19/12/2015 - jornal semanário - edição 3192

36
Mais segurança para lojistas e consumidores Atuação da Brigada Militar evita ocorrências de furtos na área central da cidade BENTO GONÇALVES Sábado 19 DE DEZEMBRO DE 2015 ANO 48 N°3192 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Compras Página 35 LEONARDO LOPES COMUNICADO A Direção do Semanário comunica aos seus assinantes, leitores e comunidade que estará de férias coletivas no período de 24 de dezembro a 3 de janeiro. No período de Natal e Ano Novo o Semanário circulará nos dias 23 e 30 de dezembro. A partir de janeiro/2016 retornará às atividades com suas edições normais. Gratos pela compreensão. Bento Gonçalves, dezembro 2015

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 24-Jul-2016

263 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Mais segurança para lojistas e consumidores

Atuação da Brigada Militar evita ocorrências de furtos na área central da cidade

BENTO GONÇALVESSábado19 DE DEZEMBRO DE 2015ANO 48 N°3192

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Compras

Página 35

Página 35

LEON

ARD

O LO

PES

COMUNICADOA Direção do Semanário comunica aos seus assinantes, leitores e comunidade que estará de férias coletivas no período de 24 de dezembro a 3 de janeiro. No período de Natal e Ano Novo o Semanário circulará nos dias 23 e 30 de dezembro. A partir de janeiro/2016 retornará às atividades com suas edições normais.Gratos pela compreensão.

Bento Gonçalves, dezembro 2015

Page 2: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

As regras do trabalho temporárioMesmo com o atual cenário de crise econômica, tanto co-

mércio como indústria não ignoram o aumento de demanda estimulada pelas festas de final de ano, ainda que seja menor do que em anos anteriores. E o aumento de demanda nesses setores implica na contratação de trabalhadores temporários.

A contratação de mão de obra temporária, no entanto, deve observar regras para evitar que as empresas sofram mais tarde autuação do Ministério do Trabalho e Emprego e que ainda respondam judicialmente por direitos trabalhis-tas não respeitados.

A empresa interessada na contratação de trabalhadores tem-porários deverá firmar um contrato por escrito com uma em-presa de trabalho temporário, especializada em colocar à dis-posição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores devidamente qualificados, por ela remunerados e assistidos.

A Lei 6.019/74, que regulamenta o trabalho temporário, exige que no contrato firmado entre a empresa prestadora de serviços e a tomadora deverá constar expressamente o mo-tivo justificador da demanda de trabalho temporário, assim como a modalidade de remuneração da prestação de serviços.

O prazo máximo para que o trabalhador preste serviços na condição de temporário é de três meses, que poderá ser prorrogado por igual período na hipótese de ser mantido o motivo que deu origem à contratação, no caso em comento o acréscimo extraordinário de serviços.

Na hipótese da empresa tomadora dos serviços manter o empregado temporário trabalhando além do período auto-rizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego ou no caso de não se constatar na prorrogação a ocorrência prevista em Lei, o contrato de trabalho temporário se tornará nulo, sen-do reconhecido então que o contrato e o vínculo de emprego ocorreram diretamente com a tomadora de serviços e não com a empresa de trabalho temporário.

A Portaria 789 do Ministério do Trabalho e Emprego au-toriza a celebração de contrato de trabalho temporário por prazo superior a três meses apenas para a hipótese legal de substituição transitória de pessoal regular e permanente, o que não se enquadra nos motivos da contratação de pessoal para as festas de final de ano.

Com relação aos direitos trabalhistas, os trabalhadores temporários só se diferenciam daqueles regidos por con-trato por tempo indeterminado por não receberem o aviso prévio, visto que têm ciência ser um contrato por tempo de-terminado, e a multa de 40% sobre o FGTS. Todos os outros direitos devem ser assegurados.

É aconselhável à empresa que contratar o trabalhador tem-porário, inserir no contrato de trabalho uma cláusula asse-curatória do direito recíproco de rescisão, antes de expirado o termo ajustado, regulamentando o direito ao aviso prévio.

Há ainda outra hipótese de indenização para a rescisão antecipada do contrato de trabalho temporário. É que a Lei 6.019/74 é omissa neste sentido e o contrato temporário, sendo uma modalidade de contrato a prazo determinado, dará margem ao entendimento de que seria aplicada no caso a indenização prevista no artigo 479 da Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, se o contrato for rescindido antes do termo final a parte que der causa à rescisão anteci-pada pagará à outra uma indenização equivalente à metade da remuneração a que o empregado teria direito até o final do contrato, incluindo metade do 13º salário, das férias, do FGTS e todos os outros benefícios.

Na ocorrência de dispensa sem justa causa pelo emprega-dor, o empregado terá direito à multa de 40% do FGTS e ao seguro-desemprego, este desde que preenchidos os requisi-tos exigidos por lei específica.

Os trabalhadores temporários, após o término do con-trato de trabalho com a empresa prestadora de serviços, receberão seus direitos decorrentes desta rescisão e pode-rão ser efetivados diretamente pela empresa tomadora dos serviços. Nesse caso, o contrato de trabalho deverá ser por prazo indeterminado e não contrato de experiência posto que a empresa já teve a oportunidade de conhecer, avaliar o trabalho durante a vigência do contrato temporário.

Outro ponto que merece destaque é a questão da empre-gada que engravida durante o período de vigência do con-trato de trabalho temporário. De acordo com a Súmula 244, item III do Tribunal Superior do Trabalho, a empregada gestante tem estabilidade mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.

A estabilidade provisória também se aplica ao empregado temporário que sofrer acidente durante a vigência do con-trato de trabalho por tempo determinado. O TST, por meio da Súmula 378, assegura que: “O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garan-tia provisória de emprego decorrente de acidente de traba-lho prevista no art. 118 da Lei nº 8.213/91”.

É recomendável, portanto, que as empresas observem o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a estas duas situações específicas, de modo a se evitar que sejam acionadas na Justiça do Trabalho.

Artigo

O texto para esta seção deve conter aproximadamente 2.500 caracteres, incluindo os espaços, e ser enviado para o endereço de e-mail [email protected]

MARCIA BELLOCoordenadora de relações do trabalho

Sensação de segurançaEditorial

Mais uma vez está comprovado que o trabalho em parceria rende frutos e pode auxiliar a comunidade. O Sindilojas e a Brigada Militar tiveram a iniciativa de utilizar a internet em prol da segurança dos lojistas e consumidores. Por meio do aplicativo What-sapp, quem está nas lojas pode informar aos policiais qualquer tipo de atitude suspeita. O comando da BM, por sua vez, deixa pelo menos dois policiais fazendo a ronda na área central, como forma de inibir a ação dos delinquentes.

Ainda não há números específicos da ação, mas a sensação

A ação do Sindilojas e da BM é uma alternativa simples e criativa que

ajuda a diminuir a ação dos bandidos

de segurança no Centro é evidente e explicitada por quem cir-cula diariamente pelo local. Esta é uma alternativa interessan-

te e criativa para minimizar o problema da falta de policiamento existente no município.

Aliás, a Brigada Militar sempre apresenta opções para conter a criminalidade mesmo com menos policiais em seu efetivo. Sua atua-ção está sempre alinhada com o Poder Públi-co Municipal, bem como com o empresaria-

do local. É preciso valorizar este dinamismo e o interesse em manter a Capital do Vinho sempre protegida.

Sábado, 19 de dezembro de 2015 2 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Noi - 3455.4513 ou 9923.1411

Atendimento ao assinante: 3055.3073 ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brwww.revistanoi.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

CirculaçãoQuartas-feiras e sábados

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fanpage:fb.com/jornalsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

FAZ PARTE DA SUA VIDA

Page 3: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Os servidores do Fórum de Bento Gonçalves se reuniram nesta semana para celebrar o Natal da Paz, com uma men-sagem de reflexão diante dos acontecimentos recentes no Brasil e no mundo. O desejo é que todos aproveitem o final de ano e desfrutem de mo-mentos de confraternização e cumprimento ao próximo, deixando para trás o estres-se e a correria do dia a dia. “Espero que todos possamos reservar um momento para refletir e buscar a paz interior. Apenas quando estivermos tranquilos com nós mesmos é que conseguiremos ajudar na conquista da paz”, desejou a juíza Valéria Willhelm Neves, diretora do Fórum. As atividades no Poder Judiciário foram encerrados nesta quinta-feira, 17, para o recesso forense. Uma equipe de plantão atenderá as questões imediatas. O retorno está previsto para 7 de janeiro.

Painel

Em meio a discursos analíti-cos e avaliações de governo, o encontro do Partido Progres-sista na noite de sexta-feira, 11, também foi palco para uma re-cordação carinhosa de um dos importantes nomes que com-punham a mesa de destaque no encontro. O ex-presidente da sigla e atual chefe de gabi-

nete da senadora Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio Ferrei-ra, relembrou com gratidão o tempo em que foi entregador de jornais no Sistema S, na ci-dade de Farroupilha. O político ressaltou que o período foi de valia para seu amadurecimento profissional e contribuiu para sua formação pessoal.

Semanário em destaque na política

O programa Rainha Nativa, que vai ao ar amanhã, com a apresentação do comunicador Josemar Frizzo, será transmi-tido direto do CTG Laço Ve-

lho, das 08h às 13h. As 11h o programa transmite ao vivo a missa crioula que será rea-lizada no CTG. Acompanhe a transmissão na FM 90.9.

Rainha Nativa no CTG Laço Velho

Padre Ezequiel no São Roque

Sábado, 19 de dezembro de 2015 3Painel

O padre Ezequiel Dal Pozzo faz show especial de Natal hoje, às 19h, em frente à igreja São Ro-que, a partir das 19h. A entrada é franca. A apresentação mescla canções de autoria do padre com grandes sucessos do sertanejo de raiz e um repertório natalino que promete encantar o público.

Com o fim do ano letivo, as co-lônias de férias são uma ótima opção para os pais que não têm com quem deixar os filhos. A casa de festas Maria Folia, pensando nesta necessidade, criou a Co-lônia de Férias Maria Folia. Em um espaço amplo para receber a criançada, de 4 a 10 anos que, de segunda a sexta-feira, terão ofici-

nas lúdicas e literárias, brincadei-ras, cineminha, festa à fantasia e muito mais para passar o tempo. A cada tarde será uma oficina diferente, com lanche e diversão nos brinquedos. A Maria Folia está localizada na rua Nelson Carraro, 111, divisa entre os bair-ros Botafogo e Santo Antão. Tele-fones 3453.6726 ou 8407.0471.

Um milhão e quatrocentas mil pessoas com carteira assinada perderam o emprego no Brasil em 2015. O setor produtivo está paralisado. Só aqui em Bento, três grandes empresas estão em situação delicada. Milhões de crianças estão nascendo no país. Milhões de jovens ingressando no mercado de trabalho. Que mercado?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

LEON

ARD

O LO

PES

PHO

TO A

RT

Mais de dois meses se passaram e nem a Secretaria Municipal de Obras ou a Corsan apareceram para arrumar o trecho da rua Wolsir Antonini. Os funcionários das empre-sas existentes ao longo da via estão preocupados porque, daqui a pouco, não será mais possível trafegar com os veículos pelo local. Mesmo com várias ligações e até mesmo pedido de providências de vereadores, nada foi feito até o momento. Onde vamos parar?

Flagrante

Mande seu flagrante para o e-mail [email protected]

Mensagem de Paz do Fórum

Colônia de Férias Maria Folia

CRISTIAN

O M

IGO

N

HUMOR Moacir Arlan

Page 4: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 20154 Geral

Enfim, Azeredo!

Mais impostos?

Nesta semana o Brasil (e o mundo, que acompanha o Brasil) foi sur-preendido com a notícia de que o ex-senador (ex porque ele renunciou seu mandato para usufruir das benesses que o STF negou a outros réus, concedendo-lhe o “direito” – um absurdo constitucional – de reiniciar o processo em primeira instância – perdoem-me, senhores ligados ao Direito, se não for assim), Eduardo Azeredo, do PSDB, também ex-go-vernador mineiro, foi condenado a vinte anos e dez meses de prisão, en-quadrado em sete crimes, todos relacionados com o “mensalão do PSDB mineiro” (que alguns, não se sabe porque, chamam de “mensalão tuca-no”), cujo processo iniciou há 17 anos – creia, e foram anos e anos de idas e vindas por muitas gavetas – e que tem relação com o “mensalão petista” (que já teve vários condenados e cumprindo pena). O operador, Marcos Valério (que está na cadeia), é o mesmo. A diferença entre os dois “men-salões” foi a forma com que foram tratados pelo judiciário.

Em janeiro seremos “brindados” com aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), proposto pelo Governo Sartori e aprovado na Assembleia Legislativa por 26 votos a favor e 25 contrários. Seria muito bom se todos os eleitores do Rio Grande do Sul imprimissem a nominata dos deputados “amigos do povo” que vota-ram para esse aumento ridículo do ICMS. Já pagamos os combustíveis caríssimos e, mesmo assim, terão mais um aumento, passando o ICMS incidente de 33,33% para 42,85%. Os mesmos percentuais incidirão sobre energia elétrica e telefonia. Sobre assinaturas de TV’s o aumento será de 12% para 14%, ou seja, aumento real de 2,63% (o ICMS incide “por dentro”, ou seja, sobre ele mesmo). Sobre os cigarros, bebidas al-coólicas, cosméticos, refrigerantes e cervejas serão os mesmos, 2% (na realidade, 2,63%). Como se vê, total “coerência” por parte do governo do Estado e da Assembleia Legislativa.

ÚLTIMASPrimeira: Esta se-

mana a Agência Fitch, que classifica “riscos”, rebaixou o Brasil. Im-pressionante a reper-cussão que a mídia e alguns setores políti-cos deram. Os especu-ladores nacionais e in-ternacionais amaram de paixão;

Segunda: Por ve-zes, o fato de ser leigo em determinados as-suntos me deixa im-pedido de responder a questionamentos que me fazem;

Terceira: Por exem-plo, me perguntaram se era necessário todo o “salseiro” da Rua Jú-lio de Castilhos, com fechamento de duas vias da rua, para re-constituir a calçada. Não respondi. E, claro, ninguém responderá, como sempre;

Quarta: Laudir Pic-coli, empresário que substitui Leonardo Giordani na presidên-cia do CIC/BG, terá uma incumbência de iniciar, quiçá concluir, as obras das novas ins-talações da entidade. Sucesso, Laudir!

Quinta: Acessei a lista das 500 empre-sas maiores devedoras de impostos no Brasil. Bah! Tem muita “gente do bem” na lista;

Sexta: Se os agentes fiscais do Rio Grande do Sul estivessem em número suficiente e pu-dessem trabalhar como gostariam, creio que a sonegação seria menor e possibilitaria evitar aumento do ICMS;

Sétima: Pelo que se pode ver neste final de ano, raros clubes brasileiros investirão fortunas em “craques”. Os salários nababes-cos estarão com os dias contados? O Grêmio precisa de reforços. Conseguirá? É esperar para ver.

Antô[email protected]

Mestrado Profissional em Engenharia de Produção no CARVI

Reflexos

Deltan Dallagnol

Deltan Dallagnol II

Mesmo antes de se saber qual o tratamento tributário que será dado às micros e pequenas empresas, bem como relativo ao estúpido, fami-gerado e inconstitucional Imposto de Fronteira que impingiram a elas, além da “Substituição Tributária”, já se pode prever o terrível impacto que terá. Quantas micros e pequenas empresas sobreviverão diante de tamanha “derrama tributária”, criada para atender a sanha arrecada-tória do governo do Estado? É esperar para ver, considerando-se, tam-bém, o impacto nos empregos, na economia e na inflação. Aliás, seria de bom alvitre se o Sebrae pudesse informar quantas micros e pequenas empresas fecharam as portas e quantos empregos foram perdidos, gra-ças ao Imposto de Fronteira e a Substituição Tributária que elas passa-ram a pagar, sem poder repassar tais custos. Qual o reflexo desses im-postos em todos os setores? Pois é.... Mas eles acham que estão certos.

Para quem não conhece, o Procurador da República Deltan Dallagnol é o coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal que atua na Operação Lava Jato. Ele é especialista em crimes financeiros e comanda, também, uma grande campanha de coleta de assinaturas entre os eleitores do todo o Brasil, visando entrar com um Projeto de Lei de origem popular no Congresso Nacional. Esse projeto pretende tornar lei dez princípios que possibilitem colocar um paradeiro na corrupção brasileira. Dallagnol deu demonstração em entrevista para a Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira, que está equidistante de partidos políticos, que não é petista ou antipetista.

Deixou bem claro que é um membro atuante do Ministério Público que pretende ajudar a colocar ordem nesse País. Nesta entrevista, perguntado se estávamos diante “da maior corrupção da história do Brasil” ele respon-deu que não, que a corrupção é endêmica, vem de décadas passadas e, ago-ra, os órgãos possuem “ferramentas legais” para agir contra a corrupção. Tomara que Dallagnol contribuía muito para se terminar de uma vez por todos com o petismo e o antipetismo no Brasil. Ambos são tumores ma-lignos que precisam ser extirpados, bem como seus fanáticos seguidores.

A interação entre a Universi-dade e o setor empresarial está na base da proposição do Mes-trado Profissional em Enge-nharia de Produção a ser ofere-cido no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O setor em-presarial encontra na Univer-sidade, o apoio para capacitar e qualificar seus profissionais, através da pesquisa avançada a ser desenvolvida pelo Pro-grama de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Com área de concentração em “Gerência de Qualidade e Produção”, o Programa de Pós--Graduação em Engenharia de Produção terá duas linhas de pesquisa: “Estratégias em Sistemas de Qualidade e Pro-dução” e “Modelagem e Aná-lise de Sistemas de Qualidade e Produção”. Como mestrado

profissional, tem o objetivo de formar profissionais capazes de aplicar o método científico e práticas transformadoras, na solução de problemas, priori-tariamente em organizações inseridas na região de abran-gência da Universidade.

O parecer da Comissão de Avaliação da Área, recomen-dando a aprovação da proposta com nota 3, informa que exis-te “intensa e ampla integração da Instituição com o mercado produtivo local, justificando a opção pela modalidade de mestrado profissional”. E fina-liza: “a proposta apresenta mé-rito em todos os quesitos”.

Informações adicionais através do link: www.ucs.br/site/pos-graduacao/forma-cao-stricto-sensu/ , ou (54) 3449 5209 / [email protected].

Page 5: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 5

Page 6: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 20156 Geral

Itacyr Luiz Giacomello | [email protected] | n° 2.007

IGVariedades

A FRASE Valorizar o que é nosso é simplesmente

reconhecer a semente fértil do passado! (.)

ExpoBento - 2016Com o seu lançamento oficial e metas, bons negócios, 30 mil itens

em produtos de qualidade, público superior a 200 mil visitantes, 450 expositores, atrativos para todos os gostos, farta gastronomia, vinho, cultura e diversão. Ingredientes da ExpoBento - Uma Feira Sem Limi-tes. Com mais de 60% dos espaços comercializados, segundo o diretor José Carlos Zortea, o presidente, Rafael Fantin destaca o trabalho de equipe nos preparativos do grande evento em sua 26ª edição. Tudo isso acontece no Parque de Eventos em Bento Gonçalves-RS, de 2 a 13 junho de 2016. O presidente do CIC/BG, Laudir Piccoli, entidade promotora, o presidente da Expobento Rafael Fantin, acreditam que a feira pela sua credibilidade e tema, A Família vão superar as expectativas! Prepare-se!

Confraria – em Tuiuty

Sorteio de brindes

Nova diretoria

CIC/BG - novos dirigentes

Missa crioula

Cenário o turístico recanto da Vinícola Salton – Tuiuty ao som do Musical Gilmar Dias e Cantora Rita. Tudo isso no encontro festivo que reuniu a Confraria In Vino Veritas, na noite de 4 dezembro, liderada pelo presidente Marcos Antonio Valduga com recepção da Sommelier Mônica Coletti. No encontro festivo e em nome da entidade a mensa-gem de profunda reflexão sobre A Dinâmica da Vida pela associada Vera Giacomello transmitindo coisas sobre a luz da Eternidade.

Na ocasião foram sorteados valiosos brindes oferecidos pela Ví-zia Óptica – óculos de sol – através de seu diretor Jamirton Benazzi sendo contemplados casais presentes no encontro. A Fasolo – Loja Exclusiva Terceirizada B&W - Artefatos em Couro - através de seu diretor Francisco Renan Proença brindou a In Vino Veritas com ar-tigos da linha Fasolo- Carolina Fasolo- Cintos e Carteiras – sendo contemplados diversos casais. E ainda a entrega de brindes ofereci-dos pela In Vino Veritas a todos os presentes. A direção de Vízia Óp-tica e Fasolo - Carolina Fasolo - os agradecimentos da entidade. No encontro de confraternização a saudação especial de Eurico Bene-detti. A homenagem e entrega de um livro “O Céu e o Mar” da escri-tora Ritamar Invernizzi ao presidente Marcos Antônio Valduga pela associada Maristela Cusin Longhi. Confrades apreciaram vinhos e espumantes da Vinícola Salton dentro de um clima alegre e festivo. A Direção da Vinícola Salton os agradecimentos pela acolhida. Valeu!

Sob o aplauso dos presentes, noite de confraternização na Vinícola Salton –Tuiuty - foi empossada a nova diretoria da Confraria In Vino Veritas – gestão novembro 2015 a novembro 2017 – Presidente –Marcos Antonio Valduga-(reeleito); Vice Presidentes- Leonardo Val-duga- Decio Ferrari e Vitalino Nichetti. Secretários- Itacyr Luiz Gia-comello e Laurindo Valduga. Tesoureiros- Carlos Carniel e Ivo Luiz Grando. Diretor de Som –José Laurindo Sasso de Almeida; Diretor de Imagem- Rafael De Toni; Diretor de Marketing-Euclides Longhi; Conselho de Degustação-Celso Valduga e Antoninho Ademir Calza; Conselheiros: Gilmar Fernando Lazzarotto - Eduardo Marini - Helio Dalla Libera e Sergio Giacomello. Valeu e sucesso!

Depois de uma gestão das mais profícuas, com inúmeros avan-ços e conquistas, o empresário Leonardo Giordani encerrou o seu mandato de forma positiva. Em seu lugar assumiu a presidência do CIC/BG - Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, gestão 2016/2017 o empresário Laudir Piccoli cuja ce-rimônia de posse aconteceu na noite de 9 de dezembro no Clube Ipiranga. Parabéns Laudir e sucesso!

E o patrão do CTG Laço Velho, Antenor Rizzi e equipe convidam para Missa Crioula, que acontece amanhã, 20, às 11h na sede da entidade, celebrada pelo Pe.Gilmar Marchesini. Logo após haverá almoço de confraternização. Prestigie!

Page 7: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 7

Page 8: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 20158 Geral

[email protected]

DenisedaRé

Há animais mais humanos que os cachorros? Eu acho que não! Eles têm alma no olhar. Impressionante!

Eu amo cães, sejam de raça ou vira-latas, estejam presos, soltos, reais ou virtuais. Amo até aquele grandão meu vizi-nho, parecido com um bezerro angus, que fica me esprei-tando quando passeio com a maltesinha lá de casa, cujo latido é capaz de trincar os vidros das janelas. Não chego perto, que não sou de provocar ninguém, muito menos um Lorde inglês com seus quase duzentos quilos. Vá que um dia, nos encontremos frente a frente, sem uma cerca nos se-parando... Melhor manter um relacionamento à distância, com um “Oi, Lorde”, só pra ele saber que sou amiga.

Tudo bem! Antes que católicos, apostólicos, ro-manos e todas as outras correntes religiosas, filosófi-cas, morais e imorais me condenem por considerar a raça canina irmã da raça humana assim como Magri o fez, quero dizer que reconheço a diferença fundamental entre ambas. Afinal, é visível a olho nu, e eu seria muito lenta para não admitir. Claro que o leitor sabe, mas vou dizer assim mesmo: os cães, se tratados com carinho, devolvem amor e lealdade absolutos. Diferentemente do ser humano que “para trair e coçar é só começar”.

Mas, há quinze mil anos, a coisa era bem dife-rente. Os ancestrais caninos eram lobos que viviam nas florestas e caçavam a própria comida. Foi então que al-guns mais espertinhos tiveram a ideia de comer sem fa-zer força, entrando nas festas como penetras. De mansi-nho foram se aproximando das vilas, farejando os restos e se fartando. Assim passaram a se alimentar melhor, ficando mais saudáveis e com mais disposição sexual, o que resultou numa reprodução seletiva, inclusive com a ajuda do homem – não como reprodutor, é lógico! Com o passar dos séculos, eles ganharam características de filhotes, com olhos que falam. Daí para ocupar o vazio deixado pela solidão humana foi só um pulo. No colo.

Para não dizer que não falei do Natal...

É Natal

sempre que o trivial

se torna singulare a vida se farta de nuanças,

pintando o cotidiano de poesiae renovadas as esperanças.

FELIZ NATAL!

Essa gente que late

Page 9: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 9Geral

Um alento aos pacientes com câncerCasa da Liga

A Casa da Liga abriu nesta segunda, 14, e está em ple-

no funcionamento, recebendo pessoas em tratamento do cân-cer. O projeto, idealizado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, vai auxi-liar portadores de câncer que se deslocam de outras cidades para fazer o tratamento no Centro de Oncologia de Ben-to Gonçalves e sofrem muito desgaste nesse vai e vem. Sem custo, a Casa da Liga tem fun-cionamento 24h.

Em três andares, a casa ofe-rece 14 leitos, três banheiros, sala de jogos e de leitura, rou-paria, área de serviço, sala es-tar-jantar, escritório, recepção, copa, terraço e jardim. Quatro funcionários da Liga se reve-zam para dar suporte aos hós-pedes, que podem permanecer no local por tempo indetermi-nado, desde que estejam em fase de tratamento.

“A Casa da Liga é uma casa

para semear o bem”, disse a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severa, ao apre-sentar as instalações para o grupo de voluntárias e impren-sa. “Para realizar este sonho

contamos com o apoio de mui-tas empresas e profissionais. Tudo aqui foi feito com muito carinho e com o envolvimento de muitas pessoas que temos muito a agradecer”, destacou.

Durante meses, o local pas-

sou por reformas que incluí-ram pintura, revisão da parte elétrica e hidráulica, troca de materiais, compra de eletrodo-mésticos, além de toda mobília e decoração. “Tudo foi refor-mado e comprado com mate-

riais e valores doados. Agora a Liga vai se empenhar para ga-rantir a manutenção para que possamos melhor receber”, ga-rantiu Maria Lúcia.

Hospedagem gratuita

Além de abrigar sem cus-to de hospedagem, a Casa da Liga também oferece café de manhã e lanches, com ativi-dades de interação no turno da tarde. A proximidade do Centro de Oncologia é mais um benefício aos usuários. A Casa da Liga está localizada na rua Ramiro Barcelos, 580, no Centro da cidade.

A divulgação do serviço está sendo feita pelas voluntárias da Liga no próprio Centro de On-cologia e na sede da entidade. Interessados devem entrar em contato com a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3451.4233 ou na rua Paraná, 31.

Projeto da Liga de Combate ao Câncer de Bento vai minimizar idas e vindas de portadores da doença em tratamentoLU

CINA

RA M

ASIERO, D

IVULG

AÇÃ

O

Voluntárias conheceram as instalações que oferecem 14 leitos para pessoas que lutam contra a enfermidade

Page 10: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201510 Geral

à primeira votação e pretende fazer modificações na Lei Com-plementar nº 183/2013, a qual dispõe sobre o sistema e as nor-mas tributárias municipais.

Outra proposta de autoria do Executivo será apreciada em plenário é o PLO nº 187/2015. O projeto solicita a abertura de um crédito especial de R$ 53.067,79 para a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana. A verba será utilizada na execução de obras no quadri-látero central da cidade.

Já o PLO nº 182/2015, de au-toria do presidente do Poder Le-gislativo municipal, tramita em regime de urgência e deve ser apreciado em votação única. A proposta visa denominar como “Rua Melania Catharina Fave-ro Tesser” a via hoje conhecida como Travessa 6 da Paulina, no Distrito de Faria Lemos.

A última matéria enviada pelo Poder Executivo, prevista na pauta de votação, é o PLO nº 111/2015. A proposta, apro-vada em primeira votação na sessão do dia 30 de novembro, recebeu um pedido de vista da vereadora Neilene Lunelli (PT) na sessão do dia 7 de dezembro

e agora deve ser apreciada em segundo e terceiro turnos pelo plenário. O projeto pretende regulamentar a transferência do direito de construir, comple-mentando o Plano Diretor do município.

Por fim, deve ser apreciado, em votação única, o Projeto de Resolução nº 37/2015, pro-tocolado pela Mesa Diretora da Câmara. A proposta tem a intenção de criar uma comis-são parlamentar especial para elaborar projetos para a atua-lização do Regimento Interno da Casa. Conforme a matéria, o grupo, que seria composto pelos vereadores Moisés Scus-sel Neto (PMDB), Leopoldo Benatti (PTB) e Gilmar Pessut-to (PSDB), com os vereadores Carlos Pozza (PP), Valdemir Marini (PT) e Professor Cle-mente (PDT) como suplentes, teria 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para avaliar a defasagem do regimento a fim de atualizar os textos, dando aos seus conteúdos um caráter mais atual e mais eficiente. O projeto ainda prevê que qual-quer vereador poderá partici-par das atividades da comissão.

Embora a chegada da estação mais quente seja marcada

por períodos de férias, diver-são e lazer, o verão traz consi-go uma grande preocupação no que se refere à proliferação de mosquitos. O aumento na tem-peratura e no volume de chu-vas, característicos da estação, contribuem significativamente para a reprodução de insetos como o Aedes Aegypti, trans-missor de diversas doenças como as febres chikungunya e zika, e a dengue. Tendo isso em foco, o Governo Municipal protocolou para deliberação no Legislativo, o Projeto de Lei Or-dinária 183/2015, que objetiva a criação de 50 cargos de agente de combate às epidemias para efetivação no quadro funcional da prefeitura.

De acordo com o texto, a fun-ção terá carga horária de 40 horas e a remuneração de R$ 1.014,00, correspondente ao piso nacional da categoria, po-dendo ser exercida por quem, após aprovação em concurso público, provar que concluiu o Ensino Fundamental, além de curso introdutório na área. Entre as atribuições do cargo, estão contempladas a busca e neutralização de focos de cria-ção de mosquitos transmisso-res de doenças e a orientação à população sobre medidas de prevenção. A matéria tramita em regime de urgência e deverá ser apreciada pelos parlamen-tares em votação única.

Na sessão Ordinária de se-gunda-feira, 21, os edis também deverão assentar sobre outros quatro PLOs, referentes à or-dem do dia.

O Projeto de Lei Comple-mentar nº 2/2015, de autoria do Executivo municipal deve ir

Projeto do Executivo visa sanar déficit de profissionais da área na cidade

Cargo propõe carga-horária de 40 horas e salário mensal de R$ 1.014Que o ANO de 2016 nos dê a oportunidade de um novo olhar... Um novo horizonte...

Criação de 50 vagas paraagentes endêmicos em debate

Legislativo

AssuntaDeParis

Reflexões de boas festas

Faz muito tempo que o Natal é descrito como uma fes-tividade cristã que após uma preparação a receberemos como dogma de fé, como nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.

Porém, o mito do Papai Noel tomou conta das famílias e da sociedade. – O Papai Noel atual – um velhinho sor-ridente de barba branca (artificial) bochechas rosadas e roupas vermelhas. Isto surgiu em 1931, numa famosa propaganda criada para uma empresa de bebidas norte--americana. Durante os anos 50, surgiu no Brasil, a fi-gura típica e derrotaram o menino Jesus.

Os povos do mundo inteiro, através de suas civili-zações e dos seus conhecimentos, celebraram o Natal como “ a celebração de novos dias, novos tempos.”

Enfim, todos nós devemos ter a nossa crença, de acor-do com o que aprendemos e acreditamos o significado do Natal. Mas que todos nós possamos refletir sobre a nossa vida...

Feliz Natal para todos nós

Mensagem de Ano Novo

De repente, as taças de champagne se cruzam e anun-ciam o ano novo que chegou.

De repente, nossos olhos se cruzam e se fixam no olhar que penetra o coração, as mãos se entrelaçam e os seres humanos se abraçam para expressar um só e único de-sejo: paz e amor.

De repente, não importa a origem, os humanos lem-bram de um só verbo: amar...

De repente, sem mágoa, sem ódio no coração, sem rancor, os humanos querem cantar um hino só, o hino da liberdade, do amor e da paz.

De repente, os humanos esquecem o passado e só que-rem lembrar do futuro, de como é bom viver em PAZ, em fraternidade com liberdade.

Todos nós sabemos que o futuro é feito por nossos passos, mas a beleza da caminhada depende daqueles que vão conosco.

O ano novo renova as esperanças e nos enche e alegria, por isso, os humanos não desistem, querem viver sem-pre mais... e mais felizes.

Para 2016:Não desista da paz, do amor e da justiça...Feliz e abençoado Ano NovoSão os votos que desejo a todos os leitores.

DIVU

LGA

ÇÃO

Cristiano [email protected]

Page 11: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 11Geral

A Prefeitura de Bento Gonçal-ves encaminhou ontem sua

contestação ao Ministério Públi-co Federal (MPF) sobre sua clas-sificação no Ranking Nacional dos Portais da Transparência, divulgado na quarta-feira, 9, pela 5ª Câmara de Coordenação e Re-visão do MPF. De acordo com os dados do levantamento, Bento Gonçalves teve nota 4,6 na ava-liação, ocupando a posição 383, dentre os 498 municípios gaú-chos pesquisados.

Em ofício, assinado pelo pro-curador do Município, Sidgrei Machado Spassini, a prefeitu-ra afirma que o conteúdo não identificado pela pesquisa está disponibilizado no site oficial do município e em conformidade com a legislação. “Existe algum equívoco. Não concordamos, os dados estão disponíveis sim. En-viamos para o MP os links onde os apontamentos estão publica-dos”, afirma.

Procuradoria Geral do Município encaminhou ontem a defesa em relação aos apontamentos feitos no levantamento

Defesa enviada pela prefeitura aponta que informações já existiam

Prefeitura contesta ranking do MPFTransparência

Informações sobre contratos firmados pelo município, as lici-tações realizadas nos últimos seis meses, Relatórios de Gestão Fis-cal, de Execução Orçamentária, Gastos com passagens e diárias, entre outros, não foram identifi-cados na pesquisa feita pelo MP, mas constam no site da prefeitu-ra. O diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTEC), Roberto Carraro, escla-rece que há no site do município (http://www.bentogoncalves.rs.gov.br) banners que direcio-nam as pesquisas em que estão disponibilizadas ativamente as informações. “Nosso site ofere-ce, ainda, a opção de registros de pedidos de informação. Não compreendemos como a pesqui-sa não identificou”, salienta.

Em 2013, no início da atual gestão, a prefeitura lançou um novo site, melhorando o acesso as informações e hospedando o Portal da Transparência onde é

possível encontrar todas as exi-gências da Lei de Responsabili-dade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação. Além disso, a pre-feitura estabeleceu novas formas de comunicação com o cidadão através da Ouvidoria Pública (Fala Cidadão) e do aplicativo URBOTIP. Em 2014, a prefei-tura implantou, ainda, o Diário Oficial Eletrônico, que reúne as publicações dos atos processuais e administrativos do Executivo.

O procurador esclarece tam-bém que a Unidade de Controle Interno fiscaliza as informações do portal e garante ao cidadão autenticidade e integridade das informações do Poder Executivo. “Informamos ao MP que o go-verno municipal vem cumprindo toda a legislação e está em ordem com os quesitos questionados na pesquisa, portanto não con-cordamos com a classificação e a nota atribuída ao nosso portal”, pontua Spassini.

Page 12: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201512 Geral

Política

Aprovação de Dilma cai para 9%A aprovação da maneira

de governar da presidente Dilma Rousseff (PT) caiu de 19% em março para 14% em dezembro, segundo pesquisa do Ibope com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para 20%, o governo da pre-sidente é avaliado como re-gular (em setembro era 21%). O atual governo também foi considerado ruim ou péssimo para 70% da população, um ponto percentual acima dos 69% registrados em setem-bro. Segundo CNI, é um novo recorde negativo da populari-dade da presidente. O levan-tamento mostra que 81% da população avaliou que o go-verno Dilma está sendo pior do que o primeiro.

Sobre as perspectivas com relação ao restante do gover-no Dilma, apenas 9% acredi-tam que será ótimo ou bom e 65% pensam que será ruim ou péssimo. O estudo foi realizado entre 4 e 7 de de-zembro, com 2.002 pessoas em 143 municípios. A mar-gem de erro é de 2 pontos percentuais.

O levantamento também avaliou as ações do governo em nove áreas. As áreas com as melhores avaliações são

combate à fome e à pobre-za com 27% de aprovação e educação, com 22%. As ações com piores avaliações são: impostos em que 91% desa-provam a taxa de juros. Além dessas, as outras políticas analisadas foram combate ao desemprego, meio ambiente, saúde, combate à inflação e segurança pública.

O acolhimento de impea-chment da presidente Dil-ma Rousseff não teve efeitos sobre sua popularidade, se-gundo o gerente de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

“Percebemos estabilidade nas pesquisas de junho, setembro e dezembro. A popularidade está baixa, mas estável”, disse.

Embora o impeachment não tenha afetado a populari-dade da presidente, boa parte da população tomou conhe-cimento das notícias sobre o tema. Mais da metade dos pesquisados, 51%, citou uma ou mais notícias relacionadas ao impeachment. “É caso raro alguma notícia que não tenha esse conhecimento tão gran-de e em um curto espaço de tempo”, observa Fonseca.

DIVU

LGA

ÇÃO

Impeachment não teria afetado a popularidade da presidente

Page 13: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 13Geral

A sentença judicial sobre o caso envolvendo os verea-

dores Marcos Barbosa (PRB), Marlen Pelicioli (PPS), Adeli-no Cainelli e Vanderlei Santos (PPS), acusados de apropriação de parte dos salários de seus as-sessores, pode ser definida no ano que vem. A previsão é do Ministério Público, após a au-diência realizada no Fórum na quinta-feira, 17, onde os quatro parlamentares foram ouvidos pela juíza Romani Terezinha Bortolas Dalcin, titular da 3ª Vara Cível. Junto com eles também foram colhidos os de-poimentos de cerca de 20 teste-munhas arroladas pela Promo-toria. Apenas um dos oito réus no processo não compareceu.

De acordo com o promotor Alécio Silveira Nogueira, a au-diência foi na área cível, pois também há uma denúncia na esfera criminal pelo crime de concussão (exigir para si ou para outrem dinheiro ou van-tagem em razão da função), acompanhado pelo promotor Eduardo Lumertz. Em seus de-poimentos, os parlamentares negaram as acusações apresen-tadas pelo Ministério Público. Porém, o representante da Pro-

Marcos Barbosa, Adelino Cainelli, Marlen Pelicioli e Vanderlei Santos são acusados de reter parte dos salários de assessores

Parlamentares negaram todas as acusações durante a audiência realizada no Fórum, na quinta-feira, 17

Sentença judicial sai no ano que vemCaso dos vereadores

Entenda o casoO processo teve início em 2010, quando

o Ministério Público recebeu denúncia con-tra um vereador, acusado de se apropriar de parte do salário de seus assessores. Com a abertura de inquérito, a Promotoria chegou aos nomes de Marlen Pelicioli, Vanderlei Santos, Adelino Cainelli e Marcos Barbosa.

Em março de 2014, o MP denunciou os quatro vereadores e outros três acusados de envolvimento no caso pelos crimes de concussão (esfera criminal) e improbidade administrativa (área cível).

Em maio de 2014, o promotor Alécio No-gueira pediu o bloqueio de bens e o afas-tamento da Câmara de Barbosa, Vanderlei, Cainelli e Marlen, além das quebras de si-gilo fiscal e bancário de mais três pessoas acusadas de participarem da transação.

A justiça autorizou o bloqueio de bens até o valor de R$ 270 mil de Vanderlei Cainelli e Barbosa, e até R$ 200 mil de Marlen Pelicio-li. Também foram autorizadas as quebras de sigilo dos outros três envolvidos. O afasta-mento dos parlamentares da Câmara foi ne-

gado pela Justiça. Ainda no mês de novem-bro, o vereador Marcos Barbosa conseguiu o desbloqueio de seu patrimônio, por meio de recurso no Tribunal de Justiça do Estado.

Ao longo do processo judicial, que corre desde o ano passado, o Ministério Público arrolou 18 testemunhas de acusação, de um total de 39. Em torno de 20 foram ouvidas na quinta-feira, 17 de dezembro, e apenas uma mudou a versão dos fatos apresenta-dos à Promotoria e deve ser processada por falso testemunho.

Os quatro vereadores também foram ou-vidos na mesma audiência e apresentaram suas alegações à juíza sobre o caso de re-cebimento de parte dos salários de seus assessores.

Em abril de 2016, em data a ser defini-da pelo judiciário, serão ouvidas as teste-munhas de defesa dos sete réus no proces-so. Após estes depoimentos, serão feitas as considerações finais, para posterior sen-tença judicial, o que pode ocorrer ainda no ano que vem.

Marcelo [email protected]

motoria afirma que ficou satis-feito com a audiência, fazendo um balanço positivo da audiên-cia, já que foi mantida a harmo-nia entre as fases investigatória e judicial no tocante aos depoi-mentos das testemunhas. Ape-nas um dos depoentes mudou a versão dos fatos e o Ministério Público está avaliando a pos-sibilidade de configuração do delito de falso testemunho, pre-visto no artigo 342 do Código Penal. “Ainda não é possível dar mais detalhes acerca dos depoi-

mentos, mas posso afirmar que houve coerência nos depoimen-tos”, destaca Nogueira.

O promotor afirma que uma nova audiência acontecerá no mês de abril, ainda sem data definida, oportunidade em que serão ouvidas as testemu-nhas de defesa dos réus. Após esta audiência, acontecem as considerações finais das partes e a sentença judicial é deferida pela juíza. Alécio No-gueira acredita que é possível ter uma definição do processo

antes do mês de junho, desde que não sejam apresentados fatos novos ao processo. “É difícil colocar um prazo para este tipo de processo, que é muito longo e delicado, mas se seguirmos os trâmites nor-mais poderemos ter uma sen-tença judicial até junho do ano que vem”, resume o promotor. Mesmo que sejam condenados em primeira instância, os qua-tro vereadores poderão recor-rer da decisão no Tribunal de Justiça do Estado.

Demora no processo

Alécio Nogueira informa que a demora no encerramento do inquérito, que corre desde 2010, na denúncia e, poste-riormente, no andamento do processo judicial, se deve ao fato de que a investigação foi feita de forma minuciosa e com preocupação da qualidade das provas, pois a confirmação exi-gia elementos que não deixas-sem dúvidas de que os crimes foram cometidos. Grande par-te da espera aconteceu devido às várias quebras de sigilo ban-cário dos envolvidos e também foi preciso acionar o serviço de inteligência do Ministério Público, em Porto Alegre, para que as provas tivessem uma fundamentação coerente. O promotor afirma que, numa ação como essa, a reunião de provas contundentes foi fun-damental para que a petição inicial se tornasse consistente. Ele ressalta que é importante deixar claro que os vereadores e os outros quatro acusados são réus no processo, mas ain-da não podem ser considera-dos culpados ou inocentes. “A opinião do MP é de que houve os fatos, mas a Justiça é quem vai julgar se eles são culpados ou inocentes”, destaca.

DIVU

LGA

ÇÃO

Page 14: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201514 Geral

Artistas pintam quadros com inspiração em desenhos de adolescentes

Diretor da Abraçaí, Jovino Antônio Demari (E), com alunos e artistas que participaram da iniciativa

Casa das Artes expõe obras do Projeto Inspirar

Abraçaí

CRISTIAN

E GRO

HE A

RROYO

Cristiane Grohe [email protected]

A Associação Bento-gon-çalvense de Convivência

Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí), junto com a Viní-cola Salton, realizou no final da tarde de sexta-feira, 11, na Fundação Casa das Artes, a abertura da exposição “Pro-jeto Inspirar”. As 21 obras foram desenvolvidas por 17 artistas renomados da cida-de. As obras foram pintadas a partir de uma releitura de imagens originais elaboradas por adolescentes que fazem parte da instituição.

As crianças e os adolescen-tes fizeram o trabalho em sala sob orientação da professora de Artes, Neiva Valenti Poletto e da artista plástica, Maria del Rosário Forni. Após a confec-ção dos trabalhos da Oficina de Arte, foram convidados ar-tistas plásticos para realizar a releitura das obras dos alunos. Os quadros serão doados para a Abraçaí e comercializados para arrecadação de fundo ao projeto social.

O diretor da Abraçaí, Jovi-no Antônio Demari, afirma que é importante que a comu-nidade conheça e participe de ações que envolvam arte e cultura. “Nossos artistas e as crianças que fazem parte do

Abraçaí precisam ser valori-zados”, destaca Demari.

Projeto Inspirar

O mentor do Projeto Inspi-rar e membro da diretoria da Vinícola Salton, Maurício Sal-ton, diz que é gratificante re-tribuir com alguma ação para a sociedade que sempre esteve presente no crescimento da empresa. “Temos uma história de 105 anos e uma série de pes-soas se dedicaram à Vinícola. O Projeto Inspirar é uma das formas de retribuir o carinho que recebemos da sociedade”, completa Salton.

O secretário Municipal da Cultura, Jovino Nolasco de Souza, comenta que as ideias e a contribuições que a Abra-çaí repassa para a comuni-dade sempre surpreendem positivamente. “O projeto proposto pela Vinícola Salton é um exemplo a ser seguido, porque é importante aproxi-mar arte ao vinho”, comenta. O secretário também torce que com o projeto possam surgir novos artistas. “Espe-ramos que o Projeto Inspirar faça brotar novos talentos no município”, completa.

Para a coordenadora do Abraçaí, Eliana Casagranda Lorenzini, o trabalho em par-ceria com a Salton foi mui-

to importante para as 230 crianças e adolescentes da instituição. “Eles desenvol-veram dezenas de trabalhos e a Vinícola disponibilizou sua equipe de profissionais em diversos momentos”, lembra. Ela salienta que as crianças se sentiram valorizadas, es-pecialmente trabalhando com artistas do município. “Os adolescentes descobrem que são capazes de muito mais do que imaginavam”, avalia.

As obras produzidas pelos be-neficiários estarão expostas até o dia 21 e depois ficarão dispo-níveis na Galeria dos 100 anos da Salton, até 31 de janeiro.

Abraçaí

O projeto tem como ob-jetivo tornar as crianças e adolescentes cidadãos in-formados e conscientes das questões sociais, econômicas e ambientais. A entidade pos-sibilita a conscientização e preservação do meio ambien-te e outros temas estimulan-do a capacidade crítica, co-municação, desenvolvimento pessoal, contribuindo para a formação integral.

A associação também traba-lha para estimular a interação, motivação e a comunicação, viabilizando novas oportuni-dades e conhecimento.

Page 15: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 15Geral

Como negociar um reajuste salarial

1. Fale apenas sobre vo-cê: Tenha cuidado para não se comparar com outras pessoas da equipe ou da organização que ganham mais. Além de soar antiético por envolver um com-panheiro de trabalho sem seu consentimento, fazer compara-tivos com colegas tira o foco da negociação, que são suas reali-zações e contribuições para com a companhia.

2. Pesquise os valores pa-gos pelo mercado: Para pe-dir aumento, é fundamental saber quanto o mercado está pagando para profissionais do mesmo nível, em determinada região ou cidade.

3. Aponte seus princi-pais feito: Relate o máximo de ações que realizou nos últi-mos tempos e que impactaram positivamente em seu trabalho, sua área e na empresa.

4. Verifique se é o mo-mento certo: É importante verificar se a companhia não está enfrentando nenhuma cri-se financeira ou se congelou as contratações e promoções mo-mentaneamente, por exemplo.

5. Prepare-se para possí-veis questionamentos: Seu chefe, muito provavelmente, co-locará em cheque alguns de seus argumentos. Prepara-se e faça um trabalho mental das prová-veis objeções que ocorrerão, pen-sando em respostas objetivas e certeiras a seu favor. Também não despreze alternativas, pois seu gestor pode oferecer vantagens que podem ser até melhores do que um aumento salarial ou até mesmo, um desafio.

Em 2015, 33% dos profissionais receberam aumentoMercado de trabalho

Em um ano de retração da economia e mercado de tra-balho desaquecido, 33% dos profissionais brasileiros dis-seram ter recebido aumento de salário no atual emprego. Em 2014, 37,9% dos entre-vistados disseram ter tido um reajuste. Os dados são parte de uma pesquisa anual feita pelo site de empregos Catho.

“Mesmo em um cenário delicado como o atual, é co-

mum que algumas empresas se conscientizem da impor-tância de incrementar remu-nerações para reter talentos e até mesmo reconhecer pro-fissionais que desempenham um papel importante para que a empresa consiga supe-rar esse momento de crise”, afirma o diretor de marke-ting e comercial da empresa, João Gonçalves.

O bom desempenho no tra-

balho foi apontado por quase 35% dos entrevistados como o principal motivo para terem recebido um aumento no atual emprego. Já a promoção de car-go e o aumento geral da empre-sa ocupam o segundo e terceiro lugar na lista de principais mo-tivos indicados por quem teve um incremento na faixa de re-muneração, nessa ordem.

O pedido de aumento, ci-tado por 8,1% dos entrevis-

tados, e a cobertura de uma outra proposta de trabalho, com 4,2%, também figuram no ranking.

Cenário manteve-se estável

O cenário manteve-se es-

tável em relação ao ano pas-sad0, quando a premiação por bom desenvolvimento foi a maior responsável pela

melhoria no salário de 33,8% dos entrevistados e a pro-moção de cargo foi citadapor 28,2% dos profissionais.

O levantamento de 2015 contou com 23.011 entrevis-tados de todo o Brasil. Do to-tal, 54,2% estão empregados, sendo que 29,7% são de gran-des empresas, com mais de 500 funcionários. A pesquisa foi feita no período de 13 de junho a 29 de julho de 2015.

Page 16: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201516 Geral

sendo provenientes 6.200 Uni-dades de Referência Municipal (URM), corrigidas anualmente pelo Índice Geral de Preços de Mercado. Além disso, o Fundo é de recebimento de repasse exclusivo do Governo Munici-

pal, tendo necessariamente a inclusão da previsão de repasse na Lei Orçamentária Municipal (LOA) para sua aprovação pelo Legislativo, diferenciando as-sim de outras capitais.

A dessemelhança é utilizada

como embasamento pela pre-sidente do Conselho, na inter-pretação da falta de necessi-dade de criação de uma conta paralela para o depósito do montante remanescente entre os anos. “O fundo é uma dota-ção orçamentária, ou seja, são valores monetários autoriza-dos no orçamento municipal, contudo, o diferencial no caso da cultura é que está previsto em lei que o valor restante seja somado ao aprovado pela LOA referente ao ano posterior, si-tuação que acabou causando confusão, em virtude da falta de informação do denunciante no encontro”, explica.

A justificativa de Patrícia é corroborada pelo secretário de Finanças, Marcos Fraca-lossi, que clarifica a situa-ção, afirmando que o valor restante do Fundo em 2015 será sim, somado ao proposto para o próximo ano, que afir-ma que o valor direcionado ao propósito foi incluso na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), aprovada pelo Execu-tivo em outubro.

Plano de Cultura é alvo de polêmica

O encontro também foi pal-co para outro tópico polêmi-co, a divulgação da cartilha do Plano Municipal de Cultu-ra, elaborado este ano e ain-da sem publicação. A classe solicita que o documento com diretrizes para o setor pelos próximos 10 anos seja publi-cada de forma integral pelo Conselho. De acordo com a presidente, a questão será avaliada até a primeira quin-zena de janeiro, quando ocor-rem os primeiros encontros do comitê.

A par do pedido, o secre-tário de Cultura, Jovino No-lasco, revela que o Plano está sendo impresso e também estará disponível no site do Governo Municipal em pou-co tempo. “A verba para estas adequações já estavam pre-vistas na elaboração do plano, no momento, basta a adequa-ção de alguns trâmites para que a solicitação seja realiza-da”, finaliza.

Uma situação tem deixado o clima tenso entre artis-

tas e o Conselho de Cultura da cidade. Durante a realização do último Fórum Municipal, no dia 9 de dezembro, alguns membros da classe deferiram afirmações controversas para a presidente do comitê, Patricia da Rold, referente ao possível desaparecimento de R$ 267 mil, alusivos à sobra de recurso do Fundo Municipal de Cultu-ra. Os denunciantes alegaram que o valor precisaria estar de-positado em uma conta parale-la, sem vínculo com o Governo Municipal, que ainda não teria sido criada. Contudo, de acor-do com a líder do Conselho, as acusações são infundadas e não procedem.

De acordo com o artigo 92 do projeto 25/2015, que altera a lei nº 5.467 de 2012, o Poder Exe-cutivo Municipal fixará, anual-mente, o valor destinado ao in-vestimento e incentivo cultural do Fundo Municipal de Cultura,

Artistas acusam comitê de não apresentar destinação de verbas remanescentes durante debates no Fórum Municipal

Valor restante do fundo em 2015 é de aproximadamente R$ 267 mil

Afirmação causa embaraço no ConselhoFundo de Cultura

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Cristiano [email protected]

Page 17: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

FOTO

S REPROD

UÇÃ

O

Sábado, 19 de dezembro de 2015 17

Árvore de Natal: O costume de enfeitar as árvores de natal remonta ao século XVI e, originalmente, re-presentavam o solstício do inverno. Um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas, o pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde. Na tradição cristã, simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam a estrelas, o sol e a lua.

Vela de Natal: A luz emanada das velas de Natal, simbolizam a

luz de Jesus Cristo que ilumina os caminhos da vida. Muito usada

antes da chegada da luz elé-trica, as velas esta-

vam associadas à luz divina e ao espírito divino.

As casas já estão cheias de luzes e enfeites. A

árvore de Natal está decorada, as guirlandas já estão penduradas nas portas e o presépio com os personagens já estão montados. Mas você sabe quando e como isso começou? Quais são os símbolos que existem por trás dessa tradiçõe? E o significado de cada um deles? Escolhemos os principais símbolos para explicar seus significados e mostrar o motivo de o Natal ser tão especial.

Os símbolos do Natal e seus significados

Sinos de Natal: Os sinos marcam o som dos céus e, por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anun-ciam o nascimento do menino Jesus. Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era.

Estrela de Natal: A estrela guiou os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchíor, até ao local do nasci-mento do menino Jesus, a fim de presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. Assim, a estrela é um símbo-lo que fica no topo das árvores de natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis amigos como o próprio Jesus.

Page 18: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Convidados: É importante saber o número de pessoas exatas que comparecerão a sua confraternização. Crianças geralmente comem menos, certifique-se de quantas compare-cerão e dentre as sobremesas tenha sempre um doce com chocolate. É mais certeza de agradar a criançada.

Comidas: Quando vamos fazer a ceia de Natal, sempre pensamos na quantidade de pessoas para estipular quantos pratos principais terão. Quando olhar as receitas verifique a quantidade de porções. Confira a lista abaixo dos principais pratos de Natal e quantas pessoas servem.

Peru: 12 pessoasChester: 12Pernil pequeno : 4 pessoasPernil grande 9 pessoasFrango: 5 pessoasLagarto recheado: 8 pessoas

REPROD

UÇÃ

O

Sábado, 19 de dezembro de 201518

Dicas para elaborar a Ceia de Natal com prato principal, acompanhamentos, sobremesa e bebidas Quando você decide

receber convida-dos em sua casa

para uma ceia de Natal, certamente um dos pon-tos chave é proporcionar a essas pessoas momentos felizes com boa comida e bebida em um ambiente agradável. Se decidiu que esse ano a ceia natalina ou mesmo o almoço de Natal será feito por você, é im-portante tomar algumas medidas para que tudo dê certo e que a ceia seja inesquecível e agradável para seus convidados. Se você é solteira, arraste as amigas para te ajudar nessa missão. Se tem um companheiro, peça ajuda a ele também. Se você tem filhos, inclua eles na brincadeira!

Toda ajuda é bem vinda, e se for pra confra-ternizar, melhor ainda. A seguir você confere algumas dicas primordiais para arrasar na véspera ou no dia de Natal com uma linda ceia ou almoço comemorativo:

Invista nos acompanha-mentos: Além do prato principal é importante lembrar-se dos acompa-nhamentos. Aposte em comidas tradicionais, como o arroz de forno, que também pode ser conside-rado um prato principal. Saladas como o salpicão também sustentam bas-tante. Basta não exagerar nos acompanhamentos para que eles complemen-tem bem a ceia.

Sobremesa: Evite fazer muitas sobremesas, quan-do chegar no grande final muitas pessoas já terão comido e bebido bastante. Monte uma mesa com as frutas da estação que cos-tumam ser mais baratas, coloque um panetone ou um chocotone e prepare um doce barato, porém elaborado, como a gela-tina colorida, o manjar de coco ou um pavê de chocolate.

Page 19: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

O mais indicado para quem vai fazer uma ceia grande é investir

em 2 pratos principais, uma carne ou ave acima de 4 kg, um lombo recheado ou um belo pernil assado para acompanhar. Para comemorações menores, um frango recheado com farofa é uma boa pedida, além de ser uma receita típica da época e igualmente deliciosa.

Bebidas para a ceia

Espumante, Moscatel, ou um Prosecco? Qualquer um deles pode ser uma excelente opção para o começo da noite. O vinho combina com carnes ver-melhas e massas, como é o caso

Modo de preparo

Prepare a marinada com todos os ingre-dientes e deixe o pernil nessa mistura por 24 horas, regando de vez em quando. Coloque numa assadeira, cubra o pernil com papel alumínio, adicione uma xícara de água e leve para assar em forno preaquecido mé-dio por 60 minutos.

Depois desse tempo, tire o papel alumí-nio e asse por mais 2 horas, regando com o caldo formado na assadeira e com um pouco da marinada. Reire e coloque numa travessa.

Coloque um pouco da marinada na assa-deira para dissolver o molho que se formou. Misture bem, coe e coloque numa molheira, para acompanhar o pernil.

Sábado, 19 de dezembro de 2015 19

Dicas para elaborar a Ceia de Natal com prato principal, acompanhamentos, sobremesa e bebidas dos vinhos tintos. No caso das aves da ceia, o ideal é o vinho tinto mais frutado. Já pratos le-ves combinam com vinhos mais jovens; pratos mais fortes, com vinhos mais encorpados. Outra opção é o Suco Energético que leva folhas de campim santo, mel e água, pode ser misturado ao limão, kiwi, laranja ou abaca-xi, de acordo com seu gosto.

Para os amantes de cerveja, uma boa notícia. A cultura da bebida está ligada à religião, já que antigamente, os mosteiros detinham o conhecimento para a fabricação das cervejas. As robustas combinam com os pra-tos principais. Com as entradas, vão bem as cervejas com trigo e aromas frutados.

Pernil Assado ao Mel e Mostarda

1 Pernil sem osso 1/2 litro de vinagre de vinho branco1 litro de vinho branco seco3/4 xícara de mel3 colheres (chá) de mostarda 3 colheres (chá) de sálviaSal o quanto bastePimenta-do-reino a gosto

Ingredientes:

Page 20: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Todos os lugares e pesso-as, a cada mês de dezem-bro, são tocadas pelo

“espírito natalino”: as árvo-res de Natal cheias de luzes erguem-se por todo o lado; as lojas são decoradas com cores vibrantes; o Papai Noel está pronto, com seus grandes pacotes; as pessoas entram em um ritmo frenético tentando achar os melhores presen-tes. E, à medida que o dia de Natal se aproxima, o ritmo aumenta. No entanto, será que esse é o “espírito natalino”?

Natal vem do vocábulo latino: Natividade, significa nascimento, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo é Christmas e significa “Missa de Cristo”. Sendo assim, o verdadeiro Espírito de Natal está no ato de meditar sobre os seus erros e acertos, festejar a vida, cultivar a generosidade e a compaixão ou tentar tornar-se uma pessoa melhor. Simbo-licamente, os aniversários são momentos para repensar os caminhos percorridos e

REPROD

UÇÃ

O

Sábado, 19 de dezembro de 201520

O verdadeiro Espírito de Natal:generosidade e amor

celebrar a vida. O Natal deve ser, para quem acredita em Jesus Cristo é um período de reflexão: esse momento de celebração do nascimento dele em que somos lembrados da sua benevolência, compai-xão, sabedoria, capacidade de perdoar e amar o próximo. O

espírito natalino deveria ser, em resumo, o amor posto em prática, a bondade e a gene-rosidade que Cristo deixou como herança.

E bondade e generosidade não têm cor, classe ou religião. São sentimentos universais, que devem ser cultivados por

cada um de nós. Sendo assim, nesta época

do ano, devemos colocar em prática todos os sentimentos bons que guardamos. Um exemplo de como fazer isso é nos doando de alguma forma para alguém que necessita, seja em uma boa ação, ou com

uma ajuda para quem precisa. Pequenos gestos valem muito, como “adotar uma cartinha do Papai Noel nos Correios”. Essa campanha é um exemplo de como atitudes simples podem ter grandes resultados. O que pode ser melhor do que colocar um sorriso no rosto de uma criança carente?

Neste período, uma palavra acolhedora ou um gesto do carinho podem representar muito. Faz a alegria de quem ajuda e de quem é ajudado. Por iniciativa própria ou por meio de alguma instituição, mui-tas pessoas participam deste verdadeiro movimento do bem. Cada uma, fazendo o que está ao seu alcance, transforma o Natal do próximo.

O verdadeiro espírito natalino é, também, perdoar quem te fez mal, não falar mal dos outros, não invejar a vida alheia, superar os ressentimentos e buscar a paz e amor. A troca de presentes pode ser uma forma de praticar a generosidade, mas o verdadei-ro espírito natalino não é encher os outros de presentes, e sim enchê-los de amor. É isso que precisamos recuperar.

Page 21: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 21Geral

Na quarta-feira, a equipe da SCA Mobiliário Contem-

porâneo ficou mais triste. O diretor-comercial da empresa não resistiu a uma cirurgia e morreu após complicações no procedimento. Gilmar Man-froi, além de empreendedor era líder nato na família, nos círculos de amizade e no espor-te, onde ocupava uma das ca-deiras do Conselho do Grêmio, time que levava no coração.

Os amigos e familiares lo-taram a Sala A da Capela São José na quarta e quinta-feira. O sentimento de comoção to-mou conta, já que Manfroi ti-nha apenas 56 anos, era uma pessoa alegre, otimista e con-tagiava a todas as pessoas com seu estado de espírito. Um

Diretor-comercial da SCA Móveis e conselheiro do Grêmio morreu após complicações em um procedimento cirúrgico

No velório, familiares e amigos lembraram da sua alegria e determinação

Comoção na despedida de ManfroiComunidade lamenta

VITÓRIA

LOVAT

Vitória [email protected]

dos melhores amigos de Man-froi era Rogério Cardoso. Eles cresceram juntos no bairro Humaitá e, mais tarde, Man-froi levou Cardoso para tra-

balhar com ele. Há 35 anos na SCA, o amigo lembra que ele era muito querido por todos. “Ele tratava os funcionários de uma forma muito próxima. Às

vezes ele chegava no refeitório gritando coisas boas, falando do Grêmio, motivando quem estava ali”, relata.

Cardoso lembra que, mes-mo com a posição social que Manfroi ocupava, sempre se manteve uma pessoa humil-de. “Lembro dele vendendo na loja, ainda quando era novo. Ele sempre se deu mui-to bem nas vendas porque era comunicativo, carismático, cativava as pessoas. Da mes-ma forma foi na empresa, não é porque ele cresceu profis-sionalmente que agia de for-ma diferente. Eu sempre ad-mirei isso nele”, comenta.

Quem fala de Manfroi não hesita em contar as passagens em que ele organizava trans-porte para que os funcionários fossem aos jogos do Grêmio, em Porto Alegre. Melhor ain-

da era quando ele abria mão do seu camarote, deixava que seus funcionários assistissem aos jogos de lá e ia para a ar-quibancada torcer.

No futebol, o seu amigo e parceiro era Anderson Zanella, que o acompanhou em toda a jornada junto ao Grêmio. Za-nella foi cônsul gremista e pos-sibilitou que Manfroi ocupasse uma das cadeiras no conselho do time. Ele seria conselheiro até 2019. “No dia em que ele se tornou conselheiro, ele me olhou e disse ‘eu estou reali-zando um sonho, agora posso morrer feliz’. Eu fiquei sem palavras, sou muito honrado de ter dividido a amizade e o meu amor pelo time com ele”, salienta. O Grêmio publicou notas de pesar lamentando a perda do conselheiro e enviou homenagens no velório.

Page 22: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201522

Page 23: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Familiares e amigos em torno do Cidadão de Bento Gonçalves O prestígio dos representantes do Executivo e Legislativo Municipal

Ao receber a homenagem da Câmara através do prefeito Guilherme Pasin, juntamente com os vereadores proponentes da indicação, Valdecir Rubbo e Leopoldo Benatti (Raquete), Flávio Savaris disse que está retribuindo tudo o que Bento Gonçalves lhe proporcionou

O homenageado recebeu cumprimentos dos membros da diretoria do Aeroclube de Bento Gonçalves

Prefeito Guilherme Pasin, secretário Ênio De Paris, Flávio Savaris e o Procurador do Município, Sidgrei Spassini

O carinho das filhas, netos e da mãe do homenageado, nas pessoas de Flavia, Luiza, Fernanda, Isabela, Manuela e Henrique

Sábado, 19 de dezembro de 2015 23EspecialFO

TOS CA

IAN

I MA

RTINS

Familiares, amigos, lideran-ças políticas e empresariais prestigiaram, na noite de quin-ta-feira, 17, a Sessão Solene que a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realizou para outorgar o título de Cidadão de Bento Gonçalves a Flávio Loch Savaris. A indicação foi dos vereadores Valdecir Rubbo e Leopoldo Benatti (Raquete), que em nome dos proponentes disse que conheceu o homena-geado nas canchas de futebol do Colégio Aparecida. “Ele é um exemplo de persistência e determinação. Prova está que conseguiu o que muitas lide-ranças não conseguiram, con-cretizar a obra do aeroporto de Bento Gonçalves, que repre-sentará um incremento imen-surável para a economia desta região”, projetou.

Flávio Savaris, por sua vez, disse que adotou Bento Gon-çalves pela marca que sustenta de luta e muito trabalho da sua gente. “Aqui em Bento construí minha identidade e constituí minha família. Tenho muito a

Câmara de Vereadores outorgou título em reconhecimento ao seu relevante trabalho em prol do município

Flávio Savaris é Cidadão de Bento Gonçalves

agradecer a Deus. Quero retri-buir tudo o que esta cidade me proporcionou”, agradeceu. O prefeito Guilherme Pasin afir-mou que Bento estava fazendo justiça. “A intensa convivência ao teu lado nos fez perpetuar um sonho de mais de 40 anos, ou seja a construção do aero-porto de Bento Gonçalves”, elogiou. Ao encerrar a soleni-dade, o presidente da Câmara, vereador Valdecir Rubbo disse que a Casa estava homenagean-do um homem que prestou ser-viços à comunidade. “Estamos oficializando algo que estava de fato cravado no coração do Flávio e o hoje de direito: Ci-dadão de Bento Gonçalves”, reiterou o presidente.

O Título de Cidadão de Ben-to Gonçalves é uma homena-gem instituída pela Câmara Municipal para ser conferida a pessoa que tenha se distingui-do por suas ações e trabalhos em favor do município, tornan-do-se, portanto, merecedor do reconhecimento da população de Bento Gonçalves.

Page 24: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Flávio Loch Savaris nasceu em Machadinho, na época dis-trito de Lagoa Vermelha. Pas-sou a infância em São Jorge, in-terior de Nova Prata. Conheceu Elizabete Savaris na Universi-dade Federal de Pelotas (Ufpel), onde cursaram a faculdade de Odontologia. Elizabete é nas-cida em Encantado e o casal que colou grau junto, em 1978, encontrou em Bento Gonçalves uma cidade com mercado para a área. Elizabete conta que logo depois da formatura o casal pro-curou uma cidade que compor-tasse dois novos dentistas e que não ficasse longe das famílias. “Ficar quatro anos em Pelotas, longe de todos, já havia sido complicado e Bento está próxi-ma das nossas famílias”, lem-bra. Na década de 90, expandiu as atividades para Nova Prata e Veranópolis, atendendo então toda a região do vale do Rio das Antas

O namoro

Elizabete revela que no quinto dia de aula Flávio já estava sen-tado ao lado dela no banco da faculdade. “O namoro começou um ano depois, mas ele sempre esteve por perto”, sorri. O casa-mento foi no início do terceiro ano e a primeira filha, Flávia Savaris, nasceu no final do quar-to ano do curso. “Construímos uma vida muito feliz, plena, com filhas e netos maravilhosos”, destaca. Para Elisabete o destino foi certeiro em colocar o casal na mesma faculdade.

Pai dedicado

Com um jeito extrovertido ele dividiu a tarefa de profis-sional competente com a de

Flávio Savaris decolou do interior de Lagoa Vermelha, fez sua vida aqui e criou raízes, hoje é Cidadão de Bento Gonçalves

A família Savaris, Fernanda, Elizabete, Fabíola, Flávio e Flávia

Do alto, Savaris viu crescer a cidade que o acolheu Sua vontade de ser piloto foi a realização de um sonho

FOTO

S ARQ

UIVO

PESSOA

L

Sábado, 19 de dezembro de 201524 Especial

O vôo de um sonhador

pai atencioso. Depois de Flá-via veio Fernanda e depois de três anos Fabíola. O mesmo jeito afetivo e a facilidade de entender as crianças continua com os quatro netos: Isabe-la e Heloísa, filhas de Flávia Savaris e Fernando Toneser. Manuela e Henrique, filhos de Fernanda Savaris e Marcelo Patela. “Ele sempre foi muito brincalhão, participativo e era rígido quando necessário”, diz Fernanda. Flávia, a primogê-nita, 37 anos, seguiu os passos do pai e hoje também é orto-dontista. “A escolha foi muito natural, cresci nessa área e na hora de escolher a faculdade foi muito tranquilo”, recorda.

Fernanda, 34, optou por Di-reito e Fabíola, 31, escolheu medicina. “Meu pai foi ex-tremamente presente mesmo trabalhando muito, sempre ar-

rumava tempo para brincar co-nosco, andar de bicicleta, en-fim, participou ativamente da nossa infância”, conta Fabíola. Ela diz que tem muito orgulho da força de trabalho do pai e da determinação. “Para tudo que ele se propõe, executa da me-lhor maneira possível”, diz a filha mais nova. Fabíola acre-dita que a maior semelhança de personalidade seja a perse-verança e a resiliência. “Fisica-mente somos muito parecidos também, sou a única morena da casa”. A importância da fa-mília sempre ficou estampada nas fotos, que desde o início da carreira decoraram o consultó-rio de Savaris. “Os porta-retra-tos que mostraram a infância das meninas, hoje exibem fotos dos casamentos das filhas e o crescimento dos netos”, com-pleta Elizabete.

História em Bento

De 1981 até 1983 Savaris fez especialização em Ortodon-tia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Terminado o curso, Savaris foi o primeiro or-todontista de Bento Gonçalves e atendia também pessoas de toda região. “Só havia especia-listas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo”, lembra Elizabe-te. Por aproximadamente dez anos ele foi o único profissional da área no município. O consul-tório ficava no Centro Médico e Odontológico, na rua General Osório, onde um quadro do per-sonagem Snoopy usando apare-lho enfeitava a sala de espera. “Hoje esse quadro está comi-go”, lembra Flávia.O número de clientes cresceu muito e em

1992 a equipe mudou o atendi-mento para a Clínica Savaris, na rua Horácio Mônaco, 200, onde continua até hoje.

Paixão por voar

Flávio Savaris sempre foi uma pessoa de muitas ativida-des e determinado. Trabalhava 12 horas por dia, ficava com a família e gostava de correr na rua. A vontade de ser piloto sempre foi um desejo de Sava-ris. “Em 1997 ele decidiu fazer o brevê e em 40 dias passou no teste”, afirma Elizabete. Ela conta que Flávio acordava de madrugada para estudar para a prova de brevê (diploma de piloto dado para quem comple-ta um curso de aviação). “Foi a realização de um sonho an-tigo”, salienta Flávia. Elisabete diz que ele faz muitas coisas ao mesmo tempo e dorme pouco.

Fernanda conta que nos últimos anos o pai se dedicou bastante ao aeroclube e ao aeródromo. “Ele acompanha cada etapa da evolu-ção do aeródromo e se empenha muito para concretização desta obra”, ressalta. Elizabete. Fer-nanda diz que o aeródromo será um benefício para todo municí-pio. “Ele sempre diz que sonha alto para Bento”, pontua a filha.

A família está feliz e orgulho-sa com a homenagem prestada pela Câmara dos Vereadores. “Bento foi uma cidade que nos acolheu desde o início da nossa chegada. Ele não nasceu na ci-dade, mas fez a vida dele aqui e criou raízes”, relata Flávia. Eli-sabete diz que já se consideram daqui. “Ele está emocionado em ser homenageado na terra onde tem muitos amigos, criou a família e teve centenas de pa-cientes”, diz Fernanda.

Page 25: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 25Especial

Page 26: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201526 EspecialFO

TOS D

IVULG

AÇÃ

O

Flavio Savaris, foi meu dentista, é meu amigão, cole-ga de aeroclube, sócio em alguns negócios, conselheiro em questões pessoais, articulador político, parceiro de caça e pescaria, enfim, um amigo para todas as horas e momentos e o mais importante, colorado até a morte!

Parabéns por esse título, mais que merecido, o verdadeiro responsável pelo município de BG ter um aeródromo municipal

Ivo Siviero

Vejo o senhor Flávio Loch Savaris, como um exemplo de ser humano altivo, corajoso e deter-minado. Um ser incan-sável quando o assunto é trabalhar pelo bem comum. Savaris deixou o conforto do lar cedo para estudar, formou-se em Odontologia com especialização em Ortodontia, sendo o primeiro profissional a atuar em Bento Gonçalves nesta área. Adotou nosso municí-pio para viver e constituir sua família. Há três anos preside o Aeroclube de Bento Gonçalves. Savaris é um empreendedor visionário que não mediu esforços para lutar junto com o Poder Público para ver um projeto lançado há vários anos, que é o asfaltamento da pista do aeródromo, aos poucos tornar-se uma re-alidade. Embora nascido em outro município, Savaris transformou-se em um cidadão integrado com os an-seios de Bento Gonçalves, atuando em várias frentes para melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem. Posso dizer com toda convicção e or-gulho que o amigo Flávio Loch Savaris, é Cidadão de Bento Gonçalves, por direito e merecimento

Enio De Paris

Exercer uma liderança não é tarefa das mais fáceis. Exige tempo, responsabilidades redobradas, e, principalmente, grandeza interior para discernir entre o certo e o errado, suportando pressões, críticas e desafios. Dedicar a vida a uma causa é exercer eternamente a liderança com algo mais: satisfação. O título de Cidadão de Bento Gonçalves a FLAVIO SAVARIS, é o reconhecimento a uma pessoa que, com o seu espírito de luta soube dar tudo de si em prol desta comunidade

Vereador Leopoldo Benatti (Raquete)

Sempre admirei este amigo de índole invejável e comprometimento louvável. Disposto a ajudar o próximo, independentemente das dificuldades en-contradas pelo caminho. É preciso destacar tam-bém a importância que o Doutor Savaris adquiriu com o passar dos anos em nossa sociedade. Um homem distinto, que manteve sua humildade como principal qualidade. Não apenas na área em que atua, mas como princípio de vida

Vereador Valdecir Rubbo

Ao amigo Flávio Savaris

Page 27: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 27Geral

Tombado como patrimônio histórico em 2005, o prédio centenário que hoje abriga o Museu do Imigrante teve di-versas outras utilidades em sua história. De escola agrícola a anexo de hotel e residência, a edificação tem cravada em suas paredes a memória de fa-tos inusitados e o mito de um incêndio, ocorrido na década de 50, quando o local servia de escritório da estação de serici-cultura.

De acordo com Mazzotti, a cultura popular tem como fato que o incêndio teria ocorrido no prédio do museu, contudo, após verificar a história com o descendente do chefe da ins-

petoria da sericultura na data, Jaci Franck, a fim de desmiti-ficar o fato, a história tomou outro rumo. De acordo com ele, o prédio que realmente foi consumido pelas chamas na ocasião foi o edifício onde atualmente funciona o subway, do outro lado da via.

Após conversar com o prede-cessor do então funcionário da empresa, o responsável pelas obras de restauro apurou que a confusão se dá em virtude da sala alugada para o empreen-dimento no prédio na época. “No andar superior do prédio em frente ao museu funciona-va a criação do bicho da seda, onde lagartas faziam os ca-

sulos. No andar de baixo do prédio havia o beneficiamento destes materiais, com funcio-nárias que trabalhavam fazen-do rolos de fios de seda. Para estimular as lagartas, fazia-se fogo numa lareira construída com tijolos comuns, em cima do assoalho de madeira. No dia do incêndio, o relato que recebi é que a empresa estava estimulando os insetos há três dias. Com calor incessante, os tijolos de contenção acabaram desmanchando, originando as-sim o sinistro”, conta.

Mazzotti afirma que a dúvida se originou após não encontrar vestígios do incêndio durante as obras de restauro.

berão aplicação de concreto para posterior repintura.

Independente à inusitada descoberta, a velocidade com que a obra está sendo con-cluída também é motivo de alegria para os responsáveis. Apesar das constantes chuvas ter dificultado o andamento dos trabalhos, cerca de 25% da segunda etapa das obras, que iniciaram em setembro, já foram concluídas. Segundo

Mazzotti, os esforços se con-centram agora, além da retira-da da camada interna de tinta, na aplicação de reboco na par-te externa e no tratamento de trincas, fissuras e umidade.

Posterior à conclusão des-tas intervenções, serão inicia-dos os trabalhos direcionados ao assoalho, como retirada do pavimento antigo, reforço das estruturas, imunização de barrotes, raspagem e pos-

teriormente recolocação do piso e rodapés. O responsá-vel ressalta que todas as in-tervenções estão sendo feitas respeitando as solicitações do arquiteto autor do proje-to. “Trabalhamos objetivando recuperar a estrutura original do prédio, como o restauro de portas internas e exter-nas e detalhes arquitetônicos remetentes à construção ini-cial”, acrescenta.

Recolocação de janelas

Durante a segunda etapa, com estimativa de início para a próxima semana, Mazzotti prevê a colocação dos marcos das janelas do museu. “Todo o processo do restauro das ma-deiras foi finalizado. Está ape-nas na montagem e pintura. Até o fim do mês de dezembro deve ocorrer a recolocação dos marcos, para que o pessoal da obra possa fazer o perfeito re-quadro da alvenaria a partir de janeiro”, avalia.

O secretário de Cultura, Jovino Nolasco, dá ênfase à outra alteração que também é de significativa importância e será realizada após a con-clusão da segunda etapa, a readequação da parte elétri-ca do prédio. “Toda a fiação será refeita, isto porque com o passar dos anos foram rea-lizadas alterações pontuais, como emendas, nos cabos, o que pode comprometer a se-gurança com o tempo”, res-salta. O titular da pasta reve-la que para o próximo ano, a secretaria tem planos de pro-mover visitas junto a escolas para estudantes a fim de ex-plicar como funcionam obras de restauro e os cuidados que são tomados.

A reforma do prédio está or-çada em R$ 993 mil, sendo que até o momento já foram utili-zados R$ 215 mil.

O início de um novo mo-mento em um dos prin-

cipais prédios pertencentes ao patrimônio municipal tem chamado à atenção de quem trafega pela Herny Hugo Dreher. Começou na segun-da-feira, 14, outra etapa das obras de restauro, a retirada da camada interna de pintu-ra das paredes do Museu do Imigrante. Para surpresa dos responsáveis pela realização do trabalho, o edifício conser-va muito mais do que peças antigas. A cada passagem das lixas, novas camadas de tinta, aberturas e antigas divisórias surgem ao olhar, trazendo à tona a história do mais icô-nico guardião de memórias da cidade.

O coordenador de execução da obra, Fabiano Mazzotti, conta que, embora conheça a história do edifício, os tra-balhos de raspagem revela-ram algo até então incógnito. “Podemos ver todas as altera-ções que foram feitas no de-correr dos anos, intervenções no concreto, fechamento de passagens e pinturas, infor-mações que não constam em livros”, afirma. Segundo ele, após as raspagens da pigmen-tação, as paredes internas que apresentam avarias como buracos e rachaduras rece-

Início da remoção interna de pintura revela intervenções e passagens desconhecidas até então na estrutura do edifício

Mito é desvendado após 60 anos

Museu, à esquerda, e prédio de sericicultura que pegou fogo à direita

De acordo com o responsável pela realização da obra, cerca de 25% da segunda etapa está concluída

História contada por camadas de tintaMuseu do Imigrante

ACERVO M

USEU

DO

IMIG

RAN

TE

FABIA

NO

MA

ZZOTTI, D

IVULG

AÇÃ

O

Cristiano [email protected]

Page 28: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201528 Geral

Um dos problemas que mais dificulta e atrasa as cons-

truções é o mau tempo. A chu-va compromete muitas etapas do trabalho que precisam de tempo seco e, quando a água acumula no térreo da obra, se leva ainda mais tempo para bombeá-la para fora. Contu-do, em tempos de crise e eco-nomia, quem tem boas ideias e as coloca em prática pode se diferenciar dos demais. A Construtora e Incorporadora Nunes decidiu inovar e, ao in-vés de jogar a água pela rua, decidiu reaproveitá-la na obra. O resultado foi um trabalho mais ágil, economia na conta de água e orgulho do sucesso.

O projeto foi colocado em prática em um prédio de 15 andares que está sendo cons-truído no bairro São Roque. O coordenador da obra, Antônio Morel, foi quem teve a primei-ra ideia e começou a discuti--la com o restante da equipe. O objetivo era acabar com o problema do acúmulo de água no local. “Tem chovido mui-to neste ano e isso estava nos atrapalhando. Então eu pensei que se houvesse uma forma de armazenar esta água, nós

A construtora apresentou o projeto para a equipe da Se-cretaria de Meio Ambiente. O objetivo é mostrar para o mu-nicípio que há uma novidade que pode ser divulgada para que outras empresas passem a aderir ao projeto também. O secretário Neri Mazzochin, junto do restante da equipe, conheceu as instalações rea-lizadas e aprovou a medida, garantindo que o Poder Públi-co deve disseminar também a ideia. “Um projeto como esse precisa ser muito valorizado. É simples, eficiente e pode mudar a vida de muitas pes-soas, tanto dos trabalhadores das obras, quanto das pessoas que passarem a morar nestes locais. Isso sem falar na pre-servação da água. É algo mui-to bom”, afirma.

Construtora desafiou o mau tempo e, ao invés de descartar o que acumulava, passou a usar para a construção das lages

Moradores também poderão reaproveitar futuramente

Equipes da empresa e da Prefeitura comemoraram o sucesso e pensam em aprimorar ainda mais o projeto

Poço onde a água é guardada poderá funcionar depois do fim da obra

Água da chuva reutilizada em obrasSustentabilidade

FOTO

S VITÓRIA

LOVAT

Vitória [email protected]

poderíamos usá-la para várias coisas na obra”, lembra.

O primeiro insight conquis-tou a atenção dos colegas e trabalhadores da obra e um sistema de armazenamento foi desenvolvido. Não houve gasto com os produtos, já que tudo foi construído com materiais que a construtora já dispunha.

“Nós canalizamos a chuva que caía e passamos a armazená-la em uma cisterna. A água é cris-talina, não chega com sujeiras ou cor de terra, então pode-mos usá-la tranquilamente na obra”, explica Morel.

Os trabalhadores da obra pararam de perder tempo com a água e conseguiram acelerar

a obra. Porém, o coordenador não contava com tamanha efi-ciência na economia de água e que o sistema fosse funcionar tão bem a partir de algo que foi simples. “Por enquanto o nosso problema estava resol-vido, já que a obra não inun-dava mais e nem precisávamos utilizar as bombas para jogar

pela rua. Porém, conforme fo-mos utilizando, percebemos que faríamos uma enorme economia nas contas de água e percebemos o quanto isso é simples e poderia ter sido feito antes”, avalia.

A diretora da Construtora Nunes, Fabiane Nunes, desta-ca que o projeto significa mais do que apenas armazenar água. Ele representa sustentabilida-de, economia para o planeta e para a empresa. “Economizar é a palavra. Economizamos na conta, economizamos quando fizemos a cisterna com produ-tos que já tínhamos. Em temos de dificuldades precisamos cuidar mais de nossos recur-sos. Essa é uma ideia que deu certo, nós ajudamos o Morel a colocar em prática a sua ideia e esperamos poder disseminar isso a partir de agora”, afirma.

Quem também saiu ganhan-do foram os funcionários que trabalham no local. Os traba-lhadores acompanharam de perto uma mudança simples, porém inovadora, aprenderam como fazer e apoiaram a ideia. “O pessoal que trabalha aqui teve uma oportunidade única e pode disseminar a ideia em ou-tros locais para outras pessoas. Acho que todos têm a ganhar com isso”, completa.

Mazzochin destaca que a ideia não pode passar desper-cebida e que a Secretaria vai estudar uma forma que dis-seminar a ideia para demais construtoras, imobiliárias e todo o setor da construção ci-vil. O secretário afirma ainda não saber quais serão as ações, mas que vai trabalhar para que nas demais construções exis-tentes e novas passem a uti-lizar o formato. “Neste caso, materiais que eles já tinham foram usados, portanto o gas-to foi zero. Entretanto, para quem não tiver nada do que é necessário acredito que a compra seja bem mais barata do que os gastos com água e o tempo perdido tirando a água das obras”, comenta.

A novidade não será bené-fica apenas no momento da

construção. Depois de pronto, será possível armazenar água da chuva para que os mora-dores do empreendimento a utilizem para alguns serviços. Porém como a água é desti-lada, não é própria para con-sumo. “Ainda não temos a certeza, mas a probabilidade de utilizar a água para os mo-radores é muito grande. Eles poderão usar para lavar calça-das, molhar plantas, descarga sanitária e ainda outras coi-sas”, detalha.

Segundo Mazzochim, a me-dida, não só torna o prédio mais sustentável, mas também ajuda os moradores com a con-ta de água e valoriza na hora da venda dos apartamentos. “Va-mos levar isso adiante. Quanto mais pessoas conhecerem me-lhor”, completa.

Page 29: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 29Regional

Page 30: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201530 Regional

A noite de sexta-feira, 11, foi marcada por belas apresenta-ções do 8º Concerto de Natal, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Distrito de Faria Lemos. Centenas de pessoas se encantaram com o resulta-do do trabalho desenvolvido pelo Projeto Despertar.

A primeira apresentação fi-cou a cargo dos catequizandos da paróquia e do Coral da Ma-triz Nossa Senhora do Rosário, que encenaram o nascimento do Menino Jesus ressaltando o verdadeiro sentido do Natal. Logo após, foi a vez das crian-ças e adolescentes integrantes do Conjunto de Flauta Doce mostrarem o seu talento para o público presente.

O evento contou com o encan-to das vozes do Coro Meninos Cantores de Faria Lemos que mostraram toda desenvoltura no canto. Ainda, o grupo se inte-grou com o Conjunto de Flauta

Doce para uma apresentação.Os moradores da comunidade

que integram o Coro Caminhos de Faria Lemos interpretaram canções natalinas e regionais com a regência da maestrina Aline Giacomet. O último grupo a prender a atenção do público presente foi a Fanfarra Bersa-glieri, que teve entre as canções interpretadas uma das músicas do filme Star Wars, sob a regên-cia do maestro Dirceu Andriol-li. Para celebrar e encerrar a 8ª edição do Concerto todos os grupos se apresentaram juntos interpretando a canção “Noite Feliz”. Ainda, a soprano Aline Giacomet e o tenor Cristiano de Mari fizeram uma apresentação especial. O recital foi organizado pela Associação Caminhos de Faria Lemos em conjunto com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Ângelo Chiamolera e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A distribuição dos cupons da terceira e última etapa da cam-panha Compra Premiada da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Garibaldi, alusiva ao Natal, segue até quinta-feira,

Patrocínio

Associação Caminhos de Faria Lemos

Apoio Realização

Coro Meninos Cantores de Faria Lemos e o Conjunto de Flauta Doce abrilhantaram as apresentações

Fanfarra Bersaglieri surpreendeu o público que lotou a Igreja Nossa Senhora do Rosário para o recital

Concerto de Natal encanta a comunidadeFaria Lemos

Compra Premiada chega à 3ª etapa

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Garibaldi

24. O sorteio ocorre no sábado, 26, pela Loteria Federal.

Esta etapa tem como premia-ção um vale compras no valor de R$ 3,6 mil (1º prêmio), um apa-relho de ar condicionado (2º),

um vale-compras de R$ 1 mil (3º), um smartphone (4º) e um vale-compras de R$ 300 (5º). O presidente da entidade Giliano Verzeletti avalia como satisfató-rio o resultado da campanha.

O encerramento do 3º Belo Natal de Monte Belo do Sul ocorre hoje com a chegada do Papai Noel e o auto de Natal. O evento será realizado a partir das 17h30min, na Praça José Ferlin, porém em caso de chu-va será transferido para o giná-sio da Escola Pedro Migliorini.

Na noite de quarta-feira, 16,

Chegada do Papai Noel ocorre hoje na praça

Público acompanhou as apresentações do Concerto Natalino

DIVU

LGA

ÇÃO

Monte Belo do Sul

o público se encantou com o Concerto Natalino e Serena-ta Italiana. Entre as atrações teve a apresentação do coral, além da Oficina de Violões, Beto Valduga e a Orquestra de Venâncio Aires. A programa-ção iniciou na segunda-feira, 14, e todas as noites ocorreram apresentações artísticas.

Page 31: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 31ObituárioFalecimentos

JALOIR DE BARBA, no dia 09 de Dezembro de 2015. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de José De Barba e Catarina Lerin De Barba e tinha 70 anos.

CARLOS MENEGOTTO, no dia 12 de Dezembro de 2015. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Victório Marco Menegotto e Maria Mion Menegotto e tinha 59 anos.

ALICE SIMONI ANGHEBEN no dia 12 de Dezembro de 2015. Natural Monte Belo do Sul, RS, era filha de Tranquilo Simoni e Teresa Pastori e tinha 84 anos.

FELICE BARZENSKI, no dia 12 de Dezembro de 2015. Natural de Orleans, SC, era filho de Antonio Barzenski e Italia Barzenski e tinha 90 anos.

ELSA RODRIGUES DA ROSA, no dia 12 de Dezembro 2015. Natural de Floriano Peixoto, RS, era filha de Vitorino Rodrigues da Silva e Dorvalina Coelho de Oliveira e tinha 59 anos.

CARLOS ALBERTO SELVERO MENEZES, no dia 13 de Dezembro de 2015. Natural de Quaraí, RS, era filha de Ely Azevedo Menezes e Percilia Selvero Menezes e tinha 67 anos.

PEDRO GIURIATTI, no dia 14 de Dezembro de 2015. Natural de Santa Tereza, RS, era filho de Antonio Giuriatti e Luiza Etelven Giuriatti e tinha 68 anos.

OROÉ ARAUJO TEIXEIRA, no dia 14 de Dezembro de 2015. Natural de Santa Maria, RS, era filho de Orecy de Araujo Teixeira e Zilda de Araujo Teixeira e tinha 80 anos.

DAVID FEDERIZI, no dia 14 de Dezembro de 2015. Natural de Veranópolis, RS, era filho de Julia Federizi e tinha 88 anos.

ANTONIO PADILHA, no dia 14 de Dezembro de 2015. Natural de Turvo, SC, era filho de Pedro Francisco Padilha e Lydia Rosina Padilha e tinha 52 anos.

ROBERTO FERNANDO DA ROSA SCHIMITZ, no dia 14 de Dezembro de 2015. Natural de Lagoa Vermelha, RS, era filho de Quirino Schimitz e Maria da Rosa Schimitz e tinha 54 anos.

MARIA DA GLÓRIA XAVIER DA COSTA, no dia 14 de Dezembro de 2015. Natural de Marau, RS, era filha de Luiz Xavier da Costa e Gema Costa e tinha 53 anos.

ANELI FROSI GASPARETTO, no dia 13 de Dezembro de 2015. Natural de Nova Prata, RS, era filha de Luiz Frozi e Irene da Silva Frosi e tinha 57 anos.

DARCI PIRES DE OLIVEIRA, no dia 16 de Dezembro de 2015. Natural de Distrito Santo Antonio, Casca, RS, era filho de Salustiano Pires de Oliveira e Neuza Pires de Oliveira e tinha 58 anos.

GILMAR MANFROI, no dia 16 de Dezembro de 2015. Natural deBento Gonçalves, RS, era filho de Augusto Manfroi e Zemira Bonadiman Manfroi e tinha 56 anos.

Page 32: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201532 Esporte

Depois de dois jogos e duas derrotas seguidas fora de casa, o Bento Vôlei jogou em casa e venceu. A partida foi disputada na quinta-feira, 17.

Diante do Brasil Kirin, a equi-pe se reencontrou com seu tor-cedor e com a vitória: 3 sets a 2. As parciais foram 25 a 22, 25 a 22, 20 a 25, 19 a 25 e 15 a 8 .

Com o resultado, o clube so-mou dois pontos e deixa o time da Serra Gaúcha em nono lugar, com a mesma pontuação da Vo-leisul, que perdeu para o Sesi/SP por 3 a 2, mas atrás nos critérios de desempate. Hoje, com o res-tante da décima rodada, a equipe ainda pode ser ultrapassada pelo São José dos Campos, que tem 10 pontos conquistados.

O Esportivo segue fazen-do as contratações para o

elenco que irá disputar a Divi-são de Acesso 2016. Amanhã, o clube avalia os atletas do fute-bol amador a partir das 14h, no campo do São Paulo do Borgo.

A seletiva é destinada aos ga-rotos de até 22 anos, que caso aprovados irão integrar o grupo principal. A análise será realiza-da pela comissão técnica coor-denada pelo técnico Badico.

Dos 14 jogadores profissio-nais contratados, 10 já foram anunciados pelo alviazul. Na quarta-feira, 16, foram anun-ciados mais dois jogadores que se juntam ao grupo. Trata-se de do zagueiro Kleber Lúcio Oli-veda e do lateral direito Pedro Júnior. A competição irá iniciar no dia 6 de março e a pré-tem-porada ocorre em janeiro.

O atleta Kleber chega ao al-viazul após passar por S.E.R. Panambi, Cerâmica, União Fre-deriquense e novamente S.E.R.

A Associação de Tênis de Mesa Bento Gonçalves encerrou o ano com um encontro no Ginásio de Esportes do Bairro Santa Hele-na, no início do mês de dezem-bro. Os atletas comemoraram o ano positivo em que a Associa-ção conquistou os torneios do Campeonato Gaúcho e Abertos com quatro medalhas de ouro, sete de prata e 11 de bronze tota-lizando 22 medalhas e 18 atletas participaram dos torneios em 2015.

A entidade também adquiriu três mesas novas e um mar-cador de pontos da Hobby do Brasil do projeto esportivo municipal. Segundo o presi-dente, Gilmar Luiz Coser, está se fortalecendo os projetos nas escolas municipais da Secre-taria Municipal de Juventude e Esporte e Lazer, nos quais neste ano participaram de dois torneios. “Quem sabe já no ano que vem possam participar dos

A equipe Physio Judô de Bento Gonçalves foi a grande campeã da Divisão de Acesso do Campeonato Estadual de Judô 2015. Criado neste ano, o ranking da Divisão de Aces-so – em que participam apenas atletas até faixa laranja – teve disputa apertada pela primeira colocação. E deu Physio.

A equipe bento-gonçalven-se somou 1.986 pontos ante 1.969 do Projeto Victória. Esef/UFRGS ficou na tercei-ra posição, seguida de Ajusc/Unisc e Kiai, fechando o top-5. Pontuaram no primeiro ano da categoria 37 academias de judô, que puderam lutar em 15 eventos ao longo do ano. Além

Comissão técnica coordenada por Badico estará no campo do Borgo

Physio é campeã estadual da Divisão de Acesso 2015

Kleber Lúcio Oliveda, 20 anos vem para reforçar a zaga

Pedro, 23 anos, é lateral direito e se destaca pela velocidade

Atletas se reuniram para avaliar o desempenho durante o ano

Sensei André Oliveira (ao centro) comemora o resultado deste ano

Esportivo avalia atletas do futebol amador amanhã

Superliga

JudôDivisão de Acesso

Serviço

O que: seletiva para jo-gadores;

Quando: amanhã;

Horário: a partir das 14h;

Onde: campo do São Paulo do Borgo.

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Estefania V. [email protected]

disso, a equipe celebrou outro bom resultado com a oitava posição na categoria principal, onde competem os atletas mais graduados.

O título inédito foi muito co-memorado pela Physio Judô, responsável por um projeto social que agrega centenas de crianças. O sensei André Oli-veira destaca a importância da conquista. “Nossos atletas que competem em todas as cate-gorias, do mirim ao veterano, masculino e feminino, fazem grandes esforços e estão co-lhendo os resultados. O título vem coroar um bom ano de atividades da família Physio Judô”, avalia.

Associação comemora os resultadosTênis de mesa

campeonatos que a associação participa”, projeta.

A associação segue com a po-lítica de incentivar atletas até 18 anos dando condições de participar de treinos e torneios

com o mínimo de despesas pos-síveis. A diretoria destaca que é importante o apoio e agradece aqueles que auxiliam de alguma forma o crescimento do esporte em Bento Gonçalves.

Bento Vôlei vence o último confronto em casa do ano

Panambi. Com apenas 20 anos, ele se destaca pela jovialidade e imposição física, com seus 1,87 metros e 86 quilos.

Pedro Júnior é outro jogador jovem, com 23 anos. Na carreira estão G.E Bagé, por onde passou recentemente, G.A. Farroupilha, de Pelotas e Inter de Santa Ma-ria. Com 1,78 metros e 72 quilos o atleta tem como grande carac-terística a velocidade e capacida-de para apoiar ataques.

Um dos destaques da partida foi o central Giovanni. Ele acre-dita que a vitória veio por uma maior regularidade da equipe no duelo. “O que nós conseguimos diferente nesse jogo foi manter a regularidade, principalmente no quinto set. Ganhamos o primei-ro e o segundo, erramos mui-to no terceiro e quarto, mas no quinto conseguimos essa regu-laridade. Nosso sideout foi bom, o saque entrou hoje, então essa foi a diferença”, explicou.

Na última rodada deste ano, que encerra o primeiro turno da Superliga, o Bento Vôlei tem confronto direto justamente con-tra Voleisul. A partida ocorre na quarta-feira, 23, às 19h30min, em Novo Hamburgo.

Page 33: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Taça Brasil será disputada em Carlos Barbosa

Academia Zago realiza exame de faixa dos alunos

ADHV é campeã Gaúcha por equipes

Ypiranga (azul) precisa apenas de um empate para sagrar-se campeão

Atletas foram avaliados para troca de graduação na terça-feira

Inter da Eulália e Paulina decidem título hoje à tarde

Futsal

Taekwondo Distrital

ServiçoO que: final Veteranos;Quem: Internacional da Eu-

lália e Ypiranga da Paulina;Quando: hoje;Onde: Estádio Germano Ar-

duíno Toniolo, na Linha Eulália;Horário: 16h30min.

Principais resultados

Elite: Lucas Bertol (vice);Sub-30: Marcos M. (campeão); Sub-23: Nathan Kamphorst (vice); Máster A2: Diogo Zanetti (vice);Veterano: Danilo Spader (cam-peão);Juvenil: Thanrye K. (campeão);Leonardo Casagranda (vice)Estreante: Douglas D. Pon-te (vice).

Sábado, 19 de dezembro de 2015 33EsporteA

NTÔ

NIO

SÉRGIO

DE O

LIVEIRA/ESPO

RTE SERRAN

O, DIVU

LGA

ÇÃO

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Estefania V. [email protected]

Jogo de volta da final da categoria Veteranos ocorre às 16h30min

A Capital Nacional do Futsal será a sede do torneio mais tra-dicional do país. Entre os dias 29 de fevereiro e 6 de março de 2016, Carlos Barbosa irá rece-ber a 43ª edição da Taça Brasil.

A competição reunirá 10 equipes de nove estados brasi-leiros. A cidade da Serra Gaú-cha será o palco da competição pela terceira vez.

O Internacional da Eulá-lia recebe hoje à tarde o

Ypiranga da Paulina para a fi-nal do Distrital de Futebol de Campo na categoria Veteranos. O jogo ocorre às 16h30min, no Estádio Germano Arduíno To-niolo. Os donos da casa terão a missão de vencer o confronto e levar a decisão para os pênal-tis, pois foi derrotado no jogo de ida pelo placar de 3 a 2.

A Paulina depende apenas de um empate para colocar a mão na taça da competição deste ano, já que garantiu a vanta-gem na primeira partida dis-putada em seus domínios. Na primeira fase, a equipe não so-freu nenhuma derrota, venceu as cinco partidas e empatou as outras duas. Foram 20 gols, sete sofridos e saldo de 10. Já o Inter da Eulália, teve o mes-mo número de vitórias, porém empatou duas e perdeu uma. Marcou 19 gols, nove sofridos e saldo de 10.

O exame de faixa da Acade-mia Zago foi realizado na ter-ça-feira, 15, no Clube Botafogo. Os atletas foram avaliados pelo Mestre Volnei Zago, Faixa Pre-ta - 4º Dan, sendo que 13 alu-nos que obtiveram com êxito sua nova graduação.

A aluna Julia Fortuna, 8 anos, conquistou a medalha de melhor técnica. Foram desta-que os alunos Douglas Felipe Sabino e Laura do Campo. Se-gundo Zago, os atletas foram avaliados além dos quesitos técnicos, a concentração, com-portamento na academia, em casa e na escola e o desempe-nho escolar.

O dia foi especial para Eduar-da Demarchi e Evandro Sch-neider, que após anos de trei-namento receberam da mão do mestre a tão sonhada Faixa Preta da modalidade. Eles pres-taram exame no sábado, 5, no Ginásio Gigantinho e Porto Ale-gre e foram examinados pela banca organizada pela Federa-ção Gaúcha de Taekwondo.

O Mestre Volnei Zago formou no ano de 2015 cinco faixas pretas e projeta vaga na seleção gaúcha de 2016. O primeiro de-safio para o próximo ano está marcado para o dia 16 de janei-ro em Camaquã, onde acontece o Grand Slam Gaúcho.

A equipe da Associação Dow-nhill do Vinho (ADHV) após dois anos volta a conquistar o título de campeã Gaúcha de Downhill em 2015. Foram 10 etapas disputadas em diferen-tes cidades do estado.

A última prova foi realizada em São Vendelino no sábado e domingo, 12 e 13, onde o grupo conseguiu manter a liderança do campeonato ficando à fren-te da principal concorrente, a equipe Camptrail de Taquara. Grupo de Bento disputou a última etapa do campeonato em Taquara

Downhill

Antes de conhecer quem será o campeão, Estrela da Serra e Cruzeiro da Leopoldina jogam para definir quem fica com o terceiro lugar. A partida inicia às 14h30min, na Linha Eulália. Participaram desta categoria nove equipes, com 225 atletas envolvidos em 47 jogos. Os ve-teranos marcaram 141 gols até o momento.

Page 34: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 201534 Segurança

Pela segunda vez em dezem-bro, a investigação da 1ª

Delegacia de Polícia (1ª DP) prendeu uma mulher de 39 anos, identificada pelo apelido Polaca, que é acusada de tráfi-co de entorpecentes no bairro Tancredo Neves. A indiciada foi capturada na manhã de quarta-feira, 16, quando esta-va na fila de espera do Presídio Estadual de Bento Gonçalves para visitar o marido (também acusado por tráfico de entor-pecentes). Polaca já havia sido presa no dia 4, porém não per-maneceu 10 horas recolhida na penitenciária.

Na ocasião, a investigada da Operação Polônia deu entrada no Presídio Estadual de Bento Gonçalves às 5h35min do sába-do, 5. Ela foi solta às 15h20min, após a juíza de plantão arbitrar fiança de dois salários mínimos (R$ 1,5 mil, o que foi pronta-mente pago), apesar da legisla-ção vedar a concessão de fiança para crimes hediondos e equipa-rados, onde o tráfico de entorpe-centes se enquadra.

O Ministério Público (MP) decidiu recorrer desta decisão. A juíza da 2ª Vara Criminal, Valéria Neves Willhelm, anali-sou o caso e decretou a prisão preventiva durante esta sema-

Operação Polônia

MP recorre e indiciada por tráfico é presa novamenteNa primeira vez, Polaca foi solta após pagar fiança de dois salários mínimos

Leonardo [email protected]

Acusada foi presa quando aguardava para visitar o marido no presídio

LEON

ARD

O LO

PES

Um jovem de 19 anos foi preso por posse irregular de munição de arma de fogo em um bar do bairro Progresso na tarde de quinta-feira, 17. A ação do setor de investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) foi motivada por uma de-núncia anônima.

Foram apreendidos quatro cartuchos calibre .38, um car-tucho calibre 9.1, R$ 2 mil e celulares. O estabelecimento fica na rua Eliseu Grasseli.

A fiança, arbitrada em R$ 3 mil, foi paga e o jovem irá responder ao processo em li-berdade. O indiciaado possui antecedentes criminais por lesão corporal.

Acusado pagou fiança de R$ 3 mil e responderá em liberdade

Denúncia anônima

Jovem preso com munição ilegal em bar do Progresso

POLÍCIA

CIVIL, DIVU

LGA

ÇÃO

na. Assim, a nova prisão foi realizada pela 1ª DP.

Relembre a Operação Polônia

A primeira prisão ocorreu BR-470, próximo ao bairro Conceição, na noite de 4 de dezembro. Polaca foi flagrada realizando a entrega de uma bucha com 10g de cocaína para um homem, de 41 anos, que estava em uma motoneta Honda Biz. O usuário de dro-gas seria liberado logo após

prestar depoimento.Em sequência, a investigação

da 1ª DP cumpriu mandado de busca e apreensão na casa da investigada, na rua Agos-tinho Casagrande, no bairro Tancredo Neves. Na residência foram apreendidas mais 4,4g de cocaína, duas balanças de precisão, R$ 792 e celulares. Também foi encontrada uma adolescente de 15 anos que ti-nha em sua posse 20g de co-caína. A jovem foi apreendida e liberada, horas depois, me-diante presença dos pais.

2ª Delegacia

Polícia Civil divulga novos canais de comunicação

Leonardo da Rosa e William C. Cândido são procurados há mais de ano

Com intuito de facilitar sua comunicação com a comuni-dade, a 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) apresenta dois novos canais de comunicação. O nú-mero (54) 9191.5428 está dis-ponível para receber denúncias relativas a casos de roubos, homicídios e o paradeiro de fo-ragidos. A página Polícia Civil Segunda DP BG, no Facebook, será utilizada para divulgar as ações da 2ª DP e informações sobre procurados.

Nesta semana, foram publi-cadas as fotos de Leonardo da Rosa, 33 anos, e William Cos-ta Cândido, 39. O primeira era condenado ao regime aberto do Presídio Estadual de Bento Gonçalves e, no dia 21 de se-

tembro de 2013, não retornou após saída para prestação de serviço comunitário. Já Cân-dido era condenado ao regime semiaberto e, em 28 de feve-reiro do ano passado, após ser beneficiado com saída tempo-rária, não retornou no horário estabelecido. A 2ª DP garante o anonimato de quem auxiliar nas investigações.

A 2ª DP é especializada no combate aos roubos. Denún-cias sobre tráfico de entorpe-centes podem ser feitas pela o Whatsapp no número (54) 8433.6936, da 1ª DP. A página no Facebook desta delegacia é a Polícia Civil Primeira DP BG. O telefone padrão para contato com a Polícia Civil é o 197.

Tráfico de entorpecentes

Rapaz é preso com sogra no ConceiçãoEm continuação da Operação

Polônia, uma ação da 1ª Dele-gacia de Polícia (1ª DP) pren-deu uma mulher e seu genro no bairro Conceição na manhã de ontem, 18. Eles seriam mãe e namorado da adolescente fla-grada com cocaína no dia 5 de dezembro. A jovem de 15 anos foi novamente apreendida.

A informação é que o namo-rado e a mãe da adolescente escondiam drogas em parceria com a Polaca. Os mandados de buscas e apreensão foram cumpridos em residências das ruas Domingos Peruzzo e Agostinho Casagrande. Foram

FOTO

S POLÍCIA

CIVIL, DIVU

LGA

ÇÃO

apreendidas cerca de 180g de cocaína, uma porção de maco-nha, celulares e uma espingar-da de pressão.

A cocaína estava dentro de

uma lata enterrada no pátio de uma das residências. O rapaz possui 22 anos. A sogra tem 37 anos. Nenhum dos dois pos-suía antecedentes criminais relevantes. Eles foram condu-zidos para o Presídio Estadual de Bento Gonçalves. A ado-lescente foi liberada mediante presença de um responsável.

As identidades não foram di-vulgadas pela Polícia Civil. Esta investigação ocorria há mais de dois meses. A ação desta sexta--feira contou com o reforço de policiais da 2ª DP e da Delega-cia Especializada em Atendi-mento à Mulher (DEAM).

Ação da 1ª Delegacia encontrou 180g de cocaína enterradas

Page 35: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Sábado, 19 de dezembro de 2015 35Segurança

Rede de segurança

Tranquilidade na hora das comprasProjeto aproxima policiais militares e lojistas por meio de mídia social e amplifica sensação de segurança na área central

Leonardo [email protected]

Visando um período de com-pras de final de ano mais

tranquilo, a Brigada Militar (BM) buscou uma maior inte-ração com os lojistas do Centro neste mês de dezembro. Com apoio do Sindilojas, foi criada uma rede de contatos pelo apli-cativo Whatsapp para aproxi-mar comerciantes e policiais militares. A comunicação rá-pida alerta diante de qualquer movimentação suspeita e teve adesão imediata (o grupo ultra-passou os 82 integrantes).

A proposta se assemelha ao programa de Policiamento Comunitário, onde policiais são alocados em bairros para conhecer melhor a comunida-de e suas necessidades. A ação inédita faz parte da Operação Papai Noel e prosseguirá até o final de dezembro. Os lojistas, porém, exaltam a proximida-de dos policiais e pedem pela continuidade da iniciativa. “Nos ajuda bastante, porque sabemos o que está acontecen-do nas outras lojas e em toda a área. Assim podemos tomar cuidado e evitar que o crime se repita. Está todo mundo aler-ta”, elogia Silvana Nepomoce-no, gerente da loja Collecione.

Pelo menos duas situações de crime foram registradas e compartilhadas nestes primei-ros dias de projeto. Na semana passada, uma mulher foi detida acusada de furto. Ela escondia roupas em sua bolsa quando

Policiais circulam em horário comercial e alertam comerciantes diante de qualquer movimentação suspeita

LEON

ARD

O LO

PES

utilizava o provador. Na quar-ta-feira, 16, um indivíduo foi preso tentando pagar com duas notas falsas de R$ 100.

O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, acredita que o projeto foi benéfico e traz tranquilidade tanto para quem está trabalhando quanto para os consumidores. “A adesão foi total. Até os lojistas que não são da área central pediram para serem incluídos. Para a comunidade fica esta garan-tia que há uma força conjunta buscando o melhor”, exalta.

Para a instalação do projeto, o Sindilojas foi consultado pelo comando da 3º BPAT. Por se tratar de proposta em favor dos

lojista, e aproveitando os planos empresariais que dispõe, a enti-dadade, por meio da Fundação Consepro, doou um aparelho ce-lular com uma linha de internet. “É uma necessidade diante des-ta crise do Governo Estadual. Os lojistas buscam colaborar com os policiais e recebem esta res-posta mais rapidamente. Foi um sucesso, tanto que há pedidos pela continuidade do projeto”, completa Amadio.

Iniciativa é paraações de prevenção

O capitão Reni Onírio Zdrui-koski, subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de

Áreas Turísticas (3º BPAT), explica que o projeto foi pen-sado para atender as necessi-dades do mês de dezembro, caracterizado por ser um pe-ríodo de compras com uma maior circulação de dinheiro (em razão do pagamento do 13º salário). “Fizemos a logís-tica para dispor de um efeti-vo específico para atuar, no horário comercial, ostensiva-mente junto aos lojistas com o apoio da seção de inteligência, que atua de maneira discreta. São policiais que conhecem a maioria dos delinquentes e tem condições de identificar uma presença suspeita na área central”, relata.

O subcomandante ressal-ta que este é um projeto para ações preventivas e que o canal oficial contra crimes e flagran-tes continua sendo o telefone 190, que atua 24 horas. “O gru-po conta com um representan-te de cada estabelecimento co-mercial e permite a interação direta com os policiais. Sempre que abordamos um suspeito, divulgamos as características e o que ele estava fazendo, as-sim outros lojistas podem de-nunciar ou reconhecer o delin-quente”, explica.

Além da rede de contatos, a iniciativa respondeu aos anseios da maioria da comu-nidade, a proximidade do policial fardado. “A gente vê bastante a presença do poli-cial, o que é importante para todos. Temos este contato, sabemos o que fazer, ficamos mais alertas a qualquer sinal. Quando o movimento é gran-de, precisamos estar atentos para não perder o controle”, aponta Luana Fae, gerente da loja do Boticário.

Sobre a possibilidade de tor-nar a iniciativa permanente, o capitão Zdruiskoski acredita que ainda é cedo para uma de-finição, porém a possibilidade será avaliada após a Operação Papai Noel. “É um projeto criado para atender esta época, mas depois devemos avaliar os resultados. Os próprios poli-ciais perceberam que os lojis-tas possuem esta necessidade de contato mais próximo com os policiais”, conclui.

Acidentes

Duas vítimas fatais em colisões na 453 e 470

Motorista de um Lancer, de Salvador (BA), não resistiu ao impacto

Duas pessoas morreram em acidentes de trânsito na tarde de ontem, 18. Um deles aconteceu por volta das 17h, no quilôme-tro 208 da BR-470, no Distrito de Tuiuty, entre um caminhão e um automóvel. A vítima foi o jovem Vinícius Bressaneli, de 26 anos. As causas da colisão não foram divulgadas.

Na outra colisão, ocorrida por volta das 14h, o motorista de um Lancer, com placas de Salvador (BA), morreu após um acidente envolvendo uma caminhonete

e um caminhão, na RSC-453, em direção a Farroupilha. Uma segunda vítima ficou em estado grave e foi conduzida ao Hospi-tal Tacchini. Até o fechamento desta edição a vítima não tinha sido identificada. O Lancer in-vadiu a pista contrária e atingiu um caminhão, sendo arremes-sado contra um Fiat Doblo, que vinha no mesmo sentido. O condutor da Doblo foi encami-nhado ao hospital com ferimen-tos. O motorista do caminhão não teve ferimentos.

LEON

ARD

O LO

PES

Um homem de 32 anos foi preso preventivamente após ameaçar a companheira em frente a uma juíza na manhã de quinta-feira, 17. O acusado participava de uma audiência da Lei Maria da Penha no Fórum de Bento Gonçalves. Ele também teria desacatado a juíza respon-sável pelo caso. Após a ameaça e as ofensas, o homem retornava a sua residência no bairro Bota-fogo quando foi abordado pela Patrulha Maria da Penha, da Bri-gada Militar, que cumpriu a nova ordem judicial.

Homem faz ameaça em frente à juíza

Page 36: 19/12/2015 - Jornal Semanário - Edição 3192

Restauro

Obras no Museu do Imigrante continuam

Página 27

Distrital

Título do Veteranos será decidido hoje

Página 33

Dicas para uma ceia de dar água na boca

A Edição www.jornalsemanario.com.br56 páginas

BENTO GONÇALVESSábado19 DE DEZEMBRO DE 2015ANO 48 N°3192

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Sábado

min 13º max 19º

Domingo

min 16º max 22º

Segunda

min 18º max 27º

Terça

min 20º max 27º

Fonte

: G

oogle

Assumiram a missão de representar o Stimmme Deisi Zugno, Cleonice Ribeiro e Larissa Scalco, elas foram eleitas como rainha e princesas para o período de 2016/2017

FOTOS DIVULGAÇÃO

Perante um público de apro-

ximadamente duas mil pes-

soas, as novas soberanas do

STIMMME assumiram a mis-

são de representar a força da

mulher trabalhadora no setor

metalmecânico – Deisi Zug-

no, Cleonice Ribeiro e Larissa

Scalco foram eleitas como rai-

nha e princesas do Sindicato

dos Trabalhadores nas Indús-

trias Metalúrgicas, Mecânicas

e de Material Elétrico de Ben-

to Gonçalves para o período

2016/2017. A escolha da corte

ocorreu como atração da 17ª

Festa Metalúrgica, realizada no

dia 12 de dezembro, na sede

campestre da entidade.

Em um dia de plena inte-

gração e muita diversão, os

profissionais do setor e seus

familiares puderam aproveitar

uma série de atrações: farta gas-

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 19 de dezembro de 2015

Empresas Empresários&STIMMME apresenta as novas soberanas

tronomia, música ao vivo, com

show de Reni e banda Dimen-

são, brinquedos para as crianças

e sorteio de diversos prêmios.

Foram distribuídos mais de R$

30 mil em eletrônicos, eletro-

domésticos e utilidades para o

lar – além de duas motocicletas

0km, entregues para os sortu-

dos Jose Luis Hoffmann, da

Usber Ind.; e Antonio Mazzon,

da Tedesco Engenharia e Lo-

gística; e um automóvel 0km.

O contemplado com o veículo

foi Rudinei Antonio Schussler,

da Rodotecnica.

Outro ponto alto da progra-

mação foi a escolha das Sobera-

nas do STIMMME, com desfile

de 16 candidatas concorrentes

ao título. A nova corte eleita

é composta pela rainha, Deisi

Zugno, da empresa Rometal, de

Veranópolis; pela 1ª princesa,

Cleonice Ribeiro, da metalúrgi-

ca Albrás, de Bento Gonçalves,

e pela 2ª princesa, Larissa Scal-

co, também da Rometal. A festa

da escolha também premiou o

grupo da Sulmaq como a me-

lhor torcida.Tradicional atividade na

agenda de eventos sociais do

STIMMME, a Festa Metalúr-

gica comprovou, em sua 17ª

edição, a condição de suces-

so junto ao público. Iniciativa

pioneira da diretoria de Elvio

de Lima, essa atividade de inte-

gração vem se renovando ano

após ano, agregando atrativos

e atrações à programação para

oferecer aos associados e seus

familiares momentos especiais

de lazer. “É muito gratificante

perceber que os trabalhadores

se envolvem e participam das

promoções do Sindicato, bem

como utilizam os serviços e

benefícios disponibilizados

aos associados. Todo o traba-

lho que nossa diretoria realiza

tem como objetivo garantir o

bem-estar dos profissionais da

categoria, e ficamos bastante

satisfeitos em perceber o re-

torno desse esforço”, avalia o

presidente do STIMMME, El-

vio de Lima.

Como foi a escolha

Representantes da força da

mulher trabalhadora, as 16 can-

didatas que disputaram o título

de Soberanas do STIMMME

participaram de uma exten-

sa programação que iniciou

no dia 11, véspera da escolha.

Logo na parte da manhã, elas

visitaram a sede administrativa

do Sindicato, em Bento Gon-

çalves, e puderam conhecer

de forma detalhada os servi-

ços oferecidos pela entidade.

Depois, estiveram no Centro

Profissionalizante do Setor Me-

talmecânico e Material Elétrico

de Bento Gonçalves (CEPRO-

MEC-BG), conferindo a estru-

tura da escola e os cursos dispo-

nibilizados. A avaliação coube a

um comitê composto pelo pre-

sidente do STIMMME, Elvio

de Lima; pelo diretor estadual

da Força Sindical, Cláudio Cor-

rea; pela psicóloga do STIMM-

ME, Daniela Marinho; pela

quiropraxista do STIMMME,

Kelly Peruffo; e pela Rainha

do STIMMME eleita em 2013,

Josiane Boff. Na análise, foram

considerados critérios como ex-

pressividade humana e corporal,

postura; habilidade de se comu-

nicar, desinibição e simpatia.

Reprodução

Bento Gonçalves

Sábado | 19 de dezembro de 2015Bento Gonçalves

Sábado | 19 de dezembro de 2015

Os benefícios e malefícios da

praticidade na alimentação

Página 3

A facilidade das latas

Rua General Osório, 309| sala 703

Centro Clínico Osvaldo Cruz|BG|RS

54 3452.5458|54 3451.4170

APNÉIA DO SONO TEM TRATAMENTO!

INVISTA NO SEU SONO E VIVA MELHOR!

Roncos, interrupções durante a noite, sonolência e cansaço diurnos,

boca seca ao acordar e cefaléia matinal não devem ser ignorados.

Apnéia do Sono é uma doença neurológica progressiva, que pode

ocasionar hipertensão e outras sérias consequências para o coração

e o cérebro. Converse com seu médico.

Bento Gonçalves

Sábado | 19 de dezembro de 2015

Texto: Caroline Pandolfo

Foto: Estúdio Pavan, capturando a essência e a força da mulher

Paula Machline

Carrion

Uma pessoa de jeito simples, com grande apego pela família, que batalha por

seus ideais e muito autêntica. Assim se descreve Paula Machline Carrion, filha mais

nova de Mário Husek Carrion e Maria Cristina Machline Carrion. Graduanda em

Administração de Empresas, Paula trabalha na administração da Neurologia Carrion &

Clínica do Sono, ao lado dos pais e da irmã Maria Julia. “O trabalho me proporciona

imensa satisfação, pois além de atuar no departamento administrativo, a área da saúde

me permite um contato humano enriquecedor e um aprendizado para o futuro”,

afirma.Apaixonada por animais Paula dedica parte do seu tempo a eles, em casa

tem cães, passarinho e uma tartaruga. Para 2016 um de seus planos é realizar uma

viajem a Itália. “Novas culturas sempre nos trazem uma bagagem e um aprendizado

importante”, comenta.

Pensando em aperfeiçoar-se, Paula já faz planos para depois da graduação.

“Quem sabe uma pós com ênfase em marketing, pois no futuro pretendo ter meu

próprio negócio”, ressalta.

Relembrando bons momentos, ela cita seu avô Saul, os passeios e as boas risadas

a seu lado. Outro fato marcante em sua vida foi uma viajem com a família ao Rio de

Janeiro. “Visitar a cidade maravilhosa era um sonho, e conhecer todos aqueles lugares

lindos ao lado da minha família foi magnífico”, recorda.

Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima

tentativa eu consegui. Nunca desista de seus

objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis,

a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.

Albert Einstein “

Caderno

Primeiro Caderno ......................36 páginasCaderno S ................................12 páginas Saúde & Beleza .......................4 páginasEmpresas & Empresários......... .4 páginas

Natal

Páginas 18 e 19

DIVU

LGA

ÇÃO