· submete a consulta pública a proposta de alteração da norma regulamentadora n.!! 24. o...

41
" CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA PALACETE VEREADOR CARLOS ALBERTO MANÇO 77a SESSÃO ORDINÁRIA DE 09 DE SETEMBRO DE 2014 TERÇA-FEIRA LOCAL: SÃO BENTO No 887 ""'- HORARIO: 18 HORAS 04ITENS A Leitura do trecho da Bíblia será procedida pelo Vereador Jair Martineli ITEM 01 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 02 - Em única discussão e votação, o parecer 320/14, da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, concluindo pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei 150/14, de autoria do Vereador Pastor Raimundo Bezerra, que dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências (Processo n° 191/14). ------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ ITEM 02 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 22 - Em única discussão e votação, o Requerimento n° 533/14, de autoria do Vereador Adilson Vital, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "Tribuna Impressa", em sua edição de 06 de agosto de 2014, página AS de autoria do jornalista Celso Luís Gallo, sob o Título "Mércia aluga casa só para abrigar seus 32 gatos e dedica vida a eles" (Processo n° 008/14). ====================================================== ITEM 03 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 26 - Em única discussão e votação, o Requerimento n° 546/14, de autoria do Vereador Roberval Fraiz, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "O IMPARCIAL"- em sua edição de 17 de agosto, em sua página 7, FAZ A HISTÓRIA", intitulada, "O adorável Fernando Zebini" (Processo n° 008/14). ====================================================== ITEM 04 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 30 - Em única discussão e votação, o Requerimento n° 547/14, de autoria do Vereador Doutor Helder, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada na Revista Comércio & Indústria- Ano 10- 109- agosto/2014- página 60 e 61, intitulada "O seu nome está na Rua: Seu Trabalho no rádio marcava nossos sábados" (Processo n° 008/14). ====================================================== Araraquara, 05 de setembro 2014. 01

Upload: phamdang

Post on 02-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

" CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA PALACETE VEREADOR CARLOS ALBERTO MANÇO

77a SESSÃO ORDINÁRIA DE 09 DE SETEMBRO DE 2014

TERÇA-FEIRA LOCAL: R~A SÃO BENTO No 887 ""'- HORARIO: 18 HORAS ~

~===~~ 04ITENS ~

A Leitura do trecho da Bíblia será procedida pelo Vereador Jair Martineli

ITEM 01 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 02 - Em única discussão e votação, o parecer n° 320/14, da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, concluindo pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei n° 150/14, de autoria do Vereador Pastor Raimundo Bezerra, que dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências (Processo n° 191/14). ------------------------------------------------------------------------------------------------------------ITEM 02 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 22 - Em única discussão e votação, o Requerimento n° 533/14, de autoria do Vereador Adilson Vital, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "Tribuna Impressa", em sua edição de 06 de agosto de 2014, página AS de autoria do jornalista Celso Luís Gallo, sob o Título "Mércia aluga casa só para abrigar seus 32 gatos e dedica vida a eles" (Processo n° 008/14). ====================================================== ITEM 03 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 26 - Em única discussão e votação, o Requerimento n° 546/14, de autoria do Vereador Roberval Fraiz, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "O IMPARCIAL"- em sua edição de 17 de agosto, em sua página 7, "VOC~ FAZ A HISTÓRIA", intitulada, "O adorável Fernando Zebini" (Processo n° 008/14). ====================================================== ITEM 04 (maioria simples -votação simbólica) Pg. 30 - Em única discussão e votação, o Requerimento n° 547/14, de autoria do Vereador Doutor Helder, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada na Revista Comércio & Indústria- Ano 10- n° 109- agosto/2014- página 60 e 61, intitulada "O seu nome está na Rua: Seu Trabalho no rádio marcava nossos sábados" (Processo n° 008/14). ======================================================

Araraquara, 05 de setembro 2014.

01

Page 2:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

" CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA PALACETE VEREADOR CARLOS ALBERTO MANÇO

77a SESSÃO ORDINÁRIA DE 09 DE SETEMBRO DE 2014

ITEM N° 01

(maioria simples- votação simbólica)

- Em única discussão e votação, o parecer n° 320/14, da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, concluindo pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei n° 150/14, de autoria do Vereador Pastor Raimundo Bezerra, que dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências. (Processo n° 191/14 ).

segue ...

02

Page 3:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

PROJETO DE LEI No 150 /14.

Dispõe sobre a proibição da imposição pelo 1· empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências.

Art. 1° Fica proibido o uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação da imagem da mulher no ambiente de trabalho, nas empresas de todo gênero e outras instituições de trabalho e emprego no Município de Araraquara.

Parágrafo único. Dentre os usos de vestuário que expõe o corpo feminino fica impedido o empregador de exigir a mulher funcionária usar roupa para atrair clientela, expondo-a a assédio moral e sexual.

Art. 2° Fica proibida a imposição, intimidação e o convencimento ao uso de roupas e acessórios impróprios, ferindo a dignidade e a imagem do corpo da mulher.

Art. 3° A presente Lei deverá ser cumprida observação orientação do Ministério do Trabalho em Emprego, conforme Portaria n° 320 de 23 de maio de 2012, item 24.7, bem como Art. 373-A, da CLT.

Art. 4° A regulamentação desta lei, no que couber, será estabelecida no prazo de 120 (cento e vinte dias) dias da data de sua publicação.

Art. 5° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Elis/

Sala de sessões Plinio :.e C.·· a~H124 de junho de 2014.

?[,lj/ PAST~RAIMUNbO BEZERRA

Vereador

Page 4:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

JUSTIFICATIVA

O trabalho da mulher sempre foi cercado de especificidades, em virtude do tratamento e do papel desempenho por esta na sociedade ao longo dos séculos.

Sendo assim, a necessidade de proteção ao trabalho da mulher tronou-se evidente, sendo objeto de regulamentação por vários organismos internacionais, que influenciaram sobre maneira a legislação trabalhista brasileira, culminando no capítulo "Da Proteção do Trabalho da Mulher", presente em nossa Consolidação das Leis do Trabalho (Cl T), contudo, muitas das disposições deste capítulo não se encontram mais adequadas á concepção de igualdade disciplinada na nossa Constituição de 1988, estando muitas delas revogadas.

Insta salientar que, o poder diretivo do empregador dá a falsa impressão de que, no âmbito da empresa, visando a não obtenção de perdas na atividade econômica, poderia realizar quaisquer espécies de atos, onde muitas vezes alguns culminam em clara lesão aos direitos de personalidade do empregador.

Na verdade, durante muito tempo, essa justificativa foi utilizada como desculpa para que o empregador promovesse toda sorte de abusos, inclusive moral e até sexual, junto às empregadas.

Nesse contexto, e considerando, ainda, a atual participação da mulher no mercado de trabalho, além da especial atenção ao princípio da igualdade, insculpido na Constituição Federal de 1988 é que este Projeto de Lei tem por escopo proibir a imposição por parte do empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança, e depreciação da imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara; propõe-se através da presente lei uma releitura das normas que cuidam da proteção do trabalho da mulher, lastreada pelo princípio da igualdade.

Elis/

Sala de sessões Plinio;e ~~de junho de 2014.

'-._ ___ .. / I

PASTOR RAIMUNDO BEZERRA Vereador

Page 5:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

DESPACHOS

Processo no 19 1 /14

Julgado objeto de deliberaç- s Comissões competentes.

Araraquara, ---+-+---+---

Page 6:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO

PORTARIA N.!! 320 DE 23 DE MAIO DE 2012 (D.O.U. de 24/05/2012- Seção 1- pág. 63)

Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24.

O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO- SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas pelo art. 14, inciso 11, do Anexo I do Decreto n.º 5.063, de 3 de maio de 2004, e em face do disposto no art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, aprovada pelo Decreto n.º 5.452, de 1º de maio de 1943 e no art. 4º da Portaria MTE n.!! 1.127, de 02 de outubro de 2003, resolve:

Art. 1 o Submeter à Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.º 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho), disponível no sitio: http://portal.mte.gov.br.

Art. 2!! Fixar o prazo de sessenta dias, após a publicação deste ato, para o recebimento de sugestões ao texto, que deverão ser encaminhadas para o e-mail: [email protected] ou via correio para o endereço: MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Coordenação-Geral de Normatização e Programas (Esplanada dos Ministérios - Bloco

Anexo "B"- 1º Andar- Sala 107- CEP 70059-900- Brasília/DF). (prazo expirado)

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

RENATO BIGNAMI Secretário de Inspeção do Trabalho -Substituto

NR-24 CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO

Sumário 24.11nstalações Sanitárias 24.2 Vestiários 24.3 Higiene e Conforto por Ocasião das Refeições 24.4 Cozinhas 24.5 Alojamentos 24.6 Água Potável 24.7 Uniformes e Vestimentas de Trabalho 24.8 Disposições Gerais

Page 7:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

24.7 Uniformes e Vestimentas de Trabalho

24.7.1 Uniforme de trabalho

24.7.1.1 Uniforme de Trabalho é toda peça ou conjunto de peças do vestuário destinado a padronização visual cujo uso é exigido pelo empregador, não considerado EPI nem vestimenta de trabalho.

24.7.1.2 O empregador deve fornecer os uniformes de trabalho, quando seu uso for exigido. 24.7.1.3 Cabe ao empregador quanto aos uniformes de trabalho:

a) exigir de seus fornecedores que as peças sejam confeccionadas c

Page 8:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

2316/2014 L9799

Presidência da República Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI N° 9.799. DE 26 DE MAIO DE 1999.

Mensagem de Veto no 673 Insere na Consolidação das Leis do Trabalho regras sobre o acesso da mulher ao mercado de trabalho e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º A Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452. de 1º de maio de 1943, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"SEÇÃO I

Da Duração, Condições do Trabalho e da Discriminação contra a Mulher

Art. 373A. Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é -.edado:

I - publicar ou fazer publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar, sai\.Q quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir;

11 - recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez, sai\.Q quando a natureza da atividade seja notória e publicamente incompatí-.el;

111 -considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variá-.el determinante para fins de remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional;

IV - exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade ou gravidez, na admissão ou permanência no emprego;

V - impedir o acesso ou adotar critérios subjeti\.Qs para deferimento de inscrição ou aprovação em concursos, em empresas privadas, em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez;

VI - proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não obsta a adoção de medidas temporárias que visem ao estabelecimento das políticas de igualdade entre homens e mulheres, em particular as que se destinam a corrigir as distorções que afetam a formação profissional, o acesso ao emprego e as condições gerais de trabalho da mulher."

"Art. 390A. (VETADO)"

"A.... 'lanR A c:;. vaaas dos cursos de formação de mão-de-obra, ministrados por - _. ____ ~·' nnr nll~lnuer órqão de

1,.

Page 9:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

2316/2014 L9799

"Art. 390C. As empresas com mais de cem empregados, de ambos os sexos, de'.Erão manter programas especiais de incenti\iOs e aperfeiçoamento profissional da mão-de-obra."

"Art. 390D. (VETADO}"

"Art. 390E. A pessoa jurídica poderá associar-se a entidade de formação profissional, sociedades civis, sociedades cooperativas, órgãos e entidades públicas ou entidades sindicais, bem como firmar convênios para o desen\iOivimento de ações conjuntas, visando à execução de projetos relati\iOs ao incenti\iO ao trabalho da mulher."

"Art. 392 .......................................................................... .

§...# É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos:

I- transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retomo ao trabalho;

11 - dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares."

"Art. 401A. (VETADO)"

"Art. 4018. (VETADO)"

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 26 de maio de 1999; 178º da Independência e 111º da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Renan Calheiros Francisco Dornelles

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 27.5.1999

Page 10:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

No intuito de instruir as Comissões Permanentes desta Casa, solicitamos parecer para saber sobre a constitucionalidade ou legalidade do projeto de lei D 0 150/14, do Vereador PASTOR RAIMUNDO BEZERRA, conforme fotocópia inclusa, que dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências.

instituto brasileiro de administração municipal

Busca ele Clocumentos Renove sua assoc1ação

Área de relacionamento

Histórico de consultas realizadas

Ver todos os atendimentos • No último ano I .·.

·1~1:11'1

Atendimentos em andamento

Parecer Jurídico lnc!lldo em 31}106/2014 15.45 por MARCELO ROBERTO OISPEIRATTI CAVALCANTI. DIRETOR LEGISLATNO >ecn1co responsável: W• THEUS GUEDES CAMARGO Em aten11mento Anexar mformaçâo complementar ,

Anexos do atendimento

Õ Anexo 30080 - Documento enVIado pelo consulente

Cadastro pessoa fís

I

Page 11:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

Envie uma consulta ao IGAM

Através deste canal, você pode enviar sua con!.ulta ao IGAM, com muita praticidade e rapidez de resposta.

Preencha os campos abaixo, não esquecendo de deixar seu nome e um e­maíl de contato válido para que possamos lhe dar retorno o mais breve possível. Campos com asterisco s.ão obrigatórios.

Tipo da consulta :Jurídico

Categoria Consulta

Resposta para 111/07/2014

Ernail para jmarcelo@camara-arq sp gov bt contato

Fone para k16) 3301-0625 contato

Skypepara contato

Prazo para :11!07!2014

resposta dd/.,mi••••

• l*

I ES<:olher arquivo i 09 - P do pdf

L ES<:olher arquivo j Nenhu. . o nado

Anexos: ~~~~~~~p~] Nenhu . onado

Escolher~<!UÍ\10_/ Nenhu .. o nado

i Escolher arquivo ' Nenhu . onado <. .......................... . S.e neo:êssárfo. ane"e '-'""'ou fl"'S!i:> ar-qui" o~ t:D!T1 'Tia!S- informações

Tamaf'lho mâ;dmc para ta da arqL,dvc: 10MB.

No ~ntuico de 1r.struir as Co~ssões desta Casa, sol~oitamos parecer para saber sobre constitucional~dade ou legalidade do projeto de lei n• 150/14, do Vereador PASTOR RAIMUNDO BEZERRA, conforme fotocópia inclusa, ~~e dispõe sobre a pro1b1çãc da 1mpcs1ção pelo empregador uso de vestuâr1o ~Je coloque em r~sco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ~b~ente de trabalho no Mun1cip~o de Arara~~ara dá outras providências.

I , 1 1 ,-,~·'·'/1 1 • "' , • < ,. n ,. ,r 1) , ~·~ n f, , 1•,

Obrigado por contatar o IGAM Sua mensagem foi redirecionada para a área responsável e, se você ínsenu seus dados corretamente, daremos retorno o ma1s ráp1do possível.

Clique aqui para retornar à página inicial.

Page 12:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

I INSTITUTO GAMMA DE ASSESSORIA A ÓRGÃOS PÚBLICOS

Porto Alegre, 9 de julho de 2014.

Orientação Técnica IGAM n2 16.576/2014.

I. O Poder Legislativo do Município de Araraquara, SP, solicita orientação acerca da legalidade e constitucionalidade do projeto de lei n2 150, de 2014, com origem parlamentar, o qual dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências.

11. Inicialmente, ao analisarmos a competência municipal para legislar acerca do objeto da proposição telada, observado o pacto federativo de distribuição de competências entre os entes federados, constante da Constituição Federal, impositivo concluir que o Município não tem competência para dispor acerca da matéria objeto do projeto de lei n2 150, de 2014, uma vez que este pretende dispor acerca de questão atinente ao direito do trabalho.

Nesse sentido, o art. 22, 11 da Constituição Federal, estabelece que compete privativamente a União legislar sobre direito do trabalho, razão pela qual não pode o Município, sob pena de usurpação de competência legislativa privativa da União, legislar sobre a matéria, sob pena de inconstitucionalidade material do ato.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirma a inconstitucionalidade material de lei municipal que disponha sobre matéria cuja competência legislativa seja privativa da União, conforme se verifica da decisão a seguir transcrita:

ADI n2 0197779-12.2013.8.26.0000 Relator(a): Elliot Akel Comarca: São Paulo Órgão julgador: Órgão Especial Data do julgamento: 26/02/2014 Data de registro: 28/02/2014 Ementa: DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE- LEI MUNICIPAL N2 4.767/2013 DO MUNICÍPIO DO TATUI NORMA QUE DISPÔS SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA DE EMPACOTADORES NOS CAIXAS DE SUPERMERCADOS E ESTABELECIMENTOS SIMILARES USURPAÇÃO DA

1 Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

Rua dos Andradas, 1560, 18 o andar- Galeria Malcon 1 Centro - Porto Alegre- RS - Cep: 90026-900

Fone: 51- 3211-1527- Fax: 3226-4808- E-mail: [email protected] Site: www.igam.com.br Facebook: IGAM.institutogamma- Twitter: @lnstitutoGamma

Page 13:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

I INSTITUTO GAMMA DE ASSESSORIA A ÓRGÃOS PÚBLICOS

COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO EM MATÉRIA DE DIREITO COMERCIAL E DO TRABALHO ? AFRONTA AO DISPOSTO NO ARTIGO 22, I, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL - PRECEDENTES DO ÓRGÃO ESPECIAL - AÇÃO PROCEDENTE.

No caso concreto, pretende o legislador municipal dispor acerca de conduta a ser observada pelos empregadores no ambiente de trabalho, fazendo, inclusive, referência expressa a ato do Ministério do Trabalho e Emprego e a dispositivo da CLT2

, deixando evidente a natureza da norma que se pretende editar, qual seja natureza trabalhista.

IV. Dito isto, consoante às ponderações deduzidas, conclui-se pela inviabilidade jurídica do projeto de lei analisado, visto a matéria objeto é da competência legislativa privativa da União.

O IGAM permanece à disposição.

Everton M. Paim OAB/RS 31.446 Consultor do IGAM

2 Art. 32 A presente Lei deverá ser cumprida observação orientação do Ministério do Trabalho em Emprego, conforme Portaria n2 320 de 23 de maio de 2012, item 24.7, bem como Art. 373-A, da CLT.

Rua dos Andradas, 1560, 18 o andar- Galeria Malcon 2 Centro- Porto Alegre- AS - Cep: 90026-900

Fone: 51- 3211-1527- Fax: 3226-4808- E-mail: [email protected] Site: www.igam.com.br Facebook: IGAM.institutogamma- Twitter: @lnstitutoGamma

Page 14:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

• I Instituto brasileiro de

odmlnlstroçõo municipal

PARECER

N° 1712/20141

CONSULTA:

PG - Processo Legislativo. Projeto

de lei que dispõe sobre a proibição

da imposição pelo empregador ao

uso de vestuário que coloque em

risco a saúde, segurança e

depreciação de imagem da mulher

no ambiente de trabalho no âmbito

do Município. Análise da validade.

Competência privativa da União para

legislar sobre Direito do Trabalho

(Art. 22, inciso I da Constituição

Federal). Considerações.

Indaga o consulente acerca da validade de projeto de lei, de

iniciativa parlamentar, que dispõe sobre a proibição da imposição pelo

empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança

e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no âmbito

do Município.

A consulta vem acompanhada do respectivo projeto de lei.

RESPOSTA:

Inicialmente, cumpre deixar consignado que, ao contrário do que

possa parecer, ainda nos dias atuais, mulheres se encontram em grave

'PARECER SOLICITADO POR MARCELO ROBERTO DISPEIRATTI CAVALCANTI,DIRETOR LEGISLATIVO­CÂMARA MUNICIPAL (ARARAQUARA-SP)

Page 15:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

• I Instituto brasileiro de

odmlnlstroCjÕO municipal

posição de desvantagem em face dos homens. A prova deste fato pode

ser aferida com a análise da Convenção das Nações Unidas sobre a

eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher que,

muito embora reflita ampla adesão dos Estados, enfrenta o paradoxo de

ser um dos instrumentos internacionais sobre Direitos Humanos que

recebeu o maior número de reservas formuladas pelos Estados

signatários, sobretudo na cláusula relativa à igualdade entre homens e mulheres na família.

As reservas apostas à mencionada Convenção foram justificadas com base em argumentos de ordem religiosa, cultural ou mesmo legal, o

que corrobora o quanto a implementação dos direitos humanos das

mulheres encontra-se vinculada à dicotomia espaço público e espaço

privado, tornando dificultosa sua efetivação.

Imbuído deste espírito, o legislador local apresenta projeto de lei

que dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de

vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de

imagem da mulher no ambiente de trabalho no âmbito do Município.

Ocorre, todavia, que o art. 22, inciso I da Constituição Federal estabelece

a competência privativa da União para legislar sobre Direito do Trabalh,

cujo teor transcrevemos abaixo:

"Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral,

agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;( ... )"(Grifos

nossos).

Por conseguinte, o projeto de lei encontra-se gravado de

inconstitucionalidade formal por vício formal orgânico, o qual relaciona-se

ao ente competente para legislar sobre determinada matéria.

Page 16:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

• I instituto brasileiro de

odmlnlstrocjõo municipal

À guisa de informação, vale o registro de que tramita no

Congresso Nacional o projeto de lei n° 6.124/2013 com o intuito de

acrescentar o art. 373-A, inciso VIl da CLT com igual previsão.

Por tudo que precede, concluímos objetivamente a presente

consulta no sentido da inviabilidade jurídica do projeto de lei, motivo pelo

qual não merece prosperar.

É o parecer, s.m.j.

Aprovo o parecer

Priscila Oquioni Souto

Assessora Jurídica

Marcus Alonso Ribeiro Neves

Consultor Jurídico

Rio de Janeiro, 01 de julho de 2014.

PARA CONFIRMAR A AUTENTICIOAOE DESTE DOCUMENTO ENTRE NO ENDEREÇO ELETRÓNICO http:Jnam.ibam.org.br/confirma.asp E UTILIZE O CÓDIGO fdf6mdfihg

Page 17:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

Marcelo R. D. Cavalcanti

De: Enviado em: Para: Assunto: Anexos:

Marcelo R. D. Cavalcanti quinta-feira, 14 de agosto de 2014 18:09 Vereador Aluisio Braz; Jeferson Yashuda; Donizete Simioni Parecer e Orientação Técnica PL n° 150/14- Pastor Raimundo Bezerra 09- IBAM 1712- PL 150 14- Pastor Raimundo.pdf; 09- IGAM 16576- PL n° 150 14 - Pastor Raimundo.pdf

Aos Integrantes da Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação desta Casa o Parecer n2 1712/2014 do IBAM e a Orientação Técnica n2 16.576/2014 do IGAM, referente ao:

Projeto de Lei n2 150/14 Autor: Pastor RAIMUNDO BEZERRA Assunto: Dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências.

ntenciosamente,

Marcelo Roberto Dispeiratti Cavalcanti Diretor Legislativo Câmara Municipal de Araraquara e-mail: [email protected] (16) 3301-0625 - (16) 99116-6614 ou (16) 99795-7177

Page 18:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

" CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

COMISSÃO DE JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO E REDAÇÃO

PARECERN° 320 /14.

o presente projeto de lei n° 150/14, de iniciativa do Vereador PASTOR RAIMUNDO BEZERRA, dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências.

Preliminarmente solicitamos que fosse o IBAM -Instituto Brasileiro de Administração Municipal sobre a matéria.

O parecer n° 1712/2014, emitido pelo referido Instituto, tem a seguinte ementa:

CJLR- Parecer n° 320 /14

"PG - Processo Legislativo. Projeto de lei que dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no âmbito do Município. Análise da validade. Competência privativa da União para legislar sobre Direito do Trabalho (Art. 22, inciso I da Constituição Federal). Considerações.".

Destacamos do referido parecer os seguintes trechos:

"Inicialmente, cumpre deixar consignado que, ao contrário do que possa parecer, ainda nos dias atuais, mulheres se encontram em grave posição de desvantagem em face dos homens. A prova deste fato pode ser aferida com a análise da Convenção das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher que, muito embora reflita ampla adesão dos Estados, enfrenta o paradoxo de ser um dos instrumentos internacionais sobre Direitos Humanos que recebeu o maior número de reservas formuladas pelos Estados signatários, sobretudo na cláusula relativa à igualdade entre homens e mulheres na família".

Página 1

Page 19:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

"As reservas apostas à mencionada Convenção foram justificadas com base em argumentos de ordem religiosa, cultural ou mesmo legal, o que corrobora o quanto a implementação dos direitos humanos das mulheres encontra-se vinculada à dicotomia espaço público e espaço privado, tornando dificultosa sua efetivação".

Imbuído deste espírito, o legislador local apresenta projeto de lei que dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no âmbito do Município. Ocorre, todavia, que o art. 22, inciso I da Constituição Federal estabelece a competência privativa da União para legislar sobre Direito do Trabalho, cujo teor transcrevemos abaixo:

"Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;( ... )"(Grifos nossos).

Por conseguinte, o projeto de lei encontra-se gravado de inconstitucionalidade formal por vício formal orgânico, o qual relaciona-se ao ente competente para legislar sobre determinada matéria.

À guisa de informação, vale o registro de que tramita no Congresso Nacional o projeto de lei n° 6.124/2013 com o intuito de acrescentar o art. 373-A, inciso VIl da CLT com igual previsão.

Conclui o parecer:

Por tudo que precede, concluímos objetivamente a presente consulta no sentido da inviabilidade jurídica do projeto de lei, motivo pelo qual não merece prosperar.

Solicitamos também fosse ouvido o IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos sobre a matéria.

CJLR- Parecer n° 320 /14 Página 2

Page 20:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

A Orientação Técnica n° 16.576/14, emitida pelo mencionado Instituto, tem a seguinte introdução:

CJLR- Parecer n° 320 /14

"O Poder Legislativo do Município de Araraquara, SP, solicita orientação acerca da legalidade e constitucionalidade do projeto de lei no 150, de 2014, com origem parlamentar, o qual dispõe sobre a proibição da imposição pelo empregador ao uso de vestuário que coloque em risco a saúde, segurança e depreciação de imagem da mulher no ambiente de trabalho no Município de Araraquara e dá outras providências".

Destacamos do referido parecer os seguintes trechos:

Inicialmente, ao analisarmos a competência municipal para legislar acerca do objeto da proposição telada, observado o pacto federativo de distribuição de competências entre os entes federados, constante da Constituição Federal, impositivo concluir que o Município não tem competência para dispor acerca da matéria objeto do projeto de lei n° 150, de 2014, uma vez que este pretende dispor acerca de questão atinente ao direito do trabalho.

Nesse sentido, o art. 22, I da Constituição Federal, estabelece que compete privativamente a União legislar sobre direito do trabalho, razão pela qual não pode o Município, sob pena de usurpação de competência legislativa privativa da União, legislar sobre a matéria, sob pena de inconstitucionalidade material do ato.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirma a inconstitucionalidade material de lei municipal que disponha sobre matéria cuja competência legislativa seja privativa da União, conforme se verifica da decisão a seguir transcrita:

ADI n° 0197779-12.2013.8.26.0000 Relator( a): Elliot Akel Comarca: São Paulo Órgão julgador: Órgão Especial Data do julgamento: 26/02/2014 Data de registro: 28/02/2014 Ementa: DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE -LEI MUNICIPAL N° 4.767/2013 DO MUNICiPIO DO

Página 3

Page 21:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

TATUI NORMA QUE DISPCS SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA DE EMPACOTADORES NOS CAIXAS DE SUPERMERCADOS E ESTABELECIMENTOS SIMILARES - USURPAÇÃO DA COMPET~NCIA PRIVATIVA DA UNIÃO EM MATÉRIA DE DIREITO COMERCIAL E DO TRABALHO ? AFRONTA AO DISPOSTO NO ARTIGO 22, I, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL - PRECEDENTES DO ÓRGÃO ESPECIAL -AÇÃO PROCEDENTE.

"No caso concreto, pretende o legislador municipal dispor acerca de conduta a ser observada pelos empregadores no ambiente de trabalho, fazendo, inclusive, referência expressa a ato do Ministério do Trabalho e Emprego e a dispositivo da CLT, deixando evidente a natureza da norma que se pretende editar, qual seja natureza trabalhista".

Conclui o parecer:

Dito isto, consoante às ponderações deduzidas, conclui-se pela inviabilidade jurídica do projeto de lei analisado, visto a matéria objeto é da competência le~islativa privativa da União.

Isto posto, manifestamo-nos pela ilegalidade da proposição submetida ao nosso exame.

É o parecer, s.m.j.

: Aluísio Braz ·

Donizete Simio

MRDC

CJLR- Parecer n° 320 /14 Página 4

Page 22:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

A

CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA PALACETE VEREADOR CARLOS ALBERTO MANÇO

77a SESSÃO ORDINÁRIA DE 09 DE SETEMBRO DE 2014

ITEM N° 02

(maioria simples- votação simbólica)

- Em única discussão e votação, o Requerimento n° 533/14, de autoria do Vereador Adilson Vital, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "Tribuna Impressa", em sua edição de 06 de agosto de 2014, página AB de autoria do jornalista Celso Luís Gallo, sob o Título "Mércia aluga casa só para abrigar seus 32 gatos e dedica vida a eles" (Processo n° 008/14 ).

segue ...

22

Page 23:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

" CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

REQUERIMENTO NÚMERO 053 3 /14.

AUTOR: Vereador Adilson Vital

DESPACHO:

EGISLAÇÃO E REDAÇÃO.

Requeiro, nos termos do Artigo 211-A, do Regimento Interno, que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "Tribuna Impressa", em sua edição de 06 de agosto de 2014, página A8 de autoria do jornalista Celso Luís Gallo, sob o Título " Mércia aluga casa só para abrigar seus 32 gatos e dedica vida a eles".

Dê-se conhecimento desta deliberação ao autor da matéria e a homenageada.

te c/.

Sala de sessões Plinio de Carvalho, 06 de agosto de 2014.

clk, JJii ADILSON VITAL

Vereador

Page 24:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

~ Cldo'des" . Araraquara, 6 de agosto. de 2014 AB ' · ~ · .'IH ..... tmp...,...

! ;,,.

~luga casa só para a rigar . tos e dedica vid(tr • ']'el~~;J

in<>·r~o;,,, animais estiniação; prt[lieiro che~oÚ e~~~~.. .~;OJtSPer:to..u .. ~--P~.i~ãQ,

:"Durmo em paz com Se eu não cuido direito unt deles, não. durmo da'; diz. A admiração por gato~ surgi~ ~ua,nH,o.~rja~c;<' ~ ~,af"\lr:; ao cwdar. do ptl!lleJ.!:O .arumal. · . c

"O felino é um animal lindo. nicure,,

\ula na gen\~,.~~~~~~- ~.prio·, ~1,,ql}an~~ ndáde,•para.·. mun,. ,_. ;~_-;~_.f! __ ~.<!~·~-! do,qu,~ uma entr~ga ~bsolu\t;,.,:; .•· · i da de , ,• .Osgat!)sad!Jt~d?Ji~Br Mér·} há 16 , cia são de váriasjdad~s:'íü mais f AnrracJtlam

nav~, segu;;g~elai~ *'~2 ~-o~>:! Gisele, mas outros.t~l119.\la e}O. · , · ' 1 Daruela, .)'ar~qcuidil!~d~: Qppa:.\lt~n~ l

ciosa dos, 3~< .. ~. ~ ,el~_.diz. , aqJ;ir _mão· de·. m tas coisas. i · ::$.ão ·~o~ce~es q e se fai.; É, ~ pr~çiso )ogo de cmtura, com· f

p. -~ .. -t_ên_ .. c. i•":; .se a pessta gosta ~~ -1

VI~J'!I"•:naó pode, po exemplo. :<~V~.tratamento de Mércia f

contra ·um problen)a na visão, distrofia de ·córnea, foi inter- i .•

Page 25:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

Mérda aluga casa só para abrigar s~-~32 gatos e dedica vida a eles

·! :;

Às 6h;~~de .ijs deixa a cama para cuidar dos animais estimação; primeiro chegou em 1990 e desperto_u a paixão ,,• . i • ._. '- '•'' •

~-~~:;· ......... 11$ ....

os bichos são castrados. "Durmo em paz com Deus.

Se eu não cuido direito de cada um deles, não durmo sossega­da': diz. A admiração por gatos surgiu quapdo ~ eo &gJOr ao cuidar do primeirO lllirnal.

"O felino é um animal lindo. Pula na gente, abraça. A. prio-ridade, ~-. ·' ..... a para IDIIIIt ~ . uma entrega · ~-

Os ptos~ppr;Mér­dasãode~~mais IIO\IOo~-~-12!~~ mas Olllro8~QJÍUit~O. ·

Para ~-de ~,,.ren­dosa dos 3:t ~da: diz abrir mio de ··múitiu aiUas. ':Sio ~ que se faz._ a precisO jogo de cintura, com­peWida. Se a pessoa gosta de viajar. não pode. por exemplo."

·Um tratamento de Mércia contra um problema na visão, distrofia de córnea, foi inter-

32IJIDS, o l'om)Íom, em frente à casa onde seu marido mora, no São José; mulher cuida deles o dia todo

CONHEODA Principalmente devido aos

gatos, Mércia é bem conhecida no~.AntscJese~.~;. balhoucomocabeleirtha~ · nicure, mas parou as atividades quando foi morar com offillri· do, I1!Jt se destacou ~F~ da de. empresas e~ há 16 anos. Oa~ailq~ em.Araraquarat;.-dliiá-ilhàs. Giseie, 31, que m.nu-.ddade. e Daruda, 39, eiiÍ. "Sio Pâulo. .

32·· ~ o número de gatos que Mércia diz cuidar diariamen­te; a maioria deles fica em· uma casa alug_ada especial­mente para os felinos DOAÇOlS Gatos começaram a ser entregues por moradores e foram ganhando espaço nas duas casas

Page 26:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

COMISSÃO DE JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO E REDAÇÃO

PARECERN° 319 /14.

Através do presente requerimento n° 0533/14, pretende o Vereador ADILSON VITAL, que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "Tribuna Impressa", em sua edição de 06 de agosto de 2014, página A8 de autoria do jornalista Celso Luís Gallo, sob o Título "Mércia ~luga casa só para abrigar seus 32 gatos e dedica vida a eles".

A matéria se enquadra no disposto pelo Artigo 211-A, do Regimento Interno desta Casa de Leis.

Somos favoráveis à inserção requerida.

É o parecer, s.m.j.

Sala de reuniões das-comissões, 13 de agosto de 2014. ~--··----·--·-.,

. ~\ _ -&6~~--Presidente e Relator F armaceut1 o ef as u a . ~···

Donizete Simion·

MRDC/

Page 27:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

A 26 CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA PALACETE VEREADOR CARLOS ALBERTO MANÇO

77a SESSÃO ORDINÁRIA DE 09 DE SETEMBRO DE 2014

ITEM N° 03

(maioria simples- votação simbólica)

- Em única discussão e votação, o Requerimento n° 546/14, de autoria do Vereador Roberval Fraiz, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal .. 0 IMPARCIAL .. - em sua edição de 17 de agosto, em sua página 7, .. VOCÊ FAZ A HISTÓRIA .. , intitulada, .. 0 adorável Fernando Zebini" (Processo n° 008/14 ).

segue ...

Page 28:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

" CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

REQUERIMENTO NÚMERO O 54 6 /14.

AUTOR: Vereador ROBERVAL FRAIZ

DESPACHO:

À COMISSÃO DE JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO E REDAÇÃO.

201 Araraquara, --+--+-----+-

Requeiro, nos termos do Artigo 211-A, do Regimento Interno, que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "O IMPARCIAL"- em sua edição de 17 de agosto, em sua página 7," VOCE FAZ A HISTÓRIA", intitulada, "O adorável Fernando Zebini".

Dê-se conhecimento desta deliberação ao entrevistado e a Editora-chefe Célia Pires.

", 19 de agosto de 2014.

M.L.

Page 29:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

VDCÊ FAZ A HISTÓRIA domingo . 17 de agosto de 2014 D IMPARCIAL 7

O adorável Fernando lebi • n1 Trabalh~ndo na feira desde 1981, feirante vem acompanhando as mudanças que ocorreram nas feiras livres

• Célia Pires i

Quem cheg~ na banca desse fei. rante ganha ao menos um belo sor­riso. Ao lon$o dos anos esse jo­vem senhor vem conquistando pessoas quel se tornam mais do que clientest se tornam amigas. Ele possui un)a marcante presença e um jeito c~armoso que nos ga­

nha e possu~· tanta doçura como os delicioso doces caseiros que faz para ven er nas feiras livres e em alguns p ntos da.cidade. Es­tamos faland de Antônio F ernan­do Zebini qu praticamente ado­tou Araraqu .ra como sua cidade do coração, pois nasceu em Ta­batinga em 1~2.

Filho do saudoso Stefano Zebi­ni, que era cdnhecido por Stevo e de Aurora do~ Santos Zebini, que segundo ele,. graças a Deus, ain~ da é viva. É 'irmão

plástico, onde a grande maioria das pessoas compra em mercado e pode pagar em até três, quatro meses. Foi urna época que come­çou a cair o movimento".

Mas essas mudanças, embora te­nham feito muitos desistirem, F er­nando achou uma alternativa, a de começar a montar sua banca sozi­nho. "Mas confesso que com a ida­de que estou bate um medo de mu­dar, então você insiste naquilo.''

Mas quem conhece a barraca do Fernando torce para que ele não desista e nem mude de ramo, pois é ele mesmo quem prepara os doces que fazem a festa dos olhos e do pa­

' ladar como o de abóbora, mamão, , bananada, figo, goiabada, entre outros e de laranja que é muito tra­balhoso, que é preciso ralar,deixar de molho pam tirar o amargo. Tudo aprendido com sua mãe, excelen-

te doceira que por de Elairde, Santi­na, Vilma, 'Augusto e da saudosa Maria Augusta.

"Orgulho é ter feito tantos

sua vez aprendeu com a mãe dela.

Para ele, vale à pena fazer os doces os quais não coloca nenhum conservao­te. Só polpa e açú­car e não foge do sabor real da fruta .

Para Araraquara ele veio com a famí­lia quando tinha cinco anos de idade, pois o pai ferroviá-

amigos ao longo de todos esses anos"

rio foi transferido da antiga Paulista para a EFA. "Era época da Maria Fumaça. Era uma delícia ter pai ferroviário,pois a gente não via a hora de entrar de trem. Naquela época quase não ti­nha ônibus" ,lembra com emoção.

A convivência com o pai não foi longa, pois este morreu em decor­rência: de Ul!l tumor no fígado quando Fernando contava apenas, sete anos. . , .

F emandO diz que não sentiu tanto a falta do pai, pois a mlie se encar­regou de suprir essa parte com muit,o amor e carinho. "Minha mãe viveu trinta anos com meu pai e 44semele".

Em -A,raraquam, ele se recorda que passou pelo Léa Monteiro da Silva e na Industrial onde f e~ téc­nico mecânico; Chegou a tmbalhar na Villares por quase dois anos até que conheceu em 1981, Sérgio, com quem firmaria uma parceria na bar­raca de doces que dura até hoje.

Fernando foi um dos que assisti­ram às mudanças nas feiras e con­ta que até 1997, 1998, as feiras livres vendiam muito bem, pois as pessoas freqUentavam muito. "Ai surgiu a era do cartão, o cartão

. , . Geraç!ies Mas o que mais encanta em F er­

nando é que ele assistiu a mudan­ças de gerações. A criança hoje adulta traz o filho para se deliciar com as gordices, mas ele também não se tomou apenas um vende­dor, mas um amigo que muitas i pessoas coiiJruri em contar episó­i dios da vida. "Eu tento resolver I "] bl I 'M. 1aqm o que F a'Jie,traz. mtagen-

! te que quer conversar e que não 'pode se abiir cÓm a família e vem

b . I I I 1 se a nr coL você, vem trazer a -

lgumacoisa~eé. :~rissoqueeuain-1 da estou lu andP", ri ele. I A rotina e· Remando é se le­I vantar às li da manhã; 4h40 (monta a b rra a do Sérgio e às , 5h40 mont su barraca, almoça por volta d~s 1 h30 no depósito. onde vive sua ãe que está aca­mada há nove nos. Ele ajuda a cuidar da mãe. omente depois é que vai para s a casa onde tam­bém mora a so ra que está com Alzhemeir. "E lá complicada a vida", conta, as sem tom de queixume. Po volta das 19h30 está jantando e 20h, 20h30 está dormindo. Não tem uma vida so-

Fernando Zebini: doçura em forma de gente

cial, d~ diversão. Trabalha de ter­ça a domingo sem folga, pois na segun~a quando tem folga dorme na casa da sua mãe procurando dar um descanso para as outras que estão cansadas da semana toda. "No dia que tenho folgo pro­curo ficar mais perto dela".

Fernano;lo conta que não se ca­sou, mas .revela que vive com al­guém há 30 anos. "É mais que um casamento".

Ele diz que acredita em Jesus Cris­to e que não espera nada da vida, ao contrário, só tem a agradecer.

Artista plástico Além de ser um artista da cozi­

nha, Fernando é artista plástico e pinta belas obras de arte que pas­seiam principalmente por nature­za morta, mas seu tema preferido

é Cristo. ·Ele conta emocionado que teve

um sonho onde conseguia segu­rar na mão de Jesus. "No momen­to em que ele veio para mim e eu consegui segurar na mão dele, eu acordei gritando, pois achei que tinha morrido e ele tinha vindo me buscar. Tive esse sonho muito bonito".

Ele conta que pinta há pelo me­nos 15 anos. Suas obras são co­mercializadas com a freguesia da banca, mas se orgulha de ter uma de suas obras, uma Maria Fuma­ça, no Museu Ferroviário.

Para Fernando tudo foi proveito­so em sua vida. Tudo que conse­guiu foi através de luta. Mas o que o mais orgulha é o de ler feito amigos, como uma de suas fregue­sas, Nice que logo que ele chega

Jaz um pãozinho e café com leite gpstoso. "Essas amizades é a glória.lsso é algo que se demora ~conquistar".

Ao longo dos anos mui ia gente que tinha banca nas feiras livres fechou, principalmente pela fal­ta de freguesia. Fernando é 11m herói da resistência e mantém um público fiel. "Penso que não adi­ahta abrir uma coisa e não insis­tir pelo menos durante um an e cativar aquelas pessoas. Além d·e uns oito lugares, Fernando m. Jl­ta no Cecap sozinho e aquela ' ~ • ça não era fácil,mas eu fui co· 'i­dando as pessoas para gastar. .es passavam para ir na padaria, n­tão me viam lá todo doming \e acabavam falando um 'oi', m 'bom dia' e vindo até à harrac .É isso que cativa as pessoas".

Page 30:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

COMISSÃO DE JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO E REDAÇÃO

PARECERN° 322 /14.

Através do presente requerimento n° 0546/14, pretende o Vereador ROBERVAL FRAIZ, que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada no Jornal "O IMPARCIAL"- em sua edição de 17 de agosto, em sua página 7, "VOCÊ FAZ A HISTÓRIA", intitulada, "O adorável Fernando Zebini".

A matéria se enquadra no disposto pelo Artigo 211-A, do Regimento Interno desta Casa de Leis.

Somos favoráveis à inserção requerida.

É o parecer, s.m.j.

'\

Sala de reuniões dase~ões, 20 de agosto de 2014.

i 1 ; I 1

',.(7 11 )

ljf/ I L Presidente e Relator ___ F_a_r_ma_d...,..ê:lrllfto.t..j~-tõ--, =--s7 o..:::....n---:Y:-::-a-s----::h-u-d-=-a-

MRDC/

Page 31:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

" CAMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA 30 PALACETE VEREADOR CARLOS ALBERTO MANÇO

77a SESSÃO ORDINÁRIA DE 09 DE SETEMBRO DE 2014

ITEM N° 04

(maioria simples- votação simbólica)

- Em única discussão e votação, o Requerimento n° 54 7/14, de autoria do Vereador Doutor Helder, requerendo que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada na Revista Comércio & Indústria - Ano 1 O - n° 109 -agosto/2014 - página 60 e 61, intitulada .. 0 seu nome está na Rua: Seu Trabalho no rádio marcava nossos sábados .. (Processo n° 008/14 ).

segue ...

Page 32:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

REQUERIMENTO NÚMERO 054 7 /14.

AUTOR: Vereador DOUTOR HELDER

'<,

DESPACHO:

À COMISSÃO DE JUSTIÇA GISLAÇÃO E REDAÇÃO.

I Requeiro, nos termos do artigo 211-A do Regimento

Interno, que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada na Revista Comércio & Indústria- Ano 10-n° 109- agosto/2014 - página 60 e 61, intitulada "O seu nome está na Rua: Seu Trabalho no rádio marcava nossos Sábados

Dê-se conhecimento desta deliberação, a autor da matéria o jornalista Samuel Brasil Bueno.

Araraquara, 13 de agosto de 2014.

~ Doutor Helder

Vereador

13.08.14 seu nome esta na rua

Page 33:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

•sEU NOME ESTÁ NA RUA TEXTO: SAMUEL BRASIL BUENO

WALDYR JOÃO PICOLO

Seu trabalho no rádio marcava nossos sábados Ele era dono de uma voz que encantava nas belas tardes de sábado os ouvintes da Rádio Cultura, então conhecida como PRD-4, na década de 60. Uma postura elegante completava Waldyr Picolo, profissional do mais alto nível.

A cidade parava para ouvir o "rádio-teatro" da PRD4 naqueles tempos. O projeto foi idea­lizado por Joffre David, em julho de 1938, e permaneceu no ar até o início dos anos 70. Diz Antônio Carlos Araújo, outro brilhante pro­fissional do rádio, que a cidade literalmente parava para ouvir o programa de uma hora de duração nas tardes de sábado, cujos textos eram variados, mas na sua maioria, folhetins e comédias. Eram histórias escritas por Ama­ral Gurgel.

Dele fazia parte, Waldyr João Picolo, que nasceu em Araraquara no dia 19 de feverei­ro de 1939, filho de Roberto Picolo e de Alzira Morelli Picolo, descendentes de italianos aqui radicados. Eram seus irmãos: Rudiney, Wagner e Suely. Ele realizou seus primeiros estudos no Grupo Escolar "Carlos Baptista Magalhães" e

Waldyr Picolo foi símbolo de uma geração de talentos dentro do rádio araraquarense; além das qualidades na comunicação, ele cumpriu por muito tempo, brilhante missão na convivência com as questões sociais da cidade

cursou o ginasial no Colégio "Duque de Ca­xias". Depois fez o curso profissionalizante de comércio no SENAC "Henrique Bastos Filho".

Ainda bem jovem, para ajudar no orça­mento de casa, começou a trabalhar, sendo seu primeiro emprego na Concessionária Che­vrolet (Graciano R. Affonso), onde foi auxiliar de Euzébio Perez, quando a agência ficava na Avenida Brasil esquina com a Rua São Bento.

Logo o rádio despertou sua real vocação, ingressando no "cast" de locutores do Serviço de Auto-falante "A Voz da Esplanada", na épo­ca propriedade de Nelson Mariottini (Batata). Waldyr pertenceu a uma equipe que revelou

Início de can-eira no Serviço de Auto-falante A Voz da Esplanada, de Nelson Mariottini, no centro do cidade

60

Waldyr e sua festiva chegada com Lucélia à Rádio Cultura em 1965

valorosos talentos para o rádio da cidade e do país, entre eles: Ênnio Rodrigues Caraça, Sidney Schiavon, Wagner Picolo, Victor Carlos Ferrarezi e outros. Em pouco tempo Waldyr despertou a atenção dos diretores da Rádio Cultura (PRD4), vindo a trabalhar naquela emissora inicialmente na locução comercial.

Logo em seguida, teve seus próprios pro­gramas, entre os quais destacamos "Ritmos da Broadway", no qual também participava Paulinho Ucci. Outro programa de grande au­diência, que permaneceu no ar durante mui­tos anos, foi "Música Dentro da Noite", com músicas e poesia, principalmente de autoria de J.G. de Araújo Jorge. Era um programa para ouvir, amar e sonhar. Mas seu maior destaque na PRD4 foi o "Rádio-Teatro", onde Waldyr fa­zia o papel de galã nas novelas "O Direito de Nascer" e ·o ltalianinho", que marcaram épo­ca no rádio de Araraquara.

Foram seus colegas nesses programas, Manoel de Oliveira (M. de Oliveira), Geraldo Brandão, Natália de Oliveira, Júlia Fecchio, Cãndida Adelaide, Nildson Leite Amaral, Júlia Abrahão, Antônio Carlos Araújo e outros gran­des nomes.

No cinema dublou a voz de Tito de Abreu no

papel de Santo Antônio, filme de Wallace Leal Rodrigues, "Santo Antônio e a Vaca". E cons­ta que certa vez foi convidado por Hélio Souto para fazer novelas na extinta TV Tupi. Trabalhou também na Rádio "Morada do Sol" e ainda par­ticipou com Amaral Gurgel, na Rádio "Aracoara FM", do programa "Músicas Selecionadas".

Waldyr casou-se em 4 de setembro de 1965, com Maria Lucélia Corrêa Leite, filha de Lucmo Corrêa Leite Junior e Fúlvia Moreira

I

Page 34:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

COMISSÃO DE JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO E REDAÇÃO

PARECERN° 323 /14.

Através do presente requerimento n° 0547/14, pretende o Vereador DOUTOR HELDER, que fique constando nos anais desta Casa de Leis, a matéria publicada na Revista Comércio & Indústria -Ano 1 O - n° 109 - agosto/2014 - página 60 e 61, intitulada "O seu nome está na Rua: Seu Trabalho no rádio marcava nossos sábados".

A matéria se enquadra no disposto pelo Artigo 211-A, do Regimento Interno desta Casa de Leis.

Somos favoráveis à inserção requerida.

É o parecer, s.m.j.

;1 Sala de reuniões,das comi~s, 20 de agosto de 2014.

r/ ~ I 1/f/ í .

, -------r....,.._·r-,ih</.~fl*-_·-;:,···~'-:;;··-;;;;;-·-----=-;;;;;;:;7::::;-_--=-,...-· __ Presidente e Relator (__ _ FannãgJiko~f~rson YashUda

MRDC/

Page 35:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

Ata da 7 48 Sessão Ordinária da 168 legislatura da Câmara Municipal de Araraguara. realizada em 19 de agosto de 2014. em sua sede. situada nesta cidade de Araraguara. no Palacete Vereador Carlos Alberto Manco. na Rua São Bento n° 887.

Presidente : Vereador João Farias 1° Secretário : Vereador William Affonso 2° Secretário : Vereador Jair Martineli

Aprovada em 09/09/2014

Presidente

Início às 18 horas e 11 minutos. Vereadores presentes: Adilson Vital, Aluisio Braz, Donizete Simioni, Edio Lopes, Edna Martins, Elias Chediek, Gabriela Palombo, Doutor Helder, Jair Martineli, Farmacêutico Jéferson Yashuda, João Farias, Juliana Damus, Doutor Lapena, Tenente Santana, Pastor Raimundo Bezerra, Roberval Fraiz, Rodrigo Buchechinha e William Affonso. Em atendimento ao disposto no artigo 148, parágrafo 1 ° e seguintes, da Resolução n° 399, de 14 de novembro de 2012 - Regimento Interno da Câmara Municipal - foi procedida a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada pelo Vereador Pastor Raimundo Bezerra. Dando sequência à sessão foi aprovada a ata da 708

Page 36:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

2

Ata da 74a Sessão Ordinária da 16a legislatura da Câmara Municipal de Araraquara. realizada em 19 de agosto de 2014. em sua sede. situada nesta cidade de Araraquara. no Palacete Vereador Carlos Alberto Manco. na Rua São Bento n° 887.

Sessão Ordinária, realizada em 22/07/2014. Com número legal, "SOB A PROTEÇÃO DE DEUS", foram iniciados os trabalhos. REQUERIMENTOS DEFERIDOS DE PESAR: n° 550/14, do Vereador Elias Chediek e subscrito pelos demais edis, pelo falecimento da senhora lzadora Leticia Munaretti; n° 551/14, da Mesa da Câmara Municipal de Araraquara e subscrito pelos demais edis, pelo falecimento do candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Presidência da República Eduardo Henrique Accioly Campos. Fez uso da palavra o Vereador e Presidente João Farias. A pedido do Presidente da Casa foi observado um minuto de silêncio em homenagem póstuma aos falecidos. REQUERIMENTOS DEFERIDOS DE CONGRATULAÇÕES: n° 552/14, da Mesa da Câmara Municipal de Araraquara, parabenizando o Vereador licenciado Geicy Sabonete pelo seu aniversário natalício. Fez uso da palavra o Vereador e Presidente João Farias; no 553/14, do Vereador Roberval Fraiz, parabenizando a Beneficência Portuguesa pelos 1 00 anos de história; no 554/14, do Vereador Elias Chediek, parabenizando a jornalista Célia Pires pelo seu aniversário natalício; no 555/14, do Vereador Elias Chediek, parabenizando a Sociedade São Vicente de Paulo pelos 95 anos de sua fundação; no 556/14, do Vereador Aluisio Braz, parabenizando o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (SINDPD) pelo 30° aniversário; e no 557/14, do Vereador Tenente Santana, parabenizando os policiais militares que atuaram na ocorrência que culminou com o salvamento de um bebê na noite da última sexta-feira. Seguiu-se à TRIBUNA POPULAR: O Senhor Presidente solicitou ao Vereador Adilson Vital que acompanhasse até a Tribuna o orador Senhor Claudemir Conte, credenciado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região - Sismar, que falou sobre o

Page 37:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

3

Ata da 748 Sessão Ordinária da 168 legislatura da Câmara Municipal de Araraquara. realizada em 19 de agosto de 2014. em sua sede. situada nesta cidade de Araraguara. no Palacete Vereador Carlos Alberto Manco. na Rua São Bento n° 887.

tema: "Data Base". Fizeram uso da palavra os Vereadores: Aluisio Braz (pela bancada do PMDB), Donizete Simioni (bancada do PT), Edna Martins (bancada do PV), Doutor Helder (PPS) e João Farias (Presidente). Após, o orador fez suas considerações finais. O Senhor Presidente solicitou ao Vereador Adilson Vital que acompanhasse o orador até a saída do plenário e, em seguida, que acompanhasse até a Tribuna a oradora Senhora Raiza Araujo de Paula, credenciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Araraquara, que falou sobre o tema: "Plebiscito popular por uma Constituinte exclusiva soberana do sistema político". Fizeram uso da palavra os Vereadores: Gabriela Palombo (bancada do PT), Elias Chediek (bancada do PMDB), Edna Martins (bancada do PV) e João Farias (Presidente). Após, a oradora fez suas considerações finais. O Senhor Presidente solicitou à Vereadora Edna Martins que acompanhasse a oradora até a saída do plenário. Seguiu-se à EXPLICAÇÃO DO PEQUENO EXPEDIENTE: Fizeram uso da palavra os Vereadores Edna Martins, João Farias, Doutor Helder, Gabriela Palombo, Roberval Fraiz, Edio Lopes, Tenente Santana, Elias Chediek, Farmacêutico Jéferson Yashuda, Rodrigo Buchechinha, Aluisio Braz e Donizete Simioni. Passou-se à ORDEM DO DIA, constatando-se a presença dos Vereadores Adilson Vital, Aluisio Braz, Donizete Simioni, Edio Lopes, Edna Martins, Elias Chediek, Gabriela Palombo, Doutor Helder, Jair Martineli, Farmacêutico Jéferson Yashuda, João Farias, Juliana Damus, Doutor Lapena, Tenente Santana, Pastor Raimundo Bezerra, Roberval Fraiz, Rodrigo Buchechinha e William Affonso. ITEM N° 01: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, com dispensa do parecer sobre a redação final requerida pelo autor, o Projeto de Lei n° 159/14, do Vereador e Presidente João Farias, que denomina Avenida

Page 38:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

4

Ata da 74a Sessão Ordinária da 16a legislatura da Câmara Municipal de Araraguara. realizada em 19 de agosto de 2014. em sua sede. situada nesta cidade de Araraquara. no Palacete Vereador Carlos Alberto Manço. na Rua São Bento n° 887.

Cecília Gonçalves Fernandes a via pública da sede do Município conhecida como Avenida "02", do loteamento denominado Jardim Esmeralda, com início na Rua "01" e término na Rua sem denominação de tal loteamento. ITEM N° 02.: Entra em única discussão o substitutivo ao Projeto de Lei n° 161/14, da Prefeitura do Município de Araraquara, que normatiza o acesso de estudantes (estagiários e os residentes da área médica) em procedimentos médicos e outros relacionados à saúde, em pacientes atendidos no sistema municipal de saúde e dá outras providências. O requerimento no 558/14, da Vereadora Edna Martins, solicitando vista pelo prazo de 01 (um) dia, foi aprovado pelo plenário. ITEM N° 03: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, com dispensa do parecer sobre a redação final requerida pelo Vereador Aluisio Braz, o Projeto de Lei n° 175/14, da Prefeitura do Município de Araraquara, que institui o Projeto Composto, que consiste na coleta e trituração de materiais derivados da poda de árvores e jardins para transformação em insumo a ser utilizado na produção agrícola em propriedades rurais e dá outras providências. Fez declaração de voto o Vereador Roberval Fraiz. ITEM N° 04: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, com dispensa do parecer sobre a redação final requerida pelo Vereador Aluisio Braz, o Projeto de Lei n° 186/14, da Prefeitura do Município de Araraquara, que autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 830.000,00 (oitocentos e trinta mil reais), para atender despesas referente à aquisição de combustíveis para a frota do município e dá outras providências. ITEM N° 05: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, com dispensa do

Page 39:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

5

Ata da 748 Sessão Ordinária da 168 legislatura da Câmara Municipal de Araraquara. realizada em 19 de agosto de 2014. em sua sede. situada nesta cidade de Araraguara. no Palacete Vereador Carlos Alberto Manço, na Rua São Bento n° 887.

parecer sobre a redação final requerida pelo Vereador Aluisio Braz, o Projeto de Lei n° 187/14, da Prefeitura do Município de Araraquara, que autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 70.000,00 (setenta mil reais), para atender despesas referentes à aquisição de ração e medicamentos para animais do Centro de Triagem e Abrigamento Animal, junto à Secretaria de Meio Ambiente, e dá outras providências. ITEM N° 06: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, com dispensa do parecer sobre a redação final requerida pelo Vereador Aluisio Braz, o Projeto de Lei n° 188/14, da Prefeitura do Município de Araraquara, que autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 3.700.000,00 (três milhões e setecentos mil reais), referente à execução dos serviços de limpeza pública no Município e dá outras providências. ITEM N° 07: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, com dispensa do parecer sobre a redação final requerida pelo autor, o Projeto de Lei n° 189/14, do Vereador Aluisio Braz, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o Torneio ANÉSIO ARGENTON de Ciclismo, a ser realizado anualmente no mês de agosto na semana de aniversário da cidade e dá outras providências. ITEM N° 08: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, o Requerimento n° 474/14, do Vereador Roberval Fraiz, para que fique constando nos anais desta Casa de Leis a matéria publicada no jornal "O IMPARCIAL", em sua edição de n° 211.723, de 13/07 do corrente ano, na página "VOCÊ FAZ A HISTÓRIA", intitulada "JUSCELINO RODRIGUES DA SILVA, UM CAMPEÃO DA VIDA". ITEM N° 09: Entra em única discussão e votação, e é

Page 40:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

6

Ata da 748 Sessão Ordinária da 168 legislatura da Câmara Municipal de Araraquara. realizada em 19 de agosto de 2014. em sua sede. situada nesta cidade de Araraguara. no Palacete Vereador Carlos Alberto Manco. na Rua São Bento n° 887.

APROVADO, sem debates, o Requerimento n° 475/14, do Vereador Doutor Helder, para que fique constando nos anais desta Casa de Leis a matéria publicada na Revista Comércio & Indústria - Ano 9 - n° 108 - julho/2014 - páginas 56 e 57, intitulada .. 0 seu nome está na Rua: Roque, o bom amigo para todas as horas! ... ITEM N° 10: Entra em única discussão e votação, e é APROVADO, sem debates, o Requerimento n° 476/14, do Vereador Roberval Fraiz, para que fique constando nos anais desta Casa de Leis a matéria publicada na revista .. KAPPA MAGAZINE .. - em sua edição de n° 89, de 14/07 do corrente ano, em sua página .. 64 .. , intitulada .. RECANTO MORADA FELIZ é a nova casa de repouso da cidade ... Passou-se ao GRANDE EXPEDIENTE - REQUERIMENTOS APROVADOS: no 559/14, da Mesa da Câmara Municipal de Araraquara; no 560/14, da Mesa da Câmara Municipal de Araraquara; no 561/14, da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT); no 562/14, da Vereadora Juliana Damus; n° 563/14, da Vereadora Gabriela Palombo. Fez uso da palavra a requerente; n° 564/14, da Vereadora Gabriela Palombo; e n° 565/14, da Vereadora Gabriela Palombo. Terminado o Grande Expediente, foi procedida a chamada regimental, constatando-se a presença de todos os Vereadores que a responderam no início da Ordem do Dia. Não havendo mais matéria, o Senhor Presidente, "SOB A PROTEÇÃO DE DEUS", deu por encerrados os trabalhos às 21 horas e 32 minutos. Esta ata foi lavrada nos termos do artigo 156 da Resolução n° 399, de 14 de novembro de 2012 -Regimento Interno da Câmara Municipal. Todo o ocorrido nesta sessão está gravado em fita de vídeo e mídia de DVD - digital vídeo disk, devidamente catalogadas, que se encontram arquivadas em local apropriado. Eu,

------------------------, Primeiro Secretário, assino a

Page 41:  · Submete a Consulta Pública a proposta de alteração da Norma Regulamentadora n.!! 24. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO-SUBSTITUTO, no uso das atribuições conferidas

7

Ata da 74a Sessão Ordinária da 16a legislatura da Câmara Municipal de Araraquara. realizada em 19 de agosto de 2014. em sua sede. situada nesta cidade de Araraquara. no Palacete Vereador Carlos Alberto Manco. na Rua São Bento n° 887.

presente ata com os demais membros da ~esa.=/=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=1=11=1=1=1=1=1=1=1=1.

2° Secretário

vmnm/