10 dicas para não cair na malha fina

16
OMISSÃO DE RENDIMENTOS INFORMAÇÕES SOBRE DEPENDENTES DESPESAS MÉDICAS CONTAS BANCÁRIAS SAIBA MAIS SOBRE: www.hscontabil.com.br

Upload: hs-contabil-ltda

Post on 05-Jul-2015

619 views

Category:

Business


2 download

DESCRIPTION

Nesta apresentação a HS Contábil tem dicas essenciais para que sua declaração não caia na malha fina.

TRANSCRIPT

Page 1: 10 dicas para não cair na malha fina

OMISSÃO DE RENDIMENTOS INFORMAÇÕES SOBRE DEPENDENTES DESPESAS MÉDICAS CONTAS BANCÁRIAS

SAIBA MAIS SOBRE:

www.hscontabil.com.br

Page 2: 10 dicas para não cair na malha fina

Nesta apresentação a HS Contábil tem dicas essenciais para que sua declaração não caia na malha fina.

Page 3: 10 dicas para não cair na malha fina

Este é um dos erros mais recorrentes e mais sujeitos à inconsistências de fácil detecção pela Receita. Você precisa informar corretamente os valores e CNPJ de todas as fontes pagadoras (informações sobre rescisão de contrato também devem ser declarados).

Page 4: 10 dicas para não cair na malha fina

Informe as rendas dos dependentes e rendimentos como aposentadoria, pró labore, aluguéis, renda de previdência privada, bolsa dos dependentes e pensão alimentícia.

Page 5: 10 dicas para não cair na malha fina

Rendimentos menos os pagamentos e variação patrimonial devem resultar em valores compatíveis com o consumo realizado no decorrer do ano com cartões de crédito, manutenção do patrimônio, impostos, viagens e lazer.

Page 6: 10 dicas para não cair na malha fina

Os dados do informe de rendimentos concedido ao trabalhador são repassados pelas empresas para a Receita Federal. Procure conferir os dados informados com muita atenção antes do envio, inclusive os centavos. Um pequeno erro pode gerar fazer com que você tenha que prestar informações para a Receita Federal.

Page 7: 10 dicas para não cair na malha fina

O contribuinte não pode informar uma pessoa como dependente quando esta já está como dependente em outra declaração do IR. Um filho, por exemplo, será incluso na declaração do pai ou da mãe, jamais em ambos. É importante lembrar de declarar os rendimentos desse dependente, independente do valor e de existir ou não vínculo empregatício.

Page 8: 10 dicas para não cair na malha fina

Mesmo não existindo limite para a dedução todos os gastos devem ser comprovados mediante nota fiscal ou recibo. A Receita faz o cruzamento entre os dados informados pelos contribuintes e pelos prestadores de serviços médicos e planos de saúde. Não pode haver divergência nem dos valores, muito menos da existência dos recibos.

Page 9: 10 dicas para não cair na malha fina

Despesas com medicamentos ou clínicas veterinárias, por exemplo, não podem ser inclusas nos descontos. Gastos com cursos preparatórios para vestibular e atividades extracurriculares como escolas de idiomas, artes, esportes e cursos paralelos, também estão fora da lista de deduções.

Page 10: 10 dicas para não cair na malha fina

É preciso listar todas as instituições financeiras com as quais o contribuinte possui conta bancária ou vínculo, pois os bancos enviam as informações à Receita. Informe também todas as aplicações, com os respectivos rendimentos, assim como os empréstimos e financiamentos. Bens móveis como veículos, embarcações e aeronaves, assim como direitos, cujo valor unitário de aquisição seja superior a R$ 5 mil, também devem ser declarados.

Page 11: 10 dicas para não cair na malha fina

Mesmo que não tenha obtido ganho de capital tanto as vendas de bens como de imóveis e veículos devem ser informadas, pois a transação precisa ser registrada tanto na declaração de quem vendeu como de na quem comprou o bem.

Page 12: 10 dicas para não cair na malha fina

Seus rendimentos sempre devem ser compatíveis com os seus bens, e a Receita Federal irá fazer essa análise. Mudanças significativas no patrimônio declarado em relação ao ano anterior pode levar á questionamentos e você pode vir a ser chamado a prestar esclarecimentos.

Page 13: 10 dicas para não cair na malha fina

Em relação aos investimentos em ações, um dos erros mais comuns é informar o saldo financeiro no último dia do ano em vez do custo de aquisição.

É importante discriminar ativo por ativo e não somente o total de investimentos em ações em uma única linha.

Ganhos de capital devem ser recolhidos no mês seguinte ao fato gerador e não no momento da declaração".

Page 14: 10 dicas para não cair na malha fina

Tratando-se de previdência privada é necessário que nos planos PGBL, os aportes realizados sejam informados na ficha de pagamentos efetuados, enquanto que os saldos de VGBL devem constar na ficha de Bens e Direitos.

Page 15: 10 dicas para não cair na malha fina

http://pt.slideshare.net/HsContabil

https://www.facebook.com/hscont

https://twitter.com/HSCONTABIL

http://www.linkedin.com/company/hs-cont-bil-ltda?trk=company_name

https://plus.google.com/100898547803898217906/about

Page 16: 10 dicas para não cair na malha fina

Evite transtornos e não fique em dúvida! Acompanhe nossas dicas e conte com a HS Contábil! E-mail: [email protected] Telefone: (11) 4479-6500 – Fax: (11) 4479-2304