· de engenharia ambiental ... iniciada na década de 50; ao modelo agrícola monocultor e...

62

Upload: letuong

Post on 18-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

w w w. u n i s u l . b r

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

capa_manual_curvas.pdf 1 07/01/13 16:47

Modalidade a distância

Universidade do Sul de Santa Catarina

Manual do Curso

UnisulVirtualPalhoça, 2014

Curso Superior de Tecnologia em

Gestão Ambiental

Créditos

Universidade do Sul de Santa Catarina – UnisulReitorSebastião Salésio HerdtVice-ReitorMauri Luiz Heerdt

Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de ExtensãoMauri Luiz HeerdtPró-Reitor de Desenvolvimento InstitucionalLuciano Rodrigues MarcelinoPró-Reitor de Operações e Serviços AcadêmicosValter Alves Schmitz Neto

Diretor do Campus Universitário de TubarãoHeitor Wensing JúniorDiretor do Campus Universitário da Grande FlorianópolisHércules Nunes de AraújoDiretor do Campus Universitário UnisulVirtualFabiano Ceretta

Campus Universitário UnisulVirtual

DiretorFabiano Ceretta

Unidade de Articulação Acadêmica (UnA) - Educação, Humanidades e ArtesMarciel Evangelista Cataneo (articulador)

Unidade de Articulação Acadêmica (UnA) – Ciências Sociais, Direito, Negócios e ServiçosRoberto Iunskovski (articulador)

Unidade de Articulação Acadêmica (UnA) – Produção, Construção e AgroindústriaDiva Marília Flemming (articuladora)

Unidade de Articulação Acadêmica (UnA) – Saúde e Bem-estar SocialAureo dos Santos (articulador)

Gerente de Operações e Serviços Acadêmicos Moacir HeerdtGerente de Ensino, Pesquisa e ExtensãoRoberto IunskovskiGerente de Desenho, Desenvolvimento e Produção de Recursos Didáticos Márcia LochGerente de Prospecção Mercadológica Eliza Bianchini Dallanhol

Modalidade a distância

Universidade do Sul de Santa Catarina

Manual do Curso

UnisulVirtualPalhoça, 2014

Curso Superior de Tecnologia em

Gestão Ambiental

Edição – Manual do Curso

Copyright © UnisulVirtual 2014

Coordenação do CursoJairo Afonso Henkes

Assistente AcadêmicoLygia PereiraJaqueline Cardozo Polla

Projeto Gráfico e CapaEquipe UnisulVirtual

DiagramaçãoFernanda FernandesDaiana Ferreira Cassanego

Revisão OrtográficaDiane Dal Mago

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida por qualquer meio sem a prévia autorização desta instituição.

5

Sumário

1. Apresentação I 7

1.1 O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental I 9

1.1.1 Perfil do formado I 11

1.2 Informações gerais I 12

1.2.1 Objetivos geral e específicos. I 12

1.2.2 Público alvo I 13

1.2.3 Duração do curso I 14

1.2.4 Carga‑horária I 14

1.2.5 Reconhecimento I 14

2. Organização Didático‑Pedagógica I 14

2.1 Concepções Teórico‑metodológicas I 15

2.2 Estrutura Curricular I 18

2.3 Certificações I 20

2.3.1 Certificações Estruturantes I 22

2.3.2 Certificações Complementares I 49

2.3.3 Certificações Específicas I 55

2.3.4 Certificações Eletivas I 57

2.4 Ciclo de formação e oferta I 57

3. Avaliação I 60

3.1 Processo de Avaliação I 60

3.2 Sistema de avaliação I 60

4. Contato com a Unisul Virtual I 61

Gestão Ambiental

7

1. Apresentação

Prezado/a aluno/a,

A partir da década de 1970, com a noção de desenvolvimento sustentável, passou‑se a analisar os problemas da sociedade global de forma sistêmica, o que ocasionou a necessidade de uma nova postura ética, caracterizada pela responsabilidade socioambiental das gerações presentes e futuras.

O alto nível dos impactos negativos das atividades produtivas, as exigências impostas pela legislação ambiental vigente e a crescente preferência dos consumidores por produtos considerados menos agressivos ao meio ambiente, passaram a se configurar como grandes desafios para a sociedade organizada.

Esse novo cenário evidenciou que a proteção ambiental deixou de ser considerada responsabilidade exclusiva dos órgãos oficiais de meio ambiente e passou a ser compartilhada (pelo menos seria o adequado) por todos os demais setores da sociedade. Além disso, incorporou o conceito de responsabilidade social na gestão das empresas, fator que tem ampliado a demanda por profissionais qualificados para atuar na área de gerenciamento ambiental.

Nas empresas, instituições e órgãos públicos ou privados, cristaliza‑se a noção de eficácia nas funções técnicas e tecnológicas em relação aos impactos ambientais. A atualidade requer profissionais capazes de resolver esses problemas. Dessa forma, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental terá intensa integração com os grupos e projetos da UNA‑PCA e, por consequência, com os projetos de pesquisa consolidados nos cursos de graduação em Engenharia (em especial com o GPEA).

As estruturas disponíveis aos cursos de graduação, na modalidade presencial, também servem aos propósitos de atuação do curso, em especial o Laboratório de Engenharia Ambiental – LEA, pertencente ao curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária.

No ensino com pesquisa, a educação passa a ser um processo dinâmico e, na condição de processo, faz com que se instale uma postura de busca constante pelo conhecimento, pelo novo. Uma universidade que não cria o novo é mera reprodutora de conhecimentos. Para que o ensino esteja à frente das demandas da sociedade, é preciso que esteja fundamentado na pesquisa, baseada na tentativa da construção própria do conhecimento. Nessa proposta, ensinar significa provocar o aluno a perceber e intervir no conhecimento socialmente acumulado e percebê‑lo de forma interdisciplinar.

8

Manual do curso

Assim, a experiência acumulada da UnisulVirtual, com as exigências do mercado educacional na capacitação de novos profissionais em educação à distância, conduz à proposta de implantação deste curso.

Leia com atenção todo o manual para entender como será o seu percurso acadêmico. Tudo foi planejado para garantir o sucesso da sua aprendizagem.

Bem‑vindo(a) ao curso e à Unisul!

Equipe UnisulVirtual.

Gestão Ambiental

9

1.1 O Curso Superior de Tecnologia em Gestão AmbientalA preocupação em relação ao meio ambiente é relativamente nova no Brasil. Pode‑se dizer que a década de 1980 marcou o início do movimento ambientalista brasileiro. Foi um período de denúncias e conscientização, marcado por um avanço na realização de projetos voltados às áreas de proteção ambiental, gestão de bacias hidrográficas etc. Esse período ficou marcado também pela aprovação da Política Nacional do Meio Ambiente (Nº. 6.938/81). A própria Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 225, que versa sobre o meio ambiente, afirma que a responsabilidade de defesa é do poder público e da coletividade, além de abranger de forma peculiar o tema em diversos outros artigos e itens.

O agravamento dos problemas ambientais no Brasil está ligado à industrialização, iniciada na década de 50; ao modelo agrícola monocultor e exportador, instituído desde os anos 70; à urbanização acelerada e à desigualdade socioeconômica. Nas grandes cidades, dejetos humanos e resíduos industriais saturam a deficiente rede de saneamento básico e envenenam águas e solos. Além disso, é sabido que os gases liberados por veículos e fábricas, além das queimadas no interior, contribuem consideravelmente para a poluição da atmosfera. (MARQUES; SANTOS;SIEDENBERG, 2010).

Por possuir uma diversidade social, econômica, físico‑espacial e ambiental, o Brasil se torna um excelente mercado de trabalho para os profissionais da área ambiental. Essa demanda está em ascensão desde a realização da Eco 92, evento que marcou o início de uma nova consciência no País.

Neste contexto, os campos de atuação mais frequentes no Planejamento e Gestão Ambiental envolvem: o controle de poluição atmosférica; o tratamento de água e efluentes; o gerenciamento de resíduos sólidos; Os Estudos e a Avaliação Ambiental; o Licenciamento Ambiental e suas inter‑relações; assim como diversos projetos de pesquisa acadêmicas, em ONG's e instituições de pesquisas oficiais.

A proteção ambiental neste novo cenário deixa de ser considerada responsabilidade exclusiva dos órgãos oficiais de meio ambiente e passa a ser compartilhada por todos os demais setores da sociedade. Em paralelo, a incorporação do conceito de responsabilidade social na gestão e no gerenciamento das empresas tem multiplicado a demanda por profissionais qualificados para atuar na área de gerência ambiental, em praticamente todos os estados e municípios brasileiros. (BOEIRA, 2009).

10

Manual do curso

Embora o principal objetivo de uma empresa privada seja o lucro, as questões ambientais têm se tornado cada vez mais importantes, principalmente em função do aumento da conscientização do consumidor, de seu crescente interesse na forma como os produtos e serviços são produzidos, utilizados e descartados e de que forma afetam o meio ambiente. A cobrança de grandes organizações‑parceiras por práticas mais limpas de produção, por certificações com reconhecimento internacional e o escasseamento dos recursos naturais são outros fatores de fundamental importância.

É neste cenário que muitas empresas começam a explorar o "diferencial ambiental" com seus fornecedores e clientes. Para isso, ressalta‑se a necessidade de mudanças contínuas por parte das organizações no modo de operar e gerir seus negócios, adaptando‑se a nova realidade e, portanto, mantendo‑se competitivas, frente ao atual cenário econômico‑tecnológico. (OLIVEIRA; SERRA, 2010).

Tendo em vista todas essas, questões percebe‑se o aumento da demanda por profissionais capacitados para planejar e gerir projetos relacionados com o meio ambiente, nesse contexto se insere a proposta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UnisulVirtual, que visa a formar profissionais com habilidades de planejamento e gestão, capazes de conciliar as necessidade do mercado com o equilíbrio ambiental. Por esse motivo, o Curso de Gestão Ambiental incorpora conteúdos de várias áreas do saber, possibilitando uma formação adequada ao pleno exercício das atividades profissionais que o contexto lhe exige e exigirá.

A modalidade da educação a distância (EaD) tem sido objeto da atenção das organizações para que programas de educação possam ser oferecidos sem o afastamento dos colaboradores do posto de trabalho. A EaD propicia a redução de custos decorrentes, seja pela reposição da força de trabalho ou pela manutenção dos colaboradores em outras cidades, oferecendo também a imediata aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação, a educação a distância vem permitindo, ainda, às organizações aumentar a sinergia entre diferentes unidades, e, aos estudantes, a experiência transformadora do mundo virtual, diferido em tempo, espaço e acessibilidade, pelo uso de redes de comunicação digital, integrando professores, alunos, técnicos e outros colaboradores do processo em comunidades virtuais de aprendizagem.

Gestão Ambiental

11

A proposta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na modalidade a distância atende aos apelos do Ministério da Educação (MEC), que deposita na estratégia de oferta dos cursos superiores de tecnologia, como uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas da sociedade brasileira. Em especial, porque o progresso tecnológico vem causando profundas alterações nos modos de produção, na distribuição da força de trabalho e na sua qualificação.

A corrente de pensamento presente no documento original do MEC, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de nível Tecnológico, pondera que a ampliação da participação brasileira no mercado mundial, assim como o incremento do mercado interno, dependerão fundamentalmente de nossa capacitação tecnológica, ou seja, de perceber, compreender, criar, adaptar, organizar e produzir insumos, produtos e serviços.

1.1.1 Perfil do formadoO Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, publicado em 2010, registra que o tecnólogo formado em Gestão Ambiental deve ter conhecimentos para planejar, gerenciar e executar as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras, corretivas e preventivas, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Além dessas, o profissional formado deve ter a capacidade de planejar o uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, realizar a avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres também estão entre as atribuições desse profissional. A partir dos conhecimentos adquiridos durante o curso, o profissional formado poderá ainda elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental, contribuindo, assim, para, a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

O profissional formado no curso deverá ser um agente de disseminação das tecnologias ambientais nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, bem como responsável técnico em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais, sendo capaz de desempenhar atividades de aperfeiçoamento, implementação e controle dos processos de prevenção, conservação e recuperação ambiental, com habilidades e conhecimentos técnico‑científicos, capazes de absorver as mudanças e aprender de modo continuado. Isso porque, no curso, o ensino é centrado no aluno, buscando incentivá‑lo ao crescimento contínuo e propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades a partir de fundamentos científicos dos processos de degradação do ambiente interno e externo aos empreendimentos, bem como de conhecimentos em gestão dos recursos naturais para solucionar os problemas causados pela intervenção do homem na natureza.

12

Manual do curso

O formado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental deve apresentar as seguintes COMPETÊNCIAS:

• Dominar os conhecimentos dos princípios de planejamento e controle, os fundamentos das tecnologias aplicadas ao meio ambiente, às técnicas e ferramentas da qualidade e gestão ambiental, aplicadas aos vários segmentos produtivos que caracterizam a economia nacional;

• Estar apto a contribuir no desenvolvimento e na implementação de programas de gestão ambiental em empresas e outras organizações;

• Ser capaz de avaliar os riscos e os impactos, no meio ambiente, das atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade;

• Interpretar, adaptar, contribuir ao surgimento de ações e atividades decorrentes de estratégias de desenvolvimento sustentável, com o uso de tecnologias limpas;

• Atuar em projetos que contemplem a análise do ciclo de vida de produtos e a qualidade do ambiente de trabalho;

• Implementar tecnologias limpas e conceber modelos de inovação tecnológica capazes de minimizar os impactos ambientais decorrentes das atividades produtivas;

• Participar de projetos de caracterização e avaliação do desempenho e dos passivos ambientais;

• Ser porta‑voz do tema ambiental, promovendo ações de comunicação e marketing ambiental;

• Aplicar normas relativas à saúde, segurança e meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

1.2 Informações gerais

1.2.1 Objetivos geral e específicos.

Objetivo Geral

Formar profissionais com competência para compreender e analisar os parâmetros sociais, tecnológicos, econômicos e produtivos que podem provocar impactos no ambiente interno e externo e, dessa forma, implantar soluções de correção e/ou de prevenção para a melhoria e conservação da qualidade ambiental.

Gestão Ambiental

13

Objetivo específico

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem os seguintes objetivos específicos:

• Permitir a inserção de profissionais no mercado de trabalho, em tempo mais curto, e intensificar a integração empresa‑escola, por estar apoiado em atividades que utilizarão as situações reais do setor produtivo e de serviços;

• Proporcionar ao tecnólogo a possibilidade de atuar na área de controles ambientais (qualidade), em órgãos governamentais e não governamentais (ONGs), indústrias, empresas de serviços, consultorias e prefeituras municipais;

• Incentivar a capacidade de gerenciamento das questões ambientais, presentes interna e externamente aos empreendimentos, tendo em vista o novo cenário do ambiente econômico e produtivo;

• Promover o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;

• Desenvolver capacidades para a implementação, produção e inovação científico‑tecnológica, associadas às respectivas aplicações no mundo do trabalho;

• Promover o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos, e a produção de bens e serviços voltados às questões ambientais;

• Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais, resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;

• Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós‑graduação;

• Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;

• Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

14

Manual do curso

1.2.2 Público alvo O público alvo do curso é composto por profissionais de áreas diversas, portadores de diploma de Ensino Médio, que preencherem os requisitos e obtiverem aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção para ingresso neste curso, conforme editais de processo seletivo de ingresso.

Nesse contexto, encontram‑se três grandes grupos de interessados no potencial que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem a oferecer.

O primeiro grupo é formado por funcionários engajados nas atividades ligadas, direta ou indiretamente, ao meio ambiente que trabalham em agências estatais, órgãos ou em empresas públicas de controle de poluição, saneamento, saúde e agricultura, uma vez que estão sendo envolvidos com a gestão (planejamento e controle) das atividades que envolvem o meio ambiente, muitos deles sem terem sido formalmente preparados para este tipo de tarefa.

O segundo grupo alvo decorre da imensa mão de obra ligada às empresas privadas, do comércio, da indústria e dos serviços, na maioria dos casos, com atuação formal e formação empírica (informal). Possuem, pela sua condição acidental, capacidade limitada em gerar resultados.

Por fim, um grupo não menos representativo de interessados integrantes de institutos privados e organismos sem fins lucrativos, bem como os profissionais engajados nas atividades do terceiro setor e nas organizações sociais, que possuem alta mobilização política, mas acabam tendo atuação limitada pela falta de formação/preparação técnica.

1.2.3 Recursos didáticosRealizado na modalidade de educação a distância, o curso conta com os seguintes recursos didáticos:

• Manuais ‑ do curso e do aluno.

• Livro didático ‑ para o estudo de cada uma das Unidades de Aprendizagem você vai receber um livro didático. Neste livro, você encontrará uma parte dos conteúdos integrantes dos seus estudos.

• Textos digitais ‑ os conteúdos das Unidades de Aprendizagem também serão apresentados em formatos digitais e/ou multimidiáticos, os quais, em conjunto com o livro didático impresso e com atividades formativas, conduzem a construção das habilidades previstas em cada UA.

Gestão Ambiental

15

• Sistema Tutorial Virtual ‑ composto por uma equipe de professores, tutores e coordenador que acompanham seus estudos durante todo o curso.

• Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA) ‑ é usado como apoio à aprendizagem, possui webaula, objetos multimidiáticos, conteúdos, atividades formativas e respostas das atividades do livro didático. É a ferramenta mediadora das discussões (síncrona e assíncrona) entre alunos e professores. Além disso, é neste espaço que o aluno recebe orientações das tutorias e da coordenação do curso.

• Laboratório ‑ No Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, de acordo com as diretrizes nacionais, não são exigidos laboratórios específicos; porém o curso tem desenvolvido diversas ações no sentido de viabilizar o aprendizado qualificado além de conciliar teoria com a prática, seja pela inclusão de softwares livres demonstrativos em diversas unidades de aprendizagem, seja com o envio de kits laboratoriais para o desenvolvimento a domicílio de experimentos práticos em Química Analítica e Bioquímica Ambiental. Além disso, são disponibilizados softwares livres para o desenvolvimento de atividades inerentes aos conteúdos de diversas unidades de aprendizagem do curso e atividades e ferramentas no Laboratório de Informática.

1.2.4 Duração do cursoA organização curricular proposta prevê 03 anos.

1.2.5 Carga‑horária2550 horas.

1.2.6 ReconhecimentoCriação: Resolução CÂM‑GES nº 136, de 14/12/2007.

Reconhecimento: Decreto nº 711, de 7/12/2011, publicado no D.O.E/SC nº 19.229, de 8/12/2011.

16

Manual do curso

2. Organização Didático‑PedagógicaA Universidade constitui um espaço social caracterizado pelo pluralismo e o livre fluxo de ideias, pela integração de seus níveis e modalidades de ensino e pela flexibilidade em sua estrutura organizacional, de modo a estar presente ao longo da vida daqueles que com ela constroem seus itinerários. (PPI, 2010, p. 27)

Nesse sentido, os conhecimentos e esquemas cognitivos incluem todas as operações mentais, todas as informações e representações da realidade que as pessoas assimilam e desenvolvem em suas experiências, durante a formação escolar ou em situações informais, conscientemente, ou não, valorizando saberes cognitivos, estéticos, ético‑morais, produtivos.

Tal concepção alicerça o planejamento institucional, cujo pilar é a educação permanente, conforme se lê no Art. 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ‑ LDB de 1996, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência Humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizativos da sociedade civil e nas manifestações culturais.

A organização didático‑pedagógica da Unisul fundamenta‑se na concepção de educação permanente, e parte do pressuposto de que não há idade para se aprender. A exigência dos novos tempos é de que o processo de educação seja continuado e é preciso que o espírito descobridor permaneça alerta, para ser aprendizagem contínua, dentro de um estilo de vida em permanente transformação e em constante desenvolvimento.

Nessa concepção de educação, assentam‑se os critérios para a elaboração do projeto pedagógico de curso, que deve buscar e propor organizações curriculares flexíveis e inovadoras, no sentido da integração e articulação das áreas de conhecimento, das unidades acadêmicas científicas, das modalidades e níveis de ensino e das práticas de ensino, pesquisa e extensão.

O currículo contempla uma nova organização de habilidades e competências, com conteúdos agendados em função das áreas de conhecimento, dos campos de saber, de atuação profissional e das trajetórias acadêmicas, buscando a flexibilidade e a mobilidade curricular.

As estratégias didáticas, consequentemente, consideram múltiplas formas de aprendizagem e os diferentes estágios de conhecimento, buscam a interdisciplinaridade e a abordagem relacional dos conteúdos. Dessa forma, a atuação do estudante no processo de ensino‑aprendizagem se diversifica e se intensifica, caracterizando‑se como trabalho discente efetivo. Do mesmo modo, a atuação do professor não está centrada em si, mas na construção do conhecimento.

Gestão Ambiental

17

O processo de ensino envolve a pesquisa e a extensão, de modo a promover no estudante a autonomia em relação à gestão da própria aprendizagem e a responsabilidade quanto aos conhecimentos construídos.

2.1 Concepções Teórico‑metodológicasAs concepções teóricas de: Conhecimento, Educação, Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação foram estabelecidas a partir da articulação com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e com o Projeto Acadêmico da UnA Produção, Construção e Agroindústria.

O processo de ensino e de aprendizagem precisa ser uma experiência significativa, tanto para docentes como para discentes. Para tal, optou‑se pelo desenvolvimento de competências nas diversas dimensões da formação profissional, propiciando um movimento contínuo entre a academia e a sociedade na produção, socialização e aplicação do conhecimento.

A proposta para o novo currículo será de proporcionar aos estudantes motivação para que estes construam o seu conhecimento sobre o objeto estudado. Professor e estudantes devem interagir para que a construção do conhecimento seja realizada de fato. Assim estaremos preparando profissionais ativos, capazes de identificar e resolver problemas, de trabalhar em equipe, com visão de futuro e crítico.

Dessa forma, deverá o Curso focar em práticas pedagógicas interdisciplinares, que articulem o ensino, pesquisa e extensão. O processo de ensino deverá envolver a pesquisa e a extensão, de modo a promover, no estudante, a autonomia em relação à gestão da própria aprendizagem e a responsabilidade quanto aos conhecimentos construídos (UnA PCA, 2011).

Para o desenvolvimento das competências previstas na formação do Tecnólogo em Gestão Ambiental, o professor deverá motivar os estudantes e desenvolver junto a esses a capacidade de mobilizar saberes e construir o seu conhecimento para intervir e tomar atitudes qualificadas e eficazes em situações práticas do dia a dia profissional. O estudante precisa se preparar para a imprevisibilidade, a inventividade, o empreendedorismo e a criatividade.

Assim, o professor assume o papel de coordenador, orientador, integrador, problematizador do processo de aprendizagem dos estudantes, auxiliando e orientando para que esses desenvolvam competências e habilidades.

Cabe ao professor desafiar, estimular, auxiliar o estudante na construção relacional com o objeto de aprendizagem, ajudando‑o a tomar consciência das necessidades socialmente existentes numa formação profissional. Isso será possível num clima favorável de interação, de abertura, de questionamento e de divergência, adequados aos processos de pensamento crítico e construtivo.

18

Manual do curso

O estudante deve fazer a sua parte no sentido de buscar alternativas que agreguem valor ao que se está ensinando; buscando,com o auxílio do professor, a contextualização dos conteúdos, a pesquisa para identificar a utilidade e aplicabilidade do que está sendo ensinado.

As trocas que ocorrem entre professor e estudantes devem favorecer a construção e a reconstrução do saber. Nesse sentido, para que o processo de ensino e de aprendizagem se complete, tanto o professor como o estudante, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, devem buscar conjuntamente os processos de aprender a aprender, a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. O estudante precisa ser desafiado a buscar, a interpretar as informações, e isso precisa ser uma fonte de prazer.

A avaliação da aprendizagem deverá ficar sintonizada com o desenvolvimento por competência, com o regimento institucional e com a resolução da avaliação do curso. A prática educativa atual já tem diversos processos e instrumentos adequados para a avaliação da aprendizagem, sintonizada com uma formação por competências.

Atualmente, os processos de avaliação externa (ENADE) estão cada vez mais mobilizando a formação por competência e os instrumentos avaliativos apresentam questões baseadas nas situações problemas.

A qualificação do curso será decorrente de uma boa formação profissional. Para acompanhar essa qualificação, o curso terá disponível os processos internos de avaliação (CPA e outros) e processos externos, como o ENADE, verificando e acompanhando o desempenho dos acadêmicos nos exames, assim como em relação à pesquisa e desenvolvimento de atividades inovadoras, com a presença de docentes, discentes e egressos do curso em publicações científicas.

Para a modalidade EAD, há diversas atividades extraclasse, promovidas de forma compartilhada no campus UnisulVirtual ,que envolvem os estudantes, resgatando‑se, inclusive, uma visão para além da região da sede da Unisul, pois existem estudantes de várias partes do Brasil.

A oferta do curso na modalidade EAD implica um detalhamento adicional em funções dos dispositivos legais e de qualidade da modalidade de ensino.

Na modalidade a distância, o desenvolvimento de material didático, como livros impressos, digitais, webaulas, objetos multimidiáticos e outros, fundamenta‑se a partir das concepções delineadas e deve atender a diferentes lógicas de concepção, produção, linguagem etc.

Gestão Ambiental

19

Os materiais didáticos da UnisulVirtual são desenvolvidos por docentes do curso ou em casos eventuais por pesquisadores/professores externos convidados, de forma integrada com uma equipe multidisciplinar, que contém especialistas em desenho instrucional, diagramação e desenvolvimento de objetos multimidiáticos, revisores etc.

Os materiais didáticos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental consistem de livros didáticos, webaulas, materiais digitais, textos diversos, vídeos, kits experimentais, literatura obrigatória e complementar e, também, seus instrumentos de avaliação.

O livro didático impresso e digital é organizado por conteúdos, sendo que os livros impressos são enviados antes do início das unidades de aprendizagem, via correio, para o aluno.

O mesmo documento em formato pdf é disponibilizado na midiateca do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). Nesse material, têm‑se os conteúdos tradicionais da área de conhecimento, delimitados em função do tempo e da oferta das unidades de aprendizagem, em acordo com as diretrizes curriculares do MEC.

Há exemplos resolvidos de forma detalhada e também, ao final de cada unidade de estudos, há uma lista de atividades de autoavaliação. Nas páginas finais do livro tem‑se a resolução detalhada de todas as atividades de autoavaliação.

As Webaulas focam aspectos pontuais dos conteúdos programáticos e as escolhas dos temas são feitas a partir das demandas que surgem no decorrer do curso, resgatando‑se a inovação para a formação.

As Webconferências são usadas para a revisão ou aprofundamento de conteúdos e para a interação síncrona com os estudantes no decorrer da oferta das unidades de aprendizagem e certificações.

Os materiais digitais estão disponibilizados nas unidades on‑line do EVA e são usados para ampliar ou aprofundar temas relativos às unidades de aprendizagem e também para roteiros norteadores de estudos.

Os textos didáticos adicionais, organizados ou escolhidos pelo professor da unidade de aprendizagem, podem ser disponibilizados na Midiateca. Eles servem para auxiliar na compreensão dos conteúdos da unidade e para estabelecer relações com outros conteúdos, de modo a fortalecer o entendimento, a compreensão e a formação de competências previstas na certificação em que estão inseridos.

20

Manual do curso

Os vídeos e objetos multimidiáticos são usados de forma integrada aos demais materiais didáticos e têm como objetivo diversificar a representação semiótica de objetos de estudos do curso.

As autoavaliações e as avaliações a distância, por ocorrerem no decorrer das unidades de aprendizagem, são também consideradas como material didático, em acordo com as concepções que norteiam o processo de avaliação.

O Curso tem um coordenador que atua sob a direção da UnisulVirtual e tem o apoio de diversas gerências, para o pleno andamento dos processos que se iniciam com o ingresso do aluno e se concretizam com a sua diplomação. Cabe aqui destacar que ao adotar como suporte conceitual a Educação Permanente, torna‑se fundamental o acompanhamento do egresso.

2.2 Estrutura CurricularOs projetos das certificações estruturantes, complementares, específicas e eletivas contemplam uma adequada organização das competências, carga horária, habilidades e conteúdos, relacionando‑os às atividades formativas e ambientes de aprendizagem, para a efetiva formação de competências e habilidades, assim como a bibliografia (básica e complementar) de cada certificação. As unidades de aprendizagem estão apresentadas por meio da carga horária, ementa, base de notas e serão desenvolvidas no plano de ensino, observando os critérios de avaliação, atividades formativas e ambientes de aprendizagem.

A estrutura Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está alicerçada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nos Referenciais curriculares Nacionais, no Catálogo de Cursos do MEC, nas Diretrizes Acadêmicas da Unisul e sintonizadas com as concepções do PPI. Diferentes itinerários formativos evidenciam áreas de conhecimento, áreas de formação técnico‑profissionais, campos de saber e campos de atuação, em função de diferentes certificações.

As certificações por competências são elementos da organização curricular, apresentadas em quatro grandes grupos: Estruturantes, Complementares, Eletivas e Específicas. Cada certificação é identificada por suas Competências, Conteúdos, Habilidades, sendo compostas por Unidades de Aprendizagem, Atividades Formativas e Ambientes de Aprendizagem. As certificações estão organizadas em ciclos de formação e com carga horária determinada.

O processo de ensino e aprendizagem, pensado na perspectiva de um currículo organizado por certificações, envolve a pesquisa e a extensão, de modo a promover no estudante a autonomia em relação à própria aprendizagem e a responsabilidade quanto aos conhecimentos construídos. (PPI, 2010, p. 33)

Gestão Ambiental

21

As Diretrizes Acadêmicas Institucionais (2011) deixam claro que o desenvolvimento de competências requer o reconhecimento de atividades formativas planejadas em relações espaço/tempo fundadas no ato de desenvolvê‑las, e não no acúmulo linear de informações. Os ciclos e ambientes de aprendizagem são, portanto, elementos‑chave para uma organização flexível, cuja mobilidade não dependa apenas da carga horária preenchida num fluxo de tempo recortado em grades.

Para dar flexibilidade e mobilidade ao cotidiano pedagógico, o curso propõe trabalhar atividades formativas, articuladas à pesquisa e à extensão.

18 Certificações Estruturantes: 1920 horas.

04 Certificações Complementares: 360 horas.

02 Certificações Específicas: 210 horas.

01 Certificação Eletiva: 60 horas.

Trabalho de Conclusão de Curso.

Atividades Complementares.

Total: 25 Certificações.

2.3 CertificaçõesApresenta‑se as certificações com suas respectivas Unidades de Aprendizagem:

CERTIFICAÇÃO NOME DA CERTIFICAÇÃO

C/H CERT

DESCRIÇÃO DA UNIDADE DE APRENDIZAGEM

C/H UA

Estruturante

FUNDAMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

120

Limites e Continuidade de Funções de uma ou Mais Variáveis

30

Derivadas de Funções de uma ou Mais Variáveis

30

Integrais de Funções de uma ou Mais Variáveis

60

EstruturanteCLIMATOLOGIA E INDICADORES ATMOSFÉRICOS

120Climatologia e Meteorologia 60Controle da Poluição Atmosférica

60

EstruturanteCIÊNCIA E QUÍMICA AMBIENTAL

150Química Ambiental 60Recursos Naturais 60Ciência dos Materiais 30

22

Manual do curso

EstruturanteFUNDAMENTOS DE ENGENHARIA ECONÔMICA

120Matemática Financeira 60

Engenharia Econômica 60

EstruturanteCIÊNCIA DA GEOTECNIA

120Geotecnia Ambiental 60Introdução Às Geociências 60

Estruturante MECÂNICA 60 Fundamentos de Mecânica 60

EstruturanteGESTÃO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS E ANÁLISES HÍDRICAS

120Sistemas de Tratamento e Abastecimento

60

Química Analítica 60

EstruturanteGESTÃO AMBIENTAL DE EFLUENTES

120Gestão e Tratamento de Efluentes

60

Bioquímica Ambiental 60

EstruturanteGESTÃO AMBIENTAL DE RESÍDUOS

60Gestão e Tratamento de Resíduos

60

Estruturante

AVALIAÇÃO DE POTENCIAL E CONTROLE DA POLUIÇÃO

150

Poluição Ambiental 60Processos de Engenharia Biológica

60

Saúde Ambiental 30

EstruturanteGESTÃO DE ECOSSISTEMAS

120Conservação e Recuperação Ambiental

60

Ecologia 60

EstruturanteGESTÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

120

Avaliação Ambiental Integrada

60

Ferramentas de Avaliação Ambiental

60

EstruturanteANÁLISE GEOREFERENCIADAS

60Sistemas de Informação Geográfica

60

EstruturanteDESIGN DE PROJETOS AMBIENTAIS

90Computação Gráfica Aplicada

60

Desenho Técnico Básico 30

EstruturantePLANEJAMENTO E PROJETOS AMBIENTAIS

120Gestão Ambiental Industrial 60Gestão de Projetos Ambientais

60

EstruturanteGESTÃO AMBIENTAL TERRITORIAL

120Planejamento Ambiental Regional

60

Gestão Ambiental 60

EstruturanteNORMATIZAÇÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA

90

Legislação Ambiental 60Ergonomia e Fundamentos de Engenharia de Segurança

30

EstruturanteINTRODUÇÃO À GEOMETRIA ANALÍTICA

60Noções de Geometria Analítica

60

Gestão Ambiental

23

ComplementarAUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL

120Auditoria Ambiental 60Gestão de Riscos 60

Complementar TECNOLOGIAS LIMPAS 120Inovação Tecnológica 60Recursos Energéticos 60

ComplementarMETODOLOGIAS DE PESQUISA

60Metodologia para Estudo de Caso

60

ComplementarELEMENTOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

60 Probabilidade e Estatística 60

Específica

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ‑ PESQUISA APLICADA EM GESTÃO AMBIENTAL

90Pesquisa Aplicada em Gestão Ambiental

90

Específica

AACA’S – ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES ADICIONAIS

120 Ver item 2.3.3 deste manual. 120

Eletiva ELETIVA 60

Certificação, Unidade de Aprendizagem e/ou disciplina de carga horária equivalente. Ver item 2.3.4 deste manual.

60

Carga Horária total do curso 2550 2550

2.3.1 Certificações Estruturantesa. Fundamentos Básicos do Cálculo Diferencial e Integral (120h)

Competências

Aplicar os métodos e procedimentos do Cálculo Diferencial e Integral no contexto de situações práticas, em diferentes áreas de conhecimento;

Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a resolução de problemas do cotidiano ou problemas clássicos de física ou engenharia;

Associar os conceitos do Cálculo Diferencial e Integral com as bases para a modelagem de problemas que envolvem taxas de variações.

24

Manual do curso

Conteúdos

Definições no contexto das Funções de uma variável. Representação gráfica e análise das características e propriedades das funções elementares. Funções de mais de uma variável: definição, domínio, representações gráficas, curvas de nível e resolução de problemas práticos. Noção intuitiva de limites e limites laterais. Propriedade de limites. Limites no contexto de funções de uma ou duas variáveis. Continuidade de funções de uma e de duas variáveis. Aplicações no contexto das funções. Derivadas de funções reais de uma variável: interpretação geométrica e física da derivada de uma função. Regras de derivação das funções polinomiais, racionais, irracionais, exponenciais e logarítmicas. Regra da Cadeia. Derivadas sucessivas. Derivação implícita; Aplicação das derivadas: taxa de variação. Análise do comportamento de funções com o auxílio gráfico e das derivadas. Derivadas parciais das funções de mais de uma variável. Interpretação geométrica das derivadas parciais. Aplicações no contexto das derivadas parciais. Primitivas e integrais indefinidas. Resolução de integrais indefinidas: Método de Substituição e Método de Integração por partes. Integral definida e Teorema Fundamental do Cálculo. Interpretação geométrica da integral. Cálculo de Integrais múltiplas simples. Aplicações no contexto das integrais que envolvem uma ou mais variáveis.

Unidades de aprendizagem

Limites e Continuidade de Funções de uma ou Mais Variáveis (30h)Ementa: Função de uma ou mais variáveis: definições, domínio, imagem e representações gráficas. Funções elementares. Limites de funções de uma ou mais variáveis: Conceito intuitivo e Cálculo usando propriedades. Continuidade de funções de uma ou mais variáveis. Aplicações.

Derivadas de Funções de uma ou Mais Variáveis (30h)Ementa: Derivadas de funções reais: conceito, interpretação física e geométrica e regras de derivação das funções polinomiais, racionais, irracionais, exponenciais e logarítmicas. Regra da Cadeia. Derivadas sucessivas. Derivação implícita. Aplicação das derivadas: taxa de variação, análise elementar do comportamento de funções. Derivadas parciais: conceitos, cálculo e aplicações elementares.

Gestão Ambiental

25

Integrais de Funções de uma ou Mais Variáveis (60h)Ementa: Primitivas e integrais indefinidas. Resolução de integrais indefinidas: Método de Substituição e Método de Integração por partes. Integral definida e Teorema Fundamental do Cálculo. Interpretação geométrica da integral. Definição e cálculo de integrais múltiplas.

b. Climatologia e Indicadores Atmosféricos (120h)

Competências

Utilizar técnicas, ferramentas modernas da prática de engenharia para um conhecimento do clima, incluindo o controle de poluição ambiental, além da concepção e realização de experimentos climáticos.

Conteúdos

Descrição dos processos fundamentais da atmosfera. Elementos e fatores climáticos, tipos e classificação de climas. Principais parâmetros de caracterização da atmosfera. Perturbações da atmosfera: poluições troposféricas (ácidos; oxidante; particulados). Alterações climáticas associadas a poluições. Diminuição do ozônio estratosférico. Efeito estufa adicional e evolução climática. Hidrometeorologia. Micrometeorologia. Métodos de amostragem. Equipamentos. Práticas de laboratório. Padrões de qualidade do ar. Poluição atmosférica. Transporte e dispersão de poluentes, princípios biológicos, físicos e químicos de tratamentos de ar. Dimensionamento. Equipamentos de amostragem, monitoramento e controle da qualidade do ar. Aplicações de ferramentas informáticas. Projetos de sistemas de controle. Legislação aplicada. Fundamentos econômicos.

Unidades de aprendizagem

Climatologia e Meteorologia (60h)Ementa: Descrição dos processos fundamentais da atmosfera. Elementos e fatores climáticos, tipos e classificação de climas. Principais parâmetros de caracterização da atmosfera. Perturbações da atmosfera: poluições troposféricas (ácidos; oxidante; particulados). Alterações climáticas associadas à poluição. Diminuição do ozônio estratosférico. Efeito estufa adicional e evolução climática. Hidrometeorologia.

26

Manual do curso

Micrometeorologia. Métodos de amostragem. Equipamentos. Práticas de laboratório.

Controle da Poluição Atmosférica (60h)Ementa: Padrões de qualidade do ar. Poluição atmosférica. Transporte e dispersão de poluentes, princípios biológicos, físicos e químicos de tratamentos de ar. Dimensionamento. Equipamentos de amostragem, monitoramento e controle da qualidade do ar. Aplicações de ferramentas informáticas. Projetos de sistemas de controle. Legislação aplicada. Fundamentos econômicos.

c. Ciência e Química Ambiental (150h)

Competências

Interpretar a natureza e suas transformações físicas e reações químicas que ocorrem na natureza, por meio dos átomos e das moléculas. Compreender a dinâmica do metabolismo de compostos do meio ambiente;

Interpretar gráficos, tabelas e resultados analíticos;

Conhecer as leis e fenômenos físicos relacionados ao comportamento microestrutural dos diferentes materiais, suas propriedades, transformações, seus defeitos estruturais e falhas;

Compreender e descrever os recursos naturais renováveis e não renováveis e avaliar a interligação e a interdependência entre os recursos naturais e os aspectos socioeconômicos da sociedade;

Avaliar o potencial dos recursos naturais renováveis e não renováveis no Brasil;

Caracterizar a produção, distribuição e consumo de energia, seus efeitos e impactos ambientais.

Conteúdos

Conceitos gerais sobre a química do ambiente; química da água, química do solo e da atmosfera. Principais parâmetros de caracterização da água. Relação da pedosfera com a hidrosfera e a biosfera. Transferência de poluentes dos solos e dos aquíferos. Descrição dos processos fundamentais da atmosfera. Principais parâmetros de caracterização da atmosfera. Perturbações da atmosfera. Efeito estufa adicional e evolução climática. Termodinâmica das reações em solução. Compostos orgânicos

Gestão Ambiental

27

tóxicos. Petróleo e seus derivados: produtos orgânicos, polímeros. Ciclo dos materiais. Estruturas Cristalinas e Amorfas. Arranjos Atômicos. Defeitos em Sólidos. Transformações nos Sólidos. Análises Físicas. Propriedades dos Materiais. Recursos naturais renováveis e não renováveis. Energia, conceitos, unidades e conversões. Métodos de prospecção, caracterização, mensuração e análise do potencial disponível. Sistemas termodinâmicos, balanços energéticos. Tipos de balanços energéticos. Metodologia para determinação de balanços energéticos. Produção, distribuição e consumo de energia, efeitos e impactos. Caracterização e aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Legislação aplicada. Aplicações práticas. Sistemas computacionais.

Unidades de aprendizagem

Química Ambiental (60h)Ementa: Conceitos gerais sobre a química do ambiente; química da água, química do solo e da atmosfera. Principais parâmetros de caracterização da água. Relação da pedosfera com a hidrosfera e a biosfera. Transferência de poluentes dos solos e dos aquíferos. Descrição dos processos fundamentais da atmosfera. Principais parâmetros de caracterização da atmosfera. Perturbações da atmosfera. Efeito estufa adicional e evolução climática. Termodinâmica das reações em solução. Compostos orgânicos tóxicos. Petróleo e seus derivados: produtos orgânicos, polímeros.

Recursos Naturais (60h)Ementa: Recursos naturais renováveis e não renováveis. Energia, conceitos, unidades e conversões. Métodos de prospecção, caracterização, mensuração e análise do potencial disponível. Sistemas termodinâmicos, balanços energéticos. Tipos de balanços energéticos. Metodologia para determinação de balanços energéticos. Produção, distribuição e consumo de energia, efeitos e impactos. Caracterização e aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Legislação aplicada. Aplicações práticas. Sistemas computacionais.

Ciência dos Materiais (30h)Ementa: Ciclo dos materiais. Estruturas cristalinas e amorfas. Arranjos atômicos. Defeitos em sólidos. Transformação nos sólidos. Análises físicas. Propriedades dos materiais. Diagrama de fases. Sistemas com um componente (ferro) e sistemas binários isomórfos. Eutético. Microestruturas do ferro e aço. Tratamentos térmicos

28

Manual do curso

d. Fundamentos de Engenharia Econômica (120h)

Competências

Compreender os aspectos teóricos e cálculos financeiros, entre os quais destacam‑se: regimes de capitalização, descontos, depreciação, inflação e correção monetária e as diversas modalidades de empréstimos, que são ferramentas fundamentais na gestão financeira de qualquer empresa ou pessoa;

Desenvolver os conceitos técnicos fundamentais e práticos, relacionados à análise de investimentos e tomada de decisão, operando com as ferramentas básicas de matemática financeira, para analisar e tomar decisão de escolha de projetos. Analisar projetos sob as condições de incerteza e risco, considerando o custo‑benefício;

Calcular e analisar os métodos de depreciação de equipamentos, dentro dos conceitos de depreciação e Leasing.

Conteúdos

Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. Equivalência de capitais. Taxa: nominal, efetiva e equivalente. Empréstimos de curto e de longo prazos. Sistemas de dívidas. Correção monetária, amortização e depreciação. Equivalência de fluxo de caixa. Introdução à Engenharia Econômica. Métodos de análise de investimentos. Análise de equilíbrio e de sensibilidade. Análise de viabilidade. Incerteza e riscos em projetos. Depreciação. Substituição de equipamentos. Leasing.

Unidades de aprendizagem

Matemática Financeira (60h)Ementa: Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. Equivalência de capitais. Taxa: nominal, efetiva e equivalente. Empréstimos de curto e de longo prazos. Sistemas de dívidas. Correção monetária, amortização e depreciação. Equivalência de fluxo de caixa.

Engenharia Econômica (60h)Ementa: Introdução à Engenharia Econômica. Métodos de análise de investimentos. Análise de equilíbrio e de sensibilidade. Análise de viabilidade. Incerteza e riscos em projetos. Depreciação. Substituição de equipamentos. Leasing.

Gestão Ambiental

29

e. Ciências da Geotecnia (120h)

Competências

Desenvolver habilidades e atitudes profissionais relacionadas às atividades ligadas à área de Geotcnia Ambiental;

Conhecer a área da geotecnia, com capacidade de resolução e participação em projetos da área geotécnica;

Conhecer e compreender os conceitos básicos de Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas;

Compreender as causas, os efeitos e como se processa a percolação de água no solo. Prevenir e controlar uma possível contaminação do subsolo;

Dominar os conceitos sobre as ligações da geotecnia com o meio ambiente;

Compreender os processos de formação da crosta terrestre e como o homem intervém nesses processos, gerando degradação ambiental;

Conhecer os processos geológicos de formação da Terra;

Compreender a dinâmica de formação dos solos;

Conhecer a dinâmica de formação do relevo terrestre;

Conhecer as formas de interferência do homem nos processos naturais da crosta terrestre.

Conteúdos

Geotecnia e danos ambientais. Mapas de suscetibilidade e risco. Movimento natural de massas sólidas. Amostragens e ensaios. Mecanismos e controle. Áreas degradadas: avaliação, monitoramento e técnicas de recuperação. Noções sobre ensaio de campo. Compactação de solos. Método de equilíbrio limite. Resíduos e rejeitos. Aterros sanitários e industriais. Geologia do quaternário e do tectôgeno. Processos tectogênicos. Intemperismo físico e químico. Solos, conceitos, processos formadores, características. Águas Subterrâneas. Hidrodinâmica, hidrogeologia. Processos de meio físico, índices. Erosão natural e antrópica. Movimentos de massa. Rebaixamento e contaminação de aquíferos. Assoreamento e inundações. Desertificação.

30

Manual do curso

Unidades de aprendizagem

Geotecnia Ambiental (60h)Ementa: Geotecnia e danos ambientais: aspectos gerais. Mapas de suscetibilidade e risco. Movimento natural de massas sólidas: erosão, subsidência, instabilidade de encostas. Amostragens e ensaios. Mecanismos e controle. Áreas degradadas: avaliação, monitoramento e técnicas de recuperação. Noções sobre ensaio de campo. Compactação de solos. Método de equilíbrio limite: estabilidade de taludes, empuxos ativo e passivos, capacidade de suporte de fundações. Resíduos e rejeitos: caracterização. Aterros sanitários e industriais.

Introdução às Geociências (60h)Ementa: Geologia do quaternário e do tectôgeno. Processos tectogênicos. Intemperismo físico e químico. Solos, conceitos, processos formadores, características. Águas Subterrâneas. Hidrodinâmica, hidrogeologia. Processos de meio físico, índices. Erosão natural e antrópica, conceitos, fatores influentes, início do processo erosivo, sulcos, ravinas e voçorocas. Movimentos de massa. Rebaixamento e contaminação de aquíferos. Assoreamento e inundações. Desertificação. Estudos de caso. Aplicações.

f. Mecânica (60h)

Competências

Estabelecer relações entre a matemática e a física;

Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;

Analisar novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);

Resolver problemas experimentais;

Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;

Diagnosticar, formular e encaminhar solução de problemas físicos, experimentais, teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;

Explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

Compreender princípios gerais e fundamentos da Física, familiarizando‑se com suas áreas clássicas e modernas.

Gestão Ambiental

31

Conteúdos

Unidades, Grandezas físicas e Vetores: padrões e unidades; Coerência e conversão de unidades; Estimativas e ordem de grandezas; Vetores e soma vetorial; Vetores unitários; Produto de vetores. Movimentos unidimensionais: Deslocamento, tempo e velocidade média; Velocidade instantânea, aceleração instantânea e aceleração média; Movimento com aceleração constante; Queda livre de corpos; Velocidade e posição por integração. Movimento em duas ou três dimensões: Vetor posição e vetor velocidade; Vetor aceleração; Movimento circular; Velocidade relativa. Leis de Newton do movimento: Força e interações; primeira e segunda Lei de Newton; Massa e peso; terceira Lei de Newton; aplicações da Lei de Newton. Trabalho e energia cinética: Trabalho; Energia cinética e Teorema do trabalho‑energia; Potência Energia potencial e Conservação de energia: Energia Potencial gravitacional; Energia potencial elástica; Força e energia potencial; Diagramas de energia. Momento linear, Impulso e colisões: Momento linear e impulso; Conservação do momento linear e colisões; Colisões elásticas; Centro de massa.

Unidades de aprendizagem

Fundamentos de Mecânica (60h)Ementa: Grandezas físicas. Cálculo vetorial. Movimento num plano. Força e movimento. Trabalho e energia. Lei da conservação da energia. Colisões.

g. Gestão de Sistemas Estruturais e Análises Hídricas (120h)

Competências

Projetar e acompanhar a execução de infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água potável, sistemas de abastecimento de água, incluindo captação, adução, reservação, distribuição e tratamento de água;

Conhecer diferentes técnicas de análise química e físico‑química em amostras líquidas e sólidas, que oportunizem a discussão e a interpretação de resultados obtidos ou simulados;

Entender os conceitos gerais de hidrometria e mananciais e compreender a importância da classificação das águas e os principais parâmetros de caracterização da água;

32

Manual do curso

Conhecer os métodos de amostragem e as práticas de laboratório para o tratamento de água;

Planejar sistemas urbanos e industriais de abastecimento;

Conhecer e aplicar programas de informática às técnicas de tratamento de água;

Compreender os fundamentos econômicos que envolvem um sistema de tratamento de água.

Conteúdos

Mananciais de captação. Classificação das águas. Concepção de estações de tratamento de água. Dimensionamento das etapas de uma estação de tratamento de água. Planejamento de sistemas urbanos e industriais de abastecimento. Informática aplicada às técnicas de tratamento de água. Fundamentos econômicos que envolvem um sistema de tratamento de água. Práticas de laboratório que envolvem um sistema de tratamento de água. Análises físico‑químicas em amostras de água e em materiais sólidos. Normas de coleta e preservação de amostras para análise química. Principais técnicas de análise química e físico‑química de água. Técnicas de análise química e físico‑química em amostras de efluentes líquidos. Técnicas de análises eletrométricas. Análises em materiais sólidos e líquidos. Fundamentos teóricos das análises químicas e físico‑químicas.

Unidades de aprendizagem

Sistemas de Tratamento e Abastecimento (60h)Ementa: Hidrometria. Mananciais. Equipamentos. Captação. Adução. Reservação. Dimensionamento. Distribuição. Principais parâmetros de caracterização da água. Procedimentos físico‑químicos de tratamento da água. Métodos de amostragem. Prática de laboratório. Dimensionamento de processos gerais de tratamento. Técnicas especiais de tratamento de águas para fins domésticos e industriais. Projetos hidráulico‑sanitários. Planejamento de sistemas urbanos e industriais de abastecimento. Fundamentos econômicos. Informática aplicada.

Química Analítica (60h)Ementa: Análises físico‑químicas em amostras de água. Análises físico‑químicas em materiais sólidos.

Gestão Ambiental

33

h. Gestão Ambiental de Efluentes (120h)

Competências

Projetar e avaliar sistemas de distribuição de excretas e de águas residuárias (esgoto) em soluções individuais ou sistemas de esgotos, incluindo tratamento e destino final das águas residuárias;

Conhecer aspectos fundamentais dos efluentes domésticos e industriais, possibilitando ações em projetos ligados à coleta, ao transporte, ao tratamento e ao destino final das águas residuárias;

Conhecer as reações bioquímicas de interesse ambiental, de modo a relacioná‑las com o processo de biodinâmica ambiental e tratamento biológico de efluentes;

Projetar sistemas de saneamento de edificações e locais públicos, tais como piscinas, parques e áreas de lazer, recreação e esporte em geral;

Projetar e acompanhar a execução de infraestruturas, instalações operacionais e serviços de esgotamento sanitário.

Conteúdos

Classificação dos efluentes. Métodos de amostragem. Quantidade de líquidos a escoar. Importância econômica das obras de um Sistema de Esgotamento Sanitário. Rede Coletora de Esgoto. Estação Elevatória de Esgoto. Estação de Tratamento de Esgoto. Destinação final do lodo. Ferramentas computacionais para elaboração de projetos. Introdução ao tratamento das águas residuárias. Processos de tratamento das águas residuárias. Combinações entre os tipos de tratamento de águas residuárias. Avaliação de Impacto Ambiental de obras. Construção das redes de esgoto sanitário. Importância da determinação das características e quantidade dos líquidos que compõem as águas residuárias. Dimensionamento das redes coletoras esgoto, elevatórias e emissários. Unidades destinadas ao tratamento das águas residuárias e aos resíduos industriais. Definir e projetar uma estação de tratamento de esgoto. Biomoléculas de interesse ambiental. Caracterização das enzimas e dos cofatores. Analise dos conceitos referentes aos ciclos biogeoquímicos. Caracterização das transformações e a aplicação de processos fermentativos na área ambiental. Introdução dos conceitos de contagem e identificação de microrganismos mediadores de processos bioquímicos de interesse ambiental. Representação dos conceitos fenomenológicos e a modelagem matemática de processos de crescimento de microrganismos.

34

Manual do curso

Unidades de aprendizagem

Gestão e Tratamento de Efluentes (60h)Ementa: Classificação dos efluentes. Métodos de amostragem. Quantidade de líquido a escoar. Rede Coletora. Estações Elevatórias. Obras de arte. Unidades de Tratamento. Disposição Final. Emissários. Projeto de sistemas de coleta públicos e industriais. Locação e execução de obras. Aplicação de ferramentas computacionais. Fundamentos econômicos. Águas residuárias: tratamento e destino final. Introdução ao tratamento de resíduos industriais. Fundamentos econômicos.

Bioquímica Ambiental (60h)Ementa: Biomoléculas. Enzimas, cofatores. Vitaminas. Bioenergética e cadeia respiratória. Ciclo do nitrogênio. Fotossíntese e ciclo do carbono. Metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Noções de processo fermentativo. Noções de putrefação. Grupos de microrganismos de interesse em microbiologia ambiental e alimentos e na saúde pública. Cinética de crescimento dos microrganismos. Principais implicações e usos em processos de engenharia ambiental.

i. Gestão Ambiental de Resíduos (60h)

Competências

Compreender, desenvolver e organizar sistemas de coleta de resíduos sólidos, dominar as metodologias de tratamento, reaproveitamento e gerenciamento dos resíduos sólidos. Conhecer e projetar os sistemas de tratamento sanitários e seus aproveitamentos com a transformação dos rejeitos: agropecuários, urbano industrial, comercial e domiciliar;

Projetar, administrar e desenvolver os trabalhos de organização, manutenção e melhorias nos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos e os serviços relacionados à limpeza pública;

Projetar e organizar o acondicionamento, os itinerários, dimensionar equipamentos, frota e pessoal necessários para a coleta e o transporte dos resíduos sólidos urbanos;

Projetar, organizar e administrar os serviços especiais, os processos de limpeza de áreas públicas, sua manutenção e melhorias nos processos;

Gestão Ambiental

35

Projetar, organizar e desenvolver metodologias de tratamento, reaproveitamento e gerenciamento dos sistemas de tratamento de resíduos sólidos, de reaproveitamento e de transformação dos rejeitos: agropecuários, urbano industrial, comercial e domiciliar;

Desenvolver projetos para a gestão integrada dos resíduos sólidos e a avaliação pertinente de todas as etapas do processo de geração, aproveitamento, tratamento e destino final. Projetar e acompanhar a instalação e a execução de infraestruturas, tais como instalações operacionais e de serviços voltados para a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de todas as classes.

Conteúdos

Planejamento do serviço de coleta, transporte: determinação de itinerários, dimensionamento da frota. Determinação de custos. Estação de transferência. Coletas especiais. Limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte. Serviços de varrição, limpeza de praias, feiras, capinação e roçagem. Caracterização. Resíduos urbanos, hospitalares, industriais. Estratégias de gerenciamento. Métodos de redução, de valorização e de eliminação de resíduos. Aspectos de valorização dos resíduos urbanos. Incineração e pirólise. Compostagem. Lodos de processo de tratamento. Normas e Legislação. Projeto de Aterro sanitário.

Unidades de aprendizagem

Gestão e Tratamento de Resíduos (60h)Ementa: Planejamento do serviço de coleta, transporte: determinação de itinerários, dimensionamento da frota. Determinação de custos. Estação de transferência. Coletas especiais. Limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte. Serviços de varrição, limpeza de praias, feiras, capinação e roçadas. Caracterização. Resíduos urbanos, hospitalares, industriais. Estratégias de gerenciamento. Métodos de redução, de valorização e de eliminação de resíduos. Aspectos de valorização dos resíduos urbanos. Incineração e pirólise. Compostagem. Lodos de processo de tratamento. Normas e Legislação. Projeto de Aterro sanitário.

36

Manual do curso

j. Avaliação de Potencial e Controle da Poluição (150h)

Competências

Conhecer os principais poluentes e contaminantes dos recursos hídricos, do ar e do solo, formas de transporte e depuração;

Entender processos de geração, transporte e monitoramento da poluição;

Elaborar diagnósticos da contaminação de recursos naturais e os impactos causados pela poluição;

Identificar poluentes e contaminantes nos três elementos: ar, água e solo;

Conhecer os critérios e padrões para emissão de poluentes nos três elementos: ar, água e solo, e suas inter‑relações;

Conhecer as técnicas de controle de poluição. Identificar instrumentos e dispositivos de regulamentação, assim como a legislação aplicada;

Analisar os processos biológicos na resolução dos problemas ambientais, a partir do conhecimento de tecnologias ligadas ao tratamento de efluentes e águas residuárias, para preservação, controle e recuperação do meio ambiente;

Conhecer a macro e microbiologia no saneamento ambiental, no uso de tecnologias de reatores e sistemas de preservação e recuperação de ecossistemas aquáticos e terrestres;

Conhecer as tecnologias de tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos, por meio de metodologias específicas, como o Biotratamento (biorreatores) e a Biorremediação, sob os aspectos técnicos, legislativos e ambientais;

Avaliar e diferenciar os principais poluentes tóxicos. Conhecer os destinos alternativos dos efluentes orgânicos (biorresíduos), com ênfase aos tratamentos biológicos (biorremediação, compostagem, biometanização ou digestão anaeróbia);

Relacionar as tecnologias clássicas do tratamento de efluentes com a Biotecnologia Ambiental, sob os seguintes aspectos: preservação, recuperação e utilização racional dos recursos naturais;

Gestão Ambiental

37

Avaliar os aspectos econômicos e sociais do uso das tecnologias aplicadas nos processos biológicos;

Desenvolver a compreensão, a análise e as estratégias para a mitigação dos determinantes do processo saúde‑doença, relacionados ao meio ambiente;

Compreender a saúde por meio da visão sistêmica do ambiente;

Conhecer os processos de contaminação e poluição ambiental e suas relações com a saúde pública;

Compreender o saneamento como instrumento de busca da qualidade de vida da sociedade;

Conhecer as políticas públicas na área da saúde e do saneamento.

Conteúdos

Poluentes e contaminantes. Mecanismos de transporte e de transformação. Autodepuração. Interação ar‑água‑solo. Qualidade ambiental, critérios e padrões. Critérios e padrões de emissão. Controle, métodos, protocolos, certificação. Projetos e sistemas. Normas, instrumentos e dispositivos de regulamentação. Protocolos internacionais. Legislação aplicada. Práticas. Estrutura dos contaminantes orgânicos. Organismos patogênicos e decompositores. Microrganismos importantes nos processos de controle da qualidade ambiental. Biodegradação. Processos naturais e tecnologias de remediação. Definição de processos aplicados em tratamento de líquidos, sólidos e gases. Reatores biológicos aeróbios e anaeróbios. Processos avançados de biotecnologia. Reutilização de efluentes. Fundamentos econômicos. As dimensões do contexto humano. Conceito de saúde individual e coletiva. Políticas públicas para a saúde. Ecologia das doenças. Epidemiologia. Saúde ocupacional. Saneamento básico. Saúde no contexto dos movimentos sociais. Desenvolvimento sustentável e as políticas de saúde. Grupos de interesse. Educação ambiental. Acidentes, catástrofes e seus reflexos na saúde pública. Planos de contingência. Planejamento ambiental integrado.

38

Manual do curso

Unidades de aprendizagem

Poluição Ambiental (60h)Ementa: Poluentes e contaminantes. Mecanismos de transporte e de transformação. Autodepuração. Interação ar‑água‑solo. Qualidade ambiental, critérios e padrões. Critérios e padrões de emissão. Controle, métodos, protocolos, certificação. Projetos e sistemas. Normas, instrumentos e dispositivos de regulamentação. Protocolos internacionais. Legislação aplicada. Práticas.

Processos de Engenharia Biológica (60h)Ementa: Estrutura dos contaminantes orgânicos. Organismos patogênicos e decompositores. Microrganismos importantes nos processos de controle da qualidade ambiental. Biodegradação. Processos naturais e tecnologias de remediação. Definição de processos aplicados em tratamento de líquidos, sólidos e gases. Reatores biológicos aeróbios e anaeróbios. Processos avançados de biotecnologia. Reutilização de efluentes. Fundamentos econômicos.

Saúde Ambiental (30h)Ementa: As dimensões do contexto humano. Conceito de saúde individual e coletiva. Políticas públicas para a saúde. Ecologia das doenças. Epidemiologia. Saúde ocupacional. Saneamento básico. Saúde no contexto dos movimentos sociais. Desenvolvimento sustentável e as políticas de saúde. Grupos de interesse. Educação ambiental. Acidentes, catástrofes e seus reflexos na saúde pública. Planos de contingência. Planejamento ambiental integrado.

k. Gestão de Ecossistemas (120h)

Competências

Conhecer sobre a conservação dos recursos naturais, os malefícios da degradação ambiental, mostrando formas de medir o nível de degradação;

Elaborar diagnósticos e laudos técnicos da situação ambiental;

Conhecer os instrumentos de recuperação ambiental e elaboração de planos de recuperação ambiental;

Estabelecer e relacionar a importância dos recursos naturais e da sua conservação para o meio ambiente;

Gestão Ambiental

39

Conhecer e identificar contaminantes, conhecer métodos de amostragem e elaboração de laudos técnicos;

Identificar os principais vetores da degradação ambiental;

Conhecer as técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de um programa de recuperação ambiental;

Conhecer e analisar os termos de referência para a execução de planos de recuperação ambiental;

Conhecer os conceitos básicos de ecologia, com ênfase nos principais tipos de ecossistemas;

Conhecer os fatores bióticos e abióticos de suas formações, bem como a relação entre os organismos vivos que compõem esses ecossistemas;

Conhecer o funcionamento do ambiente, a utilização dos recursos naturais, seu manejo, e conservação do potencial desses recursos;

Compreender o equilíbrio entre as diversas formas de vida na Terra;

Conhecer as áreas ligadas à Ecologia, entre elas: a Zoologia, Botânica, Paleontologia, Geologia Histórica, Geografia, Climatologia e Demografia;

Conhecer sobre a distribuição das espécies animais e vegetais e o funcionamento dos sistemas ecológicos;

Compreender o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente, em função da poluição, do desmatamento e outras ações antrópicas;

Compreender as questões de caráter natural ou antropogênico, por meio de uma abordagem e visão sistêmica ecológica, integrando aspectos multidisciplinares da pesquisa ambiental;

Conteúdos

Conceitos. Métodos de Amostragem. Natureza dos contaminantes. Avaliação da contaminação. Passivos. Descrição da área. Diagnóstico ambiental. Laudo Técnico. Técnicas de remediação: in situ, fora da área. Métodos físicos, químicos e biológicos. Métodos de confinamento. Estudo de caso. Degradação ambiental. Plano de recuperação ambiental. Conceitos relativos à recuperação ambiental. Legislação.

40

Manual do curso

Aspectos ecológicos, tecnológicos, técnicos e econômicos. Introdução à ecologia. Novas áreas da ecologia. Autoecologia e sinecologia. Principais conceitos em ecologia. Fatores abióticos e bióticos. Fatores limitantes, tolerância e adaptações. Estudo do ecossistema: conceito, estrutura, dinâmica, homeostasia, classificação. Energia nos sistemas ecológicos, fluxo energético, cadeias alimentares. Ciclos biogeoquímicos.

Unidades de aprendizagem

Conservação e Recuperação Ambiental (60h)Ementa: Conceitos. Métodos de Amostragem. Natureza dos contaminantes. Avaliação da contaminação. Passivos. Descrição da área. Diagnóstico ambiental. Laudo Técnico. Técnicas de remediação: in situ, fora da área. Métodos físicos, químicos e biológicos. Métodos de confinamento. Estudo de caso. Degradação ambiental. Plano de recuperação ambiental. Conceitos relativos à recuperação ambiental. Legislação. Aspectos ecológicos, tecnológicos, técnicos e econômicos.

Ecologia (60h)Ementa: Introdução à ecologia. Novas áreas da ecologia. Autoecologia e sinecologia. Principais conceitos em ecologia. Fatores abióticos e bióticos. Fatores limitantes, tolerância e adaptações. Estudo do ecossistema: conceito, estrutura, dinâmica, homeostasia, classificação. Energia nos sistemas ecológicos, fluxo energético, cadeias alimentares. Ciclos biogeoquímicos.

l. Gestão do Licenciamento Ambiental (120h)

Competências

Conhecer os instrumentos de avaliação ambiental;

Desenvolver a reflexão e a crítica sobre as metodologias e métodos de avaliação e habilidade para realização de projetos de avaliação ambiental integrada ou estratégica;

Compreender as estratégias e metodologias para aplicação de controle ambiental, para gestores públicos e privados;

Reconhecer o arsenal técnico‑legal existente na forma de ferramentas e instrumentos de avaliação ambiental;

Identificar o papel e as funções dos principais atores na temática de avaliação e controle ambiental;

Gestão Ambiental

41

Entender os significados dos estudos de impacto ambiental (EIA) por meio da compreensão dos seus componentes centrais;

Caracterizar e identificar os impactos ambientais nos diversos ecossistemas brasileiros;

Avaliar e analisar os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais. Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres;

Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

Monitorar e mitigar os impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos;

Compreender o impacto das atividades da engenharia no contexto ambiental e dos estudos de viabilidade técnico‑econômica e ambiental;

Desempenhar atividades referentes à administração, Gestão e ordenamento ambientais , assim como supervisão, coordenação e orientação técnica;

Conhecer, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços e estudos ambientais com ênfase na problemática regional;

Gerar alternativas de desenvolvimento e convívio com os vários biomas e ecossistemas sensíveis;

Propor estratégias e políticas de desenvolvimento equilibrado;

Modelar sistemas ambientais, analisar e desenvolver sistemas de controle e gestão da qualidade ambiental;

Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, administrar, gerir e realizar o ordenamento ambiental, padronizar, mensurar, controlar a qualidade ambiental, prestando assistência, assessoria e consultoria;

Conteúdos

Avaliação Ambiental Integrada ‑ AAI; Avaliação Ambiental Estratégica ‑ AAE; Instrumentos de Avaliação Ambiental; Normas aplicáveis à Avaliação Ambiental; Sistema de controle público e normativo da Avaliação Ambiental; Metodologias e métodos de Avaliação Ambiental; modelos de Avaliação Ambiental Integrada. Auditoria Ambiental (AA); Relatório Ambiental (RA); Relatório de Controle Ambiental (RCA); Relatório Ambiental Preliminar (RAP);

42

Manual do curso

Plano de Controle Ambiental (PCA); Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD); Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA); Análise Preliminar de Riscos (APR); Avaliação Ambiental Estratégica (AAE); Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); Anuência Prévia Ambiental. Estudos aplicados e Aplicações práticas.

Unidades de aprendizagem

Avaliação Ambiental Integrada (60h)Ementa: Avaliação Ambiental Integrada ‑ AAI; Avaliação Ambiental Estratégica ‑ AAE; Instrumentos de Avaliação Ambiental; Normas aplicáveis à Avaliação Ambiental; Sistema de controle público e normativo da Avaliação Ambiental; Metodologias e métodos de Avaliação Ambiental; modelos de Avaliação Ambiental Integrada.

Ferramentas de Avaliação Ambiental (60h)Ementa: Auditoria Ambiental (AA); Relatório Ambiental (RA); Relatório de Controle Ambiental(RCA); Relatório Ambiental Preliminar (RAP); Plano de Controle Ambiental(PCA); Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD); Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA); Análise Preliminar de Riscos(APR); Avaliação Ambiental Estratégica (AAE); Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); Anuência Prévia Ambiental. Estudos aplicados e Aplicações práticas.

m. Análises Georeferenciadas (60h)

Competências

Compreender o valor da tecnologia e da informação como recurso potencial para o desenvolvimento de negócios;

Aplicar técnicas para recuperação ambiental;

Desenvolver e utilizar novas ferramentas e técnicas ligadas ao funcionamento dos Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Gestão ambiental;

Analisar e criticar informações pelo uso de técnicas e ferramentas modernas da prática de engenharia;

Instrumentalizar projetos e ações, por meio da utilização da geotecnologia, para atender as exigências do planejamento sustentável;

Gestão Ambiental

43

Conhecer as potencialidades e as limitações dos Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Gestão Ambiental;

Compreender os princípios básicos de fotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, por meio do estudo teórico e prático;

Identificar, comparar, descrever e analisar os elementos da paisagem imageada, assim como distinguir as potencialidades dos diversos sensores;

Compreender e conhecer as formas de elaboração de documentos cartográficos e representações temáticas na cartografia;

Conhecer a importância do SIG como instrumento de apoio à decisão em questões de Ambiente e Ordenamento do Território.

Conteúdos

Técnicas de geoprocessamento aplicadas ao tratamento de informações geográficas em meio informatizado: levantamentos de dados (sensoriamento remoto, fotointerpretação), cartografia e SIG. Arquitetura de sistemas. Sistemas de apoio à decisão.

Unidades de aprendizagem

Sistemas de Informação Geográfica (60h)Ementa: Técnicas de geoprocessamento aplicadas ao tratamento de informações geográficas em meio informatizado: levantamentos de dados (sensoriamento remoto, fotointerpretação), cartografia e SIG. Arquitetura de sistemas. Sistemas de apoio à decisão.

n. Design de Projetos Ambientais (90h)

Competências

Desenvolver as habilidades de expressão e representação gráfica, bem como o pensamento criativo e as capacidades de visualização espacial, por meio do Desenho Técnico, com suas normas, convenções, instrumentos e usos;

Aplicar as normas e convenções do desenho técnico;

Conhecer os materiais de desenho, e o desenho geométrico básico;

44

Manual do curso

Conhecer projeções em desenho técnico e como usar a escala;

Conhecer a geometria descritiva;

Desenhar: vistas ortográficas, na perspectiva cavaleira, na perspectiva isométrica, equipamentos, projetos industriais e arquitetônicos.;

Compreender e realizar cotagem, conhecer os tipos de perspectiva, assim como representar cortes e seções;

Desenhar utilizando modernas ferramentas gráficas aplicadas à engenharia, tecnologia e arquitetura;

Conhecer e saber utilizar os recursos e informações técnicas do AutoCAD.;

Executar com precisão desenhos em 2D e modificar desenhos gráficos;

Criar e utilizar linhas com características especificadas e objetos agrupados (blocos);

Colocar medidas em desenhos e criar estilos de cotagem;

Imprimir o desenho gráfico a partir do espaço do modelo e do espaço do papel;

Visualizar objetos gráficos computacionais em 3D;

Conhecer o modelamento sólido.

Conteúdos

Introdução à linguagem do desenho. Letreiros. Escalas. Vistas ortográficas. Cortes e seções. Perspectiva isométrica e cavaleira. O projeto auxiliado por computador. Características do software e do hardware para Computação Gráfica. Modelagem 2D. Noções de 3D. Aplicações para engenharia, tecnologia e arquitetura.

Unidades de aprendizagem

Computação Gráfica Aplicada (60h)Ementa: O projeto auxiliado por computador. Características do software e do hardware para Computação Gráfica. Modelagem 2D. Noções de 3D. Aplicações.

Desenho Técnico Básico (30h)Ementa: Normas e convenções para o desenho técnico. Escalas. Sistemas de representação. Vistas ortográficas. Cotagem. Cortes e Seções. Perspectivas isométrica e cavaleira.

Gestão Ambiental

45

o. Planejamento e Projetos Ambientais (120h)

Competências

Conhecer os diferentes aspectos que envolvem as questões ambientais, propiciando uma visão integrada do processo de planejamento com enfoque ambiental;

Conhecer a geotecnologia, de modo a atender as exigências do planejamento sustentável. Conhecer as potencialidades e as limitações dos Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Gestão Ambiental;

Analisar e entender os principais fatores que influenciam a gestão ambiental industrial. Compreender os fundamentos teórico‑conceituais da gestão ambiental, com vista ao exercício profissional ético, crítico e com necessário discernimento para definir a forma e o momento mais adequado de intervir;

Conhecer os principais fatores que influenciam a gestão ambiental industrial;

Identificar as funções administrativas organizacionais;

Conhecer o conceito e os tipos de indústria, a teoria planejamento e o controle da produção. Conhecer a influência das indústrias no meio ambiente e a legislação que afeta diretamente as atividades industriais;

Conceituar qualidade total, qualidade ambiental, gestão ambiental, ecoprodutos, ecodesign, mercados verdes, certificação e rotulagem ambiental;

Compreender as abordagens, os modelos e os instrumentos de gestão ambiental nas indústrias, bem como as formas de incorporação da gestão ambiental no planejamento estratégico, na estrutura organizacional e nas atividades e rotinas da indústria;

Conceber e desenvolver as etapas de implantação de um sistema de gerenciamento ambiental;

Compreender o ciclo de vida dos produtos e serviços, assim como formas de gerenciamento do consumo de água e de energia; da qualidade do ar e de minimização dos resíduos;

Compreender e analisar os principais fatores que influenciam na gestão ambiental industrial;

46

Manual do curso

Conhecer os aspectos conceituais, gerenciais e operacionais na elaboração de projetos. Relacionar os principais fatores que interferem na conceituação e no planejamento de projetos;

Analisar os principais fatores que interferem na implementação e na conclusão de um projeto;

Elaborar projetos dentro da área ambiental.

Conteúdos

Teoria do planejamento industrial. Organização industrial. Layout. Considerações ambientais na planificação da Indústria de produtos e serviços. Concepção ambiental de produtos e serviços. Análise de ciclo de vida. Ecoprodutos. Qualidade total e qualidade ambiental. Minimização de resíduos. Projetos institucionais e de pesquisa. Modelos de elaboração. Etapas de um projeto. Análise de projetos. Gerenciamento de projetos. Financiamento e agências financiadoras. Organização do trabalho. Articulação interinstitucional. Avaliação e controle. Capacitação técnica do pessoal. Coordenação de equipes multidisciplinares. Introdução ao trabalho de conclusão de curso. Projeto de pesquisa.

Unidades de aprendizagem

Gestão Ambiental Industrial (60h)Ementa: Teoria do planejamento industrial. Organização industrial. Layout. Considerações ambientais na planificação da Indústria de produtos e serviços. Concepção ambiental de produtos e serviços (design ambiental). Análise de ciclo de vida. Ecoprodutos. Qualidade total e qualidade ambiental. Minimização de resíduos.

Gestão de Projetos Ambientais (60h)Ementa: Projetos institucionais e de pesquisa. Modelos de elaboração. Etapas de um projeto. Análise de projetos. Gerenciamento de projetos. Financiamento e agências financiadoras. Organização do trabalho. Articulação interinstitucional. Avaliação e controle. Capacitação técnica do pessoal. Coordenação de equipes multidisciplinares. Introdução ao trabalho de conclusão de curso. Projeto de pesquisa.

Gestão Ambiental

47

p. Gestão Ambiental Territorial (120h)

Competências

Conhecer os diferentes aspectos que envolvem as questões ambientais, propiciando uma visão integrada do processo de planejamento com enfoque ambiental;

Conhecer a problemática do planejamento e da gestão ambiental em diversas regiões do Brasil, como os aspectos teórico‑conceituais do planejamento ambiental enquanto dimensão do desenvolvimento sustentável;

Compreender os critérios e indicadores necessários para a elaboração de diretrizes de planejamento ambiental, assim como os instrumentos de aplicabilidade no Planejamento Ambiental Regional, para implementar políticas de desenvolvimento, contemplando a qualidade ambiental e os recursos disponíveis;

Compreender os fundamentos teórico‑conceituais da gestão ambiental, com vista ao exercício profissional ético, crítico e com necessário discernimento para definir a forma e o momento mais adequado de intervenção;

Conhecer os princípios da gestão ambiental, os órgãos públicos, os instrumentos existentes e a forma como o gestor ambiental deve se inserir nesse contexto;

Compreender o papel das diversas categorias de unidades de conservação na preservação dos recursos naturais e como se dá a gestão dessas unidades;

Conhecer as informações básicas sobre legislação ambiental aplicada à gestão ambiental e aos instrumentos da gestão dos recursos hídricos.

Conteúdos

Teoria do planejamento. Organização e gestão do território. Atores envolvidos. Fatores de influência. Uso de recursos naturais. Legislação aplicada. Políticas Públicas e legislação. Elementos econômicos. Consideração ambiental na planificação territorial regional e urbana. Aplicação em Sistemas de Informação Geográfica. Estudos aplicados. Órgãos públicos de gestão ambiental. Instrumentos públicos de gestão ambiental.

48

Manual do curso

Estrutura e planejamento de unidades de conservação. Categorias de manejo. Planos de gestão, inventários e zoneamento. Legislação aplicada. Recursos hídricos e desenvolvimento, gestão de bacias hidrográficas. Planos de bacias: fontes de informações. Instrumentos de gestão de bacias: outorga de recursos hídricos. Instrumentos de gestão: cobrança pelo uso de recursos hídricos. Gestão de águas subterrâneas.

Unidades de aprendizagem

Planejamento Ambiental Regional (60h)Ementa: Teoria do planejamento. Organização e gestão do território. Atores envolvidos. Fatores de influência. Uso de recursos naturais. Legislação aplicada. Políticas Públicas e legislação. Elementos econômicos. Consideração ambiental na planificação territorial regional e urbana. Aplicação em Sistemas de Informação Geográfica. Estudos aplicados.

Gestão Ambiental (60h)Ementa: Órgãos públicos de gestão ambiental. Instrumentos públicos de gestão ambiental. Estrutura e planejamento de unidades de conservação. Categorias de manejo. Planos de gestão, inventários e zoneamento. Legislação aplicada. Recursos hídricos e desenvolvimento, gestão de bacias hidrográficas. Planos de bacias: fontes de informações. Instrumentos de gestão de bacias: outorga de recursos hídricos. Instrumentos de gestão: cobrança pelo uso de recursos hídricos. Gestão de águas subterrâneas.

q. Normatização Ambiental e Segurança (90h)

Competências

Conhecer os institutos jurídicos e limitações administrativas aplicáveis à proteção do meio ambiente e a Legislação Ambiental.;

Conhecer a proteção do meio ambiente e a degradação ambiental sob a ótica constitucional e os aspectos da legislação aplicada ao meio ambiente;

Conhecer o Poder de Polícia ambiental, os instrumentos de controle e defesa dos recursos naturais e o processo administrativo ambiental;

Conhecer os principais fatores de conforto ambiental e segurança no trabalho, bem como os parâmetros de metrologia, ergonomia aplicados aos ambientes profissionais;

Gestão Ambiental

49

Compreender as características da análise do ambiente térmico, lumínico, acústico e do ar e seus efeitos sobre o ser humano, avaliando os fatores de conforto ambiental;

Conhecer as principais normas e fundamentos legais, parâmetros e projetos da metrologia e da ergonomia.

Conteúdos

Bases do direito ambiental. Evolução do direito ambiental. História da legislação ambiental. Legislação básica: Trâmite e prática legal. Taxas e tarifas. Bases de política ambiental. Legislação como instrumento de planejamento e controle. Noções de Meio Ambiente e degradação ambiental. Interesses difusos e coletivos. Princípios de Direito Ambiental. Competência legislativa e material. Poder de Polícia. Política Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos de avaliação de impacto ambiental. Biodiversidade do meio ambiente. Fatores de Conforto ambiental: análise do ambiente. Metrologia. Ergonomia. Normas aplicadas e fundamentos legais.

Unidades de aprendizagem

Legislação Ambiental (60h)Ementa: Base direito ambiental. Evolução do direito ambiental. História da legislação ambiental. Legislação básica: federal, estadual, municipal. Trâmite e prática legal. Taxas e tarifas. Bases de política ambiental. Legislação como instrumento de planejamento e controle. Noções de Meio Ambiente e degradação ambiental. Interesses difusos e coletivos. Princípios de Direito Ambiental. Competência legislativa e material (seara ambiental). Poder de Polícia (seara ambiental). Política Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos de avaliação de impacto ambiental. Biodiversidade do meio ambiente sob a ótica da legislação ambiental.

Ergonomia e Fundamentos de Engenharia de Segurança (30h)Ementa: Ergonomia ‑ NR17. Condições de trabalho adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Histórico da segurança do trabalho. Conceitos de segurança industrial. Organização de segurança do trabalho na empresa. Segurança em atividades extraempresa. Controle do ambiente. Proteção coletiva e individual. Segurança no projeto. Acidentes. Seleção, treinamento e motivação pessoal. Normatização e legislação específicas. Organização de segurança do trabalho na empresa.

50

Manual do curso

Consequências do acidente e acidentado do trabalho: aspectos humanos, econômicos e sociais do acidente do trabalho.

r. Introdução à Geometria Analítica (60h)

Competências

Aplicar conhecimentos de geometria analítica à análise de situações‑problema, utilizando rigor lógico‑científico para a proposição de soluções em sua área de formação.

Conteúdos

Matrizes: Operações, propriedades. Determinantes: conceitos; propriedades; Teorema de Laplace. Sistemas lineares: Conceitos; resolução de sistemas de equações lineares; matriz inversa; Regra de Cramer. Vetores: vetores no plano e no espaço. Conceitos, operações. Geometria Analítica no Plano: estudo das retas; circunferências, elipse, hipérbole e parábola. Elementos da Geometria Analítica no Espaço: retas e planos.

Unidades de aprendizagem

Noções de Geometria Analítica (60h)Ementa: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares: Conceitos; resolução de sistemas de equações lineares. Vetores: vetores no plano e no espaço: conceitos e operações. Geometria Analítica no Plano: Estudo das retas; circunferências, elipse, hipérbole e parábola. Elementos da Geometria Analítica no espaço: retas; planos.

2.3.2 Certificações Complementaresa. Auditoria e Perícia Ambiental (120h)

Competências

Compreender a auditoria como um instrumento de gestão ambiental que visa ao desenvolvimento documentado e objetivo de um processo periódico de inspeção, análise e avaliação sistemática das condições, práticas e procedimentos ambientais de um agente poluidor.;

Conhecer as competências e as responsabilidades estabelecidas nos processos de auditoria. Compreender e consolidar os resultados em termos de não conformidades legais identificadas e respectivas evidências;

Gestão Ambiental

51

Diagnosticar, avaliar e gerenciar o risco imposto ao meio ambiente e ao homem, visando à prevenção da ocorrência de grandes acidentes locais e regionais;

Compreender o gerenciamento e a gestão de riscos;

Interpretar e analisar casos de acidentes ambientais, vias de penetração e absorção de agentes de riscos no organismo humano;

Conhecer, compreender e identificar agentes de riscos químicos, físicos e biológicos;

Interpretar e avaliar atividades antropogênicas e naturais que sejam potenciais para a geração de riscos.

Conteúdos

Conceitos de auditoria. Tipos de auditoria. Escopo da auditoria e regulamentos para auditoria ambiental. Auditoria de conformidade legal. Diretrizes para auditoria ambiental. Procedimentos de auditoria. Auditoria de sistemas de gestão ambiental. Perícias e laudos ambientais. Conceitos de qualidade e produtividade. Sistemas de gestão da qualidade total. Ferramentas e métodos para melhoria da qualidade. Certificação pelas Normas ISO; Sistemas de Premiação para Qualidade e Produtividade. Planejamento e condução da auditoria ambiental. Instrumentos da auditoria ambiental. As escolas de gerenciamento de riscos. Métodos de avaliação de riscos. Riscos ambientais. Gestão de riscos no contexto da avaliação de impactos ambientais. Desastres naturais e humanos. Sistema nacional de defesa civil. Gestão de crises. Estudos de caso. Legislação. Desenvolvimento de modelos de avaliação de riscos. Programa de gerenciamento de riscos (PGR).

Unidades de aprendizagem

Auditoria Ambiental (60h)Ementa: Conceitos de auditoria. Tipos de auditoria. Escopo da auditoria e regulamentos para auditoria ambiental. Auditoria de conformidade legal. Diretrizes para auditoria ambiental. Procedimentos de auditoria. Auditoria de sistemas de gestão ambiental. Perícias e laudos ambientais. Conceitos de qualidade e produtividade. Sistemas de gestão da qualidade total. Ferramentas e métodos para melhoria da qualidade.

52

Manual do curso

Certificação pelas Normas ISO; Sistemas de Premiação para Qualidade e Produtividade. Planejamento e condução da auditoria ambiental. Instrumentos da auditoria ambiental.

Gestão de Riscos (60h)Ementa: As escolas de gerenciamento de riscos. Conceitos: risco, salvaguarda, perigo, acidente, incidente, cenários de frequência e de consequências. Métodos de avaliação de riscos. Riscos: identificação de falhas potenciais, cálculo da quantidade de material perigoso liberado, estudo de comportamento pós‑liberação, dispersão no meio ambiente. Riscos ambientais: identificação do perigo, avaliação de respostas à dose, avaliação da exposição, caracterização do risco. Gestão de riscos no contexto da avaliação de impactos ambientais. Desastres naturais e humanos. Sistema nacional de defesa civil. Gestão de crises: comunicação institucional. Estudos de caso. Legislação. Desenvolvimento de modelos de avaliação de riscos. Programa de gerenciamento de riscos (PGR).

b. Tecnologias Limpas (120h)

Competências

Compreender a importância da inovação tecnológica no cenário atual, relacionando‑a à gestão de processos administrativos e programas governamentais;

Conhecer, desenvolver e utilizar novas ferramentas, conceitos e técnicas para aplicar, projetar e implantar tecnologias com o uso dos recursos ambientais em favor da qualidade de vida do homem;

Absorver e desenvolver tecnologias, atuando criticamente e criativamente na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas da sociedade;

Compreender as técnicas e ferramentas modernas da prática de engenharia relativas ao desenvolvimento de produtos e processos;

Conceber, projetar, montar e operar sistemas de alta complexidade tecnológica relativos à área ambiental;

Conhecer as fontes de energia e seus impactos no meio ambiente, refletindo sobre a utilização dos Recursos Energéticos e a problemática energética considerando as fontes existentes;

Gestão Ambiental

53

Conhecer e distinguir as fontes de energia renováveis e não renováveis, compreendendo quais são poluentes e quais não são poluentes;

Conhecer as políticas públicas do setor energético;

Compreender o papel da pesquisa e desenvolvimento no setor energético; Conhecer os cenários futuros do setor energético e as etapas da distribuição de energia.

Conteúdos

Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processos da inovação. A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Gestão tecnológica. Inovação e organização industrial. Políticas públicas de incentivo à inovação. Concepção e modificação de processos industriais. Novos produtos. Novos materiais. Tecnologias Limpas. Mecanismos Limpos. Estudo de casos. Matriz energética. Políticas públicas. Desenvolvimento econômico. Cenários futuros. Estudos de caso e viabilidade econômica de projetos de geração de energia. Cogeração. Geração distribuída. Sistemas e métodos de conservação e conservação de energia. Eficientização ambiental de sistemas energéticos.

Unidades de aprendizagem

Inovação Tecnológica (60h)Ementa: Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processos da inovação. A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Gestão tecnológica. Inovação e organização industrial. Políticas públicas de incentivo à inovação. Concepção e modificação de processos industriais. Novos produtos. Novos materiais. Tecnologias Limpas. Mecanismos Limpos. Estudo de casos.

Recursos Energéticos (60h)Ementa: Matriz energética. Políticas públicas. Pesquisa e inovação. Desenvolvimento econômico. Cenários futuros. Estudos de caso e viabilidade econômica de projetos de geração de energia utilizando fontes tradicionais e fontes alternativas. Cogeração. Geração distribuída. Sistemas e métodos de conservação e conservação de energia. Eficientização ambiental de sistemas energéticos e o papel do Tecnólogo em Gestão Ambiental.

54

Manual do curso

c. Metodologias de Pesquisa (60h)

Competências

Compreender as atividades e as etapas da pesquisa científica, por meio de metodologia prático‑reflexiva;

Conhecer as formas para elaboração de projetos de pesquisa;

Compreender o universo da pesquisa empírica e acadêmica;

Conhecer as regras pertinentes à elaboração e desenvolvimento de um Estudo de Caso.

Conteúdos

Tipos de pesquisa. Estudo de Caso.

Unidades de aprendizagem

Metodologia para Estudo de Caso (60h)

Ementa: Tipos de pesquisa. Estudo de Caso: conceito, composição estrutural e metodologia.

d. Elementos de Probabilidade e Estatística (60h)

Competências

Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à área exata;

Interpretar e utilizar as diferentes formas de representação de dados experimentais na forma de tabelas, gráficos e outras representações semióticas;

Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais;

Utilizar métodos e tecnologias adequadas para interpretar a realidade;

Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para analisar dados, elaborar modelos, resolver problemas e interpretar soluções;

Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

Aplicar medidas estatísticas;

Utilizar ferramentas computacionais no tratamento de dados experimentais e interpretar resultados.

Gestão Ambiental

55

Conteúdos

Conceitos básicos e planejamento de pesquisa. Análise exploratória de dados. Conceitos gerais da estatística: população, amostra, tipos de dados e representações de dados. Arredondamento de dados. Notação científica e notação de somatório. Distribuições de frequências para variáveis qualitativas e quantitativas. Tipos de frequências. Gráficos e diagramas. Medidas de tendência central para dados brutos e dados agrupados. Comparação entre as medidas de tendência central. Medidas de dispersão para dados brutos e dados agrupados. Análise e comparação quanto à dispersão entre series de dados. Teoria Elementar da Probabilidade. Distribuições de Probabilidade discreta e contínua. Distribuição binomial e normal de probabilidades. Amostragem e estimativas. Teste de Hipóteses. Correlação e regressão. Análise de regressão usando recursos computacionais.

Unidades de aprendizagem

Probabilidade e Estatística (60h)Ementa: Conceitos gerais de população, amostra, parâmetro, estatística, tipos de dados, níveis de mensuração, planejamento de experimentos. Histogramas. Medidas de locação e de variabilidade. Boxplot. Ramo e folhas. Probabilidade e distribuições de probabilidade. Principais distribuições discretas. Principais distribuições contínuas. Estatísticas e distribuições anormais. Estimação pontual de parâmetros de processos. Inferência estatística para uma amostra. Inferência estatística para duas amostras. Noções de análise de variância, correlação e regressão linear.

2.3.3 Certificações Específicasa. Trabalho de Conclusão de Curso ‑ Pesquisa Aplicada em

Gestão Ambiental (90h)

Competências

Realizar diagnósticos, análises e prognósticos relativos à realidade do seu campo de atuação.Transformar suas ideias em ações mais concretas, de acordo com cada realidade apresentada;

Analisar casos reais, abordando‑os de modo sistêmico e prático.

56

Manual do curso

Conteúdos

Desenvolvimento de um Estudo de Caso, em temáticas referentes à área de abrangência do curso, que vise à aplicação dos estudos teórico‑práticos apreendidos durante a formação. Estudos étnico‑raciais. Ética e direitos humanos.

Unidades de aprendizagem

Pesquisa Aplicada em Gestão Ambiental (90h)Ementa: Desenvolvimento de um Estudo de Caso. Estudos étnico‑raciais. Ética e direitos humanos.

b. AACA’S – Atividades Acadêmicas Curriculares Adicionais (120h)

As AACAs são atividades de caráter científico, cultural e acadêmica, desenvolvidas pelos acadêmicos no decorrer do Curso. O cumprimento das atividades acadêmicas curriculares adicionais é o requisito indispensável de integralização curricular do Curso, devendo, assim, o acadêmico cumprir a carga horária de 120 horas para a integralização curricular do bacharelado.

Na orientação sobre a escolha das atividades adicionais, privilegiamos os objetivos do nosso curso: a pesquisa, o ensino e o exercício da cidadania. As atividades validáveis como curriculares no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, são:

• Participação em congressos, seminários, exposição e/ou outros eventos.

• Apresentação em congressos, seminários, exposição outros eventos.

• Estágio não‑obrigatório, participação em programas de trainee.

• Estudo de caso (fora da disciplina/unidade de aprendizagem).

• Ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário.

• Produções técnicas ou científicas, coletivas e/ou individuais.

• Elaboração, coordenação e responsabilidade por eventos técnicos ou científicos.

• Participações em feiras e eventos nacionais e internacionais.

• Participação e/ou desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Gestão Ambiental

57

• Responsabilidade técnica, comprovação de experiência de coordenação e ou administração de equipes em projetos da área de G.A.

• Publicação de Artigo completo.

• Disciplinas ou unidades de aprendizagem presencial ou a distância.

• Publicação de Resumo de artigo.

• Cursos in company, cursos técnicos, qualificações curtas e certificações profissionais.

• Novos produtos (criação, projeto, execução), registro de patentes, geração comprovada de serviços voltados à área.

A resolução CAM‑GES, nº 059/2006 regulamenta e disciplina o reconhecimento e registro das Atividades Acadêmicas Curriculares Adicionais, na UNISUL, e prevê também o direito do aluno validar atividades desenvolvidas fora da universidade.

Para tanto, o estudante deverá requerer a validação dessas atividades, ao Coordenador de Curso, por meio do Protocolo Acadêmico, anexando cópias dos certificados ou documentos comprobatórios equivalentes, da atividade e da carga horária.

Cada documento comprobatório que se enquadre em mais de um tipo de atividade poderá ser validado uma única vez.

A publicação de livro ou capítulo, artigo científico ou resumo de artigo, relatório de pesquisa, monografia ou tese, comutará a validação de 60 horas de AACAs.

2.3.4 Certificações EletivasDe acordo com as diretrizes acadêmicas institucionais, as certificações eletivas expressam o conjunto de competências entendidas como significativas pelos estudantes e que integralizam currículo em função da dinâmica dos campos de saber e de atuação que surjam ao longo do processo de formação. Dependem de validação e devem ser avaliadas quanto à carga horária e às competências desenvolvidas.

Também conforme expressa o Decreto nº 5.626/2005, em seu Capítulo II, Da Inclusão de LIBRAS como disciplina curricular, Art. 3o 'A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

58

Manual do curso

§ 1o Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério. § 2o A Libras constituir‑se‑á em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional'. Neste sentido, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental atende ao Decreto por meio da Certificação de LIBRAS.

2.4 Ciclo de formação e oferta

Sem Unidade de Aprendizagem C/H Pré‑Req Estrutura Curricular

Base Notas

1 01800 ‑ Saúde Ambiental 30,00 Estruturante NR6 1 01808 ‑ Ecologia 60,00 Estruturante NR6 1 01384 ‑ Química Ambiental 60,00 Estruturante NR6 1 01387 ‑ Recursos Naturais 60,00 Estruturante NR6 1 01100 ‑ Climatologia e Meteorologia 60,00 Estruturante NR6 1 03302 ‑ Introdução Às Geociências 60,00 Estruturante NR6 1 02420 ‑ Ergonomia e Fundamentos

de Engenharia de Segurança30,00 Estruturante NR6

2 01191 ‑ Controle da Poluição Atmosférica

60,00 Estruturante NR6

2 01805 ‑ Conservação e Recuperação Ambiental

60,00 Estruturante NR6

2 02417 ‑ Auditoria Ambiental 60,00 Complementar NR6 2 01797 ‑ Poluição Ambiental 60,00 Estruturante NR6 2 01824 ‑ Sistemas de Informação

Geográfica60,00 Estruturante NR6

2 01013 ‑ Matemática Financeira 60,00 Estruturante NR6 2 01847 ‑ Legislação Ambiental 60,00 Estruturante NR6

3 02418 ‑ Gestão de Riscos 60,00 Complementar NR6 3 01339 ‑ Noções de Geometria

Analítica60,00 Estruturante NR6

3 01414 ‑ Engenharia Econômica 60,00 Estruturante NR6 3 01820 ‑ Ferramentas de Avaliação

Ambiental60,00 Estruturante NR6

3 01844 ‑ Gestão Ambiental 60,00 Estruturante NR6 3 01747 ‑ Fundamentos de Mecânica 60,00 Estruturante NR6

Gestão Ambiental

59

3 01842 ‑ Planejamento Ambiental Regional

60,00 Estruturante NR6

4 01788 ‑ Gestão e Tratamento de Resíduos

60,00 Estruturante NR6

4 01023 ‑ Derivadas de Funções de uma ou Mais Variáveis

30,00 Estruturante NR6

4 01781 ‑ Gestão e Tratamento de Efluentes

60,00 Estruturante NR6

4 01837 ‑ Gestão Ambiental Industrial 60,00 Estruturante NR6 4 01764 ‑ Sistemas de Tratamento e

Abastecimento60,00 Estruturante NR6

4 01019 ‑ Limites e Continuidade de Funções de uma ou Mais Variáveis

30,00 Estruturante NR6

4 01989 ‑ Desenho Técnico Básico 30,00 Estruturante NR6

5 01727 ‑ Geotecnia Ambiental 60,00 Estruturante NR6 5 02479 ‑ Recursos Energéticos 60,00 Complementar NR6 5 01782 ‑ Bioquímica Ambiental 60,00 Estruturante NR6 5 03380 ‑ Metodologia para Estudo

de Caso60,00 Complementar NR6

5 01033 ‑ Integrais de Funções de uma ou Mais Variáveis

60,00 Estruturante NR6

5 01819 ‑ Avaliação Ambiental Integrada

60,00 Estruturante NR6

5 02478 ‑ Inovação Tecnológica 60,00 Complementar NR6

6 01766 ‑ Química Analítica 60,00 Estruturante NR6 6 02349 ‑ Ciência dos Materiais 30,00 Estruturante NR6 6 01838 ‑ Gestão de Projetos

Ambientais60,00 Estruturante NR6

6 03155 ‑ Probabilidade e Estatística 60,00 Complementar NR6 6 03195 ‑ Pesquisa Aplicada em

Gestão Ambiental90,00 Específica NR6

6 01799 ‑ Processos de Engenharia Biológica

60,00 Estruturante NR6

6 01558 ‑ Computação Gráfica Aplicada

60,00 Estruturante NR6

Legenda:CET ‑ Certificação EstruturanteCCO ‑ Certificação ComplementarCES ‑ Certificação EspecíficaCEL ‑ Certificação Eletiva

60

Manual do curso

3. Avaliação

3.1 Processo de AvaliaçãoAs avaliações serão realizadas mediante instrumentos diversificados – que não venham a exigir somente a memorização dos conteúdos, mas, principalmente, a reflexão e a interpretação –, de forma presencial e por meio de atividades de avaliação a distância.

3.2 Sistema de avaliaçãoA avaliação na unidade de aprendizagem será verificada por meio do desempenho progressivo frente aos objetivos propostos no plano de ensino, e contabilizada por meio das seguintes atividades obrigatórias:

• Avaliações a Distância (AD), as quais são disponibilizadas no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Fique atento/a aos prazos de entrega propostos no cronograma do EVA;

• Avaliação Presencial (AP), a qual será realizada na data prevista no calendário acadêmico, de forma presencial, no Polo escolhido por você. Esta avaliação, obrigatoriamente, é por escrito e engloba os materiais didáticos da disciplina.

Para se obter a avaliação da unidade de aprendizagem, será utilizada a seguinte fórmula:

Avaliação da unidade de aprendizagem = (3,5 x média de AD) + (6,5 x AP) ≥ 7,010

Será aprovado de forma direta, portanto, o aluno que obtiver aproveitamento igual ou superior a sete (7.0), numa escala de zero a dez (0 a 10), resultante do processo de avaliação desenvolvido durante a unidade de aprendizagem.

O aluno que não obtiver, na avaliação da unidade de aprendizagem, nota igual ou superior a sete (7.0), prevista no parágrafo anterior, terá que ser submetido a uma “avaliação final” presencial. A data desta avaliação também está prevista no calendário acadêmico.

Neste caso, você terá que alcançar no “resultado final” um aproveitamento superior a seis (6.0). Para se obter a média do resultado final, será usada a seguinte fórmula:

Resultado final = Avaliação da unidade de aprendizagem + Avaliação final ≥ 6,0

2

Nossos Contatos

Qualquer dúvida, estamos a disposição nos seguintes canais:

E-mail: [email protected]

Fone: 4004-0435 – Ramal 3340 (custo de ligação local)

Polo Presencial (localize o seu): http://escolhaunisulvirtual.com.br/polos/

Página do curso: http://escolhaunisulvirtual.com.br/graduacao/superiores-de-

tecnologia/gestao-ambiental/