· web viewreza a lenda que nas noites de festas juninas, o boto, animal dos rios da amazônia,...

15
E. E. VISCONDE DE ITAÚNA Diretoria de Ensino Centro Sul ROTEIRO DE ESTUDO – 3º. BIMESTRE – AGOSTO/2020 3ºAno/EFAI – Disciplina: PORTUGUÊS FAÇA A LEITURA DAS LENDAS PARA RESPONDER AS ATIVIDADES! NÃO PRECISA COPIAR E NEM IMPRIMIR! Lendas do Folclore Brasileiro As Lendas Folclóricas representam o conjunto de histórias e contos narrados pelo povo que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade. Conheça as principais lendas e personagens do folclore brasileiro: Lenda do Saci-pererê Nome de origem tupi-guarani, o Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas. É representada por um menino negro que possui uma perna só. Além disso, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos. Muito brincalhão e travesso, o Saci surge como um redemoinho e gosta de assustar pessoas. Orientações : Resolva a atividade proposta no caderno da respectiva disciplina e não há necessidade de copiar esses enunciados novamente ou se tiver condições de imprimir pode resolvê-las nesta própria folha; Leia, atentamente, o enunciado para responder ao que se pede; Nesse atual contexto de pandemia, utilize a internet para pesquisar e fortalecer suas aprendizagens, inclusive assistindo 3°A - Prof. Helena 99303-1329/3°B - Prof. Cris 99126-0015/ 3°C -

Upload: others

Post on 14-Feb-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

E. E. VISCONDE DE ITAÚNA

Diretoria de Ensino Centro Sul

3°A - Prof. Helena 99303-1329/3°B - Prof. Cris 99126-0015/ 3°C - Prof. Leo 94466-1706

ROTEIRO DE ESTUDO – 3º. BIMESTRE – AGOSTO/2020

3ºAno/EFAI – Disciplina: PORTUGUÊS

Orientações:

· Resolva a atividade proposta no caderno da respectiva disciplina e não há necessidade de copiar esses enunciados novamente ou se tiver condições de imprimir pode resolvê-las nesta própria folha;

· Leia, atentamente, o enunciado para responder ao que se pede;

· Nesse atual contexto de pandemia, utilize a internet para pesquisar e fortalecer suas aprendizagens, inclusive assistindo vídeos aulas disponíveis.

FAÇA A LEITURA DAS LENDAS PARA RESPONDER AS ATIVIDADES! NÃO PRECISA COPIAR E NEM IMPRIMIR!

Lendas do Folclore Brasileiro

As Lendas Folclóricas representam o conjunto de histórias e contos narrados pelo povo que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade.

Conheça as principais lendas e personagens do folclore brasileiro:

Lenda do Saci-pererê

Nome de origem tupi-guarani, o Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas. É representada por um menino negro que possui uma perna só. Além disso, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos. Muito brincalhão e travesso, o Saci surge como um redemoinho e gosta de assustar pessoas.

Lenda do Curupira

Personagem travesso do folclore brasileiro, o Curupira é a representação de um menino com cabelos vermelhos e pés virados para trás. Protetor da fauna e da flora, o Curupira assobia e deixa pegadas com seus pés virados. O objetivo é enganar os exploradores e destruidores da natureza.

Lenda da Mula sem Cabeça

A mula sem cabeça é um monstro do folclore brasileiro que se manifesta quando uma mulher namora um padre. Por maldição ela é transformada em mula. Esta personagem folclórica é representada, literalmente, por uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço e assusta pessoas e animais

Lenda do Lobisomem

Acredita-se que quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse último provavelmente será um Lobisomem. A transformação do homem em Lobisomem ocorre nas encruzilhadas em noites de lua cheia por volta da meia-noite. Ao amanhecer, ele torna-se novamente humano.

Lenda do Boitatá

Esse personagem folclórico é representado por uma grande serpente de fogo que protege os animais e as matas.

Lenda do Boto

Reza a lenda que nas noites de Festas Juninas, o boto, animal dos rios da Amazônia, sai dos rios e transforma-se num homem muito atraente. Seu objetivo é atrair e seduzir as mulheres para levá-las ao fundo dos rios. Por este motivo, a cultura amazônica costuma afirmar que o boto é o pai de todos os filhos de origem desconhecida.

Lenda do Negrinho do Pastoreio

O Negrinho do Pastoreio conta a história de um menino escravo que tinha um patrão maldoso. Quando foi pastorear os cavalos, acabou por perder um cavalo baio. Depois de ter sido violentamente agredido pelo fazendeiro e jogado num formigueiro. Muitas vezes as pessoas que perderam algum objeto acendem uma vela e pedem para o Negrinho os ajudar a encontrar.

Lenda da Iara

Iara significa “Senhora das Águas”. Esta personagem é representada por uma sereia belíssima que atrai os pescadores com suas doces canções.

Lenda da Cuca

Ela é uma personagem muito temida pelas crianças, representada por velha feia e malvada com cara de jacaré que raramente dorme. Sua personagem está associada com o rapto de crianças desobedientes e que não querem dormir. Por isso, a tradicional cantiga de ninar crianças diz: “Nana neném que a Cuca vem pegar”.

Lenda do Bicho-papão

O Bicho-papão está presente no imaginário de todas as crianças brasileiras. Desde pequenos ouvimos falar de um suposto monstro que aterroriza as crianças malcriadas e mal-educadas.

O Homem do saco

Também está presente no imaginário das crianças no Brasil. Essa figura da cultura popular leva um grande saco onde aprisiona as crianças desobedientes.

Barba Ruiva 

É um homem encantado que mora na lagoa de Paranaguá, no Piauí.

Ele é capaz de se transformar em menino, moço e velho ao longo do dia.

Caipora

A Caipora, também chamada de “Caipora do Mato”, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas.

Cobra Grande

Esse personagem do folclore brasileiro, também conhecido pelos nomes Cobra Honorato, Norato ou Boiuna, é uma cobra gigantesca cujo habitat é as profundezas dos rios ou dos lagos. Seus olhos são luminosos e aterrorizam as pessoas que a encontram. Presente no imaginário de muitas pessoas, essa lenda inspirou a criação de diversas músicas, poemas e filmes.

Lenda do Guaraná

O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.

Mãe-de-Ouro

Embora não seja muito conhecida, a lenda é popular em alguns locais do Brasil, como nas regiões interioranas do sudeste, centro-oeste e nordeste do país. A Mãe-de-Ouro é descrita como uma bela mulher que possui cabelos longos e dourados. Ela sempre aparece usando um vestido branco de seda. Em algumas versões da lenda, ela tem o formato de uma grande bola de fogo que possui a capacidade de se transformar numa bela mulher.

Lenda da Mandioca

Com alegria contagiante, Mani era uma indiazinha muito estimada pela tribo tupi onde vivia.

Certo dia, pela manhã, Mani foi encontrada morta por sua mãe. Ela simplesmente tinha morrido durante o sono e mesmo sem vida, apresentava um semblante sorridente. Triste com a perda, sua mãe enterrou Mani dentro da sua oca e suas lágrimas umedeciam a terra tal como se estivesse sendo regada. Dias depois, nesse mesmo local nasceu uma planta, diferente de todas as que conhecia, a qual ela passou a cuidar. Percebendo que a terra estava ficando rachada, cavou na esperança de que pudesse desenterrar sua filha com vida. No entanto, encontrou uma raiz, a mandioca, que recebeu esse nome em decorrência da junção do nome de Mani e da palavra oca.

Lenda da Vitória-Régia

A Vitória-Régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da lua. Para os índios, a lua era Jaci, por quem a índia estava apaixonada.

Jaci costumava namorar as índias mais bonitas da região. Naiá, que viria a ser transformada na vitória-régia, era uma dessas índias que esperava ansiosa pelo encontro com o deus. As índias que Jaci namorava eram levadas para o céu e transformadas em estrelas. Apesar da tribo alertar Naiá que ela deixaria de ser índia se fosse levada por Jaci, ela estava apaixonada e conforme o tempo passava, desejava cada vez se encontrar com ele. Certa noite, sentada à beira do rio, a imagem da lua estava sendo refletida na água. Assim, parecendo estar diante de Jaci, inconscientemente Naiá se inclina para beijá-lo e cai no rio despertando da ilusão. No entanto, apesar do seu esforço, não consegue se salvar e morre afogada. Ao saber o que tinha acontecido com Naiá, Jaci ficou bastante comovido e por esse motivo quis homenageá-la. Em vez de transformá-la em uma estrela como fazia com as outras índias, a transformou em uma planta aquática, a vitória-régia, que é conhecida como a estrela das águas.

Lenda da Pisadeira

Pisadeira ou pesadeira segundo o folclore, é uma mulher que pisa na barriga das pessoas com o estômago cheio e as deixava com falta de ar, que costuma fazê-lo durante a madrugada.

APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, RESPONDA AS ATIVIDADES. VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR (somente os exercícios) ou COLOCAR AS RESPOSTAS NO CADERNO!

ATIVIDADE 1

COMPLETE A CRUZADINHA COM OS NOMES DAS FIGURAS:

ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 3