01 - interpretação de texto

7
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TEXTO 01 O Brasil é um país rico em diversidade cultural, devido cada região possuir a sua própria cultura, costumes, crenças, religiões. Trabalhar a diversidade brasileira é adentrar em um universo muito rico, aprender a maneira de ser, de viver, ser capaz de respeitar e ao mesmo tempo integrar a cultura popular. 01 – De acordo com o texto, assinale a alternativa correta: a) O Brasil é rico em danças. b) O Brasil tem o melhor carnaval do mundo. c) Diversidade cultural é principalmente as características de um povo como dança, lendas, etc... d) Diversidade cultural é sinônimo de Brasil. e) Cada região brasileira possui sua própria cultura. TEXTO 02 02 – Pela imagem acima é possível concluir que: a) a mãe inicia uma conversa confusa. b) a mãe inicia uma conversa, explicando sobre como a criança nasceu. c) há uma pergunta explícita do garoto, questionando se ele nasceu da internet. d) a mãe está respondendo a uma pergunta do garoto que está implícita no texto. e) o garoto nasceu de um dowloads. 03 – Pelo texto acima, também, é possível concluir que: a) o texto deixa claro que o garoto estava jogando na internet. b) a criança trata-se de uma pessoa do sexo feminino. c) as crianças, desde cedo, vivem a influência da internet, criando, muitas vezes estereótipos. d) a mãe foi interrompida pelo garoto de assistir televisão. e) a mãe chama o garoto para desmistificar a ideia de que ele não nasceu da internet. TEXTO 03 O CADERNO Sou eu que vou seguir você Do primeiro rabisco até o bê-á-bá. Em todos os desenhos coloridos vou estar: A casa, a montanha, duas nuvens no céu E um sol a sorrir no papel. (...) O que está escrito em mim Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer. A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer. Só peço a você um favor, se puder: Não me esqueça num canto qualquer. 04 – No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o bê-á-bá” sugere a aprendizagem: a) do desenho. b) da fala. c) da escrita. d) da pintura. e) da leitura. 05 – A partir da leitura do poema, pode- se concluir que o caderno: ~ 1 ~

Upload: junielesoares

Post on 27-Dec-2015

55 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 01 - Interpretação de Texto

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO 01

O Brasil é um país rico em diversidade cultural, devido cada região possuir a sua própria cultura, costumes, crenças, religiões. Trabalhar a diversidade brasileira é adentrar em um universo muito rico, aprender a maneira de ser, de viver, ser capaz de respeitar e ao mesmo tempo integrar a cultura popular.

01 – De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:

a) O Brasil é rico em danças.b) O Brasil tem o melhor carnaval do mundo.c) Diversidade cultural é principalmente as características de um povo como dança, lendas, etc...d) Diversidade cultural é sinônimo de Brasil.e) Cada região brasileira possui sua própria cultura.

TEXTO 02

02 – Pela imagem acima é possível concluir que:

a) a mãe inicia uma conversa confusa.b) a mãe inicia uma conversa, explicando sobre como a criança nasceu.c) há uma pergunta explícita do garoto, questionando se ele nasceu da internet.d) a mãe está respondendo a uma pergunta do garoto que está implícita no texto.e) o garoto nasceu de um dowloads.

03 – Pelo texto acima, também, é possível concluir que:

a) o texto deixa claro que o garoto estava jogando na internet.b) a criança trata-se de uma pessoa do sexo feminino.

c) as crianças, desde cedo, vivem a influência da internet, criando, muitas vezes estereótipos.d) a mãe foi interrompida pelo garoto de assistir televisão.e) a mãe chama o garoto para desmistificar a ideia de que ele não nasceu da internet.

TEXTO 03

O CADERNO

Sou eu que vou seguir vocêDo primeiro rabisco até o bê-á-bá.

Em todos os desenhos coloridos vou estar:A casa, a montanha, duas nuvens no céu

E um sol a sorrir no papel.(...)

O que está escrito em mimComigo ficará guardado, se lhe dá prazer.

A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.

Só peço a você um favor, se puder:Não me esqueça num canto qualquer.

04 – No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o bê-á-bá” sugere a aprendizagem:

a) do desenho.b) da fala.c) da escrita.d) da pintura.e) da leitura.

05 – A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno:

a) gosta muito de todas as crianças.b) fala como se fosse uma pessoa.c) sonha com desenhos coloridos.d) gosta muito de rabiscar.e) fica triste por ser deixado de lado.

TEXTO 04

Pediram minha opinião sobre três produtos: A, B e C. Falei que gostava mais do produto C e, às vezes, uso o produto B em dias chuvosos.

06 – Podemos afirmar corretamente que o autor do texto:

a) Não gosta do produto A.b) Sempre usa o produto C em dias de chuva.c) O produto C e o mais caro por ser o melhor.d) Gosta mais do produto B do que do produto A.e) N.D.A.

07 – O fragmento seguinte foi extraído do poema “sida”, do poeta português Al Berto. Seu título é a sigla da doença

~ 1 ~

Page 2: 01 - Interpretação de Texto

Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida — que no Brasil é designada pelo correspondente em inglês AIDS. Leia-o e assinale a alternativa CORRETA sobre ele:

TEXTO 05

aqueles que têm nome e nos telefonamum dia emagrecem — partemdeixam-nos dobrados ao abandonono interior duma dor inútil mudae voraz

a) Os versos usam de humor para falar de um tema delicado.b) O trecho trata da impotência humana diante da morte.c) O texto faz uma crítica moralista da podridão humana.d) O poema explora basicamente a decepção amorosa.e) A crítica ao sistema de telemarketing mostra o caráter moderno do texto.

TEXTO 06

08 – Comparando a fala do primeiro balão com a do último, é CORRETO afirmar que:

a) há uma relação intertextual entre elas, embora haja diferenças de estrutura sintática entre uma e outra.b) sob o ponto de vista conceitual, a expressão “lei da selva” tem uma extensão mais ampla que “lei da gravidade”, que tem sentido especializado.c) a forma verbal “Lamento” sugere a relação respeitosa que as personagens estabelecem entre si na tirinha.

d) a conjunção “mas” poderia ser substituída, somente no primeiro quadrinho, por porém ou no entanto.e) a expressão “lei da gravidade” não pode ser entendida, devido ao contexto sarcástico, como um termo técnico da Física.

09 – A imagem no segundo quadrinho:

a) comprova que a lei da selva é válida em todas as situações.b) é incompatível com o que ocorreu no primeiro quadrinho.c) reforça o lamento do gato no começo da tirinha.d) permite ao rato fazer a observação que está no último balão.e) mostra a indignação do rato para com a postura do gato.

TEXTO 07

10 – O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a:

a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.d) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

~ 2 ~

Page 3: 01 - Interpretação de Texto

e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

TEXTO 08

11 – O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites de Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor

a) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.e) a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”

TEXTO 09

Salustiano era um bom garfo. Mas o jantar que lhe haviam oferecido nada teve de abundante.- Quando voltará a jantar conosco? - perguntou-lhe a dona da casa.- Agora mesmo, se quiser.

(Barão de Itararé, in Máximas e Mínimas do Barão de Itararé)

12 – Deduz-se do texto que Salustiano:

a) come pouco.b) é uma pessoa educada.c) não ficou satisfeito com o jantar.d) é um grande amigo da dona da casa.e) decidiu que não mais comeria naquela casa.

TEXTO 10

“A maior alegria do brasileiro é hospedar alguém, mesmo um desconhecido que lhe peça pouso, numa noite de chuva.”

(Cassiano Ricardo, in O Homem Cordial)

13 – Segundo as ideias contidas no texto, o brasileiro:

a) põe a hospitalidade acima da prudência.b) hospeda qualquer um, mas somente em noites chuvosas.c) dá preferência a hospedar pessoas desconhecidas.d) não tem outra alegria senão a de hospedar pessoas, conhecidas ou não.e) não é prudente, por aceitar hóspedes no período da noite.

14 – A palavra mesmo pode ser trocada no texto, sem alteração de sentido, por:

a) certamenteb) atéc) talvezd) comoe) não

TEXTO 11

Não existe essa coisa de um ano sem Senna, dois anos sem Senna... Não há calendário para a saudade.

(Adriane Galisteu, no Jornal do Brasil)

15 – Segundo o texto, a saudade:

a) aumenta a cada ano.b) é maior no primeiro ano.c) é maior na data do falecimento.d) é constante.e) incomoda muito.

TEXTO 12

Quando vim da minha terra, não vim, perdi-me no espaço, na ilusão de ter saído.Ai de mim, nunca saí.

(Carlos D. de Andrade, no poema A Ilusão do Migrante)

16 – O sentimento predominante no texto é:

a) orgulhob) saudadec) féd) esperançae) ansiedade

17 – Infere-se do texto que o autor:

a) não saiu de sua terra.b) não queria sair de sua terra, mas foi obrigado.c) logo esqueceu sua terra.d) saiu de sua terra apenas fisicamente.e) pretende voltar logo para sua terra.

~ 3 ~

Page 4: 01 - Interpretação de Texto

18 - Por “perdi-me no espaço” pode-se entender que o autor:

a) ficou perdido na nova terra.b) ficou confuso.c) não gostou da nova terra.d) perdeu, momentaneamente, o sentimento por sua terra natal.e) aborreceu-se com a nova situação.19 – Pelo último período do texto, deduz-se que:

a) ele continuou ligado à sua terra.b) ele vai voltar à sua terra.c) ele gostaria de deixar sua cidade, mas nunca conseguiu.d) ele se alegra por não ter saído.e) ele nunca saiu da terra onde vive atualmente.

20 – A expressão “ai de mim” só não sugere, no poema:

a) amargurab) decepçãoc) tristezad) vergonhae) nostalgia

TEXTO 13

A função do artista é esta, meter a mão nessa coisa essencial do ser humano, que é o sonho e a esperança. Preciso ter essa ilusão: a de que estou resgatando esses valores.

(Marieta Severo, na Folha de São Paulo)

21 – Segundo o texto, o artista:

a) leva alegria às pessoas.b) valoriza o sonho das pessoas pobres.c) desperta as pessoas para a realidade da vida.d) não tem qualquer influência na vida das pessoas.e) trabalha o íntimo das pessoas.

22 – Segundo o texto:

a) o sonho vale mais que a esperança.b) o sonho vale menos que a esperança.c) sonho e esperança têm relativa importância para as pessoas.d) não se vive sem sonho e esperança.e) têm importância capital para as pessoas tanto o sonho quanto a esperança.

23 – A palavra ou expressão que justifica a resposta do item anterior é:

a) ilusãob) meter a mãoc) essenciald) ser humanoe) valores

24 – Só não se encontra no texto:

a) a influência dos artistasb) a necessidade da autorac) a recuperação de coisas importantesd) a conquista da paze) a carência de sentimentos das pessoas

TEXTO 14

Um prêmio chamado Sharp, ou Shell, Deus me livre! Não quero. Acho esses nomes feios. Não recebo prêmios de empresas ligadas a grupos multinacionais. Não sou traidor do meu povo nem estou à venda.

(Ariano Suassuna, na Veja, 3/7/96)

25 – A palavra que melhor define o autor do texto é:

a) megalomaníacob) revoltadoc) narcisistad) nacionalistae) decepcionado

26 – O autor não recebe prêmios de empresas multinacionais porque:

a) seus nomes são feios.b) estaria prestando um desserviço ao Brasil.c) detesta qualquer empresa que não seja brasileirad) esses prêmios não têm valor algum.e) não quer ficar devendo favores a esse tipo de empresa.

27 – A expressão “Deus me livre!” demonstra, antes de tudo:

a) revoltab) desprezoc) ironiad) certezae) ira

TEXTO 15

Um anjo dorme aqui; na aurora apenas, disse adeus ao brilhar das açucenas em ter da vida alevantado o véu.- Rosa tocada do cruel granizo Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu!

(Casimiro de Abreu, in Primaveras)

28 – O tema do texto é:

a) a inocência de uma criançab) o nascimento de uma criançac) o sofrimento pela morte de uma criançad) o apego do autor por uma certa criançae) a morte de uma criança

~ 4 ~

Page 5: 01 - Interpretação de Texto

29 – No âmbito do poema, podemos dizer que pertencem ao mesmo campo semântico as palavras:

a) aurora e véub) anjo e rosac) granizo e sorrisod) berço e céue) cruel e infantil

~ 5 ~

Page 6: 01 - Interpretação de Texto

~ 6 ~