10 propostas para a segurança

2
O MpD considera a segurança como factor-chave do quual dependem o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento do País. A função primeira do Estado é garantir a segurança da população. O MpD vê, assim, a intervenção no sector de segurança como estratégico para o futuro. O combate à insegurança na rua e em casa dos cidadãos e o combate ao tráfico de droga e a ênfase na protecção das pessoas e bens são uma prioridade absoluta. O sucesso em garantir segurança e a tranquilidade a todos os cabo-verdianos passa por um conjunto de acções, visando: (i) reforçar a autoridade do Estado e o nível de institucionalização da sociedade; (ii) desenvolver uma nova cultura cívica de responsabilidade e (iii) adequar as forças de segurança às fragilidades do País. Neste quadro, o Governo MpD garante: 1 Prevenir a delinquência juvenil através de um conjunto de medidas de políticas voltadas especificamente para a resposta aos anseios e problemas da adolescência e da juventude, na família, na escola e no emprego. 2 Melhorar a condição policial e reorganizar a Polícia Nacional (PN), aumentando os seus efectivos e reforçando os seus meios de mobilidade e actuação aos mais variados níveis. 3 Promover a qualificação dos meios de Investigação Criminal, apostando numa maior cientificidade na utilização de meios de apuramento dos factos, conhecimentos altamente especializados, equipamentos técnicos de nível superior e padronização de processos e procedimentos eficientes e eficazes, através do uso de novas tecnologias, de laboratórios sofisticados, de cientistas forenses qualificados e de investigadores altamente especializados. 4 Focalizar a Polícia da Ordem Pública na sua missão de garantir a segurança interna, defendendo em simultâneo os direitos dos cidadãos e a legalidade democrática.

Upload: carlos-veiga

Post on 11-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O combate à insegurança na rua e em casa dos cidadãos e o combate ao tráfico de droga e a ênfase na protecção das pessoas e bens são uma prioridade absoluta.

TRANSCRIPT

O MpD considera a segurança comofactor-chave do quual dependem obem-estar dos cidadãos e odesenvolvimento do País. A funçãoprimeira do Estado é garantir asegurança da população. O MpD vê,assim, a intervenção no sector desegurança como estratégico para ofuturo.

O combate à insegurança na rua eem casa dos cidadãos e o combateao tráfico de droga e a ênfase naprotecção das pessoas e bens sãouma prioridade absoluta.

O sucesso em garantir segurança e atranquilidade a todos os cabo-verdianos passa por umconjunto de acções, visando: (i) reforçar a autoridade do Estado eo nível de institucionalização da

sociedade; (ii) desenvolver uma novacultura cívica de responsabilidade e(iii) adequar as forças de segurança àsfragilidades do País.

Neste quadro, o Governo MpDgarante:

1Prevenir a delinquência juvenilatravés de um conjunto de medidasde políticas voltadas

especificamente para a resposta aosanseios e problemas da adolescência e dajuventude, na família, na escola e noemprego.

2 Melhorar a condição policial ereorganizar a Polícia Nacional(PN), aumentando os seus

efectivos e reforçando os seus meios demobilidade e actuação aos mais variadosníveis.

3 Promover a qualificação dosmeios de InvestigaçãoCriminal, apostando numa

maior cientificidade na utilização demeios de apuramento dos factos,conhecimentos altamenteespecializados, equipamentos técnicosde nível superior e padronização deprocessos e procedimentos eficientes eeficazes, através do uso de novastecnologias, de laboratóriossofisticados, de cientistas forensesqualificados e de investigadoresaltamente especializados.

4 Focalizar a Polícia da OrdemPública na sua missão degarantir a segurança interna,

defendendo em simultâneo os direitosdos cidadãos e a legalidadedemocrática.

5 Regionalizar a Polícia deOrdem Pública, introduzindoelementos de uma maior

conformidade, flexibilidade eracionalidade das corporações face àsrealidades e necessidades concretas decada ilha.

6 Aumentar a eficácia daactuação da Polícia com apresença em todos os bairros,

com melhor policiamento do trânsito ecom uma Polícia com perfil adequado eelevado nível de formação epreparação.

7 Melhorar a comunicação doscidadãos com a Polícia.

8 Reforçar a operacionalidade daPolícia Judiciária, de âmbitonacional, em linha com os

desafios que ela enfrenta, principalmenteno combate ao tráfico de droga,branqueamento de capitais, mas também àcorrupção, à fraude e à evasão fiscais e àluta contra a criminalidade internacional(tráfico de drogas, de menores eterrorismo).

9 Criar uma força de segurança, deâmbito nacional, com a missão degarantir a vigilância e a segurança

do espaço aéreo e marítimo.

10 Orientar a estratégia dacooperação no domínio desegurança para a protecção

e vigilância da nossa Zona EconómicaExclusiva e para o cumprimento da missãoda força paramilitar acima referida, comvantagens no combate ao crimeorganizado, em estrita articulação com ossistemas judiciários e policiais de outrospaíses e organizações internacionais.