quirologia · o mapa que consultamos no nosso passeio pela vida. por Ângela de sousa professora...

3
78 | Astrologia & quirologia Quirologia a grande porta para o autoconhecimento QUIROLOGIA

Upload: ngodung

Post on 30-Nov-2018

240 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

78 | Astrologia & quirologia

Quirologia

a grande porta para o autoconhecimento

QUIR

OLOGIA

79 Astrologia & Quirologia |

A Quirologia, como é chamado o modo de abor-dar a ciência da leitura de mãos, é tão antiga que se perde no tempo…

Astrologia & Quirologia |

A palavra “Quirologia” é originária do grego, onde quiro signifi ca “mão” e logia signifi ca “estudo”. Ou seja, o estudo ou conhecimento adquirido através das mãos. O objetivo da Quirologia é colaborar para a evolução do indivíduo, estabelecendo um

equilíbrio em todas as áreas da vida mediante o aumento do autoconhecimento.O processo de esclarecimento no trabalho da leitura das mãos pode ser comparado a um passeio por uma fl oresta. Podemos seguir em frente sem um objetivo defi nido e ir percorrendo caminhos que nos parecem mais sedutores, ou então se tiver-mos um mapa, ele não nos impedirá de tomar os caminhos que nos parecerem mais interessantes, mas sempre saberemos onde estamos e para onde estamos a ir. Assim é a Quirologia: o mapa que consultamos no nosso passeio pela vida.

POR Ângela de SousaProfessora universitáriaLicenciada em DireitoPós-Graduada em Direito da MedicinaCurso Avançado de Gestão em SaúdeFormação e Certificação Internacional em Coaching, Life CoachPesquisadora apaixonada pelo estudo e interpretação de Quirologia e Astrologia Psicológica há mais de vinte anoswww.quirologiaporto.pt910 577 587

MENSAGENS TRANSMITIDAS PELAS MÃOS

As mãos, em particular os dedos, têm um elevado valor mítico em todos os ritos religiosos, represen-tando deuses e divindades, como se constata entre muçulmanos, hindus, egípcios e americanos nativos.Na religião católica, o dedo polegar representa Deus, o dedo indicador o Espírito Santo e o dedo médio, Jesus Cristo. É esse o motivo pelo qual os padres, ainda hoje, benzem os fiéis, levantando esses três dedos invocando o “Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”As mãos de Jesus e Maria são representadas com uma energia luminosa, no centro da palma. Em todas as danças, sagradas ou não, as mãos são usadas, em gestos simbólicos de grande transcendência, e o mesmo se observa em relação a bênçãos, invocações, batizados e purificações.Do ponto de vista curativo, desde a mais remota antiguidade, as mãos são a ponte entre a mente, a energia e o físico, para transmitir energia vital como por exemplo através do Reiki, para limpar, harmonizar e equilibrar os pontos de energia do corpo, os chakras e para curas físicas, energéticas e espirituais.A imposição das mãos é utilizada desde o tempo dos nossos ancestrais, em diferentes culturas, como na Índia, Japão, África, Polinésia, América, entre outras.A Quirologia permite desvendar o mapa do nosso percurso de vida impresso nas nossas mãos, que trazemos desde o momento em que nascemos, e que se modifica ao longo da vida, precisamente para nos informar de vários acontecimentos a diversos níveis, desaparecendo apenas quando partimos.Assim, através do estudo quirológico das nossas mãos, podemos conhecer e esclarecer vários aspetos importantes sobre a nossa vida física, psicológica, emocional, profissional, espiritual, karma e dharma, caminhos percorridos e a percorrer, permitindo dessa forma um maior autoconhecimento, cres-cimento pessoal e espiritual, para assim termos mais consciência do que queremos e o que já não queremos na nossa vida, onde estamos e para onde caminhamos.

ESTUDO DAS MÃOS

79

80 | Astrologia & quirologia

Viajando no tempo…A sua antiguidade está muito presente, por exemplo, na Patagónia, República Argentina, onde existe uma caverna chamada “Rio das Pinturas”, onde se observa a impressão de muitas mãos, em dife-rentes cores, verdadeiras marcas humanas do período paleolítico. Os hindus utilizavam a Quirologia como parte de uma ciência maior chamada Samudrika Shastra. Foi estudada praticamente por todos os povos antigos, como caldeus, tibetanos, babilónicos e sumérios, hebreus, egípcios, persas, entre outros. Os gregos atribuíram-lhe o valor de ciência divina. A Bíblia, por sua vez, também faz vasta referência sobre o tema: “Ele selou as mãos de todos os homens, para que todos os homens conheçam a sua obra.” (Jô, 37:7). “Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra.” (Provérbios de Salomão, 3:16).

Esses exemplos ilustram a antiguidade, a seriedade e a trans-cendência do estudo das mãos. Atualmente, existem muitas Escolas de Investigação e Aplicação Prática da Quirologia - Escola Francesa, Inglesa, Hindu, Alemã, Suíça, Americana - aumentando, consideravelmente, o número de pesquisadores que se dedicam ao estudo desta ciência.O grande psicólogo suíço Carl Gustav Jung, impressionado com o signifi cado e a mensagem dadas pelas suas mãos, escreveu o seguinte na apresentação do livro As mãos das crianças, de Julius Speer: “As mãos, cuja forma e funcionamento estão tão intimamente relacionados com a psique, podem proporcionar expressões reveladoras e, portanto, interpretáveis, das peculiaridades psicológicas do caráter humano.”

QUIR

OLOGIA