09-25-2012.pdf

40

Upload: orangotoe

Post on 06-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

09-25-2012.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 09-25-2012.pdf
Page 2: 09-25-2012.pdf

Mudanças estratégicas

02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

Não é de hoje que muita gente, nos bastidores decampanha, tem criticado a falta de uma participa-ção mais expressiva do PT na campanha de Gus-tavo Fruet. O casal fiador da candidatura dopedetista à Prefeitura de Curitiba, Paulo Bernardoe Gleisi Hoffmann, pouco tem dado as caras naCapital. Quando muito, participa de algum eventoou encontro, mas, até agora ao menos, nada de sairàs ruas pedir votos a Fruet.

É fato que esperava-se mais da dupla mais fortedo petismo estadual na campanha, uma vez queGleisi é a carta na manga do PT para, em 2014, opartido chegar ao Governo do Estado pela primeiravez. Ter o prefeito de Curitiba como aliado naspróximas eleições com certeza faz toda a diferença.No entanto, pelo visto, o pleito deve seguir semFruet para o segundo turno. Como será se de fatoisso se concretizar ainda não sesabe. Possivelmente o apoio doPT e PDT iria para RatinhoJunior, que tem aparecido comoum dos favoritos nas pesquisaseleitorais. Pensando no futuro,para estes partidos, se sem Fru-et, melhor com Ratinho do quecom Luciano Ducci, grande ali-ado de Beto Richa, que certa-mente irá à reeleição.

Mas, deixando as eleiçõesde Curitiba à parte, as articu-lações para 2014 também co-meçam a aparecer no planofederal. E, inclusive, envol-vem Gleisi. O ministro da Edu-cação, Aloizio Mercadante, está articulando suaida para a Casa Civil. A estratégia é devolver apetista ao Senado para que ela possa viabilizarsua candidatura ao Governo do Paraná e, dequebra, abrir espaço para Gabriel Chalita noMinistério da Educação.

Petistas do Paraná estariam dispostos a aju-dar Mercadante a convencer Gleisi e a presidentaDilma Rousseff de que a troca seria boa paratodos os envolvidos.

Como tem circulado pelos bastidores políticos, aida de Mercadante para a Casa Civil seria interes-sante para ele, já que tem pretensões em potenci-alizar uma candidatura ao Governo de São Paulo;já a vaga na Educação para Chalita seria uma

Resta saber se a estratégia

de Mercadante vai vingar.

Até porque, Gleisi é o braço

direito de Dilma, e é possível

que a presidenta não queira

abrir mão de sua pupila.

Afinal, como dizem, ela é a

Dilma da Dilma. Como

se vê, apesar de o plano

não ser ruim, há uma

série de aspectos a serem

levados em conta

espécie de recompensa: o deputado peemedebistapoderia vir a apoiar Fernando Haddad, caso elepasse para o segundo turno da eleição paulistana,além do que, agradaria em muito o vice-presidenteMichel Temer e companheiros do PMDB.

Se de um lado a ideia soa estranho e até cria certaresistência em muitos, já que a Casa Civil é umgrande posto do governo federal, e felizmente temosuma paranaense lá, por outro, é perfeitamentesimpática, se levado em conta os planos para 2014.Afinal, atualmente, devido à agenda de compro-missos, muito ligada à presidenta Dilma, Gleisitem tido pouco tempo para vir ao Paraná. Não quenão queira; são as atribuições do cargo mesmo quedificultam visitas mais frequentes. Desde o princí-pio, quando ela assumiu a função, pontuou-se quea Casa Civil é um ministério mais técnico, com

muitos afazeres, e que Gleisiestaria mais entre quatro pare-des do que fazendo política por aí.E isto tem se comprovado. En-tão, se a ministra voltasse aoSenado, ela teria condições deestar mais presente em seu Esta-do e com isso potencializar a suapossível candidatura, se dedi-cando e criando condições de en-frentar de igual para igual ogovernador tucano Beto Richaem 2014.

Resta saber se a estratégia deMercadante vai vingar. Até por-que, Gleisi é o braço direito deDilma. Atualmente, uma pes-

soa de destaque no núcleo central do governo. Épossível que a presidenta não queira abrir mão desua pupila. Afinal, como dizem, ela é a Dilma daDilma. Além do que, com suas articulações, Mer-cadante estaria cutucando a neo-ministra MartaSuplicy, que, como ele, também tem pretensões emse candidatar ao governo de São Paulo. E aí,seriam outros conflitos...

Então, apesar de o plano não ser ruim, há umasérie de aspectos a serem levados em conta. E mais,sequer se sabe se a presidenta vai considerar asintenções em curso, quanto muito aprová-las. Dequalquer forma, são muitas as apostas de que elanão vai liberar Gleisi tão logo para voltar aoSenado. Quem sabe somente quando as eleições de2014 se aproximarem de fato.

AS TORRES GÊMEAS DA ALMAPASSEIAM PELO JARDIM 4° PARTE

Temos uma vantagem fantástica diante das torres deconcreto: podemos passear pelo “jardim” como Adão e Evapasseavam no Jardim do Éden. Gen. 3:1-13.

Passei minha juventude na Capital, Curitiba. Meu “jar-dim” foi uma freguesia de mais de 50 moças curitibanas, quevinham fazer suas refeições em nossa lanchonete. Meupastor dizia: “Mário, estou orando por você!”. Ele sabia poronde rastejava a “serpente” ao redor de minha alma.

Num belo dia, uma jovem argentina veio para Curitibae me “seduziu” para sempre, tornando-se a mãe de nossosquatro filhos, é Natalia, minha esposa.

Terminada a escrita da última frase, levei o laptop àmesa da família Weissburger, e li esse texto para a aprova-ção de minha esposa e da família Weissburger. A leituradessas poucas linhas fez de nossa breve visita à Barra doSul (SC) um belo “passeio” no jardim de nossa vida conjugal.

Cuidado com as serpentes! Há serpentes que rastejamentre os amigos, membros da igreja e na esquina de cadarua, para nos enganar como anjos da luz. 2.Cor.11:13-15.

Devemos reconhecer o perigo do inferno que anda no“jardim” das igrejas, nas mensagens de falsos profetas, naTV, como em livros escritos por gente famosa, mas podemser usadas pela “serpente”.

Onde estão as “serpentes” que atacam os casamentos?No “passeio” entre colegas de trabalho é tão perigosoquanto a caminhada solitária da primeira mulher, que foienganada pela serpente no paraíso.

No olhar ou convite com segundas intenções existeuma picada de serpente que pode matar. A picada da“serpente amiga” é mais venenosa que o assédio doestranho na rua. A “serpente” anda solta no ônibus paraa faculdade, na sala de aula, no supermercado comotambém na igreja.

O divórcio impossibilita o passeio com amigos! Visita-mos Balneário Camboriú (SC) e nossos amigos Hilário eMarlene Datsch nos receberam para realizar as pesquisasdo tema: “Até que a morte nos separe!”. Na oportunidade,Hilário disse: “O divórcio de nossos amigos inviabilizou aamizade, os churrascos e muitas viagens com os melhoresamigos, pois não dá para sair com alguém que está sozinho,nem com o amigo que está com outra pessoa”.

O divórcio é a “serpente” que andasolta no jardim da vida familiar e

está “picando” milhares de casais.

A metáfora de 11 de setembro de 2001 é fraca dianteda realidade das famílias destruídas, pois, como vemos, atéamizades são desfeitas. O fato de aceitarmos o divórcio deamigos com normalidade é que fará a tragédia atingirtambém a alma dos nossos próprios filhos.

Maravilho é o “passeio” pelo jardim da vida conjugal!Nosso passeio começou com o casamento na Argentina.Residimos por três meses em Curitiba, após o casamento.Logo embarcamos no navio em Santos (SP), viajamosdurante 18 dias pelo Oceano Atlântico, a bordo do naviofrancês Pasteur, até chegar à Hamburgo, na Alemanha.Estudamos Teologia e pastoreamos uma comunidade naAlemanha, como estágio pastoral, e retornamos ao Brasilem 1973. Após adquirir os ônibus do conjunto Ecos daLiberdade, nossos “passeios” tomaram passos gigantescos,em viagens para o Uruguai, a Argentina, o Paraguai etambém para a distante Itaituba, na Amazônia. Como casal,nós visitamos cantando e pregando o evangelho pelosEstados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Suíça, Alema-nha e, finalmente escrevendo, fomos até a Turquia, Ingla-terra, Grécia, Itália, além de muitos Estados brasileiros.Poucos leitores podem imaginar a graça de Deus que eu,pastor Mário Hort, celebrei tendo sempre ao meu lado aesposa e auxiliadora, como Deus o determinou ao criar amulher. (Gen. 2:18 e 21-24)

É maravilhoso “viajar” como “Torres Gêmeas” unidasem matrimônio, pelo jardim da vida, falando com Deuscomo com um amigo sempre presente, em momentos dealegria e nas dificuldades da vida.

* O autor é pastor da Igreja de Deus noBrasil em Marechal Cândido Rondon

(www.ecosdal iberdade.com.br)

ecosdal [email protected]

Page 3: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,25 DE SETEMBRODE 2012

Comentário do dia“Vanhoni foi gravar no estúdio do

Fruet, foi recusado porque teria rejeição.É impossível mais burrice, não é?”.

O comentário é do senador do PMDB,Roberto Requião.

Confiança pela viradaA coligação “Mais Rondon”, que tem como candidato a prefeito Moacir

Froehlich (PMDB) e a vice Silvestre Cottica (PP), está bastante confiante de queconseguirá reverter no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) a cassação dacandidatura de ambos, conforme sentença da juíza eleitoral Berenice FerreiraSilveira Nassar, assinada no último dia 15.

A expectativa do grupo é que o recurso seja julgado pela Corte até a próximaterça-feira (02), contrariando algumas previsões de que não seria colocado empauta antes das eleições. Se a coligação conseguir êxito de fato, o encontro políticoagendado pela coligação para o dia 04 (quinta-feira), no CTG, certamente serámarcado por uma festa mais intensa ainda.

Multa salgadade R$ 12 milhões

Produzidos e publicados por perfis falsos no Youtube - já sob investigação daPolícia Federal - vídeos difamatórios contra o candidato a prefeito Edgar Bueno(PDT), de Cascavel, ganharam a atenção da Justiça Eleitoral. Mantenedor do canal devídeos, o portal de busca Google descumpriu a ordem judicial para retirada domaterial ilícito e foi sentenciado a pagar multa diária de R$ 1 milhão.

A empresa foi notificada no último dia 11 e ontem (24) os vídeos ainda permane-ciam publicados. A considerar o despacho do juiz, isso já gera multa cumulativa deaproximadamente R$ 12 milhões.

Ainda na sentença, o juiz Valmir Zaias Cosechen determina que a Anatel sejaoficiada para que possa tomar providências administrativas contra o Google(Youtube).

Também pede o magistrado para que o Ministério Público Federal investigue aresponsabilidade por crime de desobediência.

POLÍTICA SANGRENTAA Polícia Civil de Santa Helena ainda deve confirmar,

após investigação, se ocorrências registradas no final desemana, na área policial, estão ligadas à motivação política.Se estiver, é mais um triste episódio na história do municí-pio. É inaceitável que em pleno ano de 2012 ainda existampessoas tão radicais na política que perdem o controle epartem para a violência física, que resultou com duasmortes e outra pessoa gravemente ferida.

Está mais do que na hora destas pessoas se conscientiza-rem que eleição é um momento de debater propostas. Tãosomente isso. A campanha não serve para denegrir aimagem do adversário, ofender verbalmente e tão poucocausar agressões físicas.

Se julgar necessário, as autoridades deveriam pedir oreforço policial para que esta reta final da campanha e o pós-pleito transcorram dentro da normalidade, pois, com osânimos tão acirrados, é difícil não acreditar que novasviolências podem ser registradas no município.

Código Florestalem votaçãono Senado

A medida provisória do CódigoFlorestal é o primeiro item dapauta do plenário do Senado dehoje (25). A sessão deliberativafoi convocada pelo presidenteJosé Sarney, num esforço parapossibilitar a votação da matériaaté 08 de outubro.

A proposta em votação no Se-nado modificou o texto original daMP e foi aprovada sem mudançapela Câmara dos Deputados, naúltima quarta-feira (19). Como otexto recebeu apoio unânime desenadores, a previsão é de queseja aprovado em plenário semdificuldade.

A dúvida, no entanto, é quantoà reação do Executivo às mudan-ças feitas na MP. A presidentaDilma Rousseff negou participa-ção do governo no acordo, nãoassumindo, portanto, compromis-so em acatar o que for aprovadono Congresso.

PONTO PARALUCIANO

DUCCI

O candidato a prefeito de Curitiba peloPDT, Gustavo Fruet, tentou não se vincularmuito ao PT na campanha, até por ser um ex-tucano que tanto criticou os petistas. Poisbem, se ele quis distância do partido, o candi-dato a prefeito à reeleição, Luciano Ducci(PSB), já teve outro posicionamento: exibiu apresidenta Dilma Rousseff (PT) no horáriopolítico elogiando o projeto do metrô que seráconstruído na Capital.

Especialmente o PT tentou impedir Duccide continuar exibindo a presidenta na propa-ganda eleitoral, mas ontem (24) o TribunalRegional Eleitoral (TRE-PR), por maioria,manteve a decisão em primeira instância depermitir a veiculação da imagem dela no ho-rário destinado à propaganda eleitoral do can-didato a prefeito do PSB.

Em seu voto, o presidente da Corte, desem-bargador Rogério Kanayama, enalteceu queos debates políticos devem ser mais liberados,dando oportunidades aos partidos de critica-rem e rebaterem as críticas no seu horário.

O PT bem que tentou, mas não conseguiu impedir o candidato a

prefeito Luciano Ducci (PSB) de exibir a imagem da presidenta

Dilma Rousseff (PT) em seu programa eleitoral

Divulgação

40 segundos de votaçãoCom base em informações coletadas em eleições anteri-

ores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitorlevará 40 segundos, em média, para votar nas eleições do dia07 de outubro. Esse tempo é calculado a partir do momento emque o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirmao voto no segundo cargo (prefeito).

Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31segundos, em média, para votar em candidatos a prefeito e avereador, em 5.563 municípios.

Page 4: 09-25-2012.pdf

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

Sem discussãoUm número mostra bem o quanto o governo federal vive de

promessas: no Nordeste, para onde a visão paternalista do presi-dente Lula se dirigia, por razões óbvias, nada menos que R$ 116bilhões ainda não foram investidos, de todos os compromissosassumidos. Além do encarecimento das obras pela valorização dodólar, na medida em que a grande maioria desse valor seriaaplicado em obras da Petrobras, hoje não se sabe quando elas irãoterminar. Supõe-se até que uma delas seja a do famoso consórciocom a Venezuela em Pernambuco. Ao que se informa o presidenteHugo Chávez não honrou a sua parte. O fato, por sinal, lembra meupai, que me alertava isso nos áureos tempos da cafeicultura, emrelação a uma raça que à época passava no interior de São Paulo,mascateando com uma mala nas costas: “Filho, se você negociarcom ..... e salvar a sacaria, já fez bom negócio”. Pena que segundose comenta, o que era normal no Nordeste, seu pai (o de Lula) veionum pau de arara para São Paulo e nunca voltou para buscar afamília. Sem aconselhá-lo em relação a “acertos”. Coube a suaheróica mãe arcar com os ônus de trazer a tropinha de filhos paraSão Paulo. O restante da história virou filme. Do tempo em que aLei Rouanet vigorava especialmente para reproduzir filme com ahistória de um presidente (em pleno mandato). Se presidenteeleito, empossado, não cumpre nos dois mandatos os compromis-sos assumidos, seria muita ingenuidade acreditar nas promes-sas de agora. Essa é uma das razões por que a coluna defendeeleições de cinco em cinco anos (tempo para cumprir os compro-missos de campanha), de vereador a presidente (sem esse esban-jamento financeiro e paralisações de obras, nas campanhas dedois em dois anos). Se possível até sem direito à reeleição noscargos majoritários. Nos legislativos apenas uma. Ou então nãodiscutamos o direito às aposentadorias.

Em choqueNão é só aqui que a agressividade invade a campanha política. Em

São Paulo, onde um imprevisível Celso Russomano por enquantorouba a vaga do candidato Fernando Haddad, imposto ao PT por Lula,ataca: “Não é por mal. É falta de experiência. (...) Ele não tem traquejona política. Não se pode lidar com São Paulo com amadorismo”.

Fim de campanhaA coluna alertou: os últimos

dias de campanha seriam osmais agressivos. Desde denún-cias contra a Sanepar, que jáestariam sendo investigadasdesde 2008, mas só agora vie-ram à tona, estranhamente poruma Polícia Federal em greve,até o som que anda correndo acidade lembrando que um candi-dato não tem nome, só apelido.Vem mais coisa por aí.

Humor políticoO candidato Rafael Greca

(PMDB), nesta altura franco ati-rador sem compromisso, resol-veu partir para o humor parailustrar sua campanha. Ficacom uma dose de razão, blefan-do contra seus adversários,com o mérito das obras que fez.Depois de sua aproximaçãocom Requião, nem seu patronode carreira Jaime Lerner, apoiasuas teses.

Faltou poucoNo PT, Gleisi Hoffmann apa-

rece apoiando o candidato doPDT, Gustavo Fruet, enquanto

seu marido o também ministroPaulo Bernardo lembrando umfato: a dobradinha GG, Gleisi xGustavo, na disputa ao Senadoem 2010, contra Roberto Re-quião, já então inimigo visceralde Bernardo: por conta de umdesacerto em obra ferroviária.Mais um pouco naquele momen-to, e não só Gleisi, mas tambémGustavo, teria derrotado Requião.O que mudaria o quadro políticoparanaense.

CortesiasEnquanto a Assembleia e a

Câmara curitibana estão em re-cesso branco, hoje (25) o Sena-do, premido pelas circunstân-cias, vota a Medida Provisóriado Código Florestal. Quem ima-gina que o presidente Sarneyiria deixar de fazer uma cortesiaà presidente Dilma, enganou-se. Não conhece política ou nãoconhece o Sarney! Ainda hoje aComissão de Constituição eJustiça do Senado sabatina onovo magistrado do SupremoTribunal Federal (STF), nomea-do num curto prazo jamais ima-ginado: Teori Zavaski.

ONU

Dilma vai defender nãointervenção militar em discursoPresidenta abre hoje (25) a Assembleia Geral, quando vai destacar

os avanços obtidos na Conferência das Nações Unidas para oDesenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho

A presidenta Dilma Rous-seff finalizou ontem (24), emNova York, os últimos deta-lhes do discurso de aberturada 67ª Assembleia Geral dasNações Unidas.

Dilma deve enviar umasérie de mensagens, comoa defesa da busca pelo fimdos conflitos por meio dapaz, a não intervenção mi-litar como solução para con-frontos, a relevância dos es-forços em favor do desen-volvimento sustentável e oempenho para o reequilí-brio econômico no cenáriointernacional.

A presidente chegou nodomingo de manhã (23) enão teve agenda oficial. Elaviajou acompanhada pela fi-lha, Paula, e mais seis minis-tros. Dilma almoçou com afilha e alguns assessores edepois voltou ao hotel noqual está hospedada.

A presidenta abre hoje(25) a Assembleia Geral,quando vai destacar osavanços obtidos na Confe-rência das Nações Unidas

para o DesenvolvimentoSustentável, a Rio+20, emjunho. Antes, ela se reúnecom o secretário-geral daONU, Ban Ki-moon.

Segundo assessores, nãohá audiências organizadascom o presidente america-no, Barack Obama, e achanceler da Alemanha,Angela Merkel.

SOBERANIANo seu discurso, a pre-

sidenta deverá reiterar anecessidade de respeitar asoberania e a ordem de-mocrática, referências quedizem respeito diretamen-te à Síria e ao Paraguai. NaSíria, Dilma deverá defen-der o fim da violência, abusca da paz por meio dodiálogo, o respeito aos di-reitos humanos e a não in-tervenção militar.

Ela deverá, mais uma vez,apoiar o direito de a Palesti-na ser Estado autônomo.Também deve mencionar anecessidade de buscar umacordo de paz dos palesti-

nos e israelenses por meiodas negociações.

No âmbito regional, a pre-sidenta deve ressaltar queatualmente na América La-tina a integração está direta-mente relacionada ao respei-to à democracia.

É possível que Dilma citetambém a questão da re-forma do Conselho de Se-gurança da ONU, uma vezque o ministro das Rela-ções Exteriores, AntonioPatriota, que acompanha apresidenta, tem uma agen-da paralela cujo principaltema é o esforço para aampliação do órgão.

O conselho é formado por15 países - cinco ocupamvagas permanentes e dez ro-tativas. O Brasil defende aampliação para pelo menos25 lugares no total.

O assunto deve ser dis-cutido durante reunião dePatriota com representan-tes do G4 (Alemanha, Bra-sil, Índia e Japão) e do Brics(Brasil, Rússia, Índia, Chi-na e África do Sul).

Page 5: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 GERAL

AVANÇO SIGNIFICATIVO

Beto Richa sanciona Lei de Inovação do ParanáLei cria benefícios e estabelece mecanismos de cooperação entre setor público, privado e

academia para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico

O governador Beto Richa san-cionou ontem (24) a Lei de Inova-ção no Paraná, que cria benefíci-os e estabelece mecanismos decooperação entre setor público,setor privado e academia para oincentivo à pesquisa e ao desen-volvimento científico e tecnológi-co. A Assembleia Legislativaaprovou o texto na semana pas-sada por unanimidade.

O Paraná era o único Estadodas regiões Sul e Sudeste queainda não tinha aprovado uma leide inovação - aguardada pelacomunidade empresarial e cien-tífica porque oferece segurançajurídica e define a política de pro-priedade intelectual.

A Lei de Inovação é modernae contém avanços significativosem relação ao texto proposto em2010 pelo governo estadual. “Estalei mostra o compromisso danossa gestão com a inovação e amodernidade, bases de um Para-ná forte e avançado. É uma im-portante medida para tornar oEstado mais produtivo e contri-bui para gerar riquezas e empre-gos”, disse o governador.

Richa destacou que o gover-no, por meio da Fundação Arau-cária, concederá bolsas para queestudantes de mestrado e douto-

rado desenvolvam seus projetose pesquisas dentro de empresasparanaenses. Serão investidosR$ 2,9 milhões neste programa.

“Inovação demanda investi-mentos e riscos, mas não garantelucros. O incentivo estadual é in-teligente, pois gera empregos,competitividade e fortalece a par-ceria público-privada”, destaca osecretário da Ciência, Tecnologiae Ensino Superior, Alípio Leal. JáJúlio Félix, diretor-presidente doInstituto de Tecnologia do Paraná(Tecpar) e responsável pela ela-boração do texto da lei, a sançãoda nova legislação é um marcohistórico para o Estado.

INCENTIVOSA lei institui o Sistema Para-

naense de Inovação, integradopor empresas e instituições comatuação na área de pesquisa,desenvolvimento e inovação.Entre as entidades estão o Te-cpar, o Instituto Agronômico doParaná (Iapar), a Fundação Arau-cária e as incubadoras tecnológi-cas existentes no Estado.

A nova legislação prevê a par-ticipação do Estado em fundos deinvestimentos de empresas para-naenses cuja atividade principalseja a inovação tecnológica. Pro-

jetos aprovados pelo governo, pormeio do Tecpar, poderão ser be-neficiados com subvenção eco-nômica, financiamento ou partici-pação societária do governo.

Além disso, a nova lei permitea concessão de incentivos fiscaispara o desenvolvimento de proje-tos inovadores. Para isso, haveráregulamentação específica. Ou-tra medida prevista é que o Esta-do ceda servidores públicos e es-paços apropriados para o incenti-vo à inovação nas empresas.

De acordo com a Lei, ao apli-

car as medidas de incentivo ogoverno deverá dar prioridade aArranjos Produtivos Locais (APL)e às micro, pequenas e médiasempresas de regiões menos de-senvolvidas, que não possuemcapacidade científica adequada.

ARTICULAÇÃOA Lei de Inovação articula e

regulamenta a atuação dos trêsvértices do processo de pesquisae desenvolvimento: o setor pri-vado, o setor público e a acade-mia. Segundo o vice-presidente

da Federação das Indústrias doEstado do Paraná (Fiep), RodrigoMartins, a Lei de Inovação demo-rou para ser instituída, mas corrigiugrandes falhas da legislação fe-deral. Ele disse que é importanteque o governo integre a propostacom as outras iniciativas do Esta-do, como o programa ParanáCompetitivo. “Inovação não émais opção das empresas. Paraserem competitivas, elas preci-sam investir em pesquisa. Oapoio do governo é fundamentalpara isso”, disse ele.

ANPr

Autoridades e

representantes

de universidades

e entidades

acompanharam o

ato de assinatura

da Lei de

Inovação no

Paraná

Page 6: 09-25-2012.pdf

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

SUPREMO

Costa Neto é condenadopor formação de quadrilhaPara ministro revisor, ficou provado que o deputado se associou

aos donos da empresa Guaranhuns para lavar dinheiro doesquema conhecido como mensalão

O revisor da Ação Penal470, ministro Ricardo Lewan-dowski, votou ontem (24) pelacondenação do deputado fe-deral Valdemar Costa Neto(PR-SP) e do ex-tesoureiro dopartido Jacinto Lamas porformação de quadrilha. Parao ministro, ficou provado quea dupla se associou aos donosda empresa Guaranhuns paralavar dinheiro do esquemaconhecido como mensalão.

Depois de condenar CostaNeto por corrupção passiva elavagem de dinheiro, Lewan-dowski concluiu que JacintoLamas participou dos mes-mos crimes na condição decorréu. O revisor destacouque Jacinto Lamas foi um dosfundadores do PL (atual PR)e era homem de confiança deCosta Neto, agindo como“leva e traz” do parlamentar.

Para o ministro, Lamasrecebeu, em nome de CostaNeto, pelo menos R$ 1 mi-lhão, parte em saques no Ban-co Rural, parte por intermé-dio de Simone Vasconcelos,representante do publicitárioMarcos Valério. Lewando-

wski citou trechos de depoi-mentos em que ambos admi-tem que o tesoureiro conhe-cia o publicitário mineiro efazia frequentes viagens a BeloHorizonte para pegar “docu-mentos”. Segundo Lamas,tratava-se de fitas de vídeo depropagandas do partido, masCosta Neto admitiu que erampacotes de dinheiro.

Para Lewandowski, Jacin-to Lamas também participouativamente da segunda etapade distribuição de dinheiroao PL, ao indicar a empresaGuaranhuns para lavar di-nheiro do mensalão. Ele lem-brou que os sócios da Guara-nhuns, Lúcio Funaro e JoséCarlos Batista, só não figu-ram na Ação Penal 470 por-que iam fazer acordo de dela-ção premiada e, como desisti-ram no meio das tratativas,agora são réus na Justiça deprimeiro grau.

O ex-deputado federal Car-los Rodrigues, conhecidocomo Bispo Rodrigues, foicondenado por corrupçãopassiva pelo revisor por rece-ber R$ 150 mil. Ele, no entan-

to, foi absolvido da acusaçãode lavagem de dinheiro por-que, segundo Lewandowski,não participou ativamente deesquema para ocultar o ras-tro do dinheiro.

O irmão de Jacinto Lamas,Antonio Lamas, foi absolvi-do de todos os crimes pelorevisor, seguindo voto ante-rior do relator Joaquim Bar-bosa. O ex-assessor do PL foiinocentado porque fez ape-nas um saque para a legenda,e segundo os ministros, nãohá provas de que conhecia oesquema criminoso. A absol-vição de Antonio Lamas foipedida pelo Ministério Públi-co Federal nas alegações fi-nais do processo.

A sessão foi suspensa logoapós as últimas considera-ções de Lewandowski sobreo núcleo do PL. O julgamen-to será retomado amanhã(26), com o voto do revisorsobre as práticas atribuídasaos réus do PTB e do PMDB.Em seguida, serão colhidosos votos dos demais integran-tes da Corte, começando pelaministra Rosa Weber.

Carlos Alberto de Santana e Silva, 54 anos, gerente de

vendas do Rio de Janeiro (RJ): gostaria de saber sobre o

plano de ferrovias e rodovias. Serão novas ou serão recupe-

radas? E em quais Estados elas passarão?

Presidenta Dilma: Carlos, o Programa de Investimentos emLogística, que lançamos em agosto, aplicará R$ 133 bilhões emferrovias e rodovias para mudar a qualidade da nossa infraestrutura.As ferrovias passarão por 17 unidades da federação (AL, BA, DF, ES,GO, MA, MG, MT, MS, PA, PE, PR, RJ, RS, SE, SC e SP) e as rodovias poroito (BA, ES, GO, MG, MT, MS, DF e TO), mas todos os brasileirosganharão com mais produtividade, custos menores e mais desenvol-vimento. Nas ferrovias, R$ 91 bilhões irão para a construção de 4,7 milkm de novas linhas e para a remodelação ou adequação de 5,3 mil kmjá existentes, totalizando 12 trechos. No seu Estado, a ferrovia Rio deJaneiro-Campos-Vitória, com 634 km, será uma alternativa à BR-101,e uma via de acesso aos portos fluminenses e capixabas. Já a ferroviaUruaçu-Corinto-Campos escoará para os portos do Rio de Janeiroprodutos agrícolas, siderúrgicos e minérios do Centro-Oeste e deMinas Gerais, destinados à exportação. Nas rodovias, R$ 42 bilhõesserão usados para duplicar e modernizar, até o quinto ano deconcessão, 7,5 mil km de vias em todo o país, em nove trechos. Venceráo leilão quem cobrar o menor pedágio (veja mais em www.pac.gov.br).Uma logística eficiente, Carlos, torna a economia mais competitiva,com mais empregos e mais renda para a população.

Joeleno Albuquerque de Almeida, 69 anos, professor

aposentado de Aracaju (SE): presidenta, a Lei Maria da

Penha funciona?

Presidenta Dilma: Joeleno, a Lei Maria da Penha funciona, sim.Graças à Lei, mesmo que a mulher não apresente denúncia, o agressorpode ser processado, pois o interesse de esclarecer os fatos é do Estado.Desde sua sanção, em 07 de agosto de 2006, a lei permitiu prender emflagrante 4.146 agressores e instaurar 685.905 procedimentos paracoibir a violência doméstica. A lei também permitiu consolidar uma redede proteção do Estado, com 216 centros de referência de atendimento àmulher, 72 casas abrigos, 379 delegacias especializadas de atendimentoà mulher e 120 núcleos de atendimento à mulher nas delegacias civis,entre outros. O sistema judicial foi alterado e conta hoje com 41 Juizadosde Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres - com competênciacível e criminal - e 57 Varas Adaptadas de Violência Doméstica e Familiar.Em agosto, avançamos ainda mais com a campanha “Compromisso eAtitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte”, para apressar osjulgamentos de processos envolvendo violência contra a mulher. Épreciso divulgar exaustivamente, Joeleno, que as mulheres ameaçadaspodem procurar ajuda na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180,que já recebeu mais de 2,7 milhões de ligações, e está disponívelinclusive para as brasileiras residentes na Espanha, Itália e Portugal.

Paulo Neres de Oliveira Sousa, 47 anos, radialista de

Quixeramobim (CE): senhora presidenta, quais os planos

do governo federal em relação à segurança das nossas

f r o n t e i r a s ?

Presidenta Dilma: Paulo, desde o ano passado, reforçamosnossa segurança com o Plano Estratégico de Fronteiras, coordenadopelo vice-presidente da República e que articula ações dos ministé-rios da Justiça e da Defesa e de outros órgãos federais, estaduais emunicipais para enfrentar o crime organizado. Com o plano, desen-volvemos duas operações estratégicas: a Operação Sentinela, per-manente, centrada em inteligência e investigação, coordenada peloMinistério da Justiça, com a atuação da Polícia Federal, PolíciaRodoviária Federal e Força Nacional de Segurança; e a OperaçãoÁgata, com ações pontuais e ostensivas, coordenada pelo Ministérioda Defesa, também com participação das forças civis. As operaçõesÁgata são ações de grande porte, como a Ágata 5, realizada emagosto último, numa área de 3,9 mil quilômetros de fronteira comBolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Durante 15 dias, cerca de 17mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuaramjuntos com representantes de oito ministérios e de quase 30 órgãospúblicos federais, estaduais e municipais, incluindo agências regu-ladoras. Somente na Operação Ágata 5 houve 191 apreensões,vistorias e revistas, foram presas 31 pessoas, apreendidas seistoneladas de entorpecentes, 182 carros e embarcações e inspecio-nadas 148 pistas de pouso.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvida

pelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

Nova regra sobre atividade emaltura passa a valer na quinta-feira

Entra em vigor na quinta-feira (27) a nova regulamen-tação sobre o trabalho em al-tura (acima de dois metros dosolo). A NR-35 (norma regu-lamentadora nº 35), editadapelo Ministério do Trabalho eEmprego (MTE), prevê a im-plementação nas empresas dagestão do trabalho em altura,envolvendo o planejamento,a organização e a adoção demedidas técnicas para evitar aocorrência ou minimizar asconsequências das quedas.

A gestão abrange, além dasmedidas técnicas, como a aná-lise de risco da atividade, tam-bém a implementação de umprograma de capacitação pe-las empresas, para dar aos

funcionários o instrumentalpara atuar nessas condições.

Caso a empresa descum-pra as orientações, poderáreceber um auto de infração,ter suas atividades suspensasou receber uma multa quepode ir de R$ 402 a R$ 6.078.

A NR-35 (norma regula-mentadora nº 35) foi publi-cada pela Secretaria de Ins-peção do Trabalho em mar-ço desse ano, com um prazode seis meses às empresaspara se adaptarem às suasexigências.

“Na norma estão descri-tos e regulamentados o pla-nejamento, a organização e aexecução das tarefas de for-ma a garantir a segurança e

saúde dos trabalhadores en-volvidos, direta ou indireta-mente”, disse, em nota, odiretor do Departamento deSegurança e Saúde no Tra-balho, Rinaldo MarinhoCosta Lima.

Para ele, a norma preen-che uma lacuna, já que an-tes as medidas contra quedade altura estavam apenas emnormas específicas de seg-mentos econômicos. “Coma nova norma, as obriga-ções agora alcançam todasas empresas, incluindo di-versos setores industriais esegmentos como o de teleco-municações e energia elétri-ca, que utilizam trabalho emaltura”, disse.

Page 7: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 ESTADO

VIOLÊNCIA NO CAMPO

Estado não registrainvasões de terra desde 2011

Paraná tem quase 500 mil propriedades rurais. Dentrodeste universo existem 72 processos de reintegração de posse,

e apenas 13 casos ainda sem solução

Desde 2011 o Paraná não re-gistra invasões de terra nem con-flito violento envolvendo ques-tões agrárias e fundiárias. A tran-quilidade no campo é resultadoda política de negociação adota-da pelo Governo do Paraná parabuscar as melhores soluções ad-ministrativas, estabelecer priori-dades e resolver conflitos emtodas as áreas. A afirmação é doassessor especial para AssuntosFundiários, Hamilton Serighelli.“Essa diretriz foi estendida paraa questão agrária, em que o diá-logo tem prevalecido”, diz ele,acrescentando: “Desde o anopassado não tivemos invasões enenhuma morte relacionada aquestões fundiárias”.

De acordo com Serighelli, aatuação do governo é pautadapelo respeito aos direitos huma-nos. “Com base nisso temos ob-tido bons resultados nos proces-sos de reintegração de posse eevitado maiores problemas nocampo”, afirma.

Ele explica que o governo es-tadual trabalha como mediadorpara que as decisões sobre asquestões agrárias sejam toma-das de maneira democrática, namesa de negociações. “Nossamaior preocupação é manter apaz no campo e depois, sim, ajus-tar outras questões”, afirma. “Omais importante é manter abertoo canal de diálogo entre os pro-prietários, movimentos sociais einstituições públicas”, emenda.

Segundo o assessor especial,o Paraná tem quase 500 mil pro-priedades rurais. Dentro desteuniverso existem 72 processosde reintegração de posse, e ape-nas 13 casos ainda sem solução.“Os casos que ainda estão semacordo esbarram em questõesde titularidade da posse da terrae nos valores apresentados pe-los proprietários”, afirmou.

MEDIAÇÃOPara o major Valdir Carvalho

de Sousa, coordenador de Medi-ação dos Conflitos da Terra daSecretaria da Segurança Pública,o processo de negociação é mui-to mais eficiente e menos onero-so para os cofres públicos do quesimplesmente cumprir manda-dos judiciais. “Existem casos dereintegração que foram cumpri-dos na íntegra e sem negociação,em que as famílias foram retira-das de manhã e reinvadiram amesma área à tarde”, explicou.

Conforme o major, em todasas questões de conflitos agráriosem que o Estado foi condenadopela Corte Interamericana deDireitos Humanos, o Paraná to-mou todas as medidas reparado-

ras exigidas. “O Paraná tem con-denações antigas e tomou todasas providências para o cumpri-mento dos requisitos exigidospela corte”, informou.

As condenações tratam deembates e mortes violentasque aconteceram nos camposdo Paraná na década de 90. “OEstado do Paraná está corrigin-do essas distorções e servindocomo modelo de pacificação nocampo para o Brasil e para aOrganização dos Estados Ame-ricanos” afirmou Sousa.

PGEPor meio da Procuradoria

Geral do Estado (PGE), o Paraná

fez todos os encaminhamentosnecessários referentes às conde-nações. Os processos pendentesestão em fase de estudo de for-mas legais para indenizar as par-tes prejudicadas nas questõesenvolvendo conflitos de terra.

Segundo Serighelli, em mui-tos casos as medidas da PGE sebaseiam no fato de que a refor-ma agrária é uma questão fede-ral. A responsabilidade passa aser do Estado a partir do momen-to em que a União disponibiliza aárea. “Toda a estrutura de sane-amento, iluminação, educação,saúde e segurança será disponi-bilizada pelo Estado após a legi-timação da terra”, informou.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Rádio Senado (@RadioSenado)Prefeitura que atrasar salários pode ficar sem receber verbas

federais, é o que prevê projeto. http://ow.ly/dX1ed

Mônica Bergamo (@monicabergamo)Jornalista

Doméstica não é mais principal opção de trabalho para mulheresbrasileiras. http://migre.me/aQn8A

Lizandro Jacóbsen (@L_Jacobsen)Meteorologista do Simepar

É frio de “renguear cusco” que vem por aí! Forte resfriamento previstopara quarta (26) e quinta-feira (27) na região Sul. Prepare-se!

Simepar (@simeparpr)E para quem guardou os casacos e cobertores... a partir de quarta-

feira volta a esfriar bastante no Estado. Pode até gear no Sudoeste e Sul.

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Greve Correios: quatro milhões de cartas deixaram de ser entregueshttp://wp.me/p2gEb0-5WY

Estadão (@Estadao)Russomanno é comparado a Pitta nos programas de Haddad, Serra

e Chalita: http://migre.me/aQagq

Xuxa ficará ruiva após ganhar R$ 2 milhões para pintar cabelo depreto: http://migre.me/aQdog

Ministério do Esporte (@minesporte)“Os emissários da Fifa têm elogiado nossas engenharias na visitas aos

estádios”, destaca @aldorebelo em evento. http://pic.twitter.com/q4SQ9JJc

Folha de S.Paulo (@folha_com)Eleitor levará em média 40 segundos para votar, calcula TSE.

http://bit.ly/SpVhFQ

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Aumento da participação de menores em crimes violentos reacende

discussão sobre legislação. http://migre.me/aQ75C

Itaipu Binacional (@usina_itaipu)Nesta sexta-feira (28), tem @usina_itaipu no Discovery Channel. Imperdível!

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Universidades ficam sem R$ 1 bilhão; verba está parada no BNDES

http://jb.com.br/.dLjN

Portal R7.com (@portalR7)Mercado não acredita em novo corte na Selic e eleva projeção da

inflação http://r7.com/0DBc #R7

SporTV (@SporTV)Sonnen volta a provocar Jon Jones: “Arrume o braço, você vai

precisar” http://glo.bo/RVVATD

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

Fichas sujas barrados pela Justiça Eleitoral preparam substituições.

Reuters Brasil (@reutersbr)OMS anuncia descoberta de novo vírus similar ao da Sars

http://dlvr.it/2CV2J8

Anthony Garotinho (@blogdogarotinho)Deputado federal do PR-RJ

Lula, para tentar eleger Fernando Haddad, está destruindo o governoDilma, e vai acabar criando uma guerra entre as facções petistas.

Época (@RevistaEpoca)Instituto Oswaldo Cruz deve começar a testar em 2013 vacina contra

malária em humanos http://glo.bo/Qadi9q

Page 8: 09-25-2012.pdf

08 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

UM TOQUE PELA VIDA

Comércio vestirá rosa para alertar sobre câncer de mamaIniciativa do Conselho da Mulher Empresária, campanha foi lançada ontem (24) em Rondon

Em média, a cada mês umamulher é diagnosticada com cân-cer de mama em Marechal Cân-dido Rondon. A informação foidada ontem (24) à noite por Ade-mar Batschke, secretário munici-pal de Saúde, durante o lança-mento da campanha “Um toquepela vida”, na sede da Acimacar.A iniciativa tem como objetivoalertar as mulheres sobre a im-portância de fazer com frequên-cia os exames preventivos dadoença, o que pode significarmaiores chances de cura.

A campanha - que tem comosímbolo maior a cor rosa presen-te em camisetas usadas por em-presárias e colaboradas do co-mércio rondonense - é realizadapelo Conselho da Mulher Empre-sária, em parceria com a Acima-car e patrocínio do ConvênioSempre Vida. Ela foi realizadapela primeira vez no ano passa-do, quando duas mil camisetasforam comercializadas.

Este ano, a meta é chegar atrês mil. Segundo Ianes Maria Si-monini, presidente do Conselhoda Mulher Empresária, o objetivo

Feirão do Imposto é realizado em Quatro PontesFoi realizado na última

sexta-feira (21), junto ao Su-permercado Krüger, em Qua-tro Pontes, o Feirão do Im-posto. A ação partiu de umainiciativa da Associação Co-mercial e Empresarial (Aci-

O movimento “A Sombra do Imposto” aconteceu na última sexta-feira (21),

junto ao Supermercado Krüger: conscientização da população

em relação à alta carga de tributos paga pelos produtos

quap), em parceira com a Fe-deração das Indústrias doEstado do Paraná (Fiep), atra-vés do movimento “A Som-bra do Imposto”.

Segundo o presidente daAciquap, João Carlos Kuhn,o objetivo da mobilização foipromover a conscientização

da população em relação àalta carga de tributos pagapelos produtos, bens e servi-ços. Para isso, foram repassa-dos ao público materiais in-formativos e realizada mos-tra de produtos com e semimpostos para que houvesseuma comparação.

certamente será alcançado, poisantes mesmo do lançamento dacampanha, 1,5 mil camisetas jáforam comercializadas. Parte dosrecursos provenientes da vendaserá doada ao Hospital do Câncerde Cascavel (Uopeccan).

As vendas das camisetas emais informações podem ser ob-tidas com Juciane na Acimacar,pelo telefone (45) 3284-5704.

CRONOGRAMAA campanha “Um toque pela

vida” acontecerá de 10 a 27 deoutubro. Neste período, explicaIanes, será levado conhecimen-to às mulheres da comunidaderondonense sobre formas de pre-venção do câncer de mama, emespecial a detecção através dosexames periódicos. Para atingir oobjetivo, no dia 10 de outubro, acampanha iniciará com um pedá-gio nos principais semáforos dacidade, das 17 às 19 horas, para acolocação dos adesivos da cam-panha e entrega do panfleto ex-plicativo do autoexame da mama.

Na sequência, durante todo omês de outubro, o comércio local

estará uniformizado com a cami-seta oficial da campanha, bemcomo a sede da Acimacar e ospontos turísticos como o lagomunicipal, prefeitura e chafarizestarão devidamente iluminadosem tom rosa, fazendo com quepopulação toda participe destacampanha preventiva.

Para finalizar, no dia 27 deoutubro, das 16 às 18 horas, acampanha será encerrada comuma caminhada com o slogan“Um Toque pela Vida”, a qualterá apoio do Sesc. A caminhada,cuja estimativa de público é de

400 pessoas, todas usando ascamisetas cor de rosa da campa-nha, terá saída na Praça WillyBarth com destino ao lago muni-cipal, onde será desenvolvidaprogramação especial.

GRANDEZAPara Ana Carolina Seyboth,

representante do Convênio Sem-pre Vida, que patrocina a campa-nha, a iniciativa é um gesto emque se sobressai “à grandeza daalma e do coração”. Isso porque,conforme ela, a campanha “Umtoque pela vida” tem como obje-

tivo maior a promoção da saúde.“Isso poupa as pessoas da dor edo sofrimento e transforma vi-das”, enalteceu Ana Carolina.

O presidente da Acimacar,Luciano Cremonese, lembrouque já na primeira edição em 2011,diante da repercussão que teve,a campanha se tornou um casede sucesso reconhecido pela Fe-deração das Associações Comer-ciais e Empresariais do Paraná(Faciap). “É uma satisfação paraa Acimacar ser parceira de umacampanha maravilhosa comoesta”, elogiou Cremonese.

Ianes Maria

Simonini,

presidente do

Conselho da

Mulher

Empresária: “A

meta é

comercializar

três mil

camisetas da

campanha”

Sede da Acimacar já está decorada com

faixas em tom rosa, alusivas à campanha

Fotos: Cristiano Viteck

Divulgação

Page 9: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 GERAL

DENGUE

Paraná tem 35 municípios em situação de riscoEles foram listados pela Secretaria de Estado da Saúde como alertapara ocorrência da doença, devendo melhorar ações de combate

Trinta e cinco municípi-os do Paraná foram lista-dos pela Secretaria de Es-tado da Saúde como emsituação de risco ou alertapara ocorrência de dengue,devendo melhorar suasações de combate. Dessesmunicípios, 25 já enfrenta-ram epidemias da doençanos últimos seis anos. Arelação foi divulgada on-tem (24) e será atualizadamensalmente, para divul-gação com os boletins so-bre os números da dengue.

Nove municípios - AssisChateaubriand, Andirá,Londrina, Cambé, SantaFé, Iporã, Altônia, SantaTerezinha do Itaipu e SãoMiguel do Iguaçu - tiverama situação classificadacomo preocupante porquejá tiveram dois ou três anosepidêmicos e por isso têmmaior risco de casos gra-ves da doença.

A lista foi apresentadadurante a reunião mensaldo Comitê Gestor Interse-torial de Controle da Den-gue e segue uma novametodologia de análise daSala de Situação. “Nestemês fizemos um cruza-mento dos índices de in-festação predial com os ín-dices de casas não visita-das pelos agentes de en-demias”, explicou o coor-denador da Sala de Situa-ção, Ronaldo Trevisan. Ametodologia ainda está emfase de construção e nospróximos meses serãoacrescentados novos indi-cadores.

Para o superintendentede Vigilância em Saúde,

Sezifredo Paz, a lista serámais um instrumento parachamar a atenção de ges-tores e da população. “Éessencial que todos conhe-çam o risco real de epide-mia de dengue em sua ci-dade. Não é possível quepensemos na doença ape-nas no verão. A dengue secombate todo dia, o anotodo”, ressaltou.

CLIMAApesar de o Paraná

não registrar casos dedengue há quatro sema-nas, 13 regiões do Estadoestão em situação de mé-dio risco para o desenvol-vimento do mosquito trans-missor. O motivo são asrecentes chuvas, que, alia-das ao forte calor, propici-am a reprodução do Aedesaegypti. A informação estábaseada no monitoramen-

to do Laboratório de Cli-matologia da Universida-de Federal do Paraná, queavalia 18 estações climáti-cas em todo o Estado.

A Secretaria da Saúdeorienta que as equipesmunicipais de saúde refor-cem as visitas casa a casa.Os moradores tambémpodem intensificar o com-bate à dengue. Basta verifi-car periodicamente suasresidências à procura dedepósitos que possam acu-mular água. “Cinco minu-tos muitas vezes são sufici-entes para eliminar todosos criadouros do mosquitoem casa”, afirmou a chefedo Departamento de Vigi-lância Ambiental, IvanaBelmonte.

INTEGRAÇÃOPara novembro está

previsto um evento em

Curitiba para discutir a in-tegração dos agentes deendemias com a estraté-gia de saúde da família. O

evento ainda não temdata definida, mas faráparte das ações do mêsque marca o Dia D de

MUNICÍPIOS DA REGIÃO, PORORDEM DE RISCO DE EPIDEMIA:

Matelândia

Santa Terezinha de Itaipu (já teve três anos epidêmicos)

Entre Rios do Oeste

Medianeira (já teve um ano epidêmico)

Toledo

Marechal Cândido Rondon (já teve um ano epidêmico)

Assis Chateaubriand (já teve dois anos epidêmicos)

São Miguel do Iguaçu (já teve dois anos epidêmicos)

Mercedes (já teve um ano epidêmico)

Santa Helena (já teve um ano epidêmico)

Guaíra (já teve um ano epidêmico)

São José das Palmeiras (já teve um ano epidêmico)

Combate à Dengue. Acampanha deste ano jáestá sendo produzida pelaSecretaria da Saúde.

Page 10: 09-25-2012.pdf

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

Eleições em Marechal Rondon

Coligações e partidos intensificamEnquanto alguns grupos jáestão distribuindo o planode governo, outros começamesta etapa dos trabalhosa partir de hoje (25)

Daqui a exatos 11 dias, em torno de35 mil eleitores de Marechal Cân-dido Rondon têm um importante

compromisso das 08 às 17 horas do dia 07 deoutubro: votar para eleger o novo prefeitoe vice-prefeito, bem como os novos vereado-res. Nesta reta final, as coligações e partidosdos seis candidatos que postulam o cargo dechefe do Poder Executivo municipal estãointensificando a campanha, tanto na sedecomo no interior.

Até o momento os grupos preferiram emsua maioria manter o mistério sobre quaisas propostas que vão apresentar para acomunidade rondonense. Contudo, faltan-do dez dias para o pleito, os planos degoverno começam a ser distribuídos especi-almente a partir desta semana. Com osmateriais em mãos, os eleitores poderãoavaliar, comparar e esclarecer o que cadacandidato pretende fazer por Marechal Cân-dido Rondon nos próximos quatro anos e,a partir daí, quem sabe, definir o voto - aomenos para quem ainda não definiu.

SAÚDE EM 1º LUGARNas duas semanas restantes, a coligação

“Rondon Legal” (PSC-PHS-PMN), do can-didato a prefeito Ítalo Fernando Fumagali(PSC), deve contar com mais pessoas nacampanha para intensificar os trabalhos,especialmente de distribuição do plano degoverno. A informação é do coordenador ecandidato a vice-prefeito, Arno Figur (PSC).“Nosso plano de governo deve começar a serdistribuído a partir da me-tade desta semana”, estima.

Questionado sobre quaisas propostas que se sobres-saem das demais no grupo eque são consideradas as maisimportantes, ele mencionaque em primeiro lugar es-tão ações que visam melho-rar o setor de saúde. “Pro-pomos estender os horáriosde funcionamento da Far-mácia Básica das 07 às 19horas, inclusive nos finaisde semana com pelo menosmeio período, pois doençanão ter hora para acometeras pessoas. Nosso objetivotambém é diminuir o tempo de espera porexames e consultas com especialistas, e tra-balhar para implantar um hospital universi-tário no município”, detalha.

Em segundo lugar, Figur cita a pavi-

mentação urbana e rural e, em terceiro, aeducação. “Uma das propostas é fornecermaterial escolar e uniforme completo, in-cluindo tênis, para os alunos do ensinomunicipal. O benefício também será estendi-do para alunos do ensino estadual e que sãode famílias carentes”, informa.

AÇÕES CIDADÃS

A coligação “Mais Ron-don” (PP-PDT-PT-PMDB-PR-PC do B), do candidatoa prefeito Moacir Froehlich(PMDB) e do vice SilvestreCottica (PP), pela qual am-bos tentam a reeleição, pla-nejou a campanha em trêsmomentos. O primeiro de-les foi a realização de maisde 30 reuniões, tanto na sedecomo nos distritos, paraouvir a população e cons-truir um novo plano degoverno. Em um segundomomento foi distribuído nacidade material com a pres-tação de contas do primeiro

mandato. Nos distritos, esta entrega vai ocor-rer de forma conjunta com as propostas degoverno, cujo material começa a ser entreguea partir de hoje (25) em todo o município.

“É um plano de governo que foi ampla-

mente debatido e traz propostas que sãoprioritárias para Marechal Cândido Ron-don. Não há nenhum absurdo ou algo maissonhador. São de fato ações concretas e queprecisam ser realizadas nos próximos qua-tro anos”, expõe o coordenador de marke-ting do grupo, Lair Bersch, segundo o qual,paralelo a isso foram planejados dois gran-des encontros: um já aconteceu no últimodia 13, enquanto o segundo será realizadono próximo dia 04 (quinta-feira), no CTG,no último dia permitido para campanha.

Faltando dez dias para opleito, os planos de

governo começam a serdistribuídos especialmentea partir desta semana. Comos materiais em mãos, oseleitores poderão avaliar,comparar e esclarecer o

que cada candidatopretende fazer por

Marechal Cândido Rondonnos próximos quatro anos

Faltando menos de duas semanas para as eleições, a partir de agora os trabalhos na campanha seintensificam, incluindo a distribuição dos materiais com as propostas de governo

Coordenador de marketing da coligação“Mais Rondon”, Lair Bersch: “É um plano de

governo que foi amplamente debatido. Não hánenhum absurdo ou algo mais sonhador”

Fotos: Maria Cristina Kunzler

Page 11: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 11TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 POLÍTICA

Sobre as principaispropostas que estão

sendo apresentadas àpopulação, Lair

afirma que, assimcomo no primeiro

mandato de Moacir eCottica, o foco nãoestá somente em

obras, mas tambémem ações cidadãs

trabalhos na reta final da campanhaDe acordo com o rondonense, os traba-

lhos estão sendo intensificados nesta retafinal, incluindo a massificação visual. “Porisso do uso de bandeiras nas ruas e nos locaisonde há maior movimentação de pessoas. Aomesmo tempo, respeitamos a opinião públi-ca, que em sua maioria não quer o uso deplacas, cavaletes e som de rua”, aponta.

Sobre as principais propostas que estãosendo apresentadas à população, Lair afirmaque, assim como no primeiro mandato deMoacir e Cottica, o foco não está somente emobras, mas também em ações cidadãs e volta-das ao lado humano. “Esse talvez seja ogrande desafio de buscar este equilíbrio: terum orçamento que possa ser dividido entreobras e ações que são mais cidadãs. Acredita-mos que o governo Moacir e Cottica podegarantir isso, pois novos governantes pos-sivelmente levariam dois a três anos paraconseguir fazer essa engrenagem funcionar,enquanto nós já temos um governo constitu-ído e sabemos onde estão os problemas ecomo solucioná-los”, argumenta.

TRANSPARÊNCIAPÚBLICA

O coordenador da cam-panha do candidato a pre-feito Maicon Palagano(PSOL), Luciano Palagano,comenta que o partido estáintensificando nos últimosdias a campanha, apesar deque o material que contémpropostas de governo jávem sendo distribuído háalgum tempo. “O que nãovamos fazer e utilizar sãobandeiras, até pela ideolo-gia do partido. Estamos per-correndo o interior, bair-ros e alguns pontos de gran-de movimentação no município”, analisa.

Palagano expõe que algumas propostas

estão sendo defendidas com maior veemên-cia nesta campanha, dentre elas está a trans-parência pública na administração, possibi-litando a todos o livre acesso àsinformações das licitações. “OPSOL também defende o fim dasterceirizações, assim como bus-camos propostas ambientaispara os municípios, defenden-do uma cidade ecologicamentecorreta”, conclui.

RESTAURANTEPOPULAR E CENTRO

DE CONVIVÊNCIAA coligação “Rondon leva-

do a sério” (PTB-PSL-DEM-PSB-PV-PSDB-PSD) começouna semana passada a distri-buir o material com os princípios e propos-tas dos candidatos a prefeito e a vice dogrupo, Vitor Giacobbo (PTB) e VerinhaSeyboth (DEM), respectivamente. “Enten-demos que quem se propõe a ser prefeito evice, se não tiver princípios, vai fazer um

trabalho de qualquer manei-ra. Nós temos o princípio daética, da responsabilidade, docomprometimento. Em segui-da temos algumas metas,como a melhoria da qualida-de de vida e propostas emsaúde, educação, infraestru-tura, entre outras”, afirma ocandidato a prefeito.

Dentre as propostas apre-sentadas, Vitor menciona queduas especialmente estão sedestacando: a construção decentros de convivência e derestaurante popular. “O cen-tro de convivência seria umlocal implantado em áreas po-

pulosas. Em um mesmo local, seria disponi-bilizada educação integral; aula de música,

informática, dança, instrumentos e teatro;cursos profissionalizantes; refeitórios; ativi-dades esportivas diversas, inclusive natação

voltada para todos os pú-blicos; atividades específi-cas para idosos; Cemic(Centro de Estudos doMenor e Integração na Co-munidade) etc”, declara.“Este é um projeto que jáexiste em Foz do Iguaçu ese tornou um modelo, tan-to que a educação daquelemunicípio conquistou ní-veis de destaque no Ideb(Índice de Desenvolvimen-to da Educação Básica)”,aponta. A candidata a vice-prefeita, Verinha Seyboth,emenda que o centro deconvivência oferecerá o

contraturno escolar. “Isso significa que a cri-ança entra de manhã e só sai à tarde do local.Os pais poderão trabalhar tranquilos enquan-to o filho está sendo bem cuidado”, destaca.

Já o restaurante popular, explica o candi-dato à majoritária, seria construído e viabili-zado inteiramente pelo município. “É umainiciativa tão boa que várias cidades implan-taram, independente do número de habitan-tes. É uma ideia que pegou, pois é um localonde se oferece uma alimentação saudável e apreços acessíveis. Na parte da manhã é prepa-rado o almoço, à tarde podem ser realizadoscursos profissionalizantes e de reaproveita-mento de alimentos, e à noite o local fica àdisposição da comunidade como, por exem-plo, para sediar encontros”, sugere.

NÃO FOI LOCALIZADOO coordenador de campanha do PPS e

candidato a vice-prefeito, Neri Wagner, nãofoi localizado pela reportagem para falar sobreo assunto. O coordenador do PRB e candidatoa vereador, Elias Severiano Carvalho (Qüem-Qüem), não quis não se pronunciar.

Dentre as propostasapresentadas, Vitormenciona que duasespecialmente estão

se destacando: aconstrução de

centros deconvivência e de

restaurante popular

Coordenador de campanha dacoligação “Rondon legal” e candidato a

vice-prefeito, Arno Figur: “Uma daspropostas é fornecer material escolare uniforme completo, incluindo tênis,para os alunos do ensino municipal”

Candidata a vice-prefeita e candidato a prefeito da coligação“Rondon levado a sério”, Verinha Seyboth e Vitor Giacobbo,

respectivamente: metas com a melhoria da qualidadede vida e propostas em saúde, educação,

infraestrutura, entre outras áreas

Coordenador de campanha do PSOL ecandidato a vereador, Luciano Palagano:

“Estamos percorrendo o interior,bairros e alguns pontos de grande

movimentação no município”

Arquivo/OPFotos: Maria Cristina Kunzler

Page 12: 09-25-2012.pdf

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

30 mil cartilhas serão distribuídas a partir desta semanaEscolas e centros de Educação Infantil dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 serão contemplados com kits

“A Carta da Terra para Cri-anças chega para complemen-tar o trabalho de construçãocoletiva para um mundo me-lhor que desenvolvemos comos nossos alunos. Estamos mui-to felizes com a novidade”. Aafirmação foi feita por NeusaMartins Guimarães, que coor-dena o Centro Municipal deEducação Infantil Jardim Lin-doia, em Foz do Iguaçu, apósreceber das mãos do diretor deCoordenação e Meio Ambienteda Itaipu Binacional, NeltonFriedrich, e da chefe da Divisãode Educação Ambiental da pre-feitura, Iracema Maria Cerutti,o kit contendo as cartilhas queserão utilizadas com os 176 alu-nos de sua escola.

Neusa, assim como dezenasde representantes de institui-ções municipais de ensino, alu-nos e pessoas diretamente liga-das com a propagação da edu-cação ambiental, acompanhouna sexta-feira (21), no auditórioda Fundação Cultural, o lança-mento da Carta da Terra paraCrianças. As 30 mil cartilhasproduzidas serão distribuídas,a partir da próxima semana,em todas as escolas e centrosmunicipais de educação infan-til dos 29 municípios da Baciado Paraná 3 (BP3). “A Carta daTerra para Crianças nasce comoum libelo de esperança; o ins-trumento que faltava para tra-balhar nas crianças a ideia deque um novo mundo é possí-

vel”, disse o diretor de Coorde-nação, ao acrescentar que “omaterial impresso não vai ficarparado nas prateleiras parareceber poeira, mas, sim, vivere permear as salas de aula”.

O ato oficial contou ainda,com a presença do prefeito deFoz, Paulo Mac Donald Ghisi;a presidente do Conselho deDesenvolvimento dos Muni-cípios Lindeiros ao Lago deItaipu e prefeita de Pato Bra-gado, Normilda Koehler, e asecretária de Educação de Foz,Joane Vilela Pinto.

Mac Donald destacou a im-portância da Carta da Terrapara Crianças, como um novomaterial que passará a desper-tar nos estudantes a consciên-cia da transformação. Normil-da ressaltou as parcerias e colo-cou o Conselho dos MunicípiosLindeiros à disposição paracontribuir nas ações que pro-

movam um mundo mais justo,solidário e equilibrado.

PARCEIROSO material, que contém lin-

guagem simples e figuras ilus-trativas que remetem aos cui-

Fotos: Nilton Rolin

Carta da Terra para Crianças: reforço na educação com o focona mudança de atitudes por um mundo melhor

A presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeita de Pato Bragado, Normilda Koehler, com professorespor ocasião da solenidade de lançamento, na sexta-feira (21), em Foz, da Carta da Terra

dados com a natureza, a terra,a água e o ar, foi elaborado emparceria com a Prefeitura deFoz do Iguaçu, a Itaipu Binaci-onal e o Conselho de Desenvol-vimento dos Municípios Lin-deiros ao Lago de Itaipu.

Page 13: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 13TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 GERAL

RAIOS ULTRAVIOLETAS

Rondon registra índice de radiação “muito alto”Risco requer que as pessoas ampliem os cuidados com a pele

O verão ainda demora a che-gar, mas os raios solares já estãomais intensos no município Ma-rechal Cândido Rondon e região,que possui “risco muito alto deultravioleta”, segundo dados daSomar Meteorologia.

A empresa classifica a radiaçãosolar das cidades em cinco faixasde risco, conforme o índice ultravi-oleta (IUV): baixo, moderado, alto,muito alto e extremo, sendo que acidade rondonense já está sendoenquadrada no nível quatro.

Apesar da exposição solar, agrande maioria das pessoas nãoadota os devidos cuidados paraprevenir problemas de pele. Ainformação é da médica Fabian-ne Ricci, segundo a qual, é justa-mente nessa época do ano, naprimavera e em breve no verão,que os raios solares incidem noPlaneta Terra de uma forma maisintensa, por isso a necessidadede redobrar os cuidados. “Osraios incidem de forma perpendi-

Fotos: Carina Ribeiro/OP

Médica Fabianne Ricci: “Mesmo emdias nublados é preciso usar filtrosolar, pois as nuvens filtram muito

pouco dessa radiação”

cular, chegando com mais inten-sidade na superfície”, ressalta.

Por conta disso, ela lembraque o uso do filtro solar tem queser um hábito diário, tal qual es-covar os dentes. “Não basta pas-sar uma vez só e pensar que estáprotegido pelo resto do dia, é ne-cessário reaplicar, em média, acada três horas, ou especialmen-te nos horários de maior exposi-ção”, recomenda.

CAMADAFabianne lembra que a cama-

da de ozônio funciona como umaproteção natural às radiaçõesultravioletas A, B e C. No entanto,como a camada está danificada,os índices de ultravioleta A e Bestão mais e mais intensos.

Os raios ultravioletas favore-cem o surgimento de câncer depele. Deste modo, o uso de blo-queador solar constitui-se na prin-cipal forma de prevenção à doen-ça, afirma a médica.

PELE CLARAComo a região de Marechal

Rondon possui grande quantida-

CUMULATIVOA exposição solar resulta em

danos cumulativos ao longo detoda a vida, menciona a médica.“Quando a pessoa se queima nosol e fica com a pele vermelhaocorre uma agressão muitogrande às células, podendo le-var, em longo prazo, a lesõesmalignas (câncer) ou pré-ma-lignas (que podem evoluir paracâncer de pele)”, alerta.

Ela garante que é muito fre-quente, em consultório, a pre-sença de pessoas com lesõesdevido à exposição solar.

Segundo Fabianne, as lesõesde pele que podem evoluir paraum câncer costumam ser aver-melhadas, não coçam, não doem,mas crescem gradativa e lenta-mente. “Por esse motivo, muitasvezes, as pessoas acabam nãose preocupando logo”, afirma.

Quando estão em fase maisavançada, elas se tornam feri-das que nunca são curadas.“Com o tempo de evolução, aslesões malignas tendem a san-grar”, detalha.

A maioria dos casos de pré-maligna ou maligna possuem tra-tamento, ressalta a médica.“Quanto mais precoce for o di-agnóstico, mais fácil para alcan-çar a cura. Por isso, é sempreimportante contar com a avalia-ção de um profissional”, conclui.

de de descendentes alemães e,por isso, de pele clara, cresceainda mais a necessidade de ado-ção de cuidados. “A pele clara éainda mais sensível ao sol e porisso a proteção tem que ser in-tensificada, sendo recomenda-do filtro solar com Fator de Pro-teção Solar (FPS) 30, no mínimo”,justifica a profissional.

Em ocasiões em que a pes-soa está exposta a situações debanho, como praia e piscina, ouainda quando sua bastante, anecessidade de reaplicar o filtrosolar é ainda maior. “Em algunscasos até mesmo de hora emhora”, complementa.

SOMBRAA médica ressalta que mes-

mo em dias nublados os raiosultravioletas incidem sobre aTerra. “As nuvens filtram mui-to pouco dessa radiação, porisso é importante proteger apele”, enfatiza.

O uso de sombrinhas ou guar-da-chuva, segundo ela, não é su-ficiente para conter a radiação. “Asombrinha de nylon não protege,pois os raios ultravioletas perpas-sam esse material”, detalha.

Conforme Fabianne, o mes-mo ocorre quando se trata debarracas de camping, sendonesse caso preferíveis as fa-bricadas com lona. “Na praia,mesmo a pessoa estando de-baixo da barraca de lona, elaacaba recebendo radiação, jáque os raios são refletidos pelaareia”, explica.

Uma novidade no mercado,informa, são as roupas com filtrosolar. Há também luvas, bonés eaté mesmo barracas.

Fonte: Somar Meteorologia

Raiosultravioletasultrapassamaté mesmosombrinhas

de nylon

Page 14: 09-25-2012.pdf

14 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

DESCASO

Entulhos continuam sendo depositados em locais proibidosDesta vez, a antiga Pedreira Carpizza, localizada no interior do município, foi alvo de crime ambiental

A prática de depositar lixosem locais inapropriados, prin-cipalmente em meio à vegeta-ção, tem se tornado constanteem Marechal Cândido Rondon.Além da situação lamentávelencontrada no Anel Viário, ondesemanalmente são jogados di-versos entulhos, no último sá-bado (22), a antiga Pedreira Car-pizza, localizada no interior domunicípio, também acabou sen-do alvo de crime ambiental.

Uma grande quantidade derestos de gesso foi deixada nolocal, juntamente com brinque-dos, materiais escolares e vári-as peças de roupas que aindapoderiam ser doadas, já queestão em bom estado. O dono dapropriedade entrou em conta-to com a reportagem do JornalO Presente para relatar o fato esua indignação, pois não é a

primeira vez que entulhos sãodeixados na pedreira. Ele dizque constantemente se deparacom este tipo de situação e porse tratar de uma propriedadeparticular e, principalmente,com ampla vegetação, é extre-mamente proibido jogar lixo nolocal. Para o rondonense, as pes-soas deveriam se conscientizarum pouco mais em relação aoque costumam fazer com o lixo,seja de empresas, indústrias oude consumo pessoal, pois, alémde agredir o meio ambiente,estão invadindo locais particu-lares, sendo que há lugares eformas apropriadas para sedesfazer dos entulhos.

RESPONSABILIDADEO secretário de Agricultura e

Política Ambiental, UrbanoMertz, afirma que na antiga Pe-dreira Carpizza é totalmenteproibido jogar qualquer tipo delixo porque não há nenhum de-pósito de entulho no local, já quese trata de uma propriedadeparticular. “Nestes casos, o pro-prietário deve registrar um bo-letim de ocorrência, assim comofizemos quando pessoas depo-sitaram lixo no aterro sanitário.O Ecoponto, localizado no Par-que de Exposições, se encontraem pleno funcionamento e lá hácontainers para o depósito deentulhos de pequenas quanti-dades como restos de constru-ção, plásticos, vidros, lâmpadas,entre outros. Em relação ao ges-so jogado na pedreira, é de res-ponsabilidade das empresas que

trabalham com esse tipo dematerial se desfazer dele em umlocal adequado. Existem produ-tos que precisam ser deposita-dos apenas em aterros industri-ais ou a empresa deve contratarum disk entulho. As pessoas quepreferirem denunciar casos as-sim poderão fazê-la diretamen-te no Instituto Ambiental do Pa-raná (IAP) de Toledo, pois a equi-pe tomará as providências cabí-veis”, diz o secretário, acrescen-tando que “os munícipes e em-presas precisam começar a pen-sar que os resíduos que elas ge-ram têm um custo e elas devempagar por ele, não simplesmen-te jogar no meio ambiente”.

Mertz lembra que em Mare-chal Rondon os entulhos aindasão recolhidos gratuitamente,mas em outros municípios,como Toledo, é cobrado deter-minado valor pelo serviço, alémde estar sujeito à multa em casode deixar na rua. “Rondon já éuma cidade muito grande paracontinuar realizando esse tra-balho sem custos. É preciso cri-

ar um plano municipal inte-grado de resíduos sólidos. O Ser-viço Autônomo de Água e Esgo-to (Saae) já contratou uma em-presa e depois das eleições deveser dada continuidade nesteprojeto. Uma vez que o planofor elaborado, o município po-derá se candidatar a recursos eprojetos para resolver este pro-blema”, conclui.

Fotos: Vanderleia Kochepka

Programação especial marca Dia da Árvore em Guaíra

Secretário Urbano Mertz: “Étotalmente proibido jogar qualquertipo de lixo na pedreira porque não

há nenhum depósito de entulhono local. Trata-se de umapropriedade particular”

Arquivo/OP

Na última sexta-feira, 21 desetembro, foi comemorado o Diada Árvore, data que marca ofim inverno e o começo da pri-mavera. Nesse dia simbólico,muitas instituições promove-ram ações de reflexão, a fim dechamar a atenção sobre a ne-

cessidade da vegetação no equi-líbrio do meio ambiente, consi-derando que as árvores são defundamental importância paraa conservação do solo, para aproteção dos rios, para regula-rização do micro clima e princi-palmente para a manutenção

dos diferentes tipos de fauna ede flora. Em Guaíra, a data foicomemorada com a entrega deervas medicinais e com o plan-tio de mudas de árvores em di-versas escolas municipais.

Os trabalhos de entrega ede plantio das mais de 400 es-

pécies foram desenvolvidospelo Departamento de MeioAmbiente, sob a coordenaçãodos assessores Anderson San-dro da Rocha e SebastianaMaria Boscarioli. Para os as-sessores, o Dia da Árvore cons-

titui uma oportunidade de tra-balho voltado para a educaçãoambiental, pois traz a possibi-lidade de desenvolver refle-xões e ações ambientais juntoaos alunos, aos professores e atoda a sociedade.

Foi realizadaentrega de ervas

medicinais efeito plantio de400 mudas de

árvores emdiversas escolas

municipais

Uma grande quantidade de restos degesso foi deixada na antiga Pedreira

Carpizza, juntamente combrinquedos, materiais escolares e

várias peças de roupas

Fotos: Divulgação

Page 15: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 15TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 GERAL

PRONAF ESPECIAL

Agricultores terão créditocom juros de 1% ao ano

Objetivo é atender produtores de municípios que tenhamdecretado situação de emergência ou calamidade pública

Os agricultores da regiãoagora possuem uma novaalternativa de obter créditoa custos extremamente in-feriores aos praticados nomercado financeiro em con-dições normais: poderão ob-ter até R$ 10 mil em emprés-timo com taxa de juro de1% ao ano. Isso porque, ogoverno federal autorizoua contratação de crédito deinvestimento para produ-tores familiares que tiveramperdas por estiagem, seca,excesso de chuvas, enchen-tes ou enxurradas, ocorri-dos em municípios que te-nham decretado situação deemergência ou estado de ca-lamidade pública em fun-ção dos citados eventos cli-máticos adversos, com re-conhecimento pelo Minis-tério da Integração Nacio-nal. Trata-se da linha Pro-naf Investimento Especial.

De acordo com o gerenteda agência do Banco do Bra-sil em Marechal CândidoRondon, Luiz Carlos Si-queira, a linha já está dis-ponível e poderão ser aten-didos pelo menos 500 pro-dutores rurais da agricul-tura familiar. “Já estamospreparados para a contra-tação e nossa previsão dedesembolso é de R$ 5 mi-lhões”, declara.

FINALIDADEA finalidade dos recur-

sos, com base em propostasou projetos, deverá ser dereconstrução e revitalizaçãodas unidades familiares deprodução; práticas de uso,manejo e conservação dosolo e da água; implantaçãode projetos de irrigação; for-mação e melhoria de pasta-gens, e produção e conser-vação de forragem destina-da à alimentação animal; ououtros investimentos reco-mendados no projeto técni-co, sempre que ficar com-provada a viabilidade téc-nica e econômica.

Por outro lado, é vedadaaquisição isolada de ani-mais e aquisição ou refor-

ma de máquinas e equipa-mentos usados. O custeioassociado ao investimentoé de até 35% do valor doprojeto. “Produtores deten-tores de operações prorro-gadas serão analisados casoa caso”, ressalta o gerente.

PÚBLICO-ALVOSegundo Siqueira, qual-

quer banco poderá oferecera linha de crédito, sendoque o público-alvo é de agri-cultores familiares enqua-drados no Pronaf, por meioda Declaração de Aptidãoao Pronaf (DAP), localiza-dos nos municípios que te-nham decretado situação deemergência ou estado de ca-lamidade em função de even-tos climáticos adversos, nasregiões Sul, Sudeste e Cen-tro-Oeste.

O período de contrata-ção seguirá até 31 de janeirode 2013. “A taxa efetiva dejuros é de 1% a.a. e há aindao bônus de adimplência de

Gerente do Banco do Brasil, Luiz Carlos Siqueira: “Já estamos preparadospara a contratação e nossa previsão de desembolso é de R$ 5 milhões”

Arquivo/OP

20% sobre o valor de cadaparcela paga até a data devencimento”, salienta.

O prazo para pagamen-to poderá ser de até dezanos, incluído carência deaté três anos, quando a ati-vidade assistida requereresse prazo e o projeto téc-nico comprovar a necessi-dade. A reposição é de acor-do com o cronograma deretorno previsto no proje-to técnico ou proposta sim-plificada de crédito.

Conforme Siqueira, asgarantias necessárias são asnormais exigidas pelo ban-co, sendo uma delas a assis-tência técnica. “É obrigató-ria a apresentação de proje-to técnico elaborado porempresa credenciada juntoao banco, com técnico re-gistrado no respectivo con-selho profissional”, lembra.

A perda de renda deveser comprovada por meiode laudo técnico individualou coletivo.

Page 16: 09-25-2012.pdf

16 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

DESTAQUE ESTADUAL

Oeste concentra maior número de produtores orgânicosNa região, 1,2 mil famílias trabalham com orgânicos. No Paraná,

o mercado responde por 15 mil empregos diretos no campo

O contexto socioambiental daprodução e consumo de orgâni-cos nos 29 municípios da Bacia doParaná 3 (BP3) foi o tema dosdiálogos durante os três encon-tros setoriais envolvendo os nú-cleos de formadores de educa-ção ambiental de Cascavel, Ma-rechal Cândido Rondon e Foz doIguaçu no mês de setembro.

Mas, além do diálogo e omaior esclarecimento sobre aprodução e o consumo de orgâ-nicos, as políticas públicas sobreagricultura orgânica, o cenárioregional do Programa de Desen-volvimento Sustentável que in-tegra o movimento socioambi-ental Cultivando Água Boa, oapoio aos agricultores familia-res por meio da Assistência Téc-nica de Extensão Rural (Ater), aatuação das cooperativas e ascontribuições dos nutricionistasque trabalham com a alimenta-ção saudável, os gestores deeducação ambiental partirampara a prática ao visitarem algu- Produção e consumo de orgânicos foi o tema dos encontros de setembro envolvendo os núcleos de formadores de

educação ambiental de Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu

Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich: “Todaeducação é educação ambiental por incluir ou excluir a visão

de que somos parte do mundo natural”

mas propriedades rurais.No caso do núcleo de Foz do

Iguaçu - que esteve reunido naúltima quinta-feira (20), em SãoMiguel do Iguaçu - o período datarde foi reservado para conhe-cer as atividades desenvolvidasna propriedade de orgânicos dafamília de José Maioli. “Mais doque falar sobre o tema, optamospela experiência presencial quefaz toda a diferença para os nos-sos formadores de opinião”, dis-se a gerente de Educação Ambi-ental da Itaipu Binacional, LeilaAlberton, que conduziu os traba-lhos, com apoio do coordenadorda Rede de Educação AmbientalLinha Ecológica, Mauri Schneider,e a equipe da empresa NativaSocioambiental.

A cada encontro, o diretor deCoordenação e Meio Ambienteda binacional, Nelton Friedrich,fez questão de estar presentepara ressaltar o papel estratégi-co e fundamental que o educadorambiental tem sobre o tema, mas,

principalmente, reforçar que“educar é preparar para a vida”.

O coordenador-geral do Pro-grama Cultivando Água Boa fa-lou sobre o avanço do consumode alimentos saudáveis na re-gião, ao citar que hoje 22 muni-cípios dos 29 da BP3 utilizam pro-dutos orgânicos na merenda es-colar. Outro dado é que o seg-mento de orgânicos é o que maisestá crescendo no mundo. NoEstado do Paraná o mercadoresponde por 15 mil empregosdiretos no campo, sendo a re-gião Oeste a que concentra omaior número de produtores:1,2 mil famílias que trabalhamcom orgânicos. “Todos os diasfazemos opções no sentido demelhorar o planeta. Por isso,somos o que fazemos”, decla-rou Friedrich

Ele aproveitou a oportunida-de para anunciar que a regiãoestá sendo representada pelaItaipu Binacional, com uma ca-deira no conselho fiscal da Asso-ciação Brasil Orgânico e Susten-tável (Abrasos). A conquistaaconteceu no dia 12 de setembro,em São Paulo, e significa o aque-cimento do setor, principalmentedurante a Copa do Mundo de 2014e os Jogos Olímpicos de 2016.“Chegou o momento de mostrar-mos o nosso potencial regional etornar Foz do Iguaçu - uma dasprincipais cidades indutoras doturismo -, não apenas em esta-ção de chegada, mas de consu-mo consciente e com continuida-de”, ressaltou.

O engenheiro agrônomo El-son Borges dos Santos, que inte-gra a Comissão Nacional de Pro-dução de Orgânicos (Cnapo), aler-tou para o fato de que o consumo

de orgânicos cresce 30% ao ano.“O governo federal abriu as por-tas para o mercado de orgânicos.Agora, precisamos nos integrare articular ações para fazer damelhor maneira a transição agro-ecológica, mudança que irá re-sultar em comida boa nas mesasbrasileiras, e, consequentemen-te, vida saudável para todos”,disse Santos, conhecido por Zulu.

CONTRIBUIÇÕESOs encontros setoriais con-

taram com a presença de diver-sos parceiros, entre eles o es-pecialista em Engenharia de Pro-dução, diretor-presidente daAspramat e diretor da Coope-rativa de Produtores da Agricul-tura Familiar (Cooprafa), Gabri-el de Carvalho; a nutricionistaque atua com a merenda esco-lar no município de Ramilândia,Tássia Lima; o coordenador téc-nico do Centro de Apoio ao Pe-queno Agricultor (Capa), SidneiFrancisco Muller.

Participaram, ainda, o pre-sidente da Cooperativa deAgroecologia e da Indústria Fa-miliar de Marechal CândidoRondon (Coperfan), HerbertoLamb; o nutricionista que atuano Programa Nacional de Ali-mentação Escolar (PNAE), daSecretaria de Educação de To-ledo, Rafael Cristiano Heinrich;a presidente da Associação dosProdutores da Agricultura e Pe-cuária Orgânica de São Migueldo Iguaçu (Aprosmi), MarleneMaria Schimidt; o coordenadorda Aprosmi e técnico da em-presa Biolabore, Adelar Soaresde Oliveira; o engenheiro agrô-nomo que integra a ComissãoNacional de Produção de Orgâ-nicos (Cnapo), Elson Borges dosSantos; o coordenador do Pro-grama de Desenvolvimento Ru-ral Sustentável, inserido no Cul-tivando Água Boa, Sérgio An-gheben, e o engenheiro agrôno-mo que atua na área de projetosda binacional, João José Passini.

Fotos: Nilton Rolin

Elson dos Santos, o Zulu, membro da Comissão Nacional de Produção deOrgânicos, fez o alerta: “o momento de agir é agora”

Page 17: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 ESPECIAL

Page 18: 09-25-2012.pdf

18 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERTERÇA-FEIRA,

25 DE SETEMBRO DE [email protected]

Dia 25: Alfredo Kunkel

Dia 25: Andressa Paludo

Dia 25: Antônio Celso Pereira

Dia 25: Cintia Alexandra Zanatta

Dia 25: Claudia Mazieri

Dia 25: Cleusa Chambó

Dia 25: Inês Vieira

Dia 25: Ivete Johan

Dia 25: Ledi Weçolovis

Dia 25: Levi Martins Gomes Filho

Dia 25: Nestor Spohr

Dia 25: Pedro Alt

Dia 25: Rodrigo Fachi

Dia 25: Rosali Bresolin

Dia 25: Valdemar Gustavo Lange

MÚSICA DE CÂMARA -CINCO DE CORDASO Sistema Sesc/Senac Toledo promove

hoje (25) o concerto Música de Câmara, quebusca agregar conhecimento e valorizaçãoda cultura musical brasileira. O grupo Cin-co de Cordas é um quinteto de instrumen-tos clássicos, que vem democratizar a músi-ca de Curitiba, tornando popular e diverti-do até os mais eruditos dos repertórios. Oconcerto vai acontecer às 20 horas, no Cen-tro da Juventude do Jardim Europa/Améri-ca, com entrada franca.

INSCRIÇÕESPRORROGADAS

Permanecem abertas, na AssociaçãoComercial e Empresarial de Marechal Cân-dido Rondon (Acimacar), as inscrições parao curso “Oratória avançada: a arte de falarcom público”, que será desenvolvido quinta(27) e sexta-feira (28) e nos dias 03, 04, 18e 19 de outubro. O curso estará voltadomais para a prática do que aos estudosteóricos. O instrutor será João Carlos Klein.

PROGRAMASOBRE ITAIPU

O programa sobre Itaipu no Discovery Channel,que iria ao ar na última sexta-feira (21), foi adiado pelocanal e será exibido nesta sexta-feira (28), às 19 horas.A alteração foi divulgada no site brasileiro do canal.O terceiro episódio da série Contagem Regressivaexibirá os projetos e instrumentos da engenharia deItaipu que a protegem de problemas críticos. O docu-mentário terá uma hora de duração e será reprisadona madrugada de sábado (29), às 05 horas. As filma-gens revelarão detalhes da usina nunca antes exibi-dos por um canal de tevê. Mesmo quem conhece Itaipude perto pode se surpreender com os gráficos em 3D.A produção foi encomendada pela Discovery Channela Windfall Films, de Londres.

O casal de odontólogos Josiane e Ademir Chapla

Leila Fotografias

Eliandra Schaefer estreou idade nova no último dia 19.

Aqui, fotografada por Rosane

Oficina da Foto

Page 19: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 SOCIAL

AGENDA DETREINAMENTOS

E CURSOSA Associação Comercial e

Empresarial de Marechal Cân-dido Rondon (Acimacar) estádivulgando os cursos e treina-mentos que finalizam a agen-da de setembro. Hoje (25) acon-tece a palestra gratuita “Dire-ção defensiva com primeirossocorros”, das 19h30 às 23horas. Ela é voltada para inte-grantes do Núcleo de Mecâni-cas e Autoelétricas. Amanhã(26), das 19h30 às 21h30, serárealizada a palestra “Preven-ção de câncer no colo do úte-ro”, com a médica Malka Sokol.O evento é gratuito para inte-grantes do Conselho da Mu-lher Empresária.

Já na quinta-feira (27), das19h30 às 21h30, acontece o cur-so gratuito “Mecânica Básicapara Mulheres”, voltado paraintegrantes do Núcleo de Me-cânicas e Autoelétricas.

CONEXÃO

EMPRESARIALEmpreendedorismo, econo-

mia e globalização é o tema daúltima das quatro palestras doConexão Empresarial 2012, pro-moção da Uniacic, em Cascavel.O assunto vai ser apresentadopelo ex-presidente da Embraer eex-ministro Ozíres Silva. Elaserá realizada hoje (25), a par-tir das 19h30, no auditório dareitoria da FAG.

TURISMO COMO

“GRANDE NEGÓCIO”Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, come-

morado desde 1980 no dia 27 de setembro, entidadesenvolvidas com a organização e qualificação dosetor de turismo em Cascavel promovem uma pa-lestra dedicada ao trade de eventos e negócios domunicípio. Será sobre o tema “Refletindo sobreoportunidades de turismo: um grande negócio!”,intitulada “Atendimento ao turista de negócio eeventos”, no Anfiteatro Emir Sfair, a partir das 19horas de quinta-feira (27).

Arquivo pessoal

Simpatia emfamília:Jonas eCristine

Kempp coma filhaRebeca

Carina Ribeiro/OP

O diretor do Colégio

Luterano Rui Barbosa,

Neander Kloss, e o

capelão Sérgio Becker

da Silveira, assim

como estudantes do

estabelecimento de

ensino, recepcionarão

nos dias 04 e 05 de

outubro uma comitiva

do Colégio Rui

Barbosa de Imbituva

(PR). A visita é uma

forma de intercâmbio

cultural. O grupo do

7º ano ainda

conhecerá indústrias

e outras instituições

de Marechal

Cândido Rondon

Page 20: 09-25-2012.pdf

20 | O PRESENTE ESPECIAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

Page 21: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 GERAL

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS

Média é de um empréstimo anual para cada 4 pessoasEm torno de 26,4 mil livros estão disponíveis nas estantes das duas bibliotecas públicas de Marechal Rondon

A Semana Internacional doLivro, que teve início ontem (24),tem servido, anualmente, paradestacar a importância culturaldeste instrumento de obtençãode conhecimento e que contribuipara acionar sentimentos e a ima-ginação das pessoas, indepen-dente de idade, raça ou preferên-cia. Por mais simples e antigo queseja, ou mesmo nas versões maismodernas e tecnológicas, elepode ser um objeto de grandepoder. Como a maioria das ca-madas populacionais não temacesso à versão virtual de histó-ria e estórias, nada mais fácil egratuito do que ler um bom etradicional livro de papel. Por issoas bibliotecas se constituem emelementos de transformação.

Em Marechal Cândido Ron-don, as bibliotecas públicas Mar-tinho Lutero (centro) e AliceWeirich (Bairro São Lucas) reali-zam em torno de 11.772 emprés-timos anuais de livros, númeroequivalente a cerca de um em-préstimo anual para cada quatrorondonenses, sem contar as bi-bliotecas escolares, de faculda-des ou universidade.

Conforme a responsável pe-las bibliotecas vinculadas à Se-cretaria Municipal de Cultura,Arlete Lopes, detalhadamenteforam em torno de 350 emprés-timos mensais na Biblioteca Ci-dadã e outros 630 na bibliotecacentral. “Com certeza o espaçocriado a partir da unidade doBairro São Lucas contribuiu paraa descentralização do acesso àleitura”, afirma.

Estima-se que a Biblioteca

Martinho Lutero, que existe des-de 1972, tenha hoje em torno de 24mil exemplares, enquanto a uni-dade Alice Weirich, aberta no anopassado, tem em torno de 2,4 mil.Significa que a biblioteca do cen-tro possui dez vezes mais do quea mais nova. Mesmo assim, ofluxo de empréstimos não segueessa linha, alcançando a metadedas retiradas da maior bibliote-ca. “É um privilégio contar comuma biblioteca no meio da comu-nidade, pois ela atende morado-res de vários bairros. Além doSão Lucas, também do Marechal,do Ana Paula e ainda alunos dasescolas Jean Piaget, WaldomiroLiessem, entre outras. Até doBotafogo já veio gente pegar li-vro. Isso demonstra que o públi-co está usufruindo bastante des-se espaço”, relata Arlete.

EXEMPLARESA partir de outubro próximo,

as duas unidades passarão a termais 800 novos exemplares ob-tidos pelo município por meio doPrograma Livro de Baixo Custo,da Fundação Biblioteca Nacio-nal. “Já recebemos essa remes-sa e os livros foram divididosigualmente entre elas. Uma par-te deles já foi colocada à dispo-sição para empréstimo, enquan-to outra parte está sendo cata-logada”, garante Arlete. Segun-do ela, são obras de autoresdiversos, incluindo livros infan-tis e adultos sobre história, ro-mances, dentre outros.

Além dos exemplares já en-tregues pelas editoras, há pers-pectiva de ampliar ainda mais

os acervos por meio de recur-sos do programa. “Como os pe-didos foram em grande volu-me, as editoras ficaram comdificuldade de entregar pronta-mente e por isso o farão tãologo for possível”, comenta.Assim, espera-se que outros800 livros sejam colocados àdisposição dos leitores rondo-nenses, totalizando 1,6 mil uni-dades de folhas novinhas echeirosas para “consumo” pe-los ávidos leitores. “É a primei-ra vez que o município recebetantos livros a fundo perdido.Representa um ganho muitogrande para a população”, ga-rante Arlete, lembrando queas obras representam um in-vestimento de R$ 15 mil.

OS MAIS DESEJADOSDe acordo com a estagiária

Daiane Maria Pagnoncelli, den-tre os títulos novos e os maisprocurados estão o romance Fa-zendo meu filme, de Paula Pi-menta; Diário de uma paixão,

Uma parte dos novos livros está sendo catalogada para ser colocada à disposiçãodo público: expectativa é concluir o trabalho em outubro

Por meio do programa, as duas bibliotecas do município terão mais 1,6 mil exemplares de livros

assim como outros escritos porNicholas Sparks; A Saga do Cre-púsculo, de Stephenie Meyer, eagora também o livro sobre aautora. Ainda tem os livros so-bre a história dos clubes de fute-bol, a coleção Querido Diário,Otário, de Jim Benton; e a novacoleção Que Semana! Paixão noAr, ou Que Semana! Virando oJogo, de Rosie Rushton. Dentreos livros infantis e infanto-juve-nis com maior número de em-préstimos pelos leitores estãoos de Pedro Bandeira, tais comoPântano de Sangue e A Marca deuma Lágrima; Sozinha no Mun-do, de Marcos Rey; A Casa daMadrinha, de Lygia Bojunga; eainda se mantém entre as maisdesejadas a coleção de Ziraldo.

EXEMPLOAos dez anos, Marcos Fer-

nando Reis da Silva é um dosfrequentadores mais assíduos daBiblioteca Cidadã, localizada nobairro. Segundo conta Arlete, elejá está na sua terceira carteirinhade registros de empréstimos delivros, o que significa que já leumais de 100 livros infantis. “Elevem praticamente todos os dias,pois gosta muito do ambiente etambém adquiriu o gosto pelaleitura”, garante. Ela observaque o hábito de “Marquinhos”,como já é chamado pelas aten-dentes da biblioteca, já teve re-sultados positivos, segundorelatado pela mãe. “Ele teve umamelhora significativa no aprendi-zado na escola”, conta.

Uma das novidades muito aguardadas por Marquinhos e seusamigos é a abertura do Telecentro, que funcionará anexo à bibliotecado São Lucas. “A expectativa é de que os oito computadores comacesso à internet devem estar instalados em cerca de 30 dias”,informa a responsável.

O local será mais uma oportunidade de acesso à informação, adiantaArlete. “Os computadores poderão ser usados para pesquisas em geral,principalmente escolares. Acredito que a procura será grande”, prevê.

Por outro lado, ela já esboça uma certa preocupação em relaçãoaos pequenos visitantes diários. “Vamos orientar o Marquinhos e ascrianças em geral de uma forma que as máquinas não substituam oslivros na vida deles”, conclui.

TELECENTRO

Marcos Fernando dos Reis da Silva, dez anos, é um dos

frequentadores assíduos da Biblioteca Cidadã e que já

recomenda livros para os amigos

Fotos: Carina Ribeiro/OP

Page 22: 09-25-2012.pdf

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: Início de semanaem que tende a sentir o pesode certas limitações. Per-cepção do quanto tem sidocobrado em termos de rela-

cionamentos. E que se sente sozinho.

TOURO: Cuidado para nãose deixar abater pelo pessi-mismo e sentimento de ina-dequação. Tende a se sen-tir inseguro em relação aos

caminhos a trilhar, e com quem.

GÊMEOS: Hoje tende a sen-tir o peso de certas preocu-pações materiais. Cuidadocom o apego ao conhecido,o que limita bastante suas

possibilidades.

CÂNCER: Cuidado com atendência a se apegar avelhos padrões nos relacio-namentos e em família. Pormedo do desconhecido, ten-

ta se aferrar ao que conhece. Isso limita.

LEÃO: Questões de saúdeou de trabalho podem lhepreocupar neste início desemana. Perceba se não

está sendo rígido demais e tentando seaferrar a algo que lhe limita.

VIRGEM: Hoje tende a sesentir inseguro em questõesmateriais e afetivas. Apren-dizado de maturidade, quepode confrontá-lo com a so-

lidão inerente da condição humana.

LIBRA: Aprendizado de ma-turidade emocional, de terque cuidar mais de si. Situa-ções tensas em família, nolar, na vida privada. Tendên-

cia a se sentir distanciado da família.

ESCORPIÃO: Dia de refle-xões e de importantes apren-dizados emocionais e espiri-tuais. Uma nova etapa inici-ará em breve. Busque não

sentir-se melancólico.

SAGITÁRIO: Tendência ase sentir inseguro em re-lação à auto-estima e aoseu valor. Pode quererse apegar a velhos pa-

drões, como forma de defesa diantede inseguranças.

CAPRICÓRNIO: Um dia emque tende a se sentir maisfechado ou sobrecarregado.Atenção com a tendência àresistência às mudanças, o

que lhe traz problemas.

AQUÁRIO: Necessidade deintrospecção. Mas isso nãosignifica se isolar. Início desemana importante paraperceber suas resistências,

padrões e bloqueios.

PEIXES: Possibilidade deconflitos envolvendo ami-gos, empresas ou grupos.Tende a sentir dificuldadede convívio social. O dia

pede mais silêncio e introspecção.

LIMPEZA NA PENITENCIÁRIAO diretor da Penitenciária reúne os presos no pátio e diz, com ajuda de

um megafone:- Atenção! Quero todo mundo varrendo e limpando as suas celas, porque

amanhã o presidente vem aí!Ao que um dos presos comenta com um amigo:- Custou, mas botaram esse safado no xadrez!

TIJOLOSO camarada vai trabalhar numa obra, como ajudante de pedreiro. Logo

no primeiro dia, o mestre-de-obras chama a sua atenção:- Ô, rapaz! Os outros serventes levam dez tijolos de cada vez! Por que

você leva só cinco?- Ah, o senhor sabe como tem gente folgada nesse mundo! Vai ver eles

têm preguiça de fazer duas viagens, patrão.

GEOGRAFIA ESCOLARA mãe chega para o filho e pergunta:- Joãozinho, o que você está estudando?- Geografia, mamãe.- Então me diga: onde fica a Inglaterra?- Na pagina 83, mãe.

Ingredientes:2 copos de leite morno30 g de fermento4 ovos (batidos como pão deló, isto é, claras em neve,juntar a gema e bater)

Pão de alho

Modo de preparo:Dissolva o fermento no leite, junte todos os ingredientes

restantes, menos o alho. Acrescente a farinha por último.Sove, fermente, junte o alho à massa. Sove e faça os pães.Deixe crescer novamente, pincele com a gema e o óleo e asse.Pode acrescentar mais alho se desejar.

20 g de margarina20 g de manteiga4 colheres de óleo1 colher (sopa) de sal1 colher (sobremesa) de açúcar8 dentes de alho bem socados1 kg de farinha de trigo

22 | O PRESENTE VARIEDADES TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

PORTUGUÊS CALORENTOUm brasileiro, um alemão e um português estavam fazendo uma viajem

muito longa de carro, só que no meio do caminho eles se perderam e foram pararnuma estrada de terra com o sol quente no lombo chegando aos 40° graus,quando de repente o carro enguiça. Aí o brasileiro fala:

- E agora o que vamos fazer? Já sei, já que não tem mais jeito, cada umvai seguir seu rumo e pronto. Bom, eu vou pegar o banco do carro porque seeu estiver cansado no meio do caminho eu tenho onde relaxar...

O alemão fala:- Bom então eu também vou indo, vou pegar o radiador do carro porque se

no meio do caminho eu ficar com sede tenho onde beber água.O português fala:- Bom, então também vou indo, vou pegar a janela do carro...Os dois olharam para ele e perguntaram juntos:- A janela? Pra quê???O português responde:- Porque se eu sentir muito calor na estrada eu sento e abro a janela!!!

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela.

TERÇA-FEIRA (25)

Edgar afirma para Constância queLaura continuará recebendo Isabel emsua casa. Jurema repreende Berenicepor deixar o vestido de noiva de Isabelno varal. Caniço provoca um acidentecom o vestido de noiva de Isabel.Albertinho se irrita com os elogios querecebe dos amigos por humilhar Isa-bel. Guerra desconfia de que Fernan-do tenha inveja de Edgar. Constânciafala para Assunção que ele precisaagradar a família Vieira para conse-guir um cargo melhor. Praxedes tentaconversar com Eulália. Constânciadescobre que Laura e Edgar dormemem quartos separados.

LADO A LADOO Borralho se reúne para assis-

tir à apresentação de Sandro na TV.Gilson e Lygia sofrem por causa deSamuel. Cida pede para Elano acom-panhá-la à delegacia para falar comSarmento. Chayene é desprezada eSocorro é ovacionada pelos fãs emSobradinho. Dália combina com Mar-çal sua fuga do hospital psiquiátri-co. Sandro vence o concurso. Ela-no leva Cida para visitar o túmulodos pais. Liara fala para Lygia queela precisa entender o que realmen-te sente por Gilson. Sidney levaInácio para falar com Rosário. Elanoe Cida se reconciliam.

AVENIDA BRASILTufão passa mal com a revela-

ção de Jorginho. Max desmente asacusações de Leleco. Jorginhoaconselha Tufão a procurar um dossequestradores de Carminha. Lu-cinda avisa a Débora que Jorginhofoi preso. Tufão conta para a famíliaque Max é pai biológico de Ágata ede Jorginho. Muricy conta paraCarminha que Tufão foi atrás deSerjão e ela se desespera. Waller-son chama Suelen para ir a suacobertura. Max fala com Serjão nafavela. Tufão, Leleco e Zenon per-seguem o sequestrador. Carminhavisita Nina.

CHEIAS DE CHARME○

Robson impede Ju de conversarcom Dinho. Nando e Marcela gritam porsocorro. Raquel fala com Tatá e con-firma sua vinda ao Brasil. Ju diz a Liaque vai contar para Dinho que nãogosta de acampamento. Orelha acon-selha Dinho a terminar seu namoro.Robson encontra Morgana lendo nabarraca. Paulina comenta com Loren-zo que Tatá quer convencer Raquel aficar. Lorenzo se preocupa com Tatá.Dinho e Ju conversam na praia. Bruno,Rasta, Nélio e Ana percebem o pedidode socorro de Marcela. Fatinha seinsinua para Cezar. Dinho acusa Liade ter estimulado Ju a mentir para ele.

MALHAÇÃO

*

Page 23: 09-25-2012.pdf

ESPERADO

Dilma sanciona com três vetos a MP da SecaArtigos que tratavam das condições para liquidação do saldo devedor, de linhas de crédito

especiais para estiagem e alteravam a data limite dos prazos fixados foram vetados

A presidenta Dilma Rous-seff sancionou a Lei 12.716,originada na Medida Provi-sória 565, que trata da rene-gociação das dívidas dos pro-dutores rurais e de destina-ção de crédito para atendersetores produtivos rural, in-dustrial, comercial e de servi-ços de municípios com situa-ção de emergência ou estadode calamidade pública reco-nhecidos pelo Poder Execu-tivo federal. A MP, apelidadade MP da Seca, foi sanciona-da com três vetos e a lei pu-blicada no Diário Oficial daUnião de ontem (24).

Segundo mensagem envi-ada ao Congresso Nacionalcom as explicações sobre osvetos, o artigo 7º, que trata-va das condições para liqui-dação do saldo devedor, bemcomo sobre descontos adici-onais em caso de pagamentoantecipado de parcelas vin-cendas, foi vetado por ampli-ar benefícios já concedidos.

O Ministério da Fazendapropôs o veto por considerarque a “medida representaampliação de negociação járealizada em programas an-teriores, pois aplica novo eexcessivo desconto aos sig-nificativos benefícios já con-cedidos, o que representariaum impacto de R$ 2,3 bilhõesao Tesouro Nacional”. Alémdisso, a Fazenda lembra oartigo 16 da Lei de Responsa-bilidade Fiscal (LRF), que es-tabelece que “para toda açãogovernamental que aumentedespesa, é obrigatório apre-sentar a estimativa do im-pacto orçamentário-financei-ro, o que não é feito na pro-posta”.

REGIÃO SULO governo vetou ainda os

artigos 9º e 13º. O artigo 9ºtratava de linhas de créditoespeciais temporárias paraprodutores rurais que tive-ram prejuízos em decorrên-

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 AGRONEGÓCIO

cia da estiagem em algunsmunicípios dos Estados doSul. As linhas envolviamcrédito no âmbito do Pro-naf e BNDES.

Segundo a justificativa doveto, a abertura dessas linhasde crédito já foi realizada pormeio de resoluções do Con-selho Monetário Nacional(CMN). O artigo 13º alteravaa data limite dos prazos fixa-dos para a liquidação ou re-negociação de operações decrédito, para a concessão dedescontos, suspensão de exe-cuções fiscais, entre outros,de 17 de setembro de 2008para 31 de dezembro de 2013.

Segundo exposição demotivos publicada no DOU,o veto foi feito porque “talcomo redigida, a medida podeensejar a interpretação de queforam reabertos não somen-te os prazos finais da renego-ciação como também as datasde contratação das dívidaspassíveis de renegociação”.

Rally da Pecuária chega ao Paraná

O Rally da Pecuária 2012chega ao Paraná hoje (25).Após avaliar a qualidade daspastagens e entrevistar pro-dutores de Goiás, Tocantins,Pará, Mato Grosso, Rondôniae Mato grosso do Sul, os técni-cos visitarão propriedadesnas regiões de Umuarama eLondrina. Amanhã (26), o co-ordenador da Equipe 4 doRally da Pecuária, MaurícioPalma Nogueira, realizaráuma palestra sobre mercadopara pecuaristas no ParqueGovernador Ney Braga, às 19horas. Na quinta-feira (27), aEquipe 4 seguirá para o Estado

Divulgação

O Valor Bruto da Produção(VBP) do setor agropecuário devecrescer 7,9% em 2012 e atingir R$351,8 bilhões. A projeção é daConfederação da Agricultura ePecuária do Brasil (CNA). Segun-do a entidade, a valorização dascotações da maioria dos produ-tos agropecuários no mercadointernacional, reflexo da quebrade safra em importantes paísesprodutores, deve impulsionar oVBP, que no ano passado foi cal-culado em R$ 326,3 bilhões.

A CNA observa que o aumen-to da demanda externa por produ-tos agropecuários, impulsionadopela antecipação dos embarques,também contribuiu para a expec-tativa de crescimento do VBP em2012. O faturamento bruto das la-vouras deve crescer 8,9% e alcan-çar R$ 216,9 bilhões. Já o VPB dascarnes deve atingir neste ano R$134,9 bilhões, valor 6,2% superiorao ano passado (R$ 127 bilhões).

No caso da soja, carro-chefedo agronegócio brasileiro, a pro-jeção é de aumento de 19,4% novalor da produção, para R$ 67 bi-lhões, apesar da quebra de 11,8%na safra brasileira, provocada pelaestiagem no início deste ano. ACNA atribui a expansão do VBP dasoja ao aumento das cotações daoleaginosa, principalmente apósa confirmação de quebra da safranorte-americana, aliado ao au-mento da demanda.

Conforme o estudo da CNA, aredução de 8% na produção decana-de-açúcar, em função doritmo lento da colheita nos pri-meiros meses e do atraso namoagem nas indústrias, fez comque os preços do produto aumen-tassem 31,5%, o que favoreceu oincremento da receita. A CNAprojeta que o VBP da cana devechegar a R$ 39 bilhões, o querepresenta um aumento de 20,9%frente aos R$ 32,3 bilhões recebi-dos em 2011.

A colheita da safra recorde de

Faturamento da agropecuáriadeve crescer 7,9% em 2012

de São Paulo, avaliando pro-priedades em Araçatuba.

A viagem de 40 mil quilôme-tros por nove Estados avaliaráa pecuária brasileira em aspec-tos como qualidade de pasta-gens, evolução do rebanho decorte, técnicas de manejo utili-zadas e índices zootécnicos. Orebanho brasileiro é estimadopelo Ministério da Agriculturae Pecuária em 213 milhões decabeças, sendo 185 milhões degado de corte. O Paraná possuirebanho de aproximadamente9,5 milhões de cabeças.

As cinco equipes do Rallyda Pecuária percorrerão cerca

Nos Estados, equipes fazem mapeamento e avaliação de pastagens

de 40 mil quilômetros emGoiás, Tocantins, Pará, MatoGrosso, Rondônia, MatoGrosso do Sul, Paraná, Mi-nas Gerais e São Paulo. Noroteiro estão programadasvisitas a cerca de 120 fazen-das, cujas pastagens serãomapeadas e fotografadas, le-vando em consideração in-formações como a homoge-neidade do pasto, volume demassa, população de plan-tas, altura do capim, presen-ça de erosão, plantas invaso-ras, além de um histórico deutilização dessas pastagensrelatado pelos pecuaristas.

milho e alta de 9,1% nos preçosrecebidos pelos produtores leva-ram a CNA a projetar aumentode 38,2% na receita dos produto-res, que deve atingir R$ 33,4 bi-lhões, ante os R$ 24,2 bilhões re-gistrados no ano passado.

As projeções para o café sãode queda de 15,3% no faturamen-to, apesar da colheita da safrarecorde de 50,48 milhões de sa-cas de 60 quilos, volume 16,1%acima do colhido na safra passa-da. A estimativa é de que o VPBdo café recue para R$ 19,1 bi-lhões, ante os R$ 22,5 bilhões doano passado.

CARNESNo caso das proteínas ani-

mais, a estimativa é de queda de5,4% no faturamento da carnebovina, que deve atingir R$ 54,7bilhões, ante os R$ 57,8 bilhões doano passado. Já para a carne defrango a projeção é de aumentode 33,5% no valor da produção, quedeve atingir R$ 37,5 bilhões. Ostécnicos da CNA atribuem o bomdesempenho da avicultura ao au-mento de 30,8% nos preços recebi-dos. “O aumento do custo de pro-dução, puxado pela alta do milho eda soja, tem feito com que osprodutores reduzam a produçãode aves e consequentemente háuma queda de oferta de produtono mercado”, diz a entidade.

Na suinocultura, as estimati-vas são de queda de 11% no fatu-ramento do setor, “o que se deveà redução da demanda, que nãoassimilou o aumento do preço dacarne”. Os técnicos da CNA lem-bram que as exportações emagosto apresentaram aumentode 25% em relação ao volumeembarcado em julho, o que con-tribuiu para diminuir a oferta nomercado interno. Segundo a CNA,enquanto a produção de carnesuína cresce 2% neste ano, a re-ceita dos produtores deve cair9,2% e alcançar R$ 9,47 bilhões.

Page 24: 09-25-2012.pdf

24 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

SELEÇÃO BRASILEIRA DE GR

Toledanas conquistam ouro e prata no Sul-AmericanoDo total de 18 medalhas conquistadas pela Seleção Brasileira, cinco de ouro e uma de prata ficaram com Toledo

O Brasil conquistou exce-lentes resultados no Campe-onato Sul-Americano de Gi-nástica, que aconteceu no úl-timo final de semana em Cali,na Colômbia. A Seleção Bra-sileira contou com represen-tantes de Toledo, sendo asatletas Mayra Gmach no con-junto, Simone Luiz e BrunaMorais no individual adultoe Geane da Costa Silva noindividual pré-infantil, alémda técnica da Seleção Brasilei-ra individual adulto, AnitaKlemann, e a professora Gra-cieli Morais, técnica da equipepré-infantil da Sadia/Prefei-tura de Toledo/Sesi.

Ao todo, foram conquis-tadas 18 medalhas, sendo 13de ouro, quatro de prata euma de bronze. Deste total,cinco de ouro e uma de prataficaram com as toledanas. Nacategoria adulto, a seleçãode conjunto conquistou oouro por equipe no apare-lho cinco bolas e nas três

As atletas de Toledo, Bruna Morais e Simone Luiz, que integraram a SeleçãoBrasileira, conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, no individual geral

Divulgação

fitas e dois arcos.No individual geral, as

atletas Bruna Morais e Simo-ne Luiz, da Sadia/Prefeiturade Toledo/Sesi, fizeram du-plo pódio com ouro e prata,respectivamente. Na catego-ria pré-infantil, com a gi-nasta toledana Geane, vie-

ram mais medalhas. O Brasilfoi campeão por equipe e aatleta ficou com o ouro noindividual geral.

Amanhã (26) as ginastasSimone Luiz e Bruna Moraisseguem para Maringá, onde vãorepresentar Toledo nos JogosAbertos do Paraná (JAPs).

Atletas da AcorreRondonsobem ao pódio no Circuito SescOs atletas da Associação

dos Corredores de Rua deMarechal Cândido Rondon(AcorreRondon) participa-ram, no domingo (23), da18ª edição do Circuito Sescde Caminhada e Corrida,com percurso de dez quilô-metros, em Cascavel.

Dos sete corredores quecompetiram, quatro subiramao pódio. A rondonenseMaura Costa da Silva, cate-goria 30-34 anos, cruzou alinha de chegada em 1º lugare garantiu a medalha deouro. Na categoria 45-49anos, Isoldi Kolm, e na 50-55anos, Aparecido RobertoPéla, conquistaram a prata.Já Friedemann Ernesto Wa-

zel, na 60-65 anos, faturou a3ª colocação na competição.Os esportistas AlexandroForlin, Antonio Carlos Pei-xoto e Rafael Cosme Piero-zon Tavares não trouxerammedalhas.

O próximo compromissoda equipe é no domingo (30),ocasião em que disputam aMaratona Internacional deFoz do Iguaçu.

Dos sete atletas rondonenses que participaram dacompetição, quatro trouxeram medalha

Divulgação

Definidos os campeões do Municipalde Futsal em Quatro Pontes

Os campeões do 19º Cam-peonato Municipal de Futsalforam conhecidos na últimasexta-feira (21), no Ginásio deEsportes Paulinho Hoffmann,em Quatro Pontes. Na catego-ria máster, a equipe de Toledoconquistou o 1º lugar e a arti-lharia da competição com Val-decir Borth. O vice-campeona-to foi garantido pelo time deLondrina, seguido de Casca-vel e Maringá.

No veterano, o time Pé naBola/Bar do Ricardo consagrou-se campeão, e ainda garantiu aartilharia com Padre MauroCassimiro, que marcou 16 gols,e a defesa menos vazada, como goleiro Polanski. A medalha

de prata ficou com o Grupo Ra-chão/Esmaga Sapo, que fatu-rou também o Troféu Discipli-na. A 3ª colocação foi garantidapela Cia. Lorenz e a equipe doPé Inchado ficou em 4º lugar.

Já no amador, os Amigos doFutebol/Positivo Materiais deConstrução “A” subiram no lu-gar mais alto do pódio ao ga-nhar do Grupo Rachão por 4 a 0.Além de conquistar a prata, oRachão ainda garantiu a arti-lharia com Fernando Anschau,que marcou 18 gols no torneio,e a defesa menos vazada, como goleiro Rafael Ruber. A meda-lha de bronze ficou com a Se-gunda Show B e o 4º lugar com otime Refrigeração LCA.

Rondonenses conquistam14 medalhas no Paranaensede Karate Interestilos

A equipe da Associação Liberda-de de Karate Shotokan, de MarechalCândido Rondon, que contou com 11atletas no Campeonato Paranaense deKarate Interestilos 2012, disputado noúltimo final de semana, em Capanema,conquistou 14 medalhas.

De Marechal Rondon, consagra-ram-se campeões na categoria katas(formas) Lara Coimbra Weimer, Jes-syka Toledo Iglezias e Gerson LuizPérius. Garantiram o vice-campeonato

Kymberli Nadine Guiosi e Ivo Matte. Amedalha de bronze foi conquistadapor Gustavo Henrique Vanzzo e Dag-mar Volnei Weimer.

Já na categoria kumite (lutas) su-biram no lugar mais alto do pódio Kym-berli Nadine Guiosi e Jessyka ToledoIglezias. A medalha de prata ficou comDagmar Volnei Weimer e Gabriel FelipeVanzzo. Faturaram o 3º lugar osatletas Ivo Matte, Gustavo HenriqueVanzzo e Lara Coimbra Weimer.

Fotos: Adriane Kappes/Karin Fotografias

Equipe Péna Bola/Bardo Ricardoconsagrou-se campeãona categoria

veteranodo 19º

CampeonatoMunicipalde Futsal

No amador,o time dosAmigos doFutebol/Positivo

Materiais deConstrução

‘A’conquistou o1º lugar dacompetição

Page 25: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 ESPORTES

MARINGÁ

Atletas rondonenses garantem medalhas nos JAPsPor outro lado, atletismo, basquete e handebol estreiam hoje (25)

Alguns dos atletas de Ma-rechal Cândido Rondon quedisputam a fase final dos Jo-gos Abertos do Paraná (JAPs),divisão A, que será realizadaaté sábado (29) em Maringá,já subiram ao pódio, enquan-to outros ainda estreiam nacompetição.

Entre os que obtiveram êxi-to está o judoca Renato Assun-ção de Oliveira, que disputou otorneio no sábado (22), na cate-goria leve, de 66 a 73 quilos, econquistou o bronze após der-rotar o atleta Lucas KazunoriBabata, de Campo Mourão, porippon (golpe perfeito).

Dos 18 judocas que dispu-taram a competição que ter-minou ontem (24), esta foi aúnica medalha rondonense dojudô nos JAPs, um desempe-nho inferior aos últimos anos,uma vez que o judô de Mare-chal Rondon já consagrou vá-rios campeões e medalhistasem edições anteriores. Naclassificação geral, o femini-no terminou em 12º e o mas-culino em 9º lugar.

CICLISMONo ciclismo as provas co-

meçaram no sábado e se esten-dem até hoje (25), com a provafinal de velocidade de 200 e500 metros/quilômetros. Dis-putam medalhas duas atle-tas rondonenses: Maria Tere-za Muller e Dayane CarolineKotz Ynhoatto. Jonatan Ro-gério Trindade Faria está forada competição.

Na prova contra o relógio, aciclista Maria subiu no lugarmais alto do pódio ao cruzar alinha de chegada em 1º lugar.Ela estava há dois anos sempedalar e retomou os treina-mentos há apenas três meses.Jonatan, no naipe masculino,

Mais duas rodadas movimentama Taça Maripá hoje e sábado

As disputas da 6ª TaçaMaripá/Palotina Esportes deClube e Torcidas de ClubesBrasileiros começam a defi-nir os favoritos ao título.Hoje (25) serão realizadosquatro confrontos, válidospela 6ª rodada, no campo daAssociação dos ServidoresMunicipais, em Maripá.

Às 18h45, se encontram oTime do Dudu x Time doEdinaldo, na categoria infan-til. As partidas no adulto ini-ciam às 19h15, com os duelosdo Internacional x Santos,Grêmio x Flamengo e Pal-meiras x Paraná.

Os jogos válidos pela 7ª ro-dada serão realizados no sá-

bado (29). Na ocasião, no in-fantil, às 16h50 a equipe doPérola joga diante do Time doEdinaldo, e às 17h20 Candeiaencontra o Time do Léo. Apartir das 17h45 iniciam osduelos no adulto, com as par-tidas de Grêmio x Paraná Clu-be, Internacional x Palmeira eSão Paulo x Corinthians.

Três jogos marcam rodadade hoje do Troféu Difusora

A 7ª rodada do 6º TroféuDifusora/Agrícola Horizon-te de Futsal, válida pelo gru-po A, acontece hoje (25), apartir das 19 horas, no gi-násio da Associação Atléti-ca Agrícola Horizonte. Naocasião, serão realizadas trêspartidas: 3AC/Viasul Tintas/Gráfica Líder/Allmayer Su-permercado x AACC/Copa-

gril/Colégio Evangélico Mar-tin Luther; Realize Materi-ais de Construção/Alume-glass x Corinthians de Mar-garida/Center Calçados/Gambá Armações; e aindaAllpha Bolas/Jardim Líder xActiva Imóveis/Transporta-dora Diesel Quatro Pontes/Vasatta Equipamentos de Se-gurança/Do Osso ao Óleo.

No ciclismo, a rondonense Maria Tereza Mullerjá garantiu o lugar mais alto do pódio duas vezes

Fotos: Leila Nunes

O judoca Renato Assunção de Oliveira, que disputou na categoria leve,de 66 a 73 quilos, conquistou o bronze para Marechal Rondon

conseguiu chegar em 12º nestaprova. Já Dayane disputou oCross Country e garantiu a 5ªcolocação.

No domingo (23), os atletascompetiram no circuito. Mariachegou em 7º, Dayane em 14º eJonatan abandonou a provacom câimbras. Ontem, na pro-va Marathon, Maria conquis-tou mais um ouro e Dayane nãoterminou a disputa.

BOLÃOO bolão masculino não teve

um resultado expressivo nacompetição. No sábado enfren-tou os donos da casa e foi der-rotado pelo placar de 1.370 a1.397. No domingo os rondo-nenses encontraram a equipede Clevelândia e perderam poruma diferença de 27 pontos. Aúltima chance de conseguir umresultado positivo era ontem,porém, os iguaçuenses joga-ram melhor e fecharam em1.403 contra 1.380, tirando osrondonenses da disputa.

Já a equipe feminina estáfazendo uma boa campanhanos JAPs. No primeiro jogo en-frentou Ponta Grossa e ganhoupor 1.341 a 1.325. O duelo mais

difícil foi diante do time pratada casa, ocasião em que elasperderam por 101 pinos de di-ferença, terminando em 1.285a 1.386. Ontem, jogaram con-tra Toledo e ganharam de 1.364a 1.347, mantendo viva a espe-rança de classificação para apróxima fase da competição.

FUTSALNo futsal masculino, a

equipe da Copagril/MCR es-treou na competição no do-mingo, diante do Paranavaí.Com entrosamento, alto ní-vel técnico e aproveitando asfalhas da defesa adversária,os rondonenses garantiram avitória por 4 a 1.

Ontem a Copagril/MCR en-frentou um difícil adversário:Cascavel. As duas equipes esta-vam muito bem postadas emquadra e não deram chancespara os adversários abrirem oplacar. O primeiro tempo ter-minou em 0 a 0. Na segundaetapa, porém, Mário Sergio chu-tou do meio da área e abriu oplacar para os cascavelenses. Foio único gol do jogo e, com isso, apartida terminou em 1 a 0.

Hoje a equipe rondonense

joga diante de Maringá, às20h30, e amanhã (26) enfrentaCampo Mourão, em horário aser definido.

ESTREIASHoje começam as disputas

no atletismo e o município ron-donense contará com dois re-

presentantes na briga por me-dalha. A equipe de basquetemasculino de Marechal Ron-don, por sua vez, também es-treia hoje, às 09 horas, contraAstorga, pelo grupo A. Já o han-debol entra em quadra às 13horas, diante de Goioerê, tam-bém pelo grupo A.

Page 26: 09-25-2012.pdf

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

COPA SUL-AMERICANA

Grêmio terá desfalques em jogo contra BarcelonaZagueiro Gilberto Silva e o apoiador Zé Roberto não atuarão.

Pará é outra baixa: ele cumpre suspensão automática

O Grêmio não terá trêstitulares para o primeiro du-elo contra o Barcelona deGuayaquil (EQU), amanhã(26), válido pelas oitavas definal da Copa Sul-America-na. Além de Pará, que teráde cumprir suspensão auto-mática, o zagueiro GilbertoSilva e o apoiador Zé Rober-to não atuarão. Ambos se-rão preservados.

A decisão de poupar a du-pla - os mais experientes doplantel tricolor - foi reveladapelo técnico Vanderlei Lu-xemburgo após o empate

contra o Atlético-MG, no do-mingo (23). Segundo o co-mandante, Zé Roberto, quedeixou o jogo com doresmusculares, preocupa o de-partamento médico tricolor.“É preocupante (situação doZé Roberto). Ele já vinha comuma dorzinha na panturrilhae agora vou deixar ele aí (Por-to Alegre). Ele e o Gilberto,que já vem jogando com dor,mas ele é homem. Dor paraele não é nada. Por isso queele é campeão do mundo.Jogador de alto nível supe-ra a dor. Vou deixar ele aí

para recuperar bem. Ele e oZé Roberto. Espero que alesão do Zé não seja gra-ve”, disse o treinador, ementrevista coletiva.

Gilberto Silva não apre-sentou nenhum problema deordem médica contra o Galo.Ele já vinha se queixando dedores musculares e havia sidopoupado de alguns treina-mentos do Grêmio em Ati-baia (SP). Além do trio, olateral-direito Gabriel, quenão está inscrito na CopaSul-Americana, também ficaem Porto Alegre.

Diretoria do São Paulo exige forçatotal no Brasileiro e na Sul-Americana

Técnico Fernandão sai em defesa de ForlánAutor do segundo gol do

Internacional na vitória con-tra o Bahia, no domingo (23),o atacante Forlán foi defendi-do pelo técnico Fernandão, jáque o camisa 7 vinha levandoa torcida colorada à loucurapelas seguidas chances des-perdiçadas antes de marcar oseu terceiro gol pelo clube.

Conhecido por não ter

Jefferson Bernardes

Rômulo rompe ligamentos dojoelho e para por seis meses

Um dos homens de confiançado técnico da Seleção Brasileira,Mano Menezes, o volante Rômu-lo sofreu uma grave lesão no joe-lho direito e deve ficar afastadodos gramados pelos próximosseis meses, podendo perder todoo restante da temporada.

O brasileiro saiu lesionadona vitória de sua equipe, o Spar-tak Moscou, no domingo (23),por 3 a 1, sobre o Rostov, no

Divulgação

Mesmo sem atuar, Bellucci voltaao top 40 do ranking da ATP

TOP 10 DO RANKING DA ATP 1º Roger Federer (SUI), 11.805 pontos

2º Novak Djokovic (SER), 10.470

3º Andy Murray (GBR), 8.570

4º Rafael Nadal (ESP), 7.385

5º David Ferrer (ESP), 5.960

6º Tomas Berdych (RCH), 4.965

7º Jo-Wilfried Tsonga (FRA), 4.520

8º Juan Martín Del Potro (ARG), 3.850

9º Janko Tipsarevic (SER), 3.285

10º John Isner (EUA), 2.610

Campeonato Russo, e, apósexames, teve confirmada umaruptura parcial do ligamentocruzado posterior do joelho di-reito. O atleta deve passar poruma cirurgia.

Em recuperação, o jogador,ex-Vasco, perderá os amistososda Seleção contra o Iraque e Ja-pão, ambos em outubro, além doscompromissos do Spartak naUefa Champions League.

O tenista Thomaz Bellucci nãoentrou em quadra na última se-mana, mas mesmo assim ganhouuma posição no ranking da Asso-ciação dos Tenistas Profissionais(ATP) e voltou a figurar entre os 40melhores, ocupando exatamentea 40ª colocação. Os pontos ganhosna disputa do Challenger de Cam-pinas mexeram nas colocaçõesdos outros brasileiros.

Vice-campeão em Cali e se-mifinalista no interior paulista,Thiago Alves assumiu o posto de2º melhor tenista brasileiro, su-perando Rogério Dutra Silva.Agora com 475 pontos, Alves ocu-

pa a 119ª colocação, seguido porRogerinho, que caiu nove posi-ções e nesta semana é o 127º.

João Souza, o Feijão, tambémsofreu uma queda acentuada deseis posições, e figura na 4ª colo-cação entre os brasileiros. Ricar-do Mello, 5º entre os atletas doBrasil, ganhou uma posição eagora é o 188º do mundo. O vice-campeão do Challenger de Cam-pinas, Leonardo Kiche, foi o tenis-ta nacional que mais ganhou po-sições, 15, e ratificou a melhortemporada da sua carreira, ocu-pando agora a 214ª colocação noranking da ATP.

O brasileiro Rômulo saiu lesionado na vitória doSpartak Moscou sobre o Rostov, no domingo (23)

Terminar o CampeonatoBrasileiro entre os quatromelhores e faturar o títuloda Copa Sul-Americana.Até o fim do ano, estes sãoos objetivos do São Paulo,que não quer ficar fora daLibertadores pelo terceiroano consecutivo. Para ter

sucesso, a diretoria tem con-versado com os jogadores paralembrar que a mesma disposi-ção deve ser apresentada nasduas competições em disputa.

“A diretoria vem conver-sando conosco para entrar-mos com força total tanto noBrasileiro quanto na Sul-

Americana”, declarou o la-teral-direito Douglas.

Ontem (24) a delegaçãosão-paulina embarcou parao Equador, onde enfrenta-rá amanhã (26) a LDU deLoja, no jogo de ida pelasoitavas de final da Sul-Americana.

qualquer receio na hora definalizar, o uruguaio foiquem mais arriscou arrema-tes contra o tricolor baiano.Foram seis finalizações, sen-do apenas duas certas. Nú-meros que, para o treinadorcolorado, não importam.

Ele acredita que o melhorjogador da Copa do Mundode 2010 irá se apresentar cada

vez melhor com uma gran-de sequência de jogos. “Ele(Forlán) vai ganhar no dia adia, no jogo após jogo. Aautoestima vai aumentan-do. Ele é um jogador que sedispôs a enfrentar jogos de-pois de atuar pela seleçãouruguaia. Temos que ter cui-dado porque uma readapta-ção só acontece com o tem-po, não com quatro, cincojogos”, disse Fernandão, ementrevista coletiva, antes devoltar a defender a atuaçãode Forlán contra a equipebaiana: “O gol sempre aju-da o atacante. Ele cresceu napartida depois que fez o gol”,emendou.

Em 11 jogos no Campeonato Brasileiro, Forlán já soma 34 finalizaçõeserradas: média de 3,1 por jogo - a maior da competição

Page 27: 09-25-2012.pdf

NO JAPÃO

Fifa define tabela dos jogos no Mundial de ClubesCorinthians estreia na competição no dia 12 de dezembro, contra adversário japonês, africano ou Auckland City

O Corinthians terá pelafrente africanos, japonesesou o Auckland City, daNova Zelândia, na semifi-nal do Mundial de Clubes.Ontem (24) a Fifa definiuos cruzamentos da compe-tição em sorteio realizadona sede da entidade, emZurique. Na outra semifi-nal, o Chelsea enfrentará oMonterrey, do México, ouo vencedor da Liga dosCampeões asiática.

Apesar da definição daschaves, os corintianos terãode esperar um pouco parasaber quais clubes poderãocruzar o seu caminho. O re-presentante do Japão será de-

finido ao final de mais oitorodadas do campeonato ja-ponês. Também não se sabequal clube representará o con-tinente africano. A Liga dosCampeões da África está nafase de grupos e o campeãosó será conhecido no dia 11de novembro.

O que se sabe é que o Ti-mão não enfrenta o Monter-rey, do México, ao menos nasemifinal. O campeão da Ligados Campeões da Concacafestá na outra chave, ondeencara, nas quartas de final, orepresentante da Ásia, quetambém não foi definido.Quem passar neste duelo pe-gará o Chelsea, campeão eu-

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 ESPORTES

ropeu, outro cabeça de chaveao lado do Timão.

NOVIDADEO Mundial terá uma novi-

dade: será a primeira compe-tição oficial em que será utili-zada a tecnologia no futebol.Em reunião realizada na se-mana passada, os membrosda International Board apro-varam por unanimidade o usodo chip nas bolas para confir-mação dos gols. O dispositi-vo emitirá um alerta instan-tâneo aos árbitros assim quea bola ultrapassar a linha dogol. Se aprovado, será usadona Copa das Confederações2013, no Brasil.

TABELA DO MUNDIAL 2012Data Cidade Jogo

06/12 Yokohama Campeão japonês x Auckland City09/12 Toyota Quartas de final (Jogo 1): Campeão japonês ou Auckland City

x representante da África09/12 Toyota Quartas de final (Jogo 2): Monterrey-MEX x representante da Ásia12/12 Toyota Disputa pelo 5º lugar12/12 Toyota Semifinal: Corinthians x vencedor do Jogo 113/12 Yokohama Semifinal: Chelsea x vencedor do Jogo 216/12 Yokohama Disputa pelo 3º lugar16/12 Yokohama Final

De férias na Indy, Rubinhoanuncia participação na Stock Car

A Corrida do Milhão, provaque fecha a temporada da StockCar e premia o vencedor comR$ 1 milhão, terá uma novida-de neste ano. Rubens Barrichello,atualmente piloto da FórmulaIndy, irá participar da corrida,que ocorrerá dia 09 de dezem-bro, no Autódromo de Interla-gos, em São Paulo.

Barrichello irá representara equipe da Medley Full TimeSports e receberá em troca umacontribuição de R$ 230 mil parao Instituto Barrichello Kanaan,entidade que criou em 2005 emparceria com o piloto TonyKanaan. Ele será o companhei-ro de Xandinho Negrão, queatualmente ocupa a 22ª coloca-

Miguel Costa Jr/MF2

Palmeiras reintegra quatro jogadores emprestadosNo primeiro treino de

Gilson Kleina na Academiade Futebol, na tarde de on-tem (24), o Palmeiras rein-tegrou quatro jogadoresque estavam emprestados.São eles: Fabinho Capixa-ba, Tadeu, Daniel Lovinhoe Tinga. A decisão foi dadiretoria palmeirense.

O atacante Tadeu estava

Botafogo reclama de arbitragem e vai à CBF

ção na competição.Ontem (24) Barrichello este-

ve na sede da Medley/Full Timepara conhecer a equipe e come-çar a estabelecer o plano de tra-balho. “Entrei no carro e é umasensação completamente dife-rente daquela do meu dia a dia.Eu não vejo as rodas e tem umacabina fechada em cima de mim.Acho que essa familiarização comuma coisa fechada vai demorarum segundo ou dois”, afirmou.

O primeiro teste do brasilei-ro acontecerá no dia 15 de outu-bro, em Curitiba, data que mar-ca o início da semana da 10ªetapa do campeonato. Há a pos-sibilidade de ele disputar ou-tras provas do torneio.

Rubinho esteve na sede da equipe, ontem (24), para conhecer oscompanheiros e o novo carro

emprestado ao Grêmio Ba-rueri, porém, como o time éo lanterna da Série B, já co-meçou a reformulação noelenco e o devolveu para oclube da Capital. Já o meiaTinga chegou ao clube em2010, após boa passagem pelaPonte Preta. Em 2011, noentanto, o jogador teve pou-ca sequência no time e, neste

ano, foi emprestado ao Cea-rá para disputar a Série B doCampeonato Brasileiro.

Já o lateral direito Fabi-nho Capixaba estava no Cri-cíuma desde 2011, após os-cilar em sua passagem peloPalmeiras. O atacante DanielLovinho foi revelado peloclube e teve poucas chancesentre os profissionais.

O Botafogo se sentiuprejudicado pelo árbitroSandro Meira Ricci no fi-nal de semana, no empatepor 2 a 2 com o Corinthi-ans. O técnico Oswaldode Oliveira criticou muitoo árbitro, que teria influ-enciado no resultado dapartida. “Foi um jogo detrês forças, Corinthians,

Botafogo e a arbitragem, de-cisiva. É lamentável que te-nhamos tido tal desequilí-brio nas ações principais.Foi um acúmulo que inter-feriu diretamente no resul-tado do jogo”, reclamou otreinador.

Durante a partida, Ricciteria deixado de marcardois pênaltis a favor do Bo-

tafogo, além de ter equi-vocadamente deixadoseguir a jogada que ori-ginou o segundo gol co-rintiano. O gerente de fu-tebol do clube, Ander-son Barros, afirmou queuma representação con-tra a atuação de Ricci seráenviada à comissão de ar-bitragem da CBF.

Page 28: 09-25-2012.pdf

28 | O PRESENTE ESPECIAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

Page 29: 09-25-2012.pdf

29O PRESENTE

TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

Nilton Rolin

Divulgação

Jaqueline Galvão

Oficina da Foto

Crianças da Escola Municipal Henrique Ghellere, de São Miguel do Iguaçu, durante apresen-tação de teatro com foco na preservação ambiental por ocasião de encontro setorial deeducadores da Bacia do Paraná 3

Noeli e Afonso Pinto, deQuatro Pontes, que comemo-raram Bodas de Ouro noúltimo dia 07. O evento foiregistrado pela Oficina da Foto

Alunos da Escola de Educa-ção Especial Rouxinol,mantida pela Associação dePais e Amigos dos Excepcio-nais (Apae), visitaram aCâmara de Vereadores dePalotina, na última semana.Eles estiveram acompanha-dos dos professores

Aniversariantes do mês de setembro do Jornal O Presente,Joyce Spricigo e Cristiano Viteck. Parabéns

CÉLULAS-TRONCOCientistas da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, desenvolveram umtratamento baseado na aplicação de células-tronco para combater a surdez. Apesquisa britânica mostrou que as células embrionárias podem ser empregadaspara reparar um ouvido danificado. O experimento foi capaz de recuperarsignificativamente a audição de roedores com esta deficiência.

ESTOQUEZEROO aumento das exportaçõesenxuga reservas de grãosdo Brasil. Os preços inter-nacionais estimulam aprodução, mas recomposi-ção de estoques pode levarduas safras. Conforme asavaliações do setor, miltoneladas de soja é ovolume que as reservasbrasileiras devem ter emdezembro. Normalmenteeste estoque é cinco vezesmaior. No Paraná, o preçoestimula venda antecipadae esvazia os silos.

GENÉTICAFilhos de homens mais velhos correm maiores riscos de contrair doenças genéti-

cas. Estudo realizado pelo centro de pesquisas de Code Genetics, da Islândia,conclui que a idade do pai exerce mais influência do que a idade da mãe no risco

de doenças de desordens relacionadas à funções cerebrais, como o autismo, aesquizofrenia, a dislexia e o atraso intelectual. A equipe chegou a contabilizar

uma média de 60 dessas mutações ligadas à idade do pai, enquanto só encon-traram 15 relacionadas com a idade da mãe.

Page 30: 09-25-2012.pdf

30 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

AÇÃO CONJUNTA

Operação reúne forças policiais na regiãoDeflagrada no fim de semana, Operação Força Integrada resultou

em apreensões em Guaíra, Foz do Iguaçu e Cascavel

A união de forças das equipesdo Batalhão de Polícia de Frontei-ra (BPFron), do 5º Comando Regi-onal da Polícia Militar (5º CRPM) eda Receita Federal resultou naapreensão de mercadorias con-trabandeadas e na prisão de sus-peitos, em ações desenvolvidasno final de semana na região,quando foi deflagrada a Opera-ção Força Integrada.

No domingo (23), foram apre-endidos na rodoviária de Casca-vel dois veículos e 16 volumes demercadorias. Os policiais reali-zaram abordagens em ônibusoriundos de Foz do Iguaçu, deMedianeira e de Santa Helena,sendo localizados vários produ-tos sem notas fiscais, de origemparaguaia, como tablets, celula-res, baterias, peças de celulares,produtos de informática, câme-ras fotográficas, óculos, perfumese outros, avaliados em aproxima-damente R$ 15 mil.

Durante a operação, os polici-ais também perceberam a atitu-de suspeita de dois homens e, aoabordá-los, foi verificado quepossuíam dois carros, um Peuge-ot 207 e um Fox, no estaciona-mento da rodoviária, os quaisestavam repletos de mercadori-as do Paraguai. Os suspeitosaguardavam para poder embar-car os produtos nos ônibus. Osdois veículos e a mercadoria fo-ram apreendidos e encaminha-dos para a Receita Federal emCascavel.

FOZ DO IGUAÇUAntes, na sexta-feira (21), ope-

ração conjunta do BPFron e Re-ceita Federal, em Foz do Iguaçu,resultou na apreensão de trêsveículos, 50 caixas de cigarro e 26volumes de diversos produtoscontrabandeados. Durante a ope-ração, foram feitas abordagensna Vila Portes e em alguns portosclandestinos da localidade. Osprodutos eram transportados no

Monza placas BLC-9382 e no FiatPalio placas CHX-4449. Toda amercadoria, que foi avaliada emmais de R$ 30 mil, juntamentecom os veículos e dez pessoas,foram encaminhados para a Re-ceita Federal em Foz do Iguaçu.

GUAÍRATambém na sexta-feira, por

volta das 23 horas, policiais doBPFron e da PM, durante ação daOperação Força Integrada na VilaEletrosul, em Guaíra, observaramum homem suspeito e, ao ser dadavoz de abordagem, o rapaz cor-reu para dentro de uma residên-cia na Rua Osasco.

Os policiais foram ao local e,no quintal da casa, avistaram umveículo Ford EcoEsport, placasAAP-7667, carregado com diver-sos volumes de produtos oriun-dos do contrabando.

Em seguida, ao ser feita visto-ria no interior da residência, con-firmou-se que a moradia serviacomo depósito de produtos ile-gais, sendo encontrados maisvolumes com mercadorias vin-das do Paraguai, totalizando 82caixas de cigarros, 83 volumes deroupas, 16 volumes grandes decelulares, equipamentos de co-municação, caixas acústicas, ví-deo games, óculos e brinquedos.

Foi acionada a Receita Fede-ral para retirada dos objetos apre-endidos. O detido, 36 anos, foiencaminhado à Delegacia da Po-lícia Federal em Guaíra.

FUNDAMENTALConforme o tenente Jimmy

Cahujy, do BPFron, a OperaçãoForça Integrada tem o objetivode garantir a união das forçaspoliciais da região no combate aocrime organizado, a exemplo doque vinha sendo feito durante aOperação Fronteira, encerradana semana passada. “A gente nãopode ter a utopia de que uma sóforça policial vai conseguir resol-

ver o problema de uma regiãocomplexa como essa. Então, éfundamental que os órgãos desegurança atuem em conjunto,pois assim os resultados serãobem mais significativos”, acredi-ta o policial.

Organizada pelo 5º ComandoRegional da Polícia Militar, aOperação Força Integrada nãotem prazo para ser encerrada.

Fotos: Divulgação

Vítima de grave acidente em PortoMendes permanece internada

Até o final da tarde de on-tem (24), Maria Rosa Kuc-zinski, 32 anos, permaneciainternada na clínica cirúrgi-ca do Hospital Bom Jesus, emToledo. Ela sobreviveu aograve acidente rodoviárioocorrido na manhã de domin-go (23), na PR-467, próximoao distrito rondonense dePorto Mendes.

Ela estava no veículo FiatPremio placas BMI-1226, deMarechal Cândido Rondon,que era conduzido pelo mari-do Euclidio Antonio Kuc-zinski, 37 anos, que morreuno local. Também estavam nocarro os filhos menores docasal, Natanael e Daniel Kuc-zinski, que passaram por exa-mes médicos e foram libera-dos ainda no domingo.

O acidente aconteceu noacesso à estrada vicinal comdestino à Linha São Carlos. O

Premio saía dessa estrada paraentrar na rodovia, quando aca-bou sendo violentamente atin-gido pela caminhonete F-1000placas AIC-1259, de Entre Riosdo Oeste, que era conduzida porBertoldo Rambo. Com a força

da batida, a caminhonete ar-rastou o outro carro até umavala na margem da rodovia.A caminhonete ficou sobre oFiat Premio.

O motorista da F-1000 nãoficou ferido.

Condutor do Fiat Premio morreu no local do acidente

Aqui Agora

Casa na Vila Eletrosul, em Guaíra, servia de depósito para contrabandistas

Produtos

contrabandeados

foram apreendidos

na rodoviária de

Cascavel

Mercadorias apreendidas

em Foz do Iguaçu estão

estimadas em R$ 30 mil

Page 31: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 POLICIAL

SANTA HELENA

Assassinatos não tiveram motivação políticaDiscussão durante cervejada terminou com dois mortos e um ferido

Uma briga no sábado (22),na praça central da cidade, en-volvendo vários elementos, e oassassinato de duas pessoas etentativa de homicídio de umaterceira em um clube no distri-to de Vila Celeste, no domingo(23), “esquentaram o clima” emSanta Helena. Tudo isso por-que boatos que repercutiramafirmavam que os dois episó-dios teriam motivação políti-ca. Ontem (24), as polícias Mi-litar e Civil de Santa Helenafizeram questão de esclareceros fatos e criticaram aquelesque tentam tirar proveito outumultuar o processo eleitorala partir de uma tragédia.

Diferente da briga ocorridano centro santa-helenense, quede fato foi motivada por diver-gências políticas, as mortes emVila Celeste teriam ocorridodurante uma cervejada e porrazão diversa. Os assassinatosaconteceram no clube do distri-to e tiveram como vítimas fa-tais os irmãos Osni e LeoniMachado. Marcelo Manica tam-bém foi atingido por um dispa-ro que teria se alojado próximo

Mulheres morrem em colisão frontal contra carreta na BR-277Policiais rodoviários fe-

derais e socorristas da Eco-pois da praça de pedágiode Cascavel. O acidenteaconteceu quando a mo-torista de um Crossfox,com placas de Foz doIguaçu, perdeu o contro-le, saiu da pista, invadiu olado contrário e bateu defrente com um caminhãocom placas de MundoNovo (MS). Após a bati-da, o carro foi arremessa-do contra uma árvore àsmargens da BR.

O caminhão, que esta-

à coluna vertebral. No final datarde de ontem, ele estava sen-do transferido de Santa Hele-na para o Hospital Bom Jesus,em Toledo. O suspeito de ser oautor dos disparos é P.L.C.,morador de Vila Celeste, queestá foragido.

Segundo o delegado SérgioLuiz Alves, as três testemunhasouvidas ontem foram unâni-mes ao relatar que os envolvi-dos no caso estavam no clube,onde participaram de um chur-rasco e de um jogo de futebol. Nofinal da tarde, o suspeito teriadito que iria pagar uma cervejapara as pessoas que lá estavam.Conforme o delegado, “uma dasvítimas, o Osni, teria dito ‘nósnão precisamos da sua cerveja ecaminhoneta eu tenho tam-bém’”. Teria havido na sequên-cia um pequeno entrevero e osuspeito teria dito que iria paracasa e voltaria em seguida.

Minutos depois ele cumpriua promessa e retornou ao salão.Nesse momento, Osni e Leonitentaram acalmar P.L.C., queestava com arma na cintura,momento em que sacou e ati-

rou, acertando três vezes Osni euma vez em Leoni, que morre-ram. Outro tiro feriu MarceloManica, que é genro de Leoni.

GASOLINANO FOGO

Diante dos relatos das teste-munhas, Sérgio Luiz Alves en-fatiza que é uma irresponsabi-lidade determinadas pessoasafirmarem que os fatos em VilaCeleste ocorreram por desen-tendimento político. “É jogargasolina no fogo. Não tem abso-lutamente nada a ver com polí-tica. Até porque nem vítimasnem autor eram assessores devereador, nem candidatos. Nãohouve nenhuma palavra sequerem referência à política”, asse-gura o delegado. Segundo ele,disseminar tais boatos só criatumulto e não é salutar para opleito eleitoral, nem para os po-líticos e muito menos para acidade de Santa Helena.

O comandante da PolíciaMilitar no município, subtenen-te Vitor Morel, reforça a críticafeita pelo delegado. “Infelizmen-

te, aconteceu esse episódio doshomicídios, mas são fatos isola-dos. Esse ar de insegurança quealgumas pessoas da comunida-de, das alas políticas e até daimprensa estão querendo insta-lar no meio do povo é falta deresponsabilidade. A gente ficamuito preocupado”, afirma.

Questionado se os episódiosdo final de semana determina-ram uma mudança no setor desegurança no município, devi-do à proximidade do dia da elei-ção - 07 de outubro -, o coman-

dante da Polícia Militar (PM),afirma que o trabalho será nor-mal, ocorrendo um reforço nopoliciamento conforme já esta-va previsto antecipadamente.“A partir da agora, a PM, den-tro do planejamento anterior,deverá reforçar os trabalhos,intensificando o patrulhamen-to, utilizando pessoal de folgapara fazer escala extra, contan-do com reforços da Rotam, doBPFron, como já tivemos. Issojá é um processo normal daépoca eleitoral”, finaliza Morel.

Fotos: RGL

cataratas registraram umgrave acidente na tarde de

ontem (24), na BR-277, cer-ca de dez quilômetros de-

va carregado com milho eque seguia sentido Curiti-ba, foi parar às margensda rodovia. O motoristanão ficou ferido.

A passageira do carromorreu na hora. O corpofoi encaminhado ao Insti-tuto Médico Legal de Casca-vel ainda sem identificação.Já a motorista foi encami-nhada em estado grave aoHospital Universitário. Elachegou a ser atendida, masmorreu na emergência.Motorista e passageira do carro não sobreviveram Caminhão parou fora da pista: condutor não se feriu

Fotos: Catve

Comandante da

PM em Santa

Helena,

subtenente Vitor

Morel: “Estão

querendo

instalar esse ar

de insegurança”

Delegado

Sérgio Luiz

Alves: “Não tem

absolutamente

nada a ver com

política”

Homicídios

foram

cometidos

em salão no

distrito de

Vila Celeste

Arquivo/OP

Page 32: 09-25-2012.pdf

32 | O PRESENTE - Edição 3435 GERAL/EDITAIS TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Maripá é contemplada com lombada eletrônicaEquipamento deve ser instalado pelo Governo do Estado nos próximos dias,

nas proximidades do trevo de acesso à cidade

O município de Maripáfoi contemplado com umalombada eletrônica paracontrole de velocidade nasproximidades do trevo deacesso à cidade, na rodovia

que liga Toledo a Palotina. Aadministração municipalenviou o ofício nº 319/2011,em atenção ao requerimen-to 42/2011, para o deputadoestadual Leonaldo Para-

nhos (PSC), solicitando queele encaminhasse o pedidoao Governo do Estado. “Gra-ças ao bom relacionamen-to entre a administração mu-nicipal e o Governo do Esta-

do, por meio do deputadoParanhos, podemos come-morar com toda a comuni-dade essa conquista”, sali-enta o secretário de Gover-no, Marcos Elieser.

“Esta é uma reivindica-ção antiga da comunidade,que já sofreu muito com aperda de vidas no trevo deacesso ao município devidoao abuso de velocidade dosmotoristas. O Governo doEstado não está atendendoapenas a reivindicação daprefeitura ou da Câmara,mas de toda a comunidademaripaense, que por mui-tos anos anseia por umaação efetiva que possa re-duzir o número de aciden-tes no trevo”, acrescenta osecretário de Viação, Obras

e Serviços Públicos, JânioQuirino Alves.

EXECUÇÃOSegundo ele, com a

lombada eletrônica, a ve-locidade dos veículos narodovia próxima ao trevodeve diminuir, sendo queo número e a gravidadedos acidentes ocorridos nolocal também devem sermenores depois da insta-lação da lombada eletrô-nica, que deve executadapelo Governo do Estadonos próximos dias.

Festival Gospelpremia finalistas

O município de NovaSanta Rosa contou com arealização do 2º FestivalGospel Adulto, no fim desemana. Na sexta-feira(21), junto ao Centro Cul-tural Gustavo Fischer, 16músicas foram apresen-tadas nas categorias solo,dueto, trio e quarteto. Nosábado (22), os finalistasde cada categoria volta-ram a se apresentar e fo-ram premiados, segundoavaliação dos jurados.

Todos os candidatos re-ceberam troféu pela parti-cipação no evento. Os clas-sificados foram premiadoscom troféu e valor em di-nheiro. Na categoria trio equarteto, foi realizada ape-nas uma inscrição por ca-tegoria, sendo os candida-tos premiados pela partici-pação. Graciele Dreissig,Larissa Glass e MicheliKelm cantaram a músicaVinde a Mim, da bandaNova Voz. O Quarteto Tim-bra, formado por coralis-tas do município, apresen-tou a canção Falar comDeus, da banda Novo Tom.

No solo foram classifi-cados três finalistas: JairBuss, com a canção SouCurado, da cantora NaniAzevedo, levou o 1º lugar.Adriana Modes, com amúsica Foi por Você, dabanda Anjos de Resgate,se classificou em 2º lugar.Interpretando a cançãoDois Ungidos, da cantoraVanilda Bordieri, Jéssicados Santos foi contempla-da com o 3º lugar.

Na categoria dueto osvencedores foram: Gun-nibert e Aribert Tiderke,com a canção Saudades daIgrejinha, de Dari Nunes.O 2º lugar ficou com Daia-ne e Samuel Zismann in-terpretando a música MeuBarquinho, da cantoraGisele Cristina.

Durante o festival opúblico presente partici-pou de momentos de lou-vor com a participação dopastor Gedimar Braga,dos irmãos Tatiane e Ra-fael Schötig e do grupo delouvor da Igreja BatistaPioneira, do distrito dePlanalto do Oeste.

Classificados no Festival Gospel Adulto receberam a premiação

das mãos do prefeito Norberto Pinz, da primeira-dama Ivone

Rode Pinz e da secretária Ani Marli Kamien Stern

Kátia Eggers

Page 33: 09-25-2012.pdf

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo,c/ 1 suíte, 3 quartos, mobi-liado, garagem p/ 3 carros,no Ed. Di Cavalcante, na R.Men de Sá esq. c/ Ceará,R$ 220.000,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

APARTAMENTO, vendo, c/2 quartos, sala, cozinha,copa, lavand., bwc, no Ed.Leblon, 3º andar, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9928-1133ou 3254-0280 com Cicely.

AVIÁRIOS, vendo, 2, semi-novos, 130m de comprimentocada, c/ 50 mil frangos, 3.5alq. de terra, em Margarida,valor a combinar. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA NOVA, vendo,127.37 m², alvenaria, toda c/laje e abas de laje, 1 suíte + 2quartos, 3 bwc, jardim de in-verno, garagem p/ 2 carros,tubulação p/ aquecimento so-lar ou a gás e p/ ar-cond., por-tão elet., murada, terreno 364m², próximo ao Sesc, valor acombinar. Tr. (45) 8805-8484.

CASA, vende-se, 53 m²,em construção, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,terreno 154 m², no Lot. SãoFrancisco, R$ 85.000,00,pode ser financiado. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imó-veis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 57 m²,conjugada, na planta, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., terreno 116 m², noLot. São Francisco, R$83.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 67 m²,conjugada, na planta, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, terreno 120m², Lot. Imperial , R$93.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 70 m²,nova, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem, no Lot. São Francisco,R$ 90.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vendo, 111 m², suí-te + 2 quartos, garagem c/churrasq., ótimo acabamento,próximo ao Clube Aliança, R$185.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-dir. JF Investimentos.

CASA, vendo, 135 m², c/ 3quartos, 2 bwc, sala, cozinhac/ móveis planejados, gara-gem p/ 2 carros, demais de-pend., no Lot. Renascer, pró-ximo ao novo mercado da Co-pagril, valor a combinar. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir. JF Investimentos.

CASA, vendo, 220 m², c/ 2quartos, 2 suítes, no BairroSabka, R$ 230.000,00, aceitocasa de menor valor. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 48.30 m², c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,terreno 231 m², no Conj. Habi-tacional São Lucas, R$65.000,00. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 60 m², alve-naria, c/ área de 361.92 m²,c/ 2 quartos, bwc, garagem,cozinha e sala juntas, no Lot.Wollstein, R$ 80.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 63 m², c/ 3quartos, sala, cozinha, la-vand., garagem, no Lot. dosCiprestes, em MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9141-1520com Carlos. Creci F 18880.

CASA, vendo, 70 m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., chur-rasq., terreno c/ espaço p/construir + 2 aptos, na RuaPernambuco, nº 2260, próxi-mo à Unioeste, em MCR, valora combinar, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70 m², ge-minada, c/ laje, nova, noLot. Port III, R$ 105.000,00à vista. Tr. (45) 3254-4141Creci J 3726.

CASA, vendo, 70 m², usa-da, c/ laje, terreno inteiro, noLot. Higienópolis, R$85.000,00 à vista. Tr. (45)3254-4141 Creci J 3726.

CASA, vendo, 72 m², al-venaria, c/ 2 quartos, sala,cozinha, lavand., bwc, se-minova, no Augusto I, valora combinar. Tr. (45) 9910-8924 com Helga.

CASA, vendo, 72.50 m²,geminada, c/ laje, nova, noLot. Parque Ecológico, R$100.000,00 à vista. Tr. (45)3254-4141 Creci J 3726.

CASA, vendo, 99 m², alve-naria, c/ laje, 1 suíte + 2 quar-tos, bwc, 2 salas, cozinha, la-vand., garagem, interfone, por-tão elet., terreno 12x35, na R.Maceió, 650, Lot. Suíça, próxi-mo à Copagril, R$ 180.000,00.Tr. (45) 9966-0730 com Ana.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, R$ 260.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,2 bwc, garagem p/ 2 carros,demais depend., 184 m², ter-reno 736 m², no Lot. RodaD'água, R$ 295.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir. JF Investimentos.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,na Rua Cabral, 1283, entre oHosp. Rondon e o Hosp. Mu-nicipal, em MCR, lote 10/40,R$ 135.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, de alvena-ria, seminova, c/ laje, 1 suíte+ 2 quartos, terreno 15x50,na R. Amir Dalla Vechia, nº663, 3 quadras do Peixe Frito,R$ 250.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, em NovoTrês Passos, na R. Olavo Bi-lac, 70, terreno 800 m², casade 150 m², edícula 70 m², ga-ragem p/ 2 carros, piscina, va-lor a combinar, aceito troca.Tr. (45) 9101-2796 ou 9915-4471 com Marcos.

CASAS, vendo, novas, apartir de R$ 84.000,00, po-dem ser financiadas. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASAS, vendo, 2 de alve-naria, no mesmo terreno, pró-ximo ao novo mercado da Co-pagri l , Bairro União, R$110.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, 2, de alve-naria, 120 m² de frente e 80m² a dos fundos, terreno12.5x30, R. Progresso, nº266, no Lot. São Francisco,R$ 120.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com An-tonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASAS, vendo, novas, c/laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, varanda + sobrade terreno, toda murada, emMCR, R$ 105.000,00, podeser f inanc iada. Tr. (45)9910-6543.

CHÁCARA , vendo,12.000 m², casa mista de 112m², demais benfeitorias, c/plantio e pasto, faz divisacom rio Arroio Fundo, 1.500m do asfalto, na linha Hei-drich, R$ 120.000,00. Tr.(45) 9125-9579.

CHÁCARA , vendo,29.000 m², plana, sem ben-feitorias, boa de água p/construção de açudes, 8 kmde Rondon, R$ 75.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 30.000m², com benfeitorias, 900 mdo asfalto, próximo a Marga-rida, R$ 1.350.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobiliári-os. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 44.000m², c/ casa de madeira, chi-queiro p/ 200 suínos e de-mais benfeitorias, ótima lo-calização, 6 km de Rondon,R$ 180.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 33.000m², topografia plana, de fren-te p/ BR 163, próximo a NovoHorizonte, ideal p/ indústria oucomércio, R$ 220.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir. JF Investimentos.

CHÁCARA, vendo, 41.000m², sem benfeitorias, plana,planta tudo, divisa com o rioMarrecos, R$ 110.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 48.000m², com benfeitorias, boa deplanta, água corrente, no as-falto, Distrito de Margarida,R$ 125.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, c/ 2alq., 2 açudes, 2 galpões,casa mista, ideal p/ lazer, pró-ximo a Margarida, 700 m darodovia Margarida/São Ro-que, valor a combinar. Tr. (45)9986-2566 com Daniel.

PRÉDIO, vendo, comerciale residencial, c/ 14 quitine-tes, 3 apartamentos de 150m² cada, 3 apartamentos de80 m², 3 salas comerciais de90 m², c/ área total de 2.000m², próximo à rodoviária, va-lor a combinar, aceito áreade terra na região. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

SOBRADO , vende-se,104.32 m², em construção, c/laje, 2 quartos, 1 suíte, sala,cozinha, bwc, garagem, noLot. Parque Ecológico, R$200.000,00, pode ser financi-ado. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

SOBRADO, vendo, 158 m²,suíte + 2 quartos, garagem,lavand. c/ área de festas, pró-ximo ao novo mercado da Co-pagril, R$ 280.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir. JF Investimentos.

Temperatura: 30º/17º Temperatura: 29º/16º Temperatura: 30º/17º Temperatura: 29º/16º Temperatura: 28º/14ºTemperatura: 29º/16º

TERRA, vendo, 1.5 alq., c/2 casas de alvenaria, estre-baria p/ 20 vacas, 1.500 mdo trevo de Nova SantaRosa, R$ 260.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 10 alq.,planta 4, sem benfeitorias, 2km da cidade, próximo ao clu-be Roda D'água, R$600.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, 10 alq., pró-ximo a Bela Vista, Iguiporã,com benfeitor ias, R$490.000,00, entrada e prazoa combinar. Tr. (45) 9944-0352Creci 21.288.

TERRA, vendo, 3.1 alq., c/aviário de 126x12 p/ 17.000frangos, 2 casas de alvena-ria de 70 m² e 32 m², c/ águap/ construir 8 açudes, barrop/ cerâmica, em São Clemen-te, R$ 363.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908 comLocaliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, 3.5 alq.,planta 2.2, restante pasto ereserva, na linha Bela Vista,R$ 190.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, 4 alq., plan-ta 3,5, sem benfeitorias, 7 kmde Rondon, excelente p/ plan-tação de eucal ipto, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA , vendo, 5 alq.,planta 3,5, com benfeitorias,1 .700 m do as fa l to , R$350.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

Page 34: 09-25-2012.pdf

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

TERRA, vendo, 60 alq., plan-ta 50% da área, restante p/pasto, c/ 3 moradias, 2 poçosartesianos, no Arroio Fundo, 4km do centro, R$ 2.200.000,00,aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 8.2 alq.,sendo 4.5 p/ plantio, c/ casa,galpão, 2 açudes, próximo aTrês Irmãs, Mercedes, en-costa no asfa l to , R$450.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-dir. JF Investimentos.

TERRA, vendo, 9 alq., 5 delavoura, c/ serraria montada,2 casas (alv. e outra de ma-deira), estrebaria, galpão defumo de madeira quadrada c/3 pavimentos, na linha ArroioFundo, R$ 550.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, c/ 3 alq., semconstrução na área, c/ licençaambiental p/ suinocultura ououtra atividade agrícola, na Li-nha Arara, R$ 160.000,00. Tr.(45) 9977-2892.

TERRA, vendo, c/ 30 alq.,planta 22, várias nascentes,algumas benfeitorias, no mu-nicípio de Guaraniaçu, valora combinar. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, de 12.000m², encosta no barranco dorio, c/ água encanada eenergia elétrica, no PortoBritânia, em Pato Bragado,R$ 62.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, de 4 alq.,c/ 3.5 de plantio, sem benfei-torias, 1.200 m do asfalto, 3km da cidade, na linha Ajuri-caba, R$ 350.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRENO, vende-se, 303m², no Lot. Vale Verde, R$48.000,00. Tr. (45) 3254-5000 com Certo Imóveis.Creci J-4248.

TERRENO, vendo, 1.000 m²(20x50), na R. Cabral, duasquadras da Av. Rio Grande doSul, valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 3254-7000.

TERRENO , vendo ,12.60x40.20, no Lot. NovaAmér ica, R$ 47.000,00,aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com An-tonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x32,com asfalto, próximo ao mer-cado Weimann, Jd. Higienópo-lis, valor a combinar. Tr. (45)9979-1798 ou 8842-6186.

TERRENO, vendo, 12x39(468 m²), no Lot. Sabiá, pró-ximo ao novo mercado da Co-pagril, R$ 85.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir. JF Investimentos.

TERRENO, vendo, 12x50,na Rua São Luiz, Lot. Botafo-go, R$ 50.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 13x49(637 m²), em área residencialprivilegiada, no Lot. Avenida,preço de ocasião. Tr. (45)9973-5410.

TERRENO, vendo, 16x23,5,de esquina, 5 m c/ muro e por-tão, no Bairro Alto da Boa Vis-ta, R$ 65.000,00. Tr. (45)9932-0786 ou 9932-0680.

TERRENO, vendo, 308 m²,no Lot. Wollstein, ótima locali-zação, R$ 55.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir. JF Investimentos.

TERRENO, vendo, 360 m²,na Rua 15 de Novembro, pró-ximo ao Clube Concórdia, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-4141 Creci J 3726.

TERRENO, vendo, 360 m²,no Lot. Porto Seguro, R$20.000,00 de entrada e saldoem até 66 vezes, aceito veí-culo na parte paga. Tr. (45)3254-4141 Creci J 3726.

TERRENO, vendo, 384 m²,na Rua das Orquídeas, Lot. Hi-gienópolis, R$ 46.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir. JF Investimentos.

TERRENO, vendo, 390 m²(13x30), no Lot. Floresta,próximo ao Bairro Frankfurt,valor a combinar. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 400 m²(20x20), no Cond. Res. Espe-lho das Águas, próximo aoSesc, valor a combinar, acei-to troca. Tr. (45) 8805-8484.

TERRENO, vendo, 485 m²(13.1x37), loteamento Vale doSol, asfaltado, 2 quadras doposto Tonin na saída p/ Cur-vado, R$ 55.000,00. Tr. (45)3284-2591 ou 9135-3475.

TERRENO, vendo, 803 m²,no Lot. Marechal, próximo àescola, 200 m da avenida,R$ 58.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-dir. JF Investimentos.

TERRENO, vendo, 500 m²(10x50), c/ 2 casas de ma-deira, ótima localização, na R.José Bonifácio, próximo à Co-pagril, 1 quadra da Av. Mari-pá, R$ 120.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobiliári-os. Creci J 4743.

TERRENO , vendo, 800m², todo murado, em EntreRios do Oeste, c/ 1 casade madeira, valor a combi-nar, aceito carro. Tr. (45)9934-8432.

TERRENO, vendo, 805 m²(14x57.5), na Av. Rio Grandedo Sul, Lot. Res. Vale Verde,próximo ao Posto Tonin, valora combinar, aceito troca. Tr.(45) 3254-7000.

TERRENOS, vendo, a par-tir de 350,00 mensais, pou-cas unidades, maiores in-formações. Tr. (45) 9931-9908 com Vandir.

APARTAMENTO, ofereçop/ alugar, c/ 2 quartos, sala,coz inha , l avand . , bwc ,churrasq., garagem p/ 1carro, portão elet., interfo-ne, parabólica coletiva, in-te rne t , na R . Deona toSchwab, 1157, Jd. Univer-sitário, valor a combinar. Tr.(45) 9978-5714.

APARTAMENTO, ofereçop/ alugar, c/ 3 quartos, salae cozinha (pequenos), va-randa, a 30 m da Unioesteem MCR, R. Pernambuco,1623, valor a combinar. Tr.(45) 9969-8051.

CASA, ofereço p/ alugar,no centro, fundos, c/ 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha, R. In-dependência, 1480, MCR, R$400,00 + água e luz. Tr. (45)3254-6160 com Loiva.

QUARTOS MOBILIADOS,ofereço p/ alugar, próximo àUnioeste, em MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9106-8688ou 9913-1604.

QUARTOS, alugo, para mo-ças, na BR 163, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 8419-6506 ou 9951-7125.

QUITINETE, ofereço p/alugar, c/ 2 quartos, demaisdep., garagem, portão elet.,interfone, internet (5 megas)e parabólica coletivas, chur-rasq. e lavand. individual, ja-nelas c/ venez., Av. Irio Welp,2474, MCR, R$ 520,00, inclu-so água, internet e condomí-nio. Tr. (45) 9923-8068.

QUITINETE, ofereço p/alugar, na Av. Maripá, cen-tro, valor a combinar. Tr. (45)9977-3695.

QUITINETE/ESCRITÓ-RIO , alugo, em frente aoColégio Eron Domingues, R.Paraíba, 430, interessadostratar no local.

ASTRA ELEGANCE ,vendo, ano 2005, prata,top de linha, R$ 24.600,00.Tr. ( 4 5 ) 9 9 8 2 - 2 0 8 6 o u8826-6542 com Marcos.

ASTRA SEDAN 2.0, ven-do ou troco, ano 2000, pre-to, completo, R$ 8.000,00 +parcelas, aceito moto Tr.(45) 9809-9120.

BONGO K 2500 TCI, ven-do, ano 2008/09, ún icodono, diesel, 79.000 km, R$42.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

CAMINHÃO, vendo, MB1313, ano 77, graneleiro, tru-cado, balão, estacionário, emótimo estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9982-2026.

CELTA 1.0, vendo, ano2002, c/ 2 portas, trava, alar-me, chave reserva, manual,doc. 2012 pagos, R$11.800,00. Tr. (45) 9994-0990.

CORSA HATCH 1.6, ven-do, ano 98, azul, c/ ar-cond.,4 portas, R$ 13.800,00. Tr.(45) 9992-1415.

CORSA SEDAN 1.0, vendoou troco, ano 2002/03, preto,8v, básico, todo revisado, mo-tor novo, valor a combinar. Tr.(45) 9961-0071 com Marcos.

F-1000, vendo, ano 94, bor-dô, Ford, motor MWM, esten-dida, R$ 38.000,00. Tr. (45)9971-1100 com Adriano.

F-250 XLT 3.9, vendo, ano2006/07, diesel, 4x2, cabinesimples, único dono, R$65.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

FIESTA 1.0, vendo, ano2001, branco, básico, mo-tor em dia, R$ 11.000,00. Tr.(45) 9124-5743.

FOCUS SEDAN 2.0, ven-do , ano 2005/05 , Ford ,completo, c/ air bag duplo,R$ 25.500,00, aceito carroou moto de menor valor. Tr.(45) 9978-1203.

FORD KA , vendo, ano2001, cinza, c/ rodas de ligaleve, R$ 11.300,00. Tr. (45)9134-6397 ou 3279-1250com Marcos.

FURGÃO IVECO, vendoou troco, ano 99, branco, c/câmera fria, em ótimo esta-do de conservação, R$38.000,00. Tr. (45) 9943-5246 com Sidneia.

FUSCA, vendo, ano 74,verde, em bom estado, R$3.200,00, financio. Tr. (45)9940-2371.

GOL 1.6, vendo, ano 99,cinza, 4 portas, c/ DH, vidros,trava, R$ 12.000,00. Tr. (45)9992-1415.

GOL GL 1.6, vendo, ano89, prata, álcool, c/ rodas esom, R$ 7.000,00. Tr. (45)9951-8063.

GOL TSI, vendo, ano 97,completo, valor a combinar. Tr.(45) 9941-9608.

GOLF 1.6, vendo, ano 2001/01, prata, completo, couro,engate, pneus novos, docu-mentos em dia, impecável,valor a combinar. Tr. (45)9912-7007 com Armando.

MAREA SX 1.8, vendo, ano2002, sedan, completa, ver-de metál ica escura, R$16.000,00. Tr. (45) 9932-0786ou 9932-0680.

MONZA GL , vendo, ano95 , comp le to - a r, c / 4portas, 4 pneus, em ót i -mo estado, R$ 8.500,00.Tr. (45) 9941-7811.

MONZA, vendo, ano 83, ál-cool, em bom estado, R$3.600,00. Tr. (45) 9919-7118.

PALIO ELX 1.0 FIRE, ven-do, ano 2007, prata, flex, 4portas, vidro elétrico, trava,alarme, computador de bordo,manual, chave reserva, tabe-la Fipe. Tr. (45) 8803-6565.

PAMPA L, vendo, ano 94,cinza, original álcool, valor acombinar. Tr. (45) 8817-7431.

PAMPA, vendo, ano 87,prata, valor a combinar, acei-to troca. Tr. (45) 9802-3182.

PARATI GIV 1.6, vendo,ano 2009, prata, 8v, particu-lar, R$ 26.000,00, troco porkombi flex. Tr. (45) 9910-5319ou 9129-4242.

PASSAT, vendo, ano 84, su-per conservado, álcool, 3ºdono, som, alarme, aro 14, notafiscal, manual, chaves originais,R$ 6.500,00, sem troca. Tr. (45)8427-9723 ou 3254-9660.

PICASSO GLX 1.6, vendo,ano 2007, azul, flex, comple-to, couro, air bag, manual,chave reserva, valor a com-binar. Tr. (45) 8803-6565.

PICK-UP CORSA, vendo,ano 2001, c/ DH, vidros e tra-vas elétricas, rodas esporti-vas, lona marítima, protetor decaçamba, ar quente, motor nagarantia, R$ 14.500,00. Tr.(45) 9910-0176 com Leandro.

PICK-UP CORSA, vendo,ano 2002/03, cinza metálico,em ótimo estado, c/ manual,valor a combinar. Tr. (45)9920-4343 com Jean.

RANGER XLT 2.3, vendoou troco, ano 2009, Ford,branca, 16v, com acessóri-os, cabine dupla, baixa km,2º dono, impecável, valor acombinar, consorciada, par-celas de R$ 397,00. Tr. (45)9940-5668 ou 8427-6590.

S10, vendo, ano 2003, pre-ta, completa, cabine dupla, di-esel, valor a combinar. Tr. (45)8807-0706 com Ivonir.

S10, vendo, ano 2010, exe-cutive, diesel, cabine dupla,equipada, valor a combinar,aceito carro de menor valor.Tr. (45) 9923-5543.

Você sabia que temdireito a indenização?

Atenção vítimas de acidentedo ano de 1995 à 2012

H.J. MUNCHEN & VENGRAT

Informações (45) 9972-79239134-93843254-4503CNPJ: 10759805/0001-77

Page 35: 09-25-2012.pdf

O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 27/09/2012.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 26/09/2012

R$ 2,00PARA ASSINANTES

SAVEIRO 1.8 MI, vendo,ano 98, preta, c/ trava, alar-me, vidros elétr icos, R$13.700,00. Tr. (45) 9936-3573ou 9972-2935 com Leandro.

UNO MILLE, vendo, ano98, Fiat, branco, c/ pneusnovos, em ótimo estado, va-lor a combinar. Tr. (45) 3284-2263 com Sônia.

UNO, vendo, ano 89, pra-ta, em ótimo estado, R$4.900,00. Tr. (45) 3254-3270 ou 9923-5543.

VECTRA GLS, vendo, ano99, prata, completo, c/ ar digi-tal, pneus novos, em ótimoestado, valor a combinar. Tr.(45) 8808-4888 ou 8808-2991.

VECTRA SEDAN ELEGAN-CE 2.0, vendo, ano 2006/07,prata, completo, 8v, valor acombinar. Tr. (45) 8827-7434ou 8828-2453 com Nilson.

VECTRA, vendo, ano 2000,completo, em ótimo estado, R$18.500,00. Tr. (45) 3254-1579ou 9974-1300 com Lidia.

VOYAGE, vendo, ano 86, c/rodas esportivas, em ótimoestado, R$ 4.900,00. Tr. (45)3254-3270 ou 9923-5543.

BIZ 125 ES, vendo, ano2006/06, Honda, vermelha, R$3.500,00. Tr. (45) 9993-1313com Mariana.

BIZ 125 ES, vendo, ano2011/11, verde, c/ partida elé-trica, injeção elet., flex, R$5.600,00. Tr. (45) 9968-8598.

CG MIX 150, vendo, ano2009, completa, c/ manuale chave reserva, 21.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9908-5541.

COMPRO biz 125 Honda,completa, preferência por biz +ou EX, cor preta ou vermelha,valor a combinar. Tr. (45) 9941-1230 ou 9114-0140 com Atilio.

FAZER, vendo, ano 2008,R$ 7.000,00, aceito biz demenor valor. Tr. (45) 9936-2771 com Kaiser.

XTZ 125 , vendo, ano2011, completa, c/ partida efreio a disco, c/ 210 km ro-dados, valor a combinar,aceito Gol ou Fiat do ano2000 a 2011, diferença pagoà vista. Tr. (45) 9953-3119.

ALUGO cama elástica, emótimo estado, R$ 70,00, in-teressados. Tr. (45) 3254-1637 ou 9918-5371 com So-ely ou Marcio.

AR-CONDICIONADO, ven-do, Consul, usado, em bomestado, 12.000 btus, R$250,00. Tr. (45) 3254-2812.

CAMA ELÁSTICA, alugo,novas, valor a combinar. Tr.(45) 9982-2086 ou 8826-6542.

CARTA DE CONSÓRCIO,vendo, contemplada, carta deR$ 32.000,00. Tr. (45) 9986-3911 ou 3283-1211.

CARTA DE CRÉDITO CO-LOMBO, vendo, não contem-plada, crédito R$ 16.000,00,entrada de R$ 1.800,00 + 54parcelas de R$ 326,00. Tr.(45) 9805-1089 com Giovani.

COMPUTADOR, vendo,HD 500 Gb Sata 3, 4 Gb memDDR3, monitor 18.5" LCD,gravador dvd, placa mãeAM 3, teclado, mouse, cai-xas de som, novo, garantiade 12 meses, R$ 900,00,cond ições espec ia is depgto. Tr. (45) 9940-1637(t im) ou (45) 8826-9446(claro) com Cristiano.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, VENDO, DE IMÓVEL,ENTRADA DE R$ 35.000,00,SALDO DE 79X DE 1.735,00,CRÉDITO DE R$ 111.500,00.TR. (45) 9987-5000.

CONTRATO atendentepara trabalhar das 6 às 14 hr,que tenha veículo próprio,salário inicial R$ 830,00, inte-ressadas, tratar na Churras-caria Trovão Azul, com Cláu-dio ou Eduardo.

CONTRATO eletrônico c/experiência para consertosem geral, a partir de 18 anos,tempo integral, c/ carteira as-sinada. Tr. (45) 9135-3475.

CONTRATO instalador desom, alarmes, acessórios emgeral e/ou trava e vidros elé-tricos, c/ experiência e/ou re-ferência, a partir de 15 anos,tempo integral ou meio perío-do, c/ carteira assinada. Tr.(45) 9135-3475.

FÁBRICA DE LAJES, ven-do, negócio lucrativo, funci-onando, R$ 10.000,00. Tr.(45) 8811-1191.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

KIT SOM , vendo ou tro-co, vários, caixas potên-cias de banda p/ djs oumusical, R$ 4.400,00, acei-to moto ou móveis. Tr. (45)9924-3243.

LANCHONETE DOGÃO,vendo, com ótima clientela,ót imo ponto, MCR, R$55.000,00. Tr. (45) 9113-1456.

LANCHONETE/PIZZARIA,vendo, completa ou só o pon-to, 100 m da Unioeste, boa cli-entela, motivo mudança, va-lor a combinar. Tr. (45) 9951-6317 com Fernando.

LAVA SOFÁ , lavagem aseco, lava, estere l iza eperfuma, cama box, cober-tores, edredons, tapetes,es to fados de ve í cu los ,curtinas e persianas, inte-ressados. Tr. (45) 3254-3943 ou 9105-2280.

LOJA DE CONFECÇÃO,vendo, c/ ótima clientela, nocentro da cidade, próximo aoRimmava, valor a combinar. Tr.(45) 9989-3555.

LOJA DE CONFECÇÕES,vendo, em Nova Santa Rosa,ótima clientela, bem localiza-da, valor a combinar, aceitoterreno ou carro. Tr. (45)9973-3742 ou 9943-5128.

LOJA DE CONFECÇÕES,vendo, há 8 anos em MCR,centro, ótima clientela, valora combinar. Tr. (45) 9987-1490com Marcos.

MERCADO DO CALI, ven-do, com clientela formada, naAv. Expedicionário Otto Grins,Lot. Avenidas, R$ 70.000,00.Tr. (45) 9951-4828 com Cali.

MERCADO, vendo, equi-pamentos de mercado c/açougue e padaria, na Av.Irio Welp, Lot. Sabka, R$85.000,00, aceito terreno oucasa. Tr. (45) 3254-7251 ou9950-9525 com Adilson.

MEVIAN CABELEIREI-ROS, vendo, na Rua Ceará,1035, há 26 anos no mesmolocal, excelente clientela. Tr.(45) 9979-6057.

NOTEBOOK, vendo, AcerDual Core, HD 500 Gb, 5 Gbmem., tela 14" LED, grava-dor dvd, web cam, wire-less, acompanha fonte ebateria, novo, garantia de12 meses, R$ 1.100,00,cond ições espec ia is depgto. Tr. (45) 9940-1637(t im) ou (45) 8826-9446(claro) com Cristiano.

PORTAS DE METAL, ven-do ou troco, retratil, antigas,6 un idades , ins ta laçãoD'Pascoal, ideal p/ barracão,valor a combinar. Tr. (45)9979-0889 ou 3254-5147com Alceu.

RODAS, vendo, marea, tur-bo, aro 15, sem pneus, usa-das, R$ 500,00. Tr. (45) 9996-0540 com Geliart.

SORVETEIRA E PICOLE-TEIRA, vendo, conjugadas,usada, revisada, c/ tacho,batedor e motor novo, valora combinar. Tr. (45) 3254-7325 ou 9971-7791 com Ma-falda ou Jonas.

TRAJE EXCLUSIVO deoktoberfest, feminino, tama-nho P, valor a combinar. Tr.(45) 9904-7507.

VENDO geladeira e conge-lador Consul, em ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9931-3089 após horário co-mercial, com Adriane.

VENDO módulo soun digital,2.500 rms, usada e 2 alto fa-lantes eros 1.100 rms comgarantia, R$ 1.500,00 tudo. Tr.(45) 9928-9979.

VENDO, colchões, fogãoa gás, mesa, roupeiro, bal-cão e outros, valor a com-binar. Tr. (45) 8419-6506 ou9951-7125.

XBOX 360, vendo, novona ca ixa , com k inec t +jogo, R$ 900,00. Tr. (45)9921-4180 ou 8809-4363com Jefferson.

CAVALO, vendo, Appaloo-sa, macho garanhão, bemdócil, marchador, de 3 anos,valor a combinar. Tr. (45)8807-2179 com Cássio.

CAVALOS , vendo, 2, depelagem Zaino, bem dó-ceis, ambos com 8 anos,ótimos para laço, valor acombinar. Tr. (45) 8807-2179 com Cássio.

ÉGUA , vendo, da raçaMangalarga Marchador, de4 anos, prenha, de pela-gem Tordilha negra, ótimapara cavalgadas, valor acombinar. Tr. (45) 8807-2179 com Cássio.

MUDAS DE EUCALIP-TO , vendo, convencionalou clonadas, de última ge-ração, plantio e manuten-ção, também tenho mudasnativas, valor a combinar.T r. ( 4 5 ) 9 9 0 3 - 0 2 8 0 o u9945-9151.

MUDAS DE EUCALIPTO,vendo, várias variedades, c/plantio e manutenção comple-ta, valor a combinar. Tr. (45)8803-0231 (tim) ou 3254-2720 com Herton.

NOVILHAS, vendo, Jerseye Holandesas, puras, valor acombinar. Tr. (45) 9946-4733.

PULVERIZADOR, vendo,ano 2004, Jacto ColumbiaCross, 2.000 l, c/ comando acabo e master flu, valor a com-binar. Tr. (45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Metalfor, 600 l, R$ 8.000,00.Tr. (45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Metalfor, ano 2008, 2.000 l,totalmente hidráulico, valor acombinar. Tr. (45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Metalfor, ano 2008, 3.000l , c / compu tador b ravo3005, totalmente hidráuli-co, valor a combinar. Tr.(45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Metalfor, c/ comando de bar-ra elétrico, computador bravo3005, valor a combinar. Tr.(45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Montana, 800 l, c/ 14 mt debarra, valor a combinar. Tr.(45) 9973-4000.

RESFRIADOR DE LEITE,vendo, 400 lts, seminovo,marca Heidel, c/ 18 meses deuso, valor a combinar. Tr. (45)9908-0310 ou 8805-1424.

VACAS, vendo, leiteiras, 6,valor a combinar. Tr. (45)9965-9905.

VENDO bezerras e novilhasHolandesas provenientes deCarambeí e Castro, valor acombinar. Tr. (45) 8423-1176com Marcos.

VENDO resfriador Heidel400 l e ordenhadeira com1 conjunto, valor a combi-nar. Tr. (45) 9926-4450com Gabriela.

Page 36: 09-25-2012.pdf
Page 37: 09-25-2012.pdf

TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 Edição 3435 - O PRESENTE | 01

Page 38: 09-25-2012.pdf

02 | O PRESENTE - Edição 3435 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012

Page 39: 09-25-2012.pdf

Edição 3435 - O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 EDITAIS

Page 40: 09-25-2012.pdf

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOSERGIO DA SILVA SANTOS torna público que

requereu ao IAP Renovação de Licença de Operação,para atividade de suinocultura, implantado no LR Nº221-A, L. Aparecidinha, D. São Clemente, SantaHelena/PR.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOSERGIO DA SILVA SANTOS torna público que

recebeu do IAP Licença de Operação com val. até 06/12/2009, para atividade de suinocultura, a ser implan-tado no LR Nº221-A, L. Aparecidinha, D. São Cle-mente, Santa Helena/PR.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Dionísio Gervásio Chapla torna público querequereu ao IAP Licença Prévia para ampliação dasuinocultura, sistema de crechário para 2500 leitões,a ser implantado no lote rural n°32, do 39° Perímetro,linha Campos Salles, município de Marechal CândidoRondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Arlindo Koning torna público que requereu aoIAP Licença Prévia para suinocultura, ampliação 880animais, a ser implantado no lote rural n° 57, Per. 16,distrito de Novo Sarandi, município de Toledo, Estadodo Paraná.

04 | O PRESENTE - Edição 3435 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012