1932 • 2016 aciaja jornal edição 25 ... · decoração de rua do natal encantado: as notícias...

12
1932 • 2016 PÁG. 6 PÁG. 8 PÁG. 10 Edição 25 • março 2017 www.aciaja.com.br ACIAJA JORNAL Ipeja Pesquisa revela: carga tributária, crise e inadimplência afetam comércio de Jaboticabal Natal Encantado supera momento de crise e impulsiona comércio Hori: “Estou preparado para fazer o melhor governo da minha vida” Aciaja sedia reuniões do Fórum de Debates para Assuntos Relevantes de Jaboticabal - FEJA, que proporá ações para o fortalecimento da Segurança Pública no município JABOTICABAL MAIS SEGURA FEJA: UNIDOS POR UMA

Upload: others

Post on 12-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

1932 • 2016

PÁG. 6 PÁG. 8 PÁG. 10

Edição 25 • março 2017www.aciaja.com.br ACIAJA JORNAL

IpejaPesquisa revela: carga

tributária, crise e inadimplência afetam comércio de Jaboticabal

Natal Encantado supera momento de crise e

impulsiona comércio

Hori: “Estou preparado para fazer o melhor

governo da minha vida”

Aciaja sedia reuniões do Fórum de Debates para Assuntos Relevantes de Jaboticabal - FEJA, que proporá ações para

o fortalecimento da Segurança Pública no município

JABOTICABAL MAIS SEGURAFEJA: UNIDOS POR UMA

Page 2: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

EDITORIAL

EXPEDIENTEACIAJA Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de JaboticabalRua São Sebastião, 179 - Centro - Jaboticabal-SP - CEP 14870-290 | Telefone: (16) 3202-0315

Presidente Arthur Dória GuzzoVice PresidentesHumberto Montans BellodiRicardo Bellodi BuenoSecretários Mauricio Palazzo BarbosaSecretário: Júlio César Tomé

Tesoureiros José Francisco PenariolMatheus de Biasi VantiniDiretores AdjuntosLeonardo Rodrigues MorgattoElvio Roberto MorgattoHelio César Vieira da Costa

Conselho DeliberativoCelso Aparecido CassianoAntonio Carlos FerraroBenvindo Gonçalo SilvaJosé Sylvio VantiniLuiz Gonzaga Brunini FontesOswaldo Martins Cruz JrAntonio Carlos Ijanc

Francisco Carlos BeraldoWladimir MorgattoNilson Cesar DonadonCelso de Stéfani CassianoRodrigo da Costa GeraldoLuiz Gonzaga BeraldoRicardo Antonio MorenoPaulo Henrique Bellingieri

Hugo de StéfaniNelson Aparecido PrettiLucilene Cristina Camargo Silva de CarvalhoHaroldo Bianchini Ferreira de CarvalhoMarcelo Perina

Produção: Fábrica da PalavraTextos: Denise Sacco – MTb 22.184Periodicidade: Bimestral

Diretoria - Triênio 2016/2018

Tiragem: 1.000 exemplaresDistribuição: Associados e empresas locaiswww.aciaja .com.br

AGENDAMARÇO DIA 15 ÀS 19H ENCONTRO COM MULHERES EMPREENDEDORAS- AUTORAS DO LIVRO- “SUBA NO SALTO & CONQUISTE SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA” Autoras: Ana Lúcia Emmerich e Cida Silveira

ABRIL DIA 17 ÀS 19H PALESTRA GRATUITA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO COM FERRAMENTAS FINANCEIRAS.Palestrante: Carla Milano

2016 foi um dos anos mais violentos da história de Jaboticabal. Todos os índices de criminalidade subiram na comparação anual. Os moradores da nossa cidade se sentem inseguros e, isoladamente, as instituições responsáveis não conseguem conter a escalada da violência.

Por conta desses desafios, cada vez mais se faz necessária a união entre entidades e pessoas para enfrentar as dificuldades que se avizinham.

O Fórum de Debates para Assuntos Relevantes – FEJA propõe a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, para nortear ações de combate ao crime, definindo estratégias para minimizar os prejuízos para a cidade, os empresários e a população de Jaboticabal.

Nossa cidade não pode ser refém desse tipo de problema. A insegurança afeta a produtividade de nossas empresas. Precisamos de propostas para reagir a essa situação. Por isso, o FEJA toma a frente da proposição de ideias e assume o protagonismo para fazer de Jaboticabal uma cidade mais segura.

Os desafios econômicos também nos afligem e preocupam nossa população. Os

A união desafia o medoíndices de desemprego continuam batendo recordes e a Indústria não consegue retomar a confiança. Mais do que lamentar os problemas nacionais, a administração municipal deve encontrar soluções a nível local para que a cidade retome a produtividade e volte a gerar empregos.

Dos últimos quatro anos, três registraram saldo negativo no número de empregos. Isso gera uma reação em cadeia, que afeta o faturamento do comércio e do setor de serviços e paralisa a já combalida Indústria. Além disso, também acarreta impacto negativo sobre a arrecadação municipal.

Em vista de todos esses problemas, é hora de promovermos a união de entidades, associações e órgãos públicos e privados para pensarmos em saídas para a crise, recuperar a confiança, voltar a gerar emprego e incentivar o empreendedorismo.

Boa leitura!

Arthur Dória GuzzoAssociação Comercial, Industrial e de Agronegó-cios de Jaboticabal - Presidente

2 ACIAJA

Page 3: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

3SETEMBRO • 2016

Page 4: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

Entidades se reúnem para propor ações para a segurança pública em Jaboticabal

POR UMA CIDADE MAIS SEGURA

Jaboticabal vivenciou, em 2016, um dos anos mais violentos de sua história.

Foram ao todo 14 homicídios dolosos (quando houve a intenção de matar), algo que não ocorria desde 2003.

No ano passado, a cidade registrou 343 roubos, quase um por dia, além de 1.362 furtos, um aumento de 24% em relação a 2015. Uma escalada vertiginosa do crime, de acordo com os números da série histórica registrada pela Secretaria de Segurança Pública desde 2001.

Os números são fortes. O cenário fez as instituições jaboticabalenses tomarem a iniciativa de colocar a segurança como assunto prioritário a ser tratado pelo Fórum de Debates para Assuntos Relevantes – FEJA, e em parceria com entidades públicas e privadas e representantes de classe.

A cidade não conta com um Plano de Segurança Pública Municipal, e sua elaboração é um dos objetivos da Campanha Jaboticabal Mais Segura, encampada pelo FEJA.

“Nosso objetivo principal é criar um Plano Municipal de Segurança para Jaboticabal, para ajudar a nortear as ações dos órgãos de controle no combate à criminalidade”, afirma o presidente da Aciaja, entidade integrante do FEJA, Arthur Dória Guzzo.

O Fórum de Debates para Assuntos Relevantes – FEJA foi criado com o objetivo de pautar os problemas da cidade, propondo soluções que possam auxiliar o poder público nas tomadas de decisões referentes a diversos temas, como segurança e manutenção dos serviços públicos em geral.

No dia 20 de fevereiro, o FEJA realizou sua segunda reunião em 2017, cujo foco foi inteiramente voltado para a campanha Jaboticabal Mais Segura. Estiveram presentes representantes das polícias Militar, Científica e Civil, Corpo de Bombeiros, Clubes de Serviços, representantes de classe e de entidades associativas.

FEJA

A campanha já conta com a adesão de todos os departamentos da Polícia Civil, além das Polícias Militar e Científica e Corpo de Bombeiros.

“A campanha está em fase de desenvolvimento. Já realizamos quatro reuniões com os órgãos de polícia e recebemos a confirmação do apoio da Prefeitura”, completa Arthur.

Além da elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, a campanha prevê uma série de ações voltadas para a fiscalização de veículos irregulares, controle por câmeras de segurança e aumento do patrulhamento municipal, por meio de convênios com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar.

4 ACIAJA

Page 5: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

Por um Trânsito Mais SeguroUm dos objetivos da campanha Jaboticabal Mais Segura é reduzir os índices de

ocorrência de acidentes no trânsito do município, cujas estatísticas também são computadas pela Secretaria de Segurança Pública. Para isso, o projeto pretende retomar ideias que já funcionaram nesse sentido.

Em dezembro de 2014, a Aciaja lançou, em parceria com outras entidades, a campanha Por um Trânsito Mais Seguro. Durante sua vigência, os índices de acidentes de trânsito, em alguns meses, chegaram a cair pela metade na comparação anual.

As primeiras ações propostas:

A campanha Jaboticabal Mais Segura prevê ações em diversas áreas para aumentar a sensação de segurança dos munícipes. As atividades vão desde a fiscalização de carros com registro de roubo e furto e monitoramento

Atividade DelegadaAs ações de Segurança Pública são de responsabilidade dos governos estaduais.

Entretanto, os municípios podem atuar nesse setor a partir da assinatura de convênios entre Prefeitura e a Polícia Militar, chamadas atividades delegadas.

Nesses casos, os policiais militares de folga podem atuar no patrulhamento e em ações pontuais, recebendo um valor determinado pago pelos municípios por hora trabalhada. O total não pode ultrapassar oito horas diárias e 80 horas mensais, para não prejudicar o trabalho regular da Polícia.

Para estabelecer esse tipo de convênio, a Prefeitura deve apresentar um projeto que atenda as necessidades do município e apresentá-lo ao Comando da Polícia Militar local, além de regularizar um Projeto de Lei que autorize o policial a trabalhar em dias de folga.

Sistema DetectaO projeto prevê a instalação de radares para verificação de veículos com qualquer

tipo de irregularidade ou envolvimento com crimes registrados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio de parceria entre Estado e Município.

Projeto RadarPrevê a fiscalização de veículos com registro de roubo e furto, ou que estejam

trafegando acima da velocidade permitida. O monitoramento das câmeras é feito pela Polícia Militar, mas quem arca com o custeio e a correta instalação e manutenção dos equipamentos é o município.

Sistema de MonitoramentoO projeto prevê a instalação de câmeras de monitoramento na cidade, tanto para

fornecer material para investigações quanto para apoiar o esclarecimento de crimes. A Polícia Militar ficará responsável pela avaliação das imagens. Já a instalação e manutenção dos equipamentos deverá ficar a cargo da Prefeitura.

Rua São João, n°170 - [email protected]

3204-413616

www.haroldobianchiadvogados.com.brAv. Benjamin Constant n°178

Jaboticabal3203.1665 (16) 3203-600

AV. MAJOR NOVAES, 199CENTRO

de atividades suspeitas por câmeras de segurança, até ações de educação no trânsito com o objetivo de diminuir a ocorrência de acidentes na cidade.

5SETEMBRO • 2016

Page 6: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

Confira todos os números da

decoração de rua do Natal

Encantado:

As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca nas vendas, falta de recursos para a decoração natalina e uma concorrência desleal com grandes centros de comércio regional. Todos os cenários apon-tavam um final de ano sombrio para o setor comercial.

Para driblar essas adversidades, Aciaja, CDL, Sincomércio e Senac se uniram para promover a campanha Natal Encantado, voltada para estimular as vendas no comér-cio do município e criar um ambiente propício para as compras.

A receptividade à campanha foi mui-to positiva por parte dos comerciantes. Foram

NATAL ENCANTADO

Campanha que uniu entidades associativas apresenta seus resultados

128 lojas participantes, além de 9 empresas de outros setores, totalizando 137 estabeleci-mentos que aderiram à campanha.

Para incentivar o consumo local, foi criada uma moeda própria para o nosso co-mércio – o Noel, utilizada exclusivamente nas lojas participantes da campanha.

“O Natal Encantado veio para ficar e as parcerias entre as entidades estão manti-das para 2017. Tanto Aciaja, quanto CDL, Sin-comércio e Senac compreenderam a necessi-dade de criar um mecanismo para estimular o consumo local, em vista das dificuldades econômicas do período”, afirma o Presidente da Aciaja, Arthur Dória Guzzo.

Para decorar o comércio, as lojas

adquiriram vasos com jabuticabeiras que enfeitaram as ruas. Além disso, a campanha também promoveu o Concurso de Decoração, patrocinado pela Unimed de Jaboticabal, que ofereceu prêmios em Noel aos estabeleci-mentos mais bem decorados.

A campanha realizou, ainda, o Natal Solidário, que arrecadou brinquedos e man-timentos para serem doados a instituições assistenciais do município.

“O Natal Encantado foi um aprendi-zado muito grande para nós, e o resultado foi bastante positivo. Temos a certeza que podemos fazer muito mais com planejamento e tempo adequados de preparação da campa-nha”, finaliza Arthur.

Decoração e Espírito NatalinosO Natal Encantado incentivou a

aquisição de vasos com jabuticabeiras para que cada estabelecimento colocasse em frente à sua loja, dando uma nova cara ao comércio local. A adesão foi grande, com 70 vasos adquiridos, e as ruas da cidade ganharam um novo aspecto em termos de decoração.

55 guirlandas1 árvore de 3 metros40 presentes3 mesas12 banquinhos2 tapetes de banners1500 saquinhos de TNT com doces50 pessoas envolvidas na produção

Materiais reciclados:110 cápsulas de café3 mil garrafas PETs

Locais decorados:Postes da Avenida Pintos e Rua Rui BarbosaPraça Nove de Julho

Além disso, o Senac patrocinou a montagem de uma árvore de Natal na Praça Nove de Julho, junto a outros objetos de decoração. Cada apoiador e participante da campanha teve seu nome colocado na árvore. Também realizou cursos gratuitos para os lojistas de vitrinismo e pratos típicos de fim de ano.

6 ACIAJA

Page 7: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

Inovando na divulgaçãoO Natal Encantado contou com uma

divulgação em rede, alcançando grande público por conta da variedade de meios de divulgação.

Lojistas satisfeitosEm janeiro, o Instituto de Pesquisas

de Jaboticabal realizou um levantamento com as lojas participantes da campanha. 90% das empresas que responderam o questionário consideraram que a campanha foi positiva para o estabelecimento, e quase 50% acredita que ela influenciou nas vendas de fim de ano.

Sorteios diários em NoéisNas três semanas que antecederam

o Natal, a Campanha realizou sorteios diários de prêmios em Noel, além de um sorteio final no dia 27 de dezembro. Ao todo, os prêmios somaram R$ 30 mil em Noéis, distribuídos aos 100 consumidores sorteados. Puderam concorrer as pessoas que compraram nas lojas participantes e preencheram o cupom de sorteio.

Concurso de DecoraçãoO Concurso, patrocinado pela Unimed

de Jaboticabal, premiou as lojas com as melhores decorações de Natal. Fora R$ 500 em Noéis para o primeiro lugar, 300 para o

Natal SolidárioDurante a campanha Natal

Encantado, oito estabelecimentos viraram pontos de arrecadação de brinquedos e mantimentos para serem doados a instituições assistenciais. E no dia 18 de dezembro, foi realizado o Natal Solidário, um grande evento de música, dança e outras apresentações, com a presença especial do ator Murilo Meola, da novela Cúmplices de um

Resgate. Centenas de pessoas compareceram ao evento, que ocorreu na Praça Nove de Julho. Foram arrecadados cerca de 300 brinquedos, doados a oito entidades assistenciais.

Entidades beneficiadas: ABCDown, Olhos D’Alma, Apae, Lar Joana de Angelis, Lar Santo André, Cever, Recanto Menina Luz e Amor Solidário.

Confira o que mais agradou os comerciantes:Divulgação da empresaParticipação dos clientesDecoração com vasos de jabuticabeirasBrindes e sorteios em NoéisPossibilidade de consumo diversificadoSatisfação dos clientes

E o que pode melhorar na campanha futura:Prazo de validade dos NoéisVariedade de ruas com decoraçãoVariedade de notas própriasDificuldade no preenchimento do cupomQuantidade de sorteios e premiaçõesDificuldade de vendas em alguns segmentos

segundo e 200 para o terceiro. A avaliação foi feita por um júri especializado e contou, ainda, com a votação do público pela internet. Em primeiro lugar ficou a Laçarotte Casa,

seguida da Kelp e da Rei Modas, em segundo e terceiro, respectivamente.

Blogs: Frisson por Ana Mattos, Jaboticabal by Cláudia Grotta e StrawsPágina do Facebook Natal EncantadoOutdoorAnúncio impresso em revistas e jornais

Anúncio em rádioAnúncio em TV regional (EPTV)Anúncio patrocinado no FacebookCartaz e wobblerBanner

7SETEMBRO • 2016

Page 8: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

MAPEAMENTO DAS EMPRESAS

Ipeja traça perfil doComércio de Jaboticabal

O Instituto de Pesquisas de Jaboticabal – Ipeja, vinculado à Aciaja, apresentou em fevereiro os resultados da pesquisa realizada junto a estabelecimentos comerciais do município.

Foram pesquisadas lojas situadas em um quadrilátero central do município, delimitado pela Avenida da Saudade, Rua Juca Quito, Avenida Carlos Berchieri e Rua Castro Alves.

Ao todo, os entrevistadores percorreram 22 ruas e avenidas compreendidas no interior desse quadrilátero. Foram identificadas 378 empresas neste

setor, e 223 aceitaram responder o questionário e participaram da pesquisa.

“As pesquisas voltadas para o setor produtivo são fundamentais para que nossos empresários possam mensurar investimentos, elaborar estratégias de vendas e entender a concorrência. É um instrumento vital para a continuidade do negócio, principalmente em períodos de recessão econômica”, afirma Arthur Dória Guzzo, Presidente da Aciaja.Esta é a segunda pesquisa setorial do instituto, que já mapeou, em 2016, a indústria local.

ROUPAS E ACESSÓRIOS21% das empresas pesquisadas (47 estabelecimentos) são enquadradas no ramo de comércio varejista de artigos do vestuário ou acessórios; ou seja, lojas de roupas e similares.

BASE DE DADOSPara iniciar a pesquisa, o Ipeja utilizou a base de dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que registrava 815 CNPJs na região delimitada pela pesquisa vinculados a estabelecimentos comerciais. Desses, foram identificados 378 empresas em atividade, das quais 223 responderam o questionário.

Raio X

VARIEDADEOs estabelecimentos de materiais de construção, peças para automóveis e lojas de móveis, colchões e artigos de iluminação representam, cada um, cerca de 4% do total de estabelecimentos consultados.

ESTABILIDADEA maior parte das empresas tem entre um e 10 anos de atuação no mercado (37,2%). A tabela também evidenciou a estabilidade das empresas de Jaboticabal: cerca de um quarto dos estabelecimentos tem entre 11 e 20 anos de funcionamento; e 20% estão há mais de 30 anos no mercado.

1 a 10 anos

Menos de 1 ano20 a 30 anos

11 a 20 anos

mais de 30 anos

8 ACIAJA

Page 9: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

Av. do Carmo, n° 568 | Centrowww.venire.com.br

Telefone:16 3202.21513202-3260

Rua Francisco Ferrari, 181Nova Jaboticabal

NOVAS PESQUISAS EM 2017O planejamento de pesquisas do Ipeja para 2017 prevê a realização de uma pesquisa sobre orçamento familiar dos moradores de Jaboticabal. Além disso, o instituto vai realizar o levantamento dos setores de Serviços e Agronegócios, parte dos objetivos iniciais da criação do Ipeja, de mapeamento de todo o setor produtivo de Jaboticabal.

“Desde a criação do instituto, ampliamos nosso leque de atuação e expandimos nossas atividades. Com isso, conseguimos atuar em várias frentes: estamos

atualizando toda a base de dados do setor produtivo do município e realizamos pesquisa de preços referentes a diversos períodos sazonais”, afirma o professor

Adriano dos Reis Lucente, pesquisador responsável do Instituto.

Para continuar crescendo e oferecendo ainda mais informações para o setor produtivo, o Ipeja, por meio da Aciaja, conta com o apoio dos empresários.

“O Ipeja é fundamental para o desenvolvimento das empresas de Jaboticabal, pois fornece dados e estatísticas fundamentais para nortear as decisões dos empresários. Por isso, precisamos de todo o apoio para que ele continue em

atividade”, completa Arthur Guzzo.

ENCOMENDE SUA PESQUISA

JUNTO À ACIAJA

Entre em contato pelo telefone16. 3202-0315

e faça um orçamento

AS EMPRESAS APOIADORAS DO IPEJA EM 2017

DIFICULDADESAs empresas pesquisadas apontaram a crise econômica e a carga tributária como as principais dificuldades para manter o funcionamento de sua loja. Em seguida vem a inadimplência.

E A PESQUISA COM O COMÉRCIO CONTINUA...Na próxima etapa da Pesquisa do Comércio, o Ipeja vai coletar dados das empresas que estão fora do quadrilátero central que compôs a amostragem inicial do levantamento. Empresário: Participe!

pesquisa

9SETEMBRO • 2016

Page 10: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

ENTREVISTA: PREFEITO HORI

O NOVO PREFEITO DE JABOTICABAL, JOSÉ CARLOS HORI, ASSUME A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL AINDA COM O PAÍS EM CRISE E SOB UM PERÍODO DE RECESSÃO ECONÔMICA. NESTA ENTREVISTA, ELE FALA DOS DESAFIOS DESSE NOVO MANDATO À FRENTE DA PREFEITURA E DE COMO PRETENDE ENCARAR OS PROBLEMAS DA CIDADE. “ESTOU

PREPARADO PARA FAZER O MELHOR GOVERNO DA MINHA VIDA”. CONFIRA.

Jornal da Aciaja: O Caged do Ministério do Trabalho registrou queda nos índices de emprego em Jaboticabal nos anos de 2013, 2015 e 2016. Além disso, neste período,

Jaboticabal perdeu empresas gerado-ras de postos de trabalho, muito im-

portantes para nossa economia. Isso é o resultado da economia na-cional, ou é possível reverter essa tendência em termos locais?Hori: É resultado de dois fatores. A economia nacional começou a enfraquecer a partir de 2011, mas acredito que faltou ações mais incisivas do poder pú-blico. A Prefeitura não criou mecanismos e incentivos para “segurar” as empresas em Jaboticabal. Nossa equi-pe já trabalha para capaci-tar mão de obra e amenizar este quadro. Nesta semana decretamos que o alvará provisório sairá em apenas 48h. É um avanço e a nossa primeira ação nestes 45 dias de governo para incentivar a economia. Já nos próximos dias também vamos anun-ciar a vinda de novos empre-gos chegando a Jaboticabal. Temos muitas novidades e muito trabalho pela frente.

Jornal da Aciaja: Muito tem se falado da dívida da Prefei-

tura. Objetivamente, qual é o verdadeiro montante da dívida,

descontando financiamentos que a Prefeitura paga? E em ter-mos administrativos, como o se-nhor encontrou a máquina?

Hori: A cidade estava abandonada. Mato alto, buracos e lâmpadas queimadas em to-dos os bairros, muito lixo e todos os setores administrativos com sérios problemas. A situação financeira da Prefeitura realmente é delicada e, hoje, herdamos R$ 40 milhões de dívidas a curto prazo. Agora estamos tra-balhando para, ao longo destes quatro anos, quitar ou amenizar essa dívida e, ainda assim, realizar obras, gerar emprego, criar vagas em

creches, recuperar o asfalto e melhorar muito a saúde pública. O desafio é grande, mas es-tou preparado para fazer o melhor governo da minha vida. A população e os empresários po-dem esperar de mim e da minha equipe muito trabalho, força de vontade e resultados. Já estamos batalhando dia e noite para colocar a casa em ordem. Criamos uma controladoria

“A CIDADE ESTAVA ABANDONADA. MATO ALTO,

BURACOS E LÂMPADAS QUEIMADAS EM TODOS

OS BAIRROS, MUITO LIXO E TODOS OS SETORES

ADMINISTRATIVOS COM SÉRIOS PROBLEMAS. A

SITUAÇÃO FINANCEIRA DA PREFEITURA REALMENTE

É DELICADA E, HOJE, HERDAMOS R$ 40 MILHÕES

DE DÍVIDAS A CURTO PRAZO.”

Para Hori, “faltaram ações mais incisivas do Poder Público” na economia

10 ACIAJA

Page 11: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

financeira, formada por funcionários concur-sados, que ajudarão a tomar decisões. Não podemos ficar olhando para trás, vamos re-solver os problemas e avançar.

Jornal da Aciaja: Como e onde o senhor pretende buscar recursos para viabilizar as ações da Prefeitura e qual a perspectiva para isso?Hori: Já estamos trabalhando para abrir novamente as portas de Jaboticabal nos go-vernos Federal e Estadual. Nestes 45 dias, viajei para Brasília e São Paulo para estreitar relacionamento com deputados, ministros e assessores. O diálogo é sempre o melhor caminho, principalmente em época de crise. Já trouxemos conquistas importantes, como quase R$ 1 milhão de investimento para a saúde, novas ambulâncias e ações de incenti-vo ao emprego. Vamos continuar trabalhando com parcerias, metas claramente definidas e corte nos gastos públicos.

Jornal da Aciaja: O Fórum de Debates para Assuntos Relevantes de Jaboticabal – FEJA foi criado com o objetivo de propor soluções comuns para os problemas da cidade. Qual a sua opinião sobre esse fórum? Como a Prefeitura vai tornar viável a participação do FEJA na gestão da cidade?Hori: Toda ajuda é bem-vinda. Nosso gover-no está à disposição para as sugestões da população. Meu gabinete sempre esteve de portas abertas e, neste mandato, quero que esteja ainda mais. Os problemas de uma cida-de são muito complexos e jamais conseguiria resolvê-los sem o apoio de especialistas e das pessoas que moram e vivem os problemas nos bairros.

Jornal da Aciaja: Nos últimos anos, o Vi-ce-Prefeito de Jaboticabal não teve uma participação relevante na administração da cidade. Como é a sua relação com o vice--prefeito Vitório de Simoni. Como ele parti-cipa da gestão?Hori: Sim. Temos uma relação de parceria e amizade. Vitório participa das reuniões de se-cretários e colabora na tomada de decisões. Por ser do PMDB está muito próximo ao go-verno federal e este, com certeza, é um dos

“A PARCERIA COM AS EMPRESAS PRIVADAS

E PREFEITURA DE JABOTICABAL SERÁ

IMPORTANTE NO MEU GOVERNO ... JÁ ESTAMOS

NEGOCIANDO ALGUNS PROJETOS NESTE SENTIDO

E DIVULGAREMOS ASSIM QUE FOREM CONCRETIZADOS.”

melhores caminhos para Jaboticabal voltar a crescer. O Brasil vive um momento delica-do e as parcerias são fundamentais para as prefeituras, seja com os governos do Estado e Federal, iniciativa privada e/ou sociedade civil. Juntos, vamos resolver os problemas, avançar em várias áreas e deixar nossa Jabo-ticabal como a população merece.

Jornal da Aciaja: O combate à corrupção é a pauta da vez no cenário político e exigência da população, que pede mais cuidado com o dinheiro público. Como garantir transpa-rência nas ações da administração munici-pal?Hori: Estamos lutando por um governo mais transparente possível. Temos duas equipes trabalhando em deixar as informações mais acessíveis e didáticas para a população. Em breve teremos novidades nesta área.

“ESTOU MAIS MADURO, COM O PULSO MAIS FIRME E ABERTO ÀS SUGESTÕES. ME

SINTO MAIS PREPARADO PARA GOVERNAR

JABOTICABAL, APESAR DAS DIFICULDADES DO PAÍS”

Jornal da Aciaja: Como os empresários lo-cais poderão dar sua contribuição para a administração municipal? Já existem ter-mos para possíveis parcerias? Como será possível apoiar a administração municipal?Hori: As PPP já são uma realidade. As admi-nistrações públicas, em especial as prefeitu-ras, precisam de ajuda para fazer as cidades avançarem. A parceria com as empresas privadas e Prefeitura de Jaboticabal será importante no meu governo e trará muitos

benefícios para a população. Já estamos ne-gociando alguns projetos neste sentido e di-vulgaremos assim que forem concretizados. Em uma época com arrecadação em queda, precisamos de criatividade e parceria porque, sozinhos, governar se torna uma tarefa muito difícil.

Jornal da Aciaja: Jaboticabal integra a Re-gião Metropolitana de Ribeirão Preto. Qual a sua opinião sobre isso?Hori: É um passo importante para a região avançar de forma global. O transporte públi-co passará a ser metropolitano e a ligação DDD deixará de existir: vamos pagar o custo de uma ligação local. São ações importantes, mas ainda precisamos discutir com o grupo de trabalho outros projetos que podem ala-vancar a economia de uma forma mais con-sistente.

Jornal da Aciaja: Quais são as semelhanças e diferenças entre o Hori que assumiu a Pre-feitura em 2004 e o Hori Prefeito em 2017?Hori: Estou mais maduro, com o pulso mais firme e aberto as sugestões. Me sinto mais preparado para governar Jaboticabal, apesar das dificuldades do país. Percebo que nossa cidade continua encantadora, como sempre foi, mas muito mais consciente de seus desa-fios. Isso é muito bom para o seu desenvolvi-mento. Juntos, tenho certeza que Jaboticabal voltará a ser aquela cidade que sentíamos orgulho – com saúde de qualidade, emprego e sendo destaque rankings de educação, meio ambiente e cultura.

O atual Prefeito de Jaboticabal tem o desafio de fazer a cidade voltar a gerar empregos. Três dos últimos quatro anos apresentaram saldo negativo de postos de trabalho.

Menos empregos nos últimos quatro anos

2013- 1.002

2016- 790

2014176

2015- 551

11SETEMBRO • 2016

Page 12: 1932 • 2016 ACIAJA JORNAL Edição 25 ... · decoração de rua do Natal Encantado: As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca

CLUBE DE BENEFÍCIOSALIMENTAÇÃO

AL’Luz Restaurante5% de desconto na comida por Kilo para pagamen-to em dinheiro- mediante apresentação de Decla-ração de Associado da ACIAJA.Rua Castro Alves, nº 1201- Centro - 3202 0707www.restaurantealluz.com.br

COMUNICAÇÃO E MARKETING

Rádio Joven Pan JaboticabalDesconto de 6% em serviços oferecidos exclusiva-mente para associadosRua Barão do Rio Branco, nº858-Sala 909-(9º an-dar- Centro Empresarial) - 3203 5355www.radioathenas.com.br

Rádio Vida Nova- AM 1210 Descontos super Especiais para Associados nos Serviços de Radiofusão e Propagandas.Rua Rui Barbosa, nº 546- CentroTel.: 3202 0266 / 3204 1410www.radiovidanovaam1210.com

EDUCAÇÃO E CULTURA

Centro Universitário Barão de Mauá*10% nos cursos de graduação e Seqüenciais (exce-to Curso de Medicina)*20% de desconto nos cursos de graduação tecno-lógica (Barão Tec.)*20% de desc. nas escolas Ateneu e Carlos Chagas Filho. Rua Ramos de Azevedo, nº 423 - Ribeirão Preto0800 18 35 66www.baraodemaua.br

Centro Universitário Moura Lacerda5% de desconto nos cursos de graduação. Av Amador Zardim, nº 55 3202 2882 - 3202 2857www.mouralacerda.edu.br

Colégio Maria10% de desc. nas mensalidades e taxa de matrícula.*O desconto não é válido para material escolar. Alameda Caetano Palazzo, nº 50 - 3202 3643www.colegiomaria.com.br

Expertise Cursos 50% de Desconto na Matrícula;10% de Desconto nas Parcelas dos Cursos Profis-sionalizantes (em turmas);10% de Desc. no Valor total do Curso VIP (individual).Rua Barão do Rio Branco, nº1000-Centro3202 2020 www.expertisecursos.com.br

Field Escola de Idiomas50% de desconto nas matrículas: inglês, arte e antropologia.Av 13 de maio, nº 556 - 3203 5001www.efield.com.br

Fisk10% de desconto nas mensalidades, isenção de matrícula e primeira mensalidade.

Rua Gonçalves Ledo, nº 30 - Jd. Sta. Rita - 3203 1840www.fisk.com.br

UNISEB/FGV 20% de desc. sobre a tabela da FGV nos cursos de MBA, Pós-Graduação e CADEMP (Cursos de Curta Duração)Abrahão Issa Halack, 980 - Ribeirânia - Ribeirão Preto (16) 3603 9850 - (16) 3603-9942 www.uniseb.com.br/fgv/

FOTOS E FILMAGEM

Central da ImagemBenefício: 5% de desconto em revelaçãoAv. Benjamin Constant, nº 579-Centro (16) 3203-1096

GRÁFICA

Novaquali Soluções GráficasA partir de 5% de descontos à vista.Rua Santo André, nº354- Centro - 3202 0656 www.graficasantiago.com.br

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Banco do BrasilLinha de crédito especial para associados.Praça Nove de Julho, nº 92 - Centro 3202 3777www.bb.com.br

SICOOB Coopecredi (PAC Jaboticabal)Abertura de contas para CNPJs associados.Av. Carlos Berchieri, nº 2527 3209 9046 / 3209 9051 / 3209 9068www.coopecredi.com.br

PISCINAS

Igui Piscinas10% em piscinas e 5% em produtos e equipamentos. Rua Gino Bellodi, nº 91- Jardim Santa Rita 3204 2120 www.igui.com.br/

PRESENTES E UTILIDADES

Casa Líder Utilidades Domésticas6% de desc. à vista ou nos cartões de crédito VISA, Master em até 3 x sem juros. Exceto produtos em promoção.Av. Pintos, nº 506 - 3202 1023CBSADescontos de até 10%.Av. Jaime Ribeiro, nº991- Vila Industrial(16) 3202 3020 - www.cbsa.ind.br

SAÚDE

Mesquita Lourenço Odontologia5% Implantodontia e Prótese, 10% Clareamento, Clínica Geral, Periodontia e Endodontia.Serviços: Implantodontia, Habilitação Oral, Endo-dontia, Periodontia e PrótesesR. Santo André, nº 206-Nova Jaboticabal 3203 7097 www.mesquitalourenco.com.br

NOVO ASSOCIADO:FevereiroJK - Praça do Café, 249 - Aparecida

Uniodonto de JaboticabalDescontos oferecidos mediante apresentação de Decla-ração de Associado da ACIAJA. O beneficiário terá des-conto de 10% nos planos Individuais e Familiares.Praça Dr. Joaquim Batista, nº 34- Centro 3203 8500 www.uniodontojaboticabal.com.br

SAÚDE ANIMAL

Bombokão Clínica VeterináriaBenefício: 10% nas consultas, somente em horário comercial.Rua Juca Quito, nº 850 - Jaboticabal(16) 3203 7873 - www.bombokao.com.br

SAÚDE ANIMAL

Unitas Corretora de SegurosBenefício: Serviços oferecidos: Certificação Digital, Seguro de vida em grupo e Seguro Saúde- desconto oferecido mediante apresentação de Declaração de Associado da ACIAJA. Rua Floriano Peixoto, 650- Centro - Jaboticabal(16) 3209 2957

SISTEMAS

F5 SistemasIsenção de custos de implantação e 25% de des-conto nas 3 primeiras mensalidades.R Barão do Rio Branco, 858, 11 Andar, S 1101 98200-0685 [email protected] - www.f5sg.com.br/

TRANSPORTES

Grupo Rodo Jaboti5% desc. no transporte de fracionados para a região.Rua Savério Amoroso, nº 179 - 3203 1022 www.rodojaboti.com.br

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Solução Recrutamento e Desenvolvimento15% de desconto sobre serviços oferecidos: recru-tamento, seleção, cursos e palestras.Av. Marechal Deodoro, nº 851 - 3203 3538

Caso haja alteração no endereço para divulgação de nossos informativos, favor entrar em contato através de nosso telefone 3202 0315 ou através do e-mail: [email protected]

Ferragens e ferramentas

3203.5423Av. Major Novaes, nº 285

Centro

Av. 13 de Maio, 511Centro

3202-3386Rua Castro Alves, 697

Sorocabano

3202-1148

3203-5414

PapPegaso

Av. Pintos, 519

12 ACIAJA