09 disertação argumentativa

12
Prof. Marcelo Deusdedit

Upload: marcelocaxias

Post on 08-Jul-2015

1.132 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Parágrafo Introdutório.

TRANSCRIPT

Page 1: 09   disertação argumentativa

Prof. Marcelo Deusdedit

Page 2: 09   disertação argumentativa

Os textos dissertativos argumentativos, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais.

Page 3: 09   disertação argumentativa

ESTRUTURA

Page 4: 09   disertação argumentativa

Introdução: No primeiro parágrafo você deverá explicitar o problema e o caminho a ser seguido no texto para expô-lo ou para defender algum ponto de vista (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal) a respeito dele.

Desenvolvimento: Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, um ponto de vista, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição.

Conclusão: Corresponde à síntese, ao fechamento, onde se manifesta o ponto a que se chegou depois da demonstração. Aqui você deixa claro o objetivo da sua dissertação, expõe o ponto de vista defendido ou a conclusão da sua exposição de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do texto.

Page 5: 09   disertação argumentativa

INTRODUÇÃO

Page 6: 09   disertação argumentativa

Apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto.

Page 7: 09   disertação argumentativa

Interpretação do Tema Ao ler o tema de uma redação não deixe de:

→ Lê-lo com atenção e fazer uma interpretação referencial;

→ Procure observar se esse tema não merece uma interpretação conotativa, metafórica;

→ Caso a linguagem seja figurada, decodifique a situação.

Page 8: 09   disertação argumentativa

Exemplo: TEMA: “O adolescente, hoje, precisa de limites?”

Desse tema eu posso retirar uma expressão central: “limite para os adolescentes”. Ou posso, simplesmente, retirar a expressão “limites”.

A introdução do texto Posso começar a escrever o texto dissertativo-

argumentativo definindo a expressão central retirada do tema. (entenda como uma das muitas formas de se começar um texto)

Page 9: 09   disertação argumentativa

→ Depois de definir a expressão central retirada do tema, é hora de esclarecer o objetivo do texto.

→ É possível, nessa hora, responder perguntas como: o que eu pretendo argumentar? Qual é o meu objetivo ao escrever esse texto?

→ É muito importante centrar-se no tema proposto na hora de estabelecer um objetivo.

Page 10: 09   disertação argumentativa

constatação do problema

A sociedade constitui-se de pessoas que se transformam ao longo do tempo, mudam a forma de pensar e agir. Isso faz com que uma geração de adolescentes não seja, necessariamente, igual a uma anterior, assim como são diferentes as regras e os valores sociais de cada geração. No entanto, independente da época, sempre existirão regras e valores que moldarão o pensamento, o comportamento, as atitudes dos jovens na sociedade – são os chamados limites, que podem se apresentar de maneiras diversas, com maior ou menor rigor.

- delimitação do assunto

Page 11: 09   disertação argumentativa

QUER UM EXEMPLO?

Page 12: 09   disertação argumentativa

Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina. (TESE)