1. situaÇÃo jurÍdica da defensoria pÚblica do estado

42
1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1.1. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul foi criada pela Lei Complementar 9.230, de 07.02.94 e implementada através da Lei Complementar 10.194, de 30.05.94, já devidamente adequada as normas prescritas pela Lei Complementar Federal 80, de 12.01.94. 2. NÚMERO DE DEFENSORES PÚBLICOS, VACÂNCIAS E COMARCAS DO ESTADO: 2.1. Número de Defensores Públicos no Estado: atualmente, há 321 Defensores Públicos, sendo 214 em atividade e 107, inativos; existindo a vacância de sessenta e seis (66) cargos de Defensor Público, classe inicial, trinta (30) cargos de Defensores Públicos, classe final e doze (12) cargos de Defensores Públicos na classe especial, que deverão ser providos no transcorrer do ano em curso. 2.2. Números de varas e comarcas no Estado há 164 comarcas, distribuídas em 330 varas judiciais (cíveis, família, infância e juventude) e oitenta e cinco (85) varas criminais. 3. FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS NO ESTADO: Os Defensores Públicos, de classe inicial, intermediária e final, são lotados nos Núcleos da Defensoria Pública do Estado: Núcleo Cível, Núcleo Penal, Núcleo do Interior e nas Unidades de Ajuizamento e das casas Prisionais. Os Defensores Públicos de classe especial são

Upload: phamdung

Post on 09-Jan-2017

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1.1. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do

Sul foi criada pela Lei Complementar 9.230, de 07.02.94 e implementada através da Lei Complementar 10.194, de 30.05.94, já devidamente adequada as normas prescritas pela Lei Complementar Federal 80, de 12.01.94.

2. NÚMERO DE DEFENSORES PÚBLICOS,

VACÂNCIAS E COMARCAS DO ESTADO:

2.1. Número de Defensores Públicos no Estado:

atualmente, há 321 Defensores Públicos, sendo 214 em atividade e 107, inativos; existindo a vacância de sessenta e seis (66) cargos de Defensor Público, classe inicial, trinta (30) cargos de Defensores Públicos, classe final e doze (12) cargos de Defensores Públicos na classe especial, que deverão ser providos no transcorrer do ano em curso.

2.2. Números de varas e comarcas no Estado há 164 comarcas, distribuídas em 330 varas judiciais (cíveis, família, infância e juventude) e oitenta e cinco (85) varas criminais.

3. FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS NO ESTADO: Os Defensores Públicos, de classe inicial, intermediária

e final, são lotados nos Núcleos da Defensoria Pública do Estado: Núcleo Cível, Núcleo Penal, Núcleo do Interior e nas Unidades de Ajuizamento e das casas Prisionais. Os Defensores Públicos de classe especial são

Page 2: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

lotados no Segundo Grau de Jurisdição da Defensoria Pública do Estado, coordenados pelo Gabinete da Subdefensora Pública-Geral do Estado.

Cada Defensor é titular em uma Vara Criminal ou em duas ou três Varas Judiciais (varas cíveis, de família, da infância e juventude, JEC), ou em outro órgão de atuação da Defensoria Pública, como a Equipe das Casas Prisionais, a Justiça Militar do Estado. O Defensor Público junto ao Tribunal de Justiça tem titularidade em duas Câmaras Criminais ou em duas ou mais Câmaras Cíveis.

3.1. FORMA DE DISTRIBUIÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS: Os Defensores Públicos são distribuídos, obedecido o

princípio da inamovabilidade, conforme MAPA DEMONSTRATIVO, em anexo, elaborado pela Corregedoria Geral da Defensoria Pública.

3.2. FORMAS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO: 3.2.1. NO SEGUNDO GRAU DE JURISDIÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA: I. O Tribunal de Justiça do Estado é constituído por

oito Câmaras Criminais, uma Câmara Especial Criminal, quatro Grupos Criminais, vinte e uma Câmaras Cíveis, duas Câmaras Especiais Cíveis e dez Grupos Cíveis.

II. São lotados no Tribunal de Justiça treze Defensores

Públicos da Classe Especial.

Page 3: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

O Defensor Público lotado no Segundo Grau, além das atividades peculiares as suas atribuições (sustentação oral, memoriais, contra-razões, agravos, embargos infringentes e declaratórios, recursos excepcionais, etc), uma vez por semana, realiza rodízio de atendimento às partes recorrentes e/ou recorridas no gabinete da Defensoria Pública, localizada no Tribunal de Justiça do Estado. Há, ainda, uma equipe do Segundo Grau, constituída de seis Defensores Públicos para atuarem junto a Segunda Vice-Presidência do Tribunal de Justiça, a fim de contra-arrazoar os Recursos Especiais e Extraordinários.

III. No Pleno do Tribunal de Justiça, por competência,

atua o Defensor Público-Geral do Estado, cabendo-lhe, ainda, atuar nos processos de competência da Presidência (recursos criminais) e à Subdefensora Pública, atuar nos recursos cíveis de competência da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça.

3.3. FORMAS DE ATENDIMENTO NO NÚCLEO

PENAL: A área de atuação do Núcleo Penal abrange as Varas

Criminais da Região I; a Justiça Militar, os Juizados Especiais Criminais, a Equipe de Atendimento à Flagrante e o atendimento ao Complexo Penitenciário do Estado.

I. Equipe de Atendimento a Flagrantes: A equipe realiza atendimento às prisões em flagrante

em Porto Alegre, em regime de plantão, 24 horas por dia, conforme escala mensal distribuída entre sete (7) Defensores Públicos, escala essa remetida à Polícia Civil.

Page 4: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Acompanhado o flagrante, cabe ao Defensor Público tomar a primeira medida judicial cabível, visando a liberdade do flagrado e comunicar no dia posterior à Coordenação do Núcleo que acionará, de imediato o Defensor Público titular da Vara onde foi distribuído o flagrante, para acompanhamento do feito.

II. Varas Criminais e JEC: Cada Vara Criminal tem um Defensor Público titular,

onde exerce suas atribuições legais, que compreende a assistência ao acusado desde o interrogatório até a fase recursal.

III. Unidade das Casas Prisionais; Os Defensores Públicos atuam junto a Vara de

Execuções Criminais e Complexo Penitenciário do Estado, Existe, ainda, a Equipe Itinerante que realiza, conforme cronograma previamente elaborado pela Dirigente da Unidade, atendimento jurídico nos Presídios, localizados no interior do Interior.

4. FORMA DE ATENDIMENTO NO NÚCLEO CÍVEL:

4.1. a Unidade Central de Atendimentos e

Ajuizamentos localizada na Rua Jerônimo Coelho, 277, tratando de ações da área de família, conta com nove Defensores Públicos, recebendo cada um dezesseis fichas por dia, oito relativas a iniciais e oito a retornos; quatro Defensores atuam no turno da tarde e quatro no turno da manhã, havendo um Defensor designado exclusivamente para orientação jurídica às partes.

Destes profissionais, um atua também no Juizado Especial Cível, no Foro Regional da Tristeza.

Page 5: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

O horário de atendimento é das 8:00h às 12:00h e das 13h30min às 17h30min, de segundas a sextas-feiras.

Nas sextas-feiras funciona regime de plantão, sendo atendidas iniciais e cautelares de urgência, excluídos os retornos.

O número exato de Defensores seria onze, todavia, um deles encontra-se com designação especial para atuação no Foro Regional do Sarandi.

4.2. Outro local de atendimento de iniciais, estas

referentes à matéria cível, encontra-se no “Tudo Fácil”, sito na Av. Borges de Medeiros, 521.

Este escritório conta com três Defensores, dois atuando pela manhã e um à tarde, auxiliados por quatro funcionários e dois estagiários.

São distribuídas dez fichas por dia, por Defensor, sendo seis para iniciais e quatro para retornos, excluídos os casos ligados à expedição de ofícios na área da saúde e medidas de urgência, os quais são considerados atendimentos extra e não necessitam de ficha.

Nas sextas-feiras funciona regime de plantão, somente pela manhã, não havendo ficha para retornos.

4.3. No Centro Vida funciona escritório voltado ao

atendimento da Zona Norte da Capital e Alvorada, na área de família, com distribuição de fichas de forma idêntica à da Jerônimo Coelho.

Conta esta Equipe com três Defensores, um atuando pela manhã e dois à tarde, sendo que dois deles atuam também no Juizado Especial Cível do Foro Regional Alto Petrópolis, uma vez por semana alternadamente.

O Centro Vida conta com três funcionários no apoio administrativo, além de um psicólogo, diariamente.

4.4. Ligada ao Núcleo Cível, há também uma Equipe

formada por psicólogos, em número de quatro, um atuando pela manhã e dois

Page 6: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

pela tarde, na Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento, além de um, já referido no item 4.3, que exerce suas funções no Centro Vida.

São distribuídas seis ou sete fichas por cada um,

diariamente, conforme o movimento. 5. FORMA DE ATENDIMENTO NOS FOROS: 5.1. Quanto ao serviço realizado nos Foros, o horário é

o do Foro- 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h30min. Quanto à distribuição de fichas, dado o número

reduzido de profissionais, é feita respeitado o binômio possibilidade- necessidade, ou seja, considerando-se o número de audiências de cada Defensor e de assistidos a aguardar. A regra é de dez fichas por Defensor.

5.2. FORO CENTRAL: Atuam vinte e três Defensores Públicos, assim

distribuídos: - Varas: Cíveis, Acidentes do Trabalho, Direção do Foro e Registros Públicos = sete - Varas da Fazenda Pública e de Falências e Concordatas = um - Varas de Família e Sucessões = oito -Juizados da Infância e Juventude = cinco - Juizados Especiais Cíveis = dois

Page 7: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

5.2.1. JUSTIÇA INSTANTÂNIA – FEBEM: Atua um Defensor Público 5.2.2. FOROS REGIONAIS: a) Foro do Alto Petrópolis: Distribuição de fichas de segundas às quintas-feiras, com regime de plantão nas sextas-feiras; atuam dois Defensores Públicos. b) Foro do Partenon: Distribuição de fichas de segundas às quintas-feiras, com regime de plantão nas sextas-feiras; atuam dois Defensores Públicos. c) Foro da Restinga: Distribuição de fichas de segundas às quintas-feiras, com regime de plantão nas sextas-feiras; atua um Defensor Público. d) Foro do Sarandi: Distribuição de fichas de segundas às quintas-feiras, com regime de plantão nas sextas-feiras; atuam dois Defensores Públicos. e) Foro da Tristeza:

Page 8: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Distribuição de fichas de segundas às quintas-feiras, com regime de plantão nas sextas-feiras; atuam três Defensores Públicos. f) No tocante aos Juizados Especiais Cíveis, o horário de funcionamento varia, em relação aos três turnos, manhã, tarde e noite, como também quanto aos dias de atuação. São atendidos aos seguintes JECs: f.1) 1º J. E. Cível; No Foro Regional do Sarandi é atendido pelos mesmos Defensores Públicos que atuam nas Varas. f.2) 2º, 3º, 4º e 5º J. E. Cíveis: No Foro Central, com atendimento sendo feito por dois Defensores Públicos. f.3) 6º J.E. Cível: No Foro Regional da Tristeza, atendido por um Defensor Público da Unidade de Atendimento e Ajuizamento. f.4) 7º J. E. Cível: No Foro Regional do Alto Petrópolis, atendido por dois Defensores Públicos do Centro Vida. f.5) O J. E. Cível do Foro da Restinga, atendido pela Defensora Pública que atua no Foro. f.6) Como atuação extraordinária atendimento à Casa de Apoio Viva Maria, por um Defensor Público da Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento, quinzenalmente.

Page 9: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

f.7) Há que observar que, na falta de algum Defensor, junto aos Foros, é realizado rodízio entre os Defensores Públicos da Unidade de Atendimento e Ajuizamento. 6. FORMAS DE ATENDIMENTO NO NÚCLEO DO INTERIOR: 6.1. O Núcleo do Interior da Defensoria Pública do

Estado do RS conta, atualmente, com 66 (sessenta e seis) Defensores Públicos na atividade-fim, estando 03 (três) Defensores Públicos em LA.

6.2. O Núcleo do Interior da Defensoria Pública divide-

se em 11 (onze) Regiões. 6.3. Temos providas, atualmente, 60 (sessenta)

Comarcas no Interior do Estado do RS, a maior parte prestando atendimento em todas as áreas, algumas tendo seu atendimento reduzido em razão do pequeno número de Defensores ou da presença de apenas 01 (um) Defensor Público na Comarca, por vezes ainda se deslocando às Comarcas próximas.

6.4. O atendimento às partes é feito pela manhã,

ficando o turno da tarde destinado ao acompanhamento de audiências. É importante salientar que um número significativo de

Comarcas do Interior, ante o reduzido número de Defensores e a demanda cada vez maior por nossos serviços, tem se valido do sistema de agendamento, o que possibilitou a redução das longas filas de espera junto aos Escritórios e/ou aos Foros e a satisfação dos assistidos de terem um dia e horário certos para serem atendidos.

Page 10: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

6.5. O Defensor Público que atende integralmente uma Comarca, atuando nas áreas Cível e Penal, realiza desde o atendimento, redação das peças processuais, audiências, enfim, assume a demanda total, no que é auxiliado pelo trabalho de estagiários e funcionários administrativos- a maioria cedidos da extinta Caixa Econômica Estadual.

6.6. Para a realização dos Júris do Interior do Estado e

do Litoral Norte, há dois Defensores Públicos, que realizam júri. 6.7. Em anexo, seguem as relações das Comarcas

atendidas e dos respectivos Defensores Públicos, bem como relatório de atividades dos órgãos de execução realizado no ano de 2000.

7. DADOS ESTATÍSTICOS DE ATENDIMENTO: ( documento em anexo)

TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência Dr. Carlos Frederico Barcellos Guazzelli Defensor Público-Geral do Estado Dra. Adriana H. Chaves Barcellos Defensora Pública Assessora Câmara Especial Dr. Léo Schmitt Dreger Criminal Revisões Dr. Juarez Torres Criminais Dra. Maria de Fátima Záchia Paludo

Page 11: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Câmaras Criminais 1ª Câmara Dra. Cleomir de Oliveira Carrão Dra. Magda K. Barros 2ª Câmara Dra. Maria de Fátima Z. Paludo 3ª Câmara Dr. Juarez Torres 4ª Câmara Dr. Luiz Alfredo Schütz 5ª Câmara Dra. Adriana H. Chaves Barcellos 6ª Câmara Dr. Luiz Alfredo Schütz 7ª Câmara Dra. Adriana H. Chaves Barcellos 8ª Câmara Dr. Juarez Torres TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Vice- Presidência Dra. Cleomir de Oliveira Carrão Subdefensora Pública-Geral do Estado Dra. Magda K. Barros Defensora Pública Assessora

Page 12: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Câmaras Especiais Dra. Mª da Glória Schilling de Almeida Cíveis Dra. Mônica Elisa Steffen Câmaras Cíveis 1ª Câmara Dra. Virgínia Degrazia 2ª Câmara Dra. Mônica Elisa Steffen 3ª Câmara Dra. Virgínia Degrazia 4ª Câmara Dra. Mª da Glória Schilling de Almeida 5ª Câmara Dra. Mª da Glória Schilling de Almeida 6ª Câmara Dra. Mª da Glória Schilling de Almeida 7ª Câmara Dra. Virgínia Degrazia Dra. Mônica Elisa Steffen 8ª Câmara Dra. Virgínia Degrazia 9ª Câmara Dra. Nesy Marina Ramos 10ª Câmara Dra. Mônica Elisa Steffen 11ª Câmara

Page 13: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Dr . José João de Oliveira Freitas 12ª Câmara Dra. Virgínia Degrazia 13ª Câmara Dra. Mônica Elisa Steffen 14ª Câmara Dr. José João d Oliveira Freitas 15ª Câmara Dra. Nesy Marina Ramos 16ª Câmara Dr. José João de Oliveira Freitas 17ª Câmara Dra. Nesy Marina Ramos 18ª Câmara Dra. Mª da Glória Schilling de Almeida 19ª Câmara Dr. José João de Oliviera Freitas 20ª Câmara Dr. José João de Oliveira Freitas 21ª Câmara Dr. José João de Oliveira Freitas

MOVIMENTO ESTATÍSTICO DOS PROCEDIMENTOS JUDICIAIS

SEGUNDO GRAU DE JURISDIÇÃO-

Page 14: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

I- CÂMARAS E GRUPOS CRIMINAIS 1. Processos Novos: 2703 2. Intimação de Julgamento: 2251

Julgados: 1538 I Intimação de Acórdãos: 1877 Providos: 373 Providos parcialmente: 391 Findos: 2014

3. Revisões Criminais em andamento: 98 4. Agravos: 08 5. Embargos Infringentes: 154 6. Embargos Declaratórios: 20 7. Habeas Corpus: 18 8. Recurso Ordinário: 03 9. Sessões Assistidas: 138 10. Sustentação Oral: 59 11. Recursos Especiais: 12. Recursos Extraordinários: Razões: 77 Razões: 27 Contra-Razões: 37 Contra-Razões: 30 13. Agravo de Instrumento: 02 14. Recursos Especiais e Extra. em

andamento: 369 II- CÂMARAS E GRUPOS CÍVEIS 1. Processos Cíveis: 2. Agravos: 43 3. Recursos Especiais

Page 15: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Julgados: 649 Contra-Razões: 38 Providos: 302 Improvidos: 224 Parcialmente: 83 4. Recursos Excepcionais em andamento (Especiais e Extraordinários): 250 5. Sessões Assistidas: 192 6. Sustentação Oral: 57 7. Atendimento (Cível + Crime): 194 8. Atendimento (Cível + Crime): 147 II- PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES 1. Atendimentos 2. Consultas 3. Audiências 4. Defesas Prévias 5. Razões Finais 6. Processos Disciplinares: Novos: 49 Findos: 34 em andamento: 145

NÚCLEO PENAL

FORO CENTRAL

Page 16: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Turma Recursal Dra. Claudete Mª Fraga Borges Moreira (atendimento quinzenal) Varas do Júri 1ª Vara do Júri Dr. Artur Costa Dra. Margareth Spencer Gonçalves Dr. João Olímpio de Souza Filho 2ª Vara do Júri Dr. Antonio Lourenço Pires de Oliveira Dr. Edson Jesus Varas Criminais 1ª Vara Criminal Dra. Léa Kasper 2ª Vara Criminal Dra. Heloisa H. Gomes de Vasconcellos 5ª Vara Criminal Dra. Adriana Birnfeld Praetzel 6ª Vara Criminal Dra. Helena Maria Pires Grillo 7ª Vara Criminal Dra. Heloisa H. Gomes de Vasconcellos (substituta) 8ª Vara Criminal Dra. Dóris de Leão Pufal 9ª Vara Criminal Dra. Valdereza Sgambaro Tatsch

Page 17: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

10ª Vara Criminal Dra. Maria da Graça Oliveira 11ª Vara Criminal Dra. Mª de Lourdes F. da Rosa Ribeiro Juizado 1º JEC- Dr. Eduardo Ramos Godinho Especial 2º JEC- Dra. Ceres Fischer da Costa Criminal 3º JEC- Dra. Mª Angélica Maio Zabaleta Varas de 1ª VDT- Dra. Rosa Helena W. Leusin Delito de 2ª VDT- Dra. Claudete M. F. B. Moreira Trânsito 3ª VDT- Dra. Ceres Fischer da Costa Área Dr. Alberto Schäfer Judiciária Dra. Helena de Oliveira Graça Dra. Marise da S. Correa Schwieder Dra. Nêmora W. Schmidt Alves Dra. Rosângela T. Goulart dos Santos

Foros Regionais

Alto Petrópolis 1ª Vara Criminal Dra. Sandra Mª G. Lopes de Almeida JEC- Dra. Ana Maria Nery Paes Partenon 1ª Vara Criminal Dra. Suzana P. Loureiro Chaves Restinga Vara Única- JEC Dra. Sonia Marina Abal Dias Sarandi 1ª Vara Criminal e JEC Dr. Antonio Carlos Cavalheiro Júnior

Page 18: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Tristeza 1ª Vara Criminal Dra. Susi Giannone Torelly JEC- Dra. Ana Morena Trois de Araújo Justiça 1ª Auditoria Militar Dra. Vera Maria Rocha Ribeiro 2ª Auditoria Dr. José Francisco Ferreira de Andrade

REGIÃO 1

ALVORADA Dra. Rosa Maria Bonness Dr. Marcelo Dadalt BARRA DO Dr. Leandro Daudt Baron RIBEIRO BUTIÁ Dr. Tito José Rambo O. Torres CACHOEIRINHA Dra. Yara Nazário CAMPO BOM Dra. Christine Balbinot CANELA Dra. Fernanda Knijnick Milman CANOAS Dra. Dilma dos Santos Ferrari Dra. Ivanise Maciel Deckmann Dr. Cesar Augusto Vieira CHARQUEADAS Dr. Tito José Rambo O. Torres DOIS IRMÃOS Dr. Ladislau Cochlar Júnior ESTEIO Dra. Maristela Fontana Bertoletti GENERAL CÂMARA Marcelo Martins Costa

Page 19: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

GRAMADO Dra. Fernanda Knijnick Milman GRAVATAÍ Dra. Tânia Mª Salazar Moreira GUAÍBA Dr. Duval Guedes Cecim Dr. Leandro Daudt Baron NOVO Dra. Marília Aparecida Oliveira HAMBURGO Dra. Christine Balbinot PORTÃO Dra. Marília Aparecida Oliveira SÃO Dr. Marcelo Martins Costa JERÔNIMO SÃO Dra. Mª Adriana Medeiros Oliveira LEOPOLDO Dra. Sandra Kuplich Azevedo SAPUCAIA Dra. Cristiaine Angelita Johann DO SUL VIAMÃO Dra. Jussara Tereza R. Freitas COMARCAS Estância Velha DESPROVIDAS Igrejinha Montenegro Parobé São Francisco de Paula São Sebastião do Caí Sapiranga Taquara Triunfo

NÚCLEO CÍVEL

FORO CENTRAL

Page 20: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

VARAS CÍVEIS 1ª,2ª, e 15ª - Dra. Adriana Fagundes Burger Manhã S: Dra. Mara Teresinha Vargas da Silva C: Dr. João Renato Kaufmann 3ª, 4ª, 12ª e 13ª - Dr. João Renato Kaufmann Manhã S: Dra. Ieda Maria Appratto Marzullo C: Dra. Márcia Muller Netto Mincarone 5ª e 6ª - Dra. Ieda Maria Appratto Marzullo Tarde S: Dr. João Renato Kaufmann C: Dra. Ana Maria Vieira Papaléo 7ª e 14ª - Dra. Sonia Gomes Medeiros Tarde S: Dra. Márcia Muller Netto Mincarone C: Dra. Adriana Fagundes Burger 8ª, 9ª e 16ª - Dr. Angelo Maraninchi Giannakos Manhã S: Dra. Ana Maria Vieira Papaléo C: Dra. Sônia Gomes Medeiros 10ª e 11ª - Dra. Ana Mª Vieira Papaléo Manhã S: Dr. Ângelo Maraninchi Giannakos C: Dra. Mara Teresinha Vargas da Silva 17ª e 18ª - Dra. Mara Teresinha Vargas Da Silva Tarde S: Dra. Adriana Fagundes Burger C: Dra. Ieda Maria Appratto Marzullo VARAS DA FAZENDA PÚBLICA E DE FALÊNCIAS E CONCORDATAS 6º andar – Sala 637 2ª a 6ª - Dra. Márcia Muller Netto Mincarone Tarde S: Dra. Sônia Gomes Medeiros C: Dr. Ângelo Maraninchi Giannakos

Page 21: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

1ª e 7ª - Dra. Ana Maria Vieira Papaléo (designada) Manhã S: Dr. Ângelo Maraninchi Giannakos C: Dra. Mara Teresinha Vargas da Silva VARA DE ACIDENTES DO TRABALHO Dra. Mara Teresinha Vargas Da SilvA Tarde S: Dra. Adriana Fagundes Burger C: Dra. Ieda Maria Appratto Marzullo VARA DA DIREÇÃO DO FORO Dra. Sonia Gomes Medeiros Tarde S: Dra. Márcia Muller Netto Mincarone C: Dra. Adriana Fagundes Burger VARA DOS REGISTROS PÚBLICOS Dra. Sonia Gomes Medeiros Tarde S: Dra. Márcia Muller Netto Mincarone C: Dra. Adriana Fagundes Burger VARAS DE FAMÍLIA E SUCESSÕES 1ª- Dra. Reny Stoffels Mastrangelo Manhã S: Dra. Maria de Lourdes Casarin C: Dra. Maria Cristina Motta Coelho Silva 2ª- Dra. Haydée Maria Cunha De Sá Manhã S: Dra. Maria Cristina Motta Coelho Silva C: Dra. Iara dos Santos Miron 3ª- Dra. Maria Cristina Motta Coelho Silva Manhã S: Dra. Haydée Maria Cunha de Sá C: Dra. Nesy Marina Ramos 4ª- Dra. Iara Dos Santos Miron Tarde

Page 22: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

S: Dra. Nesy Marina Ramos C: Dra. Marta Bublitz Martins 5ª- Dra. Nesy Marina Ramos Tarde S: Dra. Iara dos Santos Miron C: Dra. Silvana Zani Brunelli e Silva 6ª- Dra. Marta Bublitz Martins Tarde S: Dra. Silvana Zani Brunelli e Silva C: Dra. Maria de Lourdes Casarin 7ª- Dra. Silvana Zani Brunelli E Silva Tarde S: Dra. Marta Bublitz Martins C: Dra. Reny Stoffels Mastrangelo 8ª- Dra. Maria de Lourdes Casarin Manhã S: Dra. Reny Stoffels Mastrangelo C: Dra. Haydée Maria Cunha de Sá CURADORIAS: Dr. Breno Wainberg Tarde JUIZADO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE Dra. Roseliz Maria Schneider Tarde S: Dr. André Lipp João ATOS INFRACIONAIS 1º. Juizado: Dr. André Lipp João Tarde S: Dra. Roseliz Maria Schneider 2º. Juizado: Dra. Mariliza Fuga Cunha Manhã S: Dr. Ricardo Marques Borba 3º. Juizado: Dra. Lilia Carolina Netto Hagemann Manhã Dra. Rosângela De Toledo Rodrigues Manhã

Page 23: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

JUSTIÇA INSTANTÂNEA – FEBEM Dr. Ricardo Marques Borba Tarde S: Dra. Mariliza Fuga Cunha JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS 2º e 4º. JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DR. Gabriel Krause Almeida Gomes Tarde S: Dra. Clorinda Izabel Gomes da Silva 3º e 5º. JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DRA. Clorinda Izabel Gomes Da Silva Tarde S: Dr. Gabriel Krause Almeida Gomes CASA DE APOIO VIVA MARIA Dra. Itagira Alves Rigon UNIDADE CENTRAL DE ATENDIMENTO E AJUIZAMENTO

Dirigente: Dra. Carmen Lúcia Iankowski Dias Manhã

Dra. Itagira Alves Rigon Dra. Jane Paradeda Montanari Dra. Arilene Silva De Carvalho Dra. Maria Helena Panassol Chuen So Dra. Reny Wedy Marques Tarde Dra. Vera Marise Yolovith Henkin Dr. Fernando Antonio De Souza Rodrigues Dra. Vera Lúcia Santos Fagundes Dra. Nilda Susanna Vivacqua Granatta Dra. Iracema Ganguilhet Da Silva

Page 24: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

TUDO FÁCIL CENTRAL DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

Manhã Dra. Maria José De Carpena Ferreira Dra. Vera Portich

Tarde Dra. Sandra Regina Falceta Da Silveira Dra. Vera Regina Alves Adegas VIDA CENTRO HUMANÍSTICO

Manhã Dra. Maria Rosária Arisio Cozza S: Onira Penha de Carvalho

Tarde Dra. Gisela Martins Costa H. Fichtner S: Maria Rosária Arisio Cozza Dra. Onira Penha De Carvalho S: Dra. Gisela Martins Costa H. Fichtner FOROS REGIONAIS

FORO ALTO PETRÓPOLIS Vara de Família: Dra. Marilia Michaelsen Binz Vara Cível: Dra. Marlise Tutikian Minuzzo Nichele

Page 25: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

7º. JUIZADO ESPECIAL Dra. Maria Rosária Arisio Cozza Dra. Gisela Martins Costa H. Fichtner FORO DO PARTENON 1ª Vara Cível: Dr. Luis Antonio Ayres Guedes Quintella 2ª Vara Cível: Dr. Sérgio Cichocki FORO DA RESTINGA Vara Cível: Dra. Maria Da Graça Favila Josino 8º. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL Dra. Maria Da Graça Favila Josino FORO DO SARANDI 1ª Vara Cível: DR. João Batista Possebon 2ª Vara Cível: Dra. Isis Azevedo Marques 1º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL Dra. Isis Azevedo Marques Dr. João Batista Possebon

FORO DA TRISTEZA Vara de Família 1º Juizado –Dra. Vera Denise Borges De Castro

2º Juizado - Dra. Nadja Trost Jacon

Page 26: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

COMARCAS DA REGIÃO 1 ALVORADA Dra. Rosa Maria Boness Dr. Marcelo Dadalt BARRA DO RIBEIRO Dr. Leandro Daudt Baron BUTIÁ – Dr. Tito José Rambo Osório Torres CACHOEIRINHA - Dra. Yara Nasário CAMPO BOM - Dra. Christine Balbinot CANELA - SEM ATENDIMENTO CANOAS Dr. Hugo Renato C. Lagranha Dra. Nilza Antunes Possebon Dra. Marilena Lopes Cavalheiro Dr. Cesar Augusto Vieira CHARQUEADAS – Dr. Tito José Rambo Osório Torres DOIS IRMÃOS - SEM ATENDIMENTO ESTÂNCIA VELHA – Dra. Fernanda Knijnik Milman

Page 27: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

ESTEIO - Dra. Maristela Fontana Bertoletti GENERAL CÂMARA – Dr. Marcelo Martins Costa GRAMADO - SEM ATENDIMENTO GRAVATAÍ - Dra. Lisiane Messerchmidt Rubin GUAÍBA - Dr. Leandro Daudt Baron IGREJINHA – SEM ATENDIMENTO MONTENEGRO - SEM ATENDIMENTO NOVO HAMBURGO - Dr. ADÃO ELIAS RIBEIRO SCHUMACHER Dra. SUSSANA SCHMITT Dra. CHRISTINE BALBINOT Dra. FERNANDA KNIJNIK MILMAN PAROBÉ – SEM ATENDIMENTO PORTÃO - Dra. Marília Aparecida Oliveira SÃO FRANCISCO DE PAULA - SEM ATENDIMENTO

Page 28: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

SÃO JERÔNIMO Dr. Marcelo Martins Costa SÃO LEOPOLDO - Dra. Darclé De Oliveira Cruz Dra. Vivian Rigo SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - Dra. Fernanda Knijnik Milman SAPIRANGA - SEM ATENDIMENTO SAPUCAIA DO SUL – Dra. Cristiaine Angelita Johann TAQUARA - Dra. Marisa Deltrudes Dresch TRIUNFO - SEM ATENDIMENTO VIAMÃO - Dra. Aline Correa Lovatto Dr. André Fernando Janson Carvalho Leite Vara Cível: Dra. Maria Madalena Machado Maya 6º. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL Dra. Jane Paradeda Montanari

NÚCLEO DO INTERIOR REGIÃO 02

Page 29: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

PELOTAS - 06 Defensores Públicos

Dra. Sheila Engel Da Cunha (Dirigente Regional)

Dr. Getulio Ferreira Dos Santos

Dr. Jorge Antonio B. Requião

DRA. LEOMAR BILBAU SOCA

DRA. MONICA BEATRIZ HOSNI DUARTE

DR. AFFONSO DENTICE DA SILVA

SÃO LOURENÇO DO SUL(01 Defensora Pública)

Dra. Ana Lucia Crespo Correa

Atuação Em Todas Das Áreas.

CAMAQUÃ (01 Defensora Pública) Dra. Ana Lúcia Crespo Correa

RIO GRANDE - 03 Defensores Públicos

DR. Isaac Goldberg

DRA. Gabriela Da Silva Rodrigues

DRA. Simone Irazoqui Prestes

REGIÃO 03

CAXIAS DO SUL (06 Defensores Públicos)

DR. Paulo Roberto Fabris(Dirigente Regional)

Page 30: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

DRA. Marta Terezinha Sebben

DR. Marcelo Turela De Almeida

DR. Solon Bittencourt Depaoli

DRA. Vanessa Bom Schmitt

DR. Waldemar Menchick Junior

BENTO GONÇALVES (02 Defensores Públicos)

DRA. Marni Maria Zatt

Dr. Marcelo Turela De Almeida ( De Caxias Do Sul)

Farroupilha/Nova Prata Dr. Sidney Berger

GARIBALDI/VERANÓPOLIS DR. Sidney Berger

VACARIA DR. Jonas Ramão Jacobi Dos Santos

REGIÃO 04

PASSO FUNDO (06 Defensores Públicos)

Page 31: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Dr. Jose Volante Dos Santos

Dr. Paulo Renato Ceratti

Dr. Sergio Kleiman

Dra. Elis Regina Taffarel

DRA. Marcia Regina Frigeri

DR. Francisco Flores

CARAZINHO DRA. Valderes Maria Napp (Dirigente Regional)

CASCA Dr. Francisco Flores

ERECHIM Dr. Pedro Jose Amorim Smaniotto

ESPUMOSO/TAPERA/NÃO ME TOQUE Dr. Luiz Alberto Zambenedetti

MARAU – 02 Defensoras Públicas

Dra. Elis Regina Taffarel

Dra. Marcia Regina Frigeri

RONDA ALTA/SARANDI Dr. Nilo Sergio Gomes De Souza

Page 32: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

TAPEJARA/SÃO JOSÉ DO OURO Dr. Alceu Basso

REGIÃO 05

SANTA MARIA - 05 Defensores Públicos

Dr. Alvaro Edison Nozari (Dirigente Regional)

Dr. Felipe Faccin Lavarda

Dr. Clóvis Jesus Severo

Dra. Silvia Pinheiro De Brum

Dra. Noelia Margarida Arend

JULIO DE CASTILHOS Dra. Beatriz Maria Jacobi Burger

SÃO PEDRO DO SUL

Dra. Noelia Margarida Arend

SÃO SEPÉ Dr. Felipe Facin Lavarda

Dra Sivia Pinheiro De Brum

AGUDO Dr. Clovis Jesus Severo

Page 33: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

REGIÃO 06

BAGÉ - 03 Defensoras Públicas

Dra. Odila Maria Panno

Dra. Mauricia Barbosa Teixeira

Dra. Eleonora Mascarenhas Mendonça

CAÇAPAVA DO SUL Dra. Fatima Beatriz Haag De Moraes

LAVRAS DO SUL Dra. Eleonora Mascarenhas Mendonça (De Bagé)

SÃO GABRIEL Dra. Wandira Da Silva Chaves

Dr. Francisco De Paula Marques

SANTANA DO LIVRAMENTO Dr. Fabio Da Costa Nery

REGIÃO 07

CRUZ ALTA/IBIRUBÁ (02 Defensores Públicos) Dr. Ordalino Do Nascimento Soares (Dirigente Regional)

Page 34: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Dra. Daniela Boito Maurmann Hidalgo

IJUÍ/AUGUSTO PESTANA (02 Defensores Públicos)

Dr. Flavio Nereo Friedrich

IJUÍ/PANAMBI Dr. Nery Saleske

SANTA BÁRBARA DO SUL Dr. Ordalino Do Nascimento Soares

REGIÃO 08

ESTRELA Dr. Leo S. Dreger

CACHOEIRA DO SUL Dra. Paula Pinto De Souza SANTA CRUZ DO SUL(SEDE – 03 Defensores Públicos)

Dra. Dirce Dione Bravo Martins (Dirigente Regional)

Dra. Lisia Mostadeiro Velasco Tabajara

Dr. Alceu Ernani Kothe

Page 35: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

RIO PARDO Dr. Lisia Mostadeiro Velasco Tabajara (Cível)

Dra. Dirce Dione Bravo Martins (Cível)

Dr. Alceu Ernani Kothe (Crime)

REGIÃO 09

PALMEIRA DAS MISSÕES (SEDE) – 02 Defensores Públicos

Dr. Cassemiro Luiz Antonioli

Dr. Antonio Augusto Korsack Filho

Frederico Westphalen

Dr. Antonio Augusto K. Filho

REGIÃO 10

ALEGRETE Dra. Jussara Maria Acosta Zarif

SANTIAGO Dr. Antonio Carlos Prates Moreira

URUGUAIANA (SEDE)

Vaga Desde 30.07.2001, Com Prazo De Quinze Dias Para Habilitações.

Page 36: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

SÃO BORJA Dra. Aline Collet

REGIÃO 11

OSÓRIO/SANTO ANTONIO DA PATRULHA Dr. Roldão Rodrigues Neto (Dirigente Regional)

Dr. Jorge Odilon Abrahão

CAPÃO DA CANOA/TORRES Dr. Nelito Celso Villetti

TRAMANDAI Dra. Maria Lúcia Malheiros Silva

REGIÃO 12

SANTO ÂNGELO (SEDE) – 02 Defensores Públicos

Dr. Hotony De Jezus Braga Dr. Varlem Dos Santos Obelar

Page 37: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

GUARANI DAS MISSÕES Dr. Hotony De Jezus Braga (De Santo Ângelo)

Dr. Varlem Dos Santos Obelar (De Santo Ângelo)

SANTA ROSA Dra. Claudete Capaverde Pereira

Dra. Dircelei Maria Finger

SÃO LUIZ GONZAGA Dr. Antonio Carlos Prates Moreira

GIRUÁ Dr. Cassemiro Luiz Antonioli (De Palmeira Das Missões)

NÚCLEO DAS CASAS PRISIONAIS

LISTAGEM DEFENSORES PÚBLICOS QUE ATUAM NAS CASAS PRISIONAIS

EXCLUSIVOS Porto Alegre

Page 38: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Nilda Maria Fernandes Jorge Pedro Galli João Alquir Benites Nunes Beatriz Teresa Moser Schenini Rossi Machado Sandra Magali Feoli Vanderlei Dubin Antônio David Ebert Danton Meanna Donatelli

REGIÃO 1

Gravataí

Tânia Salazar Moreira

Novo Hamburgo Marília Aparecida de Oliveira

São Leopoldo

Maria Adriana Medeiros Oliveira Taquara Marisa Deltrudes Dresh

INTERIOR Agudo - Álvaro Edison Nozari* Alegrete – Jussara Maria Acosta Zarif Bento Gonçalves – Marni Maria Zatt Camaquã – Ana Lúcia Crespo Correa* Canguçu – Leomar Bilbau Soca* Carazinho – Valderes Maria Napp

Page 39: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Caçapava do Sul – Fátima Beatriz H. Moraes Caxias do Sul – Solon Bitencourt Cerro Largo – Antônio Carlos Prates Moreira* Cruz Alta – Ordalino do Nascimento Soares Dom Pedrito – Francisco de Paula Marques* Espumoso – Pedro José Amorin Smaniotto Ijuí – Nery Saleske Júlio de Castilhos – Beatriz Maria Jacobi Burger Nova Prata – Sidney Berger Osório – Roldão Rodrigues Neto Palmeira das Missões – Augusto Korsack Filho Passo Fundo – Sérgio kleimann Pelotas – Leomar Bilbau Soca e Getúlio F. dos Santos Rio Grande – Simone Irazoqui Prestes Rosário do Sul – Francisco de Paula Marques* Santa Rosa – Claudete Capaverde Pereira Santa Maria – Álvaro Edison Nozari* Santo Angelo - Varlem dos Santos Oberlan São Borja – Aline Caspani Collet São Gabriel – Francisco de Paula Marques São Luiz Gonzaga – Antônio Prates Moreira* Santo Cristo – Dircelei Maria Finger Santiago – Antônio Carlos Prates Moreira Uruguaiana – Daniela Boito M. Hidalgo Vacaria - Jonas Ramão Jacobi dos Santos * Defensores Públicos que atuam em mais de uma Comarca.

Relatório Geral das Atividades Desenvolvidas pelos Núcleos da D.P.E. em 2000

JANEIRO A OUTUBRO

NOVEMBRO A

DEZEMBRO

TOTAL

ATENDIMENTOS

Page 40: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

(Unidade das Casas Prisionais)

18.607 7.215 25.822

ATENDIMENTOS (Núcleos – Interior,

Cível e Penal)

180.250

35.083

215.333

AJUIZAMENTOS (Núcleos – Interior e

Cível)

30.754

5.854

36.608

AUDIÊNCIAS (Núcleos, Interior,

Cível e Penal)

55.898

11.538

67.436

CONTESTAÇÕES (Núcleos – Interior e

Cível)

7.079

1.061

8.140

JÚRIS (Núcleos – Interior e

Penal)

363

85

448

PROCESSOS EM ANDAMENTO

(Núcleos Interior, Cível e Penal)

64.788

132.497

197.285

PROCESSOS INICIADOS

(Núcleo Penal)

9.435

1.275

10.710

PETIÇÕES (Núcleo Penal)

10.291

1.689

11.980

FLAGRANTES ASSISTIDOS (Núcleo Penal)

1.610

363

1.973

ESTABELECIMENTOS

ATENDIDOS (Unidade das Casas

Prisionais)

48

47

48

COMARCAS ATENDIDAS PELA

Page 41: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

EQUIPE ITINERANTE

(Unidade das Casas Prisionais)

12 13 13

PEDIDOS APRESENTADOS (Unidade das Casas

Prisionais)

10.728

2.595

13.323

DIVISÃO DE INFORMÁTICA (RELATÓRIO)

Em meados de 1998 era a seguinte a situação da informática na DPE: • Uma rede rede local com 12 micros PC na sede administrativa, ligada à

rede da Procergs (Cia. De Processamento de Dados do RS) através de LPCD (linha privativa) de 28,8 Kbps permitindo acesso a internet e sistemas da Procergs.

• Um site incipiente na internet; • Programas para área de Material e Pessoal; • Equipe de suporte formada por três técnicos de informática e um

estagiário atendendo as áreas de suporte ao usuário e desenvolvimento de sistemas.

Segundo semestre de 2001:

• Uma rede rede local na sede administrativa com 40 micros PC, ligada à

rede da Procergs através de LPCD (linha privativa) de 64 Kbps, permitindo acesso a internet e sistemas da Procergs.

• Computador em 20 escritórios do interior;

Page 42: 1. SITUAÇÃO JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

• 5 computadores em rede na Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento;

• 10 micros PC distribuídos entre os escritórios nos foros regionais; • Equipe de suporte formada por dois técnicos de informática e um

estagiário atendendo as áreas de suporte ao usuário, desenvolvimento de sistemas e manutenção e instalação de software e hardware.

• Sistemas desenvolvidos pela Divisão de Informática Atendimento para a área de família (internet) Atendimento para a área cível (internet) Controle de Correio (internet) Controle de Fornecedores (internet) Acompanhamento de processos (internet) Sistema de Material & Patrimônio e Controle de Pessoal (VisualBasic e

Access)