07 de julho de 2013 - portal.anchieta.br · para nós é gratifi-cante ver a filha dançando. ......

8

Upload: vonguyet

Post on 11-Jun-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

07 de julho de 20132

Grupo Anchieta em FocoGrupo Anchieta em FocoGrupo Anchieta em FocoGrupo Anchieta em FocoGrupo Anchieta em FocoArte: Depto de Comunicação e Marketing - Grupo AnchietaTextos: Sandro Crisol - MTB 29.607Contato: [email protected]ção: julho 2013Impressão: Lauda Editora

C A J A M A RC A J A M A RC A J A M A RC A J A M A RC A J A M A R

• Escolas e Faculdade: 11 4446-6342

VÁRZEA PVÁRZEA PVÁRZEA PVÁRZEA PVÁRZEA PAAAAAULISTULISTULISTULISTULISTAAAAA

• Faculdade: 11 4596-6990

J U N D I A ÍJ U N D I A ÍJ U N D I A ÍJ U N D I A ÍJ U N D I A Í

• Ensino Fundamental - de 1º ao 9º

ano: 11 4527-3453

• Ensino Médio, Ensino Médio

integrado ao Curso Técnico

(Administração, Informática e

Designer de Interiores): 11 4527-

3454

• Técnico de Química: 4527-3453

• Secretaria dos cursos de Ciências

- Habilitação em Biologia, Políme-

ros, Comércio Exterior, Gestão

Ambiental, Letras e Matemática: 11

4527-3456

• Secretaria dos cursos de Enferma-

gem, Farmácia, Psicologia, Nutrição

e Processos Químicos: 11 4527-3457

• Secretaria dos cursos de Ciências

Contábeis e de Administração: 11

4588-4452

• Secretaria dos cursos de Análise e

Desenvolvimento de Sistemas,

Automação Industrial, Engenharia

de Alimentos, Engenharia Civil,

Engenha-ria Eletrônica, Engenharia

Química, Engenharia de Produção e

Redes de Computadores: 11 4588-

4446

• Secretaria dos cursos de Ciências

Econômicas, Educação Física, Publi-

cidade e Propaganda, Pedagogia,

Fisioterapia, Terapia Ocupacional,

Logística, Marketing e Sistemas de

Informação: 11 4588-4445

• Secretaria do curso de Direito: 11

4588-4451

• Secretaria de Pós-Graduação e

Extensão Universitária: 11 4582-0424

• Serviço Social: 11 4527-3446

• Núcleo de Prática Jurídica -

Assistência Judiciária Gratuita: 11

4527-3449

• Mediação em Direito de Família:

11 4527-3447

• Núcleo de Prática Jurídica -

Juizado Especial Cível: 11 4527-3448

• NEMP - Núcleo de Empregabilida-

de: 11 4588-4448

• Centro de Psicologia Aplicada e

Clínica de Saúde: 11 4527-3452

07 de julho de 2013 3

Aumenta onda demanifestações em todo o PaísPARA PROFESSOR DO UNIANCHIETA, OS PROTESTOS REPRESENTAM A SOMATÓRIA DAS INDIGNAÇÕES FRENTE A

DIFERENTES FATOS OCORRIDOS NA SOCIEDADE

Aumento das passagens deônibus, realização da Copa dasConfederações, Projeto da CuraGay, contratação de médicos vin-dos do exterior, valor do pedágio,preço do óleo diesel. Uma onda deprotestos tomou conta do Brasil pordiferentes motivos. Milhares depessoas foram às ruas de diversascidades do País reivindicando al-guma causa. Segundo o Doutor emHistoria e Filosofia da Educação eprofessor dos cursos de EducaçãoFísica, Fisioterapia e Publicidadee Propaganda do UniAnchieta, An-tônio Carlos Vaz, o início das mani-festações ocorreu em março e en-volveu inicialmente estudantes,trabalhadores da saúde e movi-mentos sociais como MTST e MST,sempre acompanhados de partidosde esquerda.

“O anúncio do aumen-O anúncio do aumen-O anúncio do aumen-O anúncio do aumen-O anúncio do aumen-to das passagens do trans-to das passagens do trans-to das passagens do trans-to das passagens do trans-to das passagens do trans-porte coletivo, em São Pau-porte coletivo, em São Pau-porte coletivo, em São Pau-porte coletivo, em São Pau-porte coletivo, em São Pau-lo, justamente neste perío-lo, justamente neste perío-lo, justamente neste perío-lo, justamente neste perío-lo, justamente neste perío-do, elevou como protagonis-do, elevou como protagonis-do, elevou como protagonis-do, elevou como protagonis-do, elevou como protagonis-ta no novo cenário o Movi-ta no novo cenário o Movi-ta no novo cenário o Movi-ta no novo cenário o Movi-ta no novo cenário o Movi-mento Passe Livre (MPL),mento Passe Livre (MPL),mento Passe Livre (MPL),mento Passe Livre (MPL),mento Passe Livre (MPL),que parece ter canalizadoque parece ter canalizadoque parece ter canalizadoque parece ter canalizadoque parece ter canalizadoas diversas insatisfaçõesas diversas insatisfaçõesas diversas insatisfaçõesas diversas insatisfaçõesas diversas insatisfaçõespopulares, visto que atingiupopulares, visto que atingiupopulares, visto que atingiupopulares, visto que atingiupopulares, visto que atingiua imensa maioria da popu-a imensa maioria da popu-a imensa maioria da popu-a imensa maioria da popu-a imensa maioria da popu-lação, e que, em geral, sãolação, e que, em geral, sãolação, e que, em geral, sãolação, e que, em geral, sãolação, e que, em geral, sãopouco afeito às manifesta-pouco afeito às manifesta-pouco afeito às manifesta-pouco afeito às manifesta-pouco afeito às manifesta-ções políticasções políticasções políticasções políticasções políticas.

Essas manifestações, por-tanto, parecem representar a soma-tória das indignações frente a di-ferentes fatos, e desconexos, queforam desfilando aos olhos do bra-sileiro comum nos últimos meses”,

explicou. O professor avalia toda amovimentação como positiva eacredita que o quadro, em virtudedos seguidos protestos, possa so-frer modificações substanciais nofuturo. “Penso que essa importan-te experiência na vida do brasilei-ro poderá representar uma grandeguinada no cenário politíco do país.Para que os resultados sejam ain-da mais expressivos e duradourosé necessário que não se perca ogosto da participação, que se per-ceba que é possível mudar a reali-dade política e, consequentemen-te, a vida social, e, quem sabe, ahistória do país”.

PLEBISCITOPLEBISCITOPLEBISCITOPLEBISCITOPLEBISCITO

Recentemente o ministro daJustiça, José Eduardo Cardozo, e ovice-presidente da República, Mi-chel Temer, entregaram no Sena-do, mensagem da presidente Dil-ma Rousseff propondo a convoca-ção de um plebiscito para a refor-ma política. O texto presidencialsugere que o plebiscito sobre a re-forma política aborde ao menoscinco temas: financiamento públi-co ou privado de campanha; siste-ma eleitoral (voto proporcional oudistrital), manutenção ou não dasuplência para senador; fim ou nãodo voto secreto em deliberações doCongresso e manutenção ou nãode coligações partidárias proporci-onais. De acordo com o educador,do ponto de vista da herança cul-tural, o plebiscito significa um pas-so importante para a transforma-ção do sistema político brasileiro.

“Ser a favor dele é ser“Ser a favor dele é ser“Ser a favor dele é ser“Ser a favor dele é ser“Ser a favor dele é sera favor de uma democraciaa favor de uma democraciaa favor de uma democraciaa favor de uma democraciaa favor de uma democraciapopularpopularpopularpopularpopular, par, par, par, par, participativticipativticipativticipativticipativa, oa, oa, oa, oa, oxi-xi-xi-xi-xi-genada, e, ao mesmo tem-genada, e, ao mesmo tem-genada, e, ao mesmo tem-genada, e, ao mesmo tem-genada, e, ao mesmo tem-po, contra a democracia re-po, contra a democracia re-po, contra a democracia re-po, contra a democracia re-po, contra a democracia re-presentativa, obscura, quepresentativa, obscura, quepresentativa, obscura, quepresentativa, obscura, quepresentativa, obscura, quetantas razões tem dado paratantas razões tem dado paratantas razões tem dado paratantas razões tem dado paratantas razões tem dado paraque a população se mani-que a população se mani-que a população se mani-que a população se mani-que a população se mani-feste” .feste” .feste” .feste” .feste” .

Segundo ele, as mudançasnão podem se limitar a esse tipode discussão. “É preciso avançarpara as políticas de governo, exi-gindo ações concretas dos gover-nos municipal, estadual e federalno que diz respeito às políticas deeducação pública, saúde, transpor-te, além de ações ligadas ao funci-onamento do estado, como trans-parência e criação de métodos maiseficazes de atuação do poder pú-blico, valorização do funcionalismo,entre outras”.

PARTIDOSPARTIDOSPARTIDOSPARTIDOSPARTIDOS

Já sobre a origem das mani-festações, Antônio Carlos entendeque é necessária uma análise sé-ria e profunda em relação ao as-sunto. “Todo movimento social énecessariamente político, mas nãonecessariamente político-partidá-rio. Como vivemos numa socieda-de de classes, e, portanto, marca-da pela desigualdade, toda açãopolítica visa transformá-la ou refor-çá-la. Assim, a desigualdade declasse, gênero, raça-etnia, orienta-ção sexual, entre outras, traz emseu bojo interesses que necessari-amente se contrapõem aos gruposque se encontram no pólo oposto,por isso são ações políticas”.

Movimentos vêm sendo realizados em várias cidades brasileiras

07 de julho de 20134

Festival de Cultura Corporalencanta público e anima alunosDURANTE EVENTO, REALIZADO NO ANFITEATRO DO CAMPUS PROFESSOR PEDRO C. FORNARI, ALUNOS PUDERAM MOSTRAR

TODO CONHECIMENTO OBTIDO EM SALA DE AULA

Ritmos que contagiaram a plateia, passose movimentos executados de maneira sincroni-zada e a energia apresentada por estudantes egrupos convidados. Esses foram os principaisdestaques da realização do VIII Festival de Cul-tural Corporal do UniAnchieta. O evento, queocorreu no anfiteatro do campus ProfessorPedro Clarismundo Fornari, atraiu pais e ami-gos dos participantes. Para o professor Henri-que Nakamoto, um dos responsáveis pela ini-ciativa, o evento alcançou todas as metastraçadas. “Os alunos, de modo geral, tiveramêxito em mobilizar, na elaboração de suas co-reografias e performances teatrais, os elemen-tos trabalhados ao longo das disciplinas, e emapresentá-las ao público que compareceu aoFestival”. Segundo ele, a atividade contribuiucom o crescimento acadêmico e colaborou paraa preparação do futuro profissional para o mer-cado de trabalho.

“Vejo o Festival de Cultura Cor-Vejo o Festival de Cultura Cor-Vejo o Festival de Cultura Cor-Vejo o Festival de Cultura Cor-Vejo o Festival de Cultura Cor-poral como parte de um processo mai-poral como parte de um processo mai-poral como parte de um processo mai-poral como parte de um processo mai-poral como parte de um processo mai-or que tem como objetivos: oportuni-or que tem como objetivos: oportuni-or que tem como objetivos: oportuni-or que tem como objetivos: oportuni-or que tem como objetivos: oportuni-zar aos alunos o desfrute do patrimô-zar aos alunos o desfrute do patrimô-zar aos alunos o desfrute do patrimô-zar aos alunos o desfrute do patrimô-zar aos alunos o desfrute do patrimô-nio das práticas corporais; sensibili-nio das práticas corporais; sensibili-nio das práticas corporais; sensibili-nio das práticas corporais; sensibili-nio das práticas corporais; sensibili-zá-los quanto ao direito de todos azá-los quanto ao direito de todos azá-los quanto ao direito de todos azá-los quanto ao direito de todos azá-los quanto ao direito de todos aeste desfrute; e capacitá-los para queeste desfrute; e capacitá-los para queeste desfrute; e capacitá-los para queeste desfrute; e capacitá-los para queeste desfrute; e capacitá-los para quepossam abordar tais conteúdos empossam abordar tais conteúdos empossam abordar tais conteúdos empossam abordar tais conteúdos empossam abordar tais conteúdos emaula, como professores, contribuindo,aula, como professores, contribuindo,aula, como professores, contribuindo,aula, como professores, contribuindo,aula, como professores, contribuindo,assim, à democratização da cultura cor-assim, à democratização da cultura cor-assim, à democratização da cultura cor-assim, à democratização da cultura cor-assim, à democratização da cultura cor-poral” .poral” .poral” .poral” .poral” .

No total foram apresentadas 14 coreo-grafias dos mais diversos ritmos e danças. Deacordo com Henrique, além de superar a inibi-ção inicial que muitos estudantes tiveram nosensaios, os alunos puderam trabalhar diversosconceitos aprendidos em sala de aula. “Pensoque mais interessante do que transformar umapessoa tímida em uma pessoa desinibida (algoque pode incorrer em uma espécie de imposi-ção) é oferecer elementos para que cada pes-soa, seja ela tímida ou desinibida, possa ree-

laborar para si mesma, com autonomia, critici-dade e criatividade, a sua dança, a sua ginásti-ca, o seu teatro do modo como for possível,interessante e prazeroso a ela. Neste sentido,cabe ressaltar que a apresentação pública nãoé a única possibilidade de aprender tais mani-festações, e que é possível, por exemplo, tor-nar-se um ser humano dançante sem que estadança tenha como objetivo, necessariamente,o palco”.

GRUPOS CONVIDADOSGRUPOS CONVIDADOSGRUPOS CONVIDADOSGRUPOS CONVIDADOSGRUPOS CONVIDADOS

Cerca de 500 pessoas, entre pais, ami-gos e convidados assistiram o evento que foiaberto com apresentações do grupo PEAMA(Programa de Esportes e Atividades MotorasAdaptadas). Na sequência, os universitários doprimeiro, terceiro, quinto e sétimos semestresrealizaram a performance artística. O festivalteve ainda a participação dos grupos Kizomba,Araúna, Companhia Doce Passos e Casa deCultura de Louveira. O estudante do primeirosemestre de Educação Física, Fernando Anho-lon, aprovou a atividade e acredita que a apre-sentação do seu grupo ocorreu dentro do es-perado.

“Fizemos uma boa apresentação“Fizemos uma boa apresentação“Fizemos uma boa apresentação“Fizemos uma boa apresentação“Fizemos uma boa apresentaçãoe, apesar de estarmos no primeiro se-e, apesar de estarmos no primeiro se-e, apesar de estarmos no primeiro se-e, apesar de estarmos no primeiro se-e, apesar de estarmos no primeiro se-mestre, não cometemos erros. Acredi-mestre, não cometemos erros. Acredi-mestre, não cometemos erros. Acredi-mestre, não cometemos erros. Acredi-mestre, não cometemos erros. Acredi-to que as pessoas gostaram. Fiqueito que as pessoas gostaram. Fiqueito que as pessoas gostaram. Fiqueito que as pessoas gostaram. Fiqueito que as pessoas gostaram. Fiqueimuito feliz de poder mostrar meu co-muito feliz de poder mostrar meu co-muito feliz de poder mostrar meu co-muito feliz de poder mostrar meu co-muito feliz de poder mostrar meu co-nhecimento e achei válido para nossanhecimento e achei válido para nossanhecimento e achei válido para nossanhecimento e achei válido para nossanhecimento e achei válido para nossaformação acadêmica”, disse.formação acadêmica”, disse.formação acadêmica”, disse.formação acadêmica”, disse.formação acadêmica”, disse.

Na opinião do aluno, a chance de partici-par do evento serviu com forma de superar al-guns obstáculos. “A faculdade nos abre váriasportas e nos tira muitos preconceitos em rela-ção à alguns esportes. A dança, que represen-ta um grande preconceito em muitos alunos, éuma disciplina contagiosa que nos deixa a no-ção da importância da união e isso sempre nos

agrega. Aprendemos muito, foi uma disciplinaexcelente que todos nós gostamos”. Já o gru-po do universitário do quinto semestre, MarcoAntônio da Silva, realizou a performance base-ada na coreografia “Drogas e Alienação”. Com18 integrantes, o espetáculo levantou o públi-co no anfiteatro e chamou a atenção do malque assola o país. “A ideia de trabalhar essetema surgiu em conversa com os colegas. Opessoal quis enfocar esse assunto, pois é umquadro que infelizmente vem crescendo com opassar dos anos”. De acordo com o futuro pro-fissional, o festival possui diversos aspectospositivos. “Achei sensacional, interessante bemdiversificado e contribuiu para meu crescimentoacadêmico. Sou aluno formado bacharel em Edu-cação Física em outra instituição de ensino e hojefaço a licenciatura em Educação Física no UniAn-chieta. Estou podendo agregar mais conheci-mento para minha formação acadêmica”.

PAPAPAPAPATRTRTRTRTROCINADORESOCINADORESOCINADORESOCINADORESOCINADORES

O VIII Festival de Cultural Corporal doUniAnchieta, que prosseguiu com a realizaçãode práticas esportivas, contou com o apoio daPapelaria Horizonte, Shelton Cursos e Intercâm-bio, Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaíe região, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Grin-gos Caps, Gobb´s Restaurante e Lanchonete,Picanha da Nove e Artfinal formaturas.

Evento contou com participação de estudantes de vários se-mestres

07 de julho de 2013 5

Ensino Fundamental: alunosse divertem e relembram

tradições das festas juninasCRIANÇAS PUDERAM PCRIANÇAS PUDERAM PCRIANÇAS PUDERAM PCRIANÇAS PUDERAM PCRIANÇAS PUDERAM PARTICIPARTICIPARTICIPARTICIPARTICIPAR DE DIVERSAR DE DIVERSAR DE DIVERSAR DE DIVERSAR DE DIVERSAS BRINCAS BRINCAS BRINCAS BRINCAS BRINCADEIRAS E APRESENTADEIRAS E APRESENTADEIRAS E APRESENTADEIRAS E APRESENTADEIRAS E APRESENTARAM COREOGRAFIASARAM COREOGRAFIASARAM COREOGRAFIASARAM COREOGRAFIASARAM COREOGRAFIAS

AAAAAOS POS POS POS POS PAIS NA QUAIS NA QUAIS NA QUAIS NA QUAIS NA QUADRA POLIESPORTIVADRA POLIESPORTIVADRA POLIESPORTIVADRA POLIESPORTIVADRA POLIESPORTIVAAAAA

Camisas xadrez, chapéus, bi-godes postiços, vestidos coloridos,tranças. Alunos do Ensino Funda-mental das Escolas Padre Anchie-ta participaram, nos últimos dias27 e 28, da tradicional Festa Juni-na, no prédio São Paulo. Com umambiente todo decorado, os estu-dantes puderam se divertir comvárias brincadeiras como dança dacadeira, corrida do saco, corrida doovo. Além disso, tiveram à disposi-ção barracas de argola e pesca, opula pula e o tobogã de sabão.

Os pais também tive-Os pais também tive-Os pais também tive-Os pais também tive-Os pais também tive-ram a chance de observar aram a chance de observar aram a chance de observar aram a chance de observar aram a chance de observar adança das crianças na qua-dança das crianças na qua-dança das crianças na qua-dança das crianças na qua-dança das crianças na qua-dra poliesportiva e ficaramdra poliesportiva e ficaramdra poliesportiva e ficaramdra poliesportiva e ficaramdra poliesportiva e ficaramencantados com as apresen-encantados com as apresen-encantados com as apresen-encantados com as apresen-encantados com as apresen-tações, tudo isso realizadotações, tudo isso realizadotações, tudo isso realizadotações, tudo isso realizadotações, tudo isso realizadoem perfeita harmonia pelaem perfeita harmonia pelaem perfeita harmonia pelaem perfeita harmonia pelaem perfeita harmonia peladireção da escola.direção da escola.direção da escola.direção da escola.direção da escola.

“Essa é a primeira vez queela vem a festa. Para nós é gratifi-cante ver a filha dançando. A Júliaficou comentando com a gente asemana inteira sobre o evento. Eu

e minha esposa estamos muito fe-lizes”, afirmou o pai da aluna JúliaBeatriz do primeiro ano, José Ricar-do Basile Ferraz Júnior. Já a mãeda estudante Isabela, Viviane Pal-meira, fez questão de destacar aimportância da escola na vida dasua filha. “Ela está aprendendouma dança típica, relembrando astradições e interagindo com os co-leguinhas. Estou contente por es-tar aqui hoje”.

As crianças que participaramnão apenas das apresentações,mas de toda a festa, mostrarammuita alegria. “É uma hora diferen-te que temos para brincar com osnossos amigos”, disse a aluna Ma-ria Isabela Moraes, do sexto ano.A sua colega de classe, Sofia Mas-sesini Pimentel, acredita que oevento também colabora para co-nhecer alunos de outras classes.“Da minha sala conheço todo mun-do, mas numa atividade dessasvocê tem a oportunidade de se re-lacionar com crianças de diferen-tes idades”. Para Giovana Borges,um outro aspecto deve ser lembra-

do. “Adorei me divertir com as mú-sicas que os professores coloca-ram para a gente. Isso sem falarnas brincadeiras. Estava muito bemorganizado”.

AMBIENTEAMBIENTEAMBIENTEAMBIENTEAMBIENTE

Para os pais, a escola é umaextensão do ambiente familiar.

Na opinião de VivianeNa opinião de VivianeNa opinião de VivianeNa opinião de VivianeNa opinião de VivianePalmeira, as Escolas PadrePalmeira, as Escolas PadrePalmeira, as Escolas PadrePalmeira, as Escolas PadrePalmeira, as Escolas PadreAnchieta desenvolvem umAnchieta desenvolvem umAnchieta desenvolvem umAnchieta desenvolvem umAnchieta desenvolvem umtrabalho sério e de qualida-trabalho sério e de qualida-trabalho sério e de qualida-trabalho sério e de qualida-trabalho sério e de qualida-de, que serve de exemplode, que serve de exemplode, que serve de exemplode, que serve de exemplode, que serve de exemplopara outras instituições dapara outras instituições dapara outras instituições dapara outras instituições dapara outras instituições dacidade.cidade.cidade.cidade.cidade.

“O conteúdo que os profes-sores passam para os alunos, aparte pedagógica, é extremamen-te interessante. Percebo que o am-

biente é propício para a aprendiza-gem. Esse ano, por exemplo, a di-reção lançou a ideia do lanche sau-dável, estão todos de parabéns”.Segundo José Ricardo, a escolatem bons professores, tradição,ótima localização e qualidade noensino. “O Anchieta é uma ótimainstituição, nem tem o que dizer.Sei que a minha filha, aqui, teráuma formação de primeira”.

Clima foi de muita animação e descontração no evento

Estudantes realizaram apresentação de danças típicas e encantaram pais

A corrida do saco foi uma das brincadeiras pre-feridas dos alunos

07 de julho de 20136

Nesta semana que passou tive aoportunidade de ver dois novos líderes debilheteria. Assisti a pré-estreia para jorna-listas de “O Homem de Aço”, vulgo Super-man, e depois, nos cinemas da cidade,“Guerra Mundial Z”. Apesar das discrepân-cias, inevitável não fazer comparações.

Lançado com grande expectativa, onovo filme de Clark Kent empolgou muitagente ao dizer que ignoraria os trabalhosanteriores para resgatar a origem do per-sonagem nos quadrinhos. O centro da his-tória, desta vez, era refletir sobre o queele significa para humanidade, uma vez quevindo de outro planeta, comprovaria quenão estamos sozinhos no Universo. Inte-ressante. Aliado a isto, uma megaprodu-ção com elenco de peso, pelo menos nopais, com Kevin Costner e Russel Crowe.

Todavia, nem precisei terminar paraperceber que mesmo que haja boa vonta-de por parte dos estúdios e até dos direto-res talentosos (Zack Snyder, de 300, eChristopher Nolan , do último Batman) ofato é que Superman não passa de umherói chato, tedioso e sem a menor graça.Por ser indestrutível, a única coisa que oafeta é seu amor pela humanidade, maisespecificamente seus pares americanos(sim, ele é patriota). A história, não fazsentido algum e suas lutas intermináveisterminam de uma maneira boboca.

Em relação a Guerra Mundial Z, me-nos pretencioso, mas nem por isso humil-dade, estava mais cético, sem expectati-vas. Essa onda de filmes, séries e games

zumbi já encheu tanto quanto os vampiros.Brad Pitt, a estrela solitária, deu uma decla-ração que queria fazer filmes menos sérios.Será?

Gostei muito do que vi. Diferente dostradicionais mortos-vivos, em Guerra Mundi-al Z o vírus afeta seus hospedeiros transfor-mando-os repentinamente numa aberraçãomais veloz. Porém, o foco aqui é no suspen-se, e não na ação. O resultado é que passeiquase 120 minutos tenso, literalmente commedo do que aconteceria na cena seguinte.Ou seja, nada melhor. No final, a solução paraa catástrofe, talvez paliativa, era extremamen-te plausível.

Mas por que estou falando dos doisaqui? No primeiro caso, essa sede de ser le-vado a sério e querer fazer a melhor obra detodas, tem deixado muitos filmes divertidosum verdadeiro enfadonho. Superman foi oápice disso, empatando talvez com o cansa-tivo da Marvel, Capitão América. Entreteni-mento não precisa de autoajuda. Por outrolado, os zumbis deram um banho de criativi-dade mostrando que fazer apenas entreteni-mento pode ser muito melhor e mais lógico.Para filmes sérios, escolha dramas.

Contudo, diferente de há 15 ou 20 anos,o que tem levado as pessoas ao cinema nãoé mais o famoso “boca a boca” e sim essemarketing violento com trailers pomposos,cheios de efeitos especiais.

O cinema vive de promessas, eO cinema vive de promessas, eO cinema vive de promessas, eO cinema vive de promessas, eO cinema vive de promessas, enós continuamos acreditando nelas.nós continuamos acreditando nelas.nós continuamos acreditando nelas.nós continuamos acreditando nelas.nós continuamos acreditando nelas.

07 de julho de 2013 7

Inverno faz aumentar consumo de caféEM JUNDIAÍ, UMA DEM JUNDIAÍ, UMA DEM JUNDIAÍ, UMA DEM JUNDIAÍ, UMA DEM JUNDIAÍ, UMA DAS PRINCIPAS PRINCIPAS PRINCIPAS PRINCIPAS PRINCIPAIS EMPRESAIS EMPRESAIS EMPRESAIS EMPRESAIS EMPRESAS DO RAMO CONTAS DO RAMO CONTAS DO RAMO CONTAS DO RAMO CONTAS DO RAMO CONTA COM TRABALHO DE QUA COM TRABALHO DE QUA COM TRABALHO DE QUA COM TRABALHO DE QUA COM TRABALHO DE QUALIDALIDALIDALIDALIDADE DE ALADE DE ALADE DE ALADE DE ALADE DE ALUNA DOUNA DOUNA DOUNA DOUNA DO

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTCURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTCURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTCURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTCURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DO UNIANCHIETOS DO UNIANCHIETOS DO UNIANCHIETOS DO UNIANCHIETOS DO UNIANCHIETAAAAA

Ele está presente diariamen-te no lar dos brasileiros. É muito di-fícil encontrar alguém que não gos-te de tomá-lo. O famoso “cafezinho”é um dos produtos mais consumidospor crianças, jovens e adultos. Noinverno então a ingestão é aindamais acentuada. Jundiaí, por sua vez,possui várias empresas que traba-lham nesse segmento e uma dasmais tradicionais é a Café Caiçara.Um das principais responsáveis pelotrabalho dentro da empresa é a alu-na do UniAnchieta, Vanessa Karende Camargo.

Com apenas 22 anos,Com apenas 22 anos,Com apenas 22 anos,Com apenas 22 anos,Com apenas 22 anos,a estudante do nono semes-a estudante do nono semes-a estudante do nono semes-a estudante do nono semes-a estudante do nono semes-tre de Engenharia de Alimen-tre de Engenharia de Alimen-tre de Engenharia de Alimen-tre de Engenharia de Alimen-tre de Engenharia de Alimen-tos, ingressou na empresatos, ingressou na empresatos, ingressou na empresatos, ingressou na empresatos, ingressou na empresacomo estagiária e já conquis-como estagiária e já conquis-como estagiária e já conquis-como estagiária e já conquis-como estagiária e já conquis-tou o seu espaço.tou o seu espaço.tou o seu espaço.tou o seu espaço.tou o seu espaço.

“Trabalho há dois anos naCafé Caiçara, que possui mais de 60anos de tradição no processo de tor-ra e moagem de café. É uma indús-tria bem conhecida em Jundiaí, econtribui para história da cidade.Entrei em 2011 como estagiária ehoje presto serviços na área de pro-cessos e da qualidade”, afirmou.Segundo Vanessa, a sua função é degrande responsabilidade. “Verificotoda a matéria prima que entra etodo o produto que sai. Desde asclassificações dos grãos até aquelecafezinho que a dona de casa tomaem seu lar. Além de cuidar da quali-dade dos produtos, observo o pro-cesso de produção no setor, ondeacompanho as torras de café , amoagem dos grãos e o envasamen-to”. De acordo com a futura Enge-nheira de Alimentos, o hábito do bra-sileiro em consumir o produto au-menta a cada ano. “Isso é ótimopara o crescimento do mercado in-terno, tanto na área da agricultura

quanto para as indústrias”.

PROCESSOPROCESSOPROCESSOPROCESSOPROCESSO

Antes de chegar a mesa doconsumidor, o produto passa poruma série de transformações. “An-tes do café ser torrado e ser comer-cializado é realizado um processo nalavoura que permite verificar como

será a qualidade dos grãos e assimda bebida. O fruto é colhido, depoisretira as polpas, na sequência ocor-re a secagem e as cascas são deixa-das de lado. Após beneficiado e des-cascado, segue para torrefações,onde a área da qualidade da empre-sa realiza a classificação dos cere-ais (inspeção visual da cor e sele-ção dos grãos perfeitos e dos defei-tuosos), “prova da xícara” onde veri-fica o perfil da bebida e processo deblendagem, que é a combinação dos

grãos de café arábica e robusta.Depois de todo esse cuidado com amatéria prima, eles são torrados emtorradores, onde a torra acontecemem três etapas: primeira etapa é asecagem dos grãos, a qual retira-sea água; a segunda é a carameliza-ção, quando os grãos ganham pig-mentação da cor “marrom” e a for-mação do aroma e última é a de

resfriamento. Os grãos torrados se-guem para o repouso, permitindo a“expulsão” de alguns gases e garan-tindo melhor qualidade na bebida eassim seguem para moagem e en-vasamento do produto”, explicou ajundiaiense.

Durante a produção doDurante a produção doDurante a produção doDurante a produção doDurante a produção doartigo, um dos aspectos maisartigo, um dos aspectos maisartigo, um dos aspectos maisartigo, um dos aspectos maisartigo, um dos aspectos maisimportantes é o processo deimportantes é o processo deimportantes é o processo deimportantes é o processo deimportantes é o processo detorrefação.torrefação.torrefação.torrefação.torrefação.

“Os grãos ganham a cor “mar-rom” e o desenvolvimento do aromae sabor. O perfil de torra utilizada naindústria é a clara que é usada paramáquinas expressas, que são cafésmais finos e de bebidas gourmet. Olíquido possui uma acidez forte, me-nos amargor e suavidade no aromae sabor. Já a torra média é mais vol-tada para o café tradicional, onde abebida é acentuada de aroma e sa-bor e a torra escura possui um líqui-do com menos acidez e acentua osabor amargo”.

UNIANCHIETUNIANCHIETUNIANCHIETUNIANCHIETUNIANCHIETAAAAA

Vários motivos levaram a es-tudante a optar pela instituição. “OUniAnchieta é a única faculdade quedisponibiliza o curso de Engenhariade Alimentos na região, tirando asfaculdades federais.

A área de EngenhariaA área de EngenhariaA área de EngenhariaA área de EngenhariaA área de Engenhariade Alimentos é nova, porémde Alimentos é nova, porémde Alimentos é nova, porémde Alimentos é nova, porémde Alimentos é nova, porémexiste um vasto campo deexiste um vasto campo deexiste um vasto campo deexiste um vasto campo deexiste um vasto campo deatuação profissional na re-atuação profissional na re-atuação profissional na re-atuação profissional na re-atuação profissional na re-gião de Jundiaí.gião de Jundiaí.gião de Jundiaí.gião de Jundiaí.gião de Jundiaí.

As matérias proporcionaramuma visão de como trabalhar naárea de alimentos e abriram portaspara ingressar neste ramo”. Segun-do Vanessa, no transcorrer das au-las seu conhecimento foi crescendoe hoje em dia boa parte do queaprendeu nas atividades é possívelde ser aplicada no dia a dia. “A fa-culdade propiciou uma visão dentroda indústria e encaminhou para omeu crescimento profissional”. So-bre o futuro, a aluna já sabe o quepretende realizar. “Tenho como metafazer uma pós em Engenharia de Pro-dução ou até mesmo especializaçãoem torra e qualidade do café. Gostodesta área e me identifico com ela”.

07 de julho de 20138

EMPREGOS E ESTÁGIOSO NEMP (Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais) é direcionado para alunos, ex-alunos e familiares dos estudantes do GrupoAnchieta. Se você faz parte deste público, cadastre o seu curriculo no site www.anchieta.br/nempcadastre o seu curriculo no site www.anchieta.br/nempcadastre o seu curriculo no site www.anchieta.br/nempcadastre o seu curriculo no site www.anchieta.br/nempcadastre o seu curriculo no site www.anchieta.br/nemp e tenha acesso as oportunidadesoferecidas. Havendo qualquer dúvida entre em contato por meio do e-mail: [email protected], fornecendo o código da vaga.

As vagas abaixo são oferecidaspelo departamento de RecursosHumanos do Grupo Anchieta. Osinteressados devem entrar emcontato por meio do [email protected], fornecendo o có-digo da vaga.

Para as demais vagas (oferecidaspelo Nemp) fazer cadastro pelo

site www.anchieta.br/nemp

CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: 285ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: AUXILIAR DE SECRETARIADETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES: CAMPUS ANHANGUERA T/N

CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: 292ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: AUXILIAR DE BIBLIOTECADETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES: CAMPUS ANHANGUERA T/N

CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: 325ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: AUXILIAR DE LIMPEZADETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES: CAMPUS CENTRAL M/T

CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: 343ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: AUXILIAR DE MANUTENÇÃODETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES: CAMPUS CENTRAL M/T

CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: 347ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: AUXILIAR DE CONTROLE ACADÊMICODETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES: CAMPUS ANHANGUERA - T/N

CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: 352ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ATENDENTE DE NPJDETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES: CAMPUS CENTRAL M/T

CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: CÓDIGO DA VAGA: 353ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: ÁREA: AUXILIAR DE CONTROLE ACADÊMICODETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES:DETALHES: CAMPUS ANHANGUERA T/N

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5003Área: Área: Área: Área: Área: PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA -MANHÃ

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5007Área: Área: Área: Área: Área: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ATUAR COM CRIANÇA DE 2 PARA 3 ANOS DEIDADE.

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5008Área: Área: Área: Área: Área: RECEPÇÃO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5009Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO DE DIREITO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5010Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO COMUNICAÇÃO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5011Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR DE TRANSPORTE

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5012Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5013Área: Área: Área: Área: Área: PROGRAMADOR JUNIOR

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5014Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO DE COMUNICAÇÃO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5016Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIARIO

Código da vCódigo da vCódigo da vCódigo da vCódigo da vaga: aga: aga: aga: aga: 5017Área: Área: Área: Área: Área: TRAINEE

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5018Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5019Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR MANUTENÇÃO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5020Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO DE CONTROLE DEQUALIDADE

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5021Área: Área: Área: Área: Área: CONSULTOR DE INVESTIMENTOS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5024Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO EM RECURSOS HUMANOS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5025Área: Área: Área: Área: Área: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5026Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR DE PESSOAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5027Área: Área: Área: Área: Área: VENDEDOR

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5029Área: Área: Área: Área: Área: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5030Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR DE TI

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5031Área: Área: Área: Área: Área: ANALISTA DE RH JUNIOR – SÃO PAULO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5037Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO DE RECURSOS HUMANOS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5039Área: Área: Área: Área: Área: ESAGIÁRIO ATENDIMENTO DECLIENTES

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5040Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5041Área: Área: Área: Área: Área: TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5042Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO ENGENHARIA CIVIL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5043Área: Área: Área: Área: Área: CONSULTOR DE TELECOMUNICAÇÕES

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5044Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR CONTÁBIL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5045Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR COMERCIAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5047Área: Área: Área: Área: Área: ASSISTENTE DE ESCRITA FISCAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5048Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR FISCAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5049Área: Área: Área: Área: Área: ASSISTENTE DE MARKETING

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5051Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5052Área: Área: Área: Área: Área: ADMINISTRATIVO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5053Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5055Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5056Área: Área: Área: Área: Área: ASSISTENTE FISCAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5057Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO MEIO AMBIENTE

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5058Área: Área: Área: Área: Área: INSPETOR DE QUALIDADE

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5059Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO EM COMPRAS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5060Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5061Área: Área: Área: Área: Área: PSICOLOGIA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5062Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5063Área: Área: Área: Área: Área: ESTOQUISTA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5064Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5068Área: Área: Área: Área: Área: NUTRICIONISTA PLENO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5069Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5071Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO ENGENHARIA CIVIL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5072Área: Área: Área: Área: Área: VENDEDOR

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5073Área: Área: Área: Área: Área: INSTALADOR DE BANHEIRAS, SPAS EOFURÔS

Código da vCódigo da vCódigo da vCódigo da vCódigo da vaga: aga: aga: aga: aga: 5074Área: Área: Área: Área: Área: TRAINEE

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5075Área: Área: Área: Área: Área: RECEPCIONISTA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5076Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIARIO DE EDUCAÇÃO FISICA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5077Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO - ENGENHARIA MECÂNICA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5078Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIA DESIGN GRÁFICA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5079Área: Área: Área: Área: Área: PROF EDUCADOR AMBIENTAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5080Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIÁRIO DEPTO PESSOAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5081Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO NAÁREA FINANCEIRA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5082Área: Área: Área: Área: Área: COMERCIAL

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5083Área: Área: Área: Área: Área: ASSISTENTE DE DIRETORIA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5085Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5087Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5088Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR / ASSISTENTE DE VENDAS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5089Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIARIO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5090Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5091Área: Área: Área: Área: Área: CONSULTOR DE VENDAS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5093Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIÁRIO EM PEDAGOGIA

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5094Área: Área: Área: Área: Área: ASSISTENTE DE ATENDIMENTO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5095Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR DE VENDAS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5096Área: Área: Área: Área: Área: ASSESSOR DE VENDAS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5097Área: Área: Área: Área: Área: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5099Área: Área: Área: Área: Área: DESENVOLVEDOR PLENO .NET

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5100Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5101Área: Área: Área: Área: Área: MONITOR DE RECREAÇÃO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5102Área: Área: Área: Área: Área: ASSISTENTE DA QUALIDADE

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5104Área: Área: Área: Área: Área: CUIDADOR DE IDOSO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5105Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIARIO A FINANCEIRO

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5106Área: Área: Área: Área: Área: ESTAGIARIO A EM VENDAS

Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: Código da vaga: 5107Área: Área: Área: Área: Área: ESTÁGIO