vst para simulação espacial

5
VST PARA SIMULAÇÃO ESPACIAL

Upload: renato-borges

Post on 13-Jun-2015

115 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vst para simulação espacial

VST PARA SIMULAÇÃO ESPACIAL

Page 2: Vst para simulação espacial

ouvintefalante

Page 3: Vst para simulação espacial

BC A

Situação: um som qualquer tem a trajetória começando após o falante A (reverberação + menor volume + equalização) e terminando após o falante B. Pra realizar isso, é preciso aplicar esse três efeitos, além do efeito doppler, e do pan, naturalmente.

Page 4: Vst para simulação espacial

BC A

Reverb (+vol)

B C

EQ

A

Doppler

100%

100% 0%

0%+1 semitom

-1st

Os 3 primeiros efeitos fazem um gradual de 100% a 0% entre A e B, e retornando a 100% depois disso.O Doppler, no entanto, varia de outra forma. Na aproximação, ele está com a frequência aumentada. No afastamento, o inverso.

Page 5: Vst para simulação espacial

Claro que é possível programar cada envelope pra cada sample ou track de acordo com a trajetória desejada. Seriam pelo menos quatro pra cada trajetória (reverb, eq, doppler e pan – com mais o quinto envelope sendo o volume).

A questão é: será que dá pra criar uma interface entre cada gesto espacial e os efeitos em si? Ou seria melhor criar um plugin (aproveitando plugins já existentes, claro)?

Eu não conheço ainda plugins que realizem o doppler por inserção de medidas exatas. Explico: a alteração da frequência se dá pela velocidade do objeto em movimento, portanto não importa se a trajetória começa a 100m ou a 500m de distância, mas sim em quanto tempo se percorre essa tal distância. Percorrer 500m em 5min causa uma alteração sonora menor do que 100m em 5 segundos. Portanto talvez seja fazer o ajuste do doppler via essa distância virtual, do que exatamente uma mudança a la pitch shifter (tantos cents acima, etc).