blogcsptere.files.wordpress.com  · web viewquando o vapor de água entra em contato com as...

8
Colégio São Paulo Teresópolis, ______ de setembro de 2018. Professora: Carolina Série: 6 o ano ENTENDENDO MELHOR O CICLO DA ÁGUA A água no estado líquido ocupa os oceanos, lagos, rios, cachoeiras etc. De modo contínuo e lentamente, à temperatura ambiente, acontece a evaporação, isto é, a água passa do estado líquido para o gasoso. Quanto maior for a superfície de exposição da água (por exemplo, um oceano ou nas folhas de árvores de uma floresta), maior será o nível de evaporação. Quando o vapor de água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a água volta ao estado líquido, isto é, gotículas de água ou até minúsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens. O vapor de água, quando resfriado, pode também formar a neblina (nevoeiro), ou seja, aquela "nuvem" que se forma perto do solo. Ao se formar nas nuvens um acúmulo de água muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a água se precipita, isto é, começa a chover. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo). A água da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando os lençóis freáticos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nível de água dos lagos, rios e outros, é mantido. A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores. Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente. DIFERENCIANDO NEVE DE GRANIZO A neve é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação leve, moderada ou forte de pequenos flocos de gelo. A neve é formada nas mais altas nuvens, quando a temperatura está abaixo de zero, onde os vapores de água se congelam. Esse fenômeno ocorre principalmente nos lugares de clima polar, frio ou temperado.

Upload: trinhthuan

Post on 01-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Colégio São PauloTeresópolis, ______ de setembro de 2018.Professora: CarolinaSérie: 6o ano

ENTENDENDO MELHOR O CICLO DA ÁGUA

A água no estado líquido ocupa os oceanos, lagos, rios, cachoeiras etc. De modo contínuo e lentamente, à temperatura ambiente, acontece a evaporação, isto é, a água passa do estado líquido para o gasoso.

Quanto maior for a superfície de exposição da água (por exemplo, um oceano ou nas folhas de árvores de uma floresta), maior será o nível de evaporação. Quando o vapor de água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a água volta ao estado líquido, isto é, gotículas de água ou até minúsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens.

O vapor de água, quando resfriado, pode também formar a neblina (nevoeiro), ou seja, aquela "nuvem" que se forma perto do solo. 

Ao se formar nas nuvens um acúmulo de água muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a água se precipita, isto é, começa a chover. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo).

A água da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando os  lençóis freáticos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nível de água dos lagos, rios e outros, é mantido.

A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores.

Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

DIFERENCIANDO NEVE DE GRANIZO

A neve é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação leve, moderada ou forte de pequenos flocos de gelo. A neve é formada nas mais altas nuvens, quando a temperatura está abaixo de zero, onde os vapores de água se congelam. Esse fenômeno ocorre principalmente nos lugares de clima polar, frio ou temperado.

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. E ela só aparece nas regiões mais quentes.

FONTES DE ÁGUA

Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos. Para cumprir sua função, um manancial precisa de cuidados especiais, garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas, coisa muito difícil de se conseguir em um país como o Brasil. Por aqui, a expansão das grandes cidades aconteceu de forma desordenada, comprometendo as fontes d’água próximas às grandes cidades. O exemplo mais conhecido - e triste - é o do rio Tietê, que corta a capital de São Paulo e boa parte do interior.

Águas subterrâneas são aquelas presentes no subsolo do planeta Terra, localizando-se, principalmente, em espaços vazios entre as rochas. Estas águas representam uma importante fatia da água doce do planeta e estão presentes, principalmente, nos aquíferos (grandes porções de água subterrânea).

Poluição das águas subterrâneas

As águas subterrâneas podem, assim como as superficiais, enfrentar problemas relacionados à poluição. Esta deriva, principalmente, da contaminação do solo por produtos químicos de origem agrícola (pesticidas), industrial (chumbo e outros metais pesados) e residencial (esgoto doméstico).

Estes poluentes podem penetrar na terra e contaminar as águas subterrâneas, deixando-as impróprias para o consumo. Uma vez poluídas, estas águas subterrâneas podem conduzir estes poluentes para os rios e lagos com os quais possuem contato. 

Aquíferos brasileirosAs águas subterrâneas estão presentes em grande volume no Brasil. Sendo que a maior

quantidade deste tipo de água está presente no Aquífero Guarani, localizado no subsolo dos estados de SP, MS, GO, PR, SC, RS, noroeste do Uruguai e faixa leste da Argentina. Este aquífero possui, aproximadamente, 35 trilhões de metros cúbicos de água doce.  Os mais importantes aquíferos brasileiros são: Barreiras (costa nordeste e norte do Brasil); Solimões e Alter do Chão (Amazônia); Cabeças, Serra Grande e Poti-Piauí (estados do Piauí e Maranhão); Açu (no Rio Grande do Norte) e São Sebastião (na Bahia). 

Para a retirada da água subterrânea poços comuns e artesianos podem ser utilizados. Poços comuns são perfurações mais superficiais, de 5m a 20m de profundidade, que fornecem água relativamente boa para o consumo, mas estão sujeitos a uma contaminação mais fácil. Já os poços artesianos são perfurações com mais de 100m de profundidade, onde tubulações de aço são instaladas e a água é retirada por pressão.

EXERCITANDO...

GABARITO

1 - A água doce é muito rara no Planeta Terra. A quantidade de água para consumo é pequena. Se seu uso não for bem controlado, no futuro a humanidade poderá sofrer com a falta de água.

Circule no gráfico a porcentagem que representa a quantidade de água nos oceanos.

2- Crie um gráfico indicando a divisão de água no Brasil, colocando suas regiões e porcentagens respectivas.

3- Observe o desenho do ciclo da água, indique cada etapa nos círculos correspondentes e complete a legenda abaixo.

4 – Leia atentamente as questões abaixo e responda:

LEGENDA

__5_ etapa: infiltração.

__4_ etapa: retorno da água para lagos, rios, mares...

_1_ etapa: evaporação e transpiração;

_3_ etapa: precipitação.

__2_ etapa: formação de nuvens

a) Como a água das chuvas poderá formar os reservatórios subterrâneos?ATRAVÉS DA INFILTRAÇÃO, ONDE A ÁGUA DA CHUVA PASSA PELOS POROS DO SOLO PERMEÁVEL.

b) Como as plantas e animais (incluindo o ser humano) participam do ciclo da água? Cite pelo menos duas maneiras.

AS PLANTAS E OS ANIMAIS TRANSPIRAM. OS ANIMAIS TAMBÉM PERDEM ÁGUA ATRAVÉS DA URINA. TODA ESSA ÁGUA ELIMINADA VAI EVAPORAR, PARTICIPANDO DO CICLO DA ÁGUA.5 – Leia o texto abaixo e responda as questões seguintes.

a) O texto fala de uma mudança de estado físico da água que está acontecendo de maneira acelerada na Antártida. Qual é o nome desse processo? Qual é a mudança de estado físico sofrida pela água nessa situação?

DERRETIMENTO DAS GELEIRAS. A MUDANÇA DE ESTADO É A FUSÃO.

b) Que consequência desse processo os dois cientistas preveem? Que problema essa consequência pode causar?

ATÉ 2100, O NÍVEL DO MAR PODE SUBIR ATÉ 1 METRO. COM O AUMENTO DO NÍVEL DO MAR CIDADES LITORÂNEAS PODEM SER INUNDADAS.

6- Leia as frases abaixo e indique a única incorreta.

a) Apesar de nosso planeta ser coberto por 70% de água, ela não é distribuída igualmente para todos os continentes e países.

b) A água de mares e oceanos é salgada porque há um acúmulo de sais minerais provenientes de rios.

c) Segundo a OMS, 50 litros de água é a quantidade ideal de consumo por dia para uma pessoa viver bem.

d) Nosso país está entre as regiões com maior quantidade de água salgada do mundo, pois temos os maiores aquíferos: Guarani e Alter do Chão.

e) A desigualdade social, o desperdício, a poluição e o manejo errado de recursos naturais, como o desmatamento, são fatores que podem causar a escassez de água no planeta.

7 – Utilizando o que sabe, explique o que são mananciais, poços comuns e artesianos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Leia as frases abaixo, marque F para as frases falsas e V para as verdadeiras.

( V ) A quantidade de vapor de água no ar é o que determina se a umidade é alta ou baixa.

( F ) A água é considerada o solvente universal porque consegue dissolver todas as substâncias existentes.

( F ) Para uma mistura ser considerada uma solução, precisa ter pelo menos dois solutos.

( V ) Solvente é a substância que geralmente está em maior quantidade e que dissolverá alguma outra substância.

( V ) Solubilidade é a facilidade/capacidade que um soluto tem pra se dissolver.

9 – Explique qual é a influência da temperatura na solubilidade de sólidos e gases.

EM SÓLIDOS A SOLUBILIDADE É MAIOR QUANDO A TEMPERATURA É MAIS ALTA (QUENTE).

JÁ COM OS GASES, A SOLUBILIDADE É MAIOR QUANDO A TEMPERATURA É MAIS BAIXA (FRIA).

10 – Observe as imagens abaixo e escreva se é uma mistura, uma solução ou uma solução saturada.

a)

SOLUÇÃO

b)

__SOLUÇÃO SATURADA

c)

MISTURA

11) Observe a imagem abaixo e explique por que o inseto consegue andar sobre a água.

NA SUPERFÍCIE DA ÁGUA EXISTE UMA FINA PELÍCULA QUE É CHAMADA DE TENSÃO SUPERFICIAL. ALGUNS INSETOS CONSEGUEM ANDAR SEM ROMPER ESSA PELÍCULA, POIS SÃO MUITO LEVES.

12) Leia as questões abaixo e responda:

a) Como navios conseguem flutuar? ELES FLUTUAM POIS A ESTRUTURA NO INTERIOR DO SEU CASCO É FEITA DE MATERIAIS MAIS LEVES, ALÉM DE CONTER GRANDE ESPAÇO VAZIO (CHEIO DE AR), QUE FAZ COM QUE SEU EMPUXO SEJA TÃO GRANDE QUANTO O SEU PESO.

b) Como os submarinos conseguem afundar e flutuar? OS SUBMARINOS TEM TANQUES COM AR. QUANDO ESSE AR É COMPRIMIDO E OS TANQUES SE ENCHEM DE ÁGUA, O SUBMARINO GANHA PESO E AFUNDA. PARA VOLTAR A SUPERFÍCIE ELE LIBERA A ÁGUA DOS TANQUES E O AR VOLTA A OCUPAR O ESPAÇO, FICANDO MAIS LEVE. ASSIM O EMPUXO AGE COM MAIOR FORÇA.

c) Por que icebergs costumam estar envolvidos em acidentes com navios? OS ICEBERGS TEM CERCA DE 90% DE SEU CORPO DENTRO DA ÁGUA, QUANTO SÓ 10% ESTÁ FORA DA ÁGUA. ISSO AUMENTA A CHANCE DE COLISÕES, JÁ QUE A MAIOR PARTE NÃO ESTÁ VISÍVEL.

36g de sal

+ de 36g de sal

um pouco de sal