11 biologia celular microbiologia i redaÇÃo

18
11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

Upload: phungdien

Post on 07-Jan-2017

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

11 BIOLOGIA CELULAR

MICROBIOLOGIA I

REDAÇÃO

Page 2: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha de Respostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.1. Caderno de Questões• VerifiqueseesteCadernodeQuestõescontémasseguintesprovas: Prova I:BIOLOGIACELULAR—Questõesde01a35 Prova II:MICROBIOLOGIAI—Questõesde36a70 ProvadeREDAÇÃO

• QualquerirregularidadeconstatadanesteCadernodeQuestõesdeveserimediatamentecomunicadaaofiscaldesala.

• Nas Provas I e II,vocêencontraapenasumtipodequestão:objetivadeproposiçãosimples.Identifiquearespostacorreta,marcandonacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas:

V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.

ATENÇÃO: Antesdefazeramarcação,avaliecuidadosamentesuaresposta. LEMBRE-SE:Ø Arespostacorretavale1(um),istoé,vocêganha 1(um)ponto.Ø A resposta errada vale -0,5 (menosmeio ponto), isto é, vocênão ganha o ponto e ainda tem descontada,emoutraquestãoquevocêacertou,essafraçãodoponto.Ø Aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).Vocênão ganha nem perde nada.

2. Folha de Respostas• AFolhadeRespostasdasProvasI e IIeaFolhadeRespostadaRedaçãosãopré-identificadas.Confira

os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTA PRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃOAMASSE,NÃODOBRE,NÃOSUJE,NÃORASUREESSASFOLHASDERESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II,amarcaçãodarespostadeveserfeitapreenchendo-seoespaçocorrespondentecomcanetaesferográficadeTINTA PRETA. Não ultrapasse o espaço reservado paraessefim.

Exemplo de Marcação na folha de Respostas

01 F02 V03 V04 F05 V

• OtempodisponívelparaarealizaçãodasprovaseopreenchimentodasFolhasdeRespostaséde4(quatro)horase30(trinta)minutos.

Page 3: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

1UFBA – 2013 – Vagas Residuais

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• BIOTECNOLOGIA

Page 4: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

2

PROVA I — BIOLOGIA CELULAR

QUESTÕES de 01 a 35INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de01 a 35,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas: V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,5(menosmeioponto);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Biologia Celular

Questão 01Acondiçãodeheterocromatinaexibidapelocromossomo21extranumerárioédefinidapeloprimeironíveldecompactaçãodoDNAepelaconsequentedisponibilidadedosgenesparaatranscrição.

Questão 02AinativaçãoprovocadapelogeneXISTpodesercompreendidacomoummecanismodecompensaçãodedose,especialmentedasproteínasassociadasaocromossomoX.

Questão 03Enzimas de restrição, como as ZFNs, produzem cortes em pontos aleatórios damolécula deDNA,comprometendoaprecisãorelativaàsinserçõesdoDNAtranslocado.

Questão 04Osprocessosmolecularesbásicos relacionadosà tecnologiaque tornoupossívela transferênciadosegmentodeDNAdeumcromossomoparaoutroseoriginaramemcélulasprocarióticas.

Questão 05A inativação de um cromossomo resulta na incapacidade de replicação do DNA que o constitui,garantindo-se,assim,aausênciadessecromossomonascélulas–filhas resultantesdeumaeventualdivisãodacélulaafetada.

Questão 06Atrissomiasimplesdocromossomo21resultadeumprocessoextradeduplicaçãoocorridonaprimeiradivisãomitóticadozigoto.

QUESTÕES de 01 a 06A Síndrome de Down é uma desordem relativamente comum em humanos, causada pela trissomia do cromossomo 21. Considerando o conceito de que o desequilíbrio gênico causado pelo cromossomo extranumerário pode ser corrigido pela manipulação de um único gene, o XIST (gene da inativação do cromossomo X), o grupo de cientistas liderado pela Dra. Jeanne Lawrence da Universidade de Massachusetts, usando a edição do genoma com o uso de nucleases de dedo de zinco (ZFNs), inseriu este gene em um determinado lócus do cromossomo 21 em células–tronco obtidas de uma pessoa com a síndrome de Down. O resultado foi a modificação do cromossomo extra em heterocromatina, configurando-se como um “corpúsculo de Barr do cromossomo 21”. Como afirmam os autores do estudo, este resultado fornece um modelo para o estudo da inativação de cromossomos humanos e cria um sistema para investigar mudanças na expressão gênica em patologias celulares características da trissomia do 21. (JIANG et al., 2013, p. 1).

Combasenotextoenosconhecimentossobreaorganizaçãodosgenomaseexpressãogênica,pode-seafirmar:

Page 5: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

3UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Biologia Celular

Questão 07 Aatividadedaproteínacdc2éindependentedesuaassociaçãocomfatoresproteicosintrínsecosàcélula.

Questão 08Aporcentagemdecélulasemdivisãodecresceàmedidaqueseobservaumaumentonaatividadedaproteínacinase.

Questão 09Aatividadedacinasepodeserdetectadapelafosforilaçãodeoutrasproteínasassociadasaeventoscaracterísticosdoprocessodedivisãocelular.

Questão 10Umamutaçãonogenequecodificaacdc2que resultenadeficiência totaldaenzimaem levedurasacarretará,irremediavelmente,asupressãodasdivisõescelulares.

Questão 11Aquedaacentuadadecélulasemdivisãoestáassociadaàdegradaçãodacinaseechegaàcompletaeliminação da enzima no meio celular.

QUESTÕES de 07 a 11 Ográficoaseguirapresentadadosreferentesaumexperimento,cujoobjetivofoiacompreensãodocomportamentodascélulasemrespostaàpresençadaenzimacdc2,umacinasequeocorreemleveduras.Nesseexperimento,foiusadaculturadecélulasdelevedurasincronizadasparaqueelassedividissemaomesmo tempo,deondese retiravamamostrasperiodicamente,submetendo-asadoistiposdeanálise:examemicroscópico,paradeterminaraporcentagemdecélulasemdivisão,emedidadaatividadecinasenoextratodascélulas.Esseexperimentofoipartedeumestudomaior,queanalisavaomodopeloqualessacinaseéreguladaduranteociclocelular.

Combasenaanálisedasinformaçõesenosconhecimentossobrearegulaçãodociclocelular,pode-seafirmar:

QUESTÕES de 12 a 15Cada vez mais, as algas vêm sendo usadas na geração de energia. O sucesso tem sido tão grande, que hoje elas ocupam um lugar no pódio das fontes com mais chances de se tornar o petróleo verde. O exemplo mais recente vem de um prédio residencial inaugurado em Hamburgo, na Alemanha. Com 15 unidades de 50 m2 a 120 m2, o edifício BIQ é totalmente abastecido pela energia que vem das algas. Cultivadas entre as placas de vidro da fachada, elas captam tanto o calor solar como o gás carbônico da atmosfera. Em troca, devolvem uma biomassa que é transformada em biogás, distribuído na forma de energia elétrica ou de calor. Além de purificar o ar e acender lâmpadas, as algas funcionam como uma persiana natural, que bloqueia a luz do sol e resfria o espaço interno nos dias mais quentes. (NUNES, 2013, p.98).

Considerandoaspectosdafisiologiacelularrelacionadosaotexto,écorretoafirmar:

Page 6: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

4 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Biologia Celular

Questão 12Osatributosmetabólicosdasalgasutilizadasnoprojeto incluemoaparatoenzimático,queconverteenergialuminosaemenergiaquímicademoléculascombustíveis.

Questão 13Abiomassa referidano textoéconstituídadacomunidadebiótica,naqual se inseremasalgasquecrescemespecificamentenafachadadoprédio.

Questão 14Ogáscarbônicoabsorvidopelasalgaséincorporadoaumapentoseespecífica,caracterizandoafixaçãodo carbono no ciclo de Calvin.

Questão 15ApurificaçãodoaratribuídaàsalgasserestringeàabsorçãodeCO2daatmosfera.

Questão 16Adinâmicadasbiomembranasestádiretamenteassociadaàsuacomposiçãoquímicaeàorganizaçãomolecular,caracterizadapelafluidezepermeabilidadeseletiva.

QUESTÕES de 16 a 21 Acompartimentalizaçãodascélulaseucarióticas,longedecriarsetoresisoladosnocitoplasma,secaracterizaporumaintensatrocadeíonsemoléculaseporumadinâmicadasbiomembranas–turnover–,queintegramosdiferentescompartimentosepermitemàcélulasuacomunicaçãocomomeio.Afiguraaseguirexemplificaessadinâmica.

Apartirdaanálisedasinformações,pode-seafirmar:

Questão 17Oamadurecimentodoendossomodependedeummecanismodetransporteativo,realizadoporATPasesespecíficaspresentesnasuperfíciedessaestrutura.

Questão 18AsenzimasdestinadasaoslisossomossãoglicoproteínasquepassamporfosforilaçõesespecíficasaoníveldafacecisdoGolgi,oqueseconstituiráemsinalaserreconhecidoporreceptoresdemembrana.

Questão 19OpHalcalinocaracterísticodosendossomoséessencialparaativarashidrolaseslisossomaise,alémdisso,estabilizaraligaçãodessasenzimasaseusreceptores.

Page 7: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

5UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Biologia Celular

Questão 20O trânsitodevesículasenvolvendodiversoscompartimentoseamembranaplasmáticadependedaassociaçãocomelementosdocitoesqueletoedasproteínasmotoras,comconsumodeATP.

Questão 21Os efeitos da compartimentalização das células eucarióticas transcendem as próprias células,repercutindoemníveissuperioresdeorganização.

QUESTÕES de 22 a 25Ao analisar ao microscópio células nervosas doentes em amostras de tecido cerebral de um paciente que morreu vítima de Alzheimer, um patologista pode identificar grânulos anormais de material. Eles são formados por proteínas ausentes em células sadias. De onde viriam, e por que existem tantos deles? E mais importante: qual a relação entre essas proteínas e a doença devastadora e incurável? Durante a busca por respostas, ocorreu uma descoberta surpreendente: as proteínas que se acumulam nos neurônios de pacientes com Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas têm comportamento muito parecido com o de príons. (WALKER; JUCKER, 2013, p. 45).

Sobreanaturezadospríonsesuarelaçãocomdoençasneurodegenerativas,pode-seafirmar:

Questão 22Oconceitoatualdepríoncontemplaquadrospatológicosnemsempreassociadosaprocessosinfecciososetransmissíveis.

Questão 23AproliferaçãodasproteínasanormaisrelacionadasàdoençadeAlzheimer,porexemplo,decorredaassociaçãodessasproteínascomoutrasemsuaconfiguraçãonormal,oquea induzàconformaçãoalterada.

Questão 24A estrutura primária das proteínas alteradas revelam mutações em diferentes pontos da cadeianucleotídicacodificante.

Questão 25A natureza neurodegenerativa de doenças, comoAlzheimer, sugere uma composição de proteínasespecíficadeneurônios.

QUESTÕES de 26 a 29 OsgenomasdeduaspessoasdiferementresicercadeumemcadamilparesdenucleotídeosdoDNA.Essespontosdediferençasãoconhecidoscomopolimorfismosdebaseúnica(SNPs),easversõesalternativasdenucleotídeosemcadaSNPsãodenominadasalelos,comoexemplificadonailustração.

Com base na análise das informações e nos conhecimentos sobre a natureza do materialgenéticoesuatransmissãoeexpressão,pode-seafirmar:

Page 8: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

6 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Biologia Celular

QUESTÕES 30 e 31 Pesquisadoresamericanosecanadensesdescobriramqueumdostiposdecélulas-tronco,aschamadasluminaisprogenitoras(quedãoorigemaumtipodetecidomamário),sãogeneticamentemaisvulneráveisàstransformaçõesquelevamaocâncer.Otrabalhodemonstraqueostelômerosnessascélulassãonaturalmentemenores,independentementedaidade. Buscandoumaexplicaçãoparaaassociaçãoentreaocorrênciadecâncermamárioeotamanhodostelômeros,pode-seafirmar:

Questão 26AdenominaçãodealelosserestringeasegmentosdeDNAquecodificamproteínasestruturais.

Questão 27AexpressãodosegmentodeDNA,emdestaquenosindivíduos1e2,produziráproteínasidênticasemsuasequênciadeaminoácidos.

Questão 28AocorrênciadepolimorfismosdebaseúnicaéumaevidênciadafaltademecanismosdereparoduranteoprocessodereplicaçãodamoléculadeDNA.

Questão 29OprocessodetranscriçãoenvolvealigaçãodaRNApolimeraseemumasequênciaespecíficadoDNA,ativaemdeterminadotipodecélula.

Questão 30Telômerosmenoressãocaracterísticosdecélulasindiferenciadas,oquepredispõeascélulasluminaisprogenitorasasucessivosciclosdedivisãocelular.

Questão 31Oencurtamentodostelômerosprevineaocorrênciadequebrasoufusõescromossômicasassociadasaosurgimentodeneoplasias.

Questão 32MultiplicaçãoporfissãobináriaapósreplicaçãodoDNAcomaparatoenzimáticopróprio.

QUESTÕES de 32 a 35Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro-organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).

Emboratenhamotamanhodeumabactériaegenomasgrandes,comrelativacomplexidade,esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devemapresentar,entreoutrascaracterísticas,asseguintes:

Questão 33Conjuntodegenesquecodificamasproteínasquecompõemocapsídeoeoutrasenvolvidascomoseumecanismodeinfecçãodacélulahospedeira.

Page 9: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

7UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Biologia Celular

Questão 34Dependência completa do aparato celular de síntese proteica, incluindo ribossomos e enzimasrelacionadosaoprocessamentodeRNAseproteínas.

Questão 35Nãosubordinaçãoaoprincípiodaancestralidadecomum,característicodomundovivo.

Page 10: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

8

PROVA II — MICROBIOLOGIA I

QUESTÕES de 36 a 70INSTRUÇÃO: Paracadaquestão,de36 a 70,marquenacolunacorrespondentedaFolhadeRespostas: V,seaproposiçãoéverdadeira; F,seaproposiçãoéfalsa.Arespostacorretavale1(umponto);arespostaerradavale-0,5(menosmeioponto);aausênciademarcaçãoeamarcaçãoduplaouinadequadavalem0(zero).

Questão 36Aformaeoarranjodascélulasprocarióticassãoimportantesparaasuaclassificação.

Questão 37Amembrananuclear,emcélulasbacterianas,éconsideradaumainclusão.

Questão 38AparedecelulardebactériasdifereemrelaçãoàcamadaespessaoudelgadadeGlucanas,conferindoasdenominaçõesGrampositivasenegativas.

Questão 39Oseucariotoseosprocariotosapresentamribossomosemtodasascélulas.

QUESTÕES de 36 a 44 Osprocariotoseoseucariotossãosimilaresdopontodevistaquímico–quandosecomparaapresençadeácidosnucleicos,lipídeos,carboidratoseproteínas–erealizamaquebrademoléculascomplexasemsimples.Essesprocessosmetabólicostambémpodemserdirecionadosparaasíntesedemoléculasmaiscomplexas,quegeramganhoougastodeenergia.Apesardessassimilaridades,adistinçãosedá,principalmente,naestruturadoDNA,daparedecelular,dasmembranasedasorganelas.

Considerando-seessasinformações,pode-seafirmar:

Questão 40Odimorfismo,queaconteceemcélulaseucarióticasdealgumasespéciesdeleveduras(fungos),ocorreemrazãodefatoresambientais,oquepodealteraraformaentreleveduraemicélio.

Questão 41Osfungos,denominadoscogumelos,sãoclassificadoscomoascomicetos.

Questão 42Osfungossãoorganismoseucariotosdesprovidosdeparedecelular,que,entretanto,apresentamumamembranaformadadepeptideoglicano.

Questão 43Ascélulasdeorganismosprocariotosnormalmentesedividemporfissãobinária,naqualaprimeiraetapaéareplicaçãodoDNA.

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Microbiologia I

Page 11: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

9

QUESTÕES de 45 a 50 Entende-se por metabolismo microbiano as reações de quebra de moléculas complexas(catabolismo)emmoléculassimples,ouabiossíntesedecomponentescelularesatravésdoanabolismo,com ou sem gasto de energia. Esses processos acontecem por meio das enzimas e das reaçõesenzimáticas,enelesocorreumareduçãonaenergiadeativaçãodareação.

Combasenosconhecimentossobremetabolismomicrobiano,pode-seafirmar:

Questão 45Acapacidadedasenzimasdeacelerarumareaçãoquímicasemoaumentodatemperaturaédeterminantepara os seres vivos.

Questão 46As substâncias capazes de acelerar uma reação química, como as enzimas, são denominadascatalizadores.

Questão 47Oscatalizadorespodemaceleraruma reaçãomesmo foradacélula, comoas reaçõesparasíntesequímico-industrial.

Questão 48Ometabolismo primário envolve as reações de catabolismo e anabolismo para que a célula possaproduzir os componentes celulares e sobreviver.

Questão 49Naoxidaçãodaglicose,oácidopirúvicoéproduzidodurantearespiraçãocelular.

Questão 50Afermentaçãoocorresomentenaausênciadeoxigênio,oqueadiferenciadarespiração.

Questão 51Emcélulasbacterianas,oácidograxopresentenamembranacelularéumfatorderesistênciaaaltastemperaturas.

Questão 52Oconteúdodeguaninaedecitosinanogenomaestárelacionadocomaresistênciaaaltastemperaturas.

Questão 53Paraascélulasbacterianas,abaixatemperatura(-4°C)podedesnaturarproteínas.

Questão 54Micro-organismos,anaeróbiosobrigatórios,apresentamaenzimaperoxidase,masnãoasuperóxidodismutase.

QUESTÕES de 51 a 58 Embactérias,ocrescimentomicrobianocaracteriza-sepeloaumentononúmerodecélulasenão,necessariamente,peloaumentonotamanhodelas.Oqueévisualizadoa“olhonu”denomina-secolôniabacteriana.Osfatoresquímicosefísicossãoessenciaisparaocrescimentoeestãorelacionadoscomacapacidadedecadalinhagembacterianasobreviveremumdeterminadoambiente,tendocomoinformaçãoainfluênciadatemperatura,dopH,dapressãoosmótica—fatoresfísicos—edaágua,dasfontesdecarbono,nitrogênioeoxigênio—fatoresquímicos.

Combasenessasinformações,pode-seafirmar:

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Microbiologia I

Questão 44Aformaeoarranjo,nasbactériasagrupadascomococos,sãoresultadodoplanodedivisãodascélulas.

Page 12: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

10

Questão 55Termófilo é o termo utilizado paramicro-organismos capazes de crescer somente em condições debaixastemperaturas(-4°C).

Questão 56Otermohalotolerante refere-seaosmicro-organismosquenecessitamdesalemumaconcentraçãomoderada.

Questão 57Entreasbactérias fixadorasdenitrogênio (diazotróficas), quevivememassociaçãocomplantasdafamíliaFabaceae(Leguminosas),oNutilizadoseencontraadsorvidoaosolonaformaamoniacal.

Questão 58Osmicro-organismosaeróbiosnecessitamdooxigênioparaasuasobrevivência,sendoesseelementodisponívelembaixasconcentraçõesparaaquelesdenominadosmicroaerófilos.

QUESTÕES de 59 a 61 As bactérias, quando cultivadas em laboratório e inoculadas em um meio de cultura rico,apresentamfasesdeterminadas,denominadas lag, log,estacionáriaedemorte.Nacultura“in vitro”,essemodeloéessencialparaentenderaprodução,emlargaescala,delinhagensbacterianasutilizadaspelaindústria,comooslactobacilos,benéficosaohomem.Essecultivoemlargaescala,obedecendoàs fases citadas anteriormente, é realizado em biorreatores, nos quais fatores importantes para ocrescimento–comotemperatura,oxigênioepH–sãocontrolados. De acordo com as fases lag, log, estacionária e demorte representadas em uma curva decrescimento,pode-seafirmar.Questão 59Asfasesdacurvadecrescimentomicrobianodependemdaatividademetabólicaedoaumentooudadiminuiçãononúmerodecélulasdomicro-organismo.

Questão 60A primeira fase lag, após a inoculação em um meio de cultura, é representada pelo aumento dometabolismomicrobianoepelopoucoaumentodonúmerodecélulas.

Questão 61Afaseestacionária,querepresentaaestabilidadedacultura,ocorrepeloaumentononúmerodecélulasdeformaexponencial.

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Microbiologia I

QUESTÕES de 62 a 70

Apartirdaobservaçãodafigura,naqualépossívelenumerarasestruturaseinclusõesdeumacélulabacteriana,pode-seafirmar:

Page 13: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

11

Questão 63Oplasmídeoé representadoporumDNAcircularextracromossômico,porémnãoestápresenteemtodasascélulasbacterianas.

Questão 64A parede celular de uma bactéria Gram negativa apresenta umamembrana externa à camada depeptídeoglicano.

Questão 65AsbactériasGrampositivasapresentamumacamadaespessadepeptídeoglicano.

Questão 66Fímbriaseflagelosapresentamamesmafunção,ouseja,locomoção.

Questão 68Oflagelo,compostopelaproteínaflagelina,apresentaumadobranasaídadamembrana,denominadagancho.

Questão 69Osribossomos,emgrandenúmeroemcélulasdeumacolôniabacterianaqueestácrescendoativamente,representamaltataxadesínteseproteica.

Questão 70Osribossomosdiferementreascélulaseucarióticaseasprocarióticas.

UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Microbiologia I

Questão 62Acápsulaestápresenteemtodasasespéciesbacterianas.

Questão 67AparedecelulardebactériasGramnegativasapresentaumacamadadelgadadepeptideoglicanoeumamembranaexterna.

Page 14: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

12 UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Redação

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES:

• EscrevasuaRedaçãocomcanetadetintaAZULouPRETA,deformaclaraelegível.• Casoutilizeletradeimprensa,destaqueasiniciaismaiúsculas.• OrascunhodeveserfeitonolocalapropriadodoCadernodeQuestões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• SeráatribuídaapontuaçãoZEROàRedaçãoque

— seafastardotemaproposto;— forapresentadaemformadeverso;— forassinadaforadolocalapropriado;— apresentarqualquersinalque,dealgumaforma,possibiliteaidentificaçãodocandidato;— forescritaalápis,emparteounasuatotalidade;— apresentartextoincompreensívelouletrailegível.

OstextosaseguirdevemservircomopontodepartidaparaasuaRedação.

Emquasetudoquantoécantodomundovãosurgindomovimentospolíticosesociais.Asredescomoplataformasdelançamentodesignosapartirdatrocadeexperiências,sensações,percepções.Aspessoas,afastadaspelasdistânciasepelomododevidametropolitanos,encontramumespaço,umaágoracibernéticaecomeçamapartilharsuasdecepçõeseindignaçõesdiárias. Éclaroqueessesmovimentossãomuitodiferentesentresi,respondendoàssituaçõesconcretasdoslugaresondeacontecem.Nãohánada,noBrasil,queseaproximedoprocessodeislamizaçãoqueangustiaosdemocratasnaTurquia.[...] Amobilizaçãonasredesésempremaiordoquesepodemedirnasruas.Porumarazãosimples:nem todos que se deixamafetar emobilizar, no circuito das redes, colocamos pés nas ruas.Paramilpessoasnasruas,temospelomenostrêsmilpessoasnasredes–eessetalvezsejaumcálculoconservador.Deoutraparte,aruaésempremaisdensaemaisintensadoquearede. Oespaçovirtualéonão-lugar(autopia)dodiscurso.Earuaéolugardocoraçãobatendo,dosanguecirculando,darespiraçãopercebida,daemoção.Noprimeiro,predominamsignos.Nosegundo,pessoas.[...] Masnãovamosperderdevistaoseguinte.Nãosãoasredesqueproduzemosmovimentos.Sãoascondiçõesobjetivasesubjetivasdasvidasdetodosnósqueestãonabasedetudo.

RISÉRIO,Antonio.Entreasredeseasruas.A Tarde.Salvador,Bahia,20jul.2013.p.A2.

PROPOSTA

Considereas ideiasdo fragmentoemevidênciaeproduzaum textodissertativo‑argumentativo sobreoseguintetema:

“São as condições objetivas e subjetivas das vidas de todos nós que estão na base de tudo.”

• Selecione,organizeerelacioneargumentos,fatoseopiniõesquedeemcoerênciaàsuaRedação.

Page 15: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

13UFBA – 2013 – Vagas Residuais – Redação

R A S C U N H O

Page 16: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO

14

REFERÊNCIAS

Questões de 01 a 06 JIANG,J.etal.Nature,disponívelem:<http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature12394.html>.Acessoem:17jul.2013.Adaptado.

Questões de 12 a 15NUNES,A.C.Energiaquevemdasalgas.Isto É,n.2276,SãoPaulo:EditoraTrês,03jul.2013.

Questões de 22 a 25 WALKER,L.C.;JUCKER,M.Sementesdademência.Scientific American Brasil,n.133,SãoPaulo:DuettoEditorial,jun.2013,p.45.

Questões de 32 a 35 PHILIPPE,N.etal.Science,v.341,281(2013)DOI:10.1126/science.1239181.Downloadedfromwww.sciencemag.orgonJuly22,2013.Adaptado.

Fontes das ilustrações

Questões de 07 a 11CAMPBELL,N.A.;REECE,J.B.Biologia.PortoAlegre:Artmed,2010,p.240.

Questões de 16 a 21POLLARD,T.D.;EARNSHAW,W.C.Biologia celular.RiodeJaneiro:Elsevier,2006,p.340.

Questões de 26 a 29PRITCHARD,J.K.Comoestamosevoluindo.Scientific American Brasil,n.53,EdiçãoEspecial,SãoPaulo:DuettoEditorial,jun./jul.2013.p.37.

Questões de 62 a 70BLACK,J.G.Microbiologia Fundamentos e Perspectivas.4ed.,RiodeJaneiro:GuanabaraKoogan,2002.

UFBA – 2013 – Vagas Residuais

Page 17: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO
Page 18: 11 BIOLOGIA CELULAR MICROBIOLOGIA I REDAÇÃO