19 1 s+ 04 2018 atv - editora saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...e na...

9
CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 1 LÍNGUA PORTUGUESA A casa, a rua e o trabalho Roberto Da Matta Observe-se uma cidade brasileira. Nela, há um nítido movimento rotineiro. Do trabalho para casa, de casa para o trabalho. A casa e a rua interagem e se complementam num ciclo que é cumprido diariamente por homens e mulheres, velhos e crianças. Pelos que ganham razoavelmente e até mesmo pelos que ganham muito bem. Uns fazem o percurso casa-rua-casa a pé; outros seguem de bicicleta. Muitos andam de trens, ônibus e automóveis, mas todos fazem e refazem essa viagem que constitui, de certo modo, o esqueleto da nossa rotina diária. Há uma divisão clara entre dois espaços sociais fundamentais que dividem a vida social brasileira: o mundo da casa e o mundo da rua — onde estão, teoricamente, o trabalho, o movimento, a surpresa e a tentação. [...] Digo que a casa, por tudo isso, provê uma leitura especial do mundo brasileiro. É certo que toda sociedade moderna tem casa e rua. Mas o meu argumento aqui é no sentido de salientar que a casa, entre nós, ordena um mundo à parte. Universo onde o tempo não é histórico, mas cíclico, tempo que vive de durações que não se medem por relógios, mas por retratos amarelados e corroídos pelas traças, como naquela poesia de Drummond. Um tempo que é medido pela morte dos mais velhos e pelo batizado dos mais novos. Um tempo cuja duração e experiência podem ser revertidas pela doce saudade dos dias em que a família estava toda reunida em torno de alguma figura importante para a sua unidade e sobrevivência, enquanto grupo uno e integrado. [...] A rua é um espaço que permite a mediação pelo trabalho — o famoso “batente”, nome já indicativo de um obstáculo que temos que cruzar, ultrapassar ou tropeçar. 1. O trecho “A casa e a rua interagem” indica que A a vida doméstica funciona como polo oposto à vida da rua. B a vida da rua possui valores idênticos aos da vida de casa. C a casa e a rua se influenciam mutuamente. D só a vida da rua é dinâmica. E só a vida de casa é tranquila. 2. No fragmento “... o mundo da casa e o mundo da rua — onde estão, teoricamente, o trabalho, o movimento, a surpresa e a tentação”, o pronome relativo “onde” se refere A exclusivamente ao mundo da rua. B exclusivamente ao mundo da casa. C tanto ao mundo da rua como ao mundo da casa. D só teoricamente ao mundo da casa. E só teoricamente ao mundo da casa e ao mundo da rua. 3. Relacionando-se o excerto do texto “A casa e a rua interagem e se complementam num ciclo que é cumprido diariamente por homens e mulheres, velhos e crianças” ao segundo parágrafo, seria correta a inserção de uma vírgula antes do pronome relativo em destaque, sem que haja alteração semântica ou sintática? Explique. 9º ano Ensino Fundamental • Módulo 4 • 2º período 13/04/2018

Upload: others

Post on 03-May-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA A casa, a rua e o trabalho

Roberto Da Matta

Observe-se uma cidade brasileira. Nela, há um nítido movimento rotineiro. Do trabalho para casa, de casa para o trabalho. A casa e a rua interagem e se complementam num ciclo que é cumprido diariamente por homens e mulheres, velhos e crianças. Pelos que ganham razoavelmente e até mesmo pelos que ganham muito bem.

Uns fazem o percurso casa-rua-casa a pé; outros seguem de bicicleta. Muitos andam de trens, ônibus e automóveis, mas todos fazem e refazem essa viagem que constitui, de certo modo, o esqueleto da nossa rotina diária. Há uma divisão clara entre dois espaços sociais fundamentais que dividem a vida social brasileira: o mundo da casa e o mundo da rua — onde estão, teoricamente, o trabalho, o movimento, a surpresa e a tentação.

[...] Digo que a casa, por tudo isso, provê uma leitura especial do mundo brasileiro. É certo que toda sociedade moderna tem casa e rua.

Mas o meu argumento aqui é no sentido de salientar que a casa, entre nós, ordena um mundo à parte. Universo onde o tempo não é histórico, mas cíclico, tempo que vive de durações que não se medem por relógios, mas por retratos amarelados e corroídos pelas traças, como naquela poesia de Drummond. Um tempo que é medido pela morte dos mais velhos e pelo batizado dos mais novos. Um tempo cuja duração e experiência podem ser revertidas pela doce saudade dos dias em que a família estava toda reunida em torno de alguma figura importante para a sua unidade e sobrevivência, enquanto grupo uno e integrado.

[...] A rua é um espaço que permite a mediação pelo trabalho — o famoso “batente”, nome já indicativo de um obstáculo que temos

que cruzar, ultrapassar ou tropeçar.

1. O trecho “A casa e a rua interagem” indica que

A a vida doméstica funciona como polo oposto à vida da rua.

B a vida da rua possui valores idênticos aos da vida de casa.

C a casa e a rua se influenciam mutuamente.

D só a vida da rua é dinâmica.

E só a vida de casa é tranquila.

2. No fragmento “... o mundo da casa e o mundo da rua — onde estão, teoricamente, o trabalho, o movimento, a surpresa e a tentação”, o pronome relativo “onde” se refere

A exclusivamente ao mundo da rua.

B exclusivamente ao mundo da casa.

C tanto ao mundo da rua como ao mundo da casa.

D só teoricamente ao mundo da casa.

E só teoricamente ao mundo da casa e ao mundo da rua.

3. Relacionando-se o excerto do texto “A casa e a rua interagem e se complementam num ciclo que é cumprido diariamente por homens e mulheres, velhos e crianças” ao segundo parágrafo, seria correta a inserção de uma vírgula antes do pronome relativo em destaque, sem que haja alteração semântica ou sintática? Explique.

9º ano

Ensino Fundamental • Módulo 4 • 2º período

13/04/2018

Page 2: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 2

4. Informe a função sintática do pronome relativo nas orações a seguir.

a) “que é cumprido diariamente por homens e mulheres, velhos e crianças”.

b) “Universo onde o tempo não é histórico”.

c) “Um tempo cuja duração e experiência podem ser revertidas”.

d) “um obstáculo que temos de cruzar”.

5. Um tempo no qual a duração e a experiência podem ser revertidas pela doce saudade dos dias onde a família estava toda reunida em torno de alguma figura importante é uma possível reescrita para o fragmento “Um tempo cuja duração e experiência podem ser revertidas pela doce saudade dos dias em que a família estava toda reunida em torno de alguma figura importante”, sem alteração de sentido ou incorreção gramatical? Justifique.

MATEMÁTICA 6. Considere 1 3= −x e 1 3.= − +y O valor de x² – y² é igual a

A –1.

B 0.

C 1.

D 3.

E 2.

7. Uma das simplificações da expressão ( )3 5 2

2 105 2

+−

− é igual a

A 7.

B 7 2 10.−

C 7 2 10.−

D 5 2 2 10.+ −

E 5 2 2 10.− −

8. Sejam 1 2 e ,x x com 1 2 ,>x x as duas raízes reais da equação12

1,− =xx

com x ≠ 0. Calcule o valor da expressão

( )2

1 2 .−x x

Page 3: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 3

9. Determine a soma dos quadrados das raízes reais da equação 4 236 3 .1+ =x x

10. Os alunos de uma turma resolveram comprar um presente que custava R$ 48,00 para o professor de Matemática e dividiram igualmente o gasto entre eles. Depois que 6 alunos recusaram-se a participar da divisão, cada um dos alunos restantes teve que contribuir com mais R$ 0,40 para a compra do presente. Quantos alunos da turma contribuíram para a compra do presente?

FÍSICA E QUÍMICA 11. Um automóvel parte do repouso e atinge a velocidade de 108 km/h em apenas 8 s. A opção que melhor representa o

valor da aceleração escalar média, em m/s², desenvolvida por esse automóvel, nesse intervalo de tempo, é

A 37,5.

B 30,0.

C 27,5.

D 3,75.

E 3,0.

12. A tabela a seguir representa as posições ocupadas e as velocidades escalares instantâneas atingidas por um móvel que se desloca em linha reta.

t (s) 0 2 4

S (m) 10 20 62

V (m/s) 12 18 24

Com base na tabela e em conhecimentos correlatos, assinale a opção que melhor representa, em unidades do SI, a velocidade média e a aceleração média desenvolvidas por esse móvel entre os instantes 0 s e 4 s, respectivamente.

A 13 e 3.

B 3 e 13.

C 15 e 3.

D 11,5 e 4.

E 4 e 11,5.

Page 4: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 4

13. Um móvel, partindo do repouso, adquire uma velocidade escalar de módulo igual a 36 km/h em apenas 2 s. Calcule, em unidades do SI, a distância percorrida por esse automóvel no intervalo de tempo mencionado.

14. Os pulmões bombeiam, em média, 11 500 L de ar por dia. Considerando que o ar possui uma densidade igual a 1,2 g/L, calcule o valor da massa de ar, em kg, que participa desse fenômeno.

15. Observe as figuras, que representam densímetros como aqueles utilizados em postos de gasolina. O primeiro contém etanol puro (d = 0,8 g/cm3). Dos dois restantes, um está cheio de etanol e água (d = 1,0 g/cm3), e o outro, de etanol e gasolina (d = 0,7 g/cm3). Com base nessas informações, é possível afirmar que

II III

mistura II mistura IIIetanol puro

I

A a densidade da bola escura é maior que 1,0 g/cm3.

B a densidade da bola clara é menor que 0,8 g/cm3.

C no densímetro II, a mistura tem densidade menor que 0,8 g/cm3.

D no densímetro III, a mistura contém água.

E a densidade das duas bolas é igual a 1,0 g/cm3.

GEOGRAFIA 16. Leia o texto abaixo.

“As pátrias são sempre defendidas pelos pobres e vendidas pelos ricos”

Charles Péguy, Notre Patrie

O atual sistema capitalista globalizado caracteriza-se, essencialmente, pela fácil mobilidade dos fatores de produção tradicionais: capital e trabalho. Isso significa deslocações constantes de populações (imigração) e deslocação de empresas com saídas fáceis de capitais. O resultado é um capitalismo que consegue baixar os custos de produção fazendo sair o investimento para os países onde as condições de trabalho são piores ou importando imigrantes para baixar os salários dos trabalhadores nacionais mais pobres que, com eles, concorrem no mercado laboral. Em consequência desse funcionamento, aumentam os lucros da elite capitalista, porque baixam os seus custos, já que baixam os salários que pagam às classes trabalhadoras, que, por sua vez, perdem também direitos e se veem chantageadas para trabalhar cada vez mais horas e em condições mais duras. Se não o fizerem, os capitais deslocam-se para a “China” ou importam-se uns “Africanos” e os trabalhadores autóctones arriscam-se a perder o ganha-pão.

Disponível em:< https://ofogodavontade.wordpress.com/2011/06/13/capitalismo-global/ - acesso em 11 de janeiro de 2018.>

Um dos lados mais perversos do capitalismo globalizado, que atinge duramente as nações emergentes distantes da estabilidade econômica, é observado

A na volatilidade com que o capital se desloca em busca de melhores incentivos fiscais e do custo mais baixo de produção, mercados com elevado contingente populacional, reduzido respeito às questões ambientais e abundância de matéria-prima.

Page 5: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 5

B na ingerência de dólares em suas economias internas, com a finalidade de fortalecer suas moedas nacionais.

C nos investimentos em atividades financeiras, com o intuito de financiar apenas projetos estatais produtivos, em detrimento de projetos privados de infraestrutura.

D no fluxo de seus capitais, que se direcionam apenas para as Bolsas de Valores dos EUA e de países europeus, impossibilitando investimentos internos.

E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor remuneração para o capital especulativo.

F na exploração de novas fontes de energia, como o petróleo, o carvão mineral e o etanol.

17.

Os mercados podem escolher seus pobres em circuitos ampliados; o catálogo se enriquece, porque ali, agora, existem pobres pobres e pobres ricos. E existem também – sempre se descobre – pobres ainda mais pobres, menos difíceis, menos “exigentes”. Nada exigentes. Saldos fantásticos. Promoções por todo o lado. O trabalho pode não custar nada quando se sabe viajar. Outra vantagem: a escolha desses pobres, desses pobres pobres, empobrecerá os pobres ricos que, ficando mais pobres, próximos dos pobres pobres, serão, por sua vez, menos exigentes. Que bela época!

FORRESTER, V. O Horror econômico, Trad. Álvaro Lorencini, São Paulo: UNESP, 1997, pp.101.

Baseado no texto e sobre o tema neoliberalismo e globalização, considera-se que

A o processo de globalização empresarial pode escolher, além das fronteiras nacionais, locais em que o trabalho possa ser apropriado com custos ínfimos.

B os pobres ricos são menos exigentes no mercado de trabalho, por conta das promoções que atingem o seu potencial de consumo.

C atualmente, temos um mercado global feroz, competitivo e amplamente aberto à mão de obra desqualificada acentuada dos pobres ricos do mundo desenvolvido.

D a disputa por emprego no mundo do trabalho mundial pode minimizar os preceitos de xenofobia no mundo desenvolvido.

E as empresas, neste sistema, são fortemente fidelizadas ao seu país e dificilmente migram em busca de melhores condições de produção (lê-se baixo custo).

18.

Conquanto pareça haver um acordo quanto a estar a globalização econômica realizada com o vínculo interativo de desmontagem progressiva do protecionismo direto e indireto, as reflexões sobre a globalização tropeçam com os diferentes matizes que apresentam nos dias atuais, as realidades tanto nacionais como dos grupos de países que se vinculam aos planos econômico e político para consolidar blocos dentro do cenário mundial entre países ou grupo de países, através de um comércio mundial caracterizado pela abertura, ou seja, pela

MOLINA R. L.E; FIGHERA, D. T. “Globalização da economia: verdadeira panaceia universal ou velha ficção para uma nova era?” In. SANTOS, M. (Org.) Fim de século e globalização. São Paulo: Hucitec, 1997.

Com base no enunciado e sobre a globalização econômica, apresente quatro características do sistema capitalista e da globalização que podem ser identificadas no período pós-Segunda Guerra Mundial.

19.

Eduardo Galeano: como funciona a ditadura do consumo

O império do consumo: esta ditadura da uniformização obrigatória impõe, no mundo inteiro, um modo de vida que reproduz os

seres humanos como fotocópias do consumidor exemplar

A produção em série, em escala gigantesca, impõe, em todo lado, as suas pautas obrigatórias de consumo. Esta ditadura da uniformização obrigatória é mais devastadora que qualquer ditadura do partido único: impõe, no mundo inteiro, um modo de vida que reproduz os seres humanos como fotocópias do consumidor exemplar. O sistema fala em nome de todos, dirige a todos as suas ordens imperiosas de consumo, difunde entre todos a febre compradora; mas sem remédio: para quase todos, essa aventura começa e termina no écran do televisor. A maioria, que se endivida para ter coisas, termina por ter nada mais que dívidas para pagar, as quais geram novas dívidas, e acaba a consumir fantasias que, por vezes, materializa delinquindo. Os donos do mundo usam o mundo como se fosse descartável: uma mercadoria de vida efêmera, que se esgota como se esgotam, pouco depois de nascer, as imagens disparadas pela metralhadora da televisão e as modas e os ídolos que a publicidade lança, sem tréguas, no mercado. Mas para que outro mundo vamos mudar-nos? A explosão do consumo no mundo atual faz mais ruído do que todas as guerras e provoca mais alvoroço do que todos os carnavais. Como diz um velho provérbio turco: quem bebe por conta, emborracha-se o dobro. O carrossel aturde e confunde o olhar; esta grande bebedeira universal parece não ter limites no tempo nem no espaço. Mas a cultura de consumo soa muito, tal como o tambor,

Page 6: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 6

porque está vazia. E, na hora da verdade, quando o estrépito cessa e acaba a festa, o borracho acorda, só, acompanhado pela sua sombra e pelos pratos partidos que deve pagar. A expansão da procura choca com as fronteiras que lhe impõe o mesmo sistema que a gera. O sistema necessita de mercados cada vez mais abertos e mais amplos, como os pulmões necessitam de ar, e ao mesmo tempo necessitam que andem pelo chão, como acontece com os preços das matérias-primas e da força humana de trabalho. Os EUA consomem a metade dos sedativos, ansiolíticos e demais drogas químicas que se vendem legalmente no mundo, e mais da metade das drogas proibidas que se vendem ilegalmente, o que não é pouca coisa, se se considerar que os EUA têm apenas cinco por cento da população mundial. A injustiça social não é um erro a corrigir, nem um defeito a superar: é uma necessidade essencial. Não há natureza capaz de alimentar um shopping

center do tamanho do planeta. Disponível em:< http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/04/eduardo-galeano-ditadura-do-consumo.html> - Acesso em 12 de janeiro de 2018

– Adaptado para fins pedagógicos.

Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a “Globalização”, debatida por meio da analogia do consumo pelo genial escritor Eduardo Galeano e por um dos mais importantes pensadores do século XX, Milton Santos. Partindo da análise do texto acima, disserte sobre as três globalizações de Milton Santos, externando as principais críticas realizadas pelo autor acerca desse fenômeno.

20. Observe, com atenção, o organograma a seguir.

O organograma ao lado exibe duas versões distintas do sistema capitalista, planejadas em diferentes épocas, intrínsecas à economia de mercado, contudo diferenciadas por características marcadas por oposições conjuntas. Sobre as doutrinas supracitadas, apresente, de forma textual, os princípios ideológicos que caracterizam as diferenças conceituais entre as duas doutrinas do sistema capitalista.

HISTÓRIA CAPÍTULO 6 – CRISES E TOTALITARISMO

21. Um colapso no sistema financeiro mundial no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial marca a economia e a política. Escreva três fatores que desencadearam esse colapso no início do século XX.

Page 7: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 7

22. Totalitarismo e sua ascensão.

a) Apresente as principais características dos regimes totalitários, evidenciando os líderes.

b) Escreva as causas para o crescimento dos regimes totalitários.

23. Leia o trecho:

Itália deseja a paz, mas não teme a guerra. Justiça sem a força é uma palavra sem sentido.

Nós sonhamos com a Itália romana.

a) Aponte duas situações que indicavam a ascensão do movimento fascista entre os italianos.

24. (Fuvest) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por

A ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

B republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.

C forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial.

D tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.

E bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.

25. (UFRGS) Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco, e contra o governo republicano, iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Considere as afirmações abaixo sobre essa guerra.

I. Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário, com a atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República.

II. Ela permitiu que a Alemanha, por meio da Legião Condor, testasse seus armamentos e suas táticas contra os republicanos.

III. Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de “não intervenção” da Inglaterra e da França.

Quais estão corretas?

A Apenas I. B Apenas III. C Apenas I e II. D Apenas II e III. E I, II e III.

Page 8: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 8

LÍNGUA INGLESA 26. According to the cartoon, the supermarket wants customers to believe that they

A Shouldn’t buy more than five items.

B ought not to buy bananas if they like carrots and bread.

C mustn’t buy other fruits in case they are buying bananas.

D should buy other products in case they are buying bananas.

E must buy other products if they are buying bananas.

27. Complete this text about a professional tennis player. Use Reflexive Pronouns. (– self pronouns).

I am a professional tennis player. I taught (1) _____________ how to play tennis because my parents didn’t think sport was a good

profession. Every day, I have the same routine. I wake up early and make (2) _____________ breakfast. Then I meet my coach on the tennis

court and we train with each other for about four hours. We stop at about 12:30 and make (3) _____________ lunch. Then we train for

another four hours in the afternoon. I love my profession but I often worry that I will hurt (4) _____________ during training.

LÍNGUA ESPANHOLA 28. Lee la historieta abajo:

La(s) interpretación(es) posible(s) para la historieta es/son:

A A Manfredi le gustó la única opción que le dieron.

B Manfredi es de estas personas que no se satisfacen con poco.

C Manfredi se adapta a lo que le ofrecen.

D Manfredi es cuestionador.

E Manfredi cree que las personas hacen preguntas estúpidas.

29. Ahora responde las preguntas abajo sobre los verbos en la historieta:

a) ¿Qué verbo de la segunda conjugación en presente de subjuntivo encontramos en la historieta?

Page 9: 19 1 S+ 04 2018 atv - Editora Saraivacdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/...E na redução das taxas de juros internos, que atrai os investidores que buscam melhor

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2018 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_1_S+_04_2018_atv.docx 9

b) Conjuga este verbo abajo:

Yo

Él / Ella / Usted

Nosotras (os)

Vosotras (os)

Ellos / Ellas / Ustedes

c) ¿Qué otros verbos sufren la misma irregularidad que este?