibirá filmes com temáticas referentes à eco-cidadania.

Oficina de Fotografia Digital - linguagem fotográfica e os recursos técnicos de câmeras profissionais, semi-profissionais e ajustes manuais.

Obs: As oficinas audiovisuais têm o objetivo de estimular a produção audiovisual local e a formação de plateia.

PRODUÇÃO E DIFUSÃO AUDIOVISUAL

Oficina de Captação, transmissão, gravação, transmissões ao vivo e tecnologias disponíveis. Jornalismo Comunitário para Web

Oficina de Design Gráfico -

Produção de Evento Cultural – Projeto e Captação de Recursos. Cronograma. Pre-Produção. Produção. Desprodução. Particularidades de um Evento Cinematográfico.

Resultado destas oficinas: Criação dos produtos gráficos e de artes digitais para o site e o blog do festival. Capacitação da equipe de produção do festival Mar Oeste.

WebTV e Web Rádio -

Capacitação na operação dos softwares de ilustração e de tratamento de imagens para criação de produtos gráficos. Web design. Construção de sites e blogs.

COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTOS

Conhecer para Preservar – Capacitação de jovens para atuarem como educadores ambientais e guias de turismo ecológico numa perspectiva de preservação do patrimônio ambiental do Pecém e entorno.

Coisas do Mar – Oficina de ecologia e desenvolvimento sustentável, utilizando materiais naturais e lixo reciclável, na confecção de artesanato revitalizado.

Tecendo o Amanhã – Capacitação em confecção de artigos de decoração, vestuários, acessórios de moda e brindes para eventos com a utilização de retalhos, materiais recicláveis e elementos da natureza.

Obs: O resultado destas oficinas será apresentado numa feira de produtos artesanais durante o festival Mar Oeste.

ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Criado em 1986, o CENAPOP – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania, iniciou suas atividades com ações educativas visando a disseminação de conhecimentos da realidade sócio ambiental, cultural e histórica das comunidades populares.

Ao longo da sua história, como Centro de Estudos e como CENAPOP, foram executados diversos projetos, palestras, movimentos, vídeos, entre muitas outras ações sócio-educativas e culturais, tendo como público-alvo preferencial jovens e mulheres, atuando nas comunidades de vários municípios do Estado do Ceará.

Em 2007, o CENAPOP inseriu o audiovisual nas suas atividades de promoção dos direitos humanos, através de mostras audiovisuais, capacitação e formação de plateia e de produção de filmes, tendo em sua maioria um público predominante a juventude.

A cada ano o CENAPOP atrai artistas de todo o Brasil que vêm voluntariamente porque se identificam com a proposta de celebrar cultura de paz e o respeito à diversidade humana.

CENAPOP

OUTROS PROJETOS DE REFERÊNCIA

Baú distribuído no projeto ¨Patativa do Assaré - Poesia Itinerante¨

Exposição de produtos do Cenapop durante o For Rainbow.

“Ponto de Cultura Maria Vem com as Outras” (criado 2009) - No Ponto de Cultura são realizadas atividades artísticas como o artesanato, música , dança, teatro de bonecos, oficinas de inclusão digital, Cine Clube com exibição capacitações para o Atelier de costura onde são produzidos artigos de decoração, moda, acessórios e brindes para eventos, tendo como eixo pedagógico a educação ambiental e a promoção da sustentabilidade.

“Patativa do Assaré – Poesia Itinerante” - Confecção e customização de baús para distribuição em Pontos de Cultura do Ceará com a obra do Patativa do Assaré. Conteúdo dos baús: Livros, cordéis, CD, Exposição Iconográfica, Vídeo, Kit teatro de mamulengos com três bonecos e Manual Pedagógico de orientação para a utilização do mesmo.

“For Rainbow – Festival de Cinema e ¨Mostra Itinerante¨ com os filmes de temáticas de direitos humanos, alcançando 200 locais de exibição em todo o Brasil. Realizando em 2013, a sétima edição, o evento vem alcançando grande sucesso.

“Projeto Conhecer para Preservar” – Capacitação de jovens para atuarem como educadores ambientais e guias de turismo ecológico numa perspectiva de preservação do Rio Ceará e seu manguezal.

“Projeto Coisas do Mar” – Capacitação de Jovens de Iparana através de várias oficinas abordando temas ligados a ecologia e desenvolvimento sustentável, utilizando materiais naturais e lixo reciclável, encontrados a beira-mar, na confecção de artesanato de qualidade.

“Maracatu Nação Caiçara” - Composto por crianças e adolescentes de Iparana, filh@s das mulheres integrantes dos projetos da ONG tem a proposta de estimular as crianças a um contato maior com as tradições locais para então preservá-las.

CENAPOP | Centro Popular de Cultura e EcocidadaniaAv. do Imperador, 1056 - Sl 06 | Centro . Fortaleza . CE . 60.015-050