· web viewe as conquistas de alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento...

13
Questão 01 - (UPE/2018) O Saltério de Chludov, hoje na Rússia, é um dos mais importantes documentos provenientes do Império Bizantino. Essa iluminura, em especial, retrata um importante movimento sociopolítico ocorrido nesse Estado, denominado de Iluminura do Saltério de Chludov. Bizantino, séc. IX. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Clasm_Chludov.jpg. Acesso em: 10/07/2017. a) Cesaropapismo, a aliança entre o Imperador e o Patriarca. b) Iconoclasmo, o movimento pela destruição dos ícones religiosos. c) Bizantinismo, a discussão interminável sobre temas exotéricos. d) Cisma, a excomunhão mútua entre as igrejas Católica Romana e Ortodoxa Oriental. e) Iluminismo, a política em prol da ilustração dos manuscritos.

Upload: others

Post on 07-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

Questão 01 - (UPE/2018)

O Saltério de Chludov, hoje na Rússia, é um dos mais importantes documentos provenientes do Império Bizantino. Essa iluminura, em especial, retrata um importante movimento sociopolítico ocorrido nesse Estado, denominado de

Iluminura do Saltério de Chludov. Bizantino, séc. IX.

Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Clasm_Chludov.jpg. Acesso em: 10/07/2017.

a) Cesaropapismo, a aliança entre o Imperador e o Patriarca.

b) Iconoclasmo, o movimento pela destruição dos ícones religiosos.

c) Bizantinismo, a discussão interminável sobre temas exotéricos.

d) Cisma, a excomunhão mútua entre as igrejas Católica Romana e Ortodoxa Oriental.

e) Iluminismo, a política em prol da ilustração dos manuscritos.

Questão 02 - (UNIUBE MG/2016)

O Império Bizantino, após a queda de Roma, gradativamente se afastou da influência ocidental e da autoridade exercida pelo papa. Em meados do século XI, após uma série de discordâncias, ocorreu o Cisma do Oriente que dividiu o cristianismo em duas partes. No Ocidente, a Igreja Católica Apostólica Romana se manteve, mas no Oriente, outra Igreja Cristã foi formada. Assinale o nome que recebeu a Igreja do Império Bizantino.

Page 2:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

a) Igreja Protestante.

b) Igreja Renascentista.

c) Igreja Cristã Ortodoxa Grega.

d) Igreja Supra Oriental.

e) Igreja Moderna.

Questão 03 - (UFT TO/2014)

Por volta do século XI, um conflito de interesses ideológicos, entre a Igreja Católica do Ocidente e a do Oriente, marcou um rompimento dentro da Igreja que ficou conhecido como o:

a) Cisma Fócio.

b) Cisma de Lyon.

c) Cisma do Oriente.

d) Cisma Ecumênico.

e) Cisma do Ocidente.

Questão 04 - (UECE/2012)

Os árabes tentaram várias vezes conquistar o império bizantino que resistiu, graças ao seu sistema defensivo bastante eficiente. Incursões à cidade de Constantinopla, capital imperial, não tiveram êxito, fato importante, porque, caso a conquistassem, eles

a) teriam acesso à Europa em sua totalidade.

b) legitimariam o ensino do cristianismo.

c) adotariam a política expansionista bizantina.

d) fragmentariam o mundo islâmico.

Questão 05 - (Unifra RS/2012)

O Império Bizantino foi uma unidade políticoadministrativa que atravessou o período medieval sem sofrer grandes alterações. Sobre o domínio de Bizâncio e a sociedade

Page 3:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

construída entre Europa Oriental e Oriente Médio, podemos afirmar as sentenças abaixo, exceto

a) Ao longo de sua duração, desenvolveu um sistema de informação sobre os povos vizinhos que auxiliou na composição de redes diplomáticas complexas.

b) O Império Bizantino surgiu a partir do Império Romano do Oriente e as características latinas desse início permaneceram intactas até o século XV, quando entrou em declínio.

c) Constantinopla, sua capital, era um importante centro para comerciantes, artistas e arquitetos devido a sua riqueza e efervescência cultural.

d) Os bizantinos foram o povo mais culto do período medieval e deveram isso tanto à estrutura laica das escolas quanto ao investimento no ensino superior.

e) A posição religiosa do Basileus – o Imperador bizantino – nunca foi igualada por quaisquer governantes ocidentais, estes sempre sujeitos ao Papa.

Questão 06 - (UEG GO/2011)

Sobrevivendo à queda do Império Romano do Ocidente, o Império Bizantino durou até 1453, quando foi conquistado pelos turcos otomanos. O principal elemento da identidade bizantina era a sua religião oficial, expressa pelo

a) catolicismo romano, sob a liderança do papa.

b) islamismo, sob a liderança do califa de Bagdá.

c) catolicismo ortodoxo, sob a liderança do patriarca.

d) anglicanismo, sob a liderança do arcebispo de Canterbury.

Questão 07 - (UECE/2011)

O Corpus Iuris Civilis (Corpo do Direito Civil) é a reunião e atualização de inúmeras leis imperiais romanas compiladas por ordem do imperador romano do Oriente, Justiniano. Obra extensa publicada em 533 d.C. contém noções fundamentais de direito civil. Sobre o Corpus Iuris Civilis, assinale o correto.

a) Não obstante o imenso volume da obra, representou a manutenção do ordenamento jurídico do direito romano sem repercussões maiores para o Direito Civil do Ocidente.

b) Base da jurisprudência latina, seus princípios jurídicos influenciaram legislações européias, sendo a base de vários códigos civis, inclusive no Brasil.

Page 4:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

c) Coleção monumental cuja repercussão esteve estritamente ligada ao direito canônico e eclesiástico; uma coleção que constituiu a base estrutural da legislação cristã antiga.

d) Este documento reuniu fragmentos de obras de juristas clássicos, entretanto, Justiniano manteve sua posição de teocrata e de representar-se como um porta-voz de Deus.

Questão 08 - (UNICAMP SP/2019)

Os estudiosos muçulmanos adaptaram a herança recebida dos povos arabizados. Entre os domínios conquistados pelos muçulmanos estavam a Mesopotâmia e o antigo Egito, civilizações que desde cedo observaram os fenômenos astronômicos. O estudo dos fenômenos naturais no Crescente Fértil possibilitou a agricultura e perdurou por milênios. Nas costas do Mar Egeu, na região da Jônia, surgiram no século VI a.C. as primeiras explicações dos fenômenos naturais desvinculadas dos desígnios divinos. E as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro. Além disso, houve trocas científicas e culturais com os indianos. O império árabe-islâmico foi, a partir do século VII, o herdeiro desse legado científico multicultural, ao qual os estudiosos muçulmanos deram seus aportes ao longo da Idade Média.

(Adaptado de Beatriz Bissio, O mundo falava árabe. Rio de Jane-

iro: Civilização Brasileira, 2012, p. 200-201.)

Considerando o texto acima sobre o Islã Medieval e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A extensão do território sob domínio islâmico e a liberdade religiosa e cultural implementada nessas áreas aceleraram a construção de novos conhecimentos pautados na cosmologia ocidental.

b) A partir do século VII, o avanço dos exércitos islâmicos garantiu a expansão do império de forma ditatorial sobre antigos núcleos culturais da Índia até as terras gregas do Império Bizantino, chegando à Espanha.

c) Os conhecimentos sobre os fenômenos naturais construídos pelos mesopotâmicos, egípcios, macedônicos, babilônicos, persas, entre outros povos, foram ignorados pelo Islã Medieval, marcado pelo fundamentalismo religioso.

d) A difusão de saberes multiculturais foi uma das marcas do Império árabe-islâmico, sendo ele a via de transmissão do sistema numérico indiano para o Ocidente e de obras da filosofia greco-romana para o Oriente.

Page 5:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

Questão 09 - (UNIFOR CE/2019)

A morte de Maomé gerou um vazio político e religioso, durante forte conflito no mundo islâmico. Como consequência, surgiu uma grande cisão dividindo os islâmicos entre xiitas e sunitas, após 661.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade e cidadania. Vol. 1. 2016.

Quais são as características que diferenciam sunitas e xiitas?

a) Para os xiitas, somente parentes de Maomé poderiam liderar os muçulmanos; para os sunitas, quem seguisse os ensinamentos de Maomé poderia liderá-los.

b) Para os xiitas, os omíadas eram os escolhidos de Maomé para sucessão; mas, para os sunitas, os líderes deveriam ser os abássidas, herdeiros diretos de Maomé.

c) Entre os xiitas, a verdade não estaria em Maomé, mas no Alcorão; diferentemente dos sunitas, que seguiam a Suna, e, por isso, prestavam cega obediência a Maomé.

d) Os xiitas acreditavam que jihad significava guerra sangrenta contra cristãos; para os sunitas, jihad significaria guerra sangrenta contra judeus nascidos em Jerusalém.

e) Os xiitas acreditavam que Maomé pregava a paz entre religiões; os sunitas acreditavam que Maomé pregava guerra entre religiões não muçulmanas.

Questão 10 - (UECE/2019)

O acontecimento marcante a partir do qual os muçulmanos passaram a contar o ano I do seu calendário foi

a) o falecimento de Maomé em Medina no ano 632.

b) a saída de Maomé da cidade de Meca no ano 622.

c) o nascimento do profeta Maomé na tribo Coraixita em 570.

d) a revelação divina recebida por Maomé em 580.

Questão 11 - (UECE/2019)

Page 6:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o Mali:

( ) Há abundante documentação escrita sobre o Império Mali.

( ) Há poucos vestígios arqueológicos da civilização Mali.

( ) Os relatos do viajante Ibn Battuta registram o Império Mali.

( ) Os griots são fontes orais e ajudam a conhecer melhor a história Mali.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V, F, F, V.

b) V, F, V, F.

c) F, V, F, F.

d) F, V, V, V.

Questão 12 - (UNIFACS BA/2019)

A análise do mapa e os conhecimentos sobre a expansão islâmica na Idade Média permitem afirmar:

01. As rotas comerciais terrestres, controladas pelos muçulmanos, se expandiram até a Gália e a Bretanha.

02. Os muçulmanos dominaram as rotas de comércio mediterrâneas, exercendo uma hegemonia no comércio europeu com o Oriente.

Page 7:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

03. A rota de comércio de especiarias vindas da Índia, nessa época, se desenvolveu através do caminho marítimo para as Índias, dominado por Portugal.

04. Os muçulmanos dedicados ao comércio tiveram que se converter à fé cristã, a fim de manter seu lucrativo comércio com os europeus.

05. Meca e Córdoba, respectivamente, foram capitais do Império Islâmico do Oriente e do Ocidente.

Questão 13 - (FAMEMA SP/2018)

Ibn al-Khatib, médico e filósofo muçulmano de Granada, escreveu sobre a Peste Negra no século XIV: “A existência do contágio é estabelecida pela experiência, investigação, evidência dos sentidos e relatos dignos de fé. O fenômeno do contágio torna-se claro para o investigador que verifica como aquele que entra em contato com os enfermos apanha a doença, enquanto o que não está em contato permanece são, e como a transmissão se efetua através do vestuário, vasilhame e atavios.”

(Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. A Península Ibérica entre o Oriente

e o Ocidente, 2002. Adaptado.)

Esse comentário sobre a epidemia revela

a) o predomínio de superstições típicas da mentalidade medieval.

b) a oposição entre estudos teóricos e investigação científica.

c) a importância da religião na explicação das causas do fenômeno.

d) as bases do método científico desenvolvido no mundo islâmico.

e) os vínculos entre ciência e fé na realização de experiências.

Questão 14 - (UFPR/2018)

Para muitos pesquisadores, é correto assinalar que durante a Idade Média foram os árabes, não os cristãos, os herdeiros e sucessores da ciência helênica, uma herança que fez com que toda a extensão dos seus domínios, da Espanha ao Afeganistão, o mundo muçulmano, fosse cenário de uma atividade intelectual intensa, não só em filosofia, mas também em matemática, astronomia e medicina. Nem sempre conhecida ou traduzida no Ocidente, essa produção está preservada em uma grande quantidade de manuscritos.

Page 8:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

(BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe. A civilização árabe-islâmica clássica através da

obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 36.)

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre o mundo muçulmano na Idade Média, assinale a alternativa correta.

a) Foi justamente em função do seu caráter religioso fragmentado que o mundo muçulmano e a sua civilização distinguiram-se mais vigorosamente do Ocidente cristão, fortemente homogêneo. A existência, no seio do Império Muçulmano, de numerosas tendências religiosas teve consequências consideráveis na produção de manuscritos.

b) Apesar da sua hegemonia nas ciências durante o período medieval, a civilização muçulmana era, afinal, um simples conjunto díspar de empréstimos culturais, o qual não conseguia refletir o novo universalismo e a nova ordem social que se instaurou com o surgimento do Islã.

c) Durante esse período, cidades como Córdoba, Bagdá e Alexandria, entre outras, se tornaram centros de intercâmbio de conhecimentos. Tratava-se de um circuito cosmopolita do qual a Europa, periférica e tragada por diversas crises religiosas, não participou.

d) A Idade Média foi um período caraterizado pelo domínio efetivo, militar e político, dos países muçulmanos sobre os países cristãos. Um domínio caracterizado, entre outras coisas, pela presença hegemônica da língua árabe nos espaços comerciais, políticos e acadêmicos da Europa.

e) Existe consenso entre a maioria dos historiadores que estudam o período de que a emergência do horizonte renascentista deve muito ao trabalho dos sábios e acadêmicos muçulmanos, conhecidos pelo mundo cristão, sobretudo, através da Península Ibérica.

Questão 15 - (FUVEST SP/2018)

Um grande manto de florestas e várzeas cortado por clareiras cultivadas, mais ou menos férteis, tal é o aspecto da Cristandade – e algo diferente do Oriente muçulmano, mundo de oásis em meio a desertos. Num local a madeira é rara e as árvores indicam a civilização, noutro a madeira é abundante e sinaliza a barbárie. A religião, que no Oriente nasceu ao abrigo das palmeiras, cresceu no Ocidente em detrimento das árvores, refúgio dos gênios pagãos que monges, santos e missionários abatem impiedosamente.

Page 9:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

J. Le Goff. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005. Adaptado.

Acerca das características da Cristandade e do Islã no período medieval, pode-se afirmar que

a) o cristianismo se desenvolveu a partir do mundo rural, enquanto a religião muçulmana teve como base inicial as cidades e os povoados da península arábica.

b) a concentração humana assemelhava-se nas clareiras e nos oásis, que se constituíam como células econômicas, sociais e culturais, tanto da Cristandade quanto do Islã.

c) a Cristandade é considerada o negativo do Islã, pela ausência de cidades, circuitos mercantis e transações monetárias, que abundavam nas formações sociais islâmicas.

d) o clero cristão, defensor do monoteísmo estrito, combateu as práticas pagãs muçulmanas, arraigadas nas florestas e nas regiões desérticas da Cristandade ocidental.

e) a expansão econômica islâmica caracterizou-se pela ampliação das fronteiras de cultivo, em detrimento das florestas, em um movimento inverso àquele verificado no Ocidente medieval.

GABARITO:

1) Gab: B

2) Gab: C

3) Gab: C

4) Gab: A

5) Gab: B

6) Gab: C

Page 10:  · Web viewE as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro

7) Gab: B

8) Gab: D

9) Gab: A

10) Gab: B

11) Gab: D

12) Gab: 02

13) Gab: D

14) Gab: E

15) Gab: B