14 edição | outubro 2014

8
Outubro de 2014 | Edição 014 - ano 02 | Distribuição Gratuita | 4.000 exemplares O que você faria para melhorar o Brasil? Quais seriam suas propostas de governo? O IA está de Pág 3 Pág 7 Pág 4 Pág 5 Pág 8 Pág 6 cara nova! 2 anos Se eu fosse presidente... Tripda! Carona solidária é com a Revista Inspired Vai fazer intercâmbio? Paraná Junior 2014 Junt.us Traz novidades para o IA Confira os aplicativos que vão te ajudar na viagem Empresas Juniores se reúnem no Onde todo mundo trabalha junto

Upload: informativo-academico

Post on 06-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 14 edição | Outubro 2014

Outubro de 2014 | Edição 014 - ano 02 | Distribuição Gratuita | 4.000 exemplares

O que você faria para melhorar o Brasil? Quais seriam suas propostas de governo?

O IA está de

Pág 3

Pág 7

Pág 4

Pág 5

Pág 8

Pág 6

cara nova!2 anos

Se eu fosse presidente...

Tripda!Carona solidária é com a

Revista Inspired

Vai fazer intercâmbio?

Paraná Junior 2014

Junt.us

Traz novidades para o IA

Confira os aplicativos que vão te ajudar na viagem

Empresas Juniores se reúnem no

Onde todo mundo trabalha junto

Page 2: 14 edição | Outubro 2014

2

Relação à distância:Expediente

Direção Geral

Direção

Produção

Revista Ispired

ialondrina.com.br/ialondrina

Colaboradores

IA te.vê

Diagramação

Bia Botelho

Allyson Pallisser

Adriana Gallassi

Ana Júlia FavoretoMaitê Rockenbach

Carol Ferezini

Carolina Werneck

Flávia Cheganças

Larissa Canassa Piauí

César Henrique Silva Rezende

Informativo Acadêmico

Tem como dar certo?Dois anosSe você pudesse deixar uma marca no mundo, qual seria? Alguns escolhem ser presidente da república e governar um país inteiro para agradar uns e decepcionar outros. Tudo vai depender das ações realizadas por esses políticos...Outros decidem abrir o próprio negócio, fazer algo que ninguém fez e, assim, marcar a história por serem diferentes. A ideia é fazer coisas significativas para não passar em branco e não ser só mais um no meio da multidão.

Enquanto universitário, o que você poderia fazer de inovador para deixar seu legado? Não precisa ser pensando no dinheiro, mas, nos impactos que suas ações vão causar na vida de outras pessoas. Ajudar os mais necessitados, ensinar algo para alguém, fazer amigos, assumir suas responsabilidades – isso pode fazer a diferença no mundo!

O IA tenta deixar sua marca na vida dos universitários. Completamos dois anos neste mês de outubro e, para gente, o que importa é pensar em como oito páginas vão trazer algo relevante. Como vamos deixar a nossa marca nesse mundo? Ainda estamos batalhando para conseguir isso, mas é questão de tempo. O importante é não desistir, é aprender com os erros, e buscar, sempre, boas ações para causar impacto positivo. Parabéns para o IA e obrigado a você, que torna tudo isso possível!

Para alguns, a distância é uma vilã quando se trata de relacionamentos, já outros dizem que ela até melhora a relação, porque, pelo fato do casal estar longe, a saudade e o amor só aumentam. Bem, verdade seja dita: é lógico que todo mundo quer ter o love perto para dormir de conchinha, mas nem sempre rola. Pode acontecer de vocês escolherem cursos e faculdades em cidades diferentes, então a melhor e, talvez, única alternativa é uma relação à distância.

Se você for surtado, desconfiado, possessivo e ciumento, essa relação não é para você, porque você vai pirar quando não tiver certeza se o amor foi mesmo dormir depois de dar “boa noite” no Skype; vai se irritar se a pessoa demorar para responder no WhatsApp; ou ainda vai ficar imaginando coisas quando ele ou ela sair com os amigos. Enfim, se você for assim, nem pense em começar a relação.

Tem um ditado que circula por aí que diz “o que o amor constrói, a UEL destrói”. Acredita quem quiser. Mas se tem amor e respeito entre vocês, o relacionamento vai durar.

O melhor a fazer é confiar no outro. Por mais clichê que seja dizer isso, não tem outro meio. Conversar com o parceiro e deixar certas coisas bem esclarecidas é melhor do que desgastar a relação e terminar tudo “em merda”. Converse com amigos, ocupe a sua vida com aquela matéria que você vai ficar de exame, e não surte. Liberte a sua mente, porque, longe ou perto, o ciúme quem cria é você.

Graduado em Administração e pós-graduado em Moda: Produto e Comunicação

Periodicidade: MensalTiragem: 4.000 exemplaresCirculação: UEL, UTFPR, Unopar, Unifil, Pitágoras, PUC, Sigma, NeoDNAImpressão: GrafinorteDistribuição Gratuita

Pautas, sugestões e cobertura fotográfica:[email protected]@ialondrina.com.br(43) 9655 7250 | 9991 9132

Page 3: 14 edição | Outubro 2014

3Outubro | 2014

Tiago Jungo

Alana Volpato

O que é preciso para ser presidente no Brasil

Curiosidades

1)

3)

4)

2)

Fábio Alves SIlveira

“Como presidente, eu reduziria os altos impostos dos produtos de forma geral. É realmente um absurdo ver que um produto importado, chega aqui com um custo muito alto. Pegaria um gancho também na valorização de produtos fabricados no nosso país. Por que exportar tanto coisa que é nossa? Temos o direito de usar isso, pagando mais barato nos produtos que são feitos no Brasil.

Atrair mais empresas também é uma causa que eu defenderia. Isso gera emprego, renda e carteira registrada com direitos ao trabalhador, que hoje é desempregado e não possui nem INSS.Possuir o bolsa familia é consideravel, mas até que ponto? A população que está na miséria precisa mais do que um ‘bolsa familia’. Ela precisa de programas

governamentais que qualificam, que educam e que as coloquem no mercado de trabalho, fazendo com que não recebam uma baixíssima ajuda do programa, mas que obtenham uma renda maior e mais digna. A população precisa se sentir útil! Destribuir bolsas, comida, etc é esmola em vista do que o governo pode fazer. Porque o governo pode fazer muito mais por eles!”

“Felizmente eu não fui mordido pelo bicho da política, por isso sigo na posição de estilingue e com a missão de aprofundar meus assuntos sobre o tema. Mas se algum dia eu mudasse de ideia (me internem se isso acontecer, por favor, não estarei no exercício da razão), eu daria atenção especial em três questões:

“Se eu fosse presidente, levaria a diante as discussões feitas na Confecom [Conferência Nacional da

Idade mínima de 35 anos. Presidentes devem ser pessoas com experiência na vida política, para que as atividades apresentem posturas condizentes com o cargo.

Estar em dia com as obrigações políticas. Votar devidamente todos os anos, ser civilmente capaz, não ter cometido nenhum crime mesmo que já tratado na justiça e não ter se negado a nenhuma imposição do Estado são algumas das obrigações.Ser registrado em algum partido político. É por meio dos partidos políticos e de seus representantes eleitos que o povo exerce seu poder. Os eleitos, portanto, devem trabalhar de acordo com o estatuto e o programa do partido pelo qual se elegeram.

A moradia oficial do presidente da república é o Palácio da Alvorada, em Brasília, no Distrito Federal.

A atual presidente recebe o salário bruto de R$ 26.723,13, totalizando em R$ 19.818,00 o salário líquido.

Ser brasileiro, nascido no país. Também é necessário morar e votar no Brasil.

Saúde: melhorar o serviço, dar condições para estender o atendimento a toda a população. O SUS é uma boia ideia, mas para funcionar bem precisa de recursos e de uma gestão que o faça atender a contento as necessidades da sociedade.

Educação: principalmente na base, mas sem perder de vista o ensino superior. Se o Brasil tivesse adotado a educação em tempo integral nos anos 1980, poderíamos estar numa situação bem melhor. Mas é preciso investir não só na burocracia da educação, é preciso investir também nos professores. Eles precisam se atualizar sempre, até a aposentadoria. Como professor, eu sinto que cada curso que eu faço, cada artigo que escrevo, cada trabalho mais aprofundado contribui para o cotidiano na sala de aula.

Distribuição de renda: o Brasil ainda é um país muito desigual. Ocorreram avanços nos últimos anos, mas as desigualdades ainda são imensas. Enfrentar esse problema passa por valorização salarial e por treinamento para a mão de obra. A economia precisa servir as pessoas e não só se servir delas.”

Comunicação] sobre a democratização da comunicação, porque eu acho absurdo o governo do Lula ter feito uma coisa tão legal, que foram as conferências temáticas, e não se fazer nada com isso. A conferência reuniu estado, mercado e sociedade para debater o que precisa mudar. O governo já tem esses dados, precisa agora por em prática.

Acho que uma coisa urgente é equilibrar a programação da TV aberta, que está concentrada por empresas e tem uma participação pequenininha do estado. Tem que existir espaço para canais que sejam feitos pela sociedade civil, não só na TV. Acho que, nesse sentido, também é importante regulamentar o marco civil da internet e ampliar, e muito, a estrutura para que as pessoas possam, num futuro próximo, ter acesso gratuito ou, pelo menos, muito mais barato, à internet.

Me comprometeria também com a desmilitarização da polícia. Eu não sei quase nada sobre isso, mas sei que a polícia militar, que é a responsável pela ação, é treinada pelo exército. E não é de guerra que as pessoas precisam! Eu conversaria seriamente com o Mujica [Pepe Mujica, atual presidente do Uruguai] para saber como descriminalizar drogas leves. Acho absurdo o princípio ativo da maconha não poder ser usado em remédios, e também acho que a criminalização piora a violência. A ideia do Jean Wyllys, dos clubes de cultivo, parece ser uma ótima saída”.

Estudante de Jornalismo da Unopar

Relações públicas e mestranda em Comunicação pela UEL

Jornalista e professor do Departamento de Comunicação da UEL

Se eu fosse presidentedo Brasil...O segundo turno das eleições está chegando e é hora de escolher o candidato com as melhores propostas para o país. Mas, e se, ao invés de escolher, fosse você o candidato a presidente do Brasil? Quais seriam suas propostas? O que faria para melhorar o país? O IA conversou com algumas pessoas que gostariam de trazer melhorias para a população brasileira.

Page 4: 14 edição | Outubro 2014

4

paranájúnior

10° edição

expectativa

ORGANIZAÇÃO

De 30 de outubro a 2 de novembro, Londrina recebe a 10ª edição do Encontro Paranaense de Empresas Juniores, o Paraná Júnior. São esperados mais de 500 estudantes, representando cerca de 25 empresas juniores (EJs) das cidades de Londrina, Curitiba, Pato Branco, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama, Cascavel e Rio de Janeiro.

As EJs estimulam os empresários juniores, estudantes de graduação que fazem parte das empresas, a prestar serviços, de acordo com a área de atuação; fazer treinamentos para se capacitarem; e participar de diversos eventos para promover o aprendizado e a integração entre os estudantes e as EJs.

Segundo o Movimento Empresa Jovem (MEJ), o Brasil tem aproximadamente 1.200 empresas universitárias vinculadas a mais de 200 instituições de nível superior, com quase 27 mil estudantes envolvidos. Sede de 500 empresas, o Paraná é o terceiro estado do país em número de empresas juniores.

As EJs de Londrina estão empolgadas com o Paraná Júnior 2014.

“A experiência de estar imerso no ambiente do evento é uma das sensações mais incríveis que eu já senti, principalmente pela união que ocorre com sua empresa e a quantidade contatos e amizades novas que você faz. São 500 congressistas com um alto poder de impacto reunidos em um lugar só”, afirma o estudante de Engenharia Elétrica, João Luis Grizinsky de Brito, membro da 3E-UEL, que participa pela terceira vez do Paraná Júnior.

Pela primeira vez no evento, a estudante de Psicologia da UEL, Yuriko

Takeda, membro da Elo Consultoria, vai participar como staff. “Está sendo muito gratificante fazer parte disso tudo”, afirma.

Tanto a Elo quanto a 3E vão participar da apresentação de cases na categoria de Prática Interna. A empresa de Psicologia participa com o trabalho “A potencialização da ligação entre a organização de tarefas, engajamento e desempenho”. Já a EJ de Engenharia Elétrica apresenta o case “Potencializando valores: a evolução do programa trianee fundamentada na estratégia”. Todos os trabalho serão

apresentados para uma banca, que escolherá o melhor em cada uma das categorias.

(Economia); Kinase Consultoria (Farmácia); e LEX (Direito). A EJ JúniorDesign, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba, também colabora nesta edição do Paraná Júnior.

“Desejo que o evento inspire e incite mais empresários juniores a fazer o melhor de si mesmo para melhorar o que os cerca, e que também ajude a prosperar a força do Movimento Empresa Júnior”, afirma Victor Maeda, da Fejepar.

De acordo com a Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (Fejepar), o Paraná Júnior é o maior encontro das empresas no estado. Com o tema “Expandindo Horizontes”, a 10ª edição do evento aborda o mercado com o objetivo qualificar os serviços, identificar os clientes e explorar o potencial das EJs.

O evento conta com palestras, workshops, apresentação de cases e feira de negócios voltada aos diferentes tipos de público. Os melhores cases serão premiados nas categorias de Projeto Interno, Projeto Externo, Modelo de Gestão e Case de Insucesso. Todas as atividades serão realizadas no Hotel Sumatra, no centro de Londrina.

São palestrantes do Paraná Júnior 2014 Eduardo Migliano, um dos fundadores do 99job.com, comunidade colaborativa de recrutamento e seleção, e Lievore José Alfredo, autor dos livros “Marketing pessoal: o sucesso é você…”, “Sucesso na cabeça” e “Decidi ser vencedor”.

O Paraná Júnior é realizado pela Fejepar, com apoio da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e a organização é por conta das empresas juniores. Além da 3E-UEL e da Elo, colaboram também as EJs: Business Consultoria (Administração); TCP Engenharia (Engenharia Civil); Consoagro (Agronomia); ECAE-UEL

NeveAutor: Orhan Pamuk Este livro rendeu ao escritor o Prêmio Nobel em 2006. Na história, o poeta Ka, aprisionado pela neve em uma minúscula e remota cidade da Turquia, se vê no epicentro de um microcosmo de conflitos raciais e religiosos do mundo muçulmano. Ele, que está exilado na Alemanha, viaja até essa cidade sob o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, isolando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar. Embora tenha se distanciado da política há muitos anos, Ka é alçado a protagonista involuntário dessa revolução. Achou pouco? Bora conferir!

Jéssica Onofreestudante de Direito da UEL

O Apanhador no Campo de CenteioAutor: J.D. Salinger

“Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde nasci, como passei a porcaria da minha infância, o que os meus pais faziam antes que eu nascesse, e toda essa lenga-lenga tipo David Copperfield, mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso. Em primeiro lugar, esse negócio me chateia e, além disso, meus pais teriam um troço se contasse qualquer coisa íntima sobre eles. São um bocado sensíveis a esse tipo de coisa, principalmente meu pai. Não é que eles sejam ruins — não é isso que estou dizendo — mas são sensíveis pra burro”. Com um começo desse, não preciso falar mais nada, né?!

livraia

Page 5: 14 edição | Outubro 2014

5Outubro | 2014

EstamosJunt.us!

Imagine advogados, fotógrafos, designers, professores de idiomas, administradores, programadores e músicos trabalhando no mesmo lugar. Sim, isso é possível! Em Londrina, esses profissionais estão reunidos no Junt.us Espaço Colaborativo, espaço de coworking onde podem, além dividir o mesmo local, criar uma grande rede de contatos.

No Junt.us estão cerca de 50 profissionais de diferentes áreas. Eles participam de eventos, reuniões, e tudo o que possa contribuir com o crescimento e a integração entre os coworkers - como são chamadas as pessoas que estão no coworking.

O Junt.us completa dois anos em 2014 e o IA traz um pouco sobre a história do Espaço.

A fundadora do Junt.us, Alexandra Yusiasu dos Santos, que é advogada e, atualmente, segunda diretora secretária da Associação Comercial de Londrina (Acil), sonhou em “ver um escritório colaborativo realmente acontecer”. “Eu já tinha um escritório, mas apenas com advogados. Fiquei encantada com a ideia de trabalho colaborativo quando li uma matéria na revista Sorria”, conta. Com essa inspiração, Alexandra visitou diversos espaços de coworking em várias cidades para entender melhor o funcionamento de um espaço colaborativo e acabou conhecendo o Aldeia Coworking, de Curitiba.

“Podemos dizer que o Junt.us foi um marco na carreira da Sarará Criolo”, afirma Guilherme Imai Araújo, vocalista da banda e que há um ano e meio se integrou ao Junt.us. Guilherme conta que, antes estar em um espaço compartilhado, a Sarará Criolo estava passando por um período de transição. “Tanto a formação como a proposta foram reformuladas e, com isso, perdemos também o espaço que tínhamos para ensaio e escritório. Trabalhei um tempo em casa, mas não consegui me adaptar. Me distraía fácil e sempre achava que o trabalho não estava rendendo”, conta.

Foi quando começou a procurar algumas salas comerciais para alugar que o vocalista ficou sabendo do coworking. “Gostei muito da ideia pela parte prática de não ter que me preocupar com a estrutura e focar somente no trabalho”, diz.

A surpresa da banda, com a chegada no Junt.us, foi também as parcerias realizadas. “O grande benefício que o

Para promover a integração e possibilitar as parcerias, o espaço organiza diversos encontros. “Valorizamos muito a rede que é construída dia-a-dia em eventos, cursos, reuniões, conversas na hora do café, enfim, em todos os encontros que proporcionamos”, afirma Karen.

No final de todos os meses, é realizado o Pitch de Ideas, encontro organizado pelo Movimento Startup Londrina, com o objetivo de conhecer novas ideias empreendedoras e captar investidores. Outra reunião consolidada no Junt.us é organizada pelo ELA - Empreendedoras Londrinenses em Ação, um grupo formado por mulheres que querem realizar juntas seus negócios e fortalecer o papel da mulher em diversos cenários.

“O Junt.us é um espaço feito pelas pessoas e para as pessoas. Nosso olhar é sempre para as necessidades delas, a fim de impulsionar o potencial que todos temos de sermos melhores”, afirma a netweaver, Karen Kohlmann Barbosa.

Quem deseja fazer parte do Junt.us, leva somente o computador e o que for necessário para trabalhar. Toda a estrutura, como salas, mesas e cadeiras, é providenciada pelo Espaço, que oferece também internet, limpeza, atendimento telefônico, serviços de impressão e recepção. A casa, localizada na Rua Goiás, possui 1000 m², com sala de reuniões, cozinhas coletivas, e espaço de lazer, com quiosque, piscina e mesa de tênis.

Mário Nakano, designer da Studio Volpe, levou somente seu iMac e sua prancheta de desenho e montou sua mesa no coworking. Desde fevereiro deste ano, ele faz parte

Segundo Alexandra, foi só depois de conhecerem muitos espaços e ver como funcionavam, que o sonho se tornou realidade. “No começo de 2012, a ideia virou um plano de negócios, que, em seis meses, saiu do papel e se concretizou em uma casa com 20 pessoas trabalhando juntas. O espaço foi chamado de Aldeia Coworking de Londrina, seguindo o modelo proposto pela capital”, afirma.

Karen Kohlmann Barbosa, netweaver do Junt.us, conta que, aos poucos, surgiu a necessidade de um lugar que tivesse a cara de Londrina. “Foi assim que trocamos o nome de Aldeia Coworking para Junt.us Espaço Colaborativo. A grande mudança foi em nossa gestão e comunicação, e na realização de projetos que estavam conectados com o público local”, conta.

do Junt.us e afirma que muita coisa mudou depois disso. “O mais diferente foi a questão do networking. Nunca havia feito tanto contato com pessoas de áreas diferentes. Além de ter uma relação de troca de experiências, acaba rolando também parceiras e até negócios. É um ambiente bem descontraído, que proporciona muita conversa legal que pode gerar oportunidades. Também é sempre um incentivo à criatividade”, acredita.

Junt.us me trouxe foram os vários parceiros e coworkers do espaço. Com isso, elevamos a Sarará Criolo a outro nível de negócio. Nos organizamos e colocamos em prática vários projetos que estavam no papel”, afirma.

O começoOs benefícios

Os Eventos

www.junt.us

O espaço

Fundadora do espaço

Alê!

Page 6: 14 edição | Outubro 2014

6

Somos uma revista digital, e nosso principal foco é te manter informada.Mostrar tendências de moda, dicas de maquiagem, falar sobre viagens, comportamento, gastronomia e decoração, e o mais legal é que tudo isso é do seu jeito. Agora, estamos por aqui também. E, pra começar, queremos contar um pouco de como surgiu a ideia de criar uma revista.

Nós somos estudantes de Desenho Industrial, estamos no último semestre, mas desde o começo da faculdade, mesmo sem saber direito o que era a profissão, tínhamos um sonho em comum: trabalhar com revista. Não necessariamente a nossa revista (nesse tempo a Inspired nem existia na nossa cabeça), mas já sabíamos do que gostávamos e faríamos de tudo para alcançar essa meta, pois trabalhar com o que amamos também era um sonho compartilhado.

No segundo semestre do ano passado (2013) estava na nossa grade a tão esperada matéria: Design Editorial. Tivemos que esperar até o terceiro ano de faculdade para finalmente nos apaixonar de vez. Em Design Editoral, o que mais aprendemos é diagramação. Essa palavrinha envolve a escolha das fontes, organização dos textos, fotos, ou seja, significa a organização de um projeto editorial, incluindo não só revistas, mas também livros, jornais, etc.

Nessa mesma matéria, tivemos como projeto do semestre a criação de uma revista. Agora sim a Inspired estava na nossa cabeça. Não deu muito trabalho para definir um público, o conceito da revista, os temas a serem trabalhados. Parecia que tudo já estava nas nossas cabeças, e sim, concordamos facilmente em quase tudo.

Difícil foi escolher um nome que traduzisse tudo que nós queríamos para a revista. Depois de listas e mais listas, dias pensando, colocando o nome em frases, pensando em chamados, optamos por Inspired.

A partir disso, desenvolvemos toda a revista, que nesse primeiro momento era impressa.

Enfim, a revista estava pronta!Chegou o dia da apresentação. Fizemos de tudo para ser um “show time“, pois aprendemos que na nossa profissão, a apresentação é a alma do negócio.

E modéstia parte, a apresentação foi muito boa!

Depois disso, só elogios… Começamos a mostrar essa revista para todas as pessoas e a maioria ficava muito interessada, foi a partir daí que alguns pensamentos como “imagina a gente fazendo isso o resto da vida?” tomaram conta de nós e decidimos colocar esse sonho em prática.

Com a ajuda de muita gente estamos conseguindo construir a história da Revista Inspired. Acreditamos que a melhor forma de começar do zero é acreditar que tudo o que você quer, pode se tornar realidade e que só depende de você. Nada é mais prazeroso do que ver um sonho dando certo e saber que fez isso acontecer com o próprio suor.

Cada vez que ouvimos as pessoas comentando “nossa, que site legal!” ou “meninas, isso vai dar muito certo…” só aumenta nossa vontade de crescer. Não é fácil, nem simples, mas buscamos o tempo todo estarmos rodeadas de gente que acredita que sonhos se tornam realidade sim, e encontramos a cada desafio uma motivação para alcançar todos os planos e metas que traçamos para o futuro. O tal do fazer acontecer!

Já conheceA REVISTA INSPIRED?

revistainspired.com.br

Maitê Rockenbacheditoras

chefes da inspired

Ana Júlia Favoreto

Page 7: 14 edição | Outubro 2014

7Outubro | 2014

É quase tão obrigatório quanto o passaporte em uma viagem ao exterior. Ele oferece as cotações de moedas de todos os países e faz conversões para você sempre saber quanto vai pagar em reais. As cotações são atualizadas regularmente, mas há a opção de salvar as últimas para realizar conversões mesmo quando você estiver offline. É gratuito para iPhone e Android.

Muito útil, principalmente em viagens pela Europa, esse aplicativo compara preços de passagens em mais de mil agências e companhias aéreas, além de sugerir datas, horários e destinos para economizar. Gratuito para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone.

É um aplicativo para Android que reúne informações importantes, como números de emergência, endereços de hospitais, tradução de termos de primeiros socorros, entre outras dicas, que podem ser essenciais para obter ajuda médica quando estiver em outro país.

Esse aplicativo reúne mapas interativos de praticamente todas as grandes cidades do mundo até mesmo offline. Além disso, indica hotéis, restaurantes, bares, lojas e pontos turísticos. As versões gratuitas permitem que o usuário faça downloads de um número limitado de mapas. Disponível para iOS e Android.

Com esse app é possível buscar, salvar e compartilhar o lugar perfeito para a estada de férias, podendo ser desde casas e flats completos ou até um pequeno quartinho em um canto descolado da cidade, a serem pagos por um preço normalmente abaixo da média de hotéis. Checar o itinerário, o horário de voo e se comunicar com seu host antes mesmo de chegar ao destino estão entre os destaques desse aplicativo. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

XE Currency

Skyscanner

TravelSmart

CItyMaps2GO

Airbnb

Aplicativosde intercâmbioTodos nós sabemos que o básico para planejar uma viagem é pesquisar preços, montar o roteiro, fuçar em toda a internet atrás de guias e dicas, reservar hotéis, fazer câmbio, aprender um pouco sobre o idioma local e organizar a bagagem. Para facilitar a nossa vida, existem milhares de aplicativos, que ajudam desde o momento da escolha da passagem aérea até na hora de encontrar o banheiro mais próximo. Todo dia surgem novos apps que tem transformado as viagens em experiências bem diferentes. O difícil é separar o joio do trigo e encontrar, em meio à tantas opções, os que realmente são práticos e eficientes. Por isso, trazemos uma lista com aplicativos para você usar na sua próxima viagem.

Esse app permite montar o roteiro do dia da viagem e mostra ainda a distância entre um ponto turístico e outro. Disponibiliza roteiros prontos, bem como a opção de sincronizar tudo com um computador. Ele é inteiramente gratuito e está disponível para Android e iOS.

Tripomatic

Page 8: 14 edição | Outubro 2014

8

Pegue carona com aTripda

tripda.com.br/partners/Londrina

tripda.com.br

Como funciona o site da Tripda?

É fácil!

O que a Tripda tem de diferente? Quanto custa a carona?

facebook.com/tripdacarona

tripdacarona

Quem veio para Londrina só para estudar, sabe o quanto é trabalhoso, caro e demorado voltar de ônibus para a cidade em que mora, ainda mais em feriados e nas eleições. Como falamos em edições anteriores do IA, existem aplicativos para smartphones e grupos no Facebook que podem ajudar com caronas solidárias. Outra alternativa surge agora para os estudantes e viajantes de Londrina: o site Tripda (www.tripda.com.br), que oferece transporte sustentável e acessível em todo o Brasil – e vai te ajudar a voltar para casa no segundo turno das eleições.

O grupo idealizador do site é de São Paulo e já está presente em 15 cidades consideradas universitárias, sendo Londrina uma delas. É a estudante de Psicologia da UEL, Jéssica Cardoso Roque, quem está trazendo a ideia para cá, como embaixadora da iniciativa. “O objetivo da Tripda é incentivar as pessoas a darem carona e viverem de forma mais sustentável,” afirma.

Os usuários de Londrina que desejam viajar para outra cidade, podem acessar o site:

É necessário fazer login com uma conta no Facebook. Os usuários completam seus perfis no site da Tripda para ter a melhor experiência com os serviços. Para os passageiros, basta inserir o local de partida e chegada para

O site oferece agendamento de partida, opções de trajeto, avaliações de caronas feitas pelos usuários e sistema de mensagens que permite uma conversa direta entre os companheiros de viagem. Além disso, inclui a possibilidade de aceitar ou não o transporte de animais, poder ouvir música e conversar, levar comida e acender cigarro dentro do veículo. Desta forma, todos os usuários sabem o que esperar da carona e podem selecionar seus companheiros de viagem de acordo com suas preferências.

Para otimizar o espaço do carro, o usuário pode estabelecer pontos de parada ao longo do trajeto, onde os passageiros podem subir ou descer do veículo. Também é possível indicar qual é a flexibilidade para desviar um pouco de uma rota original para atender à necessidade de determinado passageiro. O site também permite saber o nível de conforto do carro, marca e modelo, além do espaço disponível para bagagens.

Segundo Jéssica, o site também permite a opção “Só para Elas”, representada por um ícone personalizado, que filtra

O preço a ser cobrado por trecho é sugerido através de cálculo de combustível e pedágio. Segundo Jéssica, a ideia não é que o motorista tenha lucro, mas sim que compartilhe da experiência da prática colaborativa e sustentável. Depois de cada carona, os usuários avaliam os companheiros de viagem, recomendando ou não aos outros usuários. “Isso reforça a segurança da plataforma”, afirma Jéssica Roque.

visualizar as caronas disponíveis, que aparecerão ordenadas por datas.Para os motoristas, basta indicar o trajeto, data e hora da viagem, bem como algumas informações extras como tamanho da bagagem, se aceita fazer desvios e tolerância de horário.

para que as caronas sejam apenas entre mulheres motoristas e passageiras. “Muitas meninas tem receio de dar carona para homens, por isso essa opção é só para as meninas. Quando elas oferecerem ou procurarem por carona, só aparecerá perfis femininos”, afirma.

e procurar por pessoas que estejam oferecendo ou pedindo carona.

Segundo Jéssica, o foco da Tripa é criar a maior comunidade de caronas do Brasil, baseada em quatro pilares principais: econômico (para compartilhar e reduzir custos com transporte), social (como comunidade que conecta pessoas e gera vínculos de amizade), ambiental (menos veículos nas ruas, consumindo menos combustível) e cultural (estimular as pessoas a valorizarem alternativas como poupar, trocar, emprestar e compartilhar).