zona sul recife,jaboatÃo, cabo de santo agostinho, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia...

14
REDAÇÃO: 81-3034.1972 PAULO ROCHA 9222.2122 PAULO GÊ 8601.0345 WILZA CARLA 9825.4424 MISSO MELO 8554.8679 /8659.6654 ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, IPOJUCA,SIRINHAÉM, RIO FORMOSO,TAMANDARÉ, BARREIROS E SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE e MARAGOGI ANO VIII NÚMERO 191 DEZ/JAN 2014 Mais detalhes na página 3 Último dia será marcado pela presença de Dom Fernando Saburido, arcebispo da Diocese de Olinda e Recife Festa de Santo Amaro vai até dia 15 em Jaboatão Procissão da Bandeira, dia 06 de janeiro. Foto: Pascom da Paróquia de Santo Amaro Projeto Encontro homenageia nomes da cultura em Jaboatão Foto: Eugênio Lincoln Homenageados Santana, Ramilton Correia, Eraldo Oliveira, Maria Lucia e Pedra Rica. Página 10 Burrinha abre o Carnaval do Ipsep dia 31 de janeiro Iniciou dia 06 de janeiro a mais tradicional das festas religiosas de Jaboatão Centro, em homenagem ao Glorioso Santo Amaro, padroeiro da cidade, com a Caminhada de Santo Amaro, que partiu da Igreja Matriz de Santo Amaro às 6h da manhã, em peregrinação até o Santuário de Santo Amaro, localizado em Taquaritinga do Norte. No início da noite, houve a Procissão da Bandeira, que saiu do Lote 56, dando início oficial às comemorações religiosas da 417 a Festa do Glorioso Santo Amaro. A festa estende-se até dia 15 de janeiro, com programação religiosa e também profana, tendo os arredores da Igreja de Santo Amaro e a ladeira se transformado em um frequentado local não apenas de oração, mas de confraternização e alegria diárias. Dia 15, data do encerramento das festividades, haverá concelebração de missa com Frei Damião e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Upload: others

Post on 17-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

REDAÇÃO:81-3034.1972PAULO ROCHA9222.2122PAULO GÊ8601.0345WILZA CARLA9825.4424MISSO MELO8554.8679 /8659.6654

ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, IPOJUCA,SIRINHAÉM, RIO FORMOSO, TAMANDARÉ, BARREIROS E SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE e MARAGOGI

ANO VIIINÚMERO 191DEZ/JAN 2014

Mais detalhes na página 3

Último dia será marcado pela presença de Dom Fernando Saburido, arcebispo da Diocese de Olinda e Recife

Festa de Santo Amaro vai até dia 15 em Jaboatão

Procissão da Bandeira, dia 06 de janeiro. Foto: Pascom da Paróquia de Santo Amaro

Projeto Encontro homenageia nomes da cultura em Jaboatão

Foto: Eugênio Lincoln

Homenageados Santana, Ramilton Correia, Eraldo Oliveira, Maria Lucia e Pedra Rica. Página 10

Burrinha abre o Carnaval do Ipsep dia 31 de janeiro

Iniciou dia 06 de janeiro a mais tradicional das festas religiosas de Jaboatão Centro, em homenagem ao Glorioso Santo Amaro, padroeiro da cidade, com a Caminhada de Santo Amaro, que partiu da Igreja Matriz de

Santo Amaro às 6h da manhã, em peregrinação até o Santuário de Santo Amaro, localizado em Taquaritinga do Norte.

No início da noite, houve a Procissão da Bandeira, que saiu do Lote 56, dando início ofi cial às

comemorações religiosas da 417a Festa do Glorioso Santo Amaro.

A festa estende-se até dia 15 de janeiro, com programação religiosa e também profana, tendo os arredores da Igreja de Santo Amaro e a ladeira se transformado em um frequentado

local não apenas de oração, mas de confraternização e alegria diárias.

Dia 15, data do encerramento das festividades, haverá concelebração de missa com Frei Damião e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Page 2: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 2

Do blog de Santo Aleixo

Grande Litoral e Gazeta Nossa são jornais mensais voltados a divulgar e promover os municípios de Recife, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. – Fones Recife: 3034.1972/98254424 Barreiros: Fones 8554.8679/8659.6654 – E-mail: redacaogazetanossa.com.br ou [email protected] – Editor Geral: Paulo Rocha. Jornalista resp: Maria do Carmo – Reg. 3181. Uma publicação Bagaco Design Ltda. Loteamento Estrada da Tabatinga, 336 Igarassu/PE. CNPJ 04.320.640/0001-30. Edição de textos e Editora-ção: Paulo Ricardo castro da Rocha ME – CNPJ 00.399.266/0001-59 Impressão: Edições Bagaço. – Tiragem desta edição: 11.000 exemplares. Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados.

GOSTCHEI NÃO GOSTCHEI

Carro de som e mini-trio para “divulgar ações da prefei-tura” vai custar ao contribuinte jaboatonense nada menos que R$ 118,5 mil mensais. Ou cerca de 4 mil reais por dia, incluindo domingos e feriados.

Antes tarde do que nunca. Foi aprovado o Estudo Técnico para o Plano Municipal de Sa-neamento Básico em Jaboatão. Vamos ver se agora a coisa an-da. Jaboatão tem 31% de domi-cílios com esgotos a céu aberto.

Terreno baldio em Santo AleixoGostaria da ajuda do jornal Gazeta Nossa, mesmo sa-

bendo que pode não dar em nada, pois o dono dessa ter-ra é uma pessoa poderosa no bairro e sabe do ocorrido. Mesmo assim, a esperança é a última que morre, não é mesmo? Gostaria que não di-vulgassem meu nome, tenho medo de confusão. A minha reclamação é em relação ao terreno do verea-dor Tonzinho Basílio, que fi ca na 4a Trav. Santo Aleixo, onde moro. A terra não é cercada e o mato está muito alto. Isso vem facilitando a ação de margi-nais, que esperam a noite cair para adentrar e fumar maco-nha. Sem falar nas pessoas que vêm não sei de onde jogar li-xo e animais mortos aqui. Meu pedido é para cercar o ter-reno. O vereador não está nem aí e fi ca é bravo quando al-guém reclama.

Um morador – Santo Alerixo, Jaboatão

Dez famílias de agricul-tores proprietários de peque-nos terrenos em Manassú pro-curam o blog para reclamar e pedir uma solução para o pro-blema que vem enfrentan-do, a falta de energia elétri-ca. Eles dizem que após terem feito a solicitação junto a Cel-pe, – concessionária responsá-vel pela distribuição no Estado – uma equipe esteve no local, instalou três postes e prome-teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu.

“Os postes estão jogados dentro do mato, abandona-dos. Eles não estão próximos uns dos outros, são mais ou menos 500 metros de distân-cia e agente não tem como fi -car olhando todos os dias, te-nho medo que alguém quebre ou quem sabe chegue de ma-

Dois pesos e duas medidasRecentemente um ônibus da empresa Metropolitana

chocou-se contra um muro no bairro de Prazeres, Jaboa-tão dos Guararapes. De acordo com informações, o moto-rista informou que havia faltado freio no ônibus e por isso ele perdeu o controle do coletivo. Os passageiros fi caram le-vemente feridos.

O estranho é que neste acidente (e em outros envolven-do ônibus) não houve nenhuma manifestação conhecida da administração municpal de Jaboatão. Ao contrário, quando houve um acidente em Pontezinha com uma van, também ela fazendo parte do sistema legal de transporte de passa-geiros do município, o prefeito Elias Gomes apressou-se em convocar um entrevista coletiva, falando que seriam ado-tadas ações para impedir que fatos como aquele se repetis-sem.

O silêncio agora reforça a tese de que para os coletivos das grandes empresas tudo é permitido, para os cooperati-vados, não.

Alex Sandro, da Cootrape, diz que “Estes ônibus já fo-ram denunciados à SEMOBIL e ao Ministério Público por estarem bastante velhos e fora da idade de vida útil para fa-zer o transporte público no município de Jaboatão”.

drugada com um carro grande e carregue”, conta preocupado o agricultor Juvenal Martins, 62 anos.

Quem também clama para que a Companhia Energética de Pernambuco conclua a obra de expansão da rede de ener-gia elétrica que atenderá a lo-calidade é Inaldo Severino da Silva, de 68 anos. “Eu estou por aqui há 15 anos, faz tempo que sonho com energia por estas bandas, agora que começou, espero que não pare e deixem as coisas pela metade”, disse o agricultor.

As casas são simples, po-rém todas seguem os padrões de exigências, como numera-ção visível, medidor de luz e cantoneiras. “Já ajeitamos as casas, só estamos esperando agora eles (Celpe) vir terminar o serviço”, garante seu Severi-no Francisco Lins, 87 anos.

Agricultores e os postes abandonados. Foto: Andros Silva

Depredação ambiental em Boa ViagemContinuam as depreda-

ções no Parque dos Coqueiros, em Boa Viagem, sem que nin-guém seja responsabilizado. Os coqueiros têm suas folhas retiradas para “artesanato”, e os que mais sofrem são os meno-res, pois tem suas folhas à altu-ra das mãos dos “artesãos”.

Alguns coqueiros já mor-reram devido à prática recor-rente. É preciso que a polícia militar ou alguma brigada am-biental com poderes de puni-ção tome urgente alguma ati-tude.

Solano e o Cine Teatro Samuel Campelo

Foto: Internet

Já é CarnavalNem bem saímos das fes-

tas de Natal e fi m de ano e já estão aí as prévias carnavales-cas. Neste dia 11 é a vez do bloco Dexeu keto, de Jaboatão Centro, que acontece a partir das 15 horas no Bar Raiz

As disputas políticas in-ternas pelo poder no Cabo de Santo Agostinho coloca-ram a Câmara de Vereadores do município não apenas no noticiário nacional, mas tam-bém na berlinda.

O imbroglio começou na in-venção da tal “eleição antecipa-da”, quando em 2014 já se ele-geu a mesa diretora do biênio 2015/2016, inovação esta rapi-damente copiada pela Câmara de Vereadores de Jaboatão.

Anulada pela justiça em maio do ano passado, foi fei-ta nova eleição no fi nal de 2014, e aí começou realmen-te a confusão (chamada inclu-sive de palhaçada pelo respei-tado Blog de Jamildo), com o grupo de oposição represen-tando criminalmente contra

Pois é, a administração de Jaboatão continua mentin-do para a população sobre o fi m das obras e a conseuquen-te inauguração do Cine Teatro Samuel Campelo. Mentem no mais completo cinismo inclu-sive para a tão incensada (por eles, lá da administração) im-prensa do Recife, incluindo a Rede Globo, que já cansou de entrevistar representantes da cultura de Jaboatão e ou-vir datas e mais datas, sempre proteladas.

A última data anunciada e prometida seria dia 20 de de-zembro, quando por fi m o Ci-ne Teatro, depois de 6 anos da

administração Elias e 8 mi-lhões consumidos abriria su-as portas, apresentando o IV Prêmio Solano Trindade de Poesia.

Pois foi uma mentira du-pla. Não reabriu, não se falou mais no assunto e nem o con-curso foi realizado.

Embora nenhuma nota ofi cial tenha saído sobre o te-ma, informações extr-ofi ciais informam que a data do con-curso foi prorrogada para os dias 29 e 30 de janeiro, não mais no Cine Teatro Samuel Campelo mas agora na Casa da Cultura, também em Jabo-atão Centro.

o vereador Anderson Bocão e este contra Abel Neto, nu-ma sequência de atos espalha-fatosos e até ridículos, como documentos rasgados, nova eleição, nova anulação, cade-ados nas portas e policiais mi-litares nos corredores da “Ca-sa do Povo”. Por fi m, a coexis-tência esdrúxula e nada pací-fi ca de duas mesas diretoras, brandindo acusações mútuas pela imprensa, e disputando liminares na justiça.

Uma nova eleição estava prevista para o dia 12 de janei-ro, mas dia 7 (quando esta edi-çãom foi para a gráfi ca) a juíza Sílvia Maria de Lima Oliveira confi rmou como válida a elei-ção que reconduziu Anderson Bocão à presidência. Espera-mos que de forma defi nitiva.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: GazetaNossa

Na Câmara de vereadores do Cabo

Page 3: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 3

ZONA SUL DO RECIFE

No dia 13 de dezembro a família do Colégio Inovação, do Ipsep, reuniu-se no audi-tório da Faculdade Guarara-pes para acompanhar as apre-sentações culturais dos alunos,

Muitas Mulheres sentem medo de se submeter a alguma correção na sobran-celha, por mais que não goste de sua so-brancelha atual. Acreditamos que é o medo de que algo saia errado e que sua a aparência não fi que exatamente o que esperou, ou seja, com uma sobrancelha que pareça natural.

Hoje em dia se desenvolveram de-zenas de técnicas para a correção das sobrancelhas e uma delas é a sobrance-lha fi o a fi o. Essa técnica promete deixar as sobrancelhas da maneira que as mu-lheres sempre sonharam: sem falhas e o mais natural possível.

Segundo a Profi ssional em fi o a fi o e Instrutora do Senac e Instituto Embele-zze de Sobrancelhas, Bárbara Saldanha, a técnica fi o a fi o trata-se de uma micro-pigmentação que atinge apenas a cama-da superfi cial da pele, ou seja, a epider-me. Com um aparelho em forma de ca-

A Burrinha do IPSEP é um blo-co infantil fundado em 2005 que tem como objetivo divulgar e pre-servar a cultura pernambucana no nosso bairro, alegrando toda a co-munidade. O bloco convoca os fo-liões para animar as ruas do IPSEP dia 31/01/2015, no horário das 16h, saindo da Praça do IPÊ, sito a rua Dr. Raposo Pinto (próximo ao 19º Batalhão da PMPE). Presença da Or-questra Popular de Jardim São Pau-lo, Grupo Boi de Mainha do Ibura de Baixo e o Palhaço Picolé.

No dia 15 de janeiro de 2014, a CBN divulgou que em Jaboatão iriam ser instaladas 40 câmeras de monitoramento da polícia, com o objetivo de reduzir a vio-lência na cidade. No dia 11 de julho de 2014, divulgamos no blog uma maté-ria que também falava da instalação das câmeras.

O projeto era para ser implan-tado em Agosto/Setembro de 2014, estamos em janeiro de 2015 e onde estão as câmeras? O projeto seria realiza-do em parceria com o governo do estado (Secreta-ria de Defesa Social), mas agora que mudou governa-dor, mudou secretário, o projeto ainda vai pra frente?

Aguardamos respostas da Prefeitura de Jaboatão.

Onde estão as câmeras de Jaboatão?

Jaboatão tem maior índice de homicídios em PESegundo informações da Secretaria de Defesa Social, em

2014, o número de homicídios aumentou 9,5% em relação a 2013, no estado de Pernambuco.

Em Jaboatão dos Guararapes, se consideramos o número de homicídios re-gistrados pela Po-lícia Militar de Per-nambuco, o bairro mais violento é Ca-jueiro Seco.

Jaboatão tem cerca de 676 mil habitantes e o poli-ciamento deixou muito a desejar nos últimos anos do governo PSB. Os números mostram que dos 3.434 homicídios registra-dos em Pernambuco, 355 foram em Jaboatão dos Guararapes e Moreno, um percentual bem elevado.

âmeras de monitoramento ir a vio-o de

até-ão

n-4, nderealiza-estado (Secreta-e mudou governa-nda vai pra frente?eitura de Jaboatão.

Em Candeias, moradores reclamam dos buracosM o r a d o -

res do Bairro de Candeias, próxi-mo ao conjunto Residencial Ca-tamarã, cruza-mento da Rua Santa Lúcia com a Rua Caracol, reclamam da de-satenção da pre-feitura de Jaboa-tão, com relação a dois grandes buracos que prejudicam os moradores da região.

O trecho fi ca em frente a um posto de saúde do município e serve de caminho para o Conjunto Dom Helder e o Conjun-to Pettit Village. Os buracos se formam por conta dos ônibus da linha da Borborema que fazem retorno neste cruzamento. O material colocado pela prefeitura não suporta o peso dos coletivos e termina quebrando.

Uma moradora já teve inclusive o muro de sua casa derru-bado por um desses ônibus que não conseguem mais fazer re-torno no cruzamento.

No dia 11 de dezembro já divulgamos o problema, mas até o momento nada foi resolvido e a prefeitura de Jaboatão tam-bém não se pronunciou diante do fato exposto.

III Festincultura no Colégio Inovação do Ipsep

apresentadas na terceira edi-ção do Festincultura

Do Ensino Infantil ao 3º Ano do Ensino Médio, fo-ram belíssimas apresentações: Dança, Teatro e Cinema; Ver-

tentes culturais que só reforça-ram o talento dos nossos e jo-vens artistas. A presença dos amigos e familiares abrilhan-tou ainda mais o evento. As-sim, com muita arte e alegria,

o Colégio Inovação encerrou as atividades letivas de 2014, desejando a toda comunidade escolar, um Natal de luz e um início de 2015 com muita Paz e Prosperidade.

Burrinha do Ipsep abre o Carnaval 2015 dia 31 de janeiro

Pigmentação de sobrancelhas pelo processo fi o a fi oneta – o dermógrafo – o designer de so-brancelhas faz pequenos furinhos na re-gião da sobrancelhas para reproduzir um efeito de preenchimento natural das sobrancelhas .

Uma vez corretamente aplicada, du-ra em média de 6 meses a um ano, de-pendendo da pele, da rotina e dos cuida-dos de cada pessoa.

Procure sempre um profi ssional qualifi cado para não ter surpresas de-pois com uma tatuagem na sobrance-lhas. Após o procedimento, é recomen-dado o uso de uma pomada cicatrizan-te e evitar o sol e o banho de piscina pelo menos por 10 dia após o procedimento.

Bárbara Saldanha – Micropigmentadora de Sobrancelhas Fio a fi o Tel: 88384191 (oi) ou 99156571 (tim)Rua Rio Maranhão N: 93 – Ipsep – Email:[email protected]

Page 4: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 4

EXPRESSAS

A Avenida Canal, em Jabo-atão, depois de seis anos aban-donada, deve ser reforma-da em grande estilo. Também conhecida como Avenida Go-vernador Miguel Arraes e ten-do como nome ofi cial Aveni-da José de Souza Rodovalho, a via é um caminho direto de Prazeres, Piedade e arredo-res até a Lagoa Olho D’Água, porém sem via de acesso nas margens da Lagoa, quando termina a avenida e o próprio canal de Setúbal, um dos que alimentam a Lagoa. Agora fo-ram liberados pelo Ministério das Cidades do Governo Fede-ral R$ 18 milhões para a pavi-mentação e drenagem das du-as mãos da referida avenida, iniciando na Barreto de Mene-zes até as proximidades da La-goa. O projeto contempla tam-bém uma ciclovia em uma das margens.

A parcela de verba, libera-da por meio do Programa Sa-neamento Para Todos para o projeto de revitalização da La-goa Olho D’Água, soma R$ 31 milhões, sendo que o restan-te milhões será utilizado para alargar o Canal Olho D’Água, situado no outro extremo da lagoa, com 1,7 km de exten-são, com o objetivo aumentar a vazão para as águas que vão da Lagoa para o Rio Jaboatão.

Por enquanto, ainda não se fala no desassoreamento da Lagoa, considerado de funda-mental importância para evi-tar alagamentos. Até porque, existe a probabilidade de, em maré cheia, o canal, mesmo alargado e aprofundado, não resolva a questão dos alaga-mentos.

A Secretaria das Cidades, por meio da Cehab, ainda vai iniciar o processo de licitação para as duas obras. Após lici-tado, o prazo para o inícioé de 90 dias. No total, as duas in-tervenções tem a estimativa de serem concluídas em 18 me-ses.

Histórico: Alimentada por dois braços de canal - Jordão, que já foi um rio, e Setúbal, a lagoa é a única formação de restinga urbana de Pernam-buco. É considerada também a

maior lagoa no perímetro ur-bano do Brasil, sendo quase três vezes maior que a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria das Cidades do governo de Per-nambuco, a liberação foi feita após a conclusão Com a con-clusão do Plano Diretor da La-goa, contratado pela Compa-nhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), realizado pe-las empresas Diagonal e Proje-tec, em parceria com a Prefei-tura de Jaboatão.

Revitalização da Lagoa Olho D’Água – A Lagoa é um dos maiores tesouros ecológi-cos e turísticos de Jaboatão dos Guararapes, mas a área sem-pre foi relegada ao esqueci-mento. Aos poucos, foi sendo invadida por sub-habitações, sem infaestrutura, virando lo-cal de depósito ilegal de lixo. Existe projeto de revitalização desde o governo Rodovalho, mas sempre se arrastaram na luta por verbas, contra a buro-cracia e na dependência de li-berações por órgãos ambien-tais, com paralisações devida à ações do Ministério Público.

No governo Eduardo Cam-pos centenas de famílias foram realojadas em residencial loca-lizado em Cajueiro Seco, mas a morosidade do projeto e a fal-ta de fi scalização deixou que a área fosse novamente ocupa-da. Agora, estima-se que pelo

menos novas 100 casas devam ser desapropriadas, e o núme-ro de novas invasões é incerto e não sabido.

O plano original de re-vitalização da Lagoa inclui-se num macro-projeto que, se um dia for implantado em sua totalidade, revalorizará áreas hoje à margem de qual-quer traço de desenvolvimen-to humano. Do macro projeto faz parte a construção do bi-nário de Cajueiro Seco, lança-do também no governo Edu-ardo e paralisado não se sa-be por quais motivos. A cons-trução de um novo acesso li-gando a Ponte do Paiva à an-tiga BR 101, em Pontezinha (ou o alargamento da Estra-da de Curcurana) também es-tá esquecido. A construção de vias em todo o entorno da La-goa, chamado de Via Metro-politana Sul é outro projeto que, quando realizado, torna-rá a área supervalorizada, tal qual aconteceu com a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, no Recife.

Mas antes é preciso outra obra corajosa e dispendiosa: fazer o saneamento no local e no entorno, um desafi o que, em tempos de vacas magras como hoje em dia, ninguém vai querer nem poder encarar.

Portanto a revitalização total da Lagoa Olho D’Água deve esperar mais dez ou vinte anos, no mínimo.

Casamento de Rodrigo Luna e Carla MariaDia 10 de dezembro de 2014 realizou-se o casamento religioso de Rodrigo Luna de Albuquer-

que e Carla Maria de Siqueira Ferrão, na antiga Igreja da Boa Viagem (Pracinha), às 20 horas e estava o templo superlotado, celebrado pelo Monsenhor Edvaldo Bezerra, que abençoou os nu-bentes. A noiva, usando o tradicional vestido branco, véu e grinalda, muito bonita, adentrou na Igreja, acompanhada pelo seu pai, jornalista Carlos Artur Ferrão, que estava muito emocionado e entregou ao genro Rodrigo, diante de Deus. Os noivos casaram no civil, em Brasília-DF e agora, realizaram o ato religioso, no Recife, onde ambos nasceram. Destaque-se a decoração da Igreja, especialmente do altar, com fl ores vermelha e branca, tornando aquele ambiente muito radian-te ao som do músico Cleiton e coral, sendo o cerimonial, sob o comando de Pedrina Lino, tudo muito belo. Após a cerimônia, os noivos, recepcionaram os parentes e amigos, no Restaurante Amadeu e o seu buff et de primoroso atendimento, tendo o belíssimo bolo de casamento e os do-ces de muito requinte e bom gosto. A recepção, prolongou-se até às 5 horas da manhã de sábado, com um especial show, acompanhada pela animação dos presentes. (Foto Varela)

JABOATÃO

Liberada verba federal para recuperação da Avenida CanalCanal Olho D’Água, na Lagoa, será alargado dentro do projeto de revitalização da área

Foto: Google Earth

O funcionário Adilson, do Aqui Tem - Armazém Mauri-céia, localizado no bairro do IPSEP, faz a entrega de uma bi-cicleta Caloi à cliente Djane Galdino da Silva, residente em Dancing Days.

A promoção de fi nal de ano da AquiTem teve o apoio da Starlux.

AquiTem Armazém Mauriceia entrega bicicleta

Festa da Juventudeem Jaboatão Centro

Já está tudo pronto para a Festa da Juventude, que acontece dia 17 de ja-neiro no Clube dos Ferro-viários, em Jaboatão Cen-tro, comemorando os 50 anos reunindo amigos. A animação está a cargo de André Travassos e Banda.

A renda será revertida em prol da construção da Igreja Matriz de Nossa Se-nhora Aparecida, na Vila Rica, em Jaboatão Centro.

Page 5: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 5

DESTAQUES DO COLÉGIO MARIA TEREZA

A educação infantil encerra mais uma etapa de aprendizado com as crianças do 1º ano fazendo uma linda e encantadora tarde de autógrafos, aonde todas as crianças dessa classe foi a autora de seu próprio livro, assinando assim e autografando seu diploma.

Tarde de Autógrafos da Educação Infantil

Aconteceu dia 11 de dezembro a missa de posse do no-vo Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora das Gra-ças, Sérgio Guedes.

Celebrante Padre Tiarajú, com a presença das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo do Colégio Maria Tereza, na pessoa de Irmã Edith Gomes e demais Irmãs.

Que o Senhor Deus o ajude nesse nova missão e que não lhes falte a coragem e a força para vencer os desafi os dessa vida.

Posse do novo diretorexecutivo do Hospital Nossa Senhora das Graças

Foi na quadra de esportiva do Colégio Maria Tereza que foi encerrada a Festa de

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Segundo Irmã Anjos

Mendes “Tudo foi muito lindo... Acredito

que Maria, Mãe de Jesus fi cou muito feliz com as homenagens...

Por tudo Deus seja glorifi cado”.

Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Parabéns a todos os alunos concluintes 2014. Agora inicia uma nova etapa na vida de todos vocês. Coragem e determinação serão indispensáveis para chegar na reta fi nal...

Que deus os ajude em todos os momentos e que a Virgem Mãe Maria proteja-os de todos os males. (Irmã Maria dos An-jos Mendes)

A AHMAR – Associação Humanitária Benefi cente do Recife, tem como uma de su-as colunas de ação a alimen-tação para todos. Em parce-ria com o Colégio Maria Te-reza, realizou um café da ma-nhã no Natal Solidário, com as famílias humildes, seus as-sistidos.

Estiveram presentes ser-vindo e colaborando com a obra, Padre Tiarajú, mentor e diretor da associação, Ir-mã Edith Gomes, diretora do Colégio e mentora, suas coirmãs e voluntários de boa vontade; dentre muitos, des-tacamos a enfermeira Hiola-na (que em todos os encon-tros oferece seus trabalhos de aferimento de pressão e veri-fi cação da glicose) e agrade-cemos a todos os funcioná-

A AHMAR no Café do Natal Solidário no Colégio Maria Tereza

Formatura do 3º ano do Ensino Médio

rios da casa e às crianças do Infantil que fi zeram uma bela apresentação natalina.

Antes da refeição mate-rial o povo se dirigiu à ca-

pela, aonde rezaram, refl eti-ram, cantaram e se alegraram com a festa do Natal, momen-to de alegria, amor e luz. Re-ceberam a benção sacerdotal

e se dirigiram à quadra onde se realizou o café e a entrega das cestas básicas, com direi-to a panetone e frango.

A divina misericórdia do

Senhor esteve, está e sempre estará em nossas vidas guian-do todos os caminhos de nos-sa longa peregrinação rumo ao céu. Que Jesus Menino nos

fortaleça em nossa perma-nência na terra e que a Vir-gem de Belém nos consagre no amor e no bem.

Irmã Anjos Mendes

Page 6: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 6

SAÚDE As dicas e orientações desta coluna não substituem a consulta médica

Sete perigos que ameaçam o seu verãoLaura Tavares/www.minhavida.com.br

ARTIGO

Numa cerimonia calorosa, empolgante e emblemática, tomou pose mais um con-selho de cultura do município do Jaboatão dos Guararapes, dia 18/12, na sede da OAB/JABOATÃO. Presentes entidades não go-vernamentais, instituições, sociedade civil e gestores públicos. O objetivo da cerimônia era assinar a ata para que fossem empossa-dos os conselheiros, mas não foi o que se presenciou no auditório, com a ausência do Prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), para compor a mesa, fi can-do sobre a responsabilidades dos gerentes de cultura Nildo Barbosa e Lorena Raia a representatividade.

O Secretario de Cultura Isaac Luna, chegou no meio de uma discussão e, logo manifestou a satisfação por estar partici-pando de um processo legítimo e democrá-tico sobre a cultura municipal e seus atores, que mantêm viva a vontade de lutar.

Álvaro Heleno, Ator, Diretor, Professor e Dramaturgo, ao ser convidado para assi-nar a ata de posse, renunciou à mesma, ale-gando a falta de portaria por parte do pre-

Um novo paradigma científi co e religiosoCássio Gonçalves, músico e jornalista

feito legitimando os candidatos. “Quero que os governantes compareçam às nossas reuniões, pois o Conselho não tem casa, não tem uma se-de, acho que é o único conselho que não tem”, falou Álvaro, reivindicando a presença e parti-cipação do poder público para que o Conselho de Cultura possa realmente promover a cultura.

Não houve muitas mudanças na atual com-posição do Conselho. Álvaro Heleno, que era representante de Artes Cênicas, agora é de Au-diovisual, tendo como suplente Sandra Oliveira, que não tem competência na área para repre-sentar. Os profi ssionais de audiovisual fi caram de fora desse processo, é uma pena.

Foi um momento democrático e típico da cultura jaboatonense. O secretário Isaac Lu-na empossou os novos conselheiros que terão uma árdua batalha; acalmar os ânimos, “arre-gaçar as mangas” e tentar trabalhar em concor-dância com o poder público, dessa forma pro-movendo o exercício da função, pois em todos os projetos culturais realizados pela prefeitu-ra, pouca foi a participação efetiva do Conse-lho na aprovação dos projetos. Se é que houve tal participação.

Entenda por que combinar álcool e frituras com o calor excessivo pode ser prejudicial

Para alguns, não pode faltar uma cerveja gelada. Para outros, o essencial mesmo é uma por-ção de fritas. E aí é que se encontra o perigo. Segundo o fi siologista do esporte e consultor cientí-fi co Daniel Portella, da Secretaria de Esportes d de São Caetano do Sul, o consumo de bebidas al-coólicas e frituras oferece riscos extras no verão. “O álcool, por exemplo, acelera o processo de de-sidratação natural do corpo”, explica o profi ssional. E os perigos não param aí: se você quer apro-veitar os dias de calor sem passar por desconfortos, veja as dicas dos especialistas e evite as prin-cipais ameaças ao seu bem-estar nesta época.

Álcool – Segundo o fi -siologista e pesquisador do Centro de Estudos da Medi-cina da Atividade Física e do Esporte, Raul Santo de Oli-veira, o problema não es-tá no consumo das bebidas alcoólicas, mas nos exage-ros. “Álcool e bebidas à ba-se de cafeína são altamente diuréticos e aceleram a de-sidratação natural do corpo, já mais intensa quando está calor”. Ele recomenda, se vo-cê estiver bebendo, alternar as doses de álcool com um copo de água.

Frituras – “Com o au-mento da perda de líqui-dos, causada pelo calor ex-cessivo, as gorduras não são bem metabolizadas. Por is-so, você pode sentir sensa-ção de mal-estar e descon-forto”, explica Daniel. Além disso, o consumo de frituras acontece junto à ingestão de bebidas alcoólicas, o proble-ma piora. “O álcool altera o controle de liberação da bi-le, fl uido que auxilia na di-gestão de gorduras”, explica o especialista do CEMAFE.

Sal – Uma porção de fri-tas e sal. Salada e mais sal para temperar - sem con-tar o sal que já vem embu-tido nos alimentos. Resulta-do: pernas e pés inchados. Segundo Raul Santo, isso

acontece porque o sódio, pre-sente no sal, favorece a retenção de líquidos no corpo. “Até certa quantidade ele é benéfi co, mas grande parte das pessoas exage-ra”, afi rma. No calor, a situação complica ainda mais: os vasos fi cam dilatados, difi cultando o retorno do sangue principal-mente dos membros inferiores.

Overtraining – “Overtrai-ning é a prática excessiva de exercícios e pode prejudicar até quem está acostumado a trei-nar regularmente’, afi rma Raul. Segundo ele, quem se exerci-ta demais pode apresentar pro-blemas como difi culdade para dormir, falta de disposição e ir-ritabilidade. No calor forte, há ainda o perigo de desmaio, de-vido à queda de pressão; risco de insolação, caso o treino seja feito sob o sol da tarde; desidra-tação e hipertermia, quando a temperatura corporal fi ca mui-to elevada.

Superexposição solar – A temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37º C, independente do horário do dia. Por isso, fi car exposto ao sol, principalmente entre 10h e 16h, pode causar hipertermia, quando o corpo não consegue mais estabilizar o calor inter-no. “Nesse estágio, o organismo direciona toda sua energia pa-ra tentar dissipar o calor e, as-sim, algumas células param de

funcionar, podendo causar des-maios”, diz Daniel Portella.

Baixa ingestão de líquido – Desidratação, a perda de lí-quidos pelo organismo, age de forma similar à insolação. “Ela atrapalha o funcionamento de algumas células essenciais pa-ra a manutenção da vida, po-dendo gerar desde um peque-no mal-estar até desmaios”, es-clarece Daniel. Por isso, ande sempre com uma garrafi nha de água e crie o hábito de dar pequenos goles de tempos em tempos. Não espere sentir sede para se hidratar.

Alimentos mal conserva-dos – Se existe algo que pode estragar de vez suas férias, a in-toxicação alimentar está na lis-ta. O alimento contaminado ou mal conservado que você con-sumiu precisará ser eliminado por vômito ou diarreia. “Além disso, dependendo do esta-do do alimento, ele pode con-ter bactérias bastante perigosas à saúde e até causar a morte nos casos mais graves”, afi rma Raul. Se você desconfi ar de intoxica-ção, não pense duas vezes: pro-cure imediatamente um pron-to-socorro e se hidrate intensi-vamente. Para prevenção, evite alimentos de origem duvidosa, prefi ra consumir frutas e san-duíches que você mesmo com-prou ou preparou manteve em mochilas térmicas.

Page 7: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 7

Coluna redigida em 07/01/2015

O prejuízo dos suplentes da Frente Popular

RÁPIDAS

INOCENTE QUER SABERExiste nome melhor que Guilherme Uchoa

para presidir a Alepe?

Edilson Silva – O deputado estadual eleito Edilson Silva (PSOL) está questio-nando através das redes sociais o even-tual aumento das passagens, mostran-do que o governador Paulo Câmara, em campanha eleitoral, prometeu que a pas-sagem fi caria em R$ 2,15.

Uma das grandes surpresas das eleições de outubro foi o resultado do chapão da Frente Popular. Quando a maioria das pessoas do meio político contava que o chapão do PSB elegeria 30 deputados estaduais, as urnas mostraram um pa-norama muito diferente. A coligação do governador Paulo Câmara elegeu apenas 26 deputados estaduais, sete a menos que em 2010, quando a coligação de Eduardo Campos elegeu 33 deputados estaduais.

Isso se deu porque o PSB permitiu que fossem feitas vá-rias chapinhas dentro da coligação. As chapinhas da Frente Popular fi caram com nada menos que dez deputados estadu-ais, sobrando uma vaga para a coligação do PSOL e doze va-gas para a coligação do PTB.

Naturalmente o prejuízo dos deputados estaduais foi

imenso. Políticos com quase 40 mil votos ou até mais do que isso não conseguiram se eleger, como é o caso de Marcantonio Dou-rado, Antônio Moraes, Maviael Cavalcanti, Roberta Arraes e Isal-tino Nascimento.

Com a convocação do secretariado de Paulo Câmara havia a expectativa de pelo menos três deputados estaduais serem cha-mados e que o prefeito Geraldo Julio chamasse pelo menos um para sua equipe. Na prática, o governador só chamou um, Nilton Mota, que estava cotado para voltar pra PCR.

Como se não bastasse, nomes como Gustavo Negromonte, An-dré Campos, Anchieta Patriota, Marcelino Granja, Terezinha Nu-nes, Izabel Urquiza, Isaltino Nascimento e Laura Gomes já tiveram seu papel no governo defi nido, enquanto Marcantonio Dourado, Maviael Cavalcanti e Roberta Arraes, que juntos obtiveram 117.287

votos, ainda estão com suas situações indefi nidas.O governador Paulo Câmara até a presente data não disse o que

será feito desses três políticos, que apostaram alto no chapão, tive-ram expressivas votações e acabaram fi cando de fora dos eleitos.

Marcantonio Dourado, Maviael Cavalcanti e Roberta Arraes

Legado – O presidente Guilherme Uchoa convocou ontem os 100 aprova-dos no concurso da Alepe. Existe forte possibilidade da Alepe convocar mais pelo menos 100 concursados. Além do concurso, Guilherme deixa como lega-do uma nova sede para o Poder Legis-lativo.

Fernando Bezerra Coelho – O se-nador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) prestigiou hoje a posse de Arman-do Monteiro como ministro do Desen-volvimento, Indústria e Comércio Exte-rior em Brasília. FBC, no primeiro gover-no Dilma, ocupou a Integração Nacional.

Ausência – O governador Paulo Câmara não compareceu na posse de Arman-do Monteiro hoje como ministro de Dilma Rousseff . Alegou que não foi convi-dado. Porém, o vice-governador Raul Henry esteve presente no ato em Brasília.

Eduardo Cunha – O deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) é candidato a presi-dente da Câmara dos Deputados. Ele desponta com grande favoritismo e pode vencer a disputa com mais de 300 votos. Cunha é adversário da presidente Dilma Rousseff .

Proporcionalidade – A bancada do PSB na Alepe, composta por 15 depu-tados, se reuniu ontem e decidiu defen-der a tese da proporcionalidade. Se ela lograr êxito, o PSB indicará o presiden-te da Casa que tende a ser Waldemar Borges.

Page 8: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 8

Homem de fé

Meu cordial meia-noite

CULTURA E ENTRETENIMENTO

Meu cordial meia-noiteE na hora vinte e quatraDa última data riscadaDe um calendário pé-duroAjunte a companheiradaE peça duas rodadasde um birinaite seguro:Uma pro caju amigoOutra pro imbu maduroConverse qualquer brebôte:– Ta medonho! Oxente! Vôte!Com pouco mais é futuro.

Faleceu dia 02 de janeiro, com cerca de 90 anos, o ma-estro Luiz Caetano, o grande “Timoshenko”.

Sobrinho do padre Chro-mácio Leão, maestro, exímio saxofonista, compositor, o mestre Luiz Caetano engran-deceu enormemente a música em Jaboatão, de Pernambuco e do Brasil.

Morando há alguns anos na Paraíba, morreu ao che-gar na Ilha de Itamaracá para comemorar o aniversário de uma das fi lhas. Recentemente

Beatriz Lopes e Lara Andrade

Sol inclemente, chuva teimosa insistindo em não cair. Promessas, joelhos ralados de tanta re-za e nada de chuva. Padre Melquíades convo-ca a todos para uma oração forte, em frente à Igreja, todos unidos. Os santos haveriam de fi car sensibilizados com tamanha de-voção. E todos vão. Até a mulher do homem do Cartório, não afeita à orações e descren-te de tudo, lá estava acompanhando toda a população da pequena cidade. Ao fi nal de 2 horas de ave-marias, pai-nossos e salve-rai-nhas, nem um céu escuro ajudava o povo a crer na chuva bendita. Voltaram todos. Paulo, o único a levar guarda-chuva, tam-bém se foi, com sua fé enrolada embaixo do braço. Enxutos: ele, o guarda-chuva e sua fé solitá-ria e inabalável.

Cordelista ivaldo faz homenagem a igreja batista Aconteceu no dia 14 de dezembro de 2014. A 2ª Igreja Ba-

tista de Areias, fundada em 1954, atualmente pastoreada pelo Re-verendo Paulo Cavalcante, completou 60 anos “Jubileu de Dia-mante” e para marcar essa data festiva, foi realizado um culto de gratidão onde a poesia popular se fez presente. O escritor e Cor-delista Ivaldo Batista escreveu um folheto onde conta, em versos rimados e metrifi cados, a história desta Igreja que conta com mais de 800 membros e 200 congregados. Estiveram presentes várias autoridades religiosas e todos fi caram satisfeitos com a poesia de cordel que puderam levar pra casa este folheto que resgata o pas-sado dessa comunidade cristã. Parabéns ao Cordelista Ivaldo Ba-tista por mais uma obra.

A segunda IB AreiasSeus membros e visitantesComemorou em dezembroUma data importanteEm quatorze celebrouJubileu de diamante

Maestro Luiz Caetano, Timoshenko morre aos 90 anoshavia doado para o IHJ todo acervo da riquíssima obra do Padre Chromacio Leão, seu tio. Deixa, de sua autoria, de-zenas de obras inéditas, mas também uma família inteira de extraordinários músicos como seus fi lhos Chromácio Leão, Marcelo, Carlinhos, Rita, o ne-to Ricardo, Ana, Betinha e ou-tros familiares. O velório foi na sede do Instituto Histórico de Jaboatão, em Jaboatão Centro. Foi sepultado no cemitério lo-cal. (Colaboração e foto Ricar-do Cardoso)

Algo inédito aconteceu no concurso da Gata do Litoral durante o mês de dezembro! As candidatas Beatriz Lopes e Lara An-drade empataram em 1388 votos cada, todos de internautas que acessaram o site www.gatadolitoral.net. Por esse motivo, nos-sa equipe se reuniu e tomou uma decisão unânime: nada mais justo de que declarar como a Gata do Litoral ambas as candida-tas que bateram recorde de votação no site.

Parabéns a Beatriz Lopes e Lara Andrade que fi zeram desse concurso algo marcante! Também não queremos nos esquecer de agradecer a participação de todos que ajudaram e acompanharam o concurso, e em especial a todas as candidatas, que fi ze-ram com que esse concurso fosse possível. Confi ra o ensaio completo em www.gatadolitoral.net.

Page 9: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 9

As melhores opções em gastronomia

Page 10: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 10

O Almanaque do Abidoral é uma publicação inédita em Pernambuco que vai resgatar não apenas o formato dos antigos almanaques, mas também trará fatos signifi cativos da História do Cabo de Santo Agostinho, com suas praias, sua cultura, vultos históricos, curiosidades, dicas, as lorotas do Véio Abidoral e muito mais.

É uma publicação para ser lida o ano inteiro, pois são informações que não perdem o valor.

Você pode fazer parte desta edição única em 2015, publicando seu anúncio, promovendo seus serviços ou destacando sua história profi ssional ou política.

É um documento que vai circular muito e ainda será guardado por todos que dão valor à cultura, à história e ao turismo do Cabo de Santo Agostinho.

Um trabalho com a garantia de qualidade e conteúdo do Véio Abidoral e do jornal Gazeta Nossa

Participe: ligue 8601.0345 ou 8646.1795

Page 11: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 11

Ivaldo Montarroios

Cantata de Natal

Feliz 2015 para todos os amigos, leitores e admiradores do jornal Gazeta Nossa. Mirtes Figueirôa

Aproximando o sentimento do Natal, realizou-se pelo oita-vo ano consecutivo, nossa Cantata, no Jardim da Viscondessa, mais iluminado, com bela decoração de Mirtes Figueirôa e va-lioso apoio técnico de Eugenio Lincoln. Em clima de confrater-nização, os agradecimentos e o sentimento de gratidão, pela de-dicação e trabalho realizado durante o ano, por todos que fa-zem o Instituto Histórico. Presidência, Diretores, Voluntários, Colaboradores, Associados, Amigos do Instituto. A programa-ção foi muito rica e contemplou signifi cativas participações na-quela noite, para engrandecimento do Instituto e satisfação dos presentes, confi rmando a importância do evento. O Coro Infan-til da 1ª Igreja Batista do Engenho do Meio, com a dedicação da professora Cristina Tereza Galvão de Melo e do Pr. Aizarmak Almeida, composto por mais de 30 componentes, entre adultos, adolescentes e crianças, apresentou a história do Natal de Jesus, inserida nos personagens e na cultura brasileira, de grande valor cultural e beleza original, bastante elogiada.

Lançamento do livro Rouzeiral – História de uma Famí-lia Jaboatonense. Apresentação da autora, Rouze Maria Alves de Jesus, radiante com a acolhida pelo Instituto Histórico, que também declamou, brindando os convidados.

Declamação – Eulina Maciel, historiadora e associada do Instituto, sempre participando de nossos encontros, decla-mou e sublimou um canto de Natal.

A fl auta de Lara – Segunda apresentação da pequena La-ra, trazida pela orientadora e avó Eva Lyra, também associa-da do Instituto.

A surpresa da janela – O Jardim da Viscondessa fi cou mais bonito e romântico com o trabalho da Pintora e Asso-ciada do Instituto Histórico Veraci Barbosa, que doou ao IHJ um cenário, através de uma janela. Fruto de seu trabalho, ta-lento e dedicação.

Novos associados – Na noite da Cantata, também tivemos a honra de receber mais oito novos associados, confi rmando o prestígio e importância do IHJ para a Cidade de Jaboatão. Receberam o Diploma e Distintivo do Instituto, os Associa-dos Alina Maria Cavalcanti Cahú, Eva Maria Lyra de Moraes, Ismadal Mendes Calado, Lenito Câncio de França, Maristela Ângelo, Reginaldo Costa Gulde, Ricardo Jorge Martins Perei-ra e Ricardo Uchôa Regueira.

Assembleia geral ordinária – De acordo com Estatutos, está convocada assembleia geral dos associados do Instituto Histórico de Jaboatão, que se realizará no dia 26 de janeiro de 2015, em sua sede, para análise e aprovação do exercício 2014 e programação exercício 2015.

Brilhante trajetoria de um clube de futebol amador – Livro de autoria do Cel. Adilson Wanderley, que conta

a história do CVJ e de desportistas de Jaboatão. Fundado por Dorgival Henriques do Nascimento, com um grupo de ami-gos. Registra 30 anos dos 45 de sua existência. Agradecemos ao também fundador e responsável pelo sucesso do Clube, Cel.Adilson Wanderley, pela referencia e atenção com o Instituto Histórico de Jaboatão, que guardará a memoria desses Jaboa-tonenses.

AGRADECIMENTOSSerá sempre honroso e gratifi cante o reconhecimento aos

dedicados componentes do Instituto Histórico, por mais um ano de trabalho e o desejo de um FELIZ NATAL aos Associa-dos que mantém o sentido de nossa existência. Ao vice Presi-dente Luiz Regueira Filho pela signifi cativa participação na di-retoria, aos demais diretores Jackson Vieira de Melo, Evaldo Barbosa e Eugenio Lincoln, a dedicada Zuleick Araújo, a vi-bração e criatividade de Mirtes Figueirôa, às comissões forma-das por Juraci Amador, Maria do Carmo,Virginia Maria, Dió-genes Calado, João Carlos. Voluntários Shirley e Givanildo. Ao sempre presente Valdemário Nascimento (Mario). Agradeci-mentos à imprensa local: GazetaNossa, Jaboatão Jornal, Jo-ta Publicidade, Jornal Pinzon e blog Domingo com Poesia.

A todos um ano novo afortunado, venturoso e abençoado.

Bruno e Diana – No dia 04 de janeiro foi realizado o casamento de BRUNO E DIANA, na Colônia Salesiana em Jaboatão Centro. Os pais dos noivos felizes da vida ao lado do mais novo casal jaboatonense. Foto: Eugênio Lincoln

Baile do Menino Deus – A Cia. De Artes Famosos Anônimos juntamente com O grupo Cultural Boi Sorrizo, de Jaboatão Centro, apresentaram pela pri-meira vez, nos dias 23 e 24 de dezembro, “O Baile do Menino Deus”, na praça Nossa Senhora do Rosário. Os produtores Christiano Jr, Keninho, Kelly Caval-canti e Joka Lima e talentosos artistas da terra fi zeram um bonito espetaculo, durante as festas natalinas de nossa cidade. Foto: Mirtes Figueirôa

Cristiano Carneiro – A Casa da Cultura, de 15 à 18 de dezembro, foi pal-co das audições do Conservatório Musical Cristiano Carneiro. Alunos e profes-sores se apresentaram juntos, dando um verdadeiro show, nos instrumentos de Bateria, Guitarra, Violão, Contra-Baixo, Canto, Clarinete, Violino, Teclado, Pia-no, Saxofone, Flauta Transversal, Musicalização Infantil, Trombone, Trompete e Acordeon. Na foto de Eugênio Lincoln, o grupo de Flauta Transversal e Saxofo-ne com o professor Cleber.

Mirtes Cardoso – A sempre charmosa Dona Mirtes Cardoso, completou 92 anos no dia 02 de janeiro. Na rua de 13 de maio em Jaboatão Centro, ela continua na sua tradicional casa, onde criou e casou todos seus fi lhos.

Iza e Michelle – Iza e Michelle Varejão, mãe e fi lha com muito carinho e beleza.

Confraternização – Sob o comando da gerente Adijane Morais, o time da Re-gional 1 se confraternizou no último 19 de dezembro, se despedindo de 2014.

Margareth – A empresária Margareth Martins, sempre com muito charme e elegância.

Page 12: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

12 GAZETA NOSSA Dez/2014 Jan/2015

Da assessoria da PMJG – Com as mãos abertas, um jo-vem ajoelhado rezava em fren-te à bola. Esse momento de fé foi completado ainda com a paisagem urbana e os traços marcantes da Igreja de Santo Amaro, no alto do morro, em Jaboatão Centro. Esse cená-rio fez parte da fi nal da 1ª Co-pa Sub-15 de Futebol de Cam-po do Jaboatão dos Guarara-pes, que aconteceu domingo, 21 de dezembro, no Estádio Je-ff erson de Freitas, em Jaboatão Centro.

Em uma partida emocio-nante, o Bom de Bola (Regio-nal Cavaleiro) venceu o Ga-rotada Prazerense (Regional Prazeres) por 1 x 0. A tercei-ra e quarta colocações fi caram,

JABOATÃO E CABO

Bom de Bola, de Cavaleiro, conquista a 1ª Copa Sub-15

foto: Marcelo Ferreira

Terceiro e quarto colocados também são de Cavaleiro: Inter do Zumbi e Sensação

respectivamente, com o Inter do Zumbi e o Sensação, am-bas da Regional Cavaleiro. Ao todo, foram 22 equipes inscri-tas, com cerca de 1,2 mil parti-cipantes, entre jogadores e co-missão técnica.

“Esse campeonato repre-senta mais uma conquista pa-ra os jogadores amadores, in-centivando a geração de atle-tas futebolísticos. No muni-cípio, já existe campeonato adulto e, agora, o Sub-15. Pa-ra o próximo ano, a intenção é ampliar com torneios do Sub-13 e Sub-17, até o adulto, onde poderá fazer parte do Jaguar, equipe profi ssional de futebol da cidade”, destacou Marcus Sanchez, secretário Executivo de Esportes.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

GazetaNossa

Estão abertas as inscri-ções para a Primeira Co-pa Verão Society, que acon-tece de 26 a 30 de janeiro no Clube Social dos servi-dores municipais, em Bar-ra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes. A Copa será dividida em quatro catego-rias: Sub 9, Sub 10, Sub 11 e Sub 12, promovida pela RTS Sports com o apoio da Transfger Piedade e jornal Gazeta Nossa.

Segundo Cláudio Lucia-no, um dos promotores do evento, as vagas são limita-das e podem ser feitas pelos fones 9518.5571, 9252.6957

Primeira Copa Verão Society em Barra de Jangada

ou 8687.1466. Também pe-lo e-mail [email protected]

Ação conjunta da Agên-cia Estadual de Meio Am-biente (CPRH), Prefeitura de Moreno e Companhia Inde-pendente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma) foi realizada dia 23 de dezembro em toda área de abrangência da Unidade de Proteção Inte-gral Refúgio de Vida Silves-tre Matas do Sistema Gur-jaú (RVS Gurjaú), que inclui os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Moreno e Jaboatão dos Guararapes, to-talizando uma área de 1.077 hectares.

A iniciativa, que faz par-te da agenda de fi scalização e monitoramento articulada pelo Ministério Público do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno junto à Agência, tem como principal objetivo inibir novas ocupações irre-gulares na região da Unidade de Conservação. “Além dis-so, todo crime ambiental se-rá identifi cado e monitorado durante estas ações que de-vem acontecer semanalmen-te”, afi rmou a gestora da Uni-dade, Elaine Brás. Entre estes crimes estão incluídos: des-

a ação da CPRH, da Cipo-ma e da Compesa - que faz a captação da água, o trata-mento (ETAS Gurjaú e Ma-tapagipe) e a distribuição de água para o abastecimento da RMR. A Unidade de Conser-vação RVS Gurjaú, além de

ser uma das maiores Unida-des de Conservação de Pro-teção Integral da Região Me-tropolitana do Recife (RMR), está situada em bacia de pro-teção de mananciais, deten-do em seu interior mais de 200 nascentes.

Parceria inibe crimes ambientais em Gurjaú

matamentos, caça e utiliza-ção de agrotóxicos.

Este procedimento inte-grado é resultado do apoio do Ministério Público dos Municípios do Cabo de San-to Agostinho e de Moreno à necessidade de ampliar o efe-tivo nas demandas relacio-nadas ao meio ambiente na área de Gurjaú que, em ní-vel estadual, já conta com

Foto: Divulgação CPRH

Page 13: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

GAZETA NOSSA 191 Dez/2014 Jan/2015 13

Hotel Courtyard e o terminal de Boa Viagem

Parceria com iniciativa privadacontrói praça em SotaveA inauguração do Hotel Courtyard by Marriott Recife é

um evento de extrema importância para a área que ele está in-serido. Esta área é o antigo terminal de Boa Viagem, lugar on-de existe o comércio de rua do bairro propriamente, são vários bancos, galerias, o Mercado de Boa Viagem, supermercados e o primeiro Shopping Center de Recife, o Praia Sul, que agora vai passar por uma reforma muito grande. Este hotel já come-çou a trazer benefícios com a inauguração de novas lojas, lan-chonetes, serviços, etc.

Quem quiser apostar na recuperação da área e investir a hora é essa porque os imóveis disponíveis que são poucos ain-da estão com valores muito razoáveis. Espero que o terminal de Boa Viagem volte aos tempos áureos dando mais opções para o consumidor e não fi car apenas trancado nos grandes shoppings centers.

Os novos do porto novo, consolidando o empreendi-mento no recife

A cada momento mais empreendimentos vão somando e completando o Porto Novo Recife. O local já é sucesso de pú-blico e num futuro próximo será o indutor da recuperação do bairro do Recife Antigo.

A iniciativa privada mesmo com todas as difi culdades e entraves colocados pela Prefeitura vem fazendo a sua parte, espero que nosso Alcaide abra o olho e comece a colocar em prática suas promessas de campanha que uma delas foi incen-tivar o investimento neste bairro importante para a economia e o turismo de nossa cidade.

Porto Novo Recife - quando a prefeitura vai liberar a construção do hotel e marina?

O Projeto Porto Novo continua sendo construído e trans-formando a face do porto do Recife e o Recife Antigo, mas vai continuar incompleto enquanto a Prefeitura não se dignar a autorizar a construção do hotel e marina previsto e com área já preparada no Cais de Santa Rita. É um verdadeiro absurdo, mais de 2 anos de espera por essa liberação, o que falta? O que vejo é nossa administração municipal não fazendo a sua parte, é obra parada em todos os lugares da cidade inclusive no Reci-fe Antigo e ainda atrapalha quem quer fazer.

Sr. Prefeito Geraldo Júlio, no começo de seu governo até fi -quei entusiasmado, mas agora vejo que sua administração es-tá entrando na mediocridade de outras que passaram por nos-sa cidade, espero que dê tempo para haver uma recuperação.

JABOATÃO

Com informações da as-sessoria – Foi celebrando o Natal que as crianças de So-tave receberam, dia 22 de de-zembro, um presente digno de Papai Noel:uma nova pracinha com brinquedos como tobo-gãs, balanços, gangorras, além de mesas e bancos. A inaugu-ração se deu logo após a apre-sentação do Meu Natal Encan-tado, série de cantatas natali-nas que se estendem ao longo do mês, em diversas comuni-dades do município.

A Pracinha de Sotave foi construída em uma parce-ria entre a Prefeitura, o Gru-po Bimbo e a Associação dos Moradores. A gestão muni-cipal entrou com o Progra-ma Comunidade Que Faz, no qual a Prefeitura concedeu as-sistência técnica e o projeto. Já a participação da Bimbo (Plus Vitta e Ana Maria), se deu pe-lo programa Bons Vizinhos, que busca promover qualida-de de vida para as comunida-des dos arredores da empresa. A empresa forneceu o material e contratou a empresa que exe-cutou a obra.

A comunidade de Sotave assistiu apresentações da Ban-da da Escola Municipal Iracy Rodovalho; do Grupo de Co-reografi a Raio de Luz, da Igreja Evangélica de Sotave; do Coral Anjos da Mão de Deus e do grupo de teatro da Igreja Ma-triz Nossa Senhora do Carmo; e do mágico Macedo. Além disso, a Bimbo realizou distri-buição de lanches.

Terreno, antes baldio, agora tem quiosques, brinquedos e mesas de jogos para adultos

Lideranças locais e representantes da administração estiveram presentes. O vereador Alberto Bezerra também prestigiou a inauguração. Foto: Valter Andrade

Page 14: ZONA SUL RECIFE,JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, … · 2018-09-12 · teu voltar no dia seguinte pa-ra fi nalizar o serviço, mas até agora, dois meses depois, nin-guém apareceu

14 GAZETA NOSSA Dez/2014 Jan/2015

[email protected]

ARTIGO

Numa cerimonia calorosa, empolgante e emblemática, tomou pose mais um con-selho de cultura do município do Jaboatão dos Guararapes, dia 18/12, na sede da OAB/JABOATÃO. Presentes entidades não go-vernamentais, instituições, sociedade civil e gestores públicos. O objetivo da cerimônia era assinar a ata para que fossem empossa-dos os conselheiros, mas não foi o que se presenciou no auditório, com a ausência do Prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), para compor a mesa, fi can-do sobre a responsabilidades dos gerentes de cultura Nildo Barbosa e Lorena Raia a representatividade.

O Secretario de Cultura Isaac Luna, chegou no meio de uma discussão e, logo manifestou a satisfação por estar partici-pando de um processo legítimo e democrá-tico sobre a cultura municipal e seus atores, que mantêm viva a vontade de lutar.

Álvaro Heleno, Ator, Diretor, Professor e Dramaturgo, ao ser convidado para assi-nar a ata de posse, renunciou à mesma, ale-gando a falta de portaria por parte do pre-

Conselho de Cultura do Jaboatão toma posse

Dênnys D`Lima

feito legitimando os candidatos. “Quero que os governantes compareçam às nossas reuniões, pois o Conselho não tem casa, não tem uma se-de, acho que é o único conselho que não tem”, falou Álvaro, reivindicando a presença e parti-cipação do poder público para que o Conselho de Cultura possa realmente promover a cultura.

Não houve muitas mudanças na atual com-posição do Conselho. Álvaro Heleno, que era representante de Artes Cênicas, agora é de Au-diovisual, tendo como suplente Sandra Oliveira, que não tem competência na área para repre-sentar. Os profi ssionais de audiovisual fi caram de fora desse processo, é uma pena.

Foi um momento democrático e típico da cultura jaboatonense. O secretário Isaac Lu-na empossou os novos conselheiros que terão uma árdua batalha; acalmar os ânimos, “arre-gaçar as mangas” e tentar trabalhar em concor-dância com o poder público, dessa forma pro-movendo o exercício da função, pois em todos os projetos culturais realizados pela prefeitu-ra, pouca foi a participação efetiva do Conse-lho na aprovação dos projetos. Se é que houve tal participação.

Mirtes Figueirôa – No dia 19 de dezembro, foi realizado mais um Projeto Encontro da Casa da Cultura, com a fi nalidade de homenagear pessoas que fazem parte da cultura de Jaboatão dos Gua-rarapes. Nessa nova versão, foram homenageados o produtor cultural e locutor Santana, o espiritu-alista Ramilton Correia, o estilista e carnavalesco Eraldo Oliveira, a rezadeira Maria Lucia e o Locu-tor Pedra Rica. Na foto com os homenageados, Isaac Luna, Secretário de Cultura e Patrimônio His-tórico da PJG. Foto: Eugênio Lincoln

JABOATÃO

Projeto Encontro homenageia nomes da cultura em Jaboatão

Da assessoria – Com o te-ma: Doe Brinquedos em Ga-nhe Sorrisos, dia 20 de De-zembro, com a iniciativa do Movimento Brigada da In-sônia, com o apoio do proje-to ACD, Grupo Amo a Vida e Biscoito Treloso levaram a ale-gria e a esperança de um Natal mais feliz para 152 crianças do bairro de Dom Helder e da La-goa do Náutico.

“Com o espírito do volun-tariado que toma conta dos nossos corações, conseguimos abraçar 152 crianças. O volun-tariado também é um caminho que deve ser trilhado e desper-tado nas pessoas não só Natal, mas em todos os dias do ano, novas doações estão chegando e levaremos para as crianças

Entidades promovem Natalpara crianças carentes

que não foram benefi ciadas da Lagoa do Náutico.” disse Betâ-nia, presidente da ACD.

“É o quinto ano que o Mo-vimento Brigada da Insônia en-tra em cena no mês do Natal para levar sorrisos as crianças, o nosso objetivo tem por sua vez gerar a inserção social de pessoas e grupos que vivem em risco social, para que todos se-

jam reconhecidos e respeitados em suas diferenças, podendo assim ter as mesmas oportuni-dades de acesso aos seus direi-tos”, declarou Suellen Vascon-celos, Presidente do Movimen-to Brigada da Insônia.

“Eu comi algodão doce, pi-poca, brinquei e ganhei coi-sas que eu gosto, livro, dominó e uma peteca, apesar que uma nunca tinha brincado com pe-teca, só via nos desenhos e es-tou gostando muito, consigo reunir vários amigos”, disse o menino Jeff erson, de 13 anos.

O Movimento Brigada da Insônia sabe que sem ajuda dos amigos e pessoas do bem não conseguiriam chegar ao seu objetivo. E deseja que o sorriso de cada criança seja a recompensa para todos que ajudaram e se doaram.

Crianças da comunidade de Dom Helder e da Lagoa ganharam lanches e brinquedos