12 de novembro de 2009 director: paulo jorge … · empresa metro do porto pretende indemnizar...

20
notícias de gaia 12.nov.09 ANO XXIV — N.º 466 QUINZENAL 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS FUNERÁRIA NORTENHA De: António Serafim Conte com uma família amiga nas Conte com uma família amiga nas Conte com uma família amiga nas Conte com uma família amiga nas Conte com uma família amiga nas horas em que Você mais precisa horas em que Você mais precisa horas em que Você mais precisa horas em que Você mais precisa horas em que Você mais precisa Preços Especiais para Cremações e Inumações (desde 750 euros) Contactos 916 958 786 919 879 923 Rua de Mariz, 925 4430-287 V. N. Gaia Vilar de Andorinho Menezes no comando de Gaia mais quatro anos

Upload: vothuy

Post on 12-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

ANO XXIV — N.º 466 w QUINZENAL w 12 DE NOVEMBRO DE 2009 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

FUNERÁRIA NORTENHADe: António Serafim

Conte com uma família amiga nasConte com uma família amiga nasConte com uma família amiga nasConte com uma família amiga nasConte com uma família amiga nashoras em que Você mais precisahoras em que Você mais precisahoras em que Você mais precisahoras em que Você mais precisahoras em que Você mais precisa

Preços Especiais para Cremações e Inumações (desde 750 euros)Contactos916 958 786919 879 923

Rua de Mariz, 9254430-287 V. N. GaiaVilar de Andorinho

Menezes no comando deGaia mais quatro anos

Page 2: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 2

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção, administraçãoav. república, 1711 s/l esq. tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.comtiragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e editor:pressing - empresa jornalística

comunicação e imagem, unipessoal [email protected]

departamento comercial: Lídia Oliveira eM. Sousa

fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge Sousadirectores honorários: Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção: Tânia Tavares CP [email protected]

redacção: Jorge Freitas (CE 202)Luís Morais Ferreira (CP 7349)

Paulo Jorge Sousa (CP 4279)[email protected]

estagiária: Patrícia Correiacolaboradores: Ademar Costa; AndréSoares; Ariana Ferreira; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); Celeste Domingues;Cláudia Oliveira; Cristina Silva; DanyelGuerra (CP 803); Elisete Marques;Ermelinda Mendes; Humberto Pinho daSilva; Isabel Andrade Monteiro; JoaquimOliveira; Jorge Amaral; José Barreto; JoséDuarte Amaral; Leonardo Júnior; LúciaPereira (CP 6958); Manuel Carvalho; ManuelBarbedo; Maria Graça Almeida; Mário Frota;Marta Pereira; Miguel Ângelo Luis; NilceCosta; Nuno Filipe; Olga Pinto; PauloTavares; Raul Martins; Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

Editorialestatuto

editorialO Jornal Notícias de Gaia é um jornal

que visa informar a população domunicípio de Vila Nova de Gaia dentrode princípios de isenção e honestidade,contribuindo para o progresso cultural,social e económico do concelho.

O JNG assume como órgão decomunicação social porta-voz dosanseios do município no contexto distritale nacional.

O JNG é um jornal independente degrupos políticos e religiosos, defendendosem ambiguidades e de uma formaresponsável a liberdade de pensamentoe de expressão.

O JNG é consciente das vantagensde intercâmbio com outros órgãos deimprensa, tendo em vista a sua prementemodernização e actualização editorial.

Os artigos assinalados são daresponsabilidade dos seus autores.

A Direcção

dias para o Conselho de Jurisdição Distrital e adecisão deste ainda pode ser passiva de recursopara o órgão de jurisdição nacional do partido.

De registar que os candidatos independentesa Arcozelo e Oliveira do Douro, Domingos Salva-dor e Arcanjo Araújo, respectivamente, são outrosnomes alvo de sanção disciplinar da distrital doPSD.

Cancela Moura é um dos nomes a abater peloPSD. Segundo os últimos inquéritos internos dopartido, que surgem com o intuito de se apuraremresponsabilidades aos comportamentos dosmilitantes nos últimos actos eleitorais, o ex-líderconcelhio é um dos visados.

Assim sendo, Conselho de Jurisdição Distritaljá enviou ao ex-vereador da Câmara de Gaia a notade culpa, em que se salienta a intenção de omesmo ser expulso da militância social-democrata.

Recorde-se que Cancela Moura assumiu hámuito a discordância política para com o executivoautárquico liderado por Luís Filipe Menezes e queapareceu nas Autárquicas junto ao irmão (ManuelMoura) no alegado apoio à candidaturaindependente à Junta de Freguesia de Crestuma,de onde é natural.

Aliás, nas últimas directas do PSD, CancelaMoura foi apoiante convicto da candidatura deMarques Mendes, que tinha como opositorprecisamente o presidente da edilidade gaiense.

A resposta de Cancela Moura segue dentro de

PSD quer expulsarCancela Moura

Domingos Salvador e Arcanjo Araújo sãooutros nomes debaixo da alçadadisciplinar da distrital laranja

A empresa municipal GaiaSocial apresentouseis candidaturas ao Programa Escolhas - 4Geração com vista a reforçar a intervenção ao nívelda inclusão social de crianças e jovensprovenientes de contexto sócio-económicosvulneráveis.

As candidaturas visam a população jovem dosempreendimentos Monte Crasto, em Sandim, Ruyde Carvalho, em Vilar do Paraíso, D. Armindo LopesCoelho, em Olival, Balteiro e Vila d'Este, em Vilarde Andorinho. No caso de Sandim, a GaiaSocial épromotora, enquanto nas restantes candidaturasé parceira activa.

De referir que a empresa municipal faz partedo consórcio dos Programas Escolhas da 3Geração, agora a terminarem em Vila d'Este

GaiaSocial aposta na inclusão

(Escolhe Vilar) e Olival (Mais Jovem).O Programa Escolhas tem âmbito nacional e

visa promover a inclusão social de crianças ejovens, entre os 6 e os 24 anos, provenientes decontextos sócio - económicos vulneráveis, tendoem vista a igualdade de oportunidades e o esforço

da coesão social.Este Programa estrutura-se em quatro áreas

de intervenção, nomeadamente, inclusão escolare educação não formal, formação profissional eempregabilidade, participação cívica ecomunitária, bem como inclusão social.

Page 3: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 3

Editorialeditorial

Agostinho Guedes Rafaeladvogado

Avenida Professor Orlando Ribeiro, 365 CV - D * Canidelo4400-667 VILA NOVA DE GAIA

Telef./Fax: 227 723 127Email: [email protected]

Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores.Obras terminam em Fevereiro de 2011

O caos no trânsito no cruzamento das avenidas Vasco da Gama e da República já se tem feito sentir.A par das primeiras chuvas de Outono, o arranque das obras para o alargamento da linha do Metro atéSanto Ovídio, a instalação da cobertura na estação D. João II e a construção dos arruamentos alternativosde circulação assim o obriga.

E não se pense que tudo se trata de uma situação temporária. Isto porque o acesso da A1 a SantoOvídio será fechado já a partir da próxima segunda-feira e até Fevereiro de 2011.

Perante a alteração do normal fluxo de trânsito, a Metro do Porto tem vindo a manter uma comunicaçãode proximidade junto dos comerciantes e moradores das redondezas, para que se possam minorar ostranstornos. Assim sendo, esta empresa admite indemnizar os comerciantes e criar acessos alternativospara os moradores poderem entrar nas respectivas habitações, bem como para os pais e criançasacederem à Fundação Couto.

"Os automobilistas que pretendam dirigir-se à Avenida da República e ao centro de Gaia devemutilizar, como alternativa, a saída Gaia/Coimbrões. No sentido inverso, ou seja, da Avenida da Repúblicae da rotunda de Santo Ovídio em direcção à A1, a circulação está condicionada a uma faixa de rodagem,que permanecerá sempre disponível e transitável até à conclusão da obra", explica a Metro do Porto,

Metro até SantoOvídio causa

caos no trânsito

acrescentando que "até ao final de Janeiro de 2010,o trânsito automóvel na Avenida de Vasco da Gamalimita-se a uma faixa de rodagem em cada sentido".

31 milhões de euros de investimentoOrçada em 31 milhões de euros, a obra

contempla, além de mais 600 metros de linha, as

criações da primeira estação subterrânea noconcelho, em Santo Ovídio, e um túnel rodoviáriode acesso à A1 (com as mesmas faixas derodagem que actualmente existem).

O projecto prevê ainda a implementação do in-terface D. João II e cobertura da estação, uma novavia BUS com sentido ascendente e a nascente da

referida paragem. Para tal, serão rasgados trêsnovos arruamentos em terrenos devolutos entreas avenidas da República e Vasco da Gama(EN222). E serão estes que servirão de alternativasao tráfego rodoviário que pretende usar a principalartéria do município, uma vez que será necessáriofazer o novo circuito em redor do quarteirão.

Outrosmuros

Quem se lembra ainda da Europa an-tes de 1989? Vinte anos decorridos sobrea queda do Muro de Berlim, a Europamudou. Nesse ano mágico, a Liberdaderegressou à Europa do leste. Uma dasmais sinistras ditaduras do século XX, ocomunismo, começou a ser varrida dassociedades sovietizadas do lesteeuropeu. Hoje, em apenas duas décadas,todos esses países construíramsociedades livres, sólidas economias demercado, e limparam do quadro partidárioa funesta influência marxista. Até ospartidos mudaram de nome paraapagarem qualquer relação com essesanos de chumbo do estalinismo, darepressão e da ausência de liberdade.

Desgraçadamente, só em Portugal,essa ganga marxista continua à tona,presente com percentagens ilógicas numpaís europeu. Resultados? Um Estadoomnipresente, controlador, uma políticaexterna com laivos terceiro-mundistas,uma classe política tentacular em tudo queé a vida nacional, e agora, como sinalindelével de atraso o retorno indesejadoda velha emigração, com as mesmasvelhas razões.

Os países têm sempre hipótese demudar e melhorar. Aqui, neste jardim aresvalar para o mar, pareceparticularmente difícil. Também temos porcá outros muros.

Artur Villares

Page 4: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 4

O presidente da câmara munici-pal defende que o TGV deve ter umaestação no concelho. A posiçãopública de Luís Filipe Menezes traduza ideia da autarquia sobre estegrande investimento nacional eimplica que a mesma será defendidacom todo o afinco junto do Governosocialista.

Segundo o autarca gaiense, quefalou sobre o assunto no passadodia 27 no auditório do Arquivo Munici-pal, é incompreensível que o TGV nãotenha uma estação que melhor dêresposta às pessoas que ocupam amaioria do território ocidental dosmunicípios de Gaia e Porto.

Menezes pensa que a melhorsituação seria a construção de umaestação na zona das Devesas, mastambém não descora a possibilidadede a mesma se fixar na Boavista.

"A zona ocidental do Porto possui

Presidente da câmara lembra que dois terços da populaçãoresidem na zona ocidental da região e diz que Campanhã nãoseria boa solução

Menezes quer estação doTGV em Gaia

cerca de dois terços da populaçãodo Porto, com mais poder sócio-económico. A construção de umaestação em Campanhã obrigaria oscerca de 700 mil habitantes apercorrer mais quilómetros, a perdermais horas e a apanhar mais trânsito"refere Menezes. "Seria uma máopção. Tudo havia a ganhar em sernas Devesas. Também não mechoca a ideia de ser na zona daBoavista", complementa.

Ainda no rol de opiniões sobre oprojecto de alta velocidade na região,o autarca realçou a importância de otrajecto prever uma ligação directa aoaeroporto, seguido posteriormentepara a Galiza: "Faz todo o sentidoaproveitar o corredor marginal dotrajecto do TGV, levá-lo ao aeroporto,em Pedras Rubras, e seguir para aGaliza".

Depois de o PS ter ganho as

Legislativas, Menezes considera quea discussão em torno do TGV deveser outra. O arranque ou não doprojecto não deve estar em debatepúblico, mas antes como serádefinido o trajecto do mesmo.

"O TGV é caro e é precisoencontrar formas de financiamento

sustentáveis. A partir do momento emque Espanha vai ter uma rede de altavelocidade, a passar em todas asgrandes cidades, seria muito mauPortugal ficar de fora", exorta. E vaimais longe: "Seria condenar acompetitividade económica do país",terminou Menezes.

O presidente da Câmara de Gaia divulgou publicamente que pretendeimplementar neste mandato uma rede de transporte escolar no concelho.Durante a visita à Escola Básica da Bandeira, na freguesia de Mafamude,Luís Filipe Menezes adiantou que este objectivo está ligado à construção dosnovos campus escolares. Tudo porque vai "deixar de existir a lógica da escolapróxima de casa", refere o autarca.

"Gostaríamos de implementar uma rede de transportes escolares, atravésde uma pequena contribuição dos pais, que levem os seus filhos de manhãe os tragam à noite, em segurança. Vamos estudar a melhor forma desustentação desta medida de acção social", explicou.

O facto de a câmara querer construir 12 campus escolares - o primeirodeles a inaugurar no segundo semestre de 2010, na Serra do Pilar, e cadaum com capacidade para 400 a 500 alunos - demonstra que a educação épara este executivo uma prioridade para este mandato, numa altura em queo tema está na ordem do dia da agenda política nacional.

"Já temos dez campus escolares com financiamento assegurado. Faltamdois para perfazer o nosso objectivo de 12 a construir durante este mandato.O campus na Serra do Pilar já está em construção e os seguintes serão emOliveira do Douro (junto ao Parque da Cidade), em Avintes (ligado ao ParqueBiológico), em Pedroso (anexo ao Complexo Desportivo), bem como nasfreguesias de Vilar de Andorinho, Vilar do Paraíso, Arcozelo, Madalena/Valadares e Canidelo", afirmou Menezes, sendo notório o aproveitamentodos complexos desportivos e sociais edificados pelo concelho.

A Escola dos Sentidos da Serra do Pilar destina-se, tal como as outras, acrianças do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, é um projecto do

Câmara Municipal pretende ainda construir 12 campusescolares, deixando claro que a educação estará em destaqueneste mandato

Rede escolar de transportesé prioridade municipal

arquitecto Joaquim Massena, em que se pretende estimular a curiosidade ea estética das crianças, contando para tal com um museu, salas de estudo,polivalente, cantina e biblioteca aberta a familiares.

Ainda no que à educação diz respeito, Menezes salientou o desejo alargaro apoio social ligado aos livros escolares até ao 9º ano, bem como efectivaros acordos com o Governo para que a autarquia assuma as escolas dosegundo ciclo e secundário.

Page 5: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 5

Ter a oportunidade de passar momentos delazer a descobrir a fauna e a flora do rio, tocar emespécies pela 1ª vez, conhecer animais e plantasripícolas, tudo isto gratuitamente e ao fim-de-semana, no Centro de Educação Ambiental (CEA)da Águas do Douro e Paiva, em Lever.

Basta abrir bem os olhos, despertar os sentidosauditivo e olfactivo e sentir a Natureza.

As famílias dispõem de um local com umapaisagem única com o rio Douro mesmo ao lado,propícia para fazer pic-nics, caminhadas e tudo oque a imaginação ditar. O desafio principal é o detentar identificar as características geológicas daMata do CEA e das espécies de fauna e flora quevão encontrando pelos caminhos pedonais. Têmainda, a possibilidade de realizar diversasactividades sob o tema do ambiente, tais como:"Ajuda o Topas a encontrar os amiguinhos naMata!" (viagem pelos caminhos pedonais à procurade animais e plantas de grande interessebiológico), "Desfolha com o Topas" (actividade deOutono onde se desfolham algumas maçarocasde milho provenientes da agricultura local), "Cartasaquáticas" (jogo de cartas com perguntasrelacionadas com a temática do ciclo urbano daágua), "O Topas adormece a brincar às escondidasdas letras" (hora do conto), "Quem é a aranha quecaça mais rapidamente?" - jogo executado na redetridimensional, "Mesa do Outono com o Topas"

Descubra o que fazer nofim de semana…

(oficinas variadas de trabalhos manuais realizadoscom materiais recolhidos na mata sobranceira aoCEA), "Vem tomar o chá das 5 com o Topas"(colheita de plantas aromáticas para fazer chá) e"Vem ajudar o Topas a fazer um snack natural"

(preparação de frutos secos no forno solar).Pelo interesse ao nível da aprendizagem e da

sensibilização ambiental, o CEA já recebeu cercade 9000 Visitantes, desde que abriu em Junho de2007.

Resíduos emMovimento -Uma Viagem

VirtualA Suldouro S.A., empresa responsável pelo

Tratamento e Valorização dos Resíduos SólidosUrbanos, em parceria com os municípios deVila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira vairealizar uma Campanha de SensibilizaçãoAmbiental "Resíduos em Movimento - umaviagem virtual", para a população dosmunicípios abrangentes.

Esta campanha, consiste numa exposiçãoitinerante que através de actividades lúdicas edidácticas apresenta os diferentes processosde valorização e tratamento de resíduos e alertapara a importância da reciclagem, promovendoa utilização racional dos recursos naturais.

Esta exposição irá estar patente no AterroSanitário de Sermonde, em Vila Nova de Gaia,de 5 a 22 de Novembro.

Nos dias úteis, será destinada àcomunidade escolar.

Aos fins-de-semana, estará aberta a todosos munícipes, das 10.00 - às 17.00 horas.

A entrada é gratuita.

O Dia de S. Martinho será assinalado pelaGaiaSocial, à semelhança do que acontece todosos anos, em diversos empreendimentos sociais.Os moradores são os convidados principais desteconvívio à volta das castanhas assadas.

A tradição cumpre-se no dia 11 de Novembro.Logo pela manhã, os munícipes doempreendimento de Tabosa, em Pedroso, emarticulação com os alunos da EB1 de Tabosa, vãopartilhar a efeméride com diversas actividadeslúdicas. O espaço, as castanhas assadas e asbebidas serão fornecidos pela GaiaSocial.

A partir das 14h30, começa o magusto noseminário da Boa Nova, em Valadares, que sedestina aos munícipes dos empreendimentossociais de Valadares, Vilar do Paraíso, Madalena,Afurada e Canidelo. Durante toda a tarde, nãofaltarão as castanhas assadas, o caldo verde e amúsica ao vivo de Dário Silva.

Simultaneamente, no período da tarde, atradição do Dia de S. Martinho é tambémcomemorada no empreendimento social Alberto

A GaiaSocial vai comemorar o Dia de S.Martinho com a realização de váriosmagustos nos empreendimentos sociais

Dia de S. Martinhomais social

Martins Andrade, em S. Félix da Marinha.No empreendimento D. Armindo Lopes Coelho,

em Olival, o Dia de S. Martinho celebra-se a partirdas 18h00, em articulação com os logistas, oprojecto "Mais Jovem", o CAJ-Centro deAtendimento Jovem e a Comissão de Festas.

O magusto serve-se mais tarde noempreendimento Carlos Cal Brandão, em Avintes,tendo lugar no dia 14 de Novembro, a partir das15h00, numa organização conjunta da GaiaSociale do Clube de Atletismo de Avintes.

Page 6: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 6

Valadares foi uma das freguesias que mudou de rumo político,concretamente no que diz respeito às cores de liderança da junta. Artur Gandrareverteu a tendência demonstrada um pouco por todo o concelho e conseguiuaqui uma vitória para o PS. Assim se torna no presidente da autarquia local,sucedendo a Jorge Soares, candidato pela coligação Gaia na Frente.

A passagem do testemunho aconteceu no passado dia 3, durante a tomadade posse do novo executivo. Artur Gandra assumiu o papel principal no acto.

"Quero aqui deixar uma palavra de apreço pessoal para com os quecessaram funções. Podemos não ter concordado com tudo, mas estou certoque tudo fizeram para melhor gerir os destinos da freguesia. Quero tambémagradecer à minha equipa, bem como aos valadarenses que acreditaramem nós", registou o novo autarca.

"Quero sublinhar que esta candidatura moveu-se por valores, projectos easpectos emocionais. Espero que todos sejam respeitados. Sou uma pessoade bem, sou valadarense e quero muito fazer um bom trabalho em prol dacomunidade", acrescentou.

CDU forma maioriaTal como aconteceu em Grijó e Oliveira do Douro, na junta de Valadares

não houve maioria absoluta. O PS venceu nas Autárquicas e só com os doiselementos da CDU é que consegue formar um executivo maioritário de oitomandatos.

"Quero agradecer a disponibilidade da CDU para formar connosco umexecutivo coeso e estável. Os dois elementos vão trabalhar connosco. Estaaliança deverá ser entendida de forma aberta e democrática", explicou Gandra.

"Queremos ser uma junta de todos e para todos os valadarenses, mesmodaqueles que não se revêem nestas cores partidárias. Valadares precisa depassar por cima das querelas partidárias e pessoais e unir-se nos valoresque permitam o desenvolvimento sustentado. Por isso, conto também com acolaboração dos membros do PSD e CDS", complementou.

Diálogo com a câmaraUma das preocupações que têm vindo a terreiro reporta-se com o facto de

haver a possibilidade de as relações entre a junta local e a câmara seremafectadas pelo facto de serem lideradas por forças políticas distintas. Todavia,Artur Gandra adianta que tudo fará para que tal não aconteça.

"Quero sossegar aqueles que pensam que teremos dificuldades eproblemas em lidar com o poder municipal. Garanto que respeitamos muitoa obra feita pela equipa de Luís Filipe Menezes. Queremos trabalhar paragarantir a confiança da câmara municipal. Estou convencido que comcordialidade, urbanidade e franqueza tudo correrá para melhor. A partir de

Socialista inverteu a tendência registada um pouco por todo oconcelho e conseguiu para o PS a conquista da junta local.CDU forma o executivo maioritário

Artur Gandra assumepresidência em Valadares

certa altura, as lutas partidárias devem ser colocadas de lado, a bem dacomunidade", respondeu.

Certo de que "o programa eleitoral servirá de base para o trabalho" arealizar nos próximos quatro anos, Artur Gandra pede que o deixem mostrar oque vale, até porque não tem dúvidas de uma coisa: "Valadares é a terra queeu amo".

Page 7: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 7

Canelas é uma freguesia portuguesa doconcelho de Vila Nova de Gaia, com 7,47 km² deárea e 12 303 habitantes (2001). Densidade: 1647,0 hab/km².

Canelas é uma localidade dotada de bonsacessos, de instituições bancárias, deestabelecimentos de ensino, Correios e GNR.

A Serra de Canelas é um dos locais a visitar nafreguesia. Este espaço que conta com um lago àmoda açoriana está a sofrer uma remodelação,com vista a melhorar o espaço verde onde aindase respira o cheiro a eucalipto.

Trata-se de uma terra com muitos recursosagrícolas onde abunda o milho, o trigo, a cevada, ocenteio, o feijão e a batata. O Convento de Mafratem bastantes tijolos e telhas feitos pelo barro dasterras de Canelas (iam para Mafra de camião oude comboio???).

Esta localidade também é marcada com aliteratura portuguesa, porque personalidadescomo Eça de Queirós, Antero de Quental, CamiloCastelo Branco e Delfim de Lima tiveram fortesligações à vila de Canelas, além de César deMorais, um dos maiores músicos portugueses quenasceu nesta vila.

ColectividadesAs instituições mais conhecidas neste lugar

são o ATL Paróquia de Canelas, o Atlético Clubeda Rechousa, o Rancho Folclórico de Canelas, aSociedade Columbófila de Canelas, o CanelasGaia Clube, a Ludoteca de Canelas, a UniãoDesportiva do Carregal e o Clube do Ar Livre deCanelas.

Solar Condes de ResendeO Solar Condes de Resende é uma antiga

propriedade senhorial localizada no município deVila Nova de Gaia, em Portugal. Actualmente, servecomo a Casa Municipal da Cultura.

O solar aparece registrado pela primeira vezno no século XI (1042) na Carta de Negrelos, pelaqual se presume que a sua construção pertença aeste século. Inicialmente era conhecido por Quintada Costa por ter pertencido a Tomé da Costa, umfidalgo de Vila Nova de Gaia que serviu o reinodurante o domínio da Dinastia Filipina. A posse doedifício passou de Costa para os Viscondes deBeire e, finalmente, para os Condes de Resende(por casamento do 4.° Conde de Resende, D.António Benedito de Castro, em 1843).

O Solar era principalmente frequentado pelanobre família Castro na época balnear, quandocursavam à Praia da Granja para passeios econfraternizações. A sua residência fixa durante oano era outro solar, situado na Praça da República

Vila de Canelas

no Porto; contudo tiveram de se mudardefinitivamente em 1895 para o actual solar emVila Nova de Gaia, quando foram expropriados pelaabertura da Rua Álvares Cabral.

Os filhos do 4.º Conde de Resende mantinhamuma estreita amizade com o célebre escritor Eçade Queirós e, de facto, esta aliança estreitou-secom o seu casamento em 1886 com D. MariaEmília de Castro.

ArquitecturaO solar regula uma decoração bastante contida

de um barroco regional, patente nas molduras dasjanelas e dos vãos das portas: o exterior mostra-se sóbrio enquanto que no interior se desenrolamas actividades familiares e de trabalho quotidianas.Assim deveria ser a conduta de um nobre: sóbriono exterior e íntegro no seu interior. Este cariz ac-tual adveio da sua remodelação no século XVIIIque terá modificado a sua aparência medievalinicial.

Destinava-se o andar de baixo às lidesdomésticas e às funções do trabalho diário (queincluía armazéns onde se guardavam as rendasem géneros), enquanto que o piso superior era oandar nobre onde se desenrolava o panorama dasfunções de lazer e habitação. Estes dois pisosdesenrolam-se em três corpos principais de plantaem L.

O Solar integra ainda uma capela semi-privadadedicada a São Tomé, motivo de esta se situarextra-muros do edifício. É uma capela bastante

simples e pequena, e que estava aberta a todosos que aí quisessem devocionar enquanto que osCondes assistiam aos actos litúrgicos, ousimplesmente oravam, no coro alto.

ActualidadeO Solar Condes de Resende foi adquirido pela

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em 1982,transformando-se na Casa Municipal de Cultura.Sofreu obras de restauro e de adaptação paraalbergar equipamentos culturais essenciais àvitalidade do município: possui uma biblioteca, umnúcleo museológico de arqueologia (com objectosde cerca de 4.000 anos), uma colecção de MarcianoAzuaga, um jardim de camélias com a estátua deEça de Queirós e salas de exposição.

Este espaço coaduna, actualmente, variadoseventos culturais e educacionais como exposiçõestemporárias (artes, Colecção Marciano Azuaga),aulas de pintura, inglês, colóquios, danças desalão, etc. Prova-se que a sua recuperação foi bemfundamentada.

Confraria QueirosianaInstituição independente denominada Amigos

do Solar Condes de Resende-ConfrariaQueirosiana, tem aqui a sua sede por protocoloassinado com a Gaianima, EM.

Dedica-se ao estudo e divulgação da vida eobra de Eça de Queiroz e pretende reunir osqueirosianos de todo o mundo. Publica uma revistaanual intitulada Revista de Portugal.

noticiasdegaia.wordpress.com

av. república, 1711s/l esq. tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticias de gaiaFERNANDO JORGESOUSA GOMES

Contabilidade e Seguros

Rua do Lendal, 25 | 4410-247 Canelas VNGTelef. 227 538 756 | Fax 227 538 756

Email: [email protected]

M. Sousa SerralhariaMecânica Unipessoal Lda.

Rua da Mina, 710 - 4410-269 Canelas V.N. GaiaTelf./Fax 227 531 972 | Telm. 969 046 614

Execução de Trabalhos emTorno e Fresagem

Page 8: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 8

CAFÉ S. JOÃO

Rua Delfim de Lima, 19614410-227 Canelas VN GaiaTelefone: 227 100 356

Serviço de Café e Snack-barEspecialidades: Francesinhas

Prego em Prato

ABERTO de 2.ª a Sábado

Sempre de mãos dadas.Contem connosco.

227 620 566 [email protected]

José J. S. Moreira & Ferreira, Lda.

SERRALHARIA LUISMARQUES & IRMÃOS, LDA

Via Jean Piaget, nº149 4410-236 Canelas - Vila Nova GaiaTelef- 227132559 | Fax- 227141111 | Email: [email protected]

Estruturas metálicas – Aço inoxAlumínios – Revestimentos

A única. Em Gaia. Um feito que poucosacreditavam ser possível. Adélia Canastro vailiderar a junta de Canelas "a tempo inteiro" nospróximos quatro anos. Pelo menos. Mas o dia11 de Outubro não marca a freguesia só porquetem uma mulher como presidente.

É também notícia porque a coligação Gaiana Frente superou o número de votos do partidosocialista, conseguindo a maioria na Assembleiade Freguesia, ao contrário do último mandatode Vítor Canastro. Agora, o executivo tem seteelementos PSD/CDS-PP e seis do PS.

"Voltada que está a página das eleiçõesAutárquicas, que ditou uma mudança pacífica edemocrática na liderança dos destinos da nossafreguesia, quero agora, empossada e com alegitimidade institucional, agradecer a presençade todos e de todas neste acto" de tomada deposse. Foi assim que a nova presidente se dirigiuà plateia que esteve na Associação Recreativa

Canelas vai ter umapresidente a tempo inteiro

de Canelas.Adelaide Canastro aproveitou a presença dos eleitos socialistas, nomeadamente

do antecessor Vítor Canastro, para "fazer votos de que o melhor diálogo institucionalpossa garantir a execução do programa amplamente sufragado pela população".

"Os canelenses votaram. E votaram por uma mudança. Uma mudança de atitude ede governação" e por isso mesmo, a nova autarca garante que "é uma atitude demudança que vamos ter".

"Quero também deixar claro que, daqui em diante, quero ser a presidente de todos

Page 9: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 9

Via Jean Piaget, 156 | 4410-236 Canelas V. N. GaiaTel. 227 131 668 | Fax. 227 134 633 | Telem. 938 905 378

* Gradeamentosem Ferro *

* Caixilharia emAlumínio e Aço

Inox *

Rua da Rechousa, 738 | 4410-222 Canelas - Vila Nova de GaiaTelef. 220 968 072 | Telem. 917 347 372

SERVIÇOSPublicidade | Decoração:

| Outdoors| Indoors

| Reclamos luminosos| Sinaléctica

| Publicidade em veículos| Impressão Digital

av. república, 1711s/l esq. tras.4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6fax: 223 700 [email protected]

pressingempresa jornalística

de comunicação eimagem

presidente a tempo inteiro

os canelenses. Os que votaram nas nossas propostas. Os que asrecusaram. E ate daqueles que nem sequer se manifestaram", assegurouAdelaide Canastro.

Mais: "devo também deixar claro que me compete também a mimliderar o projecto que mereceu acolhimento expressivo e que só podetraduzir uma forte vontade de ver os problemas resolvidos".

A presidente aproveitou a sala cheia para se distanciar do anteriorexecutivo, sobretudo no que diz respeito ao relacionamento institucionalentre a junta e a câmara. "Conto com todos os contributos e esforços, acomeçar pelos da minha equipa, mas também com o apoio da CâmaraMunicipal de Vila Nova de Gaia com a qual tencionamos colaborar emparceria, cordialidade e boa fé, a bem do desenvolvimento de Canelas".

"O desafio que nos espera é grande", reconhece a edil. Porém, é umdesafio que está ao nível da "própria dimensão e relevância que a nossafreguesia foi assumindo no concelho e que há que potenciar". Mais: "está

também à medida do amor que todos nós sentimos por esta terra antiga,nobre, mas aberta ao futuro".

"Estamos prontos, sem hesitação, para levar a cabo esta tarefa emanter este diálogo com a população, continuando a ouvi-la, convivendocom ela, informando-a do que estivermos a empreender", explicou a autarcasocial-democrata.

Adelaide Canastro deixou para o fim o depoimento que os canelensesmais esperavam: "quero também assegurar aqui, perante todos vós, queao contrário do que consta neste momento em Canelas eu vou assegurar,a tempo inteiro, a Junta de Freguesia de Canelas".

Finalizou salientando que "podem contar comigo, com o meu empenhoe com a minha dedicação a esta terra, com competência e sensibilidade".

Page 10: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

centrais

HELDER

PEDROSA

REPARAÇÕES ELÉCTRICAS EELECTRÓNICAS EM AUTOMÓVEIS

REPROGRAMAÇÃO CENTRALINAS

RÁDIOS * ALARMES * BATERIAS

MECÂNICA

RUA AGRO DE BAIXO, 119 | 4405-525 Vilar do ParaísoTelf/Fax: 227 115 406 | Telemóvel: 966 274 024 | [email protected]

Luís Filipe Menezes(Urbanismo e Ordenamento do Território)

(AMIGaia e Gainaima)

Marco António Costa(Finanças e Ensino Superior, Ciência e

Tecnologia)(GaiaSocial, a Sociedade de Reabilitação

Urbana a ENERGAIA e a INOVAGAIA)

Firmino Pereira(Educação, Mobilidade e Transportes, ViasMunicipais e construção e conservação de

espaços públicos)

Amélia Traça(Acção Social, Emprego)

Mário Dorminsky(Cultura, Lazer e animação cultural)

Veneranda Carneiro(Vereadora Adjunta para os pelouros do vice-

presidente)

Mário Fontemanha(Protecção Civil e Bombeiros, ActividadesEconómicas, Desporto, Turismo, Feiras e

Mercados e Eixo Atlântico e MunicípiosRibeirinhos)

Mercês Ferreira(Ambiente e Salubridade, FiscalizaçãoMunicipal, Adjunta do presidente para o

Urbanismo)

Sem pelouros: Joaquim Couto, EduardoVítor Rodrigues e Elisa Oliveira

(vereadores socialistas)

Na tomada de posse dos novos elementosda Assembleia e Câmara Municipal deGaia, o presidente reeleito apela à união daregião para melhor se competir comLisboa. Menezes lança ideia do projecto deeléctricos rápidos a circular pelo concelho

Em dia de aniversário, Luís Filipe Menezes tomouposse, a 2 de Novembro, como presidente daCâmara de Gaia, dando assim arranque ao quarto eúltimo mandato na edilidade. Perante uma plateiaque encheu por completo o Auditório Municipal, oautarca aproveitou a ocasião para lançar váriasdiscussões regionais e ainda lançar algumas ideiasque irão nortear o trabalho no município até 2013.

Assim sendo, depois de todos os membros daAssembleia e Câmara Municipal de Gaia assinaremo compromisso de honra, Menezes trouxe de novo à'luz da ribalta' a discussão em torno da regionalizaçãoe da necessidade dos municípios da ÁreaMetropolitana do Porto unirem esforços de interessepara melhor competirem com a congénere de Lisboa.

"A Área Metropolitana do Porto tem de se afirmar.Os vários municípios têm de se juntar para apostarem novos investimentos a Norte, como por exemploa passagem do TGV pelo aeroporto Sá Carneiro acaminho da Galiza, o alargamento da rede do Metroe a construção de novos atravessamentos entre Gaiae Porto", registou o autarca, acrescentando que só "a

Último mandato em marcha

Page 11: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

centrais

FUNERÁRIA NORTENHADe: António Serafim

Conte com umaConte com umaConte com umaConte com umaConte com umafamília amiga nasfamília amiga nasfamília amiga nasfamília amiga nasfamília amiga nashoras em que Vocêhoras em que Vocêhoras em que Vocêhoras em que Vocêhoras em que Você

mais precisamais precisamais precisamais precisamais precisa

Contactos

916 958 786919 879 923

Rua de Mariz, 925 | Vilar de Andorinho4430-287 Vila Nova de Gaia

Preços Especiais para Cremações e Inumações (dede 750 euros)Documentação p/ Segurança Social e Associações Fúnebres

nova ponte sobre o Tejo daria para construir maisde trinta sobre o Douro".

Aproveitando a presença do líder parlamentarna Assembleia da República do PSD, AguiarBranco, Menezes vincou a necessidade de avançaro dossiê regionalização. "Espero que esta seja alegislatura do avanço sério, não a brincar, doprocesso de regionalização política e administrativado país. Se os defensores do regionalismo seunirem e trabalharem em conjunto, será possívelacabar com a centralização que tanto prejudicou odesenvolvimento do país nestes últimos 35 anos",exortou.

Eléctricos rápidos em GaiaCimentando o discurso na tónica de que "Gaia

foi o segundo município do país em que umamaioria foi eleita com maior número de votos emvalor absoluto [batido apenas pelo resultado emLisboa]", o reeleito presidente da câmara definiuigualmente as linhas mestras com que se irá baternestes próximos quatro anos no concelho.

E entre as intenções lançadas está apossibilidade de existir "uma rede de eléctricosrápidos a circular pelo concelho", uma vez que achegada do Metro a Vila D'Este e a segunda linhaprojectada, a ligar a zona ocidental de Gaia àBoavista, ainda demorará "alguns anos". Se Lisboajá tinha servido de exemplo para comparações,mais uma vez Menezes reforçou-se no que foi feitona capital para exigir igual investimento neste tipode transporte - típico dos países do Norte daEuropa - no "terceiro município mais populoso esegundo em termos de território do país".

Em paralelo, o edil traçou ainda mais algumaslinhas de rumo: "Queremos inaugurarequipamentos de vanguarda, tais como a Marinade Afurada, o teleférico do Centro Histórico, o CentroCultural de Gaia, o novo Museu de Arte Moderna eMuseu do Teatro, juntamente com uma

programação de animação cultural permanente.Queremos alargar até ao nono ano o projecto delivros escolares grátis e duplicar a área verde nomunicípio [actualmente com cerca de três metrosquadrados por habitante]".

Nova avenida a ligar Santo Ovídio ao Mar e oprojecto 'Encostas do Douro', de valorização de todaa frente rio, entre a Ponte de Luís I e a freguesia deLever, são para o líder da coligação Gaia na Frentenovidades futuras para este mandato, esperando

para tal contar com "a colaboração burocrática doEstado".

Criação de 1000 postos de trabalho, maisunidades de saúde nas freguesias, conclusão doCentro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e do Centrode Reabilitação de Valadares foram outros dosprojectos mencionados por Menezes, minutosantes de terminar o discurso de tomada de possee de ouvir da maioria dos presentes o cantar deparabéns pela passagem do 56.º aniversário.

Page 12: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 12

De cara lavada. Assim se apresenta a novaequipa que gere o destino político da Junta deAvintes. Mário Gomes cede o lugar a Nuno Oliveirae é este que responde pela vontade popular nospróximos quatro anos. O administrador do ParqueBiológico tomou posse, no último 31, tal como todoo executivo, e anunciou que irá acumular os doiscargos públicos.

"Nunca poderia abandonar o cargo para quefui eleito, sob pena de perder totalmente acredibilidade e nunca mais ter coragem para entrarem Avintes. Não seria justo que, ao fim de 26 anosno Parque biológico, o tivesse de abandonar. Ireiacumular os dois cargos", confessa Nuno Oliveira.

Ausente da cerimónia esteve o ex-presidenteda edilidade local. A não presença de Mário Gomesacabou por ser a situação mais inesperada, peloque o discurso de despedida acabou por ser feitopor carta enviado à redacção (ler caixa anexa). Aliás,o ex-presidente renunciou ao cargo para que foieleito, abandonando assim a oposição socialistanesta edilidade.

A coligação Gaia na Frente acabou comconseguir maioria absoluta em Avintes. Os setemandatos conferem à equipa de Nuno Oliveira asmelhores condições de governabilidade, 16 anosdepois de o PS e Mário Gomes chefiarem estaautarquia, mas mesmo assim o novo presidentesublinha que a tarefa requer responsabilidade.

"Confesso que esta nova tarefa me entusiasmae me assusta. O projecto de participar nodesenvolvimento da comunidade é aliciante. Masassusta-me a eventualidade de não ser capaz decumprir as altas expectativas que os avintensesme depositaram", observa Nuno Oliveira, pedindoque não lhe seja dado os parabéns hoje, masantes "daqui a quatro anos".

Objectivos para quatro anosEntre o rol de objectivos apresentados por Nuno

Oliveira destaca-se os de curto prazo e que sepretende colocar em prática até ao final do ano:reorganização e modernização dos serviços dajunta; levantamento de problemas, sendopublicado um livro branco da freguesia; preparar oplano de actividades para quatro anos e oorçamento para 2010; aprovação do regulamentode apoios a associações e abertura de concursopara a concessão desses apoios para o que vem;nomeação das comissões de preparação, para2010, da Festa da Broa, Concurso de Cascatas epasseios de terceira idade; e, por fim, elaboraçãodo Plano Rodoviário de Avintes.

"Peço tempo de tolerância, pois se começar aresolver problemas avulso, darei o primeiro passopara um mau mandato. Todos os avintenses serãocontactados para exporem, por escrito, osproblemas com que se defrontam. O apuramentodestes será o nosso guia de trabalho ao longodos próximos quatro anos", explica Nuno Oliveira,completando que "isso não implica que outras

Nuno Oliveira toma posseem Avintes

Autarca quer registar todos os problemasda freguesia e fazer um guia de trabalhopara os próximos quatro anos. Novopresidente acumula o cargo deadministrador do Parque Biológico

coisas sejam feitas neste período", tendo comoexemplo o início das obras de requalificação doLargo da Gândara, por parte da câmara.

E por falar em nisto, Nuno Oliveira deixa agarantia de total apoio de Luís Filipe Menezes paraobras que a comunidade deseja, até porque "osrecursos da junta são limitados".

De destacar que o novo autarca deixou umapreço final para as pessoas que deixam de terfunções na junta, como são os casos de MárioGomes, Cipriano Castro e José Cardoso."Ninguém faz tudo bem e ninguém faz tudo mal.Não sei se vou fazer melhor, mas sei que vou fazerdiferente", conclui.

Apesar de não ter estado presente no acto deposse do novo executivo da junta de Avintes, o ex-presidente da autarquia local fez chegar ao di-rector do NG uma carta de despedida ao cargoque desempenhou nos últimos 16 anos. Aliás,Mário Gomes renunciou ao cargo para que foieleito, pelo que abandona a oposição socialistanesta edilidade. Aqui fica, na primeira pessoa,parte do que foi escrito por Mário Gomes.

"Nos últimos 16 anos fui presidente da Juntade Avintes, função que desempenhei com muitadedicação e empenho. Procurei sempre de-fender, da melhor forma que sabia e podia, osinteresses da Vila de Avintes, colocando osinteresses da comunidade sempre em primeirolugar. Nem sempre terei conseguido atingir osobjectivos pretendidos, mas nunca desisti,mesmo quando as dificuldades eram muitas,pelo que sinto ter conseguido cumprir com asminhas responsabilidades e obrigações o cargoque os avintenses me elegeram (…) Só assimtemos na nossa terra equipamentos nunca an-tes imagináveis, tais como Centro de Dia,Creches, Infantário, Centro de Convívio, EscolaEB2.3, Construção do CDH da Mesquita, Quartelda GNR, os terrenos do Lar da 3.ª Idade e arequalificação do Areinho de Avintes. Sinto-meplenamente realizado pela forma como consegui

Mário Gomes despede-se decabeça erguida

um desenvolvimento como nunca [Avintes] teveem época anteriores. Sei que muito há ainda porfazer e o trabalho nunca está terminado, masparto com a certeza de que deixo iniciados emvários sectores, propostas e projectos para osnovos autarcas poderem concluir. (…) Souavintense e nunca deixarei a minha terra."

Page 13: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pag. 13

A freguesia da Madalena esteve em destaqueentre os resultados escalpelizados nas últimasAutárquicas. O desfecho do vencedor esteve emcausa até à abertura da última urna e o resultadoditou uma diferença de apenas 98 votos entre acoligação Gaia na Frente e o PS.

Com isto, Carlos Cidade deixou de liderarpoliticamente a junta local, cedendo o lugar a Fran-cisco Leite. E é esta personalidade que nospróximos quatro anos tem a responsabilidade delutar pelos interesses desta terra. Mais: é commaioria absoluta que o vai fazer.

Posto isto, o novo executivo da Madalena tomouposse no passado dia 31, cabendo ao novopresidente abarcar o maior número de parabéns.

"Terminado o período eleitoral e feita a escolha,é o virar de página na história da nossa recentevila. É o fim de uma guerra institucional com omunicípio, que durou mais de uma década e quesó trouxe prejuízos para a Madalena". Foi destaforma que Francisco Leite deu início ao discursono acto de assumir funções, na certeza de quedaqui para a frente o diálogo entre a junta e câmaramunicipal será diferente, até porque ambas sãolideradas por elementos da coligação PSD-CDS/PP.

"Temos a felicidade de pertencer a um concelhocuja câmara é superiormente governada. A nossafreguesia não pode suprir às necessidades que oconstante crescimento da nossa comunidadeexige. Foram 12 anos perdidos numa guerra estérile sem sentido, que só serviu a causa partidária,ignorando os interesses da Madalena", exortou

Novo presidente diz que acabou a guerrainstitucional entre a junta e o município.Exercer uma política de proximidade egovernar para todos são objectivos dorecente autarca

Francisco Leite assumefunções na Madalena

Francisco Leite, acrescentando que "o PS teve 20anos para desenvolver o seu projecto" e que agorachega a vez de pôr em prática as novas propostasapresentadas e sufragadas pela população.

Governar para todosApesar de a margem de vitória ter sido curta, o

novo autarca não dúvida que todos osmadalenenses "terão os mesmos direitos e serão

tratados da mesma forma". O objectivo é "resolveros problemas mais prementes" da comunidade,em detrimento de "interesses pessoais oupartidários", exercendo-se como tal "uma políticade proximidade com as pessoas".

Tendo o apoio social como a principal bandeirade cartaz, Francisco Leite termina dizendo queconta com o apoio da câmara municipal paramelhor poder governar e desenvolver a Madalena.

A freguesia da Madalena foi uma dassurpresas das eleições de 11 de Outubro. Poucosacreditavam na mudança na freguesia. Mas apopulação é soberana e decidiu dar o voto deconfiança à lista Gaia na Frente, liderada por Fran-cisco Leite, deixando para segundo plano osocialista José Carlos Cidade.

O ex-autarca aceitou democraticamente oresultado e resolveu agradecer aos fregueses,deixando uma pequena mensagem nas caixasde correio madalenenses.

"Os eleitores da Madalena foram chamadosa expressar-se livremente por sufrágio directo euniversal, tendo os resultados ditado o meuafastamento do executivo local, por uma margem

Carlos Cidade disponível para a freguesiaProjecto ‘Por Si e Pela Madalena’ não seesgota apesar de ter perdidoAutárquicas. Socialista continua aquerer ouvir as preocupações dosmadaleneses

de 98 votos, ao fim de ter estado a servir apopulação e contribuir para o desenvolvimento daVila nos últimos 20 anos".

Mas o resultado foi renhido, como reconhece oex-edil recordando que "cerca de 2200 eleitores -dos 5105 que votaram - confiaram o seu voto noprojecto e na equipa por mim liderados". E poristo: "a estes, em particular, quero dizer que lhesagradeço a confiança em mim depositada einformá-los que assumirei o meu lugar daAssembleia da Vila da Madalena, com a mesmadignidade e postura que, ao longo de oito anos,exerci as funções de presidente de junta da nossaVila".

Carlos Cidade salienta que estará atento aodesenvolvimento da comunidade, dando especialatenção às obras idealizadas ou iniciadas peloexecutivo que liderou. Por exemplo, no que dizrespeito ao Centro de Saúde da Madalena, aCreche e ao Centro de Dia com Apoio Domiciliárioque têm de estar no terreno até ao próximo mês;os projectos aprovados pelo QREN para a

freguesia e que têm de estar concluídos até 2013,concretamente a requalificação da orla marítimae o Campus Escolar do Castro; assim como oCentro Cívico, a ampliação do cemitério e ailuminação do polidesportivo do Cruzeiro cujasconcretizações "dependem apenas da vontadepolítica da câmara", explica o socialista.

Cidade termina confirmando "que estará àdisposição (como sempre estive) para efectuaratendimentos aos moradores" aos sábados demanhã, na secção do PS da Madalena.

Page 14: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 14

Há quantos anos existe afarmácia?

A Farmácia do Cais está aquiinstalada desde Agosto. Veio da ruaCândido dos Reis. Era a PharmáciaMacedo e está datada de 1840.Temos alguns rótulos que datam de1940.

Mudou de instalações. Porquê?Essa farmácia foi comprada há

mais de 58 anos pela minha mãe.Nessa altura encontrava-se fechadae ela reabriu-a. Manteve-a até agora.Com esta mudança achamos quedevíamos mudar também o nome,de acordo com a localização.

Mudam de instalações. Emudam de imagem…

Mudamos de imagem, mas nãomudamos a maneira de bem servir.No entanto temos agora umas

A Farmácia do Cais está desde Agosto no Cais de Gaia.Mas não caiu de pára-quedas no carismático centro histórico.Durante anos esteve instalada na rua Cândido dos Reis, com onome Macedo. Foi pharmácia e passou a farmácia. FoiMacedo. Quis o destino que as novas instalações fossemrebaptizadas, dando lugar a Farmácia do Cais.

Mas apenas o nome foi alterado. O resto permanece igual. Atradição. O atendimento. A sensibilidade. A ajuda. Aproximidade. Tudo se mantém! Especialmente a 'doutora'. Orosto é o mesmo, se bem que acompanhado por outros'doutores'.

A doutora Celeste da farmácia - que conhece como ninguémtudo o que de bom e mau se esconde nos tectos do 'velhinho'centro histórico - não teve meias medidas e transmitiu aosnovos 'recrutas' farmacêuticos o mais importante: asensibilidade.

Um a um foram sendo apresentados à família de utentes esem medo de gripes ou pandemias abraçaram literalmentetodos os 'amigos'.

A doutora dos santamarinhenses mudou de instalações,mas os hábitos mantêm-se. As condições melhoram oatendimento e permitem uma atenção privilegiada. Oimportante é que não foram quebrados os laços com aquelesque muitas vezes convivem com o isolamento e apenasprocuram uma voz amiga, um gesto de carinho. No fundo… ummiminho!

A doutora vai continuar a mesma. A mesma energia positivapara os mais carenciados, mesmo quando em termospessoais isso não acontece. A mesma doutora que insiste emcalcorrear as pedras íngremes das ruas históricas, distribuindoem muitas 'capelinhas' o medicamento que precisam. Amesma que se inspira na arte e 'pinta' desenhos nas caixasdos medicamentos para que os utentes saibam quando ostomar. A mesma doutora…

Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades… olado social, esse, está para durar!

Conheça agora melhor o novo equipamento do Cais deGaia… um dos novos hotéis do Centro Histórico: o Hotel dosMedicamentos!

Hotel dos Medicamentos

instalações que nos permitem prestaroutros cuidados de saúde que nãopodíamos nas outras instalações.Além de pequenas estavam a ficarbastantes degradadas que estavama precisar de renovação. Temostambém uma maior variedade deprodutos aqui.

Para além da venda demedicamentos, que outros serviçoscontempla a farmácia?

Já fazemos a vacinação.Fazemos os testes bioquímicos.Consultas de podologia e de nutrição.

Para além do aconselhamento quetodos nós farmacêuticos podemosprestar ao longo do dia, mas agoranum espaço personalizado e não aobalcão. Tudo feito agora numambiente mais personalizado, maiscalmo, onde o doente pode estar numcompasso de espera se estiveralterado.

Como tem sido a receptividadedos utentes/clientes?

Foi uma passagem. Os utentesestavam habituados a ver-me só amim como farmacêutica e a minhamãe na farmácia, com três ajudantestécnicos. Um desses ajudantesreformou-se com mais de 50 anos decasa, o Mamede, com grande penanossa. Então ficaram apenas doisajudantes: a Helena e o João. Derepente começam por entrar duasrecém-licenciadas. Duas, compoucos dias de diferença. E eu comreceio que a população não asaceitasse tão bem. Como eu estavapassar por um percurso de doençadesde o inicio desse ano, tratei decomeçar a apresentar as minhasfarmacêuticas e dar-lhes [aos utentes]a honra de saber o nome delas.Dizer-lhes que elas estavam ali. Quesabiam tanto como eu. Que ospodiam ajudar. Dá-me a sensaçãoque a população se sentiu muitoagradecida por ter sido apresentadaa cada uma das farmacêuticas.

(continua na pág. seguinte)

Page 15: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 15

Lembro-me que ainda não estávamos aquiinstaladas e elas eram cumprimentadas. "São asmeninas da farmácia, mas são também assenhoras doutoras". As pessoas souberamdistinguir. Elas não caíram aqui de pára-quedas.Foram todas, uma a uma, apresentadas. Depoispassaram a ser apresentados quatro, alguns atéaqui ao balcão. A população gostou. Quandocomeçaram a vir aqui, perguntei muitas vezes:"então, não mereciam isto, melhores instalações

para nós os servirmos melhor? Também foi porvocês que fizemos esta mudança". Aceitaram bem.Às vezes vêm de mais longe, mas para um melhorserviço.

Teria saído dali se não tivesse havido ocondicionamento de trânsito no Centro Histórico?

Se não tivesse havido condicionamento detrânsito eu ainda estaria lá. E se o Dr. Luís FilipeMenezes não tivesse tirado tanta gente daquelarua e desta zona eu tinha continuado lá.

Mas está satisfeita com a mudança…Estou, estou. E ainda bem que ele tirou. E que

mudei. Mas que se perdeu uma parte histórica,

perdeu.

As farmácias podem agora dar vacinas,apesar de ser contra a vontade de enfermeiros ealguns médicos. Como vê esta medida?

É uma boa medida para a sociedade civil. Nósfarmacêuticos só fazemos vacinação. Nãofazemos aplicação de injectáveis. Não estamos aretirar trabalho de grande mérito a enfermeiros.Se estamos a aplicar uma vacina que deve estar o

mínimo tempo possível fora do frigorífico, até seradministrada, tem lógica que se faça de imediatoaqui.

E no que diz respeito à venda demedicamentos em unidose. Está de acordo comesta medida?

Estou completamente de acordo. Estraga-semuito e falta muito. Caixinhas de 30 quando odoente faz toma contínua de dois comprimidos pordia não faz sentido. E há muitos medicamentosque deviam ser cedidos em caixas de 100. Portanto,as doses unitárias tanto são boas para menos,como são boas para mais. O doente leva amedicação para um mês. Mas isso pode

representar menos que uma caixa ou mais queduas caixas e meia. Porque esta é a medicação domês. E sabe que durante esse tempo a medicaçãonão lhe vai faltar.

Tem tido muita procura da vacina da Gripe A?Antes de se saber que a vacina ia para os

centros de saúde ainda tivemos algumassolicitações. Não se nota que as pessoas estejammuito aflitas para a tomar.

Há ou não motivo para alarme do seu pontode vista?

Se calhar mais vale tentar proteger-nos omáximo e incentivar as pessoas a manter umahigiene máxima. Isso vai ajudar a educá-las - enós estamos numa zona em que possivelmenteas pessoas precisam muito que se ensine a manteruma boa higiene. Isto irá colmatar aquela franjade população que não vai ter direito a vacina. Nofundo é um motivo de alarme porque no nossopaís há muita coisa que escapa em termos decultura. E nós temos muitos locais no pais ondenão se pode dizer que exista regras dehigienização. Pelo menos, aumentemos asmedidas de higiene junto da população.

Page 16: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 16

Em fase final de ensaios, o Teatro Experimen-tal do Porto prepara a estreia do seu novoespectáculo, "As Espertezas de Fígaro", queocorrerá na próxima sexta-feira, dia 13 deNovembro, pelas 21H45M, no Auditório Municipalde Gaia.

"As Espertezas de Fígaro" é um espectáculoconcebido por Norberto Barroca, a partir de "OBarbeiro de Sevilha", de Beaumarchais e da óperade Rossini com o mesmo título, especialmentepreparado para todas as idades (a partir dos 6anos), e que, certamente, agradará a avós, filhos enetos. Trata-se de uma das peças maisrepresentadas em todo o Mundo, desde queBeaumarchais a levou à cena, pela primeira vez,há 235 anos. O próprio TEP já a representou, em1966, com encenação de Glória de Matos e Fran-cisco Baptista Russo, com cenografia e figurinosde Victor André (Pavão dos Santos).

Bártolo, velho e caquético médico procura asgraças da sua pupila, Rosina, que, por sua vez,está interessada num jovem, que se lheapresentou como Lindoro, estudante pobre. Bártolotem o apoio, não muito convencido, do professorde música de Rosina, Basílio. Mas, Lindoro não émais do que o Conde Almaviva disfarçado, queencontra o seu criado Fígaro, que deixara o seuserviço e é barbeiro em Sevilha, um mestre deartimanhas e de graça que vai alterar a história,permitindo a aproximação dos jovens. Narrativacom imensa graça e toda a força da comédia doséculo XVIII, conseguiu chegar ao século XXI coma mesma força e actualidade, que agrada aoespectador de todas as idades.

"As Espertezas de Fígaro", a partir do texto deBeaumarchais e da música de Rossini de "OBarbeiro de Sevilha", tem adaptação, encenação e

"As Espertezas de Fígaro"

O que fazem juntos Dart Vader, o Homem de Lata, alguns Stormtroopers,o Espantalho, o Leão e tantos outros personagens do imaginário domaravilhoso juntos? Simples: acompanham o Pai Natal que se instala no 6ºpiso do El Corte Inglés Gaia Porto.

A chegada do Pai Natal é um evento que já faz parte da tradição natalíciado El Corte Inglés Gaia Porto e este ano vai ser cumprida num Domingo, dia29, ao fim da tarde.

O Pai Natal vai chegar acompanhado de muitos dos seus amigos,destacando-se, como grandes novidades, personagens de Star Wars e dapeça de teatro musical "O Feiticeiro de Oz".

Como habitualmente, os personagens vão chegar em veículos invulgares,que vão certamente fazer as delícias de todos quantos vão assistir ao desfile.Carros de competição, motos tipo "custom" e algum outro veículo igualmentepouco habitual de ser visto na rua, vão transportar o "Senhor das Barbas" eseus amigos.

A chegada vai ser realizada num ambiente de grande festa e está previstapara as 17h30. O culminar da acção vai acontecer quando o Pai Natal descerdo veículo que o vai transportar, seguindo depois para o sexto piso do El CorteInglés, onde vai ficar instalado na sua casa, para receber os pedidos dapequenada.

cenário de Norberto Barroca, adaptação e direcçãomusical de Paulino Garcia, figurinos e co-autoriado cenário de Mário Dias Garcia, coreografia deJoana Quelhas e desenho de luz e sonoplastia deEduardo Brandão. São intérpretes: Isabel Queirós,João Leiria, José Cruz, José Dias e Luís Trigo.

"As Espertezas de Fígaro" estarão em cena, no

Auditório Municipal de Gaia, até 13 de Dezembro,entre quarta e sexta-feira, em duas representaçõesdiárias, às 10H30M e às 14H30M, e, ao sábado edomingo, às 16H00M. Com representaçõesespeciais destinadas a alunos dos três primeirosciclos do Ensino Básico, tem representações paratodos aos fins-de-semana.

O Pai Natalchega dia 29 aoEl Corte Inglés

Star Wars invadeGaia

Artefactos usados na rodagem dos filmes que constituem a saga,miniaturas e dioramas, peças de coleccionismo e toda a parafernália depeças que fazem parte do imaginário de gerações de fãs da série criada porGeorge Lucas, vão poder ser vistas e admiradas em 1200 m2 de área demostra e eventos.

O público vai poder ver mais de 30 anos da história do cinema, retratadosnuma mostra única que reúne mais de duas mil peças referentes a StarWars. Será interessante neste tema referir que grande parte das peças são"vintage", expressão que no mundo dos coleccionadores se refere ao períodocompreendido entre os anos de 1977 e 1985.

Nesta área destacam-se peças como capacetes restaurados, réplicasde armaduras, ou até o primeiro artigo de merchandising que a marca debrinquedos Kenner colocou no mercado em 1977, ano da estreia do primeirofilme da série, A Guerra das Estrelas.

Durante os 41 dias em que o espaço vai poder ser visitado, estáprogramada uma série de eventos com Star Wars como tema. Todos os diasvai ser apresentada a Escola de Jedi, um espaço lúdico em que os maisjovens são convidados a ter aulas com cavaleiros Jedi, especialistas nocontrolo da "força" e no manejo do sabre laser e a combater as forças do mal,personificadas no Imperador e no sinistro Darth Vader.

A animação vai ser constante, com mostras de excertos de filmes, traillerse a permanência de alguns personagens, como os Guerreiros Brancos,Cavaleiros Jedi, Dart Vader entre outros, que farão as delícias dos fãs.

O Universo Star Wars vai tomar conta do El Corte Inglés Gaiade 20 de Novembro a 31 de Dezembro

Page 17: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 17

Há muito perspectivada e defendida pelosresponsáveis da Câmara de Gaia, a Marina daAfurada vai começar a ganhar forma nos próximosdias. As obras de construção deste novoequipamento estão orçadas em 15 milhões deeuros e irão permitir, dentro de seis meses, quese consiga captar embarcações de recreionacionais e estrangeiras, quer seja de foco fluvialou marítimo, uma vez que se localiza na foz doDouro.

"Tenho a certeza que será um pólo muitointeressante de desenvolvimento pioneiro naregião, pois serve para se colmatar o vazioexistente entre Cantábria e Lisboa, onde existeuma falta de portos de acostagem", adiantou opresidente da câmara.

Lembre-se que as marinas mais próximas doconcelho são (a norte) a de Leixões, gerida poruma associação de clubes, e a do Freixo, ondetem no mercado fluvial a principal orientação; amais próxima a sul é a da Figueira da Foz, pois emAveiro as embarcações ficam apenas ancoradas.

De registar que o projecto da Marina da Afurada

Marina da Afurada em construçãoEquipamento está orçado em 15 milhõesde euros e visa captar a amarração deembarcações de recreio nacionais eestrangeiras, bem como dinamizarturisticamente a margem esquerda dafoz do Douro

de trabalho, promovem o turismo e criam novasoportunidades de negócio e desenvolvimento nasfreguesias da Afurada e Canidelo", destacou LuísFilipe Menezes.

"Este é um sonho real. São projectosessenciais, feitos para as gentes da Afurada, quetêm hoje uma melhor qualidade de vida, concluiuo presidente da Junta da Afurada, Eduardo Matos.

contempla, além dos 300 lugares de amarração(para barcos entre os seis e os 20 metros) e dostrês edifícios do porto de recreio, um mercado,restaurante, lota e nova igreja para 250 pessoas.Na envolvência, e à margem deste investimento,existirão dois hotéis, uma unidade de saúde e umaescola

"Estes projectos permitem a criação de postos

Formação sobre micro crédito eempreendedorismo prepara técnicos de apoiosocial da GaiaSocial para orientar algumaspessoas para o auto-emprego.

Os técnicos de apoio social da GaiaSocialparticiparam numa acção de formação sobre mi-cro crédito e empreendedorismo, no âmbito deuma parceria com a Associação Nacional deDireito ao Crédito.

Os novos conhecimentos adquiridos, no dia 22de Outubro, permitem a todos os técnicos doNúcleo de Acção Social orientar algumas pessoas

Empresa municipal GaiaSocialpromove auto-emprego

para o auto-emprego, designadamente indivíduosdesempregados, sem ocupação, ou trabalhadoresem regime precário.

O micro crédito é um conceito que apoiapessoas com dificuldades financeiras ou emexclusão social, proporcionando umaoportunidade de negócio ou de criação do próprioemprego, através de um financiamento cujomontante varia entre mil e doze mil euros.

O fundador do micro crédito é MuhammadYunus - Nobel da Paz, que lançou o conceito noBangladesh. Há cerca de dez anos foi adaptado à

realidade de Portugal.A Associação Nacional de Direito ao Crédito

integrou, no último plenário da Comissão Localda Acção Social de Vila Nova de Gaia, no dia 20Outubro, a Rede Social do concelho. O projecto domicro crédito é apoiado pelo Instituto de Empregoe Formação Profissional.

Este novo segmento de intervenção daGaiaSocial visa reforçar as medidas de apoio so-cial às famílias mais carenciadas, numa lógica depromoção de igualdade de oportunidades e demais coesão social.

ficha deassinatura

enviar cheque para:

jornal notícias de gaia av. república, 1711-s/l esq.tras.

4430-206 vila nova gaiainformações:

notí[email protected]

nome ____________________________________________________morada _____________________

código postal ________________

telefone _____________________

localidade ___________________assinatura anual:

15,00 euros

noticiasdegaia.wordpress.com

Page 18: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 18

Em jeito de rescaldo dasEleições Autárquicas…

(Na foto: Em cima, Menezes, num momentode uma das muitas acções de campanha... nacircunstância, na Feira dos Carvalhos - Pedroso -uma das 24 freguesias do concelho de Vila Novade Gaia - conversando, olhos nos olhos, com umamulher simples, do povo; em baixo, o seu princi-pal opositor, acompanhado pela convencida, masque seria a grande derrotada na cidade do Porto)

… Expressiva vitória de Menezes edo seu Movimento "Gaia na Frente"

estrondosa vitória num concelho de referência anível nacional, estou plenamente de acordo comas referências especiais feitas, pela ComunicaçãoSocial, aos concelhos de Lisboa e do Porto... aocontrário, já não concordo com as referênciasespeciais aos concelhos onde voltaram aconcorrer candidatos "polémicos", tais comoOeiras, Gondomar, Felgueiras e, desta vez, Marco

de Canavezes...E, porquê, uma atenção especial ao concelho

de Sintra e, não (por exemplo) ao de Gaia? Seráporque em Sintra, em 2005, um dos candidatosfoi o filho do "camarada" Soares, ou seja, omesmo quem, em 2001, já havia sido "corrido"de Lisboa e que, por isso, esperava-se umavingança?...

E, em Gaia? Será porque o recandidato foi oHomem quem, durante doze anos, conseguiu oprogresso do seu concelho, ao mesmo tempoque os nossos governantes conseguiram ocontrário, ou seja, o retrocesso do país?...

Bom, na noite da contagem dos votos, osmesmos agentes da Comunicação Social,quem, durante a campanha eleitoral, ignoraramGaia e o seu líder - LUÍS FILIPE MENEZES -deveriam sentir-se na obrigação de dar umaênfase muito especial à expressiva vitória doMovimento "Gaia na Frente", porquanto - comotudo indicava - aconteceu no Município em que,em boa hora, passou a ser liderado por umHomem que sabe o que quer e o que faz e que,passou a ficar ainda melhor posicionado parauma remota (mas, ainda possível) recandidaturaà liderança do seu Partido e, por consequência,poderá chegar a próximo Primeiro - ministro dePortugal -

Não tenho dúvidas... Aliás, se Menezes, pelaforça das circunstâncias, não tivesse "batido coma porta" do seu PSD, provavelmente teriaderrotado o "engenheirito" Sócrates nas últimasLegislativas…

E, ainda bem, porque, assim, fica, por mais4 anos, na liderança do seu (nosso) Município,mas… foi pena, porque… se Menezesconseguisse, a nível nacional, o sucesso queobteve a nível local, seria, de facto, o governanteque Portugal não conseguiu nos últimos catorzeanos, ou seja, desde a era da governação dopresente Presidente da República - CavacoSilva!...

José Duarte Amaral

Disse "expressiva",mas, o termo maisindicado, seria"estrondosa vitória" -Ora vejamos: Novamaioria absoluta para aCâmara (62% e mais 1Vereador em relação2005); maioria absolutapara a Assembleia Mu-nicipal; e, tendo o seuMovimento "Gaia naFrente", conseguido apresidência das Juntasem 19 freguesias(mais 4 em relação a2005), Menezes, para aCâmara, venceu emtodas as 24 freguesiasdo concelho.

No entanto e,apesar desta previsível

Crónica dotempo quepassa

Mas quearranhadela…

* Júlio Martins

O vergonhoso "caso" Pinto da Costa/Carolina Salgado tem alimentadomuitos jornais, revistas, audiovisuais e jornalistas. Muitas aldrabices àmistura com algumas verdades, já cansam uns e satisfazem outros, isto é,ao amigos das "fofocas" que continuam a delirar com o noticiário que temhonras das páginas principais dos jornais de maior tiragem em Portugal e,se calhar, até no estrangeiro…

Pegamos neste assunto pela primeira vez pelo facto de se tratar dumafigura, até certo ponto muito simpática dos gaienses, até porque não devehaver ninguém que não conheça a Davilina ali na Avenida da República,donde descenderam as duas meninas que acabaram por fazer a vida negraao presidente dos dragões.

Recordamos, ainda embasbacados, quando o papá de Carolina, todobabado, disse à Comunicação Social que Pinto da Costa se tinhacomportado como um verdadeiro cavalheiro, pois tinha ido pessoalmentepedir ao pai a mão da filha Carolina, seguindo-se depois o casamento e oinício da novela…

Esta afirmação categórica de um pai chocou-nos até à medula, pelofacto de já se esperar, mais tarde ou mais cedo, a bronca que tal enlaceacabaria por resultar.

Agora, o "caso" ocupa os tribunais e lá vem uma testemunha a afirmarter presenciado incidentes entre Pinto da Costa e Carolina Salgado, já em2006 - disse a ex-companheira do líder portista que ela se tinha arranhadoantes de chamar a GNR para se queixar de agressão: "Vi que ela searranhou", disse também o promotor imobiliário Eduardo Poças, numtestemunho que desencadeou vários pedidos de clarificação pelos juízesdas Varas Criminais do Porto.

Na sua douta versão, Pinto da Costa não agrediu Carolina Salgado eesta também não chegou a atingir o ex-companheiro - o tal cavalheiro quelhe foi humildemente pedir a mão da filha ao papá da pastelaria e daresidencial um pouco mais acima.

Então, como bater numa mulher sempre foi muito fácil, a alegada"autoflagelação" de Carolina, referida pela testemunha arrolada por Pintoda Costa, terá acontecido quando o presidente do F.C.Porto já tinhaabandonado o local e quando a ex-companheira já tinha chamado a GNR.

Por incrível que pareça, Eduardo Poças justificou a sua presença nazona com a alegação de que fora fazer um negócio relativo a uma casapróxima. Mas que grande negócio e que grande arranhadela!!! Safa! A novela,agora judicial, promete continuar mas, pela nossa parte, prometemossolenemente ficar por aqui.

* (Jornalista - CP 483)

Page 19: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

pág. 19

notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia noticias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias degaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia

postos de venda autorizadosARCOZELOCafé Areal Praia

Casa FontesPapelaria Silva Lopes

AVINTESPapelaria Graça Lima

CANELASPapelaria Boa Nova

CANIDELOPapelaria Quatro Caminhos

GRIJÓCafé Central

GULPILHARES Tabacaria C.P. Miramar

MADALENACafé Snack-Bar “Pulga”

MAFAMUDECafé Veneza Snack-Bar

Papelaria PapyrusPapelaria Paulinha

Quiosque da NiquelagemQuiosque ETC

Tabacaria Bom Dia

OLIVALCafé Central

OLIVEIRA DO DOUROPapelaria Nanda

PEDROSOPapelaria Self-Video

Taberna Alto do Monte

PEROSINHOCafé Mirante

Quiosque Centro Cívico

S. FÉLIX DA MARINHAPapelaria da Granja

Papelaria Santos

SANTA MARINHACais de Gaia

Papelaria Coelho

Papelaria LeituraQuiosque do Continente

Tabacaria Camões

SERZEDOPapelaria Fontes

VALADARESPapelaria PopártePapelaria Paulinha

VILAR DE ANDORINHOMinimercado do PombalQuiosque de Vila d’Este

VILAR DO PARAÍSOPapelaria Junqueira

Papelaria ParaísoQuiosque do Jardim

Já lá vão… quantos anos? Maisde cinquenta… para aquelapopulação subjugada à força poruma vontade férrea que nada maisvê do que os seus interessesmateriais naquele minúsculo país,deve parecer mais. Mais uma vezinteresses económicos estão portrás de um movimento expansionista,para o qual não se vê fim a curto,médio ou longo prazo.

A única resistência continua apertencer a um povo fiel ao seu idealde independência que desafiaconstantemente a autoridadeimposta arriscando a sua vida. Elesmanifestam-se para que o mundo àsua volta os oiça e reaja. Muitaspessoas fazem-nos chegar notíciasde distúrbios acompanhadas defotos que fazem surgir à margem darigorosa vigilância das autoridadeschinesas.

As imagens mostram que, apesarda dura repressão, os tibetanoscontinuam a manifestar a suavontade na rua, alheios ao que lhespossa acontecer. O que mais meentristece é ver tanta coragem de-bater-se contra a indiferença mundial.

É ver como países com ambiçõesexpansionistas ainda se movemlivremente sem qualquer tipo desanção da parte dos outros. Não seio que podem os outros paísesganhar com tal atitude de indiferençaface à presença chinesa no Tibete.

O que a História já nos mostrou éque a aparente neutralidade peranteuma semelhante manifestaçãoexpansionista nunca favoreceuninguém nem nada, nem mesmo apaz.

Depois, a manifestação dealguns países não chega, terá de seruma força conjunta de vários paísescapazes de empurrar a força chinesapara dentro das suas fronteiras. Umamanifestação expansionista destaordem não favorece ninguém a não

A esquecida invasão do Tibeteser os interesses da actual China.

Não vamos ser ingénuos a pontode pensar que uma mudança políticapoderá desviar o interesseeconómico da China do Tibete.

A tendência, já se passou omesmo com a Alemanha nazi, é deaumentar a procura de matérias-primas para alimentar uma poderosaindústria em crescimento. Se nãoconseguirem fazê-lo dentro das suasfronteiras terão de as procurar foradelas. Se não conseguirem acordoscomerciais que satisfaçam as suasambições (mesmo que não seja pormá vontade só que seja porincapacidade de total satisfação deum tal acordo) irão buscá-las fora dassuas fronteiras. É que apesar do seuvasto território, não vamos seringénuos a ponto de pensar que elaencontra tudo quanto precisa dentrodo seu próprio território nacional.(Para já, mercados não lhe falta!

A China vai crescendo com umaoutra espécie de invasão, esta maispacífica, a de ordem comercial.Vejamos a questão de Angola, porexemplo, onde, segundo algumasvozes, a sua presença em nadafavorece a economia angolana, massó a sua própria economia nacional.Todo o material utilizado peloschineses, naquele país, vem daChina!)

Mesmo que a política mude, háum vector que se vai manter, aprocura constante de matérias-primas e outras necessidadescapazes de alimentar a sua indústriaessa mesma que cria a tão almejadariqueza e a torna uma possível futurapotência mundial.

A questão é que não vai arranjarsarilhos com muitos países aomesmo tempo quanto mais não sejapara evitar uma crise mundial masvai apontando as suas armas paraas suas próximas vítimas. Aquelesque agora dormem descansados

podem ser as próximas vítimas. Nãose preocupem com a inexistência decausas, as potências invasorasarranjaram sempre pretextospertinentes para ocuparem outrospaíses.

E a História tem tendência arepetir-se, não? Quem vai ser apróxima vítima? Sim, porque aocalarmos esta invasão votando-a àindiferença (mesmo noticiosa)estamos a pactuar não só com estamas com futuras atitudesexpansionistas. Que pena!

Cada vez mais se nota queevoluímos de muitas maneiras masraramente na maneira certa, uma vez

que os erros humanos se repetem!Só mudam as caras! Entretanto, adiplomacia, na qual eu nuncaacreditei, falo daquela que ésinónimo de hipocrisia e vazio devontade, nada faz.

Acredito em pessoas de boavontade e boa fé que lutam por aquiloem que acreditam. Acredito no bompovo tibetano que, apesar de tudo,continua a lutar por aquilo a que temdireito - um país e um governante àsua escolha!

Aqui fica a minha simpatia paracom a sua causa!

Fátima Nascimento

Page 20: 12 DE NOVEMBRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE … · Empresa Metro do Porto pretende indemnizar comerciantes e criar alternativas para os moradores. Obras terminam em Fevereiro de

notícias de gaia12.nov.09

última

CERCIGAIA "merece"melhores condições

O executivo da câmara de Gaiaquer que a CERCIGAIA possa darmelhor resposta à educação ereabilitação de cidadãosinadaptados do concelho e paraisso vê com bons olhos adeslocalização da instituiçãosediada em Canidelo para outrazona do município onde possa termelhores instalações.

Segundo o vereador doAmbiente da autarquia, aCERCIGAIA "precisa de melhorese maiores instalações", para que otrabalho chegue ao maior númerode pessoas possível."Necessitamos de outra CERCIpara aumentar a sua qualidade devida", salientou Mário Fontemanha,durante a inauguração simbólica daCasinha do Jardim no actualespaço da instituição.

Lembre-se que a Casinha doJardim é um equipamento atribuídoà CERCIGAIA pela Empresa deReciclagem de ConsumíveisInformáticos (ERCI), ao abrigo doprotocolo Recolha de Consumíveis

Câmara de Gaia quer que ainstituição possa darresposta a mais cidadãosinadaptados e vê com bonsolhos a mudança paramaiores instalações

Informáticos, que contou com acooperação da câmara. Aliás, adoação da Casa do Jardim surgiuda necessidade de acondicionarutensílios de jardinagem fora doalcance dos cidadãos dainstituição.

"Este protocolo com a ERCI émuito importante na defesa doambiente em Gaia. Estamos de

portas abertas para estabelecermais protocolos deste género comempresas interessadas", concluiuMário Fontemanha.

"Hoje, em tempo de crise,estamos mais do que nuncadispostos a ajudar instituições deapoio a cidadãos comnecessidades especiais. A recolhade tinteiros informáticos para

reciclagem foi uma forma simplesque encontrámos de colaboração.Espero que surjam mais parceriasdeste género para criarequipamentos mais valiosos para aCERCIGAIA, pois é uma instituiçãoque merece", adiantou o presidenteda Junta de Freguesia de Canidelo,Fernando Andrade, durante a‘inauguração’.

O Cineteatro Eduardo Brazão recebeu o Encontro de Coros deVila Nova de Gaia. Na noite de abertura, do passado dia 6, subiramao palco o Orfeão de Valadares, Associação Cultural e Recreativade Pedroso e o Grupo Coral de Professores e Educadores de VilaNova de Gaia.

A quarta edição deste espectáculo mantém intactos os objectivospropostos inicialmente. Ou seja, promover os trabalhos que vãosendo feitos pelas colectividades do município que se dedicamao canto coral, incentivar a colaboração entre todas e darem-se aconhecer ao público em geral.

O Encontro de Coros prossegue amanhã, pelas 21h45, na mesmasala de espectáculos de Valadares, e contará com as actuações doCoral de Gulpilhares, Orfeão da Madalena e Associação Recreativae Cultural de Serzedo.

4.º Encontro deCoros de Gaia