você aqui n° 05

16
ANO 1 • Nº 5 • MAIO/JUNHO DE 2010

Upload: de-guimaraes

Post on 14-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

ANO 1 - NÚMERO 05 - MAIO / JUNHO - 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Você Aqui n° 05

ANO 1 • Nº 5 • MAIO/JUNHO DE 2010

Page 2: Você Aqui n° 05

2 • BAURU, MAIO/JUNHO DE 2010

OLHAR GERAL

EXPEDIENTE

VOCÊ AQUI VIRTUALwww.voce-aqui.net.brResponsável: Helena AquinoJosluí F. S. S. BulhõesDiagramação: Jornal Você AquiColaboradores:-Bila Coffani, Cláudia Carrilho PaludettoNóbrega dra, Débora Suzuki, EraldoMarques, Gilson Francisco, Rodrigues,Helena Aquino, Henrique Perazzi deAquino, Ignez Lobo, João Winck, JosluíBulhões, Josilene Sousa, NatalCamparim, Otávio JM, Pérola Padilha,Raquel de Franco, Regina Papassoni,Roberto Luiz Mattar,Robson LuisPelegrine, Roseli Lamônica, SidineiRodrigues, Solange M.Redação: redaçã[email protected]úncios: [email protected] matérias publicadas nesta ediçãosão de responsabilidade de seusautores. Os textos aqui apresentadossão cedidos por seus autoresvoluntariamente. Os nossos colabo-radores são os detentores da proprie-dade intelectual dos seus artigospublicados, apesar de estarmos vigi-lantes, sempre um ou outro assuntocolocado, indevidamente, poderácausar algum constrangimento, as-sim, a equipe do VOCÊ AQUI se reser-va o direito de não se responsabilizarpelo conteúdo.

RETRATOS DE BAURUIsolina, 82

anos deerudição

www.voce-aqui.net.br

mesmo aposentada, continua na ativa epouco altera sua rotina de trabalho. Duasnetas e os bisnetos são uns dos poucosmotivos a distrair tão programada pes-soa. Sua rotina diária começa cedo, lendoum jornal local e um da capital. Escreveprincipalmente histórias para a coluna“Politicando”do JC, contando causos lo-cais. Do computador instalado em suasala, só faz uso para escrever. Não quersaber de internet, pois sabe que issoalteraria sua rotina de ler pelo menos trêslivros por semana e disso não abre mão.São 32 anos morando ao lado dos trilhosda antiga estação da Cia Paulista e umaalegria por ver o movimento de recupe-ração do local. Um dos motivos que a fazengrossar a voz é a defesa do que chamade “bauruísmo”, o qual defende de for-ma intransigente nas 24 horas do dia e umvício, que não deseja abandonar enquan-to viver, o da leitura. Além da leitura,outra distração é a TV, que antes acredi-tava não ser cultura. Mudou de opinião,vendo até qualidades nas novelas, princi-palmente na das 8h, que “sempre possuiuma campanha para ampliar o conheci-mento geral, como o atual sobre osdeficientes”, diz. Falta sente é da MariaFumaça que circulava ao lado de sua casae era motivo de alegria dos bisnetos.Erudita, não falta às reuniões da ABL –Academia Bauruense de Letras, da qual

Isolina Bresolin Vianna, 82 anos éuma pessoa a despertar amor ouódio nas pessoas. O motivo é umposicionamento bem definido so-bre tudo à sua volta. Ou se gosta ounão de sua pessoa e nem por issoela estará alterando sua linha depensamento. Tradutora requisita-da, sua mesa de trabalho estásempre repleta de papéis. Aca-bou de traduzir “Diálogo entre

Maquiavel e Montesquieu” e já estáenvolvida num novo projeto. Isso não énovidade em sua vida, pois falando cincoidiomas, essa doutora em Letras pela USP,possui cinco livros publicados (o maisfamoso é “Masmorras da Inquisição”),alguns prêmios internacionais e hoje, ocupa a cadeira número 12. E assim con-

tinua tocando sua vida, intensamente.

Por Henrique Perazzi de Aquinohenrique.p.aquino@voce-aqui.net.brwww.mafuadohpa.blogspot.com

Page 3: Você Aqui n° 05

3BAURU, MAIO/JUNHO DE 2010 •

HOMEM S/A○

www.voce-aqui.net.br

A finalidade fundamental de umatinta ou verniz é proteger e embelezaredifícios, instalações industriais e umaampla gama de produtos industriais, taiscomo automóveis, caminhões, geladei-ras, moveis, navios, material ferroviário,etc. A sinalização de estradas ruas eaeroportos também constituem exem-plos marcantes da utilização das tintas.

As tintas imobiliárias, objeto destetexto, são utilizadas no revestimento deedificações para uso residencial, comer-cial, escolar, hospitalar, etc., conferindo-lhes simultaneamente proteção contra asintempéries, embelezamento, boa distri-buição da luz e melhores condições dehigiene.

Com o passar do tempo, todas assuperfícies sofrem algum tipo de des-gaste, seja devido ao uso, ao clima natu-ral ou a outros agentes externos; deacordo com a superfície ou substrato, apintura tem funções especificas confor-me demonstramos nos seguintes exem-plos:

Alvenaria: A pintura evita oesfarelamento, a absorção da água dachuva e da sujeira, o desenvolvimentodo mofo e de algas, etc., além de decoraros ambientes.

Madeira: Além de contribuir para oefeito decorativo, a pintura e oenvernizamento são as soluções para oproblema da absorção de água e deumidade que geram rachaduras e o apo-drecimento desse material.

Metal ferroso: A pintura é a soluçãomais econômica que atualmente se co-nhece para combater a corrosão, princi-pal problema deste tipo de superfície.

Por que pintar?

Metal não ferroso (alumínio, zin-co, etc.): A pintura é a forma maiseficiente de decorar (colorir) e sinalizarestas superfícies.

Para decorar e proteger essas super-fícies, bloqueando possíveis desgastes,deve-se para sua maior garantia e quali-dade utilizar tintas certificadas pelaABRAFATI (Associação Brasileira dosFabricantes de Tintas).

Texto extraído do Livro de Rótulosda ABRAFATI (Associação Brasileirados Fabricantes de Tintas) – Edição2008

Por Paulo Vaz e Bila CoffaniIMPERTINTAS

A fim de bem desempenhar suaprofissão, deve o corretor de imóveisadotar alguns procedimentos:

1) manter-se atualizado com rela-ção ao perfil do mercado imobiliário;

2) reunir informações detalhadassobre aquisição, venda, locação, ava-liação, preço, financiamentos etc.;

3) firmar contrato relativo à suaprestação de serviço;

4) combinar preço e condições datransação;

5) examinar a documentação doimóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;

6) agendar visitas ao imóvel, mos-trando-o ao cliente;

7) orientar todo cliente que queirainvestir em imóveis.

Em relação aos clientes, cumpreao corretor de imóveis, dentre outrosdeveres:

1) inteirar-se de todas as circunstân-cias do negócio, antes de oferecê-lo;

O desempenho da profissãode corretor de imóveis

2) apresentar, ao oferecer um ne-gócio, dados rigorosamente certos,nunca omitindo detalhes que o depre-ciem, informando o cliente dos riscose demais circunstâncias que possamcomprometer o negócio;

3) recusar transação que saiba ile-gal, injusta ou imoral;

4) comunicar, imediatamente, aocliente o recebimento de valores oudocumentos a ele destinados;

5) zelar pela sua competência ex-clusiva na orientação técnica do ne-gócio, reservando ao cliente a deci-são do que lhe interessar pessoal-mente.

É vedado ao corretor, de acordocom a ética profissional, receber co-missões em desacordo com a tabelaaprovada pelo Plenário do CRECI,ou vantagens que não correspondama serviços efetiva e licitamente presta-dos. Ou, ainda, praticar quaisquer atosde concorrência desleal aos colegas,além de reter em suas mãos negócioquando não tiver probabilidade derealizá-lo.

Compete ao CRECI, sob cuja ju-risdição se ache inscrito o corretor deimóveis, a apuração de faltas que oprofissional vier a cometer contra oCódigo de Ética da profissão, apli-cando as penalidades previstas pelalegislação em vigor.

Por Natal CamparimCorretor de Imóveis - Bauru -

SP. Delegado Municipal doCreci em Bauru-SP

Page 4: Você Aqui n° 05

• BAURU, MAIO/JUNHO DE 20104

VIDA SAUDÁVEL www.voce-aqui.net.brPIMENTÃO

Fonte de vitaminasFonte de vitaminasFonte de vitaminasFonte de vitaminasFonte de vitaminas

O pimentão é uma das hortaliçasmais ricas em vitamina C e quandomaduro é excelente fonte de vitaminaA. Também é fonte de cálcio, fósforoe ferro. Possui poucas calorias.

O pimentão é uma planta de verão,atualmente produzido também no in-verno com o uso de cultivo em estufa. Amaior oferta, e portanto, os melhorespreços, ocorrem durante os meses desetembro a janeiro.

Pasta de Pimentão Vermelho

Ingredientes* 1/4 de xícara (chá) de iogurtenatural;

* 1/2 xícara de maionese* 2 pimentões vermelhos picados* 1 colher (chá) de molho inglês* sal e molho de pimenta a gosto* 1/4 xícara (chá) de cheiro verdepicado

Modo de fazer*Coloque na jarra do processador amaionese, o molho inglês, o molho depimenta, o pimentão e o iogurte ebata até obter uma mistura homogê-nea.*Junte o cheiro verde e misture.*Leve à geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 1 1/2 xícara de cháTempo de preparo: 10 minutos.Sugestão: sirva com pães, biscoitos etorradas.

O mix emagrecedor mais badaladodo momento ajuda a diminuir a fome eestimular o intestino, acelerando a perdade peso. Mas há muitos anos essa misturajá vinha sendo usada principalmente poratletas maratonistas como complementoalimentar e só agora ela está entrando nomercado como a fórmula para secar ocorpo. Trata-se de um composto decereais, farinha de linhaça, colágeno,guaraná e outras substâncias que combi-nadas com uma dieta saudável e semexcessos pode ajudar no controle docolesterol, triglicérides e açúcar no sangue.Ajuda a aumentar a resistência orgânica,desintoxicar o organismo e é tratamentocomplementar da menopausa.

É fundamental incluir atividades físi-cas na sua rotina, além de comer frutas esaladas, alimentos integrais e beber bas-tante líquidos.

RAÇÃO HUMANAA refeição inteligente

A ração humana é um alimento ricoem zinco, selênio, cálcio, vitaminas docomplexo B e gorduras boas, melhoran-do a saúde do cabelo, da pele, das unhase previne a celulite. O mais importante éque ao consumi-la não devemos ingeriroutra fonte de carboidrato ao mesmotempo. Por ter uma dose elevada defibras, estas diminuem a velocidade comque o carboidrato vira açúcar no sangue,evitando picos do hormônio insulinaque em excesso faz o organismo estocargordura na região abdominal.

DICA: consumir no café da manhãduas colheres de sopa em um copo deleite desnatado ou de soja, sucos, iogurteou vitaminas; por conter cafeína esteingrediente pode alterar o sono casotome no jantar. Hipertensos, diabéticos,gestantes e crianças, não devem consu-mir o pó de guaraná, devido ao seuefeito estimulante. Recomenda-se ad-quirir o kit ração fracionado, pois vocêpoderá misturar de acordo com as suasnecessidades.

O importante é você comprar a ra-ção humana onde o armazenamento éfeito de forma correta, pois o manuseioerrado pode comprometer a qualidadee a vida útil do produto.

O emagrecimento depende da práti-ca da atividade física, idade e metabolis-mo de cada um.

por:- Robson Luis Pelegrine

Page 5: Você Aqui n° 05

VITALIDADE5BAURU, MAIO/JUNHO DE 2010 •

www.voce-aqui.net.br

sar por uma avaliação médica. Antes decomeçar a pedalar é necessário tomar-mos alguns cuidados como, por exem-plo, alongamentos para os músculos daperna, dos glúteos, zona lombar e opescoço.

Andar de bicicleta é um exercícioprazeroso e saudável, preserva o meioambiente, pois além de economizarcombustível, pedalando podemos fa-zer novas amizades e também estarligado diretamente com a natureza, an-dando em ruas ou trilhas. Fazendo issoregularmente, criamos mais resistênciaàs patologias do foro emocional, comoa depressão. Reduz o mau colesterol, apressão arterial, ajuda a controlar odiabetes e diminui o risco de doençascoronárias.

O ciclismo fortalece os pequenosmúsculos das vértebras dorsais, protegeos joelhos e tornozelos, já que mais de70% do corpo gravita sobre o selim.Bicicleta é indicada a pessoas com artri-tes de membros inferiores e que sãoincapazes de realizar exercícios como acorrida, por ocasionar mais impacto nasarticulações, é excelente na queima decalorias, portanto, é útil para as pessoasque necessitam perder peso sem efeitoscolaterais.

Por Gilson Francisco RodriguesProf. Educação Física Especialista

em Treinamento DesportivoPersonal Trainer

[email protected]

Ser feliz é uma benção em nossasvidas, leia esta mensagem e reflita sobresua felicidade:

1) Acorde todas as manhãs com umsorriso. Esta é mais uma oportunidadeque você tem para serfeliz.

2) Seja seu própriomotor de ignição. Odia de hoje jamais vol-tará. Não o desperdi-ce, pois você nasceupara ser feliz!

3) Enumere as boascoisas que você tem navida. Ao tomar consci-ência do seu valor, vocêserá capaz de ir em fren-te com muita força, co-ragem e confiança para ser feliz!

4) Não se queixe do seu trabalho, dotédio, da rotina, pois é o seu trabalho queo mantém alerta, em constante desen-volvimento pessoal e profissional. Alémdisso, o trabalho te ajuda a manter adignidade. Acredite. Seu valor está emvocê mesmo, acredite nisso e você vaiser feliz.

5) Não se deixe vencer, não seja igual,

Andar de bicicletaÉ viver melhor!!!

Ser feliz é uma arte

seja diferente. Se nos deixarmos vencer,não haverá surpresas, nem alegrias …

6) Conscientize-se que a verdadeirafelicidade está dentro de você. A felici-dade não é ter ou alcançar, mas sim, dar.

Estenda sua mão.7) Compartilhe.

Sorria. Abrace. A fe-licidade é um perfu-me que você nãopode passar nos ou-tros sem que o chei-ro fique um poucoem suas mãos.

8) O importantede você ter uma ati-tude positiva dianteda vida, ter o desejode mostrar o que tem

de melhor, é que isso produz maravilho-sos efeitos colaterais. Não só cria umespaço feliz para o que estão ao seuredor, como também encoraja outraspessoas a serem mais positivas.

9) Trace objetivos para cada dia.Você conquistará seu arco-íris, um diade cada vez. Seja paciente.

10) O tempo para ser feliz é agora.O lugar para ser feliz é aqui!

Veja o que pode fazer por si esteesporte saudável, relaxante e que ajuda aqueimar muitas calorias. O resultadofinal de um relatório elaborado pelaUniversidade Alemã de Desporto relataque andar de bicicleta “fortalece o cor-po e alma”. Muitas pessoas com doresnas costas, excesso de peso ou doençascardiovasculares podiam desfrutar mui-tos anos de boa saúde se usassem abicicleta mais vezes, acrescenta ainda ainvestigação.

Como sabemos, antes de começarqualquer atividade física, devemos pas-

Page 6: Você Aqui n° 05

TOTALMENTE MULHER• BAURU, MAIO/JUNHO DE 20106

www.voce-aqui.net.br

Criar com as mãos é a possibilidadede concretizar, de expressar, dar vazão àcriatividade e de fazermos uma deliciosaterapia!!! Bordando entramos num pro-cesso de ligar pontos, de ir e vir, deacessar tramas. Isso facilita muitosinsights, além da satisfação de ver nossasmãos dando vida a algo. O exercício debordar é uma grande metáfora do tra-balho de viajar pelos contextos guarda-dos no nosso inconsciente.

Cozinhando experimentamos o pra-zer dos sentidos, somos magos da trans-formação dos estados físicos, dos sabores,das junções. Precisamos escolher, experi-mentar, aguardar. Vamos ponderando eexercitando a sabedoria da doação. Temcoisa mais gostosa do que ver pessoasqueridas se deliciando com o que fizemos?

Esculpindo empregamos energia paratransformar algo bruto em uma obra.Vamos abrindo espaço dentro de nóspara outras transformações que preci-

Mãos à obra II

sam ser feitas, com essa mesma energia,com precisão e inteireza. Assim tambémpode ser a pintura: um exercício detransformação, ao mesmo tempo carre-gado de fluidez. A união das tintas, quequanto mais líquidas, mais nos ajudam alidar com a necessidade de controledentro de nós. Se tivermos dificuldadeem lidar com a imprevisibilidade, se nosvirmos escravos do controle, talvez estaseja uma atividade importante para exer-citarmos a possibilidade de lidar com oimprevisível, com o novo que nasce najunção das cores, das texturas.

Escrevendo vemos caminhos se for-marem, as palavras vão se ligando, libe-rando sentidos que poderiam estar es-condidos para nós. A escrita pode ter odom de libertar aquele nó no peito. Elalibera, desata, coloca pra fora.

Com exercício vamos nos familiari-zando e até obtendo resultados melhores.Assim também na vida. Escolha umaatividade que lhe chame a atenção e vá. Sevocê faz parte do time que se priva deexperimentar com medo de não agradar,talvez esteja na hora de se libertar e seentregar ao imprevisível do trabalho comas mãos. Comece por concretizar as trans-formações do lado de fora. Assim, natu-ralmente, as mudanças internas começama acontecer! Mãos à obra!

Seja muiiiito feliz nesta jornada...

Por Regina PapassoniPsicanalista

[email protected]

O Dia das Mães começou no iniciodo século XX, quando uma jovem nor-te-americana, Anna Jarvis, perdeu suamãe e entrou em completa depressão.Algumas amigas tiveram a idéia de per-petuar a memória da mãe de Annie comuma festa. Annie quis que a homenagemfosse estendida a todas as mães, vivas oumortas. O Dia das Mães se alastrou portodos os Estados Unidos e, em 1914,sua data foi oficializada como: dia 9 deMaio. No início do século XVII, a Ingla-terra começou a dedicar o quarto do-mingo da Quaresma às mães das operá-rias inglesas. Nesse dia, as trabalhadorastinham folga para ficar em casa com asmães. Era chamado de “MotheringDay”, fato que deu origem ao “motheringcake”, um bolo para as mães que torna-ria o dia ainda mais festivo.

No Brasil, o primeiro Dia das Mãesbrasileiro foi promovido pela AssociaçãoCristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12de maio de 1918. Em 1932, o então presi-

Dia das Mães

dente Getúlio Vargas oficializou a data nosegundo domingo de maio. Em 1947,Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinouque essa data fizesse parte também nocalendário oficial da Igreja Católica.

Fonte: Wikipédia

Page 7: Você Aqui n° 05

TOTALMENTE MULHERBAURU, MAIO/JUNHO DE 2010 • 7

www.voce-aqui.net.br

Homens e mulheres são di-ferentes! Isso não é novidade.No entanto, não significa quesejam opostos muito menosque um seja superior ao outro.

“Não se nasce mulher, tor-na-se mulher”, uma das frasesmais famosas de Simone deBeauvoir, escritora, filósofaexistencialista e feminista fran-cesa, exemplifica perfeitamen-te a luta das mulheres desdeque o mundo é mundo. Quan-do ela disse que “não se nascemulher, torna-se mulher”, re-feria-se aos processos e às re-gras de socialização impostasao sexo feminino. Isso foi em1949. De lá para cá, muito peloque ela lutava aconteceu ou estáacontecendo. Por isso, mesmotendo um longo caminho atrilhar, lutando por seus direi-tos e ideais, a mulher pode edeve comemorar o que con-quistou até agora.

Conquistar a igualdade dedireitos, sem abrir mão das suasparticularidades. Esse foi e con-tinua sendo um dos desafios damulher contemporânea, queentrou no mercado de traba-lho; assumiu o papel de chefe defamília; ultrapassou os homensem escolaridade, mas que aindaenfrenta preconceito e discrimi-nação.

A mulher de hoje não secontenta mais em ser apenas a‘rainha do lar’. Hoje ela pode

Com uma técnica desenvolvidahá mais de 3000 anos a acupunturabusca o equilíbrio do yin e do yangatravés da manipulação das agu-lhas. No yin e yang, todos osaspectos do corpo são positivo enegativo. Os chineses acreditamque esses positivos e negativos (ener-gia) devem estar em harmonia paraque o corpo esteja saudável, seassim não ocorrer, é através dosmeridianos que podemos equilibraro nosso corpo e assim ficarmoslivre de doenças. Atualmente aacupuntura ganhou adeptos nomundo todo e assumiu uma postu-ra não mais de experiência, mas simde tratamento alternativo, para as-sim diminuir o uso de medicamen-tos e seus efeitos colaterais.

Os orientais acreditam que todoo corpo é envolto pelos nossosórgãos e vísceras, para melhor en-tendermos temos pontos do nossointestino diretamente ligados nobraço, e assim por diante, com issoquando não estamos bem de saúdeo problema não será afetado ape-nas no seu ponto de dor, mas umproblema de rinite alérgica podetrazer complicações na pele.

O tratamento de acupunturadeve ser realizado por profissionalhabilitado, podendo assim adminis-trar a técnica com destreza e sabe-doria, utilizando agulhas muito finasque são introduzidas nos pontospré-determinados do meridiano,colocadas no paciente e aguardadasentre vinte minutos a meia hora,onde após este período é comum naretirada das agulhas, ocorrer a

AcupunturaA mulher do século XXIfumar, beber, dirigir, votar,escolher seus companheiros.Ela quer estudar, se formar,trabalhar, casar e até mesmoter filhos. Mas ela quer mais doque tudo estar lado a lado comseu parceiro. Ela é ‘antenada’no que está acontecendo pelomundo, se cuida, freqüenta sa-lões de beleza; fala e atua napolítica; é independente. Foi-se o tempo que a mulher eraapenas a dona de casa prenda-da, mãe exemplar e esposasubmissa.

A mulher do século XXI vaimuito além das fraldas, dosdentinhos que começaram anascer, das noites sem dormirporque o filho estava doente oudas ‘trocas’ de receitas com asamigas. Hoje, a parcela femininarepresenta mais de 50% da po-pulação economicamente ativa.

Devemos então lembrar queas mulheres sempre foram esempre serão valentes e meigas;guerreiras e frágeis; doces e for-tes; anjos e demônios; mães efilhas; amadas e amantes; resig-nadas e obstinadas; pacientes eimediatistas.

Afinal, elas são SIMPLES-MENTE MULHERES; TO-TALMENTE MULHERES,ETERNAMENTE MULHE-RES .....

Por Ignez [email protected]

desintoxicação deste ponto e umamelhora instantânea no quadro dopaciente. Porém a acupuntura nãose faz só pelas agulhas mais tambémpor utilização de moxas (charutosde alfazema que deve aproximar doponto mas não encostar, para pro-mover relaxamento), ventosas ( ondecopos em acrílicos ou vidros sãocolocados no ponto para promovera dispersão da estagnação de ener-gia daquele local), magnetos ( paratambém dispersão de energia ) en-tre outros onde até o dedo pode serutilizado pela técnica do shiatsu.

Quem pode fazer o uso daacupuntura? Qualquer pessoa quesinta a necessidade.

Não existe restrição de pacien-tes com contra indicação para o usodesta técnica, pode ser utilizadapara qualquer tipo de doença, sejauma simples dor de cabeça oumesmo um problema de depres-são. Para algumas pessoas, tem efei-to rápido e satisfatório, para outraso efeito demora vir, masaparece no decorrer dassessões. A organização mun-dial da saúde – OMS –indica tratamento daacupuntura para uma vari-edade de doenças como:

Doenças psicossomáticas:angústia, depressão, ansieda-de, síndrome do pânico, insô-nia Doenças ginecológicas:Dismenorréias, alteraçõesmenstruais, lombalgias nagestação, TPM, infertilidade

Doenças otorrinola-ringologista: ouvido, nariz,

garganta, zumbido, faringite, rinitealérgica

Doenças cardiorespiratória: dorno peito, palpitação, enfisema, bron-quite crônica

Na oncologia: mal estar provo-cado pela quimioterapia, dores as-sociada com o câncer

Dores crônicas: tendinite,distrofia simpática reflexa,fibromialgia, dor pós cirúrgica,cefaléias, enxaquecas, neuropatiadiabéticas

Dermatologia: dermatite facial,eczema tópico

Perturbações gastrointestinais:gastrite agudas e crônicas,hiperacidez gástrica

Estética: emagrecimento, man-chas na pele, diminuição de medi-das, atenuidade de vasos entre ou-tros.

Dra. Claudia CarrilhoPaludetto Nóbrega –CREFITO 395981F

Page 8: Você Aqui n° 05

EQUILÍBRIO E HARMONIA• BAURU, MAIO/JUNHO DE 20108

www.voce-aqui.net.br

“Dizer alguma coisa sobre medita-ção é uma contradição. Meditação éalgo que você pode ter, que você podeser, mas por sua própria natureza não épossível dizer o que ela é. Meditar é nãofazer absolutamente nada, seja física oumentalmente. Se você começar a fazeralguma coisa, estará movendo-se para

A enxaqueca é uma do forte, inten-sa, pulsátil, de um ou dos dois lados dacabeça. Junto com ela vêm: palidez,transpiração, náusea e sensibilidade à luz eao barulho.

A causa da enxaqueca é muitosutil para ser detectada pelos exames,ainda que os mais modernos. Trata-se deum desequilíbrio bioquímico em certaslocalidades do cérebro, envolvendoneurotransmissores, hormônios eneuropeptídeos que são os responsáveispor nossas sensações (inclusive a de dor)e até mesmo pelo nosso humor e compor-tamento. Ë por isso que a enxaqueca andade mãos dadas com a depressão, a ansie-dade e o pânico. O tratamento é divididoem agudo, para tratar a crise na hora queela aparece, e preventivo, para evitar quevenha a dor de cabeça. Esses tratamentospodem ser medicamentosos e nãomedicamentosos.

Sem separar o físico, o mental e oemocional, a Terapia Holística se enqua-dra nos tratamentos sem uso de medica-mento, tratando não a doença, mas sim odoente de forma integral, através de téc-nicas milenares e modernas, sempre sua-ves e naturais, proporcionando harmoniae bem-estar.

Muitas técnicas Holísticas podem serusadas para combater a enxaqueca, as maisconhecidas e fáceis de encontrar são: Shiatsu,

Enxaqueca...Fique livre dela com

tratamentos naturais!!!

Acupressura eReflexologia, queatuam estimulan-do, através depressão, pontos ezonas reflexas quecontêm a infor-mação de todo ocorpo humano,que tem a capacidade de se defender dosfatores ou origens das doenças existentes nomeio ambiente interno e externo.

São tratamentos simples, com ses-sões rápidas que proporcionam alívio ime-diato, alcançando, ao longo das sessões,resultados permanentes... Experimente !!!

“É mais importante conhecer a pessoaque tem a doença, do que a doença que apessoa tem”.

Hipócrates (pai da medicina)

Por Solange [email protected]

Meditação

fora de seu centro. Quando estiver ape-nas sendo, isto é meditação. Não é pos-sível fazê-la, não é possível praticá-la. Épreciso apenas compreendê-la. Sempreque você conseguir, pare todo o resto eencontre tempo para apenas ser. Suavida continua e, na verdade, torna-semais cheia de alegria, com mais visão ecriatividade. Ainda assim, você está nasnuvens, um observador nas montanhas,apenas vendo o que ocorre ao seu redor.Meditação não é ciência, não é arte, nãoé trabalho - é jeito. Brinque um poucocom a idéia de que não está fazendonada. Um dia você se surpreenderá: elaterá acontecido. Basta esperar o mo-mento certo. Dizem que devemos agar-rar as oportunidades. Pois eu digo ocontrário: continue aberto à meditaçãoe, quando o momento chegar, quandovocê estiver realmente relaxado e aber-to, a meditação irá agarrá-lo. E depoisdisso não o deixará mais.”

OSHO

Page 9: Você Aqui n° 05

8

3ª VISÃO○

BAURU, MAIO/JUNHO DE 2010 • 9

www.voce-aqui.net.br

Hoje, gostaria de dizer-lhes algu-mas palavras sobre a PACIÊNCIA, umavirtude ainda muito difícil de ser apreen-dida pela maioria das pessoas. Já em suavida diária, na relação com seus próxi-mos, a PACIÊNCIA é indispensável emuito mais ainda na convivência comaqueles que procuram sua ajuda. PACI-ÊNCIA, também, com aqueles que ain-da não reconheceram o porquê de esta-rem aqui, como deveriam formular suavida e ignoram o que vem depois. PACI-ÊNCIA de par com amor é insuperávele lhes cria um espaço de Luz, no qualestarão abrigados e poderão resistir atodas as agressões. A demanda pelasnormas da vida e as possibilidades deevolução, crescem a olhos vistos. Por-tanto, armem-se com PACIÊNCIA,exercitem-na em todos os encontros da

Áries21/3 a 20/4Procure se cuidar mais. Dê atenção

especial ao seu orçamento doméstico.Não abra mão das suas conquistas. Amorem fase de conquistas.

Touro21/4 a 20/5Procure observar mais a si mesmo e

menos aos outros. Divirta-se na compa-nhia dos familiares. É preciso abrir ocoração para o amor.

Gêmeos21/5 a 20/6Você estará com muitas idéias e

criatividade. Novos empreendimentosestão chegando até você. Amor em fasede mudanças e novidades.

Câncer21/6 a 21/7Aproveite a nova fase para trilhar por

novos caminhos. Ideal para iniciar cursosnovos. Bom para começar um romance.

Leão22/7 a 22/8Poderá se dar bem ao lidar com

produtos de outras cidades. Ideal paratratamentos de cabelo e beleza. Paquerarserá divertido.

Virgem23/8 a 22/9Tenha cuidado com as tentações de

um romance clandestino. Mesmo comalguns contratempos, se sairá bem nomês.

HoróscopoLibra23/9 a 22/10Acredite no poder da cumplicidade. Você

e seu amor terão a chance que demonstra-rem seus sentimentos. Confie na sua intuição.

Escorpião23/10 a 21/11Oportunidade de se dar bem e ganhar

dinheiro na concretização de suas idéias.Cuidado com segredos. Procure se abrirpara o amor.

Sagitário22/11 a 21/12No amor, seu entusiasmo será visível

e contagiará seu par. Procure não contarcom as coisas antes delas acontecerem.Viagem será reveladora.

Capricórnio22/12 a 20/1Procure ser mais amável com as pes-

soas. Oportunidades estão pintando noseu caminho, mas tudo dependerá da suaforma de acolher as novidades.

Aquário21/1 a 19/2Chegou o momento dos seus proje-

tos saírem da gaveta. Sua veia empreen-dedora estará à flor da pele. Amor emfase de romance.

Peixes20/2 a 20/3Dê mais atenção aos seus amigos, um

deles pode querer se declarar a você.Você precisa colocar foco na sua vida enão ter medo de responsabilidade.

“A virtude da PACIÊNCIA”

vida diária. Em leituras de tarot, o pedidopara termos e agirmos com PACIÊN-CIA, é uma constante, e as pessoas nãoestão preparadas para isso e também nãogostam de ouvir essa palavra, não sabemesperar, querem tudo resolvido o maisrápido possível; se esquecem que fazparte da PACIÊNCIA o saber escutar.As pessoas estão ocupadas com todos osseus desejos e pensamentos pessoais, quegeralmente possuem pouca inclinaçãopara escutar os outros. O puro amortambém inclui a PACIÊNCIA. Ele nãopede nada para si. O amor é a maiselevada das virtudes, mas para tanto,pressupõe a PACIÊNCIA.

Por HELENA AQUINOTaróloga

[email protected]

Page 10: Você Aqui n° 05

9

VITRINE VIP• BAURU, MAIO/JUNHO DE 201010

www.voce-aqui.net.brBERÇO

SUBSTANTIVOMASCULINO - CAMA

DE CRIANCINHA;TERRA NATAL.

Berço... cinco letras que podemnos transmitir diferentes significados.Nascer em “berço de ouro” é umaexpressão amplamente usada emnosso país, embora tenha origem nalíngua inglesa, na época medieval, paradesignar uma criança ou qualquer pes-soa que possua ótimas condiçõesfinanceiras desde o nascimento. “Tal pessoa tem berço” é umaexpressão que nos diz ser um indi-víduo com boa formação, de boaeducação, pautada nos princípios da moral e civilidade. Pessoas quesão orientadas para terem uma vidaque valha à pena, cada um, de acordocom suas expectativas e necessida-des, realizar-se como pessoa, comoprofissional, como membro de umafamília e de uma comunidade.

Provavelmente o substantivoBERÇO seja tão abrangente por sero primeiro local onde o bebê écolocado após sair do ventre mater-no, além de significar também terranatal.

Não importa de nascemos numpalácio ou numa estrebaria, se numberço de ouro ou de palha ... O querealmente importa é que tenhamos“BERÇO” !!!

COLEÇÃO OUTONOE INVERNO 2010

Como disse na edição passada,a NOVA COLEÇÃO OUTONO E IN-VERNO 2010, teve seu lançamentoem Março, com peças leves, de meiaestação, pois o INVERNO, propria-mente dito, começaria em Junho. A tendência predominantesão OS ANOS 80, no estilo ROCKER,comMuitas tachas, brilhos, fotos de artis-tas, cinema, etc... O INVERNO está estruturadocom cintura alta e ombreiras,leggings e shapes (túnicas), com-pondo um visual bacana edescontraído e, ao mesmo tempo, umjogo de Sedução, que evidencia o cor-po. Uma das cores predominantes,além do preto, cinza mescla e azulmarinho, é o rose (rosa queimado), emvários tons. P ara os acessórios, a tendênciaROCKER também está presente noscintos largos com tachas e rebites ;nas bolsas e carteiras e nos sapatos desalto quadrado e grosso, com bicoarredondado “meia pata” e plataformaembutida. Se depender da moda, o IN-VERNO vai ser cheio de atitudes ,com a MODA COUNTRY também emevidência, com muitas franjas e oscabelos e a maquiagem , Terão inspi-ração nas ruas e no ROCK. Sucesso !!!

Por ROSELI LAMÔNICA

Mães heroínas Mães heroínas são essas mulheres valentes e extraordinárias que cum-

prem o papel de mãe e pai ao mesmo tempo.Educar, principalmente nos dias atuais, onde os conceitos são comple-

tamente diferentes daqueles que aprendemos, não é tarefa fácil nem para umcasal, onde a carga fica pelo menos dividida. Para uma mãe sozinha é umverdadeiro desafio. Mães de maneira geral nunca tiram férias. Elas são o quesão em tempo integral e com todos os extras possíveis. As mães sós, vãoalém dos extras. Elas precisam pensar por dois, agir por dois, decidir pordois, ser más, quando para um filho ser má significa receber um não, e ouvirisso do filho com o coração doendo.

Elas precisam ter sabedoria para saber que dar presentes, ceder quandonão devem, não substitui a presença de um pai; elas precisam decidir sozinhase arcar com as responsabilidades das suas escolhas sozinhas. Precisam fazer-se respeitar e guardar o limite mãe-filho-mãe. Precisam ensiná-los que elastêm uma vida independente deles e que deixar-se amar e amar outra pessoanão vai modificar o sentimento delas em relação a eles.

Mães que criam sozinhas seu ou seus filhos são mulheres inteiras, vestidascom a armadura da paciência, resignação, força e coragem. Bem mais quealimentar e vestir, elas precisam preparar seus tesouros para a vida, ensinara diferença entre bem e o mal, o certo e o errado.

Elas precisam estar sempre disponíveis, sem tréguas, noite e dia, a cadadia do ano. Essas mães que são sozinhas por escolha ou fatalidade merecem,como todas as outras, carinho e compreensão; elas merecem, como todasas mamães do universo, um pedacinho desse arco-íris que colore a vida epromete que no fim do túnel haverá para elas também essa coroa de floresque chamamos felicidade.

Letícia Thompson

Page 11: Você Aqui n° 05

VOCÊ AQUIBAURU,MAIO/JUNHO DE 2010 •11

www.voce-aqui.net.br

Desta vez eu gostaria de falar demúsica só para você.

Eu me lembro (sempre me lembro)de momentos que ficaram marcadosem minha vida, todas as vezes que escutouma certa canção.

E o que me deixa até confuso é que,necessariamente, não são canções queestão dentro de meu gosto musical prefe-rido. São melodias infantis do meu tem-po de escolinha, temas das novelas dasoito, dos programas vespertinos de rádioque você ouvia enquanto preparava olanche da tarde, dos discos antigos deacetato do vovô que ouvíamos nas tardesde domingo, logo após o almoço... Te-mas, temas, temas e temas. São fragmen-tos de momentos da minha vida queserão eternizados por estes temas, queserviram como pano de fundo para dei-xar gravado na mente momentos sim-ples, até corriqueiros, mas que, com opassar dos anos, acabam tendo um signi-ficado muito especial em minha vida.

São momentos únicos que, graças aestas variadas melodias, são trazidos àtona sempre que as ouvimos, com um

Os músicos negros norte-america-nos primeiramente chamavam de funkà música com um ritmo mais suave.Esta forma inicial de música estabele-ceu o padrão para músicos posterio-res: uma música com um ritmo maislento, sexy, solto, orientado para fra-ses musicais repetidas (riffs) e princi-palmente dançante.

Funk era um adjetivo típico da línguainglesa para descrever estas qualidades.Nas jam sessions, os músicos costuma-vam encorajar outros a “apimentar” maisas músicas, dizendo: Now, put somestank (stink/funk) on it!” (algo como“coloque mais ‘funk’ nisso!”).

Num jazz de Mezz Mezzrow dosanos 30, Funky Butt, a palavra já apa-recia. Devido à conotação sexual ori-ginal, a palavra funk era normalmente

É isso mesmo... eles parecem aque-les casais de pombinhos que a gente vêpela cidade. Um não desgruda do ou-tro. Ele todo carinhoso, a conduz parao salão com a tranquilidade própria desua idade, ela serenamente o acompa-nha com a certeza de que dançará a noiteinteira. Afinal, foi somente para isto quevieram ao baile... dançar. Embora seuspassos permaneçam os mesmos paraqualquer ritmo que se apresente, a levezae graça dos seus corpos faz com querodopiem pelo salão como se estives-sem num eterno ritual de acasalamento.Interessante de se ver. Todos ao seuredor, já os conhecem, mas ainda admi-ram a sua mais completa cumplicidade.Sim, porque quanto mais você conhecee dança com o mesmo parceiro, maisvocê se torna cúmplice de seus passos,é exatamente como um casamento bemrealizado, cada um sabe os passos que ooutro vai executar. E se divertem juntosquando cometem ”erros”, pois no dan-

Nossa primeira cançãoFUNK

Pombinhos dançantesçar sempre haverá o tempo da diversão,da harmonia, da descontração. Se vocêainda não experimentou dançar umpouquinho sequer, experimente e verácomo sua vida pode ter um “sabor”mais agradável, afirmaria que até maissaudável. E os dois pombinhos sãoexemplo de tudo isto. Já viveram osuficiente para saber que para dançar otempo não existe, basta apenas gostar, eque não importa se os passos são “tec-nicamente” corretos, o importante é queele está sempre fazendo com que elamostre sua graça, conduzindo-a pelosalão sem perder um só brilho do seuolhar, fazendo com que se sinta a maisfeliz das mulheres. E você? Não gostariade se sentir a mais feliz das mulheres?Pois saia para dançar, quem sabe encon-tre um “pombinho” que te faça rodopi-ar pelo salão...

Por Raquel [email protected]

misto de alegria e saudade, sem que euconsiga identificar qual dos dois é maisintenso. O tempo passou para mim,como passa para todo mundo. Hoje,nesse dia a dia louco que criamos paranós mesmos; nesta vida agitada em queo tempo é uma jóia cada vez mais rara,restam as poucas ocasiões em que nosreunimos em família para conversar.Talvez apenas em datas comemorativase, mesmo assim, se não houver algumcompromisso inadiável, algum afazerque nos pareça mais importante.

É verdade. Eu me lembro bem demuitos momentos. Lembro-me de mui-tas melodias. Mas uma delas, com certe-za, eu jamais irei me lembrar, como nin-guém lembraria. Foi a primeira cançãoque você cantou pra me fazer dormir.

Obrigado por tudo, mãe, mas euinsisto em dizer que, para mim, a maislinda de todas as melodias ainda é o docesom da tua voz!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!Por Sidinei Rodrigues

[email protected]

considerada indecente. Até o fim dosanos 50 e início dos 60, quando “funk”e “funky” eram cada vez mais usadasno contexto da soul music, as palavrasainda eram consideradas indelicadas einapropriadas para uso em conversaseducadas.

A essência da expressão musical ne-gra norte-americana tem suas raízes nosspirituals, nas canções de trabalho, nosgritos de louvor, no gospel e no blues.

Na música mais contemporânea, ogospel, o blues e suas variantes tendema fundir-se. O funk se torna assim umafusão do soul, do jazz e do R&B.

Na próxima edição vamos falarsobre um mito da música e idealizadordo Funk como gênero musical.

Por Joslui Bulhõ[email protected]

Música ao vivo

Page 12: Você Aqui n° 05

DIVERSIDADE• BAURU, MAIO/JUNHO DE 201012

www.voce-aqui.net.br

Empresas Diferenças SucessoFaça a diferença admitindo diferentes

Define-se o ser humano como sen-do um ser dotado de muitas capacida-des, contudo e apesar de sermos “idên-ticos” em muitos aspectos, em muitosmais somos distintos, pois existe emcada um de nós uma diversidade anível biológico, cultural e individual. Aidéia de diversidade está ligada aosconceitos de pluralidade, diferentes ân-gulos de visão ou de abordagem.

O processo de integração numasociedade e cultura, indispensável paratodos nós, faz com que as diferenças setraduzam em formas distintas de estar,pensar, de ser e de nos comportarmos.Somos seres autônomos e auto deter-minados, porque somos capazes deescapar tanto de uma determinaçãobiológica como de uma determinaçãosociocultural. A influência das práticas

e dos significados socioculturais interagecom a singularidade do nosso corpo,nosso ponto de vista, e nossa experiên-cia no mundo. É nesta dimensão pes-soal, que se enquadram os significadose valores que atribuímos às pessoas e àscoisas. Para desenvolvermos asnossas capacidades e potencialidadesenquanto seres humanos autônomos elivres, necessitamos crescer e viver emmeios que nos permitam exercer epraticar essas capacidades, precisamosnos sentir apoiados e desafiados, com-preendidos e respeitados.A maior van-tagem da diversidade humana é tornaro mundo mais justo e igual, o queparece estranho, pois pessoas diferen-tes e mundo igual, para muitos, pareceser incompatível, mas não é... Comessas diferenças todas juntas sendo acei-tas, respeitadas e compreendidas, va-mos conseguir, através da aprendiza-gem que as mesmas nos trarão, vivermelhor numa sociedade integrante.Quanto mais forem as diferenças, maisserão os valores por nós adquiridosatravés delas, maior será nossa capaci-dade de aprender e interiorizar o con-ceito de justiça.

O problema não está nas diferençasentre nós, mas sim na incapacidadeque, muitas vezes temos, em torná-lassemelhanças. Ao vermos as diferençasentre nós, passamos a estar mais aptos

Faça adiferença:

Doe palavras…O Hospital Mário Penna, em Belo

Horizonte, que cuida de doentes comcâncer lançou um projeto sensacionalque se chama “DOE PALAVRAS”.Fácil, rápido e todos podem doar umpouquinho. Você acessa o site http://www.doepalavras.com.br/ , escreveuma mensagem e sua frase aparece notelão para os pacientes que estão fazen-do o tratamento. Na hora que eles estãolá e, enquanto fazem quimioterapia, po-dem ler o que escrevemos para eles.

Fonte: Hospital Mário Penna

a aceitá-las, respeitá-las porque, comotodos nós sabemos, existem determi-nados grupos, como imigrantes, ho-mossexuais, pobres, pessoas com ne-cessidades especiais, que são alvo dedesrespeito pela diferença, que o “im-perialismo cultural” que impõe umavisão estranha a essa população.A explosão dos mercados consumido-res, a globalização, a revoluçãotecnológica, o aumento da taxa denatalidade e a diminuição da mortali-dade, dentre outras complexidades,vêm pressionando o aumento da de-manda por trabalhadores. Conside-rando que os “não diferentes” estãocada vez mais escassos, as própriascontradições da realidade, estão for-çando mudanças de paradigma e atitu-de. A empresa moderna precisa apren-der não só a aceitar a diversidade,como utilizá-la para seu sucesso. Oschefes têm que analisar os pontos for-tes e identificadores positivos de cadaum de seus colaboradores, para fazercom que a contribuição de cada umseja a melhor possível para a empresa,para a conquista do cliente, para amelhoria da qualidade e o aumento daprodutividade. A maioria dos empre-sários, diretores, gerentes, chefes emgeral acreditam que todos devam seriguais, com valores , gostos, ritmossemelhantes e se desgastam terrivel-

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

mente com isso e o que é pior, nãoaproveitam as “diferenças” para faze-rem a “diferença” no mundo dos ne-gócios, que é competitivo e sempreganha quem chega na frente, quem tema idéia primeiro, quem aposta no novo!

Você que é empresário, que édirigente empresarial, ou político, ser-vidor público, trabalha nos meios decomunicação ou onde quer que seja,pense na diversidade humana. A rique-za da sociedade está justamente nadiferença entre as pessoas

“Eu permito a todosser como quiserem e a mim

como devo ser”.Chico Xavier

Por Prof. Dr. João Winck

Page 13: Você Aqui n° 05

MOSAICOBAURU,MAIO/JUNHO DE 2010 •13

www.voce-aqui.net.br

As empresas conscientes da necessidadede oferecer uma atividade física preventiva,ao seu funcionário, vêem na ginásticalaboral a maneira de impedir ou, pelomenos, diminuir os efeitos de uma mápostura, dos movimentos incorretos noambiente de trabalho e os inevitáveis efei-tos dos movimentos repetidos (LER).

No entanto, é preciso ponderar algunsaspectos. O primeiro deles é com relaçãoà aceitação individual da ginástica laboral.A princípio, pode ser “uma novidade”,um “momento de parada do trabalho” e,mais uma “ordem imposta pela Diretoriada empresa”. Porque muitas pessoas nãogostam de qualquer tipo de exercício,mesmo os mais simples e rápidos. E issocontribui para que os exercícios sejamfeitos erradamente e a reclamação repas-sada para outros até “contaminar o pen-samento de quem gosta”.

A outra questão, infelizmente, é quan-to ao fato do brasileiro ainda não terconsciência e muito menos serconscientizado da necessidade de preve-nir lesões. Algumas empresas oferecemuma atividade para os funcionários admi-nistrativos, mas não aos técnicos e pessoalde fábrica e vice-versa. Ou seja, aindaestamos engatinhando no quesito ativida-de terapêutica consciente e consentida.

Eis que surge a MASSAGEMLABORAL, é a aplicação de uma técnicade massagem rápida, e se a empresaoferecer um horário e local reservadopra isso, melhores efeitos a MASSA-GEM LABORAL proporcionará. O

Empresarial: massagemlaboral x ginástica laboral

próprio pensamento de que serámassageado e retornará ao posto detrabalho bem relaxado, já produz umasensação de alívio enorme.

Quick MassageÉ uma massagem de origem japone-

sa que enfatiza o equilíbrio energético docorpo e o relaxamento muscular dasregiões cervical, dorsal e membros su-periores. A Quick Massage é aplicadanuma cadeira ergonomicamente elabo-rada, realizada no próprio ambiente detrabalho, onde o funcionário permanecevestido, pois não necessita da utilizaçãode óleos e cremes, utilizando-se de téc-nica própria extraída das massagensShiatsu e Anmá, proporcionando alívioimediato das tensões

Benefícios para saúde de seusfuncionários:

Aliviar tensão muscular.Ativar circulação sanguínea.Reduzir ansiedade e irritação.Aliviar as dores de cabeça.Melhorar a capacidade respiratória.Aumentar a concentração.Melhorar a disposição.Benefícios para a sua empresa:Aumento da produtividade.Funcionários motivados e saudáveis.Redução nos casos de LER/DORT.Diminuição de custos com assistên-

cia médica.Redução no absenteísmo.Retorno positivo do investimento.Baixo custo para implantação.

Por Débora Suzuki

AquaporinasDe repente um “BUM”, o Presi-

dente do grupo Beiersdorf e princi-pal executivo mundial da Nívea, oalemão Thomas-Bernd Quaas, 57anos, falou a Veja sobre uma revo-lução em cosméticos que está ocor-rendo na verdade desde 2003, quan-do o Nobel de Química foi entregueao americano Peter Agre.

Revolução= Aquaporinas sãocanais de controle do fluxo de águanas células, que ativa o comporta-mento dos fibroblastos (responsá-veis pela regeneração produzemcolágeno , e l a s t ina ,glicosaminoglicanas e glicoproteínas)produz indo ass im a l t a açãohidratante e bloqueadora dos sinaisdo envelhecimento.

Agora uma boa noticia, desde2003 várias linhas de cosmeceuticoscomeçaram a lançar no mercado suaslinhas de produtos com as maravi-lhosas Aquaporinas, assim nossasClínicas de Estética já estão comessa “Revolução” em mãos á algumtempo quem sabe você também jáesteja. Ai esta o porquê utilizarlinhas de cosmeceuticos renomadas,

a facilidade da tecnologia cosméticaem suas mãos. Algumas dicas delinhas de cosmeceuticos que estimu-lam nossos canais de Aquaporinas:

Abraços, consultem sempre suaesteticista.

Esteticista Pérola [email protected]

Germanie Cappucine

Page 14: Você Aqui n° 05

IN FOCO• BAURU, MAIO/JUNHO DE 201014

www.voce-aqui.net.br

A embalagem tem como suafunção principal conter os produ-tos que determinada empresa ven-de ou distribui, mas é fato que umabela embalagem valoriza a marcada empresa e é capaz de transfor-mar-se numa excelente ferramentapromocional. Muito do quese diz ou se pensa sobre um produ-to está relacionado à marca da em-presa e seus conceitos. Sem sombrade dúvidas, a qualidade do produtoserá sempre colocada à prova, massua apresentação deve sempre pren-der a atenção do consumidor. Umaembalagem que agregue valor, queseja capaz de traduzir todos os valoresda empresa e a qualidade de seus produ-tos fará de um produto o campeão deprocura nos pontos de venda. A apre-sentação da embalagem tem o poder deconvencimento sobre o consumidor.

Nos dias de hoje muito se critica asembalagens plásticas, mas sem o devidocuidado de se esclarecer quais são osverdadeiros riscos e cuidados que se deveter com o plástico. A verdade é que, assimcomo todos os substratos de impressão,o plástico deve ser separado e devidamen-te enviado para a reciclagem. Ainda assim,é preciso dizer que o plástico é feito a basede petróleo, uma fonte não renovável queapesar das notícias promissoras, tende aacabar num futuro próximo.

Como alternativa ao plástico,temos as embalagens de papel, queessas sim, são produzidas com maté-ria-prima 100% renovável, além depossibilitar a reciclagem. Todas as

Sim, a lei 6.015/73 dos RegistrosPúblicos, bem como o novo CódigoCivil, permite a retificação nos assentosdo registro civil dos menores de 18anos, e dos maiores de 18 e 21 anos. Asretificações podem ocorrer em qual-quer situação, quer seja omissão donome da família (quando há interessede colocar o nome de família dos avóspaternos e principalmente maternos,esquecidos ou omitidos pelo declarantena hora do registro da certidão denascimento em cartório). Pode tam-bém haver erros de grafia, nomes joco-sos e má interpretação social, ou errosgrosseiros que ocorreram e podemocorrer do próprio cartorário. Namaioria dos casos há necessidade daproposição de um advogado, ou po-derá recorrer o interessado a órgãos deassistência gratuita mantidas pelo go-verno. Nos casos antes dos 18 anos, oresponsável poderá ingressar em juízopara fazer o pedido (acrescentar algumnome de família dos avós ,erros degrafia ou nomes jocosos).

Quando acontece do reque-rente ter 18 à 21 anos, ele própriopoderá recorrer à justiça por meio deadvogado e justificar seu pedido.

Acontece que para estes casoso juiz ,” ad cautelam “ pedirá certidõesnegativas (estaduais,federais e trabalhis-tas) do requerente ,para evitar prejuízosà terceiros, na mudança do nome.

Mesmo que o requerente pos-sua alguma pendência judicial, o juizpoderá homologar o pedido e após

A embalagem comoferramenta de marketing

embalagens de papel produzidas noBrasil são feitas com madeira 100%reflorestada, o que garante que nenhu-ma árvore nativa é derrubada no nos-so país para a produção de papel. Éimportante ressaltar que essas florestassão lavouras, que geram milhares deempregos e combatem o efeito estufa,pois consomem gás carbônico duran-te seu crescimento.

A embalagem de papel tem umavida útil bem maior, permitem um reusomais prolongado e permite uma quali-dade de impressão muito maior que noplástico. Novamente, destaco a estraté-gia de marketing das embalagens: suamarca será divulgada por muito maistempo em um produto de maior quali-dade e melhor apresentação visual.

Bruno Bernardesé técnico gráfico e professor

de Artes Gráficas.

O direito brasileiro permitemodificação do nome?

mandar cientificar o cartório para mu-dança do nome novo do requerente.

No novo momento que passa ahumanidade, há também os requeren-tes de mudança transexual (do qualdeverá ter outros meios de provas bio-lógicas e visuais) para aprovação pelosjuízes do pedido de nome desejado. Odireito se baseia nas necessidades detempo, hora e lugar de uma comunida-de social, procurando se adequar e su-prir os anseios de uma nação.

Da mesma forma, esclarecen-do os nossos leitores, que quando hou-ver um erro do próprio cartório (grafiaou erros) - os interessados poderãoingressar independentemente de advo-gados no próprio cartório para a devi-da correção na certidão de nascimento.

O mais usual, (acrescentar onome de família na certidão dos meno-res), o processo é rápido e com amanifestação do digno representantedo Ministério Público, não há nem re-curso. Podemos também comentarque quando ocorre um pedido de re-gistro do nascituro que o oficialcartorário, interpreta que pode ser jo-coso ou haverá prejuízos no convíviosocial, o mesmo oficia ex-oficio ao Juizcompetente para aprovação ou não.Compete ao Estado e seus governantesa disciplina familiar, social e moral dosseus governados.

adv. RobertoLuiz Mattar (espec.

em Direito de Família)

Page 15: Você Aqui n° 05

15BAURU, MAIO/JUNHO DE 2010 •

VOCÊ ACONTECE AQUI○

www.voce-aqui.net.br

Técnicas de Pro-gramação Neurolin-güística para o suces-so pessoal e profissio-nal. Grande sucessoeditorial (mais de 100mil exemplares vendi-dos na primeira edi-ção), este livro mostracomo conquistar to-dos os objetivos pormeio de estratégias ci-entíficas. Você apren-derá a reprogramar econtrolar seu cérebro,livrar-se das limitações,enfrentar resistências eresolver problemas.Um dos maiores estu-diosos mundiais daárea, Anthony Robbinstraz lições preciosas,entre as quais: as setementiras do sucesso, afórmula do sucesso fi-nal, as cinco chavespara a prosperidade ea felicidade, o segre-do para criar instanta-neamente relaciona-mentos positivos comtodas as pessoas, o método para li-vrar-se definitivamente de medos efobias. Baseado em anos de trabalhocom executivos, atletas e astros docinema e da televisão, Robbins elabo-rou um guia completo e didático, quecontém até eficientes dicas de nutriçãoe exercícios físicos e respiratórios para

Dica de uma boa leituraNOVA YORK – Divagações rara-

mente vistas de Marilyn Monroe sobre avida, literatura e outros escritos serãopublicadas no próximo outono do he-misfério norte. A editora Farrar, Straus& Giroux anunciou na última semana deabril que “Fragments” [título em inglês]sairá em outubro. O anúncio dá conta deque o livro vai incluir poemas, fotos,reflexões sobre o terceiro marido, ArthurMiller, bem como de outros homens desua vida, além de referências ao trabalhode Samuel Beckett, James Joyce e muitosoutros autores.

“Acho que o livro vai mostrar queela era realmente uma pessoa inteli-gente, com uma vibrante vida interi-or”, diz a editora Courtney Hodell.“Ela era uma grande leitora e umapessoa de um grande senso lite-rário. Há fragmentos de poesiaque são de extrema beleza, evão emocionar multidões”.

O livro traz um longo en-saio a respeito do primeiromarido de Marilyn, JamesDougherty; notas sobredramaturgia e trabalhos com osquais ela se ocupava na época; listasde resoluções, e uma carta ao pro-fessor de dramaturgia LeeStrasberg. Marilyn escreviausando qualquer coisa, des-de cadernetas de espiral atéo livro de hóspedes doWaldorf Astoria.

Os escritos datam de1943, quando Marilyn erauma adolescente, até ofim de sua vida. Ela foiencontrada morta em suacasa de Los Angeles em1962, com 36 anos. Suamorte foi suicídio, em-bora teorias sobre assas-sinato tenham prolifera-do.

Hodell diz que hápassagens nos escritosque “fazem sua morteparecer suicídio”, masnão revela em que anotais passagens foram es-critas. Hodell tambémdeclina comentar se,

Marilyn Monroe, o livroneste material, Marilyn alguma vez serefere a Joe DiMaggio, o segundo deseus três maridos, ou ao Presidente JohnKennedy, com o quem supostamentehavia tido um caso. Mas a editora diz que“há coisas sobre todos os seus relaciona-mentos no livro”.

O livro foi encomendado por AnnaStrasberg, que administra o espólio deMarilyn e é também viúva de LeeStrasberg. Sem dúvida um bom materialpara ser conferido nos próximos meses.

Por Eraldo B.Marques

Empresário nosegmento de mídia

digital e músicoem Bauru

[email protected]

garantir mais saúde e energia. Podersem limites é uma obra essencial paraquem quer ter absoluto domínio sobreseu destino e atingir o máximo emtodas as áreas da vida.

Josluí Bulhõ[email protected]

Page 16: Você Aqui n° 05

VOCÊ ESTÁ AQUI• BAURU, MAIO/JUNHO DE 201016

D. Rose,Te amo muito, mais quetudo nesse mundo, minhaRainha.katy.

D. Francisca,Sempre quis dizer obriga-do!!! eu sempre quis umaBMW!!! vc é a melhor mãedo mundo.Douglas.

D. Dedeia (in memorian)Mãe, muito obrigado, amovocê.Ricardo.

D. Maria de Lourde,Mãe, palavra que ispira se-gurança, amor e esperança.Vera.

D. Maria Natalícia,Mãe quer dizer amor, de-dicação, renuncia a si pró-pria, força e sabedoria.Luiano.

D. Rita de Cássia,Ser mãe não é apenas dara luz e sim participar davida dos seus frutos, comovc sempre fez, obrigadapor termos voce.Bia, Gustavo e Luiz.

D. Dircélia Marques,Mãe eu Te Amo.Rubens.

MASSAGEM TERAPÊU-TICA ENERGÉTICA

no conforto do seu lar,com preçoacessível!!!

Agende seu horário.Fabíola fone: 8158-1028

LINGERIE“Lingeries de ótima quali-

dade, váriosModelos para todos os

momentosInesquecíveis da sua vida,

por preçosImperdíveis. É só ligar que

iremos até você”.Fone: 8113-4529 9776-

7928 3214-1553

CORAÇÃO DECHOCOLATE

Promoção para o Dia das Mães.

Fone: 3204-8335 / 9112-5286 com Rosi

BLUSAS R$29,90Promoção para o Dia das Mães.

Angela Nunes ModaFeminina

R: Joaquim da SilvaMartha, 17-05

Fone: 3214-3464

CHARME NA ACADEMIAPromoção Dia das Mães!

Roupas de ginástica apreços imbatíveis!

D’Viann R: Ibraim Nobre,6-27

Fone: 3204-3489

CURSO BANHO E TOSAPatas & Cia Pet ShopAv. Getúlio Vargas,

23-145Fone: (14)3879-2049

3227-0760

ESTETICISTAVênus Cabelo & Estética

Aluga sala paraprofissional

Rua Cap. Gomes Duarte,11-33

Fone: (14)3223-3163

PROCURO UMAMULHER ESPECIAL

Meu celular é (14) 9772-4027 e me chamo

Tuaregue... Te aguardo !!!

PERFUMES BAURUOs melhores importados

75% mais baratofone: 3021-8014

_____________________________________________________________________________

encontrawww.voce-aqui.net.br

dança

07/05/2010 (Sexta feira) - Cle-mente e Vany - 22H00 - LUSO

07/05/2010 (Sexta feira) -Johnny - 22H00 - MADE IN BRAZIL

08/05/2010 (Sábado) - Musical Neonde Jaú - 22H00 - MADE IN BRAZIL

08/05/2010 (Sábado) - AgnaldoSantos - 22h00 - GREB

14/05/2010 (Sexta feira) -Agnaldo Santos - 22H00 -MADE IN BRAZIL

15/05/2010 (Sábado) - Baile doQueijo & Vinho Banda SanGennaro - 22H00 - LUSO·15/05/2010 (Sábado) - CantaBrasil - 22h00 - GREB

21/05/2010 (Sexta-feira) - Agnal-do Santos - 22h00 - LUSO

21/05/2010 (Sexta feira) - Plinio &Cia - 22h00 - MADE IN BRAZIL

22/05/2010 (Sábado) - Plínio &Cia - 22h00 - MADE IN BRAZIL

22/05/2010 (Sábado) - Clemen-te e Wanny - 22h00 - GREB

28/05/2010 (Sexta feira) - Tonye Cristina - 22h00 - LUSO

28/05/2010 (Sexta feira) -Jarbas - 22h00 - MADE INBRAZIL

29/05/2010 (Sábado) - Rafael -22h00 - MADE IN BRAZIL

29/05/2010 (Sábado) - Plinio &Cia - 22h00 - GREB

04/06/2010 (Sexta feira) - Nelson- 22h00 - MADE IN BRAZIL

05/06/2010 (Sábado) - Musical Neonde Jaú - 22h00 - MADE IN BRAZIL

11/06/2010 (Sexta feira) - Plínio &Cia - 22h00 - MADE IN BRAZIL

12/06/2010 (Sábado) - Musical AltoStillo - 22h00 - MADE IN BRAZIL

GREB - 014 3238 3031LUSO - 014 3313 9565MADE IN BRAZIL - 014 3214 1958/

3226 1959VICTÓRIA CHOPERIA - 014 3234 9339

é especial

D. Angela,Mamãe te Amo, voce é mui-to especial para mim.Gabriela,

D. Antonia,Mãe, palavra pequena mascom significado infinito...Pedro.

D. Maria SarconiMamãe Ti Amo.Valéria.

Maria do Carmo,Minha irmã, desejo a voce,muita paz , saude, felicida-des, que Deus ilumine vc.Ricardo.

Caio,Não trate como prioridade,quem te trata como opção.Priscila.

Raul,Não desabroxa seu sorrisodizendo Eu Te Amo, paramais tarde cair em lágrimasme dizendo Me Esqueça.Anelise.

Eni,Obrigada mãe por me atu-rar todos esses anos ...BeijosHelena