weblogs como objeto da ciência da informação

24
Weblogs como objeto Weblogs como objeto da ciência da da ciência da informação informação Inara Souza da Silva Inara Souza da Silva

Upload: alan-vasconcelos

Post on 27-May-2015

979 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Apresentação em sala na disciplina Acesso à informação eletrônica do programa de mestrado da Escola de Ciência da Informação da UFMG

TRANSCRIPT

Page 1: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Weblogs como objeto da Weblogs como objeto da ciência da informaçãociência da informação

Inara Souza da Silva Inara Souza da Silva

Page 2: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Sobre a autora Sobre a autora Graduada em comunicação social pela Graduada em comunicação social pela UFMSUFMS; ;

Especialização em midiologia pela Especialização em midiologia pela UNIDERP – Universidade para o UNIDERP – Universidade para o desenvolvimento do pantanal; desenvolvimento do pantanal;

Mestre em ciência da informação pela Mestre em ciência da informação pela UNB; UNB;

Professora do curso de Comunicação Professora do curso de Comunicação Social da UCDB – Universidade Católica Social da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco – MS.Dom Bosco – MS.

Page 3: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Introdução Introdução Com advento da industria da informação Com advento da industria da informação eletrônica o alvo da CI não é mais a biblioteca, eletrônica o alvo da CI não é mais a biblioteca, o livro, o centro de documentação e o o livro, o centro de documentação e o documento, o museu, mas a informação (Le documento, o museu, mas a informação (Le Coadic, 1996. p.21)Coadic, 1996. p.21)

Le Coadic (1996) ressalta que a sociedade da informação precisa de uma ciência que estude as propriedades da informação e os processos de sua construção, comunicação e uso diante de três categorias de mudanças: Culturais, econômicas e tecnológicas.

Page 4: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

IntroduçãoIntroduçãoA Internet é a espinha dorsal da comunicação A Internet é a espinha dorsal da comunicação global mediada por computadores que oferece global mediada por computadores que oferece tantos serviços, como a possibilidade de tantos serviços, como a possibilidade de publicação em weblogs, conhecido como diários publicação em weblogs, conhecido como diários on-line. on-line.

O ambiente digital favorece a criação de canais O ambiente digital favorece a criação de canais de informação, compartilhamento e colaboração. de informação, compartilhamento e colaboração. É neste contexto que a autora propõem o weblog É neste contexto que a autora propõem o weblog como objeto de estudo da CI. Por que segundo como objeto de estudo da CI. Por que segundo Meadows (2001) o uso da tecnologia Meadows (2001) o uso da tecnologia não não apresenta simplesmente um novo canal de apresenta simplesmente um novo canal de comunicação, mas um conjunto de possibilidades comunicação, mas um conjunto de possibilidades para tratar a informaçãopara tratar a informação. .

Page 5: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Ciência da Informação Ciência da Informação

Para estudar o weblog como objeto da Para estudar o weblog como objeto da CI, deve-se conceituar a disciplina.CI, deve-se conceituar a disciplina.

Para Barreto (2002) o objeto da CI Para Barreto (2002) o objeto da CI preocupa-se com os princípios e as preocupa-se com os princípios e as práticas de criação, organização , práticas de criação, organização , distribuição da informação, além dos distribuição da informação, além dos fluxos. fluxos.

Page 6: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Ciência da Informação Ciência da Informação

Saracevic (1996) aponta três Saracevic (1996) aponta três características, que justificam a evolução características, que justificam a evolução da CI: da CI:

Interdisciplinaridade (ligada a TI);Interdisciplinaridade (ligada a TI);

Participante ativa na evolução da Participante ativa na evolução da sociedade da informação;sociedade da informação;

Preocupação com os problemas Preocupação com os problemas informacionais. informacionais.

Page 7: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Ciência da Informação Ciência da Informação Para Barreto (2002) a delimitação de tempo e Para Barreto (2002) a delimitação de tempo e espaço da informação favorece a espaço da informação favorece a interatividadeinteratividade e e interconectividadeinterconectividade. .

Interatividade – receptor tem a possibilidade Interatividade – receptor tem a possibilidade de de apropriaçãoapropriação e e personalizaçãopersonalização das das mensagem recebida e pode fazer mensagem recebida e pode fazer trocastrocas recíprocas de informações. recíprocas de informações.

Interconectividade – o usuário pode ser Interconectividade – o usuário pode ser seu seu próprio mediadorpróprio mediador na escolha de informação, na escolha de informação, assim julgar a relevância do documento que assim julgar a relevância do documento que procura. procura.

Page 8: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Ciência da Informação Ciência da Informação Informação oral - o tempo e o espaço se realizam Informação oral - o tempo e o espaço se realizam no no momento da transmissãomomento da transmissão das mensagens. das mensagens.

Informação escrita – a tipografia acabou com a Informação escrita – a tipografia acabou com a cultura tribal e cultura tribal e multiplicoumultiplicou as características da as características da cultura escrita no tempo e espaço.cultura escrita no tempo e espaço.

Comunicação eletrônica – o espaço e tempo foi Comunicação eletrônica – o espaço e tempo foi transformado, permitindo a “interação individual transformado, permitindo a “interação individual com a memória da informação e a conectividade com a memória da informação e a conectividade aos diferentes espaços e acesso a informação “ aos diferentes espaços e acesso a informação “ (Barreto, 1998(Barreto, 1998. p.124). . p.124).

Page 9: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Ciência da Informação Ciência da Informação A comunicação eletrônica modifica A comunicação eletrônica modifica estruturalmente o fluxo de informação, estruturalmente o fluxo de informação, pois permite a interação do receptor pois permite a interação do receptor com a informação em tempo real, que com a informação em tempo real, que passa a se posicionar como se estivesse passa a se posicionar como se estivesse no interior do fluxo com interação no interior do fluxo com interação direta, conversacional e sem direta, conversacional e sem intermediários (Barreto, 1998). intermediários (Barreto, 1998).

Page 10: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Ciência da Informação Ciência da Informação Lèvy(1999) classificou as tecnologias de Lèvy(1999) classificou as tecnologias de comunicação conforme a interação comunicação conforme a interação permitida:permitida:

Um para todos (Comunicação de massa);Um para todos (Comunicação de massa);Um para um (Correio e telefone);Um para um (Correio e telefone);Todos para todos (Redes de Todos para todos (Redes de comunicação)comunicação)

Page 11: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Ciência da Informação Ciência da Informação

Esta flexibilidade do meio digital Esta flexibilidade do meio digital favorece ao receptor elaborar a favorece ao receptor elaborar a informação em diversas linguagens informação em diversas linguagens (texto, som e imagens): através das (texto, som e imagens): através das ligações hipertextuais, que se ligações hipertextuais, que se desprende da linearidade da desprende da linearidade da informação... Neste modelo o receptor informação... Neste modelo o receptor também pode ser emissor e mesmo também pode ser emissor e mesmo tempo recuperar e arquivar tempo recuperar e arquivar documentos.documentos.

Page 12: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

WeblogsWeblogs

Termo criado por John Berger, em 1997, Termo criado por John Berger, em 1997, como resultado da junção das palavras como resultado da junção das palavras web (teia) + log (diário de bordo usado web (teia) + log (diário de bordo usado por navegadores e aviadores), que por navegadores e aviadores), que significa “diário de bordo”. significa “diário de bordo”. Posteriormente as duas palavras foram Posteriormente as duas palavras foram unidas resultando em weblog ou apenas unidas resultando em weblog ou apenas blog. Blood (2000) aponta que a ideia blog. Blood (2000) aponta que a ideia consiste em websites “pessoais” ou consiste em websites “pessoais” ou “temáticos” que são atualizados “temáticos” que são atualizados constantemente.constantemente.

Page 13: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

WeblogWeblogPrimo e Recuero (2003) destrói o mito de Primo e Recuero (2003) destrói o mito de que os weblogs tenham sido criados com que os weblogs tenham sido criados com função exclusiva de servirem como diários função exclusiva de servirem como diários eletrônicos. Pois eles tem sido usado das eletrônicos. Pois eles tem sido usado das mais diversas formas, todos relacionadas à mais diversas formas, todos relacionadas à publicação. Além disso agregam publicação. Além disso agregam características da Internet: utilizados para características da Internet: utilizados para comunicar, como correio eletrônico; comunicar, como correio eletrônico; permitem discutir e analisar assuntos, como permitem discutir e analisar assuntos, como fórum de discussão; possibilita o contato fórum de discussão; possibilita o contato entre pessoas distantes, como os chats. entre pessoas distantes, como os chats.

Page 14: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

WeblogWeblogSilva (2003a) define que weblog está Silva (2003a) define que weblog está sistematizado em dois elementos sistematizado em dois elementos fundamentais: possuem uma estrutura fundamentais: possuem uma estrutura padrão, são formados por conjuntos de padrão, são formados por conjuntos de blocos de conteúdo textual ou de imagem blocos de conteúdo textual ou de imagem que são utilizados com freqüência; e são que são utilizados com freqüência; e são organizados em função do tempo, sendo organizados em função do tempo, sendo que as ultimas atualizações ficam que as ultimas atualizações ficam disponíveis na parte superior da página disponíveis na parte superior da página de acordo com a data de publicação, as de acordo com a data de publicação, as mais antigas logo abaixo. mais antigas logo abaixo.

Page 15: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Weblog Weblog

Um dos elementos que diferencia o Um dos elementos que diferencia o weblog de outros sites diz respeito a weblog de outros sites diz respeito a facilidade com que este tipo de facilidade com que este tipo de página pode ser construído, além da página pode ser construído, além da descentralização de sua manutenção, descentralização de sua manutenção, assim os usuários publicam a partir assim os usuários publicam a partir de qualquer lugar que tenha um de qualquer lugar que tenha um computador conectado a rede. computador conectado a rede.

http://sandrobatista.blogspot.com

Page 16: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Classificação dos weblogs Classificação dos weblogs

Conforme Primo e Recuero (2003) os weblogs são Conforme Primo e Recuero (2003) os weblogs são classificados em duas grandes categorias e além de classificados em duas grandes categorias e além de uma terceira que mescla os dois elementos uma terceira que mescla os dois elementos anteriores:anteriores:

• Diários eletrônicos – atualizados com Diários eletrônicos – atualizados com pensamentos, fatos e ocorrências da vida pessoal pensamentos, fatos e ocorrências da vida pessoal de cada individuo;de cada individuo;• Publicações - destinam-se principalmente à Publicações - destinam-se principalmente à informação, trazem notícias e comentários sobre informação, trazem notícias e comentários sobre determinado assunto;determinado assunto;•Publicações mistas – misturam “post” pessoais e Publicações mistas – misturam “post” pessoais e informativos. informativos.

Page 17: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Classificação dos weblogsClassificação dos weblogs

No conceito de Granado e Barbosa No conceito de Granado e Barbosa (2004) os weblogs são categorizados (2004) os weblogs são categorizados em: em:

• Diários – descreve acontecimentos e Diários – descreve acontecimentos e eventos da vida do autor;eventos da vida do autor;• Analíticos – pequenos ensaios sobre Analíticos – pequenos ensaios sobre diferentes termos ligados a atualidade;diferentes termos ligados a atualidade;• Informativos – retiradas de outras Informativos – retiradas de outras páginas. páginas.

Page 18: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Weblogs e suas aplicações Weblogs e suas aplicações

Weblogs aplicados aos negócios: Weblogs aplicados aos negócios:

O weblog tem conquistado o mundo dos empresarial, cuja adesão começou pelas gigantes da informática: Microsoft, Sun Microsystems, Macromedia, Oracle e IBM. Estes blogs de negócios são denominados weblogs executivos, institucional, empresarial ou corporativo. Os espaços destes weblogs são usados para informar grupo de pessoas com atividades ou interesses comuns.

Page 19: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Weblogs e suas aplicaçõesWeblogs e suas aplicações

Weblogs na gestão do Weblogs na gestão do conhecimento:conhecimento:

Conhecidos com K.logs, os weblogs usados na GC, fornecem suporte para gerenciar conhecimentos dentro das empresas, assim os trabalhadores registram suas experiências, compartilhando seus conhecimentos e informações.

Page 20: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Weblogs e suas aplicações Weblogs e suas aplicações Weblogs na educação:Weblogs na educação:

Os weblogs tem sido utilizado para diversos propósitos na área educacional, entre eles, nas práticas de colaboração, que podem fortalecer à dinâmica da sala de aula e resultar num senso comunitário e colaborativo.

Page 21: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Weblogs e suas aplicações Weblogs e suas aplicações

Weblogs aplicado ao jornalismo: Weblogs aplicado ao jornalismo:

A flexibilidade oferecida pelas ferramentas de editoração dos weblogs tem atraído os jornalistas. Pois eles passam a ver o weblog como fonte informação.

Page 22: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Weblogs e suas aplicações Weblogs e suas aplicações

Weblog nas bibliotecas:Weblog nas bibliotecas:

Na ciência da informação, muitas bibliotecas, arquivos e centros de documentação tem utilizado os weblogs como canal adicional de comunicação, que permite:

• Estabelecer comunidades e identificar competências;

• Divulgar informação sobre eventos, novas aquisições e promover serviços;

• Reforçar o serviço de referência;

• Receber feedback dos usuários;

Page 23: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Considerações finais Considerações finais

A autora conclui que o weblog enquadra-A autora conclui que o weblog enquadra-se na Ciência da Informação, como uma se na Ciência da Informação, como uma ferramenta utilizada por diversos setores ferramenta utilizada por diversos setores da sociedade para criação, distribuição, da sociedade para criação, distribuição, comunicação, armazenamento e comunicação, armazenamento e recuperação da informação.recuperação da informação.

Page 24: Weblogs Como Objeto Da Ciência Da Informação

Escola de Ciência da InformaçãoEscola de Ciência da Informação

UFMGUFMG

Junho de 2009Junho de 2009