elo · atingir o nirvana através da meditação, do ioga, ... mentos negativos como o orgulho, o...

4
ELO Série 5 Nº 976 7 maio 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Outro evangelho Esta semana visitei o Buddha Eden, perto do Bombarral. Sabia que ali en- contraria símbolos do budismo mas não estava preparado para tanto. En- tre budas, pagodes, estátuas de terraco- ta e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil tonela- das de mármore e granito para edificar esta obra monumental. A escadaria cen- tral é o ponto focal do jardim, onde os Buddha dourados dão calmamente as boas-vindas aos visitantes. (in http:// www.bacalhoa.com/pt/enoturismo). Além da monumentalidade daquele espaço de 35 hectares impressionou- se também a presença de mais de mil viaturas estacionadas. O Budismo propõe levar o homem a atingir o nirvana através da meditação, do ioga, da sabedoria, do equilíbrio, etc. Nirvana é, suposta- mente, uma espécie de bem-estar pe- rene do corpo e da alma; uma abstra- ção do mundo; uma libertação espiri- tual; um estado de plenitude e paz in- terior. O indivíduo liberta-se dos senti- mentos negativos como o orgulho, o odio, a inveja, etc. A proposta parece aliciante. Mas passemos para outro tópico para voltarmos aqui. Nos próximos dias a celebração do centenário das supos- tas aparições em Fátima atrairá (esti- ma-se) perto de um milhão de pesso- as. Não escondemos a nossa incredu- lidade acerca deste assunto. À luz da Bíblia, Maria não poderia ter apareci- do nem dito o que lhe é atribuído. As mensagens transmitidas às três crian- ças ferem o evangelho. Fátima foi o produto de uma espiritualidade de sé- culos, decalcada num catolicismo ru- ral, mariano e divorciado da Bíblia; uma espiritualidade afligida pelo trau- ma da Primeira Grande Guerra e de uma Primeira República laica e anti- clerical que desvalorizava a Igreja Ca- tólica, indignada com o vexame. Há elementos de verdade no budismo, a saber, a consciência do mal e a ne- cessidade de uma solução. O conceito de pecado não é exclusivo do cristia- nismo. Diremos até que entre Budis- mo e a mensagem de Fátima há algo mais em comum. Aos pastorinhos, su- postamente Maria e o anjo terão mandado rezar o terço e fazer sacrifí- cios para reparação das ofensas feitas pelos homens a Jesus e a Maria. À per- Mas ainda que nós ou mesmo ou um anjo vindo do céu vos pregue outro evangelho (…) seja anátema (Gálatas 1.8)

Upload: vandieu

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ELO Série 5Nº 9767 maio 2017

Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2)

Outro evangelho

Esta semana visitei o Buddha Eden, perto do Bombarral. Sabia que ali en-contraria símbolos do budismo mas não estava preparado para tanto. En-tre budas, pagodes, estátuas de terraco-ta e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil tonela-das de mármore e granito para edificar esta obra monumental. A escadaria cen-tral é o ponto focal do jardim, onde os Buddha dourados dão calmamente as boas-vindas aos visitantes. (in http://www.bacalhoa.com/pt/enoturismo). Além da monumentalidade daquele espaço de 35 hectares impressionou-se também a presença de mais de mil viaturas estacionadas.

O Budismo propõe levar o homem a atingir o nirvana através da meditação, do ioga, da sabedoria, do equilíbrio, etc. Nirvana é, suposta-mente, uma espécie de bem-estar pe-rene do corpo e da alma; uma abstra-ção do mundo; uma libertação espiri-tual; um estado de plenitude e paz in-terior. O indivíduo liberta-se dos senti-mentos negativos como o orgulho, o odio, a inveja, etc. A proposta parece aliciante.

Mas passemos para outro tópico para voltarmos aqui. Nos próximos dias a celebração do centenário das supos-tas aparições em Fátima atrairá (esti-ma-se) perto de um milhão de pesso-as. Não escondemos a nossa incredu-lidade acerca deste assunto. À luz da Bíblia, Maria não poderia ter apareci-do nem dito o que lhe é atribuído. As mensagens transmitidas às três crian-ças ferem o evangelho. Fátima foi o produto de uma espiritualidade de sé-culos, decalcada num catolicismo ru-ral, mariano e divorciado da Bíblia; uma espiritualidade afligida pelo trau-ma da Primeira Grande Guerra e de uma Primeira República laica e anti-clerical que desvalorizava a Igreja Ca-tólica, indignada com o vexame.

Há elementos de verdade no budismo, a saber, a consciência do mal e a ne-cessidade de uma solução. O conceito de pecado não é exclusivo do cristia-nismo. Diremos até que entre Budis-mo e a mensagem de Fátima há algo mais em comum. Aos pastorinhos, su-postamente Maria e o anjo terão mandado rezar o terço e fazer sacrifí-cios para reparação das ofensas feitas pelos homens a Jesus e a Maria. À per-

Mas ainda que nós ou mesmo ou um anjo vindo do céu vos pregue outro evangelho (…) seja anátema (Gálatas 1.8)

2 7 mai. 2017

• 10h00 – Escola Bíblica Dominical.

Classe Maternal: No piso 1.

Classe de Pré-Primários: 2 Reis 4 – Uma família hospeda Eliseu.

Classes de Primários e de Juniores: Ester cap. 2 a 8 - Ester.

Classes de Jovens e Adultos: Lição nº 10: Mateus 26.36-46 – Será que tenho a força?

• 11h00 – Culto de louvor e pregação. O Pastor pregará sobre Gálatas 1.1-9 – Outro evangelho?

• 18h30 - Celebração da Ceia do Se-nhor.

Agenda para hojegunta das crianças Como havemos de sacrificar? Terá sido dito: De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores.

Em Fátima os homens cooperam tam-bém pela salvação dos outros. No bu-dismo (que é anterior ao cristianismo e ignora o evangelho) o homem alcan-ça o nirvana pela meditação, pelo es-vaziamento da mente, pelo bem pen-sar e agir. Numa e noutra matriz reli-giosa existe o conceito de imperfeição no homem, a consciência do bem e do absolutamente bom. As propostas são diferentes, mas têm em comum os atos humanos. No Budismo o ho-mem está no centro; em Fátima está Cristo, está Maria e está o homem também. A luz de Maria parece ofus-car a glória de Jesus.

Contrariamente, o evangelho é cen-trado em Jesus. O seu sacrifício é ab-solutamente eficaz, eterno, e alcança homens de todas as raças, tribos e na-ções. O Budismo está estruturado a pensar na elite intelectual, e é essa elite que está a ser conquistada pelo budismo. O evangelho de Cristo alcan-ça ricos e pobres. Não é sendo esvazi-ados que seremos salvos, mas sim sendo cheios de Cristo. Não alcança-mos a salvação sofrendo pelos outros, mas crendo em Jesus de todo o cora-ção e amando Deus acima de todas as coisas. A salvação é pela graça basea-da no sacrifício pleno de Jesus. Tudo o que fica aquém ou vai além disso é outro evangelho.

Pastor J. Pinto Ferreira

Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. (I Pedro 3.15)

Introdutores: Pedro Jerónimo Júnior e Lu-dimila Jerónimo • Diaconisa: Bertília Pi-res • Música: Samuel Oliveira (órgão); Rute Figueiredo (piano); Jónatas Ferreira (piano, violino); Inês Leal (piano) • Audio-visual: João Pedro T. Santos; Noemi Ferrei-ra; Miguel Leal • Ornamentação: Severi-na Rocha.

escala de serviço

3ELO 976

União de JovensOntem a UJ teve novo encontro com o Pastor para o ouvir respondendo a al-gumas perguntas teológicas que têm sido colocadas na caixa respetiva. As perguntas de ontem tinham a ver com baptismo, com casamento e com profissões.

Infantes do ReiNo próximo sábado a atividade dos IR será fora, no Guincho. Todos deverão comparecer na Igreja às 17h00, deven-do trazer calçado para caminhar, aga-salho, água e lanche ligeiro. Os pais deverão recolher os filhos às 21h15.Sábado 03 de junho iremos a Vendas Novas participar no aniversário da APEC e no Dia da Criança. A saída da Igreja será às 09h30 e prevê-se o re-gresso para as 18h30. Crianças paga-rão uma comparticipação de 4 euros, adultos 5 euros. Interessados terão de se inscrever até ao próximo domingo.

Maio – Mês da famíliaNo próximo domingo celebraremos o Dia das Mães. Não se esqueça de tra-zer uma flor colorida se a sua mãe está viva; flor branca se já faleceu.No domingo seguinte, dia 21, celebra-remos o Dia dos Pais. No domingo 28 celebraremos o Dia da Família. Nesse dia haverá almoço comunitário.

Domingo passadoNo domingo passado realizamos no culto da tarde o baptismo da Rafaela Santos Forgerini e do David Figueiredo Ferreira. Foi um domingo em que re-gistámos a ausência de muita gente que aproveitou um fim de semana prolongado e saiu. No culto da tarde a presença de membros da Igreja foi ainda mais escassa. Curiosamente a assistência foi maior que ao culto da manhã (c. 70) devido à forte presença de amigos e irmãos de outras igrejas.

Baptismos no passado domingo. À esquerda, Rafaela Forgerini, à direita, David Ferreira.

Propriedade: Igreja Evangélica Baptista do CacémEquipa Redatorial: Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira, Samuel OliveiraE-mail: [email protected]: SemanalTiragem: 120 exemplaresÍcones de Freepik e Simpleicon em flaticon.com

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

website: www.igrejabaptistacacem.orgE-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Geral: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto Ferreira

Telef.: 219 260 420, 933 400 367

ficha técnica

09/maio – Teremam Sambu10/maio – Sandra George

Gratidão:AniversariantesNovos crentes baptizados

Saúde e/ou Idosos:Aida Pires; Augusta Melo; Beatriz Carvalho;Georgete Silva;Isabel Gonçalves; Laura M. Ribeiro;Laurentina Amaro; Mª Conceição Capão (lar idosos)M.ª Helena Santos Ferreira;M.ª Luísa Pereira; M.ª Luísa Pereiro;Paulina Campos; Telmo Cunha e esposa (Aida).

Antigos pastores da Igreja:António dos Santos;Orlando Caetano e esposaJ. Sérgio Felizardo e esposa

Outros:Missão Baptista em Torres Novas;Crescimento da Igreja.

Parabéns

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmo 90:12

Motivos de oração