adcctaadccta.com/wp-content/uploads/2018/06/revista-adccta-2012-site.pdf · dados, nas...

16
ADCCTA pra você Edição Especial | Dezembro | 2012 Vista do Clube de Campo, inaugurado em dezembro

Upload: vukhuong

Post on 09-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ADCCTApra você

Edição Especial | Dezembro | 2012

Vista do Clube de Campo, inaugurado em dezembro

3 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

Robson Rodolfo GervásioPresidente

Sônia Leite da Silva Vice-presidente

Liliane Siqueira NadirDiretora Administrativo

Salatiel Alves Ferreira JúniorTesoureiro-Geral

Raimundo Barbosa NetoPrimeiro-Tesoureiro

Paulo Cesar Francisco XavierSecretário-Geral

Nilza Maria RibeiroPrimeira-Secretária

Lúcia Helena Hidalgo de Oliveira Assessora de Benefícios

Luis Carlos Tenório AcostaAssessor Cultural

Aparecida Rodrigues Ferreira Assessora Cultural

Gerson Alberto dos SantosAssessor de Esportes

José Ivan Ribeiro JúniorAssessor de Esportes Adriano Aparecido BastosAssessor de Esportes

Paulo Sérgio do Prado Assessor de Obras

Rogério de Souza Assessor de Obras

José Pedro Ferreira SobrinhoAssessor Patrimônio

Rubens Donizetti dos Santos Assessor Patrimônio

Luis Carlos BerengueAssessor Social

Regina Rafael de Oliveira BerengueAssessora Social

Silvano Eduardo BatistaAssessor Social

Maria Francisca CarmonaAssessora de Relações Públicas

Valdir Pires de OliveiraAssessor de Relações Públicas

Valéria Barbosa RamosAssessora de Relações Públicas

Diretoria Executiva da ADCCTA 2011-2014

Associação Desportiva Classista dos Servidores do Centro Técnico Aeroespacial

ADCCTAPraça. Mal. Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias - 12228-901 – São José dos Campos - SPTel. (0xx12) 3947-3025 Fax (0xx12) 3923-4105E-mail [email protected] - www.adccta.com.brRevista ADCCTA – Edição especial – Dezembro de 2012Jornalista responsável: Sônia Leite (MTb 15.046)Colaboradores: Thamires Baruel, William Nogueira, Ivan

Ribeiro e Léo MoreiraProjeto gráfico e editoração: Paulo Donizetti Impressão: JAC Gráfica e EditoraTiragem: 2.000 exemplaresFotografia: Roberto L. Silva, William Nogueira e Thamires Baruel (Eventos); Rogério de Souza e Alexandre Silva (Obras clube); Ivan Ribeiro e Léo Moreira (Esportes); Studio Cidade Deacon (Baile)Fotos coral, capa e inauguração clube de campo: Roberto de Freitas Castro Distribuição gratuita

Sumário4

Festas promovem interação com os associados

Social

6

Cultural

25 anos do Coral ADCCTA

8Especial

Clube de Campo

12

Esportes

Incentivando e valorizando o esporte

14Ação Social

A ADC mais perto do associado

4 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

Festas promovem interação com os associados

Todo ano, a ADCCTA promove inúme-ros eventos para comemorar datas festi-vas de seu calendário, com o objetivo de se aproximar e interagir de forma alegre e descontraída com os sócios. Uma das mais expressivas é a de seu aniversário: 8 de maio. Comemorá-la com uma grande festa já virou tradição.

A novidade, este ano, ficou por conta da programação para homenagear o Dia do Servidor Público, 28 de outubro. A data foi festejada em grande estilo com um bai-le no Clube de Campo Luso Brasileiro. Os sócios aprovaram a ideia e lotaram o salão de bailes e embalados pelo som da Ban-da Gostoso Veneno, se divertiram a noite toda e garantiram o sucesso do evento.

Ao parabenizar os presentes pela data, o presidente da ADCCTA disse esperar que essa também venha a se tornar uma data tradicional para a Associação.

Outras datas significativas também integram o calendário como as que ho-menageiam as mulheres, mães, pais e as crianças, e, ainda, aquelas que objetivam promover a saúde e melhora na qualidade de vida (veja matéria na página 14).

A ADCCTA homenageou as mulheres do DCTA, no dia 8 de março, com a palestra Vivências do Feminismo na Atualidade, proferida pela neuropsicóloga Rosimeire Facioli. Coquetel, música ao vivo com Pedro Malma, e sorteio de brindes, completaram a programação do Dia Internacional da Mulher, em 2012.

Uma feijoada reuniu cerca de 800 pessoas, entre sócios e convi-dados, nas comemorações de 22 anos da ADCCTA, no dia 4 de maio, no Centro Social dos Cabos e Taifeiros (CSCT).

Os sócios retiraram antecipadamente seus convites, os quais da-vam direito à feijoada e aos tickets de bebidas. Eles também partici-param do sorteio, que distribuiu diversos brindes, entre os quais, TV LCD, micro-ondas e bicicletas.

O evento foi animado com uma apresentação da Banda de Músi-ca do DCTA e com o samba do Quinteto em Branco e Preto.

Para a realização dessa grande festa, a ADCCTA contou com o patrocínio da Unimed, Grupo São José Saúde, Uniodonto, Valevida, Nissan Sayuri, Dafra Motos e Campo Vale. Os seguintes parceiros apoiaram com brindes para o sorteio: Pousada das Cachoeiras, Klc Turismo, Uniodonto, Droga Quinze, Valevida e Universal Joias.

mulheresHomenagem às

Aniversário

Mais uma vez, a ADCCTA foi parceira do DCTA na organização dos Portões Abertos, evento que comemora a Semana da Asa e que este ano atraiu um público de mais de 20 mil pessoas. A Associação ficou responsável por coordenar a praça de alimentação.

Portões Abertos

6 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

Essa história começou no ano de 1987 quando o então CTA realizou uma grande gincana, que teve como uma das provas a apresentação de um coral formado pelos integrantes das equipes participantes. Um grupo de servidores do IAE (a época Instituto de Atividades Espaciais) passou então a se reunir no horário do almoço para os ensaios. Como eram leigos no assunto, convidaram Mieke Segre para regê-los. Nascia, assim, o Coral do IAE. Em 1990, com a fundação da ADCTA, passou a ser mantido por esta associação e a chamar-se Coral ADCCTA.

Com um repertório eclético, abrangendo músicas sacras, clássicas, folclóricas e populares, de autores nacionais e estrangeiros, o Coral ADCCTA caracteriza-se como um coro comunitário, recebendo leigos em música. Durante esses 25 anos, o Coral tem participado de vários eventos culturais como encontros de corais, concertos de natal, missas e apresentações no DCTA, e em cidades de vários estados do país.

HomenageadosEntre idas e vindas, regentes,

assistentese coralistas ajudaram a escrever a história do Coral ADCCTA, hoje o mais antigo de São José dos Campos. São eles:

A primeira regente do Coral (1987 a 1992), Mieke Segre e seus assistentes Ricardo Costa Leão e Celso Pan.

A segunda regente, Nancy Bueno de Almeida, que ocupou o cargo de 1993 a 2001, e seus assistentes Paulo Azevedo e Márcio Antonio Faria, e Lenine Santos, técnico vocal.

Márcio Antonio Faria, que assumiu a regência nos anos de 2001 a 2004, com as assistentes Kênia Muraoka dos Santos e Manuella Cristina Rebeca Andrade Miranda, e Leandro José Setra, pianista.

A regente Sandra Mendes Sampaio, parceira em alguns eventos e atual regente dos corais Libercanto e Unesp (SJC), e, obviamente, Rafael da Rocha Braga, que está desde 2005 regendo o Coral ADCCTA.

Com a participação de coros de São José dos Campos e de pessoas que fizeram parte de sua história, o Coral ADCCTA

comemorou, no dia 2 de agosto, 25 anos de criação.

A cerimônia, que reuniu os coros Maçonaria Joseense, Unesp, Cantares-Embraer e Libercanto, e, ainda, os pia-nistas Leo Vitti e Leandro José Setra, para homenagear o Jubileu de Prata do Coral ADCCTA, emocionou os cer-ca de 400 espectadores que compa-receram no auditório Lacaz Netto, ITA, na noite de 2 de agosto. Dois dos mo-mentos marcantes foram, certamente, o Coral ADCCTA entoando a canção Uma Benção Antiga, e quando todos os coralistas, convidados e regidos por Rafael Braga, cantaram a música Benedetti i martiri.

Os profissionais que ajudaram a construir essa história de sucesso, fo-ram merecidamente lembrados e cha-mados ao palco para receber uma pla-ca em agradecimento pelo empenho e comprometimento demonstrados à frente do Coral ADCCTA (veja quadro).

Após a cerimônia, todos foram convidados para brindar e cantar os parabéns durante o coquetel servido no hall dos auditórios B e C do ITA.

2012: Ano do Jubileu de Prata do Coral ADCCTA

25 anosde sucesso

2012: Ano do Jubileu de Prata do Coral

Entrei para o coral  por gostar de cantar e também era  muito gostoso estar com os colegas de trabalho no horário do almoço, conversar, cantar, escolher a música para ensaiar. É muito gratificante comemorar 25 anos de coral, pois não é nada fácil manter um coral todo esse tempo, mas, entre altos e baixos estamos aqui firmes e fortes. Não podendo esquecer de agradecer os coralistas, regentes e a ADCCTA, principalmente pelo apoio que nos tem dado. Hoje somos um grupo pequeno, mas, muito comprometido, legal, unido. Espero poder contar sempre com todos coralistas e com a ADCCTA por muito anos.

Aparecida Rodrigues Ferreira

Depo

imen

tos25 anos

de CoralEu vi uma apresentação do coral e achei que era uma boa oportunidade para me divertir e fazer amigos. 25 anos representam uma conquista e uma demonstração de perseverança, principalmente nos períodos em que várias pessoas saíam do coral e tudo indicava que seria o fim, o qual felizmente ainda não chegou.

Vera Lúcia Lourenço

2012: Ano do Jubileu de Prata do Coral ADCCTA

8 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

Cerca de 400 sócios compareceram ao lo-cal para conhecer o clube e as benfeitorias nele realizadas no úl-

timo ano, e, é claro, participar da festa de inauguração. Com espe-tinhos de churrasco, chope e refri-gerantes, distribuídos à vontade, e animação da Banda Cheiro de Fulô, o público pode passar uma tarde agradável na sede campestre da ADCCTA.

No final da manhã, numa pe-quena cerimônia, com a presença de diretores, assessores e conse-lheiros, foram descerradas as pla-cas alusivas à inauguração oficial.

Em um breve discurso, o presi-dente da ADCCTA, Robson Rodolfo Gervásio, destacou que “Participar desse marco histórico é um or-gulho, não apenas por constatar que a ADCCTA, uma associação

jovem, de apenas 22 anos, já tem uma sede campestre, mas princi-palmente por saber que este clube também é resultado de adminis-trações anteriores, do quinhão de cada homem e mulher que pas-saram por esta associação, traba-lhando, de uma forma ou de outra, para estarmos aqui hoje” .

Também mencionou que ain-da há muito trabalho pela frente. “Hoje inauguramos uma pequena parte de um projeto grandioso. Um projeto que prevê a constru-ção de um verdadeiro complexo para abrigar um clube de campo: parque aquático, salão de festas, restaurantes, quadras poliesporti-vas, chalés, entre outros” . Robson finalizou informando que uma co-missão de obras já está avaliando o plano diretor do clube, e, em bre-ve, será decidido qual o próximo projeto, a ser realizado em 2013.

ADCCTA inauguraClube de CampoUm churrascomarcou a inauguração oficial do Clube de Campo da ADCCTA, na tarde do dia 7 de dezembro

9 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

Marisa Daniel Pacini foi a ganhadora das diárias em hotel em Caldas Novas (GO), sorteadas pela Anjos Turismo, parceira da ADCCTA

Normas para utilizaçãoUma comissão também estuda as normas para utilização do clube, que entrarão em vigor conforme os projetos forem sendo finalizados. Atualmente, os sócios podem alugar a casa sede e as churrasqueiras. Para tanto, os interessados devem fazer a reserva na secretaria da ADCCTA, telefone (12) 3947-3475.

10 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

Preservação ambientalNão se esquecendo do impacto no meio ambiente, gerado pelas construções naquela área, foi elaborado um plano de preservação ambiental para os cerca de 180 mil metros quadrados de mata nativa existentes dentro do clube de campo. Outras preocupações são a preservação das seis nascentes e a revitalização do lago que integram o cenário do clube. Por isso, a comissão de obras trabalhará com a assessoria de uma empresa de engenharia ambiental, que já encaminhou projeto, elaborado de acordo com o Novo Código Florestal, aos órgãos competentes e aguarda a aprovação.

Localizada no município de Jambeiro (SP), a área, de 32 alqueires, onde está sendo construído o clube de campo, já dispõe de uma casa sede, piscina, churrasqueira e uma casa

caipira. Desde a aquisição, em 2009, o local tem recebido diversas obras e melhorias.

O Clube

Obras e melhoriasu Construção de cinco quiosques, sendo quatro com capacidade para 15 pessoas cada e, um, para 20, além do prédio para abrigar uma lanchonete

u Construção de uma quadrade areia e playground

u Construção de uma cerca ao redor do lago próximo ao portal de entrada

u Construção de um novo cabriteiro

u Construção de um muroe portaria na entrada do clube

u Melhoria da estrada em direção ao casarão, com a colocação de bloquetes

u Recuperação completados banheiros e vestiários

u Reforma na casa sede e piscina

u Aquisição de móveispara a casa sede

Comissão de obrasO presidente da ADCCTA nomeou um grupo, formado por assessores, para estudar o plano diretor de obras e avaliar as que poderão ser iniciadas em 2013, para dar continuidade ao projeto de expansão do clube. No plano diretor estão previstas a construção de um parque aquático, salão de festas, chalés, quadras poliesportivas e um restaurante.

Antes Depois

Antes

Antes

Depois

Depois

Março Agosto Novembro

Março Agosto Novembro

Localizada no município de Jambeiro (SP), a área, de 32 alqueires, onde está sendo construído o clube de campo, já dispõe de uma casa sede, piscina, churrasqueira e uma casa

caipira. Desde a aquisição, em 2009, o local tem recebido diversas obras e melhorias.

12 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

O incentivo ao esporte sempre esteve na pau-ta de prioridades da ADCCTA. A cada ano,

novas modalidades esportivas so-mam as já promovidas ou apoia-das pela Associação. É o caso da Escolinha de Futsal, criada no pri-meiro semestre deste ano.

No mesmo formato da Esco-linha de Futebol, considerada o carro chefe da ADC na área esportiva, a escolinha de futsal destina-se a treinar crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 15 anos, de ambos os sexos.

A novidade atraiu inúmeros adeptos e a nova modalidade fe-cha o ano com 54 alunos matricu-lados.

Já atletas, praticantes de ou-tros esportes, individual ou co-letivo, receberam apoio da Asso-ciação para uniformes, materiais esportivos, treinamento e disputa em competições regionais e na-cionais. Este ano, voleibol femi-nino e masculino e salto livre pas-saram a integrar a lista de moda-lidades apoiadas, ao lado do jiu-jitsu, tae kwon do, maratona, voo livre, futebol dos veteranos, cross country, paraciclismo e capoeira.

Para o assessor de esportes, José Ivan Ribeiro Júnior, a dedica-ção e o empenho desses atletas, disputando competições pelo Brasil afora, ajudam a elevar o nome da ADCCTA como entidade que valoriza o esporte. “E investir no esporte é também investir na qualidade de vida dos associa-dos”, complementa.

Além disso, a ADCCTA tam-bém apoiou torneios internos como o 1º Torneio de Futebol de Campo da Intendência do GIA-SJ e o IX Torneio 1º de Maio.

Alguns locais, utilizados para aulas e treinos, receberam me-lhorias com a ajuda da ADC, como por exemplo, na troca de lona do tatame do CSS-SJ e na re-forma da parte elétrica.

Incentivando e valorizando o esporte

ç ADCCTA apoia1º Torneio de Futebol de Campo da Intendência do GIA-SJ

ç ADCCTA cria a Escolinha de Futsal

Entrega de novos uniformes e materiais esportivos para os Maratonistas e Escolinha de Futsal ç 1ª gra-

duação da Equipe Ivan Ribeiro Jiu-Jitsu

A cada ano, novas

modalidades esportivas

somam as já promovidas ou apoiadas pela

Associação

‘ ‘Oincentivo ao esporte sempre esteve na pau-ta de prioridades da ADCCTA. A cada ano,

novas modalidades esportivas so-mam as já promovidas ou apoia-das pela Associação. É o caso da Escolinha de Futsal, criada no pri-meiro semestre deste ano.

No mesmo formato da Esco-linha de Futebol, considerada o carro chefe da ADC na área esportiva, a escolinha de futsal destina-se a treinar crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 15 anos, de ambos os sexos.

Incentivando

Entrega de novos uniformes e

ç

13 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

Incentivando e valorizando o esporte

ADCCTA apoia na reforma da Academia do CSS-SJ

ç Homenagem para as mães da Escolinha de Futebol

ADCCTA apoia IX Torneio 1º de Maio de 2012

Equipe de Vôlei Feminino, nova modalida-de apoiada pela ADCCTA

ç

ç

A Escolinha de Futebol fecha o ano de 2012 com uma agenda recheada de atividades realizadas. Além dos treinos, todas as sextas e sábados, jogos, torneios e outros projetos mobilizaram os 180 atletas matriculados, juntamente com os pais, professores e coordenadores. Confira.

l Com a intermediação dos empresários do 2º goleiro do São Caetano – Fábio, filho do coordenador Claudio – os atletas da categoria mirim (sub 15), foram até Sorocaba para um jogo treino e avaliação.

l Em julho, os alunos das categorias sub 9, 11, 13 e 15, disputaram jogos amistosos contra a equipe de Natividade da Serra.

l Tanto o Dia das Mães quanto o dos Pais foi comemorado com um café da manhã organizado pela Escolinha.

l Em agosto, o aluno Lucas Laurentino, da categoria sub 15, foi aprovado para fazer parte do quadro de atletas da equipe da Ferroviária de Araraquara. O processo de avaliação durou 15 dias e foi possível graças ao apoio do goleiro Fábio.

l As equipes Bola na Rede, São José EC, Clube Atlético Mineiro, Monteiro Lobato, Bacaboll Society disputaram a tradicional copinha promovida pela Escolinha da ADCCTA. O torneio, que arrecadou 140 kg de alimentos para doação, teve os seguintes resultados para os atletas da ADC: sub 9, 4º colocado; sub 11, campeão e artilheiro da competição; sub 13 e 15, campeões.

l Em novembro, os alunos das categorias sub 9, 11,13 e 15 foram para Sapucaí Mirim (MG) participar de amistosos contra a equipe daquela cidade.

l A confraternização de encerramento das atividades, em dezembro, contou com os já tradicionais jogos com as mães, e, em seguida, com o dos pais, além de um bom churrasco. Os treinamentos retornam no dia 16 de fevereiro de 2013.

Muitas atividades movimentam ano da Escolinha de Futebol

ç

14 | Revista | ADCCTA | ADC pra você

A ADCCTA mais perto do associado

A ADCCTA tem pelo menos dois diferenciais em rela-ção a outras instituições do gênero. Um é o setor

de benefícios, que administra os convênios médicos e odontológicos dos associados. E o outro é a pres-tação de um serviço personalizado por meio do Serviço Social, que está sempre por perto quando o sócio precisa.

Coordenado pelas assistentes sociais Nilza Maria Ribeiro e Zenilda de Almeida de Lucena Gomes, só no decorrer deste ano, o setor já prestou cerca de 1.600 atendimentos.

“Esses atendimentos vão além da questão da saúde”, explica Zenilda. Eles compreendem desde orienta-ções sobre questões financeiras, por exemplo, até o encaminhamento, acompanhamento, mediação, inter-venção e visitas hospitalar, domiciliar e institucional.

Segundo Zenilda todas as ações

são norteadas pelos princípios fun-damentais do código de ética do Serviço Social. “Por isso buscamos atender a todos de forma integral, igualitária e participativa. Também identificamos recursos na comuni-dade, usando-os em prol de cada necessidade apresentada pelo asso-ciado”, complementa.

Os “recursos na comunidade” re-ferem-se àqueles colocados, gratui-tamente, à disposição da sociedade por entidades públicas ou privadas e que poucos têm conhecimento. Alguns exemplos são: tratamentos dentários e ortodônticos; cursos de  capacitação profissional; atividades na esfera artística; e projetos para crianças de 7 a 12 anos.

Campanhas Preventivas – Ou-tras frentes de atuação do setor são as campanhas preventivas na área da saúde e as atividades para a terceira idade.

Neste ano, o dia da Saúde, do Co-ração, de Combate as Drogas, este último em parceria com o Núcleo de Serviço Social do GIA-SJ (Nuseso),

foram lembrados através de even-tos que contaram com intervenções artísticas, palestras motivacionais e educacionais, além da participação de músico terapeuta, caricaturista, dentre outros.

Já a quinta edição do Chá Bingo, destinado aos sócios aposentados e pensionistas, reuniu mais de 100 par-ticipantes, em novembro para uma tarde descontraída. Além do coffee break, do bingo, e do sorteio de di-versos brindes, a novidade ficou por conta do caricaturista Zeco Rodri-gues, que fez o maior sucesso com seus desenhos.

Doações – O Serviço Social, com o apoio do Coral da ADC e da Esco-linha de Futebol conseguiu repassar para instituições sociais como casas de acolhida, abrigo, asilo entre ou-tros, 284 kg de alimentos não pere-cíveis arrecadados em eventos pro-movidos, durante o ano, por esses departamentos da ADCCTA.

são norteadas pelos princípios fun-damentais do código de ética do

A ADCCTA mais perto do associado

AADCCTA tem pelo menos dois diferenciais em rela-ção a outras instituições do gênero. Um é o setor

de benefícios, que administra os convênios médicos e odontológicos dos associados. E o outro é a pres-tação de um serviço personalizado por meio do Serviço Social, que está

são norteadas pelos princípios fun-damentais do código de ética do Serviço Social. “Por isso buscamos atender a todos de forma integral, igualitária e participativa. Também identificamos recursos na comuni-dade, usando-os em prol de cada necessidade apresentada pelo asso-ciado”, complementa.

Os “recursos na comunidade” re-ferem-se àqueles colocados, gratui-tamente, à disposição da sociedade por entidades públicas ou privadas

são norteadas pelos princípios fun-damentais do código de ética do

A ADCCTA mais perto