11 diferenças entre trabalho e ministério

20

Upload: jose-henrique-botani

Post on 09-Jul-2015

4.278 views

Category:

Spiritual


0 download

DESCRIPTION

Muitas pessoas hoje em dia tem investido suas vidas na obra de Deus como se fosse um trabalho qualquer, uma obrigação a ser feita na igreja para não serem taxados de “esquenta banco”. Mas cremos que a obra de Deus é feita em cima de um chamado, um encargo que Deus coloca no coração de cada líder. Por isso antes de começar a fazer qualquer coisa, é preciso ter certeza do chamado e entender a diferença entre Trabalho e Ministério.

TRANSCRIPT

Page 1: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério
Page 2: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério
Page 3: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• Muitas pessoas hoje em dia tem investido suas vidas na obrade Deus como se fosse um trabalho qualquer, uma obrigaçãoa ser feita na igreja para não serem taxados de “esquentabanco”.

• Mas cremos que a obra de Deus é feita em cima de umchamado, um encargo que Deus coloca no coração de cadalíder.

• Por isso antes de começar a fazer qualquer coisa, é preciso tercerteza do chamado e entender a diferença entre Trabalho eMinistério.

Page 4: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 1ª Trabalho é realizado por voluntários. Ministério, por pessoas que respondem a um chamado de Deus.

Voluntários se dispõe a realizar um trabalho o que significa que você não podeexigir deles nada além disso. Fazem somente aquilo que se dispuserem afazer, mas não precisamos contar com eles para mais nada. Se eles secomportam assim diante de seus líderes, certamente não será diferente comDeus.

Voluntários trabalham somente se alguém pedir ou escalá-lo para umatarefa, ele não tem iniciativa própria. Um trabalho qualquer pessoa podefazer, realizar, basta se dispor e aprender. Mas ministério exige fé, pois é umaresposta a um chamado de Deus.

Page 5: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 1ª Trabalho é realizado por voluntários. Ministério, por pessoas que respondem a um chamado de Deus.

No ministério o nosso foco é levantar líderes e não fazer coisas, mas sempreedificar as vidas. Por isso que nossa visão é “o nosso encargo é edificar umaigreja de vencedores onde cada membro é um ministro” um ministro é aqueleque entende que é chamado por Deus para edificar a igreja, que são pessoas enão prédio. Mas voluntários não se comprometem com pessoas.

Caso em sua célula aja voluntários jamais os coloque à frente de algo, poisvoluntários vem e vão, mas ministros permanecem independentemente dotempo e das circunstâncias eles chorarão e se alegrarão junto com você.

Page 6: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 2ª Trabalho é temporário. Ministério é para toda vida

Trabalho não dura a vida inteira, em um certo momento ele irá acabar, poisaquele que faz a obra como um emprego logo quando vier a angústia, quandonão estiver frutificando e dando tanto resultado, ele abandona e vaiembora, quando vemos as pessoas desistindo de um ministério, pode tercerteza que aquilo NUNCA foi um ministério para ela, mas sim um trabalho.

Ministério é para aqueles que, mesmo não sentindo nenhum prazeraparente, assumem a frente e se dispõe a dar toda a sua vida para que Deuscumpra aquilo que Ele os chamou para fazer.

O chamado de Deus envolve toda a nossa vida. Deus não nos chama para fazerum trabalho temporário, mas nem sempre compreendemos isso logo noinicio. Moisés poderia pensar que demoraria somente alguns dias para levar opovo até Canaã pois era perto, mas demorou 40 anos.

Quem realiza um trabalho na igreja pode se dar ao luxo de começar e encerrarquando quiser. Mas quem assume um ministério precisa entender que é umchamado para a vida toda.

Page 7: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 3ª Trabalho é interrompido quando surgem os problemas. Ministério exige perseverança, mesmo nos momentos difíceis. (Rm 8:28)

Imagine Deus no monte Horebe, falando a Moisés através da sarça ardenteque ele teria de ir até faraó dez vezes até que ele concordasse em libertar opovo; que, depois, Faraó os perseguiria como todo seu exército e eles seriamcercados entre o exército e o Mar Vermelho; que o povo seria rebelde e, porisso, eles ficariam no deserto quarenta anos e, no final, Moisés não entraria naterra prometida. Ah! Pelo amor de Deus! Isso é chamado?

Deus sabe que se soubéssemos de tudo antes de cumprir o propósito, nóstravaríamos não é mesmo?

Mas por que Deus permite isso? Porque Ele sabe que os problemas noslevarão a Ele. E quando isso acontece, nós crescemos em Deus, e podemosassim, conhecer mais do Seu poder.

Page 8: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• O Lado positivo dos problemas.

Os problemas têm o poder de nos mostrar quem são de fato, os discípulos equem são os voluntários, muitas vezes as coisas estarão dando errado e osprimeiros a pular do barco serão os voluntários.

• Duas atitudes práticas em relação aos problemas.

A primeira atitude é aprender a perseverar no meio dos problemas. Perseverarsignifica “manter-se firme e constante”. Em outras palavras, não pare, continue!

A Bíblia diz que devemos perseverar: Hb 10:36 / Tg 1:4 / Lc 8:15.

Os problemas são os testes daqueles que tem um chamado. E mesmoesses, muitas vezes, são reprovados diante dos problemas. Entenda uma coisa:os problemas normalmente são do tamanho do propósito de Deus para você.Por isso, aprenda a perseverar e você verá os frutos em sua liderança.

Page 9: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• Duas atitudes práticas em relação aos problemas.

A Segunda atitude que devemos ter é investir em líderes. Antes dos problemasaparecerem invista naqueles que irão resolver os problemas.

A melhor maneira de resolver problemas é investir na formação de líderes.Assim, eles lhe ajudarão a resolvê-los. Pessoas que não gastam tempotreinando líderes gastam tempo resolvendo problemas.

Page 10: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 4ª Trabalho as vezes é um fardo. Ministério é Paixão !

Todo trabalho realizado com esforço e entendimento próprios torna-se, mais cedoou mais tarde, um fardo.

O fardo é caracterizado pelos sintomas. É aquela sensação de cansaço naalma, uma indisposição de permanecer à frente do trabalho, de lidar com aspessoas, de estabelecer metas. A pessoa começa a fazer as coisas por obrigação ese alguém é levantado para fazer no lugar dela, se torna um grande alivio.

O real problema do fardo é a falta de revelação e não somente conseqüência doesforço próprio.

A diferença do fardo e da paixão é basicamente um: a fonte. Quando é só umtrabalho, com o tempo perde-se a intensidade, torna-se morto, sem vida. Masquando é um ministério, mesmo no tempo da escassez, podemos tirar água dafonte que é Cristo, pois essa fonte NUNCA acaba.

Uma boa maneira de perceber se há intensidade é observando a maneira que vocêfaz a obra. Quando existe paixão, você se entrega, se dedica, tem prazer empreparar, você sonha, faz planos é intenso.

Page 11: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 5ª No trabalho a pessoa faz o que é possível. No ministério você paga opreço que for necessário.

Quando realizamos um trabalho, escolhemos o que fazer e como fazer. Masquando temos um ministério, fazemos o que Deus manda e da maneira queLhe agrada.

Pagamos o preço quando decidimos confiar em Deus. Na verdade, noministério o preço a ser pago envolve muitas coisas, uma delas é ser guiadopor Deus. Quando a gente sabe tudo o que tem que fazer, é mais fácil, mas serguiado por Deus é algo muito difícil porque muitas vezes o que Deus querfazer é algo impossível para nós. O lado bom disso é que Deus nos chama parapagar o preço, mas é Ele quem realiza todas as coisas.

Temos que saber que o preço já vem estabelecido e não somos nós queestabelecemos mas sim Ele que nos chamou. O preço sempre é cruz.

Page 12: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 6ª No Trabalho a pessoa não tem compromisso com os outros. O Ministério érealizado com base em Aliança.

O trabalho pode ser realizado sozinho ou com uma equipe de voluntários acada semana. Para isso, basta ser organizado e planejar bem. Mas isso não éministério, porque na hora em que alguém oferecer algo melhor, essa pessoadeixa tudo de lado e vai embora, pois não tem compromisso com a obra queestá sendo edificada naquele lugar.

É fato: nós nos comprometemos com aquilo que valorizamos. Muitos líderesabandonam as células porque não valorizam as pessoas que estão lá. Existempessoas trabalhando com células, mas que não valorizam de fato, por isso nãose comprometem com elas.

Ministério é com base em aliança, porque estar em aliança significa que vocêestá comprometido com alguém.

Ministério é edificado com quem tem aliança.

Page 13: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 7ª O Trabalho não foca os resultados. O Ministério visa os frutos.

Você já tentou cobrar qualidade daqueles que apenas oferecem ajuda? Porexemplo vamos supor que alguém se oferece para limpar a sua casa, e depoisdela limpar você diz que não ficou tão bom, com certeza você ouvirá poucas eboas. Esses são os voluntários. Sempre acham que você exige demais. Masquem tem um ministério coloca os olhos nos resultados. Se tiver que fazervárias vezes, ele fará porque quer alcançar um alvo e sabe que isso exigirámuito dele.

Page 14: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 8ª Trabalho é algo despretensioso. Ministério tem um propósito

Não existe nada melhor do que trabalhar com um propósito. Cremos que ocontrário também seja verdadeiro, ou seja, não existe nada pior do que umtrabalho sem propósito. Em 1 Coríntios somos alertados das obras demadeira, feno e palha, sem valor, porque é feita sem propósito, fora davontade de Deus. Por isso antes de realizarmos qualquer coisa, deveríamosperguntar se isso é exatamente o que Deus quer que façamos.

Tudo que façamos no ministério deve ser feito para cumprir o propósito para oqual Deus nos chamou.

No trabalho, tudo é feito despretensiosamente, como mencionamos antes, apessoa não espera resultado especificamente.

Page 15: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 9ª No trabalho as pessoas são tratadas como público. No ministério elas sãotratadas como um rebanho.

Qual é a diferença entre público e rebanho? O tipo de relacionamento quetemos com eles. Com o público nos relacionamos por atacado, com orebanho, individualmente

Devemos tratar as pessoas chamando-as pelo nome, prestando atençãoquando falam conosco, pois pessoas gostam de ser consideradas, por issoexiste o MDA em nossa visão.

Page 16: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 10ª O trabalho transmite informações ao público. No ministério passamosuma visão.

O nosso objetivo não é passar informações para as pessoas, pois asinformações ficam na mente, o que devemos passar é uma visão, pois é issoque irá transformar as pessoas.

Page 17: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 11ª No trabalho dependemos de outros para fazer qualquer coisa. Noministério dependemos totalmente de Deus.

Depender de Deus é algo que se aprende. Deus nos dá circunstâncias certaspara isso, e nós escolhemos aprender ou não. Quando dependemos depessoas, não podemos depender de Deus.

Dependência fala de confiança em Deus. Quando realizamos apenas umtrabalho, confiamos naquilo que somos capazes de fazer. Noministério, confiamos naquilo que Deus quer fazer. Em várias situações vamosperceber que Deus resiste aqueles que sabem fazer e escolhe usar apenasaqueles que crêem.

A unção só se manifesta quando Deus está a frente e não o homem.

Page 18: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 1ª Trabalho é realizado por voluntários. Ministério, por pessoas que respondem a umchamado de Deus.

• 2ª Trabalho é temporário. Ministério é para toda vida

• 3ª Trabalho é interrompido quando surgem os problemas. Ministério exigeperseverança, mesmo nos momentos difíceis. (Rm 8:28)

• 4ª Trabalho as vezes é um fardo. Ministério é Paixão !

• 5ª No trabalho a pessoa faz o que é possível. No ministério você paga o preço que fornecessário.

• 6ª No Trabalho a pessoa não tem compromisso com os outros. O Ministério é realizadocom base em Aliança.

Page 19: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério

• 7ª O Trabalho não foca os resultados. O Ministério visa os frutos.

• 8ª Trabalho é algo despretensioso. Ministério tem um propósito

• 9ª No trabalho as pessoas são tratadas como público. No ministério elas são tratadascomo um rebanho.

• 10ª O trabalho transmite informações ao público. No ministério passamos uma visão.

• 11ª No trabalho dependemos de outros para fazer qualquer coisa. No ministériodependemos totalmente de Deus.

Page 20: 11 Diferenças entre Trabalho e Ministério