10 erros cruciais num processo de importação

4
10 erros cruciais num processo de importação A importação é um processo que demanda conhecimento e planejamento por parte das empresas e profissionais de comércio exterior. Evitar erros na importação significa garantir que não ocorram custos extras e maior tempo para a liberação das mercadorias. A seguir são listados 10 erros cruciais em um processo de importação. 1. Origem das mercadorias – Menção de país de origem da mercadoria diferente do real país fabricante (perda de origem). 2. Classificação fiscal – Utilização de classificação fiscal inadequada em muitos casos com alíquotas de impostos menores. 3. Licença pré-embarque – Solicitação de licença pré-embarque após saída das mercadorias do porto/aeroporto de origem. 4. Marcação de volume – Inexistência das informações da importação nos volumes. Necessidade de informação dos dados do importador, país de origem e produto. 5. Documentos originais – Falta ou atraso da documentação original para liberação das mercadorias. 6. Certificação compulsória – Importação de produto sem o prévio registro do produto/exportador/importador. 7. Habilitação Radar Importação de mercadorias sem a solicitação prévia do Radar ou limite insuficiente para o desembaraço aduaneiro. 8. Informações documentos de importação Divergência ou falta de informação entre os documentos de importação. 9. Valor das mercadorias Menção do valor parcial das mercadorias na fatura comercial. 10. Produtos de marca Importação de produtos de marca ou com representantes exclusivos no mercado nacional. Importação paralela.

Upload: vanbhz13

Post on 23-Nov-2015

21 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

10 erros cruciais num processo de importao

A importao um processo que demandaconhecimento eplanejamentopor parte das empresas e profissionais de comrcio exterior.Evitar erros na importaosignifica garantir que no ocorram custos extras e maior tempo para a liberao das mercadorias.A seguir so listados 10 erros cruciais em um processo de importao.1. Origem das mercadorias Meno de pas de origem da mercadoria diferente do real pas fabricante (perda de origem).2. Classificao fiscal Utilizao de classificao fiscal inadequada em muitos casos com alquotas de impostos menores.3. Licena pr-embarque Solicitao de licena pr-embarque aps sada das mercadorias do porto/aeroporto de origem.4. Marcao de volume Inexistncia das informaes da importao nos volumes. Necessidade de informao dos dados do importador, pas de origem e produto.5. Documentos originais Falta ou atraso da documentao original para liberao das mercadorias.6. Certificao compulsria Importao de produto sem o prvio registro do produto/exportador/importador.7.Habilitao RadarImportao de mercadorias sem a solicitao prvia do Radar ou limite insuficiente para o desembarao aduaneiro.8. Informaes documentos de importaoDivergncia ou falta de informao entre os documentos de importao.9. Valor das mercadoriasMeno do valor parcial das mercadorias nafatura comercial.10. Produtos de marcaImportao de produtos de marca ou com representantes exclusivos no mercado nacional. Importao paralela.

As situaes citadas acima podero serminimizadas ou anuladas atravs deplanejamento, acesso informao e profissionalizao do departamento de importao.Aterceirizao do departamentoassim como a utilizao de profissionais ou empresas especializadas passa a ser uma ferramenta estratgica essencial para o sucesso dos processos de importao.

De acordo com o Sebrae, a microempresa pode atuar com comrcio exterior e como requisito dever apenas cumprir com os procedimentos de habilitao no SISCOMEX (Registro noRADAR) na modalidade adequada s caractersticas da sua empresa.Por sua vez, aInstruo Normativa RFB n 1.288, de 31 de agosto de 2012destaca que para fins de deferimento da solicitao de habilitao, a pessoa jurdica requerente ser submetida anlise fiscal.A anlise consiste em estimar a capacidade financeira da pessoa jurdica para operar no comrcio exterior, relativa a cada perodo de 6 (seis) meses.Poder ser solicitada comprovao da existncia fsica e da capacidade operacional da empresa. Basicamente neste ponto so analisadas informaes como capital social informado no contrato social, histrico de pagamento de impostos e anlise de liquidez da empresa/scio.Neste momento de anlise de capacidade financeira a Receita Federal poder entender que a empresa no cumpre este requisito, pois a MEI tem faturamento mximo permitido de R$ 60.000,00 ano, ou seja, incapacidade financeira para a importao na modalidade inicial chamada Limitada que permite a movimentao de US$ 150 mil a cada 6 meses.Esta mesma legislao no destaca claramente que uma MEI no pode importar. Sendo assim, o deferimento estar sujeito anlise de cada fiscal.

Credenciamento de representantes para acesso ao Siscomex:Poder ser credenciado a operar o Siscomex como representante de pessoa fsica ou jurdica, no exerccio das atividades relacionadas com o despacho aduaneiro:I despachante aduaneiro;II dirigente ou empregado da pessoa jurdica representada;III empregado de empresa coligada ou controlada da pessoa jurdica representada; eIV funcionrio ou servidor especificamente designado, nos casos de rgo da administrao pblica direta, autarquia e fundao pblica, rgo pblico autnomo, organismo internacional e outras instituies extraterritoriais.

Prazo:A habilitao de pessoa fsica para prtica de atos no Siscomex ou de responsvel pela pessoa jurdica no Siscomex vlida por 18 (dezoito) meses. O prazo ter como termo inicial a data de deferimento da habilitao ou a data da ltima operao de comrcio exterior realizada no Siscomex.Novo pedido em caso de indeferimento:O indeferimento de pleito decorrente da anlise de habilitao ou de reviso no impede a apresentao de novo pedido.Unidade Receita Federal:Caso o interessado apresente requerimento de habilitao em mais de uma unidade da RFB, os requerimentos sero ordenados na unidade da RFB de jurisdio aduaneira do estabelecimento matriz, por data de apresentao, devendo ser analisado o 1(primeiro), e indeferidos, sumariamente, os demais requerimentos.Credenciamento e o descredenciamento de representantes da pessoa jurdica:Cadastro de Representante Legal do SiscomexWeb, acessvel no stio da RFB na Internet, no endereo => Aduana e Comrcio Exterior => Siscomex => Acesso aos Sistemas Web).Certificado digital:A identificao do responsvel pela pessoa jurdica ser efetuada por meio de certificado digital emitido por autoridade certificadora.Base legal:Instruo Normativa RFB n 1.288, de 31 de agosto de 2012

http://www.ibsolutions.com.br/exportacaohttp://www.ibsolutions.com.br/