geo20agostosbc.files.wordpress.com€¦ · web viewuma hipótese para a existência do fluxo...

1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 O CONFLITO NORTE E SUL EMISSÕES DE CO2/ MIGRAÇÕES NO FINAL DO SÉCULO XX 1- AS EMISSÕES DE CO2 NA ATMOSFERA E O CONFLITO NORTE-SUL Protocolo de Quioto (1997) : Tratado internacional sobre a redução de emissão de GEE. Nas negociações desse Protocolo, um dos principais pontos discutidos em 2008 consistiu na inclusão de países em desenvolvimento, como China (maior emissor atualmente) e Índia, nas metas previstas para a redução dos GEE. Em contrapartida, enquanto 35 nações consideradas desenvolvidas estão comprometidas com as metas do Protocolo, os Estados Unidos, o segundo maior emissor de gás carbônico e um dos maiores emissores por habitante) não ratificou o protocolo. ATIVIDADE Observe o mapa da p.19 (emissões de CO2), responda: 1- Com base na regionalização Países do Norte e Países do Sul, onde se encontram a maior parte dos países com as mais elevadas emissões de CO2? Quais são as exceções? Obs: Em milhões de toneladas e toneladas per capita. 2- Explique o conflito Norte-Sul com base no mapa e tema apresentado. ___________________________________________ _ Com base no mapa da p.21 (Migrações), responda: a) Qual a direção da maior parte dos diversos fluxos migratórios? E qual seriam os países ou regiões de maior atração de imigrantes? b) Qual seria um exemplo de fluxo 2- AS MIGRAÇÕES E O CONFLITO NORTE-SUL Os fluxos migratórios Sul-Norte MIGRANTE: é, em princípio, alguém que se muda para outro lugar – dentro do próprio país ou além de suas fronteiras. EMIGRANTE: é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. IMIGRANTE: é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver. FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AS MIGRAÇÕES : Políticos Conflitos religiosos Conflitos étnico-raciais Naturais AS MIGRAÇÕES PODEM SER: ESPONTÂNEAS – quando o sujeito planeja, espontaneamente, migrar para outra região, seja por motivo econômico, político ou cultural. FORÇADAS – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem. Na atualidade, as migrações ocorrem

Upload: lamtram

Post on 22-Jun-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: geo20agostosbc.files.wordpress.com€¦ · Web viewuma hipótese para a existência do fluxo Sul-Sul apontado na questão b) e uma para a existência do fluxo Norte-Norte, apontado

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3O CONFLITO NORTE E SUL

EMISSÕES DE CO2/ MIGRAÇÕES NO FINAL DO SÉCULO XX

1- AS EMISSÕES DE CO2 NA ATMOSFERA E O CONFLITO NORTE-SUL

Protocolo de Quioto (1997): Tratado internacional sobre a redução de emissão de GEE.

Nas negociações desse Protocolo, um dos principais pontos discutidos em 2008 consistiu na inclusão de países em desenvolvimento, como China (maior emissor atualmente) e Índia, nas metas previstas para a redução dos GEE.

Em contrapartida, enquanto 35 nações consideradas desenvolvidas estão comprometidas com as metas do Protocolo, os Estados Unidos, o segundo maior emissor de gás carbônico e um dos maiores emissores por habitante) não ratificou o protocolo.ATIVIDADE

Observe o mapa da p.19 (emissões de CO2), responda:

1- Com base na regionalização Países do Norte e Países do Sul, onde se encontram a maior parte dos países com as mais elevadas emissões de CO2? Quais são as exceções?Obs: Em milhões de toneladas e toneladas per capita.

2- Explique o conflito Norte-Sul com base no mapa e tema apresentado. ____________________________________________Com base no mapa da p.21 (Migrações), responda:

a) Qual a direção da maior parte dos diversos fluxos migratórios? E qual seriam os países ou regiões de maior atração de imigrantes?b) Qual seria um exemplo de fluxo migratório entre países e regiões em desenvolvimento? (fluxo Sul-Sul)?c) Qual seria um exemplo de fluxo migratório entre países e regiões desenvolvidas? (fluxo Norte-Norte):d) Levante uma hipótese para a existência do fluxo Sul-Sul apontado na questão b) e uma para a existência do fluxo Norte-Norte, apontado na questão c).

2- AS MIGRAÇÕES E O CONFLITO NORTE-SUL

Os fluxos migratórios Sul-Norte

MIGRANTE: é, em princípio, alguém que se muda para outro lugar – dentro do próprio país ou além de suas fronteiras. EMIGRANTE: é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. IMIGRANTE: é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AS MIGRAÇÕES: Políticos Conflitos religiosos Conflitos étnico-raciais Naturais Econômicos Guerras

AS MIGRAÇÕES PODEM SER: ESPONTÂNEAS – quando o sujeito planeja, espontaneamente, migrar para outra região, seja por motivo econômico, político ou cultural.FORÇADAS – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem.Na atualidade, as migrações ocorrem principalmente por fatores econômicos, ou seja, a busca por emprego, por melhores salários, por melhores condições de vida, etc.