1história_do_teatro__teatro_grego_-_parte_i___site_caleidoscópio_-_portal_cultural[1]

2
Teatro Grego parte I Texto: Cristina Tolenttino Teatro de Dioniso, em Atenas, onde (como Epidamo) se representavam as comédias antigas. "A arte como a redenção do que conhece daquele que vê o caráter terrível e problemático da existência, que quer vêla, do conhecedor trágico. A arte como a redenção do que age daquele que não somente vê o caráter terrível e problemático da existência, mas o vive, quer vivêla, do guerreiro trágico, do herói. A arte como a redenção do que sofre como via de acesso a estados onde o sofrimento é transfigurado, divinizado, onde o sofrimento é uma forma de grande delicia." (Nietzsche) É na Grécia, que o teatro e o drama, assumem a sua feição definitiva. Das suas raízes religiosas, advindas do culto a Dioniso, nasce o TEATRO GREGO. Esse culto agrário chegou à Grécia através da Trácia e da Frigia e lá se associou à vindima e ao ciclo das estações do ano; ou se implantou em Atenas e na sua região, sobre resquícios de antigo culto da mesma natureza, comum a todo o Mediterrâneo Oriental, assim se explicando os ARQUÉTIPOS que facilitaram a rápida aceitação de Dioniso, deus estrangeiro. Num primeiro estágio a principal solenidade consistia na caça de um animal selvagem, que representava o deus, sacrificado em seguida. Uma cerimônia acompanhada de libações, danças e música, já contendo o germe da representação dramática. Fundamentadas neste culto, instituíramse as Pequenas e Grandes Dionisíacas, festas em honra ao deus Dioniso, que passaram a ser celebradas cada vez mais freqüentemente: na vindima, no preparo do vinho e para prantear Dioniso, morto todos os anos com o vinhedo. Nestas cerimônias, entoavase o "ditirambo", hino de louvor ao deus, que tomou o nome de tragoidia (canto do bode), quando acompanhado do sacrifício de um animal, sendo o bode o animal sagrado de Dioniso. Essa cerimônia era realizada ao redor do altar de sacrifício, a thyméle. O coro e o ditirambo traziam em si elementos essenciais à arte teatral: dança, canto, mímica.

Upload: selma-francisca

Post on 15-Sep-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

1História_do_Teatro__Teatro_Grego

TRANSCRIPT

  • 18/03/2015 HistriadoTeatro:TeatroGregoparteI/siteCaleidoscpioportalcultural

    data:text/htmlcharset=utf8,%3Ch2%20style%3D%22margin%3A%200px%200px%200.5em%3B%20padding%3A%200px%3B%20outline%3A%20none 1/2

    TeatroGregoparteI

    Texto:CristinaTolenttino

    TeatrodeDioniso,emAtenas,onde(comoEpidamo)serepresentavamascomdiasantigas.

    "Aartecomoaredenodoqueconhecedaquelequevocarterterrveleproblemticodaexistncia,quequervla,doconhecedortrgico.Aartecomoaredenodoqueagedaquelequenosomentevocarterterrveleproblemticodaexistncia,masovive,quervivla,doguerreirotrgico,doheri.Aartecomoaredenodoquesofrecomoviadeacessoaestadosondeosofrimentotransfigurado,divinizado,ondeosofrimentoumaformadegrandedelicia."

    (Nietzsche)

    naGrcia,queoteatroeodrama,assumemasuafeiodefinitiva.Dassuasrazesreligiosas,advindasdocultoaDioniso,nasceoTEATROGREGO.EssecultoagrriochegouGrciaatravsdaTrciaedaFrigiaelseassociouvindimaeaociclodasestaesdoanoouseimplantouemAtenasenasuaregio,sobreresquciosdeantigocultodamesmanatureza,comumatodooMediterrneoOriental,assimseexplicandoosARQUTIPOSquefacilitaramarpidaaceitaodeDioniso,deusestrangeiro.Numprimeiroestgioaprincipalsolenidadeconsistianacaadeumanimalselvagem,querepresentavaodeus,sacrificadoemseguida.Umacerimniaacompanhadadelibaes,danasemsica,jcontendoogermedarepresentaodramtica.

    Fundamentadasnesteculto,instituramseasPequenaseGrandesDionisacas,festasemhonraaodeusDioniso,quepassaramasercelebradascadavezmaisfreqentemente:navindima,nopreparodovinhoeparaprantearDioniso,mortotodososanoscomovinhedo.Nestascerimnias,entoavaseo"ditirambo",hinodelouvoraodeus,quetomouonomedetragoidia(cantodobode),quandoacompanhadodosacrifciodeumanimal,sendoobodeoanimalsagradodeDioniso.Essacerimniaerarealizadaaoredordoaltardesacrifcio,athymle.Ocoroeoditirambotraziamemsielementosessenciaisarteteatral:dana,canto,mmica.

  • 18/03/2015 HistriadoTeatro:TeatroGregoparteI/siteCaleidoscpioportalcultural

    data:text/htmlcharset=utf8,%3Ch2%20style%3D%22margin%3A%200px%200px%200.5em%3B%20padding%3A%200px%3B%20outline%3A%20none 2/2

    OrgiaBquica

    AtosculoVI,oditiramboqueerapraticamenteonicoacompanhamentodestascerimnias,reuniaoselementosdispersosdapoesiapicaprimitiva,enquantoaepopiadosconquistadoresgregos,representadapelaIladaepelaOdissia(sc.IX),proporcionouaogniogregoeaoseuteatrooseugranderepertriodemitoselendas.

    Desdeamaisremotaantiguidade,poetaspopulares,osrapsodos,percorriamaGrciarecitandooscantospicoseparticipandodosconcursospblicos.Perdeatragdiaarelaoaparentecomassuasorigens,umavezabandonadosostemasdionisacosdoditirambo.

    Edasquesobreviveramatosnossosdias,sumaretomouamitologiadadivindadematrizAsBacantes,deEurpedes.Aindaassim,oteatrotrgicogregoconservoupormuitotempotraosdoseuincio.Foihbitoconstruirnocentrodoconjuntoteatral,nocoraodaorchstra,athymlesimblicaquetraziamemriaoaltarberodatragdiaocoropermaneceucomoumareminiscnciadoditirambo,aindumentriadosatoresnuncaperdeuoseusentidohierticoeaocasiodoespetculotrgicofoisempreafestareligiosadeDioniso.