xxi encontro nacional da pesquisa - anpoll.org.br · durante o ano de 2005, ... o currículo...

58

Upload: trinhdiep

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

XXI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

PROGRAMAÇÃO

DOMÍNIOS DO SABER:

HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS

19 a 21 de julho de 2006

http://www.anpoll.org.br

Realização

ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística Presidente: Profª Dª Beth Brait Vice-Presidente: Prof. Dr. Sirio Possenti Secretário Executivo: Prof. Dr. José Luís Jobim Tesoureiro Executivo: Prof. Dr. Eduardo Guimarães Secretário Suplente: Profª Dª Glória Carneiro do Amaral Tesoureiro Suplente: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Marchezan LAEL – Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem Coordenação: Profª Dª Beth Brait Vice-Coordenação: Profª Drª Sandra Madureira PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / 60 anos Reitora: Profª Drª Maura Pardini Bicudo Veras Vice-Reitora Acadêmica: Profª Drª Bader Burihn Sawaia Presidente da Pós-Graduação: Profª Drª Anna Maria Marques Cintra Vice-Presidente da Pós-Graduação: Profª Drª Vera Placco

Comissão organizadora

Beth Brait (PUCSP/USP) Sírio Possenti (UNICAMP) José Luís Jobim (UERJ/UFF) Eduardo Guimarães (UNICAMP) Glória Carneiro do Amaral (USP) Luiz Gonzaga Marchezan (UNESP/Araraquara) Maria Inês Batista Campos (COGEAE-Secretária)

Comissão Executiva Beth Brait (PUCSP/USP) Maria Aparecida Junqueira (PUCSP) Maria Inês Batista Campos (COGEAE) Sandra Madureira (PUCSP) Anise Ferreira (PUCSP) Roberta Lombardi Martins (COGEAE)

Webmaster Djalma Pereira Barbosa (UNIMARCO)

Apoio Eliane Gonçalves (PUCSP) Mona M. Hawi (COGEAE) Renata A. Aranha (PUCSP)

Monitores Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva Adriana Ribeiro Goulart Aline Akemi Nagata Ana Maria de Oliveira Rodrigues Ana Paula Barbosa Risério Cortez Ana Paula Ferreira Bárbara Corrêa de Oliveira Bruna Gazieri Castelucci Carmen Rita Ribeiro Souto Eduardo de Andrade Gonçalves Elaine Hernández de Souza Elizete Cardoso Ibrahim Fábio Wolf Flávia Leão Gaspar César Neto Helena Wolffowitz Miascovsky Irene Izilda da Silva José Carlos Barbosa Lopes Leonardo Nogueira da Silva Filho Luciane de Alvarenga Santana Lucília de Macedo Pereira Marcela Cristina Martins de Campos Márcia Garbini Franco Marcia Moura de Paula Maria Helena Silveira Maria Inês Otranto Mariane Cristina Sanches Roque Marisa Troitiño Serapompa Michele Viana da Silva Mônica de Toledo e Silva Spegiorin Paulo de Tarso Roma de Oliveira Regiane Baez Renata Angélica Pozzetti Renata de Rezende Gouvêa Rosangela Almeida Valerio Rosileia Aparecida Borim Sabrina Camargo de Oliveira Solange Felex de Lima Sonia Naomi Fuji Suzana Barbosa Costa Tatiana Rigante Valdite Pereira Fuga

Apresentação

O XXI Encontro Nacional da ANPOLL tem como objetivo possibilitar ampla discussão acadêmica, científica e epistemológica a respeito dos domínios do saber em Lingüística e Letras e promover o intercâmbio das pesquisas desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho congregados pela ANPOLL.

Durante o ano de 2005, o CNPq consultou as diferentes áreas do conhecimento para que redefinissem suas denominações. O objetivo era contemplar as formas atuais de produção de conhecimento e os efetivos domínios do saber aí envolvidos. No entanto, a atual área de Lingüística e Letras não teve um fórum que permitisse, de forma abrangente e aprofundada, uma discussão de caráter epistemológico, coerente com as formas de produção de conhecimento da área, considerando suas peculiaridades e as reais necessidades da sociedade brasileira.

Com o tema Domínios do saber: história, instituições, práticas, a ANPOLL espera contribuir de forma efetiva para a difícil definição das áreas, subáreas e especialidades que hoje estão abrigadas sob o polêmico título Lingüística e Letras.

Beth Brait Presidente da ANPOLL

4

PROGRAMAÇÃO 5

RESUMOS DAS MESAS DE ABERTURA E CONFERÊNCIAS 8

DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS 10

PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

GT 1 A MULHER NA LITERATURA 11

GT 2 ANÁLISE DO DISCURSO 12

GT 3 CRÍTICA GENÉTICA 14

GT 4 DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS 15

GT 5 DRAMATURGIA E TEATRO 16

GT 6 ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURA DE LINGUA PORTUGUESA 17

GT 7 FONÉTICA E FONOLOGIA 18

GT 8 HISTÓRIA DA LITERATURA 19

GT 9 HISTORIOGRAFIA DA LINGÜÍSTICA BRASILEIRA 20

GT 10 LATIM E GREGO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA 22

GT 11 LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA 23

GT 12 LÍNGUAS INDÍGENAS 24

GT 13 LINGUAGEM E SURDEZ 25

GT 14 LINGÜÍSTICA APLICADA 26

GT 15 LINGÜÍSTICA DO TEXTO E ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 28

GT 16 LITERATURA COMPARADA 29

GT 17 LITERATURA INFANTIL E LEITURA 30

GT 18 LITERATURA ORAL E POPULAR 31

GT 19 LITERATURAS ESTRANGEIRAS 33

GT 20 PRÁTICAS IDENTITÁRIAS NA LINGÜÍSTICA APLICADA 34

GT 21 PSICOLINGÜÍSTICA 34

GT 22 RELAÇÕES LITERÁRIAS INTERAMERICANAS 36

GT 23 SEMIÓTICA 37

GT 24 SOCIOLINGÜÍSTICA 38

GT 25 TEORIA DA GRAMÁTICA 38

GT 26 TEORIA DA NARRATIVA 40

GT 27 TEORIA DO TEXTO POÉTICO 41

GT 28 TRADUÇÃO 42

GT 29 TRANSCULTURALIDADE, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO 44

GT 30 LINGÜÍSTICA E COGNIÇÃO 45

SUM

ÁR

IO GT 31 ESTUDOS MEDIEVAIS 46

GUIA DE SERVIÇOS 47 MAPA 48

5

Tuca 8h30

Café de Recepção

9h Sessão de Abertura

9h30 Mesa-redonda

Domínios do saber: história, instituições, práticas Coordenação: Profª Drª Beth Brait (ANPOLL/PUCSP) Profª Drª Eni P. Orlandi (UNICAMP) Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ) Prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza (UFRJ/UFF)

12h30 Almoço

Tucarena 14h

19 d

e ju

lho

de 2

006

Mesa-redonda Coordenadores de Programas de Pós-Graduação

Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Guimarães (ANPOLL/UNICAMP) Profª Drª Ana Maria Domingues de Oliveira (UNESP/Assis) Profª Drª Belmira Magalhães (UFAL) Prof. Dr. Marcelo Jacques de Moraes (UFRJ) Profª Drª Mônica Graciela Zoppi-Fontana (UNICAMP) Prof. Dr. Rogério Lima (UNB)

15h30 Café

16h Sessão plenária

Coordenadores de PPG e representantes de área

Auditório 239 14h

Mesa-redonda Coordenadores de GTs

Coordenação: Prof. Dr. Sírio Possenti (ANPOLL/UNICAMP) Prof ª. Drª. Edwiges M. Morato (UNICAMP) Prof. Dr. Fábio Alves (UFMG) Prof ª. Drª Lúcia Teixeira (UFF) Prof ª. Drª Maria Eunice Moreira (PUCRS)

15h30 Café

Salas do 3º andar 16h

Reunião de trabalho

GTs

Tuca 18h

Conferência

Paul Valéry: A fina fímbria do sonho e da fantasia fantasmagórica Prof. Dr. João Alexandre Barbosa (USP)

PRO

GR

AM

ÃO

6

Salas do 3º andar

9h Reunião de trabalho

GTs

10h30 Café 11h Reunião de trabalho

GTs 12h30 Almoço

14h Reunião de trabalho

GTs

15h30

20 de julho de 2006

Café 16h Reunião de trabalho

GTs

Auditório Banespa 14h Reunião da Comissão Editorial e do Conselho da Revista

15h30 Café 16h Reunião da Comissão Editorial e do Conselho da Revista

Auditório 239

14h Reunião da Comissão Eleitoral

15h30 Café 16h Reunião da Comissão Eleitoral

Tuca 18h Conferência

Variação Lingüística, Teoria Fonológica e Difusão lexical Prof. Dr. Marco Antonio Oliveira (PUCMG/UFMG)

Club Homs 20h

PRO

GR

AM

ÃO

Lançamento da Revista da ANPOLL e de livros dos pesquisadores Coquetel de confraternização

7

Salas do 3º andar

9h Reunião de trabalho

GTs

10h30 Café

11h Reunião de trabalho

GTs

12h30

21 d

e ju

lho

de 2

006

Almoço

Auditório 239 9h

Reunião da Comissão Eleitoral

10h30 Café

11h Reunião da Comissão Eleitoral

12h30 Almoço

Auditório 333 14h

Assembléia Geral Eleições da Diretoria e do Conselho Sessão de encerramento

PRO

GR

AM

ÃO

8

Mesa de abertura Conhecimento no Plural - Eni Orlandi (IEL/UNICAMP)

Tomando o caso do gramático Eduardo Carlos Pereira e analisando seus textos de Gramático e de Pastor, procuramos mostrar como o conhecimento produzido é afetado por essas condições na maneira como o sujeito de conhecimento é constituído e na forma como este mesmo conhecimento ganha lugar na instituição. Assim, propomos uma abertura institucional para que não haja prevalência de só uma forma de conhecimento, mas de múltiplas, já que as instituições são sensíveis às relações de poder e, logo, às relações de dominantes teóricas.

Sobre a desistência do projeto de construção de uma Lingüística Aplicada coesa - Luiz Paulo

da Moita Lopes (UFRJ) Se a idéia de que em Lingüística Aplicada (LA) não se faz aplicação de Lingüística é um truísmo e, portanto, uma questão que não mais interessa, o ponto nevrálgico contemporâneo para muitos pesquisadores na LA é a construção de uma área de conhecimento de natureza reflexiva, transdisciplinar e INdisciplinar. Nesse campo, não há lugar para reinos uma vez que se dissolve continuamente ao se autoproblematizar, na tentativa de criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem um papel central e que mudaram/mudam de configuração em uma sociedade em mutação. Ao traçar uma pequena história da LA, quero me ater à questão da possibilidade de produzir conhecimento aplicado de modo situado, que necessariamente fale ao mundo social, sendo, dessa forma, permeado por teorizações sobre a vida sócio-cultural, política e histórica, e que tenha como tarefa principal o propósito de imaginar novos modos de politizá-la e de pensar sociabilidades alternativas: um objetivo crucial de nossos tempos. Para tal, é necessário atentar para teorizações que têm atravessado as Ciências Sociais e as Humanidades (teorias feministas, pós-estruturalistas, pós-coloniais, anti-racistas, queer etc.) e que problematizam o sujeito social em sua heterogeneidade, fragmentação e fluidez. Esse percurso leva à construção de uma LA nômade e ideológica. Ao concluir, quero a) problematizar essa compreensão de LA em relação à construção de carreiras universitárias na vida institucional; e b) enfatizar que não advogo uma nova verdade, mas que procuro formular alternativas para a pesquisa, que, como quaisquer outras, refletem visões de mundo, ideologias e valores, e que têm suas limitações e são contingentes. Compartilho a posição de que precisamos justificar nossas idéias, discuti-las e considerá-las à luz de seu impacto ético nas práticas sociais em que vivemos.

RE

SUM

OS

A institucionalização da teoria da literatura na universidade brasileira - Roberto Acízelo de Souza (UFRJ/UFF) A tradição sempre reconheceu, no compartimento disciplinar das letras, uma fronteira relativa, tipificada, para ficarmos com um modelo singelo, na distinção entre as esferas da gramática e da retórica, a primeira interessada nos critérios de correção lingüística, e a segunda num certo plus da linguagem, além ou aquém da correção, cuja complexa caracterização vem sendo, ao longo de dois mil e quinhentos anos, o cavalo de batalha da área. Essa partilha do campo das letras tem como correlativo dois alinhamentos paralelos de disciplinas: por um lado, a ala da “correção”, em que se perfilam, além das clássicas gramática e filologia, a disciplina moderna majoritariamente conhecida com o nome de lingüística; por outro lado, a ala do “plus”, em que se situam retórica, poética, história da literatura, crítica literária e teoria da literatura. No Brasil, a disciplina foi introduzida no currículo oficial por ocasião da reforma do curso de letras aprovada em 1962, que substituiu suas antigas modalidades — letras clássicas, letras neolatinas, letras anglo-germânicas — pelo sistema de habilitações simples e duplas (português-literaturas, inglês-literaturas, português-francês, português-espanhol, português-latim, etc.). O currículo mínimo então instituído compunha-se de cinco matérias obrigatórias — língua portuguesa, língua latina, lingüística, literatura brasileira, literatura portuguesa —, e de mais três a serem escolhidas entre as seguintes, para a constituição do currículo pleno de cada curso superior de letras: língua estrangeira, literatura estrangeira, língua grega, literatura grega, literatura latina, filologia românica, cultura brasileira e teoria da literatura.

9

Mesa dos coordenadores de PPG

PPGs em Letras e Lingüística: práticas de difusão, práticas de integração

Ana Maria Domingues de Oliveira (UNESP); Belmira Magalhães (UFAL); Eliana Lourenço (UFMG); Marcelo Jacques de Moraes (UFRJ); Mônica Graciela Zoppi-Fontana (UNICAMP);

Regina Lamprecht (PUCRS); Rogério Lima (UnB) A diversidade intrínseca à área de Letras e Lingüística e o grande número de Programas que a constitui não são um desafio apenas para os representantes de área, membros de comissões de avaliação, diretores e conselheiros de associações e pareceristas ad hoc, mas também para os coordenadores de programa e para os pesquisadores em geral. Parece fundamental retomar a discussão sobre o papel de cada um desses agentes em práticas de difusão de conhecimento e de integração política e acadêmica da área.

Mesa de coordenadores de GTs

Articulações entre linhas de pesquisa configuradas nas agências de fomento, nos PPGs e nos GTs Edwiges M. Morato (UNICAMP); Fábio Alves (UFMG); Lúcia Teixeira (UFF); Maria Eunice Moreira (PUCRS) A mesa refletirá sobre as articulações possíveis entre linhas de pesquisa configuradas nas agências de fomento, nos Programas de Pós-graduação e nos GTs constituídos na ANPOLL. Por meio dessa reflexão, que buscará fazer uma comparação crítica, serão examinados os modos de organização institucional das áreas de Letras e Lingüística e propostas novas definições para a organização dos GTs, dando-se, assim, continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela comissão encarregada de examinar o funcionamento dos GTs no Encontro da ANPOLL de 2005.

Conferências

Paul Valéry: A fina fímbria do sonho e da fantasia fantasmagórica.

João Alexandre Barbosa (USP) Nesta conferência, a Prof ª Drª Marisa Lajolo lerá um texto sobre Paul Valéry, parte de uma obra inédita escrita pelo ensaísta e professor João Alexandre Barbosa. Essa leitura torna presentes reflexões teóricas que iluminam o poeta escolhido e, ao mesmo tempo, diminuem a distância que nos separa desse grande leitor chamado João.

Variação Lingüística, Teoria Fonológica e Difusão Lexical

Marco Antônio de Oliveira (PUCMG/UFMG) As análises lingüísticas têm exibido, majoritariamente, desde o estruturalismo, uma inclinação por modelos de produção. Pouca atenção tem sido dada à percepção. Além disso, a variação lingüística não tem sido a preocupação maior dos modelos teóricos propostos. Na verdade, ela tem sido excluída da maioria deles. Recentemente a teoria fonológica vem se ocupando da variação lingüística mas, novamente, pendendo pela produção (na maioria das vezes) ou pela percepção. O que se pretende, aqui, é oferecer um esboço de modelo teórico que seja capaz, a partir da junção da produção com a percepção, de lidar com os fatos da variação. O modelo, operacionalizável em termos dos mecanismos da Teoria da Otimalidade, pretende, com base em princípios mais gerais da língua, alocar a variação num nível abstrato (percepção) e deixar a sua implementação (produção), no uso, sensível ao léxico.

RE

SUM

OS

10

Distribuição das salas

GT 1 A MULHER NA LITERATURA 303

GT 2 ANÁLISE DO DISCURSO Auditório 333

GT 3 CRÍTICA GENÉTICA 305

GT 4 DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS 317

GT 5 DRAMATURGIA E TEATRO 310

GT 6 ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURA DE LINGUA PORTUGUESA 304

GT 7 FONÉTICA E FONOLOGIA 318

GT 8 HISTÓRIA DA LITERATURA 325

GT 9 HISTORIOGRAFIA DA LINGÜÍSTICA BRASILEIRA 324

GT 10 LATIM E GREGO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA 323

GT 11 LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA 319

GT 12 LÍNGUAS INDÍGENAS 320

GT 13 LINGUAGEM E SURDEZ 311

GT 14 LINGÜÍSTICA APLICADA 314/315/315A

GT 15 LINGÜÍSTICA DO TEXTO E ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO 309

GT 16 LITERATURA COMPARADA 322

GT 17 LITERATURA INFANTIL E LEITURA 321

GT 18 LITERATURA ORAL E POPULAR 301

GT 19 LITERATURAS ESTRANGEIRAS 302

GT 20 PRÁTICAS IDENTITÁRIAS NA LINGÜÍSTICA APLICADA 312

GT 21 PSICOLINGÜÍSTICA 306

GT 22 RELAÇÕES LITERÁRIAS INTERAMERICANAS 313

GT 23 SEMIÓTICA 337

GT 24 SOCIOLINGÜÍSTICA 307

GT 25 TEORIA DA GRAMÁTICA 336

GT 26 TEORIA DA NARRATIVA 326

GT 27 TEORIA DO TEXTO POÉTICO 331

GT 28 TRADUÇÃO 332

GT 29 TRANSCULTURALIDADE, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO 330

GT 30 LINGÜÍSTICA E COGNIÇÃO 334

Salas do 3º andar – Prédio Bandeira de M

elo GT 31 ESTUDOS MEDIEVAIS 308

11

Grupos de trabalho

GT 1 – A mulher na literatura Coordenadora: Ildney Cavalcanti 19/07

16h

Reunião de trabalho Apresentação sintética das atividades do biênio 2004-2006 pelas coordenadoras do encontro e sistemática de trabalho

20/07

9h –

10h3

0

Sessão 1 de trabalho interno Linha em discussão: Resgate

Cláudia Heloísa I. Luna Ferreira da Silva: Heterogeneidade discursiva e conflitos interculturais na literatura hispano-americana Márcia de Almeida: Formas de expressão do feminino Norma Abreu Telles: Délia Rosa Maria de Carvalho Gens: Perspectivas na literatura brasileira: o canônico e o não canônico Zahidé Lupinacci Muzart: Em busca do cânone feminino

11h

– 12h

30

Sessão 2 de trabalho interno

Linha em discussão: Teorias e críticas Ana Cecília Lima: As (re)configurações do corpo sexuado na ficção de Jeanette Winterson Constancia Lima Duarte: Literatura e feminismo no Brasil: trajetória e diálogo Izabel Brandão: Re-significação e retecimento do lugar do corpo Liane Schneider: A construção literária do ‘feminino’ por mulheres de minorias Sandra Regina Goulart de Almeida: A mulher e a nova diáspora nas literaturas de língua inglesa contemporâneas Simone Schmidt: O exílio na pele: gênero, etnia e raça na experiência pós-colonial luso-africana

14

h – 1

5h30

Sessão 3 de trabalho interno Linha em discussão: Interdisciplinaridade

Helena Parente Cunha: Vozes femininas em diálogo com tendências e controvérsias da pós-modernidade: visão psicanalítica Ildney Cavalcanti: O utopismo literário de autoria feminina em língua inglesa: diálogos com a crítica feminista, a antropologia e a biologia evolutiva Ívia Iracema Duarte Alves: Imagens e representações... fragmentadas Susana Bórneo Funck: Corpos e comportamentos: gênero em livros paradidáticos para a educação infantil interdisciplinar

16h

– 17h

30

Sessão 4 de trabalho interno Linha em discussão: Representação

Carlos Magno Santos Gomes: A auto-representação em Clarice Lispector e Nélida Piñon Daise Lílian Fonseca Dias: Relações de gênero em As vinhas da ira, de Steinbeck Elódia Xavier: A representação do corpo nas narrativas de autoria feminina Lúcia Osana Zolin: Patrícia Melo: gênero e representação Sandra Maria Pereira do Sacramento: Coisas do gênero: patrimônio e cultura

20h Lançamento da Revista da Anpoll e de livros

12

21/07

9h – 1

0h30 Relato das sessões de trabalho (1 a 4)

Proposta de encaminhamento das futuras atividades do GT

11h –

12h3

0

Avaliação das atividades do biênio Eleição do(a) coordenador(a) e vice para o Biênio 2006-2008

GT 2 – Análise do discurso

Coordenadora: Solange Gallo 19/07

16h Informes

Cada participante terá 5 minutos para apresentar o trabalho (que deverá ter sido disponibilizado com antecedência para leitura do grupo). Após as apresentações, cada mesa terá 15 minutos para discussão.

16h1

5 - 17

h15

Mesa 1 da linha de pesquisa: Análise do Discurso e sua prática Alexandre Sebastião Ferrari Soares: A homossexualidade e a AIDS no imaginário de revistas semanais Claudia Maria Monteiro de Freitas: O dito pelo não dito nos textos publicitários. A ecopedagogia da palavra na imagem Érica Karine Ramos Queiroz: A tessitura dos sentidos para o MST a partir de uma textualização lacunar dos telejornais brasileiros Leda Verdiani Tfouni: Como a história dos erros recentes do governo do PT alterou a memória social e a estrutura da língua no Brasil Lucília Maria Sousa Romão: O discurso jornalístico impresso e eletrônico: considerações sobre o sujeito Maria Célia Cortêz Passetti: Análise de discursos político-midiáticos Simone de Paula dos Santos Mendes: A descrição como estratégia argumentativa no discurso sobre os transgênicos

17H1

5 – 18

H

Mesa 2 da linha de pesquisa: Análise do Discurso e sua prática Ana Cristina Carmelino e Juscelino Pernambuco: O dialogismo em Amor, de Clarice Lispector. Cleudemar Alves Fernandes: Heterotopia e efeitos de sentido nos Becos de Goiás Esther Szuchman: Memória, língua e identidade Helcira Maria Rodrigues de Lima: O discurso no Tribunal do Júri: recursos de pathemização e construção de imagem Regina Maria Varini Mutti: Movimentos da memória pedagógica: a Internet na escola Ubiratan Garcia-Vieira: Retórica como Análise de Discurso William Augusto Menezes: Expressão das emoções e retórica manipuladora Luzmara Curcino Ferreira: Questões em torno da materialidade discursiva: do imbricamento da linguagem, do gênero e do suporte nos textos da mídia impressa

20/07

9h –

9h50

Mesa 1 da linha de pesquisa: História das idéias lingüísticas Gesualda de L. dos Santos Rasia: Gramática e discurso: a trama dos sentidos José Horta Nunes: Instrumentos lingüísticos: ética, política e história da ciência Leonor Lopes Fávero: A gramatização no Brasil: primórdios Luiz Francisco Dias: O vocativo e o conceito de “imperativo” na história das gramáticas brasileiras Márcia Antonia Guedes Molina: O estudo do nome na grammatica expositiva (curso superior) de Eduardo Carlos Pereira Silmara Cristina Dela Silva: A língua portuguesa no Jornal do Comércio: as colunas de Cândido de Figueiredo

13

(Cont.) 20/07

9h50

– 10h

40

Mesa 2 da linha de pesquisa: História das idéias lingüísticas Carolina de Paula Machado: Os sentidos da palavra preconceito em dicionários: do etimológico ao social Eduardo Lopes Piris : Apontamentos sobre alguns problemas do ethos Gabriele de Souza e Castro Schumm: O crioulo de uma perspectiva enunciativa Ivo José Dittrich: A Retórica é uma disciplina lingüística? Maria Aparecida Honório: O processo de inclusão de estudantes indígenas nas universidades: conquistas e desafios Telma Domingues da Silva: A noção de cultura nos estudos lingüísticos

11h

– 11h

45

Mesa da linha de pesquisa: Sentido e designação Ana Cláudia Fernandes Ferreira: Lingüística: curso, disciplina, ciência... Eduardo Roberto Junqueira Guimarães: As designações de termos científicos em torno da noção de empréstimo Elke Beatriz Felix Pena: A importância da memória discursiva no ato da designação de gêneros textuais Maria Virgínia B. Amaral: Ideologia, memória e sentido no discurso sobre o trabalho Márcia Dresch: O gatuno, o gato, o ladrão – a designação para bandido na crônica policial Solange Maria L. Gallo: Índio, selvagem, indígena, brasileiro: o registro da diferença

11h4

5 – 12

h40

Mesa da linha de pesquisa: O verbal e o não verbal Carmen Zink Bolognini: Efeito da metáfora e da metonímia: quem é o Rei no "Rei Leão"? Cláudia M. M. de Freitas: O dito pelo não dito nos textos publicitários: a ecopedagogia da palavra na imagem Décio Bessa da Costa: Análise de Discurso político de uma charge Freda Indursky: O discurso não-verbal sobre o MST Maria da Conceição Fonseca Silva: Entre o verbal e o não verbal: espetaculizarização do corpo e erotismo encenado Maria Onice Payer: O estatuto do texto midiático na constituição do sujeito contemporâneo Nadia Regia Maffi Neckel: Do Discurso Artístico à percepção de diferentes processos discursivos Suzy Lagazzi-Rodrigues: A crítica social em TEREZA. Na conjunção de diferentes materialidades

14h1

5 – 15

h

Mesa 1 da linha de pesquisa: Subjetivação e processos de identificação Maria Cristina Leandro Ferreira: Às voltas com o sujeito Mariza Vieira da Silva: Sujeito e escrita: espaços brancos Mónica Graciela Zoppi-Fontana: Processos de subjetivação e estranhamento na escrita Aracy Ernst: De um discurso a outro. A dinâmica da resistência no espaço escolar Maria Regina Momesso de Oliveira e Maria Silvia Olivi Louzada: Cibertextos: entre discursos identitários de ensino e de comunicação Eduardo Calil e Sônia Cristina Felipeto: Formas meta-enunciativas e identificações em processos de escritura em ato

15h

– 15h

45

Mesa 2 da linha de pesquisa: Subjetivação e processos de identificação Rosane da Conceição Pereira: Sobre o discurso fundador da publicidade brasileira: propagandas antes da Imprensa Régia Pedro de Souza: Singularidades e efeitos de espetacularização narrativa Roberto Leiser Baronas: Caricaturas e charges sobre Maomé: derrisão, memória e resistência(s) Carmem Agustini: Processos de identificação e sentidos dominantes: a mulher na mídia Pedro L. Navarro-Barbosa: Processos de subjetivação e produção de identidade na mídia Solange Mittmann: Subjetividade, fetiche e identificações no espetáculo da auto-exposição

16h3

0 – 17

h45

Mesa 3 da linha de pesquisa: Subjetivação e processos de identificação Vanice Maria Oliveira Sargentini: Discurso político, trabalho e identidade Amanda Eloina Scherer: Sujeito pela voz Carlos Piovezani Filho: Primeiras notas para uma “lingüística da substância”: políticas da voz e práticas de subjetivação no discurso político Ercilia Ana Cazarin: Identificação e representação política: o intrincamento desses dois processos Flávia Zanutto: Anos 80: o resgate da memória e a produção de identidade Carolina Padilha Fedatto: Quem é (o) sujeito (n)à cidade? Nilton Milanez: Memórias de si, imagens dos outros

14

21/07

9h15

– 10

h

Mesa 4 da linha de pesquisa: Subjetivação e processos de identificação Belmira Magalhães: Identidade de classe e subjetivação: a possibilidade de transformação social Fátima Catarina Fernandes: Uma reflexão sobre a reescritura da (re)nomeação do transexual em um processo jurídico Carla Barbosa Moreira: As instituições de ensino como lugar de subversão no discurso do DOPS-MG Soeli Maria Schreiber da Silva: Argumentação e controles de representação no mandado de segurança Mário Soares Caymmi Gomes: Direito e Análise do Discurso: diálogo de uma interação necessária Marluce Pereira da Silva e Cássio Eduardo Rodrigues Serafim: Discurso e modos de subjetivação de afro-descendentes ante práticas de ex/inclusão

10h4

5 – 1

2h

Reunião administrativa do GT

GT 3 – Crítica Genética Coordenadora: Claudia Amigo Pino (USP) Vice-coordenadora: Sílvia Maria Anastácio (UFBA) Tema: Debates críticos 19/07

16

h Abertura

16h1

5 – 18

h Mesa-redonda: Teoria da Criação Debatedora: Cecília Almeida Salles (PUCSP)

Verónica Galíndez Jorge (USP): O recorte na Crítica Genética Sylvia Ribeiro Fernandes (PUCSP): O Processo como Sujeito Roberto Zular (USP): No atelier do atelier

20/07

9h –

10h3

0

Mesa-redonda: Crítica Genética e Semiótica Debatedora: Verónica Galíndez Jorge (USP)

Daniel Ribeiro Cardoso (PUCSP): Crítica de processo e linguagem Cecília Almeida Salles (PUCSP): Criação como rede em construção Aline Maria Grego Lins (UFPE): O processo de criação de Guel Arraes Maria Sílvia Bigareli (PUCSP): Jogos combinatórios: geração de multiplicidades

11h

– 12h

30

Mesa-redonda: Crítica Genética e Análise Literária Debatedora: Sílvia Maria Guerra Anastácio (UFBA)

Laura Camilo dos Santos Cruz (USP): A crítica genética e a crítica literária como fundamentos de análise Teresinha Natal Meirelles do Prado (USP): Um estudo interdisciplinar de procedimentos escriturais em Clarice Lispector Rosie Mehoudar (USP): Igitur, de Mallarmé, e o Infinito enfim fixado

14h

– 15h

30 Mesa-redonda: Crítica Genética, História e Cultura

Debatedor: Roberto Zular (USP)Elisabeth Baldwin (UFBA): Crítica Genética e crítica cultural Isabel Cristina Farias de Lima (UFRGS): Crítica Genética, História e Literatura Maria da Luz Pinheiro de Cristo (USP): Crítica Genética e História Sílvia Maria Guerra Anastácio (UFBA): Manipulação de textos do livro Brazil, de Elizabeth Bishop, pela Time-Life

15

20/07

16h

– 17h

30

Mesa-redonda: Crítica genética, dialogismo e estética da recepção Debatedor: Marcos Antônio de Moraes (USP)

Samira Murad (USP): O leitor e o dossiê preparatório de Le Voyage d´hiver, de Georges Perec Maria Lúcia Barbosa da Silva (UFRGS): Crítica Genética e Estética da Recepção Marcia Ivana de Lima e Silva (UFRGS): Crítica genética e dialogismo: subjetividade e sociedade em Caio Fernando Abreu Mônica Gama (USP): O leitor e os manuscritos de João Guimarães Rosa

21/07

9h –

10h3

0

Mesa-redonda: Crítica genética, tradução e lingüística Debatedora: Claudia Amigo Pino (USP)

Maria Antônia da Costa Lobo (UFF): Crítica genética: a interface com a análise do discurso Marie-Héléne Paret Passos (UFRGS): Crítica Genética e Tradução Literária Rosinês de Jesus Duarte (UFBA): O processo de construção do texto e manipulação do léxico Sérgio Romanelli (UFBA): Crítica Genética e estudos descritivos da tradução

11h –

12h3

0

Mesa-redonda: Espaços da criação Debatedora: Márcia Ivana de Lima e Silva (UFRGS)

Carla Cavalcanti e Silva (USP): A construção do espaço em Proust: um diálogo com as teorias do espaço literário Claudia Consuelo Amigo Pino (USP): O espaço da página José Acides Ribeiro (USP): Literatura em Periódicos: a dialogia necessária nos estudos dos processos de criação Marcos Antonio de Moraes (USP): Memorialismo epistolar e Crítica Genética

GT 4 – Descrição do português

Coordenadora: Maria Beatriz Nascimento Decat

20/07

9h –

10h3

0 Sessão de trabalho interno: avaliação do biênio 2004-2006

11h

– 12h

30 Discussão do tema: Conexões na gramática e no discurso

Ana Maria Nápoles Villela: Hipertexto e conexão Janice Helena Silva de Resende Chaves Marinho: Análise da organização relacional de textos de diferentes gêneros textuais Juliana Alves Assis: Os recursos lingüístico-textuais no uso do discurso reportado em textos acadêmicos

14h

– 15h

30 Discussão do tema: Conexões na gramática e no discurso (continuação)

Maria Beatriz Nascimento Decat: Articulação de orações no contínuo dos gêneros textuais Maria Elizabeth Fonseca Saraiva: Ressonância e graus de transitividade Maria Helena de Moura Neves: A construção do texto: texto e gramática

16h

– 17h

30 Discussão do tema: Conexões na gramática e no discurso (continuação)

Nilza Barrozo Dias: As “pequenas cláusulas” nas construções apositivas Odette Gertrudes Luíza Altmann de Souza Campos: Os tempos verbais como elementos de conexão do texto na língua falada

16

21/07

9h –

10h3

0

Discussão dos temas: Processos de gramaticalização no português e Combinações vocabulares na gramática e no léxico Maria Célia Lima-Hernandes: Rotas de gramaticalização de conjunções comparativas Mariângela Rios de Oliveira: Advérbios locativos no português escrito: processos de gramaticalização Zinda Vasconcelos: Critérios para a admissão de itens lexicais multivocabulares

11h –

12h3

0 Sessão de trabalho interno Avaliação do encontro Elaboração de Plano de Trabalho para o biênio 2006-2008 Eleição do coordenador e vice

GT 5 – Dramaturgia e teatro

Coordenadora: Sheila Diab Maluf Vice-Coordenador: Ricardo Bigi de Aquino

19/07

16h

– 18h

Apresentação do GT Cláudia M. Braga: Entre a razão e a emoção; o conflito das artes de imitação Maria de Fátima de S. Moretti: A dramaturgia na obra de Tadeusz Kantor

20/07

9h –

10h3

0 Antonia Javiera Cabrera Muñoz: Nicanor Parra, Príncipe e Mendigo Antony C. Bezerra: Do escrito ao palco, da letra à voz; o dramático e o teatral em The Cenci, de Percy Bysshe Shelley Célia A. de Miranda: A duplicidade de sentidos e o disfarce de identidades em Rei Lear Liana de Camargo Leão: O Lear no cinema; o bobo e outros aspectos da versão fílmica de Grigori Kosintzev

11h

– 12

h30

Anna Stegh Camati: Texto monológico; a reconfiguração da mãe filicida em Medeia Redux de Neil Labute Fúlvio T. Flores: A crítica aos traços ibsenianos e tchekovianos na obra de Lillian Hellman Leila Filinto Pinto de Almeida: Wole Soyinka e sua comédia Requiem for a futurologist Maria Silvia Betti: Tennessee Williams experimental e antirealista

14h

-15h

30 Alai Garcia Diniz: Entre o mito e o logos; o pacto com o diabo na modernização argentina

Íris Helena Guedes de Vasconcelos: Ruptura e continuidade; Shakespeare e o contexto elisabetano-jacobino José Roberto Bastos O´Shea: William Shakespeare, George Wilkins e Pericles Roberto Ferreira da Rocha: O texto de Hamlet na montagem de Flávio Rangel (1969)

16h

– 17h

30 Maria do P. S. Calixto Marques: Heróis de papel no teatro das barrancas do Rio Acre

Marise Rodrigues: Ressonâncias e memórias; Maria Jacintha, dramaturga brasileira do século XX – história de uma pesquisa Patrícia Soares: As citações a literaturas estrangeiras contidas no teatro machadiano Rosemari Benalin Calzavara: O teatro de Jorge Andrade; um diálogo com a dramaturgia estrangeira

17

21/07

9h –

10h3

0 André Luis Gomes: Dramaturgia contemporânea; história entre personagens Luciana F. Leal: O patético em A Tragédia da Rua das Flores de Eça de Queiroz Maria Cristina de Souza: Cabeça inchada; entre a crítica e a fama Ricardo Bigi de Aquino: Eurípides, Sêneca, Giraudoux: três olhares sobre Tróia

11h – 1

2h30

Reunião administrativa: eleição da coordenação do GT para o biênio 2006-2008

GT 6 – Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa Coordenadora: Tânia Macedo

19/07

16h

– 18h

Reunião de trabalho Apresentação e discussão do Relatório de Atividades do GT Discussão sobre as Linhas de Pesquisa do GT, das propostas para o próximo biênio e discussão inicial da bibliografia escolhida na reunião de Juiz de Fora em 11/2005

20/07

9h –

10h3

0

Diálogos críticos: Leituras e leitores da literatura brasileira Adriana de Campos Rennó: A sensualidade atrevida e o erotismo ameno: a lundu de Caldas Barbosa e o rondó de Silva Alvarenga José Manuel Teixeira Castrillon: Brasil, Brasileiros e a constituição do cânone romântico Joana Luíza Muylaert de Araújo: Um conto de Machado, sem a tinta da melancolia: "Um homem célebre" no subúrbio do mundo Mirella Márcia Longo Vieira Lima: Um homem sem alianças Roberto Daud: Estudos comparados do conto brasileiro: de Machado de Assis aos dias de hoje Mona Lisa Bezerra Teixeira: O desassossego da infância

11h

– 12h

30

Diálogos críticos: Crítica literária, leitura e gêneros Vera Bastazin: O escritor e o romance: um pacto para a escritura Maria dos Prazeres Santos Mendes: O domínio do saber face à semiose de linguagens: a prática de novas leituras Maria Helena Saldanha Barbosa: Revisando a crítica literária: relatos de um escritor Claudia Atanazio Valentim: O romance epistolar nos séculos XX-XXI - entre a tradição e a ruptura Ângela Sampaio Meneses: O jogo labiríntico na escritura de Silviano Santiago

14h

– 15h

30

Diálogos críticos: A literatura portuguesa sob uma perspectiva comparatista Edvaldo A. Bergamo: “A nova descoberta do Brasil”: a presença dos romanciscistas brasileiros de 30 nos periódicos neo-realistas portugueses Gabriel Cid: Pessoa impessoal: imanência e expressividade Odil José de Oliveira Filho: Oralidade e escritura em Vieira e Saramago Elielson de Souza Figueiredo: Tecitura poética e performance Rosane Gazolla Alves Feitosa: Meu Brasil Queirosiano

18

20/07 Diálogos críticos: As literaturas africanas de língua portuguesa em perspectiva comparatista Maria de Fátima Maia Ribeiro: Desafios e entraves na circulação da produção

16h

– 17h

30

cultural africana no Brasil e possíveis promessas dialógicas: Biblioteca de Literatura Angolana (Maianga/Odebrecht, 2004) Raquel Cristina dos Santos Pereira: A colonização nas literaturas portuguesa e africanas da pós-modernidade Sílvio Renato Jorge: Por caminhos entrecruzados: marcas do contemporâneo em Hatoum, Paixão e Agualusa Vima Lia Martin: A evocação da marginalidade em Malagueta, Perus e Bacanaço e Luuanda Simone Caputo Gomes: O texto literário de autoria feminina: ressignificando a história, a cultura e a arte em Cabo Verde Rejane Vecchia da Rocha e Silva: João Melo e os “Filhos da Pátria”: algumas reflexões sobre a sociedade angolana

21/07

9h –

10h3

0

Diálogos críticos: As literaturas africanas de língua portuguesa em perspectiva comparatista Rosangela Sarteschi: A personagem feminina em Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires e Mayombe, de Pepetela Susanna Ramos Ventura: Manual de pintura e caligrafia, Tropical sol da liberdade e Terra sonâmbula: diálogos com História e Símbolos do “meu país” Tania Macedo: Literatura e violência Sérgio Paulo Adolfo: O lucano, quem diria, foi parar no interior de São Paulo Helder Garmes: Mestiçagem e catolicismo na literatura dos países de língua portuguesa

11h –

12h

Diálogos críticos Juarez Nogueira Lins: Literatura e interdisciplinaridade: uma leitura geográfica da poesia Marcos Falchero Falleiros: Manuel Bandeira do Brasil Maria de Lourdes Patrini: Na guerra uma experiência de escritura Maria Luiza Scher Pereira - Literatura e arquivo: Murilo Mendes e os arquivos do iberismo

12h Encerramento das atividades do GT no XXI Encontro Nacional da ANPOLL

Eleição da Coordenação do GT para o próximo biênio

GT 7 – Fonética e fonologia

Coordenadora: Maria do Socorro Silva de Aragão

20/07

9h

09h - Abertura da sessão

19

20/07

Primeira sessão 09h20 - Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha: Variação como decorrência da aquisição fonológica? 09h40 - Glaucia Felismino dos Santos; João Antônio de Moraes: Descrição entonacional de

9h20

– 12

h40

enunciados interrogativos em português e espanhol 10h - Izabel Cristina Viola; Sandra Madureira: A qualidade de voz como elemento expressivo 10h20 - Maristela da Silva Pinto: Estudo entonacional do espanhol/LE e do português: estilo lido 10h40 - Aurora Maria Soares Neiva; Myrian Azevedo de Freitas: Da letra para o som: estratégias do aprendiz brasileiro de inglês como LE para interpretar o intervocálico 11h - Cláudia de S.Cunha: Aspectos da entoação regional no português do Brasil 11h20 - Elisa Battisti: A percepção da relação de dependência entre clíticos e hospedeiros em cartas pessoais do século XIX 11h40 - Geraldo Cintra: Os supra-segmentais em Mattoso Câmara 12h - Paulo C. de Souza: Epêntese e acento primário no português do Brasil 12h20 – Darinka Suckow: Redução vocálica e teoria da otimalidade: diferentes visões sobre o mesmo objeto

14

h – 1

5h30

Segunda sessão 14h - Sandra Madureira: Contrastes entre o português brasileiro e o português europeu: um estudo fonético-acústico 14h20 - Thaïs Cristófaro Silva: Fonologia probabilística: hipóteses e metodologia de investigação 14h40 - Maria do Socorro S. de Aragão: Aspectos fonético-fonológicos do falar do ceará:os inquéritos experimentais do atlas lingüístico do brasil - ALiB-Ce 15h – Fernanda Allegro: Percepção de sons vocálicos em português como L2 15h20 - Izabel Cristina Viola; Sandra Madureira: A pausa na estruturação temporal e expressividade da fala 15h40 - Myrian Azevedo de Freitas; Mônica Maria Rio Nobre: Recursos coesivos em textos orais e escritos de aprendizes de PLE 16h -Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha: Repensando o conceito de marcação: contribuições da Teoria da Otimidade 16h20 – Lílian Cristina Kuhn Pereira: Estudo fonético - Acústico da produção do traço de vozeamento na fala de um sujeito com deficiência auditiva

21/07

9h –

12h

Terceira sessão 09h - Teresinha de Moraes Brenner: Concepção unitária de fonema 09h20 - Regina Celia Fernandes Cruz: Levantamento e proposta de uma anotação padrão dos elementos paralingüísticos 09h40 - Vera Pacheco: Investigação experimental da ação da audição/visão na percepção de marcadores prosódicos lexicais usados na escrita do PB 10h - Maria Silvana Militão de Alencar: Variações fonológicas: repercussões no falar fortalezense 10h20 - Maria do Socorro Silva de Aragão; Maria Elias Soares: Estudos sobre a fala do ceará: o projeto PROFALA 10h40 - Cátia de Azevedo Fronza: Dados de fala e de escrita e a Teoria da Otimidade 11h - Luciana Castro; Leticia Rebollo Couto; João Antônio de Moraes: Telemarketing, o serviço de vendas por telefone: entoação e supercortesia na caracterização de um estilo vocal 11h20 - Regina Célia Pagliuchi da Silveira: Segmento consonantal final em unidades silábicas: um exame de formas nominais do português 11h40 – Walcir Cardoso: Produção e percepção de consoantes de final de palavras em interlíngua: uma abordagem variacionista

12h Reunião Geral do GT de Fonética e Fonologia

20

GT 8 – História da literatura Coordenadora: Maria Eunice Moreira (PUCRS) Vice-coordenador: Carlos Alexandre Baumgarten (FURG)

19/07

Apresentação do cronograma de distribuição dos trabalhos inscritos

16h

– 18h

Grupo I: Conceitos-chave Heidrun Krieger Olinto de Oliveira: História/historiografia (Leopold v. Ranke) Alvaro Santos Simões Júnior: Humor e sátira no Romantismo Maria Elizabeth Chaves de Mello: O Romantismo no diálogo França/ Brasil

20/07

9h –

10h3

0 Grupo II: Historiadores literários Pedro Brum Santos: João Pinto da Silva e a primeira história literária rio-grandense Tânia Regina Oliveira Ramos: Ferdinand Wolf: a Europa e a bela literatura do Brasil

11h

– 12

h30

Grupo II: Historiadores literários (Cont.) Roberto Acízelo de Souza: As histórias literárias portuguesas e a emancipação da literatura do Brasil Maria Eunice Moreira: Historiadores literários do Romantismo

14h

– 15

h30 Grupo III: Autores e obras fundamentais e representativas do período

Márcia Abreu: Histórias literárias: a produção estrangeira Gunter Karl Pressler: Romantismo e autores da Amazônia

16h

– 17

h30 Grupo III: Autores e obras fundamentais e representativas do período (Cont.)

Odalice de Castro Silva: Outra “nota” à Iracema Tânia Rebelo Costa Serra: Prolegômenos a uma mitografia macediana

21/07

9h –

10h3

0 Grupo IV: Instituições literárias Socorro de Fátima Pacífico Vilar: A importância da imprensa na contribuição do Romantismo brasileiro Carlos Alexandre Baumgarten: A Sociedade Filomática e o Romantismo brasileiro

11h –

12h3

0 Continuidade do trabalho do GT Admissão de novos integrantes do GT Relatório de atividades – período 2004/2006 Eleição da coordenação do GT História da Literatura (biênio 2006/2008)

GT 9 – Historiografia da Lingüística brasileira

Coordenadora: Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos Vice-Coordenadora: Maria Mercedes Saraiva Hackerott

19/07

16h

– 17h

30

Conferência Maria Filomena Candeias Gonçalves: Tradição Gramatical Portuguesa

21

19/07

17h3

0 – 18

h

Cristina Altman: Documenta Grammaticae et Historiae. Projeto de documentação lingüística e historiográfica (1549-1850)

20/07

9h –

11h

Nancy Casagrande: A Gramática da Linguagem Portuguesa de Fernão de Oliveira: desvelando a relação entre gramática e ensino no século XVI Neusa Bastos e Dieli Palma: Porta de Línguas: gramática e ensino numa visão plurilíngüe Regina Helena Pires de Brito; Neusa Maria Bastos e Vera Lucia Harabagi Hanna: Gramaticografia Novecentista: raízes Maximinianas

11h

15– 1

2h45

José Everaldo Nogueira Jr. e Sonia Maria Nogueira: Gramática e ensino de português no Maranhão do século XIX: Grammatica Elementar da Lingua Portugueza Nancy Casagrande e Rosemeire Faccina: A Gramática Expositiva de Eduardo Carlos Pereira: uma abordagem historiográfica Dieli Palma e Maria de Fátima Mendes: A Gramática Normativa da Língua Portuguesa de Rocha Lima: a continuidade nos estudos gramaticais Maria Ignez Salgado de Mello Franco e Patrícia Silvestre Leite Di Iório: Napoleão Mendes da Almeida visto sob uma perspectiva sócio-histórica

14h

– 16h

Mercedes Hackerott: Fernão de Oliveira (1507-1580) e as particularidades da Língua Portuguesa Olga Ferreira Coelho: Em outras palavras. Crônica dos estudos de tradução bíblica na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) Vera Lucia Hanna: Hibridismo cultural em João do Rio: empréstimos lingüísticos e culturais em sua obra Maurício Silva: Gramática e História Cultural: alguns fundamentos teóricos

20/07

Luciana Gimenes Parada dos Santos: O tratamento das categorias gênero, número, caso e tempo em descrições quinhentistas e seiscentistas do Tupinambá e do Guarani: um estudo comparativo

16h1

5 – 18

h15

Aline da Cruz: A concorrência das tradições Tupi e Guarani na documentação do Tupi Austral Beatriz Protti Christino: A interação pesquisador-informante segundo a ótica dos americanistas do período 1890-1929

21/07

9h –

10h3

0

Apresentação de novos trabalhos Andréa Hitos Ferreira: Alternâncias nas Atas de Vereança de Santa Ana da Crus do Século XVII

11h –

12h Reunião do GT e eleição

22

GT 10 – Latim e grego na universidade brasileira Coordenador: João Batista Toledo Prado (FCL – UNESP/Araquara) Vice-coordenador: Marcos Martinho dos Santos (FFLCH – USP)

19/07

16h Apresentação sintética dos trabalhos feitos no biênio pelo coordenador do GT e pelo vice-coordenador

Programa do Encontro

20/07

9h –

10h3

0

Sessão de trabalho interno Discussão das pesquisas em curso: Trabalhos 1, 2 e 3 Adriane da Silva Duarte: Uma cena de reconhecimento na Ilíada Ana Lucia Silveira Cerqueira: O papel da mitologia na elegia amorosa: tradição e inovação em Propércio e Ovídio Eduardo Tuffani Monteiro: O ensino do latim no Brasil e seu aprimoramento: situação atual e retrospecto

11h

– 12h

30 Sessão de trabalho interno

Discussão das pesquisas em curso: Trabalhos 4, 5 e 6 Gilson Charles dos Santos: O texto nas gramáticas de latim Henrique Cairus: Os estudos hipocráticos no Brasil João Batista Toledo Prado: Para uma tradução das fontes primárias de métrica clássica latina

14h

– 15h

30

Sessão de trabalho interno Discussão das pesquisas em curso: Trabalhos 7, 8 e 9 José Geraldo Heleno: A tragédia Hércules no Eta como expressão do pensamento estóico de Sêneca Leni Ribeiro Leite: Marcial - Sobre a leitura Livia Lindóia Paes Barreto: Processos de alteração sintática das orações subordinadas em textos literários latinos na Idade Média

16h

– 17h

30 Sessão de trabalho interno

Discussão das pesquisas em curso: Trabalhos 10, 11 e 12 Paulo Martins: Parataxe e imagens Robson Tadeu Cesila: Mecanismos de produção de humor nos epigramas de Marcial Tatiana Oliveira Ribeiro: A apódexis herodotiana

21/07

9h –

10h3

0 Sessão de trabalho interno Todos se reunirão para discutir questões relativas às pesquisas na área de Letras Clássicas, em curso em cada Programa de Pós-Graduação em que elas existem e apresentar balanços e perspectivas. Avaliação do biênio.

11h –

12h3

0 Sessão de trabalho interno Apresentação de planos de trabalho, metas e sugestões de encaminhamento da organização do GT. Eleição do coordenador e vice-coordenador do GT para o exercício do biênio 2006-2008.

23

GT 11 - Lexicologia, lexicografia e terminologia

Coordenador: Evandro Silva Martins

19/07

16h Reunião de trabalho

20/07

9h –

10h3

0

Abertura dos trabalhos de GT Mesa-redonda: Projeto de pesquisa em desenvolvimento por membros do GT I Coordenadores: Maria Cândida Costa Seabra e Aderlande Pereira Ferraz Evandro Silva Martins: Os compostos neológicos sousandrinos Aderlande Pereira Ferraz: Neologismos lexicais na publicidade impressa em circulação no Brasil, de 2000 a 2004 Ieda Maria Alves: Projeto TermNeo: coleta e análise de neologismos do português brasileiro contemporâneo. Waldenor Barros Moraes Filho: Ferramentas eletrônicas e estudos de base lexical: uma análise inicial Ana Cristina Jaeger Hintze: Aspectos do léxico da legalidade na construção do discurso universitário Juliana Soledade Barbosa Coelho: Palavras de Negros na Bahia do Século XIX Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick: Atlas Toponímico do Brasil (projeto ATB): eixos de análise municipais Maria Cândida Costa Seabra: Atlas Toponímico do Brasil: variantes regionais – Projeto ATEMIG Aparecida Negri Isquerdo: A toponímia do pantanal sul-mato-grossense: uma reflexão sobre a relação toponímia e meio ambiente

11h

– 12h

30

Mesa-redonda: Projeto de pesquisa em desenvolvimento por membros do GT II Coordenadores: Maria Aparecida Barbosa e Claudia Maria Xatara Maria Aparecida Barbosa: Abordagem intercultural da fraseologia: diversidade conceitual e axiológica Nelly Carvalho: Análise diacrônica de expressões fraseológicas em anúncios de imóveis Claudia Maria Xatara: Projetos do GP Lexicologia e Lexicografia contrastiva Claudia Zavaglia: Coletânea Guia dos Curiosos em espanhol, inglês, italiano, latim: xeretando a linguagem

11h

– 12h

30

(Cont.) Lídia Almeida Barros: O projeto “O léxico da tradução juramentada” Luciane Leipnitz e Maria José Bocorny Finatto: Perfis da linguagem química: em enunciação científica e terminologias Gladis Maria de Barcellos Almeida: Elaboração de corpus para geração de terminologias: o caso da Nanociência e Nanotecnologia Manoel Messias Alves da Silva: Dicionário terminológico de nanotecnologia

14h

– 15h

30

Mesa-redonda: Lexicografia Coordenadores: Antonio Luciano Pontes e Lídia Almeida Barros Felix Valentim Bugueño Miranda e Virgínia Sita Farias: Avaliação do programa constante de informações em dicionários monolíngües do português Waldenice Moreira Cano: Vocabulários especializados e dicionários de língua geral Antonio Luciano Pontes: Aspectos sintático-semânticos em dicionários de línguas Maria Cristina Parreira da Silva: Reflexões sobre o verbete dos dicionários bilíngües para fins pedagógicos. Cláudia Maria Xatara: Trabalhos em Lexicografia Pedagógica Emília Maria Peixoto Farias: Terminografia e Lingüística Histórica: Glossário de termos dos Autos de Querela

24

20/07

16h

- 18

h Teses e dissertações recentes Coordenação: Gladis Maria de Barcellos Almeida Ednusia Pinto de Carvalho: Os marcadores metadiscursivos em textos didáticos especializados: um estudo em corpora em língua alemã Julianna Bezerra Vital: O uso do dicionário nas aulas de inglês em escola do ensino fundamental: entre a competência lexical ideal e o consulente real. Carla Regina de Souza: Toponímia e entrelaçamentos históricos na rota da Retirada de Laguna Ângela Maria Tenório Zucchi: A concepção de um glossário de colocações verbais em língua italiana Rosiane Cristina Gonçalves Braga: Vocabulário sistemático do subprojeto Ecovale: principais considerações

21/07

9h –

10h3

0

Mesa-redonda: Terminologia Coordenadores: Maria José Bocorny Finatto e Cleci Regina Bevilacqua Cleci Regina Bevilacqua: Glossário de Gestão Ambiental: estabelecimento de equivalentes em espanhol e francês. Guiomar Fanganiello Calçada e Márcia Sipavicius Seide: Michel Bréal e a terminologia: pontos de contacto. Leda Cecília Szabo: Vocabulário técnico-científico bilíngüe (inglês-português) da Periodontia Maria José Bocorny Finatto: Terminologias e lingüística de corpus: da química à gestão ambiental Anna Maria Becker Maciel: Reflexão sobre a pesquisa terminológica em corpus. Maria da Graça Krieger: Da terminologia de gestão ambiental

11h –

12h3

0

Reunião de negócio

GT 12 – Línguas indígenas Coordenador: Aryon Dall’Igna Rodrigues

19/07

16h

Reunião de trabalho

20/07

9h –

10h3

0

Ana Suelly Arruda Câmara Cabral: Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi: morfologia e sintaxe Aryon Dall Igna Rodrigues : Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi: morfologia e sintaxe Beatriz Carretta Corrêa da Silva: Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi: morfologia e sintaxe Dioney Moreira Gomes: Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi: morfologia e sintaxe

11h

– 12

h30

Eliete de Jesus Bararuá Solano: Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi: morfologia e sintaxe Gean Nunes Damulakis: Variação interlingüística no tronco Macro-Jê: o Kaingáng e o Parkatêjê Jaqueline dos Santos Peixoto: Aspectos da Variação Sintática e Línguas da Família Pano

25

20/07

14h

– 15h

30 Leopoldina Maria Souza de Araújo: Acento e processos relacionados em Parkatêjê

Marina Maria Silva Magalhaes: Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi: morfologia e sintaxe (Laboratório de Línguas Indígenas, Universidade de Brasília)Marília Lopes da Costa Facó Soares: Da proposta temática "Variação lingüística e estudos fonológicos, gramaticais e históricos": resultados parciais e novas perspectivas

16h

– 17h

30 Raimunda Benedita Cristina Caldas: Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi:

morfologia e sintaxe Tabita Fernandes da Silva: Resultados de pesquisas recentes visando à reconstrução do Proto-Tupi: morfologia e sintaxe Tania Conceição Clemente de Souza: Questões em torno da Ergatividade na Língua Bakairi Thiago Coutinho-Silva: Número e a distinção contável-massivo em Karitiana

GT 13 – Linguagem e surdez

Coordenadora: Ronice Muller de Quadros

19/07

16h

Políticas lingüísticas: a língua de sinais brasileira Ana Claudia Balieiro Lodi e Rosana de Toledo Luciano: A criança surda incluída na educação infantil: problematizando esta realidade Elcivanni Santos Lima: Discurso e identidade: a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior Ronice Muller de Quadros: As políticas lingüísticas e a educação de surdos

20/07

9h –

10h3

0

Estudos das línguas de sinais Lodenir Becker Karnopp: Sílabas na Língua de Sinais Brasileira Sandra Patrícia de Faria: Análise lingüística de empréstimos, com vistas à identificação do lexicón da LSB Aline Lemos Pizzio: A variabilidade da ordem das palavras na aquisição da LSB: construções com tópico e foco

11h

– 12

h30

Estudos das línguas de sinais Deize Vieira dos Santos, Myrna Salerno Monteiro e Rosângela Ramos de Barros: Diferentes modos de recortar e exteriorizar conceitos na Língua Brasileira de Sinais Ronice Muller de Quadros e Diane Lillo-Martin: Aquisição da morfologia verbal na LSB e na ASL

14h

– 15h

30 Ensino de línguas: o português e a língua brasileira de sinais

Rossana Finau: As categorias tempo e aspecto como indicadores de formação de interlíngua nas produções escritas por crianças surdas Zilda Maria Gesueli: Leitura-escrita e surdez: a visualização das palavras

16h

– 18h

Ensino de línguas: o português e a língua brasileira de sinais Francisca Maria Carvalho: A interação comunicativa do surdo dentro e fora do ambiente familiar Maria Cristina da Cunha Pereira: Ensino da Língua Portuguesa para Surdos: discussão sobre a prática

26

GT 14 – Lingüística aplicada Coordenadora: Vilson Leffa 20/07

9h –

12h3

0

Sessão de trabalho interno Subgrupos: discussão dos trabalhos

14h

– 18h

Sessão de trabalho interno Subgrupos: discussão dos trabalhos

20h

Lançamentos de livros do GT Club Holms BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. (Orgs) Português no Ensino Médio e formação do professor. SP: Parábola, 2006. FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. (Org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiana: Ed. da UFG, 2006. FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. Goiânia: Ed. da UFG, 2005. LEFFA, Vilson J. (Org.) Pesquisa em Lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat: 2006. LEFFA, Vilson J. (Compilador) TELA 3: Textos em Lingüística Aplicada. 3. ed. Pelotas: Educat: 2006. SILVA, Elisabeth Ramos da & CASTRO Solange (Orgs.). Formação do Profissional Docente: Contribuições de pesquisas em Lingüística Aplicada, Taubaté: Cabral, 2006.

21/07

9h –

12h3

0 Sessão de trabalho interno Todos os subgrupos se reúnem para discutir questões às pesquisas na área de Lingüística Aplicada e apresentar relato de suas discussões Avaliação do que foi alcançado no biênio

GRUPOS DE DISCUSSÃO

Ensino-Aprendizagem de Línguas Coordenadora: Dinorá Fraga da Silva

Adrete Terezinha Matias Grenfell: Texto e cognição: para uma proposta de ensino Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt: A gramaticalização das molduras interacionais em sala de aula Dinorá Moraes de Fraga: Contexto de produção de linguagem na realidade virtual Francisco José Quaresma de Figueiredo: O uso de um formulário de orientação ajuda na realização de atividades de correção com os pares? Algumas implicações para o ensino de LE Anna Maria Marques Cintra; Lílian Ghiuro Passarelli: Diagnóstico em contextos de ensino de Língua Portuguesa para fins específicos Marcel Bittencourt Tavares: Interação virtual e uso de estratégias de leitura mediada por computador

27

Maria Cristina Faria Dalacorte: A pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas em Goiás nos últimos 15 anos e perspectivas futuras Marília dos Santos Lima: A troca corretiva como estímulo à aprendizagem de inglês como língua estrangeira Renilson José Menegassi: As relações de interação e escrita no curso de letras Rita Maria Diniz Zozzoli: Produção ativa em sala de aula de LM e LE Roseanne Rocha Tavares: Pós-modernismo, língua e cultura: reflexões de práticas interativas em sala de aula de língua estrangeira

Formação de professores Coordenadora: Solange Teresinha Ricardo de Castro

Carla Lynn Reichmann: Reflexões sobre percursos de formação docente Heloisa Collins: Práticas de leitura e escrita na WEB Maria Antonieta Alba Celani: De teorias globais ao desenvolvimento do saber local: a construção do conhecimento a construção do conhecimento crítico-pedagógico na formação do professor de língua estrangeira Maria Cecília Camargo Magalhães: LA: questões epistemológicas na formação de professores Maria Marta Furlanetto: Revisão e atualização teórica da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998): prática de língua portuguesa na escola fundamental e formação de professores Marileide Dias Esqueda: Perfil do professor de línguas estrangeiras da rede pública estadual da Cidade de Bauru – Estado de São Paulo: a formação do professor em questão Marilete Cândido de Mattos Previero: Perfil do professor de línguas estrangeiras da rede pública estadual da Cidade de Bauru – Estado de São Paulo: a formação do professor em questão Maximina Maria Freire: A formação de professores de idiomas na/para a sociedade em processo de digitalização, sob um enfoque hermenêutico-fenomenológico Paula Tatianne Carréra Szundy: O diálogo professor-pesquisador: mediador ideológico do processo reflexivo Percília Lopes Cassemiro dos Santos: Formação de professores de português língua estrangeira Solange Teresinha Ricardo de Castro: Práticas de linguagem na construção da identidade profissional do professor de inglês Telma Nunes Gimenez; Vera Lúcia Lopes Cristóvão: Grupos focais como espaços de desenvolvimento profissional

Teoria de gênero Coordenador: Adair Bonini

Abuendia Padilha Pinto: Os gêneros textuais e a mídia Adair Bonini: Projeto gêneros do jornal: resultados e perspectivas Ana Maria de Mattos Guimarães: Aprendizagem da escrita a partir de gêneros: reflexos de experiência de 3 anos em escola pública brasileira. Bernardete Biasi-Rodrigues: Experiências com análise de gêneros textuais acadêmicos Désirée Motta-Roth: Categorias analíticas e procedimentos metodológicos em análise crítica de gêneros discursivos Marcos Antonio Rocha Baltar: Gêneros textuais e formação de professores de língua portuguesa Marta Cristina da Silva: O gênero e-mail e o ensino de leitura em língua estrangeira Roxane H. R. Rojo: Livro didático de língua portuguesa – Perfil e projeto discursivo

28

GT 15 – Lingüística do Texto e Análise da Conversação

Coordenadora: Ângela Paiva Dionisio Vice-Coordenadora: Anna Christina Bentes

20/07

9h –

10h3

0

Dialogando 1: Texto e Interação (I) Debatedores: Maria Piedade Moreira Sá e Leonor Lopes Fávero

Kazue Saito Monteiro de Barros: Construção da face e rapport em notas suicidas Paulo Cortes Gago: Seqüência de pergunta e resposta mandatos institucionais do mediador em audiências de conciliação no PROCON Sigrid Castro Gavazzi: Credibilidade e identificação: mecanismos de construção do ethos discursivo de cunho socioeducacional José Gaston Hilgert: Problemas e compreensão como fatores constituintes do texto falado Anna Christina Bentes: Sobre as razões do rap paulista: algumas reflexões sobre a progressão tópica

11h

– 12h

30

Dialogando 2: Texto e ensino Debatedores: José Gaston Hilgert e Maria Aparecida Lino Pauliukonis

Luiz Carlos Travaglia: Categorias de texto como objeto de ensino Sueli Cristina Marquesi: Princípios de textualidade, leitura e produção de sentido Elisa Guimarães Pinto: A perspectiva discursiva da leitura e da produção de texto: considerações ligadas ao ensino Leonor Werneck dos Santos: Abordagem textual e ensino de língua portuguesa Ângela Paiva Dionísio: Intertextualidade e multimodalidade na escrita didática

14h

– 15h

30

Diálogando 3: Texto e Interação (II) Debatedores: Paulo Cortes Gago e Mônica Magalhães

Maria Francisca Oliveira Santos: Os não verbais e verbais no discurso escolar Cristina Maria de Oliveira: Distanciamentos na fala do professor e do aluno durante a conversação em e sobre a aula Dóris Carneiro da Cunha: Interação e circulação dos discursos na imprensa Zilda Gaspar de Oliveira Aquino; Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade; Leonor Lopes Fávero: Por uma tipologia das entrevistas Cristina Teixeira Vieira de Melo: Documentário, um gênero que se define no jogo polifônico e parafrástico Dialogando 4: Texto e Discurso (I)

Debatedores: Anna Christina Bentes e Luiz Carlos Travaglia Maria Eduarda Giering: A configuração prototípica de artigos de opinião autorais

Leci Borges Barbisan: O funcionamento da adjetivação no discurso

16h

– 18h

Mônica Magalhães Cavalcante: Anáforas encapsuladoras – traços peculiares aos rótulos Vanda Maria da Silva Elias: Referenciação e produção textual Telisa Furnaletto Graeff: Consituição do encadeamento argumentativo no texto e encapsulamento anafórico

29

21/07

9h –

10h3

0

Dialogando 5: Texto e discurso (II) Debatedores: Sueli Cristina Marquesi e Judith Hoffnagel

Aparecida Feolla Sella: No interior do texto: marcas do contorno enunciativo Maria Aparecida Lino Pauliukonis: Texto e discurso: operações discursivas na enunciação Rosane Santos Mauro Monnerat: Atos (trans) locutivos no discurso da publicidade – faces e máscaras: articulação com a Lingüística do Texto Maria Piedade Moreira Sá: A metalinguagem na narrativa oral: forma e funções

11h

– 12h

30 Fórum de Pesquisas do GT de Lingüística de Texto e Análise da Conversação

Maria Elias Soares: Estudos sobre a fala do Ceará – o projeto PROFALA Maria Aparecida Lino Pauliukonis: Grupo CIAD/RIJ Judith C. Hoffnagel: Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e da Escrita Avaliação do Encontro Eleição da nova Coordenação

GT 16 – Literatura comparada

Coordenadora: Rachel Esteves Lima

19/07

16h Apresentação sintética das atividades do biênio 2004-2006

Rachel Esteves Lima (Coordenadora do GT)

20/07

9h –

10h3

0

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa Ana Cristina de Rezende Chiara (UERJ): Ana Lúcia Machado de Oliveira (UERJ): Baltasar Gracián e a retórica jesuítica dos efeitos e dos afetos Ângela Maria Dias (UFF): Ficções da alteridade e limites do abjeto: narradores e pontos de vista na literatura e nas artes visuais do Brasil contemporânea Édgar Cézar Nolasco (UFMS): Negociatas políticas e literárias

11h

– 12h

30 Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa

Evelina de Carvalho Sá Hoisel (UFBA): Migrações e a construção do saber Gilda Neves da Silva Bittencourt (UFRGS): A contribuição do conto para uma concepção de identidade nas literaturas latino-americanas Ilva Maria Boniatti (UCS): Persistência dos temas históricos na literatura do Rio Grande do Sul Jaime Ginzburg (USP): Teorias literárias contra o fascismo na Europa e no Brasil

14h

– 15h

30

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa José Niraldo de Farias (UFAL) Luiz Roberto Velloso Cairo (UNESP): A crítica literária do século XIX e o instinto de americanidade da literatura brasileira Maria Adélia Menegazzo (UFMS): O super-regionalismo do regional: os lugares e as linguagens da teoria e da crítica literária e de arte (1950-1970) Maria Cândida Ferreira de Almeida (UFBA): Antropofagia: ritual e contingência

16h

– 18h

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa Míriam Lídia Volpe (UFJF): Um novo conceito de fronteira para as trocas interculturais na América Latina Paulo Sérgio Nolasco dos Santos (UFMS): À margem da República: uma guarânia para Lidi Bais e Josefina Plá Rachel Esteves Lima (UFBA): Das idéias fora do lugar ao não-lugar das idéias Rosani Úrsula Ketzer Umbach (UFSM): A memória da representação na literatura

30

21/07

9h

Reunião Administrativa do GT Pauta: * Consolidação das conclusões dos debates * Encaminhamento de propostas * Escolha da nova Coordenação

GT 17 – Literatura infantil e leitura

Coordenadora: Maria Zaira Turchi

19/07

16h

Apresentação das atividades no biênio 2004-2006 e da programação do Encontro Parlestrante convidada: Maria do Rosário Longo Mortatti – Professora da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (UNESP)

20/07

9h –

10h3

0

Sessão de discussão dos trabalhos Alice Áurea Penteado Martha: Literatura infanto-juvenil e tradição popular: o medo e seus segredos Ângela da Rocha Rolla: Memória da literatura dramática brasileira: textos e roteiros Clarice Zamonaro Cortez: Uma leitura do retrato feminino mitológico na poesia camoniana Diógenes Buenos Aires de Carvalho: Adaptação literária para criança e jovens no Brasil: horizontes teórico-críticos Fabiane Verardi Burlamaque: Os primeiros passos na constituição de leitores autônomos: a formação do professor história de leitores Hilda Orquídea Hartmann Lontra: História de leitores

11h

– 12h

30

Sessão de discussão dos trabalhos João Luís C. T. Ceccantini: Literatura juvenil depois da festa Marcos R. Ribeiro Ponciano: Família e criança na obra de Lygia Bojunga Maria Afonsina Ferreira Matos: I Encontro Nacional de Leitura e Literatura infanto-juvenil da UESB – I ENNLIJ/UESB Maria Afonsina Ferreira Matos: O existencialismo em Alexandre e outros heróis de Graciliano Ramos Maria Augusta H. W. Ribeiro: Experiências de leitura: caminhos do ensinar e do aprender Maria Augusta H. W. Ribeiro: Experiências de leitura: possíveis leituras/escutas do mundo encantado de Andersen Maria Lilia Simões de Oliveira: Dom Quixote nos traços bem humorados dos quadrinhos Sessão de discussão dos trabalhos Maria Teresa G. Pereira: A linguagem de adaptação dos clássicos Maria Zaira Turchi: Literatura juvenil: configurações do gênero literário

14h

– 15h

30

Marly Amarilha: Leitura na sala de aula: voz narrante,escuta pensante Nelyse Aparecida M. Salzedas: Diálogo entre a ilustração e a linguagem jornalística Neusa Cecilato de Carvalho: Era uma vez Dom Quixote e a adaptação dos clássicos Renata Junqueira de Souza e Caroline C. Silva dos Santos: Antes que o encanto se quebre: literatura fantástica e formação de leitores na escola

31

20/07

16h

– 18h

Sessão de discussão dos trabalhos Regina Chicoski: O verbal e o pictórico na literatura infantil Rosa Maria Cuba Riche: A literatura das margens e a contribuição para a formação do leitor cidadão Rosa Maria Graciotto: A representação da criança em A cama de Lygia Bojunga Nunes Vera Helena G. Wielewicki: A leitura de textos literários traduzidos por alunos de Letras: Literaturas estrangeiras e a formação do leitor crítico Vera M. T. Silva: “Primeiros vôos”: balanço de um projeto Verbena M. Rocha Cordeiro e Luciana Sacramento Moreno: Portos de ancoragem: a experiência de formação de leitores do Rodapalavra

20h

Lançamentos de livros do GT Club Holms TURCHI, Maria Zaira e SIlva, Vera M. Tietzmann. Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006.

LONTRA, Hilda (organizadora). História de leitores. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006. :

21/07

9h –

10h3

0

Sessão de discussão dos trabalhos Sersi Bardari: O “tornar-se adulto” na literatura juvenil Tânia M. K. Rosing: Domínios do saber: histórias, instituições, práticas Terezinha Bellote Chaman: A argumentatividade implícita em o pequeno príncipe Leda Cláudia da Silva Ferreira: Representação do negro em "O menino marrom", de Ziraldo Maria Luiza Calim Costa: Auto-retrato roubado: o ser ou não ser de Rochelli Costi Maria José Palo: A ilustração e as idades de leitura no texto literário infantil

11h –

12h3

0 Sessão de trabalho interno Avaliação do biênio 2004-2006 Apresentação de planos de trabalho para o biênio 2006-2008 e sugestões de encaminhamento da organização do GT Eleição do coordenador e vice-coordenador

GT 18 – Literatura oral e popular

Coordenador: Frederico Fernandes

Orientações

1. Cada apresentador disporá de 15 minutos para sua apresentação. 2. Se cada um se programar para cumprir o tempo determinado, haverá 30 minutos de debate final, que poderá ser ampliado, caso abramos mão de alguns minutos do intervalo do café. 3. A programação deste GT começará 30 minutos mais cedo do que a programação oficial da ANPOLL, devido ao grande número de inscritos. 4. É de fundamental importância que todos os pesquisadores apresentem uma cópia de seus projetos de pesquisa para a discussão do “Projeto Integrado: Cartografia de pesquisas em poéticas orais do Brasil”. 5. Os textos apresentados poderão ser encaminhados para apreciação da comissão editorial da revista Boitatá, observando as normas do edital número 2 de chamadas de trabalhos.

32

20/07

8h30

– 10

h30

Coordenador: Mário Cezar Silva Leite Ana Lúcia Liberato Tettamanzy: O que em mim pensa está sentindo ou por uma poética da voz Mário Cezar Silva Leite: Versões e memórias escritas: criando lendas e mitos Lílian de Oliveira Rodrigues: "Minha vida é um romance": memória e cotidiano na poesia de D. Maria José Maria das Graças Meirelles Correia: O mito do biatatã tecendo redes mnemônicas Maria do Socorro Simões: (sem título)

11h

– 12h

30 Coordenadora: Doralice Fernandes Xavier Alcoforado

Doralice Fernandes Xavier Alcoforado: A estratégia discursiva do cordel prosificado Geralda Medeiros Nóbrega: Cultura popular e práticas simbólicas no telurismo do corde Raimunda de Brito Batista: Literatura de Cordel Rosângela Maria Oliveira Guimarães: Conto infantil/ folheto de cordel: "Os Três Cães/ Juvenal e o Dragão"

20/07

14h

– 15h

30

Coordenadora: Josebel Akel Fares Josebel Akel Fares: Vozes e gestos de contadores amazônicos - marajoaras José Guilherme dos Santos Fernandes: Narrativa migrante e cultura amazônica Marcelo Rodrigues Jardim: Vozes Po(Éticas): Moral e Narrativas Orais na Região Londrinense Maria das Dores Capitão Vigário Marchi e Áurea Rita de Ávila Lima Ferreira: Religiosidade em Histórias de Pantaneiros

16h

– 18h

30

Coordenador: Frederico Augusto Garcia Fernandes Frederico Augusto Garcia Fernandes: Ritmo e poesia: práticas de poética oral do rap londrinense Edil Silva Costa: A literatura popular na formação de professores Vera Medeiros: Literatura oral e formação do professor de literatura Neusa Maria Luizão Goes: O predomínio da linguagem escrita sobre a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa: quando a escola não fala

21/07

8h30

– 10

h

Coordenadora: Cláudia Neiva de Matos Cláudia Neiva de Matos: Namoro e briga, as artes do forró Maria Ivoneide da Silva: Pinto do Monteiro: O REI dos cantadores de viola nordestina Vanusa Mascarenhas Santos: A representação de São Pedro e Jesus em contos faceciosos Edilene Dias Matos: Estribilhos na Pancada do Ganzá: os Fundos Villa-Lobos

10h

– 12h

30

Rumos 1. Discussão sobre o Projeto Integrado: Cartografia de pesquisas em poéticas orais do Brasil 2. Lançamento da Boitatá (número 1) 3. Eleição da Coordenação biênio 2006/2008 4. Aprovação de novas filiações 5. Outros

33

GT 19 – Literaturas estrangeiras

Coordenadora: Celeste Ribeiro de Souza Objetivo Redação do prefácio de um volume que conterá os textos produzidos, lidos e discutidos pelo GT durante este biênio obre o tema escolhido “Poéticas da violência: da bomba atômica ao 11 de setembro”. s

19/07

16h

– 17

h30

Encontro dos participantes do GT e apresentação das tarefas a executar

20/07

9h –

10h3

0

Reunião simultânea dos 3 subgrupos do GT 1. Violência e sociedade 2. Violência e indivíduo 3. Configurações poéticas da violência Última discussão de cada subtema Levantamento dos pontos cruciais a serem considerados no texto a redigir Anotação por escrito desses pontos

11h

– 12

h30 Apresentação do relato do 1º Grupo “Violência e indivíduo”

Discussão do relato Eventual modificação do relato

14h

– 15

h30 Apresentação do relato do 2º Grupo “Violência e sociedade”

Discussão do relato Eventual modificação do relato

16h

– 17

h30 Apresentação do relato do 3º Grupo “Configurações poéticas da violência”

Discussão do relato Eventual modificação do relato

21/07

9h -

10h3

0

Fechamento das discussões sobre as feições do prefácio que deverá englobar todos os textos produzidos para este Encontro Anotação da feição final do prefácio.

11h

– 12h

30

Fechamento do biênio 1. Escolha do tema para o 5º projeto da 2ª linha temática: “Literaturas estrangeiras em contraponto” (1998-200?) - (biênio julho 2006-julho 2008) 2. Discussão final sobre a dinâmica de trabalho no biênio que termina 3. Determinação das linhas mestras da próxima dinâmica 4. Eleição do próximo coordenador(a) e vice-coordenador(a) 5. Apresentação do Relatório de Encerramento

34

GT 20 – Práticas identitárias na Lingüística Aplicada Coordenadora: Maria José Coracini

20/07

9h –

10h3

0

Mesa-redonda 1 Impacto das novas tecnologias nas identidades: linguagem e corpo

11h

– 12h

3-

Debate sobre o tema da mesa-redonda 1

14h

– 15

h30 Mesa-redonda 2

Impacto das novas tecnologias nas identidades: modernidade e pós-modernidade

16h

– 17

h30

Debate sobre o tema da mesa-redonda 2

21/07

9h –

10h3

0

Apresentação e discussão de questões-problema sobre o tema Ética na pesquisa de campo e a construção da identidade do pesquisado e do pesquisador e outros temas pesquisados pelos membros do GT

11h

– 12

h30 Reunião geral do GT

Balanço do biênio, eleições e propostas para o próximo biênio

GT 21 – Psicolingüística Coordenadora: Ingrid Finger

19/07

16h

– 17h

30

MESA 1: Processamento da linguagem Debatedora: Ingrid Finger

Marcus Maia (UFRJ/LAPEX): O processamento de sintagmas preposicionais em função de argumento e de adjunto em português brasileiro José Olímpio de Magalhães (UFMG): Pistas prosódicas implícitas na resolução de ambigüidades sintáticas: um caso de adjunção de atributos Márcio Martins Leitão (UFRJ/LAPEX): Processamento da co-referência em português brasileiro: testando a penalidade do nome repetido e a Hipótese da Carga Informacional

35

20/07

9h –

10h3

0

MESA 2: A aquisição da fonologia Debatedora: Ester Scarpa

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPel): A Teoria da Otimidade em pesquisas sobre aquisição da fonologia Elizabeth Reis Teixeira (UFBA): Os estudos de aquisição no PROAEP/ UFBA: Produtos Regina Ritter Lamprecht (PUCRS): Pesquisas em aquisição fonológica na PUCRS: trajetória e perspectivas

11h

– 12h

30

MESA 3: Aquisição, perda e processamento da linguagem: Pesquisas em sintaxe Letícia M. Sicuro Corrêa (PUC-Rio): Informação de interface e computação lingüística: questões de aquisição, processamento e déficit lingüístico Érica dos Santos Rodrigues (PUC-Rio): Interferências no processamento da concordância de número entre sujeito e verbo e a autonomia do formulador sintático Maria Cristina Lobo Name (UFJF): Estudos em aquisição da linguagem envolvendo o DP: a concordância de gênero no possessivo e a identificação de nomes e adjetivos Celso Vieira Novaes (UFRJ): Sobre a existência de um nódulo aspectual na árvore sintática

14h

– 15h

30 MESA 4: As narrativas orais na aquisição

Lélia Erbolato Melo (USP): Compreensão na criança: aspectos cognitivos e pragmáticos Ana Paula Mac-Kay (FCMSCSP): Compreensão na criança: aspectos explicativos e discursivos Alessandra Del Ré (UNESP-Assis): O papel do pai na aquisição de condutas explicativas pela criança

16h

– 17h

30

Pôsteres Adriana Leitão Martins (UFRJ) e Celso Vieira Novaes (UFRJ): Conhecimento lingüístico de aspecto na síndrome de Alzheimer Aleria Cavalcante Lage (UFRJ): Estágios da computação do sujeito na derivação bottom-up: estudando a atividade eletrocortical Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel): Vogais átonas do português: a relação entre fonologia e ortografia Arabie Bezri Hermont (PUC-Minas): Aquisição de tempo e aspecto no Déficit Especificamente Lingüístico Cláudia Martins Moreira (UFBA): Aplicativo para teste de leitura: o sofftware APPTL Eduardo Kenedy Nunes Areas (UFRJ): Testagens da hipótese da antinaturalidade de pied-piping na relativização Eliane Rauber Spuldaro (UNISC/UCPel) e Ingrid Finger (UFRGS): A aquisição da interpretação aspectual do Pretérito Perfeito e do Pretérito Imperfeito no português como L2 Elizabete Villibor Flory (USP): Descentração e bilingüismo Erika Maria Parlato Oliveira (PUC-SP): Investigação do fenômeno de epêntese perceptual em sujeitos bilíngües Fernanda de Carvalho Rodrigues (UFRJ) e Celso Vieira Novaes (UFRJ): Processamento de tempo e aspecto no português do Brasil Guiomar Silva de Albuquerque (UFRJ): Processamento lingüístico em sujeitos com Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) Ingrid Finger (UFRGS): A categoria de aspecto verbal e o acesso à GU em L2 Lia Santos de Oliveira Martins (PUC-Rio) e Letícia Maria Sicuro Corrêa (PUC-Rio): Manifestacões de pessoa em produção espontânea Luciana dos Santos Cristino (PUC-SP): Bilingüismo e “code-switching”: uma visão crítica aos conceitos terminológicos Luciana Teixeira (PUC-Rio) e Letícia Maria Sicuro Corrêa (PUC-Rio): A delimitação da categoria “adjetivo” na aquisição do PB no processamento de relações predicativas Marcela Magalhães Braga (UFRJ) e Adriana Leitão Martins (UFRJ): Conhecimento lingüístico de aspecto em falantes de L2 Maria do Carmo Lourenço Gomes (UFRJ): Pistas prosódicas no processamento de orações relativas Mercedes Marcilese (PUC-Rio), Marina Augusto (PUC-Rio) e Letícia Maria Sicuro Corrêa (PUC-Rio): Clíticos pronominais no português brasileiro e no espanhol rioplatense: abordagem minimalista e possíveis articulações para a aquisição

36

20/07 16

h –

17h3

0 Pôsteres (Cont.) Tatiana Bagetti (PUC-Rio) e Letícia Maria Sicuro Corrêa (PUC-Rio): Caracterização das propriedades prosódicas dos determinantes e o início da atribuição de seu valor morfológico Zelma Regina Bosco (UNICAMP): Elementos da poesia escrita chinesa para uma abordagem da escrita infantil

21/07

9h –

10h3

0

Mesa Redonda Inter-GTs (Teoria da Gramática e Psicolingüística) A relação entre modelo de língua e modelos de processamento à luz do Minimalismo

Debatedores: GT de Teoria da Gramática – Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes (UNICAMP)

GT de Psicolingüística – Marcus Maia (UFRJ/ Museu Nacional) GT de Teoria da Gramática – Aniela Improta França (UFRJ): Planejando, computando, processando: a questão do ordenamento temporal GT de Psicolingüística – Letícia M. Sicuro Correa (PUC-Rio) e Marina Augusto (PUC-Rio): Computação lingüística no processamento on-line: em que medida uma derivação minimalista pode ser incorporada em modelos de processamento?

11h

– 12

h30

Reunião administrativa do GT e eleição da nova coordenação

GT 22 – Relações literárias interamericanas Coordenadora: Jovita Maria Gernheim Noronha

20/07

9h –

10h3

0

Sessão I Debatedora: Elena C. Palmero González

Eurídice Figueiredo : O cosmopolitismo dos pobres em André Sant´Anna Debatedora: Zilá Bernd

Maria Bernadette Thereza Velloso Porto: Américas em trânsito: textos, paratopias e culturas em contato Debatedora: Stelamaris Coser

Zilá Bernd: Recém-nascido: mito e contra-mito no imaginário das Américas

11h

– 12h

30

Sessão II Debatedora: Maria Bernadette Thereza Velloso Porto

Elena C. Palmero González: Ficções de viagem no romance latino-americano da alta modernidade: deslindes teóricos e histórico-literários

Debatedora: Silvina Liliana Carrizo Lívia Maria de Freitas Reis: Uma aventura intelectual de integração

Debatedor: Antonio Roberto Esteves Sonia Torres: As trajetórias móveis do exílio: Nação, tempo, espaço e memória em Ricardo Piglia e José Leandro Urbina

37

20/07

14h

– 15h

30

Sessão III Debatedora: Rubelise da Cunha

Gisele M. Fernandes: Identidade(s) no mundo contemporâneo: rompendo fronteiras Debatedora: Lívia Maria de Freitas Reis

Antonio R. Esteves: As interlocuções americanas de Francisco Alaya (por ele mesmo) Debatedora: Gisele Manganelli Fernandes

Ana Beatriz R.Gonçalves: Transnacionalidade e diáspora: Mulheres Negras das Américas

16h

– 17h

30

Sessão IV Debatedora: Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves

Rubelise da Cunha: A duplicidade do sujeito indígena em Maíra e Kiss of thr fur queen Debatedora: Jovita Maria Gerheim Noronha

Stelamaris Coser: A história “maroon” na literatura feminina de língua inglesa Debatedora: Eurídice Figueiredo

Jovita Maria Gerheim Noronha e Silvina Liliana Carrizo: Repensando a noção de “mescla”: Gilberto Freyre e Patrick Chamoiseau

21/07

9h –

10h3

0 Sessão V Discussão interna sobre o funcionamento do GT Eleição para o próximo biênio Escolha da pesquisa para o próximo biênio

GT 23 – Semiótica Coordenadora: Lúcia Teixeira

20/07

9h –

10h4

5

Subgrupo Sociossemiótica das culturas

11h

– 12

h45

Subgrupo Corpo e imaginário

14h

– 15

h45

Subgrupo Sincretismo

16h

– 17

h45 Subgrupo Poética e Estética

21/07

9h –

10h3

0

Discussão geral das apresentações dos subgrupos

38

21/07 10h

30– 1

2h30 Reunião administrativa do GT para deliberar sobre

1. reorganização do GT nos termos do Regimento da ANPOLL 2. eleição dos novos coordenador e subcoordenador do GT 3. aprovação de relatório do biênio 2004-2006 e de propostas de trabalho para o biênio 2006-2008

GT 24 – Sociolingüística Coordenadora: Jânia Ramos

20/07

9h –

10h3

0 Mesa sobre pesquisa de ponta Ana Zilles(CNPq/Unisinos): Avanços teóricos em SQ Alan Jardel (UFMG): Varbrul ou SPSS? Marta Scherre (UnB): Aspectos metodológicos da pesquisa variacionista

11h

– 12

h30

Discussão dos verbetes: Fonologia

14h

– 15

h30

Discussão dos verbetes: Sintaxe

16h

– 17

h30

Discussão dos verbetes: Outros

21/07

9h –

10h3

0

Mesa sobre a finalização das discussões de Maceió Síntese dos estudos de Sociolingüística no Brasil Ana Cláudia Petters: Línguas em contato Dermeval da Hora: Variação fonológica Izete Coelho: Variação sintática Representante do grupo de Gramaticalização Cecília Mollica (UFRJ): Sociolingüística e Educação

11h

– 12

h30 Planejamento do GT 2006-2008

Avaliação da gestão

GT 25 – Teoria da Gramática

Coordenadora: Márcia Cançado

20/07

9h –

10h3

0 Mesa-ConferênciaMiriam Lemle (UFRJ) (Coordenadora): A problemática aceitação social da noção de inatismo na cognição de linguagem Cilene Rodrigues (UNB): Questões de base do Gerativismo e descobertas recentes da Ciência Experimental Maximiliano Guimarães (UFPR): Pobreza de argumentos contra os argumentos de pobreza de estímulo

39

20/07 11

h – 1

2h30

Mesa-redonda: Português brasileiro: uma língua de proeminência de tópico? Debatedoras: Mary Kato (UNICAMP) (Coordenadora)

Charlotte Galves (UNICAMP) Esmeralda Negrão (USP): PB como língua de proeminência de tópico: a participação das línguas africanas

14h

– 15h

30

Mesa-redonda: Interface Sintaxe e Semântica Lexical Debatedoras: Márcia Cançado (UFMG) (Coordenadora)

Maria Denilda Moura (UFAL) Rozana Naves (UCB-Brasília): A questão dos predicados psicológicos e causativos Leonel Figueiredo de Alencar (UFC): Alternâncias verbais sob uma perspectiva léxico-funcional e decomposicional

16h

– 17h

30

Apresentação de Painéis Ana Claudia P. Bastos: Tópicos múltiplos em português brasileiro Ana Muller, Luciana Storto e Thiago Coutinho-Silva: Número e a distinção contável-massivo em Karitiana Ana Paula Quadros Gomes: Paths subjacentes produzem telicidade Ana Paula Scher: Alternância entre -ada e outros sufixos formadores de nominalizações eventivas Bruno de Assis Freire de Lima: Valência do verbo bater em português falado numa perspectiva descritiva Clara Villarinho, René Forster e Ricardo Joseh Lima: Dissociação entre movimento de XP e de X0: sem evidências do agramatismo Daisy Barbara Borges Cardoso: O imperativo gramatical no português brasileiro Danniel da Silva Carvalho e Dorothy Bezerra Silva de Brito: Caso: Morfologia vs Sintaxe no PB Eloisa Nascimento Silva Pilati: A influência de itens lexicais de tempo/espaço no licenciamento de orações com ordem VS (Cont.) Gustavo Andrade Nunes Freire: As orações completivas numa abordagem de fases Hely Dutra Cabral da Fonseca: A negação ´default´ no Português Larissa Ciríaco: Alternância causativa/ergativa: um novo tipo de construção em PB

16h

– 17h

30

Leonor Simioni: A concordância de número no DP: propostas minimalistas Lidia Lima da Silva: ‘Um’ e ‘algum’ no português do Brasil (PB)Luisa Godoy: Verbos transitivos indiretos: uma investigação na interface sintaxe-semântica lexical Maria Aparecida Damasceno Netto de Matos: Verbos polissêmicos: propriedades semânticas e processos metafóricos Maria Cristina Figueiredo Silva: Uma descrição interlingüística do padrão entoacional de sentenças monoargumentais Maria do Carmo de Oliveira: O uso do modo verbal em estruturas de complementação no português do Brasil Márcia Santos Duarte de Oliveira: Interpretação contrastiva e exaustiva: evidências para movimento de foco em ibibio Sabrina Casagrande: Argumentos nulos: comparando o português do Brasil com as línguas de sinais brasileira e americana Sônia Maria Lazzarini Cyrino: Variação paramétrica e elipse de vP Suzi Oliveira de Lima: Transitividade e intransitividade na língua Juruna: considerações iniciais Telma Moreira Vianna Magalhães: O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do português europeu e do português brasileiro Zenaide de Oliveira Novais Carneiro: Colocação dos clíticos em cartas brasileiras (1809–1904): um estudo lingüístico-filológico

40

21/07

9h –

10h3

0

Mesa-redonda Inter-GTs (Teoria da Gramática e Psicolingüística): A relação entre modelo de língua e modelos de processamento à luz do Minimalismo

Debatedores: Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes (UNICAMP) (Coordenadora) Marcus Maia (UFRJ/Museu Nacional)

Aniela Improta França (UFRJ): Planejando, computando, processando: a questão do ordenamento temporal Leticia S. Correa (PUCRJ) e Marina Augusto (PUCRJ): Computação lingüística no processamento on-line: em que medida uma derivação minimalista pode ser incorporada em modelos de processamento?

11h –

12h3

0

Reunião do GT Discussões sobre o formato, nova coordenação, etc.

GT 26 – Teoria da narrativa Coordenadora: Sylvia Telarolli

19/07

16h

Reunião do grupo Debate de questões administrativas Eleição do próximo coordenador

20/07

9h –

10h3

0

Debatedores: Maria Célia de Moraes Leonel Luiz Gonzaga Marchezan

Audemaro Taranto: As veredas do imaginário: a busca da gênese da criação em Guimarães Rosa Debatedores: Maria Célia de Moraes Leonel

Benedito Antunes Márcia M. de Morais: Ali, “meus destinos foram fechados”: uma leitura em perspectiva de Grande sertão: Veredas

11h

– 12h

30

Debatedores: Audemaro Taranto Benedito Antunes

Maria Célia de Moraes Leonel: Fabiano e Manuelzão: uma aproximação Debatedores: Márcia Morais

Benedito Antunes Sylvia Helena Telarolli de Almeida Leite: A construção do efeito de humor em contos de Primeiras estórias, de Guimarães Rosa

14h

– 15h

30

Debatedores: Luiz Gonzaga Marchezan Audemaro Taranto

Alcmeno Bastos: Assombramentos, de Afonso Arinos: um caso de gótico/fantástico sertanejo Debatedores: Alcmeno Bastos

Wellington de A . Santos Luiz G. Marchezan: Os sertões de Hugo de Carvalho Ramos e de Euclides da Cunha

Debatedores: Márcia Morais e Sylvia Telarolli Benedito Antunes: O quinze, uma novela sobre o drama nordestino

41

20/07

16h

– 17h

30 Debatedores: Luiz E. B. Coutinho

Geysa Silva José A . Segatto: Ficção, política e história: Machado de Assis e Artur Azevedo

Debatedores: Ana Luiza Camarani Wellington Santos

Luiz E. B. Coutinho: O diarista-narrador e as chamas do paradoxo

21/07

9h –

10h3

0 Debatedores: Maria Lúcia O . Fernandes Márcia Gobbi

Márcio de V. Serelle: Literatura e tempo midiático Debatedores: Sylvia Telarolli e Maria Lúcia O. Fernandes

Wellington Santos: Rubem Fonseca e o narrador insólito

11h –

12h3

0

Debatedores: Márcio V. Serelle Latuf I. Mucci

Maria Lúcia O . Fernandes: Mutantes e provisórios: narradores na ficção portuguesa contemporânea Debatedores: José A . Segatto

Geysa Silva Márcia V. Z. Gobbi: O escritor como personagem e os narradores sobrepostos em “As batalhas do Caia”, de Mário Cláudio

14h –

15h3

0

Debatedores: Márcia Gobbi Márcio V. Serelle

Latuf I. Mucci: O discurso intelectual de “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago Debatedores:José A . Segatto

Alcmeno Bastos Raquel Rolando Souza: Autobiografia em Murilo Mendes: uma leitura

16h –

17h3

0

Debatedores: Latuf I. Mucci Ana Luiza S . Camarani

Geysa Silva – Os desdobramentos do narrador em El fiscal Debatedores: Wellington Santos

Luiz E. B. Coutinho Ana L. S. Camarani: A representação da cidade contemporânea em Lê Clézio : da ficção científica ao fait divers

GT 27 – Teoria do texto poético Coordenador: Alamir Aquino Corrêa

19/07

16h

Apresentação sintética das atividades do GT 2004-2006 Aprovação dos novos membros Discussão do plano de trabalho e sugestões de encaminhamento da organização do GT Eleição do coordenador e vice para 2006-2008

Observação: Todas as comunicações serão de 15 minutos, seguidas de 30 minutos de discussão geral sobre os textos apresentados.

20/07

9h –

10h3

0 Sessão de trabalho: Polaridades Alberto Pucheu: Uma poética da permeabilidade Andrey Pereira de Oliveira: Manuel Bandeira e o poeta sórdido da Modernidade Antonio Donizeti da Cruz: A poesia de Rodrigo Pitta: linguagem, modernidade e reflexão crítica Wilson José Flores Jr.: Fragmentos de um sujeito poético na sociabilidade moderna

42

20/07

11h

– 12h

30 Sessão de trabalho: Ai, de ti Teoria

Adalberto Luis Vicente: O cubismo poético: Max Jacob e Pierre Reverdy Antônio Donizeti Pires: Poema em prosa e modernidade lírica Maria do Socorro Fernandes de Carvalho: Gênero poético Wilton José Marques: O poema e o prefácio

14h

- 15

h30 Sessão de trabalho: Estética do fim

Alamir Aquino Corrêa: Abgar Renault: o fim dos tempos e de nós mesmos Angélica Maria Santos Soares: Por uma compreensão poética da memória (Adélia Prado e Astrid Cabral) Antônio Marcos V. Sanseverino: Bandeira: lirismo moderno, infância e morte Nea Maria Setúbal de Castro: Nômada, de Rodrigo Garcia Lopes: os entredizeres da morte

16h

– 17h

30 Sessão de trabalho: Poéticas em prosa

Ana Maria Albernaz: Poética da narrativa de Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas e a crise do sujeito lírico moderno Armando Ferreira Gens Filho: Entre o abono e a fiança: o poema na boca da crítica Maria Beatriz Albernaz: O originário poético na cidade sem aura Mayara Ribeiro Guimarães: Clarice Lispector: por uma poética do erro

21/07

9h –

10h3

0

Sessão de trabalho: Visitação à poesia I Ana Maria Lisboa de Mello: A posição de Raul de Leoni na história da lírica moderna brasileira Fernando Segolin: Por uma poética anti-ética do desejo e da perversão: um exemplo pessoano Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz: O mineiro emigrante: Murilo Mendes e a tradição viva da modernidade Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega: Entre Jacob e Narciso, o desespero e a redenção na poética de Murilo Mendes

11h –

12h3

0

Sessão de trabalho: Visitação à poesia II Enivalda Nunes Freitas e Souza: O imaginário do céu e do inferno em Carlos Drummond de Andrade Éverton Barbosa Correia: A musicalidade flamenca de João Cabral Débora Racy Soares: Cacaso: o poeta que escuta Ida Maria Santos Ferreira Alves: Encontros e desencontros críticos com a modernidade na poesia portuguesa contemporânea Maria Aparecida Junqueira: Cosmogonia e poesia: questão de modernidade em Haroldo de Campos

GT 28 – Tradução Coordenador: Fábio Alves

20/07

9h –

9h30

Abertura e apresentação da programação

20/07

9h30

– 1

0h

Fabio Alves (UFMG): Fundamentos metodológicos para a elaboração de um banco eletrônico de dados sobre a produção acadêmica nos Estudos da Tradução

10h

– 10

h30

Discussão plenária

43

20/07

11h

– 12h

João Azenha Junior (USP): Os caminhos da institucionalização dos Estudos da Tradução no Brasil: o curso de tradução da Universidade de São Paulo Marcia A. P. Martins (PUC/RJ): 1968-2006: Quatro décadas de tradução na PUC-Rio Maria Paula Frota (PUC/RJ): O GT de Tradução da ANPOLL: história e perspectivas Adauri Brezolin (UNIBERO): (Texto a ser apresentado por João Azenha Jr.)

20/07

12h

– 12

h30

Discussão plenária

14h

– 15h

Stella Esther Ortweiler Tagnin (USP): A construção e disponibilização de corpora para os Estudos da Tradução Célia Maria Magalhães (UFMG): Análise crítica de recursos semióticos textuais em Estudos da Tradução baseados em corpus Diva Cardoso de Camargo (UNESP): Uso do conjunto léxico na tradução Discovering the World e no original A Descoberta do Mundo Maria José Finatto (UFRGS): Terminologias e Lingüística de corpus: da Química à Gestão Ambiental: apresentação inter-GT com participação do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia

15h

– 15

h30

Discussão plenária

16h

– 17h

15

Adriana Silvina Pagano (UFMG): Fluxo da informação e tradução: o desempenho de tradutores aprendizes sob uma perspectiva cognitiva e discursiva Heloisa Gonçalves Barbosa (UFRJ): Associações profissionais de tradutores e intérpretes: história e práticas José Luiz Vila Real Gonçalves (UFOP): Cursos de Tradução e Competência Tradutória Eliana Paes Cardoso Franco (UFBA): A construção da identidade do tradutor/intérprete no cinema: ecos da realidade ou da ficção? Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE): Legendagem e ensino de Língua Inglesa

17h1

5 –

17h3

0

Discussão plenária

21/07

9h –

10h3

0

John Milton (USP): A importância de fatores políticos e ecomômicos na história da tradução no Brasil Lenita Maria Rimoli Esteves (USP): Tradução, ética e pós-colonialismo Irene Hirsch (UFOP): Anos de chumbo em tradução Maria Clara Castellões de Oliveira (UFJF): Tradução e ética em Monteiro Lobato, Rachel de Queiroz e Haroldo de Campos Márcia Atálla Pietroluongo (UFRJ): A ânfora, o manto e o infinito Válmi Hatje-Faggion (UNB): Três coletâneas de contos de Machado de Assis traduzidas para o inglês

11h –

12h3

0

Reunião administrativa do GT Prestação de contas pela coordenação atual através de relatório de gestão e eleição da nova coordenação

44

GT 29 – Transculturalidade, linguagem e Educação

Coordenadora: Ana Antônia de Assis-Peterson

19/07

16h

Reunião de trabalho Redefinir o objeto de estudo e novas perguntas de pesquisa em função da expansão da pesquisa Rediscutir os principais pressupostos teóricos a unir o grupo Refinar procedimentos de coleta de dados e analíticos a sustentar o grupo

20/07

9h –

10h3

0

Apresentação de trabalhos América Lúcia Silva César: Pesquisa e linguagem no campo aplicado: conceitos e categorias vistos de dentro Ana Antônia de Assis-Peterson: Processos transglóssicos e transculturais acerca do uso do inglês no cenário urbano brasileiro Clarice Nadir Von Borstel: Os parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa e os fenômenos de usos de línguas em e de contato

11h

– 12

h30

Denise Chaves de Menezes Scheverl e Sávio Domingos Pimentel Siqueira: Inglês for all: entre a prática excludente e a democratização viável Ivani Rodrigues Silva: Perspectivas de ensino de português para surdos: continuidade ou ruptura? Kátia Maria Santos Mota: Línguas e culturas africanas: valores, crenças e atitudes circulantes na sala de aula

14h

– 15

h30 Maria Helena Pires Santos: Vozes na fronteira: Os processos identitários de imigrantes no Oeste do Paraná

Maria Inês Pagliarini Cox: Quanto vale o falar cuiabano no mercado lingüístico mato-grossense? Maria Nazaré Lima: Identidade e formação de professoras em diversidade étnico-racial

16h

– 17

h30

Reunião de trabalho Discutir a reestruturação do GT, entrada e saída de membros, eleição de nova diretoria Apresentar e ouvir propostas para um projeto guarda-chuva a ser compartilhado pelos membros do GT Definir o projeto guarda-chuva

21/07

9h –

10h3

0

Marilda do Couto Cavalcanti: Aproximações ao letramento digital no contexto de um curso de formação continuada para professores indígenas Stella Maris-Bortoni-Ricardo: Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança Terezinha de Jesus Machado Maher: Cartografias sociolingüísticas no Acre indígena: cenário de uma investigação

11h –

12h3

0

Fechamento

45

GT 30 – Lingüística e cognição Coordenadora: Edwiges Maria Morato (Unicamp) Vice-coordenadora: Neusa Salim Miranda (UFJF)

19/07

16h

Reunião de trabalho dos GTs

20/07

Discussão Intra-GPs (Grupos de Pesquisa) Reunião de trabalho dos GPs que integram o GT Lingüística e cognição GP1. Edwiges Maria Morato: Interação, cognição e significação: contribuições da pesquisa neurolingüística à perspectiva sócio-cognitiva GP2. Heronides Maurílio de Melo Moura: Semântica e pragmática na interpretação de metáforas GP3. Inês Signorini/Anna Christina Bentes: O que são lesmolisas touvas? GP4. Maria Margarida Martins Salomão: A gramática das construções e a especificação da estrutura argumental

9h -

12h3

0

Neusa Salim Miranda: A centralidade das projeções figurativas na constituição de redes de construções lexicais Lilian Vieira Ferrari: Mesclagem sintática em construções gramaticais Luiz Fernando Matos Rocha: Aspectos cognitivos e interacionais da autocitação "fake" Helena/Franco Martins: Explorações wittgensteinianas GP5. Paula Lenz Costa Lima: GELP - Grupo de estudos sobre linguagem e pensamento

14h

– 16h

Discussão Inter-GPs Mesa: Relato e discussão dos projetos em andamento Integrantes da Mesa: Coordenadores-Líderes dos GPS

16h

– 18h

Sessão de painéis Estudantes de pós-graduação, integrantes dos GPs

20h Lançamento de livro do GT

Club Holms Lingüística e cognição, organizado por Neusa Salim Miranda e Cristina Name (Editora da UFJF)

21/07

9h –

11h

Avaliação do Encontro

11h –

12

h30

Sessão de trabalho interno Apresentação dos trabalhos/atividades desenvolvidas no biênio pelas coordenadoras do GT Encaminhamentos: funcionamento e organização do GT Eleição da nova coordenação

46

GT 31 – Estudos medievais Coordenadora: Maria do Amparo Tavares Maleval

19/07

16h

Mesa-redonda 1 Estudos lingüísticos e/ou gramaticais concernentes à Idade Média

Coordenadora: Célia Marques Telles Célia Marques Telles: Estudo diacrônico de fenômenos lingüísticos na România Gladis Massini-Cagliari: Características prosódicas do Português Arcaico: questões metodológicas Risonete Batista de Souza: Léxico e visão de mundo: Lexicologia e Semântica nas pesquisas do grupo de Filologia Românica da UFBA Vanda de Oliveira Bittencourt: Textos medievais e ensino: problemas de interpretação e retextualização observados entre alunos do Curso de Graduação em Letras da PUC-Minas

20/07

9h –

10h3

0

Mesa-redonda 2 Estudos interdisciplinares sobre o Trovadorismo galaico-português

Coordenadora: Lênia Márcia Mongelli Ângela Vaz Leão: Louvor e compromisso numa Cantiga de Santa Maria Lênia Márcia Mongelli: Um “exame de caso” na lírica medieval galego-portuguesa Paulo Roberto Sodré: Estevão da Guarda, sodomia e “jugar de palabra”: apontamentos Viviane Cunha: O plurilingüismo no universo das cantigas trovadorescas galego-portuguesas Yara Frateschi Vieira: Lírica medieval galego-portuguesa e cultura clerical

11h

– 12h

30

Mesa-redonda 3 Estudos sobre atualizações da Idade Média (I)

Coordenador: Márcio Coelho Muniz Alícia Duhá Lose: Espelho dos monges de São Bento Ceila Maria F. B. R. Marins: Entre a tradição e a tradução dos textos: questões de Crítica Textual Márcio Coelho Muniz: “Posto que loam Delenzina/o pastoril começou”: fontes ibéricas do teatro vicentino Maria do Amparo Tavares Maleval: Atualizações da Idade Média no teatro (luso-galego-brasileiro)

14

h – 1

5h30

Mesa-redonda 4 Estudos sobre atualizações da Idade Média (II)

Coordenadora: Elizabeth Dias Martins Délia Cambeiro Praça: Mito e sagrado no imaginário cultural dos séculos XII e XIII. A perspectiva de continuidade em manifestações literárias modernas e contemporâneas Elizabeth Dias Martins: Princípio do mal: resíduo do medievo na literatura popular do nordeste do Brasil Roberto Pontes: A arte de trobar na poesia de Cecília Meireles Pedro Carlos Louzada: Revisitando o simbolismo animal do bestiário medieval na lírica brasileira contemporânea

16h

– 17

h30

Sessão interna Avaliação dos trabalhos do GT de Estudos Medievais e indicação da coordenação do próximo biênio

Coordenadora: Maria do Amparo Tavares Maleval

47

Guia de serviços

Bancos

Banco do Brasil: R. Cardoso de Almeida, 299 Banespa: R. Cardoso de Almeida, 345 Bank Boston: Av. Sumaré, 1211 BBV: R. Cardoso de Almeida, 158 Bradesco: agência dentro da PUC e R. Cardoso de Almeida, 211 HSBC: R. Cardoso de Almeida, 376 Itaú: R. Dr. Homem de Mello, 418 e R. Cardoso de Almeida, 218 Nossa Caixa: R. Cardoso de Almeida, 202 Real: Rua Bartira, em frente ao muro da PUC Sudameris: R. Cardoso de Almeida, 552 Unibanco: R. Cardoso de Almeida, 808

Docerias Crème de la crème: R. Cardoso de Almeida, 773 Kopenhagen: R. Cardoso de Almeida, 872 Ofner: R. Caiubi, 215

Farmácias Drogaria DB: R. Cardoso de Almeida, 695 Drogasil: R. Cardoso de Almeida, 946 Farmácia e Cia: R. Cardoso de Almeida, 764 Farto: R. Cardoso de Almeida, 1225

Hotéis Holliday Inn Express Sumaré - R. Dr. Homem de Melo, 1206 – Perdizes - Tel.: (11) 36747777 Hotel Century Paulista - R. Teixeira da Silva, 647 Paraíso - Tel.: (11) 3884-9977 Hotel Parque Água Branca - Av. Francisco Matarazzo, 189 - Tel.: (11) 3672-9111/3864-5301/3672-9834 Hotel Residencial Perdizes - Rua Apiacás, 283 - Tel.: (11) 3872-3216/3672-5157 Íbis São Paulo Paulista - Av. Paulista, 2355 – Bela Vista - Tel.: (011) 3523-3000 Formule 1 São Paulo Paulista - R. da Consolação, 2303 – Consolação - Tel.: (011) 3223-7755 Formule 1 São Paulo Paraíso - R. Vergueiro, 1571 – Paraíso Tel.: (011) 5085-5699 Ibis São Paulo Paulista - Av. Paulista, 2355 - Tel.: (11) 3523-3000 Lorena Flat - Av. Rebouças, 955 - Tel.: (11) 3069-0000 Melia Confort Higienopolis - R. Maranhão, 371 - Higienópolis - Tel.: (11) 3665-8200 Paulista Classic - R. Bela Cintra, 672 - Cerqueira César - Tel.: (11) 2245 3700 Paulista Flat Service - Al. Campinas, 105 - Tel.: (11) 3251.2488 Plaza Inn American Loft - R. Turiassu, 1863 - Perdizes – Tel.: (11) 2125-1800 Poeta Drumont - R. da Consolação, 3101 – Jardins - Tel.: (11) 3068-5700

48

Lanchonetes

Expresso Oriente - Café e lanches: R. Ministro Godoy, 984 Boteco – Cerveja: R. Ministro Godoy, 998 Catito Lanches: R. Cardoso de Almeida, 872 Doca’s - Lanches rápidos, sucos, vitaminas, refrigerantes: R. Monte Alegre, 1094 Habibs: R. Cardoso de Almeida, 1555 Pastelaria D’Ouro: R. Bartira, 500 PUC Beer: R. Ministro Godoy, 960 Restaurante VIP - Salgados, bolos, doces, tortas, café, refrigerantes: PUC - 3º andar

Padarias Charmosa: R. Homem de Mello, 626 Santa Marcela: R. Cardoso de Almeida, 683

Restaurantes

Arabesco - Comida árabe – a la carte: R. Dr. Homem de Mello, 484 Claudiu’s - a la carte: R. Cardoso de Almeida, 770 - Tel.: (11) 3673-2768 Cristal - almoço e lanches, bar e restaurante: R.Cardoso de Almeida, 754 - Tel.: (11) 3862-9599 Kiloliba - self-service (quilo): R. Bartira, 429 - Tel.: (11) 3864-7450 La Siniestra - self-service (quilo): R. Bartira, 591 Macedo: self-service (quilo) e a la carte: R. Monte Alegre, 759 - Tel.: (11) 3862-8092 Raimundo’s Restaurante - massas ou carnes, buffet de frios: R. Homem de Mello, 380 - Tel.: (11) 36726454. Rebeca – self-service: R. Cardoso de Almeida, 609 - Tel.: (11) 38651388 Restaurante Universitário da PUC – self-service (quilo), bandejão e outras opções: Rua Monte Alegre, 984 (no final da rampa de entrada da PUC) Spazio La Trattoria - restaurante e rotisserie: R. Dr. Homem de Melo, 406 - Tels.: (11) 3871-0460, 3871-9691 Tivoli - a la carte e lanches: R. Cardoso de Almeida, 713 - Tel.: (11) 3872-9143. Babbo Giovanni - pizzaria: R. Cardoso de Almeida, 407 (abre às 18 h) - Tel.: (11) 3825-4336 Da Vinci – pizzaria: R. Cardoso de Almeida, 1046 – Tel.: (11) 3673-9903 Stravaganzza - pizzas e panquecas: Rua João Ramalho, 688

49

Mapa das imediações da PUCSP

50

Anotações

GT 1

GT 2

GT 3

GT 4

GT 5

GT 6

GT 7

GT 8

GT 9

GT 10

GT 11

GT 12

GT 13

GT 14

GT 15

GT 16

GT 17

GT 18

GT 19

GT 20

GT 21

GT 22

GT 23

GT 24

GT 25

GT 26

GT 27

GT 28

GT 29

51

Anotações

GT 1

GT 2

GT 3

GT 4

GT 5

GT 6

GT 7

GT 8

GT 9

GT 10

GT 11

GT 12

GT 13

GT 14

GT 15

GT 16

GT 17

GT 18

GT 19

GT 20

GT 21

GT 22

GT 23

GT 24

GT 25

GT 26

GT 27

GT 28

GT 29

52

Anotações

GT 1

GT 2

GT 3

GT 4

GT 5

GT 6

GT 7

GT 8

GT 9

GT 10

GT 11

GT 12

GT 13

GT 14

GT 15

GT 16

GT 17

GT 18

GT 19

GT 20

GT 21

GT 22

GT 23

GT 24

GT 25

GT 26

GT 27

GT 28

GT 29

53

Anotações

GT 1

GT 2

GT 3

GT 4

GT 5

GT 6

GT 7

GT 8

GT 9

GT 10

GT 11

GT 12

GT 13

GT 14

GT 15

GT 16

GT 17

GT 18

GT 19

GT 20

GT 21

GT 22

GT 23

GT 24

GT 25

GT 26

GT 27

GT 28

GT 29

54

Anotações

GT 1

GT 2

GT 3

GT 4

GT 5

GT 6

GT 7

GT 8

GT 9

GT 10

GT 11

GT 12

GT 13

GT 14

GT 15

GT 16

GT 17

GT 18

GT 19

GT 20

GT 21

GT 22

GT 23

GT 24

GT 25

GT 26

GT 27

GT 28

GT 29

55

Anotações

GT 1

GT 2

GT 3

GT 4

GT 5

GT 6

GT 7

GT 8

GT 9

GT 10

GT 11

GT 12

GT 13

GT 14

GT 15

GT 16

GT 17

GT 18

GT 19

GT 20

GT 21

GT 22

GT 23

GT 24

GT 25

GT 26

GT 27

GT 28

GT 29

56

Anotações

GT 1

GT 2

GT 3

GT 4

GT 5

GT 6

GT 7

GT 8

GT 9

GT 10

GT 11

GT 12

GT 13

GT 14

GT 15

GT 16

GT 17

GT 18

GT 19

GT 20

GT 21

GT 22

GT 23

GT 24

GT 25

GT 26

GT 27

GT 28

GT 29

57