19 a 22 out 2012

5
NÚMERO 73 DATA 19 a 22/10/2012 ANO I

Upload: asscom-clipping

Post on 07-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Clipping CAOSAUDE Eletrônico

TRANSCRIPT

Page 1: 19 a 22 Out 2012

NÚMERO73

DATA19 a 22/10/2012

ANOI

Page 2: 19 a 22 Out 2012

hoje em dia - mG - P. 11 - 20.12.2012

Page 3: 19 a 22 Out 2012

CoNT.... hoje em dia - mG - P. 11 - 20.12.2012

Page 4: 19 a 22 Out 2012

hoje em dia - mG - P. 26 - 20.12.2012

Page 5: 19 a 22 Out 2012

MINAS GERAIS 3SAÚDE

O secretário esclareceu que não

é necessário a mulher passar

por consulta médica para requerer

o exame

Aelevação do número de exa-mes de mamografia e o lança-

mento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher foram os assun-tos de evento realizado quinta--feira (18), no Palácio da Liberda-de, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia, presidida pelo secretá-rio Antônio Jorge de Souza Mar-ques, foi apresentado um balanço do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama. Entre 2011 a 2012, houve aumento de 30.409 exames. De abril a agosto de 2011 foram realizadas 218.934 mamo-grafias, enquanto no mesmo perío-do em 2012 foram 249.343 exames.

A unidade móvel é um cami-nhão equipado para realizar as mamografias e que vai percorrer todas as regiões do Estado, garantindo maior agilidade e comodidade às mulheres para realização do exame.

Antônio Jorge falou sobre os dados atuais em Minas. “O câncer de mama é a segunda causa de morte na população mineira, correspon-dendo a 14,1% de todas as mortes. O Programa de Combate ao Câncer de

Mama tem como meta atender a 50% da população feminina, na faixa etária de 45 a 69 anos e buscamos orientar e informar à população em tempo integral. Ao ampliar a faixa etária, facilitamos o acesso ao exame de mamografia, de um lado, com o diagnóstico precoce e, de outro, ofereceremos a pos-sibilidade de um início de trata-mento mais ágil”, explicou.

SEM CONSULTA - O Secretário esclareceu que não é necessário a mulher passar por consulta médi-

ca para requerer o exame. Ela pode ir a uma unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar a guia para o exame, ou então obter o documento pela internet. Basta acessar à página do Facebook da SES, preencher os dados e man-dar imprimir o formulário. Com o documento em mãos, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde para agendar a realização da mamografia.

O Presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, comentou sobre a importância da iniciativa. “Partici-par de uma iniciativa como esta é algo que faço com muita emoção. Repetimos algumas coisas que parecem até mantra, mas o fato é que o câncer de mama normal-mente começa pequeno, é um processo que se inicia célula a célu-la, divisão a divisão. Quanto mais cedo for dado o diagnóstico, maio-res serão os índices de cura e as mutilações serão menores. Ao pro-mover uma iniciativa desse tipo, ou seja, sair da passividade e ir para atividade, nós da Associação Médi-

ca de Minas Gerais só podemos saudar como iniciativa de extremo valor. Parabenizo o secretário Antô-nio Jorge e estou representando quase 20 mil colegas. Temos certe-za de que este projeto colherá muitos frutos. Muitas vidas serão poupadas, muito sofrimento será evitado. Portanto parabéns ao Governo de Minas”, disse.

EMOÇAO - Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando a publicitária e blogueira Cris Guerra contou que a mãe havia falecido vítima do câncer de mama: “Acho importante falar, porque pra mim essa campanha tem um significado muito impor-tante. Eu perdi a minha mãe quando ela tinha 55 anos. Meu irmão tinha sofrido um acidente quando ela descobriu um caroço no seio. Como ele estava hospita-lizado, ela demorou para fazer o exame, e quando fez, o câncer já havia se alastrado para os gânglios das axilas. Ela ficou dois anos lutando pela vida. Minha mãe era uma pessoa extremamente forte

e feliz, mas chegou uma hora em que não aguentou e faleceu. Então, eu vivo um pouco com esse fantasma. Eu tinha 24 anos quan-do ela morreu e faço mamografia desde os 30 anos. Estou muito feliz em poder ajudar. Tem uma foto no meu perfil do Facebook com minha mãe que, pra mim, é a maior bandeira desta campanha”.

Enquanto as autoridades e per-sonalidades discursavam, artistas plásticos grafitavam telas que serão expostas na Cidade Admi-nistrativa, alusivas à temática do Outubro Rosa.

De acordo com o INCA, o Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata no Brasil. A cada hora, seis brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. A única forma de aumentar as chances de cura é com o diagnóstico precoce. A partir da mamografia é possível descobrir a doença na fase inicial.

O principal objetivo do Outu-bro Rosa é Incentivar as mulheres mineiras da faixa etária de 45 a 69 anos a realizarem a mamografia a cada dois anos.

O Hospital Eduardo de Mene-zes (HEM), da Rede Fhemig, será reformado a partir de 2013, con-forme anunciou o secretário de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques. Os recursos estão pre-vistos no orçamento da Secretaria para o próximo ano, que prevê a destinação de R$ 450 milhões para a construção e reforma de hospitais em todo o Estado.

Segundo o secretário, Minas Gerais é o estado que mais leva a sério o seu papel no Sistema Único de Saúde. “A atuação da Fhemig somente se justifica em áreas estratégicas não atendidas pelo mercado”, afirmou.

Antônio Jorge salientou que o Hospital Eduardo de Menezes “é uma unidade perene para o Estado, dado o seu papel crucial no enfrentamento de epidemias e pandemias”.

As obras vão ser realizadas a partir da estruturação de um Plano Diretor para as interven-ções físicas na instituição, tanto no presente quanto no futuro,

haja vista que o plano diretor é um importante instrumento de planejamento estratégico para direcionamento dos investimen-tos. “Vamos construir o futuro sem transigir com o presente. Este é o parâmetro que irá norte-ar as ações da Secretaria”, pon-tuou Antônio Jorge.

O presidente da Rede Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, ressaltou o fato de que a Funda-ção busca, de forma obstinada, oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um serviço de qualidade. Assim, o planeja-mento dos investimentos nos hospitais da Rede é a melhor forma de se assegurar à popula-ção soluções de longo prazo.

O médico e arquiteto Domin-gos Fiorentini, profissional com mais de quatro décadas de expe-riência na construção de hospi-tais e pioneiro no País em proje-tos de biossegurança, afirmou que, na atualidade, não há mais espaço para a realização de obras não pensadas estrategicamente,

Governo intensifica ações paraa prevenção do câncer de mama

Secretaria lança unidade móvel para facilitar mamografias no Estado

Secretário anuncia investimento no Hospital Eduardo de Menezes

Reforma de hospitais está prevista em orçamento elaborado para o ano que vem

principalmente, no âmbito da saúde pública.

Nesse sentido, o plano é um macro estudo. “O maior legado que a Secretaria pode deixar para a população é um plano diretor bem estruturado. Sou um defen-sor dos recursos públicos. Quando

vejo um secretário de saúde que luta pelo uso adequado dos recur-sos públicos, fico, sinceramente, emocionado”, disse Fiorentini.

O Eduardo de Menezes, con-siderado referência estadual no tratamento de doenças infecto-contagiosas e em dermatologia

sanitária, é um dos cinco hospi-tais da Região Metropolitana (dentre eles o Hospital João XXIII, também da Rede Fhemig) esco-lhidos para atuarem em eventu-ais situações de desastres e catás-trofes durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

CÉSAR REBELO