simaohistoria.webnode.com · web viewapostila upgrade. história do brasil. professor rodrigo...

135
República Velha (1ª etapa da República e suas subdivisões 1889 - 1930) Apostila UPGRADE História do Brasil Professor Rodrigo Simão Leitura Mínima Obrigatória A República Velha 1. A Proclamação da República 1.1. A proclamação da República nasceu do movimento republicano (destaque para o PRP - Partido Republicano Paulista - e o PRM – Partido Republicano Mineiro). Em 1868 o Partido Liberal foi fragmentado, surgindo o Partido Liberal Radical, que em 1870 foi renomeado para Partido Republicano – a partir desse momento vão surgir os famosos PR’s (Partidos Republicanos) espalhados por todas regiões do Brasil. 1.2. O Partido Republicano defendia basicamente duas propostas para a ascensão de seus ideais: Ideal Revolucionário (pregava o Golpe) e o Evolucionista (instauração da República de forma lenta e pacífica – graduais mudanças) Obs: O ideal golpista predominou e se desenvolveu quando o Ministro Visconde de Ouro Preto tenta propor reformas administrativas que atendessem parte das exigências dos republicanos. Sua estratégia era amenizar as oposições ao imperador, mas já era tarde demais, os republicanos revolucionários já estavam decididos a derrubar D. Pedro Segundo. 2. Envolvidos no golpe 2.1. A Proclamação da República se deu após uma aliança entre militares e cafeicultores. A ação fora marcada para o dia 20 de novembro de 1889, mas como surgiram comentários de uma possível ação de D. Pedro se antecipando e mandando prender os líderes do movimento, o golpe acabou proferido em 15 de novembro de 1889. Destituída a família real, foram exilados e, em seguida, instaurado um governo provisório sob a liderança do próprio Deodoro da Fonseca, líder na destituição do imperador. República "Ausentado-me pois, com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade." Rio de Janeiro,

Upload: others

Post on 27-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

República Velha(1ª etapa da República e suas subdivisões 1889 - 1930)

GovernoProvisório (1889 – 1891)

República da Espada

(1891 – 1894)

República Oligárquica(1894 – 1930)

Apostila UPGRADEHistória do BrasilProfessor Rodrigo Simão

Leitura Mínima Obrigatória

A República Velha

1. A Proclamação da República

1.1. A proclamação da República nasceu do movimento republicano (destaque para o PRP - Partido Republicano Paulista - e o PRM – Partido Republicano Mineiro). Em 1868 o Partido Liberal foi fragmentado, surgindo o Partido Liberal Radical, que em 1870 foi renomeado para Partido Republicano – a partir desse momento vão surgir os famosos PR’s (Partidos Republicanos) espalhados por todas regiões do Brasil.

1.2. O Partido Republicano defendia basicamente duas propostas para a ascensão de seus ideais: Ideal Revolucionário (pregava o Golpe) e o Evolucionista (instauração da República de forma lenta e pacífica – graduais mudanças)

Obs:O ideal golpista predominou e se desenvolveu quando o Ministro Visconde de Ouro Preto tenta propor reformas administrativas que atendessem parte das exigências dos republicanos. Sua estratégia era amenizar as oposições ao imperador, mas já era tarde demais, os republicanos revolucionários já estavam decididos a derrubar D. Pedro Segundo.

2. Envolvidos no golpe

2.1. A Proclamação da República se deu após uma aliança entre militares e cafeicultores. A ação fora marcada para o dia 20 de novembro de 1889, mas como surgiram comentários de uma possível ação de D. Pedro se antecipando e mandando prender os líderes do movimento, o golpe acabou proferido em 15 de novembro de 1889. Destituída a família real, foram exilados e, em seguida, instaurado um governo provisório sob a liderança do próprio Deodoro da Fonseca, líder na destituição do imperador.

República

"Ausentado-me pois, com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade." Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1889. D. Pedro de Alcântara – banimento da família imperial.”

Page 2: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

3. Governo Provisório (1889 – 1891)

3.1. Encilhamento 1890: o Ministro da Fazenda Rui Barbosa desenvolveu uma política emissionista (emissão de papel moeda) e de crédito aberto (crédito facilitado) que resultou em uma violenta crise inflacionária e de especulação. Essa política ficou conhecida como “Encilhamento”, pois lembrava o ato de selar o cavalo para a cavalgada – agilizar e aquecer a economia. Dividiu o Brasil em quatro zonas e autorizou o funcionamento de um banco emissor de moeda em cada uma delas ( Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul)

3.2. Constituição Republicana de 1891: estabelecia oficialmente uma República Federativa Presidencialista, Sufrágio Universal para homens alfabetizados e maiores de 21 anos (excluídos do direito de voto: soldados, mulheres, mendigos, analfabetos e religiosos monásticos), laicização do ensino público, divisão e independência dos três poderes, igualdade judiciária dos cidadãos, separação entre o Estado e a Igreja, voto não-secreto (aberto), eleições diretas, mas, extraordinariamente, a primeira eleição para presidente seria pelo voto indireto e com supostas pressões de Deodoro para ser eleito.

3.3. O Marechal Deodoro da Fonseca, enquanto líder do golpe que depôs D. Pedro II e presidente durante o governo provisório, resolveu decretar a “grande naturalização" em 14 de dezembro de 1889, pela qual passariam a ser brasileiros todos os estrangeiros residentes no país que não manifestassem, no prazo de seis meses, o propósito de conservar a respectiva nacionalidade.

OBS:essa Constituição, pelo Art. 3, já previa a mudança da capital do Rio de Janeiro para o planalto central no interior do país. Outro ponto interessante foi a eleição de Deodoro para presidente e Floriano Peixoto, seu vice, vindo de outra chapa. Na época votava-se em presidente e vice, separadamente.

1.4. Os Presidentes da República Velha:

1. Governo Constitucional de Deodoro (1891 - do mês 02 ao 11)

4.1. Grande desgaste administrativo, pois Deodoro era acusado de todo tipo de paternalismo, nepotismo e apadrinhamentos. Deodoro também foi acusado de vender as reservas de ouro brasileiro mais barato que o mercado, beneficiando pessoas ligadas ao então presidente.

Página 2 de 91

Page 3: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

4.2. Em oposição a Deodoro, o Congresso tenta aprovar a “Lei de Responsabilidades do Presidente”, que forçaria o presidente a prestar conta de tudo que fazia. Deodoro veta a lei e antes que seus opositores congressistas promovam seu “impedimento” (atualmente mais conhecido como impeachment) tenta instaurar um estado de sítio, como uma clara estratégia para eliminar seus opositores do legislativo fechando o Congresso.

4.3. Indignados com a dissolução do Congresso, os congressistas se juntam ao vice de Deodoro, Floriano Peixoto, e conseguem apoio de parte da Marinha brasileira. Liderados pelo contra-almirante, Custódio de Melo, parte da esquadra brasileira ameaça um bombardeio ao Rio de Janeiro. Aportados na Baía da Guanabara são uma verdadeira ameaça ao presidente. Custódio de Melo exige a renúncia de Deodoro e ameaça bombardear o Rio de Janeiro (alguns historiadores chamam esse evento de “Primeira Revolta da Armada”).

4.4. Deodoro acabou renunciando e a revolta foi bem-sucedida. Daí o fato de outros historiadores não considerarem esse evento como “Primeira Revolta da Armada”, pois ela obteve sucesso (golpe bem-sucedido geralmente não é associado como revolta).

5. Governo Floriano Peixoto

(1891 - 1894) - Marechal de Ferro

5.1. Imediatamente Floriano Peixoto anulou o decreto que promovia a dissolução do Congresso e estabelecia o estado de sítio, reintegrou os congressistas, derrubou os governos estaduais que haviam apoiado Deodoro e estabeleceu tabelamento de preços – o tabelamento de preços já era uma reação do governo ao processo inflacionário gerado pelo Encilhamento / era uma tentativa de conter a alta dos preços.

5.2. O artigo 42 da Constituição dizia: “Se, no caso de vacância (ficar vago), por qualquer causa, da presidência ou vice-presidência, não decorridos dois anos do período presidencial, proceder-se-á à nova eleição”. Esse fato gerou sérios questionamentos ao governo de Floriano. Alegando que a lei só cabia aos presidentes

eleitos pelo voto direto, Floriano sustentou sua administração, cumprindo o prazo da administração de Deodoro até 1894.

5.3. Apesar das críticas, Floriano acabou ganhando o apelido de “Consolidador da República” e “Marechal de Ferro”, que representavam, respectivamente, sua ação no propósito de estabelecer uma República forte, mesmo sem respeitar a Constituição; e seu autoritarismo.

5.4. Revolução Federalista 1893: desenvolvida no Rio Grande do Sul, a partir de atritos entre o Partido Republicano Gaúcho e os Federalistas, desde 1889. Esses grupos disputavam o poder na região, também conhecidos como “Pica-paus” (apoiavam Floriano Peixoto, eram florianistas, centralistas e positivistas, liderados por Júlio de Castilhos / Partido Republicano Gaúcho) e os “Maragatos”(federalistas, defendiam mais autonomia e eram liderados por Silveira Martins e Gumercindo Saraiva / Partido Federalista). Esse conflito gerou um grande saldo de mortos e Floriano terminou seu mandato sem eliminá-lo. Somente o futuro presidente, Prudente de Moraes, abafaria esse movimento (atendendo aos interesses dos rebeldes, concedendo autonomia e anistia).

5.5. O Manifesto dos 13 Generais (1892) e a Revolta da Armada (1893): contra as pretensões de Floriano, treze oficiais (generais e almirantes) lançaram um manifesto em abril de 1892, exigindo eleições presidenciais imediatas. Floriano afastou os oficiais da ativa, reformando-os. Vendo seu sonho de ser presidente desaparecer, Custódio de Melo, contra-almirante da Marinha, promoveu a “Revolta da Armada” ou “Segunda Revolta da Armada”. Liderando parte da esquadra brasileira, Custódio de Melo exigiu a renúncia de Floriano ameaçando bombardear o Rio de Janeiro. Floriano não renunciou. A cidade do Rio de Janeiro então foi bombardeada e Custódio de Melo acabou aliado aos rebeldes da Revolução Federalista, no Sul (alguns historiadores preferem chamar somente esse evento de Revolta da Armada, pois ela não foi bem-sucedida; entendem que se tornaria mais usual o termo revolta). Floriano massacrou a esquadra rebelde na antiga Ilha do Desterro.

Página 3 de 91

Page 4: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Região atualmente conhecida como Florianópolis.

Série Aula – República da Espada

1. (Fuvest 2014) A República não foi uma transformação pacífica. Bem ao contrário. Para além da surpresa provocada pelo golpe de Estado de 15 de novembro, seguiu‐se uma década de conflitos e violências de toda ordem, na qual se sucederam as dissensões militares, os conflitos intraoligárquicos, os motins populares, a guerra civil, o atentado político contra a vida de um presidente da República. No interior dessas lutas se forjou a transformação do Estado Imperial em Estado Republicano, do Império Unitário em República Federativa, do parlamentarismo em presidencialismo, do bipartidarismo organizado nacionalmente em um sistema de partidos únicos estaduais. Forjou‐se um novo pacto entre as elites e um novo papel para as forças armadas.

Wilma Peres Costa. A espada de Dâmocles. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 16.

a) Identifique e caracterize um episódio conflituoso próprio dos primeiros anos da República no Brasil.

b) Explique o “novo papel para as forças armadas” a que se refere o texto.

2. (Ufrn 2012)Luís da Câmara Cascudo foi um observador atento da cidade de Natal, tendo escrito crônicas em que expunha sua visão crítica e seu entusiasmo em relação aos acontecimentos locais. Em uma dessas crônicas, publicada em outubro de 1929, ele afirmava:

Officialmente existe a Cidade do Natal ha tresentos e trinta annos. [...] Em 1873 inda se dizia – “Cidade do Natal? Não ha-tal”! [...] A cidade do Natal, entre rio e mares, ficou como uma massa esperando o aspecto. O titulo [de cidade] já possuia desde 1599.

CASCUDO, Luís da Câmara; ARRAIS, Raimundo (Org.). Crônicas de origem: a cidade de Natal nas crônicas cascudianas dos anos 20. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN, 2005. p. 139-143.

a) Explique por que Cascudo considera que, somente nas primeiras décadas do século XX, Natal poderia, de fato, ser chamada de “cidade”.

b) Mencione duas ações do governo nessas décadas, que permitiram a Natal ser reconhecida como cidade.

3. (Uerj 2010)

Página 4 de 91

Page 5: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

A proclamação da República no Brasil, em 1889, instituiu a necessidade de revisão dos símbolos nacionais. A nova bandeira, por exemplo, expressou rupturas e continuidades, bem como a valorização de determinadas ideias para o novo regime.

Aponte a corrente político-filosófica que interferiu na remodelação da bandeira brasileira e o argumento dessa corrente para a condenação do regime monárquico.

4. (Unesp 2009) Em 1900, em pleno período republicano, o Conde Afonso Celso publicou um livro cujo título revela o seu conteúdo: Por que me ufano do meu país. Entre os motivos do otimismo do autor, estava a natureza do país:

Notabiliza-se (...) a floresta brasileira pela ausência relativa de animais ferozes. É muito menos perigosa que as da Índia (...) O Brasil reúne em si as belezas esparsas em toda parte. E são belezas que não passam, apreciadas em qualquer época, superiores às dos Panteons e Coliseus; sobranceiras às injúrias dos séculos e caprichos do gosto – eternas.

Compare os pontos de vista de Afonso Celso sobre a geografia brasileira com a descrição de Taunay no texto apresentado.

5. (Unicamp 2009)Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo.

(Adaptado de José Murilo de Carvalho, "A formação das almas: imaginário da República no Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.)

a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil?b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

Série Casa – República da Espada

6. (Fuvest 2008) A vitória do regime republicano no Brasil (1889) e a consequente derrubada da monarquia podem ser explicadas, levando-se em conta diversos fatores. Entre eles, expliquea) a importância do Partido Republicano.b) o papel dos militares apoiados nas ideias positivistas.

7. (Uerj 2008) (...) a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula.

Aristides LoboApud: PENNA, Lincoln Abreu. "Uma História da República". Rio de Janeiro : Nova

Fronteira, 1989.

Aristides Lobo, político e jornalista, era um republicano histórico e, apesar de aplaudir a instituição da república no Brasil em 1889, discordava da forma como os militares no poder organizavam o novo sistema de governo. Apresente duas características do sistema político idealizado pelos republicanos históricos e indique dois segmentos sociais que apoiaram essas ideias.

8. (Ufc 2007)Leia o texto a seguir.

Página 5 de 91

Page 6: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

"Não nos basta acabar com a escravidão; é preciso acabar com a obra da escravidão."Joaquim Nabuco, citado em NOGUEIRA, Marco Aurélio. Joaquim Nabuco: o

abolicionismo. In: MOTA, Lourenço Dantas (Org.). "Introdução ao Brasil". Um banquete no trópico 2. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2002, p. 184.

Abolicionistas como Joaquim Nabuco e André Rebouças acreditavam que a escravidão instituíra deformidades estruturais, irremovíveis caso a questão fosse enfrentada somente em seus caracteres políticos e jurídicos. A partir disso, responda às questões a seguir.a) Cite as duas mais importantes reformas sociais propugnadas pelos propagandistas da abolição e diga se elas se converteram em ação imediata por parte do poder público.b) A Constituição republicana de 1891 assegurou a todo brasileiro o direito ao voto? Justifique.

9. (Uerj 2005) Fluminenses, avante! Marchemos!Às conquistas da paz, povo nobre!Somos livres, alegres brademos,Que uma livre bandeira nos cobre.Ódio eterno à escravidão!Que na Pátria enfim libertaBrilha à luz da redenção!Nesta Pátria, do amor áureo templo,Cantam hinos a Deus nossas almas;Veja o mundo surpreso este exemplo,De vitória, entre flores e palmas.Nunca mais, nunca mais nesta terraVirão cetros mostrar falsos brilhos;Neste solo que encantos encerra,Livre Pátria terão nossos filhos.Ao cantar delirante dois hinosEssa noite, dos tronos nascida,Deste sol, aos clarões diamantinos,Fugirá, sempre, sempre vencida.Nossos peitos serão baluartesEm defesa da Pátria gigante;Seja o lema do nosso estandarte.

("Jornal do Brasil", 02/09/2004)

O hino do Estado do Rio de Janeiro data de dezembro de 1889. Sua letra exalta mudanças na história social e política do país no final do século XIX, como a abolição da escravidão e a proclamação da república. Mas, na realidade, algumas dessas mudanças foram mal recebidas por parte da elite dos proprietários rurais fluminenses da época. Já a cidade do Rio de Janeiro, que continuava sendo a capital, veio a representar progressivamente a modernidade com a qual o novo regime queria ser identificado.

a) Identifique o segmento da elite rural fluminense que se manifestou em bloco contra o projeto aprovado da abolição da escravatura no Brasil e explique por que esse projeto era contrário a seus interesses.b) Apresente duas características do espaço urbano da capital no momento da proclamação da república.

10. (Uff 2004)"O instrumento clássico de legitimação de regimes políticos no mundo moderno é, naturalmente, a ideologia, a justificação racional da organização do poder. Havia no Brasil pelo menos três correntes que disputavam a definição da natureza do novo regime: o

Página 6 de 91

Page 7: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

liberalismo à americana [Alberto Salles], o jacobinismo à francesa [Floriano Peixoto] e o positivismo [Miguel Lemos]. As três correntes combateram-se intensamente nos anos iniciais da República, até a vitória da primeira delas, por volta da virada do século"CARVALHO, J. M. de. A Formação das Almas - o imaginário da República no Brasil. S. Paulo, Companhia das Letras, 1990, p. 9. (Adaptado)

Com base no texto, analise o projeto de República proposto por cada uma das correntes mencionadas. ........................................................................................................................................................

Leitura Mínima Obrigatória

A República Oligárquica

1. Governo Prudente de Moraes

(1894 – 1898)

1.1. É o primeiro presidente civil e também o primeiro eleito pelo voto direto. Dá início à chamada República das Oligarquias e enfrenta acirrada oposição dos "florianistas", partidários do ex-presidente (também conhecidos como “jacobinos” - era uma alusão aos raivosos jacobinos da Revolução Francesa).

1.2. Frase importante do período: “Agora o poder econômico assume as rédeas do poder político” - ou seja, os cafeicultores tomam o poder político.

1.3. Consegue pacificar a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, mas enfrenta uma nova guerra no sertão baiano: a Guerra de Canudos (Prudente passa para a história como "O Pacificador"). Na época, a revolta de Canudos foi considerada uma rebelião monarquista, pois Antônio Conselheiro, líder do movimento, pregava a volta de D. Sebastião, rei português desaparecido na África na luta contra os mouros no século XVI. Por fim, apesar dos percalços, Prudente de Morais faz seu sucessor, o também paulista e cafeicultor Campos Sales.

OBS: para obter a pacificação da Revolução Federalista foram atendidas muitas das exigências dos “maragatos” sulistas; tais como a exigência de anistia para os rebeldes e a ampliação da autonomia local no Rio Grande do Sul.

1.4. ESTADO DE SÍTIO – Em 5 de novembro de 1897 o presidente Prudente de Moraes sofre um atentado no cais do porto do Rio de Janeiro ao receber as tropas vitoriosas na Bahia. Um soldado florianista, Marcelino Bispo, tenta atingi-lo e acaba matando o ministro da Guerra, marechal Carlos Bittencourt. O incidente dá

Página 7 de 91

A Guerra de Canudos

(movimento messiânico – base religiosa)

A Guerra de Canudos aconteceu no interior da Bahia, entre os anos de 1896 a 1897, no governo de Prudente de Morais. Para destruir Canudos foi preciso que o governo mandasse quatro expedições militares. Por que destruir Canudos? Ora, porque em Canudos não havia propriedade privada de terra. A terra era de todos. Com isso, muitos sertanejos foram à Canudos, o que fez desaparecer as feiras de trabalhadores, além do desagrado ao clero, devido a perda de fiéis. Por isso o governo se viu obrigado a destruir Canudos e o ideal místico do “Sebastianismo” de Antônio Conselheiro – pregava o retorno de D. Sebastião, figura mítica que reinaria sobre seus seguidores. Depois de duas derrotas militares, Prudente de Morais mandou chamar o coronel Moreira César, que ficou muito famoso pelas atrocidades cometidas contra os federalistas da revolta no Sul do país. Também conhecido como "arranca cabeças" ou “cortador de cabeças”. Achando que iria vencer Canudos, Moreira César partiu muito confiante. Ao final, os canhões levados pela expedição foram abandonados lá, junto ao cadáver de Moreira César.A quarta e última expedição reuniu cerca de 6000 homens dirigidos pelo próprio ministro da Guerra, e dois generais no comando. No dia 24 de setembro de 1897 Canudos estava cercada pelas tropas do governo. Foram dez dias de luta. No dia 5 de outubro de 1897 caíram os últimos defensores de Canudos: um velho, dois homens adultos e uma criança. Destaque para a obra literária “Os Sertões”, escrita durante o conflito pelo correspondente de guerra Euclides da Cunha. Essa obra retratou a exclusão social do sertanejo e a solução republicana para o problema – o extermínio dos canudenses.

OBS: o sebastianismo foi usado como a principal justificativa para destruir o arraial, pois os republicanos alegavam que os canudenses eram monarquistas – seguidores do desaparecido rei português do século XVI.

Page 8: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

pretexto para o Congresso decretar estado de sítio. Com poderes excepcionais, Prudente de Morais prende seus opositores, fecha jornais e acaba com qualquer manifestação política. Consolida assim a presença de civis no poder federal.

2. Governo Campos Sales

(1898 – 1902)

2.1. Encontra as finanças públicas depauperadas: as despesas do governo são exatamente o dobro da receita e a inflação é galopante (conseqüências do Encilhamento) – situação agravada pela queda dos preços do café no mercado internacional no início do século XX. Tenta combater a inflação e estabelece a primeira moratória da História da República(destaca-se que essa moratória foi negociada, portanto feita em comum acordo). Era o “FundingLoan 1898” – Fundo de Empréstimo – suspensão do pagamento da dívida externa e concessões de novos empréstimos (nossa dívida externa foi comprada pela Inglaterra e renegociada). Pelo acordo, que visava solucionar a dívida externa nacional, foi concedido um empréstimo de 10 milhões de libras. O Brasil teria 3 anos para iniciar o pagamento dos juros (de 5% ao ano) e 13 anos para começar a pagar os serviços da dívida, tendo 63 anos para concluir o pagamento. Projetava-se a quitação da dívida para 1961.

2.2. Indicação de Joaquim Murtinho para Ministro da Fazenda e suas principais realizações:

redução dos gastos públicos valorização da moeda aumento dos impostos congelamento de salários

2.3.POLÍTICA DOS GOVERNADORES – Para evitar a forte oposição do Legislativo, Campos Sales dá início a chamada Política dos Governadores. O então presidente promove uma troca de favores entre as esferas federal, estadual e municipal. Através da Comissão

Verificadora de Poderesou Diplomas só era concedido o direito de candidatura para políticos da situação local - processo em que os candidatos da oposição não tinham sua eleição reconhecida pelo Congresso, dominado pela maioria governista, e por isso eram impedidos de tomar posse / evento conhecido como DEGOLA. Com esse esquema o governo fazia concessões aos políticos locais e exigia apoio na esfera federal. Dessa forma os congressistas, representantes dos estados, deveriam aprovar os projetos do governo federal.

OBS: a maior conseqüência da Política dos Governadores foi a hegemonia de Minas Gerais e São Paulo, dando início àPolítica do Café-com-leite. Essa política consistia basicamente na alternância na esfera federal entre Minas e São Paulo e na defesa dos interesses ligados ao café.

1.3 – Termos Clássicos da República Oligárquica:

Página 8 de 91

Page 9: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

3. Governo Rodrigues Alves

(1902 – 1906)

3.1. Anexou o Acre em 1903 – devido aos conflitos entre seringueiros brasileiros e bolivianos na região, até então pertencente à

Bolívia, foi desencadeada uma negociação liderada pelo Barão do Rio Branco com o propósito de cessar as hostilidades no local. O acordo fechado ficou conhecido como Tratado de Petrópolis e determinava que em troca do Acre o Brasil deveria entregar pequena parte do Mato Grosso, pagar dois milhões de libras esterlinas ao governo boliviano e construir uma estrada de ferro ligando a Bolívia ao Oceano Atlântico - era a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (esse empreendimento custou uma fortuna, consumiu inúmeras vidas e não foi concluído).

OBS: o látex extraído da seringueira encontrada em abundância ao longo do vale amazônico era extremamente valorizado pelas indústrias automobilísticas europeias. O extrativismo desse produto gerou forte receita para a região Norte, mas com o advento de plantações de seringueira em outros continentes e o desenvolvimento da borracha sintética (proveniente do petróleo) a atividade entrou em decadência no Brasil.

3.2. Rodrigues Alves dá continuidade à política de valorização do café. Propõe-se a urbanizar e promove o saneamento da cidade do Rio de Janeiro. Conduzidas de forma autoritária e sem o esclarecimento da opinião pública, essas campanhas de urbanização e saneamento provocam uma grande rebelião popular - a chamada Revolta do Mosquito ou da Vacina1904. Destacam-se como principais motivos para o desencadeamento dessa manifestação:

Página 9 de 91

O Barão do Rio Branco

Entre 1893 e 1900 é designado para resolver as disputas pelos territórios de Sete Povos das Missões - entre Brasil e Uruguai. Assegura o domínio brasileiro nessas áreas e recebe o título de barão do Rio Branco (1888). Em 1902 é indicado para o Ministério das Relações Exteriores. Participada disputa pelo Acre com a Bolívia e de questões fronteiriças com Venezuela, Colômbia e outros países. Membro da Academia Brasileira de Letras escreve vários livros sobre História do Brasil. Morre no Rio de Janeiro

Page 10: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

A. oposições políticas ao presidente Rodrigues Alves. Opositores políticos incitam a população contra o presidente aproveitando o clima de descontentamento pela imposição da vacinação obrigatória.

B. falta de instrução da populaçãoC. obrigatoriedade da vacinaçãoD. proposta de urbanização da cidade do Rio

de Janeiro (ação radical por parte da polícia e dos sanitaristas para desalojar cidadãos moradores de cortiços que atrapalhavam o desenvolvimento do projeto urbanístico que daria o apelido ao Rio de Janeiro de Cidade Maravilhosa – esse projeto é de responsabilidade de Saturnino de Brito e foi inspirado nas reformas urbanísticas francesa, inglesa e norte-americana)

OBS: destaque especial para Oswaldo Cruz, sanitarista responsável pela proposta de vacinação obrigatória contra a varíola.

3.3. Convênio de Taubaté 1906 – acordo para o benefício da elite cafeicultora – Segundo esse acordo firmado na cidade paulista de Taubaté seriam usadas as receitas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para comprar a produção de café excedente. Essa política criava uma valorização artificial do preço do café, pois restringia o plantio e retirava o café excedente do mercado. O café excedente era estocado e seria comercializado quando o mercado europeu se reaquecesse – vale lembrar que esse aquecimento tão esperado nunca ocorreu e o governo teve que se livrar desse café queimando-o ou enterrando-o.

3.4. Socialização das Perdas – devido a deficiência nos cofres públicos, criada inevitavelmente pela proposta do Convênio de Taubaté, foi desenvolvida uma política de divisão dos prejuízos com o aumento dos impostos.

4. Governo Afonso Pena e Nilo Peçanha (1906- 1910)

4.1. Lema de Governo: “Governar é povoar” – fortes investimentos na imigração. Além disso, foi um momento marcado pela defesa dos preços do café e pelas restrições ao plantio. O resultado foi que São Paulo se tornou o centro

mais importante da indústria no Brasil, pois sem poder reinvestir na lavoura cafeeira devidos às restrições impostas pelo Convênio de Taubaté e agraciados com a compra de seus produtos excedentes, pelo governo, os cafeicultores decidiram diversificar e investiram nas indústrias em São Paulo. Foi efetivamente no governo de Afonso Pena e Nilo Peçanha que o Convênio de Taubaté entrou em vigor.

4.3. Criação do S.P.I (Serviço de Proteção ao Índio): órgão encarregado de lutar pela preservação indígena no Brasil (entregue ao Marechal Rondon; humanista; criou o lema indigenista - "Morrer se preciso for, matar nunca").

4.4.Campanha Civilista – A disputa pela Presidência da República abre uma brecha na aliança entre as oligarquias paulista e mineira. O ministro da Fazenda do governo Afonso Pena, Davi Campista, é indicado pelos paulistas para a sucessão de Nilo Peçanha. A maioria do Partido Republicano Mineiro, no entanto, com a adesão da oligarquia gaúcha, escolhe como candidato o marechal Hermes da Fonseca, ministro da Guerra. Os paulistas desistem da candidatura de Campista, aliam-se aos coronéis baianos e lançam Rui Barbosa para a Presidência. Começa assim a Campanha Civilista: O slogan da campanha paulista era: “Rui Barbosa, O mais inteligente dos brasileiros em oposição a um candidato militar”. A maior parcela do eleitorado – Minas, Rio Grande do Sul e parte de São Paulo – é controlada pelo grupo de apoio a Hermes da Fonseca, fato que lhe conferiu grande vantagem. Os civilistas (pregavam a permanência dos civis no poder) tentam conseguir apoio popular, sem resultado, e perdem as eleições. Esse é o primeiro rompimento da Política do Café-com-leite.

OBS: o presidente Afonso Pena morreu em 1909, seu vice-presidente, Nilo Peçanha, assumiu a administração e terminou o mandato.

5. Governo Hermes da Fonseca

(1910 – 1914)

5.1.Revolta da Chibata 1910 – Conhecida também como Revolta dos Marinheiros. Os marujos rebelados reivindicam de Hermes da

Página 10 de 91

Page 11: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Fonseca, recém-empossado na Presidência, a aprovação do projeto de anistia geral em discussão no Congresso, o cumprimento da lei que aumenta seus vencimentos (salários), a redução da jornada de trabalho e a abolição dos castigos corporais e cruéis na Armada, como o açoite (a chibatada), a palmatória, a prisão a ferros e a solitária. Na madrugada de 22 para 23 de novembro, uma semana depois de ter sido obrigada a assistir à punição bárbara de um companheiro, a tripulação do encouraçado Minas Gerais rebela-se. Os marinheiros tomam o navio, matam o comandante e obtêm o apoio de outras embarcações ancoradas na Guanabara, os encouraçados Deodoro, São Paulo e Bahia. Reunindo mais de 2 mil homens sob a liderança do gaúcho João Cândido (apelidado de “Almirante Negro”), os amotinados eliminam outros oficiais e ameaçam começar a bombardear a capital se o governo não concordasse com suas reivindicações. O governo do presidente Hermes da Fonseca anuncia a anistia aos rebelados e o atendimento às suas reivindicações. Em 25 de novembro, João Cândido e seus homens encerram a revolta. Três dias depois, o ministro da Marinha decreta a expulsão dos líderes rebeldes. Os marinheiros tentam reagir, mas o governo lança uma violenta repressão, com dezenas de prisões e mortes, além de centenas de deportações para o norte do país. Os revoltosos são derrotados e seu principal líder, João Cândido, é preso.

5.2.Política das Salvações – Política desenvolvida durante a administração de Hermes da Fonseca voltada para a moralização da vida política (projeto idealizado pelo filho de Hermes; Hermes da Fonseca Filho). A "Política das Salvações" voltou-se para os estados do Norte e Nordeste, onde colocou interventores militares ou apoiados pelo Exército em substituição às oligarquias dominantes. Mas o sucesso das intervenções abalou as bases governistas, acabando por enfraquecer Hermes da Fonseca. A "Política das Salvações" só fez substituir o poder de velhas oligarquias por outras e o projeto original de "moralizar os costumes políticos e reduzir as desigualdades sociais" não se realizou.

5.3.Revolta do Juazeiro (contexto da Política das Salvações) - Ocorre no sertão do Cariri, no interior do Ceará, e centraliza-se na liderança de Padre Cícero. A revolta é um exemplo da ligação entre o clero católico e os grandes proprietários nos sertões brasileiros.

5.4.Guerra do Contestado(1912 – 1916).

(Movimento Messiânico)

Em 1912, em uma região contestada por Santa Catarina e Paraná, houve um conflito bastante semelhante ao de Canudos, ou seja, camponeses expulsos de suas terras e sem trabalho decidem organizar uma comunidade, sob o comando de um monge. Uma empresa norte-americana, ao construir a estrada de ferro que iria ligar São Paulo ao Rio Grande do Sul, desapropriou as terras que margeavam a ferrovia e, em troca, muito gentilmente ofereceu trabalho às famílias camponesas na construção da mesma. Quando as obras terminaram, uma população enorme de camponeses ficou sem ter o que fazer nem para onde ir. Essa situação era semelhante a dos camponeses expulsos de suas terras por poderosas empresas madeireiras que, também, vinham se instalando na região. Esses camponeses se uniram aos monges João Maria e José Maria e fundaram

Página 11 de 91

Page 12: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

alguns povoados semelhantes a Canudos. O governo rapidamente tratou de dizimar esse movimento camponês (utilizando até aviões). As forças ficaram assim compostas: peludos (representavam o governo) contra os pelados (massa camponesa marginalizada). Em 1916, os últimos núcleos foram arrasados por tropas do governo.

5.5. Pacto Político de Ouro Fino- Os paulistas e mineiros, que haviam se confrontado na eleição presidencial anterior, pactuam um novo acordo, reatando suas antigas alianças e superando a primeira crise da política do Café-com-Leite. O motivo da aliança era a forte influência de Pinheiro Machado (apelidado de coronel dos coronéis) da oligarquia gaúcha. Esse coronel queria suceder Hermes da Fonseca na presidência e para evitar tal situação os políticos de Minas Gerais e São Paulo se uniram novamente e fizeram um novo sucessor café-com-leite.

6. Governo Wenceslau Brás

(1914 – 1918)

6.1. Industrialização – Administração ocorrida durante a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito daria ao Brasil algumas oportunidades comerciais. Os gêneros alimentícios e matérias primas encontrariam sempre compradores dispostos a pagar altos preços. Além disso, a impossibilidade de importar produtos fabris gerou um surto industrial significativo. Muito embora acidental e não planificado, o avanço industrial representou uma mudança importante em nossa estrutura tradicionalmente agrícola.

6.2.Greve-Geral 1917 - Como conseqüência da industrialização, constatou-se a emergência de uma burguesia industrial e do operariado. A exploração da força de trabalho, a falta de legislação trabalhista e a difusão de ideais anarquistas deram ensejo a numerosos protestos e greves de operários (Grande Greve de 1917, 1919, 1920...). Só posteriormente foi difundido no Brasil o ideal comunista; nessa época, as principais lideranças eram anarquistas provenientes, em grande parte, do processo de imigração (ideais anarquistas, comunistas, socialistas e fascistas foram difundidos largamente no Brasil pelos imigrantes). A relação entre o operário e o ideal

anarquista originou o um movimento que entrou para a história conhecido como anarcossindicalismo.

OBS:nos últimos meses do governo de Venceslau Brás, o país foi atingido pela terrível epidemia conhecida pelo nome de “Gripe Espanhola". Mataria cerca de 15 000 pessoas.

6.3.Código Civil Brasileiro - É de se assinalar a promulgação do Código Civil Brasileiro. Após mais de 15 anos em tramitação no Congresso, o Código redigido por Clóvis Beviláqua foi promulgado em 1916, entrando em vigor em 1° de janeiro de 1917. Atualmente está em vigor uma nova proposta, colocada em prática em janeiro de 2002.

OBS:Rodrigues Alves foi novamente eleito, mas acabou falecendo (Gripe espanhola) sem completar o mínimo de dois anos de mandato para seu vice continuar o governo. Seu vice, Delfim Moreira, assumiu e convocou novas eleições, como exigia a Constituição.

7. Governo Epitácio Pessoa

(1919 - 1922)

7.1.Peculiaridades da República Oligárquica - Para se ter uma ideia da manipulação eleitoral por parte das oligarquias, vale lembrar que Epitácio Pessoa nem mesmo estava presente no Brasil quando ocorreu sua eleição. Ele estava na Conferência de Versalhes, chefiando a delegação brasileira à Conferência de Paz, em Paris. Foi simplesmente notificado de que havia sido candidato, havia vencido e seria o próximo presidente.

7.2.Lei de Repressão ao Anarquismo17 de janeiro de 1921 – pretendia limitar a atuação do anarquismo ou qualquer oposição ao seu governo. Essa era uma das ações desesperadas da administração de Epitácio para conter a crescente oposição ao modelo administrativo das oligarquias.

7.3. Destaque para o Ano de 1922 :

Semana de Arte Moderna – Realizada em São Paulo,buscava instituir um novo modo de fazer arte no Brasil. Lideravam o movimento modernista Oswald de Andrade, Mário de

Página 12 de 91

Page 13: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Andrade, Manuel Bandeira, entre outros. O radicalismo da fase inicial do movimento chocou inúmeros setores conservadores, que se viram ridicularizados pelos novos artistas. De um questionamento aos modelos artísticos, os intelectuais saltaram para uma proposta de questionamento ao governo.

Partido Comunista do Brasil(PCB) –Os trabalhadores, influenciados pelos ideais da Revolução Russa de 1917 partiram para a defesa do socialismo. As oligarquias, naturalmente, não viam com bons olhos a organização proletária, buscando dificultar ao máximo sua atuação.

Revolta dos 18 do Forte de Copacabana –A 5 de julho de 1922, uma revolta irrompeu no Forte de Copacabana, com a adesão do Forte do Vigia e dos alunos da Escola Militar. Foi o primeiro levante tenentista da história brasileira. Os revoltosos visavam derrubar o governo de Epitácio Pessoa e impedir a posse de Artur Bernardes. A maior parte dos inúmeros oficiais que haviam acordado a revolta desistiu. Apenas dezessete oficiais optaram por manter a rebelião, obtendo o apoio de um civil. Os dezoito amotinados, com um idealismo inacreditável, saíram pela praia de Copacabana em busca de seus objetivos, o que resultou no enfrentamento com o restante do Exército. Foram metralhados. Dezesseis morreram; os outros dois, muito embora baleados, sobreviveram (Eduardo Gomes e Siqueira Campos).

OBS: Do ideário tenentista constavam, além da instituição do voto secreto, a obrigatoriedade do ensino primário e profissional, justiça gratuita e principalmente o saneamento político do País.

7.4.Reação Republicana - O final da administração de Epitácio Pessoa foi agitadíssimo. A campanha do futuro presidente Artur Bernardes foi desenvolvida em meio a permanente ameaça revolucionária. Os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco não concordam com a candidatura oficial de Artur Bernardes e lançam a candidatura de Nilo Peçanha, caracterizando uma segunda crise na política das oligarquias, pois agora surgia um novo grupo de oligarquias

organizadas e dispostas a tomar o poder de São Paulo e Minas Gerais.

7.5.O Episódio das Cartas Falsas - Forjadas por Oldemar Lacerda e Jacinto Guimarães, as cartas estavam em oferta desde o início do segundo semestre de 1921, e os falsificadores já haviam tentado vendê-las ao próprio Artur Bernardes, tendo sido supostamente repelidos. No dia 9 de outubro de 1921, o Correio da Manhã publicou uma delas, datada de 3 de junho e supostamente redigida por Artur Bernardes. Essa carta se referia a Hermes da Fonseca como "esse sargentão sem compostura” e agredia militares em geral. No dia seguinte mais uma carta foi publicada no mesmo jornal chamando Nilo Peçanha de "moleque capaz de tudo" e confessando a apropriação de dinheiro público de Minas Gerais. Estupefato com a publicação das cartas, Artur Bernardes negou veementemente a autoria. Nos dias seguintes, o Clube Militar se reuniu e declarou falsa a primeira carta, que dizia respeito à corporação. O próprio Hermes da Fonseca manifestou essa opinião. Mas a campanha eleitoral tornou-se extremamente tensa e a insubordinação instalou-se nos quartéis. Oficiais, principalmente jovens - chamados de modo geral de "tenentes" - pregavam abertamente a conspiração, caso Artur Bernardes fosse eleito, e ameaças de golpe pairavam no ar em todos estados.

OBS:é no governo de Epitácio Pessoa o último empréstimo em larga escala pego com os ingleses (nove milhões de libras para comprar o excedente de café e garantir o preço do produto). Após essa administração os norte-americanos se tornariam nossos maiores credores, ocupando o lugar dos britânicos.

8. Governo Artur Bernardes

(1922 – 1926)

8.1. Destaque para a longa duração do “estado de sítio”. Após o início do “Movimento Tenentista” (Revolta dos 18 do Forte de Copacabana), uma grande desconfiança política se abateu sobre o Rio de Janeiro e o Brasil, daí a justificativa para as ações arbitrárias do governo.

Página 13 de 91

Page 14: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

8.2. Reforma - ampliação do poder do governo federal: limitou-se o hábeas corpus, instituiu-se o direito de veto parcial do presidente da República e regulou-se a expulsão dos estrangeiros considerados perigosos.

8.3.Revolta Paulista de 1924 – Essa revolta foi a segunda do “Movimento Tenentista” e consistiu na tomada de São Paulo capital por forças tenentistas. Embora contassem com a opinião pública paulista, não conseguiram oferecer eficiente resistência às forças do governo. A Revolta Paulista repercutiu sob a forma de motins no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Amazonas e Sergipe. Parte dos rebeldes de São Paulo se juntou a um grupo vindo do Rio Grande do Sul (Alegrete) e formariam a famosa “Coluna Prestes”.

8.4.Coluna Prestes (1924 – 1927) – Liderada por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa, essa coluna de revoltosos pretendia convencer a população da exploração realizada pelas oligarquias na administração. Reunindo revoltosos de São Paulo e do Rio Grande do Sul, percorreram entre 20 000 e 25 000 quilômetros nos sertões brasileiros. Os rebeldes liderados pelo “Cavaleiro da Esperança” (apelido de Prestes), não atingiram seu objetivo de conscientização popular e a coluna, já enfraquecida, retirou seus combatentes para a Bolívia.

OBS:já em clima de perseguição ao Partido Comunista é criado B.O.C. (Bloco Operário Camponês) em 1925. Era uma espécie de face legal do Partido Comunista, mais aceita socialmente e, portanto, de maior impacto na vida política.

9. Governo Washington Luís

(1926 – 1930)

9.1.“A questão social é um caso de polícia” (frase de Washington Luís) – o contexto de crise remonta o cenário internacional (Crise de 1929). Além disso, a produção anual média era de 21 milhões de sacas, o consumo mundial atingia apenas 14 milhões delas. A crise no setor cafeeiro era intensa, com nossos credores em dificuldades devido ao “Crack da Bolsa de NY”, a política de valorização artificial do café entrou

em colapso, atingindo toda a economia brasileira (greves, e manifestações violentas se tornavam comuns). A repressão foi a saída encontrada pelo governo.

9.2.Lei Celerada 1927 – direito de o governo intervir nos sindicatos e associações consideradas subversivas. A intensificação da repressão foi a forma encontrada pelo governo para garantir a mínima estabilidade social.

9.3.Lema: ”Governar é abrir estradas”– Estradas como a Rio - São Paulo e a Rio - Petrópolis, esta última, visando posteriormente a prolongar-se até Belo Horizonte. Empenhou-se também em conseguir a estabilização monetária mediante a formação de reservas em ouro, inicialmente obtida através de empréstimos.

9.4. Novo Rompimento da Política do Café com leite - A escolha dos candidatos à sucessão presidencial funcionará como um estopim para a mais importante revolução da história republicana. O contexto de crise econômica forçou São Paulo a indicar um novo paulista para a presidência, Júlio Prestes (Washington Luís também era paulista). Esse fato promoveu o último rompimento da política do café com leite, pois Minas defendia a indicação do mineiro Antônio Carlos, o que não foi atendido por São Paulo. Apresentavam-se como prováveis candidatos na nova configuração política: Júlio Prestes concorrendo pelo PRP e Getúlio Vargas concorrendo pela Aliança Liberal (MG + RS + PB) apoiada pelo Partido Democrático de São Paulo que reunia a oligarquia local paulista dissidente. A Aliança Liberal foi derrotada nas eleições e seus integrantes alegaram fraude nas eleições. O candidato a vice-presidência da chapa da Aliança Liberal, João Pessoa, acabou assassinado na Paraíba por rivalidades políticas locais, mas a Aliança Liberal responsabilizou os paulistas pelo assassinato, utilizando essa morte como justificativa para a Revolução de 1930 (o apoio dos integrantes do Movimento Tenentista foi fundamental para o sucesso dessa revolução).

OBS: o candidato mineiro Antônio Carlos foi responsável pela frase inspiradora da Revolução de 1930 – “Façamos a Revolução antes que o povo a faça”.

Página 14 de 91

Page 15: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

9.5 – Washington Luís acaba retirado do poder por uma junta militar (conhecida como “Junta Pacificadora”). No final, Júlio Prestes ganhou as

eleições, mas Vargas assumiria a administração no papel de líder civil da revolução.

Série Aula – República Oligárquica

1. (Fuvest 2014) A República não foi uma transformação pacífica. Bem ao contrário. Para além da surpresa provocada pelo golpe de Estado de 15 de novembro, seguiu‐se uma década de conflitos e violências de toda ordem, na qual se sucederam as dissensões militares, os conflitos intraoligárquicos, os motins populares, a guerra civil, o atentado político contra a vida de um presidente da República. No interior dessas lutas se forjou a transformação do Estado Imperial em Estado Republicano, do Império Unitário em República Federativa, do parlamentarismo em presidencialismo, do bipartidarismo organizado nacionalmente em um sistema de partidos únicos estaduais. Forjou‐se um novo pacto entre as elites e um novo papel para as forças armadas.

Wilma Peres Costa. A espada de Dâmocles. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 16.

a) Identifique e caracterize um episódio conflituoso próprio dos primeiros anos da República no Brasil.

b) Explique o “novo papel para as forças armadas” a que se refere o texto.

2. (Ufpr 2013) “Diria o historiador cearense Gustavo Barroso sobre os cangaceiros: foram heróis e bandidos. Barroso prefere unir os dois adjetivos com a conjunção ‘e’ do que usar ‘ou’ para excluir uma das opções”.

(MILLAN, Polianna. “Heróis ou bandidos?”. Gazeta do Povo. 12/07/2008. http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=786236)

Comente a ideia defendida pelo historiador, explicando o contexto histórico da atuação dos bandos de cangaceiros do final do século XIX até 1940 e explorando as diferentes interpretações conferidas a esses personagens.

3. (Pucrj 2012)“O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. Vários grupos operários no Brasil e no mundo acreditavam que havia chegado o momento de colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade.”

Movimento Operário In: www.cpdoc.fgv.br

a) Identifique um acontecimento mundial, à época, que se relacione diretamente com o fortalecimento do movimento operário no Brasil.

b) Caracterize duas propostas do movimento operário brasileiro, durante a Primeira República.

4. (Fuvest 2012) Examine estas imagens, que reproduzem, em preto e branco, dois quadros da pintura brasileira.

Página 15 de 91

Page 16: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

a) Identifique o movimento artístico a que elas pertencem e aponte uma característica de sua proposta estética.

b) Cite e caracterize um evento brasileiro importante relacionado a esse movimento.

5. (Ufrj 2011) Porcentagem de votantes nas eleições presidenciais entre 1894 e 1930

Candidato vencedor Nº de votantes (em milhares)

% de votantes sobre a população

Prudente de Morais (1894) 345 2,2Campos Sales (1898) 462 2,7Rodrigues Alves (1902) 645 3,4Afonso Pena (1906) 294 1,4Hermes da Fonseca (1910) 698 3,0Venceslau Brás (1914) 580 2,4Rodrigues Alves (1918) 390 1,5Epitácio Pessoa (1919) 403 1,5Artur Bernardes (1922) 833 2,9Washington Luís (1926) 702 2,3Júlio Prestes (1930) 1890 5,6

Fonte: adaptado de Carvalho, José Murilo de. “Os três povos da República”. In: Carvalho, Maria Alice Resende de (org). República no Catete. Rio de Janeiro: Museu da República, 2001, p. 72.

Os dados eleitorais presentes na tabela indicam uma pequena participação popular nas eleições presidenciais na Primeira República (1890-1930). Identifique duas restrições impostas pela Constituição de 1891 ao exercício do voto.

Série Casa – República Oligárquica

6. (Ufrj 2010) “O regime que preconizamos, de evolução natural, sem nenhuma pressão sistemática sobre sua alma, dará ao índio a capacidade de melhor aproveitar os dotes naturais da raça no que diz respeito às suas qualidades primordiais de caráter. Em consequência, melhores elementos para bem servir à Pátria no que ela mais precisa: guarda de suas fronteiras e respectiva defesa; ali o encontraria o Exército.”

(Relatório do coronel-chefe do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) ao Ministro da Agricultura e aos membros da Comissão Nacional de Proteção ao Índio, em 30 de dezembro de 1939. Rio

de Janeiro, acervo do Museu do Índio – FUNAI)

Página 16 de 91

Page 17: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Identifique, a partir do documento acima, uma das bases do pensamento característico desse período da vida política brasileira.

7. (Ufu 2010)[…] anarquismo era uma forma política de pressionar diretamente os dominadores através da utilização de conversas, debates, boicotes, sabotagens, denúncias, greves e levantes, numa escala de intensidade variável que não perdia de vista a abolição da autoridade e da exploração.[…] Em sentido estrito, anarquismo era a organização livre e espontânea dos trabalhadores em associações, já que só assim o instrumento organizacional escaparia da armadilha e da autoridade, para converter-se em alavanca da liberdade.

GOMES, Ângela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1994, p. 75.

Relacione a organização do anarco-sindicalismo na Primeira Republica ao ideário de ordem e progresso vigente no Brasil.

8. (Ufrj 2010) “Fábrica 1: A duração do trabalho diário é de 11 horas úteis. O trabalho é interrompido pelo almoço, que dura uma hora e meia, e pelo café, para o qual os operários têm direito a um quarto de hora. Trabalham nesta fábrica 500 operários, na maioria italianos e espanhóis. (...) Impressão desagradável causa ao visitante o excessivo número de menores em trabalho (...).

Fábrica 2: Os contramestres são todos adultos, de nacionalidade italiana e em número de 20. Entre os 374 operários recenseados, a nacionalidade predominante é italiana, vindo em seguida a espanhola e depois a brasileira: dos brasileiros, 44 são menores de 12 anos. Esqueléticos, raquíticos, alguns! O tempo de trabalho varia para as seções [setores] de onze horas e meia a doze horas e meia por dia”.

(Trechos de relatórios de funcionários do Departamento do Trabalho do Estado de São Paulo, 1912)

A partir dos documentos, indique duas características do operariado que trabalhava nas indústrias de São Paulo nas duas primeiras décadas do século XX.

9. (Fuvest 2010) No Sábado de Aleluia, os seringueiros do Alto-Purus desforram-se [com a malhação de Judas] de seus dias tristes. Não tiveram missas solenes, nem procissões luxuosas, nem lavapés tocantes, nem prédicas comovidas.Toda a Semana Santa correu-lhes na mesmice torturante daquela existência imóvel, feita de idênticos dias de penúrias, de meios jejuns permanentes, de tristezas e de pesares, que lhes parecem uma interminável Sexta-Feira da Paixão, a estirar-se, angustiosamente, indefinida, pelo ano todo afora.

Euclides da Cunha. A margem da Historia, 1909. Adaptado.

O texto descreve um aspecto da vida dos nordestinos na Amazônia. Em relação a esse tema, discorra sobre:a) a situação material dos nordestinos, em sua região de origem, e os fatores que estimularam

sua migração para a Amazônia, na segunda metade do século XIX. b) as condições de vida dos seringueiros relacionadas à produção da borracha na Amazônia,

nessa época.

Página 17 de 91

Page 18: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

10. (Uerj 2009)

Tarsila do Amaral foi uma das principais artistas da Semana de Arte Moderna de 1922. A tela anterior érepresentativa da primeira fase do movimento modernista no Brasil (1922 a 1930). Nesse momento, as propostas desses artistas e intelectuais encontravam eco em reivindicações de diferentes setores sociais do país, cuja mobilização levou ao fim da RepúblicaOligárquica, em 1930.Identifique, a partir da tela apresentada, duas características da ordem socioeconômica defendida pelos modernistas na década de 1920. Em seguida, explique de que forma elas contradizem a política e a economia brasileiras vigentes à época.

Leitura Mínima Obrigatória

A Era Vargas

1. Governo Provisório (1930- 1934)

1.1. A Revolução de 1930: essa revolução, que teve como pretexto para sua implantação o assassinato do candidato a vice-presidência pela chapa da Aliança Liberal, João Pessoa, foi marcada pela destituição de Washington Luís e o impedimento da posse de Júlio Prestes (presidente já eleito). Uma junta militar (Junta Pacificadora) se responsabilizou pela derrubada do então presidente e pela entrega do poder a Vargas.

OBS: em meio a turbulência é ratificada a Missão Niemeyer em 1931. Consistia em uma recomendação de bancos e do governo inglês de austeridade financeira para o Brasil. Essa proposta de controle das contas públicas

também nos proporcionou novos empréstimos norte-americanos que foram aplicados na indústria a mando do ministro Oswaldo Aranha.

1.2. A Nomeação de Interventores: Getúlio nomeou interventores originários do Movimento Tenentista, era uma forma de retribuição ao grupo que lhe conferiu apoio durante a Revolução de 1930. Os interventores de Vargas foram muito mal recebidos em São Paulo e várias manifestações foram desferidas sobre eles, até que um grupo de jovens, que tentavam promover o “empastelamento”(destruição) de um jornal tenentista foi eliminado cruelmente. A morte dos jovens deu origem a um movimento conhecido como MMDC (eram as iniciais dos sobrenomes dos rapazes mortos – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) que foi grande colaborador na eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo.

1.3. A Revolução Constitucionalista de 1932: esse movimento deflagrado em São Paulo

Página 18 de 91

Page 19: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

lutava por uma nova Constituição, dessa forma, os paulistas poderiam estabelecer regras definidas para o pleito e voltar a disputar os principais cargos públicos. Esse movimento acabou massacrado por Vargas, mas os ideais da revolução acabaram postos em prática quando Getúlio convoca uma Assembleia Constituinte em 1933 e instaura uma nova Constituição em 1934.

1.4. A Constituição de 1934:

A. Criou os Deputados Classistas – sindicatos de trabalhadores e associações patronais deveriam indicar 40 deputados de um total de 214.

B. Voto Secreto.C. Voto Feminino.D. Foi Promulgada.E. Instituía o Tribunal do Trabalho e a

Legislação Trabalhista (previsão do salário mínimo, descanso semanal remunerado, jornada diária de 8 horas, aposentadoria).

F. Estabelecia eleição direta para presidente, mas em caráter extraordinário a primeira eleição seria indireta.

G. Possibilidade de nacionalização de empresas e criação de monopólios estatais.

H. Inspirada na Constituição alemã de 1919 (Constituição de Weimar).

1.5. Momento também marcado pela criação dos ministérios da Educação, Saúde Pública, Trabalho, Comércio e Indústria, criação de limites para importação de artigos de luxo, além da continuidade da política de valorização dos preços do café por meio da queima do excedente, as chamadas “cotas de sacrifício”.

2. Governo Constitucional (1934- 1937)

2.1. Eleição Indireta de Vargas para a presidência: Getúlio se aproveita das recém criadas regras constitucionais para garantir sua continuidade no poder.

2.2. Principais divergências ideológicas no Brasil durante o Governo Provisório:

A. A I B (Ação Integralista Brasileira) – grupo que defendia a ideologia fascista; composto por forças anticomunistas; pregavam o autoritarismo e o Estado Integral (sem opositores / partido único), também ficaram conhecidos como camisas verdes e

possuíam o famoso lema: Deus, Pátria e Família. Destaca-se Plínio Salgado como líder do movimento e criador do Verde-Amarelismo. Esse movimento era uma resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil. Criticavam o “nacionalismo afrancesado” de Oswald. O Verde-Amarelismo propunha um nacionalismo primitivista, ufanista, identificado com o fascismo, evoluindo para o Integralismo; a idolatria ao tupi – cumprimento: Anauê / você é meu irmão; e a anta é eleita símbolo nacional. Outro símbolo do movimento era a letra grega sigma que parece um “E”. Em maio de 1929, o grupo verde-amarelista publica o “Manifesto Nhengaçu Verde-Amarelo ou Manifesto da Escola da Anta” (sugestivo?).

B. A N L (Aliança Nacional Libertadora) – Composta por sindicalistas, comunistas e socialistas. Defendia o não pagamento da dívida externa, nacionalização de empresas, um governo popular, reforma agrária e não defendiam um programa integralmente socialista, pois acreditavam que o Brasil ainda não estava preparado. Lema do grupo:“Pão, Terra e Liberdade”. Destaque para Luís Carlos Prestes, enquanto líder do movimento. Em julho de 1935 a ANL divulga um manifesto incendiário exigindo "todo o poder" à ANL e de igual maneira a derrubada do governo Vargas. O presidente Getúlio Vargas imediatamente aproveita a oportunidade e de igual maneira declara a ANL ilegal.

2.3. Intentona Comunista - Procurando conter o avanço da frente progressista, o governo federal - por meio da aprovação da Lei de Segurança Nacional – decretou o fechamento dos núcleos da ANL. A reação, por parte dos filiados e simpatizantes, foi violenta e imediata. Movimentos eclodiram no Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Natal e Maceió – episódio conhecido como Intentona Comunista. O movimento foi abafado por Getúlio – era uma tentativa de golpe comunista fracassado liderado por Luís Carlos Prestes que acabou preso, assim como Olga Benário, companheira de prestes, que foi deportada para a Alemanha e morreu em um campo de concentração (sua filha, Anita Leocádia Prestes, nasceu durante o cativeiro de Olga e foi trazida para o Brasil).

Página 19 de 91

Page 20: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

OBS: Vargas aproveita o clima instável e declara uma moratória suspendendo unilateralmente o pagamento da dívida externa.

2.4. Plano Cohen - Plano forjado pelo capitão Olímpio Mourão Filho, membro do serviço secreto integralista, a pedido de Plínio Salgado, líder integralista / Getúlio utiliza o plano Cohen como justificativa para o golpe do “Estado Novo”. Esse plano acusava os comunistas de articularem atentados e ações terroristas para tomar o governo.

OBS: A essa altura Getúlio Vargas já tinha inovado significativamente diversos setores com a criação dos Institutos Álcool e Açúcar, do Cacau da Bahia, do mate e do Pinho, do Livro, além do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens.

3. Estado Novo – Ditadura

(1937 - 1945)

3.1. Constituição de 1937 (Constituição Polaca): logo após deflagrado o golpe foi outorgada uma nova constituição inspirada nas leis fascistas da Itália e da Polônia. Redigida às pressas por Francisco Campos, instaurava:

A. Centralização política com fortalecimento do poder do presidente e indicação de novos interventores estaduais.

B. Extinção do Legislativo, cujas funções seriam exercidas pelo Executivo e subordinação do Judiciário ao Executivo.

C. Destacava o amparo ao trabalhador urbano e trazia novas propostas para a legislação trabalhista.

D. Criava o “Estado de Emergência”: forma como ficou conhecida a proposta administrativa de concentração de poderes nas mãos de Getúlio Vargas.

OBS: Intentona Integralista - Getúlio Vargas sempre teve o apoio da AIB, pois Plínio Salgado almejava o cargo de ministro da Educação. Mesmo assim, após decretar a criação do Estado Novo, Vargas fechou todos os partidos políticos, incluindo a AIB. Em retaliação, um grupo de 80 integralistas atacou o Palácio da Guanabara na noite de 10 de maio de 1938, em uma tentativa de depor Vargas e reabrir a AIB. O Exército e a polícia chegaram no último momento e controlaram a situação. Após o ataque ser contido, muitos dos revoltosos foram

fuzilados e presos, outros, em torno de 1500 integralistas foram presos e Plínio Salgado foi exilado em Portugal.

3.2. D I P (Departamento de Imprensa e Propaganda): com a tarefa de divulgar as ações do governo e controlar os meios de comunicação – direcionou a Hora do Brasil / atualmente o horário é conhecido como “A Voz do Brasil” e perdeu, no geral, suas características varguistas. Esse foi o principal sustentáculo do regime, responsável pela censura e pela propaganda governamental. A transformação do Dia do Trabalho (01/05) em feriado nacional também pode ser vista como estratégia governamental, pois falar sobre o trabalhador, nesse período, era inevitavelmente falar de Vargas.

3.3. DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público): conhecido como Superministério. Essa instituição deveria moralizar o serviço público efoi responsável pela profissionalização da carreira de servidor público. Os cargos passaram a ser escolhidos de acordo com critérios técnicos, e não por indicações políticas, além de promover a criação do concurso público.

3.4. Sindicatos Subordinados (ou Pelegos): Para controlar e fiscalizar o sindicalismo operário foram ampliados os serviços estatais de aposentadoria, o imposto sindical e o salário mínimo, e posta em vigor a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. Ao lado dessa política de concessões aos trabalhadores – auxílio natalidade, salário família, licença para gestante, estabilidade no emprego (após 10 anos), descanso semanal remunerado - extinguiu-se o direito de greve e a independência dos sindicatos, que deviam obediência direta ao Ministério do Trabalho e passaram a ser dirigidos por "pelegos"; líderes sindicais subordinados ao governo. Dessa forma, a atuação de representantes do Estado nos sindicatos garantia o controle sindical e era critério para que os trabalhadores desfrutassem dos benefícios concedidos pelo governo.

OBS: A C L T (Consolidação das leis do trabalhistas) de 1943, inspirada na Carta del Lavoro de Mussolin.Congregava em um único

Página 20 de 91

Page 21: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

conjunto de leis toda a legislação referente ao trabalhador brasileiro. Essa proposta foi a base da concepção do modelo populista de Getúlio, conhecido como “Trabalhismo” - definição geral de POPULISMO: governo em que o administrador atua como mediador entre as classes sociais. Destaca-se que para o desfrute dessa legislação, o trabalhador tinha que ser registrado em um sindicato reconhecido pelo governo, ou seja, vinculado a um sindicato subordinado ao governo, os “pelegos”. Basicamente essa legislação foi desfrutada apenas por trabalhadores urbanos.

3.4. A Industrialização: No campo econômico, Getúlio Vargas avançou no controle estatal das atividades ligadas ao petróleo e a combustíveis por meio da criação do Conselho Nacional do Petróleo (CNP) em 1938, juntamente com leis que nacionalizavam as refinarias e, em 1939, foi descoberto o primeiro poço de petróleo em Lobato na Bahia; estimulou a indústria de base com a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em 1941, obtendo financiamento norte-americano (concedido através dos Acordos de Washington) em troca do alinhamento com os Aliados na Segunda Guerra; criou a Fábrica Nacional de Motores (FNM), no Rio de Janeiro, em 1943; inaugurou a Companhia do Vale do Rio Doce em 1942 com capital inglês e norte-americano; criou a Fábrica Nacional de Álcalis em 1943; a CIA Hidrelétrica do Vale do São Francisco em 1945; para formar mão-de-obra especializada para o setor industrial instalou o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) em 1942, e o Serviço Social da Indústria (SESI) em 1943.

COMPLEMENTAR:A prática do cangaço marcou um interessante momento da História do Brasil. Grupos de homens armados vagueavam pelos sertões, principalmente do Nordeste, buscando meios de sobrevivência. Os primeiros cangaceiros de que se tem relato eram, de fato, “prestadores de serviço” aos chefes políticos locais. Perseguiam e matavam os inimigos políticos dos coronéis de uma região. Somente nos primeiros anos da República Oligárquica é que os primeiros grupos independentes de cangaceiros surgiram. Através de práticas criminosas esses grupos constituíram um grupo social à margem das

estruturas de poder e das relações sociais vigentes durante o tempo das oligarquias. Não poderíamos dizer que o cangaço foi um movimento essencialmente comprometido com uma determinada classe social. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, formou um dos maiores e mais duradouros grupos de cangaço existentes na região Nordeste. Seu apelido foi criado devido a sua rapidez no gatilho e a luz que saia do cano de sua arma. Estendendo sua ação e número de integrantes, o bando de Lampião chegou a atuar contra a Coluna Prestes, em 1926. Só no ano de 1938 que Lampião foi subjugado pelas forças militares do Estado. Os principais líderes de seu bando foram decapitados e tiveram as cabeças expostas em diferentes cidades nordestinas. A decadência do cangaço tem grande ligação com o estabelecimento do Estado Novo. A criação de órgãos repressores mais atuantes e a desarticulação da influência exercida pelos grupos oligárquicos remanescentes podem ser apontadas como as possíveis razões para o fim desse movimento. Por fim devemos ver no cangaço a crise provocada pelas relações excludentes que figuraram a construção histórica do próprio Brasil.

OBS: a essa altura Getúlio era popularmente conhecido como: “Pai dos pobres e mãe dos ricos”.

3.5. O Brasil na Segunda Guerra: A participação do Brasil no esforço de guerra dos Aliados deveu-se principalmente à pressão norte-americana, embora Getúlio tivesse certa simpatia pelos governos fascistas. O governo varguista negociou a entrada brasileira na Guerra em troca de financiamento para seus projetos econômicos, como a CSN. Associado a esse fator, o torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemães também colaborou muito para que a opinião pública pendesse para os Aliados. Em 1942, o Brasil rompeu relações e declarou guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Em 1944, FEB (Força Expedicionária Brasileira) e FAB (Força Aérea Brasileira) foram enviadas para combates na Itália, destacando-se a batalha de Monte Castelo.

Página 21 de 91

Page 22: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

3.6. O Contexto do Queremismo (slogan: “Queremos Getúlio”): ao longo da Segunda Guerra, tornou-se insustentável a realidade brasileira, pois externamente lutávamos pela democracia e internamente mantínhamos uma ditadura. Em 1943 circulou clandestinamente o Manifesto dos Mineiros, documento escrito por intelectuais que pedia o fim da ditadura. Em 1945 o Primeiro Congresso Nacional de Escritores repetiu o apelo dos mineiros. Getúlio foi obrigado a redemocratizar o país e a oposição foi surpreendida pela antecipação de Vargas nessa direção. Seus primeiros atos foram a convocação de eleições, decretação de anistia a presos políticos e liberdade partidária e de imprensa. Surgiram 16 novos partidos, dos quais se destacavam a UDN (União Democrática Nacional), eram a oligarquiaantigetulista e americanizada; o PSD (Partido Social Democrata), formado por grandes proprietários rurais e a burguesia urbana que apoiava Vargas; o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), representado pelo populismo varguista, baseado no paternalismo sindical; o PCB (Partido Comunista do Brasil), fundado em 1922, mas posteriormente cassado. Vargas, porém, alimenta o desejo de continuar

no governo. Um decreto populista chamado de "lei Malaia", antiimperialista e nacionalista, foi promulgado com o apoio do recém beneficiado com a nova lei de anistia, Luís Carlos Prestes, líder do PCB, que passou a apoiar Vargas em uma campanha conhecida como “Constituinte com Getúlio”, que consistia na perpetuação de Vargas no poder até a elaboração de uma nova Constituição (essa proposta foi classificada como um “Golpe Branco”). Vargas ainda criou o MUT (Movimento de Unificação dos Trabalhadores) para apoiá-lo. Nesse ambiente surgiu o "Queremismo", movimento defensor da convocação de uma constituinte com Vargas, que acabou não concluindo seu objetivo, pois o presidente acabou derrubado.

OBS: As oposições, desconfiadas das intenções getulistas, movimentaram-se juntamente à cúpula militar e articulam o golpe de 29 de outubro de 1945. Os ministros militares destituíram Getúlio Vargas e passaram o governo ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares até a eleição e posse do novo presidente da República, o general Dutra, em janeiro de 1946.

Série Aula – Era Vargas

1. (Uerj 2014)

Página 22 de 91

Page 23: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

As imagens reproduzem ilustrações de cartilhas escolares difundidas nos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e de Juan Domingo Perón, na Argentina. Durante o Estado Novo no Brasil, toda informação divulgada era controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda − DIP.

Cite, a partir do conteúdo das imagens, uma característica do governo Vargas e outra do governo peronista, respectivamente. Aponte, ainda, duas medidas aplicadas pelo DIP que tenham fortalecido a proposta política do Estado Novo.

2. (Unicamp 2014)Na Lei Orgânica do Ensino Secundário de 9 de abril de 1942, podemos ler: 1. É recomendável que a educação secundária das mulheres se faça em estabelecimentos de ensino de exclusiva presença feminina. 2. Incluir-se-á nas terceira e quarta séries do curso ginasial e em todas as séries dos cursos clássico e científico a disciplina de economia doméstica. 3. A orientação metodológica dos programas terá em mira a natureza da personalidade feminina, bem como a missão da mulher dentro do lar.

(Adaptado de Carla BassaneziPinsky e Joana Maria Pedro (orgs.), Nova História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2012, p. 337.)

a) Cite duas mudanças na legislação que afetaram a condição feminina no Brasil nas décadas de 1930 e 1940.

b) Qual o papel desejado para a mulher durante o Estado Novo (1937-1945)?

3. (Fuvest 2014) Subindo ao poder em outubro de 1930, Getúlio Vargas nele permaneceu por quinze anos, sucessivamente, como chefe de um governo provisório, presidente eleito pelo voto indireto e ditador. Deposto em 1945, seria eleito presidente pelo voto popular em 1950, não chegando a completar o mandato por se suicidar em 1954.

Boris Fausto. História do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 1995, p. 331. Adaptado.

O primeiro período de governo de Getúlio Vargas (1930‐1945) iniciou‐se com um golpe; o último (1951‐1954), com um processo eleitoral direto.

a) Identifique outras duas diferenças entre esses períodos.

b) Caracterize as relações entre o Brasil e os Estados Unidos da América em cada um desses períodos.

4. (Unesp 2013) Getúlio Vargas paira entre palavras e imagens. Em um dos quadros, sorridente, ladeado de escolares também sorridentes, Getúlio toca o rosto de uma menina; ao seu lado, um menino empunha a bandeira nacional. Os textos são todos conclamativos e supõem sempre uma voz a comandar o leitor infantil e a incitá-lo para a ação. A mesma getulização dos textos escolares se faz presente na ampla literatura encomendada pelo DIP [...].

(Alcir Lenharo. Sacralização da política, 1986.)

Explique o que o autor chama de “getulização dos textos escolares” e analise o papel do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945).

5. (Uerj 2013)

Página 23 de 91

Page 24: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Os cartazes acima foram produzidos para atrair apoio popular para um movimento de oposição ao governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934). Esse movimento colocou do mesmo lado o Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático, tradicionais adversários políticos no estado de São Paulo.Nomeie esse movimento e indique uma justificativa apresentada pelos paulistas para considerar o governo provisório de Vargas “uma ditadura”.

Série Casa – Era Vargas

6. (Uff 2012)No período de 1946 a 1964, assistimos ao pleno desenvolvimento do pacto populista, que não pode ser identificado apenas como manipulação das massas trabalhadoras. O funcionamento do regime nesse período pressupõe elementos de continuidade do período estado novista e a criação de novos mecanismos de dominação.a) Identifique dois elementos de continuidade do período de 1946-1964 em relação ao período

de Estado Novo, 1937-1945.b) Indique os três maiores partidos políticos da República brasileira de 1946 até o Golpe civil-

militar de 1964, e analise uma característica de cada um dos três partidos.

7. (Ufg 2012)Analise a charge.

Página 24 de 91

Page 25: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Esta charge é de autoria do caricaturista brasileiro Belmonte. Com o propósito de disseminar a crítica política, o artista criou a personagem Juca Pato. A composição da charge remete às contradições da vida política nacional durante a Era Vargas.

Considerando o exposto, expliquea) como a abordagem do tema, na charge, ironiza a vida política brasileira;b) a contradição vigente na relação entre política interna e externa durante o regime do Estado

Novo (1937-1945).

8. (Unicamp 2012)A população brasileira, segundo o censo de 1920, era de 30.635.605 habitantes. O número de votantes, entretanto, era restrito, conforme a tabela abaixo:

População apta a votar

População NúmeroTotal 30.635.605Menos analfabetos, sobram 7.493.357Menos as mulheres, sobram 4.470.068Menos os estrangeiros, sobram 3.891.640Menos os menores de 21 anos, sobram 3.218.243

(Adaptado de http://www.usp.br/revistausp/59/09-josemurilo.pdf. Acesso em 18/10/2011.)

a) Indique duas práticas políticas existentes durante a Primeira República (1889-1930). b) Cite duas mudanças que ampliaram o eleitorado brasileiro após a Primeira República.

Página 25 de 91

Page 26: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

9. (Unesp 2012) “A questão social é um caso de polícia” – esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado durante o período da chamada República Velha (1889-1930). E, de fato, a questão social era um caso de polícia.

(KazumiMunakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1981.)

Explique a frase final do texto, exemplificando-a, e indique a principal alteração que ocorreu no tratamento da questão social pelo Estado, após 1930.

10. (Ufpr 2011) Criada em 1932, a Carteira de Trabalho foi durante décadas o principal documento para os brasileiros. Até 1980, a carteira ainda trazia inscrita a seguinte apresentação, assinada por Alexandre Marcondes Filho, Ministro do Governo Vargas:

“A carteira de trabalho, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou se ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência.”

Associe o teor desse documento com o ideário político da época em que foi produzido.

Série Aula – Era Vargas

11. (Cesgranrio 2011)As cascas de banana da caricatura, que fariam escorregar e cair os candidatos ao Palácio do Catete, ganharam sua maior expressão com o golpe de 1937, que implantou o Estado Novo. Esse golpe possibilitou, após sete anos, a permanência de Getúlio Vargas no poder, consolidando uma ditadura que somente teve fim em 1945.

Página 26 de 91

Page 27: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Nessa perspectiva,a)cite duas medidas tomadas pelo governo do Estado Novo, explicando de que forma

reforçaram a centralização política do período.b) relacione as medidas tomadas por Getúlio Vargas para incentivar o desenvolvimento

brasileiro à ascensão das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro no cenário nacional.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãosincompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civissão os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar opensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular.É possível haver direitos civis sem direitos políticos. Estes se referem à participação do cidadão no governo da sociedade.Seu exercício é limitado a parcela da população e consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. Finalmente, há os direitossociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria. A garantia de sua vigência depende da existência de uma eficiente máquina administrativa do Poder Executivo. Em tese, eles podem existir sem os direitos civis e, certamente, sem os direitos políticos.

José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.

12. (Unb 2011) A história do Brasil no século XX foi marcada por períodos em que direitos civis e políticos da população foram total ou parcialmente suprimidos ou ignorados pelo Estado. Em

Página 27 de 91

Page 28: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

pelo menos um desses períodos, houve significativa expansão dos chamados direitos sociais. Em que contexto histórico os direitos sociais da população brasileira se expandiram, a despeito da violação flagrante de direitos civis e da introdução de restrições à participação política? Justifique sua resposta.

13. (Ufg 2010)Observe a imagem.

A imagem refere-se a uma cena de Alô, Amigos, filme lançado por Walt Disney, em 1943. Nessa cena, Zé Carioca apresenta o Rio de Janeiro para o Pato Donald, ao som da música “Aquarela do Brasil”, uma composição de Ary Barroso. Na cena, o encontro entre os dois personagens simboliza a aproximação entre Brasil e Estados Unidos, nos anos de 1940. Diante do exposto, explique:a) o principal interesse que orientou a aproximação entre Brasil e Estados Unidos; b) com base na imagem como o personagem Zé Carioca expressa uma visão sobre a cultura

brasileira no período.

14. (Unesp 2009) Eu acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na História do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas (...)

(Fernando Henrique Cardoso, Discurso de despedida do Senado Federal, 14.12.2004)

No que se refere à participação do Estado na economia, compare a Era Vargas (1930-1945 e 1951-54) e os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)

15. (Unicamp 2009)Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.

(Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra". São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.)

Página 28 de 91

Page 29: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

a) De acordo com o texto, de que maneiras os personagens de Walt Disney serviam à política externa norte-americana na época da Segunda Guerra Mundial?b) Como o governo Vargas se posicionou em relação à Segunda Guerra Mundial?

Série Casa – Era Vargas

16. (Pucrj 2009)Leia a passagem do discurso proferido por Getúlio Vargas em agradecimento à manifestação popular ocorrida em Porto Alegre em 7 de Janeiro de 1938.

"Hoje, o Governo não tem mais intermediários entre ele e o povo. Não mais mandatários e partidos. Não há mais representantes de interesses partidários. Há sim o povo no seu conjunto e o governo dirigindo-se diretamente a ele, a fim de que, auscultando os interesses coletivos, possa ampará-los e realizá-los [...]".

(Apud GOMES, Ângela de Castro. A política brasileira em busca de modernidade: na fronteira entre o público e o privado. In: "História da Vida Privada no Brasil". Vol. 4. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. p. 511)

a) CITE duas características da Carta Constitucional de 1937.b) EXPLIQUE como a política do Estado Novo (1937-1945) visava a atender "o povo no seu conjunto", fazendo referência a duas medidas e/ou ações do governo.

17. (Unicamp 2008)De 1550 a 1930, o mercado de trabalho brasileiro está desterritorializado. Só nos anos 1930-40 a reprodução ampliada da força de trabalho passa a ocorrer inteiramente no interior do território nacional.

(Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, "O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVII)". São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 354.)

a) Quais características do mercado de trabalho brasileiro, entre 1550 e 1930, permitem considerá-lo "desterritorializado"?b) Indique duas mudanças do mercado de trabalho brasileiro ocorridas nas décadas de 1930 e 1940.

18. (Ufpa 2008)Leia os versos a seguir, publicados em cordel em 1943:

"O Brasil não quer conversaCom partidários do Eixo.Foi por causa dessa gente

Página 29 de 91

Page 30: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Que no mundo há remelexo(...)Ninguém quer mais negócioCom quem é totalitário.É ser quinta-colunistaQuem pretender o contrário."

(Zé Vicente. "O Brasil rompeu com 'eles'" (1943). In: "Zé Vicente, poeta popular paraense". São Paulo: Hedra, 2000, p. 45-46.)

Com base no trecho do cordel de Zé Vicente:a) Identifique o momento histórico ao qual o poeta se refere.b) Caracterize o Estado Totalitário, na Europa, no período a que o poeta se refere.

19. (Ufmg 2007) Observe atentamente esta imagem:

Trata-se de um cartaz de propaganda produzido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), partido político, de inspiração fascista, que teve existência legal no Brasil entre 1932 e 1937.

1. ANALISE a mensagem política contida nesse cartaz, relacionando-a a um dos principais pontos do ideário integralista.2. CITE e EXPLIQUE outro ponto da doutrina integralista, diferente do argumento central contido nesse cartaz.

20. (Pucrj 2007)

"... Amor lá no morro, é amor pra chuchu

Página 30 de 91

Page 31: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

as rimas do samba não são I LOVE YOUE esse negócio de alô, alô BOY, ALÔ JO-NESó pode ser conversa de telefone..."

("Não tem Tradução" - Noel Rosa)

Os documentos anteriores expressam a nova forma de relação entre os EUA e a América Latina, conhecida como "Política da Boa Vizinhança". Tendo estes documentos como referência, assim como as informações que você possui a respeito:

a) Apresente duas características da Política da Boa Vizinhança.b) Identifique dois elementos que exemplifiquem as novas formas de comportamento na

sociedade brasileira, sobretudo no meio urbano, nos anos de 30 e 40 do século passado.

Leitura Mínima Obrigatória

O Legado Populista

1. Governo Eurico Gaspar Dutra

(1946 - 1951)

1.2 - Influências do capitalismo internacional como reflexos da Guerra Fria - destaque para o desencadeamento de um forte processo de alinhamento com os EUA:

A) Criação da Escola Superior de Guerra 1946 (ESG) -

formada por professores norte americanos e anticomunistas.

B) O PCB se tornou ilegal em 1947 acusado de liderar movimentos grevistas e promover a instabilidade, além do contexto da Guerra Fria - “A Doutrina Truman” convocou os aliados dos EUA para enfrentar a “ameaça comunista” contra o “mundo livre”.

C) Rompimento com a U.R.S.S em 1948

D) Criação da Missão Abbink – comissão técnica mista de brasileiros e norte-americanos, com a finalidade de integrar a economia brasileira a dos EUA.

E) Desperdício das reservas de divisas obtidas comas exportações durante a Segunda Guerra. O entreguismo político aos EUA acarretou forte importação de bens duráveis, evento que gerou inflação e Arrocho salarial como medida de contenção.

F) Momento marcado pelo consumismo – TV’S, fogões, ferros de passar roupas, torradeiras... (o interessante era que os televisores passaram a ser comercializados mesmo antes da criação da primeira emissora no Brasil, a Rede Tupi – 1950). O presidente ainda idealizou a Via Dutra (rodovia Rio - São Paulo).

1.3 - Plano S.AL.T.E. (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia): a política entreguista de Dutra gerou uma grave crise econômica e

Página 31 de 91

Page 32: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

social. Para conter as crescentes manifestações seu governo criou o Plano Salte, dando uma nova esperança de melhora para a população. No entanto, serviu apenas para que seu mandato fosse concluído sem maiores atritos com o povo.

1.4 - Eleições presidenciais de 1950: Vargas retorna como “líder de massas”e, apoiado pelo político paulista Ademar de Barros ( PSP), vence a eleição. Foram derrotados Eduardo Gomes (UDN) e Cristiano Machado (PSD). Surge a expressão: “Getúlio retorna nos braços do povo” – eleito pelo voto direto.

2. Governo Getúlio Vargas

(1951 - 1954)

2.1. O Plano Lafer ou Plano Nacional de Reaparelhamento Econômico - O ponto central do governo foi o Plano Lafer - do ministro Horácio Lafer -, que priorizava os seguintes setores: energia, transporte e indústria de base.

OBS: essa administração marcou a educação com a criação da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), dirigida por Anísio Teixeira.

2.2. A Política Nacionalista: Getúlio chegou ao poder trazendo novamente sua política nacionalista e denunciando a espantosa remessa de lucros das empresas estrangeiras para suas matrizes. Essa atitude levou a aprovação da Lei de Remessas de Lucros em 1952, obrigando as empresas multinacionais a reinvestir no mínimo 10% de seu lucro líquido no Brasil. Essa postura fez com que os EUA suspendessem empréstimos previstos para o Brasil, mas, mesmo assim, Vargas conseguiu promover a expansão da CSN, criou a hidrelétrica de Paulo Afonso, fundou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico 1951 (BNDE) e a Eletrobrás. Destaque especial para a criação da Petrobras em 1953 com a utilização do slogan: “O petróleo é nosso”. Essa medida frustrou os interesses das multinacionais do petróleo em explorar o combustível fóssil do nosso solo e não obstante as crescentes pressões do governo norte-americano.

MONTEIRO LOBATO, VARGAS E O

PETRÓLEO NO BRASIL

Em 1936, Monteiro Lobato desancara publicamente um documento oficial do ministro Odilon Braga (Bases para o Inquérito sobre o Petróleo), pois, na sua essência, traduzia a divisa “não tirar petróleo e não deixar que o tirem”. Metera-se naquela questão porque, depois de uns tempos vivendo nos Estados Unidos, entre 1927-1931, voltara convicto da importância estratégica para o progresso da sociedade daquela fonte de energia. O Brasil, para ele, naquela questão, sofria por um duplo conluio.

De um lado, como severo freio à pesquisa e a prospecção, alinhavam-se os interesses das empresas internacionais, os grandes trustes como se chamavam na ocasião, que não tinham intento em promover a descoberta de novas lavras do ouro negro no momento em que, devido a Grande Depressão dos anos trinta, havia superprodução de combustível. Do outro, a simples inaptidão e despreparo da burocracia nacional em por mãos à obra. A esperteza estrangeira aliava-se à incompetência tupiniquim. Resultante disso era a Lei de Minas, a de 1934, que ao invés de ser um Abra-te Sésamo!,servia, disse, como um Frecha-te Sésamo! O que não o inibiu de fundar uma sociedade para a exploração do petróleo: a Companhia Matogrossense de Petróleo S.A.,

Havia nele, em Lobato, uma boa dose de crença numa teoria conspirativa que o fez ver nos geólogos e outros pesquisadores estrangeiros que por aqui atuavam, agentes de manobras escusas. Os técnicos, como teria sido o caso do geólogo Victor Oppenheim, encontravam sinais visíveis de petróleo sim, mas não comunicavam as autoridades brasileiras. Não se furtavam, todavia, em enviar os mapas da mina para seus patrões lá fora. Por outra parte, os que estavam a serviço do DNPM (órgão estatal encarregado das pesquisas minerais), eram capazes de cair dentro de um poço de óleo e achar que tudo era barro. Não conseguiram ver, tais “técnicos”, que num lugar no Recôncavo Baiano, local apontado por todos como prodigioso, havia óleo. Justo onde depois, em 1939, descobriu-se o poço de Lobato (dado em homenagem ao escritor).

Infelicitou-se ainda mais ao atacar injustamente o general Horta Barbosa, presidente do CNP (Conselho Nacional do Petróleo), numa carta audaciosa e abusada que remeteu a Getúlio Vargas, em1940, acusando o general de fazer o jogo do truste americano da StandarOil . O que lhe rendeu a prisão pelo Departamento de Ordem Pública e Social (DOPS), a polícia política do Estado Novo, um processo e uma condenação a seis meses de prisão imposta pelo Tribunal de Segurança Nacional. Pena que foi relaxada a pedido do acusado, o general Horta Barbosa, e, em seguida, por um indulto do próprio Getúlio Vargas.

Disponível em: educaterra.terra.com.br. Acesso em 06/2011.

OBS: Outro atrito surgiu com o governo dos EUAquando o Brasil renunciou ao envio de tropas para a Guerra da Coréia, foco da Guerra Fria. Em represália, os norte-americanos cancelaram novos empréstimos e provocaram a queda do preço do café. Naturalmente, a elite econômica nacional pendeu para o lado dos americanos.

Página 32 de 91

Page 33: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

2.3. Trabalhismo e Populismo - Em 1954, João Goulart, ministro do Trabalho de Vargas, propôs o aumento do salário mínimo em 100%, o que escandalizou a burguesia industrial. O governo recuou diante das pressões e Vargas demitiu João Goulart do cargo. Os trabalhadores se agitavam e Getúlio teve medo de perdê-los: por isso, em maio aprovou o aumento salarial de 100%, perdendo, assim, o apoio da burguesia, dos proprietários rurais e dos militares que também passaram a exigir reajuste salarial, ameaçando o governo caso não recebessem (essa exigência militar ficou conhecida como “Manifesto dos Coronéis”). Nesse contexto inicia-se uma campanha difamatória sobre Vargas, marcada pela imoralidade, destacando-se o jornalista udenista Carlos Lacerda.

OBS: Getúlio teve sua oposição política agravada quando surgiu uma denúncia de um suposto acordo anti-americano entre Argentina, Brasil e Chile, que ficou conhecido como “Pacto ABC”.

2.4. A Crise que Levou ao Suicídio de Vargas: Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente, foi incriminado em um atentado sobre a vida de Luís Carlos Lacerda que ocasionou a morte do major Rubens Florentino Vaz, guarda-costas de Lacerda - o atentado da RuaToneleros . Esse evento agitou as Forças Armadas, que por sua vez passaram a exigir a renúncia do "pai dos pobres" (agosto de 1954) através de um documento conhecido como “Manifesto à Nação”. A resposta de Getúlio foi o suicídio (24 de agosto), deixando uma carta-testamento na qual denunciava a oposição imoral que sofreu por conta de suas idéias nacionalistas.

2.5. A Sucessão de Vargas: o Vice-presidente Café Filho, assumiu o governo em 24 de agosto de 1954, entretanto, adoeceu e foi substituído por Carlos Luz (Presidente da Câmara dos Deputados) em 1955, este, ligado às forças udenistas, não desejava que a coligação PSD-PTB ganhasse as eleições presidenciais. Mas tudo foi em vão: nas urnas vence Juscelino Kubitschek. A UDN, derrotada, logo conclamou setores mais conservadores das Forças Armadas a impedir a posse de JK e Jango sob a alegação de que "os eleitos tiveram apoio dos

socialistas e comunistas". Entretanto, o Ministro da Guerra, o marechal Henrique Teixeira Lott, resolveu dar um golpe preventivo ou contragolpe a fim de garantir a posse dos eleitos. Carlos Luz foi declarado impedido (11 de novembro de 1955) de exercer a presidência; Café Filho, que já se havia restabelecido, foi feito prisioneiro em sua própria casa; assumiu Nereu Ramos, então Vice-presidente do Senado, que se comprometeu a empossar os eleitos.

1. Governo Juscelino Kubitschek

(1956- 1961)

1.1. Aliança com militares – por JK ter assumido graças ao contragolpe do general Henrique Lott, a sua proximidade com os militares lhe rendeu tanta segurança que até um rompimento com o FMI foi efetivado nesse período, devido a uma exigência desse órgão para que o Brasil suspendesse o subsídio à importação de petróleo e trigo(exatamente no final de seu mandato). Outro evento ligado aos militares foi o abafamento de rebeliões da Força Aérea, ocorridas nas bases de Jacareacanga e Aragarças, episódios que o governo superou e, sem ânimo de retaliação, anistiou os rebeldes, reintegrando-os em seus postos.

OBS: JK foi eleito pela “coligação maldita”, forma como os udenistas chamavam a coligação PSD + PTB.

1.2. O Nacional-Desenvolvimentismo – essa política foi constituída basicamente de investimentos internos e externos (“50 anos em 5”/tema da campanha de JK). A idéia de JK era promover o desenvolvimento a qualquer preço, tornando o Brasil um país definitivamente industrial e urbano. Para tanto JK criou uma equipe técnica ligada a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina – órgão da ONU responsável por determinar os rumos econômicos da América Latina) e ao BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico), trabalhando em conjunto criaram o Plano de Metas ou Programa de Metas. Esse projeto consistia em investimentos nos transportes, energia, indústria, educação e alimentação. Contando ainda com a “Meta Síntese”, que era a construção de uma nova

Página 33 de 91

Page 34: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

capital – Brasília – projeto de Oscar Niemeyer (arquiteto) e Lúcio Costa (urbanista) - justificativas: segurança militar, por se situar no centro do Brasil, povoamento do centro-oeste, devido sua baixa densidade demográfica e provavelmente por ser uma boa oportunidade para evitar a pressão política das massas no grande centro urbano que já era o Rio de Janeiro.

OBS: técnicos ligados ao Plano de Metas passaram a compor os grupos de execução e trabalhos previstos no programa - Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), Grupo Executivo da Indústria de Construção Naval (GEICON), Grupo Executivo da Indústria de Máquinas Pesadas (GEIMAPE)...

1.3. Instrução 113 da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) – Essa medida política facilitava a entrada de investimentos estrangeiros no Brasil. Vigorando desde o governo de Café Filho. EX: as empresas estrangeiras podiam importar maquinário sem a autorização prévia do governo, bastava estarem associadas a uma empresa nacional.

1.4. ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros). Instituto formado por intelectuais. Foi criado por JK para legitimar as decisões do Nacional– Desenvolvimentismo fundamentado no tripé: capital privado nacional, capital estrangeiro e empresas estatais.

OBS: Durante esse governo houve um grande avanço industrial e a sua força motriz estava concentrada nas indústrias de base e na fabricação de bens de consumo duráveis e não-duráveis. O governo atraiu o investimento de capital estrangeiro no país incentivando a instalação de empresas internacionais, principalmente as automobilísticas. Foi aí que entraram no país grandes montadoras de automóveis multinacionais como, por exemplo: Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região Sudeste do Brasil, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo (ABC - Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo

Brasil. Esse fato fez aumentar o êxodo rural e a migração de nordestinos e nortistas de suas regiões para as grandes cidades do Sudeste. A construção de rodovias também marcou a proposta administrativa de Jk, com destaque para a rodovia Belém-Brasília e as BR’s brasileiras (101, 262..., conhecem?).

1.5. Bossa Nova – movimento artístico característico do período. Marcado como movimento de elite e teve como principais expoentes: João Gilberto, Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. Juscelino Kubitschek ficou conhecido “presidente bossa nova”, pois sua administração coincide com o ápice do movimento cultural e também tinha vínculos mais nítidos com os interesses das elites brasileiras, apesar de ser integrante da coligação populista.

1.6. SUDENE – A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste foi criada em 1959 para promover o desenvolvimento e integração da região Nordeste.

1.7. OPA (Operação Pan Americana) em 1958, JK envia uma proposta de ação conjunta entre os países da América Latina e os EUA, na tentativa de superar o subdesenvolvimento do continente. A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou a proposta, mas o projeto não foi aceito pelos EUA.

2. Governo Jânio Quadros - 1961

(Janeiro a Agosto)

Criação do Parque Indígena do Xingu.

Página 34 de 91

Page 35: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Os irmãos Villas-Boas

Em 1961 Jânio Quadros ratificou a criação do Parque Indígena do Xingu, que foi a primeira

terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais idealizadores foram os

irmãos Villas Bôas.

2.1. A inflação anual de 31%(índice altíssimo para a época), as constantes emissões de moeda, desvalorização da moeda e aumento do custo de vida, promoveram a derrota do candidato de JK, seu aliado Henrique Lott – desde 1946 a coligação PTB / PSD estava no poder.

2.2. O vencedor foi o senhor Jânio da Silva Quadros. Candidato do Partido Democrata Cristão (PDC), aliado da UDN. Tinha como símbolo uma “vassoura” – para varrer a corrupção. (era a vitória de um “corpo estranho”, ou seja, de um político fora do esquema dominante)

OBS: seu vice foi João Goulart PTB / PSD. Naquele tempo podíamos votar no Presidente de uma Chapa e no Vice de outra – a UDN chamava a coligação de Jango de “Coligação Maldita”.

2.3. Evolução da perda de apoio interno de Jânio:

A. Política antiinflacionária (para conter a inflação / Congelamento de salários e controle das emissões monetárias).

B. Instrução 204 da SUMOC: desvalorização de 100% do Cruzeiro e retirada de subsídios para importação de trigo, petróleo e outros (aumento do preço do pão e da gasolina).

C. Busca de apoio ao FMI (consegue apoio e renegocia a dívida).

D. Proibição do uso de biquíni em concursos de beleza, proibição da “rinha de galo”, regulamentação das corridas nos jóqueis clubes, proibição do lança-perfume em bailes de Carnaval.

2.4. Evolução da perda de apoio externo:

A. Política externa “independente” (contexto da Guerra Fria tornava essa política inviável, pois o alinhamento era exigido pelos EUA).

B. Reata negociações com o bloco socialista (a intenção era ampliar as exportações e, consequentemente a arrecadação do governo para pagar a dívida feita por JK).

C. Em uma clara política de apoio a Cuba, Jânio condecora Ernesto Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul (a UDN rompeu com Jânio).

D. Concedeu o apoio brasileiro a entrada da República Popular da China na ONU(China Comunista).

E. Na prática Jânio fez oposição a Aliança para o Progresso e saiu em defesa da Autodeterminação dos Povos.

IMPORTANTE: Em 24 de Agosto, Lacerda vai à TV e declara que Jânio pretendia dar um golpe. No dia seguinte, Jânio renuncia estrategicamente, esperando ser chamado de volta... e aí exigiria mais poder – ele contava com o receio que a sociedade tinha de Jango (acusado de ser comunista). Para garantir a posse de Jango, Leonel Brizola lançou a Campanha da Legalidade, levando o Brasil à beira de uma guerra civil. Jango retornou da China (estava reatando negociações com o bloco socialista) e assumiu, mas em um Regime Parlamentarista.

3. Governo João Goulart (1961- 1964)

3.1. Com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), Jango conseguiu aprovar um plebiscito em 1963. A população votou e acabou optando pela volta do Presidencialismo.

3.2. Em fins de 1962, o Ministro do Planejamento, Celso Furtado, apresentou um programa desenvolvimentista e antiinflacionário chamado Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social. Destaques:

Página 35 de 91

Page 36: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

A - Reformas de Base: agrária, tributária, fiscal, educacional, sobre remessas de lucros...

OBS: essas reformas já estavam previstas durante a fase parlamentarista e acabaram inseridas no Plano Trienal.

B - Busca de aumento dos empréstimos externos, renegociação da dívida externa, aumento dos investimentos, retomada do crescimento econômico e combate à inflação. (fracassou)

OBS: em 05/07/1962 foi Introduzido o 13º salário.

3.3. Discurso na Estação Ferroviária Central do Brasil: no dia 13 de março de 1964, Jango discursou para aproximadamente 300 mil pessoas e afirmou seus interesses. Decretou a nacionalização das refinarias particulares de petróleo e assinou a reforma agrária.

OBS: foi o suficiente para causar pânico em seus opositores, já que as Ligas Camponesas, organizadas desde 1955, tinham sido

beneficiadas por Jango com a criação do Estatuto do Trabalhador Rural em 1962 e muitas viraram sindicatos rurais, organizando os trabalhadores em torno da reforma agrária.

3.4. Marcha da Família com Deus pela Liberdade: no dia 19 de Março de 1964 uma grande manifestação popular incluindo políticos, anticomunistas, religiosos e militares, legitimou a oposição popular a Jango. Era a demonstração de oposição popular necessária para o golpe. A versão carioca ficou conhecida como Marcha pela Vitória.

3.5. O golpe veio quando Jango tentou anistiar um grupo de marinheiros envolvidos em uma insubordinação (se reuniram sem a autorização do comando). Destaque para um dos agitadores do movimento, o cabo Anselmo – declarado espião da CIA.

3.6. O Golpe: no dia 31 de março ocorreu o golpe. Jango abandonou Brasília e foi para o Rio Grande do Sul. Foi decretada vacância (vaga) da presidência e foi empossado RaniereMazzili, presidente da Câmara dos Deputados (Jango foi exilado no Uruguai).

Série Aula – República Liberal

1. (Ufsc 2012)

Observe as imagens abaixo e descreva criticamente a trajetória do povo brasileiro, da chegada dos portugueses à atualidade.

Página 36 de 91

Page 37: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

2. (Unicamp 2013)1549 e 1763 são os anos do estabelecimento de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente, como capitais da área que viria a ser o Brasil. Em 1960, a terceira capital foi inaugurada.

Em relação ao estabelecimento das capitais, responda:a) Quais os objetivos políticos do estabelecimento das duas primeiras capitais?b) Por que a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília pode ser vista como uma

mudança política e estratégica?

3. (Pucrj 2013)A Comissão da Verdade, sancionada pela Presidente Dilma Roussef em 18 de novembro de 2011, tem como objetivo principal apurar violações aos direitos humanos praticados entre 1946 e 1988, “a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”. Instalada oficialmente em 16 de maio de 2012, é formada oficialmente por 7 membros nomeados pela presidente, e seus trabalhos devem durar dois anos.

Levando em consideração o contexto histórico objeto de apuração da Comissão:a) identifique uma situação de violação dos direitos humanos ocorrida no Brasil e justifique a

sua relação com a instalação da Comissão da Verdade;b) caracterize situação similar ocorrida em um país latino-americano, no mesmo período.

4. (Unesp 2013)

Página 37 de 91

Page 38: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

A charge representa João Goulart e Juscelino Kubitschek. A que episódio político a imagem se refere? Qual é o contexto político interno em que tal episódio se insere? Justifique sua resposta.

5. (Unicamp 2013)Na foto abaixo reproduzida, o presidente Jânio Quadros condecora o líder da Revolução Cubana, Ernesto Che Guevara.

a) Como essa condecoração pode ser explicada no contexto das propostas do governo Jânio Quadros para as relações externas do Brasil?

b) Quais grupos, no Brasil, criticaram esse acontecimento?

Série Casa – República Liberal

6. (Ufba 2012) Tendo como foco o caráter dependente da economia brasileira, resultante do seu processo histórico, apresente uma informação relativa a essa dependência:

a) Na República Velha (1889-1930);b) No Período Desenvolvimentista (década de 1950).

7. (Ufpr 2012) As duas figuras abaixo são propagandas de carro publicadas na famosa revista O Cruzeiro, em 1960 (O Cruzeiro, nº 27, 16 de abril de 1960). Analise as figuras, explicando o que foi o Plano de Metas e quais suas consequências para a sociedade brasileira no período do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960).

Página 38 de 91

Page 39: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

8. (Pucrj 2012)

Desenvolvimento e integração nacional foram objetivos de vários governos republicanos brasileiros. O presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) considerava a construção de Brasília um dos objetivos do seu projeto de governo.

a) Qual a importância da construção de Brasília para as ações desenvolvimentistas propostas no Plano de Metas?

b)Assim como JK, os governos militares (1964-1985) também buscaram implementar ações para a integração nacional. Identifique duas dessas ações utilizando a concepção de integração presente na imagem apresentada.

9. (Ufmg 2012) Analise esta charge.

Página 39 de 91

Page 40: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

No início da década de 1960, o debate político sobre a implementação das Reformas de Base gerou uma forte mobilização e radicalização política no País. A partir da análise dessa charge e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

a) Explique em que consistia a proposta de Reformas de Base do Governo João Goulart.b) Explique o posicionamento de cada uma das lideranças políticas representadas na charge.c) Cite duas manifestações contrárias ao Governo João Goulart que foram estimuladas pelas

propostas de Reformas de Base.

10. (Ufes 2012) TEXTO 1“[...] Depois de decênios de domínio e espoliação, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive que renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho.[...] Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente, dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história”.

(Carta-testamento deixada por Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954 – citada por JUNIOR, Antonio Mendes; MARANHÃO, Ricardo (orgs.) Brasil – História - Texto e Consulta – Era

Vargas. São Paulo: Hucitec, 1989, p. 258).

TEXTO 2“Fui vencido pela reação, e assim deixo o governo [...] desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia, que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos internos e externos. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas e

Página 40 de 91

Page 41: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários... a mim não falta a coragem da renúncia.”

(QUADROS, Jânio; ARINOS, Afonso. História do Povo Brasileiro. São Paulo: Jânio Quadros Editora, 1967, Vol. VI, p. 237, 238. Adaptado).

a) Mencione duas razões comuns a estes dois acontecimentos históricos: o suicídio de Vargas, em 1954, e a renúncia de Jânio Quadros, em 1961.

b) Analise dois elementos que caracterizam o discurso político do populismo.

Série Aula – República Liberal

11. (Unesp 2012)

Analise a charge, publicada originalmente em 17.05.1963, e identifique como ela representa as dificuldades enfrentadas pelo governo João Goulart em seu projeto de reformas sociais.

12. (Fuvest 2011) Considere as seguintes charges.

Essas charges foram publicadas durante a presidência de João Goulart (1961-1964).a) Cada charge apresenta uma crítica a um determinado aspecto do governo de Goulart.

Identifique esses dois aspectos.

Página 41 de 91

Page 42: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

b) Analise como esses dois aspectos contribuíram para a justificativa do golpe militar de 1964.

13. (Unifesp 2011)Comemora-se em 2010 o centenário de nascimento do compositor Adoniran Barbosa. “Saudosa Maloca”, de 1955, e “Trem das Onze”, de 1964, estão entre as mais significativas de suas composições.

“Saudosa Maloca”: Ali onde agora está/ Esse edifício arto,/ Era uma casa veia,/ Um palacete assobradado,/ Foi ali seu moço,/ Que eu, Mato Grosso e o Joca,/ Construímos nossa maloca,/ Mas um dia, nóis nem pode se alembrá,/ Veio os home, com as ferramenta,/ E o dono mandôderrubá.

“Trem das Onze”: Não posso ficar nem mais um minuto com você/ Sinto muito amor, mas não pode ser/ Moro em Jaçanã,/ Se eu perder esse trem/ Que sai agora às onze horas/ Só amanhã de manhã.

a) As composições de Adoniran Barbosa expressam o processo de urbanização da sociedade, que se intensificou nos anos 50 do século passado. Cite duas causas do crescimento das cidades brasileiras a partir dessa data.

b) As letras de “Saudosa Maloca” e de “Trem das Onze” descrevem os problemas e as dificuldades sociais gerados por essa urbanização. Que problemas sociais são apresentados nessas composições?

14. (Ueg 2010)No século XX, mesmo em meio a crises políticas, o Brasil passou por dois grandes momentos de ampliação de sua estrutura produtiva, com a construção de duas novas capitais: na era Vargas, a construção de Goiânia; e, no governo de Juscelino Kubitschek, a construção de Brasília. Tendo em conta esses dois momentos,a) destaque dois motivos comuns à construção de Goiânia e de Brasília;b) compare o contexto político da construção de Goiânia e de Brasília.

15. (Ufg 2010)Analise as imagens.

Os slogans, presentes nas duas imagens, indicam diferenças substantivas envolvendo o debate acerca da exploração do petróleo. Com base na análise das imagens e considerando os distintos contextos, explique os projetos e os conflitos políticos relacionados à exploração do petróleo,a) no período de 1940 a 1950;b) na atualidade, levando em conta as discussões ocorridas entre os anos de 2009 e 2010.

Série Casa – República Liberal

Página 42 de 91

Page 43: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

16. (Ufrj 2009) "Terminada a guerra, o Brasil permaneceu alinhado aos Estados Unidos, ligado por laços de cooperação. No contexto da Guerra Fria, subsequente à Segunda Guerra Mundial, e estando as nações agrupadas em dois grandes blocos - leste e oeste - que englobavam na época comunistas e capitalistas, liderados pela União Soviética e Estados Unidos, respectivamente, o Brasil manteve-se na órbita de influência de seus ex-aliados, os norte-americanos."

(Adaptado de CERVO, Amado Luiz & BUENO, Clodoaldo. "A política externa brasileira, 1822-1985". Rio de Janeiro: Editora Ática, 1986, p. 76)

Embora a política externa brasileira tenha mantido um alinhamento em geral passivo após a Segunda Guerra Mundial, houve períodos de maior autonomia da diplomacia brasileira, cujas diretrizes políticas definiam uma inserção diferenciada do Brasil no contexto internacional.Identifique uma ação de governo durante a Guerra Fria (1947-1991) que denotava a autonomia relativa da política externa brasileira frente à lógica da bipolarização mundial.

17. (Ufrj 2008) "Em 1950, candidato pelo PTB, Vargas retornou à Presidência. Resolvido a diferenciar-se do ditador estadonovista, o novo presidente retomaria o trabalhismo. (...) Na sua plataforma estavam os ideais do desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo, elementos que cativaram diversos segmentos da sociedade".

(Silva, Fernando Teixeira da & Negro, Antônio Luigi. "Trabalhadores, sindicatos e política" (1945-1964).)

Indique uma medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954) e explicite sua relação com um dos ideais referidos no texto.

18. (Ufrj 2008) Tem gente com fome

Trem sujo da Leopoldinacorrendocorrendoparece dizertem gente com fometem gente com fometem gente com fome

Piiiiii

Estação de Caxiasde novo a dizerde novo a corrertem gente com fometem gente com fometem gente com fome

Os versos de "Tem gente com fome", do primeiro livro de Solano Trindade, "Poemas de uma Vida Simples", levaram o poeta para a cadeia, por ordem do presidente Eurico Gaspar Dutra. Embora tenha tomado outras medidas como essa, o governo Dutra (1946-1950) é conhecido como um período de redemocratização, durante o qual foi elaborada a Constituição de 1946.a) Identifique, na Constituição de 1946, duas medidas que tenham representado a reconquista das liberdades democráticas.b) Considerando o contexto brasileiro do período, explique por que o governo Dutra assumiu um caráter conservador.

Página 43 de 91

Page 44: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

19. (Unesp 2008) Observe as imagens

Modalidade esportiva importada da Inglaterra, o futebol foi de tal forma incorporado pela sociedade brasileira, que se tornou um acontecimento cultural e político de massa. O filme O ano em que meus pais saíram de férias, ambientado na Copa do Mundo de 1970, tem como tema as múltiplas faces desse fenômeno na cultura brasileira. Compare as figuras acima à luz dos respectivos contextos históricos, observando seus aspectos semelhantes e contrários, e escreva sobre o significado cultural e político do futebol para a história da sociedade brasileira.

20. (Unifesp 2007)O Brasil, no século passado, vivenciou dois momentos de intensa criatividade no plano da cultura e das artes em geral. Indique as características principais dos dois movimentos:a) o dos anos 1920/1930.b) o dos anos 1950/1960.

Leitura mínima Obrigatória

Governos Militares (1964 – 1985)

Após o golpe (31/março),que depôs o presidente João Goulart, assumiu o poder o alto comando revolucionário, composto por oficiais generais das três forças armadas, que empossaram interinamente o deputado Raniere Mazzilli (Presidente da Câmara)

OBS: “o alvorecer do dia 1º de abril era uma amarga verdade, quando muitos desejavam que realmente fosse uma mentira”. Decretaram o arbitrário Ato Institucional nº 1:

o presidente teria o direito de suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos e cassar mandatos políticos.

Ficavam suspensas por seis meses as garantias constitucionais de estabilidade dos servidores públicos.

Direito do Presidente de decretar estado de sítio e de apresentar emendas constitucionais e projetos de lei.

Eleição indireta para o cargo de Presidente da República e vice.

Eleito indiretamente em 1º de abril, o general Castelo Branco, assumiu eleito por um Congresso mutilado pelas cassações (como este, todos os demais presidentes militares foram eleitos indiretamente). O movimento militar contou com algum apoio popular e com ampla aprovação dos EUA (aos poucos foi revelando sua face autoritária.)

A EVOLUÇÃO DO REGIME MILITAR

Página 44 de 91

Page 45: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

1. Governo Castelo Branco

(1964 – 1967)

1.1. Castelo Branco, apesar de ser considerado “moderado”, acreditava ser necessário um governo forte e arbitrário para combater a corrupção e a subversão. Ele era um representante da “Sorbonne” – ESG. Destaca-se durante o início de sua administração as cassações (mais de 300 em 2 meses, inclusive JK, Jânio Quadros e Jango), a repressão contra entidades organizadas (UNE, CGT, Ligas Camponesas), foi proposta a L.S.N (Lei de Segurança Nacional) – Contra os “inimigos da pátria e os subversivos”, que desejavam o socialismo – era uma maneira fácil de justificar a agressão sobre qualquer um que pregasse contra os militares.

1.2. Em 1964 os militares “linha dura” forçam Castelo Branco a aceitar a Emenda Constitucional que prorrogava seu mandato até março de 1967

1.3. Em 1965 a oposição saiu vitoriosa nas eleições para governador (destaque para a Guanabara e Minas Gerais / eleitos respectivamente: Negrão de Lima e Israel Pinheiro) Sob pressão dos militares considerados “duros”, Castelo Branco editou o AI-2 e o AI-3.

1. AI - 2 (outubro de 1965)

eleições presidenciais definitivamente indiretas

estado de sítio enquanto competência do Presidente e direito de prorrogá-lo por no máximo 180 dias.

extinguiam-se todos os partidos políticos - em novembro de 1965, através de um Ato Complementar foi criada a ARENA ( Aliança Renovadora Nacional / partido governista) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro / partido de oposição)

ficavam excluídos de apreciação judicial todos os atos praticados pelo Comando Supremo da Revolução e pelo governo federal.

o Presidente passava a ter o direito de

decretar recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras Municipais, estando o país em estado de sítio ou não.

2. AI - 3 (Fevereiro de 1966)

governadores eleitos indiretamente pelas Assembléias Legislativas de seus estados (deu origem aos “Governadores Biônicos)

ficava firmado que seriam considerados como vitoriosos os vices das chapas dos candidatos à presidência e governador vencedores.

nomeação dos prefeitos das capitais e das áreas de “Segurança Nacional”.

Página 45 de 91

PLANOS ECONÔMICOS

1 – PAEG – PLANO DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO

1 – PED – PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO

2 – I PND – 1º PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

3 – II PND – 2º PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

4 – III PND – 3º PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Page 46: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

OBS: em dezembro de 1966 o AI-4 foi aprovado. Sua finalidade era determinar as regras que o Congresso Nacional deveria obedecer para a aprovação de uma nova Constituição.

1.4. Constituição de 1967 (24 de Janeiro)

A. “promulgada”.B. afirmação dos Atos Institucionais e

complementares até então decretados.C. promovia a “hipertrofia” do Poder ExecutivoD. promovia o esvaziamento dos demais

poderes E. Criados BNH (Banco Nacional de

Habitação), INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e Banco Central / Política de incentivo aos investimentos estrangeiros.

F. Combate à inflação, com arrocho salarial e restrições ao crédito.

2. Governo Costa e Silva (1967 – 1969)

2.1. A absoluta autoridade do poder Executivo agora era respaldada pela Lei de Imprensa e pela Lei de Segurança Nacional (LSN). O Presidente passava a ser assessorado diretamente pelo SNI (Serviço Nacional de Informação), órgão responsável pela espionagem no Brasil – seus espiões eram chamados de “arapongas”. Atualmente esse serviço é feito pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

2.2. Em abril de 1968 a Frente Ampla de Oposição foi extinta – esse grupo tinha sido criado por Lacerda para fazer oposição aos militares quando ele percebeu que o Exército não entregaria o poder. O detalhe marcante, eram os componentes do grupo(Lacerda, Jango e Juscelino).

2.3. Intensificação das agitações – em março de 1968 uma tropa de choque da polícia militar da Guanabara matou o estudante Edson Luís de Lima Souto. Os protestos de rua acabaram se intensificando e em junho os choques resultaram na “Sexta-Feira Sangrenta”, quando morreram 28 pessoas. Em protesto ao massacre uma multidão se reuniu na “Passeata dos Cem Mil” (para a surpresa geral o movimento acabou não sendo reprimido pelos militares). No contexto das passeatas somava-

se a repressão aos movimentos grevistas como o de Contagem – MG e Osasco – SP.

2.4. Incidente Moreira Alves – discurso de oposição aos militares / proposta do deputado Márcio Moreira Alves para que os jovens não participassem das comemorações do 07 de setembro e que as mulheres não tivessem relações sexuais com seus maridos até a extinção da repressão (essa proposta ficou conhecida como “Operação Lysistrata”). Os militares exigiram a suspensão da imunidade parlamentar do deputado e para a surpresa da cúpula, não foram atendidos. No dia 13 de dezembro de 1968 entrava em vigor o AI – 5 e o Ato Suplementar 38.

2.5. AI – 5 (13 de dezembro de 1968)

a) suspensão do “hábeas corpus” para crimes contra a segurança nacional

b) cassaçõesc) fechamento do Congresso ao interesse do

presidented) intervenção nos estadose) baixar leis em todas as esferasf) demitir sumariamente funcionários públicos,

civis ou militares.

OBS: o contexto propiciou a criação do curso obrigatório de Moral e Cívica. Segundo o governo, o curso se dedicava a promover a “obediência à lei, a dedicação ao trabalho e a integração na comunidade”.

COMPLEMENTO: o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) foi criado com a finalidade de manter sob controle as ações do cidadão em geral.A atividade comunista era um de seus alvos principais.Com o aumento da resistência à ditadura militar, entre os anos de 1968 a 1974, o DOPS obteve maior autonomia e poder de ação. Com a democratização do país, ele foi perdendo gradativamente a função, encerrando-se assim a história de um órgão policial que exerceu as mais diversas funções.

2.6. Ato Suplementar 38

Colocava o Congresso em recesso indefinido

2.7. Apesar de parecer contraditório, Costa e Silva tentou impedir o vigor do AI – 5, substituindo – o por uma nova Constituição que deveria ser promulgada no dia 07 de setembro

Página 46 de 91

Page 47: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

de 1969. Inesperadamente acabou tendo um derrame cerebral em 28 de agosto. Costa e Silva foi afastado, seu vice, Pedro Aleixo, também foi impedido de tomar posse – ele era civil e contra o AI - 5. Assumiu uma junta militar que indicou Emílio Garrastazu Médici e Augusto Rademaker, para Presidente e vice, respectivamente, em seguida, uma nova Emenda Constitucional foi incorporada à Constituição de 1967.

OBS: Emenda Constitucional Nº 01

1 Incorporava à Constituição de 1967 a pena de morte e a prisão perpétua para criminosos políticos.

2 Fortalecia a Lei de Segurança Nacional3 Criava a fidelidade partidária para evitar

que deputados da ARENA votassem contra projetos governamentais ou se abstivessem de votar

4 Legitimava os novos Atos Institucionais. 5 Foi apelidada de “Constituição de 1969”.

2.8. Tropicalismo

Movimento cultural do fim da década de 60 que revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as ideias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico. Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas. O movimento é lançado com a apresentação das músicas Alegria, Alegria, de Caetano, e Domingo no Parque, de Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. Acompanhadas por guitarras elétricas, as canções causam polêmica em uma classe média universitária nacionalista, contrária às influências estrangeiras nas artes brasileiras. O movimento acaba com a decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em dezembro de 1968. Caetano e Gil são presos e, depois, exilam-se na Inglaterra. Em 1997, quando se comemoram os 30 anos do tropicalismo, são lançados dois livros que contam a história do movimento:

Verdade Tropical, de Caetano Veloso, e Tropicália - A História de uma Revolução Musical, do jornalista Carlos Calado.

3. Governo Emílio Garrastazu Médici

(1969 – 1974)

3.1. Mais uma vez o discurso militar parecia tender para uma democratização que acabou não se confirmando. Ao contrário... chegamos ao auge da repressão. Destaque para a ação de órgãos repressores como DOI–CODI (Destacamento de Operações Internas e Comando Operacional de Defesa Interna), a OBAN (Operação Bandeirante / financiada por grupos empresariais) e o CCC (Comando de Caça aos Comunistas), o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social)perseguiaas atividades intelectuais, sociais, políticas e partidárias de cunho comunista.

OBS: além da repressão, grandes obras foram idealizadas como a Rodovia Transamazônica (fracasso) e o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização)

3.2. A reação da esquerda aconteceu de várias formas. Destaque especial para um terrorismo urbano, com assaltos a bancos, assassinatos e seqüestros (principalmente o seqüestro de um embaixador norte-americano, um suíço, do Cônsul - Geral japonês e um alemão - ocidental. Os principais movimentos de resistência foram: ALN (Aliança Libertadora Nacional), o VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), MR – 8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro), DI/GB (Dissidência da Guanabara) e a FTA (Frente de Trabalho Armado).

COMPLEMENTO: As ações de violência praticadas por 29 organizações diferentes atemorizavam a população, mas já não causavam o impacto desejado, pela freqüência com que aconteciam.Franklin de Souza Martins, da direção da Dissidência da Guanabara (DI/GB), propôs uma ação inédita. Sugeriu um seqüestro.Estudados os alvos, concluiu-se que o de maior repercussão seria o de um embaixador. A idéia foi logo

Página 47 de 91

Page 48: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

aprovada por Cid Queiroz Benjamin, da Frente de Trabalho Armado (FTA), um dos setores da DI/GB.

3.3. A ação militar eliminou líderes importantes como: Carlos Mariguela, Joaquim Câmara Ferreira e Carlos Lamarca. No mesmo contexto de repressão surgia um movimento “ufanoso” (valorização própria) – EX: “Brasil: ame - o ou deixe – o” / “Brasil: eu te amo” / “Esse é o país do futuro” / “Tri – Campeão do Mundo” / “Ninguém Mais Segura Este País.”

3.4. Sem dúvida que o extraordinário crescimento econômico registrado no governo Médici facilitou a repressão. Esse período de crescimento econômico ficou conhecido como “Milagre Econômico Brasileiro”. Principais características: diminuição do déficit, regressão e estabilização do índice inflacionário, crescimento econômico e industrial (em média 11% ao ano), aumento dos investimentos externos, recuperação do crédito internacional, concentração de renda com a classe A.

OBS: a equipe econômica responsável pelo “Milagre” era chefiado por Delfim Netto, que foi o responsável direto pela elaboração do PED (gov. Costa e Silva) epelo I PND (Gov. Médici)

3.5. Antes do final do governo Médici o “Milagre“ começava a apresentar problemas. A alta internacional do petróleo (1973) atingia em cheio nossas contas públicas, aumentando os gastos governamentais com importações, dificultando o controle inflacionário e reduzindo o poder aquisitivo do trabalhador, além da própria limitação interna.

3.6. A Guerrilha do Araguaia: é como se costuma chamar um conjunto de operações guerrilheiras ocorridas durante a década de 1970 promovidas por grupos contrários ao Regime militar. O movimento foi organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), oriundo de uma cisão no PCB. Na ilegalidade, entre 1966 e 1974. Por meio de uma ação terrorista prolongada, os integrantes do PCdoB pretendiam combater o governo militar, iniciando o movimento pelo controle da zona rural. O palco de operações se deu onde os estados de Goiás, Pará e Maranhão faziam fronteira. O nome foi dado à operação por se

localizar às margens do rio Araguaia, próximo às cidades de São Geraldo e Marabá no Pará e de Xambioá, no norte de Goiás (região onde atualmente é o norte do estado de Tocantins, também denominada como Bico do Papagaio). Estima-se que participaram em torno de setenta a oitenta guerrilheiros sendo que, destes, a maior parte se dirigiu àquela região em torno de 1970. Entre eles, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino, que foi detido pelo Exército em 1972.

3.7 – A Operação Condor: essa ação militar foi descoberta em 1992 através de documentos da polícia secreta do Paraguai. Na verdade, a Operação Condor foi um acordo costurado por todos os países da região do cone sul com o intento de facilitar a cooperação regional na repressão aos opositores dos regimes militares que então governavam o Brasil, Argentina,Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.Montada no início dos anos 1970, com o conhecimento do governo dos EUA, durou até a onda de redemocratização, na década seguinte. A operação, liderada por militares da América Latina, foi batizada com o nome do condor, ave típica dos Andes e símbolo da astúcia na caça às suas presas.

4. Governo Ernesto Geisel

(1974 – 1979)

4.1. O governo Geisel representava a volta dos “castelistas” ou “moderados” ao poder. Geisel defendia a volta da democracia, mas... “de forma lenta, gradual e segura”. A grande característica desse período foi o avanço e recuo do processo de redemocratização. Para Bresser Pereira a redemocratização ainda era uma forma dos militares permanecerem no poder.

OBS: os grandes projetos também são destaque nesse período. Em especial, o Projeto Nuclear (tecnologia alemã com “jeitinho brasileiro”) e o PROÀLCOOL (Programa Nacional do Álcool / tentativa de reduzir as importações de petróleo).

4.2. Continuidade da tortura e das mortes – destaques para Wladimir Herzog (jornalista) e Manuel Fiel Filho (sindicalista). Ambos

Página 48 de 91

Page 49: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

acusados de compor movimentos comunistas e mortos, segundo os militares, por “suicídio”. (dá pra acreditar?)

4.3. O desmantelamento do aparato repressor começa com a demissão do comandante Ednardo D’ Ávila Mello, responsável pelas mortes do sindicalista e do jornalista. No entanto Geisel tinha que também impedir os civis de ascenderem politicamente e tomou medidas como:

A. Novas cassações.B. Lei Falcão – limitava a propaganda eleitoral

no rádio e na televisão.C. Novo fechamento do Congresso em 1977.D. Pacote Abril 1977 – Um terço dos senadores

não mais seriam eleitos por voto direto, mas sim indicados pelo presidente da República. Esta medida visava na época garantir ao regime militar uma maior base de apoio no Congresso Nacional(surgiam os chamados Senadores Biônicos). O "pacote" também estabelecia a extensão do mandato presidencial de cinco para seis anos, a manutenção de eleições indiretas para governador e a diminuição da representação dos estados mais populosos no Congresso Nacional.

OBS: apesar de tudo isso, Geisel ainda em seu mandato promove o fim do AI – 5 em dezembro de 1978.

5. Governo João Batista Figueiredo

(1979 – 1985)

5.1. Figueiredo assumiu em 1979 afirmando: “Reafirmo meu inabalável propósito (...) de fazer desse país uma democracia (...) e de garantir ao trabalhador uma remuneração justa”. Apesar da expectativa popular de continuidade do processo de redemocratização, eclodiam várias greves no ABC paulista – destaque para a liderança de Luís Inácio da Silva e da Igreja, na figura do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

5.2. A Continuidade da Redemocratização:

A. Anistia 1979 – Figueiredo atendeu a “Campanha Nacional Pró – Anistia” e concedeu anistia geral aos condenados por

crimes políticos e aos acusados da prática de tortura.

B. Reforma Partidária – ainda em 1979 o governo acabou com o MDB e a ARENA, permitindo a volta do pluripartidarismo.

C. Eleições – em 1980 Figueiredo decretou o restabelecimento das eleições diretas para governadores de estado.

5.3. A Direita Reacionária:

A. Incêndios de bancas de jornais que supostamente vendiam materiais subversivos.

B. Atentados a bomba na sede da OAB e na sala de um vereador do PMDB na Câmara Municipal do Rio de Janeiro – além do seqüestro seguido de espancamento do jurista Dalmo Dallari em São Paulo. No entanto, o maior atentado ocorreria na noite de 30 de abril de 1981. Uma bomba explodiu em um carro no estacionamento do Riocentro (aproximadamente 20.000 pessoas participavam de comemorações do dia 1º de maio). Estavam no carro o sargento Guilherme Pereira do Rosário (faleceu) e o capitão Wilson Dias Machado (ficou gravemente ferido). Tudo indicava que seria um grandioso atentado que falhou, mas o Exército afirmou que os militares também eram vítimas, e não agressores de supostos militantes de esquerda.

5.4. Contexto Político – o atentado ao Riocentro afetou diretamente as eleições de 1982, dando a esquerda vários governos (MG, RJ, SP...). Em março de 1983 surgia a “Emenda Dante de Oliveira”, propondo eleições diretas para Presidente já na sucessão de Figueiredo. Em seguida o movimento recebeu amplo apoio do PMDB e popular, sendo criada a Campanha das Diretas Já – acabou não sendo aprovada pelo Congresso.

5.5. Contexto Econômico – o Ministro Delfim Netto, responsável pelos bem – sucedidos PED e I PND, também foi responsável pelo fracassado III PND do governo de Figueiredo. É importante lembrar que com a perda do crescimento econômico e a derrocada da economia ficava cada vez mais difícil dos militares administrarem. Em 1983 a moeda, o Cruzeiro, sofreu uma maxidesvalorização o que colaborou decisivamente para uma alta superavitária. Apesar da melhoria na balança, as contas internas e externas ficavam cada dia mais altas, sem esquecer da inflação que

Página 49 de 91

Page 50: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

chegava em patamares inacreditáveis – era a nascente hiperinflação.

5.6. As Eleições de 1985 – essa eleição foi classificada como: “a transição, sem trauma, do poder militar para o poder civil”. Marcou a vitória da “Aliança Democrática” PMDB + PFL / Partido da Frente Liberal)

COMPLEMENTO: Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela

"Nouvelle Vague" francesa, com reputação internacional. O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" (palavras de Glauber Rocha, um dos grandes nomes do Cinema Novo). Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país.

Série Aula – Regime Militar

1. (Ufpr 2014) As imagens abaixo mostram as duas faces da moeda de um cruzeiro cunhada em 1972, em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil. Na figura da esquerda, vemos um mapa do Brasil e na figura da direita, a sobreposição das efígies do Presidente Garrastazu Médici e de D. Pedro I.

Explique as simbologias políticas expressas nas duas faces da moeda acima, e relacione-as com o contexto político de nosso país no início dos anos 1970.

2. (Unesp 2014) Nos primeiros anos da década de 1980, a Argentina e o Brasil trilharam, finalmente, o caminho da democracia. Naquele período, em um e outro país, as manifestações da sociedade vieram à tona, em vários níveis.

(Boris Fausto e Fernando Devoto. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002), 2004.)

Compare os processos de democratização ocorridos no Brasil e na Argentina nos anos 1980, a partir de dois aspectos: situação econômica interna; punição aos responsáveis por violências praticadas durante os respectivos regimes militares.

3. (Fgv 2014) Observe atentamente a imagem abaixo e depois responda às questões.

Página 50 de 91

Page 51: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Na imagem acima, uma recriação do quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte!,podem-se identificar as seguintes personalidades:

1 Ulysses Guimarães, deputado do PMDB. 2 Dante de Oliveira, deputado do PMDB. 3Tancredo Neves, governador de Minas Gerais pelo PMDB. 4José Richa, governador do Paraná pelo PMDB. 5 Aureliano Chaves, vice-presidente da República pelo PDS. 6 Franco Montoro, governador de São Paulo pelo PMDB. 7 Leonel Brizola, governador do Rio de Janeiro pelo PDT. 8Lula,líderdoPT. 9General João Baptista Figueiredo, Presidente da República. 10 General Danilo Venturini, ministro do governo. 11 General Otávio Medeiros, chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI). 12 Valter Pires, ministro do exército. 13 General Newton Cruz, chefe do Comando Militar do Planalto. 14 Leitão de Abreu, ministro da Casa Civil.

a) A charge apresenta dois grupos de pessoas. Identifique a principal divergência política desses grupos no contexto registrado pela imagem.

b) No grupo representado pelos civis, chama a atenção o isolamento de duas personagens: Lula, no canto inferior, e Aureliano Chaves, no fundo à esquerda. Por que esse isolamento?

c) Atrás de Leitão de Abreu, à direita de quem observa a imagem, há um automóvel Puma, parcialmente destroçado, numa alusão ao atentado do Riocentro, de 30 de abril de 1981. Estabeleça a relação entre tal atentado e o tema desenvolvido pela charge.

4. (Pucrj 2013)A Comissão da Verdade, sancionada pela Presidente Dilma Roussef em 18 de novembro de 2011, tem como objetivo principal apurar violações aos direitos humanos praticados entre 1946 e 1988, “a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”. Instalada oficialmente em 16 de maio de 2012, é formada oficialmente por 7 membros nomeados pela presidente, e seus trabalhos devem durar dois anos.

Levando em consideração o contexto histórico objeto de apuração da Comissão:a) identifique uma situação de violação dos direitos humanos ocorrida no Brasil e justifique a

sua relação com a instalação da Comissão da Verdade;b) caracterize situação similar ocorrida em um país latino-americano, no mesmo período.

Página 51 de 91

Page 52: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

5. (Uel 2013) Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985).

a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil.

b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão.

Série Casa – Regime Militar

6. (Ufg 2013)Analise o fragmento a seguir.

Algumas pessoas ficaram histéricas quando ouviramAlegria, Alegria com arranjos de guitarras elétricas. A estes, tenho a declarar que adoro guitarras elétricas. Outros insistem que devemos nos folclorizar. Nego-me a folclorizar meu subdesenvolvimento para compensar as dificuldades técnicas. Ora, sou baiano, mas a Bahia não é só folclore. E Salvador é uma cidade grande. Lá não tem apenas acarajé, mas também lanchonetes e hotdogs, como em todas as cidades grandes.

VELOSO, Caetano. Apud COELHO, Cláudio. A Tropicália: cultura e política nos anos 60. In: Tempo Social, v. 1 (2), 1989, p. 167.

O Tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro formado no final da década de 1960, sob o regime militar. A apresentação da canção “Alegria, alegria” no festival de 1967 foi considerada um dos marcos fundadores desse movimento. Com base no fragmento apresentado, expliquea) uma característica do Tropicalismo;b) a reação do público à apresentação de “Alegria, alegria”.

7. (Fuvest 2013) Leia os textos abaixo:

Coube ao Gen. Mourão Filho, Cmt. da 4ª Região Militar, essa histórica iniciativa, a 31 de março, nas altaneiras montanhas de Minas. E a Revolução, sem que tivesse havido elaboradas

Página 52 de 91

Page 53: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

articulações prévias entre os Chefes Militares, – não teria havido tempo para isto – empolga o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, para ter seu epílogo às 11h45min do dia 2 de abril, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com a partida do ex-Presidente João Goulart para o estrangeiro.

M. P. Figueiredo. A Revolução de 1964. Um depoimento para a história pátria. Rio de Janeiro: APEC, 1970, p. 11-12. Adaptado.

Lembro-me bem do dia 31 de março de 1964. Era aluno do curso de Sociologia e Política da Faculdade de Ciências Econômicas da antiga Universidade de Minas Gerais e militava na Ação Popular, grupo de esquerda católica [...] No dia seguinte, 1º de abril, já não havia dúvida sobre a vitória do golpe. Saí em companhia de colegas a vagar pelas ruas de Belo Horizonte [...] Contemplávamos, perplexos, a alegria dos que celebravam a vitória e assistíamos, assustados, ao início da violência contra os derrotados.

J. M. de Carvalho. Forças Armadas e Política no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 118.

a) Que denominação cada autor utilizou para se referir ao regime instaurado após 31 de março de 1964? A que se deve essa diferença de denominação?

b) Tal diferença se relaciona com a criação da Comissão da Verdade em 2012? Justifique.

8. (Ufrn 2012)Durante o governo Médici, a propaganda foi amplamente utilizada para divulgar o projeto político-ideológico dos Governos Militares. O slogan a seguir é representativo dessa propaganda.

a) Justifique por que esse slogan é representativo do projeto político-ideológico dos Governos Militares e cite duas medidas adotadas por esses governos para concretizá-lo.

b) Mencione e explique duas reações contrárias da sociedade brasileira a esse modelo político.

9. (Unicamp 2012)No dia 14 de dezembro de 1968, os leitores mais atentos do Jornal do Brasil puderam perceber que o jornal apresentava mudanças. Apesar do sol de dezembro, por exemplo, a previsão meteorológica anunciava no alto da primeira página, à esquerda: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. Pela primeira vez, no lugar dos editoriais, eram publicadas fotos: na maior, um lutador de judô, gigante, dominando um garoto. O título da foto: “Força hercúlea”.

(Adaptado de ZuenirVentura,1968: o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 288-289.)

a) Por que o Jornal do Brasil apresentava alterações no dia seguinte à edição do Ato Institucional 5 (AI-5), de 13/12/1968?

b) Que relação o jornal quis estabelecer entre o contexto político e a foto do lutador e o garoto?

10. (Ufpr 2012) Considere as imagens a seguir:

Página 53 de 91

Page 54: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

As fotos acima retratam alguns dos vários comícios pelas Diretas Já que ocorreram no Brasil, entre 1983 e 1984, reivindicando eleições diretas para presidente. A partir desses documentos e de seus conhecimentos históricos sobre o assunto, disserte sobre quem se engajou nesse movimento e quais as consequências das Diretas Já para a política brasileira.

Série Aula – Regime Militar

11. (Ufmg 2011) Observe esta charge, em que se ironiza uma suposta reunião de ditadores latino-americanos para a criação de uma jovem nação:

Identifique e explique umdos aspectos relacionados ao conjunto das ditaduras latino-americanas que se destaca nessa charge.

12. (Uerj 2011)

Página 54 de 91

Page 55: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

No decorrer da década de 1970, medidas econômicas implementadas pelos governos militares afetaram de maneiras variadas as condições de vida dos brasileiros, como ilustram a propaganda e a charge.Indique duas dessas medidas econômicas e dois dos seus efeitos sociais.

13. (Fgvrj 2011)“Você que é explorado/não fique aí parado! O bramido era impressionante. Não eram mais os córregos de estudantes na contramão, por entre os carros. Era o rio Amazonas do povão que ocupava quarteirões da Rio Branco. Depois do enterro de Edson Luís, era a primeira passeata legal, tolerada pelo governo (...) De manhã a cidade já estava toda cheia de gente. Uma greve geral tácita paralisou o centro, o povo todo foi para a rua (...). Como não ia haver pauleira – o governador Negrão de Lima garantira, na véspera, pela TV, a ausência da PM – fomos todos apetrechados para a luta pacífica.Sprays, panfletos e cordas vocais (...) O grande comício na Cinelândia durou horas (...) Findo o comício, a passeata, que se calculava numas cem mil pessoas, desceu a Rio Branco, rumo à Candelária. Era o carnaval na avenida. (...) Os cordões de gente sorridente, gritando, os braços entrelaçados, avançavam lentamente. Eu descobria aqui e ali amigos de infância que nunca mais tinha visto, pais de amigos, professores. A classe média carioca comparecera em peso.Era a réplica, em sentido inverso, da ‘Marcha da Família’, com a qual essa mesma classe média saudara o golpe de 64.”

Página 55 de 91

Page 56: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

SIRKIS, Alfredo. Os carbonários. Memórias da guerrilha perdida. São Paulo: Global, 1980, pp. 75-77.

O texto acima é o relato de um jovem ativista de esquerda que participou da chamada “Passeata dos Cem Mil” em 26 de junho de 1968. A manifestação foi motivada pelo assassinato do estudante Edson Luís de Lima Souto, morto a tiros pela Polícia Militar durante a invasão ao Restaurante Central dos Estudantes, conhecido como Calabouço.

Após a leitura atenta do texto, responda:a) Qual era o regime político vigente no Brasil naquela ocasião? Desde quando havia sido

instaurado tal regime? Quais eram as características do regime e as tensões políticas naquela altura?

b) Por que o ano de 1968 é considerado um marco para o encaminhamento das tensões políticas vividas pelo regime?

14. (Uerj 2010)

A cena retratada pelos quadrinhos só se tornou possível na história recente do país com o fim do Ato Institucional nº 2 (AI-2) em 1979. A reforma partidária, assim como outros eventos do processo de restabelecimento do estado de direito no Brasil, contudo, permitiram ao regime militar controlar o ritmo da abertura política.Indique a principal mudança produzida pela reforma partidária de 1979 e justifique sua aplicação no contexto da abertura “lenta, gradual e segura” promovida pelo regime militar.

15. (Ufg 2010)Analise a imagem a seguir.

Página 56 de 91

Page 57: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Essa imagem alude a um importante acontecimento político da história do Brasil contemporâneo. Tomando como referência os elementos presentes no cartum,a) identifique e explique as principais características desse acontecimento; b) qual o desfecho desse acontecimento e como o cartunista o interpreta?

Série Casa – Regime Militar

16. (Unifesp 2010)A repressão às manifestações dos trabalhadores do campo e da cidade foi uma das consequências mais imediatas e evidentes da chegada dos militares ao Palácio do Planalto. Houve intervenção nos sindicatos, prisão dos líderes mais destacados, fechamento – por decreto – de sindicatos rurais, além da proibição da existência de entidades intersindicais (...). O controle sobre a economia, a censura imposta aos meios de comunicação, a legislação antigreve, as restrições à livre manifestação permitiram comprimir significativamente os salários.

(Tania Regina de Luca. Indústria e trabalho na história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2001.)

O texto trata da ação repressiva durante o regime militar brasileiro (1964-1985). Indiquea) duas características do regime militar brasileiro na relação com os movimentos sociais e a

oposição.b) a relação, estabelecida pela autora, entre autoritarismo político e compressão salarial.

17. (Ufscar 2010) Nos quinze anos compreendidos entre 1959 e 1974, muitos países, inclusive o Brasil, vivenciaram grandes inovações nas esferas, entre outras, da moralidade, da música e da política.

a) Dê um exemplo de inovação em cada uma dessas três esferas.b) Estabeleça as relações entre elas.

18. (Unicamp 2009)Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma canção intitulada "Linha de Montagem", que fazia referência às

Página 57 de 91

Page 58: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

recentes greves do ABC:

As cabeças levantadas,Máquinas paradas,Dia de pescar,Pois quem toca o trem pra frenteTambém, de repente,Pode o trem parar.(http://www.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm)

a) Qual foi a importância das greves do ABC nos últimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985?b) Aponte duas mudanças políticas que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.

19. (Unifesp 2009)"Nossa geração tem consciência: sabe o que deseja. Queremos fazer filmes antiindustriais; queremos fazer filmes de autor, quando o cineasta passa a ser um artista comprometido com os grandes problemas do seu tempo; queremos os filmes de combate na hora do combate e filmes para construir no Brasil um patrimônio cultural."

(Glauber Rocha, citado por Heloísa Buarque de Hollanda e Marcos A. Gonçalves."Cultura e participação nos anos 60". São Paulo: Brasiliense, 1987.)

A frase de Glauber Rocha indica alguns princípios do Cinema Novo que, juntamente com outras manifestações artísticas, produziu uma significativa mudança no panorama cultural e político brasileiro dos anos 1960. Cite e analise:a) Dois movimentos da mesma década que, em outros campos artísticos, se preocuparam com as questões apontadas por Glauber Rocha.b) A forma como o regime militar brasileiro tratou esses movimentos de renovação cultural.

20. (Ufmg 2008) Analise esta imagem:

A partir da análise dessa imagem e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,a) ANALISE o contexto político-econômico em que foi divulgado esse anúncio.b) IDENTIFIQUE o principal objetivo desse anúncio.c) IDENTIFIQUE e ANALISE duas decorrências da política econômica implementada na região enfocada no anúncio.

Página 58 de 91

Page 59: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Leitura mínima Obrigatória

6. Governo José Sarney (1985 – 1990)

6.1. Contexto de Intensificação das Medidas Democratizantes – Sarney envia ao Congresso em maio de 1985 uma série de medidas, destaques:

A. restabelecimento das eleições diretas para Presidente e vice

B. eleições diretas para as capitais e para as áreas de “Segurança Nacional”

C. liberalização das atividades sindicaisD. direito de voto aos analfabetosE. liberdade de organização de novos partidos

e legalização de partidos que viviam na clandestinidade.

F. fim da Lei Falcão

OBS: apesar de tudo, ainda persistia o chamado “entulho autoritário”, isto é, algumas leis criadas pelo regime militar como, por exemplo, a Lei de Segurança Nacional, a Lei de Imprensa, o direito do Presidente baixar decretos lei...

6.2. Termos do Período:

A. Fisiologismo – troca de favoresB. Nepotismo – nomeação de familiares,

(“Trem da Alegria” / também contava com a nomeação de amigos, entre outros)

C. Bossas – ações políticas de defesa de interesses pessoais.

D. Jeton – salário extraE. Pianistas – os que votam no lugar de

congressistas ausentes.F. Gatilho – Através do Plano Cruzado / toda

vez que a inflação somasse 20%, aconteceria um reajuste automático dos salários.

G. Ágio – pagamento extra.

6.3. Aspectos Econômicos do Período – com uma alta inflação o mercado financeiro acabou valorizado e a geração de empregos ficou prejudicada pela falta de recursos financeiros. A remarcação de preços era constante e a insatisfação popular crescia. Então foi lançado o Plano Cruzado em 28-02-1986 e sua função

era a estabilização econômica através do controle dos preços e desindexação da economia – a desindexação era a extinção da correção monetária das “Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional”(ORTN). Na verdade a correção dos ativos financeiros aconteceria somente após um ano e as cadernetas, em cada três meses. Nesse período também foi criado o “Seguro Desemprego” e foi instituído o congelamento de preços, o que proporcionou aumento do consumo, devido aos reajustes salariais. Agora, todos eram convocados para ser“fiscais do Sarney”, ou seja, qualquer preço fora do tabelamento... dava até cadeia. (tabela da SUNAB – Superintendência Nacional de Abastecimento / extinta em 1998.). Após oito meses o Plano Cruzado fracassou, a economia voltou a ser indexada e a inflação ganhou novo impulso. Apesar de tudo, o Plano colaborou decisivamente com o PMDB nas eleições de 1986 / elegeram 22 dos 23 governadores. Em 1987 Sarney promoveu a suspensão unilateral e por prazo indefinido dos pagamentos dos juros sobre parte da dívida externa (68 bilhões de dólares). A reação negativa internacional foi imediata. O desfecho foi a substituição de Dílsom Funaro por Bresser Pereira. Nascia o também fracassado Plano Bresser. Em 1989, Maílsom da Nóbrega, novo Ministro da Fazenda, cria o Plano Verão. Era praticamente uma imitação do Plano Cruzado – a moeda passou a ser chamada de Cruzado Novo, também foi fracassado e deixou uma inflação de 2% ao dia... é mole??

6.4. A Constituição de 1988

1 O Presidente não poderia mais baixar decretos-lei

2 Garante ao índio a posse da terra que já ocupam tradicionalmente.

3 Propriedades rurais que não estiverem cumprindo sua função social poderão ser desapropriadas, mediante indenização prévia.

4 Voto facultativo dos 16 aos 18 e obrigatório dos 18 aos 70.

5 Afirma-se o direito do voto dos analfabetos.6 Racismo como crime inafiançável e

imprescritível.7 Liberdade de greve, exceto para os que

trabalham nas atividades essenciais.

Página 59 de 91

Page 60: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

8 Férias remuneradas acrescidas de 1/3 dos salários.

9 Direitos trabalhistas para trabalhadores urbanos, rurais e domésticos.

10 Redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais e ampliação da licença maternidade.

7. Governo Collor (1990 – 1992)

O Caçador de Marajás

7.1.O Plano Brasil Novo (Ministra Zélia Cardoso de Mello) – Popularmente conhecido como Plano Collor I foi colocado em vigor no dia seguinte ao da posse, ocorrida em 15 de março de 1990. O Presidente lançou seu programa de estabilização baseado em um gigantesco e inédito confisco monetário, congelamento temporário de preços e salários e reformulação dos índices de correção monetária. Em seguida, tomou medidas duras de enxugamento da máquina estatal, como a demissão em massa de funcionários públicos e a extinção de autarquias, fundações e empresas públicas. Ao mesmo tempo, anunciou providências para abrir a economia nacional à competição externa, facilitando a entrada de mercadorias e capitais estrangeiros no país. Os planos de modernização econômica e de reforma administrativa são bem recebidos, em geral. As elites políticas e empresariais apoiaram a desregulamentação da economia e a redução da intervenção estatal no setor. Principais características:

A. Retorno do Cruzeiro e uma reforma monetária

B. Bloqueio de contas bancáriasC. Privatizações (início de uma política

neoliberal)D. Redução dos entraves às importações com

o objetivo de aumentar a arrecadação.E. Congelamento parcial e controlado dos

preçosF. Prefixação dos salários, alugueis e outros

rendimentos.

OBS: A Ministra Zélia Cardoso de Melo(responsável pelo Plano Collor I), acabou substituída por Marcílio Marques Moreira com o fracasso do Plano Collor. O novo ministro

propôs uma reaproximação definitiva com o FMI, conteve regularmente a inflação às custas de um arrocho salarial e sua proposta administrativa foi chamada por alguns de Plano Collor II.

7.2. Escândalos do Governo Collor

1. Vazamento de informações por parte da Ministra Zélia para especuladores do preço do café no mercado internacional, acusada de envolvimento com o “Esquema PC” – rede de corrupção e tráfico de influência liderada pelo empresário alagoano Paulo César Farias.

2. Superfaturamento na compra de bicicletas, seringas e guarda – chuvas envolvendo o ministro da Saúde AlceniGuerra

3. Casos de suborno envolvendo o ministro do Trabalho e Previdência Social Antônio Rogério Magri.

4. Denúncias de Pedro Collor – irmão de Collor – sobre esquemas de corrupção no planalto.

7.3. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) acabou sendo aberta para investigar as acusações. Collor tentou explicar sua fortuna adquirida do dinheiro público com a “Operação Uruguai” – alegou que o dinheiro era proveniente de empréstimos com banqueiros uruguaios. A CPI rapidamente desvendou a farsa e conseguiu a aprovação da abertura do processo de impeachment do presidente com amplo apoio popular – destaque para os “caras pintadas”.

7.4. O governo foi transferido para Itamar Franco, seu vice - 1992 a 1994. Sua administração começou com apoio popular devido a credibilidade adquirida pelas instituições com a derrubada do governo anterior / herdou graves problemas políticos, econômicos e sociais. Destaque em abril de 1993, para um plebiscitosobre a forma e o sistema de governo. O eleitorado optou pela manutenção da República Presidencialista no Brasil. O ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso adotou rígida política tributária visando conter o progresso inflacionário / agosto de 1993 surge o cruzeiro real.

7.5. Plano Real: (Julho de 1994) - visando a

Página 60 de 91

Page 61: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

estabilidade econômica / a inflação foi contida em patamares suportáveis / o sucesso inicial do plano foi o melhor cabo eleitoral para as eleições presidenciais de outubro de 1994, vencidas no 1º turno por Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002).

8. Governo FHC (1995 – 2002)

8.1. A História de oposição aos militares, exílio e a carreira intelectual, marcaram a carreira política do então presidente FHC. Ele foi Senador, ex-chanceler e ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. FHC apresentou-se à disputa eleitoral como o idealizador do Plano Real. Seu programa de campanha foi centrado na estabilização da moeda e na reforma da Constituição. Concorreu com o apoio do governo e da aliança formada entre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de centro, e o Partido da Frente Liberal (PFL), de direita. Ganhou a presidência no primeiro turno das eleições, derrotando inúmeros candidatos. O governo foi empossado em 1o. de janeiro de 1995, tendo como data para término 31 de dezembro de 1998. No entanto, sua reeleição ao final de 1998, também no 1° turno, permitiu-o permanecer no cargo de 1º de janeiro de 1999 até o término de 2002. Ambas as eleições tiveram como principal concorrente o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) Luiz Inácio "Lula" da Silva, de esquerda.

8.2. O Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) - No dia em que FHC tomou posse, 1º de janeiro de 1995, passou a vigorar o Tratado de Assunção, assinado pelo governo Collor, cujo objetivo era a implantação do Mercosul. O acordo entre Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil consistia na criação de uma área de livre comércio. Surgiram inúmeros atritos entre os países membros, principalmente após a desvalorização do real em 1999. Intrigas, retaliações, ameaças, tudo isso tem caracterizado o Mercosul. Nada obstante, o acordo propiciou um melhor intercâmbio de mercadorias. O Chile e a Bolívia passaram a ser membros associados, o que prenunciava uma evolução no pacto econômico. No entanto, um acordo com os EUA fez com que o Chile optasse pela adesão ao Nafta, em detrimento

do Mercosul, o que provocou conflitos diplomáticos entre o Brasil e o Chile. Atualmente, os norte-americanos vêm procurando criar a ALCA, Associação de Livre Comércio das Américas.

8.3. Reforma Constitucional - Entre as mudanças aprovadas destacam-se a quebra dos monopólios do petróleo e das telecomunicações e a alteração do conceito de empresa nacional, no sentido de não discriminar o capital estrangeiro. Diversas outras reformas foram discutidas pelo Congresso Nacional, como a da Previdência Social e do estatuto do funcionalismo público.

8.4. Plano Real - Promoveu alguns ajustes na economia, como o aumento da taxa de juros, para desaquecer a demanda interna, e a desvalorização do câmbio (destaque para o período após a reeleição), para estimular as exportações e equilibrar a balança comercial. Com o plano, o governo controlou a inflação em níveis bastante baixos, mas surgiram sinais de recessão econômica já no segundo semestre, como a inadimplência, queda no consumo e demissões em massa. A redução da atividade econômica provocou desemprego nos setores industrial e agrícola. O atraso na implementaçãoda reforma agrária agravou os conflitos no campo.

8.5. Crise Asiática – O contexto internacional foi extremamente prejudicial para o Plano Real e internamente a oposição não dava trégua. A política cambial, estigmatizada pela oposição como populista, propiciou baixos níveis de inflação, no entanto, a dependência externa aumentou e a dívida interna explodiu, saltando de 60 bilhões de dólares para mais de US$ 500 bilhões. No final de 1997, iniciou-se uma crise na bolsa de valores de Hong Kong, que posteriormente se alastrou pelo restante do mundo, atingindo fortemente o Brasil. As reservas monetárias brasileiras caíram de US$ 74 bilhões em abril de 1998, para US$ 42 bilhões em outubro. O governo reagiu para salvar o Real e impedir a saída de divisas mediante a elevação das taxas de juros e com o anúncio de medidas econômicas. Recorreu ao FMI, obtendo deste um empréstimo emergencial da ordem de US$ 40 bilhões, mas foi obrigado a

Página 61 de 91

Page 62: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

adotar um reajuste fiscal (desvalorização cambial, aumento da arrecadação e diminuição de gastos públicos). Tais medidas provocaram recessão da atividade econômica.

8.6. Integração ao Neoliberalismo X Política Social – Sabemos que a falta de investimentos no setor social é uma das marcas registradas de uma política neoliberal. No governo FHC, a saúde pública permanece em estado lamentável. A falta de atenção aos hospitais públicos indigna a população carente, cuja parca renda não permite a utilização dos hospitais privados. No entanto, há de destacar a tentativa de regulamentação dos planos de saúde privado, procurando evitar distorções e abusos contra os consumidores. Constitui, também, ponto positivo a implantação do remédios genéricos, visando a acabar com a oligopolização do mercado pelas grandes empresas e barateando o preço dos medicamentos.

Na área da educação, foi inegável a ampliação no número de crianças escolarizadas no país. O problema da qualidade no ensino, todavia, mostra-se dia a dia mais preocupante. As universidades públicas vêm passando por dificuldades.

8.7. Escândalos do Governo FHC

A. Denúncias de Conivência com a Corrupção

O governo do PSDB tem sido conivente com a corrupção. Um dos primeiros gestos de FHC ao assumir a Presidência, em 1995, foi extinguir, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, instituída no governo Itamar Franco e composta por representantes da sociedade civil, que tinha como objetivo combater a corrupção. Em 2001, para impedir a instalação da CPI da Corrupção, FHC criou a Controladoria-Geral da União, órgão que se especializou em abafar denúncias.

B. O Escândalo do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia)

O contrato para execução do projeto SIVAM foi marcado por escândalos. A empresa ESCA, associada à norte-americana Raytheon, e responsável pelo gerenciamento do projeto,

foi extinta por fraudes contra a Previdência. Denúncias de tráfico de influência derrubaram o embaixador Júlio César dos Santos e o ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Mauro Gandra.

C. PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional)

O Proer demonstrou, já em 1996, como seriam as relações do governo FHC com o sistema financeiro. Consistia basicamente em recursos de apoio aos bancos para dar garantias aos correntistas. Para FHC, o custo do programa ao Tesouro Nacional foi de 1% do PIB. Para os ex-presidentes do BC, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, atingiu 3% do PIB. Mas para economistas da CEPAL, os gastos chegaram a 12,3% do PIB, ou R$ 111,3 bilhões, incluindo a recapitalização do Banco do Brasil, da CEF (Caixa Econômica Federal) e o socorro aos bancos estaduais.

D. Denúncias de Caixa-dois de Campanhas

As campanhas de FHC em 1994 e em 1998 teriam se beneficiado de um esquema de caixa-dois. Em 1994, pelo menos R$ 5 milhões não apareceram na prestação de contas entregue ao TSE. Em 1998, teriam passado pela contabilidade paralela R$ 10,1 milhões.

E. Propina na Privatização

A privatização do sistema Telebrás e da Vale do Rio Doce foi marcada pela suspeição. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa de campanha de FHC e do senador José Serra e ex-diretor da Área Internacional do Banco do Brasil, é acusado de pedir propina de R$ 15 milhões para obter apoio dos fundos de pensão ao consórcio do empresário Benjamin Steinbruch, que levou a Vale, e de ter cobrado R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar.

F. A Emenda da Reeleição

O instituto da reeleição teria sido obtido por FHC a preços altos. Gravações revelaram que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor do projeto. Os deputados

Página 62 de 91

Page 63: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

foram expulsos do partido e renunciaram aos mandatos. Outros três deputados acusados de vender o voto, ChicãoBrígido, Osmir Lima e Zila

Bezerra, foram absolvidos pelo plenário da Câmara.

Série Aula – Nova República

1. (Unicamp 2014)“(...) o desencanto com a Nova República era provocado principalmente pelo fracasso dos vários planos econômicos que não conseguiram domar o dragão da inflação. Depois do breve sucesso do Plano Cruzado, de 1986, a arrancada dos preços disparou, esmagando o poder de compra dos brasileiros, especialmente dos mais pobres.”

(Marly Motta, “Rumo ao planalto”. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/especial-nova-republicarumo- ao-

planalto. Acessado em 09/08/2013.)

a) Explique o que é inflação.b) Quais os efeitos do congelamento de preços, base do Plano Cruzado, para a economia

brasileira do período?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:“O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.”

(“Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade”. Portal de Notícias do Senado Federal. Publicado em 16 de abril de 2013. Disponível em:

<http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/04/16/intolerancia-religiosa-e-crime-de-odio-e-fere-a-dignidade>).

2. (Ufpr 2014) Podemos afirmar que atualmente há conflitos religiosos no Brasil da mesma forma como ocorreram na Idade Moderna na Europa, após a Reforma Protestante, entre os séculos XVI e XVII? Justifique sua resposta, oferecendo dois exemplos que confirmem sua explicação.

3. (Ufmg 2013) Analise os textos:

Texto I

Parece que já é tempo de se atentar nestas preciosas matas, nestas amenas selvas que o cultivador do Brasil, com o machado em uma mão e com o tição* na outra, ameaça-as de um total incêndio e desolação.

José Vieira Couto, naturalista “brasileiro”, 1799. Em Memória sobre a Capitania das Minas Gerais, seu Território, Clima e Produções Metálicas. Belo Horizonte: FJP, 1994, p. 77.

(Adaptado).

*Tição: pedaço de lenha ou carvão aceso.

Texto II

Página 63 de 91

Page 64: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

A discussão acerca da votação pelo Congresso Nacional do Código Florestal brasileiro envolveu questões ambientais que, de certo modo, já estavam apresentadas desde o século XVIII.a) IDENTIFIQUE uma permanência relativa à questão ambiental evidenciada nos textos.b) No Congresso Nacional encontram-se as bancadas ruralista e ambientalista que debatem,

antagonicamente, o Código Florestal. Tais bancadas desenvolvem discursos em que procuram sustentar seus pontos de vista e buscam a adesão da sociedade brasileira. APRESENTE um argumento e sua justificativa utilizados por cada uma dessas bancadas.

4. (Unesp 2012)

As duas charges foram publicadas em jornais brasileiros durante a década de 1980. Identifique as campanhas que elas apoiaram e caracterize o significado e os resultados dessas campanhas.

Página 64 de 91

Page 65: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

5. (Uerj 2012) Leia.

Sr. Presidente, Srs. Senadores, levamos a cabo a tarefa da transição.Acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço de nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas, ao seu modelo de desenvolvimento autárquico e ao seu Estado intervencionista.Esse modelo, que à sua época assegurou progresso e permitiu a nossa industrialização, começou a perder fôlego no fim dos anos 70. Atravessamos a década de 80 às cegas. No final da “década perdida”, os analistas políticos e econômicos mais lúcidos já convergiam na percepção de que o Brasil vivia não apenas um somatório de crises conjunturais, mas o fim de um ciclo de desenvolvimento a longo prazo.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSODiscurso de despedida do Senado, em 15/12/1994

Adaptado de www.planalto.gov.br

Em seus dois mandatos como presidente, Fernando Henrique Cardoso buscou apoio de diferentes forças políticas e partidárias para implementar um programa de reformas que rompesse com o que chamou de “legado da Era Vargas”. Essas reformas eram vistas pelo grupo político ao qual pertencia como fundamentais para que o país vencesse definitivamente as dificuldades enfrentadas na “década perdida”.Explique o significado da expressão “década perdida” para a economia brasileira.Cite, ainda, duas ações desenvolvidas durante os governos de Fernando Henrique Cardoso relacionadas a seu rompimento com a “Era Vargas”.

Série Casa – Nova República

6. (Ufu 2012)Texto 1

O ex-ditador Jorge Rafael Videla, 86, foi condenado ontem a 50 anos de prisão por conta do sequestro de bebês durante a última ditadura militar argentina (1976-1983). Pela primeira vez, a Justiça declara que houve um plano sistemático de sequestro de recém-nascidos, filhos de prisioneiros políticos. A nova abordagem permite considerar os crimes como de lesa-humanidade, podendo levar a novas detenções de outros envolvidos.

Videla pega pena por sequestro de bebês. Matéria de Sylvia Colombo, Buenos Aires, In: Folha de São Paulo, sexta-feira, 06 de Julho de 2012. Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/52969-videla-pega-pena-por-sequestro-de-bebes.shtml>. Acesso em: jul. 2012. (adaptado).

Texto 2

O Brasil foi denunciado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) por não apurar as circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado nas dependências do Exército, em São Paulo, em 1975. Segundo a denúncia, o "Estado brasileiro não cumpriu seu dever de investigar, processar" e punir os responsáveis pela morte de Herzog.

Brasil é denunciado na OEA por caso de Vladimir Herzog. Matéria de Lucas Ferraz, Brasília. In: Folha de São Paulo. 29/03/2012 – 15h40. Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/poder/1069003-brasil-e-denunciado-na-oea-por-caso-vladimir-herzog.shtml>. Acesso em: jul. 2012.

Os textos acima apontam para diferentes atitudes dos atuais governos da Argentina e do Brasil, frente aos crimes cometidos pelos agentes do aparelho repressor dos regimes ditatoriais na

Página 65 de 91

Page 66: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

América Latina, entre as décadas de 1960 e 1980. A publicação, no Brasil, da Lei da Anistia, em 28 de Agosto de 1979, fundamenta esta diferença.a) A quem a Lei da Anistia beneficiou no momento de sua publicação?b) Hoje, no Brasil, em meio à instalação da Comissão Nacional da Verdade, duas posições

opostas sobre a Lei da Anistia se destacam. Quais são estas posições?

7. (Unicamp 2011)Vinte anos depois da promulgação da Constituição de 1988, é difícil imaginar como um país com graves problemas econômicos e recém-saído de uma longa ditadura militar foi capaz de escrever seu futuro numa Constituição que foi chamada de “Constituição Cidadã”.

(Adaptado de Ricardo Amaral, “Memórias da última batalha ideológica”. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI12361-15273,00.html. Acesso em

18/11/2010.)

a) Por quais razões a Constituição de 1988 foi apelidada “Constituição Cidadã”?b) Quais eram os “graves problemas econômicos” que afetavam o Brasil no contexto de

transição da ditadura militar para o regime democrático?

8. (Unicamp 2011)É interessante notar que o Brasil “padece” de quase todas as “patologias” institucionais identificadas como fatores responsáveis pela elevação do custo de governar: tem um sistema presidencialista; é uma federação; possui regras eleitorais que combinam um sistema de lista aberta com representação proporcional; tem um sistema multipartidário com partidos políticos considerados débeis na arena eleitoral; e tem sido governado por uma ampla coalizão no Congresso.

(Adaptado de Carlos Pereira e Bernardo Mueller, “Comportamento estratégico em presidencialismo de coalizão: as relações entre o Executivo e Legislativo na elaboração do

orçamento brasileiro”. Dados – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2002, v. 45, n. 2, p. 2.)

a) O Congresso Nacional no Brasil é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, exercendo as funções de legislar e fiscalizar. Qual a diferença básica, no sistema bicameral, entre o Senado Federal e a Câmara de Deputados?

b) Qual a diferença entre Estado e governo?

9. (Ufrj 2010) “A violência da inflação e a quase destruição do sistema de preços já ameaçavam o funcionamento da economia [...]. Para sustentar de forma duradoura a estabilidade de preços, impõe-se uma reforma monetária austera, capaz de devolver ao Estado o controle sobre a moeda. [...] não deve se traduzir apenas na mudança de denominação do padrão de referência de preços e contratos, mas deve atingir profundamente as formas de acesso à liquidez e os processos de criação do poder de compra. [...] As medidas [...] buscam, sobretudo, preservar os direitos adquiridos pelos cidadãos.”

(Discurso do presidente Fernando Collor de Mello, apresentando o plano de estabilização, na reunião ministerial de 16/3/1990)

Em 16 de março de 1990, dia seguinte a sua posse, Fernando Collor de Mello anunciou um plano econômico com diversas medidas. A impopularidade desse plano e a de outras medidas adotadas, somadas ao desgaste político agravado no ano de 1992, acabariam levando ao fim de seu governo, por decisão do Congresso Nacional.Explique duas consequências econômicas do Plano Collor.

10. (Uff 2006)Escrevendo sobre a transição democrática brasileira e a emergência da Nova República em 1985, Boris Fausto afirma que "O fato de que tenha havido um aparente acordo geral pela democracia, por parte de quase todos os atores políticos, facilitou a continuidade de práticas contrárias a uma verdadeira democracia. Desse modo, o fim do autoritarismo levou o país a uma 'situação democrática' mais do que a um regime democrático consolidado. A consolidação foi uma das tarefas centrais do governo e da sociedade nos anos posteriores a

Página 66 de 91

Page 67: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

1988"(FAUSTO, Boris. "História Concisa do Brasil". São Paulo: Edusp/ Imprensa Oficial do

Estado, 2002, p. 290).

Com base na leitura do texto, analise duas contradições presentes no processo da transição "democrática" no Brasil.

Página 67 de 91

Page 68: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Gabarito República da Espada

Resposta da questão 1:a) As revoltas da Armada que ocorreram no Rio de Janeiro no contexto da República da Espada, 1889-1894. Estes revoltas foram caracterizadas por conflitos entre o exército, que possuía ideias republicanas, e a marinha que defendia ideias monarquistas. Também ocorreu a Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, com a destruição desta comunidade. No Rio Grande do Sul ocorreu a Revolução Federalista entre os maragatos e pica-paus.

b) Com a proclamação da República em 1889 as forças armadas entraram em atrito. Desde o II Reinado, 1840-1889, o exército defendia a República enquanto a marinha defendia a monarquia. No começo da República Velha, 1889-1930, principalmente na República da Espada, 1889-1894, os militares foram para o governo (Deodoro e Floriano) e entraram em conflito com a marinha através das Revoltas da Armada. Ao longo da República Velha, os militares interferiram na política e atuou reprimindo movimentos sociais como em Canudos e na Guerra do Contestado.

Resposta da questão 2:a) NATAL COMO CIDADE

Como outros intelectuais da época, Cascudo considerava que a cidade de Natal só poderia, de fato, ser considerada “cidade” no momento em que fosse organizada segundo a concepção moderna, isto é, com um plano urbanístico, que utilizasse um traçado das ruas em linhas retas. O plano foi elaborado pelo engenheiro Giácomo Palumbo, contratado pelo intendente/prefeito Omar O’Grady, com apoio do governador Juvenal Lamartine. Também se pretendiam aplicar na cidade concepções sanitaristas defendidas na época.

b) AÇÕES DO GOVERNO EM NATAL - O planejamento urbanístico da Cidade Nova, que atraiu a elite da capital e, posteriormente,

resultou no desenvolvimento dos atuais bairros de Tirol e Petrópolis. - O aterramento e a urbanização do entorno da Praça Augusto Severo, considerada uma

região infecta e sem as mínimas condições sanitárias. - A construção do Teatro Carlos Gomes (1904), que embelezou o bairro da Ribeira e colocou

Natal no circuito dos espetáculos teatrais e musicais. - A implantação de bondes elétricos (1911), na gestão de Alberto Maranhão, a qual

possibilitou a integração dos primeiros bairros da cidade. - A inauguração da energia elétrica nas ruas da cidade (1911), considerada um verdadeiro

marco dos melhoramentos contratados pelo governo estadual. - A inauguração do primeiro cinematógrafo da cidade, O Politeama (1911), localizado na

Ribeira e considerado um dos símbolos do avanço técnico da Belle Époque. - Introdução de um sistema de coleta de lixo domiciliar. - Construção de estradas de rodagem e de ferrovias: estação ferroviária da Ribeira e Ponte

sobre o rio Potengi. - Melhoramentos do porto de Natal.

- Introdução das primeiras linhas telefônicas.

Resposta da questão 3:PositivismoO positivismo compreendia a monarquia como símbolo de atraso e a república como o regime que traria a modernização e o progresso.

O Positivismo, corrente filosófica do século XIX inaugurada com Auguste Comte, defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro e assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Para os Positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso idealizado pelas gerações anteriores de pensadores. Esse pensamento teve grande influência no movimento republicano brasileiro da mesma época, consequentemente na construção da República.

Página 68 de 91

Page 69: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Resposta da questão 4:Fica claro que Afonso Celso opta por exaltar as belezas dos aspectos naturais da nossa geografia, enquanto Taunay prefere destacar os problemas do nosso interior, como as doenças e os perigos geográficos.

Resposta da questão 5:a) Segundo o texto, a propaganda republicana associou Tiradentes ao ideal de República, à imagem de Cristo e à de representante das camadas populares.

b) A presença dos militares do exército e autoritarismo dois presidentes, mais evidente em Floriano Peixoto, alcunhado de "Marechal de Ferro".

Resposta da questão 6:a) Na década de 1870, a fundação do Partido Republicano no Rio de Janeiro e, pouco tempo depois, do Partido Republicano Paulista, fortaleceram o movimento a favor da República, conferindo-lhe organização e capacidade para a difusão de seu ideal.

b) Os ideais positivistas, que associavam a ideia de governo forte à instauração de um governo republicano, foram importantes para promover aadesão de militares ao movimento. No entanto, tais ideais foram adotados devido à insatisfação dos militares com o regime monárquico brasileiro, que os excluía da política nacional, e não tanto pelo seu conteúdo.

Resposta da questão 7:Duas das características:- federalismo- negação de qualquer conotação revolucionária ou subversão da ordem- respeito à propriedade privada- estabelecimento de um Estado laico- liberdade econômica- abolicionismo- defesa das liberdades civis e políticas

Dois dos segmentos:- burguesia cafeeira paulista- classe média urbana liberal- frações das aristocracias agrárias brasileiras

Resposta da questão 8:a) Alguns abolicionistas propunham reformas sociais que sucedessem à abolição da escravidão. As mais importantes, dentre as solicitadas, eram a reforma agrária e a reforma do ensino. b) Não, pois a Constituição brasileira de 1891, ao exigir do eleitor que fosse maior de 21 anos, de sexo masculino e alfabetizado, e que não mendigasse, fosse soldado ou religioso (sob a autoridade eclesiástica), excluiu da vida eleitoral a maior parte da população.

Resposta da questão 9:a) Cafeicultores do Vale do Paraíba.Uma dentre as explicações:- O projeto de abolição não indenizava os senhores de escravos.- Com a diminuição da produtividade da economia cafeeira fluminense, os escravos eram vistos por muitos proprietários como um capital do qual não podiam abrir mão.

b) Duas dentre as características:

Página 69 de 91

Page 70: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

- ruas estreitas e sinuosas- incipiente atividade industrial- centro político de caráter administrativo- predominância de atividades comerciais e financeiras- concentração de população humilde em cortiços no Centro- influência marcante das culturas de origem africana marginalizadas- polo cultural receptor de influências internacionais e divulgador interno de tais influências

Resposta da questão 10:A corrente liberal defendia uma proposta de República marcada pela plena autonomia dos poderes do Executivo, plena autonomia dos estados da federação e ainda, um projeto de sociedade composta por indivíduos autônomos, com seus interesses guiados pelos fundamentos da economia liberal.O jacobinismo defendia um projeto de república clássica e idealizada, com base na democracia direta, uma república com a intervenção direta do povo (ou democracia popular), que contasse com a participação de todos os cidadãos, claramente baseada em ideais derivados da Revolução Francesa.O Positivismo defendia um projeto de república bem amplo, postulando uma sociedade onde os homens se realizariam plenamente por meio de uma humanidade devotada à ciência tendo o positivismo como sua religião. Tal projeto tolerava uma ditadura republicana, com a clara separação entre Estado e Igreja,a rejeição ao governo parlamentar e à participação popular, contida no projeto Jacobino.

Gabarito Republica Oligárquica

Resposta da questão 1:a) As revoltas da Armada que ocorreram no Rio de Janeiro no contexto da República da Espada, 1889-1894. Estes revoltas foram caracterizadas por conflitos entre o exército, que possuía ideias republicanas, e a marinha que defendia ideias monarquistas. Também ocorreu a Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, com a destruição desta comunidade. No Rio Grande do Sul ocorreu a Revolução Federalista entre os maragatos e pica-paus.

b) Com a proclamação da República em 1889 as forças armadas entraram em atrito. Desde o II Reinado, 1840-1889, o exército defendia a República enquanto a marinha defendia a monarquia. No começo da República Velha, 1889-1930, principalmente na República da Espada, 1889-1894, os militares foram para o governo (Deodoro e Floriano) e entraram em conflito com a marinha através das Revoltas da Armada. Ao longo da República Velha, os militares interferiram na política e atuou reprimindo movimentos sociais como em Canudos e na Guerra do Contestado.

Resposta da questão 2:As duas visões sobre os cangaceiros podem ser percebidas dentro de uma mesma ótica, ou seja, estão relacionada ao espectador. Dessa forma, o autor pretendeu reforçar uma ideia de que, para um mesmo grupo, as camadas mais pobres e exploradas da sociedade nordestina, os cangaceiros eram heróis ao enfrentar os grandes coronéis, mas ao mesmo tempo eram bandidos, pois muitas de suas ações eram marcadas pela violência, incluindo o roubo, para que pudessem sobrevier e manter o grupo armado.

Resposta da questão 3:a) O estudante deve identificar a Revolução Socialista na Rússia, em 1917 ou a criação da Internacional Comunista, que estimularam as organizações anticapitalistas pelo mundo afora. No Brasil, além de, em um primeiro momento, fomentar as ações dos grupos anarquistas, estimulou a criação de organizações comunistas.

b) Foram propostas do movimento operário durante a Primeira República:- um conjunto de direitos para a proteção do trabalho perante o capital. Entre eles, os candidatos podem identificar: o estabelecimento de uma jornada máxima de trabalho de 8 horas diárias, férias remuneradas após um ano de trabalho; regulamentação do trabalho

Página 70 de 91

Page 71: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

feminino e infantil de forma a limitar os abusos em relação às mulheres e menores de idade; salários que permitissem a sobrevivência da família trabalhadora; direitos previdenciários que contemplassem aposentadoria, pensões e assistência médica;- a organização de associações políticas, como, por exemplo, o Partido Comunista e o Bloco Operário e Camponês;- a realização de ações como a “greve geral”, a criação da imprensa operária, entre outras; e,

- a realização de manifestações anarco-sindicalistas.

Resposta da questão 4:a) As imagens pertencem ao movimento modernista, desenvolvido nas primeiras décadas do século XX e que, na pintura, enfatizava uma estética genuinamente brasileira, pretendendo revelar um Brasil visto sob o plano real, longe do idealismo pregado pela era romântica.

b) O maior evento foi a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 na cidade de São Paulo, considerada como um marco nos padrões de expressão cultural do país. Apesar do grande impacto causado com as manifestações no Teatro Municipal, seus ideais e sua estética firmaram-se gradualmente nas décadas seguintes.

Resposta da questão 5:O candidato poderá indicar que estavam excluídos do voto: os mendigos; analfabetos; praças de pré, excetuando os alunos das escolas militares de ensino superior; os religiosos de ordens monásticas, sujeitas a voto de obediência, regra ou estatuto, que importasse a renúncia da liberdade individual.

Comentário:

Uma das características mais destacada quanto à limitação ao exercício da cidadania é a exigência de alfabetização. Vale notar a que os “praças” não votavam, ou seja, os soldados que não possuíam patente (a maioria).

Resposta da questão 6:A nacionalização dos indígenas, incorporando-os como guardas de fronteiras, como estabelece o fragmento utilizado na questão, baseia-se no ideal nacionalista e nas teorias ou as ideologias racialistas de origem europeia e difundidas no Brasil no início do século XX.Quanto ao ideal nacionalista, este já se evidenciava desde a segunda metade do século XIX atribuindo ao índio a autêntica brasilidade e incorporá-los às atribuições do exército seria incorporá-los à Pátria.A criação do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) em 1910, durante no governo do Presidente Nilo Peçanha, sendo organizado pelo Marechal Candido Rondon, seu primeiro diretor, com o objetivo de prestar assistência à população indígena do Brasil, denuncia na própria denominação “Serviço de Proteção”, uma atitude paternalista do homem branco civilizado que coloca o índio numa condição de inferioridade e de incapacidade frente ao que se pode definir como civilização. Tais premissas eram fundamentadas pelas teorias racialistas europeias, classificadas como Darwinismo Social, que colocavam o padrão civilizatório do homem branco europeu como superior e necessário aos demais povos ou culturas.

Resposta da questão 7:A ideologia do anarco-sindicalismo implantada no Brasil durante a República Velha visava à substituição do Estado Burguês por uma forma de cooperação entre indivíduos livres. Os adeptos dessa ideologia vislumbravam uma sociedade marcada pela ordem e pelo progresso, porém não como o positivismo pensava no início da República, que era uma forma capitalista de entender a economia.

Resposta da questão 8:Os fragmentos utilizados no enunciado da questão evidenciam a longa jornada de trabalho, o expressivo número de operários imigrantes, sobretudo italianos e a intensa exploração do trabalho infantil nas indústrias paulistas do início do século XX, situações que associadas à exploração do trabalho feminino e às precárias condições de vida e trabalho dos operários,

Página 71 de 91

Page 72: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

estimularam a organização do movimento operário, fortemente influenciado pela ideologia anarquista, cujo momento mais expressivo foi a Greve Geral de 1917.

Resposta da questão 9:a) Os nordestinos, especificamente os do sertão, viviam em situação de miséria devido à concentração fundiária e a intensa exploração a que eram submetidos, na condição de trabalhadores camponeses, pelos fazendeiros locais. Tais condições, agravadas pelas prolongadas secas verificadas no final do século XIX e o crescimento da extração de borracha na Amazônia, devido a sua crescente importância na atividade industrial, constituem fatores que levaram parte dos nordestinos a migrar para a região.

b) Durante o Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e inicio do século XX, os seringueiros da Amazônia eram submetidos ao processo de produção chamado de “aviamento”, pelo qual se instalavam e trabalhavam nas terras de um seringalista e para quem destinavam a produção da borracha. Em troca recebiam equipamentos para o trabalho e gêneros necessários à subsistência. Os equipamentos e os gêneros eram sobrevalorizados em relação à borracha gerando dívidas para os seringueiros, o que na prática os levava a trabalhar gratuitamente para saldar a dívida. Eram ameaçados de morte no caso tentar desviar parte da produção ou empreender fuga e assim sendo, ficavam presos ao seringal, sem liberdade e em precárias condições de vida.

Resposta da questão 10:Duas das características:

1. Desenvolvimento urbano e industrial.2. Modernidade tecnológica.

O desenvolvimento dos centros urbanos e a industrialização eram vistos como símbolos de modernidade pelos integrantes da Semana de Arte Moderna que, assim, opunham-se ao modelo agrário-exportador vigente e ao domínio das tradicionais oligarquias agrárias que controlavam o cenário político do país, por meio de currais eleitorais e do voto de cabresto. Assim, colocava-se em xeque a vocação agrária da sociedade brasileira, pressuposto de políticas econômicas, financeiras e tributárias empreendidas por governos republicanos.

Gabarito Era VargasResposta da questão 1:Característica do governo de Vargas: exaltação da pátria, com a "obrigação" de amor ao país;

Característica do governo de Peron: exaltação da política bem exercida como um bem para o país e para o futuro das crianças argentinas;

Duas medidas do DIP:1) fiscalização das produções artísticas e jornalísticas do país;2) censura aplicada a tudo que fosse contra o governo de Vargas.

Resposta da questão 2:a) As principais mudanças foram: o direito ao voto e a regulamentação do trabalho feminino promovido pela CLT.

b) Como a resolução acima apresentada deixa claro, o papel desejado para as mulheres era o de dona de casa e mãe de família.

Resposta da questão 3:a) O contexto histórico mundial em 1930 foi marcado por um Estado forte, intervencionista e com ênfase nacionalista. O cenário mundial em 1950 era bem diferente. Com o fim da II Guerra Mundial em 1945 e a derrota dos regimes totalitários o mundo começa a se

Página 72 de 91

Page 73: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

redemocratizar valorizando mais a liberdade, a democracia e o individualismo.

b) Na década de 1930, no contexto da II Guerra Mundial, Vargas se aproximou do EUA devido a “Política da Boa vizinhança” do presidente dos USA Franklin D. Roosevelt. Na década de 1950 a relação entre Brasil e EUA foi tensa devido, entre outros, ao nacionalismo de Vargas que criou estatais como a Petrobrás e a Guerra da Coreia na qual Vargas não enviou tropas brasileiras para lutar na Guerra da Coreia que ocorreu entre 1950-1953.

Resposta da questão 4:Desde o governo de Getúlio Vargas se desenvolveu o rito de identificar o governante como o responsável pelo desenvolvimento da nação. O personalismo, desde então, foi extremamente acentuado e utilizado como elemento de alienação, daí a alcunha de “pai dos pobres”, destacando a política trabalhista de Vargas. Fora do âmbito das relações de trabalho, nos demais campos da vida social, essa política também se desenvolveu, como destaca o texto, nos livros e cartilhas escolares, fazendo do ensino oficial uma correia de transmissão dos valores do Estado e de seu líder.O DIP teve papel crucial no processo de formação cultural e ideológica da sociedade, pois foi responsável pela política de propagar os valores caros aos governantes e, ao mesmo tempo, de censurar os veículos de comunicação.

Resposta da questão 5:Revolução Constitucionalista de 1932.Uma das justificativas:• governar por meio de decretos-leis• adiar a convocação da Assembleia Constituinte• nomear interventores para os governos estaduais• dissolver o Congresso Nacional e os legislativos estaduais e municipais

Resposta da questão 6:a) O candidato poderá citar:

- A importância do papel do líder (Presidente da República) no tipo de presidencialismo da Constituição de 1946;

- O protagonismo do Poder Executivo em comparação a outras instâncias políticas;- O intervencionismo econômico do Estado Brasileiro no projeto de desenvolvimento;- A política de industrialização através da substituição de importações;- A manutenção da estrutura agrária concentracionista;- O controle das massas trabalhadoras via sindicalismo atrelado ao Estado.

b) O candidato deverá destacar que a formação de partidos políticos nacionais após 1946 se constituiu num elemento novo na política brasileira. Deverá também analisar as características dos grandes partidos criados: o PSD, a partir da máquina getulista e das lideranças regionais tradicionais, tendo como principal força os municípios interioranos e as áreas mais conservadoras; o PTB, formado com base na estrutura sindical forjada na era varguista, herdeiro de um projeto nacionalista e a UDN, constituída pela reunião de políticos antigetulistas, com forte cunho anticomunista, contrário à intervenção do Estado na economia e favorável à associação com o capital internacional.

Resposta da questão 7:a) O tema abordado na charge é o da liberdade política, que pressupõe liberdade de opinião. Há uma referência à censura varguista, com o uso do pensamento de Thomas May. Da mesma forma, a ingenuidade popular se vê representada na figura do sujeito que qualifica a Inglaterra como país atrasado. Tal qualificação revela o caráter irônico, próprio da charge, que apresenta duas contradições. A primeira delas pode ser detectada nas falas dos personagens; a segunda na relação entre os trajes maltrapilhos do personagem popular e sua fala. Nesse sentido, existe uma inversão discursiva, proposta no modo irônico com que a vida política e econômica nacional foi tratada naquele contexto: se a Inglaterra era um país atrasado, seria o Brasil um país avançado? Assim, a charge, mesmo se referindo a um país estrangeiro, elabora uma crítica interna, deplorando a ausência da liberdade de opinião e ironizando os anseios varguistas de modernização política e econômica.

b) Durante o Estado Novo (1937-1945), o Brasil vivenciou uma contradição. Enquanto boa parte da elite política brasileira, abrigada pelo Estado autoritário varguista, admirava a

Página 73 de 91

Page 74: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Alemanha nazista, o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Diferente do que poderia ser esperado, considerando a ideologia estadonovista, o Brasil lutou contra os países do Eixo, pressionado pelos norte-americanos. A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, em especial no território italiano, fez reverberar a discussão sobre a contradição vigente: a defesa da democracia, no plano externo, e a manutenção do autoritarismo, em plano interno.

Resposta da questão 8:a) O voto de cabresto e as fraudes eleitorais. A estrutura política da República Velha (1889 – 1930) foi organizada a partir da Constituição Republicana, controlada pelas elites agrárias. Dessa forma se compreende a prática do coronelismo como a base da política da época, na medida em que os “coronéis” – grandes proprietários rurais – usavam seus jagunços e a ignorância de parte do povo para impor seus candidatos, assim como sua força no Estado, para manipular e fraudar as eleições, uma vez que não havia justiça eleitoral e o processo era organizado pelo executivo.

b) A concessão do direito de voto à mulher e a redução da idade de 21 para 18 anos, ainda na Era de Vargas. Mais recentemente, com a Constituição de 1988, a participação foi ampliada com o direito estendido aos analfabetos e aos maiores de 16 anos.

Observação: O governo Vargas concordou com o voto feminino em 1932, como desdobramento da Revolução Constitucionalista; as mulheres votaram pela primeira vez em 1933, quando se formou uma nova Assembleia Constituinte; o direito da mulher ao voto esta na Constituição desde 1934, quando foi promulgada a 3ª. Constituição do Brasil.

Resposta da questão 9:Durante a República Velha, as reivindicações populares a favor de reformas sociais e políticas eram tratadas com violência por parte do governo. Quem pusesse em risco os interesses dos grupos conservadores seria perseguido, preso ou até morto.A partir de 1930, Vargas inicia uma política Populista em que uma parte da elite assume a defesa das reivindicações populares, controlando o movimento popular. Dessa maneira, são atendidas apenas as necessidades que não prejudiquem a elite.

Resposta da questão 10:No início dos anos 30 estava em formação o modelo populista, caracterizado pelo fortalecimento do Estado e de sua ação sobre a vida socioeconômica do país. Uma de suas características foi a importância dada a “política trabalhista”, a partir da qual os trabalhadores urbanos receberam alguns direitos, porém, foram submetidos a intenso controle por parte do governo,como pode-se perceber pelo documento apresentado, que é um alerta ao empresariado e uma discreta ameaça ao trabalhador.

Resposta da questão 11:a) Após o golpe de novembro de 1937, Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso nacional e centralizou as atribuições do Legislativo. O governo proibiu a existência de partidos políticos e passou a exercer a censura sobre os meios de comunicação.

b) Vargas aprofundou a política industrialista, baseada num discurso nacionalista, e nessa época instalou no país a Companhia Siderúrgica Nacional, no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo os polos industriais mais próximos.

Resposta da questão 12:Pode-se considerar que tal situação ocorreu durante a Era de Vargas, em especial nos períodos 1930-34 e 1937-45, marcados por forte centralização política, pela ausência de Poder Legislativo Federal, intervenção federal nos Estados e, no Estado Novo, por perseguições políticas e prisões arbitrárias. Ao mesmo tempo os direitos civis foram preservados e os direitos sociais ampliados, principalmente no que se refere à política trabalhista adotada e aos direitos que dela derivaram. Também no campo de educação e saúde houve ampliação quantitativa da ação do Estado.

Página 74 de 91

Page 75: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Resposta da questão 13:a) Apesar de os Estados Unidos há muito tempo considerarem as Américas sua área de influência política e cultural, no contexto da década de 1940, o principal interesse que orientou a aproximação entre Brasil e EUA foi a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, determinada, especialmente, após a entrada dos Estados Unidos no conflito, em 1941, e o afundamento de navios brasileiros, em 1942. Antes mesmo do envio da FEB (Força Expedicionária Brasileira) à Itália, o Brasil contribuía com os Aliados, comercializando matérias-primas (borracha, minérios de ferro) e cedendo bases militares (em Natal, Belém, Salvador e Recife, dentre outras).

b) Os elementos simbólicos utilizados por Walt Disney indicam uma imagem sobre a cultura brasileira, afirmada pela “Política da Boa Vizinhança”, que contribuía para a “americanização do Brasil”. Assim, no caso de Zé Carioca, personagem criado por Walt Disney, ocorre a associação entre as características do personagem e as do “povo brasileiro” como sinônimo de “carioca” (natural da cidade do Rio de Janeiro). Nesse sentido, o papagaio falante, imagem estereotipada do brasileiro, representava a malandragem, a alegria e a boemia, características associadas também à cidade, cuja vida urbana evocava o prazer (a cachaça, a praia e o carnaval).

Resposta da questão 14:A Era Vargas ocorreu entre 1930-1945 em um contexto histórico de Estado forte e nacionalista em nível mundial. Assim, Vargas ampliou o papel do Estado que interferia na economia reforçando o nacionalismo, criou a CLT, a Consolidação das Leis trabalhistas, surgiram as estatais através da indústria de base como a Vale do Rio Doce e a Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, entre outras. Fernando Henrique Cardoso, por sua vez, governou entre 1995-2002, em outro contexto histórico caracterizado pelo Neoliberalismo. Assim, no governo de FHC, ocorreu muita privatização de estatais, diminuiu o papel do Estado através do “Estado Mínimo”, surgiram inúmeras críticas a CLT com o processo de flexibilização da mão de obra.

Resposta da questão 15:a) De acordo como o texto, a importância os personagens de Walt Disney serviam para glorificar o estilo de vida americano e propagar a Política de Boa Vizinhança na defesa do livre mercado como uma forma de combater o nacionalismo, o fascismo e o comunismo.

b) O governo Vargas procurou manter uma política de neutralidade até 1942. Porém, quando navios brasileiros foram torpedeados por submarinos alemães, o Brasil entrou na guerra contra o Eixo. A presença brasileira no conflito se deu pelo envio de tropas da FEB para combaterem na Europa e pela permissão do governo brasileiro para a instalação de bases militares no Nordeste para as o uso forças aliadas.

Resposta da questão 16:a) O candidato poderá citar que a Carta Constitucional de 1937 era autoritária e centralista; permitia ao presidente governar por meio de decretos-leis e nomear interventores para os estados; extinguiu os partidos políticos, aboliu a liberdade de imprensa, instituiu a censura, estabeleceu o estado de emergência reservando ao governo o direito de invadir domicílios, prender pessoas e aposentar funcionários públicos; proibiu as greves; estabeleceu o princípio da unidade sindical.

b) A política do Estado Novo visou atender "o povo no seu conjunto" uma vez que procurou atender os interesses dos setores industriais com a criação do Conselho Nacional do Petróleo (1938), da Companhia Siderúrgica Nacional (1941) e da Companhia Vale do Rio Doce (1942); os interesses do setor agrícola através da queima das sacas de café, do incentivo à produção de algodão, açúcar, borracha, cacau, pinho, mate; e os interesses dos trabalhadores urbanos por meio da organização de uma Justiça do Trabalho (1939), do estabelecimento de medidas tais como a Lei de Abono Familiar, o programa de construção de vilas operárias, o programa de recreação operária (que incluía atividades culturais e esportistas), e da sistematização e ampliação da legislação trabalhista com a "Consolidação das Leis do Trabalho" (1943).

Página 75 de 91

Page 76: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Resposta da questão 17:a) O termo "desterritorializado", usado no texto para falar do mercado de trabalho brasileiro entre 1550 e 1930, se explica pelo fato de que este constituía-se basicamente de trabalhadores de origem estrangeira, inicialmente escravos de origem africana, entre os séculos XVI e meados do XIX, e, posteriormente, de imigrantes, trazidos para substituírem os primeiros.

b) O processo de industrialização, ocorrido nas décadas de 1930 e 1940, demandou o aumento do volume de mão de obra qualificada, sobretudo com relação à disciplina, preço e produtividade, o que naturalmente levou a mudanças no mercado de trabalho. Uma delas, foi a incorporação de um grande número de migrantes oriundos de Minas Gerais e de estados do Nordeste no mercado do eixo Rio-São Paulo.Outra mudança, foi a criação de uma legislação trabalhista durante o governo de Getúlio Vargas, regulamentando as relações de trabalho e a atividade sindical.

Resposta da questão 18:a) O momento histórico a que o poeta se refere é o da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, nos últimos anos do Estado Novo, após o rompimento das relações diplomáticas e declaração de guerra do Brasil aos países do Eixo (1942) e sua adesão ao bloco dos Aliados.

b) Considerando a expressão "quinta-colunista", o poeta pode estar se referindo ao Franquismo, instituído na Espanha em 1938, pois quando o General Francisco Franco marchou rumo a Madri, no final da Guerra Civil Espanhola, foi saudado pela chamada "Quinta Coluna", um grupo de militares madrilenhos partidários do totalitarismo.Pode ser também uma referência ao Nazismo na Alemanha, pois o termo ganhou força no curso da Segunda Guerra Mundial, denominando aqueles que apoiavam a invasão nazista, tal como aconteceu com parte dos alemães que habitavam os Sudetos.

Resposta da questão 19:1 - Trata-se do combate ao comunismo, dado o caráter anticomunista constante do ideário integralista.

2 -O nacionalismo exacerbado com conotações de xenofobia, racismo e anti-semitismo.

Resposta da questão 20:a) O aluno deverá apresentar duas entre as características a seguir, relacionadas à Política de Boa Vizinhança, implementada pelo presidente Franklin Roosevelt: o interesse dos EUA em vender mais os seus produtos no Brasil, bem como na América Latina; a preocupação por parte dos EUA com a influência cada vez maior da Alemanha, da Itália e do Japão na América Latina; o empenho dos EUA em promover a substituição da noção de dominação pela força (intervenção militar), pela noção de reciprocidade entre os países; o incentivo por parte dos EUA à cooperação entre os países americanos através da concessão de empréstimos (foi nesse contexto que o governo brasileiro obteve empréstimo para a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda); o centivo às importações de produtos latino-americanos, por exemplo.

b) O aluno deverá identificar elementos relacionados à divulgação e penetração do modo de vida norteamericano no cotidiano dos brasileiros através do rádio, do cinema, das revistas e no incentivo ao consumo de produtos norte-americanos, tais como: o consumo do refrigerante Coca-Cola, lâmpadas Edison, calça cow-boy, tinta líquida Parker, enlatados Swift, eletrodomésticos GE; a divulgação dos personagens, no papel de promotores da "boa vizinhança", como o Pato Donald, por exemplo, das histórias em quadrinhos do Walt Disney, a criação do personagem, o papagaio, Zé Carioca pelos estúdios do Walt Disney; a leitura de revistas como Seleções; artistas, como Ginger Rogers e ClarkGable, faziam propaganda associando o sucesso de Hollywood a marcas de cigarros, sabonetes, lâminas de barbear,

Página 76 de 91

Page 77: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

entre outros; a realização de filmes como Você já foi à Bahia?, de 1944, com Aurora Miranda e o Pato Donald; a artista Carmen Miranda, por exemplo, que fazia shows divulgando nos EUA um tipo de música brasileira e as boas relações entre os dois países.

Gabarito República Liberal

Resposta da questão 1:[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]As quatro imagens mostram pontos fundamentais da nossa formação social, a saber:[IMAGEM I] a chegada dos portugueses, agentes de nossa colonização;[IMAGEM II] a chegada de imigrantes, importantes no Segundo Reinado e na República

Oligárquica, em especial em termos econômicos;[IMAGEM III] avanço civilizatório em direção ao interior, numa clara tentativa de conectar

interior e litoral, importante política de JK e[IMAGEM IV] o país já “civilizado”, já desenvolvido, já formado socialmente.

PS.:Várias imagens representativas do processo colonizador e da sua epopeia até a atualidade servem de base para uma dissertação sobre a trajetória do povo brasileiro, desde Cabral até a formação dos centros urbanos modernos. A reprodução de um quadro de Segall remete aos grandes contingentes de imigração que chegaram ao país para suprir a escassez de mão de obra resultante da proibição do tráfico de escravos e da abolição da escravatura. A fotografia de um caminhão atolado em estrada de terra sugere a expansão econômica incrementada pela leva de camponeses e trabalhadores dispostos a ocupar postos de trabalho tanto no campo, quanto nos centros urbanos da época. Assim, o contato entre três distintos povos (Africano, Europeu e Americano) acabou por formar uma nação onde se miscigenam diferentes culturas e realidades e deu origem a um povo com características e particularidades próprias, difíceis de serem observadas em outra sociedade. Conhecimentos de História e Geografia Humana adquiridos ao longo da formação acadêmica serviriam de apoio para desenvolvimento da dissertação e ilustrariam de forma consistente a linha temática apresentada inicialmente.

Resposta da questão 2:a) Em 1549, com a criação do Governo Geral, a Coroa quer centralizar a administração colonial e efetivar um controle sobre os capitães donatários. Em 1763, o deslocamento da capital para o sul do Brasil tem como objetivo, efetivar um maior controle sobre a região mineradora, eixo econômico da colônia, naquele momento.

b) Promoção da interiorização do país, integração regional e, em tempos de Guerra Fria, garantir um proteção contra um ataque externo. Promover um distanciamento dos órgãos do governo em relação às regiões populosas do RJ, MG e SP, evitando a intensa pressão política sobre o governo.

Resposta da questão 3:a) O estudante deverá identificar uma situação de violação dos direitos humanos perpetrado pelo Estado, talcomo:- a tortura, maus tratos e/ou morte ocorridas em instituições carcerárias ou dependências estatais, militares ou civis,- prisão ilegal por prática de crime de opinião,- desaparecimentos forçados,- ocultação de cadáver.A Comissão da Verdade tem como objetivo apurar os fatos de modo que o Estado brasileiro reconheça a sua responsabilidade. Considerando-se o estado democrático brasileiro, instituído pela Constituição de 1988, a Comissão da Verdade é um aprimoramento institucional que deve garantir a transparência do Estado, evitando que episódios de violação de direitos humanos sejam considerados sigilosos.

b) O estudante poderá identificar situações similares em países vizinhos que vivenciaram recentemente, sob ditaduras militares, casos de tortura, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáver:- Argentina (ditadura 1976 a 1983). Instauração da Comissão Nacional dos Desaparecidos em 1983.

Página 77 de 91

Page 78: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

- Chile (ditadura de 1973 a 1988). Instauração da Comissão da Verdade e da Reconciliação em 1986.- Uruguai (ditadura de 1973 a 1983). Instauração de Comissão em 1985.

- Paraguai (ditadura de 1954 a 1989). Instauração de Comissão em 2004.

Resposta da questão 4:A charge se refere ao plebiscito realizado em 1963, que acabou com a pequena experiência parlamentarista e restaurou o presidencialismo no país. O plebiscito ocorreu num contexto de crise do modelo populista, agravada pela renúncia de Jânio Quadros em 1961, que abriu caminho para a chegada de Jango ao poder, máximo representante do populismo e visto como esquerdista pelos grupos mais conservadores que faziam oposição.

Resposta da questão 5:a) O governo Jânio Quadros adotava uma política externa independente, o que significava não se alinhar e nem se submeter aos EUA, no contexto da Guerra Fria e nem se submeter a URSS. Neste contexto, Che Guevara era membro do governo socialista cubano após a Revolução Cubana.

b) A UDN, militares, setores conservadores aliados aos EUA que temiam o perigo comunista.

Resposta da questão 6:a) República Velha• Especialização na produção monocultural de gêneros agrícolas e produtos primários; as

especializações regionais: café, açúcar, cacau, borracha, algodão.• Controle da comercialização dos gêneros de exportação por firmas estrangeiras;• Empréstimos tomados a instituições financeiras estrangeiras, sobretudo europeias

(Inglaterra, França, Alemanha, Holanda) e norte-americanas.• Importação de produtos industrializados (bens de consumo);

b) Período desenvolvimentista• Internacionalização da economia – abertura ao capital estrangeiro;• Investimentos do capital estrangeiro somados aos fracos capitais nacionais na produção de

bens de consumo duráveis (eletrônicos, eletrodomésticos, automobilísticos);• Aliança da burguesia nacional aos grupos econômicos externos;• Pouco controle na remessa dos lucros das empresas estrangeiras para o exterior;• Ampliação da dívida externa brasileira;

• Maior dependência da economia brasileira em relação ao mercado internacional.

Resposta da questão 7:O Plano de Metas foi o plano de desenvolvimento econômico para o Brasil, desenvolvido por Juscelino Kubistchek durante a campanha eleitoral e colocado em prática em diversas áreas. Apesar de envolver aspectos diferentes do desenvolvimento, sua base era o desenvolvimento industrial, com mecanismo de atração de empresas e capitais estrangeiros, que seriam responsáveis pela geração de empregos, modernização da vida urbana e novos investimentos.O período de governo de JK ficou conhecido como “os anos dourados”, em parte pelo processo de urbanização, formação de uma classe média e ampliação dos níveis de consumo, dando a impressão de melhora na qualidade de vida desse setor da sociedade.

Resposta da questão 8:a) Brasília constituiu-se como meta síntese do Plano de Metas. A interiorização da capital possibilitaria a efetivação de uma maior integração, entendida como condição para o desenvolvimento nacional. Em complementação às outras metas, a construção de Brasília estimularia a indústria automobilística, assim como a produção de matérias primas e a geração de energia.

b) Os governos militares deram continuidade à construção de grandes rodovias, cujos exemplos mais expressivos foram a finalização da Belém-Brasília e a Transamazônica. Outra ação de porte foi a constituição de um sistema nacional de comunicações com a criação da Embratel (1965), a associação ao sistema internacional de satélites e criação do Ministério das Comunicações (1967).

Página 78 de 91

Page 79: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Resposta da questão 9:a) Seguindo o modelo populista, o presidente João Goulart propôs um conjunto de medidas, denominadas “Reformas de Base”, que pretendiam, de uma forma geral, ampliar direitos e conquistas dos trabalhadores e se chocavam com os interesses das elites, tanto urbanas, como rurais.

b) A Charge destaca o Presidente da República João Goulart apresentando as Reformas de Base. Jango era membro do PTB, assim como o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, que defendia as propostas presidenciais. Por outro lado, Carlos Lacerda, governador da Guanabara, principal líder da UDN e ferrenho opositor do modelo populista.

c) A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, mhttp://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/imagens/dossies/nav_jgoulart/fotos/Modulo7/R_251_vol4_167_168_2.jpgovimento surgido em março de 1964 e que consistiu numa série de manifestações, ou "marchas", organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente anunciou seu programa de reformas de base; e o golpe militar, articulado pelas elites civis e militares, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, de diversos veículos de comunicação e da Igreja Católica.

Resposta da questão 10:a) 1. Tanto Vargas quanto Jânio Quadros ocuparam a presidência em períodos de expansão do imperialismo, sobretudo norte-americano e de radicalização da Guerra Fria; 2. Ambos tinham contra si: a) a fragilidade das instituições políticas, com nítida dificuldade em absorver a participação política das massas; b) a UDN e todos os grupos apartidários que simpatizavam com os “entreguistas” e eram amigos dos americanos; c) a quase totalidade dos Chefes das Forças Armadas, que desconfiavam do “estado de compromisso” preconizado por Vargas que mobilizava diversas classes e facções de classe que se destacavam no cenário político com vistas a resolver demandas sociais – e da política externa de Jânio que restabeleceu as relações diplomáticas e comerciais com os países socialistas do leste da Europa, da Ásia (China), dando apoio aos revolucionários cubanos e condecorando Ernesto Guevara; d) toda força dos trustes e monopólios que não engoliam a Petrobras e a adoção de medidas econômicas de controle de remessa de lucro para o exterior; e) os mais importantes jornais do país, frações da burguesia industrial e rural, setores jurídicos e profissionais liberais das classes média urbana e da Igreja católica que se uniram em torno de uma pauta comum: apuração do que se cunhou como “mar de lama”; defesa do nacionalismo contra o comunismo; o perigo da cessão às pressões das manifestações de massa e dos movimentos populares.

b) POSSIBILIDADE 1 - Apelo à razão e a sensibilidade das massas trabalhadoras das grandes cidades e centros industriais no sentido do apoio ao “estado de compromisso” acenando com a garantia do emprego e consolidação de uma legislação trabalhista ampliadora dos direitos sociais jurídicos e políticos da cidadania. POSSIBILIDADE 2 – A conclamação à conciliação das classes e categorias sociais em nome do nacionalismo em contraposição ao imperialismo cujos interesses apontam para a exploração das riquezas nacionais e para a dependência econômica do país aos trustes e multinacionais principalmente dos Estados Unidos. POSSIBILIDADE 3 – O discurso é paternalista e carismático e estabelece uma autoridade e um poder ao líder populista que o legitima a mediar as demandas de um conglomerado de indivíduos que tem dificuldade de fazer valer seu interesse de classe, não podem representar-se, têm que ser representados.

POSSIBILIDADE 4 – Tentativa de preservar o papel de líder de massas que através do próprio sacrifício - o suicídio e a renúncia – teatralizariam uma exemplaridade de ética, coragem e retidão moral.

Resposta da questão 11:O governo do presidente João Goulart lança em 1963 o chamado Plano Trienal para combater a inflação, lançar as bases para a retomada de crescimento econômico como na época de JK. Essa proposta de reforma seria acompanhada por reformas estruturais mais profundas, as chamadas Reformas de Base, que incluiriam as Reformas Agrária, Tributária, Financeira e Administrativa,

Página 79 de 91

Page 80: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

propostas essas que foram combatidas pelos partidos políticos UDN e PSD, que representavam os interesses da elite brasileira (proprietários de terras, industriais, banqueiros, grandes comerciantes e parte da classe média) e de um capitalismo liberal aberto ao capital estrangeiro que via nessa tentativa de reforma um viés esquerdista e uma real tentativa do governo de efetuar uma distribuição de renda.

Resposta da questão 12:a) As charges representam o crescente processo inflacionário vivido na época no Brasil e a suposta aproximação aos governos de esquerda (socialistas).

b) A impossibilidade de controlar a inflação fez com que João Goulart perdesse apoio da parte dos trabalhadores e da classe média, setores que vinham sendo cooptados pelo discurso dos grupos conservadores. A crise fez com que o presidente propusesse as “reformas de base”, projeto considerado “esquerdista”, que amedrontou as camadas mais conservadoras, já muito receosas com a aproximação brasileira aos regimes socialistas. Esse conjunto de fatores reforçou a ideia de um golpe de Estado, apoiado pelos Estados Unidos e executado por lideranças militares com o apoio de importantes setores civis, como as elites e a Igreja Católica.

Resposta da questão 13:a) O início da década de 50 foi marcado pela política desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitschek, apoiada em um grande plano gerencial, o Plano de Metas, que tinha como base a industrialização do país e o desenvolvimento de outros setores, principalmente de energia e transporte. As principais ações envolveram o ingresso de empresas e capitais estrangeiros, que se concentraram nas áreas urbanas, principalmente do sudeste.

b) “Saudosa Maloca” descreve os problemas relacionados à moradia. O crescimento urbano foi marcado pela verticalização e pela valorização de diversas áreas centrais nas cidades, forçando o deslocamento das populações mais pobres, que normalmente viviam em “malocas” ou cortiços para áreas periféricas. Já “Trem das onze” destaca o problema nos transportes, com a ampliação das distâncias – devido ao crescimento das cidades – e a limitação dos transportes públicos, principalmente nas áreas periféricas.

Resposta da questão 14:a) Espera-se que o candidato aponte os seguintes motivos comuns à construção de Goiânia e Brasília.- Ambas estão vinculadas a projetos de modernização socioeconômico do Centro-Oeste;- Ambas foram construídas com base na utopia de que o planejamento urbanístico resultaria em cidades sem problemas sociais.- Ambas foram construídas a partir do desejo de maior ocupação do interior do país (Marcha para Oeste).

b) Espera-se que o candidato aponte as seguintes características do contexto político das duas cidades:- contexto político da construção de Goiânia: Estado Novo, conflitos entre o Executivo e o Legislativo.- resistência dos políticos da antiga capital à mudança da capital.- contexto político da construção de Brasília: populismo, democracia, resistência dos políticos da antiga capital.

Comentário: as questões envolvem conhecimento de “História Regional”.

a) O governo Vargas deu o impulso inicial para a ocupação de áreas no oeste do país, apesar de não existir destaque de tal política nos livros didáticos. O governo de JK foi caracterizado por uma política desenvolvimentista, apoiada no Plano de Metas e em grandes obras de impacto. Uma das vertentes do Plano estava associada à ocupação da região central do país, com o intuito de diversificar as áreas de desenvolvimento, de forma racional, tentando evitar ou reduzir os problemas das cidades mais importantes, concentradas próximas ao litoral.

Página 80 de 91

Page 81: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

b) Goiânia foi planejada após a Revolução de 1930, sob controvérsias, mas com o apoio do presidente Vargas. Foi inaugurada apenas na década seguinte, durante o Estado Novo (ditadura).

Resposta da questão 15:a) No período de 1940 a 1950, o projeto de criação da Petrobras como detentora do monopólio da exploração do petróleo no Brasil dividiu as elites políticas, estabelecendo um conflito entre elas. Os nacionalistas apoiavam o projeto monopolista (O petróleo é nosso), enquanto os defensores da iniciativa privada, os chamados “entreguistas”, duvidavam da eficácia do monopólio.

b) Desde 2009, a proposta de exploração do petróleo no pré-sal exigiu a criação de um novo modelo de exploração e divisão das riquezas, pois a Petrobras já não tem o monopólio da exploração e distribuição do petróleo. A questão da distribuição dos lucros (royalties) motivou uma emenda parlamentar que pretende distribuir igualmente os lucros entre todos os estados, retirando dos estados produtores as vantagens antes auferidas. Nesse conflito contemporâneo, está em jogo a questão federativa: se o petróleo é nosso tem de ser dividido igualmente; entretanto, deve-se considerar que a própria Constituição protege os interesses dos estados produtores. Daí a polêmica e a reação do Rio de Janeiro que acusa a emenda de covardia.

Resposta da questão 16:Durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart, o candidato poderá citar os seguintes fatos: a implementação da "política externa independente"; o gesto simbólico de independência da política externa brasileira que foi representada na condecoração de Che Guevara pelo presidente da República; o envio de missão comercial à China comunista; o restabelecimento das relações diplomáticas com a URSS. Por outro, durante o regime militar, poderá ser também citado o restabelecimento das relações diplomáticas com a China em 1974; o reconhecimento diplomático de Angola durante o governo Geisel; a denúncia do acordo de cooperação militar Brasil-Estados Unidos pelo governo Geisel, em 1977; a implementação da política externa do "pragmatismo responsável", assim definida por Eduardo Azeredo, Ministro das Relações Exteriores, do Governo Geisel.

Resposta da questão 17:O candidato poderá indicar uma das seguintes medidas, relacionando-a a um dos ideais referidos no texto da questão (desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo):- criação de empresas estatais como: Companhia Vale do Rio Doce; Petrobrás; Eletrobrás; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE);- concessão de crédito fácil ao setor privado por parte dos bancos oficiais, especialmente o Banco do Brasil; - estabelecimento de programas de habitação popular, controle de preços, distribuição de cestas básicas, dentre outros;- adoção de uma política de negociação com o movimento sindical, a partir da posse de João Goulart no Ministério do Trabalho em meados de 1953;- aumento de cem por cento do salário mínimo, anunciado em 10. de maio de 1954.

Resposta da questão 18:a) O candidato deverá identificar duas medidas que tenham representado a reconquista das liberdades democráticas na Constituição de 1946, entre as quais:- o restabelecimento da independência dos Poderes;- a determinação de realização de eleições diretas e secretas para os cargos do Legislativo e Executivo;- a criação da Justiça eleitoral;- a liberdade partidária;- o reconhecimento do direito de greve e a garantia à livre associação de classe;- o direito às manifestações públicas de caráter reivindicatório ou contestatório;- a garantia às liberdades individuais, além da liberdade de imprensa.

Página 81 de 91

Page 82: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

b) O candidato deverá explicar por que o governo Dutra assumiu um caráter conservador, considerando a adoção de medidas tais como:- a cassação do PCB e o rompimento de relações diplomáticas com a URSS;- a constituição de uma aliança com setores políticos conservadores (aliança PSD-UDN, formalizada no "Acordo interpartidário");- a repressão sobre o movimento sindical.

Resposta da questão 19:As duas fotos evidenciam, o uso de um evento de grande repercussão popular por governantes para promover a imagem positiva de seu governo. No caso, os então presidentes do Brasil, Juscelino Kubitschek em 1958 e Emilio Garrastazu Médici em 1970, exploram o êxito do Brasil nas respectivas Copas do Mundo de futebol.As imagens relacionam-se aos contextos do populismo e desenvolvimentismo, com Juscelino Kubitschek e neopopulismo e "Milagre Econômico", com Médici. No entanto, politicamente o governo JK era democrático,enquanto o governo Médici caracterizou o auge da ditadura militar.O futebol caracteriza-se como um dos principais elementos da cultura de massa dos brasileiros e, por isso, é explorado politicamente, seja por dirigentes de clubes e astros do esporte para ascederem a cargos eletivos ou utilizado pelas autoridades políticas com finalidades eleitoreiras, além da exploração econômica pelos mais variados segmentos.

Resposta da questão 20:a) As alterações socioeconômicas que vinham ocorrendo no Brasil, sobretudo no Sudeste, desde o início do século XX, se refletiram nasmudanças ocorridas nas artes e na cultura durante a década de 1920, surgindo daí o movimento modernista cujo auge foi a Semana de Arte Moderna de 1922. O Modernismo, rompeu com os padrões estéticos até então vigentes, por iniciativa de artistas e intelectuais atentosàs transformações que se operavam na sociedade e sob influência da arte de vanguarda europeia, com o propósito de criar uma arte genuinamente brasileira, retratando por exemplo a tropicalidade e o cotidiano das cidades.

b) Na década de 1950, a arte e a cultura foram influenciadas pelo crescimento econômico do governo de Juscelino Kubitscheck. O fortalecimento dos segmentos médios da sociedade, o surgimento da televisão, entre outros acontecimentos de impacto como a indústria automobilística e a conquista da Copa do Mundo de futebol pela seleção brasileira, criaram período de otimismo conhecido com os "anos dourados". Nesse contexto, surgiram movimentos artísticos como a Bossa Nova no campo da música, o Cinema Novo e os teatros Oficina e Arena, com propostas inovadoras na dramaturgia.

Gabarito Regime Militar

Resposta da questão 1:O contexto político do nosso país na época citada era o Regime Militar, mais especificamente nos seus anos de chumbo. Por isso, na comemoração dos 150 anos da nossa independência, o governo militar cunhou a moeda acima, relacionando a figura do então presidente Médici com o proclamador da Independência (d. Pedro I). O objetivo era equiparar o herói da Independência com o presidente que promovia a repressão, mas apoiava o ufanismo.

Resposta da questão 2:Situação econômica interna do Brasil: Por volta de 1984, a alta no preço do petróleo e o alto valor dos juros das transações internacionais abalaram a economia brasileira. A balança comercial brasileira ficou deficitária e os índices de inflação ficaram altos. A dívida externa aumentou, a industrialização estagnou e o desemprego atingiu altos índices. Mesmo assim, o governo militar manteve os programas de crescimento previstos anteriormente.

Punição aos responsáveis no Brasil: esse tema constitui grande polêmica no Brasil até hoje. A Lei de Anistia, promulgada em 1979, está sendo até hoje discutida no país, inclusive pelo STJ,

Página 82 de 91

Page 83: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

para avaliar a validade ou não da anistia aos agentes do Estado que promoveram a tortura durante o Regime Militar. Há uma divisão na opinião de juristas e da sociedade sobre o tema: alguns acham correto os agentes do Estado serem beneficiados pela Lei, outros acham errado.

Situação econômica interna da Argentina: durante o processo de transição argentino, houve uma equiparação entre o peso e o dólar, o que deu aos argentinos um maior poder compra que, mais tarde, levou ao aumento da inflação no país. Houve também um aumento na privatização das empresas argentinas, seguindo o modelo econômico neoliberal.

Punição aos responsáveis na Argentina: os torturadores argentinos que participaram da chamada “Guerra Suja” (processo de tortura) receberam do governo argentino um indulto, ficando, assim, sem punição.

Resposta da questão 3:a) A imagem se refere a polarização política quanto ao processo sucessório do general Figueiredo, presidente do Brasil de 1979 a 1985. De um lado os governistas que pretendiam manter a estrutura eleitoral vigente, de outro, aqueles que defendiam o reestabelecimento das “eleições diretas” e protagonizaram o movimento conhecido como “Diretas Já”.

b) O isolamento de Lula deve-se a posição política adotada pelo PT naquele momento, a favor das eleições diretas, mas contrário à ideia de um único candidato que representasse toda a oposição. Por sua vez Aureliano Chaves era o Vice-presidente a julgava que a manutenção do modelo eleitoral anterior – através de um Colégio Eleitoral – o beneficiaria. Derrotada a Emenda Constitucional que reestabelecia as eleições diretas e derrotado em seu partido, Aureliano foi um dos articuladores da ruptura interna do PDS, que deu origem à Frente Liberal, que uniu-se à oposição, indicando José Sarney como vice de Tancredo Neves.

c) O atentado foi realizado por setores militares contrários ao processo de abertura política iniciado desde 1979 quando do início do governo Figueiredo.

Resposta da questão 4:a) O estudante deverá identificar uma situação de violação dos direitos humanos perpetrado pelo Estado, talcomo:- a tortura, maus tratos e/ou morte ocorridas em instituições carcerárias ou dependências estatais, militares ou civis,- prisão ilegal por prática de crime de opinião,- desaparecimentos forçados,- ocultação de cadáver.A Comissão da Verdade tem como objetivo apurar os fatos de modo que o Estado brasileiro reconheça a sua responsabilidade. Considerando-se o estado democrático brasileiro, instituído pela Constituição de 1988, a Comissão da Verdade é um aprimoramento institucional que deve garantir a transparência do Estado, evitando que episódios de violação de direitos humanos sejam considerados sigilosos.

b) O estudante poderá identificar situações similares em países vizinhos que vivenciaram recentemente, sob ditaduras militares, casos de tortura, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáver:- Argentina (ditadura 1976 a 1983). Instauração da Comissão Nacional dos Desaparecidos em 1983.- Chile (ditadura de 1973 a 1988). Instauração da Comissão da Verdade e da Reconciliação em 1986.- Uruguai (ditadura de 1973 a 1983). Instauração de Comissão em 1985.

- Paraguai (ditadura de 1954 a 1989). Instauração de Comissão em 2004.

Resposta da questão 5:a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas contra o regime ditatorial; documentos encontrados recentemente sobre o período.

Página 83 de 91

Page 84: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

b) O candidato deve mencionar que a Comissão da Verdade investiga crimes promovidos pelo Estado durante a ditadura civil-militar e que essa Comissão surgiu como resultado das lutas sociais e políticas do período da redemocratização.

Resposta da questão 6:a) O tropicalismo foi caracterizado pela superação de diferentes dicotomias. Duas características deste movimento aparecem no fragmento apresentado (o candidato deve explicar apenas uma característica). São elas:- a superação da dicotomia nacional/estrangeiro: o tropicalismo expressou uma retomada do

manifesto antropofágico da década de 1920 ao propor a incorporação e a deglutição das influências estrangeiras para a elaboração da cultura nacional. Nesse sentido, o uso de guitarras elétricas e a afirmação da existência de hotdogsna Bahia indicam a necessidade de apropriação do estrangeiro pelo nacional;

- a superação da dicotomia tradicional/moderno: a Tropicália expressou a simbiose entre o moderno e o tradicional, produzindo uma arte metropolitana. No fragmento apresentado, a guitarra elétrica, as lanchonetes e os hotdogssão metáforas da cultura estrangeira e da ideia de moderno, ao passo que o folclore e o acarajé são expressões do tradicional.

b) A reação do público à apresentação de Alegria, Alegria foi de rejeição, expressando uma concepção de cultura brasileira subserviente a uma identidade nacional que se nutre apenas do que é endógeno. Quando Caetano menciona “insistem que devemos nos folclorizar”, dirige a crítica a uma concepção de cultura que, no período, valorizava o folclore e a tradição musical brasileira (bossa nova, samba). Por isso, o uso de guitarras elétricas manifestava a influência do imperialismo estadunidense, que, por ser exógeno à cultura brasileira, devia ser rejeitado.

Resposta da questão 7:a) No texto 1 (M.P. Figueiredo), o autor utilizou a denominação “revolução” para o regime instaurado após 31 de março de 1964, já o autor do texto 2 (J.M. de Carvalho) utilizou a denominação “golpe”. Essa diferença de denominação está relacionada com a forma como cada grupo envolvido no processo encarou o regime instaurado. No primeiro caso, estão principalmente os segmentos ligados ao meio militar e da burguesa patrocinadora do movimento. No segundo grupo, os opositores ao regime, seus simpatizantes.

b) Sim.A partir de 1970, com a “abertura política” e a divulgação cada vez maior de informações obtidas através de documentos e testemunhos de personagens envolvidos nos fatos ocorridos durante a vigência do regime instaurado após 31 de março de 1964, ficava cada vez mais difícil defender a ideia de “revolução”. Mais recentemente, inspirado pelos acontecimentos nos países vizinhos, instauraram-se as Comissões da Verdade, com o objetivo de investigar e apurar os fatos envolvendo os desaparecidos políticos.

Resposta da questão 8:a) JUSTIFICATIVA DO SLOGAN

Os governos militares tinham um projeto para o crescimento do Brasil e fortalecimento dos valores morais referentes à Pátria (patriotismo/ufanismo), fundamentado na doutrina de desenvolvimento e da segurança nacional. Tal projeto deveria receber unanimidade da população. O imperativo no slogan (“Ame-o ou deixe-o”) expressa o autoritarismo dos governos militares: quem não estivesse satisfeito com a política nacional deveria deixar o país.

MEDIDAS ADOTADAS PELO GOVERNO - Decretação de Atos Institucionais. Instrumentos jurídicos que conferiam legalidade aos atos

autoritários do Poder Executivo, cujo principal símbolo foi o AI-5. Desrespeitavam direitos individuais e coletivos e se sobrepunham à própria Constituição brasileira.

- Cassação dos direitos políticos de parlamentares, servidores públicos e lideranças sindicais. Muitas das principais lideranças do país, que atuavam no parlamento ou nos movimentos sociais, perderam seus direitos políticos em razão da perseguição promovida pelos controladores do regime militar.

- Utilização da tortura como instrumento de intimidação. Desde 1964, e sobretudo após 1968, a tortura foi utilizada como sistemático instrumento de intimidação dos adversários do regime militar.

Página 84 de 91

Page 85: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

- Instauração da censura às artes e aos meios de comunicação. A supressão do direito à livre expressão foi uma das principais características do regime. Portanto, as artes e os meios de comunicação de massa foram duramente atingidos.

- Criação de amplo aparelho repressor. Órgãos e operações articuladas, tais como o DOI-CODI, DOPS, Oban, Operação Condor, etc., foram responsáveis por ferrenho combate aos indivíduos ou movimentos sociais engajados na luta contra o regime (Sindicatos, associações, etc.)

- Extinção de partidos políticos e implantação do bipartidarismo. Sob os auspícios do Poder Executivo, todos os partidos existentes no Brasil foram oficialmente extintos. Junto com essa medida, foram criadas duas agremiações políticas: a ARENA – Aliança Renovadora Nacional (situacionista) e o MDB – Movimento Democrático Brasileiro (oposicionista).

- Exílio de adversários políticos. Artifício utilizado para enfraquecer a oposição ao regime que afastou, do cenário nacional, importantes nomes de múltiplos setores sociais.

- Anticomunismo exacerbado. Em pleno contexto da Guerra Fria, o golpe militar marcou o alinhamento oficial do Brasil à esfera política norte-americana.

- Suspensão de eleições diretas. A partir do golpe militar, foram suspensas as eleições livres para presidente da República, governadores de estado e prefeitos de cidades estratégicas.

- Criação e manipulação do Colégio Eleitoral. As eleições para presidente foram delegadas a um Colégio Eleitoral programado para referendar os candidatos impostos pelo regime.

- Criação dos senadores biônicos. Quando a maioria governamental no referido Colégio foi ameaçada, o governo contra-atacou criando a figura dos senadores biônicos (indicados).

- Severas restrições ao livre funcionamento do Congresso Nacional. Em variadas situações, o regime ditatorial desrespeitou as prerrogativas do Congresso Nacional. Em situações extremas, colocou-o em recesso forçado ou sob os efeitos do “estado de sítio”.

- Construção das grandes obras como a Transamazônica e a ponte Rio-Niterói. Estas foram utilizadas como base para a propaganda governamental.

- Uso da propaganda para enaltecer o governo. Essa propaganda veiculava diversos slogans ufanistas/nacionalistas.

b) REAÇÕES CONTRÁRIAS DA SOCIEDADE - Luta armada. As guerrilhas urbana e rural tentaram mobilizar as massas e desestabilizar o

governo ditatorial, com a criação de diversas organizações clandestinas contrárias à ordem estabelecida.

- Mobilizações estudantis. Secundaristas e universitários promoveram diversos atos de repúdio ao regime, destacando-se a UNE – União Nacional dos Estudantes.

- Imprensa alternativa. Com bom humor e fina crítica, a exemplo do Pasquim, essa imprensa furava o bloqueio da censura e propagava uma mensagem de contestação ao regime.

- Arte engajada. Artistas de múltiplas áreas – compositores, cantores, atores e atrizes, chargistas e cartunistas, utilizaram sua arte para denunciar/criticar o regime militar.

- Reação de parcela da Igreja Católica. Embora a igreja estivesse dividida (parte considerável da Instituição apoiou o golpe), vários clérigos manifestaram sua oposição ao regime, destacando-se D. Paulo Evaristo Arns, D. Hélder Câmara e D. Pedro Casaldáglia.

- Mobilizações dos trabalhadores. Algumas categorias promoveram paralisações em represália ao arrocho salarial e à repressão política, tendo se formado, no final da década de 1970, o chamado “novo sindicalismo brasileiro”, cujo berço foi o ABC paulista, o qual contestou a política salarial imposta aos trabalhadores.

- Passeatas populares. Elas foram contrárias à ditadura militar, como a “Passeata dos 100 mil”, no Rio de Janeiro.

- Lutas pelas “Diretas Já”. No final do regime militar, esse movimento reivindicava a volta da eleição direta para a Presidência da República.

- Denúncias à Anistia Internacional e à Organização das Nações Unidas (ONU). Eram feitas denúncias relativas à violação dos Direitos Humanos no País.

Resposta da questão 9:a) As alterações no jornal forma uma forma de denunciar a situação do país; e são reflexos da censura imposta aos meios de comunicação – que posteriormente se agravou – e a decretação do AI- 5, que promovia maior centralização do poder e criava condições para maior repressão por parte do governo a seus opositores.

Página 85 de 91

Page 86: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

b) A imagem pretendeu mostrar a relação entre o Estado, agigantado pelas leis de exceção que conferiam maiores poderes aos militares governantes e a sociedade, feita pequena na medida em que tinha seus direitos eliminados, dando a entender um conflito, marcado pela desigualdade.

Resposta da questão 10:O movimento pelas “Diretas Já”, que pretendia pressionar o Congresso Nacional a mudar a Constituição, estabelecendo eleições diretas para Presidente da República, contou com o apoio de diversos partidos políticos, caracterizando-se como um movimento suprapartidário, das grandes centrais sindicais e de entidades representativas da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).A rejeição à Emenda Dante de Oliveira foi, por um lado, responsável por grande frustração da sociedade, mas, por outro, fortaleceu um sentimento de oposição ao partido governista e de apoio, pela maioria, à ideia de lançar um único candidato de oposição.

Resposta da questão 11:A charge destaca duas características das ditaduras latino americanas:

1) A centralização política, com destaque para a repressão sobre os grupos ou manifestações de oposição. A centralização tomou formas diferentes nos diversos países, porém, em todas as situações o poder executivo se sobrepôs ou tornou-se o único poder existente.

2) A elitização: em todos os países, as ditaduras contaram com o apoio das elites econômicas e adotaram uma política de favorecimento dessas elites, marginalizando ainda mais as camadas populares com o aumento do desemprego e com arrocho salarial.

Resposta da questão 12:Duas das medidas:• controle da inflação.• controle do câmbio pelo Estado.• favorecimento do grande capital.• controle da mão de obra por meio de políticas de arrocho salarial.• favorecimento do consumo de bens duráveis por meio da facilitação do crédito.• estímulo ao crescimento do setor industrial de bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e automóveis.

Dois dos efeitos:• arrocho salarial.• concentração de renda.• perda da estabilidade no emprego.• aumento das desigualdades sociais.• aumento das desigualdades regionais.• aumento da concentração da propriedade urbana e rural.

A primeira imagem retrata o aumento do consumo da classe média, que adquiriu não apenas seu primeiro carro na época, mas também a sua primeira casa, refletindo a queda da taxa de juros e as facilidades na obtenção de empréstimos. Destaca o consumo como sinal de ascensão social. A segunda imagem, uma charge, faz uma crítica a situação de pobreza da família brasileira que, se não tem o que comer, deveria se contentar com a “taça do mundo”, conquistada pela seleção brasileira de futebol em 1970 no México, ironizando o ufanismo dos governantes do período.

Resposta da questão 13:a) Ditadura Militar; 1964; eleições indiretas entre generais do exército, supressão das liberdades políticas e do habeas corpus, regime de bipartidarismo; duas tensões representadas pela imprensa sob censura e pressão política dos movimentos renovadores que ocorriam em Paris de 1968.

b) Foi o divisor para o maior fechamento do regime ditatorial com a determinação do Ato Institucional nº 5 que excluía qualquer possibilidade de manifestações políticas contrárias.

Página 86 de 91

Page 87: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Resposta da questão 14:Fim do bipartidarismo político, possibilitando o pluripartidarismo.O fim do bipartidarismo favorecia o esfacelamento político dos setores de oposição, que cresciam, e facilitava a manutenção por parte do governo da maioria de votos no Congresso.

Pressionado politicamente, após as expressivas vitórias do MBD (Movimento Democrático Brasileiro) partido considerados de oposição, o governo militar que vigorava no Brasil nos anos de 1970, buscando enfraquecer a oposição, enviou para o Congresso Nacional a Lei Orgânica dos Partidos Políticos, sancionada no final de 1979, que entre outras medidas restabelecia o pluripartidarismo.No lugar do MDB, foi criado o PMDB e no da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), partido de situação, surgiu o PDS. Algumas correntes dos dois partidos optaram por criar outras legendas, ao mesmo tempo em que, da sociedade novamente organizada politicamente, surgiam propostas de novos partidos.

Resposta da questão 15:a) O cartum refere-se à campanha das Diretas Já. Com base na sua análise, pode-se identificar como características desse acontecimento:• a ampla participação popular, associada ao fortalecimento dos movimentos sociais (trabalhadores, estudantes, artistas), representada, no cartum, pela multidão portando cartazes de cunho popular.• o pluripartidarismo, cujo marco foi a reestruturação político-partidária iniciada em 1979, que ampliou as alianças para a redemocratização do país; representado, no cartum, pela lembrança de Teotônio Vilela e pelas siglas que, implicitamente, satirizam os partidos políticos.

b) A campanha pelas Diretas Já teve como desfecho a derrota do movimento popular em virtude da rejeição, no Congresso Nacional, dos termos contidos na “Emenda Dante de Oliveira”, estabelecendo-se a eleição indireta para o cargo de presidente e vice no Brasil. No cartum, o artista expressa a frustração popular diante da declaração irônica do militar com o megafone. A frase proferida por esse personagem indica a impossibilidade do exercício pleno da democracia à época, uma vez que o “povo era ilegal” e “devia voltar para casa”.

Resposta da questão 16:a) O governo militar no Brasil (1964-1985), restringiu o exercício da cidadania e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. Entre as medidas de exceção, destacam-se: suspensão dos direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores; dissolução de todos os partidos políticos e criação de duas novas agremiações políticas: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que reuniu os governistas, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reuniu as oposições consentidas. Em fins de 1966, o Congresso Nacional foi fechado, sendo imposta uma nova Constituição, que entrou em vigor em janeiro de 1967. Diante da mobilização política dos setores oposicionistas, de greves e a eclosão de movimentos sociais de protesto, entre eles o movimento estudantil universitário, em 1968, no governo do General Costa e Silva, foi promulgado do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que estabeleceu o fechamento completo do sistema político. O AI-5 restringiu drasticamente a cidadania, pois assegurou ao governo prerrogativas legais que permitiram a ampliação da repressão policial-militar.

b) A restrição imposta pelo regime militar à mobilização dos trabalhadores relaciona-se com a política de arrocho salarial, por favorecer a instalação de empresas estrangeiras no país, pois estas disporiam de mão de obra a baixo custo e sem ter que enfrentar eventuais reivindicações de trabalhadores. Promover-se-ia assim o desenvolvimento, como ocorreu à época do “Milagre Econômico” (1968-1973), porém ao custo de os salários terem reduzidos seu poder de compra, sem que os trabalhadores reclamar correções.

Resposta da questão 17:a) Diversos países, inclusive o Brasil, vivenciaram o movimento feminista, que contestava a opressão da mulher e a moral machista da época, com inovações no vestuário como o biquini e a minissaia que representaram uma revolução comportamental; o movimento

Página 87 de 91

Page 88: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Hippie como expressão maior da contra cultura. A música em diversas nações foi caracterizada pela politização, sendo que no Brasil passou-se a usar a expressão “musica de protesto” para diversas canções que questionavam a ditadura e a censura; o tropicalismo surgiu como um movimento que congregava aspectos da música nacional e norte-americana. Do ponto de vista político, a crise do populismo na América Latina e estabelecimento de ditaduras comandadas por militares foi uma das principais características.

b) Os anos 60 foram caracterizados por um grande movimento de contestação, principalmente da juventude, contra os padrões estabelecidos. Essa contestação se expressou de diversas formas e, na arte, sua principal forma foi a música, com novas sonoridades que rompiam os padrões da época, assim como em termos comportamentais, destacando-se o vestuário, marcado pela profusão de cores e pelas possibilidades de dar destaque ao corpo. Grande parte da juventude ocidental foi influenciada pela Revolução Cubana e os movimentos de contestação política estiveram, em parte, baseados no idealismo representado por Che Guevara e em parte pelo crescimento dos grupos de esquerda, na luta contra governos conservadores ou ditatoriais.

Resposta da questão 18:a) As greves promovidas pelos metalúrgicos do ABC paulista em 1979, assinalaram o início da reorganização do movimento sindical brasileiro em novas bases, sem a tutela do Estado. Essa greves representaram um desafio ao autoritarismo do Regime Militar e o sindicalismo delas surgido, daria origem ao Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980. E durante essas greves que emergiu para a cena política brasileira o sindicalista Luis Inácio da Silva, o Lula, que se tornou Presidente da República em 2002.

b) Extinção do Ato Institucional n0. 5 (AI-5), no final do Governo Geisel; Lei da Anistia (1979) e restabelecimento do Pluripartidarismo (1980) no governo Figueiredo.

Resposta da questão 19:a) O Tropicalismo que se caracterizou por associar numa mistura antropofágica elementos da cultura pop, como o rock, e da cultura de elite, como o concretismo, além de fazer uso muitas vezes de um discurso politicamente engajado e de protesto contra a ditadura militar que se instaurou na época, gerando perseguições e obrigando alguns de seus integrantes ao exílio, como foi o caso de Caetano Veloso e Gilberto Gil.O Teatro de Arena foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60, tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro. Teatro de Arena foi fundado, como uma alternativa à cena teatral da época. A intenção dos seus fundadores era nacionalizar o palco brasileiro em contraposição ao tipo de teatro que se via praticado pelo TBC - Teatro Brasileiro de Comédia, considerado elitista e alienado. O objetivo era produzir espetáculos de baixo custo, de autores nacionais e incentivar o surgimento de diretores brasileiros.

b) Por seu discruso contra a ditadura, esses movimentos foram considerados subversivos e seus integrantes alvo das mais variadas formas de perseguição e repressão. Muitos optaram pelo exílio, tendo retornado ao país já durante o processo de abertura iniciado pelos últimos presidentes militares.

Resposta da questão 20:a) O contexto desse anúncio é o período do Regime Militar no Brasil, mais precisamente, o chamado "Milagre Econômico", quando o país apresentava elevados índices de crescimento do PIB, associados a taxas reduzidas de inflação.

b) A exploração econômica da região amazônica.

c) O governo federal precisou investir em infraestrutura, incluindo a concessão de incentivos fiscais para empresas privadas sob a supervisão de uma agência federal para a ocupação da

Página 88 de 91

Page 89: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

Amazônia. Grandes programas ou projetos, tanto do governo-fiador como do governo-influente, eram organizados e apoiados.Incentivos fiscais, incluindo total ou parcial isenção de pagamento de impostos federais e estaduais, assim como créditos e subsídios, eram criados de acordo com a importância da política econômica da região. Essencialmente, o investimento inicial do governo em infraestrutura estava voltado à construção de novas rodovias para prover o acesso e facilitar o futuro desenvolvimento da Amazônia.À combinação destes fatores, incentivos fiscais e novas rodovias, sucedeu finalmente a abertura da região ao Brasil e ao capital internacional. Grandes negócios e empreendimentos privados adquiriram novos trechos de terra, muitas vezes somente por propósitos especulativos ou para atividades extrativistas, que implicaram em devastações de grandes extensões da floresta amazônica.

Gabarito Nova República

Resposta da questão 1:a) A inflação é o aumento de preços dos produtos que pode ser ocasionada por desequilíbrios econômicos variados, um deles é a elevação da demanda (consumo) sem ocorrer aumento proporcional no investimento e na produção. Outros fatores como a atuação de oligopólios (poucas empresas produzindo um tipo de produto) com formação de cartel (preços combinados em patamares elevados para obtenção de maior lucratividade), excesso de protecionismo contra produtos importados e até fatores ambientais (seca severa com redução da oferta de produtos agrícolas) podem interferir na elevação dos preços.

b) Em 1986, com a retomada da democracia no país (Nova República) e durante do governo de José Sarney, foi implantado o Plano Cruzado para combater a inflação elevada. O congelamento de preços surtiu resultado apenas no curto prazo, uma vez que a intervenção muito brusca na economia fracassou. Entre os efeitos do plano, a retenção de produtos pelos empresários causando desabastecimento de alguns produtos, a troca da moeda, a pequena melhora da distribuição de renda no período de queda inflacionária e o posterior retorno da inflação elevada.

Resposta da questão 2:Se pensarmos em termos como direito dos homossexuais, aborto e células-tronco, podemos dizer que, atualmente, no Brasil, existem discussões ideológicas entre os seguidores das diversas religiões do país, com cada religião formando sua opinião sobre os citados assuntos.

Resposta da questão 3:a) Ainda hoje os interesses econômicos se sobrepõem à questão da preservação de nosso território, que já sofreu e sofre com a devastação ambiental.

b) Ruralistas defendem a ocupação de todas as áreas agricultáveis. Justificam pela necessidade do país ampliar a competição agrícola internacional e a produção de alimentos para o mercado interno.

Ambientalistas defendem a proibição da lei de que em caso de interesse público ou social, o proprietário poderá utilizar e avançar em encostas com 25 graus a até 45 graus de declividade. Justificam que se não houver um mecanismo de controle será difícil recuperar os desmatamentos ilegais realizados em encostas, beiras de rio e áreas úmidas.

Resposta da questão 4:A charge da esquerda refere-se à campanha das “Diretas Já”, movimento suprapartidário que se iniciou no final de 1983 e se desenvolveu pelo ano seguinte, com o objetivo de apoiar as iniciativas que pretendiam restituir o voto direto para Presidente da República. A principal iniciativa foi a Emenda Constitucional apresentada pelo deputado Dante de Oliveira e a campanha pretendia sensibilizar os congressistas para que ela fosse aprovada. Apesar de reunir milhões de pessoas em diversos comícios pelo país, a Emenda foi rejeitada e as eleições presidenciais foram realizadas indiretamente, pelo Colégio Eleitoral.

Página 89 de 91

Page 90: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

A charge da direita refere-se à elaboração da Constituição brasileira entre os anos de 1987 e 1988, caracterizada pelo processo de redemocratização. A charge destaca a participação popular na construção da bandeira, numa alusão não apenas à volta da democracia, mas à ampliação da cidadania. Existem duas interpretações possíveis para seu resultado, um considerado positivo, pois recuperou o Estado de Direito e ampliou direitos individuais; e outro negativo, que compreende que a participação popular foi limitada e que, apesar da democracia, as condições materiais não foram alteradas, representando o movimento uma grande ilusão.

Resposta da questão 5:A década de 80, dos governos Figueiredo e Sarney, é valorizada pela transição política em direção à democracia, mas desprezada do ponto de vista econômico. Daí a expressão “década perdida”, pois foi caracterizada por forte recessão, com inflação crescente e retração das atividades econômicas, tendo como efeito o aumento do desemprego e forte redução no poder de compra.Em contraposição à política considerada intervencionista do modelo varguista, o governo FHC promoveu a desestatização, com abertura da economia ao capital estrangeiro, além de uma política de flexibilização na legislação trabalhista.

Resposta da questão 6:a) O estudante deverá responder que a Lei da Anistia beneficiou todos os cidadãos punidos por atos de exceção desde a edição do AI-1, bem como os militares responsáveis pelas práticas de tortura e especificar os segmentos sociais beneficiados, como estudantes, professores, artistas, etc., além dos militares.

b) O estudante deverá identificar as posições daqueles que defendem que a Lei da Anistia não deve ser revogada, pois foi importante para a libertação dos presos políticos e que defendem, também, a ideia de que a Comissão Nacional da Verdade não crie um clima de revanchismo ou represálias contra os militares e que, apenas, esclareça a verdade dos fatos. Deverá identificar, também, a posição contrária, defendida pela Anistia Internacional, que argumenta que manutenção da Lei da Anistia brasileira garante a impunidade para os crimes contra os direitos humanos, cometidos pela cúpula militar que se encontrava no poder, defendendo sua revisão ampla.

Resposta da questão 7:a) Assim denominada pelo Deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, valorizava o resgate das liberdades democráticas e de um conjunto de direitos que reforçavam a participação política e demais direitos políticos, após vinte e um anos de ditadura.

b) Os “anos 80” são normalmente entendidos como “a década perdida” devido aos problemas econômicos e a estagnação vivida pelo país. O problema mais evidente era a inflação, que durante o governo Sarney atingiu o mais alto índice de nossa história e foi responsável pela elaboração de quatro planos econômicos diferentes. A dívida externa, o desemprego e o atraso no desenvolvimento industrial são outros problemas da época.

Resposta da questão 8:a) O Senado é um organismo legislativo que representa os Estados da Federação, por isso todos os estados têm o mesmo número de representantes – três – com um total de 81 membros com mandato de 8 anos. Já a Câmara dos Deputados representa a população dos estados e o número é definido proporcionalmente, sendo o número máximo 70 e o mínimo 8, com mandato de quatro anos.

b) O Estado é a instituição política que organiza uma determinada sociedade a partir de uma legislação complexa, que normalmente congrega elementos da mesma nação e é, portanto, permanente; já o governo é responsável pela administração do Estado em seu dia, desde a elaboração das leis que regem o Estado até a sua execução, em seus mais diferentes níveis, e normalmente existe por um período definido (um mandato em democracias).

Resposta da questão 9:Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização

Página 90 de 91

Page 91: simaohistoria.webnode.com · Web viewApostila UPGRADE. História do Brasil. Professor Rodrigo Simão. Leitura Mínima Obrigatória. A República Velha. 1. A Proclamação da República

da inflação, criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), sendo o plano estendido até 31 de julho de 1993. O nome oficial era Plano Brasil Novo.O plano Collor combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para estabilização da inflação, dentre as quais o bloqueio da liquidez de contas-correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações, com impactos fortemente impopulares. As principais medidas de estabilização da inflação foram acompanhadas de programas de reforma de comércio externo (abertura para importações) e um programa de privatizações de empresas estatais intitulado Programa Nacional de Desestatização, conhecido como PND.

Resposta da questão 10:Dentre as contradições, pode-se apontar:- o fato de que a transição, por ter sido iniciada pelos próprios presidentes militares - em particular pelo presidente Ernesto Geisel - consistiu num processo, a princípio, controlado pelos próprios militares que, em função das disputas internas na corporação entre os setores mais "liberais" e a chamada "linha dura", imprimiram como sua marca um caráter lento, gradual e seguro, "fechado", portanto, às reivindicações de caráter popular;- o fato de que a transição brasileira, apesar de não provocar grandes abalos sociais, revelando o continuísmo de certos grupos no poder, também não contemplou os reais problemas socioeconômicos do país, os quais transcendiam, em muito, a mera garantia de direitos políticos à população, dentre eles a redistribuição da renda, o fim da desigualdade de oportunidades a todos, a redefinição do modelo econômico recessivo, então praticado desde a crise do "milagre" etc.;- outra contradição residiu no fato de que a transição, por ser "pactuada", resultou na permanência de práticas políticas tradicionais tais como a corrupção e o clientelismo, que impediram a consolidação de um regime efetivamente democrático;- o fato de a campanha das "Diretas Já!" (em torno da votação da Emenda Dante de Oliveira, que restabeleceria eleições diretas para presidente da República) ter sido substituída pela campanha pró-eleição de Tancredo Neves, pelo voto indireto no Congresso (o mesmo que não aprovara as eleições diretas), já revelaria um novo arranjo político, do qual foram excluídos atores sociais antes presentes, sobretudo aqueles comprometidos com as causas populares, como o PT, por exemplo, grande mobilizador das "Diretas Já!";- o fato de que a transição, por consistir numa resposta do regime militar às pressões dos setores dominantes, prejudicados pela crise econômica marcada pela inflação e estagnação, contou com um caráter altamente conservador e antipopular no tocante às políticas econômicas. Tais políticas foram praticadas após a posse do primeiro presidente civil (José Sarney), cujos "planos" econômicos - Cruzado, Bresser e Verão - via de regra, penalizaram os trabalhadores mediante congelamento dos salários e não dos preços - com exceção do Plano Cruzado, em sua fase inicial;- o fato de que a transição e a Nova República, sendo expedientes políticos que, em certa medida, desviavam as atenções da grave crise econômica do país - sem atacar de frente seus reais motivos - levaram ao agravamento da própria espiral inflacionária. Isso porque as políticas econômicas do período basearam-se em aumentos de tarifas públicas e impostos, além da ampliação vertiginosa da dívida interna brasileira;- o fato de que o sistema eleitoral, nascido com a Nova República e a Constituição de 1988 - estabelecendo eleições em dois turnos, por exemplo -, padeceu de limitações que impediriam a realização de disputas eleitorais representativas da vontade da maioria da população, favoreceu a vitória de candidatos da elite;- o fato de que a política econômica do "feijão-com-arroz" (do então ministro Maílson da Nóbrega, 1988) - destinada a promover o "controle" da inflação em torno de 15% ao mês, (mediante redução de deficits públicos via corte de incentivos fiscais - com a recuperação de algumas prerrogativas econômicas para o Congresso, após a aprovação da nova Constituição de 1988), levou a uma crise de "ingovernabilidade", que cedo comprometia o caráter "democrático" da Nova República, dentre outras contradições.

Página 91 de 91