· web viewrecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte....

14
CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DA SEGURANÇA SOCIAL DE LISBOA BIBLIOTECA ITINERANTE: LISTA DE LIVROS (JUNHO 2019) N.º Capa Autor Nome Autor Apelido Título Sinopse / Excertos N.º pág. Género Observ ações Estado de conservaçã o Ano Ediç ão 1351 Augusto de Castro Fantoches e Manequins “As flores que não teem aroma não teem alma. Crisântemo é, por isso, uma flor sem ternura. (…É uma flor muda – exótica, reservada, fria. Não ama nem sofre. Não canta nem beija.” 264 Contos Capa dura Pág. Amarelecidas 1917 1352 Ana Casaca Viagem ao Fim do Coração Viagem ao Fim do Coração é mais do que uma comovente história de amor. É a recriação de um admirável mundo de pais e mães, filhos e irmãos, ódios e amores. Revela os pesadelos de um cancro injusto, mas não abdica do que é humano e essencial, o sonho.” 328 Romance Bom 2014 1353 Joaquim Paço D’ Arcos Ana Paula Perfil Duma Lisboeta “Ana Paula era filha dos condes da Balsa, da mais velha linhagem do Douro. (…) Ana Paula sugou, logo ao nascer, no seio materno, o tóxico da servidão. Espigou a pequenita longe do pai…” 302 Romance Capa diferent e Amarelecido pelo tempo 1954 1354 Roger Martin Du Gard O Drama de João Barois “A mestria com que trata um tema de especial dificuldade, qual a problemática religiosa do homem moderno, faz desta obra uma das mais características e sugestivas da literatura francesa…”. 380 Romance Bom 1975 1355 Augusto Assía Os Ingleses na Sua Ilha “Retratar este labirinto não é tarefa que corresponda à pena de um jornalista. Contentar-me-ia com tê-lo iluminado com clarões de magnésio, deixando aos leitores a tarefa de ordenar e fixar na retina a paisagem.” 261 História da Inglaterra Pág. Amarelecidas marcas do tempo 1946

Upload: others

Post on 17-Jan-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

CENTRO DE CULTURA E DESPORTODA SEGURANÇA SOCIAL DE LISBOA

BIBLIOTECA ITINERANTE: LISTA DE LIVROS (JUNHO 2019)

N.º Capa Autor NomeAutor

Apelido Título Sinopse / Excertos N.º pág. Género Observações

Estado de conservação

Ano Edição

1351 Augusto de Castro Fantoches e Manequins “As flores que não teem aroma não teem alma. Crisântemo é, por isso, uma flor sem ternura. (…É uma flor muda – exótica, reservada, fria. Não ama nem sofre. Não canta nem beija.”

264 Contos Capa dura Pág. Amarelecidas 1917

1352 Ana Casaca Viagem ao Fim do Coração

“Viagem ao Fim do Coração é mais do que uma comovente história de amor. É a recriação de um admirável mundo de pais e mães, filhos e irmãos, ódios e amores. Revela os pesadelos de um cancro injusto, mas não abdica do que é humano e essencial, o sonho.”

328 Romance Bom 2014

1353 Joaquim Paço D’ Arcos Ana Paula Perfil Duma Lisboeta

“Ana Paula era filha dos condes da Balsa, da mais velha linhagem do Douro. (…) Ana Paula sugou, logo ao nascer, no seio materno, o tóxico da servidão. Espigou a pequenita longe do pai…”

302 Romance Capa diferente

Amarelecido pelo tempo 1954

1354 Roger Martin Du Gard O Drama de João Barois

“A mestria com que trata um tema de especial dificuldade, qual a problemática religiosa do homem moderno, faz desta obra uma das mais características e sugestivas da literatura francesa…”.

380 Romance Bom 1975

1355 Augusto Assía Os Ingleses na Sua Ilha

“Retratar este labirinto não é tarefa que corresponda à pena de um jornalista. Contentar-me-ia com tê-lo iluminado com clarões de magnésio, deixando aos leitores a tarefa de ordenar e fixar na retina a paisagem.”

261 História da Inglaterra

Pág. Amarelecidas marcas do tempo 1946

1356 Boris Pasternak Melodia Interrompida

“Delicada sucessão de impressões, evocações e notas biográficas em que palpita a vida de Sérgio, um jovem sonhador que, após o seu curso universitário, trabalha como perceptor no seio de uma família burguesa.”

147 RomanceCapa com algumas

marcas de utilização

1972

Page 2:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1357 Vladimiro Korolenko O Músico Cego

“A parteira não ouvia no grito do bebé nada de especial e, vendo que a jovem mãe falava como que em sonho, pelos vistos a delirar, afastou-se dela e pôs-se a tratar da criança. A jovem mãe calou-se, e apenas de vez em quando um penoso sofrimento, incapaz de prorromper em forma de movimento ou palavra, espremia dos seus olhos as lágrimas em bágoas. (…) Fosse como fosse, a criança nasceu cega.”

215 Romance Bom 1971

1358 Menfred Gregor A Ponte

“Manfred Gregor (…) em 1958 estreia-se com o romance A Ponte.O sucesso foi imediato. Os editores estrangeiros disputam os direitos de tradução, e no ano seguinte a obra serve de argumento ao célebre filme com o mesmo nome, realizado por Bernhard Wicki.”

256 Romance Bom 1963

1359 Fernando Morgado de Andrade O Silêncio e a Voz

“” O sol da manhã de Junho começava agora lentamente a aquecer a cidade. Nem sempre os seus raios chegavam directamente às ruas estreitas, mas não importava. O céu era azul carregado, havia aquela calmaria e promessa de que a vida podia continuar.”

206 Contos Pág. Amarelecidas 1945

1360 Bruno da; João Lopes Ponte; AlvesVoltaire: Dicionário

Filosófico 1º V.

“Obra onde largamente se patenteia o esprit de finesse voltairiano: viva, brilhante e versátil.” 278 Filosofia Pág. Amarelecidas 1966

1361 Flórido de; Marcelo de

Vasconcelos; Morais

Pintura da Nossa Terra e da Nossa Gente

“Desde sempre, foi costume fazer nas paredes das igrejas pinturas em que se reproduziam cenas da vida de Jesus Cristo, da Virgem Maria, dos Santos e outros temas relacionados com a Religião.”

66História da

Arte em Portugal

Ilustrado Pág. Amarelecidas -

1362 Alberto Feio Bom Jesus do Monte

“Monografia histórica, artística e religiosa do santuário.“No abraço de montanhas, que cinge a cidade de Braga, pela banda de leste se levanta uma – multi-secularmente chamada Monte Espinho – em cuja encosta ocidental se ergue o Bom Jesus, Santuário de milagres e milagre da natureza, estância das mais belas de Portugal.”

163 História Religiosa

Ilustrado com

imagens e fotografias

alusivas

Capa e páginas amarelecidas 1930

1363 Alfredo Ferreira do NascimentoSanto António de Lisboa:

coleção História de Portugal

“A coleção História de Portugal representa uma iniciativa editorial de notável alcance patriótico: dar a conhecer, as épocas de maior esplendor material e espiritual do nosso País.”

120 História Capa com manchas do tempo 1963

1364 A. M.Cunha Lopes A História do Papel

“Já pensaste que todo o progresso da Humanidade assenta no papel? Que no papel e na escrita o Homem foi encontrar meio de comunicar com o seu semelhante…”

114 HistóriaCapa com manchas

do tempo, pág. amarelecidas

1969

1365 Bernd Naumann Auschwitz

“O Autor relata, dia-a-dia, o julgamento dos responsáveis por um dos maiores exemplos de ignomínia de que deram provas a crueldade e a loucura políticas. (…) Reconstituiu-se esse sinistro campo de concentração onde pereceram tantas vítimas do nazismo.”

295 História política Bom 1965

Page 3:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1366 António Manuel Hespanha Penélope: Fazer e desfazer a história

“Queremos que esta revista possa ser um lugar de debate de ideias sobre o modo de fazer e desfazer a história. Um debate sem quaisquer outros pressupostos que não sejam a inteligência e a civilização.”

219 História (revista) Bom 1988

1367 Johann Wolfgamg Von Goethe Goethe Warther

“Obra da juventude do grande mestre, o Werther, publicado pela primeira vez em 1774, talvez precisamente pelo seu tom arrebatado e melancólico (…) sempre foi dos livros mais lidos e populares do «Leão de Weimar». Com o seu protagonista se define um dos primeiros heróis românticos da literatura.”

188 Autobiografia Capa com manchas e pág. amarelecidas -

1368 António Sérgio Ensaios Tomo II

“os Ensaios deste volume dirigem-se à juventude para a libertar de graves prejuízos, vãs superstições, românticos preconceitos. Ao jovem leitor, António Sérgio recomenda: …”

346 Ensaios Pág. Amarelecidas 1957

1369José Eduardo Franco

Carlos; António; Paulo Drumond

Fiolhais (Direção);

Moniz; Braga (Coordenação)

Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa:

Primeiros textos de ética social e política

A maior operação científica interdisciplinar da cultura portuguesa a história, a medicina, a gastronomia, o teatro, a geografia, o direito, a arquitetura, a física,…30 Volumes organizados por temáticas, 80 obras pioneiras, entre tratados, ensaios, textos poéticos, romances, peças de teatro, livros pedagógicos, trabalhos de divulgação científica.

420 Ética Social e Política Bom 2018

1370 José Eduardo Franco Carlos; Décio Ruivo

Fiolhais; Martins

Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa: Primeiro Tratado de

Engenharia

A maior operação científica interdisciplinar da cultura portuguesa a história, a medicina, a gastronomia, o teatro, a geografia, o direito, a arquitetura, a física,…30 Volumes organizados por temáticas, 80 obras pioneiras, entre tratados, ensaios, textos poéticos, romances, peças de teatro, livros pedagógicos, trabalhos de divulgação científica.

421 Engenharia Bom 2018

1371 Fernando de castro Pires de Lima

A Mulher Vestida de Homem “Contribuição para o estudo do romance «A Donzela que vai à

Guerra» ”. 381 RomanceCapa amarelecida e

com marcas de utilização

1958

1372 Maria Isabel Barreno O Enviado

“(…) Recordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém. Para fugir do medo comecei a contar histórias: a mim próprio, aos outros. Contava, por exemplo, a história do menino infeliz, órfão e abandonado que um dia encontra uma benfeitora que o ama perdidamente, que é perdidamente generosa. - E depois?”

113 Contos Bom 1991

1373 Manuel Vázquez Montalbán O Pianista“Romance desencantado e feroz, em que toda uma época ressoa e também se transcende. E neste livro permanece, a uma luz que de cada vez se renova.”

231 Romance Bom 1991

Page 4:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1374 Henri Perruchot A Vida de Renoir

“Por ele não ter sido, de nenhum modo, o homem das complicações e dos dramas, porque possuía uma alma de sol, nada pôde abalar a sua confiança na vida nem alterar o seu canto à beleza do mundo.”

372 Biografia Amarelecido pelo tempo 1966

1375 Maria José de Lancastre Fernando Pessoa: Uma Fotobiografia

“Este livro “através das imagens passa (…) a vida de uma época: o espaço humano, existencial, cultural e geográfico do qual Pessoa é, para este livro, o centro.”

319 Fotobiografia Ilustrado Bom 1981

1376 Miguel Sousa Tavares Sul: Viagens

“(...) Nem sempre viajei para sul, mas nada vi de tão extraordinário como o sul. O Sul é uma porta de avião que se abre e um cheiro inebriante a verde que nos suga, o calor, a humidade colada à pele, os risos das pessoas, o ruído, (…)”.

234 Memórias e testemunhos Ilustrado Bom 2005

1377 Ângela Almeida Retrato de Natália Correia“ O encanto da escrita de Natália Correia nasce (…) não só pela subversão do acto poético como também pela subversão dos próprios valores morais.”

111 Biografia Ilustrado Bom 1994

1378 José Cardoso Pires Cartilha do Marialva

“´Marialva` é o anti libertino português, privilegiado em nome da razão de Casa e Sangue, cuja configuração social e intelectual se define, nas suas tonalidades mais vincadas, no decorrer do século XVIII."

175 Política / ensaio Ilustrado Bom 1989

1379 Manuel Tiago Até Amanhã Camaradas“Pseudónimo literário de Álvaro Cunhal, que com ele assinou obras de ficção, designadamente Até Amanhã, Camaradas (…)”.

507 Romance Ilustrado Bom 2004

1380 José Saramago Viagem a Portugal

Disse o autor:” É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos.”

269 Memórias e testemunhos Ilustrado Bom 1995

1381 António Álvaro Dória Damião de Góis“Viajado, de cultura vastíssima, com uma curiosidade mental insaciável, possuía também uma versatilidade notável a par dos seus dotes naturais (…).”

110 Biografia Capa Dura Pág. Amarelecidas 1944

1382 Fernão Lopes Crónica de D. Pedro I

“Esta crónica abrange os dez anos de reinado de D. Pedro (1357 a 1367). É constituída por um prólogo e quarenta e quatro capítulos. Tal como fez para as restantes crónicas, Fernão Lopes apoiou-se em fontes narrativas e diplomáticas como é o caso dos documentos dos livros da chancelaria de D. Pedro.”

110 História de Portugal Capa Dura Pág. Amarelecidas 1943

Page 5:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1383 Fernão Lopes Crónica de D. Fernando II

“A Crónica de D. Fernando é um registo histórico de tipo crónica escrita por Fernão Lopes abarcando o período de tempo correspondente ao reinado de D. Fernando, de cognome o Formoso ou o Inconstante, reinado que decorreu entre 1367-1383.”

141 História de Portugal Capa Dura Pág. Amarelecidas -

1384 E. O. James Os Deuses Antigos

“Neste volume, (…) o professor James estuda o desenvolvimento da religião no Médio Oriente, Mesopotâmia, Egipto, Egeu, Grécia e Ásia Menor, desde os tempos pré-históricos até ao começo da era cristã”.

401 História das religiões

Capa Dura e Ilustrado Pág amarelecidas 1966

1385 Hans H.; Hannes Hofstatter; Pixa

História Universal Comparada: De 1200 a

350 a. C.

“(…) abarca os factos desde o início do Mundo até aos nossos dias”. 192

História Universal

ComparadaCapa Dura e

Ilustrado Bom 1987

1386 Agustin Cuzzani O Avançado – Centro Morreu ao Amanhecer

“ O nosso riso madrugará antes dos pássaros, disse um poeta. Eu amo o riso, mas sei que as auroras há que conquistá-las com dor e com luta.”

125 Teatro - Amarelecido 1965

1387 Wilmos Tower O que as Biografias de Napoleão não Dizem

“(…) Neste meu novo livro, procuro colocar a vida de napoleão numa nova moldura, encaro-a sob outro ângulo, e observo-a de uma perspetiva superior,(…)”

258 História - Amarelecido 1956

1388 Adolphe LodsIsrael: Das Origens até

Meados do Século VIII a. C.

“Trabalho de Adolphe Lods sobre o povo de Israel, desde as suas origens até ao século VIII, a. C., o que confere ao povo hebreu, pela sua antiguidade, ima importância semelhante à dos Gregos ou Romanos, na História da humanidade.”

662 História Amarelecido 1970

1389 António G. Mattoso Mesteirais: Que Ajudaram a Fazer Portugal

“Quando nasceu, Portugal era um canteirinho de terra humilde que quase podia medir-se aos palmos.” 153 História

Ilustrado e com citação de Salazar

Amarelecido 1956

1390 José; Luís; Amélia Mattoso; Krus; Andrade

O Castelo e a Feira: A terra de Santa Maria nos

Séculos XI a XIII

“(…) a história de Santa maria da Feira esteve sempre ligada, desde que emergiu no campo da cultura contemporânea, ao quadro da história nacional.”

249 Biografia Bom 1989

1391

Pedro Teotónio

Pereira

Correspondência de Pedro Teotónio Pereira

para Oliveira Salazar V. II (1940 – 1941)

“O traço dominante, nesta correspondência (…) é o constante esforço feito pela diplomacia portuguesa para contrabalançar a influência alemã (e italiana) junto de Franco, através duma intervenção britânica mais actuante junto do regime fascista (…).”

583 História Política Capa com desgaste 1989

Page 6:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1392 António; José Pena; Cabral Roteiros da Natureza Região Norte

“Esta obra vem dar a conhecer as características fundamentais de outras tantas regiões naturais do nosso país (…) Numerosos mapas, fotografias e ilustrações a cores contribuem para uma melhor compreensão dos assuntos tratados.”

148 Natureza Capa grossa Bom 1991

1393 António; José Pena; CabralRoteiros da Natureza

Região de Lisboa e Vale do Tejo

“Esta obra vem dar a conhecer as características fundamentais de outras tantas regiões naturais do nosso país (…) Numerosos mapas, fotografias e ilustrações a cores contribuem para uma melhor compreensão dos assuntos tratados.”

142 Natureza Capa grossa Bom 1991

1394 (2) Luís Chaves A Arte Popular: Aspetos

do Problema

“(…) o que dá mais interêsse às manifestações artísticas do povo, é precisamente a emoção espontânea, longe do cálculo valorizador de elementos emocionais.”

129 Arte Capa grossa

Mancha de humidade na parte

inferior da cala e miolo

1959

1395 Urbano RodriguesTheatro A posse - A

Última Aventura – Maria da Graça

Peça em três atos: “E’ a mocidade, a divertir-se impiedosamente à custa de velhice… E como vae V. Ex.ª dos seus padecimentos? Tem tido os ataques?

231 Teatro Capa grossa Estimado, pág amarelecidas 1918

1396 Frederico Alves

Romance da Conquista da Guiné – Adaptação, para rapazes, da «Crónica do

descobrimento e conquista da Guiné» (…)

“De acôrdo com a natureza do homem, é a liberdade a maior ambição dos enclausurados. E êste desejo, como sabeis, cresce na proporção do entendimento e da nobreza do cativo.”

124 Crónicas Desgaste do tempo 1944

1397 Jacques Heers O Trabalho na Idade Média

“Com segurança e seriedade, o autor conduz-nos através dos vários campos em que a actividade do homem se exercia, desde a terra ao artesanato e à indústria, elucidando-nos sobre os quadros sociais em que se desenvolvia e sobre as formas de organização que já então ia assumindo.”

142 História da Idade Média

Amarelecido pelo tempo 1965

1398 Basil DavidsonOs Africanos: Uma

Introdução à Sua História Cultural

“Servindo-se dos dados acumulados pela Arqueologia, pela Antropologia e pela História, o autor construiu uma síntese histórica e cultural que torna perceptível para o leitor a riqueza e a diversidade das culturas africanas.”

370 História Cultural

Algumas ilustrações Bom 1981

1399 F. Carvalho Costa Riquezas da Terra Portuguesa

As páginas deste livro “procuram mostrar sucintamente os principais valores proporcionados directamente pelas condições naturais do País.”

151 Geografia Ilustrado Miolo amarelecido pelo tempo 1955

1400 Luís Chaves O Natal em Portugal

“Em formato de livro de bolso, a Colecção Educativa surgiu na década de 50, em pleno Estado Novo, integrada no Plano de Educação Popular. Organizada em diferentes séries temáticas, cada livro ostenta uma citação de Salazar.”

108 Religião Ilustrado Miolo amarelecido pelo tempo 1955

Page 7:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

N.º Capa Autor NomeAutor

Apelido Título Sinopse / Excertos N.º pág. Género Observações

Estado de conservação

Ano Edição

1401 Vários Vários Catedral de Évora: Esculturas Se´c. XV e XVI

“Estas breves notas e as fotografias que as acompanham, procuram dar ao leitor uma ideia aproximada das caraterísticas e do valor monumental das esculturas da catedral de Évora.”

16/32 Arte - Arquitetura

Ilustrado, capa

diferenteCapa dura 1946

1402 Manuel Nascimento Mineiros

“(…) debruça-se sobre a condição miserável dos mineiros, em companhia dos quais desceu às profundezas da terra. Desta obra, dirá Maria de Lourdes Belchior: «(…) a mina é o herói; aos homens que lá trabalham repugna serem explorados pelos outros homens e não querem ser roda dentada (…).”

211 Romance Capa com vinco e miolo amarelecido 1944

1403 Leonel Franca A Crise do Mundo Moderno

“ (…) Na percepção de Franca, o homem compreende em si dois mundos: o da matéria, pelo seu corpo, e o do espírito, pela sua alma racional. Se 2 pelo seu corpo ele se encontra imerso na matéria, pelo seu espírito, ele emerge das determinações materiais, sobrepondo-se a elas com o fito de dominá-las e subjugá-las ao fim que lhe apraz.”

398 Filosofia Capa Dura Bom 1945

1404 (3) Ferreira de Castro Emigrantes

“(…) Mostra com dureza e realismo as condições de vida dos emigrantes portugueses no Brasil no início do século XX não esquecendo o profundo humanismo com que o escritor apresenta as ideias essenciais questionando ao longo de toda a obra o sentido de justiça da humanidade. “

325 Romance Capa Dura Amarelecido pelo tempo -

1405 Augusto de Castro Campo de Ruínas

“Campo de ruínas, campo da morte – horizonte das grandes batalhas, donde a vida se sumiu, sôbre êle passa. Por vezes, afugentada pela tempestade da artilharia, uma revoada de aves que corta o espaço e foge (…) .“

205 Guerra Capa dura Amarelecido pelo tempo -

1406 Américo Faria Dez Erros Judiciários: V. 10

“Deste volume constam os seguintes temas: Enforcamento duma inocente; Um homicídio em Santarém; O caso La Rociére; Quarenta e Cinco Anos de Prisão; Processo Dreyfus; O famoso caso Stielow; O Sentimento de um condenado; Crime praticado pelo sol; Falso Matricida; Reabilitação dum condenado.

213 DireitoCom

dedicatória do autor

Amarelecido pelo tempo 1954

1407 Costa Brochado Para a História de um Regime

“Este trabalho pretende “dar ao chamado grande público uma visão rápida do que foi o regime que neste momento se desejava restaurar, como se o País pudesse voltar a um passado que nem os seus próprios responsáveis se atrevem a defender.”

184 Política Envelhecido 1949

1408 Bem Dan O Espião que veio de Israel

“(…) concentra uma série de dados sobre o recrutamento, os métodos e vitórias de Mossad, na biografia de um dos principais agentes secretos israelianos, Elie Cohen. (...) Eis uma vida que se entrelaça intimamente com as tensões israeliano-árabes, ao longo de um romance verídico de aventura e sagacidade (…)”

235 Espionagem Amarelecido pelo tempo 1967

Page 8:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1409 D. Manuel Gonçalves Cerejeira A Igreja e o Pensamento Contemporâneo

“Nesta Obra (…) o autor aborda o tema (…) da recristianização do alto pensamento contemporâneo, sobre a convenção de jovens universitários, escritores, cientistas ou outras figuras de destaque na sociedade portuguesa.”

546 ReligiãoAmarelecido pelo tempo, picos de

humidade na capa e contracapa

1953

1410 Dr.; C. Willy; Jamont Enciclopédia da Vida Sexual 4

“O que é a sexualidade? Como se processou a sua evolução? De que modo pode o indivíduo aceder à maturidade da sua sexualidade? (…) Numa linguagem clara, um grupo de especialistas tentou esquematizar as linhas mestras …”

298 Sexualidade Bom 1954

1411 Abel SalazarSobre Política

Ultramarina: A mensagem dos Chefes de Estado

“As concepções político-ideológicas de Salazar configuraram o regime político do Estado Português entre 1926 e 1968. A sua personalidade e vida pública estiveram intrinsecamente associadas ao Estado Novo, sistema conservador e autoritário…”

381 Política Cadernos por abrir

Amarelecido pelo tempo -

1412 J. P. Oliveira Martins Portugal em África

“Pareceu-me opportuno reunir em volume alguns escriptos meus dispersos pela imprensa periodica, e em geral anonymos. (…) A teratologia sempre se considerou illustrativa das sciencias da vida (…).”

239 Política Cadernos por abrir

Amarelecido pelo tempo 1891

1413 Gonçalo Santa-Ritta Portugal: A Expressão da Paisagem

“Cada capítulo é completado por uma resenha antológica dos prosadores portugueses que melhor têm sabido descrever as nossas paisagens (…) com descrições exactas, concisas e suficientemente extensas para uma apreensão global da paisagem (…).”

184 Geografia Ilustrado Com manchas na contracapa 1982

1414 Jean D’Esme Descobridores do Mundo

“Este livro é uma tentativa de encenação (…) dum dos mais emocionantes capítulos da História de Portugal: aquele em que nos é contada a maravilhosa epopeia desses descobridores do mundo (…).”

309 História de Portugal Amarelecido 1963

1415 Oliveira Martins A Vida de Nun’Alvares

“ «A guerra não era para ele uma paixão, nem o combate uma embriaguez, nem a glória um fim. A guerra era apenas um meio de chegar ao destino da redenção do Reino» – nas palavras do próprio Oliveira Martins.”

244 Biografia histórica Capa dura Amarelecido 1958

1416 Mário Domingues A Vida Grandiosa do Condestável

“O que mais me agradou neste livro foi que tivessem sido, a vida de Nun'Alvares e a realidade da época, retratadas como se assistidas por um repórter coevo, não sendo esquecido nenhum personagem por menor que fosse.”

276 Evocação Histórica

Capa diferente/ capa dura

sem imagem

Amarelecido 1957

1417Bernardo G. de/

Jorge de Albuquerque

Brito/CoelhoHistória trágico-marítima

2 / Naufrágio: Tomo II

“ A primeira, a obrigação que temos todos os que chegámos vivos deste trabalho a porto de salvamento, de notificarmos ao mundo a mercê, que a Virgem Madre de Deus nos fez em nos livrar dos estranhos e não cuidados trabalhos que passámos: e a segunda, mostrar o remédio (…).”

815 História Amarelecido 1972

Page 9:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1418 Tradução: Jorge Feio Correspondência de Guerra: Churchill/Estaline

“ Este livro é a tradução integral da primeira parte de um volume publicado na União Soviética pelo Ministério dos negócios Estrangeiros da U.R.S.S. e não destinado ao público.”

342 Política Amarelecido 1969

1419 José Pedro Machado As Línguas do Mundo

“(…) convém não esquecer que nem todos os idiomas actuais estão suficientemente estudados e classificados para lhes podermos determinar (…) qual o lugar que ocupam no quadro das línguas do Mundo.”

121 Linguística Amarelecido -

1420 A. P. Snow As Duas Culturas

“A perspectiva de que a sociedade, o sistema educacional e a vida intelectual são alvo de uma dicotomia entre duas culturas - a primeira subordinada às Artes e às Ciências Humanas e a segunda relativa às Ciências Exatas - tem já uma longa história. Mas (…)”

231 Ensaios Vinco na contracapa 1965

1421 Marcelo de; Flórido de

Morais; Vasconcelos

As Nossas Estátuas e Imagens

“No tempo dos nossos primeiros Reis, quando o Sul de Portugal se encontrava ainda ocupado pelos Mouros, não havia imagens dentro das igrejas. Por isso, os escultores dessa época viram-se obrigados a fazer as suas obras na própria arquitectura das igrejas (…).”

137 Arte Ilustrado Amarelecido -

1422 Danielle Steel Hotel Hollywood

“A história apaixonante de uma mulher dividida entre dois modos de vida. Tanya dedicou-se por completo à sua família e pôs sempre a carreira em segundo plano, mas agora surgiu-lhe uma oportunidade imperdível (…).”

391 Romance Capa Grossa Bom 2007

1423 Lisa Unger Belas Mentiras

“Quando Ridley Jones impede que um garotinho seja atropelado em uma rua movimentada de Nova York, ela não imagina que a partir desse momento sua vida nunca mais será a mesma. Registrada por um fotógrafo, a cena ganha as manchetes de todos os jornais, e Ridley se torna celebridade. Mas com a fama vem o horror (…).”

294 Thriller psicológico Capa Grossa Bom 2007

1424 Vasco Graça Moura Por Detrás da Magnólia

“Fresco histórico, de influência camiliana, em que a história da Casa dos Lemos - com os seus segredos, os seus amores proibidos, e os seus dramas - conta a história do nosso país e das mentalidades.”

243 Romance

Grande Prémio de Romance e Novela

da Associaçã

o Portugues

a de Escritores

2004

Bom 2007

1425 Will Ferguson Felicidade

“Uma sátira à indústria de livros de autoajuda. Hilariante e divertida, esta obra de rir até à gargalha levanta questões perturbantes sobre a maneira como decidimos viver. Qual é a ligação entre cartéis de droga, álcool e tabaco e Edwin de Valu (…).”

335 Romance Bom 2004

Page 10:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1426 Armando Castro Portugal na Europa do seu Século

“O trabalho incide sobre a Idade Média, a Baixa Idade Média (…) serve para revelar a simultaneidade dialéctica, a contradição viva e movente que percorre a história das civilizações e se exprime na unidade do processo histórico mundial (…)”.

413 História de Portugal

Cadernos por abrir

Capa com algum desgaste 1970

1427 Costa Brochado Descobridores do Atlântico

" O Oceano atlântico, que tão decisivo papel havia de ter no mundo moderno, permaneceu desconhecido do homem desde a mais remota antiguidade até ao século XV da nossa era".

145 História de Portugal

Cadernos por abrir

Capa com algum desgaste 1958

1428 Amaro D. Guerreiro Panorama Económico"(…) relato corrente dos factos e acontecimentos pertinentes, cerzido apenas com a indispensável dose de interpretação dos mesmos (…)".

117 História de Portugal

Cadernos por abrir

Capa com algum desgaste 1961

1429 Quirino da Fonseca Os Navios do Infante D. Henrique

Este livro tem o “propósito de divulgar (…) alguns trabalhos, de historiógrafos portugueses, fundamentais para o conhecimento de aspectos decisivos, não só da vida e obra do Infante D. Henrique, mas também da História dos Descobrimentos.”

102 História de Portugal

Ilustrado com

gravuras / Cadernos por abrir

Capa com algum desgaste 1958

1430 Abel Fontoura da CostaA Ciência Náutica dos

Portugueses na época dos Descobrimentos

Este “estudo levará (…) aos leitores entendimento necessário do importante e delicado problema da Astronomia Marítima, que esteve na base do descobrimento do Atlântico e constitui glória imperecível dos homens da Escola de Sagres.”

72 História de Portugal Ilustrado Capa com algum

desgaste 1958

1431 Visconde de SantarémPrioridade dos

Descobrimentos Portugueses

“(…) alicerce da historiografia nacional no que respeita à demonstração da prioridade dos Descobrimentos Portugueses na costa de África ocidental.”

189 História de Portugal

Capa com algum desgaste 1958

1432 Damião PeresHistória dos

Descobrimentos Portugueses

“(…) a expansão portuguesa houve de fazer-se por via marítima, não podendo por isso conceber-se a sua realização sem o indispensável ponto de partida que foram os Descobrimentos (…)”.

194 História de Portugal

Capa com algum desgaste 1959

1433Mariano Robles

Romero; José António

Robledo; Novais

Humberto Delgado Assassinato de um Herói

“(…) Descrição vivida da tentativa de cinco antifascistas de estar presentes no funeral de Delgado – estava-se em Setembro de 1965. Os autores reúnem documentação, cartas, relatórios, fotografias…. É um livro muito interessante e que nos proporciona uma informação completa sobre o assassínio do «único general português que morreu a defender o seu povo (…).”

267 PolíticaIlustrado

com fotografias

Bom -

1434 - -Trabalho, Sindicatos e

Greves no Regime Fascista

"Reuniram-se neste volume documentos referentes a questões relacionadas com o trabalho e os trabalhadores: salários, sindicatos, greves. Procede a documentação do Arquivo Salazar."

334 História de Portugal Bom 1984

Page 11:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1435 Erico Veríssimo Musica ao longe

“A obra retrata a decadência econômica e moral da rica e tradicional família Albuquerque, de Jacarenga, interior do Rio Grande do Sul, sob o ponto de vista da ingênua Clarissa (…), que dá seus primeiros passos em direção à vida adulta e à maturidade.”

211 RomanceCapa

ligeiramente diferente

Pág amarelecidas -

1436 Fustel de Coulanges A Cidade Antiga V. I

“A Cidade Antiga' é uma obra-prima e um dos clássicos da historiografia moderna. Aborda, com rigor científico e com base em farta documentação, o nascimento e a evolução da cidade-estado, suas instituições jurídicas, familiares e políticas. “

353 História Bom 1957

1437 Fustel de Coulanges A Cidade Antiga V. II

“A Cidade Antiga' é uma obra-prima e um dos clássicos da historiografia moderna. Aborda, com rigor científico e com base em farta documentação, o nascimento e a evolução da cidade-estado, suas instituições jurídicas, familiares e políticas. “

342 História Bom 1958

1438 Jean-François Barrielle A Gramática dos Estilos: O Estilo Luís XV

“É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo, por isso, alvo dos mais diversos revivalismos ao longo do tempo.”

63 Arte Bom 1986

1439 Yvan ChrystA Gramática dos Estilos: A

Arte do Século XIX 1º V.

“O classicismo que triunfava, renovando-se sem cessar, desde o Renascimento, vive no séc. XIX o seu último século. A primeira metade, herdeira das tendências neoclássicas do final do Antigo Regime que haviam conhecido o apogeu durante o Império napoleónico (…).”

63 Arte Bom 1986

1440 Yvan ChrystA Gramática dos Estilos: A

Arte do Século XIX 2º V.

“A segunda metade do séc. XIX é a imagem exacta da primeira: o ecletismo domina.” 63 Arte Bom 1986

1441 Héléne LassalleA Gramática dos Estilos: A

Arte do Século XX 1º V.

“ A rotura entre as concepções estéticas do século XIX e as do século XX é provocada pela guerra de 1914-1918- A palavra de ordem e, agora, modernismo, um estilo que será a expressão de um mundo transformado pela velocidade e os ritmos da indústria.”

63 Arte Bom 1987

1442 Héléne LassalleA Gramática dos Estilos: A

Arte do Século XX 2º V.

“A segunda metade do século XX constitui uma verdadeira mutação da civilização. As transformações foram, em todos os domínios, mais radicais e completas em três décadas do que nos quatro séculos precedentes. Os conceitos mudaram e as novas tecnologias abriram novos campos às artes (…).”

63 Arte Bom 1987

1443 Humberto Delgado Compasso do Tempo: Memórias

“Indiscutivelmente, um livro para a história. Abrange o período da vida atribulada da primeira república Portuguesa, e vai até Março de 1962, com especial relevo para o período negro da História de Portugal, o império da P.I.D.E.”.

365 Política Capa com mancha e pag amarelecidas

1974

Page 12:  · Web viewRecordei muitas vezes o que me disseste, e tive medo de piorar ainda a minha sorte. Passei um mau período, até que compreendi que o medo não ajuda a sorte de ninguém

1444 Leon Bloch Lutas Sociais na Roma Antiga

"Poucas obras poderão dar ao leitor e ao estudioso uma visão tão profunda e uma tão clara compreensão das causas que motivaram o predomínio da cidade de Lácio sobre os restantes povos itálicos (…)".

217 História Antiga

Capa diferente

Capa de proteção com marcar de

utilização1956

1445 Eugéne Vaillé História Breve do Selo Postal

"O selo, pela simplificação que trouxe à execução do serviço postal, é um dos elementos de taxa a baixo preço que está na origem do prodigioso desenvolvimento dos correios nos tempos modernos".

166 Filatelia Capa grossa Pag amarelecidas 1962

1446Alberto Arons Braga de; António Manuel

Monteiro

Carvalho; Cardoso

Da Liberdade de Imprensa

“O presente trabalho teve origem num estudo sumário elaborado para a cadeira de Direito Administrativo da Faculdade de Direito de Lisboa. (…) Está patente ao longo deste livro um juízo crítico que se fundamenta basicamente na defesa do direito dos povos a serem informados e a discutirem livremente”.

628 Direito Pag amarelecidas 1971

1447 Mário DominguesGrandes Momentos da

História de Portugal: Narrativas

“O autor resolveu dirigir-se, não a uma classe ou a uma profissão, mas a todos os que trabalham, em qualquer meio que vivam, em qualquer nível intelectual que se encontrem, pois lhe parece que a todos este volume ajudará (…)”.

494 História de Portugal

Contracapa com dobra no canto inf

esquerdo1958

1448 Maurice FerzogAnapurna: A Primeira Ascensão aos 8.000

Metros

“A conquista em 1950 do primeiro cume himalaico de mais de 8.000 metros teve eco em todo o Mundo. Marcou na história do alpinismo. Livro de um homem, epopeia de uma equipa, que apaixonou todos…”

431 Alpinismo Capa Diferente Bom 1955

1449 Vários VáriosLisboa Antiga Bairros Orientais Volume XI

“A ideia de compilar em uma edição só o noticiário da imprensa mundial sobre o problema específico de Goa foi excelente. Tem o historiador contemporâneo elementos de sobra para julgar o problema, nas 619 páginas da obra e na farta ilustração que as acompanha.”

619 Comentários de Imprensa Ilustrado Capa com riscos de

caneta e manchas 1962

1450 Colaboração de: Mário; Willy; Bruno

Soares; Brandt; Kreisky Liberdade para Portugal

“Liberdade para Portugal, descreve, com larga profusão de pormenores, a evolução política de Portugal desde 1974, e os esforços socialistas portugueses tendentes a impor uma forma de governo democraticamente livre. Além da história, programa e objetivos políticos do Partido Socialista Português, são aqui, também, apresentadas as suas figuras mais representativas (…).”

300 Política Ilustrado Bom 1976