10ª reunião ordinária comas

6
1 10ª REUNIÃO ORDINÁRIA COMAS Gestão 2011/2013 Data: 28/06/2012 Horário: 13h30 Local: Sala de reuniões do gabinete da prefeitura Pauta: Verificação do quorum mínimo; Aprovação da Ata da 09ª Reunião Ordinária Gestão 2011-2013 e 04ª Reunião Extraordinária Gestão 2011-2013; Apresentação da justificativa de ausência; Aprovação da Pauta; Revisão da periodicidade das reuniões plenárias ordinárias, conforme previsto no Plano Municipal de Assistência Social 2012-2013. Apresentação de relatório dos conselheiros inativos. Relato das Comissões: Comissão de Políticas Públicas (anexo I); Comissão de Cadastro (anexo II); Comissão de Telemarketing (anexo III); Comissão de Finanças (anexo IV); Informes Gerais. ANEXO I Comissão de Políticas Públicas Datas: 21/06/2012 Horário: 13h30 Local: SASC Membros da Comissão Presentes: Alexandre Diego Ruiz, Adauto Cezário da Silveira, Cibele Cristina Telles Campos, Cirlene Aparecida Doreto Pícolo, Elza Marques da Silva. 1 Ofício n° 239/2012 da SASC que encaminha informações a respeito dos Telecentros da Cidadania. A comissão tomou conhecimento da situação dos telecentros e já encaminhou um ofício à SASC solicitando informações se estes possuem acessibilidade física, bem como equipamentos eletrônicos e recursos de informática que possibilitem o uso dos deficientes visuais. A comissão sugere ainda que: conforme termo de doação celebrado entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações e o Município de Maringá em 2008, onde o ministério disponibilizou os equipamentos de informática, mobiliários e internet banda larga, necessários à implantação dos telecentros; Considerando que no item 2.2 letra “m” deste termo está descrito que o donatário se compromete a conservar o telecentro em funcionamento pelo prazo de cinco anos ininterruptos, a partir da data de sua instalação e; Considerando que o relatório da SASC, demonstra que vários telecentros não estão em funcionamento, aguardando instalação elétrica e liberação de internet. A comissão sugere encaminhar ofício relatando esta situação ao Ministério das Comunicações para que tome as devidas providências. 2 Ofício n° 001/2012 da Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Que indica um advogado para colaborar e apoiar os serviços do CREAS. A comissão tomou conhecimento deste ofício, indicando a advogada Cristiane Ganem Kisner para colaborar com os serviços do CREAS e encaminhou um cópia deste à Gerente de Proteção Social Especial da SASC para que, juntamente com o CREAS, entre em contato com a advogada.

Upload: sismmar

Post on 24-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

10ª Reunião Ordinária Comas

TRANSCRIPT

Page 1: 10ª Reunião Ordinária Comas

1

10ª REUNIÃO ORDINÁRIA COMAS

Gestão 2011/2013

Data: 28/06/2012 Horário: 13h30 Local: Sala de reuniões do gabinete da prefeitura

Pauta:

Verificação do quorum mínimo;

Aprovação da Ata da 09ª Reunião Ordinária Gestão 2011-2013 e 04ª Reunião Extraordinária Gestão

2011-2013;

Apresentação da justificativa de ausência;

Aprovação da Pauta;

Revisão da periodicidade das reuniões plenárias ordinárias, conforme previsto no Plano Municipal de Assistência Social 2012-2013.

Apresentação de relatório dos conselheiros inativos.

Relato das Comissões:

Comissão de Políticas Públicas (anexo I); Comissão de Cadastro (anexo II); Comissão de Telemarketing (anexo III); Comissão de Finanças (anexo IV);

Informes Gerais.

ANEXO I

Comissão de Políticas Públicas

Datas: 21/06/2012 Horário: 13h30 Local: SASC Membros da Comissão Presentes: Alexandre Diego Ruiz, Adauto Cezário da Silveira, Cibele Cristina Telles Campos, Cirlene Aparecida Doreto Pícolo, Elza Marques da Silva. 1 – Ofício n° 239/2012 da SASC que encaminha informações a respeito dos Telecentros da Cidadania. A comissão tomou conhecimento da situação dos telecentros e já encaminhou um ofício à SASC solicitando informações se estes possuem acessibilidade física, bem como equipamentos eletrônicos e recursos de informática que possibilitem o uso dos deficientes visuais. A comissão sugere ainda que: conforme termo de doação celebrado entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações e o Município de Maringá em 2008, onde o ministério disponibilizou os equipamentos de informática, mobiliários e internet banda larga, necessários à implantação dos telecentros; Considerando que no item 2.2 letra “m” deste termo está descrito que o donatário se compromete a conservar o telecentro em funcionamento pelo prazo de cinco anos ininterruptos, a partir da data de sua instalação e; Considerando que o relatório da SASC, demonstra que vários telecentros não estão em funcionamento, aguardando instalação elétrica e liberação de internet. A comissão sugere encaminhar ofício relatando esta situação ao Ministério das Comunicações para que tome as devidas providências. 2 – Ofício n° 001/2012 da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Que indica um advogado para colaborar e apoiar os serviços do CREAS. A comissão tomou conhecimento deste ofício, indicando a advogada Cristiane Ganem Kisner para colaborar com os serviços do CREAS e encaminhou um cópia deste à Gerente de Proteção Social Especial da SASC para que, juntamente com o CREAS, entre em contato com a advogada.

Page 2: 10ª Reunião Ordinária Comas

2

A comissão relata ainda que recebeu resposta da SASC ao ofício n° 060/2012 do COMAS que solicita articulação para criação de cargo de advogado no município, que possa compor permanentemente a equipe do CREAS. Neste ofício a administração informa a impossibilidade de atender esta demanda este ano, devido ao período eleitoral. A comissão sugere responder o ofício da SASC reiterando a necessidade deste cargo e solicitando mobilização e articulação para que ele seja criado logo após o período eleitoral, com a maior rapidez possível. 3 – Ofício n° 054/2012 da Associação dos Surdos de Maringá – ASUMAR, informando que coloca a Central de Interpretes a disposição da SASC, uma vez que não receberam aumento em sua subvenção para executá-la. A comissão tomou conhecimento do ofício onde a ASUMAR informa não ter condições de contratar profissional para a execução desta central, uma vez que não recebeu aumento no repasse dos recursos para este fim, colocando-a a disposição da SASC. Frente a Lei Municipal n° 8.165 de 17 de outubro de 2008, que dispõe sobre a criação de Central de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e instrutor de LIBRAS no âmbito do Município de Maringá e, considerando informações de que esta central ainda não está em funcionamento no município, a comissão sugere enviar ofício ao Prefeito Municipal, com cópia para a SASC, solicitando prazo para a implantação desta central no município. A comissão sugere ainda que este ofício seja enviado juntamento com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDCA. 4 – Ofício do Núcleo Social Papa João XXIII, que responde ao encaminhamento da denúncia feita por usuários da entidade ao COMAS. A entidade prestou esclarecimentos quanto a essa denúncia que diz respeito a um serviço que não é inscrito no COMAS. A comissão de políticas públicas sugere que a comissão de cadastro realize visita na entidade, prioritariamente, assim que finalizar o processo de renovação das inscrições 2012, para verificar se não está havendo cobrança do serviço socioassistencial inscrito. A comissão informa ainda que realizará visita na Pastoral da Criança do Jardim Borba Gato, para verificar a procedência e as providências tomadas referente a denúncia recebida pela Ouvidoria Municipal, no mês de março deste ano. 5 – Ofício n° 027/2012 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, respondendo sobre o encaminhamento de uma denúncia do 156. A comissão tomou conhecimento do ofício onde o CMDCA informa que o CREAS já tomou as providências quanto à denúncia. 6 – Ofício n° 213/2012 e 264/2012 da SASC que encaminham cópias das denúncias, reclamações, sugestões e outras solicitações feitas no Serviço de Ouvidoria Municipal, nos meses de abril e maio de 2012. Após leitura destas denúncias a comissão faz as seguintes sugestões:

Considerando as inúmeras reclamações quanto a qualidade dos alimentos contidos nas cotas distribuídas nos CRAS, a comissão sugere solicitar à SASC cópia da ata da empresa que ganhou a licitação destes alimentos, bem como a descrição do produto solicitado pela Prefeitura, os lotes entregues pra a SASC e datas da entrega, com seus respectivos comprovantes. A comissão sugere ainda reiterar o ofício n° 045/2012, solicitando informações de quais providências foram tomadas, diante das irregularidades, para penalizar a empresa fornecedora das cotas cujos alimentos eram de má qualidade;

Denúncia código: 356781, onde munícipe informa que de cada três bijuterias produzidas num curso do CRAS Central, duas ficam com a professora e uma com as alunas. A comissão enviou ofício solicitando informações de quais as medidas tomadas e de que forma será conduzido o curso de agora para frente;

Denúncia código: 352792, onde munícipe reclama de conduta de funcionária do CRAS Itaipu, alegando que esta está repassando suas informações pessoais prestadas no momento de realização do cadastro único, de forma mentirosa a pessoas do bairro. A comissão sugere solicitar que a chefia da SASC se reúna com esta funcionária no intuito de prestar orientações quanto a sua postura, bem como solicitar um relato desta reunião.

Denúncia código: 346293, solicitando averiguação quanto à postura de conselheiro tutelar. A comissão sugere encaminhar esta denúncia ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, para conhecimento e providências cabíveis.

Denúncia código: 354523, onde munícipe denuncia maus tratos cometidos a uma idosa por sua filha. Uma vez que o CREAS informou ter realizado visita no local e não vislumbrou esta situação de maus tratos, a comissão sugere encaminhar esta denúncia ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, para acompanhamento e providências cabíveis;

Denúncia código 351603, onde munícipe solicita visita de assistente social para verificar que cuida dos pais sem o auxilio dos irmãos, encontrando muita dificuldade. Considerando que o CREAS respondeu esta denúncia, sugerindo que o munícipe procure a intervenção da promotoria pública do idoso, a comissão sugere enviar ofício ao CREAS solicitando que realize a visita, conforme solicitado, e preste os esclarecimentos necessários.

Considerando as inúmeras reclamações referentes a situações vividas por moradores das casas do PAC, a

Page 3: 10ª Reunião Ordinária Comas

3

comissão convidará representantes da SASC e da Secretaria de Habitação, envolvidos com o PAC, para debater sobre os critérios do Projeto Social, na próxima reunião da comissão.

7 – Ofício n° 550/2012 do Conselho Tutelar Zona Norte que encaminha à Vara da Infância e Juventude de Maringá, com cópia para o COMAS, denúncia a cerca das circunstâncias do Centro de Sócio Educação de Maringá – CENSE. A comissão tomou conhecimento do ofício e sugere responder ao conselho manifestando ciência bem como encaminhá-lo a comissão de direitos humanos. 8 – Avaliação das atribuições da comissão. A comissão realizará esta avaliação na próxima reunião. 9 – Análise dos planos de ação de 2012 e relatórios anuais de 2011 dos serviços da SASC. A comissão realizará esta análise na próxima reunião.

ANEXO II Comissão de Cadastro

Datas: 05, 12, 19 e 26 /06/ 2012 Horário: 13h30 Local: SASC Membros da Comissão Presentes: Aline Magalhães Toleschine Pastre, Carla Cecília de Almeida, Carla Fernanda Barros, Hosana Cristina Alves, Márcia Midori Fukuyama Parra, Rita de Cássia Goulart, Tatiane Cezarino e Virgína Aparecida Calvo. 01 – Renovação de inscrição 2012 de entidades no conselho. A comissão analisou e é de parecer favorável a renovação das seguintes entidades:

Sistema de Apoio a Saúde São Rafael, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos. Da Proteção Social Básica;

Legião da Boa Vontade – LBV, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos. Da Proteção Social Básica;

Lar Escola da Criança de Maringá, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos. Da Proteção Social Básica;

Rede Feminina de Combate ao Câncer, com o Programa de Inclusão Produtiva da Proteção Social Básica. A comissão observa ainda que aprova este projeto para 2012, porém sugere-se para o ano de 2013, a readequação das metas de atendimento e repasse da subvenção social proporcional a estas.

Associação Maringaense dos Autistas, com o Serviço de Habilitação e Reabilitação a Pessoa com Deficiência, da Proteção Social Especial de Média Complexidade. Lembrando que a inscrição será renovada com este serviço, uma vez que o MDS ainda não publicou as orientações técnicas referente à Resolução n° 034, de 28/11/2012 que define a Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social e estabelece seus requisitos.

02 – Solicitação de inscrição da Associação Maringaense de Saúde Mental. A comissão realizou a análise e verificou que a atuação da entidade não se caracteriza na política de assistência social, sendo que apresentou no seu Plano de Ação os projetos: Girassol, Horta Comunitária e Sala de Informática, onde constatou-se que não desenvolve nenhum serviço socioassistencial e o foco da instituição é o apoio à Saúde. Além disso, a entidade não possui nenhum profissional de referência do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, trabalhando somente com voluntários. Diante do exposto a comissão é de parecer desfavorável à inscrição da entidade no conselho. 03 – Denúncia de usuário contra a entidade Associação Aliança de Misericórdia. A comissão sugere a leitura desta denúncia em plenária para que delibere quanto ao encaminhamento. A comissão de cadastro sugere ainda que seja formada uma comissão para estabelecer um fluxo de atendimento às denúncias. 04 – Solicitação. A comissão, frente à demanda de trabalho, bem como a saída de algumas conselheiras, solicita mais membros. Informes da comissão 01 – Solicitação de Parecer à Comissão de Finanças. A comissão de cadastro está analisando a documentação para renovação de inscrição 2012 das entidades Fundação Isis Bruder e Casa Maternal Evangélica de Maringá e encaminhou estas para que a comissão de finanças emita um parecer quanto à utilização dos recursos financeiros.

Page 4: 10ª Reunião Ordinária Comas

4

02- Reunião com a entidade COCAMAR SOCIAL – após análise do Plano de Ação, a comissão agendou uma reunião na data 12/06/2012 para prestar orientações à entidade, entretanto, seus representantes não compareceram. Será agendada uma nova data.

ANEXO III

Comissão de Telemarketing

Datas: 14/06/2012 Horário: 13h30 Local: SASC Membros da Comissão Presentes: Célia Maria Monteiro Weffort e Paulo Cezar Cumani. 01 – Análise referente às informações da prestação de contas de telemarketing do primeiro trimestre de 2012. A comissão recebeu as informações do Setor de Convênios da SASC, referente à prestação de contas de Telemarketing das entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Associação Cultural e Educação Infantil Menino Jesus – CRECHE MENINO JESUS, Legião da Boa Vontade – LBV e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Considerando que as informações demonstram irregularidades nas prestações de todas as entidades a comissão enviou ofício a estas informando que elas devem entregar, até o dia 10 julho de 2012, a prestação de contas, referente ao segundo trimestre de 2012 atendendo rigorosamente as exigências dispostas no Art. 4º, da Resolução n° 032/2011 do COMAS, informando ainda que o não cumprimento destas exigências implicarão na não aprovação da prestação de contas e consequentemente suspensão da autorização, conforme prevê o segundo parágrafo do artigo supracitado.

ANEXO IV

Comissão de Finanças

Datas: 27/06/2012 Horário: 13h30 Local: SASC Membros da Comissão Presentes: Ana Lúcia de Oliveira Gouvea, Estanislau Fernandes, Maria Catarina Granzotto, Rita de Cássia Goulart e Rubens Marcon 01 – Solicitação de parecer da Comissão de Finanças, feita pela Comissão de Cadastro, quanto às informações financeiras apresentadas nos Planos de Ação das entidades Fundação Isis Bruder e Casa Maternal Evangélica. A comissão analisou os relatórios apresentados sobre a origem dos recursos financeiros das duas entidades e observou que a Fundação Isis Bruder, na condição de mantenedora da Casa Maternal Evangélica de Maringá, repassa somente os recursos próprios para esta e não os recursos públicos recebidos dos convênios com a SASC. 02 – Cronograma para subvenção 2013. A comissão é de parecer favorável à aprovação do Cronograma da Subvenção 2013 elaborado pela equipe técnica da SASC e secretaria executiva do COMAS, conforme segue:

Junho: Definir orçamento; Resolução do COMAS estabelecendo critérios e valores para Subvenção 2013; Organização interna/ capacitação da equipe da S ASC (Convênios, Monitoramento e equipe técnica). 02/07: Reunião com as entidades para apresentação das Resoluções do COMAS (critérios e valores) e

cronograma para subvenção de 2013 (prazos e fluxo). 03/07 à 02/08: Período para realização de oficinas com as entidades. Capacitação para as entidades

abordando temas como: Preenchimento do Plano de Trabalho para subvenção 2013, explicações sobre cláusulas do Termo de Convênio, SIT, prestações e contas.

10/08: Prazo final para as entidades entregar os Planos de Trabalho. 14/09: Prazo final para a SASC entregar os Planos de Trabalho, já com as correções feitas pela

entidade, para o COMAS. Encaminhar para o Conselho o Termo de análise junto com os Planos de Trabalho.

15/10: Prazo final do COMAS devolver os Planos de Trabalho para a SASC (com a aprovação do Conselho da Ação que a entidade vai executar).

16/10 – 30/10: Prazo para as entidades entregarem os documentos previsto no Decreto Municipal nº. 1467/2009.

15/11: Prazo final para a SASC/Convênios encaminhar processo pronto para a SEGE firmar Termo de

Page 5: 10ª Reunião Ordinária Comas

5

Convênio. 03 – Critérios para análise dos Planos de Trabalho para firmar subvenção em 2013. A comissão sugere os seguintes critérios para análise dos Planos de Trabalho para a subvenção 2013: Deverão ser subvencionados com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social os Serviços,

Programas, Projetos e Benefícios Socioassistenciais, em conformidade com o Plano de Ação aprovado pelo COMAS;

Apresentar condições técnicas de funcionamento da proponente, recursos humanos e gestão necessários para a execução do objeto do plano de trabalho, de acordo com a Lei Municipal n° 8548/2009, o Decreto Municipal nº 1467/2009, Resolução nº 28/2011 e Instrução Normativa nº 61/2011 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná;

Realizar atendimento, assessoramento ou defesa e garantia de direitos na área da Assistência Social de forma permanente, planejada e contínua, conforme regulamentado pela Lei nº 8.742, de 07 de dezembro 1993, Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004, Norma Operacional Básica NOB/SUAS 2005, pelo Decreto nº 6308/2007, Resolução nº 109/2009 – CNAS – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Decreto Municipal nº 1467/2009 e Resoluções nº 016/2010, nº 010/2011, nº 027//11 nº 33/2011 e nº 34/2011– CNAS;

Prestar serviços socioassistenciais gratuitos, sem qualquer discriminação ou exigência de contra-prestação do usuário, de forma articulada com o CRAS e o CREAS de referência do seu território;

Possuir no seu quadro funcional efetivo no mínimo 01 (um) profissional de nível superior para equipe técnica de referência do Sistema Único de Assistência Social - SUAS em consonância com Resolução CNAS nº. 17/2011 e demais normativas federais do CNAS e MDS;

Parágrafo Primeiro - Os programas ou projetos para enfrentamento à pobreza como grupos de produção, capacitação socioprofissional e geração de trabalho e renda deverão priorizar adultos e famílias beneficiários do PBF, PETI, BPC e usuários dos CRAS, CREAS e demais serviços socioassistenciais, mantendo articulação direta com o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, sem efetuar cobrança de qualquer espécie (matrícula, mensalidade e materiais).

Parágrafo Segundo – Caso seja constatado cobrança de qualquer espécie ao usuário, o repasse dos recursos serão suspensos até sua regularização e caso contrário, poderão ser cancelados.

Parágrafo Terceiro – Com relação às Comunidades Terapêuticas serão financiadas as vagas sociais e a Diretoria de Programas sobre Drogas da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania será responsável pelo acompanhamento. Serão observadas as seguintes condicionalidades: a isenção de contribuição mensal e a entrega de enxovais por parte dos usuários não será condição para o internamento.

Parágrafo Quarto – Considerando a ausência de Tipificação dos Serviços de Habilitação e Reabilitação das pessoas com deficiência, serão financiadas as ações conforme as normativas vigentes até a publicação das novas regulações do CNAS e MDS.

04 – Valores para Subvenção 2013. A comissão recebeu o ofício n° 303/2012 da SASC informando que serão mantidos os mesmos valores deste ano, para a subvenção às entidades em 2013, sem previsão de aumento. A comissão é de parecer contrário à negativa de aumento na subvenção e sugere deliberação deste assunto em plenária. Informes da comissão: 01 – Ofício do Centro de Referência Sócio-Educativo encaminhando cópia do projeto: Programa de Apoio ao Jovem Educando – Garantindo Direitos e Cidadania ao Adolescente / Jovem Egresso. A comissão recebeu e tomou conhecimento deste projeto e encaminha para análise da Comissão de Políticas Públicas. 02 – Relatório de execução orçamentária – Pisos de Cofinanciamento Federal, convênios estaduais e federais. A comissão tomou conhecimento dos valores destes convênios. 03 – Ofício n° 263/2012 da SASC que encaminha planilha de empenhos dos recursos próprios do mês de maio de 2012. A comissão tomou conhecimento dos valores próprios do município num total de R$ 1.846.985,06. 04 – Ofícios circulares externos n° 017/2012 e 028/2012 do MDS/FNAS que comunicam a transferência de recursos ao Fundo Municipal de Assistência Social, destinados ao custeio das ações e serviços socioassistenciais de caráter continuado. A comissão tomou conhecimento dos repasses. 05 – Análise das atribuições da comissão. A comissão realizou a análise e revisão de suas atribuições e

Page 6: 10ª Reunião Ordinária Comas

6

encaminhará para a comissão de estudo do Regimento Interno.

Informes Gerais

Reunião da Comissão Especial de Avaliação dos Benefícios Eventuais

Data: 25/06/2012 Horário: 13h30 Local: SASC Membros Presentes: Rita de Cássia Goulart, Adauto Cezário da Silveira, Sueli de Oliveira e Silvana Garcia Muniz (representante da SASC) 01 – Ofício n° 247/2012 da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, respostas ao ofício n 148/2011 do COMAS, onde a SEMUSP informa que não houve necessidade de atendimento aos carentes com o Auxílio Funeral no de 2011. Frente a informação recebida a comissão entregará ofício pessoalmente a Secretária de Assistência Social e Cidadania, requisitando os documentos comprobatórios referentes a concessão do Auxílio Funeral no município, firmado com a rede privada de assistência funerária, para fins de acompanhamento e avaliação da execução dos benefícios eventuais pelo Conselho. A comissão especificará neste ofício um prazo de resposta de 15 dias a partir de seu protocolo. Informe – A comissão reiterou ofício n° 039/2012 à Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações quanto ao local de oferta e horário de funcionamento, forma de oferta, faixa de valor, itens de cobertura, critérios para a prestação e forma de acompanhamento, dos seguintes benefícios, vinculados à Política de Saúde: Transporte para tratamento de saúde (para consultas especializadas, hemodiálise, exames, quimioterapias e outros); Leites e dietas especiais; Fraldas geriátricas descartáveis para pessoas com necessidade de uso contínuo. A comissão especificou neste ofício um prazo de resposta de 15 dias a partir de seu protocolo.

Informes Gerais

Reunião da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno

Data: 18/06/2012 Horário: 13h30 Local: SASC Membros Presentes: Marilza Macaris Zorzan, Rita de Cássia Goulart, Rubens Marcon, Sueli de Oliveira. A comissão deu continuidade aos trabalhos de revisão do Regimento Interno vigente e reforça o pedido para as demais comissões do COMAS, de reavaliarem suas competências.