1_ globalização

9
25/08/2009 1 André Luís Policani Freitas LEPROD/CCT/UENF Globalização André Luís Policani Freitas, D.Sc. Gerência da Qualidade LEPROD/CCT/UENF Gerência da Qualidade LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO André Luís Policani Freitas LEPROD/CCT/UENF Introdução Um dos termos mais empregados desde meados da década de 90 até então é a globalização. Apesar de muito usado, é muito provável que poucos saibam o que este termo significa, quais as consequências e impactos no mundo atual. Em geral, sabe-se que a globalização caracteriza-se por mais fluidez nas transações de qualquer natureza, por meio da eliminação/ redução de obstáculos em sua realização. Desde a origem do capitalismo sempre existiu a tendência à internacionalização, devido principalmente à sua essência: produzir para o mercado objetivando o lucro e, então, a acumulação da riqueza. Neste sentido, é possível classificar a globalização em períodos.

Upload: diego-alexsander

Post on 12-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Aula de gerência da qualidade

TRANSCRIPT

Page 1: 1_ Globalização

25/08/2009

1

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Globalização

André Luís Policani Freitas, D.Sc.

Gerência da Qualidade

LEPROD/CCT/UENF

Gerência da Qualidade

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Introdução

Um dos termos mais empregados desde meados da década de 90 atéentão é a globalização. Apesar de muito usado, é muito provável quepoucos saibam o que este termo significa, quais as consequências eimpactos no mundo atual.

Em geral, sabe-se que a globalização caracteriza-se por mais fluidez nastransações de qualquer natureza, por meio da eliminação/ redução deobstáculos em sua realização.

Desde a origem do capitalismo sempre existiu a tendência àinternacionalização, devido principalmente à sua essência: produzir parao mercado objetivando o lucro e, então, a acumulação da riqueza.

Neste sentido, é possível classificar a globalização em períodos.

Page 2: 1_ Globalização

25/08/2009

2

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Períodos da Globalização

Período Data Característica

Primeira fase 1450-1850 Expansão mercantilista

Segunda fase 1850-1950 Industrial-imperialista-colonialista

Globalização recente

Pós 1989 Cibernética-tecnológica-associativa

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Períodos da GlobalizaçãoAntecedentes

Antes da primeira fase da globalização, a maioria dos povos e culturasnão sabiam da existência uma das outras, pois os continentes seencontravam separados por extensões de terras e águas. Cada povovivia isolado dos demais e cada cultura era auto-suficiente.

Até o século XV foram identificadas cinco economias-mundo, totalmenteautônomas e que viviam de forma separada: cada cultura era auto-suficiente.

Europa: Itália (Gênova, Veneza, Milão e Florença), França (Lille, Burges eAntuérpia), Mar Báltico (Liga de Hansa).Sudeste europeuChina, Indochina e MalásiaÍndiaPré-colombianas: Asteca (México), Maias (Yucatán e Istmo), Inca (Peru)

Page 3: 1_ Globalização

25/08/2009

3

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Globalização: Primeira Fase (1450-1850)Resultante da procura de uma rota marítima para as Índias, que assegurouo surgimento das primeiras feitorias comerciais européias na Índia, China eJapão, e principalmente deu oportunidades aos conquistadores europeusnas terras do Novo Mundo.

comércio entre Europa (fornece manufaturas), África (vende escravos) eAmérica (exporta produtos coloniais/matérias-primas) .

monarquias absolutistas concentravam poder e recursos econômicos,militares e burocráticos para manterem/expandirem seus impérios coloniais.

doutrina econômica: mercantilismo, adotado pela maioria das monarquiaspara estimular o desenvolvimento econômico dos reinos. O comérciointernacional era feito por mercadores privados e por grandes companhiascomerciais.

o poder de um reino era medido pela quantidade de metal precioso/jóias.Controle das importações e do oligopólio bilateral nas colônias.

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Globalização: Segunda Fase (1850-1950)Diversos fatos marcaram esta fase:

a Revolução Industrial: a máquina a vapor que foi introduzida nostransportes terrestres (ferrovias) e marítima (barcos a vapor).

surgimento do capital financeiro: introdução de bancos, crescimento daindústria e tendências ao oligopólio/monopólio.

busca pela ampliação dos mercados e obtenção de novas e diversasfontes de matérias-primas.

a revolução americana (1776) e a francesa (1789) promoveram grandeascensão social das massas.

imigração européia para a América do Sul e América do Norte.

rivalidade entre as potências mundiais na busca pela hegemonia do mundopropiciaram duas gerras mundiais: a de 1914-1918 e a de 1939-1945.

Page 4: 1_ Globalização

25/08/2009

4

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Globalização: Terceira Fase (pós 1989)Na segunda guerra mundial ocorreu a aliança entre o liberalismo e o

comunismo para auto-defesa e, depois, para destruir o nazi-fascismo.

Entretanto, os vencedores, EUA e URSS desentenderam-se gerando achamada Guerra Fria (1947-1989), caracterizada pela disputaarmamentista e tecnológica.

com a política da glasnost na URSS, a Guerra Fria encerrou-se e os EUAdeclararam-se vencedores.

a derrubada do Muro de Berlim, retirada das tropas soviéticas daAlemanha, a dissolução da URSS e a abertura da China comunista fizeramcom que somente restasse somente o sistema mundial da economia-mundo capitalista.

os EUA se tornaram a única superpotência mundial, o dólar é a moedamais forte e o idioma inglês se tornou língua universal pelo mundo. É aamericanização do mundo.

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

É um processo social que atua no sentido de uma mudança na estruturapolítica e econômica das sociedades, ocorrendo em ondas, com avanços eretrocessos separados por intervalos de tempo que podem durar séculos.

É um processo de aceleração capitalista em que o produtor pode comprarmatéria-prima em qualquer lugar do mundo onde ela seja melhor e maisbarata. Instala a fábrica em países onde a mão de obra é mais barata (eonde existem incentivos) e vende para o mundo inteiro.

É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial,onde o ponto central é a integração dos mercados numa aldeia global,explorada por grandes corporações internacionais.

Os Estados abandonam, gradualmente, as barreiras tarifárias queprotegem sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros, eabrem-se ao comércio e ao capital internacional.

Globalização: Definição

Page 5: 1_ Globalização

25/08/2009

5

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Globalização da economia significa integrar os mercados em âmbitomundial, de modo que um produto, independente de sua origem, possa serconsumido em qualquer lugar do globo terrestre.A principal entidade em uma atividade econômica é o mercado,caracterizado pelas operações:

Globalização e Economia

Troca voluntária: há milhares de anos, trocava-se de forma voluntária oexcedente da produção.

Limites da política econômica: sistema de mercado onde todos oselementos se beneficiam por nele estarem envolvidos, limitados por regrasque governam as trocas de interesses, buscando tratar todos comigualdade e dar ao máximo de chance a cada um.

Rede de preços: sistema de comunicação do mercado. A recompensa decada elemento depende do preço pelo qual ele consegue vender seuproduto e satisfazer as necessidades das outras pessoas e as suas.

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Do ponto de vista do consumidor, a globalização pode significar confortoe interesse econômico, porque permite obter produtos de qualidade apreços diferenciados.Os ganhos decorrentes da competitividade são alcançados quando sebusca e se consegue oferecer vantagens aos consumidores em relaçãoaos seus concorrentes.

Globalização e Economia

Neste contexto, do ponto de vista social, a globalização apresenta sinaisde ser cada vez menos inclusiva, homogeneizada e convergente,aumentando a polarização entre países e classes quanto à distribuição dariqueza, da renda e do emprego.

A competitividade está cada vez mais acirrada e a informação maisacessível a todos, e a qualidade deve estar presente nos produtos atravésde uma produção enxuta em que se possa melhorar continuamente osprocessos de produção. Isto implica em ter um sistema organizacionaladequado e mão-de-obra qualificada.

Page 6: 1_ Globalização

25/08/2009

6

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

O chamado desemprego estrutural é uma das maiores preocupaçõesmundiais nos países em todo o mundo.

As modificações em temos de exigência de qualificação de mão-de-obraexigem dos países fortes esforços de reciclagem e treinamento com vistasa adaptar a mão-de-obra às novas tecnologias. A não observância destefato ocasiona a piora da qualidade do emprego ou o crescimento desubempregos.

Globalização e Desemprego

A crescente concentração de renda e da população excluída(economicamente, socialmente e em termos de conhecimento) sãocondições para deixar todo o sistema em um equilíbrio social frágil.

Essa população marginal e marginalizada tentará sobreviver a qualquercusto e sabe muito bem como incomodar a outra parte da população.

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Está intimamente relacionada com os avanços tecnológicos,principalmente meios de transporte, automação, telecomunicações einformática;

Fim de tarifas alfandegárias e barreiras comerciais entre países que sevão tornando cada vez mais interdependentes;

Características da Globalização

Grandes empresas instalam-se em países periféricos, onde os custosde produção são menores (assim os produtos ficam mais baratos ecompetitivos);

Fortalecimento de grandes corporações de capital privado, em razão doenfraquecimento do poder do estado na economia;

Page 7: 1_ Globalização

25/08/2009

7

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Características da Globalização (cont.)

Formação de blocos comerciais entre países e empresas;

Exigências de profissionais multilíngues e polivalentes em um mercadoaltamente competitivo;

Preferências dos consumidores têm convergido através das fronteirasem todo o mundo;

Tendência ao tribalismo, onde grupos humanos de diversas partes seunem por meio de computadores, telefones, etc., com objetivos comuns.

Para conseguir preços menores e com mais qualidade, as empresascortam custos, aumentam seus índices de automação, reduzindo onúmero de postos de trabalho.

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

O Brasil e a GlobalizaçãoO brasileiro toma conhecimento da globalização, principalmente dentro

da indústria, quando é apresentado a algum programa de gerenciamento emelhoria da Qualidade (Reengenharia, TQC, normas ISO 9000, etc);

Na prática, este relacionamento ocorre sob o acompanhamento contínuode índices de produtividade exigidos, o que soa como uma ameaçaconstante de demissão. Pesquisas indicam que o desemprego é a maiormedo do brasileiro;

Na década de 70 as empresas “corriam atrás” dos governos. Hoje, osgovernos é quem corre atrás das empresas, oferecendo inúmerasvantagens para instalação de indústrias em seus territórios;

Nos países ajustados à nova ordem econômica mundial, a execução deobras de infra-estrutura passou a ser uma tarefa das empresas. Oempreiteiro constrói pontes, estradas, etc., por um período tem o direito decobrar pedágio e após este período o Estado assume o dever de gerir.

Page 8: 1_ Globalização

25/08/2009

8

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Blocos Econômicos e a Globalização

Uma das principais tendências do atual processo de globalização é aformação de blocos econômicos.

Esses blocos são associações de países, de uma mesma regiãogeográfica ou não, que estabelecem relações privilegiadas entre si eatuam de forma conjunta no mercado internacional.

Caracterizam-se pela redução significativa ou a eliminação total dasalíquotas de importação, com vistas na criação de zonas de livrecomércio.

Os blocos aumentam a interdependência econômica dos países membros ,o que significa que uma crise econômica, política ou financeira em um dosseus membros pode ser prejudicial para os demais países membros.

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Países Industrializados: G-7 e OCDE.

Blocos Econômicos e a Globalização (cont.)

Países em desenvolvimento: G-15, G-77 e OPEP.

África: CEAO, Cedeao, OUA, Sacu, SADC e Uemoa.

América: Alca, Aladi, CAN, Caricom, MCCA, Mercosul, Nafta, OEA.

Ásia: Apec, Ansea, Anzcerta, Ansean, OCE, Saarc.

Europa: Alcee, CEI, CEN, EU e OTAN.

Oriente Médio: CCG, Liga Árabe e OCI.

Page 9: 1_ Globalização

25/08/2009

9

André Luís Policani FreitasLEPROD/CCT/UENF

Ballestero et al. (2001) Administração da Qualidade e da Produtividade –abordagens do processo administrativo. Editora Atlas.

Bibliografia