xi congresso spce 2011

26

Upload: jose-alberto-rodrigues

Post on 06-Jun-2015

544 views

Category:

Technology


1 download

DESCRIPTION

Apresentação a realizar no XI Congresso da SPCE, a 1 de Julho de 2011, no IPG, sob o tema: DO EVTDIGITAL AO EVTUX: PONTES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA DISCIPLINA DE EVT.

TRANSCRIPT

Page 1: XI Congresso SPCE 2011
Page 2: XI Congresso SPCE 2011

Apoio Institucional e Financeiro Apoio Técnico e Pedagógico

Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/66530/2009),co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)

José Alberto Rodrigues & António Moreira

Do EVTDIGITAL ao EVTUXpontes para a integração curricular das

ferramentas digitais na disciplina de EVT

Page 3: XI Congresso SPCE 2011

Decorrente da investigação que actualmente desenvolvemossobre a integração de ferramentas digitais na disciplinade Educação Visual e Tecnológica, surge o espaço chamado

EVTdigital, constituindo-se como um espaço online paradivulgação de ferramentas digitais baseadas na Web, Web 2.0e Software livre a explorar e integrar em contexto destadisciplina.

http://evtdigital.wordpress.com

Page 4: XI Congresso SPCE 2011

Consolidado após quinze meses de dedicação, as váriasequipas de colaboradores, que ascenderam a mais decinquenta docentes desta disciplina, o trabalhodesenvolvido constituiu-se como uma referência deprática em comunidade para os docentes quepretendem integrar ferramentas digitais nas suasactividades lectivas.

Page 5: XI Congresso SPCE 2011

No presente momento, com quase trezentos manuaispublicados o EVTdigital é uma referência para osdocentes desta área curricular.Perspetivamos como estratégia futura a criação de umaComunidade de Prática online para oDesenvolvimento Profissional dos Professores esuas implicações na gestão curricular, nomeadamente naintegração das ferramentas digitais na disciplina de EVT,uma mais-valia na partilha e reflexão participada emcomunidade no âmbito da gestão curricular e dapromoção de práticas adequadas à integração das TIC noensino.

Page 6: XI Congresso SPCE 2011

Depois de várias acções de formação com mais de cinquentadocentes colaboradores nesta investigação – os resultados queobtivemos permitem-nos perspectivar novos rumos para o projeto,

no qual o EVTdigital e o recente EVTux podem ser o“mote”.

Page 7: XI Congresso SPCE 2011

O desenvolvimento profissional em geral e o de professores emparticular também passa por contextos abertos deaprendizagem e por estratégias formadoras e formativasinovadoras que proporcionem o desenvolvimento de competências,é nesta intersecção que se alicerça e fundamenta a importância dacriação de Comunidades de Prática de Professores (CoP) parao seu desenvolvimento profissional contínuo, bem como asimplicações as mesmas poderão ter na sua prática docente futura ena gestão curricular, nomeadamente na integração das ferramentasdigitais em EVT.

Page 8: XI Congresso SPCE 2011

Ao longo do tempo fomos obtendo respostas e, principalmente,com as várias acções de formação realizadas percebemos que seestava a criar uma CoP de Professores que tinha como pontode partida a integração das ferramentas digitais no currículo dasua disciplina. Esse factor, aliado ao EVTdigital, suscitou-nos oquestionamento da importância futura da criação de uma CoPde Professores assumida para o DesenvolvimentoProfissional dos Professores (DPP) e DesenvolvimentoProfissional Contínuo (DPC) com enfoque na integraçãocurricular das TIC.

Page 9: XI Congresso SPCE 2011

Wenger (1998) caracteriza as Comunidades de Prática porserem constituídas por indivíduos que, para além de seassociarem de forma espontânea, têm como objectivopartilhar interesses comuns e de se empenharcolaborativamente em práticas que potencializem ebeneficiem não só a aprendizagem, mas também odesempenho profissional. Pretende-se clarificar se osprofessores, assim associados, beneficiam no seu desenvolvimentoprofissional… (Foi o que constatámos no EVTdigital...)

Page 10: XI Congresso SPCE 2011

Decorrente do trabalho desenvolvido com os docentescolaboradores, sentiu-se gradualmente a necessidade de criarespaços para análise, reflexão e debate destasproblemáticas, quer presenciais e formais, em contextode formação, quer mais informais, suportados emambientes online. As redes sociais, as ferramentas da web2.0, o blogue do EVTdigital e outras ferramentas digitaisforam o mote para que os diversos intervenientespudessem estar em permanente ligação entre si.

Page 11: XI Congresso SPCE 2011

Perspetivamos assim, numa futura disseminação do estudo, acriação de uma efectiva CoP de Professores de EVT quepartilhem a necessidade de um DPC para utilização dasTIC na disciplina de EVT, na integração das ferramentasdigitais no currículo da disciplina (e sua gestão), continuando oEVTdigital e impulsionando o EVTux.

Page 12: XI Congresso SPCE 2011

Os seguintes objetivos desta CoP, também já outorgados por Laie outros (2006) são:• Corresponder às necessidades docentes individuais;• Reconhecer o conhecimento existente;• Situar na prática;• Corresponder a questões teóricas e pedagógicas;• Constituir um processo amplo de desenvolvimento profissional,envolvendo a resolução de problemas de forma colaborativa.

Page 13: XI Congresso SPCE 2011

O desenvolvimento profissional dos professores deveincluir, também, momentos formativos, caracterizados poruma cultura de colaboração, com vista à construçãoconjunta de conhecimento, para que seja possíveldesenvolver um “sentido comum de missão” entre os docentes euma “dimensão colectiva” do agir enquanto profissionais(Fullan & Hargreaves, 2001; Nóvoa, 1992).

Page 14: XI Congresso SPCE 2011

Acreditamos que, pela prática adquirida, esta comunidade deprática poderá ser um poderoso catalisador para habilitar osprofessores a melhorar a sua prática (Fusco, Gehlbach, &Schlager, 2000) e inovar no Desenvolvimento Profissionaldos Professores, alcançando sustentabilidade e escalabilidade(Schlager & Schank, 1997; Fusco, Gehlbach, & Schlager, 2000).

Page 15: XI Congresso SPCE 2011

A implementação desta CoP em contexto educativo (no casopara professores de EVT) pode trazer à disciplina uma mudançaprofunda, essencialmente a nível da formação dos professores erelativamente à promoção e suporte ao DPP através dainteracção entre pares e na sua utilização com os alunos, peloseu envolvimento em práticas que tenham como elementosconstitutivos domínios de trabalho significativos (Matos, 2005)como no caso concreto de utilização das TIC.

Page 16: XI Congresso SPCE 2011

Mas… o que é e como

nasce o EVTux?

Page 17: XI Congresso SPCE 2011

O EVTux é uma distribuição de Linux que tem por base o trabalhode investigação que desenvolvemos sobre a integração deferramentas digitais na disciplina de Educação Visual e Tecnológica,intitulado “Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT”.

O que é e como nasce o EVTux

Page 18: XI Congresso SPCE 2011

Após quinze meses de estudo e desenvolvimento do projecto com um grupode cerca de cinquenta colaboradores, todos docentes desta disciplina,recensearam-se quase quatrocentas ferramentas digitais passíveis deintegração em contexto de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Dessalistagem surgiu a posterior catalogação e categorização das ferramentas,tendo em conta os conteúdos e áreas de exploração da disciplina.

O que é e como nasce o EVTux

Page 19: XI Congresso SPCE 2011

O EVTux tem pré instaladas todas as aplicações para Linux bem comointegradas no browser as ferramentas digitais que não necessitam deinstalação e correm directamente a partir da Web, para além dos mais detrezentos manuais de apoio à utilização dessas ferramentas.

Page 20: XI Congresso SPCE 2011

Disponível em dual boot ou versão live, o EVTux constitui-se como umpoderoso recurso que agrega todo o trabalho do EVTdigital, podendo seruma ferramenta de eleição para os docentes desta disciplina utilizarem emcontexto de sala de aula.

Page 21: XI Congresso SPCE 2011

Como objectivos fundamentais do EVTux temos:

• Facilitar a análise e selecção das ferramentas digitais a explorar emcontexto de EVT;• Agregar numa distribuição livre todas as ferramentas e recursos digitaispara a disciplina de EVT;• Permitir a criação de um recurso simplificado da utilização das TIC nestadisciplina;• Disseminar pelos professores e alunos uma distribuição livre que possibilitea exploração de recursos digitais gratuitos para a disciplina de EVT;• Fomentar uma cultura ética e de responsabilidade para a utilização derecursos livres ou gratuitos em detrimento de software proprietário, muitasvezes demasiado caro.

Finalidades e Objectivos do EVTux

Page 22: XI Congresso SPCE 2011

Conceptualmente, depois de listadastodas as ferramentas digitais,aquelas que eram baseadas emsoftware livre para Linux foram préinstaladas e todas as baseadas naweb e web 2.0 foram adicionadas aosmarcadores do browser seleccionadopara esta distribuição, divididas em35 categorias.

Desenvolvimento do

projecto EVTux

Page 23: XI Congresso SPCE 2011

O protótipo do EVTux está concluído e deveremos iniciar a fase de testesentre Maio e Julho de 2011. Acabada a fase de testagem e afinada a versãofinal, a mesma será disponibilizada online para download e lançada umaedição em DVD.Prevê-se já para o ano lectivo de 2011/2012 que os docentes da disciplina deEducação Visual e Tecnológica – mas também outros docentes e públicos –possam ter acesso a partir do EVTux a uma distribuição que incluirá, semgrande esforço de pesquisa, cerca de 400 ferramentas digitais e respectivosmanuais de utilização, potenciando-se e simplificando-se assim a utilizaçãodas ferramentas digitais para esta área curricular específica.

Estado de desenvolvimento do EVTux

Page 24: XI Congresso SPCE 2011

O EVTux permitirá a qualquer utilizador aceder a qualquer ferramentacatalogada no âmbito do estudo que desenvolvemos de forma prática esimples, constituindo uma mais-valia especialmente relevante na simplificaçãode acesso a estas ferramentas, incluindo-se também a possibilidade devisualização imediata dos quase trezentos manuais já publicados e incluídosnesta distribuição.Estamos certos de que esta estratégia permitirá disseminar o conceito desoftware livre e de utilização de recursos digitais baseados no conceito degratuitidade e, principalmente, facilitar a pesquisa, análise e selecção dasferramentas mais adequadas a cada contexto específico decorrente dassituações de ensino e aprendizagem na disciplina de EVT.

Conclusões

Page 26: XI Congresso SPCE 2011

Obrigado pelavossa atenção