11 percursosprofissionais mod-06 teste correcao

1
GRUPO I 1. a) V; b) F; c) F; d) V; e) F; f) V; g) V; h) F. 1.1. b) A missão do sal é conservar o são e impedir a corrupção. c) Louvar as virtudes e repreender os vícios. e) Invoca a Virgem Maria “Domina Maris”. h) O exemplo seguido é o de Santo António. 2.1. O excerto faz parte do desenvolvimento do sermão, mais concretamente da exposição, capítulo IV, isto quanto à estrutura externa. No que respeita a estrutura interna, esta passagem ocorre quando o orador, depois de louvar em geral e em particular os peixes, decide repreendê-los pelas acções menos dignificantes, por eles levadas a cabo. 2.2. Neste passo do sermão, o orador pretende evidenciar o facto de não haver, nos peixes, só motivos de elogio. Reconhece, por isso, alguns dos seus defeitos, destacando-os para que possam emendar os seus comportamentos/atitudes. 2.3. A citação de Santo Agostinho serve um dos objectivos do texto argumentativo: convencer, pelo recurso a argumentos de autoridade, no sentido de confirmar uma tese através do exemplo. 2.4. O segmento em que se identificam os peixes com os homens é o que retoma a afirmação latina de Santo Agostinho, quando se diz: “Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros”. 2.5. O sermão vieiriano é rico em recursos de estilo e, para além das consecutivas metáforas, destacam-se, no texto, as apóstrofes (“Olhai, peixes, lá do mar para a terra”), com o intuito de chamar a atenção dos alocutários; emprega-se também a interrogação retórica, a qual confere vivacidade, autenticidade ao discurso, prendendo, do mesmo modo, os receptores/leitores do discurso, tanto mais que os primeiros alocutários são os peixes. GRUPO II 1. e 2. a) V; b) F, adjectiva relativa explicativa; c) F, vocativo; d) V; e) F, conclusão; f) F, epistémica. GRUPO III A afirmação apresentada pode considerar-se aceitável e verdadeira, uma vez que todo o sermão só pode ser interpretado metaforicamente, impossibilitando uma leitura linear, literal, ou seja, denota- tiva. Todo o texto se constrói sobre uma sucessão de alegorias, dado revestirem-se os peixes de carac- terísticas que se atribuem aos homens. Quer os louvores quer as repreensões se fundamentam em condutas associadas aos seres humanos, aqueles que, pela sua condição, se vestem de contradições, oscilando constantemente entre o bem e o mal. Proposta de correcção da Ficha Formativa | MÓDULO | 6 |

Upload: hugo-patricio

Post on 05-Dec-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ficha

TRANSCRIPT

Page 1: 11 PercursosProfissionais Mod-06 Teste Correcao

GRUPO I1. a) V; b) F; c) F; d) V; e) F; f) V; g) V; h) F.1.1. b) A missão do sal é conservar o são e impedir a corrupção.

c) Louvar as virtudes e repreender os vícios. e) Invoca a Virgem Maria “Domina Maris”.h) O exemplo seguido é o de Santo António.

2.1. O excerto faz parte do desenvolvimento do sermão, mais concretamente da exposição, capítuloIV, isto quanto à estrutura externa. No que respeita a estrutura interna, esta passagem ocorrequando o orador, depois de louvar em geral e em particular os peixes, decide repreendê-lospelas acções menos dignificantes, por eles levadas a cabo.

2.2. Neste passo do sermão, o orador pretende evidenciar o facto de não haver, nos peixes, sómotivos de elogio. Reconhece, por isso, alguns dos seus defeitos, destacando-os para quepossam emendar os seus comportamentos/atitudes.

2.3. A citação de Santo Agostinho serve um dos objectivos do texto argumentativo: convencer, pelorecurso a argumentos de autoridade, no sentido de confirmar uma tese através do exemplo.

2.4. O segmento em que se identificam os peixes com os homens é o que retoma a afirmação latinade Santo Agostinho, quando se diz: “Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a sercomo os peixes que se comem uns aos outros”.

2.5. O sermão vieiriano é rico em recursos de estilo e, para além das consecutivas metáforas,destacam-se, no texto, as apóstrofes (“Olhai, peixes, lá do mar para a terra”), com o intuito dechamar a atenção dos alocutários; emprega-se também a interrogação retórica, a qual conferevivacidade, autenticidade ao discurso, prendendo, do mesmo modo, os receptores/leitores dodiscurso, tanto mais que os primeiros alocutários são os peixes.

GRUPO II1. e 2.a) V;b) F, adjectiva relativa explicativa;c) F, vocativo;d) V;e) F, conclusão;f) F, epistémica.

GRUPO IIIA afirmação apresentada pode considerar-se aceitável e verdadeira, uma vez que todo o sermão sópode ser interpretado metaforicamente, impossibilitando uma leitura linear, literal, ou seja, de no ta -ti va.Todo o texto se constrói sobre uma sucessão de alegorias, dado revestirem-se os peixes de ca rac -te rísticas que se atribuem aos homens. Quer os louvores quer as repreensões se fundamentam emcondutas associadas aos seres humanos, aqueles que, pela sua condição, se vestem de con tra di ções,oscilando constantemente entre o bem e o mal.

Proposta de correcção da Ficha Formativa

| MÓDULO | 6 |