d2ouvy59p0dg6k.cloudfront.netd2ouvy59p0dg6k.cloudfront.net/downloads/pr_ff_vesp… · web viewdo...

6
WWF Mediterrâneo (Portugal) Marta Barata Communications Officer T– +351 91 711 46 51 [email protected] www.wwf.pt Media Embargado: 00:00 GMT 23 Julho 2016 WWF promove debate sobre ‘Oceanos e Ambiente’ a bordo do navio italiano Amerigo Vespucci Secretário de Estado das Pescas encerra a sessão às 19h00 Lisboa, 23 de Julho – A WWF promove hoje, entre as 18h00 e as 19h30, no navio italiano Amerigo Vespucci, uma mesa redonda sobre os Oceanos e o Ambiente. Na mesa redonda participam Ângela Morgado e Rita Sá da WWF em Portugal que falarão sobre o projeto Fish Forward e sobre as recomendações da WWF para um consumo responsável de peixe e marisco, Pedro Lima, ator e Embaixador da WWF em representação da Comissão de Honra deste projeto, Marisa Batista e Tito Rosa representando as plataformas de ONGAs portuguesas Pong Pesca e C6, respetivamente, e que abordarão a missão e a agenda destas plataformas. Catarina Grilo, da Iniciativa Gulbenkian Oceanos facilitará este debate e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, fará o encerramento da sessão que está previsto para as 19h00, seguindo-se um pequeno cocktail com produtos do mar sustentáveis. O emblemático navio italiano está atracado no Terminal de Cruzeiros em Santa Apolónia, para participar na competição The Tall Ships Races que decorre de 22 a 25 de Julho, em Lisboa. “Esta iniciativa pretende dar a conhecer, por um lado, as recomendações da WWF para um consumo responsável de produtos do mar porque é urgente repensarmos a nossa forma de consumir peixe e marisco; por outro lado pretende dar a conhecer as agendas das duas coligações onde a WWF está representada sensibilizando a sociedade portuguesa para a importância do ambiente e dos oceanos", diz Ângela Morgado da WWF. Esta publicação foi produzida com o co-financiamento da União Europeia. Os seus conteúdos são das responsabilidade total da WWF e não podem ser representantes das posições da União Europeia.

Upload: others

Post on 08-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: d2ouvy59p0dg6k.cloudfront.netd2ouvy59p0dg6k.cloudfront.net/downloads/pr_ff_vesp… · Web viewdo projeto para jornalistas e convidados na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa,

WWF Mediterrâneo (Portugal)Marta BarataCommunications OfficerT– +351 91 711 46 [email protected]

Media Release Embargado: 00:00 GMT 23 Julho 2016

WWF promove debate sobre ‘Oceanos e Ambiente’ a bordo do navio italiano Amerigo Vespucci

Secretário de Estado das Pescas encerra a sessão às 19h00

Lisboa, 23 de Julho – A WWF promove hoje, entre as 18h00 e as 19h30, no navio italiano Amerigo Vespucci, uma mesa redonda sobre os Oceanos e o Ambiente.

Na mesa redonda participam Ângela Morgado e Rita Sá da WWF em Portugal que falarão sobre o projeto Fish Forward e sobre as recomendações da WWF para um consumo responsável de peixe e marisco, Pedro Lima, ator e Embaixador da WWF em representação da Comissão de Honra deste projeto, Marisa Batista e Tito Rosa representando as plataformas de ONGAs portuguesas Pong Pesca e C6, respetivamente, e que abordarão a missão e a agenda destas plataformas.

Catarina Grilo, da Iniciativa Gulbenkian Oceanos facilitará este debate e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, fará o encerramento da sessão que está previsto para as 19h00, seguindo-se um pequeno cocktail com produtos do mar sustentáveis.

O emblemático navio italiano está atracado no Terminal de Cruzeiros em Santa Apolónia, para participar na competição The Tall Ships Races que decorre de 22 a 25 de Julho, em Lisboa.

“Esta iniciativa pretende dar a conhecer, por um lado, as recomendações da WWF para um consumo responsável de produtos do mar porque é urgente repensarmos a nossa forma de consumir peixe e marisco; por outro lado pretende dar a conhecer as agendas das duas coligações onde a WWF está representada sensibilizando a sociedade portuguesa para a importância do ambiente e dos oceanos", diz Ângela Morgado da WWF.

“O apoio de um barco tão carismático como o Vespucci e a possibilidade de realizarmos este evento a bordo é algo que nos honra e que nos permite disseminar de uma forma mais atraente estas mensagens de proteção dos nossos recursos naturais e do papel ativo que cada um de nós pode ter” acrescenta.

Esta publicação foi produzida com o co-financiamento da União Europeia. Os seus conteúdos são das responsabilidade total da WWF e não podem ser representantes das posições da União Europeia.

Page 2: d2ouvy59p0dg6k.cloudfront.netd2ouvy59p0dg6k.cloudfront.net/downloads/pr_ff_vesp… · Web viewdo projeto para jornalistas e convidados na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa,

WWF Mediterrâneo (Portugal)Marta BarataCommunications OfficerT– +351 91 711 46 [email protected]

Notas para os Editores

O projeto ‘Fish Forward – por um consumo responsável de peixe e marisco e um futuro para os oceanos’ é um projeto que incentiva o consumo responsável de peixe e marisco, em Portugal e em mais 10 países europeus, junto dos consumidores, das empresas e autoridades, de forma a permitir a recuperação das unidades populacionais de peixe, atualmente sob pressão, e promover a sustentabilidade dos nossos oceanos. Decorre até final de 2017.

A apresentação oficial do Fish Forward em Portugal aconteceu no dia 15 de Outubro de 2015 no mesmo dia em que foi apresentada a Comissão de Honra do projeto da qual fazem parte: Ana Paula Laborinho  (Presidente do Camões IP); Catarina Grilo  (Iniciativa Gulbenkian Oceanos), Gonçalo Carvalho  (Coordenador da PONG-Pesca), Henrique Cabral  (Professor Auxiliar da FCUL e Coordenador do MARE); Joana Seixas  (atriz e embaixadora da WWF), Luís Figueiredo, chef de cozinha e formador na EHT de Lisboa, Mário Franco  (modelo e embaixador da WWF), Miguel Miranda  (Presidente do IPMA) e Tiago Pitta e Cunha  (consultor do anterior Presidente da República para os Assuntos do Mar).

A esta Comissão de Honra untaram-se, recentemente, dois outros Chefs de cozinha bem conhecidos no nosso país – Vítor Sobral e Miguel Rocha Vieira - bem como o ator Pedro Lima.

O Chef Miguel Rocha Vieira comprometeu-se a divulgar a mensagem do projeto junto do público mais jovem, no contexto do seu programa de televisão Master Chef Júnior.

O Chef Vítor Sobral é um dos rostos do guia de consumo sustentável de peixe e marisco da WWF Mediterrâneo que será lançado em Outubro próximo e que apresenta, para o conjunto dos 8 países mediterrânicos que integram o projeto Fish Forward, algumas receitas de peixe sustentável da autoria de chefs emblemáticos.

Esta publicação foi produzida com o co-financiamento da União Europeia. Os seus conteúdos são das responsabilidade total da WWF e não podem ser representantes das posições da União Europeia.

Page 3: d2ouvy59p0dg6k.cloudfront.netd2ouvy59p0dg6k.cloudfront.net/downloads/pr_ff_vesp… · Web viewdo projeto para jornalistas e convidados na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa,

WWF Mediterrâneo (Portugal)Marta BarataCommunications OfficerT– +351 91 711 46 [email protected]

Em Dezembro de 2015, realizou-se o primeiro show cooking do projeto para jornalistas e convidados na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, com duas receitas da autoria do Chef Luís Figueiredo, tendo por base as recomendações da WWF sobre consumo sustentável de peixe e marisco.

Instalação BaleiaA WWF, em parceria com o Oceanário de Lisboa, apresentou a instalação “Whale / Baleia” no dia 15 de Junho de 2016; criada pela WWF no contexto da campanha de conservação ‘Fish Forward – por um consumo responsável de peixe e marisco e um futuro para os oceanos’, esta exposição inovadora, dirigida a toda a família, está patente no átrio do Oceanário de Lisboa até 31 de Agosto e tem entrada livre.

Para além da instalação “Whale / Baleia”, o percurso de acesso à exposição permanente do Oceanário recebe a exposição “Oceano”, sobre a grandiosidade dos ecossistemas marinhos, a importância do oceano para o equilíbrio do planeta e sobre o consumo sustentável de peixe e marisco.

Video Fish Forward sobre consumo sustentável de peixe: https://vimeo.com/175392932

Website sobre consumo responsável de peixe em 11 línguasA WWF oferece aos consumidores, jornalistas, retalhistas e ao sector da gastronomia um conjunto de informações online sobre ‘peixe sustentável’. O site apresenta informação sobre interdependências globais, impactos sociais e ambientais e recomendações de compra aos consumidores, às empresas e aos decisores políticos, em 11 línguas.

www.fishforward.eu

Esta publicação foi produzida com o co-financiamento da União Europeia. Os seus conteúdos são das responsabilidade total da WWF e não podem ser representantes das posições da União Europeia.

Page 4: d2ouvy59p0dg6k.cloudfront.netd2ouvy59p0dg6k.cloudfront.net/downloads/pr_ff_vesp… · Web viewdo projeto para jornalistas e convidados na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa,

WWF Mediterrâneo (Portugal)Marta BarataCommunications OfficerT– +351 91 711 46 [email protected]

Campanha Publicitária FEIO / UGLYO projeto Fish Forward engloba a campanha publicitária FEIO / UGLY que em Portugal tem a voz de Nuno Markl. Assista ao vídeo em: https://vimeo.com/148419444

Sobre a PONG-Pesca:É uma plataforma que surgiu durante a Reforma da Política Comum das Pescas (PCP) e que tem como membros algumas Organizações Não Governamentais (ONG) que estavam ativas durante o debate sobre a reforma da PCP. A sua missão é promover a exploração sustentável dos recursos pesqueiros, em todas as suas vertentes, ecológica, social e económica, tendo em vista a preservação dos ecossistemas marinhos e o desenvolvimento das comunidades costeiras ligadas a esta atividade. A PONG-Pesca tem como objectivo adicional consolidar-se como um parceiro de referência na discussão e reflexão sobre a Pesca em Portugal.

Sobre a Coligação ambiental C6A WWF associou-se a outras cinco ONGs de ambiente - o Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS), o Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) - numa nova coligação - Coligação C6, apresentada à sociedade portuguesa em Março de 2015.   A Coligação C6 pretende reforçar o papel das organizações não-governamentais de defesa do ambiente na proteção e valorização da conservação da natureza gerando um efeito positivo de sensibilização e mobilização da sociedade civil, obtendo-se ganhos de competência e de capacidade de influenciar as políticas públicas nesta área.

Sobre a WWF A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação da natureza e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, através conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável, e promovendo a redução da poluição e do desperdício.

www.wwf.pt ; www.panda.org

Contacto:Marta Barata | Communications Officer | WWF Mediterranean Portugal Programme Office

| Skype: mbarata4| Email: [email protected] | Phone: +351 917 114 651 | www.wwf.pt

Esta publicação foi produzida com o co-financiamento da União Europeia. Os seus conteúdos são das responsabilidade total da WWF e não podem ser representantes das posições da União Europeia.