emrjornalismo.files.wordpress.com  · web viewde acordo com o nosso estudo, apostila do curso...

11
DD044 - Técnicas de apresentação em público EDUARDO MACHADO RAMOS CASO Prático: 1. Para dar apoio e ser bem esclarecido, obtivemos a maneira de dar dica para uma boa apresentação em público na forma de seduzir a platéia. Antes de se apresentar, fazer uma atividade laboral com apoio emocional através da técnica de falar em público, utilizando o aparelho sensitivo virtual. No caso de Nixon, aparentemente pelos relatos da atividade, ele estava realmente abalado por esse artifício de constranger e abafar o oponente através do aparelho sensitivo virtual, que transfere sensações de doenças conhecidas como febre, suor, tensão nervosa e o travamento nas palavras que deixou a campanha mais desgastante. No debate entre Kennedy e Nixon mostra uma diferença entre a técnica emprega no desenvolvimento do debate, enquanto Kennedy estava amparado pela tecnologia e treinando para se comportar diante dela, Nixon estava despreparado para enfrentar o jogo de forma saber conduzir de maneira que neutralizasse os assessores de Kennedy. Para fazer um comparativo entre o debate de Kennedy e Nixon com os dias atuais, temos a principal e decisiva maneira ou técnica, como achar melhor na expressão utilizada, o chamado por minha autoria aparelho sensitivo virtual que manipula os resultados obtidos não só na fala, mas também nas urnas, fazendo uma verdadeira técnica armamentista em conseguir a melhor maneira de atacar o adversário e neutralizar seus ataques conseguindo a vitória na campanha eleitoral no “jeitinho” de disputa. De acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque, sendo observado na condição de pessoa relevante, tanto como porta-voz, emissor de uma opinião ou de relator de um caso. A cena que tememos é aquela que devemos protagonizar; um roteiro que nos oferece o estrelato dos aplausos. (ref:Enfrentando o medo cênico.cap1). No decorrer dessa citação podemos perceber a maneira que se comporta um personagem diante de uma cena, com o propósito de chamar a atenção para um lugar destaque e transmitir o conhecimento através de ser um emissor de sua personalidade de tentar envolver o público satisfatoriamente sem ter pavor e pensamento que não consiga saber administrar seu

Upload: others

Post on 04-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

DD044 - Técnicas de apresentação em público

EDUARDO MACHADO RAMOS

CASO Prático:1. Para dar apoio e ser bem esclarecido, obtivemos a maneira de dar dica para uma boa apresentação em público na forma de seduzir a platéia. Antes de se apresentar, fazer uma atividade laboral com apoio emocional através da técnica de falar em público, utilizando o aparelho sensitivo virtual. No caso de Nixon, aparentemente pelos relatos da atividade, ele estava realmente abalado por esse artifício de constranger e abafar o oponente através do aparelho sensitivo virtual, que transfere sensações de doenças conhecidas como febre, suor, tensão nervosa e o travamento nas palavras que deixou a campanha mais desgastante. No debate entre Kennedy e Nixon mostra uma diferença entre a técnica emprega no desenvolvimento do debate, enquanto Kennedy estava amparado pela tecnologia e treinando para se comportar diante dela, Nixon estava despreparado para enfrentar o jogo de forma saber conduzir de maneira que neutralizasse os assessores de Kennedy.

Para fazer um comparativo entre o debate de Kennedy e Nixon com os dias atuais, temos a principal e decisiva maneira ou técnica, como achar melhor na expressão utilizada, o chamado por minha autoria aparelho sensitivo virtual que manipula os resultados obtidos não só na fala, mas também nas urnas, fazendo uma verdadeira técnica armamentista em conseguir a melhor maneira de atacar o adversário e neutralizar seus ataques conseguindo a vitória na campanha eleitoral no “jeitinho” de disputa.

De acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque, sendo observado na condição de pessoa relevante, tanto como porta-voz, emissor de uma opinião ou de relator de um caso. A cena que tememos é aquela que devemos protagonizar; um roteiro que nos oferece o estrelato dos aplausos.(ref:Enfrentando o medo cênico.cap1). No decorrer dessa citação podemos perceber a maneira que se comporta um personagem diante de uma cena, com o propósito de chamar a atenção para um lugar destaque e transmitir o conhecimento através de ser um emissor de sua personalidade de tentar envolver o público satisfatoriamente sem ter pavor e pensamento que não consiga saber administrar seu conhecimento e suas sensações no momento da fala e converter vários sintomas em aplausos, por ter conseguido vencer a si próprio diante da circunstância.

Outro ponto de vista que nossa apostila refere é: "A agitação dos nervos experimentada ao se falar em público, os temores, o suor, as palpitações e demais alterações, interprete-os como "normais". Considere tratar-se de reações normais ante a situação. Não tem nada mais de especial. A agitação dos nervos é a manifestação do desejo e do esforço em fazê-lo bem.”(ref: Enfrentando o medo cênico.cap1)

Page 2: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

Nixon e seus assessores deveriam estudar naquele período a maneira com que a sociedade estava acostumado a lidar com a cultura, transformando tudo o que coletou sobre a sociedade naquela circunstância em dominação diante da câmera, sabendo se resguardar antes do debate, fazendo com que os eleitores escutem, vejam e identifiquem com os gestos e a linguagem empregada por Nixon, entendendo que seus assessores escutavam a maneira de integração da cultura no período descrito do debate em favor de se preparar para o dia da apresentação com mais sabedoria, no que diz respeito a forma de envolvimento com o público sem que notasse o despreparo com a situação, que no momento foi percebido pelo eleitorado e imprensa que tiveram na cultura daquela época outra maneira de se identificar com a figura do candidato, causando um descontentamento e a percepção do que estava acontecendo com Nixon.

De acordo com o jornal o Globo”Cada público possui características e expectativas próprias, e que precisam ser consideradas em uma apresentação. Procure saber qual é o nível intelectual das pessoas, até que ponto conhecem o assunto e a faixa etária predominante dos ouvintes. Assim, poderá se preparar de maneira mais conveniente e com maiores chances de se apresentar bem.”( Globo Online, 15/08/2006)

O conhecimento da fala traz uma certeza na segurança da apresentação, mas outro requisito completa a certeza de uma boa explanação, no caso de Nixon a postura por falta de conhecimento do aparelho sensitivo virtual na segurança do dia anterior, para poder assegurar que ninguém atrapalharia a saúde física e mental correndo o risco de ficar adoecido, nesse caso com linhas de febre. A área de segurança juntamente com a medicina para poder fazer fluir uma boa noite de sono, paralelamente com uma boa aparência física é conseguido através do aparelho sensitivo virtual, precisando de uma excelente engenharia para desenvolver artifício para a tecnologia da informação e comunicação no formato de falar em público, que poderia ser desenvolvido por Nixon.

2. Kennedy demonstrou habilidade e treinamento no debate, mostrando que foram preparadas habilidades para enfrentar o discurso. A postura de Kennedy foi desenvolvida no decorrer da batalha do preparativo que antecederam o grande dia do desafio de falar na imprensa. Foi estudado o adversário de maneira que sabia os pontos fracos da linhagem verbal e não verbal, na expressão oral mostrou fluência nas palavras e tranquilidade sem travamento, com olhar fixo para as câmeras, tom firme e voz de segurança conseguiu atrelar todas as habilidades e conseguir que o público entendesse na expressão oral a mensagem de governança que a cultura da época precisava.

De acordo com o estadão, Nixon venceu no rádio, mas poucas pessoas tinham como ouvintes para ver a expressão de cansaço e

Page 3: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

exaustão, tornando um número reduzido para ter força de vitória. Mas na ocasião se percebe a fala de Nixon diante a de Kennedy de embargo e de despreparo diante a falta de percepção e entendimento no aparelho sensitivo virtual, que foi importante técnica utilizada no embate. Kennedy demonstrou vantagem em ter na sua expressão oral a técnica de não travar e sem ter dificuldade em terminar as palavras e frases de um jeito categórico de passar para quem assisti ao debate uma imaginação que a fala está mais correta e precisa, sabendo que, quem está assistindo a algum discurso percebe a maneira de falar sem os travamentos e a maneira concreta de domínio das palavras.

Segundo o Jornal o globo” Um bom visual deverá atender a três grandes objetivos: destacar as informações importantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informações por tempo mais prolongado”.

( Globo Online, 10/04/2012)

Na definição temos, que a linguagem oral tem em seu diferencial acompanhada da visual com artifícios audiovisuais que complementam a identificação de uma explanação bem definida e argumentativa positivamente nos moldes de uma boa fixação na memória da platéia. Kennedy explicou suas propostas mais firmemente de maneira categórica aproveitando a resolução da câmera e a maneira de dominar a câmera com resolução.

Para entendimento de nosso estudo, pesquisei e retirei de uma fonte de informação sobre a disputa eleitoral por condados:

Resultados por condados:Retirado para demonstração da página wikipédia

  John F. Kennedy

  Richard Nixon

   Nenhum

Page 4: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

Segundo Wikipédia, entendendo a curiosidade em saber um pouco sobre os Estados Unidos e dar mais informação a nossa pesquisa temos que:(“cada um dos estados nos Estados Unidos está subdividido administrativamente em territórios chamados condados (em inglês: county) – com exceção do Alasca, onde tais divisões são chamadas de distritos (em inglês: boroughs), e da Louisiana, onde são chamadas de paróquias (em francês: paroisses, em inglês: parishes). As responsabilidades e os poderes dos condados variam de Estado para Estado, mas eles são sempre divisões administrativas do Estado em questão. No Alasca, por exemplo, existem distritos organizados e não-organizados. Os distritos não-organizados não possuem nenhum poder, não passando de meras divisões de cunho estatístico. A grande maioria dos condados possui uma sede (capital). Em muitos estados os condados são subdivididos em municipalidades (em inglês: townships) ou em cidades e podem conter outras municipalidades independentes”.)(Wikipédia,sabendo que Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico))

Para continuar o entendimento da disputa eleitoral e entender melhor sobre o assunto, foi retirado do jornal o Estadão(O Estado de S.Paulo - 28/9/1960) Notícia daquele momento histórico.

O Estado de S.Paulo - 28/9/1960

3- O debate deixa a seguinte conclusão:Não adiante apenas a preparação grosso modo para uma explanação em público, tem que haver a fonte confiável que traz alguns tópicos relacionados com a diversificação de temas que

Page 5: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

desmistifica o controle da situação vivida no momento da fala, envolvendo aspectos formais e informais, que ajudam a ter mais segurança no debate. A televisão concentra todos os meios verbais e não verbais que demonstram a técnica e a certeza de um bom domínio do assunto e da habilidade do orador. O rádio tem suas particularidades, que hoje em dia tem a decifração de suas falas para melhores entendimentos e apuração da melhor expressão oral.

No século XIX, o debate virou atividade nobre nas universidades britânicas (abaixo, uma reunião no Union Club, de Cambridge) e americanas. Desde aquela época, Harvard, nos EUA, é o bicho-papão das competições da modalidade.

Em 1970, apoiar a seleção na Copa do Mundo era visto como sinônimo de apoiar a ditadura. Torcer ou não torcer gerou muito debate. Mas só até o início do torneio, quando o time do tri foi uma

unanimidade.

Page 6: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

Nos encontros de 2016 entre Trump e Hillary, ela sempre era declarada vencedora. O eleitor dele não ligou, e elegeu-o presidente dos EUA — um sinal claro da crise dos debates.

A maneira de falar em público teve em seus estudos uma forma de abranger técnicas de expressão corporal, oral e contribuir para o perfeito desenvolvimento de uma política manipulável através da oratória. Os políticos estão cada vez mais habituados a expressar publicamente seus planejamentos e defender a suas concepções de maneira a articular o público a votar com satisfação de representar uma sociedade que disputa a hierarquia social no desenvolvimento intelectual e gestual do líder, que conduz a oratória para que possa através dessa representação mostrar a significativa ordem de brilhantismo social que esse ser humano desenvolveu nos seus estudos e vivência de vida.Estudos revelam que 95% da sociedade querem ou acham interessante a oratória em público,contribuindo para uma concepção de evolucionismo em hierarquizar uma minoria que tem o dom de participar efetivamente com o trabalho de pesquisar sobre o assunto de maneira satisfatória e encorajadora.

4- Cada candidato teve seu brilhantismo na maneira com que o debate desenvolveu, Kennedy mais forte e preparado com o artifício e os intempéries do momento do discurso, Nixon abafado e preocupado com a própria fala, que pelo tom da voz aparentemente nervoso e abatido pelas noites de sono mal dormida, conduzindo um debate de desequilíbrio entre os participantes da maneira embargada das palavras com expressão corporal e facial de ambos os candidatos. As tonalidades das palavras mostraram um verdadeiro exemplo para as futuras

Page 7: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

gerações de políticos que enquadraram os métodos utilizados para desenvolvimento harmônico no momento do discurso. Nixon mostrou que era o favorito ao cargo de presidente, mas descuidou da oratória das pretensões de explicar sua idéias e filosofias no decorrer do governo, perdendo para uma transmissão de idéias no falar de um discurso mais completo e autêntico, que mostraram que o público(eleitorado) estava preparado para traduzir os tons das palavras, os gestos e suas expressões faciais em votos concretos sobre a situação de domínio de um candidato sobre o outro, que traduz que as pessoas prestam a atenção nesse domínio no momento do discurso. A candidatura dos candidatos em reconhecer com antecedência o público no qual vai estar presente no debate desenvolveu o candidato Kennedy, que demonstrou firmeza em suas expressões em dar sentido nas palavras e no enquadramento da câmera um tom de estudo sobre o caso, fazendo um grande acontecimento em se transferir uma geração de eleitores para o mundo atual em suas ideologias e pensamentos sobre os candidatos que dignificam a nossa república ou em outros países.

Page 8: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

Toda a ação do episódio acontece em 8 de novembro de 1960, dia da apuração da eleição presidencial. Na foto acima, Kennedy brinca com sua filha Caroline, 3, em Hyannis Port, Massachusetts (EUA), no dia seguinte às eleições

Kennedy vence Nixon e torna-se presidente dos Estados Unidos

Page 9: emrjornalismo.files.wordpress.com  · Web viewDe acordo com o nosso estudo, apostila do curso temos que: Trata-se do temor de fazer parte de uma cena, de estar em lugar de destaque,

BibliografiaBatista, L. (24 de Setembro de 2015). Kennedy x Nixon: a política entra na TV. São Paulo, São PAulo, Brasil.

Polito, R. (15 de Agosto de 2006). Dez dicas para falar bem em público . Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Sorensen, T. (30 de Setembro de 2010). O debate entre Kennedy e Nixon. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Tecedeiro, H. (26 de Setembro de 2016 ). A tradição americana que Kennedy e Nixon inauguraram em 1960. Lisboa, Portugal.

Torres, E. U. (03 de Fevereiro de 2018). Na Era do Bate-Boca, debate é difícil, frágil e raro. Mas é possível . Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

VERISSIMO, L. F. (05 de Janeiro de 2014). Carisma . Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.