=> rota do yucumÃ, sexta-feira, 09 de junho de 2017 … · luiz roberto gravina pladevall é...

16
15003 R$ 2,00 Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em 31 de março de 1986. Filiado a Associação dos Jornais do Rio Grande do Sul. Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco, Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 => ANO XXIX => N o 1097 NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br Av. Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 Tenente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 A vida é bonita, mas pode ser linda CADERNO Enfoque Fátima Rosa Lopes Professora 884 milímetros Em menos de 40 dias, choveu quase 900 milímetros em Tenente Portela. O volume acentuado de água provocou estragos principalmente na área rural. Mas as perdas também são contabilizadas na bacia leiteira e na cultura de inverno. Página 11. Foto: Jalmo Fornari Chuva provocou deslizamento de encosta na RST 472, interrompendo parcialmente o trânsito de veículos no trecho entre Tenente Portela e Palmitinho Rota do Yucumã reúne prefeitos nesta sexta-feira TURISMO - PÁG. 05 Nenhum município se destaca no IDESE 2014 REGIÃO CELEIRO - PÁG. 08 Redentora lança a Campanha do Agasalho 2017 SOLIDARIEDADE - PÁG. 12

Upload: vuongtruc

Post on 27-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

15

00

3

R$ 2,00

Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em31 de março de 1986. Filiado a Associação

dos Jornais do Rio Grande do Sul.

Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco,Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora,Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho

=> ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 => ANO XXIX => No 1097

NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br

AAAAAvvvvv. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235TTTTTenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RS

Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294

A vida é bonita, mas pode ser linda

CADERNO

Enfoque

Fátima Rosa LopesProfessora

884 milímetrosEm menos de 40 dias, choveu quase 900 milímetros em Tenente Portela. O volume acentuado de água provocou estragosprincipalmente na área rural. Mas as perdas também são contabilizadas na bacia leiteira e na cultura de inverno. Página 11.

Foto: Jalmo Fornari

Chuva provocou deslizamento de encosta na RST 472,interrompendo parcialmente o trânsito de veículos no

trecho entre Tenente Portela e Palmitinho

Rota do Yucumã reúne prefeitos nesta sexta-feiraTURISMO - PÁG. 05

Nenhum município se destaca no IDESE 2014REGIÃO CELEIRO - PÁG. 08

Redentora lança a Campanha do Agasalho 2017SOLIDARIEDADE - PÁG. 12

Page 2: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente daFundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e de Administração Pública.

O jornal da nossa região

E-mail:[email protected]: (55) 3551 1121/1261

Província é uma publicação semanal daEmpresa Rota do Yucumã Ltda. Estapublicação tem o objetivo de informar eintegrar os municípios do Noroeste do RioGrande do Sul. Os artigos assinados são deinteira responsabilidade de seus autores.

Fundado em 31 de março de 1986Praça Tenente Bins, 139, sala 3. Tenente Portela, Rio Grande do Sul

CGC/MF: 03.043.551/0001-20

Editor: Jornalista Jalmo A. Fornari (RP 5087-MT) Sub-Editor/Revisor e Diagramação: Diones RobertoBecker Reportagens: Diones Roberto Becker e Jonas Martins Dep. Comercial/Distribuição: Soraia Fornari Fotos:Diones Roberto Becker, Jalmo Fornari, Soraia Fornari, Angelita Cristina, Bruno Giordano Fornari, Jonas Martins, AlineGaviraghi e Rafael Fornari Colaboradores: Percival Puggina, Jalmir Steffenon, Nilton Kasctin dos Santos, Ariel JéssicaPonce, Mari Carla Brunet, Emanuelle Vigne, Robinson Girardi dos Santos, Impressão: Gráfica Diário Serrano - Cruz Alta.

www.clicportela.com.br @ página da região na Internet.

Sistema Província de Comunicação

O província pode ser acessado e lido integralmente em qualquer lugar do planeta que tenha conexão com a internet. Basta acessar apágina www.yucuma.com.br e navegar nos fatos que fazem a história deste pedaço de mundo. Indique-o aos seus amigos.

OPINIÃO2SANGUE E VIOLÊNCIA

NO ESTADO DEDIREITO PETISTA

ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Cultura da honestidade...

Mortalidade infantil e saneamento básico

LUIZ ROBERTO PLADEVALL

No dia 29 de maio passado, professores de Direito,parlamentares e lideranças petistas se reuniram noSeminário “Estado de Direito ou Estado de Exceção”.O magno evento foi uma promoção da Fundação Per-seu Abramo, órgão de formação do Partido dos Traba-lhadores. As imagens e trechos de vídeos que circu-lam na internet mostram um auditório formado por mi-litantes partidários e uma direção onde, sob o coman-do da deputada Benedita da Silva, sucederam-se, en-tre outros, Gleisi Hoffmann, Roberto Requião, CarlosZaratini, Claudio Fonteles e Flávio Dino.

Desse evento, multiplicaram-se nas redes sociaisextratos das intervenções do senador Requião e dadeputada Benedita, cujo teor dei-me o trabalho de de-gravar e transcrever.

Senador Roberto Requião:(...) Passar horas acessando blogs de esquerda,

combatendo com o que lemos, satisfazendo-nos esentindo-nos vingados dos fascistas. Para quê? Paraassomar a tribuna, qualquer tribuna e denunciar osdescalabros e desmandos da Educação, da Saúde, odesmonte do SUS, deste ou de qualquer programa queo raio do governo Temer quer proporcionar o desmontedo país... e daí? Companheiros, amigos e amigas quecomigo dividem o pão amargo do poder. Não faltarampalavras. Não faltou uma vírgula sequer nos discursos,em nossos artigos, em nossos debates. Dissemostudo, uma, duas, mil vezes. O que, então, estamosesperando para cruzar o rio, para jogar a cartada deci-siva de nossas vidas? Senhores e senhoras, universi-tários aqui presentes. Convençam-se. Não há maisespaço para a conversa e para os bons modos. (Aplau-sos delirantes e grito de ordem multifônico da plateia:“Se muda, se muda, imperialista! A América Latina serátoda socialista!”.

Deputada Benedita da Silva:“Quem sabe faz a hora e faz a luta. A gente sabe

disso. E na minha Bíblia está escrito que sem derra-mamento de sangue não haverá redenção. Com a lutae vamos à luta, com qualquer que sejam as nossasarmas!” (Uivos de prazer do público que a aplaude depé).

Tal episódio não aconteceu num grêmio estudantil,com adolescentes falando para adolescentes. Os ora-dores são membros do Congresso Nacional, a iniciati-va, segundo o portal PT na Câmara, era da bancada dedeputados federais do partido e a organização estevea cargo do órgão de formação política da legenda que,até bem pouco, presidia a República. A partir daí tudoadquire gravidade muito maior.

Não se trata de cobrar ações judiciais porque a leiprotege infinitamente os parlamentares em sua capa-cidade de falar besteiras. Trata-se, isto me parece quesim, de divulgar ao máximo tais vídeos e o teor dasduas manifestações porque esse tipo de peixe ou mor-re pela boca ou cresce muito e come tudo à volta. OBrasil precisa saber o que, sob aplausos de seus mili-tantes, vai na cabeça dos que saquearam o país, leva-ram-no ao caos, e agora pretendem voltar pelos pioresmodos, no dizer do senador Requião, ou mediante der-ramamento de sangue, nas palavras da deputada Be-nedita. Nos anos 60 do século passado, queriam omesmo por iguais métodos.

Os indicadores de mortalidade infantil de uma nação figuram como um dos principais instrumentos paraanalisar o seu desenvolvimento. Não por acaso, as crianças são as mais afetadas pelas condições socioeconômi-cas e de infraestrutura de um país. Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que osaneamento básico deve ser uma das principais preocupações governamentais para os cuidados com a infância.O estudo revela, por exemplo, um número maior de mortes de crianças brasileiras, com idade menor de cinco anos,que moram em áreas insalubres, em comparação com nossos vizinhos argentinos e chilenos.

A falta de água e esgotamento sanitário afeta diretamente a saúde da população infantil. As doenças comodiarreia, malária e pneumonia estão entre as causas mais comuns de mortes de crianças entre um mês de idade ecinco anos, segundo a OMS. Essa tragédia que assola a população mais pobre do país poderia ser evitada comacesso, por exemplo, à água tratada e saneamento básico, entre outros fatores. O estudo aponta que essa difícilsituação não é exclusividade nacional. No mundo, a OMS aponta que problemas causados pela poluição do ar,tabagismo passivo, água suja, falta de sanitários e higiene inadequada provocam a morte de 1,7 milhão de criançastodos os anos.

A inversão dessa realidade só será possível com investimentos maciços em saneamento básico e abastecimen-to de água, garantindo a universalização desses serviços para a população brasileira. Segundo dados do SistemaNacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2015, ainda temos muito caminho pela frente para atender essademanda essencial para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O levantamento mostra que o índice médiode tratamento de esgoto no país chega a apenas 42,7% das moradias da região urbana atendidas pela pesquisa.Esses indicadores já foram bem piores e graças aos investimentos em saneamento básico até agora realizados,aumentando o número de domicílios com atendimento de esgoto, água potável e coleta de lixo, que o país conse-guiu reduzir a mortalidade infantil, segundo dados do IBGE.

Por isso, o setor deve ser visto como prioridade para qualquer governo, independente do cunho ideológico.Uma das principais conquistas para o desenvolvimento da infraestrutura nessa área foi a entrada em vigor da Leido Saneamento Básico (Lei nº 11.445/07), um novo marco para o país. A nova legislação tornou-se uma novareferência regulatória do saneamento básico brasileiro e estabeleceu o Plansab (Plano Nacional de SaneamentoBásico), com o objetivo de universalizar os serviços de abastecimento de água e saneamento até o ano de 2033.Estudos recentes mostram que os investimentos realizados no setor nas últimas décadas ficaram aquém das reaisnecessidades da realidade do país. Por isso, se mantermos os ritmos atuais de investimentos nessa rubrica, osnovos cálculos projetam a universalização do abastecimento de água somente em 2043 e do esgotamento sanitárioem 2054.

Basta lembrar ainda que a mesma OMS já mostrou que para cada R$ 1 investido em saneamento economiza-seR$ 4 em saúde. Estamos em um momento que ou avançamos em obras e serviços essenciais de saneamento básicoe abastecimento de água ou vamos comprometer seriamente o desenvolvimento brasileiro nas próximas décadas.

Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviçosem Saneamento e Meio Ambiente

Como será a mentalidade das futuras gerações após a sucessão de escândalos políticos, corrupção e pagamen-to de propina? Estamos presenciando um dos piores momentos da história do Brasil, onde os interesses pessoais,partidários e empresariais são colocados acima das necessidades da população. As custas de cargos públicos,muitos envolvidos enriqueceram de forma ilícita e sem a mínima vergonha na cara. Os julgamentos daqueles queforam eleitos para melhorar o nosso país são a prova que o sistema político nacional está corrompido e favorece asfalcatruas, cheio de vícios e brechas. Afinal, como foi possível tanto dinheiro escorrer pelo ‘ralo’.

Penso que as gerações vindouras serão carentes de bons exemplos. Não vejo ninguém criando ou estabele-cendo a cultura da honestidade. Talvez a mentalidade que irá predominar será aquela de sempre tentar levarvantagem em tudo, independente de prejudicar alguém ou algo. Para que não tenhamos uma sociedade ainda maisvulnerável e corrupta futuramente, caberá exclusividade aos pais educar seus filhos de maneira sensata, mostran-do os verdadeiros valores e princípios de uma vida digna, pois se nossas crianças dependerem do ensino público,o futuro estará comprometido. Lamentável que a profissão de professor chegou ao auge da limitação. Hoje só sefala em trauma nas crianças. Aposto que se a educação tivesse os moldes antigos, coisas ruins poderiam ter sidoevitadas.

Acompanhando as notícias relacionadas aos sucessivos escândalos em Brasília, é óbvio dizer que praticamen-te todo o político brasileiro tem seu preço. Até o momento não é possível generalizar, já que alguns parlamentaresnão tiveram seus nomes citados nas delações premiadas. Mas o impressionante é saber como grandes empresasconseguem seus objetivos através de doações generosas em dinheiro para as siglas partidárias. Fico pensando:Se marcas como Odebrecht e JBS foram capazes de destinar bilhões de reais aos políticos para posteriormenteserem beneficiadas com projetos ou licitações, quanto foi o faturamento destas duas multinacionais brasileiras? Éimpossível descobrir, pois certamente neste contexto ainda entra a sonegação.

Outra coisa que indigna são os perdões de dívidas. Ao longo dos últimos anos vimos determinados presiden-tes abrir mão de valores que o Brasil tinha para receber de outros países. Ora, quem vê o Brasil está vivendo umaépoca de folga nas finanças. Pelo contrário, existe uma lista gigantesca de investimentos necessários para melho-rar a qualidade de vida da população. Áreas como saúde e educação, sobrevivem com o que prevê a ConstituiçãoFederal. Só para exemplificar, falta remédios gratuitos e centenas de escolas estão em péssimas condições parareceber os alunos. Nossos governantes parecem querer mostrar um Brasil que somente eles veem, afinal, grandeparte dos cidadãos sai cedo de casa para trabalhar, enfrentam ônibus e metrôs lotados, e ainda estão suscetíveisa criminalidade.

Como diz uma amiga minha: “Oremos para as coisas melhorarem no país. Quase tudo está errado. Precisamosde uma reviravolta histórica e capaz de colorar o Brasil nos trilhos”.

Page 3: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

[email protected]

3

Tribuna Popular

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

HUMOR E INFORMAÇÃOHU

Envie o seu “Dizem por aí” pelo e-mail [email protected]. Só não aceitamos ataquespessoais, difamações e desrecalques. Sua identidade será mantida em segredo, o que no entanto nãoo eximirá de responsabilidade.Não nos responsabilizamos por itens identificados.

nas redes sociais e nas esquinas

É velha, mas éboa

Clima:

***Não teria problema algum senão fosse feito às expensas do erá-rio público, inclusive a diária. É oque dizem por aí...

Situação critica

***A região fala cada vez mais como mundo através de transmissõesno Facebook.***Dizem por aí, que um eventocorre o risco de ter administraçãomodelo chegança.***Há quem diga que a não esca-lação de um ‘atleta’ num time deligeiros está provocando críticasácidas do preterido.***Ainda bem que para algunscargos públicos, a experiência écoisa secundária. O que vale é oQ.I. (Quem indica). Não fosse as-sim, teria gente em maus lençóis...***Bons tempos esses em que oridículo é coisa do passado. Que odigam algumas ‘auto musas’ dasredes sociais....***Dizem por aí, que dias atrás fo-ram percorridos mais de 300 quilô-metros para ser dada uma entrevis-ta de dois minutos que quase nin-guém viu. (NB)

***A situação começa a nos preo-cupar quando alguém é parabeni-zado por fazer aquilo que deveriaser obrigação de ofício.***Dizem por aí, que a coleta dedocumentos em algumas prefeitu-ras implicará empresas que partici-param de processos licitatórios.

Quase 900mm

Nos últimos 48 dias, a precipitação pluviométrica em Tenente Portelachegou a 884 milímetros, conforme a medição realizada por uma empre-sa local. Sem comparativos com a média em outros anos no mesmoperíodo. Os estragos decorrentes deste elevado volume de chuvasrecém-agora estão sendo contabilizado. Várias prefeituras da RegiãoCeleiro decretaram Situação de Emergência no decorrer das últimassemanas. Várias pontes, pontilhões e estradas vicinais foram destruí-das pela água. Os danos também se estendem a área urbana com adeterioração da malha asfáltica em algumas cidades. O mesmo proble-ma ocorreu com as estradas de ligação intermunicipal, onde as princi-pais rodovias estão esburacadas oferecendo risco de danos aos veí-culos que trafegam nelas.

TransparênciaO Sistema Província de Comuni-cação está elaborando um levan-tamento sobre o nível de trans-parência dos municípios de nos-sa região. A partir de uma solici-tação de informações nas pági-nas das administrações na inter-net, estaremos avaliando a rapi-dez das respostas e a abrangên-cia deles. Entre os municípiosselecionados para o trabalho pelomenos um não respondeu às so-licitações.

As estradas estaduais já estavamabandonadas em relação asinalização e ao descaso, em espe-cial com a invasão de vegetaçãosobre o leito da mesma, a coisa estámuito pior. Após o último períodode chuvas, vários buracos foramabertos no leito delas. Até o trechoentre Tenente Portela e a pontesobre o Rio Guarita, no trajeto paraPalmitinho, que resistia há anos,está em situação deplorável e já temprovocado danos em vários veícu-los que trafegam por lá.

***O conservador é foda! Fica cri-ticando tudo que sai do tradicio-nal. O último alvo são as rádios queretransmitem pelo Facebook. Pare-ce que não aceita novidades...

***A solução é simples. Não ver enão ouvir.

***Dizem por aí, que o desvio degrana nas obras investigadas pelaPolícia Federal chega a 10 milhõesde reais.***Na Barra do Guarita, o prefeitoque tem nível superior, enviou umprojeto para o Legislativo pedindoautorização para contratar um as-sessor de imprensa com ensinofundamental.

***Não seria exagero imaginar queo projeto é para beneficiar algumapaniguado...

Tenha dó! O caravoa num jato de

prefixo PR-JBS e dizdesconhecer o

dono... Aí é demaisparceiro...

Um ladrão, na caladada noite, tenta arrombar a portade uma casa. Já bastanteconcentrado em sua “função”,ele houve uma voz que diz:

– Jesus tá te olhando!!!Sem ter certeza de ter realmenteouvido, ele para imediatamente oque está fazendo, o coraçãodispara, as pernas tremem e coma lanterna em mãos ele procuraao seu redor quem é que falou afrase. Não encontrando nada, elevolta a arrombar a porta, quandonovamente a voz diz:

– Jesus tá te olhando!!!Agora, com a certeza de terouvido, ele novamente pega alanterna e aponta na direção deonde veio a voz e vê umpapagaio. Já aliviado ele diz aopapagaio:

– Ô papagaio besta!!! Quase mematou de susto!!! Seu nome éJesus???– Não, meu nome é Judas!– Ah é??? E quem foi o imbecilque colocou o nome de Judas emum papagaio???

E o papagaio responde:– O mesmo que colocou o nomede Jesus no Pit Bull que tá teolhando!

FinalmenteNesta semana, foi anunciada a re-cuperação da RS 155 que liga San-to Augusto à cidade de Ijuí. A ro-dovia, uma das mais importantesdo Noroeste do estado, está háanos em condição deplorável, ofe-recendo riscos aos usuários. Aempresa encarregada dos serviçosserá a CCL de Santa Rosa. Ainformação foi prestada pelo vice-governador José Paulo Cairolli aodeputado Jerônimo Göergen e aosecretário estadual da Agricultu-ra, Ernani Polo.

***E o jogador de pôquer radica-do em Tenente Portela, vai dispu-tar um torneio na Capital e nova-mente representará nosso municí-pio. Boa sorte!***Muitos colorados ficaram es-pantados com a notícia que o clu-be pouparia alguns jogadores.Agora resta saber se surpreendeumais a escalação ou a vitória forade casa...***Dizem por aí, que se os bura-cos no asfalto já surgem no tempoestável, imagina nesta chuvarada.***Quem circula por aí, encontraa buraqueira na cidade e nas estra-das para quase todos os lados...***Torcemos que os órgãos com-petentes aproveitem os primeirosdias de sol e façam os tapa-bura-cos em trechos das rodovias 330 e472.

***No jogo da canastra, quem ga-nha já guarda o dinheiro separado.No outro dia pode perder...

TurismoOs prefeitos da Rota do Yucumãse reúnem hoje à tarde, em TrêsPassos, para debater uma pautapré-definida. No entanto, o assun-to mais esperado é a decisão so-bre a posição da entidade sobre oconflito existente entre a geraçãode energia elétrica e a atividadeturística vinculada ao Salto doYucumã. Desde o início do funcio-namento da Usina Foz do Chape-có, a visibilidade do maior saltolongitudinal do mundo está preju-dicado.

ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Page 4: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

POLÍTICA4 ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 201712345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012341234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123412345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234

INFORMATIVO

Câmara Municipalde Vereadores

Tenente Portela - RS

O prefeito Jurandir da Silva se reuniu como secretário-adjunto da pasta da Saúde do RioGrande do Sul, Francisco Paz. Na ocasião, foi

solicitado a liberação de recursos para o mu-nicípio e a regularização dos repasses pen-dentes. O encontro foi intermediado pela de-putada estadual Catarina Paladino.

Vista Gaúcha é destaque nacionalem levantamento do MPF

Conforme pesquisa realizada pelo Ministé-rio Público Federal (MPF) para o Ranking Na-cional da Transparência na Gestão Pública,Vista Gaúcha recebeu pela segunda vez conse-cutiva a nota máxima entre os 5.567 municípi-os, 26 estados e o Distrito Federal.

O nível de transparência de estados e mu-nicípios brasileiros aumentou cerca de 33%

em seis meses, a partir da atuação coordena-da pelo MPF em todo o país. Esse é um dosresultados verificados pelo Ranking Nacionalda Transparência.

O questionário aplicado pelas unidades doMinistério Público Federal foi elaborado nobojo da ação nº 4 da Estratégia Nacional deCombate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro(ENCCLA) do ano de 2015 e agora para o anode 2016, por representantes do MPF, Conse-lho Nacional do Ministério Público (CNMP),Controladoria Geral da União (CGU), Tribu-nal de Contas da União (TCU), Secretaria doTesouro Nacional (STN), Associação dos

Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON),Banco Central, entre outras instituições de con-trole e fiscalização. O questionário formuladoa várias mãos pelas instituições de controle éessencialmente baseado nas exigências legais,a exceção dos dois itens finais que são consi-derados de ‘boas práticas de transparência’.Porém, é possível dizer que o município deVista Gaúcha, no cerne das leis, está a nívelmuito satisfatório de transparência pela pes-

quisa do MPF.Foram avaliados os portais de 5.567 muni-

cípios, 26 estados e o Distrito Federal. O ÍndiceNacional de Transparência subiu de 3,92 em2015 para 5,21 no ano passado. Segundo oMinistério Público Federal, os estados e muni-cípios que ainda descumprem as leis de trans-parência serão acionados judicialmente.

Para o ex-prefeito de Vista Gaúcha, Clau-demir Locatelli, essa pontuação reflete o com-prometimento e a seriedade que um gestordeve ter na condução do dinheiro público, eproporcionar acesso fácil as informações atra-vés do Portal da Transparência.

ASCOM/Vista Gaúcha

Município recebeu pela segunda vez consecutiva a nota máxima no ranking do MPF

Foto: Divulgação

Executivo de Coronel Bicaco solicitaregularização de repasses para saúde

De acordo com o chefe do Executivo, asdificuldades na área da saúde se agravaram aolongo dos últimos meses, especialmente emvirtude da situação climática e o aumento nosatendimentos, aliados a redução das verbas e

as demandas financeiras represadas pelo go-verno do Rio Grande do Sul. Coronel Bicacotem cerca de R$ 700 mil para receber do esta-do somente na área na saúde. O secretário-

Editoria Local

adjunto Francisco Paz se comprometeu embuscar junto à secretaria estadual da Fazenda,a liberação de parte dos valores reivindicados.

O prefeito Jurandir da Silva, durante a esta-dia em Porto Alegre, também tratou sobre asituação do Hospital Santo Antônio de Pádua.

Segundo o mandatário, a instituição enfrentauma série de dificuldades de ordem financeirae administrativa. – Aproveitamos a reunião paracolher sugestões e alternativas que deverão serdebatidas e formalizadas nos próximos meses– revelou o prefeito.

Município tem cerca de R$ 700 mil para receber do governo estadual na área da saúde

SÍNTESE DA SESSÃO - DIA 29/05/2017.Reuniram-se os Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Tenente Portela, às dezenove horas

em Sessão Ordinária, realizada no dia 29 de Maio de 2017, com as seguintes presenças: Vereador PresidenteLUIS CLAUDIR DOS SANTOS/PDT e Vereadores: RUBENS ANTONIO MARRONI FURINI/PP, JOÃOANTONIO GHELLER/PMDB, ROSANGELA FORNARI/PMDB, ODILO GABRIEL/PMDB, DERLI DASILVA/PSDB, NATANAEL DINIZ DE CAMPOS/PDT, CLAUDENIR SCHERER/PT E VALDONÊS JOA-QUIM/PSD. Havendo número legal de Vereadores em Plenário, a Presidência em nome de Deus abriu ostrabalhos, saudou os Vereadores e o público presente. Em seguida determinou a leitura das correspondênciasrecebidas pela Casa.

Dando prosseguimento passou para o Espaço de requerimentos e proposições dos senhores vereadores:Da Vereadora Rosângela Fornari:1 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que envie a esta casa legislativa informações referentes a quais

convênios o município tem mantido com pousadas de saúde, tanto em Tenente Portela quanto em outrosmunicípios, quais os valores repassados a cada uma delas e por quanto tempo estão sendo mantidos osreferidos convênios.

2 – Requereu o envio de correspondência à Comissão Organizadora da Expotenpo, parabenizando pelaorganização do evento de escolha das Soberanas da feira de 2017, realizado no último dia 27 de maio, noCentro Cultural.

Do Vereador Natanael Diniz de Campos:1 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite ao setor competente a realização de melhorias no

acesso à oficina Ney Motos, situada na Avenida Itapiranga, nesse município.2 – Requereu o envio de carta de pesar aos familiares de Zenaide Bertoldo, que faleceu no dia 28 de maio.

Salientou o vereador que a mesma foi uma grande líder comunitária no Bairro Verzéri. Este requerimento foisubscrito pelos vereadores Claudenir Scherer, Rosângela Fornari e João Antônio Gheller.

3 – Requereu o envio de correspondência ao Clube Esportivo e Recreativo Miraguai e ao Professor ElverVargas, parabenizando-os pela participação no 5°Torneio de Base Sub 10 G.E. Sandense, na cidade de TrêsCoroas/RS, realizado no último dia 28 de maio.

Do Vereador Claudenir Scherer:1 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite à Secretaria de Desenvolvimento Rural que estude a

possibilidade de contratação de horas máquinas terceirizadas, para contribuir na recuperação das estradas dointerior do município. Salientou o vereador que as fortes chuvas que vem atingindo o município têmdanificado as estradas, que estão praticamente intransitáveis, e com a proximidade do inverno, a tendênciaé que a situação piore.

2 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que envie a esta casa legislativa informações referentes ao localem que se encontram os equipamentos da academia ao ar livre que seria instalada no Bairro Verzéri. Salientouo vereador que o Poder Executivo chegou a efetuar a construção da base onde seria instalada a academia, queaté o momento não foi instalada. Salientou ainda que a referida academia era compromisso da administraçãopassada, em que o ex-prefeito reiterou ao vereador em reunião que a instalação seria realizada no bairro.

3 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que seja estudada a possibilidade do Poder Executivo firmarparceria com a AGABIO – Associação dos Guardiões da Agrobiodiversidade, com apoio na construção de umsilo de armazenamento e secagem de milho, junto ao prédio onde está sendo instalado o moinho colonial daAssociação, bem como na construção de uma torre para instalação de internet na localidade de Alto Cordeirode Farias. Registrou o vereador que a AGABIO foi contemplada com projeto de R$ 200.000,00 da FundaçãoBanco do Brasil para construção do moinho junto ao parque industrial, bem como para aquisição denotebooks para jovens associados. No entanto, o projeto não previu a construção da torre e do silo.

4 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite ao setor competente a realização de melhorias naPraça dos Brinquedos. Salientou a necessidade de colocação de pedras no local, pois com a chegada doinverno, período de maior umidade, pode ocorrer a formação de barro.

5 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que seja retomado o apoio aos agricultores produtores de leite,conforme programa municipal denominado Mais Leite Mais Renda. Salientou o vereador, que a produção deleite está presente na maioria das propriedades dos agricultores familiares, o que tem contribuído para apermanência das famílias no meio rural.

7 – Requereu o envio de correspondência à Superintendência do Departamento Autônomo de Estradasde Rodagem – DAER de Palmeira das Missões, solicitando a recuperação do asfalto da Rodovia RST 472,trecho compreendido entre a ponte do rio Turvo até o trevo de acesso a localidade de Padre Gonzalez, emTrês Passos. Salientou o vereador que a rodovia está em péssimo estado, com tendência a piorar, caso nãosejam tomadas imediatas providências.

8 – Requereu o envio de correspondência à presidência do INSS em Brasília, solicitando informaçõesacerca das providencias que estão sendo tomadas para instalação de agência do INSS em nosso município.Salientou o vereador que o projeto para instalação da agencia já teve parecer positivo e a comunidadeportelense aguarda ansiosamente pela sua concretização.

Do Vereador Rubens Antônio Marroni Furini:1 – Requereu o envio de correspondência ao Prefeito de Chapecó-SC, Sr. Luciano Buligon, cumprimen-

tando-o pelo convite recebido do Prefeito da cidade de Hiroshima no Japão, para adesão à Rede de Prefeitospela Paz, organização não governamental registrada no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.Salienta o vereador, que tal indicação nada mais é do que o reconhecimento mundial pelo trabalho que oportelense vem realizando em prol do bem-estar do povo chapecoense, pela liderança que exerce e visandosempre a busca da paz.

2 – Requereu o envio de correspondência à AABB de Tenente Portela e Banco do Brasil parabenizando-os pela iniciativa e coragem na realização da Jornada Esportiva Microrregional de AABB – JEMAB,realizada no último dia 27 de maio, em sua sede, em Tenente Portela.

Projetos que deram entrada e foram baixados para as Comissões:Moção de Apoio: de autoria do Vereador Claudenir Scherer à PEC n° 227/2016 que prevê eleições diretas

no caso de vacância da Presidência da República, exceto nos seis últimos meses do mandato.

Projetos discutidos e votados:Projeto de Lei do Poder Executivo nº 21/2017: Dispõe sobre instituição da gestão democrática no

sistema municipal do ensino público de Tenente Portela e dá outras providencias. Este projeto foi aprovadopor unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 22/2017: Autoriza o Poder Executivo a adquirir equipamentospara concessão à Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Tenente Portela – Cooperfami-liar e dá outras providências. Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Por fim.Nada mais havendo para a presente Sessão, a Presidência agradeceu a presença de todos e em nome de

Deus encerrou os trabalhos.Secretaria da Câmara de Vereadores de Tenente Portela, em 30 de maio de 2017. Você ainda poderá

acessar o site www.cmtenenteportela.rs.gov.br para obter mais informações do Legislativo Municipal deTenente Portela.

Foto: Divulgação/SES-RS

Page 5: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

GERAL 5ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Parodoxo do perdão...Aquela era a conversa mais difícil que ele teria na vida. Tudo

começou há uns quinze dias. Ele estava num bar com os amigosacompanhando o jogo do seu time e tomando aquela cerveja esper-ta, quando um dos amigos chegou com cara de assustado e pediupara ter um dedo de prosa em particular com ele.

Em qualquer condição normal ele não iria, afinal de contas ojogo estava empatado em 1 a 1 e nos 35 minutos do segundo tem-po, esse é o espaço de tempo onde uma partida de futebol ficamais tensa, mas olhando para a aflição do amigo ele decidiu sair.

Eles foram pro lado de fora do bar. Caia uma garoa fina daquelasde verão, que os mais antigos diziam “que era chuva de molharbobo”, ele até pensou no dito popular e imaginou “isso é muitocorreto, afinal onde já se viu deixar meu time aos 35 do segundotempo para vir dar trela para esse sujeito”. O amigo não disse nada,apenas pegou o celular, mexeu para lá e para cá e o entregou.

Ele demorou para se dar conta do que estava na sua frente. Eraum vídeo de sua mulher sendo gravada por um outro sujeito fazendocoisas que ele nem podia imaginar que ela seria capaz. Ele fuzilouo amigo com os olhos, que só abaixou a cabeça e disse com umavoz quase chorosa:

- Está rodando no celular de todo mundo!- Sabe quem é o cara? – Por incrível que pareça ao mesmo

tempo que seu coração por dentro batia a mil por minuto, ele porfora seguia impassível e calmo. – Sabe quem é o desgraçado?

- Não sei.O amigo até falou alguma coisa sobre sentir muito, mas ele já

não ouviu nada. Suas vistas se escureceram e ele caiu no chão.Acordou algumas horas depois numa cama de hospital. A sua mu-lher, a companheira que dividiu a vida com ele nos últimos 20 anos,estava sentada no lado da cama. Ele teve vontade confrontá-la ali eagora, mas se conteve.

Alguns dias depois voltou para casa, e todos os dias ele acorda-va pensando que era hora de confrontá-la, mas não o fez. Todas asnoites enquanto ele olhava ela dormir ficava pensando que poderiamatá-la, mas evidentemente nunca permitiu realidade aos seuspensamentos. Por muitas vezes ele chorou enquanto tomava ba-nho, mas na frente dela, ele se mantinha altivo e forte, tão altivo eforte quanto alguém que está se recuperando de um ameaço deenfarto pode parecer.

Os dias que se passavam escureceram seus pensamentos. Todaa vez que ela saia para ir ao mercado ou a qualquer lugar ele pensa-va que ela estava com o outro se divertindo e gravando vídeos por-nográficos enquanto ele definhava em cima do sofá, assistindo fute-bol reprisado na tevê. Quinze dias depois ele não agüentou e tomoucoragem e decidiu confrontá-la.

Ela chegou do mercado. Vestia uma mini saia do estilo Wander-léia, e ele não pôde deixar de reparar que apesar da idade ela aindatinha belas pernas. Ela sorriu para ele. Ele pegou o celular, achou ovídeo e sem dizer uma única palavra entregou a ela. Ela começou atremer e não assistiu até o final. Com os olhos marejados pelaslágrimas levantou a cabeça e perguntou:

- Quem te mandou isso?- Isso faz diferença? – Ele respondeu. Ela não disse nada, co-

meçou a soluçar baixinho e passou a olhar para o chão. Ele perce-beu nela a vergonha. Era visível. Era real. Era palpável. – Você oama?

- Não. Eu amo você! – Ela estava sendo sincera, afinal em 20anos de convivência ele sabia reconhecer quando ela falava a verda-de. – Eu amo você. Ele não significada nada para mim!

- Então por quê?- Eu não sei. A gente não estava bem e eu cai em tentação.

Durou pouco tempo, logo já pus um ponto final. Eu amo você.- Você vai tornar a vê-lo?- Não, jamais. Me perdoa. Me perdoa. Me perdoa. – Ela se jo-

gou de joelho aos seus pés. Ela chorava como uma criança. Eleestava impassível, totalmente frio. – Me perdoa, por favor, me per-doa? – Implorava ela.

- Eu perdôo você. Se você me ama, eu perdôo você. – Ele disseolhando para ela.

- Eu te amo! – Ela gritou e levantou rapidamente. Tentou beijá-lo,mas ele a afastou.

- Eu vou me embora. – Ele disse enquanto apontava para asmalas arrumadas na porta do quarto, algo que ela nem tinha perce-bido ainda.

- Você não disse que ia me perdoar?- Você já está perdoada querida.- Então por que você vai embora?- Porque tem uma coisa que nos dois temos em comum: Você

me ama, eu acredito em você e por isso te perdôo, mas você preci-sa saber que eu também me amo.

Ele virou as costas e saiu, enquanto ela caiu de joelho no chãoe com as duas mãos sobre o rosto ficou a chorar a copiosamente.

Com início às 14 horas, na sede da Amuceleiro emTrês Passos, ocorre a Assembleia do Fórum Regional deTurismo da Rota do Yucumã. A pauta versará sobre osseguintes assuntos: adesão a regionalização do ministé-rio do Turismo; curso de capacitação aos secretáriosmunicipais de Turismo; proposta do Parque Estadual doTurvo e usinas hidrelétricas; curso técnico em guia deturismo e assuntos de interesse dos municípios congre-gados pelo consórcio.

O encontro desta sexta-feira foi acertado durante umevento no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas,

no dia 26 de maio, onde a secretária estadual de Ambi-ente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), Ana Pellini,apresentou as ações do governo para solucionar o con-flito existente a geração de energia elétrica e a atividadeturística vinculada ao Salto do Yucumã, situado entre oRio Grande do Sul e a Argentina.

Hoje à tarde, os prefeitos da Rota do Yucumã irãodefinir uma posição conjunta em relação a melhor alter-nativa para o setor turístico da região, com atenção es-pecial ao maior salto longitudinal do mundo. A decisãoserá apresentada na próxima quarta-feira junto ao Con-selho Gestor do Parque Estadual do Turvo.

Desde que entrou em funcionamento no ano de2010, a Usina Foz do Chapecó tem influenciado direta-mente na visibilidade dos 1.800 metros de queda d’água.Um levantamento apontou que em 2015, o Salto do Yu-cumã pode ser visto com nitidez em apenas 55 dias. –Desde agosto de 2015, a SEMA vem encaminhando de-mandas junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídri-cos, Agência Nacional das Águas e Operador Nacionaldo Sistema, para apresentar o conflito entre a geração

Rota do Yucumã promove reuniãocom prefeitos nesta sexta-feira

de energia elétrica e a atividade turística no Noroestegaúcho e buscar uma solução institucional sólida – re-velou a secretária Ana Pellini.

Testes de vazão realizados entre fim de abril e iníciode maio, comprovaram que a Usina Foz do Chapecóprejudica a visibilidade do Salto do Yucumã. Durante 72horas, a geradora de energia elétrica operou com ape-nas uma turbina, reduzindo a passagem de água pelascomportas. A partir do resultado, a Agência Nacionaldas Águas (ANA) concedeu prazo de 60 dias, a contarde 24 de maio, para que a direção da Usina Foz doChapecó apresente novos estudos sobre seu funciona-mento. Depois do fim do tempo determinado, a ANA pre-

tende reunir as partes envolvidas. O objetivo da SEMA éaproveitar a ocasião e apresentar a decisão tomada pe-los prefeitos na reunião desta sexta-feira, além da de-manda do Consórcio Rota do Yucumã, visando o esta-belecimento de uma regra de operação que atenda aosinteresses da geração de energia elétrica e da atividadeturística.

O diretor do departamento de Recursos Hídricos(DRH) da SEMA, Fernando Meirelles, salienta que entreas possibilidades que passarão por avaliação está a alte-ração do horário de funcionamento da Usina Foz doChapecó, especialmente em períodos de maior interes-se turístico, como nos finais de semana. Ele frisou que éimportante manter um sistema de comunicação das re-gras de operação com a direção da usina hidrelétrica, afim de permitir o conhecimento prévio das condições devisibilidade esperada para atender ao planejamento doturismo. – Sendo assim, caberia a SEMA analisar o horá-rio de funcionamento do Parque Estadual do Turvo con-forme a visibilidade do Salto do Yucumã – acrescentouo diretor do DRH.

Editoria Local

Foto: Jalmo Fornari

Prefeitos irão definir uma posição conjunta em relação a melhor alternativa para o setor turístico da região

Page 6: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

ESPECIAL6 ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Na tarde da quarta-feira, o comando do 7ºBatalhão de Polícia Militar (BPM) promoveu,em Três Passos, uma reunião de trabalho comos comandantes dos grupamentos dos 21municípios que fazem parte da área de atua-ção do 7º BPM. Na ocasião, foram tratadasdemandas de segurança pública e definidasestratégias de emprego do efetivo policial de

7º BPM planeja novas açõesda Operação Avante Barão

forma regionalizada. Também ocorreu o pla-nejamento dos trabalhos que irão integrar asoperações Avante e Avante Barão.

Conforme o major Diego Munari, coman-dante do 7º BPM, as diversas edições da Ope-ração Barão servem para a fiscalização de do-cumentos veiculares, identificação de pesso-as, prisão de foragidos da Justiça e apreensãode armas de fogo e drogas, entre outras açõesque visam coibir a criminalidade na região

Editoria Local

Encontro reuniu o comando do Batalhão e dos grupamentos situados nos municípios

Foto: Divulgação/7º BPM

A produção de hortaliças nos municípiosabrangidos pelos Coredes Celeiro, Alto Jacuí eNoroeste Colonial chega a 20 mil toneladaspor ano. De acordo com a Emater-Ascar, osprincipais alimentos comercializados são o ai-pim, o milho verde e o repolho. A atividade

gera emprego para cerca de 2.500 famílias,atualmente.

Uma reunião em Ijuí, na segunda-feira, tra-tou sobre o cultivo de hortifrutigranjeiros naRegião Noroeste. O presidente da Emater, Cla-ir Kuhn, expressou confiança no crescimentoeconômico do Rio Grande do Sul por meio dosetor olerícola. Ele acredita que medidas deestímulo à produção de hortaliças, como as-sistência técnica e venda de alimento em espa-ços urbanos, como refeitórios de empresas,podem melhorar a vida de agricultores e a eco-nomia gaúcha.

– O desafio é fazer com que a nossa árearural produza alimentos em quantidade e qua-lidade para suprir o mercado regional com oque se põe na mesa do nosso cidadão urbanotodos os dias, ou seja, alface, carne, tomate,

Produção de hortaliças envolve2.500 famílias na Região Noroeste

repolho e ovos. De onde estão vindo esses pro-dutos? Estariam vindo de São Paulo para Cea-sa e da Ceasa para cá, ou estamos produzindotudo o que consumimos – questionou ClairKuhn.

Para enfatizar a viabilidade de mercado, opresidente da Emater lembrou dos empresári-os que têm centenas de funcionários e servem

alimentação ao meio-dia. – Essa seria umapossibilidade a mais de mercado, além do ins-titucional, quando o cliente do agricultor é ogoverno, a entrega do alimento é feita em es-colas, presídios e quarteis – ressaltou ClairKuhn, complementando que a cadeia curta degeração de renda agrega valor e, consequen-temente, desenvolve a família, que é a primeiracélula do desenvolvimento no contexto muni-cipal e estadual.

Resultado:Ao estimular a cadeia curta, a Emater-As-

car faz um esforço para juntar a ponta da pro-dução à da comercialização, o campo à cida-de. – A oferta ainda é menor do que demanda– ponderou o sociólogo Érico Soares, da Uni-dade de Cooperativismo (UCP) da Emater-As-car.

Editoria Local

Foto: Divulgação/Emater-Ascar

Debate sobre a produção de hortaliças nos Coredes Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial

O prefeito do município de Vista Gaúcha, estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legaisque lhe são conferidas pela Lei Orgânica do município e pelo inciso VI do artigo 8º da Lei Federal nº12.608, de 10 de abril de 2012.

Considerando:I – Que fortes chuvas atingiram o município nesses últimos dias com média superior à prevista para

esta época, com prejuízos a malha rodoviária, pontes, bueiros e a produção agrícola e a bacia leiteira;II – Que o município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do

desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados;III – Que, em consequência deste desastre resultaram os danos materiais e os prejuízos econômicos

e sociais acima descritos, bem como aqueles constantes no Relatório da Defesa Civil;IV – Que concorrem como agravantes da situação de anormalidade: o grande volume precipitado em

um denominado intervalo de tempo que com a precariedade do sistema de drenagem de águas pluviais,resultaram em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais constantes no requerimento/relatórioem anexo;

V – Que o parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, relatando a ocorrência dessedesastre é favorável à declaração de Situação de Emergência.

DECRETA:Art. 1º. Fica declarada Situação de Emergência em virtude de desastre classificado como Excesso de

Chuvas e Enxurradas - COBRADE - 12200, conforme IN/MI nº 01/2012, de 24 de agosto de 2012.Parágrafo Único: A situação de anormalidade é válida para as áreas comprovadamente afetadas pelo

desastre, conforme o contido no requerimento/FIDE anexo a este Decreto.Art. 2º. Confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do município,

sob a Coordenação da Defesa Civil local.Art. 3º. Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e

realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar asações de assistência à população afetada.

Parágrafo Único: Essas atividades serão coordenadas pela Defesa Civil Municipal.Art. 4º. De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal,

autoriza-se as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelasações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a:

I – Penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas.II – Usar da propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou

prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas, instalações, serviços e outros bens públicos ouparticulares, assegurando-se ao proprietário indenização ulterior, caso o uso da propriedade provoquedanos à mesma.

Parágrafo Único: Será responsabilizado o agente da Defesa Civil ou autoridade administrativa que seomitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.

Art. 5º. De acordo com o estabelecido no art. 5º do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941,autoriza-se, se necessário, que se dê início a processos de desapropriação, por utilidade pública, depropriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.

§ 1º. No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização queocorrem em propriedades localizadas em áreas inseguras.

§ 2º. Sempre que possível essas propriedades serão trocadas por outras situadas em áreas seguras,e o processo de desmontagem das edificações e de reconstrução das mesmas, em locais seguros, seráapoiado pela comunidade.

Art. 6º. De acordo com o inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666 de 21.06.1993, sem prejuízo dasrestrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), em Situação Emergência, se necessário,ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de respostaao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dosdesastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos eininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.Acerca de causas e consequências de eventos adversos, registramos interpretação do TCU, que firmouentendimento, por meio da Decisão Plenária 347/1994, “de que as dispensas de licitação com base emsituação adversa, dada como de emergência ou de calamidade pública, somente são admissíveis caso nãose tenham originado, total ou parcialmente, da falta de planejamento, da desídia administrativa ou da mágestão dos recursos disponíveis, ou seja, desde que não possam, em alguma medida, serem atribuídas àculpa ou dolo do agente público que tinha o dever de agir para prevenir a ocorrência de tal situação”.

Art. 7º. De acordo com a Lei nº 10.878, de 08.06.2004, regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.113,de 22 de junho de 2004, que beneficia as pessoas em municípios atingidos por desastres e, cumpridosos requisitos legais, autoriza a movimentação da sua conta vinculada ao FGTS. Tal benefício ocorrerásomente se o município decretar Situação de Emergência e se obtiver o reconhecimento federal daquelasituação. E mais: O Ato Federal de Reconhecimento avalia a Situação de Emergência do município - e nãodo munícipe - e visa socorrer o ente federado que teve sua capacidade de resposta comprometida esomente em casos específicos, e indiretamente, estenderá esse alcance e socorro ao cidadão. Por fim, oque é reconhecido é a Situação de Emergência do poder público e não a necessidade do cidadão. Afinal,se a Situação de Emergência do poder público é inexistente, qualquer que seja o motivo do pedido, o seureconhecimento será ilegal.

Art. 8º. De acordo com o artigo 13, do Decreto nº 84.685, de 06.05.1980, que possibilita alterar ocumprimento de obrigações, reduzindo inclusive o pagamento devido do Imposto sobre a PropriedadeRural (ITR), por pessoas físicas ou jurídicas atingidas por desastres, comprovadamente situadas na áreaafetada.

Art. 9º. De acordo com o artigo 167, § 3º da CF/88, é admitida ao poder público em SE ou ECP aabertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes.

Art. 10º. De acordo com a Lei n° 101, de 04 de maio de 2000, ao estabelecer normas de finançaspúblicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, permite abrandamento de prazos ou delimites por ela fixados, conforme art. 65, se reconhecida a SE ou o ECP.

Art. 11º. De acordo com o art. 4º, § 3º, inciso I, da Resolução 369, de 28 de março de 2006, doConselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que dispõe sobre os casos excepcionais, tem-seuma exceção para a solicitação de autorização de licenciamento ambiental em áreas de APP, nos casos deatividades de Defesa Civil, de caráter emergencial.

Art. 12º. De acordo com art. 61, inciso II, alínea “j” do Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de1940, ou seja, são circunstâncias agravantes de pena, o cometimento de crime em ocasião de inundaçãoou qualquer calamidade.

Art. 13º. De acordo com as políticas de incentivo agrícolas do ministério do DesenvolvimentoAgrário que desenvolve diversos programas para auxiliar a população atingida por situações emergenci-ais, como por exemplo, a renegociação de dívidas do PRONAF e PROAGRO, que garante a exoneraçãode obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultadapela ocorrência de fenômenos naturais.

Art. 14º. De acordo com a legislação vigente o reconhecimento federal permite, ainda, alterar prazosprocessuais (artigos 177 e 182, do Código de Processo Civil – Lei nº 5.869, de 11.01.1973), dentreoutros benefícios que poderão ser requeridos judicialmente.

Art. 15º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Gabinete do prefeito municipal de Vista Gaúcha, RS, em 05 de junho de 2017.

Registre-se e Publique-se:Em 05/06/2017Lauri Jose TombiniSec. Mun. de Administração

Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RSDecreto do Executivo nº 032/2017, de 05 de junho de 2017

Declara Situação de Emergência nas áreas do município afetadas por enxurradas(COBRADE – 12.200).

Celso José Dal CeroPrefeito Municipal

Page 7: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

GERALROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017 7

Na sexta-feira passada, o prefei-to Nilson Paulo Costa e a secretáriamunicipal de Administração e Finan-ças, Eliane Amaral Costa, mantiveramuma reunião com o major SérgioHenrique Bittencourt e o tenente Ro-naldo Ramos dos Santos, ambos dacoordenadoria regional da DefesaCivil de Frederico Westphalen, queabrange 55 municípios entre as re-giões Celeiro e da Zona da Produ-ção.

Na ocasião, aconteceu a entregados novos jalecos para a equipemunicipal da Defesa Civil. O prefeito

Redentora: Gestores se reúnem com acoordenadoria regional da Defesa Civil

Autoridade bíblica e sua inspiração divinaVocê crê em Jesus? Crê N'Ele como Filho de Deus, tra-

zido ao mundo com uma finalidade especial de nos dar sal-vação? Faço esse questionamento como marco inicial denossa reflexão, uma vez que o tema que será apresentadoexige o pressuposto básico de que Jesus é o Cordeiro San-to, cujo sacrifício perfeito – Sua morte na cruz – tirou o pe-cado que antes nos era dado como herança pelas trans-gressões de nossos ancestrais. Respeito com toda a poli-dez necessária as pessoas que discordam dessa premis-sa, entretanto, em outra oportunidade já discorri neste es-paço a respeito da fundamentação histórica, teológica eespiritual desta tese, sendo que nesta oportunidade não te-mos a pretensão de tornar ao assunto.

Partindo do pressuposto acima, é necessário compre-ender que há apenas um grande fundamento para que secreia que Jesus é realmente Deus em sua forma humana: aBíblia. Certamente há ainda outros fundamentos para quese constate a existência do personagem histórico Jesus,seja a existência de diversos escritos relatando sua vida esua posição política naquele contexto histórico, todos elesde forma congruentes acabam dando testemunhos de sipróprios, seja os demais acontecimentos políticos e históri-cos influenciados pela filosofia de Cristo. Mas para que secreia que aquele agente histórico (Jesus) foi realmente oFilho de Deus, há somente um grande fundamento, repita-se, as Sagradas Escrituras.

A Bíblia, enquanto obra literária, é dividida pelos cristãosem dois grandes compêndios: o Antigo Testamento, com opentateuco, narrando a trajetória judaica desde os primórdi-os, os livros históricos que citam os reis e juízes que gover-naram a nação de Israel e os livros proféticos. Os livros pro-féticos, bem como alguns trechos dos livros do pentateucoe até mesmo dos salmos de Davi, têm como tema principalrevelar a superveniência de um homem cujo objetivo de vidaserá trazer salvação. É por isso que quando Felipe relatou aNatanael que havia encontrado Jesus, disse-lhe assim: “Ha-vemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, eos profetas: Jesus de Nazaré (...)” (João 1: 45). TambémJesus declarou “era necessário que se cumprisse tudo oque de mim estava escrito na lei de Moisés, nos Profetas enos Salmos” (Lc 24:44).

O texto bíblico é o fundamento da fé cristã e sua razão deexistir é que ela nos sirva de guia, manual de instrução paraque conheçamos a vontade de Deus. Ela é preciosa de-mais para ficar em um canto de estante, servindo comoobjeto de enfeite. É necessário que nela meditemos paraque possamos conhecer realmente quem foi Jesus e o queEle espera de nós, sob pena de que a criatividade humanaatribua a personalidade de Jesus atributos que não lhe per-tenciam. O homem é um ser extremamente místico, sendoque se não procurarmos conhecer as verdades bíblicas,certamente a cultura e a religião criarão formas de venerara Jesus as quais Ele nunca desejou que fossem elabora-das. Jesus disse: Deus é Espírito e importa que os que Oadoram, O adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24).Pois se você crê em Jesus, creia também na Bíblia e emseus fundamentos, pois Ele mesmo declarou “é mais fácilpassar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei” (Lu-cas 16:17).

Coluna vinculada à Igreja do Evangelho QuadrangularRua Guaporé, 344, em frente ao Parque de Máquinas da Prefeitu-

ra – culto às terças, quartas, sextas e domingos, às 19 horas.

Resgatando asveredas do Senhor

Dalmiro Poschi Caminha – Bel. em Direito, esp.em Dto. Constit., estud. em Teologia

De acordo com o Tribunal Regi-onal Eleitoral (TRE-RS), o recadas-tramento biométrico já foi concluí-do em 326 municípios do Rio Gran-de do Sul. Neste ano, a coleta de da-dos por meio da biometria deveráatingir 287 mil gaúchos de 97 cida-des. Ainda segundo o TRE-RS, tam-bém devem ser realizadas revisõesonde o cadastramento já foi finaliza-do, além de atualização cadastral.

Dos sete municípios que formama microrregião, em seis o procedi-mento biométrico já foi concluído.São eles: Barra do Guarita, CoronelBicaco, Derrubadas, Miraguaí, Re-dentora e Vista Gaúcha. Conforme oCartório da 101ª Zona Eleitoral, emTenente Portela, do universo de10.673 eleitores, 7.083 já passarampela coleta de dados, o que repre-senta 66,36% do total.

Para fazer o recadastramento bi-

Recadastramento biometria alcança66,36% do eleitorado de Tenente Portela

ométrico, é necessário que a pessoaleve um documento de identificaçãocom foto, comprovante de endere-

ço, título eleitoral e CPF (se possuir)e comprovante de quitação com oserviço militar (para os eleitores dosexo masculino, maiores de 18 anos,que forem fazer o título pela primei-ra vez). Ao realizar o procedimento,

o eleitor atualiza seus dados cadas-trais e, em seguida, tem a assinatura,foto e impressões digitais coletadas

eletronicamente. No final, ele rece-be o título eleitoral atualizado.

A previsão do TRE-RS é de que orecadastramento biométrico sejaconcluído, em todos os municípiosdo estado, para as eleições de 2022.

Editoria Local

Cartório da 101ª Zona Eleitoral em Tenente PortelaFoto: Diones Roberto Becker

ASCOM/Redentora

Nilson Paulo Costa aproveitou a visi-ta do major e do tenente e encami-nhou a documentação para o decre-

to de Situação de Emergência de Re-dentora, com inserção no sistemaS2ID da Defesa Civil Nacional.

Entrega dos jalecos para integrantes da Defesa Civil do município

Foto: Divulgação

Assine você também o jornal que chega primeirotrazendo as últimas notícias a nível local e regional

ASSINATURAS:(55) 3551 1877

E-MAIL:[email protected]

Page 8: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

8 ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

DADOS DA REGIÃO CELEIRO

Municípios

Barra do GuaritaBom ProgressoBragaCampo NovoChiapettaCoronel BicacoCrissiumalDerrubadasEsperança do SulHumaitáInhacoráMiraguaíRedentoraSanto AugustoSão MartinhoSão Valério do SulSede NovaTenente PortelaTiradentes do SulTrês PassosVista Gaúcha

EstadoCorede Celeiro

EDUCAÇÃOÍndice0,7390,7490,7210,7070,7850,6640,7630,7260,5860,7670,6090,7540,5700,7190,7720,5130,6660,6970,7300,8020,762

0,6970,726

Posição196166252291673901172364701084551514822579649333931522027124

-10

RENDAÍndice0,5010,6340,5100,6580,7170,6380,6250,5840,5510,7150,5200,7330,4610,7290,7260,5590,7350,6500,6000,6980,743

0,7630,658

Posição483345479301187340363416449198477164494171176444161320401227145

-22

SAÚDEÍndice0,8130,7990,8420,8240,8620,8020,8350,8030,8400,8230,8860,8270,8070,8420,8230,8490,8320,8460,8030,8110,863

0,8130,827

Posição36340123631914839027238524432448303377238322204285216387368143

-13

IDESEÍndice0,6840,7270,6910,7290,7880,7010,7410,7040,6590,7680,6710,7710,6130,7630,7740,6400,7510,7310,7110,7700,789

0,7570,737

Posição421313404304123384272378462176443169493194166480232302363172121

-17

A Fundação de Economia e Es-tatística (FEE), na quarta-feira des-ta semana, divulgou os resultadosdo Índice de Desenvolvimento So-cioeconômico (IDESE) dos muni-cípios, das microrregiões, dos Co-redes e do estado, referentes ao anode 2014. A publicação da FEE ain-da traz a revisão dos dados da sériehistórica entre 2007 e 2013.

O IDESE avalia a situação socio-econômica dos municípios do RioGrande do Sul quanto à educação,à renda e à saúde, considerandoaspectos quantitativos e qualitativosdo processo de desenvolvimento.É importante destacar as mudan-ças no Bloco Renda, uma vez que oInstituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) e instituições par-ceiras mudaram a metodologia decálculo das contas regionais.

REGIÃO CELEIRO:Nenhum município da Região

Celeiro está entre os 100 melhorescolocados no ranking estadual doIDESE 2014. Vista Gaúcha (índice0,789), na posição 121 do RioGrande do Sul, é o primeiro a apa-recer na relação. Tenente Portela(índice 0,731) ocupa o lugar denúmero 302. O pior colocado naRegião Celeiro é Redentora (índi-ce 0,613) e está na posição 493 noresultado divulgado pela FEE.

Bloco Educação:Três Passos com índice 0,802 é

o líder do ranking regional no Blo-co Educação e situa-se no 27º lu-gar no Rio Grande do Sul. Por ou-tro lado, São Valério do Sul comíndice 0,513 é o lanterna entre os21 entes da Região Celeiro e amar-ga a posição de número 493 noestado.

Bloco Renda:O pequeno município de Vista

Gaúcha, com índice 0,743, é o prin-cipal destaque do Bloco Renda noranking regional e encontra-se naposição 145 no Rio Grande do Sul.Redentora com índice 0,461 é oúltimo colocado na Região Celeiro.No levantamento estadual, está no494º lugar.

Bloco Saúde:A liderança do ranking regio-

nal do Bloco Saúde ficou com Inha-corá, que obteve 0,886 de índiceno resultado do IDESE 2014. Noestado, o município ocupa a 48ªposição. O pior colocado na RegiãoCeleiro é Bom Progresso, com ín-dice 0,799 e no lugar de número401 no estudo da FEE.

ESTADO:O Rio Grande do Sul registrou

IDESE de 0,747 em 2013 e 0,757

em 2014, tendo crescido, cerca de1,4% entre 2013 e 2014. Confor-me a classificação vigente, o estadoapresenta nível médio de desenvol-vimento, considerando a demarca-

ção dos níveis em alto (maior ouigual a 0,800), médio (entre 0,500e 0,799) e baixo (abaixo de 0,499).O índice do Bloco Educação foi oque obteve maior aumento (2,6%).O Bloco Renda também apresen-tou elevação (1,3%), bem como oBloco Saúde, apesar de o aumentodeste último bloco ter sido menor(0,5%).

Educação:O Bloco Educação registrou ín-

dice de 0,697 em 2014, o que re-presentou um aumento de 2,6% emrelação a 2013, quando o índiceregistrado foi de 0,679. Assim comono ano anterior, destacou-se o au-mento no indicador da pré-escola(faixa etária de quatro a cinco anosde idade), constituído a partir dataxa de matrícula bruta nesse nívelde ensino. O avanço das matrículas

nesse nível de ensino é notável, umavez que partiu de 0,527 em 2007 eatingiu índice de 0,741 em 2014.Como indicado em edições anteri-ores, a provável explicação para

esse crescimento é o recente focodas políticas na área da educaçãoinfantil.

No sub-bloco ensino funda-mental (faixa etária de seis a 14anos), atingiu-se o índice de 0,694em 2014. O resultado é igual ao doano anterior, uma vez que o ensinofundamental é avaliado a partir deum exame de proficiência bienal, aProva Brasil. Esse exame é realiza-do por estudantes da rede públicano 5º e no 9º ano. Os resultadosapresentados referem-se ao ano de2013. Houve melhoria no desem-penho dos estudantes gaúchos naProva Brasil em 2013 quando com-parados com 2011. Destaca-se aelevação da nota da Prova Brasil do5º ano, ainda que o Rio Grande doSul continue com o pior desempe-nho na Prova Brasil dos anos inici-

ais do ensino fundamental entre osestados da Região Sul. Já para osanos finais do ensino fundamental,embora os resultados do Rio Gran-de do Sul estejam relativamente es-

tagnados, o estado continua na se-gunda posição entre as unidadesfederativas do Brasil.

O sub-bloco ensino médio (fai-xa etária de 15 a 17 anos) obteveelevação, passando de 0,752 em2013 para 0,765 em 2014. Isso sig-nifica a continuação do aumentodas taxas de matrícula bruta no en-sino médio, que vinham em quedaaté 2011. Vale notar que, como sãocomputadas as taxas brutas de ma-trícula, as repetências podem es-conder o que acontece com asmatrículas em termos líquidos. Mes-mo assim, o resultado é importan-te, ainda que o índice em 2007 fos-se bem maior (0,826).

Por fim, houve ligeira elevaçãono sub-bloco escolaridade adulta,obtido através da proporção depessoas com 18 anos ou mais com

ensino fundamental completo. Em2013, esse índice era de 0,583, ten-do passado para 0,588 em 2014.Isso indica que, de acordo com es-timativas da FEE, 58,8% das pesso-as adultas no Rio Grande do Sul têmdiploma de ensino fundamental.

Renda:O índice do Bloco Renda foi de

0,763 em 2014, com aumento de1,3% em relação ao ano anterior(0,753). O aumento deve-se à ele-vação do índice do sub-bloco deapropriação de renda, que passoude 0,779 em 2013 para 0,801 em2014. O sub-bloco geração de ren-da, por sua vez, apresentou ligeiraqueda, resultado das condições daseconomias gaúcha e brasileira. Em2013, o índice de renda gerada re-gistrado foi de 0,726, mas caiu para0,724 em 2014.

Saúde:O Bloco Saúde tem apresenta-

do comportamento relativamenteestável no tempo. Em 2013, o blo-co já tinha registrado índice de0,809, passando para 0,813 em2014. O índice do bloco mostra ten-

Nenhum município da Região Celeiro aparece entre os 100 melhoreEditoria Local

Foto: Jalmo Fornari

Tenente Portela ficou na posição de número 302 no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) do ano de 2014

Page 9: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

9ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Importância do exercício físico na melhor idadeO envelhecimento vem acompanhado de uma série de efeitos

diferentes no nosso organismo, doenças degenerativas como éocaso da osteoporose, artrite, artereosclerose e outras, que po-dem ser amenizadas com a prática regular de exercícios e umcuidado especial com a nutrição.

A prescrição de exercícios deve ser individualizada, já que asalterações morfológicas e funcionais que ocorrem nessa épocarequerem atenção especial. As atividades físicas mais recomen-dadas são as atividades musculares e aeróbias de baixo impacto(exercícios com pesos, exercícios musculares com resistência,caminhar, natação, ciclismo, hidroginástica), que estão associa-das com um menor risco de lesões musculoesqueléticas. É ex-tremamente importante acrescentar o trabalho muscular que, alémde preparar a musculatura para a atividade física, irá prevenir eamenizar a sarcopenia (perda de massa e força na musculaturaesquelética). Irá melhorar a diminuição da massa óssea, contor-nando muitas patologias que surgem com o avanço da idade.

A perda da força muscular está associada com instabilidade,quedas, incapacidade funcional e perda da massa óssea. Estetrabalho deve ser orientado para que não traga malefícios às arti-culações e a própria musculatura do idoso. A atividade física re-gular na terceira idade proporciona muitos benefícios na compo-sição corporal, neuromuscular, metabólica, postural, articular epsicológica, o que além de servir na prevenção e tratamento dasdoenças próprias desta idade (hipertensão arterial, patologias co-ronárias, osteoporose), melhora significativamente a qualidade devida do idoso, sua independência e integração social. Em médiaas mulheres perdem massa óssea na proporção de 1% ao anoapós os 35 anos, o que aumenta o risco de osteoporose. Noshomens o tamanho ósseo também se reduz, mas em menor es-cala. Há também a diminuição do metabolismo basal em 10%entre 30 e os 70 anos. A massa muscular 25% entre 50 e os 70anos, sendo mais acentuada com a condição sedentária que amaioria da população leva.

Muitos estudos mostram os efeitos benéficos da atividade fí-sica sobre a incidência de câncer e na longevidade das pessoas.Outro fator importante é saber trabalhar com a idade cronológicae biológica dos indivíduos, para prescrever de modo coerente aatividade física. O importante, em qualquer caso, é buscar a me-lhora das capacidades funcionais desses indivíduos e facilitar suastarefas cotidianas. O respeito a essas pessoas e o amor à profis-são são instrumentos primordiais para desenvolvermos um traba-lho recompensador.

res do IDESEdência constante de elevação aolongo do tempo, ainda que lenta:desde 2007, o crescimento acumu-lado foi de 2,7%. A maioria dos in-dicadores do Bloco Saúde refere-se à mortalidade. Essas estatísticas,geralmente favoráveis para o esta-do, explicam o seu bom desempe-nho. De um ano para o outro, nãose espera que haja grandes varia-ções, dado que isso é impedido pelaprópria construção de muitos dosindicadores que compõem o blo-co, baseados em médias trienais, afim de suavizar o comportamentodos indicadores, principalmenteem municípios pequenos.

Ao se analisarem os três sub-blocos em 2014, destacam-se lon-gevidade (0,858 em 2013 para0,863 em 2014) e saúde materno-infantil (0,821 em 2013 para 0,826em 2014).

Maior Volatilidade:O Bloco Saúde é o que apre-

senta maior volatilidade na classifi-cação quando se observa a sériehistórica, uma vez que há muitosmunicípios com índices muito pró-ximos entre si. Quase 400 municí-pios gaúchos apresentam índicemaior do que 0,800, sendo que oestado como um todo destaca-sepor apresentar bons indicadoresnesse quesito. Isso se explica pelofato de que o Bloco Saúde é com-posto, principalmente, por indica-dores de mortalidade. Embora todaclassificação nesse tipo de índicedeva ser analisada com cautela, aquio cuidado deve ser ainda maior porconta da sensibilidade do ranking.

Em 2014, a primeira colocaçãono Bloco Saúde coube ao municí-pio de Nova Roma do Sul (0,929).Em seguida, apareceram São Jorge(0,921) e Nova Araçá (0,917).

Municípios por faixa de po-pulação:

Segundo as estimativas popula-cionais da FEE, 20 municípios gaú-chos têm mais do que 100 mil ha-bitantes. Assim como em 2013,apenas cinco municípios dessegrupo apresentaram índices de altodesenvolvimento (acima de 0,800)em 2014. O primeiro colocado foiBento Gonçalves, com índice0,846. Erechim, por sua vez, regis-trou índice de 0,825, chegando àsegunda posição. Em terceiro, des-taca-se o município de Santa Cruzdo Sul (0,821). A quarta e a quintacolocações ficaram, respectivamen-te, com Porto Alegre (0,819) e Ca-xias do Sul (0,817).

Como tem acontecido nos últi-mos anos, a colocação derradeirano ranking dos municípios commais de 100 mil habitantes ficoucom Alvorada (0,576). O municí-pio obteve também penúltimo lu-gar entre todos os municípios gaú-chos.

O SESC divulgou nesta semana,os resultados do 23º Dia do Desa-fio, que neste ano foi realizado em31 de maio. Essa edição teve comotema: ‘Cidades ativas e criativas’. Oevento consiste em incentivar queas pessoas façam qualquer ativida-de física por um período de 15 mi-nutos, no mínimo.

Em 2017, Tenente Portela tevecomo adversário a cidade de Cho-achí, no estado de Cundinamarca,na Colômbia, com cerca de 11 milhabitantes. Conforme o departa-mento municipal de Cultura,

Tenente Portela vence noDia do Desafio 2017

Conforme as informações divul-gadas, o adolescente de 13 anos,com as iniciais F.F., retornava de um

casamento no setor de Vila SãoJoão, interior de município, quan-do foi atacado por outro indígena.A vítima levou vários golpes de faca.O crime teria ocorrido por volta das

Segundo a Polícia Civil, a escolamunicipal Lenira de Moura Lutz, si-tuada no perímetro urbano, foi ar-rombada durante o último fim desemana. Na manhã da segunda-fei-ra, um profissional do Instituto Ge-ral de Perícias (IGP) coletou mate-riais que auxiliarão na investigação.

A direção do educandário não di-vulgou o que foi subtraído do local.

Esse foi o segundo caso de ar-rombamento em prédio públicoocorrido em menos de dez dias. Namadrugada de 30 de maio, a pre-feitura municipal, situada na Aveni-da Ijuí, foi alvo de criminosos. Todaa ação foi gravada pelo sistema devídeo monitoramento.

Editoria Local

15 horas do sábado passado.Uma jovem indígena que acom-

panhava o adolescente de 13 anosbuscou socorro, no entanto, elemorreu no caminho até a Unidade

Básica de Saúde (UBS) de Reden-tora. O suposto autor do crime foiencontrado e detido por lideran-ças da Terra do Guarita até a che-gada da equipe da Policia Civil.

Ataque com faca provoca mortede indígena em Redentora

Editoria Local

Jovem de 13 anos chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Foto: Reprodução/RD Foco

Segundo a Polícia Civil, arrombamento ocorreu durante o fim de semana

Educandário na cidade deMiraguaí é arrombado

Foto: Reprodução/Planeta FM

- Bom Progresso 52,02 % x 7,69% Gachalá (Colômbia);- Braga 17,91% x 14,46% Braço do Trombudo (Santa Catarina);- Campo Novo 57,70% x 11,28% San Juan de Manapiare (Venezuela);- Crissiumal 26,09% x 41,65% Turvo (Paraná);- Derrubadas 25,45% x 22,36% Guaimbê (São Paulo);- Esperança do Sul 28,48% x 0,0% Catanduvas (Santa Catarina);- Humaitá x Guaraci (São Paulo);- Redentora 29,08% x 0,0% San Lorenzo Suchitepequez (Guatemala);- São Martinho 0,0 x 41,48% Pereiras (São Paulo);- São Valério do Sul 0,0 x 24,43% Rodeio Bonito (Rio Grande do Sul);- Tiradentes do Sul 17,94% x 71,58% Santa Cruz da Esperança (São Paulo);- Três Passos 33,99% x 2,99% Santa Rosa de Lima (Guatemala);- Vista Gaúcha 19,93% x 0,0% La Pita de Turrubares (Costa Rica);

OUTROS RESULTADOS

33,24% da população local se mo-bilizou no Dia do Desafio 2017,contra 0,64% do município colom-biano.

– Em relação ao ano passado,registramos queda na participação.Em 2016, mobilizamos 40% dapopulação portelense. O que tínha-mos planejado para essa ediçãonão conseguimos fazer em virtudeda instabilidade climática. A con-centração de alunos que acontece-ria na Praça do Índio foi cancela-da, então as atividades ocorreramnas próprias escolas – ponderouRégis Carniel, diretor do departa-mento municipal de Cultura.

Editoria Local

Tenente Portela enfrentou cidade colombiana nesta ediçãoFoto: ASCOM/Tenente Portela

Page 10: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

POLICIAL10 ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Processo 042/2017.Pregão Presencial nº 014/2017.Objeto: Aquisição de equipamentos e material permanente para a secretaria

municipal de Saúde, conforme proposta cadastrada no Fundo Nacional de Saúdenº 97531.256000/1160-01.

Recebimento das propostas: 09h00min do dia 04/07/2017.Processo 043/2017.Pregão Presencial nº 015/2017.Objeto: Aquisição de 350 sacas de 50 kg de adubos granulado 05-20-20,

conforme convênio nº 039/2016 – FPE 504/2016.Recebimento das propostas: 09h00min do dia 23/06/2017.Processo 044/2017.Pregão Presencial nº 016/2017.Objeto: Aquisição de gêneros para manutenção dos projetos da assistência

social.Recebimento das propostas: 14h00min do dia 26/06/2017.Processo 045/2017.Pregão Presencial nº 017/2017.Objeto: Aquisição de materiais de expediente e didático para as escolas e

secretaria municipal de Educação.Recebimento das propostas: 14h00min do dia 27/06/2017.Processo 046/2017.Pregão Presencial nº 018/2017.Objeto: Aquisição de materiais esportivos e material pedagógico para implan-

tação do projeto Brincando com Esporte conforme convênio nº 838469/2016.Recebimento das propostas: 09h00min do dia 29/06/2017.Processo 047/2017.Pregão Presencial nº 019/2017.Objeto: Contratação de empresa para locação de brinquedos infláveis para

implantação do projeto Brincando com Esporte conforme convênio nº 838469/2016.

Recebimento das propostas: 09h00min do dia 30/06/2017.Processo 048/2017.Pregão Presencial nº 020/2017.Objeto: Contratação de empresa para prestar serviço de transporte das crian-

ças para implantação do projeto Brincando com Esporte conforme convênio nº838469/2016.

Recebimento das propostas: 09h00min do dia 03/07/2017.Processo 049/2017.Pregão Presencial nº 021/2017.Objeto: Aquisição de uniformes e materiais (camisetas, calças, bonés, mochi-

las e squeeze) para as crianças para a implantação do projeto Brincando comEsporte conforme convênio nº 838469/2016.

Recebimento das propostas: 09h00min do dia 22/06/2017.Informações sobre o edital está disponível na prefeitura e no site

www.redentora.rs.gov.br.Redentora/RS, 07 de junho de 2017.

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Redentora – RS

A operação denominada ‘Entrega Simulada’ reuniucerca de 80 agentes da Polícia Federal, que cumpriramnove mandados de prisão, 16 mandados de busca eapreensão e duas conduções coercitivas nas cidades deFrederico Westphalen, Seberi, Vicente Dutra, Porto Ale-gre, Derrubadas e Barra do Guarita. As duas últimas cita-das pertencem a microrregião.

A ação desencadeada na manhã da quarta-feira re-

sultou na prisão de empresários e funcionários de fir-mas, além de duas armas de fogo, munições, R$ 25 milem dinheiro e enorme quantidade de material de mídiae documentos. Três prefeituras, entre elas, de Barra doGuarita e Derrubadas, foram alvo de mandados judici-ais. De acordo com a Polícia Federal, a operação visoudesarticular uma organização criminosa especializadaem fraudes nas licitações e na execução de obras públi-cas, especialmente em relação ao asfaltamento de ruas

Polícia Federal cumpre mandadosem duas prefeituras da microrregião

em cidades da Região Noroeste do Rio Grande do Sul.A Polícia Federal revelou que as investigações come-

çaram há um ano e apuram vários delitos, como fraudeprocessual em licitações e na execução de obras públi-cas, sonegação de contribuição previdenciária, estelio-nato, crimes contra a ordem tributária, tráfico de influ-ência e corrupção ativa e passiva, entre outros. Somente20 contratos suspeitos totalizam mais de R$ 30 milhõese o prejuízo estimado para os cofres públicos pode ul-trapassar os R$ 10 milhões.

A operação levou o nome de ‘En-trega Simulada’ por que, por exemplo,os investigados pesavam caminhõescarregados com materiais que não cons-tavam no contrato (pedras e brita) edepois emitiam comprovantes da pesa-gem simulando a entrega de asfalto nasobras públicas licitadas. Os fraudado-res descarregavam depois as pedras oubrita e não entregavam o asfalto nasobras. No entanto, o valor do serviçonão realizado era cobrado posterior-mente pelas empresas. Somente emuma destas obras investigadas, estima-

se que foram desviadas aproximadamente 400 tonela-das de asfalto. – Uma prefeitura teve 50% do materialnão entregue e que foi cobrado. Impossível que nãotenha um mecanismo de controle e, por isso, vamos apu-rar se há envolvimento de servidores públicos – revela odelegado José Dinarte, responsável pela investigação.

A Polícia Federal ainda lembra que a questão do as-faltamento é a principal fraude e que outras estão sendoapuradas.

Editoria Local

Foto: Gustavo Dutra/Rádio Liberdade FM

Operação foi desencadeada na manhã da última quarta-feira

Page 11: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

VARIEDADES 11ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Na medição pluviométrica feita entre 1º demaio e as oito horas da manhã de ontem, omunicípio contabilizava quase 900 milímetrosde chuva. Nesta quarta e quinta-feira, as preci-pitações ultrapassaram os 180 milímetros. Osdados foram fornecidos pelo escritório daempresa Braucks de Tenente Portela.

No mês passado, choveu 622 milímetros.O excesso de água afetou a infraestrutura viá-ria, principalmente na área rural. Bueiros,pontes e pontilhões, foram danificados e pre-

judicam o escoamento das produções, o trans-porte escolar e os deslocamentos de pessoasque necessitam de assistência médica. Para osreparos nas estradas vicinais, estima-se que se-jam necessários cerca de R$ 700 mil. Como namaioria dos últimos dias predomina a instabili-dade climática, o serviço de recuperação da in-fraestrutura afetada ocorre de forma lenta.

Conforme a secretária municipal de Assis-tência Social e coordenadora da Defesa Civil

Tenente Portela registra 884 milímetrosde chuva em menos de 40 dias

de Tenente Portela, Luísa Barth, os laudos ela-borados pela Emater-Ascar e engenheiros daprefeitura, em meados de maio, já apontavamprejuízos na ordem de R$ 2,5 milhões. Tam-bém no mês passado, o prefeito Clairton Car-boni assinou o decreto de Situação de Emer-gência em virtude dos danos na área rural. Omunicípio já foi vistoriado pela chefia da coor-denadoria regional da Defesa Civil, com sedeem Frederico Westphalen.

Segundo Luísa Barth, as chuvas que caí-ram nesta quarta-feira ocasionaram os primei-ros problemas no perímetro urbano. Ela reve-

lou que foram verificados casos de alagamen-tos em moradias e numa empresa situada noParque Industrial Osvaldo Trentin. Em contatocom a reportagem do Sistema Província de Co-municação, no fim da tarde da quarta-feira, asecretária afirmou que até aquele momentonão havia ocorrência de famílias desalojadasou desabrigadas no município.

O setor agrícola também sofre as consequ-ências das chuvas intensas. De acordo com o

escritório municipal da Emater-Ascar, dos setemil hectares destinados ao trigo em TenentePortela, menos de 5% já foi plantado. O perío-do ideal para a implantação da principal cul-tura de inverno termina em 30 de junho. Parao engenheiro agrônomo Osmar Cochinski, daempresa Braucks, as lavouras já semeadas di-ficilmente serão recuperadas, pois as enxur-radas impediram fases importantes de desen-volvimento do trigo. Já os produtores de leiteenfrentam problemas como o barro formadonas propriedades e a baixa luminosidade, quetem reduzido a oferta de pastos aos animais.

Conforme o técnico agrícola da Emater-Ascar,Edevin Bernich, é recomendado que o reba-nho leiteiro seja colocado em lugares mais se-cos para preservar a sanidade do casco e tam-bém a glândula mamária.

As precipitações ainda danificaram a ma-lha rodoviária. Na RS 330, entre Tenente Por-tela e Derrubadas, as enxurradas trouxerammuita terra para cima da pista. Já na RST 472,a umidade no asfalto tem facilitado o surgi-

mento de inúmeros buracos. No trecho darodovia entre Tenente Portela e Palmitinho, aschuvas provocaram o deslizamento de umaencosta, o que deixou o trânsito de veículosem meia pista no fim da tarde da quarta-feira.A estrada também registrou vários pontos dealagamentos. Em virtude do asfalto encobertopela água, muitos condutores acabaram cain-do em buracos e sofreram avarias em seus ve-ículos, especialmente, pneus furados.

Devido à falta de condições de trafegabili-dade nas estradas do interior, a secretariamunicipal de Educação, Cultura e Desporto

suspendeu o transporte escolar e as aulas dasturmas de ensino fundamental nas escolas mu-nicipais até essa sexta-feira. O serviço é ofertadoapenas para os colegiais residentes na cidade.Dois estabelecimentos de educação infantil pros-seguem normalmente com as atividades. Emrelação a rede estadual de ensino, dos três edu-candários que funcionam no perímetro urba-no, apenas a Sepé Tiaraju confirmou que nãohaveria aula durante o dia de hoje.

Editoria Local

Foto: Jalmo FornariFoto: ASCOM/Tenente Portela

Deslizamento de encosta interrompeu parcialmente o trânsito na RST 472, na quarta-feiraPrefeitura estima que gastará mais de R$ 700 mil para recuperar infraestrutura no interior

Limpeza de empresa invadida pela água no Parque Industrial Situação da rua nas imediações do Estádio da Baixada Rodovia que liga Tenente Portela e Derrubadas

Lajeado Filisbino encobrindo estrada vicinalEnxurradas provocaram muitos estragos na área ruralMoradores encontraram dificuldades para se locomover a pé

Foto: Jonas MartinsFoto: ASCOM/Tenente PortelaFoto: Diones Roberto Becker

Foto: Diones Roberto Becker Foto: Diones Roberto Becker Foto: Diones Roberto Becker

Page 12: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

LOCAL/REGIONAL12 ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

O lançamento da Campanha do Agasalho 2017 acon-teceu na segunda-feira. Nas manifestações dos organiza-dores, foi ressaltada a importância do trabalho conjuntoe cooperativo com o objetivo de auxiliar as pessoas quenecessitam de ações solidárias para minimizar os efeitosdo frio. O slogan desta edição é: “Seja solidário, doe”.

Conforme a primeira dama Eliane Costa e a secretá-ria municipal de Assistência Social, Lecir Giacomini, oengajamento dos apoiadores da Campanha do Agasalhodeste ano será fundamental para conseguir o maior nú-mero de roupas, colchões, cobertores e calçados. As

Extravio de BlocoJandir Laércio Ferreira, residente na localidade de Barra Grande, muni-

cípio de Derrubadas/RS, comunica que perdeu, extraviou ou foi furtadoum Talão de Notas Fiscais de Produtor Rural com inscrição estadual sobo nº 353.101.8657, série P132 835111 a 835120.

Quem ainda não se vacinou con-tra a gripe tem até hoje para procu-rar os postos de saúde e garantir aimunização. Nesta última semana, oministério da Saúde estendeu a vaci-nação a toda população, pois aindahavia um estoque de dez milhões dedoses disponíveis.

Prevista inicialmente para termi-nar em 26 de maio, a campanha játinha sido prorrogada com o intuitode alcançar a meta de vacinação parao grupo de risco que, neste ano, éde 90%. Segundo o último balanço,divulgado na sexta-feira passada,76,7% do público-alvo havia sidovacinado, de um total de 54,2 mi-lhões de pessoas.

Fazem parte do grupo de risco,crianças de seis meses a menores decinco anos; pessoas com 60 anos oumais; trabalhadores da área de saú-de; indígenas; gestantes, puérperas(mulheres até 45 dias após o par-

Campanha de vacinaçãocontra gripe termina hoje

Agência Brasil to); população privada de liberda-de; funcionários do sistema prisio-nal; e pessoas com doenças crôni-cas não transmissíveis ou com ou-tras condições clínicas especiais,além de professores.

O ministério alerta sobre a im-portância do público-alvo se imuni-zar para evitar a gripe e seus possí-veis agravamentos. A vacina disponi-bilizada nos postos de saúde prote-ge contra os três subtipos do vírusda gripe determinados pela Organi-zação Mundial da Saúde (OMS) paraeste ano. Segundo a pasta, estudosdemonstram que a vacinação podereduzir entre 32% e 45% o númerode hospitalizações por pneumoniase de 39% a 75% a mortalidade porcomplicações da influenza.

Em Tenente Portela, conformedados divulgados pela secretariamunicipal de Saúde e Saneamento(SMSS), no dia 24 de maio, do uni-verso de 5.701 pessoas, 5.125(89,9%) já tinham sido imunizados.

Redentora promove campanha do agasalho

arrecadações serão posteriormente repassadas as famí-lias carentes.

A Campanha do Agasalho 2017 é promovida pelogabinete da Primeira Dama juntamente com a secretariamunicipal de Assistência Social e Centro de Referênciaem Assistência Social (CRAS Sagrada Família), e contacom o apoio de outras repartições do poder público,escolas, entidades e Câmara de Vereadores.

Os pontos de arrecadação são: Gabinete da PrimeiraDama; secretaria municipal de Assistência Social; secre-taria municipal de Educação e Cultura; secretaria muni-cipal de Saúde; CRAS Sagrada família e escolas estaduaise municipais.

ASCOM/Redentora

Lançamento da edição deste ano foi realizado na segunda-feira desta semana, no Centro AdministrativoFoto: Divulgação

Page 13: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

VARIEDADES 13ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Durante o mês de maio, foi co-memorado o quinto ano da Lei deAcesso a Informação (LAI). A regraque foi criada com dois objetivosprincipais, garantir a transparênciana gestão pública e melhorar a rela-ção entre administração e popula-ção, colheu bons resultados nos cin-co anos de funcionamento, confor-me levantamentos realizados porórgãos de controle no estado.

A partir da avaliação positiva daLAI, o departamento de jornalismodo Sistema Província de Comunica-ção decidiu conferir na práticacomo alguns municípios da RegiãoCeleiro se comportam quando rece-bem questionamentos. Escolhemosas prefeituras de Tenente Portela,Três Passos, Derrubadas, Barra doGuarita e Redentora, para testarmosa disponibilidade das informaçõesatravés das ferramentas contidas nosportais na internet dos respectivosmunicípios.

Utilizamos o Sistema de Informa-ção ao Cidadão dos sites das prefei-turas escolhidas para enviar umasérie de perguntas, que julgamosserem de fácil apuração. O intuito eramedir a eficácia das informaçõesprestadas por estes mecanismos,bem como, o tempo que cada muni-cípio levaria para responder a nossasolicitação.

A prefeitura de Três Passos foi aque mostrou maior eficiência, tantona questão de tempo quanto a quali-dade das informações repassadas. Oquestionamento foi encaminhado nodia 10 de maio. Cinco dias depois,vieram as respostas, incluindo inú-meros detalhes que certamente au-xiliam no entendimento do cidadão.O link para a Lei de Acesso a Infor-mação está dentro do Portal da Trans-parência. Não há um atalho diretono site da prefeitura de Três Passospara a LAI, no entanto, é mantido umcanal de ouvidoria com cadastrosimples e acesso rápido, onde tam-

Jornal Província testa eficácia de prefeiturasna disponibilidade de informações

bém é possível buscar dados refe-rentes aos atos da administração pú-blica.

Para a prefeitura de Tenente Por-tela, remetemos o protocolo de pe-dido de informações em duas opor-

tunidades: dias 03 e 10 de maio. Asrespostas chegaram no dia 15, po-rém, condizentes apenas a primeirasolicitação. Com exceção de uma,todas as demais perguntas tiveramretorno. Para chegar a informaçãorequerida no questionamento queficou em branco, a prefeitura indi-cou um endereço eletrônico que di-recionava para o Portal da Transpa-rência. Consideramos suficiente-mente qualificadas as respostas den-tro daquilo que havíamos solicitado.No site oficial de Tenente Portela, oprimeiro link do menu principal per-mite o acesso a informação. Na pági-na, ainda está disponível a Lei Muni-cipal que regulamenta o acesso ainformação no município. O cadas-

Editoria Local tro é um pouco mais longo, mas tam-bém de fácil preenchimento, dandopossibilidade, inclusive, para que ointernauta envie materiais para osdepartamentos ou secretarias quequeira questionar.

Derrubadas foi o único municí-pio que não nos retornou via e-mail.No portal de acesso a informação,por meio do número de protocolo,apenas recebemos como respostaque os dados solicitados se encon-tram no Portal da Transparência.Nossa reportagem protocolou o pe-dido de informações no dia 10 demaio e a resposta foi cadastrada nosite no dia 23 do mesmo mês. A pá-gina oficial do município de Derru-badas na internet apresenta algumasdificuldades para ser acessada. Existeum link no menu principal que dire-ciona para o Portal da Transparên-cia. Já o atalho para o acesso a infor-mação fica no último espaço da pá-gina. Depois de encontrar o cami-

nho para o e-SIC, o cadastro é sim-ples e rápido.

O questionário para a prefeiturade Barra do Guarita foi enviado em10 de maio e a resposta chegou duassemanas depois. A municipalidade

não colocou os dados solicitadosatravés das perguntas, apenas indi-cou um link que direcionava para oPortal da Transparência. Anexado aoe-mail, estava a seguinte mensagem:“Nos colocamos a disposição paraprestar algum esclarecimento queporventura não for sanado”. O aces-

so e o cadastro na página oficial deBarra do Guarita são simples e fá-ceis. O link está destacado no espa-ço principal do portal e, tão logo, éclicado, leva para a aba de cadastro.Depois de preencher o formulárioexigido, o sistema gera um protoco-lo que permite ao cidadão acompa-nhar o andamento da solicitação.

A prefeitura de Redentora nosretornou via e-mail. Encaminhadoso pedido de informações em 10 demaio e recebemos de volta no dia26. O município mandou todas res-postas em um documento anexo nacorrespondência eletrônica. A qua-lidade dos dados fornecidos podeser classificada como satisfatória.

De modo geral, a aplicação daLei de Acesso a Informação pode serconsiderada satisfatória nos municí-pios pesquisados. As respostas vin-das de Barra do Guarita e Derruba-das, que enviaram apenas os linksdo Portal da Transparência, podemser aceitas, uma vez que de fato asinformações que solicitamos, comojá sabíamos anteriormente, estão dis-poníveis no Portal da Transparência.O ponto negativo fica por conta dapercepção que a consulta as infor-mações ainda é complicada em de-terminados portais, muitas vezes,devido à instabilidade e a disposiçãodo conteúdo na página, o que podeprejudicar o repasse de dados maisconcisos aos requerentes.

As informações prestadas pelosmunicípios poderão ser utilizadas emfuturas reportagens no jornal, site erádio do Sistema Província de Co-municação.

Fone: (55) 9673 3830

Três Passos foi o que mostrou maior eficiência, tanto na questão de tempo quanto ma qualidade das informações

Page 14: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

ESPECIAL 14ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567

Nutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeCOLUNA

Nutricionista Ariel Jéssica de PonceCRN2-8735P

SERVIÇOS NOTORIAIS E REGISTRAISTabelionato de Notas – Registro Civil das Pessoas NaturaisTenente Portela – RSEDITAL DE PROCLAMASFAZ SABER que pretendem se casar e requerem habilitação, apresentando os documentos exigidos pelo Código

Civil Brasileiro em seus números I, III e IV.O cidadão MELOUISEDEQUE DA SILVA, nascido em Tenente Portela-RS, aos 03 de setembro de 1970. Filho

de Dorival Amaral da Silva e de Erna Maria da Silva.E dona DERNIZ PADILHA, nascida em Tenente Portela-RS, aos 16 de julho de 1974. Filha de Alexandre

Padilha e de Germina Vargas de Lima.O casamento será no dia 12/07/2017.Se alguém de impedimento, oponha-se na forma da lei.Lavro o presente a ser fixado no local de costume, neste cartório e na imprensa local.Dado e passado nesta cidade de Tenente Portela – RS, aos 07 de junho de 2017.Sílvia Mariléia da MottaSubstituta da Registradora Designada

Durante os meses de fevereiro e março, o governofederal acompanhou a frequência escolar de aproxima-damente 13,7 milhões de estudantes beneficiários doprograma Bolsa Família em todo o país. De acordo como ministério do Desenvolvimento Social e Agrário(MDSA), este é o melhor resultado alcançado desde2013 e o segundo melhor para o período desde o inícioda série histórica.

Dos alunos acompanhados, 96,3% tiveram frequên-cia escolar acima do mínimo exigido pelo programaBolsa Família (de 85% para os alunos entre seis e 15anos e de 75% para os estudantes de 16 e 17 anos). Os13,7 milhões de beneficiários correspondem a 87,91%do total de crianças e jovens cadastrados no Bolsa Famí-lia.

Na microrregião, 3.946 do universo de 4.214 cole-giais tiveram a frequência escolar acompanhada entrefevereiro e março deste ano. O município com o maiornúmero de estudantes beneficiários do programa é Re-dentora com 1.580, seguido por Tenente Portela com1.092 e Coronel Bicaco com 715. Ainda no mesmo pe-ríodo, 3.834 alunos cumpriram as condicionalidadesprevistas pelo Bolsa Família. Nesta avaliação, Tenente Por-tela com 98,29% obteve o maior índice na microrregião.Depois aparece Vista Gaúcha com 97,84% e Redentoracom 97,54%.

Para o diretor de Condicionalidades do MDSA, Eduar-do Pereira, os resultados positivos obtidos no início de2017 mostram a efetividade do trabalho realizado pelarede de educação e pelo ministério do Desenvolvimento

Governo federal acompanhou frequênciaescolar de 3,9 mil alunos na microrregião

Cumpriram condicionalidades

DADOS DA MICRORREGIÃO

Municípios

Barra do GuaritaCoronel BicacoDerrubadasMiraguaíRedentoraTenente PortelaVista Gaúcha

Total de alunosbeneficiados

119715139415

1.5801.092154

Alunos acompanhados%

94,1295,9497,12100,0092,7291,0390,26

Quantidade112686135415

1.465994139

%97,3296,7995,5693,9897,5498,2997,84

Quantidade109664129390

1.429977136

Social e Agrário em parceria com as coordenações esta-duais e municipais do Bolsa Família. – O período geral-mente é marcado pela mudança de escola dos alunos, oque costuma dificultar a localização deles e o registro dafrequência escolar – acrescentou Eduardo Pereira.

Condicionalidades:Manter os filhos na escola faz parte das chamadas

condicionalidades do programa Bolsa Família, que sãocompromissos firmados pelos beneficiários e pelo po-der público nas áreas de educação e saúde para a supe-

ração da pobreza.Na área da saúde, as famílias precisam manter em

dia o calendário de vacinação das crianças menores desete anos, além de levá-las ao posto de saúde para quesejam pesadas, medidas e tenham o crescimento moni-torado. Para as gestantes, é necessário fazer o pré-natal.

Por meio das condicionalidades, o governo federalconsegue identificar as famílias que estão com dificulda-de de acessar os serviços de educação e saúde. Nessescasos, elas passam a receber atenção prioritária da as-sistência social para que os problemas sejam soluciona-dos.

Bolsa Família:O programa é voltado para famílias extremamente

pobres (renda per capita mensal de até R$ 85,00) epobres (renda per capita mensal entre R$ 85,01 e R$170,00). Criado em 2003, o programa tem hoje cercade 13,3 milhões de famílias beneficiadas, às quais sãodestinados quase R$ 2,4 bilhões por mês. O valor repas-sado a cada usuário varia de acordo com o número demembros da família, idade e renda declarada no Cadas-tro Único do governo federal.

Editoria Local

Municípios da microrregião contabilizam 4.214 beneficiários do programa Bolsa FamíliaFoto: Raiana Silva

Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RSAviso de Licitação

Pregão Presencial nº 15/2.017.Objeto: Locação mensal de softwares.Julgamento: 23/06/2.017, às 08h30min.Local: Centro Administrativo Municipal sito a Avenida Nove de Maio,

1.015.Informações: No Centro Administrativo Municipal, fone (55) 3552 1022,

site www.vistagaucha-rs.com.br e e-mail [email protected] Gaúcha, 09/06/2017

Celso José Dal CeroPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RSAviso de Licitação

Pregão Presencial nº 16/2.017.Objeto: Aquisição de Materiais de Construção para passeios e finan-

ciamento via FUNDERUR.Julgamento: 26/06/2.017, às 08h30min.Local: Centro Administrativo Municipal sito a Avenida Nove de Maio,

1.015.Informações: No Centro Administrativo Municipal, fone (55) 3552 1022,

site www.vistagaucha-rs.com.br e e-mail [email protected] Gaúcha, 09/06/2017

Celso José Dal CeroPrefeito Municipal

Ômega 3 - fontes e benefícios à saúdeOs ácidos graxos ômega 3 são assim denominados por

possuírem sua primeira dupla ligação no carbono 3 a partirdo radical metil do ácido graxo. São encontrados em grandequantidade nos óleos de peixes marinhos, como sardinha,salmão, atum, arenque, anchova, entre outros (peixes quevivem em águas profundas e frias), e também em algasmarinhas e nos óleos e sementes de alguns vegetais, comoa linhaça, por exemplo.

Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais para o funci-onamento de dois órgãos importantíssimos: o coração e océrebro. Dentre os benefícios do consumo de ômega 3 parao coração pode-se destacar a diminuição das taxas de tri-glicérides e colesterol total no sangue; a redução da pres-são arterial de indivíduos com hipertensão leve; e a altera-ção da estrutura da membrana das células sanguíneas, tor-nando o sangue mais fluido.

O cérebro é outro órgão beneficiado pelo ômega 3. Maisde 20% do cérebro é constituído de substâncias gorduro-sas que desempenham importantes funções. Por isso, asaúde do cérebro depende da quantidade de gordura ingeri-da e, principalmente, do tipo de gordura consumida, ou seja,o desempenho mental exige um tipo específico de gordura,e o ômega 3 é ideal. Sabe-se que o ômega 3 é um ácidograxo estrutural da matéria cinzenta do cérebro, promoven-do a comunicação entre as células nervosas, além de aju-dar na construção das bainhas de mielina ao redor das fi-bras nervosas, permitindo assim uma melhor neuro trans-missão química, o que, consequentemente, auxilia no mo-nitoramento do humor e da memória.

Os benefícios incluem redução do risco de depressão,esquizofrenia, hipertensão e doenças inflamatórias, comoartrite reumatoide, doença inflamatória do intestino e asma,ataque cardíaco, outras doenças cardiovasculares e redu-ção do risco de demência.

Page 15: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

ESPORTES 15ROTA DO YUCUMÃ, 09 de junho de 2017

Iniciado no mês de março, oCampeonato Municipal Varzeano2017 - Taça Flávio Cristiano Botton,reuniu cinco equipes. Na primeira

Semifinais do Amador de Miraguaíocorrem no próximo domingo

fase, os times se enfrentaram no sis-tema todos contra todos em turno ereturno. Os quatro melhores colo-cados avançaram para as semifinais.

A comissão organizadora mar-cou para o domingo, no distrito de

Tronqueiras, as partidas que irãodefinir os dois finalistas da competi-ção. Na preliminar, jogam Amigos doIrapuá e Dois Pinheiros. Na sequên-cia, entram em campo os seleciona-dos do Canarinho e do São Paulo.

Editoria Local

Na primeira partida, com início às 13h30min, se enfrentam os selecionados dos Amigos do Irapuá e Dois PinheirosFotos: Reprodução/Planeta FM

O Flamengo de São Pedro foi um dos mais tradicionais clubes de futebol de Tenente Portela e semprese destacava nos campeonatos municipais que reuniam dezenas de times, antes do desmembramento deVista Gaúcha, Barra do Guarita e Derrubadas. Naquela época, o futebol amador movimentava as comuni-dades do interior aos finais de semana e servia para momentos de lazer e descontração.

Na foto, em pé, da direita para esquerda: Nelson Eickoff, Rubem Bresolin, Valdemar Kirch, Pedro Breso-lin, Balduino de Ponte e Zito. Agachados, da esquerda para direita: Derli Bao, Marcelino Lorenzon, CelsoCésar, Amadeus Lorenzon e Edegar Hentz.

Túnel do tempo...

Copa Regional Super Colonode Futsal prossegue amanhã

Um confronto do sub 14, outrodo masculino livre e dois do naipefeminino, irão movimentar a décimarodada da fase de grupos da 1ª Copa

Regional Super Colono de Futsal deTenente Portela. As partidas aconte-cem no ginásio de esportes da esco-la estadual Cléia Salete Dalberto, cominício às 19 horas. O ingresso custaR$ 2,00.

Editoria Local

Nilson Paulo Costa, prefeito municipal de Redentora, estado do RioGrande do Sul, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela LeiOrgânica em vigor e,

Considerando o disposto no Edital n. 001/2016;Considerando as disposições das Leis Municipais n. 633/85, 812/90, e

suas alterações posteriores:CONVOCAArt. 1° - Fica convocado para tomar Posse e Exercício em cargo de

provimento efetivo, o candidato aprovado no Concurso Público estabe-lecido pelo Edital n° 001/2016, do cargo de Técnico em Enfermagem, queobteve a classificação abaixo relacionada.

Art. 2° - O convocado acima deverá comparecer até 23.06.2017, nostermos do art. 22 da Lei Municipal nº 633/85 e item 10.3 do Edital nº 001/2016, no Serviço de Pessoal da prefeitura municipal de Redentora, munidodos documentos necessários para o ato de Nomeação, Posse e Exercício,documentos estes relacionados nas alíneas “a” a “k” do item 10.3 doEdital nº 001/2016, em conformidade com a Legislação Vigente.

Gabinete do prefeito municipal de Redentora, RS, aos 08 dias do mêsde junho de 2017.

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Redentora – RSEdital de Convocação nº 12

Concurso Público nº 001/2016Procede a sexta convocação de classificados no Concurso Público

nº 01/2016, homologados pelo Edital nº 06/2016.

TABELA10ª rodada:1º Jogo: GBB Sub 13 x Escolinha de Derrubadas (Sub 14);2º Jogo: Tecno Agro x Moda Pé Calçados (Feminino);3º Jogo: Barca Aliança x Padaria Bom Gosto (Masculino Livre);4º Jogo: Polar x Restaurante do Mila (Feminino);11ª rodada:1º Jogo: Posto Shell HD x GBB Sub 13 (Sub 14);2º Jogo: Yucumã Derrubadas x Advocacia Topper (Veteranos);3º Jogo: AMF Miraguaí x Jaquetá (Masculino Livre);4º Jogo: Grêmio x G Agro (Veteranos);5º Jogo: Mirian Pharma x Vento Sul (Masculino Livre);

RESULTADOS7ª rodada:1º Jogo: Escolinha de Derrubadas 0 x 9 GBB Sub 14 (Sub 14);2º Jogo: Advocacia Topper 2 x 2 Mercado Redefort (Veteranos);3º Jogo: Arte Visual 5 x 2 G Agro (Veteranos);4º Jogo: Jaquetá 3 x 5 Moda Pé Esportes (Masculino Livre);5º Jogo: AMF Miraguaí 2 x 5 Fator 5 (Masculino Livre);8ª rodada:1º Jogo: Posto Shell HD 6 x 4 APF Júnior (Sub 14);2º Jogo: Tecno Agro 3 x 5 Industrial (Feminino);3º Jogo: Laticínios BRQ 2 x 0 Guto Instalações (Masculino Livre);4º Jogo: Moda Pé Calçados 1 x 2 APF (Feminino);5º Jogo: Padaria Bom Gosto 1 x 2 Sicredi (Masculino Livre);

Equipe feminina da Moda Pé Calçados de Três PassosFoto: Divulgação/Comissão Organizadora

Page 16: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017 … · Luiz Roberto Gravina Pladevall é presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento

ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2017ANO XXIII Nº 1097 R$ 2,00

SISTEMA PROVÍNCIA DE COMUNICAÇÃO

E-MAILS:[email protected]

[email protected]

LEIA MAISVista Gaúcha é destaque nacional

em levantamento do MPF04

04Tenente Portela vence cidadecolombiana no Dia do Desafio

08Ataque com arma branca resulta

em uma morte em Redentora08

Governo acompanha frequênciaescolar de alunos da microrregião

14Copa Super Colono de Futsal

prossegue amanhã à noite15

15

Executivo de Coronel Bicacocobra recursos atrasados na SES

Miraguaí: Semifinais do Amadoracontecem no próximo domingo

COLUNISTAS JPEDUCADOR FÍSICO EM SOCIEDADE

POLÍTICA TUDO DE TUDO

PorRobinsondos Santos

PorPercivalPuggina

PorMari Carla

Brunet

PorJonas

Martins

Dicas paramelhorar a

saúde atravésdas práticasesportivas

A coluna socialque mostra os

últimos eventosde Tenente

Portela

Falando tudosobre tudo

com um olhardiferenciado

Umaindispensávelleitura sobrepolítica do

Brasil

Um levantamento efetuado pela FAMURS revelou queos municípios do Rio Grande do Sul tiveram prejuízosmilionários em virtude dos estragos ocasionados pelas

chuvas das últimas semanas. As prefeituras calculam queserão necessários R$ 117 milhões para recuperar todaa infraestrutura danificada. A pesquisa ainda apontouque o número total de cidades que estão ou admitemdecretar Situação de Emergência nos próximos dias podechegar a 213 no estado. A pesquisa foi realizada entre osdias 1º e 02 de junho e contou com 459 respostas.

Numa reunião na segunda-feira desta semana, nasede da FAMURS em Porto Alegre, os gestores munici-pais relataram as dificuldades para homologar os decre-

Prefeituras gaúchas estimam prejuízode R$ 117 milhões devido as chuvas

O estado autorizou na tarde deontem, a restauração completa da RS155, que liga Santo Augusto a Ijuí. Aordem de serviço foi assinada pelogovernador em exercício, José Pau-lo Cairolli, e pelo secretário estadualdos Transportes, Pedro Westphalen.No mesmo ato, foram liberadas as

Governo autoriza recuperação da RS 155obras de recuperação da ERS 342,entre Ijuí e Catuípe.

– Agora estão resolvidos os pro-blemas contratuais que impediam oinício dos trabalhos, que começarãotão logo tenhamos condições climá-ticas favoráveis – afirmou o secretá-rio Pedro Westphalen. Presente noato, o deputado federal JerônimoGöergen ressaltou o caráter estraté-

gico da RS 155 para o escoamentoda produção e o transporte da po-pulação. – A cobrança da comuni-dade por uma solução é enorme, porconta das péssimas condições de tra-fegabilidade e da insegurança gera-da pela infraestrutura precária. Aci-dentes com vítimas, prejuízos mate-riais, são muitas as reclamações –disse o parlamentar.

Editoria Local

tos de Situação de Emergência e reclamaram da buro-cracia estadual e federal para liberação do auxílio ascidades afetadas. No início do mês, o presidente da FA-MURS, Luciano Pinto, manteve um encontro com o go-vernador José Ivo Sartori. Na ocasião, o dirigente apre-

sentou uma lista depleitos emergenci-ais, entre eles, ahomologação dodecreto estadual deemergência; o pa-gamento de recur-sos em atraso paraa área da saúde; arecuperação de es-tradas e a cedênciade maquinários.

Na próxima ter-ça-feira, a FAMURScoordenará umacaravana de prefei-tos que irá se reu-nir com o ministroda Integração Naci-

onal, Hélder Barbalho. Também estão agendadas audi-ências com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padi-lha, e com parlamentares da bancada gaúcha em Brasí-lia. Nos encontros, será apresentada a carta com os plei-tos dos municípios. Integram a lista de pedidos da enti-dade ao governo federal: prioridade no pagamento dasemendas parlamentares aos municípios em situação deemergência; a liberação de recursos do FGTS, do BolsaFamília e do cartão reforma; e a abertura de uma linhade crédito a juros de 4% ao ano.

Editoria Local

Foto: Divulgação/FAMURS

Prefeitos de municípios em situação de emergência na reunião da FAMURS