03/09/2014 - semanario - edição 3.059

16
BENTO GONÇALVES Quarta-feira 3 DE SETEMBRO DE 2014 ANO 47 N°3059 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Página 12 NOEMIR LEITÃO, ARQUIVO Indústria vinícola Pequenos são maioria Levantamento feito pela UCS aponta que 85% das empresas do setor têm até nove funcionários Páginas 8 e 9 Sem mudanças no 6º BCOM Tenente-coronel Alexander Vicente Ferreira afirma que não há motivo para preocupação e que apenas houve alteração de subordinação da unidade Exército

Upload: jornal-semanario

Post on 03-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

BENTO GONÇALVESQuarta-feira3 DE SETEMBRO DE 2014ANO 47 N°3059 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Página 12

NO

EMIR LEITÃ

O, ARQ

UIVO

Indústria vinícola

Pequenos são maioriaLevantamento feito pela UCS aponta que 85% das empresas do setor têm até nove funcionários Páginas 8 e 9

Sem mudanças no 6º BCOMTenente-coronel Alexander Vicente Ferreira afirma que não há motivo para preocupação e que apenas

houve alteração de subordinação da unidade

Exército

Page 2: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

O lado colonial permaneceEditorial

A divulgação do Censo da Indústria Vinícola do Rio Grande do Sul mostra que nossas empresas ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar o crescimento tão esperado. Os dados revelam que um pequeno grupo está voltado para a exploração do mercado internacional, por exemplo e, menos de uma dezena dos integrantes do setor, pensa em se tornar grande. Onde queremos chegar? Esta é a pergunta a ser feita após a formação do perfil atual de nossas empresas.

O levantamento realizado pela Universi-dade de Caxias do Sul (UCS) mostra que os nossos vitivinicultores têm um perfil con-servador, resistente à procura por financia-mentos e carente de profissionalização nos modelos de gestão. Afinal, 85% das empre-sas do setor ainda são familiares ou têm, no máximo, nove funcionários. Muitos man-têm a tradição de passar o negócio de gera-ção para geração, sem procurar a expansão e tendo a sua sustentabilidade com a venda de vinhos e su-cos em pequena escala.

Para estas empresas de pequeno porte, o crescimento do enoturismo foi um fator importante na melhoria dos negó-cios. Hoje ele representa 15% do faturamento dos produ-tores, que, normalmente, atendem seus clientes de forma direta. O estudo mostra que as vinícolas recebem, em mé-dia, 500 turistas, mesmo sem divulgação e estratégia de atração dos mesmos.

Antes de conquistar o reconhecimento

internacional, precisamos buscar

espaço no mercado interno

A manutenção de tradições centenárias e a forma arte-sanal de fabricação do vinho deixam a Serra Gaúcha com uma peculiaridade única em relação às demais regiões do Rio Grande do Sul. Quem vem para Bento Gonçalves, por exemplo, quer ver o rústico, a cultura simples do homem do interior. A modernização destas indústrias familiares, acabaria com uma característica fundamental para as pre-tensões turísticas da região.

Por outro lado, o foco em negócios de grande porte, ex-portação e expansão de mercado estão restritos a apenas 9% das 346 empresas que participaram do levantamento. Temos menos de 40 indústrias do setor trabalhan-do com exportação. Menos de uma dezena atuando com força no mercado externo e conseguindo emplacar alguns de seus pro-dutos em seleções de vinhos internacionais.

É certo que temos um longo caminho a percorrer, até porque, hoje, os estrangei-

ros não veem o Brasil como um legítimo produtor de vi-nho, reconhecimento este que já foi alcançado por chile-nos e argentinos. Precisamos investir em melhorar ainda mais a qualidade do nosso vinho, buscando atingir um nível de excelência já obtido há séculos no exterior. E, an-tes mesmo de conquistar o reconhecimento no mercado internacional, precisamos buscar espaço internamente, no mercado nacional, sem temer a concorrência e a prefe-rência pelo vinho estrangeiro.

Quarta-feira, 3 de setembro de 20142 Opinião

Problema resolvido?O mundo inteiro foi massacrado diuturnamente, des-

de quinta-feira, com imagens, sons e “opiniões abali-zadas” sobre os fatos ocorridos na Arena do Grêmio quando do jogo contra o Santos, de São Paulo. Uma moça, com carinha de ingênua, chamou o goleiro do time paulista de “macaco” e foi flagrada por várias das dezenas de câmeras que estão na Arena, das emisso-ras de TV e das distribuídas no estádio. Além dela, uns oito ou dez guris imitavam o som atribuído a macacos, também dirigido ao goleiro santista. Partir daí o que se viu foi um festival de agressões à moça e, mesmo, aos seus familiares. Sua casa foi apedrejada. O Grêmio foi taxado de “racista”, assim como sua torcida, por alguns “jênios” (com “j”, mesmo) da imprensa. A revista Placar publicou um texto no seu site recheado de agressões ao Grêmio e à sua torcida, principalmente. No domingo, no jogo contra o Bahia, a torcida que fica no setor sem cadeiras da Arena, caracterizado como o “setor da ge-ral”, cantou algo que vem fazendo há muitos anos, in-cluindo nesse canto a palavra “macaco”. Foi o que bas-tou para descerem todas as sete pragas do Egito e muito mais sobre o Grêmio e sua torcida. Poucos lembraram que foi o próprio Internacional que colocou como seu mascote um macaco e que, praticamente em todos os jogos, torcedores seus são filmados fantasiados assim. Não entendi como “racista” o canto, assim como nun-ca foi entendido desde que começou a ser usado pela

Geral do Grêmio. Aí o Conselho de Administração do Grêmio resolveu “suspender a Geral”, pelo que TODOS os seus membros – não só os que proferiram injúrias racistas – dos jogos do Clube. Quatro medidas foram anunciadas: “1) Suspender por tempo indeterminado qualquer atividade da torcida organizada denominada Geral do Grêmio; 2) Proibir, por parte da referida tor-cida, a utilização das marcas de propriedade intelectual do Clube; 3) Identificar possíveis sócios envolvidos no episódio para ultimar medidas administrativas visando seu desligamento da atividade associativa e da frequên-cia ao estádio, se for o caso; 4) O Clube, diante dos úl-timos fatos ocorridos em relação ao campo de jogo, es-tudará, em conjunto com a Arena, formas de evitar que novos incidentes acarretem em multas, perda de man-dos de campo e prejuízos à imagem do clube e de sua ordeira torcida”. Como o Grêmio não conquista nada há 14 anos, subentende-se que a “culpa é da Geral” e que agora o problema será resolvido. Será mesmo, torcedor gremista? Enquanto isso, o jogador Diego Maurício, do Flamengo, denuncia torcedores do Santos por racismo e o Flamengo emite Nota Oficial repudiando. Será que merecerá o mesmo destaque agora, de parte da “im-prensa especializada”? Ou será que injúria racista na Arena é diferente daquela da Vila Belmiro? Temo por tudo o que poderá vir a partir de agora. O problema está longe de ser resolvido, sem dúvidas.

Antô[email protected]

Page 3: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 3Opinião

Em Bento Gonçalves, o desfi-le Cívico-Militar da Semana da Pátria será realizado no domin-go, 7 de setembro. A saída será nas proximidades do Estádio da Montanha, a partir das 9h e segue até o entroncamento com a rua 10 de Novembro. Em caso de mau tempo, o desfile será cancelado. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, o aviso oficial será dado na manhã do domingo.

Durante a semana, apresen-tações artísticas e atrações mu-sicais ocorrem na Via del Vino, às 8h30min.

PainelSemana da Pátria em Bento

Região será cenário de filme

O Vale dos Vinhedos, algu-mas paisagens da zona rural e estradas férreas da região da Serra Gaúcha devem fazer parte do cenário das gravações de “O filme da minha vida”, do ator e diretor Selton Mello.

Os municípios de Garibaldi, Farroupilha, Antônio Prado, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa também farão parte das locações.

O início das gravações está previsto para 2015, mas neste ano Mello ainda deve voltar para a região em função da continuidade dos trabalhos de

pré-produção. Já para o elenco, o diretor

afirma que gaúchos também serão vistos na tela, tanto como figurantes, quanto no apoio e também como presonagens principais.

No filme é abordada a transi-ção da adolescência para a vida adulta, pela qual passa um jo-vem professor, ao enfrentar o drama da partida do pai.

O trabalho audiovisual con-siste na criação de duas cida-des fictícias que tem como con-texto a região da Serra Gaúcha na década de 60.

GU

ILHERM

E BICCA, D

IVULG

AÇÃ

O

Expo Carlos Barbosa 2014

Uma pena é a má conserva-ção do prédio da Prefeitura de Bento Gonçalves, que chama atenção na foto feita durante a abertura da Semana da Pátria no município.

Aqui no Painel já foi regis-trado um elogio dos cuidados que a Via del Vino, em frente ao Paço Municipal, está re-cebendo, com canteiros bem caprichados e o espaço limpo. Em meio a esse zelo, que é dig-no de receber elogios, lamen-tável é ver que a construção está nestas condições.

Isto também não tem como não ser visto.

CRISTIAN

E MO

RO, DIVU

LGA

ÇÃO

Cânions viram assunto de jornal

Um jornal em que são abor-dados estudos sobre questões geográficas e biológicas da re-gião dos Cânions de Cambará do Sul foi desenvolvido por alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves. Em uma atividade interdicipli-nar realizada a campo, os estu-dantes tiveram a oportunidade de relacionar a teoria da sala de aula com a prática, ao visita-rem o local no dia 15 de agosto.

Entre as atividades, esteve o estudo dos principais biomas a da cobertura vegetal e da rede hidrográfica do Estado.

Mas gente!! Vão se preocupar em mudar as vias em Bento, vão gastar em infraestrutura para a nossa cidade , alter-nativas para o trânsito, colocar sinaleiras em locais difíceis como no entroncamento da Xingú com a 13 de Maio. En-fim, tem tanta coisa para se fazer e vão encher por causa de película, onde se é usado para o benefício de todos, onde tu evitas um assalto, condições climáticas, sol escaldante do verão. Poxa , agora quando tu andas de carro tem que poder ver quem esta dentro ??Poxa tchê, assim desanima ! Nem vou continuar minha explanação pois não vale a pena! No mínimo triste com isso!

Diogo Matos

Curta e comente na página do Semanário no Facebook. Seu comentário pode ser publicado aqui.

www.fb.me/jornalsemanario

Fiscalização de películas

Se o aparelho mede o quanto de película a norma permite, por que seria “indústria da multa”? Se o camarada respei-

ta a normativa, não tem porque se preocupar.

Almir José

E nós taxistas fomos os primeiros premiados .... sem co-mentários ... agora se cuidem que vai ser proibido o uso de óculos de sol também.

Fabiano Carraro

Olha que seremos multados até por respirar nas áreas azuis. Creiam.

Regina Trombini Cortelini

REPROD

UÇÃ

O

CRISTIAN

O M

IGO

N

A edição deste ano da Expo Carlos Barbosa, voltada aos setores da construção, deco-ração, móveis, agroindústria e serviços da região, será reali-zada entre os dias 12 e 21 de setembro. O evento, organiza-do pela Associação do Comér-cio, Indústria e Serviços (ACI), contará com a participação de cerca de 100 expositores. As atividades serão realizadas no salão paroquial, na Rua Co-berta e nos Pavilhões da Tra-montina.

Empresários italianos tam-bém participarão da Expo Car-los Barbosa, o que, de acordo com Eliani Inês Lanzarini, tem como um dos propósitos fazer com que os mesmos per-cebam o potencial da região para que sejam firmadas futu-ras parcerias.

Uma das novidades da Expo Carlos Barbosa é o maior es-paço para circulação, o que de acordo com o presidente da ACI, Fabiano Ferrari, é resul-

tado do sucesso do evento. A área total é de 8 mil m².

As palestras, oficinas, work-shops e encontros serão gar-tuitos. A abertura ocorre às 18h30min do dia 12 de se-tembro. Nas quintas-feiras, as atividades iniciam às 17h e se estendem até às 20h. Já nas sextas-feiras, nos sábados e domingos a programação começa pela manhã, às 10h e encerra à noite, às 20h.

AN

DREIA

DE D

EUS/A

RQU

IVO

Até o dia 8 de setembro, a Casa do Bonsai, de Caxias do Sul, rea-liza, no Shopping Center Bento Gonçalves, a exposição e venda de Bonsai. O evento tem como objetivo trazer e divulgar, na ci-dade e região, a arte do Bonsai e as diferentes plantas exóticas cultivadas pelo espaço. Como um diferencial, durante a edição deste ano, o responsável, Edson Fadanelli, realiza, nos sábados, a manutenção dos bonsais, no qual é feita a poda de raízes e da copa, troca de substrato e adubação

A arte do Bonsai

Page 4: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Paulo Vicente Caleffi

Crônica

Quarta-feira, 3 de setembro de 20144 Geral

ServiçoO quê: lançamento comercial da Expoagas 2015Quando: 4 de setembro de 2014, às 19hOnde: Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre

O Ipê floriu

Confio nas árvores mas, para conferir, fui na Av. Osvaldo Aranha, na Guilherme Fasolo e na Rua 13 de Maio. Em todas encontrei o ipê em festa, cheio das maravilhosas flores amarelas.

E daí?.....Quando o ipê amarelo fica florido, ACABOU O

INVERNO!O Baldissera diz que o inverno foi curto e que

vamos pagar por isto. O medo de todos é com a possibilidade de uma

geada fora de época, coisa terrível que já vimos no passado. Sofre o pessegueiro, o pé de caqui, as la-ranjeiras e tudo o mais que floresce na primavera. Até o mel das abelhas fica prejudicado.

De minha parte, que sistematicamente me aga-salho com camiseta em todos os meses que não tem a letra “R” (maio, junho, julho e agosto), aboli a peça. Só no ano de 2015 vou tirá-las da gaveta.

Se as flores vieram, se a camiseta se foi, tem outro que chega: O MOSQUITO ....e não precisa chamar que o bixo vem sozinho (o desgraçado). Já cacei um na cozinha e vi outros batendo na janela.

Se ele apenas mordesse, tudo bem, mas aquele zumbido nas orelhas.... é demais. É uma monóto-na e incomoda sinfonia.

O que precisamos fazer é ACABAR COM A RAÇA DELES, na origem. Vasculhem as redonde-zas, mesmo em apartamentos. Onde houver água parada os bichinhos zumbidores se escondem. Se não puder eliminar a água, coloque uma gotinha de azeite/óleo de cozinha: as larvas não conse-guem respirar e a criação se acaba.

Não permitam lixo amontoado. Aqueles que colo-cam o lixo orgânico no buraco para fazer adubo para a horta, cubram com terra todo o dia (tem pessoas conservadoras, na moda antiga... e respeitamos).

Melhor é darmos cabo nos mosquitos do que passarmos a noite com o coça aqui e coça ali, além da triste e orquestrada sinfonia.

Coisa interessante é que algumas pessoas tem a qualidade de não serem picados pelos mosquitos. Pelo contrário, outros tem sangue doce e a preferên-cia pela picada. Me incluo nesta segunda categoria e peço a colaboração dos vizinhos, até 200 metros.

A alegria da primavera será: noites bem dormi-das e o ipê amarelo.

Expoagas

Edição de 2015 será lançada quinta-feiraExpectativa é de que 75% dos estandes sejam comercializados na data

A Associação Gaúcha de Su-permercados (Agas) pro-

moverá nesta quinta-feira, 4 de setembro, o lançamento oficial da Expoagas 2015 e da 34ª Con-venção Gaúcha de Supermerca-dos. O encontro reunirá dirigen-tes da entidade e fornecedores interessados em participar da exposição, que está marcada para os dias 25, 26 e 27 de agos-to de 2015 no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

No evento de lançamento des-ta semana, os participantes da Expoagas 2014 terão descontos na renovação do seu espaço e os novos expositores buscarão a oportunidade de escolherem o lugar ideal entre os estandes disponíveis.

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a expecta-tiva é de uma renovação auto-mática de 75% dos espaços da feira já no lançamento. “Uma pesquisa do Instituto Segmento Pesquisas mostrou que somente 2% dos expositores não atingi-ram ou superaram seus objeti-vos na Expoagas 2014, o que nos dá a certeza de que mais de dois terços da feira serão comerciali-zados já no dia 4 de setembro”, projeta Longo. Conforme o diri-gente, a Agas saúda a alteração de parte das empresas exposi-

Participantes desta última edição terão descontos na renovação do seu espaço para o próximo ano

DIVU

LGA

ÇÃO

toras. “Vemos com bons olhos uma mudança de 20% entre as empresas participantes, já que a Expoagas é uma grande vitrine para pequenas indústrias e que-remos oportunizar este centro de negócios a cada vez mais for-necedores”, explica Longo.

A Expoagas 2015 será a 14ª edição consecutiva da feira no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. “É um espaço que nos garante toda a estrutu-ra técnica e operacional, e que ajudou a consolidar a Expoagas como a maior feira de varejo do Cone Sul. Por outro lado, o ta-manho dos pavilhões da Fiergs nos restringem pela incapaci-dade física de ampliarmos a feira”, lamenta o presidente da Agas, ressaltando que há filas de espera para o pavilhão prin-cipal da exposição.

A feira reúne anualmente for-necedores de produtos, equipa-mentos e serviços para super-mercados e varejistas em geral, que visitam a mostra em busca

de lançamentos, novidades e condições especiais de paga-mento. “Em 2014, os exposito-res apresentaram mais de 800 lançamentos ao varejo, mos-trando que a indústria está dis-posta a investir e acompanhar o crescimento dos outros setores da economia”, observa Longo. Buscando oportunizar os bene-fícios da Expoagas 2015 às mi-cro e pequenas fornecedoras do varejo, a Agas voltará a dispo-nibilizar estandes menores pré--projetados de 4m² e 9m², com valores reduzidos, destinados a este público.

Realizada de 19 a 21 de agos-to na Fiergs, em Porto Alegre, a Expoagas 2014 encerrou com um volume recorde de negó-cios, na ordem de R$ 369 mi-lhões (uma venda média de R$ 1,07 milhão por empresa expo-sitora). Durante os três dias de feira, 41,1 mil pessoas visitaram a Expoagas 2014, representan-do mais de 5,7 mil empresas, 82% delas varejistas.

Page 5: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 5Geral

Sobre o CEOCentro de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabeleci-

mentos de saúde classificados como Clínica Especializada ou Am-bulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odon-tológicas estão preparados para oferecer os seguintes serviços:

» Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.

» Periodontia especializada» Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros» Endodontia» Atendimento a portadores de necessidades especiais

Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorriden-te. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odon-tológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Existem três tipos de CEO e Bento Gonçalves receberá o tipo I (com 3 cadeiras odontológicas). O custo total da obra será R$ 355.327,34, sendo que o Ministério da Saúde repassa R$ 60 mil para a construção e R$ 8.250 mil de incentivo mensal.

Saúde bucal

Bento terá centro odontológicoProjeto está em fase de licitação e Secretaria de Saúde afirma que novo espaço funcionará no segundo semestre de 2015

Está em fase de licitação o projeto para a construção

de um Centro de Especialida-des Odontológicas (CEO) em Bento Gonçalves. A Concor-rência está marcada para o dia 17 de setembro, às 9h, no Auditório da Secretaria de Fi-nanças, e o valor orçado ini-cialmente para a obra é de R$ 345.914,61.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SMS), o novo espa-ço funcionará junto ao Pron-to Atendimento 24h (PA) do bairro Botafogo, a partir do segundo semestre de 2015, su-prindo a demanda das Unida-des Básicas de Saúde (UBSs) das comunidades. “Será um centro de referência para en-caminhamento de alguns casos específicos. No momento, esta-

Silvia [email protected]

mos captando recursos para o projeto e posteriormente mo-dificaremos o quadro físico do PA 24h para receber esse novo serviço”, comenta o coordena-dor da SMS, Marco Antônio Ebert.

Os CEOs são estabeleci-mentos de saúde classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. O tratamento oferecido nesses centros é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estra-tégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao pa-ciente e pelo encaminhamento aos centros especializados ape-nas em casos mais complexos.

A implantação de centros de especialidades funciona por FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal.

Segundo a SMS, há necessi-dade urgente da implantação do centro para suprir a deman-da do município.

Prêmio Brasil Sorridente

Bento Gonçalves recebeu, no dia 28 de agosto, o prêmio Brasil Sorridente como re-conhecimento pelo trabalho desenvolvido pela prefeitura, por meio do Setor de Saúde Bucal da Secretaria Munici-pal de Saúde. A premiação, que ocorre anualmente, foi realizada em Florianópolis e é uma ação do Conselho Fe-deral de Odontologia (CFO). Entre os municípios de 50 mil e 300 mil habitantes, Bento Gonçalves classificou-se em 9º lugar.

Page 6: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 20146 Geral

Vagas temporárias

Número deverá cair no comércioMenos profissionais serão contratados entre os meses de outubro e fevereiro se comparado ao mesmo período de 2013

Entre os meses de outubro e fevereiro, aumenta ex-

pressivamente a demanda no comércio com a chegada das festas de final de ano. O pe-ríodo, geralmente, tem mais ofertas de trabalho para aten-dentes e balconistas, porém, neste ano, a previsão dos co-merciantes é que haja uma re-dução neste número.

O gerente da Loja Mundi Calçados, Euclides Bortolotti, estima que neste ano terá, no mínimo, 10% a menos de va-gas temporárias disponíveis no seu estabelecimento. “Já não contratamos muito em 2013, então agora não será di-ferente. Este ano, em função da Copa do Mundo no Brasil, foi um dos piores para nós. Os outros meses, porém, foi satisfatório e as vendas não ficaram muito abaixo do espe-rado”, comenta Bortolotti.

Apesar de ser o período de maior faturamento, Silvana Nepomuceno de Almeida, ge-rente da Colecione, localizada na rua Júlio de Castilhos, tam-bém destaca que não serão feitas mais contratações. “Es-tamos com um quadro bom de funcionários e, apesar do pe-ríodo, conseguimos equilibrar as vendas”, comenta.

Na opinião de Fátima Jus-

Silvia [email protected]

Gerentes buscam investir na qualificação do funcionário

Proprietários de estabelecimentos atribuem o fato às baixas vendas realizadas durante o ano passado

Para Carbone, empregados são capacitados para seguirem nas vagas

De acordo com Marcos Car-bone, outro fator que contribui para a diminuição das vagas temporárias é a qualificação da mão de obra. “Os gerentes e proprietários não querem mais um funcionário que fi-que por apenas alguns meses. Por isso procuram capacitá--los cada vez mais, dando um treinamento melhor para que fiquem trabalhando por mais tempo e assim só seja preciso contratar temporariamente em casos de última necessidade. A preferência dos comerciantes é sempre por preenchimento de vagas fixas”, afirma o presi-dente da CDL.

Ele também observa que o setor está cada vez mais pro-

tina Palharini, gerente da loja Ponto Certo, a baixa nas ven-das está relacionada à Copa do Mundo. “Tivemos que fe-char durante os dias de jogos e isso prejudicou. Foi um ano atípico e complicado, não sa-bíamos exatamente como se-ria. Outro fator é o endivida-mento da população, acredito, principalmente por causa do ‘Minha Casa, Minha Vida’, pois dão prioridade a esse fi-nanciamento. Apesar de tudo isso, alcançamos nossa meta, mas gostaríamos de ter vendi-do mais”, diz.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, explica que, em 2013, não foram abertas vagas temporárias no depar-tamento de empregos da enti-dade. “Isso aconteceu porque ainda tínhamos muitas vagas fixas a serem preenchidas, portanto, quem entrou na-quele período, ocupou estas e não as temporárias. Sen-do assim, pode até haver um acréscimo esse ano”, informa. “Outro índice importante é que de acordo com os dados do SPC, houve um acréscimo de 10% no número de consul-tas ao sistema, o que signifi-ca que aumentou o número de vendas a crédito, mas não sabemos dados em relação às vendas à vista”, finaliza.

fissionalizado e avalia como um fato positivo. “A exigência é maior e isso é bom, pois tor-na o mercado cada vez mais competitivo”, avalia.

Foi o que aconteceu na loja Mundi Calçados. No estabe-lecimento, os funcionários fo-ram contratados ainda em ju-nho para poder se capacitarem até o final de ano. “Novembro e dezembro é o período que te-mos mais movimento e dobra o nosso faturamento, então precisamos estar preparados. De um tempo para cá, vem melhorando muito a qualida-de dos profissionais, acredito que isso de deve pela oferta de novos cursos para atendimen-to ao cliente e também porque

os próprios gerentes procu-ram treiná-los para o cargo”, diz Euclides Bortolotti, geren-te da Mundi.

Fátima Justina Palharini, gerente da Ponto Certo, tam-bém destaca a importância de ter uma equipe bem qua-lificada. “Os funcionários que temos hoje trabalhando na loja vêm recebendo um trei-namento desde junho, por-tanto, se precisarmos preen-cher vagas temporárias, não faremos mais do que três con-tratações. Como temos uma demanda muito grande neste período de final de ano, não adianta nada ter um pessoal sem preparo para atender os clientes”, afirma Fátima.

CRISTIAN

O M

IGO

N,A

RQU

IVO

DIVU

LGA

ÇÃO

Page 7: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 7

Page 8: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 20148 Geral

Em Bento e região, micro e pequenas empresas são maioria no setorIndústria vinícola

Principal dificuldade é a falta de qualificação

A Vinícola Torcello investe em modernização, mas o proprietário Valduga garante que não há a intenção de virar uma empresa de grande porte

Vitória [email protected]

Panorama da indústria vinícola da Serra GaúchaDas 545 vinícolas registradas no Rio Grande do Sul, 346 empresas foram consultadas; As indústrias apresentam média de idade de 26,4 anos, mas há um maior número de negócios abertos

nos últimos 10 anos;86% tem até nove funcionários;A receita bruta anual fica abaixo de R$ 360 mil em 61% das empresas; 85% são micro ou pequenas empresas;78% possuem vinhedos próprios, com média total do Estado de 16,9 hectares por vinícola;Do total pesquisado, 89,6% das videiras estão localizadas na Serra Gaúcha e 4,5%, na Campanha;Na Serra Gaúcha, cada vinícola possui, em média, 8,7 hectares de vinhedos plantados, onde são 41%

viníferas e 59% americanas;Mais de 60% das empresas pretende ampliar a produção de suco de uva integral e espumantes tipo

champanha e moscatel;Entre os cinco principais problemas mais citados na pesquisa, quatro dizem respeito à escassez de pro-

fissionais qualificados.

A agricultura familiar deu forma para inúmeras produtoras de vinhos, que hoje fazem também espumantes e sucos integrais, segundo o Censo da Indústria Vinícola do Rio Grande do Sul, que apresenta qual é o perfil dos vitivinicultores da Serra Gaúcha

Apesar de Bento Gonçalves e região serem conhecidas

por possuírem grandes vinícolas e uma das principais exportado-ras de vinho e espumantes do Brasil, a Serra Gaúcha é com-posta por centenas de pequenas vinícolas, provenientes de pro-dutores de uva que, nos últimos anos, passaram a produzir o seu próprio vinho. O resultado é dado final do Censo da Indús-tria Vinícola do Rio Grande do Sul, elaborado por demanda do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Com entrevistas a mais de 346 produtoras de vinho de todo o Rio Grande do Sul, o estudo abrange 79% das empresas re-gistradas no cadastro vinícola do Estado, que são 545 no total. O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, explica que a análise foi uma solicitação da entidade para conhecer melhor o seu público-alvo e reconhecer as carências do mesmo. “Nós trabalhamos nesta pesquisa porque tínhamos a necessidade de conhecer mais detalhada-mente o nosso setor. É claro que sabíamos da maioria das infor-mações, mas não com a rique-za de detalhes apresentada no diagnóstico”, afirma.

Os dados do estudo apresen-taram que a média de idade das empresas é de 26 anos, com a percepção de que um maior número de empresas foi aber-

Os vitivinicultores foram questionados sobre as princi-pais dificuldades que eles en-contram na hora da produção da uva e do vinho. A situação mais citada por eles, segundo o estudo, foi a falta de pro-fissionais qualificados para a produção de uva. Em uma resposta de zero a 10, eles afir-maram que a situação chega à escala sete de preocupação, já que não há pessoas com o conhecimento técnico o sufi-ciente para executar a função. Na sequência, aparece a falta de mão de obra qualificada na área de produção vinícola para o desenvolvimento de novos produtos, o preços das uvas e a rotatividade de pessoal.

“Com isso, sabemos agora que precisamos reforçar as medidas de qualificação da

ta nos últimos 10 anos. O porte pequeno é maioria, sendo que mais de 85% tem até nove fun-cionários. Em relação à receita bruta anual, o valor é inferior a R$360 mil em 61% das empre-sas. A pesquisa aponta também que 78% possuem vinhedos pró-prios, com média total do Esta-do de quase 17 hectares por vi-nícola. Do total pesquisado, em torno de 90% das videiras estão localizadas na Serra Gaúcha e 4,5%, na Campanha.

Paviani explica que a necessi-dade da campanha se dá para que os próximos passos do Ibravin possam ser traçados. “A partir da análise, poderemos projetar nosso calendário de atividades 2015 baseado nas necessidades das vinícolas, que são o nosso público-alvo interno. Queremos dar mais poder de concorrência para os pequenos produtores”, explica. Na Serra, a média de hectares por vinícola é de 8,7.

Paviani também coloca que a maioria das vinícolas tem gestão familiar e terceirização do setor de contabilidade. A contratação de profissionais é apenas para o auxílio na co-lheita da uva e serviços gerais, dificilmente são contratados profissionais qualificados que ajudam na produção do vinho. “Não cabe ao Ibravin julgar a situação ou a forma de admi-nistrar de cada empresa, mas sim entender quais são os moti-vos que as leva trabalhar desta forma e buscar as melhorias ne-cessárias para que o crescimen-to seja constante”.

mão de obra, promover cursos e buscar parcerias para que o problema seja diminuído. Uma das opções é por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empre-go”, comenta. Segundo ele, a Empresa Brasileira de Pes-quisa Agropecuária de Ben-to Gonçalves (Embrapa) está trabalhando com o Ibravin para que seja ainda mais fácil encontrar as soluções para os problemas apresentados.

Outra opção é o Programa de Modernização da Vitivi-nicultura (Modernitis), que consiste em oferecer níveis de competitividade e qualidade para a agricultura familiar, já que, em sua maioria, os pro-dutores não são autossufi-cientes e têm a necessidade de contratação de funcionários.

Vinícola Torcello

A Vinícola Torcello é um per-feito exemplo das vinícolas de pe-queno porte que atuam no inte-rior de Bento Gonçalves. Com sua fundação em 2000, a Torcello é comandada pela família Valduga e tem três funcionários. Segun-do o proprietário Rogério Carlos Valduga, a produção de uva con-siste em 4,5 hectares de videiras, que originam 12 mil garrafas de vinho ao ano, sendo eles dos tipos cabernet, tannat e merlot. Além do vinho, ele também produz cin-co mil espumantes brut, 10 mil moscatéis e 60 mil litros de suco de uva integral ao ano.

Financiamentos

O estudo avaliou também o in-teresse das empresas no financia-mento, no qual o resultado aponta que, em média, 50% das consulta-das buscam empréstimos. O prin-cipal motivo da procura é a com-pra de máquinas e equipamentos para a modernização. Já quem não opta pelos financiamentos afirma que o principal motivo é a falta de necessidade e a falta de garantias bancárias. Paviani ex-plica que o espumante e os sucos integrais estão em um bom mo-mento, fazendo com que inúmeras indústrias queiram investir neles, no entanto, quanto menos houver a necessidade de financiamento, melhor. “Aqui na Serra existe uma cultura de resistência do financia-mento bancário, onde os produ-tores preferem investir apenas se contarem com recursos próprios”.

Page 9: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Em Bento e região, micro e pequenas empresas são maioria no setor

Apenas 25% do setor investe em exportação

Investimento em enoturismo é constante

DIVU

LGA

ÇÃO

VINÍCO

LA TO

RCELLO

SILVIA TO

NO

N, D

IVULG

AÇÃ

O

A Vinícola Torcello investe em modernização, mas o proprietário Valduga garante que não há a intenção de virar uma empresa de grande porte

As ações de turismo do vinho não só atraem mais visitantes, como também estimulam a compra das bebidas

A agricultura familiar deu forma para inúmeras produtoras de vinhos, que hoje fazem também espumantes e sucos integrais, segundo o Censo da Indústria Vinícola do Rio Grande do Sul, que apresenta qual é o perfil dos vitivinicultores da Serra Gaúcha

Poucas são as vinícolas que têm a capacidade de investimen-to no mercado externo. Dos en-trevistados pela pesquisa, pouco mais de 9% afirmaram possuir ações de exportação, com predo-mínio do vinho fino como foco de trabalho. As investidoras do ramo afirmam que a exportação corresponde a 35% do volume de vendas de 2013.

Se divididas, as bebidas apre-sentam percentuais diferentes de exportação. A média fica em 25% no vinho de mesa, en-quanto que o espumante apre-senta 21% e o suco de uva 15%.

Segundo Carlos Paviani, a maioria das produções de vi-nho do Brasil é destinada para o Rio Grande do Sul. Segundo o estudo, 73,6% das indústrias vende para o Estado e, princi-palmente, para a Serra Gaúcha.

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 9Geral

O restante das produções fica com Paraná e Santa Catarina, 13,1%. “A tendência mundial é de exportação, todos os países produtores das bebidas ven-dem quantias muito altas para outras nações, mas isso não ocorre em grande escala aqui porque é mais fácil se investir em um mercado já conheci-do, como é o do Rio Grande do Sul”, explica. Outra ques-tão, segundo ele, é a entrada de produtos estrangeiros no nosso mercado, que aumenta muito a competitividade com as bebidas produzidas aqui.

Dos que não exportam, 30% afirmaram que têm inten-ção de passar a exportar nos próximos cinco anos, mas a resistência ainda é grande já que demanda muito tempo e investimento.

A pesquisa também abran-geu as ações de enoturismo, nas quais 25% das vinícolas questio-nadas afirmaram possuir algum tipo de ação cultural que atraia turistas, já que são utilizadas juntamente com a venda dos produtos destinados ao consu-midor final. Destas, 64% ven-dem diretamente aos clientes que as visitam, mesmo que a re-tirada seja mais tarde, com uti-lização de internet, ou correios, por exemplo. Além das vendas unitárias, 31,5%, em média, se deve ao comércio por atacado. A participação da receita varia en-tre as vinícolas, mas apresentou média de 15%.

Mais de 55% das empresas afirmou que, com ações de eno-turismo, recebeu em torno de 500 visitantes em 2013, sendo predominantemente famílias. Em 65% dos passeios turísticos, os visitantes conhecem a viní-cola devido a boas recomenda-ções de amigos ou familiares. Essa forma de comunicação é um dos principais meios de di-vulgação das vinícolas, já que em quase 70% dos casos é o que motiva a curiosidade de conhe-

cer o local. As ações e visitas aos clientes representam 51,8% da divulgação das indústrias. O site da empresa na internet foi citado por 30,8% das empresas, já a internet foi lembrada por 48% das indústrias.

A Vinícola Torcello também investe em enoturismo. Segun-do o seu proprietário, Gilberto Carlos Valduga, a ação é a rea-lizada para atrair ainda mais turistas que recebem informa-ções desde a produção da uva até as formas corretas de de-gustação da bebida. “O turista faz uma visita as nossas insta-lações e faz um pequeno curso de degustação, o que estimula a compra”, aponta.

Rotas turísticas

Quase 80% das vinícolas que possuem ações de enoturismo estão inseridas em algum rotei-ro turístico, sendo o Vale dos Vi-nhedos o referencial mais citado na pesquisa. Os outros quatro são o Vale das Antas, a Rota Ru-ral Encantos de Eulália, o Cami-nhos de Pedra e a Rota Cantinas Históricas. Já os que não pos-

suem ações ligadas ao turismo do vinho, em torno de 42% têm intenção de desenvolvê-las nos próximos cinco anos.

O secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Du-rante, afirma que a secretaria oferece cinco roteiros turísti-cos ligados ao vinho para que as vinícolas se enquadrem e passem a receber mais visitas. “Nós temos roteiros em cinco lugares diferentes da cidade, são ótimas opções para que as empresas invistam no enotu-rismo com o suporte da prefei-tura, além da garantia de que o maior fluxo de turistas passará por ali”, comenta.

Durante também lembra das atividades realizadas pela se-cretaria, que além de convidar os turistas de fora da região, também recebe os moradores da cidade e possibilita que as vinícolas façam programações junto com as ações. “A progra-mação da primavera, por exem-plo, conta com a participação de muitas empresas que, em par-ceria conosco, farão inúmeras atividades diferenciadas para valorizar seu produto”, finaliza.

Page 10: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Fórum para debater a segurança

O labirinto de pedras fica a oito metros abaixo do solo e quem guia os turistas pelo caminho, além de um respon-sável da empresa, são os anjos guardiões. A Cave da Evolução é o retrato da história da famí-lia e vinícola Salton e foi apre-sentado para a comunidade às 11h desta terça-feira, 2 de setembro. De origem celta, a família preservou as tradições e as expôs em um trajeto es-curo que leva os visitantes ao encontro de um tesouro: a de-gustação dos vinhos mais raros e finos da vinícola na Sala Se-creta. O local é uma novidade exclusiva no Brasil e fará parte, a partir da próxima semana, de roteiros turísticos da região.

Após quatro anos de traba-lho, o objetivo de proporcio-nar uma experiência sensorial para os turistas foi alcançado e, hoje, a Cave da Evolução re-

Com o objetivo de tornar a profissão cada vez mais

segura, a Associação das Em-presas de Construção Civil (Ascon Vinhedos) promove um encontro para debater a segurança, saúde e qualida-de de vida dos trabalhadores do setor. O primeiro Fórum de Segurança ocorre nesta quinta-feira, 4 de setembro, às 18h30min, e será minis-trado pelo engenheiro Sérgio Ussan, do Sindicato das In-dústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sin-duscon-RS). O Fórum será o primeiro de uma série de en-contros que devem ocorrem mensalmente.

O objetivo, segundo o pre-sidente da Ascon Diego Pa-nazzolo, é fazer com que o município continue sendo re-ferência na prevenção contra acidentes de trabalho. Ele diz que quer proporcionar a troca de ideias, o compartilhamen-to de experiências e o forta-

Cave da Evolução

Construção Civil

Ascon Vinhedos promove encontro nesta quinta-feira, 4, para discutir saúde e qualidade de vida dos trabalhadores

Salton lança labirinto turístico que conta sua história

CON

CEITOCO

M BRA

SIL, DIVU

LGA

ÇÃO

VITÓRIA

LOVAT

O que: Fórum de SegurançaQuando: quinta-feira, 4

de setembro. Recepção às 18h30min, com início às 19h

Onde: Salão de Eventos do CIC (Alameda Fenavinho, 481)

Serviço

Vitória [email protected]

A importância da utilização dos equipamentos de segurança será um dos temas tratados no local

A entrada da Cave é o último lugar iluminado antes do labirinto

Quarta-feira, 3 de setembro de 201410 Geral

lecimento do pensamento de que proporcionar segurança e saúde ao trabalhador é si-nônimo de investimento em

qualidade de vida. “Algumas legislações estão sofrendo alterações e o que queremos é manter nossos associados

atualizados e informados so-bre as devidas precauções que devem ser tomadas”, afirma.

O engenheiro Ussan apre-

sentará um panorama sobre segurança e mostrará aos trabalhadores quais foram as principais mudanças da Norma Reguladora nº 1 e nº 18 do Ministério do Trabalho e Emprego da Construção. O evento é gratuito destinado para os funcionários das em-preiteiras.

A segunda edição do fórum será um intensivo de quatro dias e ocorrerá em sete, nove, 14 e 16 de outubro. A pales-trante será Maria Muccillo, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fun-dacentro).

presenta o centenário da história da Salton. “Nós pensamos muito e pouco a pouco a nossa Cave foi tomando forma. Fico feliz em ver que conseguimos retratar os períodos obscuros pelos quais passamos, além, é claro, das boas colheitas que fizeram da Salton o que ela é hoje”, relata.

Os anjos que guiam o caminho são símbolo da luz que guiou a estrada da família e da vinícola. Eles representam os guardiões da cave e zelam pela qualidade e segurança dos vinhos raros que estão ali. São nove anjos, cada um deles tem um significado di-ferente: amor, alegria, paz, pa-ciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Ao final da caminhada, os turistas chegam na Sala Secre-ta, onde há 12 cadeiras de ferro circundando uma mesa feita de mosaico baseado na semente

do girassol, cujo significado é a “flor do sol”, para lembrar a importância que o sol tem du-rante a floração e o amadureci-mento da uva. Acima da távola, no teto, há um vitral que repre-senta o brasão da empresa e dá luz ao ambiente pouco ilu-minado. Ao lado de onde estão expostos os principais vinhos já produzidos da vinícola, há outro mosaico, mas desta vez, representando a figura femini-na e a colheita.

O arquiteto responsável pela obra é Júlio Posenato que, com as referências históricas celtas, deu forma ao espa-ço. Ele também trabalhou no projeto na unidade do Tuiuty, há 10 anos. Pelos corredores, também há obras do artis-ta Cristiano Fabris expostas, como, uma releitura da Santa Ceia com funcionários e dire-tores da empresa.

Page 11: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 11

Page 12: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Por iniciativa do vereador Leopoldo Benatti (PTB), em parceria com o 6º BCOM, foi anunciada a exposição que ho-menageia os 70 anos da For-ça Expedicionária Brasileira (FEB). A exibição contará com fotos que contam a história dos soldados conhecidos como Pracinhas desde seu desembar-que, em 1942, até o retorno, em 1945. Também estarão expos-tos equipamentos de comuni-cação utilizados em guerra.

Na ocasião, será prestada uma homenagem a Francisco Perti-le, o único bento-gonçalvense a combater no fronte brasileiro em solo estrangeiro. A exposi-ção ficará na Câmara de Verea-dores entre 15 e 18 de setembro.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Valdecir Rubbo (PDT), a homenagem é uma forma de reconhecimento a contribuição e importância, não só de Francisco Pertile, mas de todos os que represen-taram o nosso país. “Esta é uma forma de homenagem destinada a todos os nossos

antepassados que defenderam a nossa pátria”, diz.

O comandante do 6º BCOM, tenente-coronel Alexander, es-teve presente na divulgação. Para o oficial, a realização da ex-posição ressalta as realizações do Exército Brasileiro. “Me sin-to honrado por ter a oportuni-dade de estar apresentando aos jovens o nosso passado. Toda a vez que um fato é relembrado, faz com que a nosso povo o va-lorize ainda mais”, acrescentou.

O tenente-coronel destacou a importância de homenagear Francisco Pertile. “Existem apenas oito pracinhas na nossa região, destes, a grande maioria trabalhou na parte administra-tiva e médica. Apenas um deles foi para o fogo cruzado, apenas um enfrentou o inimigo olho no olho, apenas um deles su-biu Monte Castelo. Francisco esteve em combate e teve que aguentar a dor de perder mais de dez de seus companheiros. Ele é um sobrevivente e tenho certeza, é mais do que merece-dor desta honraria”, finaliza.

Exército Brasileiro

Exposição homenageia 70 anos da Força Expedicionária

CRISTIAN

O M

IGO

N

Na ocasião, também será prestada uma homenagem a Francisco Pertile

Quarta-feira, 3 de setembro de 201412 Geral

Em planejamento

Sem alterações no 6º BCOM a curto prazoComandante comenta decreto que altera a subordinação do Batalhão

Leonardo [email protected]

O comandante do 6° Bata-lhão de Comunicações de

Bento Gonçalves (6º BCOM), tenente-coronel Alexander Eduardo Vicente Ferreira, tra-tou de acalmar os ânimos da população ao garantir que a guarnição não será afetada, ini-cialmente, pela desativação da 6ª Divisão do Exército (DE), lo-calizada em Porto Alegre, a qual o batalhão é subordinado. Não há plano de retirada da unidade do município e, até segunda or-dem, não serão realizadas mu-danças na atuação do quartel na Capital do Vinho.

Com o decreto, o 6º BCOM apenas mudará sua subordi-nação, passando para a 5ª DE, com sede em Curitiba (PR), porém isto não representa, necessariamente, que haverá alguma alteração em termos de pessoal ou estrutura do Ba-talhão. “Se me perguntarem hoje, eu afirmo objetivamente que o 6º BCOM não será de-sativado. Este é um momento de calma, pois é um proces-so gradativo que perdura por anos e ainda necessita de pla-nejamento. Não existe nada de concreto que foi repassado ao nosso Batalhão”, relata o tenente-coronel Alexander.

“O Batalhão, com certeza, faz parte da sociedade e não há mo-

tivos para preocupações neste momento. A publicação do de-creto determina que o coman-dante do Exército faça a partir de agora um planejamento. Não é uma ação imediata. Existe um processo de transformação em âmbito nacional do Exército e nós temos que aguardar as de-cisões dos nossos chefes milita-res”, resume.

Formado oficial desde 1991, o comandante do 6º BCOM reite-ra que reestruturações são nor-mais no Exército. “Desde o tem-po de aspirante eu vi diversas unidades serem desativadas e criadas. Isto ocorre em um pro-cesso contínuo. Aqui em Bento Gonçalves tínhamos um pujan-

te Batalhão Ferroviário que se-guiu para Lages (SC) e, naque-le ano foi reposicionada uma organização militar em Bento com a chegada do 3º BComEx, com a posterior transforma-ção em 6º BComDiv, e hoje 6º BCOM. É um exemplo bem prá-tico”, lembra o comandante.

Alexander Ferreira garan-te que qualquer procedimen-to envolvendo mudanças na guarnição será comunicado às autoridades do município. “Sei muito bem da importância do nosso quartel para a comuni-dade de Bento Gonçalves. Va-mos continuar mantendo esta parceria por longo tempo”, ga-rante o tenente-coronel.

Tenente-coronel Alexander afirma que o momento é de ter calma

NO

EMIR LEITAO

Page 13: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 13Segurança

Na madrugada de domin-go, 31 de agosto, um jovem de 26 foi esfaqueado ao reagir a um assalto na avenida Osval-do Aranha, no bairro Cidade Alta. Gabriel Bonzanini foi socorrido e, até o fechamento desta edição, seguia interna-do na UTI do Hospital Tac-chini em estado estável.

Presídio

Apenados ficam 60 dias com tornozeleirasPrimeiros detentos do semiaberto receberam o equipamento ontem

Leonardo [email protected]

Funcionário é detido por furto em pizzaria

Na noite de domingo, 31 de agosto, a Brigada Militar foi cha-mada até um estabelecimento de entrega de pizzas no bairro Santa Helena para atender uma ocor-rência de furto. Um funcionário, de 40 anos, que trabalha durante o dia no local, foi até o estabele-cimento e teria pego R$ 50 que estavam no balcão. O proprietá-rio da pizzaria deteve o funcioná-rio e acionou a polícia. O acusado teria passagens por furto, roubo e ameaça. Ele foi conduzido para a delegacia para os devidos regis-tros da ocorrência.

Uma colisão entre um Gol e uma camionete F-1000, am-bos com placas de Bento Gon-çalves, na BR-386, em Pou-so Novo, vitimou Vanderlei Schait, 32 anos, na tarde desta terça-feira, 2 de setembro. As informações são da Polícia Ro-doviária Federal (PRF).

Conforme a ocorrência, o Gol trafegava no sentido Porto

Alegre-Montenegro, quando o condutor teria perdido o con-trole do veículo, supostamen-te aquaplanando, e invadido a pista contrária colidindo fron-talmente com a camionete.

Schait era o motorista do veículo de passeio. O condu-tor e outros três ocupantes da F1000 foram socorridos pelo Samu com ferimentos leves.

Vanderlei Schait dirigia um Gol no sentido Porto Alegre-Montenegro

Pouso Novo

Bento-gonçalvense morre em acidente na BR-386

Iniciou na manhã de terça--feira, 2 de setembro, a

instalação das tornozeleiras eletrônicas nos apenados do regime semiaberto do Presídio Estadual de Bento Gonçalves. A juíza da Vara de Execuções Criminais de Bento, Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, auto-rizou o uso dos equipamentos por 60 dias, após o incêndio no albergue do presídio ocorrido no dia 25 de agosto.

Inicialmente, 52 detentos serão monitorados eletronica-mente. De acordo com o admi-nistrador prisional Edson Ri-ghi, estão sendo apresentadas as opções de utilizar o equipa-mente ou retornar ao regime fechado. Devido à necessidade dos acertos burocráticos e à programação do mapeamento do monitoramento eletrônico, o representante da Superin-tendência dos Serviços Peni-tenciários (Susepe) prefere não estipular um prazo para conclusão da instalação das tornozeleiras.

Os 13 apenados que estavam na cela onde teve princípio o incêndio e, portanto, conside-rados suspeitos do crime, fo-ram transferidos para a Peni-tenciária Industrial de Caxias do Sul. Outros dois detentos

Cidade Alta

Jovem é esfaqueado ao tentar reagir a assalto

O crime ocorreu por volta da 1h. Bonzanini caminhava pró-ximo a um posto de combustí-veis quando um grupo se apro-ximou e anunciou o assalto. A vítima teria reagido e acertado um soco em um dos assaltan-tes. Em resposta, um dos ban-didos sacou uma faca e acertou a vítima pelo menos três vezes.

Estava prevista para esta terça--feira, 2 de setembro, a chegada dos corpos de Lucas Morini, 23, e Dionatan Cordova Dias, 28, assassinados no município para-guaio de Itakyry em 27 de julho. As famílias foram autorizadas a viajar ao Paraguai para trâmites burocráticos no translado. Mo-rini deverá ser velado em Bento Gonçalves, enquanto Dias em Restinga Sêca (RS).

Os jovens deixaram Bento

Duplo homicídio

Corpos de jovens mortos no Paraguai chegam ao Estado

Gonçalves em 25 de julho com destino ao Paraguai. Os corpos dos rapazes foram encontrados em um rio no interior de Itakyry, mortos com diversos disparos de arma de fogo.

Sem identificação, acabaram enterrados como indigentes. Nos dias 18 e 19 do mês passado, fa-miliares os reconheceram por fotos. O esclarecimento do duplo homicídio está sob responsabili-dade da polícia paraguaia.

foram transferidos para os presídios de Cachoeira do Sul e Jaguarão. Oito presos sem au-torização para saídas, mas que estavam em outro na cela no momento do incêndio, seguem na cidade.

Uma prévia do futuro

O monitoramento eletrôni-co para os apenados do regi-me semiaberto é considerado uma evolução necessária pelo comando da Susepe. Esta rea-liade é planejada para Bento Gonçalves a partir de 2016,

Inicialmente 52 presos do semiaberto serão monitorados eletronicamente

com a conclusão da nova peni-tenciária na Linha Palmeiro.

Em sua passagem na cida-de no mês passado, o supe-rintendente Gelson Treiesle-ben elencou as vantagens do monitoramento. “É como se um agente estivesse 24 horas com o apenado. Com a tor-nozeleira o apenado sai deste ambiente hostil do presídio e retorna ao convívio social e familiar. O número de re-incidência criminosa é muito menor, não chega a 4%. As tornozeleiras são um instru-mento de segurança pública”, explicou.

MA

RCELO M

ACIEL, ARQ

UIVO

PRF, DIVU

LGA

ÇÃO

Page 14: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 201414 Esportes

São Valentim quer o tri contra a Alcântara

Na estreia do Campeonato Gaúcho Adulto Feminino, a equipe do Bento Vôlei enfren-tou as atuais campeãs do tor-neio, no domingo, 31 de agos-to, em Porto Alegre. O time de Mauricy Jacobs acabou sendo derrotado pela Sogipa por 3 a 2, com parciais de 25/23, 17/25, 25/23, 25/27 e 15/11.

O clube estava há seis tem-poradas sem o time adulto feminino. O grupo foi reestru-turado neste ano pela diretoria que assumiu em 2013. As atle-tas, algumas experientes que atuavam em times de fora e outras vindas da base do Ben-to Vôlei, estavam treinando há algumas semanas.

O técnico ficou satisfeito com alguns fundamentos e avaliou que este embate con-tra a Sogipa representou um início de temporada promis-sor. “Estamos bastante satis-feitos pelo pouco tempo de trabalho, algumas jogadoras só treinam fim de semana. A equipe demonstrou um pa-drão bom e mostrou que tem condições”, afirma. Porém, ao mesmo tempo, Jacobs res-salta uma das questões que ainda precisa ser aprimorada. “O que nos falta é ritmo para

Ao jogar no sábado, 30 de agosto, em Lajeado, a equi-pe do Bento Gonçalves Futsal (BGF) sofreu mais uma derrota e, desta vez, para o bom time da Alaf, em partida válida pela 5ª rodada da Copa Lupicínio Rodrigues.

O placar final foi de 4 a 2, e o time de Bento Gonçalves não fez um bom jogo. No primeiro tempo, a equipe de Vaner Flo-res esteve perdida em quadra e acabou sofrendo dois gols relâmpagos, além de esgotar o número de faltas. No segundo tempo, o time voltou agressivo, mas teve Paulo Renato expulso, mesmo assim conseguiu mar-car através de Kevin e Cappa, chegando a encostar no placar. No final sofreu o quarto gol que

Um projeto social na área es-portiva beneficia mais de 150 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profes-sora Maria Margarida Zambon Benini, localizada no bairro Vila Nova, em Bento Gonçalves. Sob a coordenação do professor Lucia-no Possamai, os estudantes têm a oportunidade, durante as aulas

As equipes da Alcântara e São Valentim se enfrentam na

final do Campeonato Distrital de Futsal da Categoria Livre. O pri-meiro jogo será na sexta-feira, 5 de setembro, no ginásio da Li-nha Alcântara. Antes da partida entre as duas equipes, ocorrerá o jogo da disputa do terceiro lu-gar, quando se enfrentam Bar-racão e Eulália, às 20h30min.

As partidas de volta serão no dia 12 deste mês, no ginásio de São Valentim, onde ocorrerá a entrega dos prêmios aos ven-cedores de mais esta edição.

Nos jogos da rodada das se-mifinais, São Valentim venceu o time da Eulália por 5 a 4 e a equipe do Barracão marcou cinco, enquanto o adversário Alcântara fez dois, mas na pror-rogação o time da Alcântara venceu por 1 a 0.

As campanhas

Ao longo do campeonato, as equipes tiveram campanhas

Copa Lupicínio Rodrigues

Vôlei feminino

Tênis de mesa

Futsal

Final do Distrital será disputada em dois jogos, iniciando na sexta-feira, 5

Bento estreia com derrota no campeonato estadual

BGF perde diante da Alaf em Lajeado na 5ª rodada

Aulas práticas no bairro Vila Nova

FABIA

NO

MA

RTINS, D

IVULG

AÇÃ

O

Noemir Leitã[email protected]

São Valentim Alcântara1ª fase - classificatória – cinco jogos - 3 vi-

tórias, um empate e uma derrota2ª fase - quarta de final – dois jogos - duas

vitórias3ª fase - semifinal – dois jogos - duas vitóriasMarcou 52 golsSofreu 27 golsSaldo de 25 gols

1ª fase - classificatória – cinco jogos – 4 vi-tórias, 1 empate e nenhuma derrota

2ª fase - quarta de final – dois jogos – duas vitórias

3ª fase - semifinal – dois jogos – duas vitóriasMarcou 47 golsSofreu 24 golsSaldo de 23 gols

São Valentim e Alcântara farão a final do campeonato em dois jogos

quase iguais. Na primeira fase, o time da Alcântara manteve-se invicta, não perdendo nenhum jogo, enquanto que o time do São Valentim foi derrotado em uma partida e empatou em outra.

Na segunda fase, as duas equipes venceram seus jogos

determinou mais uma derrota da equipe nesta competição.

Com o resultado, o BGF caiu para a 5ª colocação na tabela. Após três partidas disputadas fora, o time de Bento Gonçalves aposta nos três jogos que fará em casa para buscar a classifi-cação. E o primeiro deles é no próximo sábado, 6 de setem-bro, quando enfrentará a equi-pe do ADS de Sananduva, em confronto direto pelas primei-ras posições.

A direção convoca os torcedo-res para apoiar o time em busca das vitórias, lembrando que o ingresso é simbólico, sendo 1 kg de alimento não perecível e/ou um brinquedo destinados a en-tidades. O jogo será no ginásio de esportes de Bento Gonçalves.

de Educação Física , de aprender e praticar o tênis de mesa.

A atividade, que faz parte dos projetos sociais da Secre-taria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), tem entre os objetivos dar a opor-tunidade a esses estudantes de conhecerem este que é um esporte olímpico e que vem

de ida e volta, o que não acon-teceu na semifinal, quando ocorreram vitórias no primeiro confronto de ambas as equi-pes, mas na segunda partida, a Alcântara foi derrotada e pre-cisou vencer na prorrogação para chegar à final.

recebendo diversos adeptos, além de fazer com que de-senvolvam conhecimento em diferentes práticas esporti-vas. As aulas são também um incentivo para que os alunos, no futuro, participem de com-petições em diversos níveis e possam desenvolver a prática de diversas modalidades.

que não percamos tantos pon-tos de maneira até um pouco infantil. Acabamos errando alguns pontos fáceis por esta falta de ritmo. As atletas vão cansando durante o jogo. No quarto e quinto sets, já não têm mais tanta força, e o po-der de raciocínio diminui um pouco, isso é normal. Tudo isso influenciou por ser o pri-meiro jogo”, destacou.

Foi o primeiro jogo oficial das jogadoras do Bento Vôlei contra a Sogipa, atual campeã, que adicionou duas atletas no-vas de nível de Superliga, refor-çando o time, que além de en-trosado também apresenta um bom ritmo, tendo jogado a úl-tima Copa Rio Grande do Sul.

Time joga no sábado

A equipe do Bento Vôlei joga, no próximo sábado, 6 de se-tembro, com o União na capi-tal gaúcha. Confronto em que Jacobs espera um resultado melhor.

Se a levantadora Thainã, pa-rada há três semanas por lesão, tiver condições de retornar ao grupo, ela deverá ser o reforço para a partida contra o time porto-alegrense.

Page 15: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 15Esportes

Esportivo enfrenta o São José nesta tarde

Numa partida disputada acirradamente no sábado, 30 de agosto, no campo do Tuiuty, a equipe do União ficou com o título da terceira edição da Copa Amizade de Futebol ao vencer nos pênaltis, por 6 a 5, a equipe do Capivara, após um empate em 0 a 0.

Na preliminar, a equipe do Copeiros de La Sierra venceu o Fronteira por 5 a 1 e conquis-tou o terceiro lugar. Enquanto isso, o público aguardava com euforia a decisão entre Capi-vara e União, em que a atua-ção do goleiro Mika foi fun-damental para a conquista do time vencedor.

Com isso, o Capivara que era o atual bicampeão, já que nas duas primeiras edições havia vencido com autoridade em campo, ago-ra foi desbancado pelo excelente time do União, que ficou com o título deste ano.

Depois de atingir sua clas-sificação na Copa Fernan-

dão, o Esportivo atuará na tar-de de hoje, no estádio Passo da Areia, em Porto Alegre, diante do São José. O jogo inicia às 15h, e a equipe do técnico Júlio César Nunes busca um bom re-sultado para decidir, na próxi-ma semana, em casa, sua vaga para a etapa decisiva desta competição.

Para este jogo, o técnico do Alviazul poderá utilizar a mesma equipe que venceu no jogo de sábado, 30 de agosto, já que os atletas e a própria comissão técnica priorizam a duas competições com intuito de buscar o título em ambos os torneios. O time do Espor-tivo treinou nesta semana e viaja ainda pela manhã para atuar à tarde em mais este compromisso.

Vitória e liderança na Copa Serrana

No sábado, atuando em casa diante do Ypiranga, pela Copa Serrana, o Esportivo venceu de virada o time de Erechim por 2 a 1. O Alviazul saiu atrás no marcador com um pênalti assi-nalado para o time do Ypiran-ga e convertido por Hyantony,

Copa Amizade Copa Fernandão

Time de Júlio César fará sua estreia na segunda fase em Porto Alegre

União fica com o título nas cobranças de pênaltis

FABIA

NO

MA

RTINS, D

IVULG

AÇÃ

O Noemir Leitã[email protected]

Os resultados

Próxima rodada

Juventude 0 X 0 PanambiEsportivo 2 X 1 YpirangaGaribaldi 0 X 1 Marau

Hoje: Ypiranga X JuventudeDomingo: Ypiranga X MarauEsportivo X JuventudeVeranópolis X Garibaldi

ClassificaçãoTimes PG1º Esportivo 102º Juventude 83º Marau 64º Garibaldi 65º Ypiranga 36º Panambi 37º Veranópolis 2

Time vence o Capivara e comemora título pela primeira vez no torneio

Alviazul inicia a busca da vaga para as semifinais, diante do Zequinha

mas na segunda etapa, também de pênalti, Robson e Heliardo, cobrando falta, marcaram para a equipe do Júlio César Nunes, que agora lidera a competição

com 10 pontos ganhos. O próxi-mo compromisso do Esportivo na Copa Serrana será no próxi-mo domingo, às 15h, diante do Juventude, em casa.

O bom público que compa-receu no local do jogo pre-senciou duas equipes lutando pelo título palmo a palmo em campo.

Euforia com o título

O técnico Edemar Borges, do time campeão, ressaltou a im-portância desta conquista. Se-gundo ele, o União vai aguar-dar o ano que vem para ver quem será o campeão. Porém, até lá o seu time festejará esse título inédito que foi conquis-tado de forma merecida e sem qualquer contestação.

Após o jogo foi entregue a premiação oficial ao campeão e às demais colocações, além do goleador, goleiro menos vazado, bem como destaques do campeonato deste ano. Atletas e dirigentes festeja-ram o título.

DIVU

LGA

ÇÃO

Page 16: 03/09/2014 - Semanario - Edição 3.059

O Jorge está de volta

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro caderno .................... 16 páginasVariedades .............................. 4 páginasClassificados .......................... 12 páginas

BENTO GONÇALVES

Quarta-feira3 DE SETEMBRO DE 2014ANO 47 N°3059R$ 3,00

EDU

DEFFERRA

RI, DIVU

LGA

ÇÃO

Copa Fernandão

Esportivo encara o São José na capital

Página 15

Copa Amizade

União fica com o título da competição

Página 15

Comédia

O Jorge está de voltaCris Pereira apresenta seu novo show em Bento neste sábado, no CTG Laço Velho

Variedades