websérie depois do título

6
Depois do título Uma websérie que vai te mostrar de perto quais as consequências da conquista brasileira inédita no circuito mundial de surf para o esporte V i s i b i l i d a d e . P a t r o c í n i o . F u t u r o Gabriela Damaceno | Jornalismo UFSC | 2015

Upload: gabriela-damaceno

Post on 23-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Projeto de produção da websérie que vai te mostrar de perto quais as consequências da conquista brasileira inédita no circuito mundial de surf. Fotos de capa: WSL

TRANSCRIPT

Page 1: Websérie Depois do título

Depois do título

Uma websérie que vai te mostrar de perto quais as consequências da conquista brasileira inédita no circuito mundial de surf para o esporte

V i s i b i l i d a d e . P a t r o c í n i o . F u t u r o

Gabriela Damaceno | Jornalismo UFSC | 2015

Page 2: Websérie Depois do título

DEPOIS DO TÍTULODepois de 38 anos de existência do World Championship

Tour, conhecido entre os amantes do esporte como “circuito dos sonhos”, um brasileiro conseguiu conquistar o título da competição. O feito inédito de Gabriel Medina marca o ápice da participação brasileira no circuito, que hoje conta com mais de 6 atletas representando o Brasil. A nova geração, inclusive, já é apelidada pela mídia internacional de Brazilian Storm, a tempestade brasileira. Neste contexto, este projeto de Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma proposta de websé-rie em vídeo sobre como vitória de Gabriel Medina no World Championship Tour impacta nos aspectos financeiros, de proje-ção internacional e de incentivo para a nova geração.

A websérie, composta de três capítulos, busca esclarecer quais foram as mudanças em relação ao patrocínio, analisar a repercussão na mídia e imagem dos atletas brasileiros no ex-

terior e exibir diversos pontos de vistas sobre o caminho nos próximos anos. Esta abordagem visa dar um panorama sobre o impacto dessa conquista e esclarecer qual a sua real impor-tância para a prática e difusão do esporte, reforçando a ideia do Brasil como potência no surf internacional.

A veiculação da websérie será no mês em que a conquista em Pipeline, no Havaí, completa um ano, com entrevistas de ex-atletas, editores e jornalistas de revistas e sites especializa-dos no esporte e empresários de marcas relacionadas. Na web-série também serão utilizadas imagens de arquivo da participa-ção brasileira no circuito, concedidas pela World Surf League, a entidade máxima do esporte e organizadora das etapas ofi-ciais. Sendo que todas as imagens serão pensadas para terem a melhor visualização em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Medina: TIME’s “Most Influential 100”

World Championship Tour

#BrazilianStorm

Qual o futuro do esporte?

Retorno do SuperSurf

Brasil como potência no esporte?

Filipe Toledo: capa da StabMag

O surf é lucrativo ?

Marcas não-relacionadas ao esporte

como principais patrocinadoras

Pupo

De SouzaFerreira

Muniz

Toledo

Dantas

André

Surf: esporte popular?

Page 3: Websérie Depois do título

POR QUÊ? COMO?A conquista do Gabriel Medina é a primeira brasileira em 38 anos

de existência do circuito mundial, sempre protagonizado por vitórias de surfistas dos Estados Unidos e da Austrália.

É um acontecimento inédito para o esporte que é o segundo mais praticado no Brasil, depois do futebol. De acordo com pesquisas rea-lizadas pelo Instituto Brasileiro do Surf, o Ibrasurf, o número de prati-cantes aumenta 10% desde 2002.

Em 2014, o Brasil teve a segunda maior delegação, ficando atrás da Austrália com a participação de 13 atletas. O Braziliam Storm, a tem-pestade brasileira (em tradução livre) é como a mídia estrangeira se refere ao grupo de brasileiros entre os 37 melhores atletas da categoria. São atletas jovens, que em sua maioria possuem um histórico fami-liar no esporte, como Felipe Toledo e Miguel Pupo, cujos pais já foram surfistas profissionais. São atletas que possuem uma equipe de apoio e contratos de patrocínios mais sólidos que a geração anterior.

A popularização das transmissões pela internet dos campeonatos tem contribuído para a propagação do esporte, e atrelado a ele o estilo de vida. Vi-sando esse nicho de mercado crescente, a Globosat e a WSL divulgaram em abril a compra dos direitos de transmissão das etapas do circuito mundial.

As transmissões das etapas do circuito feitas pela WSL hoje são em inglês e em português, já que o Brasil representa a terceira maior au-diência. O acesso à banda larga tem contribuído para o crescimento de espectadores e admiradores do estilo de vida. Além disso, surfistas pro-fissionais tem sido patrocinados também por times de futebol, como o Santos e o Corinthians aumentando a empatia do público com o esporte.

Além disso, Gabriel Medina foi indicado entre os 100 nomes mais influentes do mundo, segundo a revista Time. a lista é publicada anual-mente pela revista americana e elenca as personalidades mais relevantes.

Por isso, um material jornalístico se faz estremamente necessário para esclarecer, pontuar e dimensionar a importância dessa conquista para a prática do surf no Brasil.

A execução do projeto se divide em três etapas: pesquisa documen-tal/apuração, roteiro/ gravação e pós-produção/finalização. A primeira será executada de forma contínua, incluindo uma pesquisa específica sobre a história do surf brasileiro no circuito mundial. Essa pesquisa será feita em revistas especializadas, dissertações, teses, vídeos e em conversas com personalidades do esporte durante a pré-apuração.

Na segunda etapa serão feitas entrevistas com fontes já estabeleci-das durante a pesquisa documental. Estas serão feitas in loco em uma viagem ao Rio de Janeiro durante a 4ª etapa do campeonato mundial, Rio Pro, que acontece entre os dias 11 e 22 de maio de 2015. As outras entrevistas serão gravadas in loco em São Paulo durante o mês de julho. Essas visitas têm como objetivo fazer imagens das cidades, da competição e a gravação das entrevistas que vão compor a websérie. Os ambientes de locação serão os próprios lugares que os entrevista-dos realizam a sua atividade relacionada à tematica da websérie.

Na fase de pós-produção e finalização serão selecionadas as imagens de arquivo disponibilizadas pela World Championship Tour, respeitando a política de privacidade e termos de uso expressos em seu site. As ima-gens selecionadas deverão corresponder à linguagem visual para inter-net. Nessa fase também serão selecionadas as musicas que irão compor a trilha sonora dos capítulos, além da identidade visual. Para facilitar o entendimento e memória de alguns números, como faturamento de pa-trocínio, quantidade de espectadores, entre outros, serão utilizados re-cursos gráficos em conjunto com a narração em off. O caráter inovador se dá pela apropriação dos elementos oferecidos pela rede, entre eles, a hipertextualidade, a multimidialidade, a interatividade e a memória; ca-racterísticas integrantes do webjornalismo, que são apontadas pela pes-quisadora Beatriz Ribas (2003), para o formato para a web.

Dentro dessa perspectiva também serão utilizadas fotos de arquivo e áu-dio de entrevistas, caso necessário. O produto final será uma websérie de três capítulos independentes, com duração de 10 a 12 minutos cada, baseado em entrevistas e imagens de arquivo. Por ser veiculada na internet, a edição da websérie será executada de acordo com estruturas visuais mais adequadas para a visualização em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Page 4: Websérie Depois do título

QUANDO?

A veiculação dessa produção audiovisual coincidirá com a etapa de Pipeline, no Havaí, quando a conquista do brasileiro Gabriel Medina completará um ano.

Page 5: Websérie Depois do título

POR QUEM?

Gabriela Karine Teixeira Damaceno [email protected]ópolis/SC - Brasil + 55 48 9662-9214

Projeto Imagine (2013/2014)

Produção de vídeos sobre as expedi-ções do Projeto Imagine de divulgação científica em comunidades isoladas.

https://youtu.be/qnjUSSJZI8s

TJ UFSC (2012 - 2014)Participação como repórter e produtora do telejornal diário da Universidade Fede-ral de Santa Catarina. https://youtube.com/jornaltjufsc

Equipe de barco solar UFSC (2011 - 2014)

Produção de vídeos sobre as partici-pações da equipe em campeonatos na-cionais e internacionais.

https://youtube.com/BarcoSolarUFSC

Histórias de Gari (2014)

Reportagem Histórias de Gari foi a vencedora do XXI Prêmio Expocom 2014 - Ex-posição de Pesquisa Experi-mental em Comunicação, na categoria Reportagem em Te-lejornalismo.

http://youtu.be/ZVQg0jdn324

Page 6: Websérie Depois do título

V i s i b i l i d a d e . P a t r o c í n i o . F u t u r o

Gabriela Damaceno | Jornalismo UFSC | 2015

+55 48 96629214

[email protected]