whitepaper por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o...

13
WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020?

Upload: others

Post on 02-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

WHITEPAPER

Por que digitalizar sua empresa até 2020?

Page 2: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

2 VOLTAR AO ÍNDICE

Índice

Introdução

O futuro está aqui. Sua empresa está preparada para a Indústria 4.0?

Como a digitalização transformou a gestão de TI nas empresas?

Uma palavra para o futuro: dados

Mas, como aplicar a tecnologia na base de sua empresa?

Nossa expertise

3

4

6

8

9

12

Page 3: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

3 VOLTAR AO ÍNDICE

Introdução

A todo momento somos impactados com notícias sobre novas tecnologias. A velocidade das mudanças é tamanha, que já não nos assustamos e, inclusive, aguardamos o momento para atuali-zarmos nossos softwares e gadgets.

Para as empresas não é diferente. A força transformadora da tecnologia iniciou uma corrida para a utilização de modelos de negócio que consigam prosperar no futuro e serem pioneiros em suas áreas.

A Pesquisa de Negócios Digitais de 2018 da IDG1 mostra que os principais obje-tivos das empresas ao se digitalizarem são: melhorar a eficiência de processos (64%), criar melhores experiências para os clientes (58%) e melhorar a produti-vidade dos colaboradores (50%).

Cerca de 89% dos executivos que res-ponderam à pesquisa adotaram ou es-tão no processo de adoção de estraté-gias de digitalização. Isso significa que não é um processo que está no início, o que demanda ações a curto prazo para poder se adaptar.

Por isso queremos apresentar algumas razões para digitalizar sua empresa até 2020.

1 http://resources.idg.com/download/white-paper/2018-digital-business

Page 4: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

4 VOLTAR AO ÍNDICE

O futuro está aqui. Sua empresa está preparada para a Indústria 4.0?

A velocidade das inovações tecnológi-cas nos movem adiante tão rápido, que não percebemos sua ação em nosso dia a dia, mas elas estão por toda parte. Atualmente, a tecnologia não é parte somente da vida das pessoas, mas tam-bém das empresas, que cada dia mais entendem os benefícios de agregar tecnologia a suas operações.

Com a quarta revolução industrial, as empresas estão em uma corrida para sair na frente e garantirem mais com-petitividade em seus segmentos com a ajuda da inovação tecnológica. En-quanto no século 17 a máquina a vapor foi a grande tecnologia a modificar os processos de trabalho da indústria, hoje são a inclusão de robôs integrados em sistemas ciberfísicos.

A cada nova revolução, surge uma dú-vida relacionada à força de trabalho; afinal, os trabalhadores serão troca-dos pela tecnologia? Não, a expertise humana é um fator fundamental para o sucesso das empresas, que ganham em eficiência e competitividade ao se digitalizarem.

Page 5: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

5 VOLTAR AO ÍNDICE

Uma pesquisa global da Deloitte2 sobre os impactos da Indústria 4.0 apontou que 86% dos executivos entrevistados estão preparando seus colaboradores para a adoção de novas tecnologias. Inclusive, um deles afirma que o valor agregado dos colaboradores será em atividades que envolvam supervisão, criatividade e inteligência emocional.

De acordo com outra pesquisa global da companhia, Tendências de Capital Humano 20173, o grande desafio não é reestruturar as habilidades dos colabo-radores ou construir carreiras melhores, e sim olhar para a liderança, estruturas, diversidade, tecnologia e toda a experi-ência do colaborador, de uma maneira mais inovadora.

A Revolução 4.0 possibilita a integra-ção e a adoção de tecnologias físicas e digitais, melhorando a produtividade, o crescimento e a inovação das empre-sas, requerendo uma reestruturação de toda a companhia, para que seu mo-delo de negócio prospere por meio de análises estratégicas. Porém, sabemos que sair da zona de conforto para um novo nível tecnológico é uma tarefa ár-dua, por isso é necessário levar em con-sideração a estratégia de crescimento, as possíveis mudanças na atuação dos colaboradores e o tipo de tecnologia e suporte necessários para transformar a gestão da empresa.

86%dos executivos entrevistados estão preparando seus colaboradores para a adoção de novas tecnologias

2 https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/tr/Documents/manufacturing/Industry4-0_Are-you-ready_Report.pdf

3 https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/global/Documents/About-Deloitte/central-europe/ce-global-human-capital-trends.pdf

Page 6: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

6 VOLTAR AO ÍNDICE

Como a digitalização transformou a gestão de TI nas empresas?

Mas como esse papel está mudando?

Não é apenas a função dos colaborado-res que se transforma com a digitaliza-ção das empresas. As novas tecnologias também estão mudando a função dos CIOs, ampliando seus objetivos, para guiar o departamento de TI a um mo-delo baseado no suporte aos resultados da empresa como um todo.

A pesquisa 2018 CIO Agenda Report4 traz exatamente esse panorama de mudança na função dos CIOs com a digitalização. Segundo os dados, 95% dos respondentes disseram estar pre-parados para mudanças em suas fun-ções — incluindo os desafios de con-vergir tendências tecnológicas — e estarem alinhados aos novos objetivos da corporação.

A entrega continua sendo uma res-ponsabilidade do departamento de TI. O gestor deve estar sempre atento ao alcance de metas mais amplas para o negócio, por exemplo, onde antes a preocupação era em controlar gastos, agora está em, também, aumentar a re-ceita. Os profissionais devem, inclusive, buscar criar uma agenda colaborativa com os departamentos, para conseguir entender melhor as dores de cada setor e quais tecnologias podem ajudá-los.

Um dado significativo está na impor-tância destinada à digitalização na vi-são geral da empresa. Ao serem per-guntados sobre a as prioridades de suas companhias nos próximos dois anos, 17% responderam Transformação Digital, ficando apenas atrás de Au-mento de Market Share. É possível ver a importância da digitalização e também conectá-la a uma forma de crescimento para a empresa.

4 https://www.gartner.com/imagesrv/cio-trends/pdf/cio_agenda_2018.pdf

17%Transformação digital é a prioridade de

das companhias nos próximos dois anos

Page 7: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

7 VOLTAR AO ÍNDICE

Além do aumento de receita, os executivos das empresas que melhor performam no mundo listaram outros objetivos que passam a estar ligados à sua função:

Otimizar a excelência operacional da empresa

BI/Analytics Digitalização Tecnologia Cloud

Dar mais agilidade ao negócio

Mapear o valor de negócios da área de TI

70% 63% 60%

Em relação às tecnologias que os executivos acreditam ser mais importantes para as empresas atingirem seus objetivos e se diferenciarem de seus concorrentes, as mais votadas foram:

Page 8: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

8 VOLTAR AO ÍNDICE

Uma palavra para o futuro: dados

Como sua empresa lida com os dados produzidos diariamente?

É interessante que BI e Analytics te-nham sido citados com importância no item anterior, pois aplicar esse tipo de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso: os dados.

Antes de pensar em inteligência de da-dos, é preciso se perguntar onde estão os dados de sua empresa. Um dos de-safios é que grande parte dessas in-formações estão arquivadas em caixas guardadas em depósitos ou, então, são coletadas de forma incorreta ou inefi-caz. Nesse ponto, faz-se necessário que o responsável pela informação encontre uma solução que o auxilie na aquisição desses dados com qualidade e eficiên-cia, de forma que possa utilizá-los da maneira correta.

Após garantir a aquisição dos dados, é necessário tê-los digitalizados, propor-cionando maior precisão nas informações e um aumento da visibilidade do cenário geral da empresa, o que permite uma to-mada de decisão mais rápida e precisa. Mas para isso ser possível com eficiência, é necessário que as informações estejam prontas para serem digitalizadas.

Uma vez que os dados foram identifica-dos e digitalizados, passa a ser neces-sária a governança deles, para que seja possível garantir sua qualidade e asse-gurar o compliance da operação. A ga-rantia de segurança e qualidade desses dados é possível apenas após eles pas-sarem por um processo automatizado, que garanta que as informações sejam imputadas de forma correta.

Esse cenário que descrevemos acima é a base ideal para dar o próximo pas-so e aplicar inteligência aos dados. Se não houver um dado digitalizado, cuja qualidade esteja garantida, não será possível extrair nenhuma infor-mação para a tomada de decisões im-portantes para o negócio.

Page 9: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

9 VOLTAR AO ÍNDICE

Mas, como aplicar a tecnologia na base de sua empresa?

As pesquisas que apresentamos nos itens anteriores deixam claro que a di-gitalização é o passo necessário para que as empresas consigam crescer no futuro. Por isso é preciso entender as possibilidades que proporcionem o desenvolvimento necessário para que sua empresa prospere no futuro.

Falamos anteriormente sobre a impor-tância da tecnologia para melhorar a produtividade e eficiência dos colabo-radores do departamento. Porém, ao focarmos nas atividades de gestão e na visibilidade dos dados para a to-mada de decisão, vemos que a digi-talização é uma grande aliada para a governança corporativa, mantendo a qualidade das informações e um ban-co de dados para consulta e análise.

Olhando especificamente para as áreas tributária, de comércio exterior e jurídica, a digitalização traz mais do que eficiência. Mais que uma fer-ramenta que digitalize seus dados, é preciso um parceiro confiável que entregue mais do que automação de processos operacionais.

Focando primeiramente no departa-mento tributário, a digitalização é um dos maiores aliados no compliance — na identificação de possíveis be-nefícios para a empresa. Ao mesmo tempo em que a Receita Federal apri-mora seus métodos de fiscalização, as empresas devem manter a quali-dade de suas informações e detectar inconformidades antes do envio delas ao Fisco.

Page 10: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

10 VOLTAR AO ÍNDICE

Quando falamos de tecnologia aplica-da ao comércio exterior, estamos fa-lando de simplificar toda a cadeia ope-racional de importação e exportação, além de trazer a visibilidade de todo o processo de trabalho, com a possi-bilidade de tomar decisões em tempo real, reduzindo o tempo na resolução de problemas e aumentando a eficiên-cia do departamento.

A digitalização também pode integrar informações necessárias do depar-tamento jurídico com o departamen-to tributário, como as informações de contencioso, ou a análise de contrato de prestadoras de serviços de logísti-ca que, dependendo do acordo, podem trazer grandes benefícios para o comér-cio exterior. Ao digitalizar as informa-ções é possível criar um banco de dados que, atrelado a conteúdo confiável, re-duz o tempo de busca de informações e decisões processuais.

Para transformar esses departamentos com a tecnologia é preciso pensar no que é necessário para otimizar a área e trazer benefícios. Primeiramente é fundamental pensar em desafios em comum que elas tenham:

Redução de custos

Cumprimento de obrigações

Adequação e gestão de processos

Melhoria da governança corporativa

Gestão e controle de KPIs

Page 11: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

11 VOLTAR AO ÍNDICE

Dessa forma, podemos indicar três benefícios amplos que sua empresa deve procurar em um parceiro tecnológico:

EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE Apesar do aumento de receita ser um dos prin-cipais objetivos na implementação de tecnolo-gias, um departamento automatizado consegue alocar os colaboradores em funções mais estra-tégicas para conseguir melhores resultados.

COMPLIANCEAlém da produtividade, outro benefício que pode afetar diretamente o fluxo de caixa de sua em-presa é a mitigação de riscos, por poder oca-sionar perdas financeiras. Um provisionamento bem-embasado evita surpresas no balanço final.

COMPETITIVIDADECom melhores resultados e em posse de infor-mações estratégicas para a tomada de decisões mais precisas, sua empresa consegue se man-ter à frente dos concorrentes.

Neste momento de evolução tecnológica é necessário entender se o objetivo de sua empresa é seguir as tendências para não ficar para trás em relação aos con-correntes, ou se está disposta a apostar na disrupção e transformar seu modelo de negócios para sair à frente.

Page 12: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

12 VOLTAR AO ÍNDICE

Nossa expertise

Em todos os nossos anos oferecen-do soluções para o mercado corpo-rativo ao redor do mundo, somamos expertise em diversas áreas e com pro-fundo entendimento das particularida-des dos países que estamos inseridos. E com nossa atuação global, consegui-mos estar atentos às principais mudan-ças que possam afetar nossos negócios, seja de forma local ou global.

Nossas soluções corporativas atendem de forma completa às áreas tributária, de comércio exterior e jurídica, aliando tecnologia, conteúdo e resultados de maneira inovadora para trazer aos nos-sos clientes aumento de produtividade, competitividade, mitigando riscos e re-duzindo custos.

Atendemos mais de 1.200 clientes, in-cluindo 350 grupos econômicos dos mais importantes e diferentes áreas de atuação com nossas soluções de comércio exterior: temos mais de cem anos em experiência em conteúdo ju-rídico e investimos em tecnologia de ponta para trazer a gestão efetiva do contencioso para as empresas; em nos-so segmento tributário, temos mais de dez anos de experiência em projetos SPED, além de um portfólio que aten-de às esferas federal, estadual e mu-nicipal, além de agregarem vantagem competitiva por meio da análise inter-na de documentos fiscais.

Investimos em tecnologia in Cloud para proporcionar mais agilidade na imple-mentação e entregar atualizações na velocidade necessária para o atendi-mento de obrigações, além de nos pos-sibilitar mais tempo para nos dedicar-mos a inovações em nossos produtos.

Tecnologia

Conteúdo

Resultados

Page 13: WHITEPAPER Por que digitalizar sua empresa até 2020? · de inteligência nos negócios é o pri-meiro passo para o futuro. Mas antes de dar esse passo é necessário um item valioso:

13 VOLTAR AO ÍNDICE

thomsonreuters.com.br

Um presente de possibilidades para garantir o futuro

Nossas soluções corporativas aliam tecnologia, conteúdo e resultados de maneira inovadora, oferecendo aumento de produtividade, competitividade, mitigando riscos e reduzindo custos nas áreas Tributária, de Comércio Exterior e Jurídica.