vter8_cont_cd_11_fl

1
Imagem – ficha de leitura Ciclo da água A distribuição de água pela biosfera não é estática. Os vários ambientes aquáticos, tais como rios, lagos e oceanos, e ainda a atmosfera, o gelo e até mesmo os organismos podem ser considerados como reservatórios do ciclo hidrológico, locais onde é armazenada água durante certos períodos. A água nestes reservatórios é renovada ou “reciclada”. Como resultado do ciclo hidrológico, a água está constante- mente a ser incluída nos reservatórios por precipitação, cir- culação à superfície ou como água subterrânea ou, alternativamente, abandona os reservatórios por evaporação ou escorrência. A fonte energética para o ciclo hidrológico é a energia solar, a qual controla os ventos e evapora as águas dos oceanos. À medida que este vapor de água ascende vai arrefecendo e condensa, formando nuvens. Estas nuvens movimentam-se devido aos ventos e, eventualmente, precipitam sob a forma de chuva ou neve, sobre os oceanos ou sobre a superfície dos continentes. A água que cai nos continentes tem diversos destinos. Alguma evapora imediatamente e reentra na atmosfera; alguma é consumida pelos organismos terrestres; outra é filtrada pelo solo, tornando- -se água subterrânea; alguma acaba por ser incluída em lagos, lagoas, riachos, rios, regressando, eventualmente, aos oceanos. O tempo de renovação é o tempo necessário para que todo o volume de um dado reservatório seja renovado. Uma vez que o tamanho dos reservatórios e as suas taxas de troca de água diferem, os valores dos tempos de renovação variam muito. O tempo de renovação da água atmosférica é de 9 dias. O tempo de renovação para a água de rio está compreendido entre os 12 e os 20 dias. Os tempos de renovação para as águas dos lagos são mais longos, variando desde dias até séculos, dependendo da profundidade do lago, da sua área e taxa de drenagem. Mas o mais surpreendente é o tempo de renovação do maior reservatório de todos, o oceano. Com um tempo de renovação de apenas 3100 anos, o volume total dos oceanos, mais de mil e trezentos milhões de km 3 de água, foi renovado mais de 30 vezes nos últimos cem mil anos, ou seja, desde que o primeiro Homo sapiens contempla o profundo e azul oceano. Molles, Ecology: Concepts and Applications (adaptado) 11 Proposta de exploração: 1. Indica o maior reservatório: 1.1. de água do planeta. 1.2. de água doce. 1.3. de água potável. 2. Identifica: 2.1. a quantidade de água existente no maior reservatório do ciclo da água. 2.2. a quantidade de água armazenada nos glaciares. 2.3. os intervenientes do ciclo da água responsáveis pela transpiração de 71 000 km 3 /ano de água. 3. Elabora um pequeno texto em que descrevas o ciclo da água. Nele deves incluir as fases apresentadas no esquema. Domínio SUSTENTABILIDADE NA TERRA Subdomínio Ecossistemas Objetivo 8. Sintetizar o papel dos principais ciclos de matéria nos ecossistemas. 73 Ficha de leitura de imagens VT8DP © Porto Editora

Upload: rodrigoinacio

Post on 19-Nov-2015

4 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ciências da Natureza 8º ano

TRANSCRIPT

  • Imagem ficha de leitura

    Ciclo da gua

    A distribuio de gua pela biosfera no esttica. Os vrios ambientes aquticos, tais como rios, lagos e oceanos, e ainda a atmosfera, o gelo e at mesmo os organismos podem ser considerados como reservatrios do ciclo hidrolgico, locais onde armazenada gua durante certos perodos. A gua nestes reservatrios renovada ou reciclada. Como resultado do ciclo hidrolgico, a gua est constante-mente a ser includa nos reservatrios por precipitao, cir-culao superfcie ou como gua subterrnea ou, alternativamente, abandona os reservatrios por evaporao ou escorrncia. A fonte energtica para o ciclo hidrolgico a energia solar, a qual controla os ventos e evapora as guas dos oceanos. medida que este vapor de gua ascende vai arrefecendo e condensa, formando nuvens. Estas nuvens movimentam-se devido aos ventos e, eventualmente, precipitam sob a forma de chuva ou neve, sobre os oceanos ou sobre a superfcie dos continentes.A gua que cai nos continentes tem diversos destinos. Alguma evapora imediatamente e reentra na atmosfera; alguma consumida pelos organismos terrestres; outra filtrada pelo solo, tornando--se gua subterrnea; alguma acaba por ser includa em lagos, lagoas, riachos, rios, regressando, eventualmente, aos oceanos. O tempo de renovao o tempo necessrio para que todo o volume de um dado reservatrio seja renovado. Uma vez que o tamanho dos reservatrios e as suas taxas de troca de gua diferem, os valores dos tempos de renovao variam muito. O tempo de renovao da gua atmosfrica de 9 dias. O tempo de renovao para a gua de rio est compreendido entre os 12 e os 20 dias. Os tempos de renovao para as guas dos lagos so mais longos, variando desde dias at sculos, dependendo da profundidade do lago, da sua rea e taxa de drenagem. Mas o mais surpreendente o tempo de renovao do maior reservatrio de todos, o oceano. Com um tempo de renovao de apenas 3100 anos, o volume total dos oceanos, mais de mil e trezentos milhes de km3 de gua, foi renovado mais de 30 vezes nos ltimos cem mil anos, ou seja, desde que o primeiro Homo sapiens contempla o profundo e azul oceano.

    Molles, Ecology: Concepts and Applications (adaptado)

    11

    Proposta de explorao:1. Indica o maior reservatrio: 1.1. de gua do planeta. 1.2. de gua doce. 1.3. de gua potvel.

    2. Identifica: 2.1. a quantidade de gua existente no maior reservatrio do ciclo da gua. 2.2. a quantidade de gua armazenada nos glaciares. 2.3. os intervenientes do ciclo da gua responsveis pela transpirao de 71 000 km3/ano de gua.

    3. Elabora um pequeno texto em que descrevas o ciclo da gua. Nele deves incluir as fases apresentadas no esquema.

    Domnio SUSTENTABILIDADE NA TERRASubdomnio EcossistemasObjetivo 8. Sintetizar o papel dos principais ciclos de matria nos ecossistemas.

    73Ficha de leitura de imagens

    VT8

    DP

    P

    orto

    Edi

    tora

    VTER8DR_20134296_ERDIG_F05_4PCImg.indd 73 3/26/14 6:31 PM