web view4º e 5º ano. individual. f4. ... habilidade de retratar através da...

3
EEB PROFª VALDETE INÊS PIAZERA ZINDARS Rua Marina Frutuoso, 545, Centro, 89251-500 – Jaraguá do Sul – SC Fone: 47 3276-9458 – Direção / 3276-9459 – Secretaria CONCURSO DE DECLAMAÇÃO - 2016 I – Da organização e seus fins Art. 1º - O Concurso de Declamação da escola E.E.B. Valdete I. P. Zindars seguirá as normas estabelecidas no presente regulamento. Art. 2º – A organização e realização do Concurso de Declamação estão a cargo da Coordenação Pedagógica, através de uma comissão específica. II – Da organização e seus fins Art. 3º - O Concurso de Declamação tem os seguintes objetivos: I- Estimular e incentivar o hábito da leitura do gênero poema e narrativas poéticas; II- Cultivar a prática da expressão artística da declamação; III- Reconhecer pessoas com talentos na arte da declamação; IV- Definir os alunos que representarão a escola no XXV Concurso de Declamação da cidade de Jaraguá do Sul. III– Do Cronograma, Data do Concurso e Inscrições Art. 4º - O Concurso de Declamação seguirá o seguinte cronograma: I- As inscrições acontecerão no período de 22/06/16 a 27/06/16 na Coordenação pedagógica com a Assessora Michele e a ATP Suzi. II- No ato da inscrição o aluno entregará uma cópia digitada da poesia e preencherá a ficha de inscrição.

Upload: phamkhuong

Post on 07-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web view4º e 5º ano. Individual. F4. ... Habilidade de retratar através da declamação o conteúdo poético, ... ainda que se altere minimamente o texto

EEB PROFª VALDETE INÊS PIAZERA ZINDARSRua Marina Frutuoso, 545, Centro, 89251-500 – Jaraguá do Sul – SCFone: 47 3276-9458 – Direção / 3276-9459 – Secretaria

CONCURSO DE DECLAMAÇÃO - 2016

I – Da organização e seus fins

Art. 1º - O Concurso de Declamação da escola E.E.B. Valdete I. P. Zindars seguirá as normas estabelecidas no presente regulamento.

Art. 2º – A organização e realização do Concurso de Declamação estão a cargo da Coordenação Pedagógica, através de uma comissão específica.

II – Da organização e seus fins

Art. 3º - O Concurso de Declamação tem os seguintes objetivos:

I- Estimular e incentivar o hábito da leitura do gênero poema e narrativas poéticas;

II- Cultivar a prática da expressão artística da declamação;III- Reconhecer pessoas com talentos na arte da declamação;IV- Definir os alunos que representarão a escola no XXV Concurso de

Declamação da cidade de Jaraguá do Sul.

III– Do Cronograma, Data do Concurso e Inscrições

Art. 4º - O Concurso de Declamação seguirá o seguinte cronograma:

I- As inscrições acontecerão no período de 22/06/16 a 27/06/16 na Coordenação pedagógica com a Assessora Michele e a ATP Suzi.

II- No ato da inscrição o aluno entregará uma cópia digitada da poesia e preencherá a ficha de inscrição.

III- A data das apresentações será 05/07/2016, nas dependências da unidade escolar.

IV- Não será permitido a nenhum candidato participar em mais de uma categoria.

V- Não serão aceitas declamações de poesias premiadas no ano de 2015 no Concurso Municipal de Jaraguá do Sul.

IV – Da Categorias

Classe Categoria Participantes Modalidades

Ensino Fundamental

F3 4º e 5º ano IndividualF4 4º e 5º ano DuplasF5 6º e 7º ano IndividualF6 6º e 7º ano DuplasF7 8º e 9º ano IndividualF8 8º e 9º ano Duplas

Ensino Médio MS Ensino Médio Individual

Page 2: Web view4º e 5º ano. Individual. F4. ... Habilidade de retratar através da declamação o conteúdo poético, ... ainda que se altere minimamente o texto

V – Dos Critérios de Julgamento

Art. 5º - Os critérios de julgamento para classificação serão:

I- Impostação de voz: Envolve a dicção e a entonação, buscando variações de altura, intensidade, duração e timbre para dar ênfase à interpretação do texto e permitir sua perfeita compreensão e sua coerente dramatização.

II- Postura Cênica: Por postura cênica entende-se a gesticulação, a ação do corpo que deve acompanhar a recitação do poema.

III- Interpretação: Habilidade de unir a expressão gestual e corporal aos elementos da dicção e da entonação para a expressão do teor do texto declamado.

IV- Fidelidade ao Texto: Habilidade de retratar através da declamação o conteúdo poético, ou seja, todo conteúdo deve ser declamado, ainda que se altere minimamente o texto original.

V- Entrosamento da Dupla: (Critério exclusivo para duplas) A forma como os candidatos expõem a poesia, usando de criatividade na divisão dos versos a serem declamados, mantendo a harmonia e a sincronia.

VI – Da Comissão Julgadora

Art. 6º - A comissão julgadora será formada por no mínimo quatro (04) jurados escolhidos pela organização do concurso.

I- Os jurados atribuirão nota única de cinco (05) a dez (10) por quesito, podendo ser fracionada décimos de ponto.

II- Os jurados serão soberanos em suas avaliações e os resultados serão irrevogáveis.

III- Em caso de empate, será considerado vencedor(a) o(a) candidato(a) ou a dupla que obtiver maior número de notas altas no critério Interpretação e, caso ainda seja necessário, no critério Impostação de Voz e assim subsequente.

VII – Das Disposições Finais

Art. 7º - Os candidatos deverão usar uniforme da escola ou calça azul e camisa branca.

Art. 8º - É vedada a utilização de cenários, figurinos, fundo musical ou quaisquer outros artifícios cênicos.

Art. 9º - O tempo máximo permitido para cada declamação será de 05 (cinco) minutos.