arqteoria.files.wordpress.com  · web viewa prefeitura pretendia demolir um edifício de 1960 em...

5
http://arqteoria.wordpress.com/ AULA 1- ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADE Novembro 23, 2013 · by apdf23 · in Modulo III , Notas de Aula . · Representantes: Locaton e Vassal, Rural Studio, Glenn Murcutt A preocupação com o sustentável começou nos anos 70 com as crises globais energéticas(1973-1979) e nos anos 80 com o descobrimento do efeito estufa e aquecimento global. O conceito na arquitetura é entendido pelo potencial de manter um sistema -que abrange o ambiente, comunidade, ser vivo- por um longo período de tempo e de forma saudável. Atualmente ele é definido por três âmbitos : ecológico, social e econômico. A interseção dos três é o que representa o “sustentável”. Na arquitetura existem certificados que comprovam se uma construção é ou não sustentável, como o LEED (Leadership in energy and enviromental desing). Novos conceitos como o “retrofit” forçam a repensar a forma de recolocar no mercado imobiliário edificações que antes eram consideradas obsoletas. Locaton e Vassal Esse grupo de arquitetos introduzem novas formas projetuais na qual se procura “reutilizar, reciclar e reduzir”, minimizando o trabalho e maximizando a economia. Ao fazer isso, costumam colocar em questão a profissão de um arquiteto e como esse trabalho vem sendo feito. Entendem que é necessário minimizar ; as vezes à zero as intervenções ( ex. Place Léon Aucoc, Bourdeaux,1996) a)Place Léon Aucoc, Bourdeaux,1996 A prefeitura de Bourdeaux na França, procura os arquitetos para o que deveria ser feito para dar mais beleza à praça. Os arquitetos foram então à praça

Upload: dangdieu

Post on 25-Sep-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

http://arqteoria.wordpress.com/

AULA 1- ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADENovembro 23, 2013 · by apdf23 · in Modulo III, Notas de Aula. ·Representantes: Locaton e Vassal, Rural Studio, Glenn Murcutt

A preocupação com o sustentável começou nos anos 70 com as crises globais energéticas(1973-1979) e nos anos 80 com o descobrimento do efeito estufa e aquecimento global.

O conceito na arquitetura é entendido pelo potencial de manter um sistema -que abrange o ambiente, comunidade, ser vivo- por um longo período de tempo e de forma saudável. Atualmente ele é definido por três âmbitos : ecológico, social e econômico. A interseção dos três é o que representa o “sustentável”.

Na arquitetura existem certificados que comprovam se uma construção é ou não sustentável, como o LEED (Leadership in energy and enviromental desing). Novos conceitos como o “retrofit” forçam a repensar a forma de recolocar no mercado imobiliário edificações que antes eram consideradas obsoletas.

Locaton e Vassal

Esse grupo de arquitetos introduzem novas formas projetuais na qual se procura “reutilizar, reciclar e reduzir”, minimizando o trabalho e maximizando a economia. Ao fazer isso, costumam colocar em questão a profissão de um arquiteto e como esse trabalho vem sendo feito. Entendem que é necessário minimizar ; as vezes à zero as intervenções ( ex. Place Léon Aucoc, Bourdeaux,1996)

a)Place Léon Aucoc, Bourdeaux,1996A prefeitura de Bourdeaux na França, procura os arquitetos para o que deveria ser feito para dar mais beleza à praça. Os arquitetos foram então à praça fazer e perceberam que ela atende muito bem às pessoas que moram próximas à ela, e deram em resposta à prefeitura que não seria necessário fazer nada alí, apenas uma manutenção periódica.

b)Reforma Palais du Tokyo, Paris 2002Foi feita uma intervenção no edifício de 1933, no qual não foi demolido nada.

c)Bois-le-Prêtre, Paris 2011A prefeitura pretendia demolir um edifício de 1960 em Paris, e o escritório propôs uma reforma. A intervenção consiste na colocação de varandas que estendem em 1/3 a superfície original. São colocados também novos elevadores.

Além de manter o edifício e evitar desperdício daquele material, o preço da reforma foi menor do preço que seria gasto caso o prédio fosse demolido:

Demolição – 150 a 180.000 euros

Execução do projeto- 50 a 60.000 euros

Na elaboração do projeto os arquitetos conversaram com os moradores do edifício com o intuito de atender seus interesses, e criaram um sistema que possibilitava trocar de apartamento para um menor ou maior de acordo com suas necessidades e vontades.

Rural Studio

Esse escritório de arquitetura possui um usual “sentido moral de serviço com a comunidade”, procurando sempre trabalhar interdisciplinarmente e em conjunto com o social. Usam muitas vezes como mão de obra estudantes de arquitetura que desenvolvem o projeto e o constroem.

Cria uma arquitetura sem pretensões.

Seus projetos são inventivos e econômicos, e utilizam na maioria das vezes elementos doados ou recuperados do lixo.