web viewquando, às sete horas da tarde, levanto a tenda, o letreiro com o meu nome desaparece

2
Proposta de correção da ficha do dia 29 de maio de 2015 GRUPO I Parte A 1.1. (C) 1.2. (A) 1.3. (B) 1.4. (B) 2. (D) 3. (resposta livre) A leitura é o meu passatempo preferido. O prazer de ler um livro em casa, na praia ou em qualquer outro lugar é a melhor terapia de que posso usufruir. A escolha nem sempre é fácil e é muito variada. Em primeiro lugar, escolho pelo género de literatura. Como sou apaixonada pelo romance histórico – de preferência verídico – procuro obras que retratem este tema. Outra opção é escolher pelo autor. Aqui tenho várias opções, quer nacionais, quer estrangeiros. Raramente me deixo influenciar pela opinião dos outros ou por serem sucessos de vendas. Certamente que o mais importante é ler, mesmo que não se queira comprar uma obra, temos sempre as bibliotecas que dispõem de um leque variadíssimo que livros. (118 palavras) Parte B 4. O sujeito poético está no mar, “sobre estas águas” não identificadas no poema. 5. Em todo o poema, o sujeito poético evidencia estar com saudade de um tempo passado. Na segunda estrofe, manifesta uma certa depressão, pois não sente qualquer prazer por estar naquele lugar; até prefere “morrer”, mesmo que seja sem carinho, sem uma oração, uma palavra amiga. 6. O sujeito poético recorda-se do seu lar durante a sua infância, quando era feliz. 7. O sujeito poético recorda o lar da sua infância, onde havia carinho, tranquilidade, amor e histórias de encantar. 8. Esta “evasão” desperta saudade, o carinho e a atenção que lhe davam. Como neste momento está só, sente nostalgia do passado.

Upload: lamnhi

Post on 07-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web viewQuando, às sete horas da tarde, levanto a tenda, o letreiro com o meu nome desaparece

Proposta de correção da ficha do dia 29 de maio de 2015

GRUPO I

Parte A

1.1. (C)1.2. (A)1.3. (B)1.4. (B)

2. (D)

3. (resposta livre)

A leitura é o meu passatempo preferido. O prazer de ler um livro em casa, na praia ou em qualquer outro lugar é a melhor terapia de que posso usufruir.

A escolha nem sempre é fácil e é muito variada. Em primeiro lugar, escolho pelo género de literatura. Como sou apaixonada pelo romance histórico – de preferência verídico – procuro obras que retratem este tema. Outra opção é escolher pelo autor. Aqui tenho várias opções, quer nacionais, quer estrangeiros. Raramente me deixo influenciar pela opinião dos outros ou por serem sucessos de vendas.

Certamente que o mais importante é ler, mesmo que não se queira comprar uma obra, temos sempre as bibliotecas que dispõem de um leque variadíssimo que livros. (118 palavras)

Parte B

4. O sujeito poético está no mar, “sobre estas águas” não identificadas no poema.

5. Em todo o poema, o sujeito poético evidencia estar com saudade de um tempo passado. Na segunda estrofe, manifesta uma certa depressão, pois não sente qualquer prazer por estar naquele lugar; até prefere “morrer”, mesmo que seja sem carinho, sem uma oração, uma palavra amiga.

6. O sujeito poético recorda-se do seu lar durante a sua infância, quando era feliz.

7. O sujeito poético recorda o lar da sua infância, onde havia carinho, tranquilidade, amor e histórias de encantar.

8. Esta “evasão” desperta saudade, o carinho e a atenção que lhe davam. Como neste momento está só, sente nostalgia do passado.

9. O poema é composto por duas quadras e dois tercetos, por isso, é um soneto. As quadras têm rima interpolada (ABBA); os tercetos têm rima emparelhada (AA) e interpolada nos últimos versos.

GRUPO II

1. a) Estamos debaixo dos guarda-sóis.b) As Feiras dos Livros não são bibliotecas ambulantes.c) Aqueles escritores são luso-descendentes.d) Não precisamos de porta-vozes.

2. a) Ela preguntou o que devia comprar para a sua afilhada que tinha feito na antevéspera a primeira comunhão.b) Ele afirmou que aquele é que era o gajo que tinha escrito o livro.

Page 2: Web viewQuando, às sete horas da tarde, levanto a tenda, o letreiro com o meu nome desaparece

3. A – 5; B – 2; C – 6; D – 1; E – 4; F – 3

4. Quando, às sete horas da tarde, levanto a tenda, o letreiro com o meu nome desaparece.