1001 plantas e flores

Upload: jhonson-santos

Post on 09-Jul-2015

4.873 views

Category:

Documents


342 download

TRANSCRIPT

1001Plantas & Floresrvores, arbustos, trepadeiras, frutferas, forraes, plantas aquticas, orqudeas, cactos e suculentas. Tudo o que voc precisa saber sobre 1001 plantas ornamentais e exticas. Porte, uso mais adequado, como fazer mudas e todas as dicas de cultivo.

Aydano Roriz

Valerio Romahn

Valerio Romahn

Aydano Roriz

Aydano Roriz

Valerio Romahn

Aydano Roriz

Valerio Romahn

Aydano Roriz

Valerio Romahn

Valerio Romahn

Valerio Romahn

Copyright 2000 Editora Europa Rua M.M.D.C. no 121 Cep: 05510-021 So Paulo, SP Telefone: (0xx11) 3038-5050 Fax: (0xx11) 3097-8583 Outros Estados: 0800-557667 Internet: www.europanet.com.br E-mail: [email protected]

Diretores: Aydano Roriz Abilio P. Cunha Editor: Aydano Roriz Chefe de Redao: Valerio Romahn Editora Assistente: Selma Perez Reprter e redatora: Marina Vidigal Assistente de Arte: Alexandre Mazzega Secretria de Redao: Aida Lima Pesquisa: Selma Perez e Valerio Romahn Consultoria Botnica: Alzira Maria da Rocha Cruz, biloga e paisagista; Erwin Bohnke, diretor tcnico do Orquidrio Morumbi Projeto Grfico: Valerio Romahn Reviso Ortogrfica: Selma Perez Marketing: Flvia Pinheiro Circulao: Joo Alexandre Pachelli, Joelma Dantas, Jonilson Barbosa, Jackeline Monjars e zio Srgio Vicente Atendimento ao Leitor: Ceclia Tomazelli A Editora Europa garante a publicao de todas as unidades que compem esta obra Nmeros Anteriores A Editora Europa mantm suas publicaes em estoque, desde que o produto no se esgote, por at seis meses aps o recolhimento em banca. Para adqirir fascculos anteriores, solicite ao seu jornaleiro. Caso no encontre, contate a Editora Europa Distribuidor Exclusivo para Todo Brasil: Fernando Chinaglia SA - Praa Alfredo Issa,18 - Centro - So Paulo - SP Escaneamento de Imagens: Fast Graph Impresso: livro produzido sem o uso de fotolitos pelo processo de Pr-impresso Digital por W. Roth. Fone: (0xx11) 6436-3005 ISBN 85-86878-04-9

Saiba como usar este livro

O Livro 1001 Plantas e Flores a mais completa referncia botnica em lngua portuguesa. Aqui voc fica sabendo os nomes cientficos e populares, as famlias botnicas, as caractersticas quanto forma de crescimento, florao, porte, origem, a melhor utilizao em paisagismo, alm de todas as dicas sobre as preferncias em relao ao cultivo de 1001 espcies ornamentais e exticas. No final do livro, voc encontra dois ndices completos: um por nomes botnicos e o outro pelos populares. Mas, para facilitar sua pesquisa, as plantas foram agrupadas em rvores e Arvoretas, Conferas, Palmeiras, Arbustos, Arbustos Escandentes, Trepadeiras, Herbceas, Samambaias, Plantas Aquticas, Bromlias, Orqudeas, Cactos e Suculentas. Assim, mesmo que voc no saiba ou no lembre o nome cientfico ou o popular da planta que procura, pode encontr-la facilmente, folheando algumas pginas. Alm das informaes referentes a cada planta, logo abaixo da fotografia a ela correspondente h smbolos indicando algumas de suas preferncias quanto ao cultivo. Por exemplo, luminosidade, clima, regas, tipo de solo e ainda curiosidades do tipo: se uma planta txica, se as flores exalam perfume agradvel e outros. Para que a interpretao destes smbolos seja mais simples e prtica possvel, o livro traz a explicao de cada um deles em forma de legenda na pgina seguinte.

6

LegendasAqui, voc encontra o significado dos smbolos grficos que aparecem na Enciclopdia

LuminosidadeSol Pleno. Precisa de, no mnimo, 4 horas de sol direto todos os dias Meia-sombra. Precisa de muita luz, porm, no suporta sol direto entre 11 e 17 horas Sombra. No tolera sol direto, mas precisa de luz indireta por, pelo menos, 3 horas dirias Ideal para ser usada como macio tima opo para jardins rochosos Recomendada para cerca viva. Quando trepadeira ideal para revestir muros, cercas ou grades Vai bem como forrao Ideal para ser usada como bordadura Flor de corte Prefere clima quente mido Prefere clima quente seco Prefere clima ameno Prefere clima frio Resiste bem a ventos fortes Necessita de proteo contra ventos Planta anual ou bianual. Precisa ser replantada anualmente ou a cada dois anos Herbcea perene Bulbosa Cormo, tubrculo ou rizoma Flores que exalam perfume agradvel Frutos decorativos Espcie de folhas caducas. Perde as folhas no inverno ou em perodos de estiagem Planta txica Areno-argiloso. Quando em vaso, a mistura de solo recomendada de 1 parte de terra comum de jardim, 1 de terra vegetal e 1 de composto orgnico ou p de xaxim e 1 de areia Arenoso. Quando em vaso, a mistura de solo recomendada de 1 parte de terra comum de jardim, 1 de terra vegetal e 2 de areia Rico em matria orgnica. Quando plantada em vaso, a mistura de solo recomendada de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgnico Suporta solo mais seco, podendo ser regada apenas 1 vez por semana Argiloso. Quando plantada em vaso, a mistura de solo recomendada de 2 partes de terra comum de jardim, 2 de terra vegetal e 1 de areia Gosta de gua, mas no de solo encharcado, podendo receber gua 2 vezes por semana Necessita de solo sempre mido, devendo ser regada dia sim dia no

Uso Adequado

ClimaPrefere clima quente

Regas

Caracterstica

Solo

Sumriorvores e Arvoretas........... 14 Conferas........................... 51 Palmeiras........................... 58 Arbustos............................ 65 Arbustos Escandentes........ 96 Trepadeiras...................... 104 Herbceas........................ 119 Samambaias..................... 181 Plantas Aquticas............. 187 Bromlias......................... 190 Orqudeas....................... 197 Cactos e Suculentas......... 221

Como fazer mudasPropagao de plantas anuais e hortalias

7

1.

Qualquer recipiente pode ser usado como sementeira, desde que tenha pelo menos 15 cm de altura. No caso de caixas de madeira, preencha as frestas com pedriscos. Isso impede que o substrato escape e facilita a drenagem.

O substrato ideal para a semeadura deve conter partes iguais de terra comum de jardim, composto orgnico e areia de construo. Peneire muito bem todas as partes utilizadas.

2.

Em seguida, mexa tudo, com as mos ou com uma pazinha, at conseguir uma mistura homognea. Preencha ento a sementeira com o substrato formado com a mistura.

3.

4. Para que a terra preparada fiquebem distribuda, passe uma rgua nas laterais da sementeira. J as sementes que se parecem com um p fino devem ser colocadas em um papel, para depois deixar que caiam distribudas nas linhas previamente sulcadas.

Em seguida, amasse (a terra tem de ficar firme e no compacta) com uma tbua ou algo semelhante.

5.

Se as sementes forem pequenas, espalhe-as com a mo, na superfcie do substrato.

6.

7.

Se elas forem um pouco maiores, semelhantes a gros, proceda da seguinte forma: com um lpis, faa furinhos distanciados cerca de 4 ou 5 cm entre si, em linha reta, com a ajuda de uma rgua. Os furos devem ter uma profundidade de 3 vezes o dimetro da semente. Depois s colocar uma semente em cada um dos furos.

8.

Fotos: Bruno Sellmer

8

Aps a semeadura, distribua uma fina camada do mesmo composto sobre as sementes e, em seguida, molhe o solo, usando um borrifador de gua.

9.

10. Quem no tem estufa podeimprovisar uma. Para isso, disponha 2 pedaos de madeira um de cada lado da caixa. Eles vo servir de suporte para o vidro, que deve ser colocado em cima das ripas, em seguida.

S ento, cubra com uma folha de jornal, papel craft ou algo do gnero. que embora necessitem de calor, as sementes no podem ficar expostas ao excesso de luz.

11.

Fotos: Bruno Sellmer

Uma outra forma de conseguir o efeito de uma estufa prender dois pedaos de arame na prpria terra, cruzando-os de um lado para o outro.

12.

Cubra a armao com um plstico e coloque-a em local protegido e com baixa incidncia de luz. Feito isso, molhe a sementeira com borrifadas pela manh e tarde.

13.

14.

Para ser transplantada, a muda deve estar com 5 ou 6 folhinhas, o que ocorre em cerca de 30 dias. As plantinhas mais frgeis ou danificadas no devem ser aproveitadas.

Propagao de arbustos de grande porte e rvores mais comum que as mudas de rvores e arbustos de grande porte sejam adquiridas j desenvolvidas, mas nada impede que voc faa mudas a partir de sementes ou estacas. Veja a seguir como fcil:

Fotos: Bruno Sellmer

1. Diretamente nosaquinho, contendo a mesma mistura de solo utilizada na propagao de plantas anuais, enterre a semente.

2. Cubra ento com umacamada de terra, no muito espessa.

3. Borrife gua ou molhedelicadamente sempre com pouca gua.

4. Quando a muda estiverdesenvolvida, com cerca de 10 centmetros, j possvel transplant-la para o local definitivo.

9

Propagao por estaquiaEste processo um modo rpido e eficiente de propagar, principalmente, arbustos e trepadeiras. Ele pode ser feito pela ponta dos ramos ou por estacas de galho.Bruno Sellmer

1. Consiste em cortar uma estaca comuns 20 ccentmetros de comprimento (no caso de rvores bom que tenha 40 centmetros), que contenha pelo menos 5 gemas (olhos).

Bruno Sellmer

Silvestre Silva

Silvestre Silva

2. No caso deestaquia da ponta dos ramos, tire as folhas da base e corte pela metade as que se encontram na ponta.

Jussi Lehto

3. Dica: corte aspontas das estacas em bisel. O chanfrado na base acelera o enraizamento. J o bisel, feito na ponta superior, evita o acmulo de gua.

4. Para apressar oenraizamento, molhe em hormnio enraizador a ponta da estaca que ser enterrada. Para evitar doenas podese misturar fungicida ao hormnio

Depois s enterrar uns 5 centmetros na mesma mistura de solo citada anteriormente.

5.

Em pouco tempo, cerca de 15 a 30 dias, a estaca j estar enraizada, podendo ser transplantada no local definitivo.

6.

Propagao por enxertiaEste processo, mais freqentemente utilizado para reproduzir rvores frutferas, o casamento entre o cavaleiro (estaca de uma variedade que interessa para o cultivo) e o porta-enxerto ou cavalo (variedade que pode ser resistente s pragas e doenas, e que retira facilmente os nutrientes do solo). Deste modo, consegue-se frutos uniformes, vindos de frutferas resistentes. Voc vai aprender a seguir duas maneiras de enxertar plantas: a garfagem e a borbulhia.

Garfagem tem como objetivo promover uma solda entre o porta-enxerto e o cavaleiro.Neste caso, a ponta de um ramo deve ter em geral de 5 a 10 cm e de 2 a 3 gemas salientes.

Em primeiro lugar, corte a metade do ramo do cavalo.

1.

2. Abra uma fenda emforma de V, bem no meio da estaca (cavalo).

Com uma faca bem afiada, corte a planta a ser enxertada; em bisel.

3.

Em seguida, encaixe a estaca no cavalo.

4.

Fotos: Bruno Sellmer

Bruno Sellmer

10

Fotos: Bruno Sellmer

5. Com um fitilho deplstico, fixe a unio de cavalo e cavaleiro, de modo que no fique vulnervel

6. Envolva a estaca com um 7. Quando as folhas j estiveremsaquinho transparente. desenvolvidas, tire o saquinho e transplante a nova muda para o local definitivo.

Borbulhia Neste sistema utiliza-se como enxerto a gema, ou borbulho, do ramo que se quer para o cultivo, fixando-a no porta-enxerto.

Fotos: Bruno Sellmer

Abra um corte no cavalo em forma de T invertido.

1.

2. Retire a gema daespcie que se quer propagar.

Acomode a gema, com cuidado, no corte em T do cavalo.

3.

Amarre bem os dois, usando um fitilho plstico.

4.

Jeito certo de podar

CertoFotos: Jussi Lehto

Errado

Se a tesoura no for utilizada do lado certo, corre o risco de mastigar o caule da planta. Veja o jeito correto de utiliz-la e mantenha-a sempre limpa, para evitar pragas e doenas.

5. Cuide para que a gemafique bem coberta, evitando assim o surgimento de pragas e doenas.

6. Quinze dias depois,entorte a ponta do cavalo, para que o enxerto cresa reto para cima.

11

Propagao por alporquia

1. Selecione umaextremidade de ramo lateral saudvel. Calcule de 30 a 50 centmetros, a partir da ponta do ramo. Ento, descasque uma pequena parte do galho (4 ou 5 centmetros).

2. Envolva o corte comuma boa quantidade de musgo umedecido. Assim a fixao ocorre de maneira mais rpida e fcil.

3. Para que o musgo nosaia, permitindo o enraizamento, use um pedao de plstico transparente envolvendo-o. Prenda nas duas pontas para que forme um saquinho.

Em cerca de dois meses, muitas razes tero se formado. A s retirar o plstico com cuidado, seccionando o galho com uma tesoura bem afiada, logo abaixo da bola de esfagno.

4.

Diviso de touceiras

Com a ajuda de um estilete ou faca bem afiada, faa um corte inicial no meio da touceira.

1.

Em seguida, separe as duas partes da touceira com a mo.

2.

Depois s tirar o excesso de terra, cortar as razes mortas e plantar as novas mudas.

3.

Diviso de bulbos

TutoramentoPara que a muda cresa firme, s vezes, necessrio que se faa um tutoramento. O macete consiste em enterrar no cho, ao lado da planta, um pedao de madeira, ferro ou algo que sirva de suporte. Depois s amarrar a planta ao tutor. Para garantir que a planta crescer segura, sem que fique presa deve-se usar amarrilhos especiais ou ento fazer um 8 com arame encapado.

Valerio Romahn

Fotos: Jussi Lehto

Jussi Lehto

Basta separar os bulbos grudados com as mos. Geralmente, fcil destac-los, mas, se precisar, divida-os com uma faca bem afiada.

Valerio Romahn

Fotos: Valerio Romahn

Fotos: Jussi Lehto

12

Pragas e doenasNo caso de pragas e doenas, sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso, veja a seguir, como identificar cada um deles, para depois fazer um controle. Lembre-se: sempre melhor utilizar mtodos naturais.Valerio Romahn Fotos: Valerio Romahn

caros no podem ser vistos a olho nu. Eles atacam comumente a parte inferior da folha, deixando-a com cor de ferrugem.

Fungos em geral, se alastram na superfcie das folhas. comum interferirem na colorao das folhas, tanto na parte superior quanto na inferior.

Cochonilhas-verdes, farinosas, de carapaa e outras elas sugam a seiva da planta, afetando o crescimento. As folhas ficam destorcidas. Combate: devem ser retiradas com algodo ou pano embebidos em lcool.

Combate: pulverizaes de calda bordaleza a cada 15 dias.

Valerio Romahn

Valerio Romahn

Lagartas elas alimentam-se de folhas e, dependendo da quantidade, chegam a destruir plantas inteiras. Combate: catao manual. Use luvas, pois algumas espcies podem queimar a pele.

Lesmas e caracois causam os mesmos danos que as lagartas, atacando, principalmente, plantas de baixo porte ou rasteiras. Combate: catao manual.

Bruno Sellmer

Formigas as cortadeiras so as mais prejudicias. Elas cortam as folhas e levam ao formigueiro, para nutrir os fungos, dos quais se alimentam. Combate: espalhar sementes de gergelim sobre o formigueiro, pois ele intoxica o tal fungo.

Valerio Romahn

Bruno Sellmer

Bruno Sellmer

Pulges fixam-se em caules e folhas novas, para sugar a seiva da planta. Combate: pulverizaes de calda de fumo com sabo, a cada 20 dias. Se houver infestao, tir-los com algodo embebido em lcool.

Pulgo ceroso recebe este nome pelo fato de excretar substncia cerosa fofa, na cor branca acinzentada. Atacam geralmente os cactos. Combate: pulverizaes de calda de fumo com sabo, a cada 20 dias.

Moscas-da-fruta atacam as frutas, deixando-as perfuradas e fracas a ponto de carem no cho. Combate: acondicionar os frutos em saquinhos porosos fabricados para este fim.

Bruno Sellmer