white paper: geração y

6

Upload: mjv-tecnologia-inovacao

Post on 06-Dec-2014

273 views

Category:

Leadership & Management


1 download

DESCRIPTION

O termo Geração Y foi cunhado nos Estados Unidos e se refere às pessoas nascidas entre os anos 1980 e 1990. Essa geração tomou conta do mercado de trabalho e hoje representa mais de 47% da mão de obra, o que se traduz num grande desafio para empresas de todo o mundo. Como lidar com esses novos colaboradores e mantê-los engajados e produtivos?

TRANSCRIPT

O desafiO dO chOque

de gerações dentrO das

empresas

Sabe aquele choque de gerações que você vê na sua casa, quando a sua mãe simplesmente não consegue ligar um DVD ou mandar um email no computador? Pois esse choque – especificamente entre as Gerações X e Y - é hoje um grande desafio para gestão de pessoas nas empresas no mundo todo.

A Geração Y tomou conta do mercado de trabalho e hoje representa cerca de 47% da mão de obra. O termo - cunhado nos Estados Unidos – diz respeito a todas as pessoas nascidas entre os anos 80 e 90. Também chamados de geração do milênio ou milênios, os jovens desta geração vivem e respiram tecnologia desde que nasceram. São heavy users de redes sociais, amam games e estão conectados 24 horas por dia ao mundo virtual através de seus smarthphones. Jovens bastante diferentes da geração de seus pais – a Geração X. Os pertencentes a esta geração nasceram entre 1960 e 1970, presenciaram crises econômicas, movimentos revolucionários e foram os primeiros que verdadeiramente aprenderam a lidar com os computadores. Eles buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, são pessoas auto-centradas e conservadoras. Eles valorizam o trabalho e estabilidade financeira e, por isso, são comprometidos com os objetivos das empresas a qual pertencem.

Copyright © 1997-2013 MJV Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados. 3

Já os jovens da Geração Y, não anseiam por estabilidade, mas por crescimento – e ele não precisa ser necessariamente financeiro. Se eles conseguirem uma boa oportunidade em outra empresa, mesmo que não seja um cargo superior ao que ocupam, não pensarão muito antes de arriscar e mudar de emprego.

Os jovens da Geração Y são exploradores e eternos curiosos. Possuem o objetivo de aproveitar a vida da melhor maneira possível, tendo a liberdade necessária para explorar o mundo e descobrir quem eles são de verdade. Seu maior medo é se sentir preso, de ter uma vida sem sentido ou ter uma atitude conformista. Vivem procurando e experimentando coisas novas para não cair no tédio.

Devido a essa diferença de comportamento, há uma grande discussão em como mantê-los motivados dentro das empresas. Alguns estudiosos defendem que para mantê-los motivados e atrelados à empresa, é necessário provê-los com conhecimento, treinamento e aulas. Já outros pesquisadores do assunto argumentam que através da tecnologia seja possível tornar esse funcionário mais engajado, através do uso de mecânicas vindas dos games (gamificação) ou aplicativos para atividades no ambiente de trabalho.

Independente de qual maneira as empresas irão enfrentrar o desafio do engajamento dos milênios, não há como negar que esses jovens chegaram para liderar. Cerca de 20% dos funcionários Y ocupam cargos de liderança no mercado. Por esse motivo, aqueles que lideram esses jovens devem mais do que nunca ser flexíveis e receptivos com esta nova geração, além de possuir uma estratégia empresarial bem definida para o seu engajamento – peça fundamental para liderá-los.

Copyright © 1997-2013 MJV Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados. 5

Bater ponto e horário fixo são coisas do passado para esta geração. Eles não se importam em receber um celular da empresa, atender ligações de trabalho fora do horário comercial, e é muito comum que trabalhem de casa ou mesmo da rua com seus smartphones. Podem trabalhar tranquilamente num sábado, se na quarta-feira puderem ter só meio expediente – sem ter que ficar negociando isso com o chefe. A flexibilização do horário de trabalho para eles é de extrema importância e as empresas precisam saber lidar com essa situação.

Uma dica importante para os que lideram esse time é entender que eles precisam de mídias sociais para viver. Bloquear a rede da sua empresa para entrada nessas mídias é dar um tiro no próprio pé. A geração Y consegue trabalhar com Facebook aberto, ouvir música, responder seu Whats App no celular e, ao mesmo tempo, escrever um relatório super sério para o presidente da empresa. E olha que até para eles o Facebook já é coisa do passado. Hoje, para postar, esses jovens lançam mão dos últimos aplicativos do mercado como o Cinemagram, Vine e Keek – plataformas de produção de imagens e vídeos – para compartilhamento nas redes sociais.

Segundo pesquisa da Amcham-Brasil, cerca de 75% das empresas brasileiras tem tido problemas de conflitos entre gerações, 70% ainda não conduzem ações para facilitar a interação entre as gerações e 42% acreditam que o maior desafio seja lidar com a geração Y.

Considerando este contexto, apresentamos algumas dicas de como lidar com a geração Y no ambiente de trabalho e como mantê-los motivados e engajados:

Substitua o modelo de liderança “manda quem pode, obedece quem tem juízo” por um modelo menos hierarquizado de decisão colaborativa;

Promova um ambiente de trabalho, onde essa geração esteja exposta a desafios constantes e que tenha liberdade e autonomia para tomar suas próprias decisões e expor suas ideias;

Forneça ambientes mais lúdicos e divertidos com música e cores.

Crie atividades de jogos, competições e concursos de criatividade envolvendo as atividades diárias para que seu compromisso com os prazos e entregas aumente;(confira algumas técnicas de gamificação para serem aplicadas na sua empresa)

Ofereça flexibilidade de tempo e espaço, além de um ambiente de trabalho mais leve, informal. A supervisão deve existir, mas sem reter a criatividade e o senso de inovação;

Ofereça treinamentos e oportunidades de aprendizado em outras áreas;

Apresente um plano de carreira que deixe claro aonde se pode chegar na organização. Sem visão de futuro, profissionais da geração Y não ficarão muito tempo na empresa.

Copyright © 1997-2013 MJV Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados. 7

www.heinz.adm.br/art/lideranca/8.pdf www.cursolideranca.net/2/post/2011/11/como-liderar-a-geracao-y.html www.personare.com.br/como-liderar-a-geracao-y-m3109 exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2013/02/25/motivacao-e-retencao-vale-ate-video-game/ classificados.folha.uol.com.br/empregos/1215790-tecnologia-ajuda-setor-de-rh-a-reter-talentos-da-geracao-y.shtml idgnow.uol.com.br/mercado/2011/05/23/dos-baby-boomers-as-geracoes-x-e-y-engajamento-ousadia-e-inovacao/ funcionarioempauta.wordpress.com/2013/03/27/geracao-y-engajada-4/ www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/infografico-conflitos-de-geracoes/

Copyright © 1997-2013 MJV Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados. 9

Fon

tes